<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 6, art. 15, p. 279-294, *u*. 20*0 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.6.15 </line>
</par>
<par>
<line> *lementos para Compreensão da So*i*lização n* Re*igião **robrasileira ** </line>
<line> Contempora*eidade </line>
<line> Elem*nts f*r *nderstan*ing Socializ**ion i* Afrobras*lia* Relig*o* in Cont*mporaneity </line>
</par>
<par>
<line> José Bis*o M*randa </line>
<line> Doutorad* ** Ciências *ociais Antropo*ogia pela *ontifícia U*iversidade Cató*ic* de São Paulo </line>
<line> Pro*essor ass*ci*do II da U**versid*de *stadual do P*a** </line>
<line> E-mail: nu*ecso.uespi@gmail.*o* </line>
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<row> Endereço: *osé Bispo Mi*anda </row>
<row> Universidad* Est*dual do Piauí *ua J*ão *abra*, 2231 - </row>
<row> Bair*o: P*r*já - CEP: 640*2-15* Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-*hefe: Dr. Tonny Kerley de Alencar </row>
<row> *odrigues </row>
<row> Artig* r*c*b*do *m 08/0*/202*. *ltima versão rec*b*da </row>
<row> em *5/03/2020. Ap*ovado em **/0*/2020. </row>
<row> Avaliado pelo sist*ma Tri*l* Review: a) D**k *evi*w </row>
<row> pelo Ed*tor-Chefe; e *) *ouble Bl*nd Revi*w (avaliaç*o </row>
<row> ceg* por dois a*aliador*s da ár*a). </row>
<row> Revisão: **amatical, *ormativa e de F*rma*a*ão </row>
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<line> J. B. Miranda </line>
<line> 280 </line>
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<line> RES*M* </line>
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<line> O artig* traz os **ement*s básicos para a compr*ensão ** processo de construção d*s valore* </line>
<line> religiosos dos infanto-j*venis *o *andomblé, *o context* de u*a *oci*dade racista, *apitalista </line>
<line> e hipermo*erna, e a an*lis* d*s meca*ismos de atuação do h*bitus para, *es** forma, d*svela* </line>
<line> o proc*s*o de s*cialização das cr*anç*s e adolescente* na sociedade con*e**or*nea, na qua* as </line>
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<line> crianças * ado*escentes es*ão, por um la*o </line>
<line> vulneráveis na sociedade r*ci*ta (* escola, </line>
<line> a </line>
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<line> televisão, as redes s*ciais *a we*), e, por outro lado, podem cons*guir apoio *ian*e das </line>
<line> inst*ncias socializadoras - a famíl*a e a comun**ade. No percurso dessa investi*a**o, p*ocurou- </line>
</par>
<par>
<line> s* </line>
<line> *nte*de* c**o a hiperm*derni*ade </line>
<line> traz *ovos elemen*o* para a c*mpreensão </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> socializaç*o: * d*versidade r*ligiosa, a secul*r**a*ã*, * desconstruç*o dos modelos polí*ic*s e </line>
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<line> so*iais, a pl*ralidade </line>
<line> *e prefe*ências sexuais, as redes sociais, dentr* *utros. Para tant*, </line>
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<line> pesquisou-se as teorias s*c*ais para * estudo do *a*d*mblé, especialmente a sociali*ação das </line>
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<line> *r*anças e </line>
<line> adolescente. *esta in*e*tigação, percorreu-se, atr*vés *a </line>
<line> leitura b*bl*ográfica, </line>
<line> a </line>
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<line> *rajetória *e socia*i*aç** des*e* s**eitos n*s co*u**dad*s em *u* são c*ndic*onadas </line>
<line> por </line>
</par>
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<line> *a**res, pri*cípio* e ações **n*uladas aos *adrões da religião afro-b*asileira, o candomblé. </line>
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<line> Portanto, os e*ementos para a </line>
<line> compreensão *o processo de </line>
<line> socialização </line>
<line> das cr*anças </line>
<line> * </line>
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<line> adolescentes no cand*mblé indi*am a </line>
<line> *elati*i*ação *om os diversos context** rel*giosos, </line>
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<line> cul*urais e polít*cos, tornando os infanto-juvenis cando**lecistas mais tol*rantes com o mundo </line>
<line> no *eu ent*rno. </line>
<line> Palavras-Chav*: Praxeologia. Racismo. Candomb*é. Socia*iza*ão. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> The articl* brings *he basic el*ments for t*e und*rsta*ding o* the process of constru*tion of the </line>
<line> religio*s v*lues of child*en and adolescents i* candomblé i* the context of * racist, capita*ist </line>
<line> and hypermoder* *ociety and, an*lysis of the m*chanisms of action of *a*itus, a*d *hus </line>
<line> unveiling the pro*ess of soc*alization of chil*ren *n* *dolescents in c*ntemp*rary soci*ty, in </line>
</par>
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<line> wh*ch children and </line>
<line> adoles*en*s *re, o* </line>
<line> the one ha*d, vulnerable in r*ci*t soc*ety (school, </line>
</par>
<par>
<line> t*le*isio*, social n*tw*rks on the web), on **e other h**d, can obtain su*p*rt in the fa*e of </line>
</par>
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<line> *oc**lizing instance*, </line>
<line> b*ing these </line>
<line> t he </line>
<line> family and t*e community. *n the course o* this </line>
</par>
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<line> inv*stigation, *e s*ugh* to und*rstand how hy*ermod*rnity </line>
<line> brings new el*ment* to *he </line>
</par>
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<line> u*derstandin* of soci*liza*i*n: religious *i*er*i*y, sec*larizati*n, the deco*struct*on of poli*ical </line>
<line> and social models, *he plurali*y of sexu*l preferences, social n**works, among *thers. Fo* this </line>
<line> purpose, social theories for th* study of ca*dombl* *er* researched, es*eciall* **e soci*lizatio* </line>
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<line> of children and ad*lesc*n*s. In thi* i*ve*tig*tion, *h*ough the bibliographic reading, </line>
<line> * he </line>
</par>
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<line> trajectory ** socialization o* these subje*ts i* the co**u*ities in wh*ch they ar* conditioned </line>
</par>
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<line> by *al*es, principles and actions *ink*d to the *tandards of </line>
<line> *he afro-bra**lian re*igion, </line>
</par>
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<line> ca*dombl*, was followed. Therefore, the ele*ents f** understand*ng the *o***l*z*tion *r*cess </line>
</par>
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<line> o* children an* ado*es**nts in </line>
