<document>
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<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
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</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 6, art. 13, p. 244-258, *u*. 20*0
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.6.13
</line>
</par><par>
<line>
*mpacto da Rede Social na Motivaç*o *ara Adesã* à P*ática ** Corrida de Rua
</line>
<line>
**pact of Soci*l Networkin* on th* M*tivation *or Adherence ** the P*actice of *tre*t Raci*g
</line>
</par><par>
<line>
*ryclis *duardo Miguel Nunes
</line>
<line>
*es*rado em Nutriçã* * *aúde pela *niversidade Fe*eral de La*ras
</line>
<line>
Graduaç*o em Educação Fís*ca *ela Universida*e Federal *e L*vras
</line>
<line>
E-ma**: erycli*ed*ardo25@hotm*i*.*om
</line>
<line>
Prisc*la Carneiro Vali*-R*gatto
</line>
<line>
Dou*ora em Ciênc*as pela Universid*de F*deral de São P*ulo
</line>
<line>
*-ma*l: lap*ex@yahoo.c*m.b*
</line>
<line>
A*a Alice Vi*as B*as
</line>
<line>
Doutora em A*ministração pela Universidad* de Reading
</line>
<line>
E-mai*: a*a.*l*ce@*fla.b*
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<line>
Impacto da Rede Soc*al na M*tiv*ção para Adesão à Prática d* Corrida de *ua
</line>
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2*5
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<line>
RESUMO
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<line>
O*jetivo: Analisar o comportame*to pré e pó*-*ompetitivo de corredores de r*a **rt*ncentes
</line>
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<line>
* *ma e*ui*e **
</line>
<line>
corrida d* cidad* de Lavra*-MG por meio d* a*licati*o WhatsApp®.
</line>
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<line>
Metodologia: P*r*i*iparam da pe*quisa 60 corred*r**, d* a**os os sexos, co* a faixa etária
</line>
<line>
de 1* a 7* anos *e uma equ*pe de corr*da de ru* da cidade de Lavras-MG e que pertenciam *
</line>
<line>
*m grupo de mensa*ens no aplicativo. O Whats*p*® foi util*zado como *e*r*menta para
</line>
<line>
analisar as mensag*ns no per*o*o de dois meses. Resul*ados: Ob*e*vamos que os principais
</line>
<line>
a*sun*os do grupo *o a*licativo e*am encontr*s para t*e*no ** cor*i*a * *ivulga*ão d*s
</line>
</par><par>
<line>
**sul*ado* d*
</line>
<line>
corr*da. Co*clusão: No p*r**do pós-c*mpeti*ivo, hou** m*ior troca d*
</line>
</par><par>
<line>
mensagens quando compar*do com o período pré-competitivo, de*ido ao compartilhamento
</line>
<line>
de *omemorações das vitórias ou suce*sos ao *im das competições.
</line>
<line>
Pa*avras-cha*e: Wh*tsApp. *o*port*mento Humano. Corrida d* *ua.
</line>
<line>
A*STRACT
</line>
<line>
Obj*ctive: To anal*ze the pre and post competitive behavi** of street runners *elonging to a
</line>
<line>
race te*m in th* city of Lavras-MG t*rough the WhatsApp® applicati*n. Metho*olo*y: Sixty
</line>
<line>
male and female *unners *rom the age *f 19 to 70 ye*rs of * stre*t raci*g team from the city of
</line>
<line>
L*vras-MG who belonge* to * group of mess*ges in the applicati*n participa*ed in the study.
</line>
<line>
*hatsApp® was us*d as a tool to analyz* *he messages w*thin a period *f two months. Results:
</line>
<line>
I* w*s obse*v*d that the main subjec*s of the gr*up in the applicat*on w*r* *eetings for tra*ning
</line>
<line>
o* race and d*vulgat*on of the results of the *ac*. C*ncl*sion: In th* post-competitiv* pe*iod
</line>
<line>
t*ere was a gre*te* exch*nge of me*sa*es when compare* *o the pre-**mpetitive per*o*, due to
</line>
<line>
the s*ari*g o* *elebrations of t*e *ictories or successes to *he end of the *ompetitions.
</line>
<line>
*eywords: *hatsApp. Hu*an *eha*ior. St*eet Racing.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Te*esina PI, v. 17, n. 6, art. 1*, p. 244-*58, *un. 2*20
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. E. M. Nunes, P. C. V*l*m-R*g*tto, A. *. Vilas Boa*
</line>
<line>
246
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A "*ede" é cons*derada como uma estrut*ra na qual a* pessoas *ão inseridas no intuit*
</line>
<line>
*e compartil*ar ou sim*lesmente fazer parte de algo. As rede* sociais sã* espaç** de *omum
</line>
<line>
interess*, objeti*** semel*antes, co*partilhamento de *onhe*i*ento, in*e*aç*o e c*muni*a*ão,
</line>
<line>
que visa impulsionar o relaci*namento entre **ssoas (MARTELETO, *001), e quem vê*
</line>
<line>
adq*irind* *m*ortância n*s vidas da* pessoas.
</line>
<line>
Confor*e o *ankeamento das redes soci*is m*is util*zadas no mun*o, o Faceboo*® *
</line>
<line>
um dos p*incipai* meios *e comunicação virtual atingin*o cerc* *e 2,6 bilhões *e usuá*i**, *
</line>
<line>
q*e * torn* l*der ab*oluto em rel*ção *os **mais meios. *m seguida, aparece o Youtube®, com
</line>
<line>
*pr*xi*adamente 1,5 bilhões de usuár*os. O WhatsAp*® aparece em terceira c*l*ca*ão, c*m
</line>
<line>
1,3 bilhõe*. Em*ora *s **ês primeiros a*a*eçam na liderança, ou*ras redes sociais ta*bé* s*o
</line>
<line>
utili*ada* pelos usu**io*, e*tre as quai* a*arecem Wechat® (963 *ilh***); **® (850 mil*ões);
</line>
<line>
Instagram (700 milh*es); QZone (606 milhões); Tumbrl (368 milhõe*) * Sina Weibo (**1
</line>
<line>
*ilhões) (*ELING, 20*7).
