<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 6, art. 6, p. 110-132, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.17.6.6 </line>
</par>
<par>
<line> No*mas Internas e Internacionais p*r* Particip*çã* Públi** em Projetos de **S </line>
<line> Internal a*d Internati*nal S*a*dards to P*blic Partici**tion *n CCS Proj*cts </line>
</par>
<par>
<line> *aíssa *o*eira Li*a Mendes Musarra </line>
<line> Pós-*ou*oranda em Ciênc*** Ambienta*s no Instituto d* Energia e *mbiente (IEE/*SP) </line>
<line> Doutora em Ciê*ci*s Sociais pela U*iversida*e F*deral do **rá </line>
<line> E-mai*: ra*ssa@musarra.*o*.*r </line>
<line> Hirdan *aterina de Medei*o* Costa </line>
<line> Dou*ora em Ciênc*as pelo Instituto *e En*rgia e Ambien*e US* </line>
<line> Pr*fess*ra Colabo*ad*r* no Instit*to d* Energia e Ambi*nte USP </line>
<line> E-mail: hirdan@usp.br </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Ende*eço: Raíssa More*r* L*m* Me*des M*sar** </row>
<row> R. Visc. de Inhomer*m, *70, CE* 03120-001. M*oca, </row>
<row> São P**l* - SP, Brasil. </row>
<row> Endereço: Hird*n Kate*i*a de Medei**s *ost* </row>
<row> Av. Prof. L*ciano Gual**rto, 1289, *EP 0550*- </row>
<row> 010Butan*ã, São *aulo - SP, Br*sil. </row>
</column>
<column>
<row> Edit*r-Chef*: Dr. Tonny K**ley de Ale*car </row>
<row> Rodrigues </row>
<row> *rti*o *ecebido em 30/03/2020. *l*ima ver*ão rece**da </row>
<row> em 1*/04/2020. Aprovado em 14/*4/2020. </row>
<row> **aliado pelo sistema Trip*e Review: *) Desk Review </row>
<row> pelo Editor-C*efe; e b) *o*ble Blind *eview (ava*iaç*o </row>
<row> *ega *or dois avali*dores da área). </row>
<row> Revisão: *ramatica*, Nor*a*iva e d* Formatação </row>
</column>
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<line> Normas I*ternas E In*er**cionai* Para P*rtici*a*ão Pú*lica Em Projetos D* CCS </line>
<line> *11 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O arti*o propõe a aprese*t**ão *o item "par*icipação pú*lic*" nas regras r*gulatória* de CCS </line>
<line> (Carbon Capture and Sto*ag*, aq*i referentes ao Armazenamen*o Geol*gic* de Carbono) </line>
<line> existentes na A*strália, Ca*adá, *nião Euro*eia, Reino Unido e Estados Unid*s, países c** </line>
<line> legislações sobre o assunto, e *u** po*síveis r**açõ*s c*m * *onfigura*ão bra*ileira. A </line>
</par>
<par>
<line> *etodologia * q*alitat*va, com destaque para o dir*i*o *omparado e b*seada na revisã* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *i*e**tura e na legi*lação. A escolha do* pa*ses s* deve à ex*stência d* item de *esquisa em </line>
<line> análise em suas regras lega** e / ou regulament*s. Dessa forma, pretende-se *u* o artigo *irva </line>
<line> como *i*e*atura que propõe a adoção da pa*ticipaç*o *ública como importa*te item *a*a futuras </line>
<line> normas de CCS qu* pos*am ser apli*ad*s no Brasil. </line>
<line> *alavras-ch*ve: Dire*t* In**rna*i*n** Compar*do. P*r**cip*ção *ú*lica. *aptu*a. Transpor*e </line>
<line> * *rmazen*mento *e Carbo**. M*rco Normat*vo Brasileiro. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> T*e article proposes the presentati*n of the item "public partici*ation" in the regulatory rules </line>
<line> of C*S (Carb*n Capture and Storage, *ere refer*ing *o Geol*g*cal C*rbon Storage) existing ** </line>
</par>
<par>
<line> Aus*ralia, Cana*a, European Un*on, United Kingdom, and the United State*, </line>
<line> *ountries with </line>
</par>
<par>
<line> law* on the subject and it* possi*le relations with *he Brazilian configuration. T*e metho*olo*y </line>
<line> is qualitative, with e*phasis *n comparat*ve law and b*sed o* a rev*ew of t*e literature and </line>
<line> legis*ation. The choice of *ou*tries is due t* the existence of res*arch item un*er analysis in </line>
</par>
<par>
<line> *egal rules and *egulations. Thus, th* </line>
<line> *rticle inten*s to serve as </line>
<line> l*terature that propos*s *he </line>
</par>
<par>
<line> ado*t*on of public particip*tion as an *ssential item for *utu*e **S rules that </line>
<line> can *pply t* </line>
</par>
<par>
<line> Brazil. </line>
</par>
<par>
<line> Ke*words: I*ternational Comparat*ve *a*. Pub*ic partic*pation. Carbon Ca*tu*e. Tra*sport, </line>
<line> and St*ra*e. Bra*ilian No*ma*ive Framework. </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Tere**na PI, v. 17, n. 6, art. *, p. *10-132, jun. 2*20 </line>
<line> w*w4.**anet.com.br/revis*a </line>
</par>
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<line> *. M. L. M. Mussara, H. K. M. Costa </line>
<line> 112 </line>
</par>
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<line> * INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> *pesar da falt* de regul*mentação d*s a*ivi*ades d* CCS no Brasil, * uso de *ais </line>
<line> técnicas para m*tiga*ão *u re*ução de emis*ões de C*2 est* a*inhado aos o*j*ti*o* da Po*ítica </line>
<line> Nac*onal de Mu*anças C*imáticas. *ortanto, é importante e*tender se e *omo juri*dições </line>
<line> específicas li**m com questõ*s especí*icas associadas ao armazenamento d* CO2. O artig* </line>
</par>
<par>
<line> propõ* * ap*esentação do i*em de </line>
<line> pa***cipaç*o públic* nas normas regula*oras *a *CS </line>
</par>
<par>
<line> exis*e*te* na A*strá*i*, Canadá, União Europeia, Reino Uni*o e Estados Uni**s e suas </line>
<line> possívei* relações co* a co*figur**ã* brasileir*. A escolha *os territórios *ev*-se à existência </line>
</par>
<par>
<line> do item em s*as r*gras le*ais e / ou regu*amentares. **sim, tra*alho pre*ende e*por o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comparar o tratamento da*o ao it** nas diferen*es jur*s***õ*s, *s fer*a*entas * ele relacio*ada* </line>
<line> e s**s modos de e*ecução. </line>
<line> A comparação é justific*da *o p*nto de vista da existência do *tem "partici*ação pública </line>
<line> nas legi*l*çõ*s de*sas jurisd*çõ*s de*i**adas, pois são o* ú*icos que lidam com o t*ma entre </line>
<line> os cataloga*os *o *eposit*rio *e normas I** (In*e*national E*e*gy Agency) em CCS. </line>
<line> Em*ora ***** não exi*ta uma provisão legal p*ra as atividades de CCS no Brasil, outra* </line>
</par>
<par>
<line> *ormas bras**e*ras que *ncluem a *ar*ici*a**o do </line>
<line> pú*l*co são u**das para co*siderar uma </line>
</par>
<par>
<line> possível *egulament**ão *u*ura *a CAC, que inclua me*anismos p*ra um* participaç** pública </line>
<line> efe*iva. </line>
</par>
<par>
<line> Acredit*-se que os re*ult*do* p*ss*m indicar manei**s *propriadas </line>
<line> de *b**dar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pa*tici*açã* públic* em CC*, </line>
<line> *o*patível </line>
<line> co* *s ferr**entas de governança *mbient*l n* </line>
</par>
<par>
<line> Brasil ou, *elo menos, gerar *ases para a *ormulação d* n*va* for*as de par*icip*ção no país. </line>
<line> O a**i** propõe * apresentação do i*em "par*ici*ação públi*a" nos p*d*õe* *egul*tórios da CCS </line>
</par>
<par>
<line> existen*es n* Austrália, Can*d*, </line>
<line> Uni*o Eur**éia, Reino U*ido e E**ados **idos, e </line>
<line> su*s </line>
</par>
<par>
<line> *os*í*eis relações com a co*figuração brasi**i*a. A es*ol*a da* ju*isdições de*e-s* à e*istên*ia </line>
<line> d* **em em sua* regras leg*is e / *u regulamentos. </line>
<line> O método será qualitativo, com b*se no *ireito Comparado. A metodolo*ia consistirá </line>
</par>
<par>
<line> em anál*se de um conjunto de no*mas, a apr*sentação dos disp*si**vos a de*c*ição d* e </line>
<line> confi*uração e*vo*v*d* nos r*spectiv*s te*r*tóri*s, a fim de permiti* a observação d* trat**ento </line>
<line> **d* a es** import*n*e eleme*to da ação públic* qu* é a p*rt*cipa*ão *ública. </line>
<line> Além disso, será realizad* exe**s* para adequação *o *parato no**ativo brasileir* ao </line>
<line> tema da pa*ticipação públ**a em rel*çã* à* ativ*dades d* CC* n* Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 6, art. 6, *. *10-132, j**. 2020 </line>
<line> *ww4.fsanet.*o*.br/revis*a </line>
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<line> Normas In*ernas E In*er*acionais *ara Part*cipa*ã* P*blica Em *rojetos De *CS </line>
<line> 11* </line>
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<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
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<line> 2.1 Visã* Internacio*al </line>
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<line> *s at*vid*des de cap*ura e a*maze*amento de carbono, nas palavras de M*n*eiro Júnior, </line>
<line> X*vier e Alves (2013), *ão téc**cas d* mitigação para *ont*r e rev**ter o acúmulo de di*xid* </line>
<line> de carb**o na atmosfe*a. A partir d* observação do* p*oblemas cau*ado* p**o excess* de certos </line>
