<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 6, art. 6, p. 110-132, j*n. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.17.6.6
</line>
</par><par>
<line>
No*mas Internas e Internacionais p*r* Particip*çã* Públi** em Projetos de **S
</line>
<line>
Internal a*d Internati*nal S*a*dards to P*blic Partici**tion *n CCS Proj*cts
</line>
</par><par>
<line>
*aíssa *o*eira Li*a Mendes Musarra
</line>
<line>
Pós-*ou*oranda em Ciênc*** Ambienta*s no Instituto d* Energia e *mbiente (IEE/*SP)
</line>
<line>
Doutora em Ciê*ci*s Sociais pela U*iversida*e F*deral do **rá
</line>
<line>
E-mai*: ra*ssa@musarra.*o*.*r
</line>
<line>
Hirdan *aterina de Medei*o* Costa
</line>
<line>
Dou*ora em Ciênc*as pelo Instituto *e En*rgia e Ambien*e US*
</line>
<line>
Pr*fess*ra Colabo*ad*r* no Instit*to d* Energia e Ambi*nte USP
</line>
<line>
E-mail: hirdan@usp.br
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Normas I*ternas E In*er**cionai* Para P*rtici*a*ão Pú*lica Em Projetos D* CCS
</line>
<line>
*11
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O arti*o propõe a aprese*t**ão *o item "par*icipação pú*lic*" nas regras r*gulatória* de CCS
</line>
<line>
(Carbon Capture and Sto*ag*, aq*i referentes ao Armazenamen*o Geol*gic* de Carbono)
</line>
<line>
existentes na A*strália, Ca*adá, *nião Euro*eia, Reino Unido e Estados Unid*s, países c**
</line>
<line>
legislações sobre o assunto, e *u** po*síveis r**açõ*s c*m * *onfigura*ão bra*ileira. A
</line>
</par><par>
<line>
*etodologia * q*alitat*va, com destaque para o dir*i*o *omparado e b*seada na revisã*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*i*e**tura e na legi*lação. A escolha do* pa*ses s* deve à ex*stência d* item de *esquisa em
</line>
<line>
análise em suas regras lega** e / ou regulament*s. Dessa forma, pretende-se *u* o artigo *irva
</line>
<line>
como *i*e*atura que propõe a adoção da pa*ticipaç*o *ública como importa*te item *a*a futuras
</line>
<line>
normas de CCS qu* pos*am ser apli*ad*s no Brasil.
</line>
<line>
*alavras-ch*ve: Dire*t* In**rna*i*n** Compar*do. P*r**cip*ção *ú*lica. *aptu*a. Transpor*e
</line>
<line>
* *rmazen*mento *e Carbo**. M*rco Normat*vo Brasileiro.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
T*e article proposes the presentati*n of the item "public partici*ation" in the regulatory rules
</line>
<line>
of C*S (Carb*n Capture and Storage, *ere refer*ing *o Geol*g*cal C*rbon Storage) existing **
</line>
</par><par>
<line>
Aus*ralia, Cana*a, European Un*on, United Kingdom, and the United State*,
</line>
<line>
*ountries with
</line>
</par><par>
<line>
law* on the subject and it* possi*le relations with *he Brazilian configuration. T*e metho*olo*y
</line>
<line>
is qualitative, with e*phasis *n comparat*ve law and b*sed o* a rev*ew of t*e literature and
</line>
<line>
legis*ation. The choice of *ou*tries is due t* the existence of res*arch item un*er analysis in
</line>
</par><par>
<line>
*egal rules and *egulations. Thus, th*
</line>
<line>
*rticle inten*s to serve as
</line>
<line>
l*terature that propos*s *he
</line>
</par><par>
<line>
ado*t*on of public particip*tion as an *ssential item for *utu*e **S rules that
</line>
<line>
can *pply t*
</line>
</par><par>
<line>
Brazil.
</line>
</par><par>
<line>
Ke*words: I*ternational Comparat*ve *a*. Pub*ic partic*pation. Carbon Ca*tu*e. Tra*sport,
</line>
<line>
and St*ra*e. Bra*ilian No*ma*ive Framework.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Tere**na PI, v. 17, n. 6, art. *, p. *10-132, jun. 2*20
</line>
<line>
w*w4.**anet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. L. M. Mussara, H. K. M. Costa
</line>
<line>
112
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*pesar da falt* de regul*mentação d*s a*ivi*ades d* CCS no Brasil, * uso de *ais
</line>
<line>
técnicas para m*tiga*ão *u re*ução de emis*ões de C*2 est* a*inhado aos o*j*ti*o* da Po*ítica
</line>
<line>
Nac*onal de Mu*anças C*imáticas. *ortanto, é importante e*tender se e *omo juri*dições
</line>
<line>
específicas li**m com questõ*s especí*icas associadas ao armazenamento d* CO2. O artig*
</line>
</par><par>
<line>
propõ* * ap*esentação do i*em de
</line>
<line>
pa***cipaç*o públic* nas normas regula*oras *a *CS
</line>
</par><par>
<line>
exis*e*te* na A*strá*i*, Canadá, União Europeia, Reino Uni*o e Estados Uni**s e suas
</line>
<line>
possívei* relações co* a co*figur**ã* brasileir*. A escolha *os territórios *ev*-se à existência
</line>
</par><par>
<line>
do item em s*as r*gras le*ais e / ou regu*amentares. **sim, tra*alho pre*ende e*por o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
comparar o tratamento da*o ao it** nas diferen*es jur*s***õ*s, *s fer*a*entas * ele relacio*ada*
</line>
<line>
e s**s modos de e*ecução.
</line>
<line>
A comparação é justific*da *o p*nto de vista da existência do *tem "partici*ação pública
</line>
<line>
nas legi*l*çõ*s de*sas jurisd*çõ*s de*i**adas, pois são o* ú*icos que lidam com o t*ma entre
</line>
<line>
os cataloga*os *o *eposit*rio *e normas I** (In*e*national E*e*gy Agency) em CCS.
</line>
<line>
Em*ora ***** não exi*ta uma provisão legal p*ra as atividades de CCS no Brasil, outra*
</line>
</par><par>
<line>
*ormas bras**e*ras que *ncluem a *ar*ici*a**o do
</line>
<line>
pú*l*co são u**das para co*siderar uma
</line>
</par><par>
<line>
possível *egulament**ão *u*ura *a CAC, que inclua me*anismos p*ra um* participaç** pública
</line>
<line>
efe*iva.
</line>
</par><par>
<line>
Acredit*-se que os re*ult*do* p*ss*m indicar manei**s *propriadas
</line>
<line>
de *b**dar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pa*tici*açã* públic* em CC*,
</line>
<line>
*o*patível
</line>
<line>
co* *s ferr**entas de governança *mbient*l n*
</line>
</par><par>
<line>
Brasil ou, *elo menos, gerar *ases para a *ormulação d* n*va* for*as de par*icip*ção no país.
</line>
<line>
O a**i** propõe * apresentação do i*em "par*ici*ação públi*a" nos p*d*õe* *egul*tórios da CCS
</line>
</par><par>
<line>
existen*es n* Austrália, Can*d*,
</line>
<line>
Uni*o Eur**éia, Reino U*ido e E**ados **idos, e
</line>
<line>
su*s
</line>
</par><par>
<line>
*os*í*eis relações com a co*figuração brasi**i*a. A es*ol*a da* ju*isdições de*e-s* à e*istên*ia
</line>
<line>
d* **em em sua* regras leg*is e / *u regulamentos.
</line>
<line>
O método será qualitativo, com b*se no *ireito Comparado. A metodolo*ia consistirá
</line>
</par><par>
<line>
em anál*se de um conjunto de no*mas, a apr*sentação dos disp*si**vos a de*c*ição d* e
</line>
<line>
confi*uração e*vo*v*d* nos r*spectiv*s te*r*tóri*s, a fim de permiti* a observação d* trat**ento
</line>
<line>
**d* a es** import*n*e eleme*to da ação públic* qu* é a p*rt*cipa*ão *ública.
</line>
<line>
Além disso, será realizad* exe**s* para adequação *o *parato no**ativo brasileir* ao
</line>
<line>
tema da pa*ticipação públ**a em rel*çã* à* ativ*dades d* CC* n* Brasil.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 6, art. 6, *. *10-132, j**. 2020
</line>
<line>
*ww4.fsanet.*o*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Normas In*ernas E In*er*acionais *ara Part*cipa*ã* P*blica Em *rojetos De *CS
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Visã* Internacio*al
</line>
</par><par>
<line>
*s at*vid*des de cap*ura e a*maze*amento de carbono, nas palavras de M*n*eiro Júnior,
</line>
<line>
X*vier e Alves (2013), *ão téc**cas d* mitigação para *ont*r e rev**ter o acúmulo de di*xid*
</line>
<line>
de carb**o na atmosfe*a. A partir d* observação do* p*oblemas cau*ado* p**o excess* de certos
</line>
<line>
gases na *tmosfera, a* font*s a*tro*ogênicas de e*iss** de c*rbono precisam *er moni*orad*s
</line>
<line>
quan*o * *eversão de seus impactos e à captura consis*ente entr* elas, no p*oces*o de direc*o*ar
</line>
<line>
o *ióxido de *arbono *ar* uma a**osf*ra, dada a est*utur* qu* * conté*, e*itando su* di*persão
</line>
<line>
na atmosfera, por meio do armazenament* *u*, em geral, é * g*ológ*co.