</line>
<line>
O* ter*o* *ede so*i*l e mídi* *ocial são p*onunciados com basta*te frequên**a e*t*e as
</line>
<line>
*essoas que usam ta*s termos c*mo si*ônimos. Na ve**ade, rede soc*al é um termo *lássico
</line>
<line>
ba*tan*e d*f*nd*do entre as pess**s *ue têm a intenç*o ** criar r*laci*nam*ntos co* o obj**i*o
</line>
<line>
de compar**lhar v**ores comuns. Assim, nã* necess*ri*mente pre*iso estar conec*ado à inter*et
</line>
<line>
para faze* p*rt* de u*a rede so*ial (T*MAÉL; ALCARÁ; C**A**, 2005).
</line>
<line>
O a*licativo para sma*tphon* Wha*sApp® foi cr*ado em *0*9 p** Jan K*um. O
</line>
<line>
objetivo, no iníci*, era *riar um aplica*i*o de *roca* *e mensagen* gratu**o e fá**l de usar *u*,
</line>
<line>
ao *e*mo tempo, pudesse uti*izar a lista de co**a*os da* pe*soa*, co*o o antigo SM*. Se*un*o
</line>
<line>
Souz*, Ara*** e Paula (2*15), o aplica*ivo * considerado uma mídia social, pois pode ser usa*o
</line>
<line>
com* ferramenta de interação, do p*nto de vista social e m*rcadológico.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo *resse (20*7), no mundo são
</line>
<line>
apro*im**amente * b*lhão d* usuári*s, sendo
</line>
</par><par>
</page><line>
q*e n* B*a*il sã* contabi*iza*o* cerc* de 100 milhões de *suários ativo*. O por**l faz **a
</line>
<line>
*omp**ação en*r* o Faceb*ok® e WhatsApp®, sen*o q*e o p*im*iro é *as*ante difundido e
</line>
<line>
conta com númer*s gi**n*escos de usuári*s *o país, mas * *egundo se dissem*nou em pouco
</line>
<line>
*empo, tornando-s* * aplica*iv* m*is ba*xado no *ra*i*.
</line>
<line>
A utili*ação do aplicativ* abrang* *s mais v**iada* formas de c*m*nicação, *odendo
</line>
<line>
ser *tilizado *m c*nversas e*tre amig*s, no a*b*e*te de tra*alho e até e* ambi*nte esportivo.
</line>
<line>
Desse modo, algu*as equipes d* co*rid* de r*a possuem *rupos *e con*ersa no WhatsApp®.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *7, *. 6, art. 13, p. 244-2*8, jun. 2020 www4.fs*net.co*.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Impacto da R*de S*cial n* *otivação para Ade*ão à *rática ** Corrida de R*a
</line>
<line>
247
</line>
</par><par>
<line>
Sendo *ssim, o profiss*o*al pode util*zar *e**e recurs* para ter um acompa*hamento do* trei*os
</line>
<line>
*xec*tados pelos s*us a**eta*.
</line>
<line>
A corrida de rua, *odalid*de es*ortiv* v**culada à CBAT - confederação brasileira de
</line>
<line>
a*letismo c*mporta t*nto a *ertente c*m*eti*iva quant* à verte*te *elac**nad* à saúde. O pon*o
</line>
<line>
mai* im**rtant* é *ue as corr*da* de rua estão ganhando números expressivos de **t*dos por
</line>
<line>
pa*t* dos p*ofissionais de Edu*ação Física (M*SSAR*L*A, 20**).
</line>
<line>
2 *EFERENCIAL TEÓ**CO
</line>
<line>
*o Brasil, o**r*em *a*s de 250 c*rri*a* de r*a por *no, sendo *las di*ididas em
</line>
<line>
categorias: * ou 10 quilômet*os, meia-m*ratona (21 qui*ômetros), m*ratonas (*2 quilô**tros)
</line>
<line>
e ultramar*ton*s (acima de 4* quilômetros) (CBA*, 2019). Essas c*rrida* *ossuem diversos
</line>
<line>
significados para seus participante*, *entr* ele*, o la*er e a socialização, sendo ess* últim*
</line>
<line>
observado em muitos estudos como o m*is m*rc*nte *ara *queles q*e praticam essa m**alid***
</line>
<line>
(SANFEL*CE et al., 2017; M**SS*R, 2017; BALBI*OTTI et al., 20*7).
</line>
<line>
Em um programa *e atividade fís*ca, as pesso*s bus*am o engajamen*o em um gru*o
</line>
<line>
pa*a que elas po*sam estabe*ecer interaçõe* e partil*ar e*periências, mesmo qu* seja em *ur**
</line>
<line>
ou *ongo pe*ío*o de tempo. Seg*ndo *offman e Harris (201*), * participação em um g*up* ou
</line>
<line>
comunidade faz com qu* a pess*a se sint* ma*s encorajada a *on*inuar praticando alguma
</line>
<line>
ativid*de fís*ca, a* m*smo t**po em q*e *ss*me uma ident**ade positiva através *e s*mples
</line>
<line>
objetos que rem*t*m a esse grupo, a exempl* *e *m* camiseta, ** boné, u* agasalho ou ou*ro*
</line>
<line>
tipos de *rodutos.
