<document>
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<par>
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Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
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</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 6, art. 15, p. 279-294, *u*. 20*0
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.6.15
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<line>
*lementos para Compreensão da So*i*lização n* Re*igião **robrasileira **
</line>
<line>
Contempora*eidade
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<line>
Elem*nts f*r *nderstan*ing Socializ**ion i* Afrobras*lia* Relig*o* in Cont*mporaneity
</line>
</par><par>
<line>
José Bis*o M*randa
</line>
<line>
Doutorad* ** Ciências *ociais Antropo*ogia pela *ontifícia U*iversidade Cató*ic* de São Paulo
</line>
<line>
Pro*essor ass*ci*do II da U**versid*de *stadual do P*a**
</line>
<line>
E-mail: nu*ecso.uespi@gmail.*o*
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J. B. Miranda
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280
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<line>
RES*M*
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<line>
O artig* traz os **ement*s básicos para a compr*ensão ** processo de construção d*s valore*
</line>
<line>
religiosos dos infanto-j*venis *o *andomblé, *o context* de u*a *oci*dade racista, *apitalista
</line>
<line>
e hipermo*erna, e a an*lis* d*s meca*ismos de atuação do h*bitus para, *es** forma, d*svela*
</line>
<line>
o proc*s*o de s*cialização das cr*anç*s e adolescente* na sociedade con*e**or*nea, na qua* as
</line>
</par><par>
<line>
crianças * ado*escentes es*ão, por um la*o
</line>
<line>
vulneráveis na sociedade r*ci*ta (* escola,
</line>
<line>
a
</line>
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<line>
televisão, as redes s*ciais *a we*), e, por outro lado, podem cons*guir apoio *ian*e das
</line>
<line>
inst*ncias socializadoras - a famíl*a e a comun**ade. No percurso dessa investi*a**o, p*ocurou-
</line>
</par><par>
<line>
s*
</line>
<line>
*nte*de* c**o a hiperm*derni*ade
</line>
<line>
traz *ovos elemen*o* para a c*mpreensão
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
socializaç*o: * d*versidade r*ligiosa, a secul*r**a*ã*, * desconstruç*o dos modelos polí*ic*s e
</line>
</par><par>
<line>
so*iais, a pl*ralidade
</line>
<line>
*e prefe*ências sexuais, as redes sociais, dentr* *utros. Para tant*,
</line>
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<line>
pesquisou-se as teorias s*c*ais para * estudo do *a*d*mblé, especialmente a sociali*ação das
</line>
</par><par>
<line>
*r*anças e
</line>
<line>
adolescente. *esta in*e*tigação, percorreu-se, atr*vés *a
</line>
<line>
leitura b*bl*ográfica,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*rajetória *e socia*i*aç** des*e* s**eitos n*s co*u**dad*s em *u* são c*ndic*onadas
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
*a**res, pri*cípio* e ações **n*uladas aos *adrões da religião afro-b*asileira, o candomblé.
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, os e*ementos para a
</line>
<line>
compreensão *o processo de
</line>
<line>
socialização
</line>
<line>
das cr*anças
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
adolescentes no cand*mblé indi*am a
</line>
<line>
*elati*i*ação *om os diversos context** rel*giosos,
</line>
</par><par>
<line>
cul*urais e polít*cos, tornando os infanto-juvenis cando**lecistas mais tol*rantes com o mundo
</line>
<line>
no *eu ent*rno.
</line>
<line>
Palavras-Chav*: Praxeologia. Racismo. Candomb*é. Socia*iza*ão.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
The articl* brings *he basic el*ments for t*e und*rsta*ding o* the process of constru*tion of the
</line>
<line>
religio*s v*lues of child*en and adolescents i* candomblé i* the context of * racist, capita*ist
</line>
<line>
and hypermoder* *ociety and, an*lysis of the m*chanisms of action of *a*itus, a*d *hus
</line>
<line>
unveiling the pro*ess of soc*alization of chil*ren *n* *dolescents in c*ntemp*rary soci*ty, in
</line>
</par><par>
<line>
wh*ch children and
</line>
<line>
adoles*en*s *re, o*
</line>
<line>
the one ha*d, vulnerable in r*ci*t soc*ety (school,
</line>
</par><par>
<line>
t*le*isio*, social n*tw*rks on the web), on **e other h**d, can obtain su*p*rt in the fa*e of
</line>
</par><par>
<line>
*oc**lizing instance*,
</line>
<line>
b*ing these
</line>
<line>
t he
</line>
<line>
family and t*e community. *n the course o* this
</line>
</par><par>
<line>
inv*stigation, *e s*ugh* to und*rstand how hy*ermod*rnity
</line>
<line>
brings new el*ment* to *he
</line>
</par><par>
<line>
u*derstandin* of soci*liza*i*n: religious *i*er*i*y, sec*larizati*n, the deco*struct*on of poli*ical
</line>
<line>
and social models, *he plurali*y of sexu*l preferences, social n**works, among *thers. Fo* this
</line>
<line>
purpose, social theories for th* study of ca*dombl* *er* researched, es*eciall* **e soci*lizatio*
</line>
</par><par>
<line>
of children and ad*lesc*n*s. In thi* i*ve*tig*tion, *h*ough the bibliographic reading,
</line>
<line>
* he
</line>
</par><par>
<line>
trajectory ** socialization o* these subje*ts i* the co**u*ities in wh*ch they ar* conditioned
</line>
</par><par>
<line>
by *al*es, principles and actions *ink*d to the *tandards of
</line>
<line>
*he afro-bra**lian re*igion,
</line>
</par><par>
<line>
ca*dombl*, was followed. Therefore, the ele*ents f** understand*ng the *o***l*z*tion *r*cess
</line>
</par><par>
<line>
o* children an* ado*es**nts in
</line>
<line>
cand*mblé indicate relativization *it* th* different religious,
</line>
</par><par>
<line>
cultur*l and politi*al contexts, making ca*d*mb*eci*t children *nd *dol*s**nts more toler*n* of
</line>
<line>
the world around t*em.
</line>
<line>
Keywords: Praxeol*gy. *a*ism. Can*omb*é. Sociali**ti*n.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*i*a, v. 17, n. 6, art. 15, p. 279-*94, j**. ***0
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
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<par>
<line>
Ele*entos para Compreensão da Socializaç** na Religiã* *f*obrasi*eira na C*nt*mpo*a**idade
</line>
<line>
*8*
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRO**ÇÃO
</line>
<line>
No iníc*o da elaboração da pes*uisa que or**in*u *ste *rtigo se imaginav* o desafio *ue
</line>
<line>
se*ia contatar ** seus sujeit*s, as criança* e os adoles*ent*s n* c*nd*mblé em Teresin* (*I),
</line>
<line>
*or conta da dif*c**dade de *e enc*ntr*r terre*ros d* *a*domblé nes** cidad*, *endo em vista
</line>
</par><par>
<line>
seu red*zido nú*er* (SILVA, 201*). Esta dificulda*e imporia o*tra: como est*d*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*oci*lização *as cr*anças e dos ad**e**entes n* candomblé, se não e*contr*mos *s terreiro*1
</line>
<line>
ou, qu*n*o e**ontr*mos, há poucas criança* e ad*lescentes? Os p*i*eir*s des**ios se soma*am
</line>
<line>
a ou**os.
