<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 12, p. 196-207, *a*. 20*0 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.3.12 </line>
<line> * Psicologia do Esporte e o seu Tra*a*ho Motiva*io*al par* * Desempenho e C**trole da </line>
<line> Ans*edade: Uma Re*isão *i*liográfi*a </line>
<line> Sport Psych**ogy a*d Its Moti*ati*nal Wo*k *or Anxi*ty Performance and C*nt*ol: A </line>
<line> Bibliograp*** Review </line>
</par>
<par>
<line> Ra*ael Alves Domin*ueti </line>
<line> Grad*ado em Educa*ão Física pela Fa*ul*ade Euclides da *unha </line>
<line> E-mai*: ra*ael.domi**ueti@gm*il.*om </line>
<line> Gustavo C*l**tino Mar*ins </line>
<line> Doutor em Ciê*c*as do Movi*ento Humano *ela Universidade *eto*ista de Pirac*cab* </line>
<line> Pr*fess*r da Facul*ad* E*clides da *unh* </line>
<line> E-mail: gustavo.*elestino.martins@gmail.com </line>
<line> Gua*is de Barros Vil*l* J*n*or </line>
<line> *outo* em E**cação Física pel* U*iver*idade de Ca*pinas </line>
<line> Pr**e*sor da Universidade Met*dista *e *iracicab* </line>
<line> *-m*il: g*anis@gma*l.com </line>
<line> Carlo* *enrique *revita* Fileni </line>
<line> Me*trad* em Ciênci*s do Movi*ento H*mano pela **iversida*e Metodista de *ira*i*aba </line>
<line> Graduação em Edu*a*ão Físi*a Facul**de de F*losofia Ciências e Le*ras de **o José do Rio Pardo </line>
<line> Profes*or da Fac*ldade Euclides da Cunha </line>
<line> E-*ail: pr*f.*prevital@*utlook.co* </line>
</par>
<par>
<line> End*r*ço: R*fael Alves Do*ingueti </line>
</par>
<par>
<line> Faculdade Eu*lides da C*nha - *u* Jorge *ibiriça, 451 - </line>
<line> Editor-C*efe: Dr. Tonn* Ke**ey de Al*ncar </line>
</par>
<par>
<line> C*ntro, S*o *osé d* Rio Pardo/SP, CEP: 13*20-0*0, </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Gust*v* *el*stino Mar*ins </line>
<line> Artigo r*ceb*do em </line>
<line> 17/12/20*9. Última </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Faculdade Euclides da Cu*ha - *ua *orge Tibiriça, 451 - </row>
<row> Centro, São *osé do *io P*rdo/SP, CEP: 13720-000, </row>
<row> Brasil. </row>
<row> *ndereço: Gu*nis *e Barros V*lela Junior </row>
<row> Universidade Met*dista de P**acicaba, Faculdade de </row>
<row> Educaçã* F**ic*. Rodovia ** açú*ar, *5*, *aquaral, </row>
<row> 1*400-91* - Piracic*ba, SP - Brasil </row>
<row> *n*ereço: C*rlos Henrique Prevital F*l*n* </row>
<row> Faculdade E*clides da Cunha - *u* *o*g* *ibiriça, 451 - </row>
<row> C*ntro, São José do Ri* Pa*do/SP, *EP: 13720-*00, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> *ecebid* em 02/01/2020. Aprovado em 03/01/2020. </row>
<row> Aval**do pelo sistema *riple Review: a) Desk Revie* </row>
<row> p*lo Edito*-Chefe; e b) D*u*l* Blind Review </row>
<row> (avaliação cega p*r dois av*l*adores da área). </row>
<row> Revis*o: Grama*i*al, Normativa e de Formata*ão </row>
</column>
</par>
<par>
<line> A*oio e finan*ia*ento: CAPES, *oordenaçã* de Aper*e*ço**ent* d* P**soal de *íve* S**eri*r e C*A*V, Cen*ro de </line>
<line> *esquisas A*a**adas em *ualid*de de Vi**. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *sicologia *o Esporte e o seu Trabalho *otivacional para o Desempenho e Co*trole da Ansiedade: </line>
<line> 197 </line>
</par>
<par>
<line> RESU*O </line>
</par>
<par>
<line> O objetivo do estudo é compreend*r a mot*vação nos atletas e a p*ática da i*ter*enção *a*a o </line>
</par>
<par>
<line> co*trole </line>
<line> da ansiedade e </line>
<line> de**mpe*ho a </line>
<line> partir *a psicologia *o esporte. Para alcançar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> objetivo, uti**zamos a revisão bi*liográfica da liter*tura, c*m caráter qualita*ivo. A principal </line>
</par>
<par>
<line> fonte </line>
<line> de </line>
<line> pesqu*sa foi o *oog*e scholar; consultamos * plataf*rma utiliz*ndo os desc*itor*s </line>
</par>
<par>
<line> "psi*ologi* do esporte e motivação", " *esempenho e ansied*de *a psicologia *o esporte" e " </line>
<line> a atuação *o psicólogo *o esporte". Fora* encontrados 9*.200 artigos. Quando **ilizado os </line>
</par>
<par>
<line> pr*meiros crité*ios de exclusão, perma*e*eram 6*, </line>
<line> e*pregando o segundo cr*tério </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> e*clusão, continuar*m 20, *n** foram escolhid*s 7 art*gos </line>
<line> que at*nderam * todas as </line>
</par>
<par>
<line> exigências, se*do *l*s pu*licados n*s revistas: (FSA); (Ed*ca*ão Fí*ica - UEM); (Psic*lo*ia </line>
<line> Ar*umento); (P*ic*logia Revista); (M**rivivên**a); (Arquivos em M*v*mento) e (Tem*s em </line>
</par>
<par>
<line> *si**logia). O estudo </line>
<line> te*e *omo resultados ganhos </line>
<line> re*is na perfor*ance, </line>
<line> desempe*ho </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> at*etas e equi*es *oti*adas. O *sicólogo do e*porte * fundamental na efe*ivaç*o e *ond*ção </line>
<line> do fator *otivac*onal, *r*porcionand* p*râ*e*ros i*tervenie*tes na per*epção d* ansiedad* </line>
<line> em atletas e os diferen*es tipos de *nsiedad*. </line>
<line> Palavras-chave: Psicol**ia. Esporte. M*tivação. *nsiedade. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> The aim of the stu*y is to unde*stand **e m*tivation in at*letes </line>
<line> a** *he pra*tice of </line>
</par>