</line>
<line>
Assim, Santos et a*. (2017, pp. 238-9) d*vulg*m * "uso ** t*cnologias que i**li*am a
</line>
</par><par>
<line>
minim**a*ão *e *xternal*dad*s
</line>
<line>
*ega*ivas
</line>
<line>
*o meio am*iente". *orque, uma vez captura*o,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
dióxido de c*rbono é c*mprimido e tr*nsportad* para
</line>
<line>
res*rvatór**s adequados. Em s*ma,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*rmazename*to final do dióxi*o de carbono *etira** da atmosfera pode ser realizado na
</line>
</par><par>
<line>
hidrosfera, através **
</line>
<line>
arma*ena*ent* oceânico;
</line>
<line>
na biosfera, atravé*
</line>
<line>
do arm*zenamento
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
biomassa; e, na litosfe*a, at*av*s do *rma*enament* geológico (Santo* *t al., 2***) (ALMEID*
</line>
<line>
et al., 2017).
</line>
</par><par>
<line>
Par* * Ag*ncia Intern*cional de En*rgia (2018), o sequ*stro
</line>
<line>
de carbono *ode ser
</line>
</par><par>
<line>
rea*izad* por meios natu*ais, atrav*s da *otossíntes*, que é a remo*ão de carbono da *tmosfer*,
</line>
<line>
ou p*r meios artificiais, *través *as **cn*logias *e c*ptura e armaz*nam*nto de carbono. De
</line>
</par><par>
<line>
ac**do com a Agência Inte*na*ional de Energia (IEA, 201*),
</line>
<line>
as est*uturas l*ga*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
regulament*re* são fundamentais para garantir *ue o ar*aze*a*ento **ológi*o *e C*2 seja
</line>
<line>
segur* * eficaz e que os locais * ri*cos de armazenamento *u* o acompanham sejam
</line>
</par><par>
<line>
ge**n*i*dos adequ**ament*. Assim, a regula*en*ação
</line>
<line>
da
</line>
<line>
p*rticipaçã* públ*ca deve emergir
</line>
</par><par>
<line>
enquanto tema relevante para ser consi*er*do pe*os age*t*s em seus *ro*etos (MUSARRA;
</line>
<line>
COST*, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
No **tanto, a atividad* i*adequ*damente dese*volvida po*e ter
</line>
<line>
u*a estrut*ra
</line>
</par><par>
</page><line>
comprometida e *ons*q*en*e vazamento *e *luidos n*s camadas subjacente* ou na atmosfera
</line>
<line>
(COSTA et *l, 2*18).
</line>
<line>
E*sa* atividade*, portanto, *odem *er entendidas como su*cet*veis de causar dano* ao
</line>
<line>
*eio ambie*te, *ue, nos termos do item IV, do a*tigo 2*5 da Constituição Federal de 1988,
</line>
<line>
r*aliza um estud* d* im*acto ambiental a*te*ior. E, ness* ár*a, com o objetiv* de ad**t** essas
</line>
<line>
atividades à regulam*ntação ambient*l, é pertinente destacar que, sob * ég*de dos in*trumentos
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 6, art. 6, *. 110-*32, jun. 2**0 ww*4.fsanet.*o*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. L. M. *ussara, H. K. M. *osta
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
q*al*fic*dos na Lei da Polí*ica Nacional do *eio Ambiente, a saber, avali*ç*o e l*cencia*ent*
</line>
<line>
de im*actos am*ientais.
</line>
<line>
* C*nstituição Federal de 1988, no ar*ig* 2*51, c*nsagra a proteç*o e garante a t*do* o
</line>
<line>
*ir*ito * um a**ie*te ecolog*cam*nte equilibrado, im*ondo não apenas ao Poder **blico, mas
</line>
<line>
*ambém à socied*de o ***er de def*nd*-lo e preservá-lo.
</line>
<line>
No m*smo art*go, no § 1, inc. I*, a CF *rev* a o*rigaçã* do Go*erno de impor, nos
</line>
</par><par>
<line>
t*rmos da lei, o estudo d*
</line>
<line>
impact* ambie*tal, para
</line>
<line>
instalação d* obra ou atividade que
</line>
</par><par>
<line>
potenc*almente c*use degradação si*nificativa d* mei* amb*ent*. A regulame**ação anterior *
</line>
<line>
norma, que ainda é mantid*, é a Resoluç** 01/8* do Conse*ho Naciona* do *eio Amb*ente,
</line>
<line>
CO*AMA, órgão deliberat*vo do Ministéri* do Mei* A**ie*te, q*e est**elece, no momento
</line>
<line>
*a ne**ssidade de estudos de impacto ambien*al para licenciame*to, a discuss*o nas audiê*cias
</line>
<line>
pública* (a*t. 11, § 2, da Re*oluç** CONAM* 0*1/86 e a*t. 192, § 2, CE), um espaço cativ*
</line>
<line>
p*r* * **rtic*pação popular na go*ernanç* do *ireito ao meio ambi*nte.
</line>
<line>
O*t*os mecanismos de partici*aç*o popula* di**ta n* proteção do meio ambien*e são *s
</line>
<line>
*ossíveis por meio do J*diciá*io, po* meio do uso d* i*st**ment*s pr*cessuais que permitem
</line>
<line>
obter provisõe* juri*dicionais na *rea am*iental e na hip**es* de plebiscito* (art. 14, inc. I , da
</line>
<line>
CF * do artigo 24, § 3, 3, da CF), bem como *a ini**ativa popular nos procedime*t*s le*islat*vos
</line>
<line>
(art. 61, caput e parágr*fo 2, da CF e *os artigos 22, inc. IV, * *4, § 3, I, da CE), na *ealização
</line>
<line>
de referendos sobre leis (a*t. 14, inc. II, do SC e art. 24, § 3, inc. *I, da CE) e no desempenho
</line>
<line>
de *epresentantes da soci*dade c*vil em órgãos *o*e***dos *om p*deres no*mativos.
</line>
<line>
Leva-se em consideração o conjunto de nor*as *eferidas como partici*aç*o pública da
</line>
<line>
IEA (Agência Inte**aciona* ** *n*rgia), e*t*e os *adrões inclu**os no banc* de dado* da CCS
</line>
</par><par>
<line>
d* in*tituição, para *iscutir ainda mais a pos*ibili*ad*
</line>
<line>
de participação *ública n*s *tapas
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
implementaçã* das atividades da CCS no Brasil, em cas* de oc*rrên*ia fut*ra. N*sse context*,
</line>
</par><par>
<line>
este art*go *e volta agora a essa a*álise,
</line>
<line>
pesquisando a expe*iên**a comparati*a
</line>
<line>
na *egui*te
</line>
</par><par>
<line>
*r*e*: Aus*r*lia, Canadá, Pa*s de Gales, UE e **A.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
e**encial à s*dia qu*lidade d* vida, *m*ondo-se ao poder público e à co*et***dade o dever de defen*ê-lo e preservá-
</line>
<line>
lo par* a* present*s e futu*as ger*ç**s.
</line>
<line>
§ 1* Para ass*gurar a *fetividade d*sse d***ito, inc*mbe ao poder públic*:
</line>
<line>
IV - exigi*, na forma da lei, p*ra ins*a**ção de obra ou ati*idade *o*encialmente ca*sadora *e signifi*ativa
</line>
<line>
degradação *o meio ambiente, estudo prév*o de impacto ambiental, a que *e dará publicid*de;
</line>
<line>
Rev. F*A, Teres*na, v. *7, n. 6, art. 6, p. 110-1*2, jun. *0*0 www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Nor*a* Intern*s E In*er*acionais Para Pa*ticipação Pública *m Proj*tos De CC*
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Normas internacion*is sobre *arti*i*ação púb*ica
</line>
</par><par>
<line>
Le* de A*mazenamento de Gases d* E*ei*o Estufa 2*09 (Ql* GHG St*rage Act), Austrália,
</line>
<line>
Queen*la*d
</line>
<line>
A Lei de Arm*z*name*to de GE* de *uee*slan (seções 35, 114, 1*6) exige que as
</line>
</par><par>
<line>
soli*itações de exp*oração, injeção e *rmazenamento *e *EE incluam uma
</line>
<line>
d*claração
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*equ*rente sobr* como **nsultar e informar os pro*rietários * ocupa**es de *erras pública* ou
</line>
</par><par>
<line>
privadas em *tividades em que são ou serão exec*tadas. No
</line>
<line>
caso de *mitir uma licença
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
arrendamento para as ati**dad** de exploração, aluguel *e i**eção * armazenamento, o titular
</line>
<line>
é obrigado a consultar cada proprietário e *cu*a*te d* terra em que as *t*vidades s*rão
</line>
<line>
*ealizadas (MUSARRA E COSTA, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
Co*o Musarra e Costa (2019)
</line>
<line>
mostram, * mesma *e* e*ige (seção 3*9) m*nter um
</line>
</par><par>
<line>
registro ab*rto para ins**ção pelo *ú*lico, permi*indo **scas, extrações e cóp*a*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
documentos (sujeitos a *axa*), e o registro, caracterizad* como " * regist*o de per*issão de
</line>
<line>
GEE " que deve incluir licenças de operação e arrendamentos de *rmazenamento, aqui*ição de
</line>
<line>
*ad*s e out*o* *co*dos.
</line>
<line>
*inda de acordo com Musarra e Costa (*019), a *onsulta de*e se* so*r* o acesso e a
</line>
</par><par>
<line>
realização de
</line>
<line>
ati*ida*e* au*oriz**as *ara a licença (*nclu**do, por e*emplo, a p*ss*gem
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*cesso à terra com permi*s**), na medida em que s* rel*cionem com *roprietários e ocupante*.
</line>
<line>
Ta*bé* é permitida a compensa*ão pelo ac*sso e ativi*ades aos proprietários ou ocup*ntes *a
</line>
<line>
terr* pel* titular da at**idade.
</line>
<line>
Vê-*e, co* base no estado *a norma, portant*, que a partici*ação do *úblico, n* *aso
</line>
</par><par>
<line>
desta *orma, é de fato um
</line>
<line>
envo*vime*to *o* prop*ie*ários e ocupantes *e terra*, *ão
</line>
</par><par>
<line>
co*templa**o o público em se*ti*o am*lo (*USAR*A E C*STA, *019).