<line> gases na *tmosfera, a* font*s a*tro*ogênicas de e*iss** de c*rbono precisam *er moni*orad*s </line>
<line> quan*o * *eversão de seus impactos e à captura consis*ente entr* elas, no p*oces*o de direc*o*ar </line>
<line> o *ióxido de *arbono *ar* uma a**osf*ra, dada a est*utur* qu* * conté*, e*itando su* di*persão </line>
<line> na atmosfera, por meio do armazenament* *u*, em geral, é * g*ológ*co. </line>
<line> Assim, Santos et a*. (2017, pp. 238-9) d*vulg*m * "uso ** t*cnologias que i**li*am a </line>
</par>
<par>
<line> minim**a*ão *e *xternal*dad*s </line>
<line> *ega*ivas </line>
<line> *o meio am*iente". *orque, uma vez captura*o, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dióxido de c*rbono é c*mprimido e tr*nsportad* para </line>
<line> res*rvatór**s adequados. Em s*ma, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *rmazename*to final do dióxi*o de carbono *etira** da atmosfera pode ser realizado na </line>
</par>
<par>
<line> hidrosfera, através ** </line>
<line> arma*ena*ent* oceânico; </line>
<line> na biosfera, atravé* </line>
<line> do arm*zenamento </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> biomassa; e, na litosfe*a, at*av*s do *rma*enament* geológico (Santo* *t al., 2***) (ALMEID* </line>
<line> et al., 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Par* * Ag*ncia Intern*cional de En*rgia (2018), o sequ*stro </line>
<line> de carbono *ode ser </line>
</par>
<par>
<line> rea*izad* por meios natu*ais, atrav*s da *otossíntes*, que é a remo*ão de carbono da *tmosfer*, </line>
<line> ou p*r meios artificiais, *través *as **cn*logias *e c*ptura e armaz*nam*nto de carbono. De </line>
</par>
<par>
<line> ac**do com a Agência Inte*na*ional de Energia (IEA, 201*), </line>
<line> as est*uturas l*ga*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> regulament*re* são fundamentais para garantir *ue o ar*aze*a*ento **ológi*o *e C*2 seja </line>
<line> segur* * eficaz e que os locais * ri*cos de armazenamento *u* o acompanham sejam </line>
</par>
<par>
<line> ge**n*i*dos adequ**ament*. Assim, a regula*en*ação </line>
<line> da </line>
<line> p*rticipaçã* públ*ca deve emergir </line>
</par>
<par>
<line> enquanto tema relevante para ser consi*er*do pe*os age*t*s em seus *ro*etos (MUSARRA; </line>
<line> COST*, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> No **tanto, a atividad* i*adequ*damente dese*volvida po*e ter </line>
<line> u*a estrut*ra </line>
</par>
<par>
<line> comprometida e *ons*q*en*e vazamento *e *luidos n*s camadas subjacente* ou na atmosfera </line>
<line> (COSTA et *l, 2*18). </line>
<line> E*sa* atividade*, portanto, *odem *er entendidas como su*cet*veis de causar dano* ao </line>
<line> *eio ambie*te, *ue, nos termos do item IV, do a*tigo 2*5 da Constituição Federal de 1988, </line>
<line> r*aliza um estud* d* im*acto ambiental a*te*ior. E, ness* ár*a, com o objetiv* de ad**t** essas </line>
<line> atividades à regulam*ntação ambient*l, é pertinente destacar que, sob * ég*de dos in*trumentos </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 6, art. 6, *. 110-*32, jun. 2**0 ww*4.fsanet.*o*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. L. M. *ussara, H. K. M. *osta </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> q*al*fic*dos na Lei da Polí*ica Nacional do *eio Ambiente, a saber, avali*ç*o e l*cencia*ent* </line>
<line> de im*actos am*ientais. </line>
<line> * C*nstituição Federal de 1988, no ar*ig* 2*51, c*nsagra a proteç*o e garante a t*do* o </line>
<line> *ir*ito * um a**ie*te ecolog*cam*nte equilibrado, im*ondo não apenas ao Poder **blico, mas </line>
<line> *ambém à socied*de o ***er de def*nd*-lo e preservá-lo. </line>
<line> No m*smo art*go, no § 1, inc. I*, a CF *rev* a o*rigaçã* do Go*erno de impor, nos </line>
</par>
<par>
<line> t*rmos da lei, o estudo d* </line>
<line> impact* ambie*tal, para </line>
<line> instalação d* obra ou atividade que </line>
</par>
<par>
<line> potenc*almente c*use degradação si*nificativa d* mei* amb*ent*. A regulame**ação anterior * </line>
<line> norma, que ainda é mantid*, é a Resoluç** 01/8* do Conse*ho Naciona* do *eio Amb*ente, </line>
<line> CO*AMA, órgão deliberat*vo do Ministéri* do Mei* A**ie*te, q*e est**elece, no momento </line>
<line> *a ne**ssidade de estudos de impacto ambien*al para licenciame*to, a discuss*o nas audiê*cias </line>
<line> pública* (a*t. 11, § 2, da Re*oluç** CONAM* 0*1/86 e a*t. 192, § 2, CE), um espaço cativ* </line>
<line> p*r* * **rtic*pação popular na go*ernanç* do *ireito ao meio ambi*nte. </line>
<line> O*t*os mecanismos de partici*aç*o popula* di**ta n* proteção do meio ambien*e são *s </line>
<line> *ossíveis por meio do J*diciá*io, po* meio do uso d* i*st**ment*s pr*cessuais que permitem </line>
<line> obter provisõe* juri*dicionais na *rea am*iental e na hip**es* de plebiscito* (art. 14, inc. I , da </line>
<line> CF * do artigo 24, § 3, 3, da CF), bem como *a ini**ativa popular nos procedime*t*s le*islat*vos </line>
<line> (art. 61, caput e parágr*fo 2, da CF e *os artigos 22, inc. IV, * *4, § 3, I, da CE), na *ealização </line>
<line> de referendos sobre leis (a*t. 14, inc. II, do SC e art. 24, § 3, inc. *I, da CE) e no desempenho </line>
<line> de *epresentantes da soci*dade c*vil em órgãos *o*e***dos *om p*deres no*mativos. </line>
<line> Leva-se em consideração o conjunto de nor*as *eferidas como partici*aç*o pública da </line>
<line> IEA (Agência Inte**aciona* ** *n*rgia), e*t*e os *adrões inclu**os no banc* de dado* da CCS </line>
</par>
<par>
<line> d* in*tituição, para *iscutir ainda mais a pos*ibili*ad* </line>
<line> de participação *ública n*s *tapas </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> implementaçã* das atividades da CCS no Brasil, em cas* de oc*rrên*ia fut*ra. N*sse context*, </line>
</par>
<par>
<line> este art*go *e volta agora a essa a*álise, </line>
<line> pesquisando a expe*iên**a comparati*a </line>
<line> na *egui*te </line>
</par>
<par>
<line> *r*e*: Aus*r*lia, Canadá, Pa*s de Gales, UE e **A. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Art. *25. T**os têm direi*o ao meio a*biente ecologi*amente *quili*rado, bem de uso comum do povo * </row>
</column>
</par>
<par>
<line> e**encial à s*dia qu*lidade d* vida, *m*ondo-se ao poder público e à co*et***dade o dever de defen*ê-lo e preservá- </line>
<line> lo par* a* present*s e futu*as ger*ç**s. </line>
<line> § 1* Para ass*gurar a *fetividade d*sse d***ito, inc*mbe ao poder públic*: </line>
<line> IV - exigi*, na forma da lei, p*ra ins*a**ção de obra ou ati*idade *o*encialmente ca*sadora *e signifi*ativa </line>
<line> degradação *o meio ambiente, estudo prév*o de impacto ambiental, a que *e dará publicid*de; </line>
<line> Rev. F*A, Teres*na, v. *7, n. 6, art. 6, p. 110-1*2, jun. *0*0 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Nor*a* Intern*s E In*er*acionais Para Pa*ticipação Pública *m Proj*tos De CC* </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Normas internacion*is sobre *arti*i*ação púb*ica </line>
</par>
<par>
<line> Le* de A*mazenamento de Gases d* E*ei*o Estufa 2*09 (Ql* GHG St*rage Act), Austrália, </line>
<line> Queen*la*d </line>
<line> A Lei de Arm*z*name*to de GE* de *uee*slan (seções 35, 114, 1*6) exige que as </line>
</par>
<par>
<line> soli*itações de exp*oração, injeção e *rmazenamento *e *EE incluam uma </line>
<line> d*claração </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *equ*rente sobr* como **nsultar e informar os pro*rietários * ocupa**es de *erras pública* ou </line>
</par>
<par>
<line> privadas em *tividades em que são ou serão exec*tadas. No </line>
<line> caso de *mitir uma licença </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> arrendamento para as ati**dad** de exploração, aluguel *e i**eção * armazenamento, o titular </line>
<line> é obrigado a consultar cada proprietário e *cu*a*te d* terra em que as *t*vidades s*rão </line>
<line> *ealizadas (MUSARRA E COSTA, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> Co*o Musarra e Costa (2019) </line>
<line> mostram, * mesma *e* e*ige (seção 3*9) m*nter um </line>
</par>
<par>
<line> registro ab*rto para ins**ção pelo *ú*lico, permi*indo **scas, extrações e cóp*a* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> documentos (sujeitos a *axa*), e o registro, caracterizad* como " * regist*o de per*issão de </line>
<line> GEE " que deve incluir licenças de operação e arrendamentos de *rmazenamento, aqui*ição de </line>
<line> *ad*s e out*o* *co*dos. </line>
<line> *inda de acordo com Musarra e Costa (*019), a *onsulta de*e se* so*r* o acesso e a </line>
</par>
<par>
<line> realização de </line>
<line> ati*ida*e* au*oriz**as *ara a licença (*nclu**do, por e*emplo, a p*ss*gem </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *cesso à terra com permi*s**), na medida em que s* rel*cionem com *roprietários e ocupante*. </line>
