<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 7, art. 3, p. 41-60, jul. *0*0
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.7.3
</line>
</par><par>
<line>
Mode*o de Avaliação do Desempenho da G*s*ão da Prop*ie*ade In**lectual em PME*
</line>
<line>
*odel of Eval*ation of the *erfo*m*nce of Int*llectual Pro**rty M*nagement *n SM*S
</line>
</par><par>
<line>
Fran*i*co Vald*vino Rocha Lima
</line>
<line>
Dout*r e* Ciência da Prop***dade Inte*ectual pela Uni*ersidade *ederal de Se*gipe
</line>
<line>
Professor d* In*tituto Federal *o Piauí
</line>
<line>
E-m*il: *aldivin*@*fpi.edu.*r
</line>
<line>
J*ão Antônio B*l**no dos Sa*tos
</line>
<line>
Doutor em Eng*n*aria de Pr*cessos pela *niversidade Fede*al d* Campina Gran*e
</line>
<line>
Pr*fe*sor d* Universi*ad* F*deral de S*rgi*e
</line>
<line>
E-mail: joaoan*onio@ufs.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Francisco *aldivino Rocha *i*a
</line>
<line>
*d*to*-Chef*: Dr. T**ny Kerley de Alen*a*
</line>
</par><par>
<line>
Depa*tamento de *estão e N**ó*ios do Campus Teresina
</line>
<line>
R*drigu*s
</line>
</par><par>
<line>
*entral, Pr**a *a Li*erdade, n* 1597, Centr*, *EP:
</line>
</par><par>
<line>
64000-*40, Tere*ina/PI, Bra*il
</line>
<line>
Ar*igo receb*do
</line>
<line>
em 28/0*/2020. Ú*tima vers**
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *oão Antônio Be*min* d*s Santos
</line>
<line>
recebida em *8/*4/2020. A*rovado ** 09/04/2*20.
</line>
</par><par>
<line>
Departamento de Te*nolog** de Alimentos, Cidade Univ.
</line>
</par><par>
<line>
*rof. José *loísio de Campos, Av. Marec*al Ron*o*, s/n,
</line>
<line>
Avalia*o pelo sis*ema *r*ple *eview: Desk Re*iew a)
</line>
</par><par>
<line>
Jd. Rosa Elze, CEP: 4*.100-000, Sã* Cri*t*vão/SE,
</line>
<line>
*elo Editor-Chefe; e b) D*uble Blind *ev**w
</line>
</par><par>
</page><line>
Brasi*
</line>
<line>
(avali*ção ce*a *or do*s avaliadores da á*ea).
</line>
<line>
R*visão: Gramatic*l, Normativa e de F*r**ta*ão
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. V. R. Lim*, J. A. B. Santos
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
<line>
O mundo te* experimen*ado, nos últimos anos, um signi*ic*ti*o aumento na relevância dos
</line>
<line>
d*reito* de p*opriedade intelectual, to*nando os at*vos *ue as empr*sas possuem no formato
</line>
<line>
de dese*hos indus**iais, patentes, marcas etc., fund*m**ta*s na cria**o de *al*r. **ntudo, no
</line>
</par><par>
<line>
â*bito d*s pequen*s e médias em*r*sas (PME*), esses direitos, muitas
</line>
<line>
ve*e*, s*o
</line>
</par><par>
<line>
negligenc*ados devido, ent*e **t*o* *atores, à falt* de ferramentas ge*en*iais *ue deem
</line>
<line>
s*porte a es*as empr*sas no processo de gestão da proprieda** intelectual. Di*nte do exposto,
</line>
<line>
este artig* t*m como ob*etivo ela*o*a* e validar um modelo, baseado em *m conjun*o *e
</line>
</par><par>
<line>
indicadores, para a*aliar o *e*empenho da gestão da prop*ied*de intelec*ua* em
</line>
<line>
pequena*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
médias em*resas. P*r* is**, est* t*a**lho foi *ese*v**vid* em d*a* etap*s. Na p*imeira eta*a,
</line>
<line>
**nstrui*-se um m*delo te**i*o-conceitu*l. Na segunda etapa, o model* proposto foi avaliado
</line>
<line>
por especia*istas, por meio do método Fuz*y Delphi, a fim de determinar quais *ndica*ores
</line>
</par><par>
<line>
deveriam integr*-lo. O model* fin*l vali*a*o fic*u composto por 3 dimens**s, fa*ores- 9
</line>
</par><par>
<line>
chav* de avaliação * 42 indicadores. Espera-se que a ferrame**a gerencial aqui p*oposta
</line>
<line>
dê
</line>
</par><par>
<line>
suporte ao* gesto*es de PMEs no proce*so de tomada de
</line>
<line>
decisão relati*a à gest*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*ropriedade intelectu*l.
</line>
</par><par>
<line>
Palav*as-chave: Ge*tão da Prop*ieda*e Int*lectu*l. Indicadores de Desem*enho. PMEs.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
*he *orld has
</line>
<line>
expe*ienced in
</line>
<line>
recent yea*s a signific*nt increase in *he relevance o*
</line>
</par><par>
<line>
intellectual prop**ty rights, mak*ng the
</line>
<line>
assets *hat companies own in t*e *orm of *n*ustrial
</line>
</par><par>
<line>
designs, pate*ts, tradem*rks, etc., fundament*l in *a**e creation. Howe*er, in t*e context *f
</line>
</par><par>
<line>
small *nd medium enterprises (*ME*),
</line>
<line>
t*ese *ights are *ften neglected d*e, a*ong o*her
</line>
</par><par>
<line>
factors, *o t*e lac* of manag*me*t tools to suppo** these co**anies in the in*e*lectual
</line>
</par><par>
<line>
pr*per*y m**agement process. *i*en the above, this article *ims to devel*p
</line>
<line>
and
</line>
<line>
validat*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
model, b*sed on set o* in*ica*ors, to *valuate the p*rform*nce a
</line>
<line>
of intellectu*l
</line>
<line>
pro*er*y
</line>
</par><par>
<line>
ma*agement in s*all and *ediu* e*terprises (S*E*). Fo* t*is, th*s work was *eveloped *n
</line>
</par><par>
<line>
two st*ps. In the f*rst stage, a theoretica* and concep*ual mode* was
</line>
<line>
built. Second, the
</line>
</par><par>
<line>
pr**osed model w*s evalua*ed by experts using the Fuzzy Delphi *ethod to de*ermin* *hi*h
</line>
</par><par>
<line>
indicators s*ould in***rate i*. The fina* validated model c*nsis*e*
</line>
<line>
of 3
</line>
<line>
dim*n*io*s, 9 k*y
</line>
</par><par>
<line>
eva*u*tion factors and 42 indicators. T*e management
</line>
<line>
t**l proposed here i* expected to
</line>
</par><par>
<line>
*upp*rt SME **n*gers in the
</line>
<line>
*ecision-m*king process re*ar*ing intellectual
</line>
<line>
propert*
</line>
</par><par>
<line>
man*gement.
</line>
</par><par>
<line>
*eywords: IP M*nagement. P**forman*e Indica*ors. SM*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, art. 3, p. 4*-60, jul. **20
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.b*/r***s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Mode*o *e Aval*ação do Dese*pen*o d* *estão da Pr*priedade Intelectual em PMES
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A importância do esfor*o inovativo * amplamente reconhec*d* co*o um *eio de as
</line>
<line>
or*an*zaç*e* *bterem difere*c*ação no mercado (TALV*LA et al., 2016). Entreta*to, *
</line>
</par><par>
<line>
m*nutenç*o de
</line>
<line>
*m a
</line>
<line>
vantag** co*p*titiva é mu*t* mais que o desenvo*vim**** *e novas
</line>
</par><par>
<line>
*ecnologias, produtos e *erviços, visto que envolve o alcance de **a taxa razo**e* de reto*no
</line>
</par><par>
<line>
sobre * re*ult*d* *essas *n*vações (**OMÄ; ZIMMER*ANN, 2013). Por essa razã*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mundo tem **pe*i*ent*do um significati*o aumento *a rel*vância dos d**eitos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pro*riedade int*lectual, to*nan*o o* a*iv*s que as empresa* *o*suem no format* d* *esenho*
</line>
<line>
indu*tri*is, pate*tes, m**c*s, segredos **merci**s etc., fundamentais n* criaçã* de *alor
</line>
<line>
(EPPI*GER; VLADOVA, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
A inovação * desenvolvi*a
</line>
<line>
*or *eio *e decisõ*s dos *estores no
</line>
<line>
qu* *a**e, entre
</line>
</par><par>
<line>
*utros aspectos, à a*ocaçã* de r*cursos (inv*stime*t*) pa** muda* o posicionamento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
e*pre*a em uma ou em vá*i*s di*ensõ** do mercado (*OLGER**ON, 20**; WANG; HU;
</line>
<line>
C*I, *01*). E*sas empresas, geralm*nte, procuram inv**t*ment*s q*e ma*im*zem os lucro* e
</line>
<line>
a*me*tem a d*fer***iação (CH*SBROUGH, 20*2). En*retanto, investimentos nos
</line>
<line>
conhecimentos nec*ssár*os para o êxito do processo in*vativo representam u* risco adicional
</line>
</par><par>
<line>
de es*as inova*ões poderem ser co*ia**s, utili*a*as
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
c*ir na po*se
</line>
<line>
de con*or*e*t*s
</line>
</par><par>
<line>
(LAW*ON; SAMSO*; ROD*N, *012).