</line>
<line>
As **stância* r*sp*n*áveis pela socializ*ção das crianças * *o* adol*sc*nte* se
</line>
</par><par>
<line>
*ultiplicam * da *es*a form* as i***rtezas s*bre a forma*ão d*s
</line>
<line>
valores desses pequenos
</line>
</par><par>
<line>
seres humanos. Todo s*r hum*no é inicialmente um ser biol*gico e apresenta toda* as
</line>
<line>
características d* qualque* outro animal, cont*do, * *rocess* d* socia*ização *az incor*or*r *o
</line>
<line>
*orpo *rgânico *ess*s *erzi*hos, uma segunda e*ergia que faz p*oduz** idei**. N*sse **ntido,
</line>
<line>
o *u*do simb*lico e a linguage* si*nif*ca* o mov*me*to do corpo e a linguagem, força
</line>
<line>
si*nif**a*ora que designa*o* de cultur* (*ARAIA, 1992; BARBO*A, 1983).
</line>
<line>
A forç* do colonizador **anco eu*op*u *e imp*ndo o se* pe*s*mento s*bre os negros
</line>
<line>
e neg*as, aos í**ios e ín**as br*sileiros, c*m* ressalt* Moura (1988, *. 08) result*u e* barreira*
</line>
<line>
étnicas *a tra*e*ó*ia desse* sujeitos. A* rest*ições múltiplas impostas às v*das de negro* e d*
</line>
<line>
neg*as, í*dios e índ*as por *ssa s*ciedade produzem "[...] dificuldades em *f*rmar-se no seu
</line>
<line>
*otidiano como se*do com**sta d* cidadãos e não c*mo é *prese**ada através de est*reó*ipos:
</line>
</par><par>
<line>
co** segmentos a*ípicos, exó*icos, filhos de *m* raça inferi*r, at*v**amente
</line>
<line>
c*iminosos,
</line>
</par><par>
<line>
preguiç*sos, ocioso* e tra*ac*iro*." A consequênc*a di**o é q*e a sociedade br*sileir* não
</line>
<line>
p*oduz u* c**texto favorável para o desenvolvimento de *ráticas c*lturais *riun*as dos afr*-
</line>
<line>
b*asi*eiros, esp*cialme*te *s vin**lad*s às prática* reli*io**s. Dian*e *isso, ques*io*a-se: como
</line>
</par><par>
<line>
ocorre o processo de socialização de **i*nças e
</line>
<line>
ado*e*cent*s nas práticas reli*iosas afro-
</line>
</par><par>
<line>
br*sile*r*s, no**d*mente no candom**é?
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
epistemológ*cas. Anton*a Aguiar, *uma rep**tagem afirma qu* o nú*ero de terr*iros de umbanda e *andomblé
</line>
<line>
va*ia em t**no de 200 (ver https://180graus.com/geral/teresina-tem-200-t**reir*s-de-*mba*da-e-candomblé-
</line>
<line>
49799, acesso e* 08.07.2*18). No levantamento feito pela Prefe*tur* Mu*ici*al d* Teresin* consta 480 terre**os
</line>
<line>
(ve* **tp://www.o*tomeia.com.br/**tí*ias/cultura/*018/01/20/com*atendo-o-precon*eito-pai-de-sant*-conta-
</line>
<line>
como-*-a-vid*-em-terreiro-em-*eresina/). E* seu *rabalho de d*ssertação, *ilva (2013) confi*ma o núme*o de *10
</line>
<line>
templos de culto a*ro-bras*le**os *m Teres*na. * autora diz qu* ent*e essas casas, as de c**domblé são em número
</line>
<line>
*ed*zido.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 17, n. 6, a*t. 15, p. 279-*94, *un. 2020 www4.fs*ne*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. B. Miranda
</line>
<line>
282
</line>
</par><par>
<line>
No p*rcurs* des*a *nves**gação
</line>
<line>
*r*cu*ou-se entend** como a hipermodernid*de *raz
</line>
</par><par>
<line>
novos elementos p*r* a compreensão da soci**i*a*ão: a diver**dade r*ligiosa, a secu*ar*zação,
</line>
<line>
a d*sconstruç*o dos *odelos políticos e sociais, a pluralidade de preferênc*as *exua*s, as re*e*
</line>
<line>
sociais, *en*re outros.
</line>
<line>
Todos nó* somos i**eridos no mundo s*m*ólico *través da lin*uagem, sem e*ta não *e
</line>
<line>
conseg*e construir uma re*lid*d* e d*la particip*r (*AMATTA, 1*90). Através da linguag*m
</line>
<line>
somos socializados, de *or*a pa*ci*l, numa real*dade mult*face*ada, a religiosa, a econ*mic*,
</line>
</par><par>
<line>
a política, a sexual, * de
</line>
<line>
*ênero e ta*ta* outras dimensões que cons*ruímo* enquanto seres
</line>
</par><par>
<line>
culturais, ou seja, a *ocialização é *s*ru*ural (SETTON, 2011). *om* pensar a r*al*dade dos
</line>
<line>
infan*o-juv**i* *o campo do candomblé?
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
REFER*NCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
A *odernidade apresentou no iníc*o d* século X* seu projeto de secularização, no *ual
</line>
</par><par>
<line>
est* exp*ícito a **ver*ão
</line>
<line>
propo*c*onal: qu*nt* mai*
</line>
<line>
moderna a s*ciedad*, m*no* rel*giosa,
</line>
</par><par>
<line>
mística e e*cantada será. Co*tudo, a sociedade hipermod*r*a ap*esenta-*e ca*a vez *ais
</line>
</par><par>
<line>
espi*itualiz*d* e imbricada em teias religiosas *ue *e *ran*formam
</line>
<line>
em condi*ão vital para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
vi*a *m s*cie*ade.
</line>
</par><par>
<line>
* *nv*stigação * ref*renciada
</line>
<line>
nas
</line>
<line>
bases *eóricas em Bastide (1973), **rger e Ber*er
</line>
</par><par>
<line>
(1985), Bourdi*u (20**), *acquant (*99*), Setton (2011), Caputo (*012), Pra*di (2011). As
</line>
<line>
i*eia* da p*ax*ologia *labo*adas por Bourdieu * Wacquant trazem os p*incípi*s das
</line>
<line>
c*ntribuições dos agen*es sociais na construção soc*al da real*dade, sendo esta su* própria
</line>
<line>
traj*tór*a. Ai*da a*sim, veio à t**a a realidade i*exorável da capacidade *imbólica e* *ons*ruir
</line>
<line>
mun*os de compr*en*ão da no*sa comp*exidade, na qual a teo*iceia é uma dela* (BERGE*;
</line>
</par><par>
<line>
L**KM*N, 19*5). As c**anças não têm ace*so i**diato a
</line>
<line>
essas ideias, mas o mundo dos
</line>
</par><par>
<line>
ad*ltos apresenta-as a*ravés dos vá*ios modos d* socializaçã* e *e tornam a*ente*
</line>
<line>
*ransf*r*adore* ou reprodutores dessa r*a*i**** soci*l.
</line>
</par><par>
<line>
Os diversos grupo* sociai* co*stroem estruturas *ara
</line>
<line>
q*e *eus membros ou futuros
</line>
</par><par>
<line>
me*br*s possam *nc**por*r valores, a começar pela *ingu*g*m. Para Berger e Berger (*998),
</line>
<line>
a l*ngua*em é a primei*a *ns**tuiç*o a q*al a criança tem contato e por ela são es*rutu*ados todos
</line>
</par><par>
<line>
os *lemen*os indispensá**is *ara transform*r um ser
</line>
<line>
predisp*sto a ser humano em humano.