<par>
<line> i*tervention </line>
<line> to con*rol </line>
<line> a*x*ety </line>
<line> and *e*fo*man*e </line>
<line> bas*d *n </line>
<line> sport psychology. To achieve th* </line>
</par>
<par>
<line> objective, we u**d the systematic *iterature r*vie*, with q**l*tative cha*acter. The *ain </line>
<line> source of re*ea*ch was google scolar, we con*ult*d the pl*tform using *he descrip**rs "spor* </line>
</par>
<par>
<line> psychol*gy and *otivation", </line>
<line> "performance and anx*ety in **ort psychol*gy" and "*h* </line>
</par>
<par>
<line> **r*o*manc* o* the sp*rt psycholo*ist". * to**l of 90,200 a*ticles were found. When the firs* </line>
<line> ex*lu*ion criteria were used, 65 wer* used. The sec*nd exclusion criteri*n *em*ine* 20, and 7 </line>
</par>
<par>
<line> art*cl*s we*e **lected that me* a*l the requirements. </line>
<line> (F*A); (Physical Educatio* - UE*); </line>
</par>
<par>
<line> (A*gument *syc*ology); (Rev**ed *s*chology); (Mo*i*ation); (Archives in *oti**) *** </line>
<line> (Themes *n Psychology). The study *esulted in real gains in performance, a**lete perfo**a*ce </line>
</par>
<par>
<line> and m*tivated *ea*s. Th* s**rts ps*c*ologis* *s </line>
<line> fundamen*al in the effectivene*s and </line>
</par>
<par>
<line> condu**io* </line>
<line> o* the *otivational fact*r, providi*g int*rvening par**eters in the </line>
<line> *erception o* </line>
</par>
<par>
<line> anxiety in *thl*te* a*d t*e different typ** o* anxiety. </line>
<line> Keywo*d*: *sychol*gy. Sp*rt. M*tivati*n. Anx**t*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**ina PI, *. *7, n. 12, p. 196-207, mar. 202* </line>
<line> www4.fs*ne*.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Domingue*i, G. C. Martin*, G. B. Vilela Ju*i*r, C. *. P. Fi*ene </line>
<line> 198 </line>
</par>
<par>
<line> 1 *NTRO*UÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> psicol**i* </line>
<line> *o espor*e vem expandindo s*as fro*tei*as. Ela volt* seus e*t*do* *s </line>
</par>
<par>
<line> emo*ões e condutas que afe*am e*portistas no e*e*cíc*o de s**s funções, o*serva**o asp**tos </line>
</par>
<par>
<line> atre*a*os * m*tivação, bem-estar do* atletas, dinâmic** </line>
<line> d* grup*, li*era*ça, *iolência </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*re*sã*, procu*and* **rar um </line>
<line> am*iente orie*tad* por questões sociais, clínicas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> educacionais, *isan*o um melhor aperfeiçoamento *os atletas. Sua finali*ade é compreender </line>
<line> as c*ndutas h*manas, observando * co**ívio do *n*ivídu* no meio *sportiv*. É a*r*b*ição *o </line>
<line> psicól*go d* e*port* realizar consul*orias clínica* e inv**tiga* *q*ele* *incula*o* às equi*es </line>
<line> esportivas pa*a p*rce*er *ções *ue *olaboram com o desenvolvimento *aud**e* dos atletas </line>
<line> (FER*E*RA, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> O p**cólogo, no contex*o </line>
<line> do esporte, * incumbido </line>
<line> de me**orar os *sp*c*os </line>
</par>
<par>
<line> ps*cológi*os *u* vão int*rferir na perform*nce esp**tiva na **celê*cia, dando s*p*rte ao e </line>
</par>
<par>
<line> c*ntrole das *moções in*er*ção e </line>
<line> com </line>
<line> e*uipe, em e*peci*l. * t*abalho </line>
<line> p*ofissiona* vai </line>
<line> a*ém </line>
</par>
<par>
<line> do atendimento </line>
<line> clínico, que *oca apenas n* </line>
<line> pr*par* psi*ológico d* espor*ista, *inda </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> essencial preocupar-se com o *e*-estar deles (T*EVELIN, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Dent*e as at**buiç*es básicas do ex*rcí*io </line>
<line> pro**ssional, temos a in*est*gação p**a </line>
</par>
<par>
<line> trabalhar *s processo* </line>
<line> elementares e*v*lvidos na at*vid*d* *ísica, </line>
<line> em *ções </line>
<line> educativas </line>
</par>
<par>
<line> r*lacionada* aos p*in*ípi*s e aos proced*men**s ps*cológicos, já a c*ínica a*ua de *orma d*r**a </line>
</par>
<par>
<line> com as questões psicológicas que tem </line>
<line> pote*cial de in*luencia* na pr*tica espo*t*va. A* </line>
</par>
<par>
<line> interven*ões dep*nd*m das **rcu*stâncias da *tuaç*o, p**s há um *e*ue divers* na* áreas do </line>
<line> esporte (FOLLE, 2015). </line>
<line> O psicólogo do esp**t* não traba*h* apen*s com atletas de alt* performance, *ois s*a </line>
<line> *tua**o *nvolve ativida**s f*sicas amp**s * ab*a*gentes. E*e ex*c*ta i*terv*nções na *rea de </line>
</par>
<par>
<line> *endimento, recreativ*, escolar e reab*litação. *m rendimento, *isa melho*ar </line>
<line> o </line>
<line> dese*penho </line>
</par>
<par>
<line> f**mal e instituci*nal, *nfatizand* o exame de determ*nantes </line>
<line> psíq*icos q** influenciam </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> rendimento do atleta </line>
<line> ou equipe esporti**. No âm*ito *o </line>
<line> es*orte escolar o enfoque é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> for*ação, a *artir de </line>
<line> princípios sócio-educativ*s, vi*an*o à p*epa*ação par* cidadania e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> laz**, com a ***preens*o e o diagnóst**o d*s procedime*tos de apren*izagem (MEIRELE*, </line>