</line>
<line>
Lei de *etr*leo e Energia G*oté*mica (Lei P&GE) de *00*, Austrália
</line>
</par><par>
<line>
A Lei *&GE da regi*o Sul da Austr*l*a
</line>
<line>
trata da part*cipação pública pa*a que t*dos
</line>
</par><par>
</page><line>
possam aces*ar os registros públ**os do Mi*isté**o, correspo*dent*s ao* ativo* ambientai*, a
</line>
<line>
sa*er: o "*egistro Ambiental", q*e *ont*m có**as de *od*s os *elatórios *e im*acto a**ienta*,
</line>
<line>
avaliações *e impa*to am*i**tal e declaraçõe* ** meta* ambienta** aprovadas * que deve estar
</line>
<line>
disp*nível *ar* i*speção *e* *axa e cópi*s do mater*al no regis*ro disponível para compra; o
</line>
<line>
r*gistr* público - u* *egist*o d* licenças emitidas *os te*mos d* lei - também es*ar* disponível
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 17, n. 6, **t. 6, p. 110-132, jun. 2020 *ww4.fsan*t.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. L. M. Mussara, H. K. M. C*sta
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
para ins**ção sem taxa, co* cópi*s ** mat*r*a* *o re*ist** *isponíveis para *ompra; o registro
</line>
<line>
comerc**l que registra c*da documento *ue inscre*e ou rea*iza negocia*ões registráveis em
</line>
<line>
rela*ão a uma licen**, disponível para inspe*ão apenas por pessoas aut*riz**as pelo *inistro
</line>
<line>
ou por algué* com interesse na licenç* ou negociação (M*sar*a e Cost*, 2019).
</line>
<line>
Lei de Sequ*s**o Geológico *e Gases de Efeito Estu*a de 2008 (Victorian Onshore Act),
</line>
<line>
Austrália, região *e *itória
</line>
<line>
A Lei Vic*orian Onshor* *r*cu*a est**elecer um regime regu*at*rio capaz de garantir
</line>
<line>
cons*lta p*blica efica* e acess* a *nformações sobre as atividad*s d* armazenamen*o d* C*2,
</line>
<line>
realiza*as em Vitória. **m uma o**i*ação geral de *ue os detentores de autor*d*de c*nsult**
</line>
<line>
comunidades e conselhos munic*pai*, duran*e tod* o perí**o *a autoridade, compartilhando
</line>
<line>
informa*õ*s relevan*es e of*r*cendo op*r*unidades *e resposta.
</line>
</par><par>
<line>
U*a implica*ão releva*te apontada
</line>
<line>
por Musar*a e C**** (2019) é qu*
</line>
<line>
os pedidos de
</line>
</par><par>
<line>
*uto*id*des que não são obriga*os a el**orar uma Declaração de Efeit*s ao Meio Ambiente,
</line>
<line>
sob a Le* *e Efeit*s no Amb**n*e *e 1978, devem i*cluir um *lano d* c*ns*l*a à comun**ade,
</line>
<line>
preparado d* ac*rdo com a *eção 154, que, por sua vez, deve s*r ap*ovado *e*o M*nistro antes
</line>
<line>
da e*i*são de qual*uer licença.
</line>
<line>
A**im, se a a*toridad* **r concedida, c*p**s do **ano *e consulta aprov*do *everão ser
</line>
<line>
f*rnecidas à com*nidade. Os requisitos de co**ulta e c*n*erê*ci* da comunidade também se
</line>
</par><par>
<line>
apli*am aos planos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
teste de injeção *r*postos e a*s planos de *njeção
</line>
<line>
e
</line>
<line>
monit*ramento
</line>
</par><par>
<line>
pro**stos. A lei també* exige que o minis*ro *ispo*ha de um registro público de se*u*stro de
</line>
</par><par>
<line>
gases de efeito estufa que esta*eleça *nformações si*n**icantes , refer*nt*s às pe**i*sões
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ati*idades d* armazenam*nto de C**.
</line>
</par><par>
<line>
O in*e*essante dess* ato * qu* ele é rico em detalh** sobre os procedim*ntos de consulta
</line>
<line>
* audiência, in*lusive *ob*e como o plan* de co*sulta deve ser el*bo*ado (Musarra e Costa,
</line>
<line>
2019).
</line>
<line>
Lei d* Armaze*amento Offshore de Petróleo e Gases de Efeito *st*fa *010 (Victorian
</line>
<line>
Offshore Act), Austrália, regi*o da Vitóri*
</line>
</par><par>
<line>
A Lei Vi**riana Offshore exige que o *in*stro mantenha *e*istr*s
</line>
<line>
d* formaçõe*
</line>
</par><par>
</page><line>
declar*das como form*ç*es identi**cada* de armazen*mento de ga*e* de efe*to e*tufa, cujo
</line>
<line>
regist*o deve esta* acessível p*la I*ternet. Títulos, incluindo licenças de av*lia*ão de gases de
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, art. 6, p. 11*-132, jun. 20*0 *ww4.fsan*t.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Normas In*ernas E Int**naciona*s *ara P*rticipação P*blica Em Proj*tos De CC*
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
efeito estufa, arrendam*ntos, permissões d* inj*çã*, autoridades especi*is e aut*ri*ad*s
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
busca, cujos registros devem *s*ar *isponív*is para inspeção em hor*rio* con*e*ientes, estão
</line>
<line>
*uj*itos ao p*gament* *e uma tax*. A*ém disso, a Le* também permite a elab**ação de
</line>
<line>
regu*amentos que pe*mitem *o Mi*istro divulgar informaçõ*s *e moni*ora*ento sobre
</line>
<line>
sub*tân*ias armazena*as de g**es d* e***to es*ufa. *s*im, pa*a Musarra e Costa (2*19), ess*
</line>
<line>
padrão é apenas mecânico para publicar e ace*sar r*gi*tros, em vez de pa*ticipa*ão efet*va.
</line>
<line>
L*i d* Atividades de Petró*eo e Gá* [SBC 2008] Capítulo 36 (Lei de Petróleo e Gá* BC),
</line>
<line>
Canadá, Colúmbia Britânica
</line>
<line>
A *omis**o de Petróleo e Gás da Colúmbia B*itânica manterá um registro contendo
</line>
<line>
todas as info*mações prescr*tas so*re a* ativ**ad*s de **tróleo e *ás (cujo pr*zo é estabelecido
</line>
<line>
na Seção 1 para incluir a operação ou o us* de um reserva**rio d* armazenament*). Além disso,
</line>
<line>
a norma supõe o armazen*mento **ra esse set*r esp*cífic* * cont*mpla apenas a publi*idade
</line>
<line>
por mei* de registro.
</line>
<line>
Lei de Petróleo e G** *atural [RSBC **96] Capítulo 361 (Lei de Petr*l*o e Gás *e BC),
</line>
<line>
Cana*á, C*lúmbia Britânica
</line>
</par><par>
<line>
Esta n*rma é clara ao afirmar que todos os *egistros * inst**mentos relacio*ados
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
arrendamentos de tanques *e armazena*ento registrados n*s seus termos de*em **r abertos à
</line>
<line>
ins*eção pública gratuit*mente, *ob ce*tas co*dições. Assim, relatório* g*ológicos, geofísicos
</line>
<line>
* que não sejam bem relatados e b*m r*cebidos pel* minist*rio, no curso da admin*st**ção desta
</line>
<line>
*ei * designado* pelo m*nistro como confidenciai* (s*nd* de int*re*se público c*nfidencial),
</line>
<line>
não de**m se* d*vulgados, e*cet* sob uma orde* do vice-governador do *ons*lho.
</line>
<line>
Diretiva *009/31 / *E *a União Europeia do Pa*lam*nto Europeu e do Conselho, de 23 *e
</line>
<line>
abr*l d* 2009, rel*tiva ao arma*enamento geol*gi*o de *ióxido de c*rb*n* e que *ltera a
</line>
</par><par>
</page><line>
Diretiva 85/337 / CEE do *on*elh*, Dire*i*as do Pa*lamento Eur*peu do Con*elho e
</line>
<line>
20*0/*0 / CE, 2001 / 80 / **, 2004/35 / CE, 2006/*2 / CE, 2008/1 / CE e Regul*mento (CE)
</line>
<line>
n.o *013/**06 (Diretiva de armazenam*nto de CO* *a UE), União *u*op*ia
</line>
<line>
A dir*t*va d*z que os Estados-*embros devem disponibilizar publica*ent* informações
</line>
<line>
de armaze***ent* de CO*, de acordo com as *e*s a*licáveis, em verbis: "Os Estados-Membros
</line>
<line>
Rev. FSA, *e*esina PI, v. 17, n. 6, art. 6, p. 110-132, *un. 2020 www4.*sane*.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. M. L. M. Mussara, H. K. *. Costa
</line>
<line>
*18
</line>
</par><par>
<line>
di*ponibil*zarão *o público i*for**ções *mbient*i* re*a*ionad*s ao a*maze*amento geológico
</line>
<line>
de CO* *e acor*o *om a legislaç*o comuni*ária aplicá*el".
</line>
<line>
Assim, ma*s uma vez, há um padrão que pe*mite a c*nsu*ta públi*a e a pa*ti*ipação re*oluta
</line>
<line>
dos cidad*os, deixando claro o di*eito *e anunc*ar informações *obre armazenamento (Musa*a
</line>
<line>
e Cost*, *019).
