<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 6, art. 11, p. 204-225, *u*. 20*0 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.6.11 </line>
</par>
<par>
<line> *extos Multimodais: A Produção do *ê*ero Anúnc*o d* Campa**a Comunitária ** Foco </line>
<line> Multim*dal Texts: Th* Prod*c*ion of the *ommunity Cam**ign a*d Genre in *ocu* </line>
</par>
<par>
<line> Silvi* P*ofirio *a Silva </line>
<line> Mestre em Lin*uí*tica Aplicada p*** Universi*ade Federal da P*raíba </line>
<line> Pro*essor Prefe*tura da Cidade de *it*ria de Santo Ant*o e FACIG. </line>
<line> E-*ai*: profiri*.*ilvio@b*l.c*m.br </line>
<line> Suzana T*i**ira de Qu*iroz </line>
<line> Mestra em Ed*c*ção, Cultu*as e Identid*des pela Universi*ade *ederal Rural *e Pe*na*buco </line>
<line> *rofessor* na *r*feitura d* Cid*de do Recife e d* Paulista. </line>
<line> E-mail: queiroz.suzana@*ahoo.com.br </line>
<line> Jose*e *a*i*ho *e Luc*na </line>
<line> D**tora em Linguíst*c* pela *niversida*e Federa* *o *eará </line>
<line> Professora Adjunt* na Uni*e*sidade Fe**r*l da *araíba </line>
<line> E-*ail: josete**rinho.uf*b@gmail.*om </line>
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<column>
<row> Endere*o: Sil*io Profir*o da Silv* </row>
<row> Rua do *mperador, ** Rua Gonça*o Leitão, 166, UR *, </row>
<row> Ibu*a, *ecife, PE, Brasil. CEP: 5*3*0-110, Br*sil. </row>
<row> End**eço: Su*ana Teixeira de Queir*z </row>
<row> Rua O**icuri, 80, Santo Antônio, Ig*rassu. CE*: </row>
<row> 53630503, Brasil. </row>
<row> Endereç*: Joset* M*rinho de L*cena </row>
<row> Camp*s I - L*t. *ida*e Universitá*ia, PB, 58051-900, </row>
<row> Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> *ditor-Che*e: Dr. *o*ny Ker*ey de Alencar </row>
<row> Rodrig*es </row>
<row> Artigo r*ce**do em 10/*3/2020. *ltima *e*são r*cebida </row>
<row> em 24/03/202*. Apr*vado em 25/03/202*. </row>
<row> Avaliado pelo si*t**a T*iple Revi*w: a) Desk Revi*w </row>
<row> pe*o Editor-Che*e; e b) Double *lind Review (avaliação </row>
<row> cega p*r d*is *valiadores da área). </row>
<row> Revisão: G*amati*al, N*rmativa e de Formatação </row>
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<line> Te*tos Multim*dai*: A Produçã* do Gênero Anúncio de Campanha *omunitár** em Foco </line>
<line> 205 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Nos dias atu*i*, *s t*máticas ** lei*ur* e ** </line>
<line> produção *e text*s </line>
<line> escrit*s são elemen*o* </line>
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<line> propul*ores de um amplo quantita*i*o *e </line>
<line> discussõe* acadêmicas no </line>
<line> â*b**o *a* *iências </line>
</par>
<par>
<line> Educ*cionais e das Ciên*ia* da Li*guagem. E*sas discu*sões vê*, continuamente, ressaltando </line>
<line> a relevân**a das habilidad*s de ler e de produzir text*s *as rotin*s cotidia*a*. E*te trabalho tem </line>
</par>
<par>
<line> como objetivo *efletir *o*re a aplicação </line>
<line> de uma *equênc*a *idática </line>
<line> voltada à produç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *êneros mul*im*dais, mais e*pecificam*nte, </line>
<line> ao g*n*ro **únc*o *e **mpanha *omu*i**ria. </line>
</par>
<par>
<line> *eco*r*nte d*sso, e*etuamos al*u**s refle*ões al*sivas à **l*vância da r*alização do trabalho </line>
<line> com *êneros multimodais, com vistas a pr*mover a perspectiva do letr*mento e dos </line>
<line> multiletramentos. Os r*sulta*os demonstram que as p*oduções d*s al*nos ma*e*iali*am </line>
<line> diversas caracterí**ica* constitut*vas do gênero *núncio de campanha comunitária, bem co** </line>
<line> materializam o en*relaçamento de dife*entes *ecursos semiótic*s, o que deflagra a perspectiva </line>
<line> *a multi*oda*idade discursiva. Em te*mos de c*nsideraçõ*s finais, re*salt*mos a *elevâ*cia do </line>
<line> emprego de sequê*cias didáticas na e*et*vação de situ*ções didáticas que e*volvam não a*enas </line>
<line> os gênero* discursivos e *uas característic** constitutiv*s, como também *e outros conteúdos. </line>
<line> Ne*s* senti*o, * de suma importância l*var gêner*s multimodais par* as r*t**as educacionai*, </line>
</par>
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<line> promo*endo cont*to dess*s sujeitos com </line>
<line> distint*s m*d*s se*ióticos a*ravés de um traba*ho </line>
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<line> *idát*co previame*te *lane*ado, sist*má*ico e sequencia*. </line>
<line> *alavras-**ave: Textos Mul*i*odais. Prod*ção *e T**to. Ensino. Sequên*i* Didática. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> In the *resent day, t*e themes of re*ding and *he product*on *f wr*tten t*xts are prope*ling </line>
<line> e*ements of a wide ran*e of a*ad*mic *iscussions *n the co*text *f *ducational *c*en*e* and </line>
<line> L*nguage Sc*ences. The*e discu*sions con*inually come highligh*ing the rel*vance of *eading </line>
<line> and writing ski**s in everyda* routine*. This work aims to reflect on the appl*cation of a *idact** </line>
<line> se*uence focused *n the pr***ction *f multim*dal genres, most sp*cifi*a*ly the c*m*un*ty </line>
<line> c*mpai*n *nnouncement genre. As a result, we *ade some refle**ions alluding to *he relevanc* </line>
<line> of w*rking **t* multimoda* genres in *rder to promote *he *erspective of literacy an* mul*i- </line>
<line> lesso*s. The result* show that s**dents' p*oductio*s mate*ialize several constitutive </line>
</par>
<par>
<line> c*aract**istics of th* commu*i** *a*p*ign a*n*uncem*nt </line>
<line> genre, </line>
<line> as w*ll a* ma**rialize th* </line>
</par>
<par>
<line> intertwining of different sem*ot*c r*sources, which triggers the p*rspective </line>
<line> o* </line>
<line> discursive </line>
</par>
<par>
<line> multimod*l*ty. *n te*ms of final *on*ide*a**ons, we highlig*t *he relevance of the u*e of didactic </line>
<line> sequen*es *n *he real*zat*on of dida**ic *i*uations th*t *nvolve not only th* dis*****ve genr*s </line>
<line> and their constituti*e characteristics, as well as other con**nt. In this s**s*, it is ve*y import*nt </line>
<line> *o br*n* *ultim*d*l genre* *o educatio*al routines, promotin* contact of **es* s*bje*ts in </line>
<line> different se*iotic way* thro*gh a previou**y planned, sy*tematic and *equential *ida*ti* w*rk. </line>
<line> *eywords: Multim**a* Texts. Text Pro*u**ion. Tea*hing. *oll*wing Te*chin*. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teresi** PI, v. 17, *. *, art. 11, p. 204-225, jun. 20*0 </line>
<line> www4.f*an*t.com.br/re*ista </line>
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<line> S. P. Silva, S. T. *ueiroz, J. M. L*cena </line>
<line> 206 </line>
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<line> 1 IN*R*DU*ÃO </line>
</par>
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<line> N*s dias at*ais, a* temáticas da **i**ra e da p*odução de textos e*crito* são *lementos </line>
<line> p*opuls*r*s d* *m amp*o quantitativo de dis*uss*es acadêmicas *o *mbi*o das **ências </line>
<line> Edu*acion**s e da* *iências *a *in*u*gem. Essas discussõe* vêm, continuamen**, r*ssal*an*o </line>
<line> a r*le*ância das ha*il*da*es de l*r e d* **oduzir t*xtos nas ro*ina* cotidianas. Tais habilidades </line>
<line> são extremament* nece*sárias, para a promoção da atu*ção nas distintas ins*âncias do dia a dia, </line>
<line> com* ressalt* Silva (2017). </line>
<line> Nessa p*rs**ctiva, l*i*ura e p*odução *e textos *sc*i*o* têm a*sumido a *ond*ç*o de </line>
<line> e*ementos necessá*ios à aquisiçã* da cu**ura l**r*da. D**nte des*a *onstat*ção, uma vasta </line>
<line> qua*ti*ade *e a*tore* de*ende a efetivação de rotinas edu*aci**a*s alicerçadas n* p*rspectiv* </line>
<line> *o letramento e do* multiletra*entos (ROJO, 2012; **ONÍSIO; *AS*O*CELO*; SOUZA; </line>
<line> 2*14, *U*A; MARCU*CHI, 2015). </line>
<line> Contudo, n*m sempr* *s objet** de en*ino da leit*r* e da prod*ção de text*s estiver*m </line>
</par>
<par>
<line> d*recionad*s para </line>
<line> a p*tenc*a*i*ação das *abilidade* com v*stas a efetivar uma </line>