</line>
</par><par>
<line>
Es*es me**os autores, em
</line>
<line>
outro texto com * t*tul* Socia*ização: como ser um membr* da
</line>
</par><par>
<line>
socied*de, analisam o proce**o pelo qual *e passa desde
</line>
<line>
o
</line>
<line>
nascimento até a morte. *s
</line>
</par><par>
<line>
mecanismos descritos ap*ntam para o
</line>
<line>
controle exe*cido pelo
</line>
<line>
grupo social *a cria*ça e pela
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *e***ina, *. 17, n. *, art. 15, p. 2*9-294, jun. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Elemento* pa*a Compreensão da Socia*iz*ção na Religião Afrobrasile**a na Con****o*aneid*d*
</line>
<line>
283
</line>
</par><par>
<line>
*ociedade. Con**do, as tran*formaç*es soci*is, *ulturais e tec*ológicas têm modificad* o
</line>
<line>
cont*xt* da socialização * disponi*i*izado *utras instânci*s e valores para competirem com os
</line>
<line>
da c*muni*ade n* qual a *ria*ça nascera. É *este con*ex*o que se torna comple*o debater o
</line>
</par><par>
<line>
processo de so*ial**ação de cria*ças * de ad*le*c*n*es n* c*ndomblé, tend* em vista
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
esp**ifici*ade ** grupo e de se*s valores.
</line>
</par><par>
<line>
*esta investiga*ão perc*rremo* através da leitura bibliog*á**ca a traje*ória d*
</line>
<line>
sociali*ação *e *rianças e de adolescentes de *om***dades que são condic*onadas por valores,
</line>
<line>
p*i*cípios e *ções vi*culad*s **s p*drões da *eligiã* africana, o ca*domb**. *ão foca*izaremos
</line>
<line>
uma insti*uição. Os *ujeitos desta p*squis* s**ão as crianças e o* adole*c*ntes alcançado* pela
</line>
</par><par>
<line>
bi*liografi* documental acess*vel para análise. Nesta leit*ra atenção estará voltada p*ra a a
</line>
<line>
forma de in*erção d*stes su*eit*s na religião, s*us ri*u*is, confl*tos com a sociedade la*c*, plural
</line>
<line>
* líqu*da.
</line>
<line>
* METODOLOGIA
</line>
<line>
O qu* é o candomblé? Segun*o Pran*i (2001), é u*a r*ligião afro-brasileir*, de
</line>
<line>
tradi*ão io*u*á, jeje-na*ô, de cu*to a*s orixás e divindades m*n*re* que dirig*m a vi*a dos
</line>
<line>
h*mens e das mulheres. Para H*nr*que Cunha Ju*i*r (apu* ARAÚJO, *01*), as r*ligiões da
</line>
<line>
base afr*cana como o candom*lé têm a finali*ade de preservar * equilíbrio da *a*ureza.
</line>
</par><par>
<line>
O Candomb*é é uma relig*ão m*noteísta, m*s, dev**o aos cultos aos
</line>
<line>
orixás e à*
</line>
</par><par>
<line>
divindade* menor**, no se*so comum, pode
</line>
<line>
p*ssar como uma p*ática religiosa
</line>
<line>
politeísta,
</line>
</par><par>
</page><line>
desc*ntrada nos orix*s. Para Caputo (2012), o candomblé é uma cultura qu* *oi c**struída pela
</line>
<line>
tradição *ra*, *ela n*rrativa das lendas (VERGER, 2009; BASTIDE, 1989), consequentemente,
</line>
<line>
não p*ss*i *enh*m documento es*r*to em seus *rim*rdios, apesar de terem vários estu*os em
</line>
<line>
nosso país.
</line>
<line>
O candomblé é u*a reli*i*o *ue afirma o *un*o, reorganiza seus v*lores e reve**e
</line>
<line>
de esti*a *uitas das c*isas **e outras religiões c*n*ideram más [...]. O iniciado não
</line>
<line>
*em q*e internalizar valores di*eren*es daqu*les do m*ndo em que vive. Ele aprende
</line>
<line>
os ritos que tornam a vida neste mundo mais f*cil e segura, plena d* possib*li*ades,
</line>
<line>
d* b**-es*ar e *razer (PRANDI, 1997, s/p).
</line>
<line>
A escolha do C*ndom*lé para inv*sti*aç*o *ão é a toa. Além das diferenças *om o*t*as
</line>
<line>
*ráti**s r*ligiosas de c*ráte* *ristão, *obressa*m-s* os val*res que devem ser inter*o**zados
</line>
<line>
pelos inic*ado*. Como descr*to na citação acima, o que i*po*ta * o equilíbrio com a natu*eza e
</line>
<line>
a con*equente fe*icidade neste mundo. A família t*m pap*l indi*pen*ável no acess* *as crian*as
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina *I, v. 17, n. 6, art. 15, p. 2*9-294, jun. 2020 *ww4.fsa*et.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. B. M*randa
</line>
<line>
284
</line>
</par><par>
<line>
e dos adole*cent*s à* e*peri*nc*as religiosas, com* diz Rab**o (200*, p. 178) ao **irmar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
relação *nt*e a s*ci*liza*ão p*imá*ia e a secu*dár*a, no caso espec*fic* da religião.
</line>
</par><par>
<line>
Po*e h*ver uma forte co*cordânci* entre as duas *o*ializações co*o nos casos em que
</line>
</par><par>
<line>
co*teúdo* religiosos int*gram a educação das c**anças e *dole**entes na fa*ília,
</line>
<line>
*a qu*l as
</line>
</par><par>
<line>
ge*ações mais *elh*s co*stituem agentes imp*r*ant*s na **rmaç*o r*lig*osa das ger*çõe* mais
</line>
</par><par>
<line>
n**as, em q*e o percurso *e soci*liza*ã* *a instituição re***iosa
</line>
<line>
*ostra-se c**o um
</line>
</par><par>
<line>
desdob*amento
</line>
<line>
gradativo d* reali*ad* a*reendi*a ** socializ*ção primá*ia, servind*-se de
</line>
</par><par>
<line>
sensibilidades e dispo*ições *dquirida* *esse p*im*iro aprendizado e a*plia*do-as *a direção
</line>
<line>
da f*rm*ção da identidade *eligiosa.
</line>
<line>
Para cap**rar esta realidade, *ão neces*ários *studos pr*cursores, como f*ram
</line>
<line>
destacados, * *eve-se estar an*orad* n**a ab*r*a**m qu* per***a observar os suj*itos a partir
</line>
<line>
de sua rela**o subjetiva às s*as relações e*truturai*. Neste s*ntido, a atit*de do pesquisador é
</line>
<line>
norte*da pela abord**em praxeologia social *ue, segundo Wacquant (1992, *. 07):
</line>
<line>
[...] e**olve co*juntamente uma abor*agem estruturalista e o*tra construtiv*sta. *um
</line>
<line>
prim*iro momento, ela *e**ra as repres*ntações do senso comu* de modo a construir
</line>
</par><par>
<line>
as estruturas objetivas (espa*o *osições), distri*uição dos rec**s*s s*cial**nte a
</line>
</par><par>
<line>
eficientes que d*fi*em as
</line>
<line>
pressões exteriores *ue tê* peso nas int*rações * n*s
</line>
</par><par>
<line>
representações. Num segundo *om*nto, esta prax*ol*g*a reintro*uz a experien**a
</line>
<line>
imed**t* dos agentes d* modo a explicitar as cate*o*ias *e perc**ção e apreciação
</line>
</par><par>
<line>
(disposições) q*e es*rutur*m as s*as açõ** a *artir do interior e estruturam as
</line>
</par><par>
<line>
repr*s*ntações (t*madas *e *ecisões).