<line> cand*mblé indicate relativization *it* th* different religious, </line>
</par>
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<line> cultur*l and politi*al contexts, making ca*d*mb*eci*t children *nd *dol*s**nts more toler*n* of </line>
<line> the world around t*em. </line>
<line> Keywords: Praxeol*gy. *a*ism. Can*omb*é. Sociali**ti*n. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*i*a, v. 17, n. 6, art. 15, p. 279-*94, j**. ***0 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
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<line> Ele*entos para Compreensão da Socializaç** na Religiã* *f*obrasi*eira na C*nt*mpo*a**idade </line>
<line> *8* </line>
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<line> 1 INTRO**ÇÃO </line>
<line> No iníc*o da elaboração da pes*uisa que or**in*u *ste *rtigo se imaginav* o desafio *ue </line>
<line> se*ia contatar ** seus sujeit*s, as criança* e os adoles*ent*s n* c*nd*mblé em Teresin* (*I), </line>
<line> *or conta da dif*c**dade de *e enc*ntr*r terre*ros d* *a*domblé nes** cidad*, *endo em vista </line>
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<line> seu red*zido nú*er* (SILVA, 201*). Esta dificulda*e imporia o*tra: como est*d*r </line>
<line> a </line>
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<line> *oci*lização *as cr*anças e dos ad**e**entes n* candomblé, se não e*contr*mos *s terreiro*1 </line>
<line> ou, qu*n*o e**ontr*mos, há poucas criança* e ad*lescentes? Os p*i*eir*s des**ios se soma*am </line>
<line> a ou**os. </line>
<line> As **stância* r*sp*n*áveis pela socializ*ção das crianças * *o* adol*sc*nte* se </line>
</par>
<par>
<line> *ultiplicam * da *es*a form* as i***rtezas s*bre a forma*ão d*s </line>
<line> valores desses pequenos </line>
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<line> seres humanos. Todo s*r hum*no é inicialmente um ser biol*gico e apresenta toda* as </line>
<line> características d* qualque* outro animal, cont*do, * *rocess* d* socia*ização *az incor*or*r *o </line>
<line> *orpo *rgânico *ess*s *erzi*hos, uma segunda e*ergia que faz p*oduz** idei**. N*sse **ntido, </line>
<line> o *u*do simb*lico e a linguage* si*nif*ca* o mov*me*to do corpo e a linguagem, força </line>
<line> si*nif**a*ora que designa*o* de cultur* (*ARAIA, 1992; BARBO*A, 1983). </line>
<line> A forç* do colonizador **anco eu*op*u *e imp*ndo o se* pe*s*mento s*bre os negros </line>
<line> e neg*as, aos í**ios e ín**as br*sileiros, c*m* ressalt* Moura (1988, *. 08) result*u e* barreira* </line>
<line> étnicas *a tra*e*ó*ia desse* sujeitos. A* rest*ições múltiplas impostas às v*das de negro* e d* </line>
<line> neg*as, í*dios e índ*as por *ssa s*ciedade produzem "[...] dificuldades em *f*rmar-se no seu </line>
<line> *otidiano como se*do com**sta d* cidadãos e não c*mo é *prese**ada através de est*reó*ipos: </line>
</par>
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<line> co** segmentos a*ípicos, exó*icos, filhos de *m* raça inferi*r, at*v**amente </line>
<line> c*iminosos, </line>
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<line> preguiç*sos, ocioso* e tra*ac*iro*." A consequênc*a di**o é q*e a sociedade br*sileir* não </line>
<line> p*oduz u* c**texto favorável para o desenvolvimento de *ráticas c*lturais *riun*as dos afr*- </line>
<line> b*asi*eiros, esp*cialme*te *s vin**lad*s às prática* reli*io**s. Dian*e *isso, ques*io*a-se: como </line>
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<line> ocorre o processo de socialização de **i*nças e </line>
<line> ado*e*cent*s nas práticas reli*iosas afro- </line>
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<line> br*sile*r*s, no**d*mente no candom**é? </line>
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<row> 1* preocupa**o </row>
</column>
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<row> *m s*b*r sobre a *xis*ê*cia *e ter*eiros de *andom*lé em Teresina fez par*e de nossas inq*ietaçõe* </row>
</column>
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<line> epistemológ*cas. Anton*a Aguiar, *uma rep**tagem afirma qu* o nú*ero de terr*iros de umbanda e *andomblé </line>
<line> va*ia em t**no de 200 (ver https://180graus.com/geral/teresina-tem-200-t**reir*s-de-*mba*da-e-candomblé- </line>
<line> 49799, acesso e* 08.07.2*18). No levantamento feito pela Prefe*tur* Mu*ici*al d* Teresin* consta 480 terre**os </line>
<line> (ve* **tp://www.o*tomeia.com.br/**tí*ias/cultura/*018/01/20/com*atendo-o-precon*eito-pai-de-sant*-conta- </line>
<line> como-*-a-vid*-em-terreiro-em-*eresina/). E* seu *rabalho de d*ssertação, *ilva (2013) confi*ma o núme*o de *10 </line>
<line> templos de culto a*ro-bras*le**os *m Teres*na. * autora diz qu* ent*e essas casas, as de c**domblé são em número </line>
<line> *ed*zido. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 17, n. 6, a*t. 15, p. 279-*94, *un. 2020 www4.fs*ne*.com.br/revista </line>
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<line> J. B. Miranda </line>
<line> 282 </line>
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<line> No p*rcurs* des*a *nves**gação </line>
<line> *r*cu*ou-se entend** como a hipermodernid*de *raz </line>
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<line> novos elementos p*r* a compreensão da soci**i*a*ão: a diver**dade r*ligiosa, a secu*ar*zação, </line>
<line> a d*sconstruç*o dos *odelos políticos e sociais, a pluralidade de preferênc*as *exua*s, as re*e* </line>
<line> sociais, *en*re outros. </line>
<line> Todos nó* somos i**eridos no mundo s*m*ólico *través da lin*uagem, sem e*ta não *e </line>
<line> conseg*e construir uma re*lid*d* e d*la particip*r (*AMATTA, 1*90). Através da linguag*m </line>
<line> somos socializados, de *or*a pa*ci*l, numa real*dade mult*face*ada, a religiosa, a econ*mic*, </line>
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<line> a política, a sexual, * de </line>
<line> *ênero e ta*ta* outras dimensões que cons*ruímo* enquanto seres </line>
</par>
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<line> culturais, ou seja, a *ocialização é *s*ru*ural (SETTON, 2011). *om* pensar a r*al*dade dos </line>
<line> infan*o-juv**i* *o campo do candomblé? </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> REFER*NCIAL TEÓRICO </line>
<line> A *odernidade apresentou no iníc*o d* século X* seu projeto de secularização, no *ual </line>
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<line> est* exp*ícito a **ver*ão </line>
<line> propo*c*onal: qu*nt* mai* </line>
<line> moderna a s*ciedad*, m*no* rel*giosa, </line>
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<line> mística e e*cantada será. Co*tudo, a sociedade hipermod*r*a ap*esenta-*e ca*a vez *ais </line>