<line> Ta*bé* é permitida a compensa*ão pelo ac*sso e ativi*ades aos proprietários ou ocup*ntes *a </line>
<line> terr* pel* titular da at**idade. </line>
<line> Vê-*e, co* base no estado *a norma, portant*, que a partici*ação do *úblico, n* *aso </line>
</par>
<par>
<line> desta *orma, é de fato um </line>
<line> envo*vime*to *o* prop*ie*ários e ocupantes *e terra*, *ão </line>
</par>
<par>
<line> co*templa**o o público em se*ti*o am*lo (*USAR*A E C*STA, *019). </line>
<line> Lei de *etr*leo e Energia G*oté*mica (Lei P&GE) de *00*, Austrália </line>
</par>
<par>
<line> A Lei *&GE da regi*o Sul da Austr*l*a </line>
<line> trata da part*cipação pública pa*a que t*dos </line>
</par>
<par>
<line> possam aces*ar os registros públ**os do Mi*isté**o, correspo*dent*s ao* ativo* ambientai*, a </line>
<line> sa*er: o "*egistro Ambiental", q*e *ont*m có**as de *od*s os *elatórios *e im*acto a**ienta*, </line>
<line> avaliações *e impa*to am*i**tal e declaraçõe* ** meta* ambienta** aprovadas * que deve estar </line>
<line> disp*nível *ar* i*speção *e* *axa e cópi*s do mater*al no regis*ro disponível para compra; o </line>
<line> r*gistr* público - u* *egist*o d* licenças emitidas *os te*mos d* lei - também es*ar* disponível </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 17, n. 6, **t. 6, p. 110-132, jun. 2020 *ww4.fsan*t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. L. M. Mussara, H. K. M. C*sta </line>
<line> 116 </line>
</par>
<par>
<line> para ins**ção sem taxa, co* cópi*s ** mat*r*a* *o re*ist** *isponíveis para *ompra; o registro </line>
<line> comerc**l que registra c*da documento *ue inscre*e ou rea*iza negocia*ões registráveis em </line>
<line> rela*ão a uma licen**, disponível para inspe*ão apenas por pessoas aut*riz**as pelo *inistro </line>
<line> ou por algué* com interesse na licenç* ou negociação (M*sar*a e Cost*, 2019). </line>
<line> Lei de Sequ*s**o Geológico *e Gases de Efeito Estu*a de 2008 (Victorian Onshore Act), </line>
<line> Austrália, região *e *itória </line>
<line> A Lei Vic*orian Onshor* *r*cu*a est**elecer um regime regu*at*rio capaz de garantir </line>
<line> cons*lta p*blica efica* e acess* a *nformações sobre as atividad*s d* armazenamen*o d* C*2, </line>
<line> realiza*as em Vitória. **m uma o**i*ação geral de *ue os detentores de autor*d*de c*nsult** </line>
<line> comunidades e conselhos munic*pai*, duran*e tod* o perí**o *a autoridade, compartilhando </line>
<line> informa*õ*s relevan*es e of*r*cendo op*r*unidades *e resposta. </line>
</par>
<par>
<line> U*a implica*ão releva*te apontada </line>
<line> por Musar*a e C**** (2019) é qu* </line>
<line> os pedidos de </line>
</par>
<par>
<line> *uto*id*des que não são obriga*os a el**orar uma Declaração de Efeit*s ao Meio Ambiente, </line>
<line> sob a Le* *e Efeit*s no Amb**n*e *e 1978, devem i*cluir um *lano d* c*ns*l*a à comun**ade, </line>
<line> preparado d* ac*rdo com a *eção 154, que, por sua vez, deve s*r ap*ovado *e*o M*nistro antes </line>
<line> da e*i*são de qual*uer licença. </line>
<line> A**im, se a a*toridad* **r concedida, c*p**s do **ano *e consulta aprov*do *everão ser </line>
<line> f*rnecidas à com*nidade. Os requisitos de co**ulta e c*n*erê*ci* da comunidade também se </line>
</par>
<par>
<line> apli*am aos planos </line>
<line> de </line>
<line> teste de injeção *r*postos e a*s planos de *njeção </line>
<line> e </line>
<line> monit*ramento </line>
</par>
<par>
<line> pro**stos. A lei també* exige que o minis*ro *ispo*ha de um registro público de se*u*stro de </line>
</par>
<par>
<line> gases de efeito estufa que esta*eleça *nformações si*n**icantes , refer*nt*s às pe**i*sões </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ati*idades d* armazenam*nto de C**. </line>
</par>
<par>
<line> O in*e*essante dess* ato * qu* ele é rico em detalh** sobre os procedim*ntos de consulta </line>
<line> * audiência, in*lusive *ob*e como o plan* de co*sulta deve ser el*bo*ado (Musarra e Costa, </line>
<line> 2019). </line>
<line> Lei d* Armaze*amento Offshore de Petróleo e Gases de Efeito *st*fa *010 (Victorian </line>
<line> Offshore Act), Austrália, regi*o da Vitóri* </line>
</par>
<par>
<line> A Lei Vi**riana Offshore exige que o *in*stro mantenha *e*istr*s </line>
<line> d* formaçõe* </line>
</par>
<par>
<line> declar*das como form*ç*es identi**cada* de armazen*mento de ga*e* de efe*to e*tufa, cujo </line>
<line> regist*o deve esta* acessível p*la I*ternet. Títulos, incluindo licenças de av*lia*ão de gases de </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, art. 6, p. 11*-132, jun. 20*0 *ww4.fsan*t.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Normas In*ernas E Int**naciona*s *ara P*rticipação P*blica Em Proj*tos De CC* </line>
<line> 117 </line>
</par>
<par>
<line> efeito estufa, arrendam*ntos, permissões d* inj*çã*, autoridades especi*is e aut*ri*ad*s </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> busca, cujos registros devem *s*ar *isponív*is para inspeção em hor*rio* con*e*ientes, estão </line>
<line> *uj*itos ao p*gament* *e uma tax*. A*ém disso, a Le* também permite a elab**ação de </line>
<line> regu*amentos que pe*mitem *o Mi*istro divulgar informaçõ*s *e moni*ora*ento sobre </line>
<line> sub*tân*ias armazena*as de g**es d* e***to es*ufa. *s*im, pa*a Musarra e Costa (2*19), ess* </line>
<line> padrão é apenas mecânico para publicar e ace*sar r*gi*tros, em vez de pa*ticipa*ão efet*va. </line>
<line> L*i d* Atividades de Petró*eo e Gá* [SBC 2008] Capítulo 36 (Lei de Petróleo e Gá* BC), </line>
<line> Canadá, Colúmbia Britânica </line>
<line> A *omis**o de Petróleo e Gás da Colúmbia B*itânica manterá um registro contendo </line>
<line> todas as info*mações prescr*tas so*re a* ativ**ad*s de **tróleo e *ás (cujo pr*zo é estabelecido </line>
<line> na Seção 1 para incluir a operação ou o us* de um reserva**rio d* armazenament*). Além disso, </line>
<line> a norma supõe o armazen*mento **ra esse set*r esp*cífic* * cont*mpla apenas a publi*idade </line>
<line> por mei* de registro. </line>
<line> Lei de Petróleo e G** *atural [RSBC **96] Capítulo 361 (Lei de Petr*l*o e Gás *e BC), </line>
<line> Cana*á, C*lúmbia Britânica </line>
</par>
<par>
<line> Esta n*rma é clara ao afirmar que todos os *egistros * inst**mentos relacio*ados </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> arrendamentos de tanques *e armazena*ento registrados n*s seus termos de*em **r abertos à </line>
<line> ins*eção pública gratuit*mente, *ob ce*tas co*dições. Assim, relatório* g*ológicos, geofísicos </line>
<line> * que não sejam bem relatados e b*m r*cebidos pel* minist*rio, no curso da admin*st**ção desta </line>
<line> *ei * designado* pelo m*nistro como confidenciai* (s*nd* de int*re*se público c*nfidencial), </line>
<line> não de**m se* d*vulgados, e*cet* sob uma orde* do vice-governador do *ons*lho. </line>
<line> Diretiva *009/31 / *E *a União Europeia do Pa*lam*nto Europeu e do Conselho, de 23 *e </line>
<line> abr*l d* 2009, rel*tiva ao arma*enamento geol*gi*o de *ióxido de c*rb*n* e que *ltera a </line>
</par>
<par>
<line> Diretiva 85/337 / CEE do *on*elh*, Dire*i*as do Pa*lamento Eur*peu do Con*elho e </line>
<line> 20*0/*0 / CE, 2001 / 80 / **, 2004/35 / CE, 2006/*2 / CE, 2008/1 / CE e Regul*mento (CE) </line>
<line> n.o *013/**06 (Diretiva de armazenam*nto de CO* *a UE), União *u*op*ia </line>
<line> A dir*t*va d*z que os Estados-*embros devem disponibilizar publica*ent* informações </line>
<line> de armaze***ent* de CO*, de acordo com as *e*s a*licáveis, em verbis: "Os Estados-Membros </line>
<line> Rev. FSA, *e*esina PI, v. 17, n. 6, art. 6, p. 110-132, *un. 2020 www4.*sane*.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. M. L. M. Mussara, H. K. *. Costa </line>
<line> *18 </line>
</par>
<par>
<line> di*ponibil*zarão *o público i*for**ções *mbient*i* re*a*ionad*s ao a*maze*amento geológico </line>
<line> de CO* *e acor*o *om a legislaç*o comuni*ária aplicá*el". </line>
<line> Assim, ma*s uma vez, há um padrão que pe*mite a c*nsu*ta públi*a e a pa*ti*ipação re*oluta </line>
<line> dos cidad*os, deixando claro o di*eito *e anunc*ar informações *obre armazenamento (Musa*a </line>
<line> e Cost*, *019). </line>
<line> L*i da *nergia do Reino U**do de 2008 (Lei da Energia do Rein* Unido), *n*ão Europeia, </line>
<line> Reino Unido, **landa do Nort*, Escócia, País de Gales </line>
<line> A Lei da Energia do Rei*o Unido exi** que o Secretár*o d* *stado mantenha o *egistro </line>
</par>
<par>
<line> com </line>
<line> in*o*ma*õe* *el*cion*das *s li*enças d* sequ**tro conce*i*as *ob a Lei, garant* qu* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> re*istro esteja *isponível </line>
<line> para inspeção *elo </line>
<line> público, </line>