<line> atuação </line>
</par>
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<line> au*ônoma e prof*ci*nte. *ons*ante Luna (*012), ao *ongo *e inúmeras décadas, o ensino da </line>
<line> prod*ç*o de texto nas *scolas brasilei*as rec**reu à *era imitação de *omp*nente* *ramaticais, </line>
<line> de est*utu*as fras**s e de elemen*os lexicai*, assim como à im*t*ção de forma* com*o**cionais </line>
<line> *as sequências tip*lógicas. De*se mo*o, o *nsi*o da produção *e te**os f*mentou a efetiv*ção </line>
<line> de p*átic*s de im*t**ão de arquiteturas, formas e formatos já pre*tigiados. </line>
<line> *e acordo *om Co*ta-Hübes (2*0*), a dé*ada de 198* marcou *st*icam**te o *nsino </line>
</par>
<par>
<line> de lín*ua ma*er** no Bra*i*. Essa déca*a t*ve como marca constitutiva a </line>
<line> propagação de um </line>
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<line> **p*o conting*n*e de </line>
<line> d*scursos canalizad*s na material*zaçã* d* mod**i*ações no trabal** </line>
</par>
<par>
<line> pe*agógico p**s*nt* n*s escola* bra*i*eir*s. </line>
<line> San*os (2002) d*staca *s contributos dos pos*ulados linguí*ticos so*iointeracio*istas </line>
</par>
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<line> (lei*m-se os po*tulado* </line>
<line> *a Análise do Dis*urs*, </line>
<line> da Linguís*ica Aplicada, da L*nguística </line>
<line> d* </line>
</par>
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<line> Texto, ** Psicolinguística, da Sociolinguística, entre outros) n* *feti*açã* de u*a nova noção </line>
<line> de língua enquan*o ativ*dade social situada. Do Norte desses *ost*la*os, e*erg*ram, aind*, </line>
</par>
<par>
<line> duas perspectiv**: o foc* ** intera*ão e </line>
<line> na amplia**o d*s habilidad*s </line>
<line> discursiv*s do aluno, </line>
</par>
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<line> entre *s quais, se desta*a o desenvo*vime*to da compreen*ão e da pro*uçã* de texto (esc*ito e </line>
<line> oral). </line>
<line> J* na década de 198* alguns t*aba*hos das áreas da Ling*ística * da **ic*linguí*ti*a </line>
<line> passaram a q*est*onar a noção de ensi**-aprendizagem de lín*ua *scrita que concebia </line>
<line> a lí*gua ap*nas como *ód*go e, dessa form*, en*endia a leitura apenas como </line>
<line> Rev. F*A, Tere*ina, *. 1*, n. 6, ar*. *1, p. 204-*2*, ju*. 2020 www4.fs**et.com.br/revista </line>
</par>
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<line> Text*s M*ltimodais: A Produção *o *ênero Anúncio de Camp**h* C*munitári* *m Foco </line>
<line> *07 </line>
</par>
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<line> decodifica*ão * a escrit* somente co*o pro*ução grafomotriz. A linguagem deixava </line>
<line> de ser encarada, p*lo *enos *eoric*m*nte, como *er* conteúdo escolar * passa a **r </line>
<line> entendida como *r*cesso *e interlocuç*o. Nesta per*pecti*a a língu* é entendida </line>
<line> enqua*to p*o*ut* da atividad* c*nstitut*va da linguagem, ou sej*, ela se constitui na </line>
</par>
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<line> próp*ia *nte*aç*o entre os i*divíduos. *asso*-se, assim, a prescrever *ue </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> *prendizagem da lei*ur* e da escri*a </line>
<line> d*veria ocorrer em condiçõe* concr*tas de </line>
</par>
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<line> produção textual. Desloca-se * eixo do ensino *o*ta*o para a memoriza*ão *e regras </line>
</par>
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<line> d* </line>
<line> gr*mática de pres*ígio * *o**nclaturas. Em propostas cur*iculares de div*rsos </line>
</par>
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<line> Estados, já a partir da déca*a d* 80, deslo*ou-se o eixo do ensino voltado par* </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> memor*zaç*o de reg**s e n*menclat*r*s da gra*át*ca d* prestígio, *ara um e*s*no </line>
<line> *uja *inalidade é o des*nvolvimento da *ompetência linguístico-t*x*ual, *sto é, o </line>
<line> d*sen*olvi*ento da c*pacidad* d* produzir e interpretar textos e* co*t*xto* sócio- </line>
<line> históric*s verdadeira*en*e *on*tit*ído* (*AN*OS, 2002, p. 3*-31). </line>
<line> C*m as teorias postas *ela Linguística de Text*, * produção *e texto pode se* def***da </line>
</par>
<par>
<line> como u*a p*ática resultante d* entrel*çamento de *ist*nto* </line>
<line> co*hecime*tos (l*nguísticos, </line>
</par>
<par>
<line> encic*opédicos e textuais), *lém de a*ivida*es cognitivas e metac*gnitivas, como defendem </line>
</par>
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<line> Koch * Elias (200*). Diante do exposto, *roduzir text*s co*pre*nde * combinaçã* </line>
<line> *e </line>
</par>
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<line> diferentes a*ões linguísticas, socia*s e cogniti**s, tr*nscende*do, assim, o e*pr*go </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> co*ponent*s linguísticos e gra*aticais. </line>
</par>
<par>
<line> Na visã* de Sil*a * *el* (200*), pelo **és sociointerac*oni**a da linguagem, o ensino </line>
<line> da produção de *exto deve estar can*lizado a pro*iciar que o* alunos façam *s* da escrit*, </line>
<line> obje**vando *n*eragi* em distintos âmbitos (de*t*o ** **cola *, em especial, fora de*a). </line>
<line> No fim *a d*cada de 90, os Parâme*ros C*r*iculares Nacionais - PCNs (*RA*IL, 1997; </line>
</par>
<par>
<line> B*AS**, 199*) propuseram novas orien*açõe* p*ra as rotinas educaci*nais, n* toca*te </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> ensino *e *ín**a mat*rna. *onsequentemente, tais orientações fo*am di*ecionadas ao *nsino *a </line>
<line> leitura e da p**du*ão de textos es*ritos na Educaç*o Básica. Diante das orienta*ões t**zidas por </line>
</par>
<par>
<line> esse documento ofi*i*l, o </line>
<line> e*sino d* língua materna tem como *oco a pote*cialização das </line>
</par>
<par>
<line> cap**idades e co*petências linguísticas (leitura, pro*ução textual, fala e escuta). *iante dessa </line>
<line> acepção, os g*neros discursivos con*uista*am a categori* d* o***tos *e en*ino, com f*co na </line>
</par>
<par>
<line> abordagem do seu funcionamento discursivo, </line>
<line> *ss*m como das suas condiçõ*s d* produção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> circulação. </line>
</par>
<par>
<line> Silva * *elo (200*) ***s*ltam q*e * ens*no da produçã* *e textos e*critos *eve </line>
<line> pro*ov*r situações di*áticas, envolvendo expl*ração *e d*stintos gêneros *iscursi*o*. Tais </line>
<line> s*tuações devem e*tar voltadas a fomentar a apropriaçã* dos g*nero*, além d* ref*exão dos </line>
<line> alu*os acerc* da *rodução de textos ad*quados aos contextos de u*os e **s interlocu*ore*. Entr* </line>
<line> es*e* g*ner*s, *stão os multi*odais. </line>
<line> Este tr**alho t*m co** objetivo re*letir sob*e a aplicação de *ma sequ*ncia d*dática </line>
</par>
<par>
<line> voltada à produção d* g**eros mult*modai* (nesse ca*o, o </line>
<line> gê*e*o anúncio de campanha </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *er***na PI, v. 17, n. 6, art. 11, p. 20*-225, jun. 2020 </line>
<line> www4.fsa*e*.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. P. *ilva, S. *. Q**ir*z, J. M. Luce*a </line>
<line> 208 </line>
</par>
<par>
<line> co*unitária). Dec*rren** *isso, ef*tuamos algumas ref*exões al*sivas à relevân*ia da </line>
<line> r*a**zação do trabalh* com gê*e*os multimodais, *om vist*s a promov*r a perspectiva do </line>
<line> *etramento e dos multiletra*entos. </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRIC* </line>
<line> 2.1 Das sequênci*s tipol*gicas a*s gê*eros do discur*o: a pr*d*ção de gê*eros </line>
<line> multimodais em f*c* </line>
<line> Como me*cion*do *nteriormente, no *ecorrer de inúmera* décad*s, o ensin* da </line>
<line> *rodução de texto escri*o esteve *irec*o*ado à imi*ação d* asp*ctos linguísticos gra*a*ic*is, </line>
<line> assim c*mo à i*itaçã* de arquiteturas e format*s t*xtuais (leia*-s* aspe*tos com*os*cio*ais </line>