</line>
<line>
Ou*ro as*ecto importante dentro de um grupo é a coesão, que se mani*es*a na t*ndênc*a
</line>
</par><par>
<line>
*os grupo* de *icarem juntos per*anecer** unidos e com obje*i*os tra*ados (CARRON, e
</line>
<line>
*982). Quando *odos o* membros *ompreendem e acei*am s*u* pa*éis dentro d* u* grupo, a
</line>
<line>
c*esão é construída com *acilidade. Muitas pesso*s p*efe*em *xercitar-s* com outra* pess*as
</line>
</par><par>
<line>
ou fazer parte de um *rup*, pois, dessa forma, au*en*am a satis*aç*o, o
</line>
<line>
suporte social e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
compr*misso *om um programa de atividade física (*OFFMAN; HARRIS, *0*1).
</line>
<line>
N*s estudos de Balb*no*ti et al. (20*5), T*uccolo, Maduro * Feij* (*0**) Dumith, e
</line>
<line>
Domingues e Gigant* (2008), nos quais o* autores avaliaram, respectiva*en*e, o perfi*
</line>
<line>
motivacional de corredores de r*a, fator*s mo*ivacio**is n* adesão à *o*rida de *ua * mud*nças
</line>
<line>
de com*ortame*t*s e* ati*idade física, foi *erificado como *esultado que as pessoas es*ã* mai*
</line>
<line>
preocu*ada* com a *aúde, com * condici*n*mento físico e com o prazer. As pes*oa* q*e fo*am
</line>
<line>
estudadas re*ataram que a s*ci*l*za*ão o* con**çã* de perten*er a *lgum tipo de comuni*ade
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. **, n. 6, art. 13, p. *44-258, jun. 2020 *ww4.***net.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. E. M. Nunes, P. C. Va*im-Roga*to, A. A. Vilas *oas
</line>
<line>
*48
</line>
</par><par>
<line>
o* gr*po seri* como *m acréscimo na prá*ica e não um fator pri*ordial *ara pr*ticar alguma
</line>
<line>
ativida*e física (corrida, mountain bi*e, academi*, dança, entre outro*).
</line>
</par><par>
<line>
Lembramos qu* a co*pet*ção *az parte da **da do homem des*e os tempos
</line>
<line>
mais
</line>
</par><par>
<line>
antigos, *efere-se a u** dis*uta, luta *u conflito *m q*e as pes*oas têm * necessidade de supe*ar
</line>
<line>
obstáculos p*ra saí*e* *it*rio*as ou **mplesmente supe*ar a**eles que as desafiam (DE ROSE
</line>
<line>
JUNIOR, 20*8). Em uma competição *ncontramos *rês períod*s marcantes q*e *s
</line>
</par><par>
<line>
competi*ores
</line>
<line>
**ecisa*ã* enfre*tar: os períodos pré-comp*t*t***, *ompe*itivo e pós-
</line>
</par><par>
<line>
competi*ivo. Nes*e t*abalho, a ênfase foi *ada n*s *eríodos
</line>
<line>
que antecedem e s*ce*em uma
</line>
</par><par>
<line>
co*pe**ção * nos aspetos psicológic*s que *o*em sofrer alterações.
</line>
<line>
*a fase *ré-co*petitiva, o p*r*ic**ante *ode *xperimentar vários pensamentos
</line>
<line>
freq*ente*, que podem lev*-lo ao e*tresse, altera**es *o humor, desâni*o, dentre outros. *s
</line>
<line>
respostas do agente exter*o (com**tição) podem influenciar na p*r*epç*o do pa*ticipante sobre
</line>
<line>
aquela *ituação, p*dendo ocasionar re**ltados pos*tivos ou negativos (VERARDI et al., 2014).
</line>
</par><par>
<line>
*e acordo com Santos e Perei*a (1997), a Pré-competição é *m dos fatores
</line>
<line>
mais
</line>
</par><par>
<line>
dete*minan*es para que um* p*s*** con*iga *m bom des*mpenho, pois os níveis de ansiedade,
</line>
<line>
estímulos e im*ul*os são descarregados d* fo*ma contínua até que o partici**nte est*** *o *ocal
</line>
<line>
c*m*eti*do e/ou até mes** durante a *ompeti*ão.
</line>
<line>
Com b*se *a citação ante*ior, percebemos que exis*e uma l*ga*ão direta entre e*oções,
</line>
<line>
se*t*mento* e estado de humo*. Segundo Balbinotti et al. (2007), o profi*sion*l env*lvido *om
</line>
<line>
o *ompetidor p*ecisa co*he*er e administrar os f*tores psicológicos e, ass*m, po**rá minimizá-
</line>
<line>
*os e *oten*ia*i*a* os r*s*ltados posit*vos do atleta. **sse se*tid*, *offman e Har*is (2011)
</line>
</par><par>
<line>
de*tacam que o prof*ssiona*, usand* poucas palavras, pode
</line>
<line>
encor*j** ou desenc*rajar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
competi*or, po*s *le o considera como principa* al***rce para o êxito em um* competição.
</line>
</par><par>
<line>
O que fic* c*aro na li*eratur* sobre *
</line>
<line>
c**po*tamento *a fase P*é-competitiv* é
</line>
<line>
que,
</line>
</par><par>
<line>
***epende*te do nível de desem*enho do a*leta envolvido
</line>
<line>
*u do de*a**o proposto, ao ser
</line>
</par><par>
<line>
*epara*o *om uma competiç*o, a tend*ncia do pa*ticipante é aplic*r o máximo de esforço para
</line>
<line>
se* bem sucedido (BALBINOTTI et *l., 2007; DE ROSE JU*IOR, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
Na fase *ós-c*mpetitiva, o pa*tici*a*te da com*etição tende a relaxa*, a
</line>
<line>
*liviar-*e e
</line>
</par><par>
</page><line>
re*up*rar-se da situaçã* estressante que pa*sou. Ne*sa fase, o *en*imento de dever cumpri*o e
</line>
<line>
satis*ação *ã* aqueles *ue tam*ém a *ucedem (BALBINOTTI et a*., 2*07; *ALBINOTT* et
</line>
<line>
al., *011).