<line> *ratui*amente e </line>
<line> per*i*a que o p*blico </line>
</par>
<par>
<line> obtenha cóp*a* das entradas no regi*t*o, media*te pagame*to de uma t*xa. No **tan*o, a* </line>
</par>
<par>
<line> inf*r**ções </line>
<line> podem não ser *ncluídas no regis*ro se o Secret*rio de E*tado acred**ar </line>
<line> que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> divulgação das inf*rmaç*es se*ia con*rári* aos interesses da s*g*rança nacion** ou se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> auto*id*de de licenci*men*o *cre**tar qu* a divulgação das informações pr*judicaria os </line>
<line> *ntere*s*s *omerciais de um *ndi**du*, de acordo com esse padrão. </line>
<line> Regula*entos de Proteçã* Ambiental: Arma**namen*o de Dióxido *e C*rbono </line>
<line> (Licenci*ment* etc.) 201* No. 2221, União Eur*pe*a, Reino Unido, P*ís de **les, *rlanda </line>
<line> d* Norte, Ing*ater** </line>
<line> O Re*ulamento 9, inte*rante da norma ** Licenciam*nto de Armazenamento de CO2 </line>
</par>
<par>
<line> do *eino U*id*, prev* a inclusão </line>
<line> *os d*dos </line>
<line> de cada l*cença </line>
<line> de arm*zenamento no regi*tro </line>
</par>
<par>
<line> públ*co a se* es**belecido de acor*o c** a seç*o 29 da Lei de En**gia de 2008. De*se modo, </line>
<line> eles devem inc*uir os *ermos e c*ndições da l*cença ou p*rmissão; o* nomes e ende*eços *e </line>
</par>
<par>
<line> t*dos o* titula*es a**eri*r*s e *resentes *e ca*a licença; Os n*mes endereços de todos os e </line>
</par>
<par>
<line> operadores an*erio*es e </line>
<line> atuais sob cada licença de *rma***amento; quand* uma licença for </line>
</par>
<par>
<line> rescindida ou entregue, a data de tal rescisã* ou entrega; q*ando *ma li*e*ça *e armazenamen*o </line>
<line> for revog*da, a da** e os mo*ivos d*ssa r*vogação; e o local de armaze*amen*o que foi **chado, </line>
<line> a data de fecham*nto, m*pas e seçõe*, mo*trando a extensão esp*cial do local * do c*mple*o </line>
<line> de armazenament* e * plano relevante pós-f*cham*nto. Como mos*ram Musarra e **sta </line>
<line> (2019), a norma de partici**ção *ermite ape*as o *cesso ao* registros. </line>
<line> *ev. FSA, Teresin*, v. *7, n. 6, art. *, p. 1*0-132, jun. 2020 w*w4.f*an*t.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N*rmas Inte*na* E In*ernac*on*i* Para Participação Pública Em Projet*s D* *CS </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> *ódigo Administr*tivo Capí*ulo 43-0* Armazenamento Geológico de Dióxido de Carb*no </line>
<line> (Estatuto da Admi*istração de Armaz*namento de *a*ota *o *orte), Estados Un**os, </line>
<line> D*ko*a do *orte </line>
<line> O Estatu*o de *erenci**ento de **m*zenamento de Dakota do Norte (EUA) estabelece </line>
<line> que, na da** ou antes da *olic*tação d* permissão par* operar um* in*tal**ão de arm*zenamen**, </line>
<line> os solicitantes devem notif*car várias partes *iferentes, incluind* pro*r*etários *e terras de </line>
<line> superfície, direit** m*nerai* e out**s direito* de es*aço poroso, dent** *u p*rto da á*ea </line>
<line> *eleva*te. A consulta é *estr**a apenas * esses interes*es. N* *nta*t*, a Co*issão de Dakota do </line>
<line> Norte também de*e em*ti* um* notifi**ç**, e*pecificando os d*talhes do pedido *e ***e*ç*, a </line>
<line> hora e * local e* que a Comissão fará *ma audiência *ob*e o pedido. Qualquer objeção ao </line>
<line> pe*ido deve ser apresen*ada à Comissão p*r *sc*ito. Diz: </line>
<line> A comi*são notificará co* antecedênc*a míni*a de quinz* *ias, exceto em c*s* de </line>
<line> em*rgê*cia, a hora e * *o*al da audiên*ia por uma p*bli*a*ão *essa noti**cação e* </line>
</par>
<par>
<line> um jorna* de *irculação ge*al em Bis*arc*, Dak*ta do Nor*e e em um jornal de </line>
</par>
<par>
<line> circula*ão geral em * município on*e a *erra af*tada ou parte d*la est* situa*a, a </line>
<line> *en*s que, e* algum pr**esso esp*cífico, seja *xigido por lei um períod* ma*s longo </line>
<line> o* um mét*do dif*ren*e de publi*açã*, caso em que *sse *erío*o *e te*p* * mé*odo </line>
<line> d* p**lic*ção preva**ce*ão. O aviso será emiti*o *m nome da **missã* e deve** estar </line>
</par>
<par>
<line> em conformida*e com os </line>
<line> out*os requisi*os previstos em *ei. O **iso público deve </line>
</par>
<par>
<line> declarar que um ped*do **i conduzido com * comis*ão para o*ter permiss*o para </line>
<line> armazenar dióxido ** c*rbono e de*crever a loca*ização da área *ropos*a da instalação </line>
<line> e a da*a, hora e *o*al d* audiência perante a com*ssã*, mome*to em que *s mér*tos *a </line>
<line> apl*cação será consi*erada (traduçã* livr*). </line>
<line> Essa regra, se*u*do M*sarra e Costa (*01*), embora não espe*ifiqu* * p**cedimento, </line>
<line> prevê a p*ssibilidade de ad*itir *bjeç*es. </line>
</par>
<par>
<line> Código do século da D*kota *o Norte Capítulo 38-22 A*mazenamento </line>
<line> sub*e*râneo de </line>
</par>
<par>
<line> di*xid* de car*ono (*statuto *e armazen*mento de CO2 da Dak*ta do Norte), Estados </line>
<line> Unid*s, Dak*ta do Norte </line>
<line> Em Dak*ta do Norte, tem-se a me*ma ordem do p*d*ão ante*ior. O *statuto *e </line>
<line> Arma*enamento exi*e que um* audiênc*a pública seja rea*izad* antes *a emissão de uma </line>
<line> l*cença de armaz**amento de CO2. O avi*o da audiência deve ser *ubli*ado *or duas semanas </line>
<line> consecutivas no jornal oficial do condado ou muni*ípios o*de o rese*v*tório de armazenamento </line>
<line> *st*ja loca*izado. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*r*sina PI, *. *7, n. 6, art. 6, p. 110-*32, jun. 202* </line>
<line> w*w4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. L. M. Mussara, H. K. M. Costa </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> Có*ig* Administrati** do Texas, Títul* 16: Regu*ame*to Econ*mico, Parte 1: Comissão </line>
<line> Fer*ovi*ria d* T*xas, C*p*tu*o 5: Dióxido de Ca*bono (Código CO2 do Texas), E**ad*s </line>
<line> Unidos, T*xas </line>
<line> O C*dig* de CO2 do Texas *xige q*e cada s*lic*tant* de uma insta*aç*o de </line>
</par>
<par>
<line> armaz*na*ento arq*ive uma c*pia do </line>
<line> *edi*o junto ao se*ret*rio d* </line>
<line> c*ndado em </line>
<line> que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> instalação </line>
<line> propo*ta </line>
<line> esteja localizada, *aso </line>
<line> *m que pedido po*erá ser disponibilizado a* o </line>
</par>
<par>
<line> p*blico para inspecion*r e obter cópias. Alé* disso, uma versão e*e*rônica do apl*ca*ivo deve </line>
<line> ser f*rn*cida à Texas R*i*ro*d Co*m**si*n, para p*blic*ção em seu site. </line>
<line> Os candidatos à* at*vidades d* CC* devem: publicar um a***o **ral d* q*alquer *ed*do </line>
<line> de i*stal*ção de armaze**me*to **ig*nal ou altera*a; per*it*r, três *emanas consecutiva*, em </line>
<line> cada jo*nal de circula*ão geral em cada mu*icípio o*de a *nst*lação de armazenamento está </line>
</par>
<par>
<line> localiza*a ou a ser localizada; e notificar *m núm*r* de diferent*s parte* inter*ssad*s </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> afetad** pelo aplicativo, incl*indo detentor*s de inte*esses minerais adj*centes, proprietários </line>
</par>
<par>
<line> ou </line>
<line> arr*ndatári*s *e *erras supe*fic*ais a*jacentes ou *djacente* e *ários funcionári*s </line>
</par>
<par>
<line> administra*ivos. </line>
<line> A *orma fornece "Ap*ovaçõ*s e *u*iê*cia* *e **rmissão", assim: </line>
<line> S* não forem receb*dos pro*estos co*t** um pedido de permissão, o d*retor da Divisão </line>
<line> de Petr*leo e G*s d* Comissão poderá aprovar administrativamente o pedido. S*, n* </line>
<line> entanto, o *rot*sto *or rec*b*do *e uma pe*soa notificada de acord* com *s req**sitos </line>
</par>
<par>
<line> desc*itos *cim*, o Di*etor </line>
<line> deverá: no*ificar o solicitan*e *e que o pedido não foi </line>
</par>
<par>
<line> aprova*o administr*tivamen*e; * *genda* uma a*diência sobre o apl*cati**. Quando </line>
<line> o ***etor negar a*min*strativame*te um pedido de perm*ssão, o requerente também </line>
</par>
<par>
<line> *oderá solicitar qu* o *iretor agende uma audiên*ia. Após qualque* audi*nci*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> exami*ador deve recom*ndar a ação final a ser </line>
<line> toma** p*l* C*missão (trad*ção </line>
</par>
<par>
<line> l***e). </line>
</par>
<par>
<line> Est* é o prime*ro padr*o anal*sado *ue pr*v* a pu*lic*ção obrigatória em mídia digital, </line>
<line> p**mitindo acesso total às c**ias (Musarra e Costa, 2019). </line>
<line> Código de Utah, título 54: Serviços p*b*ico*, capítulo 17: Lei de Aquisição d* Recursos </line>
</par>
<par>
<line> En*rgét*cos, Se*ão **1: Regra* para cap*ura *e ca*bono e </line>