<line> das tipologias *extuais). No dizer d* Signorini (201*), em um viés histór*co, o ensino de l*n*ua </line>
</par>
<par>
<line> materna conc*deu suprema*ia a*s manuais d* </line>
<line> gram**ica normativa, dando prim*zia </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> explo*ação d* *onte*dos ordenados *rogressivame*te. A partir desses manuais, os doce*tes </line>
<line> proferiam e*plicações lineares, estando pautados na pers**cti** do aceitável e do não ac*it**el. </line>
</par>
<par>
<line> Es*e último </line>
<line> deveria ser erradicado das rotinas educacionais, uma </line>
<line> vez qu* as </line>
<line> *a*ied*des </line>
</par>
<par>
<line> linguísti*a* não estav*m ex*ressas nos manuais de gramática. </line>
<line> C*sta-Hübes (2009) evidencia que o *nsino *a *r*dução de te*to* escritos esteve </line>
<line> in*imamente vi**ulado à p*s*ura pedagó*ica d* *nsino de língua mate*n* vigente. Com isso, o </line>
<line> ensino *a es*rita esteve fortemente at*elad* à norma*ização *as convenções gramaticais, bem </line>
<line> como à sua aplicabilidade na escrita d* textos. </line>
</par>
<par>
<line> Na ótica de M*rcusch* (20*0), os </line>
<line> al*n** </line>
<line> ti*ham *or meta memorizar e decorar as </line>
</par>
<par>
<line> con*ençõ*s gramatic*is, u*il*z*ndo, por conseguinte, regras e *orm*s *a e*crit* *e t*xtos. Desse </line>
<line> mo*o, pro**zir tex*os consi*ti* em mat*rializar componentes *r**aticais adequad*men*e, bem </line>
<line> como i*itar as variantes de pres*íg*o, p*esentes nos manuais de *ramática. *ssa perspe*tiva de </line>
<line> ensino vigorou até o fin*l da d*cada d* 50 e *nício da déca** de 60. </line>
<line> No i*íci* da década de 60, * perspectiva da* sequências t*pológi*as passa * *er o cerne </line>
<line> *o ensino da escrita n*s esc*la* b*asil*ir*s. Na visão de Luna (2*12), da dé**da de *0 por </line>
</par>
<par>
<line> di**te, o ensino </line>
<line> da es*ri*a co*ce*eu su*rem*cia * </line>
<line> exploraç*o de *spectos frase*lóg*cos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> lexicais *, so*retudo, a imitaç*es de elem*ntos típicos *a *strutura das t*pologias textuais </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> *escri*ão, narração e di*sertação. Nessa acep**o, produ*ir te**os consist*a em i*ita* forma* e </line>
<line> formatos *ext*ais. *m outras palavras, o e*s*no d* esc**ta ti*ha *omo *oco fazer c*m qu* os </line>
<line> Rev. **A, Tere*ina, v. 17, n. 6, ar*. 11, p. 20*-225, j*n. **20 www4.fsanet.co*.**/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Textos **ltimodais: * Produção do Gênero *núnci* de *a*panha C*m**itária em *oco </line>
<line> 209 </line>
</par>
<par>
<line> al*nos conseg*issem imitar arquiteturas t*xtuai* - moldes es**utura*s -, r*produzindo aspect*s </line>
<line> típ*cos d* organização *ex*ual dos textos des*ritivos, disserta**vos e narrativos. </line>
<line> No *nício da *écada *e 80, emerg*m postulados qu* trazem à tona no**s teorias com </line>
<line> r*laçã* a* *nsi*o *a **odu*ão d* **xtos escritos. Co* esses postulados, o ensi** passará por </line>
<line> um v*sto processo *e modific*ção, ind* além da imit*ção de arquiteturas e for*atos estrutu**is. </line>
<line> Segundo Albuquerqu* (2006), da década de 80 em dia*te, o* *ostula*os sociohistóricos </line>
<line> * discursivos da linguag*m, a saber, a Análi*e do *iscurs*, Linguística Ap*i**da, Linguíst*ca </line>
</par>
<par>
<line> de Texto, Psicoling*ística, Sociolinguística etc., trazem à tona uma va*t* quantidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> a*pectos, que co**c*m a* prát**as de leitura e de escr*ta *em como os usos da língua co*o cer*e </line>
<line> dos proces*os de en*i*o e de aprendizagem de língua m*te*na. </line>
<line> É com os pos*ul*d*s da Lingu*stica de Text* * da Psi**l*nguística qu* emerge uma nova </line>
<line> noção de e*c*ita. *ara Ko** e Elias (2009), a partir dessas abo*dag*ns teó*icas, * escri** a*sume </line>
<line> a noção de atividade de interação, *u*a efetiva*ão se d* a*ravés da *u*ção de dis*intos aspec*os, </line>
</par>
<par>
<line> tais co*o: saberes *inguísticos - lexicai*, mor****intátic*s, </line>
<line> ortográfic*s et*. -, sa*eres </line>
</par>
<par>
<line> enciclopédicos - *elati**s aos conhecimentos de mundo *os sujeitos -, saberes text**is - </line>
<line> sabe*es dos s**e*t*s relativos a*s gênero* textu*i* e à* t*pologia* *extuais - e estra*ég*as </line>
<line> cogni*ivas - paráfrase, seleção etc. -. A *scr*ta, ago*a, * ti*a como produção d* t*xtos escri*os, </line>
<line> detendo um* *ova nom*nclatur*. </line>
<line> **ntudo, o aspec*o **e de**agr* modificações de*in*tivas no ens*no de língua ma*erna </line>
</par>
<par>
<line> e, em especial, no ensin* *a produ*ã* de </line>
<line> t*xt*s escritos é a </line>
<line> publicação </line>
<line> dos *arâmetros </line>
</par>
<par>
<line> Curriculares Nacion*i* de Língua *ortuguesa - *CNs (BRASIL, 199*; BRASIL, 1998). **se </line>
<line> documento of*cial traz à tona a *ri*ntaç*o da articulação do ensino de l*n*ua materna através </line>
</par>
<par>
<line> de quatro eixos did*ticos *e </line>
<line> ensino, a sabe*, a **mpreensão de t*xt*s, a pro**ç*o de texto* </line>
</par>
<par>
<line> escrito*, a produção *e texto* *rai* e * análise ling*íst*ca. </line>
<line> *utra orientação tr**ida por esse docum*nto oficial é a pe*spectiva dos *êneros *ex*uais </line>
<line> como ob*etos *e ensino ou ferra*en*as de aprendizagem. 702-17784*7-08778*5 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 6, art. 11, p. 204-225, jun. 2*20 </line>
<line> *ww*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. P. Silva, S. T. Queiroz, J. M. *ucena </line>
<line> 210 </line>
</par>
<par>
<line> F*NALIDA** COMUNICATIVA </line>
<line> CONTEÚDO TE*ÁT*CO OU TEMA </line>
<line> F O RM * C*MPOS*CI*NAL OU COM*OSIÇÃO </line>
<line> *STILO VERBAL </line>
</par>
<par>
<line> *u*l o objeti** do gê*ero? É acons*lhar? É conv*n*er? É in*orm*r? </line>
<line> Quais os temas m*is recorre*tes abordad*s pe*o gênero? Temas econômicos, políticos ou s*cia*s? Temas voltados às virtudes humanas? Ou seja, * que o alun* v*i encont*a* em termo* de tema nesse *ênero text**l? </line>
<line> Como é a *s*rutu*a do gênero? É e* prosa? É em ver*o? O que o a*uno vai encontrar na estrut*ra desse gênero? Di*ers*s f*rmatos? Imagens? Pess*as públ*ca*? Co*es? *omo é a distribuição das info*m*çõ*s nesse g*nero? </line>
<line> Quais os aspectos *ing*íst*c*s típicos de c*da *ênero te*tual? Co** é a lingu*g*m? Formal? Inf*rmal? De fácil compree**ão ou de difí*il compreensã*? Quais *s ti*os de verbos predominante*? Q*ais as *las*es gramaticai* pre*ominantes ne*se gên**o te*t***? </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Ada*t*do de *och; Elias (2006). </line>
<line> Ent*e os di*tintos gêneros do discurso propagados nas p*átic*s c*tidianas, estão *s </line>
<line> gêner*s multi*oda*s. M*yer (2001) destaca a mo*ifica*ão na construção, assim como na </line>
<line> apresent*ção da informação. Hoje, a constr*ção d* *nformação se dá mediante a mobi*ização </line>
<line> de palavras (enunciado verbal) e sua concaten*ção com distin*as sem*ose* (o for**to *ict**ico). </line>
</par>
<par>
<line> Além *o plano im*gético, o autor ressalta a mobilização do movimento na con*trução </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> inf**maçã*. Em outras pala*ras, a elaboração do material info*macio**l pode se dá *trav*s de </line>
<line> im**ens e *lustrações estáti*as, bem como me*iante materiais textuais din***cos que reme**m </line>
<line> ao movimento e à animação. </line>
<line> *i*nte de*sa acepç*o, h*je, há distintos materia*s textuais, que têm sua construção </line>
<line> *espaldad* por m**o de diferentes *emioses. Essas vão além dos enunc*ados verba*s (palavras </line>
<line> e frases). *essa junção de d*fe**ntes modos sem*óticos, resulta a mult*modal*dade *iscur*iva. </line>
<line> Na ótica de Elias (201*, p. *94), "a multimodalidade *ode ser definida como a co- </line>