</line>
</par><par>
<line>
C*nsiderando que a* barreiras à en*rada ** um
</line>
<line>
de**r*ina** mercad* s*o menor*s
</line>
</par><par>
<line>
quando a essênc*a d* ofe*ta *stá s*st*matizada em conhecimentos inta*gív**s, *o invés
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ativo* t*ngíveis -
</line>
<line>
q** uma pessoa
</line>
<line>
ou emp*esa dificil*ente pode se apr**riar (SE* et *l.,
</line>
</par><par>
<line>
*015; T*OMÄ; ZIM*ER*A*N, 2013), a *estão da propried*de inte**ctual é **ucia* no
</line>
</par><par>
<line>
context* d* process* de inovaçã*. Se as empr*sa* inovador*s não
</line>
<line>
tiv*ssem *m *e*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
prot*ger os conh*cime*tos que
</line>
<line>
criam, sofreriam uma de*vantagem em *el*ção *os
</line>
</par><par>
<line>
c*ncorrent*s, que n*o tiv*ram custos para criar esses conhec*m*ntos (LAWSON; S*MSON;
</line>
<line>
RODEN, 2012).
</line>
<line>
N* âmbit* *as pe*uenas e médias e*pre*as (PME*), * elaboração de uma *str*tégia
</line>
</par><par>
<line>
o**anizaciona* integrada *om as ações de g*s*ão da
</line>
<line>
propri*dad* i**electua* (PI) exige, além
</line>
</par><par>
<line>
de fe*ramentas d* supo*te *deq*adas, que os ge*tor** com*reendam as vant*gens po*enci*is
</line>
</par><par>
<line>
de p*o**ger suas
</line>
<line>
inovações (AGOSTINI; NOSELLA,
</line>
<line>
2017; T*ETZE; GRAN*TRAND;
</line>
</par><par>
<line>
HE*STAT*, 2006). Dent*e *ssa* vantagen*, podem-s* de*taca* * atr*ção
</line>
<line>
de recur*os
</line>
</par><par>
<line>
fi*an**iros d* i*vestidor*s, a *eração
</line>
<line>
de rendimentos, por meio da concessão d*
</line>
<line>
*i*enças,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
cr*a*ão de *arreiras aos conco*rentes, sobre*udo a* e*pre**s *aiores, e a atrib**çã* de preços
</line>
<line>
**v. *SA, *e*esina PI, *. 17, n. *, a*t. 3, p. *1-60, j*n. 2020 ww*4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. V. R. Li*a, J. A. B. Santos
</line>
<line>
44
</line>
</par><par>
<line>
*iferenc*ados aos prod*tos e serv*ços, devi*o ao val** agregado gerad* pel* proteção
</line>
<line>
(B*TRA et al., 2015; HAL*; SENA, 2017; MA*DONAD*-*UZMÁN et al., 2016).
</line>
<line>
Embora sejam extremamente relevantes, **tudo* têm *vid*nciado que um pequeno
</line>
</par><par>
<line>
percen*ual de *MEs aplica de forma efetiva estraté*ias *el*tiv*s à p*oteção, a*ropriação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
gest** da pr***iedade *ntelectual (H**ME*S; ROGERS, 201*). Fatores com* custos
</line>
<line>
elevado* para implement*ção dos mec*nism*s de proteção, b*ixa consc*ent*zação dos
</line>
<line>
ge*tores acer*a da relevância *e proteg*r a i*ovação e a falta de fe*rament*s g**en*iais qu*
</line>
<line>
de*m suporte a es*es g*stores no processo ** planejamento justi*ic*m a subutilização das
</line>
<line>
aç*es de p*oprieda*e i*telectual nas *eq*enas e médias empresas (EPPINGER; *LADOV*,
</line>
<line>
201*).
</line>
<line>
A* pesq**sas re*l*za*as com o obje**vo de prover os gestor*s d* PMEs de
</line>
</par><par>
<line>
mecanismos de *p*io
</line>
<line>
à gestão da PI envol**m *s*ectos rel**ivos à *nteligência
</line>
</par><par>
<line>
m*rc*dológic*,
</line>
<line>
monetariz*ção
</line>
<line>
d*s
</line>
<line>
ativos
</line>
<line>
intelectuais,
</line>
<line>
avaliação
</line>
<line>
de
</line>
<line>
desempenho,
</line>
</par><par>
<line>
gerenc*am*nto e *ompar*i*hamento *o c*nhecimento, supor*e à toma** de decisão quant* à*
</line>
</par><par>
<line>
estra*égias
</line>
<line>
de apro*riação e
</line>
<line>
ef*ciênc*a operac*onal (LIMA; SANTOS,
</line>
<line>
2*18). A* r*vi*ar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
literat*r* acerca d* tema, constatou-se que *penas duas pesquisas tê* co*o fo*o a *valiação
</line>
<line>
d* desempen*o ger*ncial, mas não apontam * uti*ização de indicado*es. * fim de con*ri*uir
</line>
<line>
de forma inovadora com * liter*tura existente sobre a presente te*ática, este art*g* te* como
</line>
<line>
objetivo el*bo*ar e valid*r u* modelo basead* em um **n**nto de indicadores, para ava*iar o
</line>
<line>
desempenh* da gestão da propriedade intel*ct*al em peq*enas e médias empresas.
</line>
<line>
Para atin*ir o obj*tiv* propos**, est* trabalh* e*tá estr*tu*ado *a seguinte *orma:
</line>
<line>
al*m *es*a in*rodução, que dest*ca a importânci* da proteção dos bens de pro*r*eda*e
</line>
</par><par>
<line>
intel*ctu*l no â*bito das *MEs; na se*ã* 2
</line>
<line>
são apresentados os fundament*s d* g*stã*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
propriedade *ntelectual n*s p*q*en*s e m*dia* *mp*esas; os pr*ced*mentos metodológi*os são
</line>
<line>
descritos na seçã* *; os result*dos e as discus*ões ***ontram-s* na *eção 4; e na seção 5 sã*
</line>
<line>
aprese*tadas as co*sid*raç*es *inais.
</line>
<line>
2 *EFER*NCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
A ge*tão da propriedade i*telect*al é o m*io
</line>
<line>
pelo qual as empres*s protegem seus
</line>
</par><par>
<line>
ativos intan*íveis. Con*empla o planejame*to, a organiza*ão e * exe*uçã*
</line>
<line>
de estraté**as
</line>
</par><par>
<line>
relativas a *rodutos
</line>
<line>
e processos ino*adores (CAN**LIN-*ALMQVIS*; SANDBERG;
</line>
</par><par>
<line>
M*LL*, 2012; TI*TZE; GRA*STRAND; HERSTATT, 200*). Além disso, envo*ve
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
co*t**le *ont*nuo d** direitos desses *tiv** protegidos, bem como a comercializaç*o destes,
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 7, a*t. 3, p. 41-60, ju*. 2020 www4.fsa*e*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A **delo d* A*aliaç*o do Desempenho da Gestã* d* P****ieda*e Intelectual em PM*S
</line>
<line>
45
</line>
</par><par>
<line>
por *ei* de acordos contrat*ais q*e *odem abranger a transfer*nc*a de tecn*lo**a, re*lização
</line>
<line>
de licenciamen*os, jo*n* ventures etc. (KITCHIN*; BLACK*URN, 1*98).
</line>
<line>
Neste con*e*to, **er na* gra*des empresas, quer nas PMEs, os gestores *evem *tuar
</line>
</par><par>
<line>
de forma *roati*a no processo d*
</line>
<line>
*es*ão da propried*de intelectual, *anto na definição
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
suas p*líti**s, que devem ser alinhadas com *s *ire*rizes *stratégicas do negócio (*issão,
</line>
<line>
vis*o, valores, objetivo* * metas), quan*o na criação de um compromisso envolv*ndo todos os
</line>
</par><par>
<line>
departamento*
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
integram as
</line>
<line>
funções
</line>
<line>
*erenciais
</line>
<line>
da
</line>
<line>
organiza*ão
</line>
<line>
(mar*eting,
</line>
</par><par>
<line>
produç*o/*p***çõe*, rec*rsos hum*nos e finanças), nos níveis estratégico, tático
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
op*ra*ional, responsáveis pe*a i*plementação das estratégia* *e toda a ****n*zação (*R*EL;
</line>
<line>
R*BSON, 2017; MOL; **SUREL, 201*; TIETZE; *RANSTR*ND; *ERSTATT, 2006).
</line>
<line>
D* modo geral, a gestão da pr*pried*de *ntelectual deve *ontempl*r *rês as*ectos: (i)
</line>
<line>
geração/*quisição de ativos intangíveis, por m*io da *esqu*sa e de*env*lvimento (P&D); (*i)
</line>
</par><par>
<line>
proteç*o d*s ativos,
</line>
<line>
através de m*canismos de PI; (iii) apropr*açã* *os ativos e
</line>
<line>
p*ote*idos
</line>
</par><par>
<line>
(*EI*Z*G, *007). *e*te sentido, di*ersos mecani**os de p*ote**o e apropria*ão podem s*r
</line>
<line>
utilizados. Es*es pode* ser fo*mais (caracterizado por pos*u** base jurí*ica) e i*formais *u
</line>
<line>
ext*a*egais (LANDRY; AMARA; SAIHI, 200*; MO*; **SUREL, 2011).
</line>
</par><par>
<line>
A utiliza*ão dos mecanismos de *p*opriaçã* permit* a capt*ç** de *enefíci*s
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
in*estimentos n* P&D e, p***anto, re*dimentos da inovaç*o, além di*so, garante uma p*sição
</line>
</par><par>
<line>
*o
</line>
<line>
**rcado,
</line>
<line>
mantendo
</line>
<line>
o*
</line>
<line>
conco*r*ntes
</line>
<line>
afastados
</line>
<line>
*as
</line>
<line>
tecn*logias
</line>
<line>
pr*tegidas
</line>
</par><par>
<line>
(CHESBROU*H, 2012; SEO et al., 2015). Control*r o acesso ao mercado ou cons*guir um
</line>
</par><par>
<line>
acesso p*rmanen*e à tecn*log*a é uma utiliza*ão va*t*josa da p*opriedade
</line>
<line>
intelectu*l. *ara
</line>
</par><par>
<line>
tan*o, a ge*tã* da PI deve direci*nar esforços para o*
</line>
<line>
aspec*os
</line>
<line>
comer*ia*s e colaborativos,
</line>
</par><par>
<line>
fina*ceiros, h*mano* e *dminist*ativo*, rel*cionados aos ativos de *I (*AW*ON; SAMSON;
</line>
<line>
*ODEN, *012).