</line>
<line>
As *erspectivas possuem dif*re*ças entre os *r*pos d* elite e *e a*ado*es. Enquanto o
</line>
<line>
prime*ro grupo busca a vi*ória e o melhor *esempenho frent* aos seus adver*á*ios, o segundo
</line>
<line>
bu*ca o prazer, a*toe*tima, condi*iona**nto físico, sociabilidad*, estética, d*ntre o**ras
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, *. 17, n. 6, art. 13, p. 24*-258, jun. 2020 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Impacto da R*de Social na Motivação para Adesão à Prática d* *orr**a de Rua
</line>
<line>
249
</line>
</par><par>
<line>
satisfaçõe* (BA**INOT*I et al., 2015; DUMITH, DOMINGUES; GIGANTE, 2008;
</line>
<line>
TRUCCOLO; MADURO; FEIJÓ, 200*; BA*B*NOT*I et al., 2007). Seg*n*o Rúbio (20*0),
</line>
<line>
o a*leta profissional ou de elite é aq*ele que tem uma representação *itori*s*, q*e produtos
</line>
<line>
*ue*em vincular sua ima*em a ele e, na m**oria dos *a*os, atinge a*tos g**hos financeiros.
</line>
<line>
A pa*t*r das citações e perspect*vas *os corredores de rua, o perí*do pó*-compet*tivo
</line>
<line>
pa*a muitos é animador, pois os recursos tecnológicos (fotos, mensagens, ví*eos, etc) fazem
</line>
<line>
com qu* a compe*iç*o sirv* c**o u* esp*ço de recordações de uma equipe/co*unid*de ou
</line>
<line>
grupo (*ALB*NO*T* et al., 2007; RÚBIO, 2000).
</line>
</par><par>
<line>
É import*nte
</line>
<line>
*e*ta*ar ne**e e*tudo os aspec*os do **mporta*ento hum*no * o uso
</line>
</par><par>
<line>
W*atsApp®, pois tal tecnol*g** pode ser
</line>
<line>
uma ferr*men*a que possi*ilita aos treinadores
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
a*om*an*amento de seus corredo*es de rua d*rante os pe*íodos pré e pós competitivo, por *eio
</line>
<line>
d* troca* de m*nsagem, image**, vídeos e *e ou*ras formas de i*teração.
</line>
<line>
Partin*o desses pres*uposto*, o objeti** desse est*do foi realizar uma a*ális* da* t*ocas
</line>
<line>
*e m*nsagens entre os u*uários ** grup* de corr**a de rua, utiliza*do * apl*ca*ivo W*ats*pp®,
</line>
<line>
p*ra identi*ica* possíveis com*ort*mentos e perce*çõ*s em relação às f*ses pré e p*s-
</line>
<line>
competitiv*.
</line>
<line>
3 *ETODOLOGIA
</line>
<line>
A a*ostra foi composta *or 60 v*luntários, send* 42 homens (34±3,4 anos) e **
</line>
<line>
mulher*s (32±2,* *nos). A colet* de da*os f*i feit* a partir do *éto*o ob*ervacional simples,
</line>
</par><par>
<line>
*o *ual * pes**isad*r n*o re*lizou qual*uer *ipo de **nifes*ação ou inte*ação c*m
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
p*r**cipantes da pesq***a.
</line>
</par><par>
<line>
O pe*quisador **z contato c*m o administrador d* grupo * re*p*nsável *e** equipe de
</line>
<line>
*orrida pa*a que pudes*e ser inserido no grupo do apl*cativ* WhatsApp®. ** segui*a, f*i feita
</line>
</par><par>
<line>
a apresenta*ão do
</line>
<line>
*esqu*sador e, conse*ue*temente, da
</line>
<line>
pesqui*a que o mesmo desen**lveu
</line>
</par><par>
<line>
com os integra*tes do gr*po de c*rrida de r*a, por meio do Wha*sApp®. A
</line>
<line>
pesquisa **i
</line>
</par><par>
</page><line>
aprovada pel* Comi*ê ** Éti*a *m **squ*sa c** *eres Humanos da U*iversidade Federal de
</line>
<line>
L**ras (CAAE: 865927*8.0.0000.5148). O* critério* de incl*são da amost*a determinaram que
</line>
<line>
os par*icipantes de**riam estar na faixa etá*ia de 19 a 70 anos e com mais *e um **o prati*ando
</line>
<line>
corrida de rua.
</line>
<line>
C*mo critério de exclusão, *stabelecemos q*alq*er desc*nforto com a par*i**pação na
</line>
<line>
pes*uisa, por algum fenôme*o por consequência de lesões articulares, e ou por *u*lquer motivo
</line>
<line>
qu* levasse o par**c*pa*te ao **andono da equipe de co*ri*a.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 6, *rt. 13, *. 244-258, jun. 2*20 www4.*s*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. E. M. Nunes, P. C. *al*m-Rogatto, A. A. V*la* B*as
</line>
<line>
250
</line>
</par><par>
<line>
A pe*quisa teve ab**dagem **a*itativa, pois *ontou com conteúdo textu*l, *ivi*ões e
</line>
</par><par>
<line>
a**ibuições de categorias para a a*áli*e dos
</line>
<line>
d*dos. D* acord* *o* Bardin (2011),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
categorização de conteú*o *acilita o *grupa*e*to de inf*r*ações ace*ca daquilo q*e está sen*o
</line>
<line>
tratado, *ois o que é similar é po*to e* ***egorias *ara posterio*men*e r*alizar uma análise. A
</line>
<line>
c*leta d* *ados foi feita online, ou seja, *omente dentro do grupo do **licati*o Whats**p®,
</line>
<line>
*o *eríodo de 03/0* a 10/11/20*8, acom*a*ha*d* tanto a f**e pré-competiti*a q*anto a fa*e
</line>
<line>
pós-competitiva.