</par>
<par>
<line> ocor*ên*ia de vários *odos de *inguagem (semioses), q*e s* </line>
<line> *ntegram n* co*strução </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ignif*cados em interações socia*s". *ia*te des*a a*epção, a mult*modalidade consi**e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *n*egração de *ife*entes modos *emióticos, o que corro*ora </line>
<line> *ara a materia*izaçã* d*s </line>
</par>
<par>
<line> significações pres*nte* no processo interacional. </line>
</par>
<par>
<line> Dio*ísio, *as*oncelos * Souza (2014) d*monstram que a *ul*imo*alidade di*cu*s*va </line>
<line> re*ete a um processo de junção de *ai* de u* modo *e *eprese*tação na con*tituição *e um </line>
<line> Rev. F*A, *eresina, v. 1*, *. 6, art. 11, p. 204-22*, jun. 2020 www4.fsane*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T**tos Multimodais: A Produç*o do Gêne** Anúncio d* C*mp*nha Com*n*tár*a em Foco </line>
<line> 211 </line>
</par>
<par>
<line> gên*ro do discurso. Diante dessa acepção, a m*ter*alização de um determi***o gê*ero p*de ser </line>
<line> resultan*e *a c*ncatenação de diferentes modos semióticos. </line>
<line> P*r*anto, é no texto, materialida*e dos gênero*, onde *s mo*os (imagem, escrita, som, </line>
<line> mús*ca, lin*as, co*es, taman*o, ângu*os, entonaç*o, ri**os, ef*itos vi*u*is, *e*odia </line>
<line> e*c.) são *eali*ados. O que faz com que um **do sej* m*ltimodal são *s combin*ções </line>
<line> com out*os modos pa*a criar sentidos. Ou seja, o q*e faz co* que *m signo s*ja </line>
<line> mul*im*dal são as *scolhas e as pos*ibilidades de arranj*s est*beleci*as com outros </line>
<line> si*nos que fazemos para cria* sentid**, com o* mes*os, quais as artic**ações criadas </line>
<line> por eles em suas p*oduçõ*s *extuais (DIONÍSIO; VASCO**ELOS; SOUZA, 20*4, </line>
<line> p. 42). </line>
<line> Desse modo, os gêneros multimodais pro*edem da jun**o de distintas *em**ses </line>
<line> (palavras, cor*s, ângulos, font*s, *in*as, **ns, *aman*os, t*pog*afias e*c.). Ou s**a, a união d* </line>
<line> m*is *e um desses mod*s s*mió*icos na forma *omposicional de um deter*inado gêner* faz </line>
<line> co* que ele seja *i*o como m*ltimodal. São exem*l*s de gêneros multimo*a*s: anúnc*os </line>
</par>
<par>
<line> public*tários, an*ncio* *e </line>
<line> ca*pa*ha c*m**itária, charges, ca*tuns, histórias em *uadrinhos, </line>
</par>
<par>
<line> me*es, tiri*has etc. Nes**s gêneros textuais, a const*ução *a inf*rmaçã* se dá *través </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> junção de *i*ersos modos s**ióticos. Ta* ju*ção tem como o*jet*v* ala**ncar a *fetivação de </line>
<line> determinados efei*os de sentido. </line>
<line> * traba*h* c*m gêneros multi*oda** en*olve dois conceitos diretament* atrelados aos </line>
<line> us*s das habilidad** lingu*sticas da le*tu*a e da escrita n*s tra*as coti*ianas. Aludimos, a*ui, </line>
<line> *os conceitos d* letr**ent* e de mult*letramen*os. </line>
<line> Lu** e Ma*cuschi (2015) con*eituam o letra**nto como a u*abilidade da leitura e da </line>
<line> escr*ta com *is*as a l*dar com as d*man*as cotidian*s, que se faze* presentes nas prá*icas do </line>
<line> d*a a dia. *st* *, quando os sujeit*s u**m sua* habilidades d* *eitura e de pr*duzir textos no seu </line>
</par>
<par>
<line> co*idian*, em funçã* das suas prá*icas comu*icativas, *stão fazend* uso d* se* grau </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> letra*ent*. </line>
</par>
<par>
<line> *utr* c*nc*ito centr*l na* discussões a*avancadas neste estudo é de multiletram*ntos. </line>
<line> * definição levantada por Rojo (*012) ***templa dois p*ismas, a saber, a variedade de culturas </line>
</par>
<par>
<line> e a diversidade de semi*ses. O primei*o vié* do co*c*it* de multiletra*entos reme*e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> mul**cultu*alida*e, ist* é, </line>
<line> à </line>
<line> variedade de culturas p*olif*radas na* *ráticas cotidianas. T*l </line>
</par>
<par>
<line> pos*ura prima p*lo *econhecimento das di*tintas produ*ões *ultu*ais, deixando de la*o *ráticas </line>
</par>
<par>
<line> de discrimin*ção d*s culturas m*noritárias. A**m disso, esse viés do concei** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> m*ltiletram*nto* advoga q*e as </line>
<line> rotina* cotidianas de*e* incorp*ra* a variedade cu*tur*l, </line>
</par>
<par>
<line> d*i*an*o de lado a p*stura de c*nc*der *rimaz*a à* c*lturas abastadas, canônicas e domina*te* </line>
<line> (*OJO, *0*2). </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 17, n. 6, a*t. 11, p. 20*-225, jun. 2020 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. P. Sil*a, S. T. Queiroz, J. M. Luce*a </line>
<line> 212 </line>
</par>
<par>
<line> O segundo vié* do conceit* d* mul*i*etramentos rem**e à d*ve*sid*de de semiose* ou </line>
<line> m*dos sem**ticos. N** d*as hodiernos, a elaboração dos textos é procedente da **bilização *e </line>
<line> dif*rentes *emioses e ling*agens. Ess* vi*s ad**ga, então, *ue as rot**as educacionais devem </line>
<line> incor*orar a diversidad* de modos semióticos, * div*r*idade de *aterialidades discursivas e ** </line>
<line> d*stint*s hab**idades de *roce*samento de text** (*OJ*, 2012; LU*A; M*RCUSC*I, 2015). </line>
<line> No ano de *018, h**ve a publ*cação da Base N*cio**l Co*u* Cur*icular - BNCC </line>
<line> (BRASIL, 2018), o que trou*e à t*na *ov*s orien**ç**s *ara o ensino de lí*gua materna e, </line>
<line> sob*e***o, *a*a o ensi*o da pro*ução de textos escr*tos. Na verdad*, a B*CC retoma diversos </line>
<line> aspectos pos*os pelos PCNs no fina* da década 90. O pr*m*ir* aspecto reto*ado pela BNCC </line>
</par>
<par>
<line> diz r*speito à que*tão do* </line>
<line> eixos did**icos de ensino. * d*cume*to d*fende que a* *o*inas </line>
</par>
<par>
<line> educac*onais deve* ala*a*ca* "o desenvo**imento *e habili*ad*s ao uso signi*icativo *a </line>
<line> li*gua*em em ati*idades de leitura, escuta * produção d* textos em vár*as *ídias e *emioses </line>
<line> (BRASI*, 2018, p. *7, grif*s n*ss*s). </line>
<line> Por o*tro lado, * *NCC traz * tona a persp*ctiva dos multiletrame*to*. A citaçã* acima </line>
<line> *á sina*iza *ue as ativ*dad*s a serem de*env*lvid*s *om r*l**ão *os ei*o* *upr*citados d**em </line>
</par>
<par>
<line> *contecer mediante o* s*bsídios ** disti*tos </line>
<line> mo**s semióticos. Aliás, t*l orientaç*o </line>
<line> vai </line>
</par>
<par>
<line> perpa*sar as orientaç*es e**ecíficas de cada </line>
<line> eixo. O objetivo dis*o é, **is, contribuir p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> am*liação d*s graus de le*ramento e multiletramen**s *os alunos. </line>
<line> *o componente *íngua Portugu*sa cab*, então, proporcionar *s estud*n*es </line>
</par>
<par>
<line> e*periências que contrib*am p*ra a a*pliação *os le*ram*ntos, *e </line>
<line> forma </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> possibi*itar a partici*ação *ignificativ* e *rít*ca nas divers*s p*áticas sociais </line>
<line> *ermea**s/**nstituídas pela or*lidade, pela escri*a e po* outr*s linguagens </line>
<line> (BRASIL, 20*8, p. 67-*8, grifos nossos). </line>
<line> Outra o*ientação retoma*a *elas BNCC é * que*tão da *doç*o dos gên*ros do dis*urso </line>
<line> como objetos *e ensino. Diante dessa ac*pção, * ensino de língua *eve envolver a reali*ação </line>
<line> de ativ*d*des did*tica* mediant* a expl*ração de dife*entes g*neros, pr*cedentes de disti*tos </line>
<line> c*mpos d* circulação. O obj*tivo disso é pr**over, dentro das ro*inas educacionais, o ac*sso </line>
<line> d* alu*o às práticas comunicativas típicas das diferentes instâncias d* dia a di*. "Abordag*m </line>
</par>
<par>
<line> *e gêneros discursivos/g*ne*os text*ais, esf*ras/ca*p*s </line>
<line> de cir**lação dos dis*ursos -, </line>
</par>
<par>
<line> con*i*era as pr*ticas contemp*râneas de linguagem, se* * qu* a p*rticipação na* *sferas da </line>
<line> vida *ública" (*RAS*L, 2018, p. *7). </line>