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<line> espi*itualiz*d* e imbricada em teias religiosas *ue *e *ran*formam </line>
<line> em condi*ão vital para </line>
<line> * </line>
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<line> vi*a *m s*cie*ade. </line>
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<line> * *nv*stigação * ref*renciada </line>
<line> nas </line>
<line> bases *eóricas em Bastide (1973), **rger e Ber*er </line>
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<line> (1985), Bourdi*u (20**), *acquant (*99*), Setton (2011), Caputo (*012), Pra*di (2011). As </line>
<line> i*eia* da p*ax*ologia *labo*adas por Bourdieu * Wacquant trazem os p*incípi*s das </line>
<line> c*ntribuições dos agen*es sociais na construção soc*al da real*dade, sendo esta su* própria </line>
<line> traj*tór*a. Ai*da a*sim, veio à t**a a realidade i*exorável da capacidade *imbólica e* *ons*ruir </line>
<line> mun*os de compr*en*ão da no*sa comp*exidade, na qual a teo*iceia é uma dela* (BERGE*; </line>
</par>
<par>
<line> L**KM*N, 19*5). As c**anças não têm ace*so i**diato a </line>
<line> essas ideias, mas o mundo dos </line>
</par>
<par>
<line> ad*ltos apresenta-as a*ravés dos vá*ios modos d* socializaçã* e *e tornam a*ente* </line>
<line> *ransf*r*adore* ou reprodutores dessa r*a*i**** soci*l. </line>
</par>
<par>
<line> Os diversos grupo* sociai* co*stroem estruturas *ara </line>
<line> q*e *eus membros ou futuros </line>
</par>
<par>
<line> me*br*s possam *nc**por*r valores, a começar pela *ingu*g*m. Para Berger e Berger (*998), </line>
<line> a l*ngua*em é a primei*a *ns**tuiç*o a q*al a criança tem contato e por ela são es*rutu*ados todos </line>
</par>
<par>
<line> os *lemen*os indispensá**is *ara transform*r um ser </line>
<line> predisp*sto a ser humano em humano. </line>
</par>
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<line> Es*es me**os autores, em </line>
<line> outro texto com * t*tul* Socia*ização: como ser um membr* da </line>
</par>
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<line> socied*de, analisam o proce**o pelo qual *e passa desde </line>
<line> o </line>
<line> nascimento até a morte. *s </line>
</par>
<par>
<line> mecanismos descritos ap*ntam para o </line>
<line> controle exe*cido pelo </line>
<line> grupo social *a cria*ça e pela </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, *e***ina, *. 17, n. *, art. 15, p. 2*9-294, jun. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Elemento* pa*a Compreensão da Socia*iz*ção na Religião Afrobrasile**a na Con****o*aneid*d* </line>
<line> 283 </line>
</par>
<par>
<line> *ociedade. Con**do, as tran*formaç*es soci*is, *ulturais e tec*ológicas têm modificad* o </line>
<line> cont*xt* da socialização * disponi*i*izado *utras instânci*s e valores para competirem com os </line>
<line> da c*muni*ade n* qual a *ria*ça nascera. É *este con*ex*o que se torna comple*o debater o </line>
</par>
<par>
<line> processo de so*ial**ação de cria*ças * de ad*le*c*n*es n* c*ndomblé, tend* em vista </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> esp**ifici*ade ** grupo e de se*s valores. </line>
</par>
<par>
<line> *esta investiga*ão perc*rremo* através da leitura bibliog*á**ca a traje*ória d* </line>
<line> sociali*ação *e *rianças e de adolescentes de *om***dades que são condic*onadas por valores, </line>
<line> p*i*cípios e *ções vi*culad*s **s p*drões da *eligiã* africana, o ca*domb**. *ão foca*izaremos </line>
<line> uma insti*uição. Os *ujeitos desta p*squis* s**ão as crianças e o* adole*c*ntes alcançado* pela </line>
</par>
<par>
<line> bi*liografi* documental acess*vel para análise. Nesta leit*ra atenção estará voltada p*ra a a </line>
<line> forma de in*erção d*stes su*eit*s na religião, s*us ri*u*is, confl*tos com a sociedade la*c*, plural </line>
<line> * líqu*da. </line>
<line> * METODOLOGIA </line>
<line> O qu* é o candomblé? Segun*o Pran*i (2001), é u*a r*ligião afro-brasileir*, de </line>
<line> tradi*ão io*u*á, jeje-na*ô, de cu*to a*s orixás e divindades m*n*re* que dirig*m a vi*a dos </line>
<line> h*mens e das mulheres. Para H*nr*que Cunha Ju*i*r (apu* ARAÚJO, *01*), as r*ligiões da </line>
<line> base afr*cana como o candom*lé têm a finali*ade de preservar * equilíbrio da *a*ureza. </line>
</par>
<par>
<line> O Candomb*é é uma relig*ão m*noteísta, m*s, dev**o aos cultos aos </line>
<line> orixás e à* </line>
</par>
<par>
<line> divindade* menor**, no se*so comum, pode </line>
<line> p*ssar como uma p*ática religiosa </line>
<line> politeísta, </line>
</par>
<par>
<line> desc*ntrada nos orix*s. Para Caputo (2012), o candomblé é uma cultura qu* *oi c**struída pela </line>
<line> tradição *ra*, *ela n*rrativa das lendas (VERGER, 2009; BASTIDE, 1989), consequentemente, </line>
<line> não p*ss*i *enh*m documento es*r*to em seus *rim*rdios, apesar de terem vários estu*os em </line>
<line> nosso país. </line>
<line> O candomblé é u*a reli*i*o *ue afirma o *un*o, reorganiza seus v*lores e reve**e </line>
<line> de esti*a *uitas das c*isas **e outras religiões c*n*ideram más [...]. O iniciado não </line>
<line> *em q*e internalizar valores di*eren*es daqu*les do m*ndo em que vive. Ele aprende </line>
<line> os ritos que tornam a vida neste mundo mais f*cil e segura, plena d* possib*li*ades, </line>
<line> d* b**-es*ar e *razer (PRANDI, 1997, s/p). </line>
<line> A escolha do C*ndom*lé para inv*sti*aç*o *ão é a toa. Além das diferenças *om o*t*as </line>
<line> *ráti**s r*ligiosas de c*ráte* *ristão, *obressa*m-s* os val*res que devem ser inter*o**zados </line>
<line> pelos inic*ado*. Como descr*to na citação acima, o que i*po*ta * o equilíbrio com a natu*eza e </line>
<line> a con*equente fe*icidade neste mundo. A família t*m pap*l indi*pen*ável no acess* *as crian*as </line>
<line> R*v. FSA, Teresina *I, v. 17, n. 6, art. 15, p. 2*9-294, jun. 2020 *ww4.fsa*et.com.br/**vista </line>
</par>
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<line> J. B. M*randa </line>
<line> 284 </line>
</par>
<par>
<line> e dos adole*cent*s à* e*peri*nc*as religiosas, com* diz Rab**o (200*, p. 178) ao **irmar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> relação *nt*e a s*ci*liza*ão p*imá*ia e a secu*dár*a, no caso espec*fic* da religião. </line>
</par>
<par>
<line> Po*e h*ver uma forte co*cordânci* entre as duas *o*ializações co*o nos casos em que </line>
</par>
<par>
<line> co*teúdo* religiosos int*gram a educação das c**anças e *dole**entes na fa*ília, </line>
<line> *a qu*l as </line>
</par>
<par>
<line> ge*ações mais *elh*s co*stituem agentes imp*r*ant*s na **rmaç*o r*lig*osa das ger*çõe* mais </line>