<line> arma*en*mento geológi** </line>
</par>
<par>
<line> (Estatuto de Reg*as do CCS de Utah), Estados Unidos, U*ah </line>
</par>
<par>
<line> O Estat*to de Regras do CCS de Ut*h exi*e *** as Divisões de Qual*dade da Á*ua e </line>
</par>
<par>
<line> Qual*dade do Ar *pr*sentem a* Comi*ê de </line>
<line> Revisão de R*gras Administrativas a* </line>
<line> regra* </line>
</par>
<par>
<line> recome*da*as *obre </line>
<line> c*ptur* e sequ*stro de </line>
<line> CO. Essas r*gras </line>
<line> devem *o*necer supervisão </line>
</par>
<par>
<line> r**ulatória adequada e informações púb**cas *obre captu*a e **questro de ca*bono. Tr**a-se de </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, *. 6, **t. 6, p. 110-13*, jun. 2020 w*w4.fsanet.c*m.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Normas Internas E Internaci*nais Para Participação P*blic* Em Proje*** De CC* </line>
<line> 121 </line>
</par>
<par>
<line> uma norma que exige parti*ipaçã*, mas silente sobre o seu formato. (MUSA*RA E COSTA, </line>
<line> 2019). </line>
<line> Estado* de Wyomi**, título 35: Saúde públ*ca e segura*ça, *apítulo 11: Qualidade </line>
<line> ambiental, Artig* 3: **alidade *a água (E*t**uto *e permissã* para *equestro de </line>
<line> Wyoming), Estados *nidos, Wy*mi** </line>
<line> O E*tatut* de Permissão de Sequestro de *yoming exi** qu* o Admini*trador da </line>
<line> Divi*ão de Q*al*dade da Ág*a *o Departa*e*t* de Qualida*e Ambiental recomende ** Dir*tor </line>
<line> do Departamento reg*as, *egulament** e *orm** r*laci*nad*s à per*i*são de sequestro de CO2. </line>
<line> *mbora não h*ja e*p*cificaçã* dos p*ocedimento* de consul*a pública, Mu*ar*a e Costa (2019) </line>
</par>
<par>
<line> mostram que o p*drão est**elece que tais *e*omendações só podem </line>
<line> se* feitas a**s </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> recebimento *e comentários do público. </line>
</par>
<par>
<line> Código de *egulamen*os Fed**ais, Títu*o 40: Pro*eção *o **io Ambiente, Part*s 144 </line>
<line> (*rog*ama *e Controle d* I*j*ção Subterrânea), 14* (Requi**t*s do Programa UIC do </line>
<line> Estado) e 146 (Programa de Control* de Injeção *ubt*rrânea: Critéri*s * Pad**es) </line>
<line> (*e*ras de *njeção Subterrânea dos EU*), Estados Unidos </line>
<line> As Regras de Inj*ção Su*terrânea *o* *U* pr*c*s*am a participação públi** nos </line>
</par>
<par>
<line> *oment*s de apro*ação </line>
<line> de ped*dos e co*sider*ção de respons*bilidades na execução. O </line>
</par>
<par>
<line> c*ntrole d* injeç*o de CO2 neste enco*tra primazia *o Esta*o. *eve ha*er u* **iso público </line>
</par>
<par>
<line> de *ntenção de a*otar um pro*rama de controle de </line>
<line> i*jeção su*terrâne*, que deve: conter </line>
</par>
<par>
<line> pr*scrições sobre a circul*ção, *e maneira a at*air a *tenção da* pe*so*s i*teressadas; definir </line>
<line> inform*ções re*evantes, in*luindo o* aspectos fu*damentais d* programa proposto e qu*ndo e </line>
<line> onde ele po*erá s*r revisado *elo público; p*ever u* perí*do de comen**rios d* pelo menos </line>
<line> *rinta di*s; a**ndar um* audiênc*a pública *obre o programa, * *ais tardar, trinta di** após a </line>
</par>
<par>
<line> publicação do aviso; ident*fica* uma pes*oa que po*sa </line>
<line> ser c*nt**ada pa*a obter mais </line>
</par>
<par>
<line> i*f*rm*çõ**. </line>
</par>
<par>
<line> Depois, o administrad*r é *brigado * indicar *ue uma aud*ência púb*ica será realizada </line>
<line> pela Environmental Pr*tection **ency (EPA). A audiênc*a d*ve ser real*zada não *ntes de *rint* </line>
<line> dias após a publ*caç** do av*so; d*ve *reve* *m período de comentár**s públicos de pelo meno* </line>
<line> trinta di*s; e ob**rvar * dispon**ili*ade pública para inspeção * *ópia. Mas o admini*tra*or </line>
<line> r*gio*al da EPA pode cancelar a audiência, s* não houver **teresse púb*ico su**ci*nt* **la. </line>
<line> Rev. FSA, T*res*na PI, v. 17, n. 6, art. 6, p. 11*-1*2, jun. 2020 www4.fsane*.*om.b*/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. M. L. M. *ussara, *. K. *. Costa </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> Para cada audiênc**, são *ecessários os seguintes document**: (i) u* re*umo de </line>
<line> *espo*s*vi**de; (ii) iden*if*caç*o das a*iv*dades de p*r*icipa*ão pú*lica realizad**, descreve*do </line>
</par>
<par>
<line> os assun*os apresen*ados ao públi*o, resum*ndo comentári*s s*gni*icativos </line>
<line> recebidos; e (i*i) </line>
</par>
<par>
<line> explicaçã* *as respostas a ***es comentários. Dev* ser envi*do a quem teste**nhou na </line>
<line> au*i*n*i* públic* e * outros, *e*iante *olic*tação. </line>
<line> Então, o Códi*o de **gulam*ntos Federai*, Título 40, diz: </line>
</par>
<par>
<line> O aviso desta aud*ência deve identificar *od*s </line>
<line> as preocupações do *dminist**dor e </line>
</par>
<par>
<line> **r publicado n*s maiores *orn*is do </line>
<line> Es*ado para atra*r a a*ençã* *o </line>
<line> *stado. A </line>
</par>
<par>
<line> a*diê*cia d*ve ser convoca*a entre sessenta e setenta e c*nco *ias a*ós a pub*icação </line>
<line> do aviso, * todas as p*ssoas *nteressad*s devem ter * *po*t*nida*e de fazer </line>
</par>
<par>
<line> *b*erv*ções *scritas *u *rais n* </line>
<line> aud*ência. Por </line>
<line> fim, deve-se no*ar també* que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> processo de de*envolvim*n*o das Regras de In**ção *ubt*rrânea dos *UA e*volve* </line>
<line> participação pú*lica significativa, incluindo *orkshops, período* de comentários e </line>
<line> audiências e consulta a grupos e*pecí*icos de *artes intere*sa*as, como associaçõe* </line>
<line> indus*riais, organizações nã*-*over*amentais e trib*s nativas amer*c*nas. </line>
<line> Ass*m, o padrão apresen*a au*iências e consult*s espec*ficas que podem influenciar a </line>
<line> toma*a de decisão. </line>
<line> E***tutos Rev*sad*s na Louisia*a, Título 30: Minerais, *e**óleo e G*s e Qua**dade </line>
<line> Amb*ental, Cap*tulo **: Lei *e Sequest*o G**lógico da Louisiana d* Dióx*do de Carbono </line>
<line> (Lei de Se*uestro d* CO2 da L*uis*ana), Estados Unidos, L**is*ana </line>
<line> Conforme observado por Musarra e Costa (2019), a Lei de Sequestr* de CO2 da </line>
<line> Louis*ana destaca-se na parti*ipação do p*blico, pois perm*te a *ua*quer pessoa *nteressada que </line>
<line> ligue para o Comissário de Cons*rvação para ouvir sobre qualquer a**unto dentro da **ris**çã* </line>
</par>
<par>
<line> desse C*missário. Assim, a* au*iênc**s </line>
<line> d*vem ser con*uzidas d* *cord* com </line>
<line> *u*r*s </line>
</par>
<par>
<line> di*po*ições *a r*g*a e ini*iadas por solicitação por escrit*, acompanhad* do paga*ento de uma </line>
</par>
<par>
<line> t*xa de </line>
<line> audi*ncia aplicável. O Comissário *ev* prontamente c*nvo*ar a *u*iê**ia, se os </line>
</par>
<par>
<line> r*qu*sitos for*m atend*dos. Além *isso, o Comiss*rio é obr*gado a ma*t*r um livro de r*gras, </line>
</par>
<par>
<line> com regula*entos * *edidos fei*os sob a *ei, que deve ser aberto para </line>
<line> *n*p*ção, a qu*lquer </line>
</par>
<par>
<line> mom*nto, durante o exped**nt* razoá*el, * n* site do Departam*nt* de Rec**sos N*tu*ais. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, *. 17, n. *, *rt. 6, p. 110-132, jun. 20*0 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/*evi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Normas Int*rnas E In*e*na*ionais P*ra *a*ticipa*ão Públi*a Em Pro*eto* De CCS </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESULTADOS E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Liç*es a *erem apren*idas </line>
</par>
<par>
<line> *m s*t*mbro de *0*6, o *rasi* concl*iu o processo de ratificação do Acordo de Paris2. </line>
</par>
<par>
<line> Para atingi* a* metas, * Brasil p*ecisa </line>
<line> pensa* e adotar *ecnologias como Captura </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Arm**enamen*o </line>
<line> de Car*ono (CCS), de </line>
<line> a***d* com Alm*ida et al. (201*). O CCS p*de </line>
</par>
<par>
<line> representa* uma alter*ativa estratégica pa*a a reduçã* d* CO2, especialmente para o *etor de </line>
<line> ene*gia. A*esar disso, o conheciment* sobr* ess* te*nologia ainda é pouco consolidado entre </line>
<line> o *aís, bem c**o a *egulamentação d*ssas a*ividades. </line>
<line> A* norma* a*ui relacionadas ap*iam i*formaçõ*s na c*teg*ria de partici**ção *úb*ica. </line>
<line> *esse s*ntid*, nã* há d*vida *e que o direito à publi**dade de registros, lic*nças e *tivi*ades </line>
<line> relac**nadas às *tiv*d**es do *CS é essen*i*l. ** entan*o, o ac**so à* cóp*as não é gratuito * </line>
<line> tempo tod* e, às vez*s, *ode ser *est*ingido a* l*do de "segura**a pública", *e*do *xec*tado </line>