<line> 2015). </line>
<line> No esporte *ecreativo * prop*sito é o bem-est*r dos prat*can*es, a atuação *a primeira </line>
<line> *inha de averigu*ção do co*por*amento em faixas etá*ias div*rs**, ob*ervand* um *onjunto </line>
</par>
<par>
<line> dive*so d* motivos, </line>
<line> interesse* * ações. Na área do espo*te *e reabilitação exerce u* ofíci* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina, v. 17, n. 3, art. 1*, p. 1*6-207, mar. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Psi*o*ogia ** Espor*e * o s*u Trabalho M**ivacional para o Dese*pe*ho e Controle da Ansie*a*e: </line>
<line> 199 </line>
</par>
<par>
<line> orientado à prev**ç*o *u interve**ão em l*sões resultan*es *a prátic* esportiva. *á o ra*o </line>
<line> voltado a pessoas portadoras de necessidades especi*is. </line>
<line> * prof*ssion*l *labora u* es*uema de preparaçã* psicol**ica que envolve s*p*rvisã* </line>
<line> e suporte psi*ológico, as*essor*mento e d*recionamento psi*oló*i*o, e*ames e habil*t*ções </line>
<line> psi*ológicas. O treino psi*ológico aplica exercíc*os *e au*or*elaxament* e estraté*ia de *uto- </line>
</par>
<par>
<line> influência, torna*do p*ssível na preparaç*o p*icológic* re*lizar </line>
<line> um panorama de </line>
</par>
<par>
<line> aperf*içoam*nto de iniciativas condizentes e e*ementares </line>
<line> ao r*n*im*nto </line>
<line> esportivo </line>
</par>
<par>
<line> (ME*RE*ES, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Ne*te *entido o objet*vo do **t**o é compreender a motivação *os atletas e a pr*tica </line>
<line> de intervenção para o cont*ol* da ansie*ade e melhora do desempenho a par*ir da ps*col*gia </line>
<line> do e**ort*. </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> METODO*O*IA </line>
<line> Trat*-se *e um* revisão </line>
<line> bi*liográ*i*a d* lit*ratura, onde a </line>
<line> bus*a pelos artigos </line>
<line> *oi </line>
</par>
<par>
<line> realizada na base </line>
<line> de dad*s *let*ônicos *o go*gle s*holar e p*riódico* n* área das ciências </line>
</par>
<par>
<line> humanas. Essas *as*s *ora* selecionadas p*r indexar gra*de *a*te *as r*vis**s d* psicolog*a </line>
</par>
<par>
<line> do *sporte e pela acess*bilidade, pois dispõem g**tuitamen*e os </line>
<line> artigos pu*lic***s. </line>
<line> Foram </line>
</par>
<par>
<line> i*cl*ídos apenas os peri*dicos q*e possuem e* seu *ítu*o a *ermino*ogia *sicologia e aquel*s </line>
</par>
<par>
<line> maiores ou iguais a *5 no WEB*UALIS *a </line>
<line> área de avaliação 37 - *sicologia. </line>
<line> Foram </line>
</par>
<par>
<line> selecionad*s três ter*os para a pesquisa: *otivação, </line>
<line> ans*eda*e e p*ico*ogia do esp**te. </line>
<line> Os </line>
</par>
<par>
<line> mesmos en*ontram-se de acordo com a *erminolog** em P*icologi* da Bibliot*ca *irtual *m </line>
<line> Saúde*VS. O levantamento do* estudos foi rea*izado *o **s d* set*mbro ** 2019, por um </line>
<line> pesqu*sad**. Optou-se por estabelecer um período d* tempo de 2015 a 2019 * não utiliza* </line>
<line> livros, cap*tulos, teses, d*s*ertações * peri**icos e* o*tra lí*gua que não fosse o portu*u*s. </line>
<line> ** **scri*or "psicologia do es*orte e m*ti*ação" foram registr*dos 4*.1*0 resultados, </line>
<line> com o descri*or "*esempen*o e **sie*ade na psicologia do esp*rte" f*r*m apontados 19.000 </line>
<line> res*ltado* e ten*o o descrito* "a*ua**o do p*icó*ogo do esporte" 29.100 resultados. Quand* </line>
</par>
<par>
<line> util*zados os crit*rios d* exclusão, arti**s q*e </line>
<line> não continha* em seu título a t*rminologia </line>
</par>
<par>
<line> "psicologia do e*port*" * ano de publicação, permanece*a* 65, e*prega*do os critérios de </line>
<line> exclu*ão de livr*s, teses, dissertaçã* * periódico* de língua estrangeira e leitura corr*da, </line>
</par>
<par>
<line> permaneceram 20 artigo*, </line>
<line> onde foram escolhidos 7 *ue atenderam a todas as *xigên*ias, </line>
</par>
<par>
<line> sendo ele* </line>
<line> p*b***ado* </line>
<line> nas *evistas: (*SA); (Educação Física - UEM); (Psicologia </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a P*, v. 17, n. 12, p. 196-207, mar. 202* </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Dom**gueti, G. *. ***t*ns, G. B. V*l*la J*nior, C. H. P. File** </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> Argum*nto); (Psi*ologia *ev*sta); (Motrivivê*cia); (Arquivos em Movimen*o) e (Tem*s e* </line>
<line> Psicologia). </line>
<line> Na Fi*ura 1 foi *e*lizad* um fluxograma p*ra o delineamento do estudo. </line>
<line> Figura 1 - F*uxog*ama </line>
<line> G*ogle </line>
<line> S*hol*r </line>
</par>
<par>
<line> psicologi* do </line>
<line> desem*en*o e </line>
<line> atuação do </line>
</par>
<par>
<line> esport* e </line>
<line> ansiedade na psicologi* </line>
<line> psi**logo do </line>
</par>
<par>
<line> moti*açã* </line>
<line> do es*or*e </line>
<line> *s*ort* </line>
<line> 1*.000 evidênci*s </line>
<line> 29.100 </line>
<line> evidê**ias </line>
<line> 90.*00 </line>
<line> a**igos </line>
</par>
<par>
<line> Psicol*gia do </line>
</par>
<par>
<line> esp*rte e ano de </line>
</par>
<par>
<line> publ*cação </line>
<line> 6* </line>
<line> artig*s </line>
</par>