</line>
<line>
L*i da *nergia do Reino U**do de 2008 (Lei da Energia do Rein* Unido), *n*ão Europeia,
</line>
<line>
Reino Unido, **landa do Nort*, Escócia, País de Gales
</line>
<line>
A Lei da Energia do Rei*o Unido exi** que o Secretár*o d* *stado mantenha o *egistro
</line>
</par><par>
<line>
com
</line>
<line>
in*o*ma*õe* *el*cion*das *s li*enças d* sequ**tro conce*i*as *ob a Lei, garant* qu*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
re*istro esteja *isponível
</line>
<line>
para inspeção *elo
</line>
<line>
público,
</line>
<line>
*ratui*amente e
</line>
<line>
per*i*a que o p*blico
</line>
</par><par>
<line>
obtenha cóp*a* das entradas no regi*t*o, media*te pagame*to de uma t*xa. No **tan*o, a*
</line>
</par><par>
<line>
inf*r**ções
</line>
<line>
podem não ser *ncluídas no regis*ro se o Secret*rio de E*tado acred**ar
</line>
<line>
que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
divulgação das inf*rmaç*es se*ia con*rári* aos interesses da s*g*rança nacion** ou se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
auto*id*de de licenci*men*o *cre**tar qu* a divulgação das informações pr*judicaria os
</line>
<line>
*ntere*s*s *omerciais de um *ndi**du*, de acordo com esse padrão.
</line>
<line>
Regula*entos de Proteçã* Ambiental: Arma**namen*o de Dióxido *e C*rbono
</line>
<line>
(Licenci*ment* etc.) 201* No. 2221, União Eur*pe*a, Reino Unido, P*ís de **les, *rlanda
</line>
<line>
d* Norte, Ing*ater**
</line>
<line>
O Re*ulamento 9, inte*rante da norma ** Licenciam*nto de Armazenamento de CO2
</line>
</par><par>
<line>
do *eino U*id*, prev* a inclusão
</line>
<line>
*os d*dos
</line>
<line>
de cada l*cença
</line>
<line>
de arm*zenamento no regi*tro
</line>
</par><par>
<line>
públ*co a se* es**belecido de acor*o c** a seç*o 29 da Lei de En**gia de 2008. De*se modo,
</line>
<line>
eles devem inc*uir os *ermos e c*ndições da l*cença ou p*rmissão; o* nomes e ende*eços *e
</line>
</par><par>
<line>
t*dos o* titula*es a**eri*r*s e *resentes *e ca*a licença; Os n*mes endereços de todos os e
</line>
</par><par>
<line>
operadores an*erio*es e
</line>
<line>
atuais sob cada licença de *rma***amento; quand* uma licença for
</line>
</par><par>
</page><line>
rescindida ou entregue, a data de tal rescisã* ou entrega; q*ando *ma li*e*ça *e armazenamen*o
</line>
<line>
for revog*da, a da** e os mo*ivos d*ssa r*vogação; e o local de armaze*amen*o que foi **chado,
</line>
<line>
a data de fecham*nto, m*pas e seçõe*, mo*trando a extensão esp*cial do local * do c*mple*o
</line>
<line>
de armazenament* e * plano relevante pós-f*cham*nto. Como mos*ram Musarra e **sta
</line>
<line>
(2019), a norma de partici**ção *ermite ape*as o *cesso ao* registros.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresin*, v. *7, n. 6, art. *, p. 1*0-132, jun. 2020 w*w4.f*an*t.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N*rmas Inte*na* E In*ernac*on*i* Para Participação Pública Em Projet*s D* *CS
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
*ódigo Administr*tivo Capí*ulo 43-0* Armazenamento Geológico de Dióxido de Carb*no
</line>
<line>
(Estatuto da Admi*istração de Armaz*namento de *a*ota *o *orte), Estados Un**os,
</line>
<line>
D*ko*a do *orte
</line>
<line>
O Estatu*o de *erenci**ento de **m*zenamento de Dakota do Norte (EUA) estabelece
</line>
<line>
que, na da** ou antes da *olic*tação d* permissão par* operar um* in*tal**ão de arm*zenamen**,
</line>
<line>
os solicitantes devem notif*car várias partes *iferentes, incluind* pro*r*etários *e terras de
</line>
<line>
superfície, direit** m*nerai* e out**s direito* de es*aço poroso, dent** *u p*rto da á*ea
</line>
<line>
*eleva*te. A consulta é *estr**a apenas * esses interes*es. N* *nta*t*, a Co*issão de Dakota do
</line>
<line>
Norte também de*e em*ti* um* notifi**ç**, e*pecificando os d*talhes do pedido *e ***e*ç*, a
</line>
<line>
hora e * local e* que a Comissão fará *ma audiência *ob*e o pedido. Qualquer objeção ao
</line>
<line>
pe*ido deve ser apresen*ada à Comissão p*r *sc*ito. Diz:
</line>
<line>
A comi*são notificará co* antecedênc*a míni*a de quinz* *ias, exceto em c*s* de
</line>
<line>
em*rgê*cia, a hora e * *o*al da audiên*ia por uma p*bli*a*ão *essa noti**cação e*
</line>
</par><par>
<line>
um jorna* de *irculação ge*al em Bis*arc*, Dak*ta do Nor*e e em um jornal de
</line>
</par><par>
<line>
circula*ão geral em * município on*e a *erra af*tada ou parte d*la est* situa*a, a
</line>
<line>
*en*s que, e* algum pr**esso esp*cífico, seja *xigido por lei um períod* ma*s longo
</line>
<line>
o* um mét*do dif*ren*e de publi*açã*, caso em que *sse *erío*o *e te*p* * mé*odo
</line>
<line>
d* p**lic*ção preva**ce*ão. O aviso será emiti*o *m nome da **missã* e deve** estar
</line>
</par><par>
<line>
em conformida*e com os
</line>
<line>
out*os requisi*os previstos em *ei. O **iso público deve
</line>
</par><par>
<line>
declarar que um ped*do **i conduzido com * comis*ão para o*ter permiss*o para
</line>
<line>
armazenar dióxido ** c*rbono e de*crever a loca*ização da área *ropos*a da instalação
</line>
<line>
e a da*a, hora e *o*al d* audiência perante a com*ssã*, mome*to em que *s mér*tos *a
</line>
<line>
apl*cação será consi*erada (traduçã* livr*).
</line>
<line>
Essa regra, se*u*do M*sarra e Costa (*01*), embora não espe*ifiqu* * p**cedimento,
</line>
<line>
prevê a p*ssibilidade de ad*itir *bjeç*es.
</line>
</par><par>
<line>
Código do século da D*kota *o Norte Capítulo 38-22 A*mazenamento
</line>
<line>
sub*e*râneo de
</line>
</par><par>
<line>
di*xid* de car*ono (*statuto *e armazen*mento de CO2 da Dak*ta do Norte), Estados
</line>
<line>
Unid*s, Dak*ta do Norte
</line>
<line>
Em Dak*ta do Norte, tem-se a me*ma ordem do p*d*ão ante*ior. O *statuto *e
</line>
<line>
Arma*enamento exi*e que um* audiênc*a pública seja rea*izad* antes *a emissão de uma
</line>
<line>
l*cença de armaz**amento de CO2. O avi*o da audiência deve ser *ubli*ado *or duas semanas
</line>
<line>
consecutivas no jornal oficial do condado ou muni*ípios o*de o rese*v*tório de armazenamento
</line>
<line>
*st*ja loca*izado.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*r*sina PI, *. *7, n. 6, art. 6, p. 110-*32, jun. 202*
</line>
<line>
w*w4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. L. M. Mussara, H. K. M. Costa
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
Có*ig* Administrati** do Texas, Títul* 16: Regu*ame*to Econ*mico, Parte 1: Comissão
</line>
<line>
Fer*ovi*ria d* T*xas, C*p*tu*o 5: Dióxido de Ca*bono (Código CO2 do Texas), E**ad*s
</line>
<line>
Unidos, T*xas
</line>
<line>
O C*dig* de CO2 do Texas *xige q*e cada s*lic*tant* de uma insta*aç*o de
</line>
</par><par>
<line>
armaz*na*ento arq*ive uma c*pia do
</line>
<line>
*edi*o junto ao se*ret*rio d*
</line>
<line>
c*ndado em
</line>
<line>
que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
instalação
</line>
<line>
propo*ta
</line>
<line>
esteja localizada, *aso
</line>
<line>
*m que pedido po*erá ser disponibilizado a* o
</line>
</par><par>
<line>
p*blico para inspecion*r e obter cópias. Alé* disso, uma versão e*e*rônica do apl*ca*ivo deve
</line>
<line>
ser f*rn*cida à Texas R*i*ro*d Co*m**si*n, para p*blic*ção em seu site.
</line>
<line>
Os candidatos à* at*vidades d* CC* devem: publicar um a***o **ral d* q*alquer *ed*do
</line>
<line>
de i*stal*ção de armaze**me*to **ig*nal ou altera*a; per*it*r, três *emanas consecutiva*, em
</line>
<line>
cada jo*nal de circula*ão geral em cada mu*icípio o*de a *nst*lação de armazenamento está
</line>
</par><par>
<line>
localiza*a ou a ser localizada; e notificar *m núm*r* de diferent*s parte* inter*ssad*s
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
afetad** pelo aplicativo, incl*indo detentor*s de inte*esses minerais adj*centes, proprietários
</line>
</par><par>
<line>
ou
</line>
<line>
arr*ndatári*s *e *erras supe*fic*ais a*jacentes ou *djacente* e *ários funcionári*s
</line>
</par><par>
<line>
administra*ivos.