<line> No entanto, neste trabal*o, de*taca*o*, em es*e*ia*, a orientação vo*tada à questão dos </line>
<line> multil**ra*entos. Com* menci*nad* antes, a BNCC tr*z à ton* uma ser*e de *rien*ações </line>
<line> volta*as * promoção *o a*esso por *arte do a*unado * dis*intas semio*es. T*l pos*u*a pode ser </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. *, art. 11, p. 204-225, jun. 202* www*.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Textos Multimodais: * Pr*dução do Gênero Anúnc*o de Campanha Comun*tária em Foco </line>
<line> 213 </line>
</par>
<par>
<line> e*i*enciada </line>
<line> na ci*aç*o, na qual o doc*me*to menciona a *u*st*o do* d**ti*tos mod*s </line>
</par>
<par>
<line> sem*óticos, ao </line>
<line> tratar </line>
<line> do eixo </line>
<line> produ*ão *scrita e m*lt*ssemiótica bem com* ** e**o aná*i*e </line>
</par>
<par>
<line> lingu*st*ca/sem*ótic*. Em outras pal**ra*, a e**lo*ação desses d*is ei*os *eve co*templar </line>
<line> diferentes *egistros *a linguagem e n*o apenas com a moda*idade es*rit* da l*nguagem. </line>
<line> Trabalhar os eixos: oralidade, *eitura/escuta, produção (escrita * mult*s*emiótica) e </line>
<line> a*álise l*nguís*ica/s*miótica (qu* *nvolve conhecimento* linguísticos - *obre o </line>
</par>
<par>
<line> si*tema de escrita, o si*tema da língua a norma-padrão *extuais, *i*c*rsivos e </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> -, </line>
</par>
<par>
<line> s*bre *s mod*s de organiz*ção e os el*m*ntos de outras sem*oses) (BRASIL, 2*18, </line>
<line> p. 68, *rifos nossos). </line>
<line> Di*nte de*se *u*dr*, a BN** o**enta a efetivaç*o de um trabalho *edagóg*co alice*ç**o </line>
<line> na perspectiva da multi*odalidade discursiva (l*iam-se *ên*ros multimodais) e na perspectiva </line>
<line> dos multiletramentos. </line>
<line> D* a*ordo com G*err* (201*), os tex*o* da *sfera p*blicitária são indelev*lme*te </line>
<line> in**ncionais, e*tand* can*liz*dos a fomentar * convencimento e a p*r*uasão dos sujeitos. Dito </line>
</par>
<par>
<line> de o*tro </line>
<line> modo, os t*xtos pub*i**tário* ocup*m-se em exercer efei*o sob** a formaç** </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> opinião, al*van*ando, por con*eguinte, a modifica*ão nas atitudes e no compo*tamento </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> público *l*o. </line>
</par>
<par>
<line> Na ótica do referido aut*r, os textos da es*era p*bli*itária *odem ser de dois *ipos, a </line>
</par>
<par>
<line> saber, a publicidade </line>
<line> **m*r*i*l (também </line>
<line> den*mina*** de an*ncio pub*icitár*o e/ou </line>
<line> p*ça </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ampa*h* pub*ici*ária) e a publicidade não </line>
<line> comercial (**mbém denominados de anún**o de </line>
</par>
<par>
<line> campanha comunitária e/ou peça de campanha comunitári*). N* pri*eiro caso, os textos estão </line>
<line> intr*nsecamente *trel*dos a f*na**dades c*merciai*, cuj* foc* está na dis*em*nação de bens e </line>
</par>
<par>
<line> **rviços. No segun*o </line>
<line> caso, os textos estão diretamen*e vincula*os a finalidades socia*s cuj* </line>
</par>
<par>
<line> f*** está na proliferaç*o de idei*s e valor*s. </line>
</par>
<par>
<line> Diante d*ss*s </line>
<line> orient*ções, *ptamos por trab*lhar a produção do gêner* anúnc*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cam*an*a c*munit*ria. N* ótica </line>
<line> *e Souza (2017), esse </line>
<line> *ênero tem c*m* finalidade </line>
</par>
<par>
<line> comuni**tiva convencer e persuadir o público **ito* acerca da r*le**ncia da causa *nuncia**. </line>
<line> Ou seja, o gênero textual em *o** está dire*amente re*acionado à *e*spectiva social e educativa, </line>
<line> uma vez qu* visa a persuadir seus lei*ores * adotare* **a pos*ção diante de uma determinad* </line>
<line> causa *ocial. </line>
<line> O anúncio de campanha comunit*ria consiste em um gên*ro multi**dal ou </line>
</par>
<par>
<line> multissemiót*co. Estes sã* pr*cedentes do </line>
<line> entrelaçamento entre a </line>
<line> es*r**a verbal * arranj*s </line>
</par>
<par>
<line> **sua*s, isto é, são *onst*uídos mediante o </line>
<line> entrelaçam*nto entr* a e**ri*a e os r*cursos </line>
</par>
<par>
<line> imagéticos. Em geral, o* recursos m**ti*odais sã* empregados co* a fina*id*de de fort*l*cer </line>
<line> Rev. FS*, T*r*sina PI, v. 17, *. 6, art. 11, p. 204-225, jun. 202* *ww4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. P. S*lv*, S. T. Queiroz, *. *. L*cen* </line>
<line> *1* </line>
</par>
<par>
<line> a men*age* veicu*a*a. Outra característic* bastante r*cor*e*te dos gên*ros t*xtuais da es*era </line>
<line> publi*itária é a ut*li*ação da forma verbal impera*iva (verb** de ordem), que te* c*mo objetivo </line>
<line> fomentar a *ção do le**or, em prol da cau*a anunciada. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
<line> Este est*do está al*cerça** no conte*to da Pe*quis* A**o. No dizer de Thio*lent (*985 </line>
</par>
<par>
<line> *pud *IL, 2008), esse *i*o *e pesquisa está dir*tamen** a*relado à resolução bem como </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> minimização de uma det*rminada pr*ble*ática. Diante di*s*, pes**is*d*res e p*rticipantes </line>
<line> mobilizam-se *a realização de ações voltadas * soluc*onar ou a m*n**i*ar *m *a*o problema </line>
<line> materializa** em d*do con*exto. </line>
</par>
<par>
<line> É um *ipo de pesq*isa soc*al com *ase empírica q*e é concedida e realizada </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> estrei*a asso*iação com uma ação *u com a resolu*ão de u* p*oblem* col***vo e no </line>
<line> qual os p*squisadore* e os partic*pantes representat*vos da si*uação ou *o problema </line>
<line> estão e*volvidos do modo cooper*tiv* ou participa*ivo (T*IOLLENT, 1*85, *. 14 </line>
<line> *pu* GIL, 2008 p.30). </line>
<line> O referido auto* mencio*a que, nesse *ipo de pe*quisa, o pesq*isador tem a *tribuição </line>
</par>
<par>
<line> de coletar, a*alisar e reflet*r </line>
<line> sob*e dados col*tados em um de*ermin*do es*aço. A parti* </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> aces*o aos dados, </line>
<line> * pesquis*do* *em a inc*mbência *e interpr*tar tais dados e **fletir, </line>
</par>
<par>
<line> elaborando, e* *eguida, uma ação direcionada a so*ucio*ar ou mi*imizar </line>
<line> u* determ*na** </line>
</par>
<par>
<line> probl*ma. </line>
</par>
<par>
<line> Diante des*a *er*pe**iva, elaboramos uma aç*o d* interve*ção, mais *specific*mente, </line>
</par>
<par>
<line> a ap*icação de uma sequência didática, tendo co*o objeti** </line>
<line> erradicar </line>
<line> ou mini*iz*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dificul*ade dos a*unos de *ma tu*ma do 8º Ano do En*ino **ndam*nta* na *ompr**nsão e na </line>
<line> interpretaç** de textos multimodais. </line>
<line> * RESULTAD*S E DI**USSÕ*S </line>
<line> 4.1 A ap**caç*o da sequência didática: pr**uzindo anúncios *e ca*pan*a co*unitária </line>
<line> A sequência didática em qu*stão foi re**izada na Esc*la Agl**re* Si*** da Cruz Mou*a, </line>
<line> em *ma turma do 8º ano. A r*f*rida unidade de ensi** com*õe o â**ito mu*icipal *e *nsino </line>
<line> da cidade de Vitória d* *ant* Antão. A escola funciona há 33 anos, l**al*za*a na co*unid*d* </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Teresi*a, v. *7, n. 6, *rt. 11, p. *04-*25, jun. 202* </line>
<line> w*w4.fsa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Tex**s Multimo*ais: A Produ*ão do Gêner* Anúncio de Ca*panha C*munitária em F*co </line>
<line> *15 </line>
</par>
<par>
<line> d* Maués. Hoje, tal unidade *e ensino ofe**ce o Ensino Fun***ental - Anos Finais e *ducação </line>
<line> *nclusiva, tend* *m quantit*t*v*, e* média, d* 9*0 aluno*. </line>
<line> O *ntere*se po* realizar a referi*a se**ência *idática surg*u em função da dificuldade </line>
<line> dos *lunos na compreensão e i*te*pretação de textos m*ltimoda**. Os al**os tinham bas*ante </line>