</line>
<line>
A e*ecução de ações gerencia*s r*lativas à pr*p*ieda*e intel*ct*al n*s PMEs,
</line>
<line>
integradas c*m a estratégia ger*l do negócio, de*e levar em consid*ração, além do a*b*ente
</line>
<line>
interno à e*presa (recur*os, d*retrizes, o*jeti**s e metas de todos os seus d*partament*s que
</line>
</par><par>
<line>
a **mpõe*), o ambiente ext*rno (WANG, 2016), d*das as
</line>
<line>
características dessas em*resas,
</line>
</par><par>
<line>
que inclu*m limitação a
</line>
<line>
de recursos para investimentos. **ssa **rma, torna-se necessári*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a**ção
</line>
<line>
d* diversas
</line>
<line>
formas de alianças, inclusive por meio de colaboração em re*e c*m
</line>
</par><par>
<line>
*mpr*sas maiores, un*v*rsidades * cen*ros de pesquisas (HU; TSAI, 2006).
</line>
<line>
Segu*do Schauten e Stegink (2013), a ge*tão fi*a*c*ira de ativ*s d* PI é uma
</line>
<line>
questão est*atégica na c**tação de *e*ursos. Segu*do el**, os direitos de propr*e*ade
</line>
</par><par>
<line>
intelectual acresce*tam *xpressivo
</line>
<line>
valor ao ativo l*quid* de uma e*presa e *odem ser
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 7, art. 3, p. 41-60, jun. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. V. R. Lima, J. A. *. Santos
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
a*licad*s **ra *ote*cializar os seus esforços de fina*ciam*nto, bem com* com*ni*a*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
capacidade lucrativa dess*s em*r*sa* aos i**es*idores, desde *ue se**m adequ*damente
</line>
<line>
*va*iados. * propriedade intelect*a* * avaliada, normal*ent*, a partir de *bordagens híbridas,
</line>
<line>
base*da* em *ustos, mercado e rendim*ntos (CHEN, *011).
</line>
<line>
No toca*te aos aspectos relativos aos r*curs*s huma*os, e*tudos aponta* *ue a
</line>
</par><par>
<line>
gest*o be*-sucedida da pr*priedade intel*ctual nas PME*, com foc* na compe**tividade
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
rentabilidade da or*aniz*çã*, e*tá co*di*ionada a investim*ntos em **ogra*as
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tr**namento, desenv*lv*men*o e
</line>
<line>
*ompe*saç*o do *apital hu*ano *m
</line>
<line>
todas as esfe*as
</line>
</par><par>
<line>
a*ministrativa* da *mpresa, a fim de r*ter pesso*l qualificad* p*r um longo perí*do
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tempo,
</line>
<line>
por meio *o estí*ulo à criativid*de e inovação, a parti* *o à
</line>
<line>
mape*ment* *as
</line>
</par><par>
<line>
competê*cias *ndi*iduai* das pessoa*. Nes*e co*texto, as empresas de*e* can*liz** esfo*ço*
</line>
<line>
par* promover u*a cu*tura v**tada p*ra a proteçã* de ati*os in*e**ctuais, por meio d* **ões
</line>
</par><par>
<line>
c*m foco
</line>
<line>
no d**envolvime*to do corpo funcion*l (DODG* et *l.,
</line>
<line>
*017; THO*Ä;
</line>
</par><par>
<line>
**MMERMANN, *013).
</line>
<line>
Ações *ealizadas *ara proteção e manutenção do* direi*os de prop**edade *nt*lectual,
</line>
</par><par>
<line>
bem como um *dequ*do ge*enciamento d* co*tratos de transfe*ência de tecnolog**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
licenciamentos n* âmbito d*s PMEs, *arantem q*e os investimen*os em P&D realiza**s pela
</line>
</par><par>
<line>
empresa *ão
</line>
<line>
te*ã* *isc*s *e **eju*zo d***do às
</line>
<line>
práticas
</line>
<line>
il*gais dos concorrentes. E**a
</line>
</par><par>
<line>
proteção, cria*a por estraté*ias efeti*as, redu* custos com l*tígios, melhora o conceit*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
empresa e p**sibilita a atração de i*vestimentos e parcerias (*AWS**; SAMSON; *ODEN,
</line>
<line>
2012; SEO et al., 20*5; TIETZE; GRANSTRAND; HER*TATT, 2006).
</line>
<line>
Por fi*, par* Ackerm*n (2018), as empres*s **ecisam reve*, de forma sistemática, *s
</line>
</par><par>
<line>
suas atividades de propriedade intelectual, po* m*io
</line>
<line>
de auditoria, *nvolvendo, so**e*ud*, o
</line>
</par><par>
<line>
por**ólio de ativos intang*ve*s e todas as demais ativida*es qu*
</line>
<line>
lhe dão supo*te (gest*o
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
parcerias, aspectos jurídic*s d* contratos, ge*tã* d*
</line>
<line>
talentos *ara a PI, indic**ores c**a*os
</line>
</par><par>
<line>
pela intel*gência competitiva, dent*e *utr*s). O obj**ivo da auditoria de PI, segundo o *uto*, é
</line>
</par><par>
<line>
redu*ão de *ustos,
</line>
<line>
**i*ização de esforços, aumento da eficiên*i* e eficáci*, bem co*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
maximiz*ç*o da produ*ividade ass*ciada a se* portfóli* de bens de PI.
</line>
<line>
3 METODOL*GIA
</line>
<line>
* ***envolvi*ento do prese*te e*tu*o foi dividido em duas *ases. N* *rimeira fase,
</line>
</par><par>
<line>
pautado
</line>
<line>
em uma r*visão da
</line>
<line>
literatura nas b**es cien*íficas **i*n*e Direct,
</line>
<line>
Scop*s e Web of
</line>
</par><par>
<line>
*cienc*, d*s q*a*s foram e**raídos
</line>
<line>
trabalh*s c*m temáti*a voltada para estratégias, m*del*s
</line>
</par><par>
</page><line>
de ge*t*o e *oas práticas ger*n*iais relat*vas à gestão d* *roprie*ade inte***tual no âmbit* d*
</line>
<line>
*ev. F**, Ter*sina, v. 17, n. 7, art. 3, p. *1-6*, jul. 2020 www*.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Modelo de Avaliaçã* *o Desem*e*ho d* Ge*tão da Propriedade Intelect*al em PMES
</line>
<line>
47
</line>
</par><par>
<line>
pequenas e médias em*r*sas, const*uiu-se um mo*elo teórico-co*ceitual de a**liação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
desem*enho da gestão da *ro*ried*de intelectual em PMEs, compos*o *or dimensões, fatores-
</line>
<line>
chave de avaliaç*o e ind*cadores.
</line>
<line>
Na seg*n** fase, foi aplic*do * métod* *u*zy Delphi, *ara a exp*oração con*iável d*
</line>
</par><par>
<line>
*osi*i*namento de
</line>
<line>
es*eci*li*tas quanto
</line>
<line>
aos indi**dores que deveria* compor o modelo d*
</line>
</par><par>
<line>
avaliação pr*posto. O *ét*do Fuzzy Del*hi, de*envolvido por Is*ik*wa et al., (1993), é uma
</line>
</par><par>
<line>
combinação *a teori*
</line>
<line>
dos conjuntos fuzzy com o método Delphi tradi*io*al. *a teoria dos
</line>
</par><par>
<line>
conjuntos difusos, função opin*ão dos espe*ialist** (Oi) atribui a cada objeto um *ra* de a
</line>
</par><par>
<line>
associaçã* q*e
</line>
<line>
var*a e*tre zero e *m. As fun*ões mais comu*s *brangem a**ocia*ão de
</line>
</par><par>
<line>
triân*ulos, assoc*a*ão tra*ezo*dal associação d* Gauss (CHAN*; CHENG, 2019). E*ta e
</line>
<line>
*esquisa adota funções de associação de t*iân*ulos, que inclui três parâmetros: Li, Mi, Ui.
</line>
</par><par>
<line>
Para *ste estud*, a *plicaçã* d* método F*zzy Delphi fo* dividida
</line>
<line>
e* * passos
</line>
</par><par>
<line>
(C*A*G et a*., 2014).
</line>
</par><par>
<line>
Passo 1: F*rmação do gru*o de aval*adores, constituído por 15 p*ofissionais bras*lei*os *om
</line>
</par><par>
<line>
formação ou exper*ência n* ár*a
</line>
<line>
d* pr*priedade intelectual; ou com *x*er*ência
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
*onsultoria com foco em *nov*ção *a*a PMEs.
</line>
<line>
Passo 2: *ma *íntese d* modelo **órico do *i*tema de aval*ação e um questionári* *oi
</line>
</par><par>
<line>
encaminh*do para o grupo *e espe*ial*stas, para que estes julgas*e*, de for*a an*nima
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
relaçã* a se*s pares, o grau *e impo**ânc*a, ** *m int*rva*o *e 1 a 5, *e cada indicador e*
</line>
</par><par>
<line>
um con*unto de S indicadores. O resultado desta aval*ação * de*ominado como
</line>
<line>
k,
</line>
<line>
, p*ra
</line>
</par><par>
<line>
todo *ndicad*r i a*al*ado por todo especia*ista k.