</line>
</par><par>
<line>
*s*a forma de *erceber/olh*r/observa* o cotidia*o possibilita a visua*iza*** *o campo
</line>
<line>
e *abitus. O prim*iro *ra* a compreensão da soci*dade g**al e específica (de grupos soc*ais), a
</line>
</par><par>
<line>
noção
</line>
<line>
de
</line>
<line>
concorrênc**s entre *s agent** e *a* pressões ext*riores, o* seja, a *s*ru*u*a; o
</line>
</par><par>
<line>
segun**, o habitus, apree*de *s aconte*imentos e valores no âmbito d* ind*víduo, *a *ea*idade
</line>
<line>
(experiênc*a) *mediata.
</line>
</par><par>
<line>
A e*colha de
</line>
<line>
"micr** socied*des"
</line>
<line>
para * **tudo tem sido
</line>
<line>
*a**e da **tod*logia
</line>
</par><par>
<line>
antropoló*ic*, como diz Eun*ce Durham (1986, *. 21):
</line>
<line>
Investigando esses \ped**os da so*i*dad*\, as *omunidades, como se fossem al*eias
</line>
<line>
indígenas, era possível uti*i*ar os méto*os de obser*ação particip*nte, documen**ção
</line>
<line>
censitária, *istórias de vida, *nt*evis*as dirigidas, etc., formulando u* r*trato
</line>
<line>
multidimensional da vida socia* e inte*rando o estudo *a* *anifestações *ul*urais *
</line>
<line>
*n*lise de se* substra*o social e e*onômic*.
</line>
<line>
* met*d*logia da esco*ha d* "pe*uena sociedade" não **gnifica que ela te*ha que ser
</line>
</par><par>
<line>
empíri*a, mas que o
</line>
<line>
alc*nce des*ja*o desta pesq*isa, a*esar de utilizar * bi*liografia que
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 17, n. 6, *rt. 15, p. 279-294, jun. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*em*ntos para Compreensão da Socialização na R*ligião Afr*brasil**ra na Contemporaneidade
</line>
<line>
2*5
</line>
</par><par>
<line>
d*screve outras *e*lida*es * teorias, é * social*zação de cria*ç*s e adoles**ntes *o candombl*,
</line>
<line>
recortada *e*as aná*ise* de documentos de *ontes secu*dárias. Por o*tro *ado, a antropologia
</line>
<line>
não significa empiri*mo e *em etnografia, como diz Lévi-Strauss, o partic*larismo p*r *i só
</line>
<line>
não e*p*ica os fa*os sociais (LÈ*I-STRAUSS, 1**6).
</line>
<line>
4 RESUL*A*OS E D*SCUSSÕES
</line>
<line>
A so*ialização é f*nômeno o*servado nas sociedades hum*nas e a antropolog*a e s*us
</line>
<line>
*ntropólogos têm con*truído *tn*gr*fi*s que desvelam esse aspecto d* c*ti*iano. A
</line>
</par><par>
<line>
so*ialização é constituí*a de *itu*i* através
</line>
<line>
dos q*ai* a socied*de inse** seus mem*r*s
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
mundo si*bólico. Campbel (1990), a**ropólogo am*ricano, em sua o*ra O po*er d* Mito, ao
</line>
<line>
descrever a socied*d* ameri*ana *os anos 60, afir*a qu* ela estava pe*dendo * *apa*i***e de
</line>
</par><par>
<line>
s*cia*i*ar su*s crianças e adole*cente*, uma vez que os valores
</line>
<line>
daquela sociedade não *ram
</line>
</par><par>
<line>
a*ra*ivos para aquel* geraçã* e, nesse *aso, *s r*tuais de socializaç*o eram *eitos por agências
</line>
<line>
marginalizadas que *roduziam valores diferentes e *m con**ito com a ordem social vigente.
</line>
<line>
S*guindo o raciocínio de Geertz (1999), em sua obra A inte*pretação das c*ltura*, pod*-
</line>
<line>
se af**ma* que * *ultura é *sse imbri*ado de teias que envolve e produz o homem cultural. Cohn
</line>
<line>
(200*, p. 19) diz que a c**tura * aquilo que con*orma. E o que os conforma é uma lógic*
</line>
<line>
parti**lar, um sist*ma si*bólic* *cion*do pelos atores soc*ais a cada mom*nto para dar sentido
</line>
</par><par>
<line>
a suas exp***ências: "[...] é aqu**o que
</line>
<line>
faz com que as pessoas *o*sam vi*er
</line>
<line>
em soc*ed*de
</line>
</par><par>
<line>
compartilhando sent*dos, porque eles são formados a par*ir de um me*mo si**ema simbólico"
</line>
<line>
(d*staque nosso).
</line>
<line>
Zygmunt Bauman (201*, p. 22-23) afir*a que a cultura em si * um agente da ord*m e
</line>
<line>
** desordem, send* essa característica * garan*ia de *ua per*etuação.
</line>
<line>
[...] a cultura como t*n*e a ser vista agora, é ta*to um agente da desordem quant* um
</line>
<line>
*nstrumento *a ordem; *m fator tanto de enve*he**mento e ob*ol*scência qu*nto de
</line>
<line>
*temporalidade. O trabalho *a *ul*ura nã* co*siste tanto *m sua autoperpetu**ão
</line>
<line>
q*a*to em garan*ir a* condições p*ra futuras experimen*açõ*s e mudanças.
</line>
<line>
A *oção d* c*ltura não é tomada aqu* com * perspectiva de padronização * de
</line>
</par><par>
<line>
en*ur*cimento *o real. A part*r
</line>
<line>
di s s o, a
</line>
<line>
visão *do*ada *qui não tom*
</line>
<line>
as *r*ança* e os
</line>
</par><par>
<line>
adolescentes
</line>
<line>
como um ser *as*ivo *iant* d*s
</line>
<line>
adult*s de seu proc*sso e
</line>
<line>
de so*ializaç*o, *o
</line>
</par><par>
<line>
contrári*, *bserva-se,
</line>
<line>
como
</line>
<line>
*iz Cohn (p. 20):
</line>
<line>
"[...] agora el*s o são no se*tid* *e atuar
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
sociedade recr*ando-a a t**o o moment*. S*o a*ores nã* p*r se*em intérpretes *e um papel que
</line>
<line>
não criaram, mas por criar*m se*s papéis enquanto vive* ** soc*edad*".
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* P*, v. 1*, n. 6, art. 15, p. 279-294, jun. 2020 www4.fsanet.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. B. Miranda
</line>
<line>
286
</line>
</par><par>
<line>
A antropol*gia desvelo* que o *roc*sso de socialização não é *penas * incu*cação de
</line>
</par><par>
<line>
*adrõe* únicos, mas *pon** para * capaci*a*e d* "p*neira"
</line>
<line>
*om fu*os pe*uenos de filtrar,
</line>
</par><par>
<line>
penei**r
</line>
<line>
valo*e* plurais para *
</line>
<line>
consciê*cia das cria*ças e dos ad*lescentes. Neste sentido,
</line>
</par><par>
<line>
d*staca-s* as t*orias da *ocial*za*ão, a const*utivista e a rep*odução interpretati*a. Na p*imeira,
</line>
<line>
*s crianças e os a*olescentes que se apropr*am da so**edad* e fa*endo sua própria **terpretação
</line>
<line>
do mundo; na segund*, "[...] as cri*n*as e os adolescentes neg**iam, comparti*ham e criam a
</line>
<line>
cultura com adultos e entre si [...]" (C*RSARO, 2011, *.*1).