<par>
<line> livros, teses, </line>
</par>
<par>
<line> dissertação * </line>
</par>
<par>
<line> p**iódicos d* língu* </line>
</par>
<par>
<line> estrang*ira </line>
<line> 2* </line>
<line> a*tigos </line>
</par>
<par>
<line> Adequaç </line>
</par>
<par>
<line> ão </line>
</par>
<par>
<line> revistas </line>
</par>
<par>
<line> ma*or ** </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> igual B5 </line>
<line> artigos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 17, n. 3, ar*. 1*, p. 196-207, *ar. 2020 </line>
<line> *ww4.fs*n**.co*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Psic*logia do Espo*te e o *** Trabal*o Motivacional par* o Desemp*nho e Controle d* Ansie*a**: </line>
<line> 201 </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> RESULTADOS * DISCU*S*ES </line>
<line> Após a defini*ão do ma*erial, o me*mo foi estudado co* a finalidade de se produzir </line>
</par>
<par>
<line> *esumos que foram utilizado* para o texto do f*nal. Par* tal, o es*udo *oi organizado *e aco*d* </line>
<line> com o tem* de cada artigo: primei*o *s artig*s sob*e m*tivação, seguido* pelos voltados à </line>
<line> an*iedad* e por fim *s q*e focam na intervenção *o psicól*go do *s*orte. </line>
<line> Com *s busc*s a p*rtir das palavras-chav* e * se*eção dos s*te ar*igos e*tre os vinte e </line>
<line> após amostr*ge*, foi realiza*o *m qua*ro cont*nd* os a*tigos que serão tra*alhados e </line>
<line> discuti*os no estudo. Sã* 5 revistas da áre* de psicologia, * d* área de Educaçã* Física e </line>
<line> tod*s se*s artigos c*m abo**agem qualitativa, como po*emos confi*mar na **bela *baixo: </line>
<line> Quadro 1 - *presentação e *nformações sobre as publicações </line>
</par>
<par>
<line> *utoria, ano e loc*l do estudo </line>
<line> Revista </line>
<line> Título </line>
<line> Método </line>
<line> Desfecho </line>
</par>
<par>
<line> FE**EIR*, *.C.P. 2019, Teresina/Piaui </line>
<line> *ev**ta FS* </line>
<line> Revisão Sistemática de Literatura Sobre a Questão Motivacional no *sp*r*e </line>
<line> Co*preender conc*i*ualmente * imp*rtância da motivação, enquanto ha*ilidade psicológica para a pr*tica e*p*r*iva. </line>
<line> Conclu*u q*e a motivação traz b*nefícios pa** prática *e*portiva e t*mbém ** aumento de performa*c*, e para cada sujeito traz s*úde *ental e qualidade de vida n* trab*lho. </line>
</par>
<par>
<line> FOL*E, A. 2015, *anta Catarina </line>
<line> Revista educação Física UEM </line>
<line> Processo de formação espo*tiva: da identifica*ão ao de*en*olvim*n** de *ale*tos esportivos </line>
<line> Realizar uma revi*ão si*temática d* art*go* o*iginais que abordam o proces*o de *d*nt*fica**o e *esenvolvime*to de **lentos *sportiv*s. </line>
<line> O* delin*amentos da produção ci*n**fica têm contrib*ído *om informa*ões de como o processo de i*en*if*cação e desenvolvimen*o de talen*os ocorre. </line>
</par>
<par>
<line> C*EMENTE, K.A.P. 2017, Sorocaba </line>
<line> Revis*a Psi*ologi* arg*mento </line>
<line> Ansied**e no Cont*xto *sportivo e de E*ercício Físico: *ma revisão si*temáti*a </line>
<line> Verifi**r estudos *o período de 2006-201*, que d*sc*t*ssem *or*as de avaliação e i*terven**o sob*e a ansi**ade em atletas e *ra*ica*te* de ex*rcí*io f*sico. </line>
<line> Conc*ui-s*, que há espaço p*ra a*uação do psicó*og* do esporte, inde*endente d* abordagem te*r*ca utilizada. </line>
</par>
<par>
<line> T*EVELIN, F. 2018, São Pa*lo </line>
<line> Psi*ologia Revista </line>
<line> *sicologia do esport*: *evisão *e lit**atura sobr* as re*açõ*s entr* emoções e o *ese*pen*o do atleta </line>
<line> Investig*r * inf*uên**a das *mo*ões *o desempen*o do *tleta ** alto r*ndimento. </line>
<line> Os *esult*dos d*s** estudo revelara* **e as e*oções pos**em relação *om desempenho do at*eta. </line>
</par>
<par>
<line> ME*RE*E*, L.G.V. 201*, R** de Janeir* </line>
<line> Revista M*trivivênc*a </line>
<line> Reflexões sobre o trabalho *o psic*logo do es**rte em *ma *cademia de ginásti*a </line>
<line> Des*nvol*er uma reflex*o s*bre a prática do ps*cólogo do esporte **ntro de uma academi* de ginás*ica, a p*rtir do re*ato de experiên*ia de estágio em **icologia. </line>
<line> O psi*ólog* d* *spo*t* s* *sta*ele** *omo facilitador *ue auxilia professores ** educação físic* a terem um olh*r mais hum*no e ind*vidual das p*ssoas que procuram ativi*ades dentro d** academias. </line>
</par>
<par>
<line> SILVA, A.M.B. 20*6, Campinas </line>
<line> Revista arqui*os e* *ovimen*o </line>
<line> Estresse em atleta* de modalidades coletiv*s: uma revisão si*tem*tica </line>
<line> An*lisar os artigo* c**ntíficos na*ionais e internacion*is e as teses e dissertações brasileiras publica*o* </line>
<line> Se faz necessár*o o desenvolv**e*to *e nov** instrumentos de aval*aç*o do estresse, específicos *ara a *odalidade c*letiva </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 12, p. 196-20*, ma*. 2020 </line>
<line> www4.fsa*et.*o*.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. Dominguet*, *. C. Mart**s, *. B. Vilela Juni*r, C. H. P. Filene </line>
<line> 202 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> nos últim*s *5 an*s (2000-**15) sobre o tema "estresse em atle*as" v*ltado *ara m*dalid**e* esportivas coletivas. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> GARCIA, R.P. 2016, R*o *e Janeiro </line>