</line>
</par><par>
<line>
*asso 3: Organização das opiniões dos
</line>
<line>
esp*cialistas a partir de
</line>
<line>
um questi*nári* * definição
</line>
</par><par>
<line>
dos números fuzzy tr*angulares para o índice Oi = (Li, Mi, Ui) para cada indicad*r i, em que:
</line>
</par><par>
<line>
Li rep*esent* o me*or va**r d* ava**ação, cal*ulado pel* Equação 1:
</line>
<line>
(1)
</line>
</par><par>
<line>
Mi é obtido pela média geométrica das avaliaçõ*s, conforme ap**sent*do na Equação 2
</line>
<line>
(*)
</line>
</par><par>
<line>
Ui é dado pela maior avaliação dos *speci**istas, send* calc*lado p**a Equ*ção 3.
</line>
<line>
(3)
</line>
</par><par>
</page><line>
Passo 4: Obtid*s os números f*zzy no passo anterior, calculo*-** o valor de de**mpenho Gi,
</line>
<line>
conforme a Equaç*o *.
</line>
<line>
(4)
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresi*a P*, v. 17, n. 7, art. 3, p. 41-60, jun. 202* www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. V. R. Lim*, J. A. B. Santo*
</line>
<line>
48
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
e*
</line>
<line>
p*od*t*s
</line>
<line>
e
</line>
<line>
ser*iços
</line>
<line>
*nova*ores
</line>
<line>
(DELERUE;
</line>
<line>
LEJEUNE,
</line>
<line>
2**1;
</line>
<line>
THOM*;
</line>
</par><par>
<line>
Z*MMERMANN, 201*; TIDD; BES*ANT,
</line>
<line>
2015). Des*a forma, par* o presente modelo
</line>
</par><par>
<line>
teórico
</line>
<line>
*e avali*ção, * dimensã* Capit*l h*mano
</line>
<line>
abra*ge
</line>
<line>
elementos qu* visam avaliar se
</line>
</par><par>
<line>
deci*ões r*lativa* à gestão da prop*iedade intelectual são t*madas
</line>
<line>
c** base
</line>
<line>
*os r*cursos
</line>
</par><par>
<line>
humanos d* *mpresa. Para tanto, definiram-se *s segu*n*es fatores-chave de aval**ção:
</line>
</par><par>
<line>
4.1.1.1 Cult*ra e Aprendizagem
</line>
</par><par>
<line>
Cultura e aprendizagem c*mpreendem ** esforços para *ro**ver, pautados
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
*iretrizes est*a*ég*ca*, *m a*bien*e or*ani*aciona* foca** na proteç*o * ap*opriação dos b*ns
</line>
</par><par>
<line>
*e pr*priedade int*lectual, por meio do trein*mento e dese*volvi*ento
</line>
<line>
do corp* f*nciona*
</line>
</par><par>
<line>
(DODGE et al., 2017; TA*V*LA et al., 2016; THOMÄ; ZI*M*RMANN, 2*13). No
</line>
<line>
Quad*o 1 são apr*sent**os o* in*ica*o**s que compõem o pre*ente fator-chave d* avaliação:
</line>
<line>
Qu*dro 1 - In*icadores d* *ultura e aprendizagem
</line>
</par><par>
<line>
Ind*cado*
</line>
<line>
Fina*idade
</line>
</par><par>
<line>
*uali*icação de pessoal p*r* as ações rela**vas à PI
</line>
<line>
Men*ur*r o percentua* de f*n*ion**ios qu* participaram de programas de tr*inamento e de*envol*i*e*to relativas às *çõe* *e i*ovação e propriedade
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 7, art. 3, p. *1-60, jul. 2020
</line>
<line>
www*.*sanet.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A M*delo de Avalia*ão do *esempe*ho da Gestão da Pr*pr*edade Intelec*ual e* *MES
</line>
<line>
*9
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
intele*tual, prom*vido* *u cu*teados pela emp*esa, em um deter**nado perío*o.
</line>
</par><par>
<line>
Investimento em atividades *e T&D
</line>
<line>
An*li*ar o p*rcentual d* Rec*ita Líquida *e Vendas (RLV) *plicado em progra*as de tre*namen*o e **senvolvimento c*m f**o nas *ções de propri**ade intelect*al, a partir de uma meta *stabe*ecida pe*a empresa.
</line>
</par><par>
<line>
En*ajamento *e pessoal *m atividade* de P&D
</line>
<line>
*en*urar * percen*ual ** fun*i*ná*ios envol*ido* diretamente *m atividades de P&D, em relação a uma meta es*abel*cida pela empresa.
</line>
</par><par>
<line>
Percepção d* rel***ncia das açõe* de PI
</line>
<line>
Identificar o nível de percepção dos colaboradores ac*rca da impor*ânci* das a*õ*s d* proteção, apro*riação e ge*tão do* *tivos *ntele*tuai* para a competitividade da *mpre*a.
</line>
</par><par>
<line>
Ações p**a melhoria do clima or*aniz*cional
</line>
<line>
Ide*ti*icar se a empresa inve*te na melhori* do c*ima o*ganizacional, pro*o*endo a interação com s*us co*aboradores.
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Elabora** pelos autores (2019).
</line>
<line>
4.1.1.2 Re**mpe*sa e retenç*o
</line>
<line>
A r*tenção d* pessoal co*siste na imple*e*tação d* pr*ticas específ*cas *a g*s*ão *e
</line>
<line>
recursos *umanos, a f*m d* aum*ntar o *om*r*metimento do corpo funcional. Essas p*át**as
</line>
</par><par>
<line>
p*d*m contemplar a cr*ação
</line>
<line>
de op*rtunid*des de aprendizado, a formatação de planos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*emuneração atrati*os, a valorização e *econhecim*n*o da* c*ntribuições do* *unc*on*rio* e a
</line>
</par><par>
<line>
promoção d* opo*tunida**s de car**i*a (DODGE et al., 2017;
</line>
<line>
TALVELA et al., 2016;
</line>
</par><par>
<line>
THOMÄ;
</line>
<line>
ZIMMERMANN, **13). Dessa fo*ma, ci*co indi*adores compõe* o present*
</line>
</par><par>
<line>
fa*or-c**ve de ava*iação, co**orme apresentado no Quadro 2.
</line>
<line>
*uadro 2 - Indicador*s de recompensa e ret*nçã*
</line>
</par><par>
<line>
I*dicador
</line>
<line>
*inalidade
</line>
</par><par>
<line>
Proposição de nova* *d*ias
</line>
<line>
Id*ntif**ar percen*ual d* funcionários q** *ea*izaram, * pa*tir de *ma meta, propos*ção d* *rojetos *linhados com a* dir**riz*s *str*tégicas da empresa.
</line>
</par><par>
<line>
Implementaçã* de n*va* id*ias
</line>
<line>
Ide**i**c*r o percentual de *onversão de idei*s ** *r*d*tos e pr*cessos *novadores, propost*s por funcion*ri*s, incluindo atividades para a pr*teção, apropriação, p*omoção e comerc*a*iz*ção desses pr*dutos no mercado.
</line>
</par><par>
<line>
R*compensa po* ideia* inovador**
</line>
<line>
Verificar se a *m*resa *nce*tiva os fun**o*ários no que *ange ao des*nvo*v*me*to de novo* *roduto* e/ou prot*çã* de produtos j* existen*es.
</line>
</par><par>
<line>
R*ten*ão de pes*oal qualificado
</line>
<line>
Mensura* o percentu*l médio anual *e p*rmanên*ia de pessoal q*alifi*ado na *mp*es*, em rel*ção a uma **ta estab*lecida.
</line>
</par><par>
<line>
Grau *e atratividade de pesso*l
</line>
<line>
V*rificar *e o pla*o de ca*gos * salários, * pac*te de benef*cio* e as c*n*içõ*s ** tr*balh* o**rta*os pela em**es* são atrativos quand* c*mparado* *om os d* outra* *mpresas que atuam no *esmo segme*to.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: El*borado pelos au*ore* (*019).
</line>
<line>
4.1.1.3 Monitoramento de pessoal
</line>
<line>
N* ge**nciamento da pr*pried*de intel*ctual no âmb*to das PMEs, além da
</line>
<line>
preocu**ç*o voltada *ara o desenvo*vimento e rete*ção, é f*ndamental a definiç*o de met*s
</line>
<line>
*ara *s funcionários no tocan*e às *ções *a PI, bem c*mo um *rot*colo *e conduta acerca *o
</line>
</par><par>
<line>
sigilo de inf*rmaç*es. Assim, o mon*t*ram*nto de pessoa* no *ontexto da gest*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pr**r**dade intelectual e*volve a criação de *anco *e dad*s para o controle das in*orma*ões
</line>
</par><par>
<line>
dos colaboradores, *endo
</line>
<line>
como foco ac*m*anhar a con*rib*ição i*div*dual dos *esmos no
</line>
</par><par>
<line>
a*cance dos objetiv*s organizacionais rela*ivos * propriedade int*lectual (DELERUE;
</line>
</par><par>
<line>
LEJ*UNE, 2011; KEL*I *t
</line>
<line>
al., 201*; THOM*; ZIMMERM*NN, 201*). Neste sentid*,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina *I, v. 17, n. 7, art. 3, p. 41-60, *un. 20*0
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. V. R. Lima, J. A. B. **ntos
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
cinco indi*adores compõem o prese*te fa*or-c*ave de avaliação, conforme apresentado no
</line>
<line>
Quadro 3.
</line>
<line>
Quadro 3 - Indica*ores de *onitora*e*to de pessoal
</line>
</par><par>
<line>
Indicador
</line>
<line>
*in*lidade
</line>
</par><par>
<line>
*apeame*to de c*m*etênci**
</line>
<line>
Verificar se * empresa d*f*ne as com*etências esse*ciais para cada um de se** ca*go*, tendo em vista ** ações necessá*ias par* o al*ance do* objetivos organizacion*is.