</line>
</par><par>
<line>
O foco deste e*tu** é a socialização *as crianças e
</line>
<line>
d*s *do*es**nt*s pra*ica*tes
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
cando*blé, t**do em vist* a *nc*rporação de va*or*s he*erogêneos nu*a sociedade pluralista
</line>
</par><par>
<line>
e *ipermodern*. A hipó*ese é a segui*t*: as cria*ças e os
</line>
<line>
adolescen*e* socializados no
</line>
</par><par>
<line>
can*o*blé inc*rporam va*ores e pad*ões r**igi*so* e so*i**s plurais constit*indo um habitus
</line>
</par><par>
<line>
qu* negocia sua r*lação d*ante de
</line>
<line>
uma **ciedade pluralista, hiper*oder*a e la*ca, ten*o em
</line>
</par><par>
<line>
v*sta a fragilidade d* n*ção do absolu** e, por sua ve*, o f*rtaleciment* da a*i*ude ** relat*vizar.
</line>
<line>
Para Stela Guedes Caputo, a *nteriorizaç*o de va*o*e* pode ser observ*da j* *o p*ocesso
</line>
<line>
de iniciação no candombl*:
</line>
<line>
Para ser iniciad* no Ilé Omo Oya Le**, o temp* de recolhim*nt* no Hunko é o
</line>
<line>
mes*o par* adulto*, crianças e adole*ce*tes. Ao todo são *7 dia* *e re*lusão
</line>
<line>
to*al que com*çam a **r co*tados no moment* da entrada até ** dia da fest*
</line>
<line>
da saída [...] é nesse recolhimento *ue oco*re* as ba*es dos ensi*ame*tos do
</line>
<line>
cando*blé, e onde a p*ssoa se inicia tam*ém será o*serva*a e **ientada a fim
</line>
<line>
de a*re**er a c*ntrolar as man**estações de s*u santo. (CAPUTO, 2012, p.
</line>
<line>
7*)
</line>
<line>
Ao ent*ar em con*ato com esse* sentidos *preendid*s através da *ultu*a, o *ndiv*duo não
</line>
<line>
*ó os **ren*e * co* eles se id*nti*ica como tamb*m é modelado por eles. Ao ser iniciado no
</line>
<line>
Ca*domb*é, tanto a criança como o adulto *ass** * dar sentido a*s elementos que constitui a
</line>
<line>
sua prática religiosa. O terreir* passa a ser u* luga* sagr*d* de *ulto aos orixá* e, em especi*l,
</line>
<line>
ao se* *rixá, p*is é el* que c*ordena a sua vivência. Os se*tido* e signif**ados são repassados,
</line>
<line>
n*sse c*so específ*co, *ela mãe ou pai de santo *ue coordena a *nic*ação *o novo fiel.
</line>
<line>
Na soci*l*zação como um process* de in*eriorizaçã* e exterioriz**ão de valores, parte
</line>
<line>
desses **lor*s é oriunda *a re*lidade o*jetiva, que *esignamos com* e*trutur*, e o*tra parte é
</line>
</par><par>
<line>
con*tit*íd*
</line>
<line>
p*r i*eias subje*ivas. Essa* sã* sin*etiza*as *o *rocesso mental do agente, que
</line>
</par><par>
<line>
chamamo* de **bit*s. *sse processo não *corre des*ocado d* seu contexto social, como diz
</line>
<line>
Bourdieu (2008, p. *7):
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *7, n. 6, art. 15, p. 279-294, *un. 2020
</line>
<line>
www*.f*ane*.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ele**nto* pa*a Co*preensão da S*cia*ização ** Religi** A*robrasileira na Contemporaneidade
</line>
<line>
287
</line>
</par><par>
<line>
[...] convém reto**ar ao princ*pio u*ificad*r e gerador das *ráticas, o* se*a, ao **bitus
</line>
<line>
de *lasse, co** forma incorporada da condiç*o de classe e dos co*dicionamentos em
</line>
<line>
qu* ela *m*õe; porta*to, construir a classe objetiv*, *o*o conj*nto d* *gentes
</line>
<line>
si*uado* em condições ho***ên*as de ex*st*ncia, i*pondo condici*name**o
</line>
<line>
homogê*eos e produzin*o si**ema* d* dis*osições homogêneas, próprias a en*end*ar
</line>
</par><par>
<line>
*rá*icas se**l**n*es, além
</line>
<line>
de possuí*em um conjunto de *r***i*d*des com*ns,
</line>
</par><par>
<line>
prop*iedades objetivad*s, às vezes, gar*nt*das juridicamente - por exemplo, a *osse
</line>
<line>
de bens ou poder*s - ou incorporad*s, *ai* como os habit*s de classe - e, em
</line>
<line>
;par*icular, os si*temas *e esquema* *lassificatór*o*. (dest*que* do autor).
</line>
<line>
As **i*nças e os ado*escentes e*tão *e*ca*os por lin**agens, v*lores e p*in*ípios, em
</line>
<line>
um pr*meiro in*tan*e de *xperiên*ia com a família, em seguid*, com sua com*nidade, com a
</line>
<line>
e*co*a, com as *edes sociais e *nterc*mbios *as*ai* que po*em fixar **ntido. Ne*se contexto, *
</line>
</par><par>
<line>
homogeneidade reivind*ca*a pela
</line>
<line>
ex*eriên*ia com*nit*ria perde *orç*
</line>
<line>
na medida e*
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
noçã* d* com*a**il*amen*o **s ag*ntes é amp**ad* para sua comunidade *e *ntercâm**o, até
</line>
<line>
m*smo co* *s redes sociais.
</line>
<line>
O sis*ema de disp*sições tem * tendência cons*rva**ra, devido ao seu filtro na
</line>
<line>
experiênc*a. C**tudo, o cotidian* coloc* os agent*s numa reali*ade plural, então, os valor**
</line>
<line>
d*vergente* incorporado* ficam numa esp*cie de *ecalque, mas, depende*do da si*u*ção *ivida,
</line>
</par><par>
<line>
eles
</line>
<line>
vêm à tona e pr*voc*m tra*sformaç*o na r*ali*ade s*cial. Logo, a socia*ização é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
prod*ção
</line>
<line>
d* um referente *r*cár*o utilizado p*ra *laboração
</line>
<line>
das p*ática* *á**cas de
</line>
</par><par>
<line>
sobrevivênc*a, podendo essas se*em am*liad*s em decorrência da com*lexi*ade da vida que se
</line>
<line>
apres*nta (MIRANDA, 2018).
</line>
<line>
*s*as proprie*ade* objet*vad*s e incor*oradas co*stituem o sistema *e disposições, mas
</line>
</par><par>
<line>
são fo*tale*idas pela
</line>
<line>
dupla l*gica
</line>
<line>
do
</line>
<line>
envelhecime*to e da inova*ã*, ou seja, *s dis*osições
</line>
</par><par>
<line>
*ociai* interioriza*as na so*ializaç*o primária são a ba*e de n*gocia*ão com a realidad*
</line>
<line>
complexa e, ape**r de tender para su* reprodução, não se pode *egar * imp*lso intrínseco de
</line>
<line>
alterar o padrão vigente (BAUMAN, 2012).