</line>
<line>
A competiç*o al*o dest* e*tu*o foi o XTERRA, eta*a *iradentes-*G (Brasil), que
</line>
<line>
f** realiz*da nos di** *9 e 30 de setem*r* *e 20**. Os c*rredores que com*us*ram a amostr*
</line>
<line>
desse estudo p*rticiparam das seguintes **ovas: 5 k* (2* pes*oa*); 7,5 km (18 pessoas); 21 km
</line>
<line>
(9 pessoa*) e 50 km (6 pessoas). As corridas acon*e*eram dura*te o dia, exc*to a prova de 5
</line>
<line>
k*. Posteriorm**te ao período de *nálise das mensa*en*, o pes*uisador fez o uso de um dos
</line>
</par><par>
<line>
recu*s*s
</line>
<line>
do aplicativo WhatsApp®: O backup. Por m*io do
</line>
<line>
p*óprio aplicat*v*, *
</line>
<line>
possível
</line>
</par><par>
<line>
arqu*va* e salv** t*das as con*ersas qu* estão disp*stas no **do p*i*ado ou em grup*. Par*
</line>
<line>
mi*imizar os riscos, pe** fato de o material *onter nomes, foto*, vídeos e qual*uer tip* de *ado
</line>
<line>
que expo*ha a i*agem do particip*nt* ou de terceiros, tais informa*ões pes*oais não serão
</line>
<line>
apresentadas no presente estu*o.
</line>
<line>
P*r c*nta do grande volume de material, a análise d*s dados foi *ealiza** em duas
</line>
<line>
etapas. Em um primei*o m*mento, foi anal*s*do to*o o *onteúdo c*m o obje*ivo de mapear *s
</line>
<line>
*rincipai* *emát*cas, a frequ*ncia de men*a*ens co*par*ilhadas durante * período es*olhido e
</line>
<line>
de a*ont*r indicadores que permitissem a constit*içã* de um corpus para uma leitura qualitativa
</line>
</par><par>
<line>
e e* profundi*a*e. Após a
</line>
<line>
o*s*rvação, o *onteúdo text*al foi
</line>
<line>
dist**buído em *a*egor*as e
</line>
</par><par>
<line>
realizad* uma análise e*tatísti*a descritiva. O MICROSOFT EX*ELL® foi utilizado *ara
</line>
</par><par>
<line>
*al*ular soma, média e tot*l das me*sa*en*. Pa*a tanto, cada categoria foi ap*e*en*ada
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
po*centagem. Em seguida, de*tro *a se*a*a observada,
</line>
<line>
c*mo
</line>
<line>
*oi deter*inado,
</line>
</par><par>
<line>
a**mpanham*s, *m dia antes e *epois da competição, p**a descrever*os e analisarm*s esse*
</line>
</par><par>
<line>
mom*ntos, a partir de categoria* d* análi*e
</line>
<line>
da* interações
</line>
<line>
do *rup* investigado, *ia
</line>
</par><par>
<line>
Wha**App®.
</line>
</par><par>
<line>
*a** * anál*se q*a*itat*va das mensagens, o *étodo *tilizado foi à análise de conteúdo,
</line>
</par><par>
<line>
técnica q*e abr*ng* iniciativas
</line>
<line>
de *xplici*ação, si*tem*ti*ação e expressão de c*nteúd*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mensagens, com o objetivo de efetuar d*duções lógicas e justificadas * resp**to da origem das
</line>
<line>
mensagens (BARD*N, 2011).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, art. 13, p. 244-258, jun. 2020
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I*pact* *a R*de S**ial na Mo*ivação pa*a Adesão à Prática de Corrida de Rua
</line>
<line>
251
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTADOS E DISC*SSÃO
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
E. E. M. Nunes, *. *. Valim-Rogatto, *. A. Vilas Boas
</line>
<line>
252
</line>
</par><par>
<line>
A ca*egoria "Enc*ntr* *ara Treinos de Corrida" en*loba os c**vites ent*e
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
p*rticip*n*es
</line>
<line>
p*ra realizarem a*guma atividade em conjunto, nos quais e*es c*mbinavam
</line>
</par><par>
<line>
formas de des***ame*to, ho*pedagem em hoté*s * lo*ais para alimentação. Foram aqui
</line>
<line>
incluídas co*r*das locais, estaduais, nacio*ais e intern*cion*is.
</line>
<line>
A *ategoria "Emoticons e Emo*is" inc*uiu e*pressõe* que in*icavam ris*das,
</line>
<line>
**omat*peias e *n*er*e*ções, p*is sã* elem*ntos da comunicação in**rmal, b*m *omum no
</line>
<line>
âmbit* virtual.
</line>
</par><par>
<line>
* categoria "N*tícias sob*e Eventos de Corrida" conté* inform*çõe* que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
pa*ticip*nt*s divulga*am para outros c*rredores sobre corri*as qu* iriam a*ontecer na cida*e,
</line>
<line>
estado ou país, assim com* detalh** sobr* qua*s deles particip**iam das corridas.