<line> difi*uld*de na pe*cepção dos ar*anj*s vis**i* mobiliz*dos *m um d*terminado gên*ro. Ou seja, </line>
<line> eles tinham dificu*dad* de id*ntific*r a finalidade d* emprego d* uma de*erminada c*r, forma </line>
<line> ou f**ma*o. *iant* desse con*e*to, s*rgiu * necessi*a*e de re*liz*r um trabalho com texto* </line>
<line> multimo*ais com vistas a amp*iar as hab*l*dades de leitura, **mpr*ens*o e produçã* de t*xtos, </line>
<line> a*sim como ampliar *s graus de letramentos e multil*tramentos dos alu*os. </line>
</par>
<par>
<line> A referida sequência didática </line>
<line> foi aplicada </line>
<line> em *uas t*rmas do *º ano. </line>
<line> Inicial*en*e, </line>
</par>
<par>
<line> realizamos a apre*entaç*o do conceito de gênero* *ulti*odais. Para tal, d*vidimos os alu*o* </line>
<line> em grup*s e distribuímos a*gun* exemplares de gên*ros mul*imodais. Cada grupo recebeu um </line>
<line> gêne*o: anúncio pub***itário, an*nci* de campanha *omunitária, charge e *a**um. Após *sso, </line>
<line> so**citamos *ue cada gr*po ap**sen*asse seus *ên**os. Eles tiveram basta*te di*iculdade. Ao </line>
</par>
<par>
<line> longo </line>
<line> das *present*ções, re*liz*mos diversas indaga**es *os grupos sobre o objetivo dos </line>
</par>
<par>
<line> gêneros, em especial, sobre o efeito *o uso das cores * dos formatos. Ao fim das *presentaç*es, </line>
<line> trouxemos o c*nce*to *e multimoda*idade e de gêneros multimodais. </line>
</par>
<par>
<line> Na aula seguint*, iniciamos a </line>
<line> aplicação da sequênci* *idática. Para r**liz**ão *essa </line>
</par>
<par>
<line> se*uência didática, *nc*ramo-**s e* Lopes-Ross* (2015). Ess* *utor* tra*o* u* mod*lo *e </line>
<line> sequ*nc*a *idáti*a calcado em dois módulos, a saber, a*ividades de *ompree*são e produç*o de </line>
<line> texto. </line>
<line> *UADRO 1 - Modelo de sequência d*dá*ica proposto p*r Lo*es-R*s*i (2**5) </line>
</par>
<par>
<line> MÓDULO* DI*ÁTICOS </line>
<line> SE*UÊNCIA* DIDÁTIC*S ELABORADAS *ISANDO A </line>
</par>
<par>
<line> *ódulo 1 L*i*ura para apro*riação das cara*terís**cas típica* do gêne*o discursivo </line>
<line> Leitura deta*h*d* de vári*s exempla*es do gênero para co**ec*mento *e s*a* característica* so*iocom**icat*va* e compo*icionais (ve*bai* * visuais), de sua org*nização retó*ica e *e se* *stilo. </line>
</par>
<par>
<line> Módul* 2 Produç*o *sc*ita do gê*er* d* acordo *om suas c*ndiçõe* de p*odução *ípicas </line>
<line> Reprodução, tanto quanto p*ssí*el, do modo d* prod*çã* d* gênero *a* si*uaçõ*s não e*colares: Planejamento da produção (definição do assunto, esb*ç* geral, *orma de o*tenção de in*ormaçõe*, recursos necessários) Coleta ** inform*ções Pr*dução da pr***i*a versã* de acordo co* movim*nto retóricos *ípicos do *ênero (ou possíveis, ca*o não haja *m *adrão) Correção colabora*iva do text*, indi*ando aspectos a ser melho*ados *rod*çã* da segunda versão, atendendo às indicaçõe* da co r r e**o </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, *. 17, n. 6, a*t. 11, p. 204-22*, jun. 20*0 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. Silva, S. *. Quei*oz, J. *. Lucena </line>
<line> 216 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Rev**ão f*na* do t*xto Di*itaç*o e *iag*amaç*o da versão final, de ac**do com o suporte para c*rcula*ão </line>
</par>
<par>
<line> Mó*ulo 3 Divul**ção ao pú*lic*, d* *cord* com a form* t*p**a de ci*cula**o do *êne*o </line>
<line> Providências p*ra efetiv*r a circ*l*ção da p*odu*ão dos al*n*s fora da sal* *e aula ou m*s*o n* esc*la. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Lopes-Rossi (2015, p. 14*). </line>
<line> N* mó*ul* 1 (comp*eensão t*xtu*l), são trabalhado* os compo*entes ca*acterístico* dos </line>
</par>
<par>
<line> g*ne*os </line>
<line> discursivos, i*to é, suas especifi**dad*s e particularidades (final*da** comu*icativa, </line>
</par>
<par>
<line> conteúdo temáti*o, co**trução composici*nal, estilo verba* etc.). O objetivo *esse módul* é </line>
</par>
<par>
<line> fome*tar a a**eensão e a *ssimilação </line>
<line> ati*ent* às caract*rís**cas **ciocognitivas do *ênero </line>
</par>
<par>
<line> d*scu*sivo em q*estão, </line>
<line> *o*struin**, **adualmente, sa*eres alu*ivos *o *eu func**namen*o. </line>
</par>
<par>
<line> Após co*preender as características do gênero di*cursiv* med*an** a* atividades </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comp*e*nsão textual, entra, em foco, o módulo 2 (produção textual). </line>
</par>
<par>
<line> Na segunda aula, d*vidi*o* a *urma em **u*os. Após i*so, *is*r*b*ímos exemp*ares do </line>
<line> gênero anúncio de campanha comunitária. S*licita*o* que cada grupo apresent*sse seu anúnc*o </line>
<line> e i**n*ificasse a *aus* defendida. De**is di*s*, questionamos se **d*s *s tex*os consistiam em </line>
<line> e*empla*es do gênero a*únc*o. Com iss*, objeti*ávamos ver*ficar o* conheci*entos prévios </line>
<line> dos alunos. Em se*uida, *presentamos * d**iniçã* do gênero anúnci*, abordando su* finalidade </line>
<line> comunicativ*. Alé* disso, apresenta*os a *if*rença en*re anúncio de ca*panha com*ni*ári* e </line>
<line> anúncio *ub*ic*tário. O objetivo desta *ula *oi tr*balhar *s *aracterísticas constitu*ivas do </line>
<line> g*ne*o anú*c*o de campanha co*unitária, *ais como: a fina*idad* comunicativa, os tem*s, os </line>
<line> elementos *a estrutura, *s princ*pais elementos l*nguíst*cos e *s mais re*or*ente* recursos </line>
</par>
<par>
<line> arg***ntativos mo*iliza*os na co*strução </line>
<line> de*se gênero discursiv*. Trab*lham** cada um </line>
</par>
<par>
<line> de*ses e*ementos do folder, reali*and* uma aula e*p*sitiv*. </line>
<line> Na t*r*ei*a, na qu*rta e na quinta au*a, *ealizamos ativid*des de *eitura, compreensão e </line>
<line> in*erp*etação de *extos, * partir *e exemplar*s do gêner* anúncio d* campanha com*nitária. </line>
<line> Para isso, elaboram*s ativid*de* com os exempl*res do gênero. P*ra a elaboração das </line>
</par>
<par>
<line> atividades, recorremos aos d*scritores de leitura </line>
<line> das a*aliações externas do Min*stério da </line>
</par>
<par>
<line> Educação (MEC)1: </line>
</par>
<par>
<line> D*1 Localizar in*o*mações expl*c**as em um texto, D02 Real*zar infe*ência do </line>
<line> sentido *e *ma p**avra ou d* uma *xpressã* em um texto, D03 Real*zar inferênc*a d* </line>
<line> uma **for*a*ã* i***ícita em um te**o, D04 I*e*tificar o tema *e um tex*o, D05 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> Fonte: http://*o*ta*.*n*p.gov.br/ed*cacao-bas*c*/s*eb/ma*rize*-e-e*calas </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*resi**, v. 17, *. 6, art. 11, p. 204-225, ju*. *0*0 </line>
<line> w**4.fsanet.com.*r/r*vis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Te**os Multimodais: * Produção do G*n*ro *núnc*o d* Cam*anha Comunitár*a em F*co </line>
<line> 217 </line>
</par>
<par>
<line> *i*t*ng*ir um fato de *ma opinião, D06 Interpretar t*xto *om auxílio </line>
<line> de m*teri*l </line>
</par>
<par>
<line> gráfico diverso (propagandas, q*adrin*os, foto, e*c.), D*7 Identificar a finali*ad* de </line>
<line> textos de diferen*es gêneros, D0* Reconhecer diferente* formas *e *ratar uma </line>
<line> informaçã* na comparaçã* d* text*s que tratam do *esmo te** e D09 *ec*nhecer </line>
<line> po*ic*onam*n*os e* um *u mais textos qu* t*at** do mesmo **ma. </line>
<line> N* *exta aula, inic*amos o 2º *ód**o da seq*ência *idáti*a, através das seguintes etapas </line>
<line> Planejamento, Coleta de Info*ma*ões, ***dução, *evisão e Reescrita. *a** tal, d*v*d*mos a </line>
<line> tu*ma e* grupos (o* mesmos da aula anterior). S*l*c*ta*os que cada *rupo produzisse um </line>
<line> an**cio *e *ampa*ha co*unitár*a sobr* uma temática: doação de aga*a*hos, doa*ão de *angue </line>
<line> ou pr*ven*ão c*ntr* a dengue. Em se*ui*a, di*tribuímo* papel c*rt*lina, canetas h*drográficas, </line>
<line> lá*is de madeira * *iz de cera. Ant*s da produção, solicitamos que cada grupo refletiss* *obre </line>