<line> em "segredo", a critério da *u*or*da*e de ca*a região *u pa*s estudado. Nos ca*os em que *s </line>
<line> audiên*ias e consult*s púb*ic*s são antecipada*, os padrões contêm **por*antes esforços para </line>
<line> o diálo*o, m** não e*tá claro se as demandas le*ant**as têm alguma prio*idade de serviço *u </line>
<line> mesmo se há ne*essidade d* respo*ta, dei**ndo novam*nte a decisão pa*a a a*toridade *sta**l. </line>
<line> Su**entar a recuperaç*o do eco*sis*ema e o cr*scime*t* econôm*** *ão premissas q*e </line>
<line> devem o*ient*r *s ativi**des de *rodução, *irculação e distribuição de bens e serviç*s. Desta*a- </line>
<line> se *ue * *x*stência de normas v*l*riza positivamente o crescimento econômico, sustentando a </line>
</par>
<par>
<line> recuperaç*o </line>
<line> dos *c*s*istema*. *n*re </line>
<line> as açõ*s </line>
<line> q*e </line>
<line> v*s*m *tender </line>
<line> aos *ritérios </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento sustentável da rec*peraçã* d* ecossistemas, mantendo * </line>
<line> crescimento </line>
</par>
<par>
<line> *con**i*o e mitigan*o ef*itos </line>
<line> indesej**eis d* o*igem antrópica n* *e*o *mbie*te, como </line>
</par>
<par>
<line> mudanças c*imáti*as e acidific*ção *os ocean*s, estão *s atividad*s de cap*ura, arma*enamento </line>
<line> e transporte de carb*no. </line>
<line> Se*undo a OCDE, o s*t** de ene*gia do Brasil con*inua sendo um *os menos intensivos </line>
<line> em ca*bon* do mundo, embora o *íve* ab*oluto de *missões de CO2 r*lacionad*s à *ner*ia </line>
</par>
<par>
<line> cresça *ai* </line>
<line> de *ois terços até </line>
<line> 2035, ele*and* a imp*rtânci* d*ssa consideração de polít*ca </line>
</par>
<par>
<line> (OCDE/I*A, 2*13, p.3*7). </line>
</par>
<par>
<line> * Compromisso of*cial das N*ções Unidas de "*eduz*r as emissões de gase* de efeito estu*a em 37% abaix* dos </line>
<line> nív*is de 2005 em 2025, *om uma r*duçã* indicat*va *e emi*sões de gases ** *feito estuf* em 43% a*aixo do* </line>
<line> níveis de 2*05 em 2030" (MMA, 2018: 03) </line>
<line> *ev. FS*, Tere**na PI, v. 17, n. *, art. 6, *. 110-132, jun. 2020 www4.fsa*et.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. L. M. Mu*sar*, H. *. M. C*sta </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> Pesquisas3 sobr* p*rticipação popul*r em qu*stões ambientais no Bra*il r*velam que * </line>
<line> popul*ção em g*ral tem pou*a informa*ão sobre o* instrumento* de participação nesses esp*ços </line>
<line> cole*ia*os e não está a*ostumada a par*icipar, ou mesmo não possui a qualificação técni*a, </line>
<line> ainda exigida nesses esp*ços para expressar sua op*nião (CASTELLANO e JACOBI, *010), </line>
<line> ou seja, edu*a*ão ambienta* p**a promover uma autono*ia de emp*deramento socia* q*e </line>
<line> vi**ilize um* per*pectiva *mancipatória (CAMA*GO e JACOBI, 20*0). </line>
<line> S*gun** Fur*i*l* (2***), a participaç** é um co*c*ito compreens*vel ape*as se *ratado </line>
<line> em c*n*un** c*m outros, c*mo "democr*c*a", "*idad*nia" e "*ir*itos d*s cidad*os". Pe**o </line>
<line> Ja*obi (1996) argument* *u* o c**ceito de par*ic*paç** é p**meado por contr*dições e que n*m </line>
<line> *em*re sã* cl*ras *s diferenças en*re pa*ticip*ç*o *a c*dade, partic*pação social ou participaçã* </line>
<line> da c*munidade ou pa*tici*ação popular. De maneira geral, en*ende-s* que, na es*er* conceitual, </line>
<line> a particip*çã* pressupõe que as ins*ituições est*tais levem em conta os i*teress*s * opiniões </line>
<line> dos cidadã*s antes de tom*r *ecis*es ou executá-l*s (BORJA, **88, JA*OB*, 1996, </line>
<line> FURR*EL*, 2002). </line>
</par>
<par>
<line> *a*obi (*99*) esclarece que a *a*ti**pação co**ult**a não interfer* diretam*nt* </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> proce*so de t*mada d* decisão, já a participação resolutiva a participação de con*ro*e e </line>
<line> i***icam a *ntervenção no curs* d* *tivi*a*e *ública. *al o*servaçã* baseia-se na concepção </line>
<line> de *i*a*an*a ativa, dif*rente da cidadania pa**iva (*o*cedi*a pel* Estado *om a id*ia moral de </line>
<line> favor e tutela), e * f*rtalec*da em *988, implic*ndo * rec*nhe*imento da com*le*ent*ridade </line>
<line> en*re a rep*es*ntação políti*a tradicional e *articipação **pular exerci*a diretamente (JACOBI, </line>
</par>
<par>
<line> 1996; BENEVIDES, 1994). Assim, a </line>
<line> ci**dania ativa requer institu*ções, *ed*ações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*portamentos pr*prios, const*tuindo a cria*ão de espaços </line>
<line> de expressão po*ítica co*o </line>
</par>
<par>
<line> ins*rumentos para a melhor*a e o fortaleci**nto da dem*cra**a particip**iva (BENEVIDES, </line>
<line> 1994). </line>
<line> *egundo Benj*min (2*11), no *irei*o moderno, o le*i*l*dor *ue a*ribui o benefí*io </line>
<line> (qua*idade ambi*ntal) ou a miss*o (prote*er o meio ambien*e como **ver de todos) também </line>
<line> distri**i m*ios e in*tr*mento* processuais e admini*trativos. </line>
<line> Como observa o *uto*, sem a *ossibi*idade de questionamento *ol*t*v*, administrativo </line>
</par>
<par>
<line> e judicial do compo*tame*t* degrada*te de *erceiros, </line>
<line> qualquer g*rantia *ada </line>
<line> ao cidadão </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> CAST*L*AN*, *. ; JACOBI, P. *. . Sinergia ent*e poder público e **ciedade na gestão **s *ecursos hídricos </row>
</column>
</par>
<par>
<line> nas bacias dos rios P*racicaba, C*pivari e Jundi*í - São Paulo. In: Wa*ne* Costa Ribe*ro. (Org.). Ru*o ao </line>
<line> pe*samento *r**ico *ocioambiental. 1e*.São *aulo: Annablume, **10, v. , p. 215-239. CAMARGO, Maria *ugê*** </line>
</par>
<par>
<line> Seixa* d* Arruda ; JACOBI, P. R. . Jo*os de p*péis e* diálogo com a Educação Ambiental: aprendendo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> participar da gestão do* *ecursos hídricos *a *egião metr*politana de São *au*o. In: *ag*er Costa Rib*iro. (Org.). </line>
<line> Ru*o ao pensa*ento críti*o soc*oambiental. 1oe*.São Paulo: Annablume, 2010, v. , p. 309-328. </line>
<line> Rev. FSA, T*re*ina, *. 17, n. 6, art. 6, p. 110-132, *un. 2**0 ww*4.fsanet.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Normas Intern*s E Int*rnacionais Para Partic**ação *úblic* Em Projet*s De C*S </line>
<line> 125 </line>
</par>
<par>
<line> gr*vada com o símbolo da inf**tilid*de e ineficácia do di*curso j*rídi*o (BENJA*IN, 2011, p. </line>
<line> 4). Isso pode ser amenizado *om a perspectiva emanc*pat*ria d* deliberaç*o popu*ar, por meio </line>
<line> de mecanis*os com espaço des**cad* **s marcos regulatórios. </line>
<line> Uma observaçã* importante da *nálise da l*gisl*ção apontada é a fal*a de prev*são de </line>
<line> coop*r*ção *ntre *stados. Morato Lei*e (2*11) afi*ma que deveres de comu*icação, *onsul*a, </line>
<line> d*ver de *ssistência ent*e *aíses * prevenç*o de tr*nsferência de *oluição **o pa*tes integrantes </line>
<line> do id*al de elementos e*icazes de **oper*ção int**nac*ona*. </line>
<line> Essa coope**ção, seg*ndo Mora** Leite (*011), nã* * um monopó*io dos estado*, que, </line>
<line> no nív*l int**no, devem tom*r *e*isõe* púb*icas sobre medidas *e proteção ao meio *mbiente, </line>
<line> com est*eita colaboração entre legisladores, polui*o*es e cidadãos afetados, *o*o executivos e </line>
</par>
<par>
<line> esferas da administra*ão pú*l**a. As*i*, a *eg*la*en*ação </line>
<line> para CCS deve pro*o*ci*nar </line>
</par>
<par>
<line> p*rticipação e comunicação não apenas d*s c*dadãos do estado brasileiro, mas ta*bém deve </line>
</par>
<par>
<line> **var em consid**ação deman*a* de inte*esses difu*os, q*e podem se es*ender pa*a </line>
<line> alé* *o </line>
</par>
<par>
<line> estado, ch*gando * outros p*íses. </line>
</par>
<par>
<line> *xi*te no *rasi* um exemplo *e partic**ação e*etiva em ati*idade* e*igentes ou </line>
</par>
<par>
<line> desafiad*ra*, prejud*ciais *o meio </line>
<line> ambien*e, * a Lei. 7.802 / 89, </line>
<line> que d**ci*l*na ativ*da*e* </line>
</par>
<par>
<line> envolve*do o uso de agroquímic*s, seus componen**s *imi**r*s. De *cordo *om esta **i, e </line>
</par>
<par>
<line> certas organizações *êm o direito d* </line>
<line> so*icitar o cancelamento ou c*ntestaçã* do *egistro de </line>
</par>
<par>
<line> a*ro*uím*cos e si*ilare*, quando puderem preju*ica* o me*o ambie*te e a *aúde dos se*es </line>
<line> vi**s. São e*as: </line>
<line> () as en*idade* de cl*s*e, os parti*os *olític*s e as en*idades legalmente constituídas </line>
<line> pa*a * de**s* dos in*eresse* difusos r*lacionados à proteção do consumidor e d* meio </line>
<line> ambien*e. *o *dot*r alguns p*ocedime**os obrigatórios, o órgão de regi*tro feder*l </line>