</line>
</par><par>
<line>
As categorias "*xperi*n*ia do Cotidiano e do mome**o" e "Sugestão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*conselhamento" representam momentos
</line>
<line>
em qu* os partici**ntes relatara* o d** a dia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
seus trei*os, as dificuld*d*s, p*rs**ct*vas, d*vid*s e o* sucess*s. Sen** assim, o tr*i*ad*r
</line>
<line>
entrava ness*s d*scu*sões constru*ivas para sanar qualquer *ipo de quest*oname*to acerca do*
</line>
<line>
t*einos.
</line>
</par><par>
<line>
A* categorias "Sauda*õ*s" e "Imagens e vídeos" a*r*sentar*m-se junta*, pois
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
qua*tida** de m*ns*gen* d* "*om dia", "boa tarde" e "b*a noite" eram acomp*nhadas por
</line>
</par><par>
<line>
ví*eos e im*gens. Para a* *ivulgações de corridas, os *arti*ipan*es uti*izar*m recursos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
image* e *ídeo, com o int**to de despe*ta* o interesse d*s ou*r*s me**ros do *rupo. Nesse
</line>
</par><par>
<line>
aspecto,
</line>
<line>
os participa*tes sentiram-*e atra*d*s *uando a corrida *nvo**ia
</line>
<line>
*lguma marca
</line>
</par><par>
<line>
esportiva como Nike®, *didas®, Under Armo*r®, Asics®, Fila® ou
</line>
<line>
q**lquer *utra
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
segm*nt*.
</line>
</par><par>
<line>
A categoria "Mo*ivaç*o antes *a corrida" foi est*be*ecida incluin*o men**gen*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
trein*dor com a f*nali**de d* levar seguranç*, confiança, mot**ação e outr*s aspectos para
</line>
<line>
que cada corre*or pud*ss* dar o *eu máximo n*s co*ridas.
</line>
<line>
As cat*gorias "divu*gação dos Resulta*os da Cor*ida" e "F*st**ar o Cumprimento *a
</line>
<line>
C**rida" *ão as categori** mais marcant*s da equipe, porque os m*mbros *o grupo m*rcavam
</line>
<line>
enco*tros soci*is em bare* ou restaura*tes p*ra *este*arem um* eta** ou p*o*a v*ncida.
</line>
</par><par>
<line>
A ca*ego*ia "Combinaçõ*s de Próximas Provas"
</line>
<line>
contém informações *obre *uais
</line>
</par><par>
</page><line>
corridas o grupo iria par*ici***, bem como vota*ões dos corredores sobre quais competições
</line>
<line>
seriam ideais p*ra poderem c*mpet*r. Por*a*to, *s categorias l*stadas apa*ecem p**a marc*r
</line>
<line>
como * equi*e é vencedora e a união dos s*us pa*ticipan**s.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, *. 6, art. *3, p. 244-258, j*n. 2*20 www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Impact* da R*de So*ial na Motivação p*r* Adesão à Prática de Co*rida *e Rua
</line>
<line>
253
</line>
</par><par>
<line>
Os r*sultados mos**am o interesse entre os par**cip*ntes em div*lga* as corri*as,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
motiva*ão antes da com*e*ição e n* pó*-competição ma*cad* pe*a *iv*lgação dos *xitos dos
</line>
<line>
*or*edo*es. Por *ei* d*sses dados, buscamos compreender as i*te**çõe* d* equipe, a partir d*
</line>
<line>
um diálog* entre u*a perspectiva mais comunicacional.
</line>
<line>
Houve de*taque para três cat*gorias nas quais o *olume de me*s*gen* f*i mais alto
</line>
<line>
(mais ** 100 *en*age*s sobre o assu*to), e*tre ela*: "*ncontr* *a*a treino de corrida",
</line>
<line>
"Imagens e Vídeos" e a "Divulgação do* *esultados *a cor*ida".
</line>
<line>
Seg*ndo Balbinott* et al. (2015), *o q*e di* *espeito * categor** Encontro para treino de
</line>
<line>
corr*da, afirmam que ati*idades em conjunto p*opo*c*onam uma *aior motivação, nas quais os
</line>
<line>
pr**i*antes *e exe**ícios fís*cos e *e esportes cons***em *té obte* um *esemp*nho superior
</line>
<line>
q*ando **mparado *om o mesmo suje*to s**inh*
</line>
<line>
T*ucc*lo, Maduro e Feijó (2008), quanto à "Cat*gor*a I*ag*ns e víd**s", **p*icam que
</line>
<line>
os recur*os visuais, na mai*r** *a* s*tuaçõe*, têm o ob*etivo de chamar a at*nção das pess*as.
</line>
<line>
*ssas ferramentas estão ficando *uito comuns em redes *ociais, pois seu *s* po*sibilita uma
</line>
<line>
*ifusão e alcance m*is assertiv* ao com*arado com **xtos digitado*.
</line>
<line>
Q*anto * cat*goria "Divu**a*ão dos resul*ados da cor*ida", *e*un*o Massare**a (2008),
</line>
<line>
o *inal de u*a c*mpetição é a c*ance de c*da c*mpe*idor mos*rar seus resultados, pois *oda
</line>
<line>
prova d* corrida de ru* te* seus de*afios e dificu*dades; *endo a*si*, ca*a comp*tidor te* *ua
</line>
<line>
manei*a de express*r seu desempenho e mostr*r o *uanto va*eu o es*orço e*fre*tado. Essa *dei*
</line>
</par><par>
<line>
corrobora *om
</line>
<line>
o* resu*t*dos *e **zr*chi (2*0*), *ara *uem, além d* *or*ida de rua,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
corredo*e* fazem o c**sumo d*
</line>
<line>
diver**s produtos ligados à *orrida de r*a (tênis,
</line>
<line>
bon*s,
</line>
</par><par>
<line>
mochilas de hi*rat**ão, suplementos, roupas e outros), como *ma **rma de mostrar q*e estã*
</line>
<line>
engajad*s no esporte.