<line> *emas e* P*icologi* </line>
<line> A *rática da *valiação Ps*cológica *m Context*s Esportivos </line>
<line> Discuti* a ut****ação da a*aliação psic*lóg*ca *a prática da psicolog*a do es**rte no Brasil. </line>
<line> Conclui-se que s*o indispensáveis novos e**udos qu* objeti**m *o*struir, adapt*r e inves*igar e*i*ên*i*s de vali**de de novos test*s p*icológi*os destinados ao contexto es*ort*vo bra*i*ei*o. </line>
</par>
<par>
<line> A motivação com* h*bilidade p*icológica </line>
<line> pa** a práti*a esport*** parece </line>
</par>
<par>
<line> expli*i**men** nos *studos, sendo tra*ad* no decorrer *os artigos com *efinições diversas. No </line>
<line> con**xto atu*l, *cre*it*-se que a motivação é um proces*o ativo, intencional e orientado *a*a </line>
<line> uma meta *ue envolve *spectos pesso*is (intrínse**) e ambientais (ex*rínseco) (FERREIR*, </line>
<line> 20*9). </line>
</par>
<par>
<line> Na M*tivação Intrínseca há prazer *a *tividade exercida, onde se vivencia </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a*rendi*agem, o que prov*c* *atisfação ao d*se*volve* *u </line>
<line> *ontrolar *erta hab*lidade </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> *rau de d**icu*d*de, sentindo-s* est*mu*ado a participar pe** boa sensação. Na Mo*ivação </line>
<line> Extrínse*a há a valoriz*ção do r*su*tado, a condu*a é va*orizada e aceita, *es*o sem prazer. </line>
<line> A motivação deco*re de es*ímulos e pressões, onde a conduta que motiva ve* de *at*res </line>
<line> externos. Os aspectos que mais motivam a* pessoas a f*zer ati**dades físicas é a manutenç*o </line>
<line> d* boa forma e saú*e, *elho*am*nto das co*dições *ísicas, eleva*ã* do bem-est** corp*ral e </line>
<line> psico*ógico e pel* p*azer d* faz*r o exercício (TRE*ELIN, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> P*ra desenvol*ime*to de talentos esportivos, atividades be* ela*oradas são experiências o </line>
<line> que motivam inter*amente, sã* g*atifica*t*s e propo*cionam diver*ão para alg**s atleta*; </line>
<line> p*ra ou*ros é a exerci*ação do trein* estabel*cido, que podem vir a ser desa*radáveis e visam </line>
<line> m*lho*ar * performance. </line>
</par>
<par>
<line> As tare*as comp*ti*iv*s s*o </line>
<line> promotoras de motivação pa*a *s </line>
<line> a*letas, en*uanto as de </line>
</par>
<par>
<line> condiciona*ent*, ape*f*içoamento da* té*nicas e t*ticas s** vistas </line>
<line> c*m* relevantes </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> apreciáveis, que dema**a esforço e c*ncentração, se *labor*das *través de exercícios isol*d*s </line>
<line> e rep*tit*vos, tornam-se d*sag*adáveis e pro*ocam p**ssã*. O ***o del*ber*d* no pr*gresso </line>
</par>
<par>
<line> da carreir* espor*iva em seus anos </line>
<line> iniciais tem práticas desco*prom*ss*das e sem treino </line>
</par>
<par>
<line> *ntenso, * que faz *a ex*er*ência esportiva div*rtida (*OLLE, 2015). </line>
<line> Os atletas de alto nível têm ma*s horas de prática deliberada d*pois **s primeiros anos </line>
<line> de vivências e* comparação aos que não alcançam a elite esportiva, a*esar de terem </line>
<line> q*antid*des *imil**es *a fa**. Os prati*antes de m*dalidades individuais têm mais quantidade </line>
<line> em suas práti*as em compara**o com *s esportes col*tivos. A função da família volta-se *o </line>
<line> Rev. F**, Teresina, v. *7, n. 3, a*t. 12, p. 1**-207, m*r. 2020 www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *sicologia do Esporte e o seu Tr***lho Motivac**nal para o Desempenho e Con*r*le da A*siedade: </line>
<line> *03 </line>
</par>
<par>
<line> *uporte fornecido e do gr*u de ligação </line>
<line> com a </line>
<line> vi da </line>
<line> esportiva, </line>
<line> o*de o apoio *moci**al </line>
</par>
<par>
<line> sobressai ao *poio informativo, fornecido </line>
<line> via *stímulos </line>
<line> p*sitivos, tais como m*tivação, </line>
</par>
<par>
<line> incent*vo, **ogios, valoriz*ção, expectativas pos*tivas *a pef*rmanc*, interesse </line>
<line> na prática </line>
</par>
<par>
<line> es*o*tiva e no suporte conc*eto com o auxílio financeiro (T*EV*LIN, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Out*o aspec*o motivacional é o gr*po ** amizade f*rm*do no conte*to esp*rtivo, que </line>
<line> tem forte interf*r*nc*a no de*en*olvimento d*s talentos. Os trei**dor*s *azem o refo*ço </line>
</par>
<par>
<line> c*mportament*l </line>
<line> com sanção </line>
<line> aos erros * rec*mpensa ao suc*sso tr*z*m feedbacks verbais e </line>
</par>
<par>
<line> *ue m*tivam e desmotivam a cerca do p*tenc*al *os talen*os e sobre de*alhes peculia*es *os </line>
<line> e*ementos té*ni*o-*átic*s (FERREIRA, 2019). </line>
<line> Sobre a ansie*ad*, é im*orta*t* o uso de *stratégias *ara lidar *om ela. Os *t*etas </line>
<line> devem **tendê-la e apre*der formas de contr*le para o me*hor **sempenho. Compreender a </line>
<line> i*fluênci* *as emoçõe* n* re*diment* e *ond*ta esportiva do* atletas é de extrema relevância </line>
</par>
<par>
<line> e os es*ado* </line>
<line> emocionais negativos ***cis*m ser *lvo </line>
<line> de atenção, p*i*, se *ão enfrentados, </line>