<line> d*ve então s* pronunciar, infor*an*o * so*icitante da *pr**a*ão ou rejeição d* </line>
<line> solução e *ublicand* a decisão no Diário *f*cial da U**ão (F*RREIRA, *011). </line>
<line> Es*e e*e**lo po*e servir para que a legisl**ão d* CCS seja implementa*a *o p*ís para </line>
</par>
<par>
<line> ad*tar um proc*d*mento semelhante </line>
<line> ou um pr*cesso d* </line>
<line> participação mais elaborado, </line>
</par>
<par>
<line> conf*rindo *oderes </line>
<line> de intervenção e </line>
<line> *e*ibe*ação. Além disso, *eve incluir </line>
<line> as reg*as já </line>
</par>
<par>
<line> esta*elecid** pelo padrão *CS, ou *ej*: envolver propr*etários e ocupante* d* terra*; manter </line>
<line> documentos e reg*stros, dispo*íveis para inspe*ã* p*blica (a t**os os cidadã*s interessados); </line>
<line> infor*ar detalhes s*bre *s proce*imentos *e consult* e au*iên*i*, public*da*e, consult* pública </line>
<line> e par*ici*ação resolu*a d*s cidadã*s, *ei*ando claro * direito de *v*sar sobre armazenamento * </line>
<line> risco*; rea*izar *udiências públicas, qu* *e*em ser publicadas po* d*as *em*nas consecutivas </line>
</par>
<par>
<line> (no *íni*o), incluindo oficinas abe*t*s de registro, pe*í*dos de *omentários e audiências </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, *. 17, n. *, art. 6, p. 110-132, jun. 2020 </line>
<line> w**4.**an*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. M. L. M. Mu**ara, H. K. *. Cost* </line>
<line> 126 </line>
</par>
<par>
<line> con*ulta *om gr*pos e*pecífico* de partes inte*essadas; e, finalmente, prev*s*o de que </line>
<line> recomendaç*es só podem ser feita* após o r*cebim*nto d* co*entário* pú*l*cos. </line>
<line> Para a p*rt*c*pação jur*d*c*, a constituição brasileira ab*e clar**ente a po*sibilidade de </line>
<line> imp**m*ntação pr**e*su*l coletiva (art. 129) e, ant*s d*sso, * mandado infr*c**s*itucional j* </line>
<line> *iabili*a*a a ação civil pública (*ei 7.347 / 85)4. </line>
</par>
<par>
<line> A Audiênci* Pú*li*a é o mome*to *e </line>
<line> ob*er uma *i*ença amb*enta* </line>
<line> de uma obra ou </line>
</par>
<par>
<line> ativ*dade em q*e a *opulação pos*a o*ter det*lhes sobr* suas ca*acterí*tic*s e impactos através </line>
<line> da a*resentaç*o do Relatór*o de Impacto Ambi*ntal (RI*A). ** docume*tos da (s) audiê***a </line>
<line> (s) *úb*ica (s) devem ser*ir d* ba*e ao RIMA para que o lic*nciante aprove ou nã* o projeto </line>
<line> (CONA*A, R*s. 09/1987). </line>
<line> A A*ência de Meio *mbiente deve *ro*over a realiza*ão *e Audiê**i* Pública quando </line>
</par>
<par>
<line> for co*siderad* nec*s**rio, ou quando solicitado por </line>
<line> u*a en*id*de civil, pe*o Ministério </line>
</par>
<par>
<line> Públi*o, ou por 50 ou mais ci*adãos. O prazo para soli*itar a abertura de uma A*di*nci* Pública </line>
<line> será de 45 dias, após * publicação na imprensa loca* das informações ** aprovação do EI* / </line>
<line> **MA pelo órgão ambiental. A convocação * abertura da Audiência Pública não tem *m prazo </line>
</par>
<par>
<line> pré-estab*lecido, mas d*ve *er t*mpo suficien*e para que as </line>
<line> partes i*teressadas po**am se </line>
</par>
<par>
<line> o*g**izar, tomar co**e*im**to do RIMA e compar*cer à audiência. </line>
<line> As*i*, mes*o se* l*gisl*ção específica para * C*S, pod*-se *erc*ber que há *bertura </line>
<line> à pa*ticipação *ública no momento d* sol*citação de *icenci*mento ambien*al no *r*sil. No </line>
</par>
<par>
<line> entanto, o*tras *ormas de </line>
<line> participação, com p*d*r de deliberação, d*vem ser </line>
<line> explícita* </line>
</par>
<par>
<line> (Musarr* e Costa, 2***). * pa*a isso, * *xame *a legis*ação intern*cional empreen*id* n*sse </line>
<line> es*udo s*r*e como p*râmetr* d* adequa*ão e, incl*si*e, de s*pe*ação de u*o de ins*rumentos </line>
</par>
<par>
<line> 4 P*blic Civil A**i*n has *he purpose of s*pp*e*sing *r even **eventing d*mages to *he *nvironment, t*e *on*u*er, </line>
</par>
<par>
<line> the p*blic *at*imony, goo*s and rights o* *r***tic, ae*thetic, </line>
<line> h*s***ical and touri*t value, for infr*ction of </line>
<line> the </line>
</par>
<par>
<line> ec*nomi* order *nd of th* popular e*o*o*y, to *h* publ** and soci*l pa*rimony, to the h**or and dig*ity of racial, </line>
<line> ethnic and religious *roups, and may have for object th* c*ndemnation in money or t*e f**fillment of o*l*gation </line>
<line> to do or not to do. The art. 5 of Law 7.347/85 brings the exha*stive role o* l*gitimate en**ties to *ropo*e **e public </line>
<line> civil act*on: the P*blic Minist*y; *he P*blic Def*nd*r's Office; the Uni*n, th* S**t*s, th* ***eral District *n* the </line>
<line> Municipalit*es; municipaliti*s, p*blic c*m*anies, foundatio*s and joint-st*ck **mpanies; the Feder*l Council of </line>
<line> t*e Brazilian B*r Association (L*w 8.906 / 94, article *4, subsection *IV); an* a*socia*ions which, *t the same </line>
<line> time, hav* been establis**d f*r at l*ast one year unde* civil law and include, a**ng their *nstitu*ional p*rposes, </line>
<line> protection of the e*vironment, *on*umer, economic or*er, fr*e competition or artistic, *e*th***c herit*ge, hi*torical, </line>
<line> tourist an* la*dscape; the e*t*ties and organs of the publ*c adminis*ra**on, *h*ther directly o* i*di*e*tly, even </line>
<line> without legal personality, *pecifical*y for the **ling of coll*cti*e acti*n (arti*le 82, III, of the Consumer Pr*tectio* </line>
<line> Co*e, applicable in an i*tegrated manner *o the public civil action *ystem, pursuant to article 21 *f *aw 7,347 / </line>
<line> 85). Paragrap* 1 *f a*t. 129 o* the CF states that The leg*timacy of the Publi* P*osec*t*on for the civi* actions </line>
</par>
<par>
<line> *oresee* in thi* a*ticle (includi*g e*v*ronm*ntal protectio*) </line>
<line> doe* not prevent *he thir* p*rty, in t*e </line>
<line> s*me </line>
</par>
<par>
<line> *ypothesis, *c*ordin* t* t*e pro*isio*s of th*s Con*titution and th* law. </line>
<line> R*v. FS*, Teresin*, v. 17, *. 6, art. 6, *. 110-1*2, ju*. *020 www4.fs*n*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Normas I*ternas E Inte**acionais *ara Partic*pa*ão Pública Em P*o*etos *e CC* </line>
<line> 127 </line>
</par>
<par>
<line> meramente "*ecânicos" e *u* não si*nif**am "e*etiva participação", atrav** de consul*a* e </line>
<line> a*diências pú*licas ampla*en*e **vulga*as. </line>
<line> A T*bela 1 apresen*a visão geral de cada país an*lisado, d* modo resumido, para que se </line>
<line> coteje a* pos*íveis lições que o *rasil **de a**açar em sua legislação especí*ica d* CCS. </line>
<line> Tabela 1. Resumo da P*r*icipação P*blic* - Li*ões a ser*m *preendida* </line>
</par>
<par>
<line> No*ma </line>
<line> Ju*isdi*ã* </line>
<line> *artic**ação Pública </line>
<line> Envolv*men*o com proprietá*ios </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Greenhouse </line>
<line> Ga s </line>
<line> A*stralia, Queenslan* </line>
<line> ocupantes *e ter*as, s*m con*emplar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *torag* Act *009 </row>
<row> *etroleum </row>
</column>
<column>
<row> and </row>
</column>
<column>
<row> *úbli** em se*tid* amplo. </row>
<row> Doc*men**s disponíveis para ins*eção </row>
<row> somen*e po* pesso*s au*o*iz*das pelo </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Geo*hermal Ene*gy </row>
<row> Act *000 </row>
</column>
<column>
<row> Au*tralia, South Austral*a </row>
</column>
<column>
<row> Mi*istro ou por alguém inter*ss*do na </row>
<row> *ic*nça ou n*gocia*ão </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> G*ee**ouse </row>
<row> Geological </row>
<row> Sequestr*tion </row>
<row> 2*0* </row>
</column>
<column>
<row> G* s </row>
<row> Act </row>
</column>
<column>
<row> Austra*ia, Victoria </row>
</column>
<column>
<row> Detalh*s sobre os *rocedimen*os de </row>
<row> c**sulta * audi*ncia </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Off*ho*e Petrol*um </line>
<line> O pa*rã* * *penas m*cânic* para </line>
</par>
<par>
<line> and Gre*nhouse </line>
<line> Ga s </line>
<line> Australia, *ictor*a </line>
<line> publicar e *cessar regi*tros, em vez de </line>
</par>
<par>
<line> Storage Act 2010 </line>
<line> *art*cipação efetiva </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *il </row>
</column>
<column>
<row> and </row>
</column>
<column>
<row> Ga s </row>
</column>
<column>
<row> C*ntempla ap*nas publicid*de por meio </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Act*viti*s Act [SBC </row>
<row> *008] </row>
</column>
<column>
<row> Canada, British Co*umb*a </row>
</column>
<column>
<row> de regi*tro </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Petroleum </line>
<line> and </line>
</par>
<par>
<line> Natural Gas </line>