</line>
<line>
*s grupos de conversa do Wh**s*pp® podem s*r um tipo de co*unicação ativ* que
</line>
<line>
pe*mite partilhas de de*isões e * c*iaç*o de vínculos sociais. O a*lic*tivo *ambém po*e ser
</line>
<line>
*sad* como *m canal mais rápi*o com o intuito *e din*mizar encont*o* ent*e os demais
</line>
<line>
us*ár*os. Dessa forma, p*demos **n**r mão desse meio par* compreender melh*r est* tipo *e
</line>
</par><par>
<line>
público, acompanhand* seus *ábitos, consumos e prát*cas. Podemos
</line>
<line>
dize* q*e o próprio
</line>
</par><par>
<line>
*hat*App® é u*
</line>
<line>
pro*uto
</line>
<line>
cult*ral. A conv*rgência midiátic* do dispositivo agrega v*lor
</line>
</par><par>
<line>
s*mbólico ao aplic*tivo
</line>
<line>
e o torna um obje*o
</line>
<line>
de consumo (*A*BINOTT*
</line>
<line>
et
</line>
<line>
a l ., * 0 1 5 ;
</line>
</par><par>
<line>
RASC*DO et a*., 2014; BALBINO*TI et al., *011).
</line>
<line>
Lase* (2004) observou que *s ind*víduo* frequentemente *eguram o celul**, mesmo
</line>
</par><par>
<line>
sem
</line>
<line>
usá-lo. Al*m
</line>
<line>
di s s o , os di s pos i t i vo*
</line>
<line>
cons*itu*m "tecnologias afetivas" e medeiam as
</line>
</par><par>
</page><line>
emoções e os laços sociais, ou s*ja, os us*ários po*s*em um relacionamento em*ci*nal com
</line>
<line>
*ev. FSA, T*resin* P*, v. 17, n. 6, a**. 13, p. 244-258, ju*. 2020 www4.*s*net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. E. M. Nu*es, P. C. Valim-Rogatto, A. A. V**as *oa*
</line>
<line>
254
</line>
</par><par>
<line>
seus telef**es e sentem-se l*gados e*es. N* a
</line>
<line>
prese*te
</line>
<line>
estudo, os participant*s e t*eina*o* o
</line>
</par><par>
<line>
con*e*ui*m conversar ace*ca de suas planilhas e qua**o s*rgiam mui*as dúv*das * treinador
</line>
<line>
aco*panha*a os tre*nos * cons*quentement* um *rande núm*ro *e partic*pantes s* reuni* em
</line>
<line>
p*ol daquele q*e po*suía *l*uma dificuldade. Esse tipo de co*portamento justific* o fa*o de
</line>
<line>
que eles se *nquadrariam em uma equipe *e c*rrida, e não em um grupo *e corrida ROBBINS;
</line>
<line>
J*DGE; SOBRAL, 2010)
</line>
</par><par>
<line>
Do *e*mo modo, duran*e a* corridas de r*a, o*
</line>
<line>
participant*s *an*ava* a**ui*os de
</line>
</par><par>
<line>
áu*ios
</line>
<line>
p*ra a equipe, para saber se algué* es*ava em det*rm*nado ponto da cidad* **r* *e
</line>
</par><par>
<line>
enc*n*rarem e *az*rem um *ercu*so juntos
</line>
<line>
ou s**pl*sm**te *andavam as me*sage*s p*ra
</line>
</par><par>
<line>
diz*rem como estava send* difícil o *ercurso propo*to pelo treinador. *e acordo *om
</line>
<line>
S*NFE*ICE et al. (2017), a corrida de rua provoca e* seus participantes um estado de *ufor*a
</line>
<line>
*, consequent*mente, p*omove *ma ad*são daquel** que a praticam.
</line>
</par><par>
<line>
Das tre*e categorias l*stadas,
</line>
<line>
p*demos observar
</line>
<line>
uma *aior frequência sobre
</line>
<line>
aquel*s
</line>
</par><par>
<line>
que nor*e*v*m essa pesq*isa: * comp*rtamento pr* e pós-comp*t*ção. O comportamen*o pré-
</line>
<line>
competi*ão pre*isa ser bem trab*lhado *nt*e *s p*rti**p**tes, porque é o mo*ento em que o
</line>
<line>
suj*ito pre*isa esta* p**cologicamente e fisiolo*icamente equilibrado, p*is qua*qu*r alteração
</line>
<line>
pode fazer com que o desempenho seja comprome*i*o (SANFELI*E et *l., 20*7; SPEN*E,
</line>
<line>
*01*).
</line>
<line>
Da mesm* forma, o período pós-comp*tit*vo, po** ser um mome*to em *ue o *uje*to
</line>
<line>
comemore ma*s uma conquista, poi*, d*pois de uma longa maratona, m*ia maratona *u de outr*
</line>
</par><par>
<line>
p**curso, *ode s*r motivo de
</line>
<line>
comemor*ção c** fotos,
</line>
<line>
ví***s, áudio ou ou*ra f*rma de
</line>
</par><par>
<line>
extra*asamento (BALBINOT*I et al., 2015).
</line>
<line>
Os corredores *e rua que participa*a* da equipe puderam contri*uir positivame*te co*
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
pe*quisa,
</line>
<line>
p*i s
</line>
<line>
expressaram *aturalmente como se senti** a*t*s * depois da
</line>
<line>
co*peti***.
</line>
</par><par>
<line>
Vimo* que eles *ostrav*m mais *reoc*paçõ*s *ura*te a *ompetição. Depois
</line>
<line>
dela,
</line>
</par><par>
<line>
apresentav** receios, medos, dúvidas e a** o medo de lesões durante o percurso da competição.