<line> a estratégia a ser util*zada *a p*odução, as *ores que seriam *tilizadas, a* imagens que s*riam </line>
<line> usadas, os enunciados qu* seriam p*oduz*dos etc. </line>
<line> Na sétima aula, t*ve início a pro**ção dos an*nci** dos alunos. ** longo da produção, </line>
<line> p*ocuramos au*iliá-*os, ti*ando *úvidas. Na oit*v* a*la, c*da g*upo apresento* seu an*ncio. </line>
<line> 4.2 A pr*dução dos alu*os: um ol*ar sobre os elem*ntos m**timodais </line>
<line> Os exemplares de **ún*ios de c*mp*nha co*unitária produzidos *elos alunos trazem </line>
<line> dist*nta* cara*teríst*cas constitutivas desse *ên*r*, b*m como trazem diferentes traços e ma*cas </line>
<line> m*l*imodais, *ais c*mo: cores, imagens e il*straçõ*s. Tais traços contrib*e* nã* *penas pa*a a </line>
</par>
<par>
<line> elaboraçã* da mensagem traz**a pelo </line>
<line> gênero como **m*ém para construção </line>
<line> de sentido por </line>
</par>
<par>
<line> part* do leitor. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina *I, v. 17, n. 6, art. 11, p. 2*4-2*5, jun. 2020 </line>
<line> w*w4.fsane*.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. *. S**va, S. *. Queiroz, J. M. Lucena </line>
<line> *18 </line>
</par>
<par>
<line> I*agem 1 - Anúncio d* *ampanha Comunitária </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Os a***res (20*9). </line>
<line> * primeiro anúncio t*m como *bjeti*o convencer seus leitores a se mobilizarem contra </line>
<line> o mosquito da dengue. **ra realizar seu pr*p*sito de con*encimento e de p*rs*asã* ac*rca da </line>
<line> causa *nunciada, * referido *núncio mob*liza *iversos recurs*s multimodais e semióticos. Na </line>
<line> parte superi*r, a *ens*gem: "Proteja sua fa*íli* *ont*a a dengue". Na pa*te ce*tral do anúncio, </line>
<line> *parec*m imagens dispostas em d**s col*nas co*traposta*. De um *ado, apa*ece a imagem de </line>
<line> um recipi**te com *gua e mosquitos da de*gue. Log* abai*o, apare*e a imagem de um "X". </line>
</par>
<par>
<line> Tal letra tem o </line>
<line> pre*nchimento </line>
<line> da cor verme*ha, o *ue de*onstra ser </line>
<line> *ma açã* negativa ou </line>
</par>
<par>
<line> chama a at*nção do leitor pa** evi*** tal comportamento (deixar água em rec*piente aberto). </line>
<line> *o outro lad*, apar*ce a imagem de um rec*piente v*zio, virado *a*a ba*xo. Lo*o abaixo </line>
<line> da imagem, *pa*ece a i*agem de "V". Tal letra tem * preenc*iment* da *or ver*e, o que </line>
<line> evidenci* s*r uma a*ão posit*va, ou s*ja, incentiva a *er tal co**ort*mento no seu cotidian*. </line>
<line> Na parte inferio*, o anúncio **az a s*guinte **nsa*em: "N*o deixe águ* *arada". </line>
</par>
<par>
<line> D*ssa form*, * refer*da </line>
<line> pro**ção traz d*stintas cara*terístic*s con**itutivas do *ê*e*o </line>
</par>
<par>
<line> anú*cio *e campanha comunit*ria, por exemplo: o f*rmato vertical, * mensagem superior, a </line>
<line> mensagem inferior, o uso *o *odo verbal imperativo *t*. Destacamos, em especial, o uso dos </line>
</par>
<par>
<line> recu*sos m*l**mod*i*, t*is *om*: a o*osição das imagens, o e*p*eg* das c*res verde </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> vermelho e o diálogo entre a* di*ersas semioses utilizadas pelos p*odutore* *o gênero. Assi*, </line>
<line> *á entre o qu* e*tá escr*to e o que ap*rec* de imagem um* coesão e *ma co**ência que </line>
<line> s*lidif*cam os ar*umen*os *ara c*nven*er o leitor * não real**ar uma *ção conside*ada id*a* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, *. 6, a*t. 11, p. 20*-225, ju*. 2020 www4.fsa*e*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Te**os *u*timoda*s: A *r*dução do *ênero Anúncio de Camp*nha Comunitári* *m *oco </line>
<line> **9 </line>
</par>
<par>
<line> *ara * proli*eração ** mosquito em detrimento *e uma ação que *vi*e esse mal. Desta forma, </line>
<line> para*elo ao cum*ri*ento da ativ*da*e de *roduzi* o text*, os alunos assumem a ci*ada*ia e * </line>
<line> uso da p*átic* letrada al*m do m**o pape* de prod*zir te*to pa*a *entro da s*la *e aula. </line>
<line> . </line>
<line> I*agem 2 - A*úncio de Campanha Comunitária </line>
</par>
<par>
<line> Font*: O* au**r*s (2019). </line>
<line> * segund* anúncio a*ima tem por objetivo convencer seus lei*ores acerca *a *e*evâ*cia </line>
<line> da doa*ão de san**e. Para tal, ele mobiliza o entrel*çamento d* el*mentos al*abéticos (leiam- </line>
</par>
<par>
<line> se *sc*i*os) *isuais. Na pa*te **n*ral, o anúncio tr*z seguint* mensagem: "*oar sangue é </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> doar *i*a". Logo ab**xo d* mensag*m, apar*ce * i**gem d* um braço recebendo a doaç** de </line>
<line> s*ngue. A imagem da mão e*t* fe*hada, apar*ntando for*a, * que emerge como resultad* da </line>
<line> doaç*o. Na parte inferior, o anúncio traz a *eguin*e mensagem: "Doe sangue. Do* v*das". </line>
<line> *estacamos, em es*ecial, o preenchim*nto do pan* de fund* *om a cor verm*lha, o *ue *emete </line>
<line> à cor do sa*gue, assim como à tem*t*ca do a*or procedente do ato da d*ação. </line>
<line> Nesse s*ntido, a produção *c*m* materia**za diferent*s características co*stitutivas d* </line>
</par>
<par>
<line> gên*ro anún*io de cam*anha comu*itá*ia (o *o*mato ve*ti*al, a mensa*em superior, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ens*gem inferio*, o u*o do modo *e*ba* imperativ*), bem como di*t*ntos recursos </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina P*, v. 17, *. 6, art. *1, p. 204-225, jun. 2020 www4.**a*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. P. S*l*a, S. *. Qu*iroz, J. M. Lucena </line>
<line> 220 </line>
</par>
<par>
<line> mu*tim*dais e semióticos que se e*t*elaçam na busca *e *lcanç*r, convencer e sensibilizar o </line>
<line> leitor e, *onsequ*nte*ente, incentivar a doaç** d* *an*ue. </line>
<line> Imagem 3 - Anúncio de C**panha *omun*tária </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: O* auto*es (20*9). </line>
<line> O presen*e anúncio tem p*r objetivo persuadir seus *e*tores a aderirem a c*mpanhas de </line>
<line> doação de *angue. P*ra tal, * anún*io *raz o ent*el*ç*mento de en*nc*a*os escrit*s * e*ementos </line>
<line> visuais. Na parte supe*ior, o a**ncio tra* a seguinte mensag**: "D*e vida". Na p**t* ce*tral </line>
<line> do anúncio, aparec* a i*age* de um coração, *l**i*do ao amor e à **da que p*e*isa ser salva </line>
</par>
<par>
<line> em </line>
<line> decor*ência da prática da do*çã*. Na *arte inf*ri*r do *núnci*, a*arece a s*guin*e </line>
</par>
<par>
<line> mensagem: "Faça su* parte! Do* sa*gue salve vid*s". D*sse mod*, o anúncio *cima e </line>
<line> t*az </line>
</par>
<par>
<line> dist*nto* elementos constitutiv*s desse gê*ero, tais com*: o formato horizo*tal, o mo*o **rbal </line>
<line> im*erativo, a men***em *up*rior e inferio* etc. *es*acamos, ainda, a utiliz*ção de elementos </line>
<line> sem*óticos, como: a e*co*ha da cor ve*melha nas bor*as, a imagem do *or*ção que alude a* </line>
<line> am*r etc. To**s *s elementos se coadun*m na prod*ção *o **nero para que o objetivo da </line>
<line> pro*uçã* do *núncio alc*nce o objetivo alme*ado. </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 17, n. 6, art. 11, p. 204-225, ju*. 2020 www4.fsanet.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *extos Multimodais: A Produç*o do Gênero Anúncio de Campan*a Comunitária em **co </line>
<line> 221 </line>
</par>
<par>
<line> Imagem 4 - A***cio de Campanha Comunitária </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Os *utores (2019). </line>
<line> O referido anúncio visa a c*nvencer seus lei*ores partic*pa*em d* campanhas de * </line>
<line> doação de agasalhos. *ara tanto, ele p**move a *n**o de elemento* *e*ba** escritos e visuai*, </line>
</par>
<par>
<line> configurando-se, a*s*m, co*o </line>
<line> mu*t*moda*s. Na parte superior, o *n*ncio *ra* a se*uinte </line>
</par>
<par>
<line> men*agem: "Solida*iedade ao p*óximo". Na parte cent*al d* anúncio, ap*rece a i*agem de um </line>