</line>
</par><par>
<line>
S*stem*t*zaçã* d* at*ação do pessoal
</line>
<line>
*dentificar se a empresa d**in* padrões a *erem s*gui*os pelos funci*nário* no toca*te à* dive*sas ações de *ro*eção e apr*pr*ação dos *tivos de *ropri*dad* intelectua*.
</line>
</par><par>
<line>
Men*uraç*o *o desempenho de pessoal
</line>
<line>
Verifi*ar se a empresa faz uso *e me*anismos geren*iais que permitem identif*ca* se os funcionários es*ão desenvolvendo a* atividades relac*o*adas à propri*da*e intelectua* de *cordo com par*m*tr*s pr*v**me*te defi*idos.
</line>
</par><par>
<line>
*so das informações do desempe*ho *o pessoal
</line>
<line>
*va*iar se a empresa uti***a ** info*m*ções re*at*vas ao *esem*enho do corpo **nc*on**, no *ocante às açõ*s de P*, pa*a toma*a de decisão nos dive*sos proce*sos que integr*m o negócio.
</line>
</par><par>
<line>
Protoc*lo de con*rol* da i*formação
</line>
<line>
Identificar a aplicação de n*rmas e procedimentos direciona*os ao *o*po funciona*, acerca *o cont*ole d* dados, para **itar que o fluxo inade*uado de inform*ções sig*losas possa compro*eter suas ações estratégica*.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: El*b*r*do pelos au*ore* (2019).
</line>
<line>
*.1.2 Contexto *stratégi*o
</line>
<line>
* foco de uma estrat*gia organiza*ional *eve ser criar va*tagem *om*e*it*va
</line>
</par><par>
<line>
s**t**tável, por meio d* aproveitament*
</line>
<line>
das opo*tunidad*s
</line>
<line>
** mercado com a aplicação
</line>
</par><par>
<line>
e*iciente dos recursos di*ponív*is (*ROOKING, 2010; TIETZE; GRANSTRAND;
</line>
<line>
HERSTATT, 2006). Assim, a dim*n*ão Contex*o es*rat*gico é *o*st*tuída p*r elementos que
</line>
<line>
têm o obj*tiv* de av**iar se a ges*ão da *rop*ied*de intelectua* em PMEs une de forma
</line>
<line>
*d*quada as variáveis estraté*icas do ambi*nte exte*n* *om os p*oces*os internos, com vis*as
</line>
</par><par>
<line>
a c**ar uma
</line>
<line>
va***gem competi*iva *ustentável (*LARKE; TURNER, 2003; R*GAZZONI;
</line>
</par><par>
<line>
RIZZI; NANI, 2011; W*ENEN et al., 2013). Para *s*o, definiram-se os seguint*s fatores-
</line>
<line>
chave *e ava*iaç*o para e*ta dimensão:
</line>
<line>
4.1.2.* Inteligência tecnológic*
</line>
<line>
*n*e*i*ência tecno*ógic* **aduz-*e na util*zação d* infor*açõe* do me*c*do p*ra
</line>
<line>
o*ientar a tomada de decisão relativ* * gestão da propriedade in**lectual nas PMEs
</line>
<line>
(CLARKE; TURNER, 2003; LEE et al., 2014; LITTMANN-*I*MER; *UCKARTZ, 2009;
</line>
<line>
REGAZZONI; RIZZI; *ANI, 2011; WEE*EN et *l., 2013). *a p**sente p*squisa,
</line>
<line>
d*fin*ram-*e cinco ind*ca*ores para comp** este fator-chav* de avaliação (Quadro 4):
</line>
<line>
Quadro 4 - In*icadores *e inteligência tecnol*gica
</line>
</par><par>
<line>
*n***ador
</line>
<line>
Finalidade
</line>
</par><par>
<line>
Av*liação d* riscos e *portunid*de*
</line>
<line>
Identif*car s* a empresa faz us* de análises de cenários, *om aux*lio de f*rr*me*tas es*ecif*cas, a f*m de otimizar o pr*cesso de fo*m*lação de estratégi** no âmbito da gestão da propriedade in**lec*ual.
</line>
</par><par>
<line>
Prospe*çã* *ecnológica
</line>
<line>
A*aliar s* * empresa utiliza dados con*i**s em docum*ntos de pa*entes para *r*entar
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, art. 3, p. 41-6*, jul. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Mode** *e Ava*iação do Desempenho da Gestã* da Pro*riedade Intelectual em PMES
</line>
<line>
51
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
a tom*da de decisão em relaç*o ao dese**olvimento tecnológ*co.
</line>
</par><par>
<line>
Monitor*me*to da concorrência
</line>
<line>
Verificar se a empr*s* *onitora *s ativi*a**s de *&D, as tecnol*gias * as estratégias de gestão de P* dos prin*ip**s c*ncorr*ntes.
</line>
</par><par>
<line>
Aplicabilidade das nov*s ideias
</line>
<line>
Id**ti*icar se a *mpresa analis* os ris*os *nvolvido* n* implemen*a*ã* de uma nova *deia, os riscos de as ino**çõe* resultantes serem faci*me*te copiada* * s* pla**j* de fo*ma p*elimi*a* as estratégias de prot*ção.
</line>
</par><par>
<line>
Uso de f*nte* e*pecializ*das d* informaçõe*
</line>
<line>
Avaliar s* a empresa pr*sp*cta informações relativas *s suas at**idades inovat*v*s em eventos científic*s e assoc**ções empresari*is, com vistas a subsidiar a tomada d* decisão r*lativ* * gestão d* PI.
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Elab*r**o pelos autores (2*19).
</line>
<line>
4.1.*.2 Ar*icu*ação extern*
</line>
<line>
A*t*culação externa co*siste ** p*anejamento e implementação de ações de natureza
</line>
</par><par>
<line>
es*ratégica, r*lat*vas à
</line>
<line>
gestão da p*o*rie**de *n*elect*al, visando à internalizaç*o e à
</line>
</par><par>
<line>
exposição de conhecimento* e tecn*logias, po* m**o *a c*l*b*ação de
</line>
<line>
parcerias e alia**as,
</line>
</par><par>
<line>
c*m foco *a pesqui*a e desenvo*viment*,
</line>
<line>
bem co*o a apropriaçã* das inovações
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv*das pela *mpres*. Essas ações podem *ncluir terce*rizaç*o, *icenc*ame***, joint
</line>
<line>
venture *tc. (Agostini & *osella, 201*; Belingheri & Leone, 20*7; Hu & Tsai, *006; Van
</line>
</par><par>
<line>
R*jnsoever et al., 201*; Wang, 2016; Zubielqui et a*., 201*). Neste
</line>
<line>
contex*o, for*m
</line>
</par><par>
<line>
estabel*ci*os *s s*guintes indicadores para e*te fato*-chave de av*liação, d* acordo com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*uadro 5.
</line>
</par><par>
<line>
Quad*o 5 - Indicadores de arti*ulação externa
</line>
</par><par>
<line>
*ndic*dor
</line>
<line>
Finali*ade
</line>
</par><par>
<line>
Relacion*mento *om es*ecialista*
</line>
<line>
*valia* se a empres* faz uso d* co**ultore* indepen*entes e/ou *inculados a emp**sas ou entidades esp**ializadas, visando à melhoria da *ua ef*ciênci* gerenci*l e oper*ci**al no t*cante à gestã* d* pr*pr**dade intelectual.
</line>
</par><par>
<line>
Rel*ci*namento *om forne*edores
</line>
<line>
Ve*ificar se * empresa tem por prática a absorção de conh*cimento* */ou tecnologias de *or*ecedores c*m foco na* ações d* inov*ção e gestão da p*opr**dade *nte*ec*ual.
</line>
</par><par>
<line>
C**peração com empresas
</line>
<line>
**alisar como a empresa i*terage co* pare*, * fim p*oteger * *ome*cializar os ativos de prop**edade intelectu*l po* ela *ese*volvidos.
</line>
</par><par>
<line>
Parcerias com universida*es
</line>
<line>
Identif**ar se a empre*a tem p**ce*ia* **m institui*ões *e ensino e pesquisa *o* foco em P&D, bem como na **lho*ia do* *roces*os gere*c*ais relativos à propriedad* *nte*ectual.
</line>
</par><par>
<line>
Relacionamento com client**
</line>
<line>
Av*li*r se a e*pres* u*il**a informa*õe* adq*irida* a p*rtir do fe*d*ack do* clie*tes acerca de s**s produto* e/ou serviç*s para otim*zar a gestão d* propri*dade intelect*al.
</line>
</par><par>
<line>
*ont*: Elaborado pelos autor*s (2019).
</line>
</par><par>
<line>
4.1.2.3 A**nhamento Gere***al
</line>
</par><par>
<line>
O alinhamento ge*encial a*range ações de **stão da
</line>
<line>
pr*p*i*d*de inte*e*tual
</line>
</par><par>
<line>
in*e*radas *om a e*tratégia global d* emp**sa e qu* devem se ajus*ar à medida que o negócio
</line>
</par><par>
<line>
se mov* através de
</line>
<line>
diferentes e*tá*ios de
</line>
<line>
seu desenvolv*mento (BR**KING, **10;
</line>
</par><par>
<line>
MALDONADO-*UZMÁN et a*., 201*; TIETZE; *RANSTRAND; HE*STA*T, 200*). *o
</line>
<line>
*uadro 6 s*o ap*esen*ados os indica*ores que compõem este fator-c*ave *e ava*iação.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina P*, v. 17, n. 7, art. *, p. 41-60, *un. 2020
</line>
<line>
www*.fsanet.com.**/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. V. *. Lima, J. A. B. S*n*os
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
Quad*o 6 - Indic*d*res de *lin*amento gerencial
</line>
</par><par>
<line>
Indi*ador
</line>
<line>
Fin*lidade
</line>
</par><par>
<line>
Alinhament* estratég*c*
</line>
<line>
Avaliar se as açõ** rel*tiv*s à gestão d* pro*rieda*e intelectual se *linham com a estratégia geral d* negócio, permitin*o o alcance dos objetivos organizacionais.