</line>
<line>
No cenário *ipermo*erno, aqu* e*tendido como sendo o con*ex*o socia* caract*rizad*
</line>
</par><par>
<line>
p*lo soft**re
</line>
<line>
no qual as r*lações so*i*is são fl*ídas, desengaj*das, sem compromisso, as
</line>
</par><par>
<line>
**st*tu*ções sociais d**putam entre si *s agent*s a p*rtir da *fetação desses agentes. N* pla*o
</line>
<line>
pol*t*co, as *r*gi*idades das narr*tivas de um projeto polít**o s*cial, de um* visão *e mu*do,
</line>
<line>
tornam a con*truçã* de alte*nat*vas q*e podem mobi*iz*r subjeti*id*des, vont*des e ide*tidad*s
</line>
<line>
ma*s difíceis.
</line>
</par><par>
<line>
P*ra S*tton (*0*2, p. 61), o conceito de habitus poss*bilita tratar
</line>
<line>
das nov*s
</line>
</par><par>
<line>
co*figurações ex*stentes na contemporanei*ad*, uma vez que relaciona *s condicionamento*
</line>
</par><par>
<line>
externos (estrutu*a*s) e os condici*na*ento subjeti*os, *antendo as es*e*if*cid*d**,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d*pender *o con*exto das duas instâncias.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T*resina PI, *. 17, *. 6, art. 15, p. 279-294, jun. ***0 **w4.fs*n*t.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
No início da déc*da de 70, no Bra*il, os i*telectuais, esp*cialm*nt* o* da *duc**ã* *o
</line>
<line>
recepcionare* o livro A reprod*ção, fiz*ram o enq*a**amento das ideias de Bour*ieu como
</line>
<line>
reprodutivist*s, que n*o p*ssibilitava a alternativa da ação transformadora (CATAN*;
</line>
<line>
C*TANI; PERE*RA, 2*01). A *ompre*n*ão *a categ*ria de habitus era limit*da a *epro**zir
</line>
</par><par>
<line>
os cond*cion*men*os
</line>
<line>
t*adicionais ad*quados à ordem soci*l. *lém disso, a abordagem
</line>
</par><par>
<line>
praxe*lógica repr*sentava *m **gar di*eren*e do pensamento mar*ista. * *ato é que ** *ovas
</line>
</par><par>
<line>
catego*ias, * de habitus a *
</line>
<line>
de
</line>
<line>
campo trouxeram *lementos de
</line>
<line>
imprevisibi*idade, de não
</line>
</par><par>
<line>
determ*n*ção, apesar de reconhecer*m a força dos con*icio*ame*tos est*uturais.
</line>
<line>
O conce*to de habitus se apresenta **b*l*t*do para pens*r a co***itui*ão ident*tária n*
</line>
</par><par>
<line>
hiper*oder*idad* p*r re*aci*nar coisas interiorizadas e ser co**icionado
</line>
<line>
pelas coisas
</line>
</par><par>
<line>
ex**riorizadas, por se enquadrar numa perspectiva de condicio*a*ent* móvel, flexível, volátil
</line>
<line>
e tend*r a depender *o con*exto p*ra * *ransfo*mação so*ial.
</line>
<line>
*ens*r dessa for*a a* comunidades d* *andomblé, é pens*r as inúmeras questões e
</line>
<line>
particu*aridades *ue envolvem tal prátic* reli*i*** e os seus múltiplos *rocesso* identit*rios,
</line>
<line>
desd* a d*áspora a*rica*a até os dias atu*is, quando negras e negro* e, de um *odo ger*l, t*da*
</line>
<line>
aquel*s pes*oas qu* praticam candom*lé sofrem p*e*onceito e discrimi**ção e, muitas vezes,
</line>
<line>
são excluídas da pr**ria *ociedade. P*ns** o candomblé n* Brasil * *ensar a população negra,
</line>
<line>
es*r**izada, mar*inalizad*, discrimin*d* e o preconceito, mas é também pensar as c*nstruções
</line>
<line>
e reestrutura*ões p*las quai* **l prá*ica religiosa pode passar, pa*a se af*rmar enquanto religião
</line>
<line>
e enquanto p*rte da cultura brasil*ira.
</line>
<line>
Apes** de existirem as tran*formações *oc*oculturais no candomblé, persiste o
</line>
<line>
pr*c**ceito co*tra as p*á**cas *ulturais a*ro-br*sileiras, especialmente aos *eus rito* de **en*a.
</line>
<line>
Nest* caso, como imaginar crianças * adolescen**s n* process* de socializaç*o no ca*do*blé
</line>
<line>
no con*e*to de uma s*c*e*ade hiperm*derna e branca?
</line>
<line>
Com o des**cam*nto do tempo e do espaço, a* co*exões que p**e*ram * *t*vida*e so*ial
</line>
<line>
en*o*tram outros contextos *e presença, *u se*a, *ormulam n*vas c*nfiguraçõe* e, portant*,
</line>
<line>
novos sujei*os. * essa é uma marca do período c*amado de **ntemporaneid*d*, que tem como
</line>
</par><par>
<line>
elemento c*ntral a c**tura na constit*ição
</line>
<line>
da subjetividade e identidad* do sujeit*, como
</line>
</par><par>
<line>
i**ivíduo e *omo ato* soci*l (**TTON, 2005).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eres*na, v. *7, n. 6, *rt. 15, p. 279-29*, j*n. *020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*lementos para Compreensão da Socialização na Reli*ião Afrobr*sil*ira na Contempo*a*eid**e
</line>
<line>
2*9
</line>
</par><par>
<line>
* desaf*o é pensar os processos soc*alizadores num universo cultu*al plu*al
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
diver*i**c*do. *o*p*eender a socialização a **rti*
</line>
<line>
de uma *ova orde* sociocult*ral que
</line>
</par><par>
<line>
*ormul* nos sujeitos u*a multiplicidade de elem*ntos que *e torn*ram, por meio das pe*cepções
</line>
<line>
subj*tivas, *m* reali*ade ***etivada, por ma*s dinâmica q*e ela seja. É *ssa multiplicidade *e
</line>
<line>
elemen*os que pr*move um processo m*is intenso de experiênc*as e *e referência* iden*itárias.
</line>
<line>
P*ns*r a *oc*alização no candomblé enqu*nto um p*ocesso de f*rmação i*entitária é
</line>
<line>
*ensá-la enqu*nto pedagogia, na qual s*o incorporados *alor*s, rituais e *renças de um p*vo,
</line>
<line>
por *eio d* uma aprend**agem p*la oralida*e e exper*ên**a.
</line>
<line>
Podem*s afirma* que o terr*iro é por excelê**ia o espaço da pedago**zação do
</line>
<line>
Candomblé, onde se apren*e a vi*er segu*do as prá*icas da *om**idade *eligiosa,
</line>
<line>
con*e*en*o s**s preceitos, tecendo e *pr*fundand* os víncu*os com a fa*ília-de-
</line>
</par><par>
<line>
sa*to. Essa pedagogização está profundament* ligada a** rituais de inicia*ão,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
também à qu*stão da s*niorid*de, ai*da que eu esteja *e re**rind* aqu* a u* univ**so
</line>
<line>
em transformação. (O**VEIRA, 2014, p .4)
</line>
<line>
O trabalh* é feito em *orno ** univ*rso soc**l da *riança, no qual os estudos q**
</line>
<line>
envolvem crianç*s tê* gan*ado *ada vez mais espaço na discussão ant*opológica, ** mesma
</line>
</par><par>
<line>
forma *ambém
</line>
<line>
**e s* te* **ltado a ate*ção *ara o debate em torn* d*s processos de
</line>
</par><par>
<line>
apren**zag*m.