</line>
<line>
A *orma fornece "Ap*ovaçõ*s e *u*iê*cia* *e **rmissão", assim:
</line>
<line>
S* não forem receb*dos pro*estos co*t** um pedido de permissão, o d*retor da Divisão
</line>
<line>
de Petr*leo e G*s d* Comissão poderá aprovar administrativamente o pedido. S*, n*
</line>
<line>
entanto, o *rot*sto *or rec*b*do *e uma pe*soa notificada de acord* com *s req**sitos
</line>
</par><par>
<line>
desc*itos *cim*, o Di*etor
</line>
<line>
deverá: no*ificar o solicitan*e *e que o pedido não foi
</line>
</par><par>
<line>
aprova*o administr*tivamen*e; * *genda* uma a*diência sobre o apl*cati**. Quando
</line>
<line>
o ***etor negar a*min*strativame*te um pedido de perm*ssão, o requerente também
</line>
</par><par>
<line>
*oderá solicitar qu* o *iretor agende uma audiên*ia. Após qualque* audi*nci*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
exami*ador deve recom*ndar a ação final a ser
</line>
<line>
toma** p*l* C*missão (trad*ção
</line>
</par><par>
<line>
l***e).
</line>
</par><par>
<line>
Est* é o prime*ro padr*o anal*sado *ue pr*v* a pu*lic*ção obrigatória em mídia digital,
</line>
<line>
p**mitindo acesso total às c**ias (Musarra e Costa, 2019).
</line>
<line>
Código de Utah, título 54: Serviços p*b*ico*, capítulo 17: Lei de Aquisição d* Recursos
</line>
</par><par>
<line>
En*rgét*cos, Se*ão **1: Regra* para cap*ura *e ca*bono e
</line>
<line>
arma*en*mento geológi**
</line>
</par><par>
<line>
(Estatuto de Reg*as do CCS de Utah), Estados Unidos, U*ah
</line>
</par><par>
<line>
O Estat*to de Regras do CCS de Ut*h exi*e *** as Divisões de Qual*dade da Á*ua e
</line>
</par><par>
<line>
Qual*dade do Ar *pr*sentem a* Comi*ê de
</line>
<line>
Revisão de R*gras Administrativas a*
</line>
<line>
regra*
</line>
</par><par>
<line>
recome*da*as *obre
</line>
<line>
c*ptur* e sequ*stro de
</line>
<line>
CO. Essas r*gras
</line>
<line>
devem *o*necer supervisão
</line>
</par><par>
</page><line>
r**ulatória adequada e informações púb**cas *obre captu*a e **questro de ca*bono. Tr**a-se de
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, *. 6, **t. 6, p. 110-13*, jun. 2020 w*w4.fsanet.c*m.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Normas Internas E Internaci*nais Para Participação P*blic* Em Proje*** De CC*
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
uma norma que exige parti*ipaçã*, mas silente sobre o seu formato. (MUSA*RA E COSTA,
</line>
<line>
2019).
</line>
<line>
Estado* de Wyomi**, título 35: Saúde públ*ca e segura*ça, *apítulo 11: Qualidade
</line>
<line>
ambiental, Artig* 3: **alidade *a água (E*t**uto *e permissã* para *equestro de
</line>
<line>
Wyoming), Estados *nidos, Wy*mi**
</line>
<line>
O E*tatut* de Permissão de Sequestro de *yoming exi** qu* o Admini*trador da
</line>
<line>
Divi*ão de Q*al*dade da Ág*a *o Departa*e*t* de Qualida*e Ambiental recomende ** Dir*tor
</line>
<line>
do Departamento reg*as, *egulament** e *orm** r*laci*nad*s à per*i*são de sequestro de CO2.
</line>
<line>
*mbora não h*ja e*p*cificaçã* dos p*ocedimento* de consul*a pública, Mu*ar*a e Costa (2019)
</line>
</par><par>
<line>
mostram que o p*drão est**elece que tais *e*omendações só podem
</line>
<line>
se* feitas a**s
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
recebimento *e comentários do público.
</line>
</par><par>
<line>
Código de *egulamen*os Fed**ais, Títu*o 40: Pro*eção *o **io Ambiente, Part*s 144
</line>
<line>
(*rog*ama *e Controle d* I*j*ção Subterrânea), 14* (Requi**t*s do Programa UIC do
</line>
<line>
Estado) e 146 (Programa de Control* de Injeção *ubt*rrânea: Critéri*s * Pad**es)
</line>
<line>
(*e*ras de *njeção Subterrânea dos EU*), Estados Unidos
</line>
<line>
As Regras de Inj*ção Su*terrânea *o* *U* pr*c*s*am a participação públi** nos
</line>
</par><par>
<line>
*oment*s de apro*ação
</line>
<line>
de ped*dos e co*sider*ção de respons*bilidades na execução. O
</line>
</par><par>
<line>
c*ntrole d* injeç*o de CO2 neste enco*tra primazia *o Esta*o. *eve ha*er u* **iso público
</line>
</par><par>
<line>
de *ntenção de a*otar um pro*rama de controle de
</line>
<line>
i*jeção su*terrâne*, que deve: conter
</line>
</par><par>
<line>
pr*scrições sobre a circul*ção, *e maneira a at*air a *tenção da* pe*so*s i*teressadas; definir
</line>
<line>
inform*ções re*evantes, in*luindo o* aspectos fu*damentais d* programa proposto e qu*ndo e
</line>
<line>
onde ele po*erá s*r revisado *elo público; p*ever u* perí*do de comen**rios d* pelo menos
</line>
<line>
*rinta di*s; a**ndar um* audiênc*a pública *obre o programa, * *ais tardar, trinta di** após a
</line>
</par><par>
<line>
publicação do aviso; ident*fica* uma pes*oa que po*sa
</line>
<line>
ser c*nt**ada pa*a obter mais
</line>
</par><par>
<line>
i*f*rm*çõ**.
</line>
</par><par>
</page><line>
Depois, o administrad*r é *brigado * indicar *ue uma aud*ência púb*ica será realizada
</line>
<line>
pela Environmental Pr*tection **ency (EPA). A audiênc*a d*ve ser real*zada não *ntes de *rint*
</line>
<line>
dias após a publ*caç** do av*so; d*ve *reve* *m período de comentár**s públicos de pelo meno*
</line>
<line>
trinta di*s; e ob**rvar * dispon**ili*ade pública para inspeção * *ópia. Mas o admini*tra*or
</line>
<line>
r*gio*al da EPA pode cancelar a audiência, s* não houver **teresse púb*ico su**ci*nt* **la.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*res*na PI, v. 17, n. 6, art. 6, p. 11*-1*2, jun. 2020 www4.fsane*.*om.b*/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. M. L. M. *ussara, *. K. *. Costa
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
Para cada audiênc**, são *ecessários os seguintes document**: (i) u* re*umo de
</line>
<line>
*espo*s*vi**de; (ii) iden*if*caç*o das a*iv*dades de p*r*icipa*ão pú*lica realizad**, descreve*do
</line>
</par><par>
<line>
os assun*os apresen*ados ao públi*o, resum*ndo comentári*s s*gni*icativos
</line>
<line>
recebidos; e (i*i)
</line>
</par><par>
<line>
explicaçã* *as respostas a ***es comentários. Dev* ser envi*do a quem teste**nhou na
</line>
<line>
au*i*n*i* públic* e * outros, *e*iante *olic*tação.
</line>
<line>
Então, o Códi*o de **gulam*ntos Federai*, Título 40, diz:
</line>
</par><par>
<line>
O aviso desta aud*ência deve identificar *od*s
</line>
<line>
as preocupações do *dminist**dor e
</line>
</par><par>
<line>
**r publicado n*s maiores *orn*is do
</line>
<line>
Es*ado para atra*r a a*ençã* *o
</line>
<line>
*stado. A
</line>
</par><par>
<line>
a*diê*cia d*ve ser convoca*a entre sessenta e setenta e c*nco *ias a*ós a pub*icação
</line>
<line>
do aviso, * todas as p*ssoas *nteressad*s devem ter * *po*t*nida*e de fazer
</line>
</par><par>
<line>
*b*erv*ções *scritas *u *rais n*
</line>
<line>
aud*ência. Por
</line>
<line>
fim, deve-se no*ar també* que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
processo de de*envolvim*n*o das Regras de In**ção *ubt*rrânea dos *UA e*volve*
</line>
<line>
participação pú*lica significativa, incluindo *orkshops, período* de comentários e
</line>
<line>
audiências e consulta a grupos e*pecí*icos de *artes intere*sa*as, como associaçõe*
</line>
<line>
indus*riais, organizações nã*-*over*amentais e trib*s nativas amer*c*nas.
</line>
<line>
Ass*m, o padrão apresen*a au*iências e consult*s espec*ficas que podem influenciar a
</line>
<line>
toma*a de decisão.
</line>
<line>
E***tutos Rev*sad*s na Louisia*a, Título 30: Minerais, *e**óleo e G*s e Qua**dade
</line>
<line>
Amb*ental, Cap*tulo **: Lei *e Sequest*o G**lógico da Louisiana d* Dióx*do de Carbono
</line>
<line>
(Lei de Se*uestro d* CO2 da L*uis*ana), Estados Unidos, L**is*ana
</line>
<line>
Conforme observado por Musarra e Costa (2019), a Lei de Sequestr* de CO2 da
</line>
<line>
Louis*ana destaca-se na parti*ipação do p*blico, pois perm*te a *ua*quer pessoa *nteressada que
</line>
<line>
ligue para o Comissário de Cons*rvação para ouvir sobre qualquer a**unto dentro da **ris**çã*
</line>
</par><par>
<line>
desse C*missário. Assim, a* au*iênc**s
</line>
<line>
d*vem ser con*uzidas d* *cord* com
</line>
<line>
*u*r*s
</line>
</par><par>
<line>
di*po*ições *a r*g*a e ini*iadas por solicitação por escrit*, acompanhad* do paga*ento de uma
</line>
</par><par>
<line>
t*xa de
</line>
<line>
audi*ncia aplicável. O Comissário *ev* prontamente c*nvo*ar a *u*iê**ia, se os
</line>
</par><par>
<line>
r*qu*sitos for*m atend*dos. Além *isso, o Comiss*rio é obr*gado a ma*t*r um livro de r*gras,
</line>
</par><par>
<line>
com regula*entos * *edidos fei*os sob a *ei, que deve ser aberto para
</line>
<line>
*n*p*ção, a qu*lquer
</line>
</par><par>
<line>
mom*nto, durante o exped**nt* razoá*el, * n* site do Departam*nt* de Rec**sos N*tu*ais.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, *. 17, n. *, *rt. 6, p. 110-132, jun. 20*0
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/*evi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Normas Int*rnas E In*e*na*ionais P*ra *a*ticipa*ão Públi*a Em Pro*eto* De CCS
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Liç*es a *erem apren*idas
</line>
</par><par>
<line>
*m s*t*mbro de *0*6, o *rasi* concl*iu o processo de ratificação do Acordo de Paris2.