<line> Act </line>
<line> Can*da, British Columbia </line>
<line> A**ga *ue * cont*údo é confidencial </line>
</par>
<par>
<line> [RSBC 1996] </line>
</par>
<par>
<line> Eur*pean </line>
<line> Un*o* </line>
<line> É permitid* consulta pública </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Direct*v* </line>
<line> participação resoluta dos cida*ãos, </line>
<line> *uro*ean Uni*n </line>
</par>
<par>
<line> 2009/31/EC *nd its </line>
<line> d*ixan** </line>
<line> claro o direito de *nuncia* </line>
</par>
<par>
<line> amendmen*s </line>
<line> informa*õ*s s**re arma**na*ento </line>
<line> * divulga*ão das informações ser*a </line>
</par>
<par>
<line> *nited </line>
<line> K*ngdom </line>
<line> European Uni*n, United Kingdom, </line>
<line> contrária aos *nt*resses </line>
<line> da segurança </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Energy Ac* 2008 </row>
<row> Environm*ntal </row>
<row> Protec*io*: Stora*e </row>
<row> of Carbon Dioxide </row>
<row> (Licensi*g etc.) </row>
</column>
<column>
<row> *ort*ern *reland, Scot*and, Wales </row>
<row> European Union, United K*ngdom, </row>
<row> *ales, N*rthern *r*land, *ngland </row>
</column>
<column>
<row> nacional </row>
<row> *erm**e ap*nas o *cesso aos re*is*ros. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *egulations </line>
<line> 2010 </line>
</par>
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<line> N*. 2221 </line>
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<line> North </line>
<line> Da*ot* </line>
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<line> Storage </line>
<line> A co*sul*a </line>
<line> é </line>
<line> r*strita </line>
<line> apenas </line>
<line> a </line>
<line> United S*ates, N*rth Dak*t* </line>
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<row> Ad*inistration </row>
<row> Statute </row>
<row> Nort* Dako*a *O2 </row>
<row> S*or*ge Stat*te </row>
<row> Te*as CO2 Code </row>
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<line> Uta* CCS </line>
<line> Rules </line>
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<line> Statute </line>
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<row> United S**tes, No**h D*kota </row>
<row> U*ited States, Texas </row>
<row> United States, Utah </row>
</column>
<column>
<row> in*eress*do* </row>
<row> A audiênc*a deve ser pub*icada po* duas </row>
<row> sem*n*s c*ns*cutivas </row>
<row> Permit* aprova**es e audiên*ias </row>
<row> S**ervisão regulat*r*a e inf**mação </row>
<row> pública </row>
</column>
</par>
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<line> *ev. FSA, Tere*ina *I, v. 17, n. 6, a*t. 6, p. 110-132, jun. 2020 </line>
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<row> W**mi*g </row>
<row> Sequestratio* </row>
<row> Permitting St*tute </row>
<row> C*de *f Federal </row>
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<line> **gu*ation*, </line>
<line> T*tl* </line>
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<line> Louisiana </line>
<line> CO2 </line>
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<row> Sequestration Act </row>
</column>
<column>
<row> Uni*ed States, *yomin* </row>
<row> Uni*ed Sta*es </row>
<row> *nited States, *ouisian* </row>
</column>
<column>
<row> Sem especificação d* procedi*entos de </row>
<row> c*nsu*ta públic*, pr*vê que tais </row>
<row> recomendaç*es só possam ser feita* ap*s </row>
<row> o recebi*ento de comentários púb*icos </row>
<row> *udiên*ia, in**uindo work*hops, </row>
<row> períodos para c*mentá*ios e audiências, </row>
<row> e co*su**a com grupo* específicos *e </row>
<row> partes inter**sadas </row>
<row> Pr*vê Audiênc*a e que o operador deve </row>
<row> manter um livro *e regra* disponível </row>
<row> para co*sul*a </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*aborado pelas aut*ras </line>
<line> Re*omenda-se, *ssim, que o B*a*il adot* m*delo **sto com ferramentas *i*ersas, desde </line>
<line> w*rkshops a usuai* con*u*ta e a*diências púb*icas, além de *mpla *ransparênci* no to*ante ao </line>
<line> *cesso à informação de locais e de co*s*q*ências a*bien*a*s ** pro*eto* *e CCS. *om isso, </line>
</par>
<par>
<line> pe**ite-se uma efeti*a </line>
<line> par*icipação da c*munidade e colaboraçã* para o fim de mitigar </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> emissões *e car*ono. </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINA*S </line>
</par>
<par>
<line> É *lara * u**ência d* Br**il *m enxergar o maior con*ex*o que </line>
<line> visa co*preender </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> estratégi*s ** mitigação d*s mu*a*ças climáticas, s*us us*s e impa*tos na so*iedade e no m*io </line>
<line> ambiente, ele*e*t** fun*a*enta*s para alca*çar * just*ça amb*ental, q*e * um gra*d* pr*puls*r </line>
<line> de debates internaci*nais. Isso se fu*damenta n* democ*acia *articipat*va basea*a n* **cto San </line>
<line> Jos* Cost* Ric*n, *a Declaraç*o **iversal dos Di*eit*s Humanos, no Pact* Internacional sobre </line>
<line> Direitos Civ*s e Políti*** e n* Declaraçã* Ameri*ana dos Direito* * Deveres d* Homem, </line>
<line> tr*ta*os inter*acio*ai* r*cebid** pelo dir*ito br*s*leiro (ME*CIO, *007), além das d*sp*sições </line>
<line> espec*f*c*s para controle de emissões der*vad*s do *c*rdo de Paris. </line>
<line> Os trê* mecanismos *e partic*pação da socie*a*e *ivi* que *ã* m*is relevantes para as </line>
</par>
<par>
<line> q*estõe* *m*i*ntais ** *rasil s*o </line>
<line> conselhos amb**ntais, rela**ri** d* impacto ambient*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> audiê**ias </line>
<line> públic** (JACOBI E BARB*, 2007). Os a*tores enfatizam que pode ha*e* </line>
</par>
<par>
<line> assimetri*s de poder e i*forma*ão porq*e * </line>
<line> envol*iment* de mov*mentos sociais </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> organi*ações co*u*i*árias tem **d* des*g*a* * est* *resente na maiori* *as r*prese*tações </line>
<line> gove*na*ent*is (** conselhos e minis*érios para q*estõe* ambientais em geral). </line>
<line> Outros inst*ument** de par*ici*ação popula* es*ão previstos na Constituiç*o Brasileira: </line>
<line> o projeto *e ini*iat*va po*ula*, o referen*o e o plebis*ito (art. 14, inc. I, *a C* e art. 24, § 3, 3, </line>
<line> da CF). Também existe* conse*ho* comunitários nos qu*is representantes da pop*laç*o podem </line>
</par>
<par>
<line> p*rticipar de d**isões </line>
<line> em </line>
<line> vários campos ** governo * em aud*ências </line>
<line> p*bl*cas, nas qu**s as </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 1*, *. 6, art. 6, p. 110-132, jun. 20*0 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Norm** *nternas E Internac*o*ais Para Pa*ticipação Públ*ca Em P*ojetos De CCS </line>
<line> *29 </line>
</par>
<par>
<line> pessoas devem s*r i*for*adas e ouvida* sobre p**jetos, iniciativas e decisões do Legislat*vo e </line>
<line> Execu*iv* (*ALLARI, 1999; FURRIEL*, 2002). </line>
<line> No ent*nto, é n*cess*rio inclui*, nas di*cuss*es e textos legais, ferramenta* mai* </line>
</par>
<par>
<line> d*mocráti*as para a participação no Br*sil, com a exist*ncia de espaç*s adeq*ados </line>
<line> pa*a o </line>
</par>
<par>
<line> ***rcício do direito de participar e para que, *empre *ue p*ssíve*, essa p*rticipação *ossa ser </line>
<line> deliberativa, ou seja, tenha pod*r de deci*ão pa*a as ativi*a**s de CCS. </line>
<line> É uma conduta *emocrática *mprescindí*el **cl*ir a p**ti*ipaçã* do público an*es, </line>
</par>
<par>
<line> duran*e e </line>
<line> após o p*ocesso *egulatório, tanto pa*a discut*r * prevenção d* ris*o* quanto as </line>
</par>
<par>
<line> maneiras pela* *uai* os ecossiste*as *ã* gerenciados e as consequê*cias s*ciais políticas * </line>
</par>
<par>
<line> *essas dire*ões nos </line>
<line> pr*cess*s de CCS. *ortanto, o Brasil *ode se beneficiar muito dos </line>
</par>
<par>
<line> mecanismo* *fetiv*s de participa*ão pública ilus**a*os pela análise comparativa dos país*s </line>
<line> exa*inados. </line>
</par>
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<line> REFERÊN*IA* </line>
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<line> C*ntrib*i*ão dos Autores </line>
<line> R. M. L. M. Mussara </line>
<line> H. K. M. Costa </line>
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<line> 1) concepção * planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 2) anál**e e *nterp*e*ação d*s dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabora*ão d* rascunho ou na revisão crítica *o con*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p**ti*ip*ção na ap*ovaç*o da versão final d* *anuscrit*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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