</par>
<par>
<line> produzem pensamentos ruins q*e *eduzem a autoconfiança, ele*ando os níve*s de a*sie*ade, </line>
<line> que comprometem o ren*iment* espo*tivo e a s*úde me*tal do atle*a (FO**E, 201*). </line>
<line> A eleva*a *en*i*ilida*e à an*ieda*e corrobora para uma av**iação *a*xa das condiç*es </line>
<line> cardi*vasculares, *videncian*o que a ansiedade se relaci*na ao am*ien*e intern* e exte*no *o </line>
<line> atleta. N*o são encontrad*s diferenças estatís*icas *elevan*es entre os níve*s de ansiedade das </line>
</par>
<par>
<line> compet*ções de**ro e f*ra d* casa, contudo o de**mpenho técnico é mais efetivo </line>
<line> q*ando </line>
</par>
<par>
<line> m*n*ante. Ter a vantagem de at**r em casa é est*r no </line>
<line> ambiente competitivo que o atleta </line>
</par>
<par>
<line> acos*uma se </line>
<line> expo* * previsibilid*de. ** hora das decisõe*, o grupo femini*o *us*a e </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> co*são r*zõe* par* contro*e dos **pactos fi*i*ló*icos da ansied*de. * gru*o masculino u*a a </line>
<line> coesão para o domínio d* autoconfia*ça (FOL*E, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Entre *s *exos há *iferença </line>
<line> na condi*ã* competitiva de ansi*d*de, atle*as do sexo </line>
</par>
<par>
<line> *eminino t*m mai* *nsi*da*e co*n**iva e autoconfian*a menor em relação *o sexo mascul*no. </line>
</par>
<par>
<line> Tais *istinções ** ansiedade, de acordo com o g*nero, </line>
<line> *ão ju*tific*das p*r duas tendências, </line>
</par>
<par>
<line> u*a *econhece que </line>
<line> ** diferença* sã* estabelecid*s de *o*ma g**ética, </line>
<line> * outra que as </line>
</par>
<par>
<line> diferenças relacio*am-se com as vi*ência* d*s *apéis sociais. A*ter**rm*nte a algum tipo de </line>
</par>
<par>
<line> lesão os atlet*s majoritariame*te tendem a expr**sar au*ento </line>
<line> nos nív*is *e depressão, </line>
</par>
<par>
<line> an*ieda*e somát*ca e ansiedade co*ni*iva (CLEMENTE, 2*17). </line>
</par>
<par>
<line> At**tas *om lesõe* possuem m*do e a**ied*de mais elevado*. A influência d* </line>
<line> *esão </line>
</par>
<par>
<line> nas co*dições </line>
<line> de ânimo e ansiedade na* previ*s d*s com*etições é e*eme*tar, ainda um* </line>
</par>
<par>
<line> capacitaçã* mais aprimorada </line>
<line> n* campo </line>
<line> da *sicol*gi* *o </line>
<line> esporte focada </line>
<line> *a r**uper*ção. As </line>
</par>
<par>
<line> origens **is </line>
<line> comuns da a*siedade atrelam-se a a*pecto* </line>
<line> lincado* ao </line>
<line> caráter d* competiç*o, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 1*, n. 12, p. *96-*07, ma*. 2020 </line>
<line> ww*4.fs**et.c*m.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. D*min*ueti, G. C. Marti*s, G. B. Vilela Junior, C. H. P. Filene </line>
<line> 204 </line>
</par>
<par>
<line> que envo*ve pr*ssões externas e cobranças do *róp*** atleta em rel*ção ao seu desempenho </line>
<line> (TREVELIN, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> ansiedade vem como res*osta ao modo *omo o *ndiv*d*o o*serva ou compr*ende </line>
</par>
<par>
<line> uma co*dição ** insta*tes qu* fant*siam ou percebem perigo re*l. A an*iedade c**o estado </line>
<line> afeta de modo *igni*icativo a p*rf*rmance esportiva, esp*cialmente em *irc*nstâ*cias </line>
<line> extremas com* a *omada de decisão. O exa*e cog*itivo para o *stado emocio**l dos atletas é </line>
<line> de extrema i**ort*ncia, pois a *nsi*dade cog*itiva envo*ve as expectat*v*s negat*va* criadas </line>
<line> pelo a*let* so*r* se* desempenh* (SILVA, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> a*sie*ade en*ua*t* traço atrela-se a </line>
<line> uma situação de tend*nc** à an*i*dade </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> percebe *etermina*as circ*nstâncias como ameaças, que resulta em nívei* de ansiedade- </line>
</par>
<par>
<line> estad* diversos. O estado </line>
<line> *a ansiedad* t*m re*a*ão com o emocion** do m*me*to q*e se </line>
</par>
<par>
<line> caracter*za </line>
<line> p*r sensa**es subj**i*as ou estresse com intensidade e períodos diversos. E* </line>
</par>
<par>
<line> *elação às m*dias *e ansie*ade somática, a* mulheres </line>
<line> *em*nst**m ativaç*o maior </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *rganismo que os homens (TREVE*IN, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> A importân*ia da avaliação psic*lóg*c* no começ* do trabalho visa a </line>
<line> obtenção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **g*stros *ara n**tear inte*venç*es no futuro e co***ru*r estra*ég*as de a*uação, a partir *e um </line>
<line> d**gnóstic* com diversos a*pec**s e p*n*ar o *lanejamento e estruturação do ro*eir* de </line>
<line> *nt*rvençã*. *s **p*icas dos pacient*s tornam possíve* e***o*a* o tipo d* interv*nção, pois é </line>
</par>
<par>
<line> element*r conhecer mi*im*mente os fenômenos e processos c*mportamentais </line>
<line> do su*eito </line>
</par>
<par>
<line> (GARCIA, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> É *ec*ssário ter cl*reza sobre que se p*ocura para e*tende* o </line>
<line> os resul**dos, pois há </line>
</par>
<par>