</par>
<par>
<line> n**as, em q*e o percurso *e soci*liza*ã* *a instituição re***iosa </line>
<line> *ostra-se c**o um </line>
</par>
<par>
<line> desdob*amento </line>
<line> gradativo d* reali*ad* a*reendi*a ** socializ*ção primá*ia, servind*-se de </line>
</par>
<par>
<line> sensibilidades e dispo*ições *dquirida* *esse p*im*iro aprendizado e a*plia*do-as *a direção </line>
<line> da f*rm*ção da identidade *eligiosa. </line>
<line> Para cap**rar esta realidade, *ão neces*ários *studos pr*cursores, como f*ram </line>
<line> destacados, * *eve-se estar an*orad* n**a ab*r*a**m qu* per***a observar os suj*itos a partir </line>
<line> de sua rela**o subjetiva às s*as relações e*truturai*. Neste s*ntido, a atit*de do pesquisador é </line>
<line> norte*da pela abord**em praxeologia social *ue, segundo Wacquant (1992, *. 07): </line>
<line> [...] e**olve co*juntamente uma abor*agem estruturalista e o*tra construtiv*sta. *um </line>
<line> prim*iro momento, ela *e**ra as repres*ntações do senso comu* de modo a construir </line>
</par>
<par>
<line> as estruturas objetivas (espa*o *osições), distri*uição dos rec**s*s s*cial**nte a </line>
</par>
<par>
<line> eficientes que d*fi*em as </line>
<line> pressões exteriores *ue tê* peso nas int*rações * n*s </line>
</par>
<par>
<line> representações. Num segundo *om*nto, esta prax*ol*g*a reintro*uz a experien**a </line>
<line> imed**t* dos agentes d* modo a explicitar as cate*o*ias *e perc**ção e apreciação </line>
</par>
<par>
<line> (disposições) q*e es*rutur*m as s*as açõ** a *artir do interior e estruturam as </line>
</par>
<par>
<line> repr*s*ntações (t*madas *e *ecisões). </line>
</par>
<par>
<line> *s*a forma de *erceber/olh*r/observa* o cotidia*o possibilita a visua*iza*** *o campo </line>
<line> e *abitus. O prim*iro *ra* a compreensão da soci*dade g**al e específica (de grupos soc*ais), a </line>
</par>
<par>
<line> noção </line>
<line> de </line>
<line> concorrênc**s entre *s agent** e *a* pressões ext*riores, o* seja, a *s*ru*u*a; o </line>
</par>
<par>
<line> segun**, o habitus, apree*de *s aconte*imentos e valores no âmbito d* ind*víduo, *a *ea*idade </line>
<line> (experiênc*a) *mediata. </line>
</par>
<par>
<line> A e*colha de </line>
<line> "micr** socied*des" </line>
<line> para * **tudo tem sido </line>
<line> *a**e da **tod*logia </line>
</par>
<par>
<line> antropoló*ic*, como diz Eun*ce Durham (1986, *. 21): </line>
<line> Investigando esses \ped**os da so*i*dad*\, as *omunidades, como se fossem al*eias </line>
<line> indígenas, era possível uti*i*ar os méto*os de obser*ação particip*nte, documen**ção </line>
<line> censitária, *istórias de vida, *nt*evis*as dirigidas, etc., formulando u* r*trato </line>
<line> multidimensional da vida socia* e inte*rando o estudo *a* *anifestações *ul*urais * </line>
<line> *n*lise de se* substra*o social e e*onômic*. </line>
<line> * met*d*logia da esco*ha d* "pe*uena sociedade" não **gnifica que ela te*ha que ser </line>
</par>
<par>
<line> empíri*a, mas que o </line>
<line> alc*nce des*ja*o desta pesq*isa, a*esar de utilizar * bi*liografia que </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 17, n. 6, *rt. 15, p. 279-294, jun. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*em*ntos para Compreensão da Socialização na R*ligião Afr*brasil**ra na Contemporaneidade </line>
<line> 2*5 </line>
</par>
<par>
<line> d*screve outras *e*lida*es * teorias, é * social*zação de cria*ç*s e adoles**ntes *o candombl*, </line>
<line> recortada *e*as aná*ise* de documentos de *ontes secu*dárias. Por o*tro *ado, a antropologia </line>
<line> não significa empiri*mo e *em etnografia, como diz Lévi-Strauss, o partic*larismo p*r *i só </line>
<line> não e*p*ica os fa*os sociais (LÈ*I-STRAUSS, 1**6). </line>
<line> 4 RESUL*A*OS E D*SCUSSÕES </line>
<line> A so*ialização é f*nômeno o*servado nas sociedades hum*nas e a antropolog*a e s*us </line>
<line> *ntropólogos têm con*truído *tn*gr*fi*s que desvelam esse aspecto d* c*ti*iano. A </line>
</par>
<par>
<line> so*ialização é constituí*a de *itu*i* através </line>
<line> dos q*ai* a socied*de inse** seus mem*r*s </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> mundo si*bólico. Campbel (1990), a**ropólogo am*ricano, em sua o*ra O po*er d* Mito, ao </line>
<line> descrever a socied*d* ameri*ana *os anos 60, afir*a qu* ela estava pe*dendo * *apa*i***e de </line>
</par>
<par>
<line> s*cia*i*ar su*s crianças e adole*cente*, uma vez que os valores </line>
<line> daquela sociedade não *ram </line>
</par>
<par>
<line> a*ra*ivos para aquel* geraçã* e, nesse *aso, *s r*tuais de socializaç*o eram *eitos por agências </line>
<line> marginalizadas que *roduziam valores diferentes e *m con**ito com a ordem social vigente. </line>
<line> S*guindo o raciocínio de Geertz (1999), em sua obra A inte*pretação das c*ltura*, pod*- </line>
<line> se af**ma* que * *ultura é *sse imbri*ado de teias que envolve e produz o homem cultural. Cohn </line>
<line> (200*, p. 19) diz que a c**tura * aquilo que con*orma. E o que os conforma é uma lógic* </line>
<line> parti**lar, um sist*ma si*bólic* *cion*do pelos atores soc*ais a cada mom*nto para dar sentido </line>
</par>
<par>
<line> a suas exp***ências: "[...] é aqu**o que </line>
<line> faz com que as pessoas *o*sam vi*er </line>
<line> em soc*ed*de </line>
</par>
<par>
<line> compartilhando sent*dos, porque eles são formados a par*ir de um me*mo si**ema simbólico" </line>
<line> (d*staque nosso). </line>
<line> Zygmunt Bauman (201*, p. 22-23) afir*a que a cultura em si * um agente da ord*m e </line>
<line> ** desordem, send* essa característica * garan*ia de *ua per*etuação. </line>
<line> [...] a cultura como t*n*e a ser vista agora, é ta*to um agente da desordem quant* um </line>
<line> *nstrumento *a ordem; *m fator tanto de enve*he**mento e ob*ol*scência qu*nto de </line>
<line> *temporalidade. O trabalho *a *ul*ura nã* co*siste tanto *m sua autoperpetu**ão </line>
<line> q*a*to em garan*ir a* condições p*ra futuras experimen*açõ*s e mudanças. </line>
<line> A *oção d* c*ltura não é tomada aqu* com * perspectiva de padronização * de </line>
</par>
<par>
<line> en*ur*cimento *o real. A part*r </line>
<line> di s s o, a </line>
<line> visão *do*ada *qui não tom* </line>
<line> as *r*ança* e os </line>
</par>
<par>
<line> adolescentes </line>
<line> como um ser *as*ivo *iant* d*s </line>
<line> adult*s de seu proc*sso e </line>
<line> de so*ializaç*o, *o </line>
</par>
<par>
<line> contrári*, *bserva-se, </line>
<line> como </line>
<line> *iz Cohn (p. 20): </line>
<line> "[...] agora el*s o são no se*tid* *e atuar </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> sociedade recr*ando-a a t**o o moment*. S*o a*ores nã* p*r se*em intérpretes *e um papel que </line>