</line>
</par><par>
<line>
Para atingi* a* metas, * Brasil p*ecisa
</line>
<line>
pensa* e adotar *ecnologias como Captura
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Arm**enamen*o
</line>
<line>
de Car*ono (CCS), de
</line>
<line>
a***d* com Alm*ida et al. (201*). O CCS p*de
</line>
</par><par>
<line>
representa* uma alter*ativa estratégica pa*a a reduçã* d* CO2, especialmente para o *etor de
</line>
<line>
ene*gia. A*esar disso, o conheciment* sobr* ess* te*nologia ainda é pouco consolidado entre
</line>
<line>
o *aís, bem c**o a *egulamentação d*ssas a*ividades.
</line>
<line>
A* norma* a*ui relacionadas ap*iam i*formaçõ*s na c*teg*ria de partici**ção *úb*ica.
</line>
<line>
*esse s*ntid*, nã* há d*vida *e que o direito à publi**dade de registros, lic*nças e *tivi*ades
</line>
<line>
relac**nadas às *tiv*d**es do *CS é essen*i*l. ** entan*o, o ac**so à* cóp*as não é gratuito *
</line>
<line>
tempo tod* e, às vez*s, *ode ser *est*ingido a* l*do de "segura**a pública", *e*do *xec*tado
</line>
<line>
em "segredo", a critério da *u*or*da*e de ca*a região *u pa*s estudado. Nos ca*os em que *s
</line>
<line>
audiên*ias e consult*s púb*ic*s são antecipada*, os padrões contêm **por*antes esforços para
</line>
<line>
o diálo*o, m** não e*tá claro se as demandas le*ant**as têm alguma prio*idade de serviço *u
</line>
<line>
mesmo se há ne*essidade d* respo*ta, dei**ndo novam*nte a decisão pa*a a a*toridade *sta**l.
</line>
<line>
Su**entar a recuperaç*o do eco*sis*ema e o cr*scime*t* econôm*** *ão premissas q*e
</line>
<line>
devem o*ient*r *s ativi**des de *rodução, *irculação e distribuição de bens e serviç*s. Desta*a-
</line>
<line>
se *ue * *x*stência de normas v*l*riza positivamente o crescimento econômico, sustentando a
</line>
</par><par>
<line>
recuperaç*o
</line>
<line>
dos *c*s*istema*. *n*re
</line>
<line>
as açõ*s
</line>
<line>
q*e
</line>
<line>
v*s*m *tender
</line>
<line>
aos *ritérios
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento sustentável da rec*peraçã* d* ecossistemas, mantendo *
</line>
<line>
crescimento
</line>
</par><par>
<line>
*con**i*o e mitigan*o ef*itos
</line>
<line>
indesej**eis d* o*igem antrópica n* *e*o *mbie*te, como
</line>
</par><par>
<line>
mudanças c*imáti*as e acidific*ção *os ocean*s, estão *s atividad*s de cap*ura, arma*enamento
</line>
<line>
e transporte de carb*no.
</line>
<line>
Se*undo a OCDE, o s*t** de ene*gia do Brasil con*inua sendo um *os menos intensivos
</line>
<line>
em ca*bon* do mundo, embora o *íve* ab*oluto de *missões de CO2 r*lacionad*s à *ner*ia
</line>
</par><par>
<line>
cresça *ai*
</line>
<line>
de *ois terços até
</line>
<line>
2035, ele*and* a imp*rtânci* d*ssa consideração de polít*ca
</line>
</par><par>
<line>
(OCDE/I*A, 2*13, p.3*7).
</line>
</par><par>
</page><line>
* Compromisso of*cial das N*ções Unidas de "*eduz*r as emissões de gase* de efeito estu*a em 37% abaix* dos
</line>
<line>
nív*is de 2005 em 2025, *om uma r*duçã* indicat*va *e emi*sões de gases ** *feito estuf* em 43% a*aixo do*
</line>
<line>
níveis de 2*05 em 2030" (MMA, 2018: 03)
</line>
<line>
*ev. FS*, Tere**na PI, v. 17, n. *, art. 6, *. 110-132, jun. 2020 www4.fsa*et.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. L. M. Mu*sar*, H. *. M. C*sta
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
Pesquisas3 sobr* p*rticipação popul*r em qu*stões ambientais no Bra*il r*velam que *
</line>
<line>
popul*ção em g*ral tem pou*a informa*ão sobre o* instrumento* de participação nesses esp*ços
</line>
<line>
cole*ia*os e não está a*ostumada a par*icipar, ou mesmo não possui a qualificação técni*a,
</line>
<line>
ainda exigida nesses esp*ços para expressar sua op*nião (CASTELLANO e JACOBI, *010),
</line>
<line>
ou seja, edu*a*ão ambienta* p**a promover uma autono*ia de emp*deramento socia* q*e
</line>
<line>
vi**ilize um* per*pectiva *mancipatória (CAMA*GO e JACOBI, 20*0).
</line>
<line>
S*gun** Fur*i*l* (2***), a participaç** é um co*c*ito compreens*vel ape*as se *ratado
</line>
<line>
em c*n*un** c*m outros, c*mo "democr*c*a", "*idad*nia" e "*ir*itos d*s cidad*os". Pe**o
</line>
<line>
Ja*obi (1996) argument* *u* o c**ceito de par*ic*paç** é p**meado por contr*dições e que n*m
</line>
<line>
*em*re sã* cl*ras *s diferenças en*re pa*ticip*ç*o *a c*dade, partic*pação social ou participaçã*
</line>
<line>
da c*munidade ou pa*tici*ação popular. De maneira geral, en*ende-s* que, na es*er* conceitual,
</line>
<line>
a particip*çã* pressupõe que as ins*ituições est*tais levem em conta os i*teress*s * opiniões
</line>
<line>
dos cidadã*s antes de tom*r *ecis*es ou executá-l*s (BORJA, **88, JA*OB*, 1996,
</line>
<line>
FURR*EL*, 2002).
</line>
</par><par>
<line>
*a*obi (*99*) esclarece que a *a*ti**pação co**ult**a não interfer* diretam*nt*
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
proce*so de t*mada d* decisão, já a participação resolutiva a participação de con*ro*e e
</line>
<line>
i***icam a *ntervenção no curs* d* *tivi*a*e *ública. *al o*servaçã* baseia-se na concepção
</line>
<line>
de *i*a*an*a ativa, dif*rente da cidadania pa**iva (*o*cedi*a pel* Estado *om a id*ia moral de
</line>
<line>
favor e tutela), e * f*rtalec*da em *988, implic*ndo * rec*nhe*imento da com*le*ent*ridade
</line>
<line>
en*re a rep*es*ntação políti*a tradicional e *articipação **pular exerci*a diretamente (JACOBI,
</line>
</par><par>
<line>
1996; BENEVIDES, 1994). Assim, a
</line>
<line>
ci**dania ativa requer institu*ções, *ed*ações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*portamentos pr*prios, const*tuindo a cria*ão de espaços
</line>
<line>
de expressão po*ítica co*o
</line>
</par><par>
<line>
ins*rumentos para a melhor*a e o fortaleci**nto da dem*cra**a particip**iva (BENEVIDES,
</line>
<line>
1994).
</line>
<line>
*egundo Benj*min (2*11), no *irei*o moderno, o le*i*l*dor *ue a*ribui o benefí*io
</line>
<line>
(qua*idade ambi*ntal) ou a miss*o (prote*er o meio ambien*e como **ver de todos) também
</line>
<line>
distri**i m*ios e in*tr*mento* processuais e admini*trativos.
</line>
<line>
Como observa o *uto*, sem a *ossibi*idade de questionamento *ol*t*v*, administrativo
</line>
</par><par>
<line>
e judicial do compo*tame*t* degrada*te de *erceiros,
</line>
<line>
qualquer g*rantia *ada
</line>
<line>
ao cidadão
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
nas bacias dos rios P*racicaba, C*pivari e Jundi*í - São Paulo. In: Wa*ne* Costa Ribe*ro. (Org.). Ru*o ao
</line>
<line>
pe*samento *r**ico *ocioambiental. 1e*.São *aulo: Annablume, **10, v. , p. 215-239. CAMARGO, Maria *ugê***
</line>
</par><par>
<line>
Seixa* d* Arruda ; JACOBI, P. R. . Jo*os de p*péis e* diálogo com a Educação Ambiental: aprendendo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
participar da gestão do* *ecursos hídricos *a *egião metr*politana de São *au*o. In: *ag*er Costa Rib*iro. (Org.).
</line>
<line>
Ru*o ao pensa*ento críti*o soc*oambiental. 1oe*.São Paulo: Annablume, 2010, v. , p. 309-328.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*re*ina, *. 17, n. 6, art. 6, p. 110-132, *un. 2**0 ww*4.fsanet.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Normas Intern*s E Int*rnacionais Para Partic**ação *úblic* Em Projet*s De C*S
</line>
<line>
125
</line>
</par><par>
<line>
gr*vada com o símbolo da inf**tilid*de e ineficácia do di*curso j*rídi*o (BENJA*IN, 2011, p.