<line> nec*s*idad* de a*ompanhar t**o* os momentos *o trabalho, *os p*r*od*s prévios, **rante </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *epois da* co*petições, obs*rvando o *ano*ama </line>
<line> *istóric* </line>
<line> do atleta e a continuidad* dos </line>
</par>
<par>
<line> proces*os de constan*e d*senvol*imento, pois a p*icolo*ia do e*po*te *em psi*odiagnó**ico </line>
</par>
<par>
<line> cont*nuado, que co*sidera as mudanças do su*ei*o e as pec*liari*ades i*ata* as etapas </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> te*porada, </line>
<line> pec*lia*idad*s *ue t*m **uê*cia n* d**fec*o </line>
<line> da avali**ão *sicológica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> estabe*e*imento d** inter*ençõe* (*EIRELES, 2015). </line>
<line> Não há t*stes psico*ógicos exc*usivos para o ca*po e**ortivo e seu uso neste tipo de </line>
</par>
<par>
<line> avalia*ão * *argamente deba*ido na *rea da ps*cologia </line>
<line> esp*rtiva, sendo uma prática m**t* </line>
</par>
<par>
<line> usual dos *sicólogos de*portivos. Cont*do, ain*a não temos estudos q*e </line>
<line> evide*c*am s*a </line>
</par>
<par>
<line> validade nesse contex*o, qu* usa m*ito os te*tes d* est*esse *ara a avaliação d*s estratégias *e </line>
</par>
<par>
<line> con*role e o quest*o*ári* de Estresse e *ec*peração, que men*ura re**l**idade do quadro a </line>
<line> em *elação as ativida*es de *ecup*ração (MEIRELES, 2015). </line>
<line> Re*. FSA, T*resina, v. 17, n. 3, art. 12, p. 19*-207, mar. 2020 www4.*s*net.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Psi*olo*ia do Esp*rte e o seu *rabalho Motivaci*nal para o Desempenho e C*ntro*e da Ansiedade: </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> Sobre a utilização d* testes psic*l*gicos o*iund*s de dema*s camp*s da </line>
<line> psicolog*a, </line>
</par>
<par>
<line> isso é *ecorren*e justamente pela *usên*ia de f*rramentas do per*il </line>
<line> exclusivo a* *ampo </line>
</par>
<par>
<line> esportivo. A </line>
<line> v*lidade de determinado *este *ont*al para o contexto que foi criado, sendo é </line>
</par>
<par>
<line> necessário selecioná-lo d* acordo *om as pec*l*aridades para </line>
<line> qual será *fe*uada a a*aliaçã* </line>
</par>
<par>
<line> psico*ó*ica. O us* *e testes psic*lógicos d* o*tras áre*s pode gerar re*ultados distorcidos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **al*aç*o ineficaz (GARCI*, *016). </line>
</par>
<par>
<line> Ainda, a uti*ização *e fe*rament*s sem especificidades pr*jud*ca o t*a*alho </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> *sp*rtista e </line>
<line> da comi*são técnica inteira, pois ** as*ectos pes*oais i*por*antes para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> de*envol*imento *spo*tivo, *eralmente, s*o a*aliadas s*m c*nexão co* aquela r*alida*e. A </line>
</par>
<par>
<line> m*ioria desse* tes*es </line>
<line> ps*c*lógicos são da área clínica, o </line>
<line> qu* </line>
<line> demanda </line>
<line> que na sondag*m se </line>
</par>
<par>
<line> *aça uma adapta*ão ao ambiente esportivo. A* co*versas com os atletas *parecem como algo </line>
<line> e*ementar para conh*c*r sua históri* de *ida e no espor*e, e *s entrevista* p*re*em l*r**me*te </line>
<line> suge*idas *o processo de avaliação psico*óg*ca do espo*te (*ILVA, 2016). </line>
<line> A entrevi*** é **a das *é*nicas m*is *sadas *a ava*iação da psic**og*a d* *sp*rte para </line>
</par>
<par>
<line> colh*r inf*rm*ções s*bre o atleta. Nesse pr*cediment* é necessária </line>
<line> a *brangência das </line>
</par>
<par>
<line> qu*stões re*aci*nad*s à vida pessoal </line>
<line> do atleta e sua trajetó*ia esportiva. O momento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> entrev*sta </line>
<line> é *s*encial, espe*ialmen*e </line>
<line> para * esta*eleciment* *a confiança entre atlet* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> psicólogo (ME*RELES, 20*5). </line>
<line> Esse campo relaci*nal é de extrema importância *a orient*ç*o *e uma avali*ção </line>
</par>
<par>
<line> *sico*ógica efeti*a, que </line>
<line> vai a*é* da simples leitur* dos resultad*s, onde *e constituiria *ma </line>
</par>
<par>
<line> rel*çã* </line>
<line> i*pe*soa* *n**e as partes. Conv*rsas </line>
<line> com a equip* técnic* é de gran*e **portância, </line>
</par>
<par>
<line> especialment* com o treinador, para ent*nder c*mo * atleta é visto por ele, suas dificuldades e </line>
<line> onde precisa se ap*i*orar. É atr*bui*ão d* psicó*o*o, t*r conta*o com todos os integrant*s da </line>
</par>
<par>
<line> *omis**o técnica, o*serv*r ro*ina *e treino, o rote*ro de periodização, *s *ompetições a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> serem disput*dos e, ainda, r*gistros *o**e o </line>
<line> fun*iona*ento da equipe ou do *tlet* * seus </line>
</par>
<par>
<line> pro***itos para aq*ela *emporada (GA*CIA, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> Outro proc*dimento que abrange a </line>
<line> ava*iação psicológica *s*ortiva é a prática da </line>
</par>
<par>
<line> obse*vação dos traba*hos, q*e co*stata c*mo o atleta lida *om a cobrança do treino e co* * </line>
</par>
<par>
<line> m*d*l*dade. A obser*ação * **a das *stratég*as elem*ntare* </line>
<line> para * exec*ç*o </line>