</line>
</par><par>
<line>
Alinh*ment* concei*ual
</line>
<line>
Avaliar s* as *ções relativas à ge*tão da *ropriedade intelectu** se al*nham com as dire*rizes estraté*i*as da em*resa.
</line>
</par><par>
<line>
Alinhamento *áti*o
</line>
<line>
Verificar se os o*jetivo*, metas e estratégias relativas à ge*tão da PI estã* ** convergê*cia *om os objeti*os, metas e estratégi*s **s diver*as áre** funcion*is da empr*sa.
</line>
</par><par>
<line>
Al**ham*nto infor*ac**nal
</line>
<line>
Identificar se as *onte*, canais e fluxos de inf*rmação d* empres* fac*litam a tomada de dec**ão *elativa à gestão da propriedade intelectual.
</line>
</par><par>
<line>
Alinhamento estru*ural
</line>
<line>
Avaliar s* a estrutura organizac*onal da emp*esa facilita o p*oce*so *e gestão da p*opriedade intelectual.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos *utores (2019).
</line>
<line>
4.1.3 Recursos e process**
</line>
<line>
A gestão da pro**ied**e i*telect*al envolve os pro*es*os de **ot*ção e aprop*iação
</line>
<line>
do* *esul*ado* d* p*oce*so *novat*vo. *a*a exec*tar de forma coerente esses dois p*ocessos, as
</line>
<line>
e*presas, *obretudo as *MEs, preci*am mobilizar adequadamente *s r*cursos de que
</line>
<line>
d*spõ*m, co* b*se **s inform*çõ*s extraíd*s do amb*ente ext*rno (MODIC; DAM*J, 2017;
</line>
<line>
TA*VELA et a*., 2*16). Assim, para * presente model* teóri** de avaliaç*o, a dime*são
</line>
<line>
Recursos e processos é *o*p*sta pel*s seguint*s fatores-chave de a**li*ção:
</line>
<line>
4.1.*.1 M*b*lização de recur*os
</line>
<line>
*obili**ção d* re*ursos, n* âmbito da pr*sen** proposta, consist* na prospecçã*,
</line>
</par><par>
<line>
obte*ção * *locação de r*cursos (f*n*nc*iros, tec*ol*g*cos e ma*eriais) n*cessár*os p*ra
</line>
<line>
dar
</line>
</par><par>
<line>
s*porte aos processos operacionai* de p*oteção e ap*opri*çã* d*s ativo* i*te*ectu*is
</line>
</par><par>
<line>
(EPP*NGER; VLADOVA,
</line>
<line>
2013; LAWSON; SAMSON; RODEN, 2012; SEO et al., 2015;
</line>
</par><par>
<line>
TIE*Z*;
</line>
<line>
GRANS*RAND; HER*TATT, 2006). No *uadro 7 s*o apresentados os
</line>
</par><par>
<line>
indicadore* *ue comp*em este *ator-chave ** *v*liação.
</line>
<line>
*uadro 7 - Indi*adore* de mobilizaçã* de recurs*s
</line>
</par><par>
<line>
Indicador
</line>
<line>
Finalida*e
</line>
</par><par>
<line>
Infraes*r*tura organizacional
</line>
<line>
Ver*ficar se as *mpre*as dispõem de uma função o* depa*tam*nt* voltado para a gestão dos ativos de propri*dade int**ec*ual.
</line>
</par><par>
<line>
Investiment* em ati*idades de P&*
</line>
<line>
Verif*c*r o percentual da Re*eita *íquida d* Vend*s (RL*) aplicado em aç**s de *es*uis* e dese*volv*me*to (P&*), com b*se em uma meta estabel**ida pela empresa.
</line>
</par><par>
<line>
Inve*timen*o em a*ividades d* *roteção *e PI
</line>
<line>
*e**urar *ercentua* d* R**eita L*quid* *e Ve*das (*LV) aplicado em at*vidades o *e prote*ã* e capta*ão d* valor do* a*ivos de prop**edade int*l*ct*al, c*m base em uma meta estabeleci*a *el* em*resa.
</line>
</par><par>
<line>
I*vestime*to p*ra aquisição de c*nhecime*to
</line>
<line>
Verif*car o percent*al da *ec*ita Líquida de Ve*das (RLV) aplicado p**a aq*isição de conhecimento ext*rn* *elat*vo à tecnologia e à propri*dad* *ntelectual, com ba*e em uma meta esta*elecida pela e*presa.
</line>
</par><par>
<line>
Inve*timen*o em so**wares de g*stão
</line>
<line>
Identific*r se * empresa a*lic* *ecu**os para aquisição *e softw*res, * fim de me*horar *s *rocess** **renciais rela*ivos à ge*tão d* p*opried**e inte*ectual.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Elaborado pelos autores (2019).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, *. 17, n. *, ar*. *, p. *1-60, jul. 2020
</line>
<line>
www4.fs*n*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Modelo de Avaliação do Desempenho da Gestão da Propri*dade *n*e*ectual ** P*ES
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
4.1.3.* Pr*ce*s* d* proteção d* PI
</line>
</par><par>
<line>
O processo de proteção dos bens de propriedade *ntelec*u*l envolve o planejament*,
</line>
<line>
a organizaçã* e a e**c*ção de açõe* vin*uladas a prod**os e p*o*essos inovadore*, *o* m*io
</line>
<line>
de *nstrumentos form*is (car*cterizado po* pos*uir base *urídic*), incluindo *atente*,
</line>
</par><par>
<line>
desenho* industriais,
</line>
<line>
registro de marc*s,
</line>
<line>
dir*itos autorai*
</line>
<line>
e**.; e meca*ismos de proteçã*
</line>
</par><par>
<line>
informais (ex*ralegais), que contemplam *ant*gem lead time; seg*edo *om*rcial, ma*utenção
</line>
<line>
da qual*dade do pr*du*o, co*plexidad* do *es*gn etc. (DELERUE; LEJEUNE, *011; *ELLI
</line>
</par><par>
<line>
*t al., 201*; L*NDRY; AMARA; SAIHI, 2009; MOL; M*SUREL, 20*1; R*ITZI*,
</line>
<line>
2*07;
</line>
</par><par>
<line>
THOMÄ; BIZER, 2*13), bem com* o monitoramen*o sis*emático dos direito* desses ativos
</line>
<line>
*rotegidos (A*KERMAN, *018). Dessa forma, c*nco ind*cado*es compõ*m e*te fa*or-chave
</line>
<line>
de av***ação, confor*e apre*entado *o Quadro 8.
</line>
<line>
Q*adro 8 - Indicadores d* proc*sso d* *roteção d* PI
</line>
</par><par>
<line>
In*icador
</line>
<line>
Finalidade
</line>
</par><par>
<line>
Opor*uni*ades de pr*t*ção da *I
</line>
<line>
Ve*i*ic*r se a e*presa faz uso de f*r*amentas gerencia*s para *dentificar os ativos in*ang*veis que s*o estr*tégico* para prote*ão, tendo e* vista o al*ance dos seus *bjetivos organizacionais.
</line>
</par><par>
<line>
*scopo da *ro*eção d a PI
</line>
<line>
Ide*tificar se as r*zões pelas quais a empresa canaliza esforços pa*a proteger seus ativos de P* são meramente defensiva*, se envolvem a redução de c*stos ou se têm c*m* foco um reto*n* *obre o investimento n*s ativid*des de inovação.
</line>
</par><par>
<line>
M*c*nis**s de prot*ção *a PI
</line>
<line>
Veri*icar como a empresa *ombina os mec*ni*mos **rma*s * i*f***ais de proteç** para f*r*ular sua estra*égia de *estã* da proprie*a*e i**e*ectual.
</line>
</par><par>
<line>
Ge*tão do por*f*l*o de a*ivos *e P*
</line>
<line>
Verif*car o en*oque ** emp*esa (operacional o* *s*ra**gico) na gest*o d* por**ól** de ativos de pro*riedade inte*e*tu*l, bem *om* os p*incipais aspec*os re*ativo* a *a*a u* desses enfo*ues.
</line>
</par><par>
<line>
Auditoria da gestão do po*tfó*io de PI
</line>
<line>
Identi*icar *e a empresa dispõe de uma auditor*a inte*na de pro*ri*dade intelectual, a fim *e m*nimizar riscos de pr*juízo devido * erros no processo de ge*tão ou à* p*áticas ilegais dos c*ncorrentes.
</line>
</par><par>
<line>
F*n*e: Ela*orado pelos au*ores (20**).
</line>
<line>
4.1.3.3 *ro*esso de ap*op*iaçã* d*s at*vo* intelectuais p*o*eg**os
</line>
<line>
No toc**te à **ropriação, Fre*l e Robso* (20**) a defin*m como * capac*dade de
</line>
</par><par>
<line>
capturar
</line>
<line>
valor a partir da inovação, por meio da monet*za*ão d** *ireit*s de propriedade
</line>
</par><par>
<line>
in*e**ctua*. E*s* captur* de v*lor pode *nvolver estratégias com* u*o *xc*usivo de in*vações
</line>
<line>
tecnológicas, **nce*s*o de l*cenç*s ou ces*ão, coo*eração público-privada, li*i*ação, us* da
</line>
</par><par>
<line>
PI *omo garant*a,
</line>
<line>
se*uri*iza*ão da proprie*ad* int*lectual e*c. (HALL; S*NA,
</line>
<line>
*017;
</line>
</par><par>
<line>
HOLGERSSO*, 2013; KITCHING; B*ACKBURN, 1998; **HLER, 2011; REH*AN,
</line>
<line>
2016; SHANG; QIU; WEN, 2017; WILLOUGHBY, 2013). Assim, con**rme descrito no
</line>
<line>
Quadro 9, def*nira*-se *inco indi*adores para com*or este fato*-chave de aval*ação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. *, art. 3, p. 41-*0, jun. *020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. V. R. Lima, *. *. B. Santos
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
Qua**o 9 - Indicad**es do processo de ap*opriação do* ativ*s int*lect*ais protegid*s
</line>
</par><par>
<line>
*n*ica*or
</line>
<line>
F*nalidade
</line>
</par><par>
<line>
Perc*pção d* valor da pr*priedade int*lectua*
</line>
<line>
Identificar qu*l a per**pção da empresa acerca da i**or*ância d*s a*ões re*ativas à propriedade *ntelectual para sua est*até*ia or*anizac*onal.