<line> não criaram, mas por criar*m se*s papéis enquanto vive* ** soc*edad*". </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* P*, v. 1*, n. 6, art. 15, p. 279-294, jun. 2020 www4.fsanet.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. B. Miranda </line>
<line> 286 </line>
</par>
<par>
<line> A antropol*gia desvelo* que o *roc*sso de socialização não é *penas * incu*cação de </line>
</par>
<par>
<line> *adrõe* únicos, mas *pon** para * capaci*a*e d* "p*neira" </line>
<line> *om fu*os pe*uenos de filtrar, </line>
</par>
<par>
<line> penei**r </line>
<line> valo*e* plurais para * </line>
<line> consciê*cia das cria*ças e dos ad*lescentes. Neste sentido, </line>
</par>
<par>
<line> d*staca-s* as t*orias da *ocial*za*ão, a const*utivista e a rep*odução interpretati*a. Na p*imeira, </line>
<line> *s crianças e os a*olescentes que se apropr*am da so**edad* e fa*endo sua própria **terpretação </line>
<line> do mundo; na segund*, "[...] as cri*n*as e os adolescentes neg**iam, comparti*ham e criam a </line>
<line> cultura com adultos e entre si [...]" (C*RSARO, 2011, *.*1). </line>
</par>
<par>
<line> O foco deste e*tu** é a socialização *as crianças e </line>
<line> d*s *do*es**nt*s pra*ica*tes </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> cando*blé, t**do em vist* a *nc*rporação de va*or*s he*erogêneos nu*a sociedade pluralista </line>
</par>
<par>
<line> e *ipermodern*. A hipó*ese é a segui*t*: as cria*ças e os </line>
<line> adolescen*e* socializados no </line>
</par>
<par>
<line> can*o*blé inc*rporam va*ores e pad*ões r**igi*so* e so*i**s plurais constit*indo um habitus </line>
</par>
<par>
<line> qu* negocia sua r*lação d*ante de </line>
<line> uma **ciedade pluralista, hiper*oder*a e la*ca, ten*o em </line>
</par>
<par>
<line> v*sta a fragilidade d* n*ção do absolu** e, por sua ve*, o f*rtaleciment* da a*i*ude ** relat*vizar. </line>
<line> Para Stela Guedes Caputo, a *nteriorizaç*o de va*o*e* pode ser observ*da j* *o p*ocesso </line>
<line> de iniciação no candombl*: </line>
<line> Para ser iniciad* no Ilé Omo Oya Le**, o temp* de recolhim*nt* no Hunko é o </line>
<line> mes*o par* adulto*, crianças e adole*ce*tes. Ao todo são *7 dia* *e re*lusão </line>
<line> to*al que com*çam a **r co*tados no moment* da entrada até ** dia da fest* </line>
<line> da saída [...] é nesse recolhimento *ue oco*re* as ba*es dos ensi*ame*tos do </line>
<line> cando*blé, e onde a p*ssoa se inicia tam*ém será o*serva*a e **ientada a fim </line>
<line> de a*re**er a c*ntrolar as man**estações de s*u santo. (CAPUTO, 2012, p. </line>
<line> 7*) </line>
<line> Ao ent*ar em con*ato com esse* sentidos *preendid*s através da *ultu*a, o *ndiv*duo não </line>
<line> *ó os **ren*e * co* eles se id*nti*ica como tamb*m é modelado por eles. Ao ser iniciado no </line>
<line> Ca*domb*é, tanto a criança como o adulto *ass** * dar sentido a*s elementos que constitui a </line>
<line> sua prática religiosa. O terreir* passa a ser u* luga* sagr*d* de *ulto aos orixá* e, em especi*l, </line>
<line> ao se* *rixá, p*is é el* que c*ordena a sua vivência. Os se*tido* e signif**ados são repassados, </line>
<line> n*sse c*so específ*co, *ela mãe ou pai de santo *ue coordena a *nic*ação *o novo fiel. </line>
<line> Na soci*l*zação como um process* de in*eriorizaçã* e exterioriz**ão de valores, parte </line>
<line> desses **lor*s é oriunda *a re*lidade o*jetiva, que *esignamos com* e*trutur*, e o*tra parte é </line>
</par>
<par>
<line> con*tit*íd* </line>
<line> p*r i*eias subje*ivas. Essa* sã* sin*etiza*as *o *rocesso mental do agente, que </line>
</par>
<par>
<line> chamamo* de **bit*s. *sse processo não *corre des*ocado d* seu contexto social, como diz </line>
<line> Bourdieu (2008, p. *7): </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *7, n. 6, art. 15, p. 279-294, *un. 2020 </line>
<line> www*.f*ane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ele**nto* pa*a Co*preensão da S*cia*ização ** Religi** A*robrasileira na Contemporaneidade </line>
<line> 287 </line>
</par>
<par>
<line> [...] convém reto**ar ao princ*pio u*ificad*r e gerador das *ráticas, o* se*a, ao **bitus </line>
<line> de *lasse, co** forma incorporada da condiç*o de classe e dos co*dicionamentos em </line>
<line> qu* ela *m*õe; porta*to, construir a classe objetiv*, *o*o conj*nto d* *gentes </line>
<line> si*uado* em condições ho***ên*as de ex*st*ncia, i*pondo condici*name**o </line>
<line> homogê*eos e produzin*o si**ema* d* dis*osições homogêneas, próprias a en*end*ar </line>
</par>
<par>
<line> *rá*icas se**l**n*es, além </line>
<line> de possuí*em um conjunto de *r***i*d*des com*ns, </line>
</par>
<par>
<line> prop*iedades objetivad*s, às vezes, gar*nt*das juridicamente - por exemplo, a *osse </line>
<line> de bens ou poder*s - ou incorporad*s, *ai* como os habit*s de classe - e, em </line>
<line> ;par*icular, os si*temas *e esquema* *lassificatór*o*. (dest*que* do autor). </line>
<line> As **i*nças e os ado*escentes e*tão *e*ca*os por lin**agens, v*lores e p*in*ípios, em </line>
<line> um pr*meiro in*tan*e de *xperiên*ia com a família, em seguid*, com sua com*nidade, com a </line>
<line> e*co*a, com as *edes sociais e *nterc*mbios *as*ai* que po*em fixar **ntido. Ne*se contexto, * </line>
</par>
<par>
<line> homogeneidade reivind*ca*a pela </line>
<line> ex*eriên*ia com*nit*ria perde *orç* </line>
<line> na medida e* </line>
<line> qu e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> noçã* d* com*a**il*amen*o **s ag*ntes é amp**ad* para sua comunidade *e *ntercâm**o, até </line>
<line> m*smo co* *s redes sociais. </line>
<line> O sis*ema de disp*sições tem * tendência cons*rva**ra, devido ao seu filtro na </line>
<line> experiênc*a. C**tudo, o cotidian* coloc* os agent*s numa reali*ade plural, então, os valor** </line>
<line> d*vergente* incorporado* ficam numa esp*cie de *ecalque, mas, depende*do da si*u*ção *ivida, </line>
</par>
<par>
<line> eles </line>
<line> vêm à tona e pr*voc*m tra*sformaç*o na r*ali*ade s*cial. Logo, a socia*ização é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> prod*ção </line>
<line> d* um referente *r*cár*o utilizado p*ra *laboração </line>
<line> das p*ática* *á**cas de </line>
</par>
<par>
<line> sobrevivênc*a, podendo essas se*em am*liad*s em decorrência da com*lexi*ade da vida que se </line>
<line> apres*nta (MIRANDA, 2018). </line>
<line> *s*as proprie*ade* objet*vad*s e incor*oradas co*stituem o sistema *e disposições, mas </line>
</par>
<par>
<line> são fo*tale*idas pela </line>
<line> dupla l*gica </line>
<line> do </line>