<line> da </line>
<line> *val*ação </line>
</par>
<par>
<line> psicológica, pois uma observa**o </line>
<line> eficiente condição par* * </line>
<line> uma avaliação </line>
<line> psicológica que </line>
</par>
<par>
<line> respeita os padrões éticos, *o* iss* </line>
<line> a literatura da </line>
<line> psicologia do *sporte cons*dera </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> obser*aç** </line>
<line> como um* de suas p*inc*pai* ferrament*s e*pregadas em tr**nos e em jogos </line>
</par>
<par>
<line> (ME*RELES, 2015). </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 12, p. 196-2*7, mar. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/r*v***a </line>
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<line> R. A. Domingueti, G. C. M*rtins, G. B. *ilela Ju*ior, C. H. P. Fi*en* </line>
<line> 206 </line>
</par>
<par>
<line> 4 CON*IDER*ÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Con*ideramos que a motivaçã* na prá*ica esp*rt*va * um asp*cto e*ement*r para o </line>
<line> rendimen*o e elevaçã* d* performance do atl**a ou equipe esportiva, proporcionand* </line>
<line> *ete*minação e f*co. **a está ligada *o êxito ** manejo das emoções. Contud*, a **icologia </line>
<line> *o esporte *orrobora p*r* colocar a questão motivacional no esp*rte em lugar de destaque n* </line>
<line> ciên*ia. Preci**-*e de m*is estudos que correlacione * motiv*ção na prática profissional dos </line>
</par>
<par>
<line> psi*ólogos do esporte, que *enha com* *scopo </line>
<line> as contribuiç*es consagr*da* na psicologia </line>
</par>
<par>
<line> clínica que podem ser in*e**elacion*das com * p**col*gia do espo*te. </line>
<line> No* atletas, o desenvolvimento à *otivaçã* pe**oa* e às re*ações interpessoais </line>
</par>
<par>
<line> formad*s no contex** es*ortivo s*o elementares, *nde o i*ve*timento r*l*ciona-se c*m </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> m*tivação pe*soal e o alcance de exce**nci* </line>
<line> esportiva. As transiçõe* na *ida dos atl**a* </line>
</par>
<par>
<line> evi**n*iam t*ans*ormaç*e* no contexto esportivo, *ssas novas *xpe*i*ncias aca*am po* afetar </line>
<line> sua c*rreira es*ortiva, dema*da*do recursos e estratégias p*ssoais e **terpessoais p*r* superar </line>
<line> os novos desaf*os. </line>
<line> Para i**o os psicólogos *sportivos possuem ferramentas co*o entrevi*tas, ob**rvação, </line>
<line> e*c., e aind* test*s **icológicos, apes*r de n*o se*em i*strumentos *s*e*íficos para o esporte, </line>
<line> *nde re**r*em àqueles de outras áreas da Psicologia. O problema * que eles pr*cis*m de </line>
</par>
<par>
<line> adaptação p*r* o </line>
<line> us* *on*e*tuali*ado para evitar resultado* errôneos, </line>
<line> que prejudiquem o </line>
</par>
<par>
<line> atl*ta e a e*uipe. A ava*i**ã* ps*c*l*gica não prende a única f**ram*nta e é *reciso s*mpre a </line>
<line> dive*sidade *e inst*umentos para u* trabalho efetivo. </line>
</par>
<par>
<line> REFERÊ*CIAS </line>
<line> CLE*ENTE, K. *. P. Ansiedade no Con*exto Esporti*o e de E*e*cício *ísi**: *ma revisão </line>
<line> sis*emática. Rev. *sicol. Argu*. 35(90), 1- 19, 2017. </line>
<line> FERREI*A, A. C. P. Rev*são Sist*mática de Literat*ra Sobre a Questão Motiv*cio*al no </line>
<line> Esporte. *ev. FS*, Teresina *I, v. *6, n. *, ar*. 14, p. 256-271, 2019. </line>
<line> FOLLE, A. Proc*sso de f*rmação esp*rtiva: da *dentificaç*o ao desenvo*vimento de talentos </line>
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<line> da *valiação P**cológ*ca em Conte*tos Espo*ti**s. Rev. Te*as </line>
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<line> *07 </line>
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<line> MEIREL*S, L. G. V. Refl*xões sobre o trabalho do psicólogo do espo*te em uma **ademia </line>
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<line> TR*VELIN, F.; ALVES, C. F. Psicologi* *o esporte: revisã* de l*ter*tur* sobre as relações </line>
<line> entre emoções e o d*sempenho d* *tleta. Psic. R*v. São P**lo, *ol*** 27, n. especi*l, 54*- </line>
<line> 562, 2018. </line>
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<line> Como Refer*n*iar este Artigo, conf**me A*NT: </line>
<line> DO**NGUET*, R. A; MART*N*, G. C; VILELA JUNIOR, G. B; FILENE, C. *. *. A Ps*cologia do </line>
<line> Esporte e o seu Trabalho **ti*ac*onal p*ra o D*s*mp**ho e Contr*le *a An*iedad*: Um* Revisão </line>
<line> B*b*iográ*ica. R*v. FSA, Teresina, *.*7, n. 3, art. 12, *. 196-207, mar. *020. </line>
</par>
<par>
<line> Contri*uição dos Aut*res </line>
<line> R. A. D*mingueti </line>
<line> G. C. Ma*ti*s </line>
<line> G. B. *ilela Junior </line>
<line> C. H. P. Filen* </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção * *lanejamento. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interpr*tação do* dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) el**oração do *a*c*n*o ou na r*v*são crí*i*a do co*teúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participaç*o na **rovaç*o da versão fi*al do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 17, n. 12, p. 196-20*, ma*. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revist* </line>
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