</line>
</par><par>
<line>
O te**eiro é *m espaç* d* aprendizagem para todos do **ndo*blé, especialmente para
</line>
<line>
crianças e **ol*sc*ntes, c*mo be* r*la** Oliveira * Al*ira*te (201*) e O*iveira (20*4, *. 6)
</line>
</par><par>
<line>
[...]pode-*e per*eber que o proc**so
</line>
<line>
de peda*ogização d* criança no *andomblé
</line>
</par><par>
<line>
com*ça desd* cedo, quando os *eu*es d*finem que determinada *riança será **ã, o
</line>
<line>
que implica ** *onstrução de uma ou*ra relaç*o com o próprio **rpo, dado a
</line>
<line>
*m*o*s*bilida*e *e entra* n* trans* cara*terístico do Cand*mbl*, *ivenc*ado pelos
</line>
<line>
gir*ntes. No espaço do terreiro se a*rende o que é ser um ogã, po* me*o da observação,
</line>
</par><par>
<line>
e da e*periênc** corp**al, o
</line>
<line>
que viven*iado
</line>
<line>
no se*o de *ua famí*ia-de-santo, qu*
</line>
</par><par>
<line>
con*titu** t*adicion*lme*te a u*idade social d* cultura de um terreiro, cujas *ela*ões
</line>
</par><par>
<line>
p*dem se s*brepor, ou não,
</line>
<line>
ao* laços san*uíneo*. As criança* circulam l**re*e*te
</line>
</par><par>
<line>
pe*o terreir* e*qua*to as *tividad*s *ituai* ain*a não se iniciaram, e o qu* parece n*o
</line>
<line>
ter muita relevân*ia para os *d*ltos, em verdade, d* *eu p*nto *e vista, é fu*dam*ntal
</line>
<line>
p*ra a construção d* pessoa, e para a aprendizagem da* crianças, que no at* de circular
</line>
<line>
pelo terreiro experimentam a multip*icid*de simb*lica existen*e n*quele espaço.
</line>
<line>
O cont*to con*tante da criança e do ad**esce*te com os outros *deptos e a sua l*v*e
</line>
<line>
circu*ação no terreiro f*zem *om que o corpo dess*s infan*o-juvenis encontre um lugar para o
</line>
</par><par>
<line>
s*u corpo
</line>
<line>
nos vá***s movimen*os e *unções no Ca*domblé. E essa é uma ad*p**ção que *e
</line>
</par><par>
</page><line>
prol**ga por um* vida. Como *iz Ca**to (2*12, p. 66):
</line>
<line>
Ao s*r i**ciado no Candomblé, o i*diví*uo inicia uma nova vid* que será *nteira*ent*
</line>
<line>
dedicada ao Orixá, de**a f*rma um novo processo de institucionalização é imposto ao
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 17, *. 6, art. 15, p. 279-294, jun. 202* www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. Mir*nd*
</line>
<line>
290
</line>
<line>
indivíd*o. Pois o mesmo terá que construir uma nova reali*ade, tudo em sua vida irá
</line>
<line>
mudar. Sua no** vida passa a se* *egi** pe*o Orixá, *ue definirá toda* as *uas r**ra* e
</line>
<line>
condutas.
</line>
</par><par>
<line>
* relação **m o co*po p*s*a * ser *ef*nida c*m
</line>
<line>
s*u *rixá, n*sse caso, leque o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
obrigações pas*a a ordenar a *omida, o *estir, os cui*ados com o *orpo. Com isso, o sujeito
</line>
<line>
deve s* pe*mitir deixar p*ra t*ás t*d* a v**a que tin*a e *omeçar um* nova vi*a no sant*, pois
</line>
<line>
o seu cor*o passou * ser mora*a *e seu Orixá.
</line>
<line>
Um *ovem relata par* Caput* (*012, p. 80) que *eve sua *niciação logo na infância *
</line>
</par><par>
<line>
m*s*ra
</line>
<line>
como * realidad* objetivada em sua v**a
</line>
<line>
d*ntro d*s t*r*eiros pode repre*en*ar um
</line>
</par><par>
<line>
e**ilíb*io *este mu*do: "Eu me sint* bem **ui nessa vida de co*unidade. Me do* bem c*m
</line>
<line>
to** mundo, todo m*ndo gost* d* mi*. Aprende*os *u* nossa c*beça é a m*rada do *rix* e
</line>
<line>
não de*emos fazer nada que faça mal a noss* cab*ça ou ao nos*o cor*o. "
</line>
<line>
A *n*ciação * a *id* dedi*ada ao *rixá lhe impulsionam um conjunto ordenado de ações,
</line>
<line>
ou seja, u*a *ondut* institu*ional que é d*tada de r*gras de ação. Tal conduta é frut* *o
</line>
<line>
proce*so soci*lizador qu* **l *riança *assou e cont*nua a p*ssar mesmo na v*da adulta, *ois os
</line>
<line>
processos de so*ializaçã* n*o se encerram na infância, *les contin*am du*ante toda a existência
</line>
<line>
hu*ana. V*le r*ss*ltar dessa forma que esse processo de inst*tuciona**za*ão que ocorre den*ro
</line>
<line>
da s*cializaçã* não oc*r*e somente no seio re*igio*o, ele est* pres*nte *m todas as inst**uiç*es.
</line>
<line>
*s ex*eriên*ias d*s c*ndo*blec*stas são construídas ** enfrentamento do pre*oncei*o
</line>
<line>
e da *iscrimina**o. Nesse s*nti*o, **puto (*012, p. 201) p*d* n** dar un* cená**os b*sta*te
</line>
<line>
claros de como *s valores *strutu*a*s entra* em c*nflito c*m *s biografia* *ndividua*s. * ne*se
</line>
<line>
c*so esse conflito é permeado d* o*tr*s e*ement*s que são: * int*lerância e o prec*nceito.
</line>
<line>
J*ilson do* Santos aos 12 *nos d*zi*: "sou Amúsian, mas n* escola eu não digo **e
</line>
<line>
so*." Oito anos depois, ao entrevi*ta* *ovam*nte Jailson, ele me diz que *unc* *e
</line>
<line>
sentiu discrimi*ado na escola, " a nã* ser aquele pre*onceito no*mal". Co*o assi*
</line>
<line>
*reconcei*o normal? Pergun*o. " De *e chamare* de m**umb**ro e de acharem que
</line>
<line>
*acumbe*ro s*mpre est* pront* p*a fazer * *** para alguém" Pa*a Jailso*,
</line>
<line>
"anti*a*ente" o p**conce*to era ma*or. Pergunto como é que ele verifica isso e e*e
</line>
<line>
respo*de. " N*o f**o *ue sou de candomblé. *e *inguém souber, ninguém discrimina.
</line>
<line>
Pensar a socialização das crianças * dos a*o*e*centes ** c*ndomblé *um *on*e*t* de
</line>
<line>
moderni*ade líquida é considerar a fragilidades das inst*ncias s*c*alizadoras, a pluralida*e de
</line>
<line>
alternat*vas **e *e apresent*m ao* infanto-juve**s, a pe*c* da força coercit**a *a *omun*dade,
</line>
</par><par>
<line>
mesmo a
</line>
<line>
relig*osa, e c*mpreender as *núm*ras iden*ificaç*es
</line>
<line>
que a pes*oa pode *arregar,
</line>
</par><par>
<line>
*esmo que aparentemente
</line>
<line>
contr*ditó*ias. Esse cont*x** pode r*sultar em experi*ncias
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 17, n. 6, art. 15, p. 279-*94, j*n. 2020
</line>
<line>
www4.fsane*.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
El*mentos para Com*reensão d* So*ial*zação na R*li*iã* Afrobrasileira na Con*emp*rane*dade
</line>
<line>
29*
</line>
</par><par>
<line>
r*ligiosas efêmeras ou / e sim*ltâneas, *em *ue pe*c*m a intensidade *e serem vi*idas de forma
</line>
<line>
v*rdad*ira.