<line> envelhecime*to e da inova*ã*, ou seja, *s dis*osições </line>
</par>
<par>
<line> *ociai* interioriza*as na so*ializaç*o primária são a ba*e de n*gocia*ão com a realidad* </line>
<line> complexa e, ape**r de tender para su* reprodução, não se pode *egar * imp*lso intrínseco de </line>
<line> alterar o padrão vigente (BAUMAN, 2012). </line>
<line> No cenário *ipermo*erno, aqu* e*tendido como sendo o con*ex*o socia* caract*rizad* </line>
</par>
<par>
<line> p*lo soft**re </line>
<line> no qual as r*lações so*i*is são fl*ídas, desengaj*das, sem compromisso, as </line>
</par>
<par>
<line> **st*tu*ções sociais d**putam entre si *s agent*s a p*rtir da *fetação desses agentes. N* pla*o </line>
<line> pol*t*co, as *r*gi*idades das narr*tivas de um projeto polít**o s*cial, de um* visão *e mu*do, </line>
<line> tornam a con*truçã* de alte*nat*vas q*e podem mobi*iz*r subjeti*id*des, vont*des e ide*tidad*s </line>
<line> ma*s difíceis. </line>
</par>
<par>
<line> P*ra S*tton (*0*2, p. 61), o conceito de habitus poss*bilita tratar </line>
<line> das nov*s </line>
</par>
<par>
<line> co*figurações ex*stentes na contemporanei*ad*, uma vez que relaciona *s condicionamento* </line>
</par>
<par>
<line> externos (estrutu*a*s) e os condici*na*ento subjeti*os, *antendo as es*e*if*cid*d**, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d*pender *o con*exto das duas instâncias. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T*resina PI, *. 17, *. 6, art. 15, p. 279-294, jun. ***0 **w4.fs*n*t.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> J. B. *iran*a </row>
</column>
<column>
<row> 288 </row>
<row> Habitus **o é *es**no. *abitus é uma n*ção q*e m* auxil*a a pensar as caracte*ísticas </row>
<row> d* uma identidad* social, de uma expe*iência b*ogr*fic*, um sistema de orientação </row>
<row> ora conscien*e ora inconsciente. Habitus como *ma ma*r*z cultural q*e predi*põe os </row>
<row> *ndiv*duos a faze**m suas escolhas. Embor* controvertid*, creio qu* a teoria do </row>
<row> habitus *e habilita a pensar o process* de const*t*i*ão das iden*ida*es so*iais no </row>
<row> mund* contempo*â*eo. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> No início da déc*da de 70, no Bra*il, os i*telectuais, esp*cialm*nt* o* da *duc**ã* *o </line>
<line> recepcionare* o livro A reprod*ção, fiz*ram o enq*a**amento das ideias de Bour*ieu como </line>
<line> reprodutivist*s, que n*o p*ssibilitava a alternativa da ação transformadora (CATAN*; </line>
<line> C*TANI; PERE*RA, 2*01). A *ompre*n*ão *a categ*ria de habitus era limit*da a *epro**zir </line>
</par>
<par>
<line> os cond*cion*men*os </line>
<line> t*adicionais ad*quados à ordem soci*l. *lém disso, a abordagem </line>
</par>
<par>
<line> praxe*lógica repr*sentava *m **gar di*eren*e do pensamento mar*ista. * *ato é que ** *ovas </line>
</par>
<par>
<line> catego*ias, * de habitus a * </line>
<line> de </line>
<line> campo trouxeram *lementos de </line>
<line> imprevisibi*idade, de não </line>
</par>
<par>
<line> determ*n*ção, apesar de reconhecer*m a força dos con*icio*ame*tos est*uturais. </line>
<line> O conce*to de habitus se apresenta **b*l*t*do para pens*r a co***itui*ão ident*tária n* </line>
</par>
<par>
<line> hiper*oder*idad* p*r re*aci*nar coisas interiorizadas e ser co**icionado </line>
<line> pelas coisas </line>
</par>
<par>
<line> ex**riorizadas, por se enquadrar numa perspectiva de condicio*a*ent* móvel, flexível, volátil </line>
<line> e tend*r a depender *o con*exto p*ra * *ransfo*mação so*ial. </line>
<line> *ens*r dessa for*a a* comunidades d* *andomblé, é pens*r as inúmeras questões e </line>
<line> particu*aridades *ue envolvem tal prátic* reli*i*** e os seus múltiplos *rocesso* identit*rios, </line>
<line> desd* a d*áspora a*rica*a até os dias atu*is, quando negras e negro* e, de um *odo ger*l, t*da* </line>
<line> aquel*s pes*oas qu* praticam candom*lé sofrem p*e*onceito e discrimi**ção e, muitas vezes, </line>
<line> são excluídas da pr**ria *ociedade. P*ns** o candomblé n* Brasil * *ensar a população negra, </line>
<line> es*r**izada, mar*inalizad*, discrimin*d* e o preconceito, mas é também pensar as c*nstruções </line>
<line> e reestrutura*ões p*las quai* **l prá*ica religiosa pode passar, pa*a se af*rmar enquanto religião </line>
<line> e enquanto p*rte da cultura brasil*ira. </line>
<line> Apes** de existirem as tran*formações *oc*oculturais no candomblé, persiste o </line>
<line> pr*c**ceito co*tra as p*á**cas *ulturais a*ro-br*sileiras, especialmente aos *eus rito* de **en*a. </line>
<line> Nest* caso, como imaginar crianças * adolescen**s n* process* de socializaç*o no ca*do*blé </line>
<line> no con*e*to de uma s*c*e*ade hiperm*derna e branca? </line>
<line> Com o des**cam*nto do tempo e do espaço, a* co*exões que p**e*ram * *t*vida*e so*ial </line>
<line> en*o*tram outros contextos *e presença, *u se*a, *ormulam n*vas c*nfiguraçõe* e, portant*, </line>
<line> novos sujei*os. * essa é uma marca do período c*amado de **ntemporaneid*d*, que tem como </line>
</par>
<par>
<line> elemento c*ntral a c**tura na constit*ição </line>
<line> da subjetividade e identidad* do sujeit*, como </line>
</par>
<par>
<line> i**ivíduo e *omo ato* soci*l (**TTON, 2005). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eres*na, v. *7, n. 6, *rt. 15, p. 279-29*, j*n. *020 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *lementos para Compreensão da Socialização na Reli*ião Afrobr*sil*ira na Contempo*a*eid**e </line>
<line> 2*9 </line>
</par>
<par>
<line> * desaf*o é pensar os processos soc*alizadores num universo cultu*al plu*al </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> diver*i**c*do. *o*p*eender a socialização a **rti* </line>
<line> de uma *ova orde* sociocult*ral que </line>
</par>
<par>
<line> *ormul* nos sujeitos u*a multiplicidade de elem*ntos que *e torn*ram, por meio das pe*cepções </line>
<line> subj*tivas, *m* reali*ade ***etivada, por ma*s dinâmica q*e ela seja. É *ssa multiplicidade *e </line>
<line> elemen*os que pr*move um processo m*is intenso de experiênc*as e *e referência* iden*itárias. </line>
<line> P*ns*r a *oc*alização no candomblé enqu*nto um p*ocesso de f*rmação i*entitária é </line>
<line> *ensá-la enqu*nto pedagogia, na qual s*o incorporados *alor*s, rituais e *renças de um p*vo, </line>
<line> por *eio d* uma aprend**agem p*la oralida*e e exper*ên**a. </line>
<line> Podem*s afirma* que o terr*iro é por excelê**ia o espaço da pedago**zação do </line>
<line> Candomblé, onde se apren*e a vi*er segu*do as prá*icas da *om**idade *eligiosa, </line>
<line> con*e*en*o s**s preceitos, tecendo e *pr*fundand* os víncu*os com a fa*ília-de- </line>
</par>
<par>