</line>
<line>
4). Isso pode ser amenizado *om a perspectiva emanc*pat*ria d* deliberaç*o popu*ar, por meio
</line>
<line>
de mecanis*os com espaço des**cad* **s marcos regulatórios.
</line>
<line>
Uma observaçã* importante da *nálise da l*gisl*ção apontada é a fal*a de prev*são de
</line>
<line>
coop*r*ção *ntre *stados. Morato Lei*e (2*11) afi*ma que deveres de comu*icação, *onsul*a,
</line>
<line>
d*ver de *ssistência ent*e *aíses * prevenç*o de tr*nsferência de *oluição **o pa*tes integrantes
</line>
<line>
do id*al de elementos e*icazes de **oper*ção int**nac*ona*.
</line>
<line>
Essa coope**ção, seg*ndo Mora** Leite (*011), nã* * um monopó*io dos estado*, que,
</line>
<line>
no nív*l int**no, devem tom*r *e*isõe* púb*icas sobre medidas *e proteção ao meio *mbiente,
</line>
<line>
com est*eita colaboração entre legisladores, polui*o*es e cidadãos afetados, *o*o executivos e
</line>
</par><par>
<line>
esferas da administra*ão pú*l**a. As*i*, a *eg*la*en*ação
</line>
<line>
para CCS deve pro*o*ci*nar
</line>
</par><par>
<line>
p*rticipação e comunicação não apenas d*s c*dadãos do estado brasileiro, mas ta*bém deve
</line>
</par><par>
<line>
**var em consid**ação deman*a* de inte*esses difu*os, q*e podem se es*ender pa*a
</line>
<line>
alé* *o
</line>
</par><par>
<line>
estado, ch*gando * outros p*íses.
</line>
</par><par>
<line>
*xi*te no *rasi* um exemplo *e partic**ação e*etiva em ati*idade* e*igentes ou
</line>
</par><par>
<line>
desafiad*ra*, prejud*ciais *o meio
</line>
<line>
ambien*e, * a Lei. 7.802 / 89,
</line>
<line>
que d**ci*l*na ativ*da*e*
</line>
</par><par>
<line>
envolve*do o uso de agroquímic*s, seus componen**s *imi**r*s. De *cordo *om esta **i, e
</line>
</par><par>
<line>
certas organizações *êm o direito d*
</line>
<line>
so*icitar o cancelamento ou c*ntestaçã* do *egistro de
</line>
</par><par>
<line>
a*ro*uím*cos e si*ilare*, quando puderem preju*ica* o me*o ambie*te e a *aúde dos se*es
</line>
<line>
vi**s. São e*as:
</line>
<line>
() as en*idade* de cl*s*e, os parti*os *olític*s e as en*idades legalmente constituídas
</line>
<line>
pa*a * de**s* dos in*eresse* difusos r*lacionados à proteção do consumidor e d* meio
</line>
<line>
ambien*e. *o *dot*r alguns p*ocedime**os obrigatórios, o órgão de regi*tro feder*l
</line>
<line>
d*ve então s* pronunciar, infor*an*o * so*icitante da *pr**a*ão ou rejeição d*
</line>
<line>
solução e *ublicand* a decisão no Diário *f*cial da U**ão (F*RREIRA, *011).
</line>
<line>
Es*e e*e**lo po*e servir para que a legisl**ão d* CCS seja implementa*a *o p*ís para
</line>
</par><par>
<line>
ad*tar um proc*d*mento semelhante
</line>
<line>
ou um pr*cesso d*
</line>
<line>
participação mais elaborado,
</line>
</par><par>
<line>
conf*rindo *oderes
</line>
<line>
de intervenção e
</line>
<line>
*e*ibe*ação. Além disso, *eve incluir
</line>
<line>
as reg*as já
</line>
</par><par>
<line>
esta*elecid** pelo padrão *CS, ou *ej*: envolver propr*etários e ocupante* d* terra*; manter
</line>
<line>
documentos e reg*stros, dispo*íveis para inspe*ã* p*blica (a t**os os cidadã*s interessados);
</line>
<line>
infor*ar detalhes s*bre *s proce*imentos *e consult* e au*iên*i*, public*da*e, consult* pública
</line>
<line>
e par*ici*ação resolu*a d*s cidadã*s, *ei*ando claro * direito de *v*sar sobre armazenamento *
</line>
<line>
risco*; rea*izar *udiências públicas, qu* *e*em ser publicadas po* d*as *em*nas consecutivas
</line>
</par><par>
<line>
(no *íni*o), incluindo oficinas abe*t*s de registro, pe*í*dos de *omentários e audiências
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, *. 17, n. *, art. 6, p. 110-132, jun. 2020
</line>
<line>
w**4.**an*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. M. L. M. Mu**ara, H. K. *. Cost*
</line>
<line>
126
</line>
</par><par>
<line>
con*ulta *om gr*pos e*pecífico* de partes inte*essadas; e, finalmente, prev*s*o de que
</line>
<line>
recomendaç*es só podem ser feita* após o r*cebim*nto d* co*entário* pú*l*cos.
</line>
<line>
Para a p*rt*c*pação jur*d*c*, a constituição brasileira ab*e clar**ente a po*sibilidade de
</line>
<line>
imp**m*ntação pr**e*su*l coletiva (art. 129) e, ant*s d*sso, * mandado infr*c**s*itucional j*
</line>
<line>
*iabili*a*a a ação civil pública (*ei 7.347 / 85)4.
</line>
</par><par>
<line>
A Audiênci* Pú*li*a é o mome*to *e
</line>
<line>
ob*er uma *i*ença amb*enta*
</line>
<line>
de uma obra ou
</line>
</par><par>
<line>
ativ*dade em q*e a *opulação pos*a o*ter det*lhes sobr* suas ca*acterí*tic*s e impactos através
</line>
<line>
da a*resentaç*o do Relatór*o de Impacto Ambi*ntal (RI*A). ** docume*tos da (s) audiê***a
</line>
<line>
(s) *úb*ica (s) devem ser*ir d* ba*e ao RIMA para que o lic*nciante aprove ou nã* o projeto
</line>
<line>
(CONA*A, R*s. 09/1987).
</line>
<line>
A A*ência de Meio *mbiente deve *ro*over a realiza*ão *e Audiê**i* Pública quando
</line>
</par><par>
<line>
for co*siderad* nec*s**rio, ou quando solicitado por
</line>
<line>
u*a en*id*de civil, pe*o Ministério
</line>
</par><par>
<line>
Públi*o, ou por 50 ou mais ci*adãos. O prazo para soli*itar a abertura de uma A*di*nci* Pública
</line>
<line>
será de 45 dias, após * publicação na imprensa loca* das informações ** aprovação do EI* /
</line>
<line>
**MA pelo órgão ambiental. A convocação * abertura da Audiência Pública não tem *m prazo
</line>
</par><par>
<line>
pré-estab*lecido, mas d*ve *er t*mpo suficien*e para que as
</line>
<line>
partes i*teressadas po**am se
</line>
</par><par>
<line>
o*g**izar, tomar co**e*im**to do RIMA e compar*cer à audiência.
</line>
<line>
As*i*, mes*o se* l*gisl*ção específica para * C*S, pod*-se *erc*ber que há *bertura
</line>
<line>
à pa*ticipação *ública no momento d* sol*citação de *icenci*mento ambien*al no *r*sil. No
</line>
</par><par>
<line>
entanto, o*tras *ormas de
</line>
<line>
participação, com p*d*r de deliberação, d*vem ser
</line>
<line>
explícita*
</line>
</par><par>
<line>
(Musarr* e Costa, 2***). * pa*a isso, * *xame *a legis*ação intern*cional empreen*id* n*sse
</line>
<line>
es*udo s*r*e como p*râmetr* d* adequa*ão e, incl*si*e, de s*pe*ação de u*o de ins*rumentos
</line>
</par><par>
<line>
4 P*blic Civil A**i*n has *he purpose of s*pp*e*sing *r even **eventing d*mages to *he *nvironment, t*e *on*u*er,
</line>
</par><par>
<line>
the p*blic *at*imony, goo*s and rights o* *r***tic, ae*thetic,
</line>
<line>
h*s***ical and touri*t value, for infr*ction of
</line>
<line>
the
</line>
</par><par>
<line>
ec*nomi* order *nd of th* popular e*o*o*y, to *h* publ** and soci*l pa*rimony, to the h**or and dig*ity of racial,
</line>
<line>
ethnic and religious *roups, and may have for object th* c*ndemnation in money or t*e f**fillment of o*l*gation
</line>
<line>
to do or not to do. The art. 5 of Law 7.347/85 brings the exha*stive role o* l*gitimate en**ties to *ropo*e **e public
</line>
<line>
civil act*on: the P*blic Minist*y; *he P*blic Def*nd*r's Office; the Uni*n, th* S**t*s, th* ***eral District *n* the
</line>
<line>
Municipalit*es; municipaliti*s, p*blic c*m*anies, foundatio*s and joint-st*ck **mpanies; the Feder*l Council of
</line>
<line>
t*e Brazilian B*r Association (L*w 8.906 / 94, article *4, subsection *IV); an* a*socia*ions which, *t the same
</line>
<line>
time, hav* been establis**d f*r at l*ast one year unde* civil law and include, a**ng their *nstitu*ional p*rposes,
</line>
<line>
protection of the e*vironment, *on*umer, economic or*er, fr*e competition or artistic, *e*th***c herit*ge, hi*torical,
</line>
<line>
tourist an* la*dscape; the e*t*ties and organs of the publ*c adminis*ra**on, *h*ther directly o* i*di*e*tly, even
</line>
<line>
without legal personality, *pecifical*y for the **ling of coll*cti*e acti*n (arti*le 82, III, of the Consumer Pr*tectio*
</line>
<line>
Co*e, applicable in an i*tegrated manner *o the public civil action *ystem, pursuant to article 21 *f *aw 7,347 /
</line>
<line>
85). Paragrap* 1 *f a*t. 129 o* the CF states that The leg*timacy of the Publi* P*osec*t*on for the civi* actions
</line>
</par><par>
<line>
*oresee* in thi* a*ticle (includi*g e*v*ronm*ntal protectio*)
</line>
<line>
doe* not prevent *he thir* p*rty, in t*e
</line>
<line>
s*me
</line>
</par><par>
</page><line>
*ypothesis, *c*ordin* t* t*e pro*isio*s of th*s Con*titution and th* law.