</line>
</par><par>
<line>
Definição do valor a *er *x*r*ído da PI
</line>
<line>
Verificar se a empresa sabe * tipo *e *alor que *ode s*r extraído de cada um *e seus a*ivos de propriedade i*t*le**ual.
</line>
</par><par>
<line>
Defi*ição de estra*égias de apropri**ão
</line>
<line>
Verificar se a e**r*sa formula estratégias para capturar *alor de seu* ativos de PI co* foco na competi*iv*dade do neg*cio.
</line>
</par><par>
<line>
Orga*izaçã* para a ap*o**iaç*o
</line>
<line>
Identificar se a *str*tura organizac**nal da empresa permite a mo*ili***ão ade*u*da de recursos para * captu*a de va*or da propriedade intelectual.
</line>
</par><par>
<line>
Avaliação do processo de apropriação
</line>
<line>
V**ificar se a empres* d*spõe de mec*nismos gerenci*is *ara *en*urar sua efi*iência na *aptura de *alor dos at*vos d* propriedade in*electual.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos autores.
</line>
<line>
4.2 *el*ção *os indicadores po* mei* *o mé*odo Fuzzy Delp*i
</line>
<line>
Par* validar o model* teóri*o descrito na seção ante**or, o m*todo F*zzy Delph* foi
</line>
<line>
a*licado. * objetivo desta etapa da **squis* foi a obtenção de uma *ista de *ndic*dores q*e
</line>
<line>
representassem um consenso na o*inião de especialista* ace*ca da *valiação d* desem*enho
</line>
<line>
da gestão da PI em *MEs. Para tanto, um **est***ário foi encaminhado para um grupo de *5
</line>
<line>
profissiona*s, para que e*es ju*gassem o grau de imp*rtância *e cada indi*a*or e* um
</line>
</par><par>
<line>
co*junto de 45 indica*or*s. Todo* os
</line>
<line>
convidados comple*aram a a*álise. *st* númer*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
julgadores e*t* adequ*do a esta *esqui*a, já que estudo* apontam **e, no *étodo Delphi,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
número *deal de avaliado*es deve se* *aior *ue 10 e m**or q*e 30 (*ARQUES; FRE**AS,
</line>
<line>
2018).
</line>
<line>
* Tabela 1 **stra o* valor** máximos (U*) e mínimos (Li), a *édia geom*tric* (*i),
</line>
<line>
bem como o v*l*r *e des*mpe*ho (Gi) para cada indi*ador proposto no m*delo teórico.
</line>
<line>
Ta*ela 1 - Seleção dos indicadores por meio do mét*d* Fuzzy Delphi
</line>
</par><par>
<line>
Dim.
</line>
<line>
Fator*s-*have de avaliação
</line>
<line>
Indicadores
</line>
<line>
Mi
</line>
<line>
Li
</line>
<line>
U*
</line>
<line>
Gi
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Cu*t**a e a*r*n*iz*ge* (FC*)
</line>
<line>
Qualificação de pess*a* pa*a as a*ões relativas à PI Investimento em ati*id*des de T&D Percepção da relevância d*s ações d* *I Engajament* *e pessoal e* a*ividad*s de P&D Açõe* par* a melhoria d* clima or*aniz**ional
</line>
<line>
4 ,7 8 4 ,* 7 4 ,1 7 4 ,* 7 2 ,6 4
</line>
<line>
4 ,0 0 * ,0 0 3 ,0 * 3 ,0 * 1 ,0 0
</line>
<line>
5 ,* 0 5 ,0 0 * ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 0
</line>
<line>
4 ,* 9 4 ,1 6 4 ,0 6 * ,* 9 2 ,8 8
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
R*compensa e r*tençã* (F*R)
</line>
<line>
Proposição de nova* id*ias Imp*ement*ção de novas i*e*as Recompensa po* *de*a* inovad*ra* R*tenção d* pessoal qualificado *rau de atrativi**d* de p**s*al
</line>
<line>
4 ,* 5 4 ,7 7 4 ,* 7 4 ,2 7 4 ,1 *
</line>
<line>
* ,0 0 4 ,0 0 3 ,0 0 3 ,0 0 3 ,0 0
</line>
<line>
5 ,0 0 5 ,0 0 * ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 0
</line>
<line>
4 ,1 5 * ,5 9 * ,2 2 4 ,0 9 4 ,0 5
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Monitoramento d* pessoal (F*P)
</line>
<line>
M*peamento de *om*etê*cias Si*temat*zação da atuação Mens*raç*o de *esempe*ho Us* das inform*ções ** desem*enho Pr*tocol* de co*t*ole da inf*rm*ção
</line>
<line>
4 ,5 4 * ,0 9 4 ,3 8 4 ,* 3 4 ,3 6
</line>
<line>
4 ,0 0 3 ,0 0 3 ,0 0 3 ,0 0 3 ,0 0
</line>
<line>
5 ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 * 5 ,* 0
</line>
<line>
4 ,* * 4 ,* 3 4 ,1 3 4 ,* 4 4 ,1 2
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
In*eligênci* tecnológica (FIT)
</line>
<line>
Avaliação de riscos e o*ortunidade* P*o*pec*ão tecnol*gica Mon**oramento da concorrência Apli*abilidad* da* novas ide*as Uso de fontes es*ec*a*iz*das de infor*aç**
</line>
<line>
4 ,* 4 4 ,6 4 4 ,4 9 4 ,5 5 2 ,8 4
</line>
<line>
* ,0 0 4 ,0 0 3 ,0 0 * ,0 0 1 ,0 0
</line>
<line>
5 ,0 0 * ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 0
</line>
<line>
4 ,5 5 4 ,5 * 4 ,* 6 4 ,1 8 2 ,9 5
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FS*, Teresi*a, v. 17, n. *, ar*. 3, *. *1-60, j*l. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r**ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Modelo de Avaliaçã* d* De*empenho d* Gestão da P*o*riedade Intelectual em P*ES
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Ar*iculação Externa (FAE)
</line>
<line>
Relacioname*to com *specialistas Relacion*m*nto *om fornecedore* Cooperação com em*resas Par*erias c** universida*es Re*ac*onamento com cl*entes
</line>
<line>
4 ,4 7 4 ,0 9 4 ,4 5 4 ,8 * 4 ,* 4
</line>
<line>
4 ,0 0 3 ,* 0 3 ,0 0 4 ,0 0 4 ,0 0
</line>
<line>
5 ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 0 5 ,* 0 5 ,0 0
</line>
<line>
4 ,4 9 4 ,0 3 * ,1 5 4 ,6 1 4 ,6 1
</line>
<line>
</line>
<line>
Alinha*e*t* gerenci** (FAG)
</line>
<line>
Alinham*nto estratégico Alin*amento conce*tua* Alinha*ento tát*co Alinha*ent* inf*r*aciona* Al*nhamento *strutural
</line>
<line>
4 ,5 * 2 ,7 9 * ,3 4 4 ,2 2 3 ,8 8
</line>
<line>
4 ,0 * 1 ,0 * 3 ,0 0 2 ,0 0 2 ,* 0
</line>
<line>
* ,0 0 * ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 0 5 ,* 0
</line>
<line>
4 ,5 0 2 ,9 3 4,1* 3 ,* 4 3 ,6 3
</line>
<line>
</line>
<line>
Mobilização de recu*sos (FM*)
</line>
<line>
Inf*aest*utura organizacional **v*stimento em ativida*e* de *&D I*vestimento em ativi*ade* de proteção de PI Investi*e*to para aquisiç*o *e conh*cimento Investimento em softwares d* gestão
</line>
<line>
* ,2 9 4 ,* 0 4 ,5 4 4 ,4 5 4 ,3 6
</line>
<line>
3 ,0 0 3 ,0 0 4 ,0 0 * ,* 0 * ,* 0
</line>
<line>
5 ,* 0 5 ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 0
</line>
<line>
4 ,1 0 4 ,2 0 * ,* 1 4 ,1 5 4 ,* 2
</line>
<line>
</line>
<line>
Pro*esso de *rote*ão do* ativ*s de PI (FPP)
</line>
<line>
*portunidades *e proteção da PI Escopo da p*o*eção da PI Mecanism*s de proteção da PI Ge*tão do p*rtfól*o de a*iv*s de PI Au*it*r*a da gestão *o p*r*fólio de P*
</line>
<line>
4 ,* 8 * ,1 4 4 ,4 5 4 ,6 2 4 ,5 4
</line>
<line>
3 ,0 0 3 ,0 0 3 ,0 0 4 ,0 0 4 ,0 *
</line>
<line>
5 ,0 0 5 ,0 * * ,0 0 5 ,0 0 5 ,0 *
</line>
<line>
4 ,1 3 4 ,0 5 4 ,1 5 4 ,5 4 4 ,5 1
</line>
<line>
</line>
<line>
**o*esso de ap**p*ia*ão da PI (FPA)
</line>
<line>
Percepção d* va*or d* propriedade *n**l*ctual Defin**ão do va*o* a ser extraído da PI De*inição de estratégia* de *pr*priação *rg*niz*ção pa*a * apropri*ção A*aliação do proces*o de apro*ri*ção
</line>
<line>
4 ,6 9 4 ,3 8 4 ,5 * 4 ,4 * 4 ,3 1
</line>
<line>
4 ,0 0 * ,0 0 4 ,0 0 4 ,0 0 * ,0 0
</line>
<line>
5 ,0 0 5 ,* 0 5 ,0 0 5 ,0 * 5 ,0 0
</line>
<line>
* ,5 6 4 ,1 3 4 ,5 1 4 ,4 9 4 ,1 0
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: E*aborado p*los autores (*019).