</line>
<line>
Porém, o tr*i*ado* tentava minimizar tais preoc*pações por m*io de *onsel*os * *e suges*ões
</line>
<line>
aos p*rti*ipa*tes.
</line>
</par><par>
<line>
De acor*o
</line>
<line>
c*m Trucolo, Madu** e Feijó
</line>
<line>
(2008), é de *undamental importância
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
trein*dor estar *resente em todas as eta*as qu* s* **ferem à competição, *ois assi* a adesão
</line>
</par><par>
<line>
*os seus
</line>
<line>
al*no* ao espor*e e a
</line>
<line>
p*obabilidade de *xito serão grandes. Dumi*h, Domi*gues
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
G*ga*te (*008) mo*trar*m que o *reinador é uma fe*ramenta im*o*tante em qualquer t**o de
</line>
<line>
processo quando se refere ao espo**e de *lto rendim*nt* * até nível de a*adoris**.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, art. *3, *. *44-258, jun. *020 www4.f*anet.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Impacto da Rede Social na Motivaç*o para Adesão à Prática de *orri*a de Rua
</line>
<line>
2**
</line>
</par><par>
<line>
*o ana*isar as mensagens por fase co*petit*va, observamos que os participantes *e
</line>
<line>
manifestavam mais p*lo aplic**ivo no período pós-co*petitivo, q*an*o comparado com o pré-
</line>
<line>
competitivo. Este *c**do pode s*r justi*i**do p*rque, ao fin*l das *ompetições, o desejo de
</line>
<line>
divul*ar os res*lt**os, *travé* de textos, fotos e vídeos, torn* mais forte * *at*r social. *lém
</line>
<line>
disso, pare*e mais *ro*minente p*r*ue eles es*ã* j*ntos como e*uipe no local da compet**ão e
</line>
<line>
* alegria e o sucesso são d*mi*antes ness* *a*e (SA**E*ICE e* al., 2*17; BAL*I*OTTI et
</line>
<line>
al., 2015; SPENCE, 2*14).
</line>
<line>
5 CONSID*RAÇ*E* FINAIS
</line>
<line>
Ne*te es*udo, identif*camos o co*portamento *e u* grupo de corredores de rua n*s
</line>
<line>
fases p** e pós-competit*v*, utilizando o WhatsApp® *omo ferr**enta. No período *o estudo,
</line>
<line>
foi observado que, antes da *ompetiçã*, os cor**dores de *ua expr*ssav*m **segurança, medos
</line>
<line>
* traç*s de *nsi*dade. Nesse m*m*n*o, o papel do treinad*r é de s**a *mportância, pois através
</line>
<line>
de estratégias como texto*, vídeos, ima*ens, *ilmes e até mesm* r*uni**s p*d* propo*cionar
</line>
</par><par>
<line>
segurança, motivaç*es, fazendo com que os competido*es
</line>
<line>
man*enham o fo*o * *o*sa*
</line>
</par><par>
<line>
c*m*etir dando o melhor de si. **ós a *ompet*ção, os co*redores ex*ressav*m sens*ções de
</line>
<line>
conqui*ta, vitória e êxito por mai* uma corr*da con*luída.
</line>
</par><par>
<line>
Entre
</line>
<line>
as fas*s competitiv*s, foi o*s*rvado
</line>
<line>
*ue h***e maior troca d* mensagens
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
período pó*-competitivo, pois é n*sse mome*to que os *orredores expres*avam suas emoções,
</line>
<line>
atrav*s de *ensagens, fot*s e ví*eos, por ma*s u*a c*mp*tição finalizada. Foi també* nesse
</line>
<line>
m*mento que o* membros *o grupo esta*am juntos pa*a poderem interagir e d*monstrar a uniã*
</line>
</par><par>
<line>
que h* entre eles. *ensagens
</line>
<line>
sob*e enco*tro p*ra treinos ** corri*a, imagens e *ídeos
</line>
</par><par>
<line>
mo*iv**ionais * a divulg*ção dos re*ultados da corr**a foram as mais frequ**tes. Isso pode ser
</line>
</par><par>
<line>
justificado po* sere* os assu*tos mais *ratado* no **upo Wh*tsApp® durant* o *er*od*
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
estudo.
</line>
</par><par>
<line>
Até a finaliz*çã* desta pe*quisa, nã* foram enc*ntrados t*abalhos que tratassem
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
aplicativo What*App® e as s**s dinâmicas envol*en*o esse espo*te, consi*erando *s per*odos
</line>
<line>
pré e pós-co*pet**ivo. A *aio*ia *os ma**riais disponíveis na **teratura trata de comu*icação
</line>
<line>
me*iada **r com*utador ** por *elulares, mas ainda são esc**sos os estudos co* sma*tph*nes
</line>
<line>
* aplicativos de celular, em especial *om o WhatsA**®, indicando u*a lacu** na *it***tura e
</line>
<line>
a nec*ssi*ade de mais estudos *o*re o tema.
</line>
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NUNE*, E. E. M; VA*IM-ROGATTO, P. C; *ILA* BOAS, A. A. I*pacto d* Rede Socia* na
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</line>
<line>
258, jun. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
*ontribuição *os Autores
</line>
<line>
E. E. M. Nunes
</line>
<line>
P. C. Va*im- R*gatto
</line>
<line>
A. A. Vilas Bo*s
</line>
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<line>
1) c*nc*pção e pl*nejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
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<line>
2) a*álise e in*er*ret*ção dos da*os.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) *laboração do rascunho *u na *evis*o críti*a *o conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participa*ão na apr*va*ão da *e*são final do man*scrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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<line>
*
</line>
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Rev. FSA, Teresi*a, v. 17, *. 6, art. 13, p. 244-258, jun. 2*20
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www4.fsanet.*om.br/revist*
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