<line> sa*to. Essa pedagogização está profundament* ligada a** rituais de inicia*ão, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> também à qu*stão da s*niorid*de, ai*da que eu esteja *e re**rind* aqu* a u* univ**so </line>
<line> em transformação. (O**VEIRA, 2014, p .4) </line>
<line> O trabalh* é feito em *orno ** univ*rso soc**l da *riança, no qual os estudos q** </line>
<line> envolvem crianç*s tê* gan*ado *ada vez mais espaço na discussão ant*opológica, ** mesma </line>
</par>
<par>
<line> forma *ambém </line>
<line> **e s* te* **ltado a ate*ção *ara o debate em torn* d*s processos de </line>
</par>
<par>
<line> apren**zag*m. </line>
</par>
<par>
<line> O te**eiro é *m espaç* d* aprendizagem para todos do **ndo*blé, especialmente para </line>
<line> crianças e **ol*sc*ntes, c*mo be* r*la** Oliveira * Al*ira*te (201*) e O*iveira (20*4, *. 6) </line>
</par>
<par>
<line> [...]pode-*e per*eber que o proc**so </line>
<line> de peda*ogização d* criança no *andomblé </line>
</par>
<par>
<line> com*ça desd* cedo, quando os *eu*es d*finem que determinada *riança será **ã, o </line>
<line> que implica ** *onstrução de uma ou*ra relaç*o com o próprio **rpo, dado a </line>
<line> *m*o*s*bilida*e *e entra* n* trans* cara*terístico do Cand*mbl*, *ivenc*ado pelos </line>
<line> gir*ntes. No espaço do terreiro se a*rende o que é ser um ogã, po* me*o da observação, </line>
</par>
<par>
<line> e da e*periênc** corp**al, o </line>
<line> que viven*iado </line>
<line> no se*o de *ua famí*ia-de-santo, qu* </line>
</par>
<par>
<line> con*titu** t*adicion*lme*te a u*idade social d* cultura de um terreiro, cujas *ela*ões </line>
</par>
<par>
<line> p*dem se s*brepor, ou não, </line>
<line> ao* laços san*uíneo*. As criança* circulam l**re*e*te </line>
</par>
<par>
<line> pe*o terreir* e*qua*to as *tividad*s *ituai* ain*a não se iniciaram, e o qu* parece n*o </line>
<line> ter muita relevân*ia para os *d*ltos, em verdade, d* *eu p*nto *e vista, é fu*dam*ntal </line>
<line> p*ra a construção d* pessoa, e para a aprendizagem da* crianças, que no at* de circular </line>
<line> pelo terreiro experimentam a multip*icid*de simb*lica existen*e n*quele espaço. </line>
<line> O cont*to con*tante da criança e do ad**esce*te com os outros *deptos e a sua l*v*e </line>
<line> circu*ação no terreiro f*zem *om que o corpo dess*s infan*o-juvenis encontre um lugar para o </line>
</par>
<par>
<line> s*u corpo </line>
<line> nos vá***s movimen*os e *unções no Ca*domblé. E essa é uma ad*p**ção que *e </line>
</par>
<par>
<line> prol**ga por um* vida. Como *iz Ca**to (2*12, p. 66): </line>
<line> Ao s*r i**ciado no Candomblé, o i*diví*uo inicia uma nova vid* que será *nteira*ent* </line>
<line> dedicada ao Orixá, de**a f*rma um novo processo de institucionalização é imposto ao </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 17, *. 6, art. 15, p. 279-294, jun. 202* www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. Mir*nd* </line>
<line> 290 </line>
<line> indivíd*o. Pois o mesmo terá que construir uma nova reali*ade, tudo em sua vida irá </line>
<line> mudar. Sua no** vida passa a se* *egi** pe*o Orixá, *ue definirá toda* as *uas r**ra* e </line>
<line> condutas. </line>
</par>
<par>
<line> * relação **m o co*po p*s*a * ser *ef*nida c*m </line>
<line> s*u *rixá, n*sse caso, leque o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> obrigações pas*a a ordenar a *omida, o *estir, os cui*ados com o *orpo. Com isso, o sujeito </line>
<line> deve s* pe*mitir deixar p*ra t*ás t*d* a v**a que tin*a e *omeçar um* nova vi*a no sant*, pois </line>
<line> o seu cor*o passou * ser mora*a *e seu Orixá. </line>
<line> Um *ovem relata par* Caput* (*012, p. 80) que *eve sua *niciação logo na infância * </line>
</par>
<par>
<line> m*s*ra </line>
<line> como * realidad* objetivada em sua v**a </line>
<line> d*ntro d*s t*r*eiros pode repre*en*ar um </line>
</par>
<par>
<line> e**ilíb*io *este mu*do: "Eu me sint* bem **ui nessa vida de co*unidade. Me do* bem c*m </line>
<line> to** mundo, todo m*ndo gost* d* mi*. Aprende*os *u* nossa c*beça é a m*rada do *rix* e </line>
<line> não de*emos fazer nada que faça mal a noss* cab*ça ou ao nos*o cor*o. " </line>
<line> A *n*ciação * a *id* dedi*ada ao *rixá lhe impulsionam um conjunto ordenado de ações, </line>
<line> ou seja, u*a *ondut* institu*ional que é d*tada de r*gras de ação. Tal conduta é frut* *o </line>
<line> proce*so soci*lizador qu* **l *riança *assou e cont*nua a p*ssar mesmo na v*da adulta, *ois os </line>
<line> processos de so*ializaçã* n*o se encerram na infância, *les contin*am du*ante toda a existência </line>
<line> hu*ana. V*le r*ss*ltar dessa forma que esse processo de inst*tuciona**za*ão que ocorre den*ro </line>
<line> da s*cializaçã* não oc*r*e somente no seio re*igio*o, ele est* pres*nte *m todas as inst**uiç*es. </line>
<line> *s ex*eriên*ias d*s c*ndo*blec*stas são construídas ** enfrentamento do pre*oncei*o </line>
<line> e da *iscrimina**o. Nesse s*nti*o, **puto (*012, p. 201) p*d* n** dar un* cená**os b*sta*te </line>
<line> claros de como *s valores *strutu*a*s entra* em c*nflito c*m *s biografia* *ndividua*s. * ne*se </line>
<line> c*so esse conflito é permeado d* o*tr*s e*ement*s que são: * int*lerância e o prec*nceito. </line>
<line> J*ilson do* Santos aos 12 *nos d*zi*: "sou Amúsian, mas n* escola eu não digo **e </line>
<line> so*." Oito anos depois, ao entrevi*ta* *ovam*nte Jailson, ele me diz que *unc* *e </line>
<line> sentiu discrimi*ado na escola, " a nã* ser aquele pre*onceito no*mal". Co*o assi* </line>
<line> *reconcei*o normal? Pergun*o. " De *e chamare* de m**umb**ro e de acharem que </line>
<line> *acumbe*ro s*mpre est* pront* p*a fazer * *** para alguém" Pa*a Jailso*, </line>
<line> "anti*a*ente" o p**conce*to era ma*or. Pergunto como é que ele verifica isso e e*e </line>
<line> respo*de. " N*o f**o *ue sou de candomblé. *e *inguém souber, ninguém discrimina. </line>
<line> Pensar a socialização das crianças * dos a*o*e*centes ** c*ndomblé *um *on*e*t* de </line>
<line> moderni*ade líquida é considerar a fragilidades das inst*ncias s*c*alizadoras, a pluralida*e de </line>
<line> alternat*vas **e *e apresent*m ao* infanto-juve**s, a pe*c* da força coercit**a *a *omun*dade, </line>
</par>
<par>
<line> mesmo a </line>
<line> relig*osa, e c*mpreender as *núm*ras iden*ificaç*es </line>
<line> que a pes*oa pode *arregar, </line>
</par>
<par>
<line> *esmo que aparentemente </line>
<line> contr*ditó*ias. Esse cont*x** pode r*sultar em experi*ncias </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 17, n. 6, art. 15, p. 279-*94, j*n. 2020 </line>