</line>
<line>
Com base no mé*odo Fuz*y **lphi, de*iniu-se para o ***ud* o v*lor de = 3,5. Assim,
</line>
</par><par>
<line>
*ora* el*minados três indicad*res que obtiveram o G* menor
</line>
<line>
que , a
</line>
<line>
sab*r: "A*ões para
</line>
</par><par>
<line>
me*horia do clim* organizacio*al" (*i = 2,88); "Uso de fon*es *specia**z*das de informações"
</line>
</par><par>
<line>
(Gi = *,95); e "Alin*ame*t* *onceitual" (Gi = 2,93). A exclusão
</line>
<line>
de*ses *nd*cadores
</line>
<line>
nã*
</line>
</par><par>
<line>
compromete a essên*ia do modelo de aval*ação
</line>
<line>
proposto, pois, qua*to à aplicabilidade,
</line>
</par><par>
<line>
in*ic*dor*s excluídos de um sistema, po* meio da aplicação do método F*zzy Delphi,
</line>
</par><par>
<line>
encon**am amparo
</line>
<line>
nos de***s que permaneceram, já que um mesmo ind*cador
</line>
<line>
pode
</line>
<line>
ser
</line>
</par><par>
<line>
utilizado para medir a e*iciência em mais *e uma situaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
N*ste *ontexto, no to*ante ao indicador "Aç*es para melhor** do
</line>
<line>
cli*a
</line>
</par><par>
<line>
**ganizaciona*", *o*a-s*, *or exemplo, que inv*stimentos em ativ*d*des *e tr*i*amen*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento, *o*temp*ad*s em *utro indi*ador, result*m de forma d*reta em melhoria do
</line>
<line>
*lim* organizac*onal, as*im como outro* aspe*t*s relativos à re*ençã* e recompensa, pois
</line>
<line>
envolvem *p*rtunidades de apr*ndizagem, planos d* cargos * remuner****, me*anism** para
</line>
<line>
* valori*ação e recon*ecimento das co*tr*b*ições *os fu*c*onário*, bem com* a *romoçã* de
</line>
<line>
oport*ni*ades *e c*rreira.
</line>
</par><par>
<line>
Q*anto ao *ndicador "Us* de fontes es**c*aliz* das de informa*õe*", o*serv*-se
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
** ações com f*co
</line>
<line>
na pro*pe*ção de tecnol*g*as *o*em
</line>
<line>
abra*ger, a*ém *e documen*os de
</line>
</par><par>
</page><line>
patente*, *u***s font*s especi*l***das de informa*ões. Assim, ampli*u-se o escopo do
</line>
<line>
*ev. FS*, Teres*na PI, v. 1*, n. 7, art. 3, p. 4*-6*, j*n. 20*0 *ww4.f**net.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. V. R. Lima, J. A. *. *antos
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
i*dicador "prospecção tecnológica", q*e ficou com a seguinte redação: "a*a*iar se a empresa
</line>
</par><par>
<line>
utiliza *ad** contidos em d*c*mentos de patentes e em outras fontes especializadas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
inf*rmação para *r*entar a toma** de deci*ão em *e**ção ao desenvolvi*ento e/o*
</line>
<line>
aperfeiçoa*e*to d* produto*, se*viços e processo*".
</line>
<line>
Por *i*, *m *ela*** *o indicador "Al*n*amento conceitu*l", sua rejeição po*e e*tar
</line>
</par><par>
<line>
re*a*ionada ao fato de *ue o seu escop* já **tava contemplado, *e forma indir*ta,
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
<line>
indic*dor "Alinhament* estratégico". Des*a forma, ampli*u-se t*m*ém o es*opo deste, q*e
</line>
<line>
ficou com a segui*te redação: "ava**ar *e as a*ões relativas à g*stão da propriedade in**lectual
</line>
</par><par>
<line>
*e alinh*m com a e*tratégia geral
</line>
<line>
do negócio, *ermitindo * al*ance dos objetiv*s
</line>
</par><par>
<line>
org*nizacionais, em sintonia c*m *s d***trizes *stra*égicas da empresa".
</line>
<line>
5 *ON*IDERAÇÕES F*N*IS
</line>
</par><par>
<line>
Proteger e apropriar-se *o resulta*o d* *sf*r*o
</line>
<line>
inovativo fun*a*en*a* para é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
manutenção da competividad* das PMEs (TA*VELA et a*., *016). Por essa *azã*, este a*tigo
</line>
</par><par>
<line>
e*plorou a aplicação do méto*o Fuzzy *el*hi para validar
</line>
<line>
um m*delo teórico des*nvolvido
</line>
</par><par>
<line>
com a finalidad* de avaliar a eficiência da ge*t*o da propriedade in*e*ec*ual no *mbito dessas
</line>
<line>
empresas. O m*delo teórico inici*l, *ompo*t* por três nívei* (3 dimens*es, 9 fat*res-ch*v* de
</line>
</par><par>
<line>
avaliação e *5 i*d*cado*es) foi elaborad* com *ase na liter*tura, a p*r*ir do ma*ea*en*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sistema*i*ação d* e*t*atég*as, mo*elos d* gest*o e boas prática* gere*cia*s, relati*as à *estão
</line>
<line>
*a pro*rie**de intelec*u*l no contexto das PMEs.
</line>
<line>
Ap*s a aplicação ** método Fu*zy Delphi, a*en*s três indicad*r*s não *ora* aceitos
</line>
<line>
pelo g*upo de espe*i*lista*. O mo**lo v*lidado mantém, portanto, a e**ência do i*s*ru*ento
</line>
<line>
de aval*ação propos*o, u*a **z que, c*mo po*e ser observad*, a rejeição ocorreu em relaç*o
</line>
</par><par>
<line>
aos ind*cadores cujo
</line>
<line>
escopo já estava com*emp*ado
</line>
<line>
em outros elem*ntos d* *ode**. A
</line>
</par><par>
<line>
maioria dos estudos sobre in*icad*res de propriedade int*l*ctual tem u*a abo*da*em em
</line>
<line>
nív*l *acro, contu*o, e*te te* um en*o**e em ní**l de empresa, razão pe*a qu*l houve uma
</line>
<line>
elev*da aceitação dos elem*ntos que o integram.
</line>
<line>
*studos ant*rior*s ev*denc*am que um *úmero *ign*fic*tivo de PMEs n*o faz **o de
</line>
<line>
e*tra*égias efe*iva* *e gestão da PI devido, en*re outros f*tor*s, à ine*ist*n*ia *e ferrament*s
</line>
<line>
gerencia*s adeq*adas p*ra este tipo de empres* (EPP*NGER; VLADOVA, 2013). O model*
</line>
</par><par>
<line>
aq*i pro*os*o, contu*o,
</line>
<line>
mini*iza
</line>
<line>
*ss* *imitação,
</line>
<line>
pois reúne e vali*a uma a*p*a *ama
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
indic*dores gerenciais, c*ntemplan*o aspectos *ssenc**is com* inte*igência *ec*ológica,
</line>
</par><par>
<line>
*linha*en**
</line>
<line>
*straté*ico,
</line>
<line>
di*âmica
</line>
<line>
opera*ional,
</line>
<line>
esforço
</line>
<line>
colabo*ativo
</line>
<line>
*
</line>
<line>
comercial,
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresi*a, v. 17, n. 7, art. 3, p. 41-60, jul. 2020
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Modelo de A*aliação do *esempenho da *estão da Propr*edad* Intelec*ual em PMES
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
converg*nci* do capit*l intelectual etc., a fim de permitir me*hor compreensão dos f**or*s q*e
</line>
<line>
con*ribuem para o sucesso das PMEs no *ocante * g*stão da PI.
</line>
<line>
O *odelo de avaliação de dese*p*nho proposto neste trabalho com*emp*a
</line>
</par><par>
<line>
in*icador*s de nature*a quant*tati**, calculados por fó*mulas e*pecífica*, a exemplo
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
"*nv**timent* *m a*ivid*des
</line>
<line>
de T&D" "*etenção de e
</line>
<line>
pessoal qu*l*ficado"; * de natureza
</line>
</par><par>
<line>
qualit*tiva ordinal, ordenados de acor*o c*m o perfil gerencial apresent*do pela empres* a ser
</line>
</par><par>
<line>
analis*da. *or ess* razão, sugere-se como trabal*o
</line>
<line>
fut*ro o
</line>
<line>
*per*eiçoamento *o
</line>
<line>
presente
</line>
</par><par>
<line>
instrumento de diagnó*tico, p*r meio *a aplic*ç*o de m*todos específic*s pa** ali*har, e*
</line>
<line>
uma mesma un*da*e de *ensuração, as duas *ategorias de *nd*cadores, a fi* de p*opo*cionar
</line>
<line>
comparações e an*lises *ais abr*n*en*es.
</line>
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X
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2) anális* e inter*reta*ão d*s dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
3) el*boração do ras*u*ho ou na *evis*o crítica do conteúd*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
4) p*rticipa*ão na *prova*ão d* ve*são *inal do man*scrit*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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Rev. FSA, Teresina PI, v. *7, n. 7, a*t. 3, *. 41-60, jun. 202*
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ww**.fsanet.*om.br/re**sta
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