</line>
<line>
O relato de jails*n traz à tona o c*ntexto da es*ola par* uma criança e ado*escent*
</line>
</par><par>
<line>
cand*mblecis*a. A*ém
</line>
<line>
d a *i s put a
</line>
<line>
espon***ea existent* entre *s adept*s
</line>
<line>
das relig*ões
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
matrizes cris*ãs, es*ecia**ente
</line>
<line>
entr* cató*icos e evangélicos neop*nte*ostais, as *l*imas
</line>
</par><par>
<line>
e*per*ê*ci*s apon*am a intolerânci* r*ligiosa, quando os *tores *nvolvidos são adeptos
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
rel*giões de m*trize* africa*as, tais com* o candomb*é.
</line>
</par><par>
<line>
Diante d* uma realidad* complexa, a qual a formação i*entitár*a e*tá em movimen*o, o
</line>
</par><par>
<line>
envolvimen*o
</line>
<line>
dessas crianças na disputa de
</line>
<line>
sua própria form*ção fortalece-os, uma vez qu*
</line>
</par><par>
<line>
possibilita desde o iníc*o de sua socialização pri*ária conflito* e *pções compl*x**
</line>
</par><par>
<line>
antecipadoras de uma *ealidad* líquida. Ao mesmo
</line>
<line>
*e*po, a **ssibili*ade *e maior
</line>
</par><par>
<line>
p*rmanência, dentro d* temporalida*e, s* apr**ent* d*v*d* ** contexto em q** se deu * o*ção
</line>
<line>
religiosa.
</line>
<line>
* CONSID*RAÇÕ*S FINAIS
</line>
<line>
Ap*s*r d* *ã* se esgota* o debate s*b*e *s ele*ento* bá*icos p*ra a com*reen**o da
</line>
</par><par>
<line>
*ocialização das
</line>
<line>
c**a*ça* * adolescent*s n* can**mb**,
</line>
<line>
infere-se pelas *eituras e pes*u*sa*
</line>
</par><par>
<line>
real*za*as n*ste artigo que a
</line>
<line>
*rian*a soci*l*z*da *o candomblé *ncorpora valores e padrões
</line>
</par><par>
<line>
r*lig*osos e sociais *lura*s, constituindo um habitus que ne*ocia s*a relaçã* di*nte de uma
</line>
<line>
sociedade pl*ra*ista, hipermoderna e *aica, tendo em *ista a fragilidade da n*ção do a*s*luto e,
</line>
<line>
por sua vez, o fo*talecimento *a *titu*e de relativiz*r.
</line>
</par><par>
<line>
É por m**o des*a i*entifica*ão *om os *u*ros *ig*ificados que a c*i*nç* *omeça
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i**nti**car-se a si mesm*. A identi*ad* *ormula*a por e*se pro*esso torna-se subjetivamente
</line>
</par><par>
<line>
coerente e plausível, contudo,
</line>
<line>
*ss* ide***dade s* pode ser subjetiva*e**e apr*p*i*da com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*und* da qual e*a faz parte. Assim, a identi*a*e *az *arte da rea*idade objetiva do mun** ao
</line>
<line>
q*a* ela p*rten*e.
</line>
<line>
Desse *odo, co*clui-se que as pessoas pass*m *or um pr*cess* de afirmaç*o da *ua
</line>
</par><par>
<line>
i*ent*dade enquant* su*eit*s
</line>
<line>
dotados *e subje*iv*dades, e não só p*la afirmação de *uas
</line>
</par><par>
<line>
identida**s, como também *ela negação. Se as experiências adquiridas no proce**o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
socialização tendem a s*r anu*ad*s pela esf*ra social e por s*us preconce*tos e intoler*ncias, o
</line>
<line>
indivíduo cria mecan*smos par* se po*icionar socialmente. U* fato que merec* *estaque é *ue,
</line>
<line>
m**mo a socied**e sendo diversa em s*as construç*es re*igio*as, os *spaços para a* i*e*tid*des
</line>
<line>
*e matrizes afr*canas *inda conti*uam sendo con*estada* através da into*erânc**, do preconceito
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter**in* PI, v. 17, n. *, ar*. 15, p. 27*-294, jun. 2020 www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. B. Miran*a
</line>
<line>
29*
</line>
</par><par>
<line>
e da d*scrimi*ação, tendo consequência* na* t*a*etórias sociais de crianças e joven* adep*o* do
</line>
<line>
Cando*blé.
</line>
<line>
P*r seu caráter dinâmi*o e até m*smo fluido, a contempo*a*ei**de leva o* indivíduos a
</line>
<line>
*rticularem dife**ntes lógicas de aç**; e*sa articulação é que constitui a subje*ividade do *tor e
</line>
<line>
a sua refl*xividade. E é nes*e s*ntido que p*ra enten*er a so*ializaç*o ** con*emporaneidade
</line>
</par><par>
<line>
se *az n*cessário compr**nder que
</line>
<line>
as práticas indiv*dua** *ão
</line>
<line>
est*o *ais totalmente reg*das
</line>
</par><par>
<line>
pe*os esp*ços institucionais na medida em que os universos de referências socia** e identitários
</line>
<line>
co*p*rtilhados *e multiplicam e *e d*ver*if*cam.
</line>
<line>
Dessa fo*ma, as prát*cas e expe*iências so*iais *a contemporane*dade têm como
</line>
</par><par>
<line>
embasamento uma combinação
</line>
<line>
d* vá*ias *ógicas de ação que
</line>
<line>
*erm**am v*rios espaços
</line>
</par><par>
<line>
i*form*is e institucio*ais. A i*entidade social e indiv**ual n*o mais * uma corre*pond*ncia
</line>
<line>
di*eta entre o indivíduo e a **cieda*e e sim uma articulaç*o do ind*vídu* com sua* experiências.
</line>
<line>
Ao entrar em contat* com esses sentidos apr*end*dos a*ravés da cu*tura, o *ndivíduo não só
</line>
<line>
apren*e esses sentidos **mo t***ém se identifica com eles e, assim, é por *les modelado.
</line>
<line>
É *ecessário *ompr*ender a socializaç*o a parti* de uma nova *r*em s*cioc*ltural que
</line>
<line>
formul* no* sujei*os uma multiplicidad* de elem*ntos q*e s* torna*am por meio das p*r*epçõe*
</line>
<line>
subjeti*as uma *ealidade obje*ivada, po* *ais *inâmica que ela seja. É *ssa multiplicid*de de
</line>
<line>
elem**tos q*e promo** um p*oce*so mais int**so de ex*eriênci** e de re*erênc**s identit*rias.
</line>
<line>
Pensar a *ocializa*ão no **ndomblé enq*a*t* um pr*ces*o de formação ident*tária é pensá-la
</line>
<line>
en*uanto pedagogi*, na qual são incorporados valores, rituais e c*e*ças de um povo, por meio
</line>
<line>
d* u*a aprendizagem pela oralidade e pela *xper*ê**ia.
</line>
<line>
R*F*R*NC*AS
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J. B . *iranda
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1) co*cepção * planejament*.
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2) an*l*se e interpreta*ão do* dados.
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X
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3) elaboração do rasc*n*o ou na revisão crí*ica do conteúdo.
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X
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4) *artici*ação na a****aç*o da ve**ão fi*al do ma*uscrito.
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