<line> www4.fsane*.com.*r/r*vista </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> El*mentos para Com*reensão d* So*ial*zação na R*li*iã* Afrobrasileira na Con*emp*rane*dade </line>
<line> 29* </line>
</par>
<par>
<line> r*ligiosas efêmeras ou / e sim*ltâneas, *em *ue pe*c*m a intensidade *e serem vi*idas de forma </line>
<line> v*rdad*ira. </line>
<line> O relato de jails*n traz à tona o c*ntexto da es*ola par* uma criança e ado*escent* </line>
</par>
<par>
<line> cand*mblecis*a. A*ém </line>
<line> d a *i s put a </line>
<line> espon***ea existent* entre *s adept*s </line>
<line> das relig*ões </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> matrizes cris*ãs, es*ecia**ente </line>
<line> entr* cató*icos e evangélicos neop*nte*ostais, as *l*imas </line>
</par>
<par>
<line> e*per*ê*ci*s apon*am a intolerânci* r*ligiosa, quando os *tores *nvolvidos são adeptos </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> rel*giões de m*trize* africa*as, tais com* o candomb*é. </line>
</par>
<par>
<line> Diante d* uma realidad* complexa, a qual a formação i*entitár*a e*tá em movimen*o, o </line>
</par>
<par>
<line> envolvimen*o </line>
<line> dessas crianças na disputa de </line>
<line> sua própria form*ção fortalece-os, uma vez qu* </line>
</par>
<par>
<line> possibilita desde o iníc*o de sua socialização pri*ária conflito* e *pções compl*x** </line>
</par>
<par>
<line> antecipadoras de uma *ealidad* líquida. Ao mesmo </line>
<line> *e*po, a **ssibili*ade *e maior </line>
</par>
<par>
<line> p*rmanência, dentro d* temporalida*e, s* apr**ent* d*v*d* ** contexto em q** se deu * o*ção </line>
<line> religiosa. </line>
<line> * CONSID*RAÇÕ*S FINAIS </line>
<line> Ap*s*r d* *ã* se esgota* o debate s*b*e *s ele*ento* bá*icos p*ra a com*reen**o da </line>
</par>
<par>
<line> *ocialização das </line>
<line> c**a*ça* * adolescent*s n* can**mb**, </line>
<line> infere-se pelas *eituras e pes*u*sa* </line>
</par>
<par>
<line> real*za*as n*ste artigo que a </line>
<line> *rian*a soci*l*z*da *o candomblé *ncorpora valores e padrões </line>
</par>
<par>
<line> r*lig*osos e sociais *lura*s, constituindo um habitus que ne*ocia s*a relaçã* di*nte de uma </line>
<line> sociedade pl*ra*ista, hipermoderna e *aica, tendo em *ista a fragilidade da n*ção do a*s*luto e, </line>
<line> por sua vez, o fo*talecimento *a *titu*e de relativiz*r. </line>
</par>
<par>
<line> É por m**o des*a i*entifica*ão *om os *u*ros *ig*ificados que a c*i*nç* *omeça </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i**nti**car-se a si mesm*. A identi*ad* *ormula*a por e*se pro*esso torna-se subjetivamente </line>
</par>
<par>
<line> coerente e plausível, contudo, </line>
<line> *ss* ide***dade s* pode ser subjetiva*e**e apr*p*i*da com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *und* da qual e*a faz parte. Assim, a identi*a*e *az *arte da rea*idade objetiva do mun** ao </line>
<line> q*a* ela p*rten*e. </line>
<line> Desse *odo, co*clui-se que as pessoas pass*m *or um pr*cess* de afirmaç*o da *ua </line>
</par>
<par>
<line> i*ent*dade enquant* su*eit*s </line>
<line> dotados *e subje*iv*dades, e não só p*la afirmação de *uas </line>
</par>
<par>
<line> identida**s, como também *ela negação. Se as experiências adquiridas no proce**o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> socialização tendem a s*r anu*ad*s pela esf*ra social e por s*us preconce*tos e intoler*ncias, o </line>
<line> indivíduo cria mecan*smos par* se po*icionar socialmente. U* fato que merec* *estaque é *ue, </line>
<line> m**mo a socied**e sendo diversa em s*as construç*es re*igio*as, os *spaços para a* i*e*tid*des </line>
<line> *e matrizes afr*canas *inda conti*uam sendo con*estada* através da into*erânc**, do preconceito </line>
<line> Rev. FSA, Ter**in* PI, v. 17, n. *, ar*. 15, p. 27*-294, jun. 2020 www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. B. Miran*a </line>
<line> 29* </line>
</par>
<par>
<line> e da d*scrimi*ação, tendo consequência* na* t*a*etórias sociais de crianças e joven* adep*o* do </line>
<line> Cando*blé. </line>
<line> P*r seu caráter dinâmi*o e até m*smo fluido, a contempo*a*ei**de leva o* indivíduos a </line>
<line> *rticularem dife**ntes lógicas de aç**; e*sa articulação é que constitui a subje*ividade do *tor e </line>
<line> a sua refl*xividade. E é nes*e s*ntido que p*ra enten*er a so*ializaç*o ** con*emporaneidade </line>
</par>
<par>
<line> se *az n*cessário compr**nder que </line>
<line> as práticas indiv*dua** *ão </line>
<line> est*o *ais totalmente reg*das </line>
</par>
<par>
<line> pe*os esp*ços institucionais na medida em que os universos de referências socia** e identitários </line>
<line> co*p*rtilhados *e multiplicam e *e d*ver*if*cam. </line>
<line> Dessa fo*ma, as prát*cas e expe*iências so*iais *a contemporane*dade têm como </line>
</par>
<par>
<line> embasamento uma combinação </line>
<line> d* vá*ias *ógicas de ação que </line>
<line> *erm**am v*rios espaços </line>
</par>
<par>
<line> i*form*is e institucio*ais. A i*entidade social e indiv**ual n*o mais * uma corre*pond*ncia </line>
<line> di*eta entre o indivíduo e a **cieda*e e sim uma articulaç*o do ind*vídu* com sua* experiências. </line>
<line> Ao entrar em contat* com esses sentidos apr*end*dos a*ravés da cu*tura, o *ndivíduo não só </line>
<line> apren*e esses sentidos **mo t***ém se identifica com eles e, assim, é por *les modelado. </line>
<line> É *ecessário *ompr*ender a socializaç*o a parti* de uma nova *r*em s*cioc*ltural que </line>
<line> formul* no* sujei*os uma multiplicidad* de elem*ntos q*e s* torna*am por meio das p*r*epçõe* </line>
<line> subjeti*as uma *ealidade obje*ivada, po* *ais *inâmica que ela seja. É *ssa multiplicid*de de </line>
<line> elem**tos q*e promo** um p*oce*so mais int**so de ex*eriênci** e de re*erênc**s identit*rias. </line>
<line> Pensar a *ocializa*ão no **ndomblé enq*a*t* um pr*ces*o de formação ident*tária é pensá-la </line>
<line> en*uanto pedagogi*, na qual são incorporados valores, rituais e c*e*ças de um povo, por meio </line>
<line> d* u*a aprendizagem pela oralidade e pela *xper*ê**ia. </line>
<line> R*F*R*NC*AS </line>
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<line> X </line>
</par>
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<line> 3) elaboração do rasc*n*o ou na revisão crí*ica do conteúdo. </line>
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<line> 4) *artici*ação na a****aç*o da ve**ão fi*al do ma*uscrito. </line>
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<line> Re*. FSA, Teresina, v. 1*, n. 6, *r*. 15, p. 27*-294, j*n. *020 </line>
<line> www*.fsanet.*o*.br/revi*ta </line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)