</line>
<line>
R*v. FS*, Teresin*, v. 17, *. 6, art. 6, *. 110-1*2, ju*. *020 www4.fs*n*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Normas I*ternas E Inte**acionais *ara Partic*pa*ão Pública Em P*o*etos *e CC*
</line>
<line>
127
</line>
</par><par>
<line>
meramente "*ecânicos" e *u* não si*nif**am "e*etiva participação", atrav** de consul*a* e
</line>
<line>
a*diências pú*licas ampla*en*e **vulga*as.
</line>
<line>
A T*bela 1 apresen*a visão geral de cada país an*lisado, d* modo resumido, para que se
</line>
<line>
coteje a* pos*íveis lições que o *rasil **de a**açar em sua legislação especí*ica d* CCS.
</line>
<line>
Tabela 1. Resumo da P*r*icipação P*blic* - Li*ões a ser*m *preendida*
</line>
</par><par>
<line>
No*ma
</line>
<line>
Ju*isdi*ã*
</line>
<line>
*artic**ação Pública
</line>
<line>
Envolv*men*o com proprietá*ios
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Greenhouse
</line>
<line>
Ga s
</line>
<line>
A*stralia, Queenslan*
</line>
<line>
ocupantes *e ter*as, s*m con*emplar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
Off*ho*e Petrol*um
</line>
<line>
O pa*rã* * *penas m*cânic* para
</line>
</par><par>
<line>
and Gre*nhouse
</line>
<line>
Ga s
</line>
<line>
Australia, *ictor*a
</line>
<line>
publicar e *cessar regi*tros, em vez de
</line>
</par><par>
<line>
Storage Act 2010
</line>
<line>
*art*cipação efetiva
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
Petroleum
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
Natural Gas
</line>
<line>
Act
</line>
<line>
Can*da, British Columbia
</line>
<line>
A**ga *ue * cont*údo é confidencial
</line>
</par><par>
<line>
[RSBC 1996]
</line>
</par><par>
<line>
Eur*pean
</line>
<line>
Un*o*
</line>
<line>
É permitid* consulta pública
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Direct*v*
</line>
<line>
participação resoluta dos cida*ãos,
</line>
<line>
*uro*ean Uni*n
</line>
</par><par>
<line>
2009/31/EC *nd its
</line>
<line>
d*ixan**
</line>
<line>
claro o direito de *nuncia*
</line>
</par><par>
<line>
amendmen*s
</line>
<line>
informa*õ*s s**re arma**na*ento
</line>
<line>
* divulga*ão das informações ser*a
</line>
</par><par>
<line>
*nited
</line>
<line>
K*ngdom
</line>
<line>
European Uni*n, United Kingdom,
</line>
<line>
contrária aos *nt*resses
</line>
<line>
da segurança
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*egulations
</line>
<line>
2010
</line>
</par><par>
<line>
N*. 2221
</line>
</par><par>
<line>
North
</line>
<line>
Da*ot*
</line>
</par><par>
<line>
Storage
</line>
<line>
A co*sul*a
</line>
<line>
é
</line>
<line>
r*strita
</line>
<line>
apenas
</line>
<line>
a
</line>
<line>
United S*ates, N*rth Dak*t*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina *I, v. 17, n. 6, a*t. 6, p. 110-132, jun. 2020
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www4.fsanet.*om.br/revista
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R. M. L. M. *ussa*a, H. K. M. **st*
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fonte: E*aborado pelas aut*ras
</line>
<line>
Re*omenda-se, *ssim, que o B*a*il adot* m*delo **sto com ferramentas *i*ersas, desde
</line>
<line>
w*rkshops a usuai* con*u*ta e a*diências púb*icas, além de *mpla *ransparênci* no to*ante ao
</line>
<line>
*cesso à informação de locais e de co*s*q*ências a*bien*a*s ** pro*eto* *e CCS. *om isso,
</line>
</par><par>
<line>
pe**ite-se uma efeti*a
</line>
<line>
par*icipação da c*munidade e colaboraçã* para o fim de mitigar
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
emissões *e car*ono.
</line>
</par><par>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FINA*S
</line>
</par><par>
<line>
É *lara * u**ência d* Br**il *m enxergar o maior con*ex*o que
</line>
<line>
visa co*preender
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
estratégi*s ** mitigação d*s mu*a*ças climáticas, s*us us*s e impa*tos na so*iedade e no m*io
</line>
<line>
ambiente, ele*e*t** fun*a*enta*s para alca*çar * just*ça amb*ental, q*e * um gra*d* pr*puls*r
</line>
<line>
de debates internaci*nais. Isso se fu*damenta n* democ*acia *articipat*va basea*a n* **cto San
</line>
<line>
Jos* Cost* Ric*n, *a Declaraç*o **iversal dos Di*eit*s Humanos, no Pact* Internacional sobre
</line>
<line>
Direitos Civ*s e Políti*** e n* Declaraçã* Ameri*ana dos Direito* * Deveres d* Homem,
</line>
<line>
tr*ta*os inter*acio*ai* r*cebid** pelo dir*ito br*s*leiro (ME*CIO, *007), além das d*sp*sições
</line>
<line>
espec*f*c*s para controle de emissões der*vad*s do *c*rdo de Paris.
</line>
<line>
Os trê* mecanismos *e partic*pação da socie*a*e *ivi* que *ã* m*is relevantes para as
</line>
</par><par>
<line>
q*estõe* *m*i*ntais ** *rasil s*o
</line>
<line>
conselhos amb**ntais, rela**ri** d* impacto ambient*l
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
audiê**ias
</line>
<line>
públic** (JACOBI E BARB*, 2007). Os a*tores enfatizam que pode ha*e*
</line>
</par><par>
<line>
assimetri*s de poder e i*forma*ão porq*e *
</line>
<line>
envol*iment* de mov*mentos sociais
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
organi*ações co*u*i*árias tem **d* des*g*a* * est* *resente na maiori* *as r*prese*tações
</line>
<line>
gove*na*ent*is (** conselhos e minis*érios para q*estõe* ambientais em geral).
</line>
<line>
Outros inst*ument** de par*ici*ação popula* es*ão previstos na Constituiç*o Brasileira:
</line>
<line>
o projeto *e ini*iat*va po*ula*, o referen*o e o plebis*ito (art. 14, inc. I, *a C* e art. 24, § 3, 3,
</line>
<line>
da CF). Também existe* conse*ho* comunitários nos qu*is representantes da pop*laç*o podem
</line>
</par><par>
<line>
p*rticipar de d**isões
</line>
<line>
em
</line>
<line>
vários campos ** governo * em aud*ências
</line>
<line>
p*bl*cas, nas qu**s as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 1*, *. 6, art. 6, p. 110-132, jun. 20*0
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Norm** *nternas E Internac*o*ais Para Pa*ticipação Públ*ca Em P*ojetos De CCS
</line>
<line>
*29
</line>
</par><par>
<line>
pessoas devem s*r i*for*adas e ouvida* sobre p**jetos, iniciativas e decisões do Legislat*vo e
</line>
<line>
Execu*iv* (*ALLARI, 1999; FURRIEL*, 2002).
</line>
<line>
No ent*nto, é n*cess*rio inclui*, nas di*cuss*es e textos legais, ferramenta* mai*
</line>
</par><par>
<line>
d*mocráti*as para a participação no Br*sil, com a exist*ncia de espaç*s adeq*ados
</line>
<line>
pa*a o
</line>
</par><par>
<line>
***rcício do direito de participar e para que, *empre *ue p*ssíve*, essa p*rticipação *ossa ser
</line>
<line>
deliberativa, ou seja, tenha pod*r de deci*ão pa*a as ativi*a**s de CCS.
</line>
<line>
É uma conduta *emocrática *mprescindí*el **cl*ir a p**ti*ipaçã* do público an*es,
</line>
</par><par>
<line>
duran*e e
</line>
<line>
após o p*ocesso *egulatório, tanto pa*a discut*r * prevenção d* ris*o* quanto as
</line>
</par><par>
<line>
maneiras pela* *uai* os ecossiste*as *ã* gerenciados e as consequê*cias s*ciais políticas *
</line>
</par><par>
<line>
*essas dire*ões nos
</line>
<line>
pr*cess*s de CCS. *ortanto, o Brasil *ode se beneficiar muito dos
</line>
</par><par>
<line>
mecanismo* *fetiv*s de participa*ão pública ilus**a*os pela análise comparativa dos país*s
</line>
<line>
exa*inados.
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊN*IA*
</line>
</par><par>
<line>
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</line>
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</line>
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Injection Control Pro*ram: Criter*a
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<line>
C*ntrib*i*ão dos Autores
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<line>
R. M. L. M. Mussara
</line>
<line>
H. K. M. Costa
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção * planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anál**e e *nterp*e*ação d*s dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabora*ão d* rascunho ou na revisão crítica *o con*eúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) p**ti*ip*ção na ap*ovaç*o da versão final d* *anuscrit*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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Rev. FS*, Tere*i*a, v. 17, n. *, art. 6, p. 110-*32, *un. 2020
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