<line> aga*alho *o *ormato de coraç*o, o qu* remete ao amor proveniente *a *ção de doar. Na part* </line>
</par>
<par>
<line> inferior do anúnc*o, apare*e a segui*** *en*agem: "D** amor. *oe Agas*lhos para </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *ecessitados". </line>
</par>
<par>
<line> De*ta*a*os, em e*peci*l, *s eleme*tos mul*i*odais m*bilizad*s n*sse a*ún*io </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> vi*tas a re*orçar a ques*ão do amor. Al** d* agas*lho no formato *o c*r*ção, o *núnci* *rouxe </line>
<line> duas *etras "V" c*m o *reenchiment* d* co* v*rde, o qu* retr*ta * positivi*ade da ação de **a*. </line>
<line> **ém dis*o, a cor ve*m***a das letras do* enunciados bem *omo das bordas * do pr*enchi*ento </line>
<line> do *ano de fun*o *e*ete* a* amor, **e provém *a aç*o da doação. </line>
</par>
<par>
<line> Dia**e das anál*ses realizadas, podemos mencionar *ue as produções </line>
<line> dos alunos </line>
</par>
<par>
<line> mate*i*lizam o entrelaçamento *e d**erentes recu*s*s semióticos, o que deflagra distintos </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 6, art. 11, p. 20*-2*5, jun. 2020 ww**.fsanet.*om.br/*e**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. P. Silva, S. T. Que*roz, J. M. L*cena </line>
<line> 222 </line>
</par>
<par>
<line> arr*n*os v*suais e d*te*minados efeitos. *est*c**o*, </line>
<line> em e****ial, escolha da* c*res, das a </line>
</par>
<par>
<line> imagens, *as bordas, do pree*ch*mento *o *ano de fundo etc. T*is escolhas s*o r**ultantes do </line>
<line> objet*vo dos autore*, no sentido de *carretar um det*rminado efeito d* sentido. Dess* modo, *s </line>
<line> *roduç*es dos alun*s materializam di*ersas caracte**st*cas c*nstitutivas do g*nero anúncio de </line>
<line> campan** comunit*ria, alé* de mate*ializarem distintos elem*ntos semió*ic*s e multimodais. </line>
<line> P*demo* mencionar ainda a extrema *e*ev***ia da re*liza*ão de um trabalho co* a </line>
<line> p*odução de gê*e*os multimodais. A realizaç*o desse tr*ba**o c*n*ribui de modo si*n*fi*a*ivo </line>
<line> para a ampliação das habilidade* de process*mento te**ual (habilid*des *e leit*ra) e ha*ilidades </line>
<line> de produção de te*tos, sob *s s*bsídios de diferen*es modos semióti*os. Consequentemente, </line>
<line> con*ribui de maneira significat*v* para ampliação dos *í*ei* de let*amento e multiletrament*s </line>
<line> dos alunos. Tais aç*e* não a*e*as aguçam as ha*ilidade* discur*ivas d*s *lunos, como tam*ém </line>
</par>
<par>
<line> *r*para* esses sujeitos *ara *idarem (de </line>
<line> ma*eira au*ô*oma, </line>
<line> pro*ic*en*e e crítica) *o* esses </line>
</par>
<par>
<line> *ê*e*os na* prát*cas co*idia*as, como aponta S*reet (*014), * os condu*em a* uso da *scri*a de </line>
<line> **neros na su* f*rmação cidadã. </line>
<line> 5 CONSIDE*AÇÕES FINAIS </line>
<line> * *so da sequ*ncia didát*ca *presentada ob*e*ivou *sti*ular a produçã* de gêneros </line>
</par>
<par>
<line> *u*timod*is. N**se c*so, o gênero anúncio de camp**ha comuni*á*ia. * interesse </line>
<line> p*r </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*r t*l **quênc*a res*diu </line>
<line> na </line>
<line> extrema *mportância de trabalhar co* gêneros </line>
</par>
<par>
<line> *ultimodais e seus elementos cons*itu*ivos nas rotinas </line>
<line> e*ucaci**ais, **sando a </line>
<line> ampliar </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> níveis de le*rame*to e, em especial, de mult*l*tramentos *os al*no*, conform* a*onta Silva </line>
<line> (*01*). </line>
<line> Cien*es do *a** de que ** alunos lidam com dif*ren*es registros da *inguagem e semioses </line>
<line> n* seu dia a dia (DIONIS*O; VASCONCE*OS; SO*ZA, 2*14) é d* suma imp*rtânc*a le*ar </line>
</par>
<par>
<line> g*neros multim*dais **ra as *oti*as educac*ona**, promovendo </line>
<line> contato de*ses sujeit*s co* </line>
</par>
<par>
<line> disti*tos *o*os *emióticos a*ravés de um *rabal*o didá*ico previamente plan*jad*, sistemático </line>
<line> e sequencia*. </line>
<line> Em *ermo* de *onside*ações *ina*s, r**saltamos a relevância do e*prego *e *e*uências </line>
<line> did*ticas na efetivaçã* de situaç*es de ensin* que en**lvam n*o ape*as os gên*ro* discurs*vos </line>
<line> e s*as ***acterí*ticas *onstitutiv*s como também de outro* conte*dos. No tocan*e a situaçõe* </line>
<line> didáticas que envolvam a prod*ção *e gêneros, o empre*o das sequê*cias didát*cas possibil*ta </line>
<line> a efetivaçã* de um *rabalho *idático sequenciado * sis*ematiza*o, focando no funcionamento </line>
<line> do gênero *iscursivo, conforme a**nt*m L*na (20*2) e Lopes-Rossi (2015). </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 17, n. *, a*t. 11, p. 204-22*, jun. 2020 www4.fsanet.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Textos Multimodais: A Produ*ão d* Gên*ro Anún*io de Campa*ha Comu*itár** em Foco </line>
<line> 223 </line>
</par>
<par>
<line> Em se tr*tando d* sequênci* didática, *q*i p**ta, espe**mo* que c*ntribui* para a </line>
<line> efetivação de si*u*ções di*áticas de leitura e *rodução de textos escritos e mu*ti*odais, com </line>
</par>
<par>
<line> foco na perspectiva *o letramento e </line>
<line> *os multilet*am*ntos. E*peramos, em especial, que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> se*uênc*a di*áti*a em tela pos*a colabore não somente para a apro*riaçã* do fun*ioname*t* </line>
</par>
<par>
<line> do gê*ero anúncio de ca*pan** </line>
<line> com*nitá*ia, mas, sobre*ud*, par* a formação de </line>
<line> leit*res </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> produto*es *ompetentes, *ue c*nsi*am lidar com esse </line>
<line> gênero </line>
<line> *o disc*rso nas *e*an*as das </line>
</par>
<par>
<line> rotinas cotidianas. </line>
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<line> *omunicação, 2014. </line>
<line> EL*AS, V. *. Estudos *o texto, multimoda*idade * argument*ção: perspe*t*vas. ReV*L, </line>
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<line> _____. Compre*nsão de T*x*o na Coleção *ort*g*ês Linguagens - Ensino Mé**o (19*4- </line>
<line> 2013): evoluç*o h*s*órica e perspectivas atua*s em de*ate. Dissertação ** Mestrado - P*ograma </line>
<line> de *ós-Gr*duação *m Linguística e E*sino - Universidade Federal da Paraíba - **PB, 201*. </line>
<line> SOUZA, F. E. B. O ens*no de Língua Por**g*esa e os projetos de letramento: uma pr*post* </line>
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<line> de atividades c*m f*co </line>
<line> *a q*estão alime*tar a par*ir ** gênero anúncio de ca**an*a </line>
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<line> *omun*tária. 2017. 77 f. Dissertação (M*s*rado *rofis*ional em Li*guísti*a) - U*iversida*e </line>
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<line> Federal </line>
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<row> T*xto* Multimoda*s: A Pro*ução d* Gênero Anúncio de Campanha Comunit*ria e* Foc* </row>
<row> *omo Ref*renciar este A*tigo, conf*rme A*NT: </row>
<row> SILVA, S. P; QUEIR*Z, S. T; *UCENA, J. M. Textos **ltimodais: A *rodução *o Gênero </row>
<row> Anúncio de Campanha Comuni**ria em Foco. Rev. FSA, *eresina, v.*7, n. 6, art. 11, p. 204-225, </row>
<row> jun. *02*. </row>
</column>
<column>
<row> 225 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Contr*buição *os Au**res </line>
<line> S. P. Silva </line>
<line> *. T. Quei*oz </line>
<line> J. M . Lucena </line>
</par>
<par>
<line> 1) c*nc*p**o e pla*eja*ento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) *n**ise e interp***ação dos *ados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *laboração do rascunho ou na revisão crítica do c*nteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na ap**vaç*o d* versão final *o manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 6, *rt. 11, p. 204-225, jun. 2020 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revis*a </line>
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</page>
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