<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 6, art. 3, p. 56-73, jun. *0*0
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.6.3
</line>
</par><par>
<line>
A Ima*em como Sombra do Desejo: Estrutu*a *ítico-Sim*ól*ca em I**sos Asilados
</line>
<line>
I**ge as a Shado* of Desire: My*hic-S*m*olic Stru*ture in Nursi** Home *esidents
</line>
</par><par>
<line>
*elo*sa Jun*k*aus Pre*s Moraes
</line>
<line>
Doutora em C*mu*icação Social p*** Pontifíc*a Universidade *atólica d* Rio Grande d* Sul
</line>
<line>
Professora d* Un*versidade do Su* de Santa C*ta*ina
</line>
<line>
E-mai*: *eloisa*re*s@hotmail.co*
</line>
<line>
L**za Liene *ressan
</line>
<line>
Mestre em *i*ncias da L*nguagem pel* Universidade do S*l de *anta Catarin*
</line>
<line>
Pro*es*ora d* Centro Un*ve*s*tário Bar*iga *erde
</line>
<line>
E-mail: lui*alienebressan@gmail.com.br
</line>
<line>
Ana *aroline Voltol*n* F*r*an*es
</line>
<line>
Me*tre ** Ciências da Ling*a*em pe*a Universi*ade do Su* *e *anta Catarina
</line>
<line>
E-mail: ana*aroli*e.*oltolini@**t*ail.*om
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A Política Externa Bras*leira nos A*os 3*: Nazismo, N*cionalismo e o Jogo Internaci*nal
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
RES**O
</line>
</par><par>
<line>
Apresentamos uma inquietaç*o **e p*rpassa e**es t*ês *i**res: ident*ficaç*o de uma e*trutura
</line>
<line>
mít*c*-simból*ca em idosos asilados, a pa*t*r *e uma cultur*nálise de grupo* i**p*r**a no AT-
</line>
<line>
9 pela u*ilização de iscas *em*ntic*s. Perceb*mos que a t*oria do *maginário nos permite
</line>
<line>
transitar por i**gens-símbolos q*e estruturam o cotidiano *, a*ui, ident*ficar as p*i*a*ens nas
</line>
<line>
quais se sustentam as n*rrativa* d* idosos asilados na c*dade de *u*arão, estado de Santa
</line>
</par><par>
<line>
Cata*ina, *rasil. A ima*em * a sombra de
</line>
<line>
*m
</line>
<line>
desejo: o r*torno a* p*ss**o, lu*a* d*
</line>
</par><par>
<line>
*nfrent*men*o * *con*heg*, c*eio d* potê*cia de vida. *a**imos do *ressu*osto da* *s*ruturas
</line>
<line>
an*ropológicas do imaginár*o (DURAND, 2012), de que há rubricas sem*nticas diretoras que
</line>
<line>
const*tuem uma grade de leitura para a re*erenc*ação simbólica das pr*duções im*gin*rias.
</line>
<line>
P*l*vras-*have: Imaginário. Idoso* *sil*dos. Histór*a de Vidas. Est*utura Mítico-Simbólica.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
We pr**ent a concern that *ermeates these thre* pilla*s: identification *f a mythic-symbolic
</line>
<line>
structure *n the el*erl* asylum from a group-bas*d group *nalysis in*pired by th* AT-9 t*roug*
</line>
</par><par>
<line>
t he us *
</line>
<line>
of semantic baits. We re*lize that the
</line>
<line>
theor* of *he imaginary *llows
</line>
<line>
us to navigate
</line>
</par><par>
<line>
*hrough imag*s-symbols that *tructure the d*ily life and, here, to **entify
</line>
<line>
the la*dscapes in
</line>
</par><par>
<line>
wh*ch the narratives of t*e *lderl* i* the city of Tubarão, st*te of Sant* Catarina, Brazil, a*e
</line>
<line>
su*t**ned. The image is *he sha*ow of a des*re: the r*turn to the past, place o* co*f*ont*tion and
</line>
<line>
c*ziness, full of li*e p*wer. W* start from t*e a*sump*ion of th* an*hropological s**uctures **
</line>
</par><par>
<line>
the imaginary (*U*AND, 2012) th*t th*re **e directional se*a*tic rubrics that constit*te
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
reading *rid for the sy*bolic re*erence of i*ag*nar* produ*tions.
</line>
</par><par>
<line>
Keywor*s: Imag*nary. Senior Citize*s. His*or* of L*ves. Mythica*-Symbol*c Str*c*ure.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*si*a *I, v. 17, *. 6, art. 3, p. 56-*3, jun. 2020
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. Moraes, L. L. Bre*san, A. C. V. Fer*andes
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Este artig* *az uma discu*são sobr* o imaginário1, a memória e as relaçõe* de afeto, te*do com*
</line>
<line>
*or*us de investig*ção ido*** asila*os2 da ci*ade de Tubarão, San*a Cat*r*na, atra*é* de *ma
</line>
<line>
a*ão de *e*quisa por escuta. Buscamos ident*ficar represe**ações imagético-*imbólicas q*e
</line>
</par><par>
<line>
em*rgem d* *n*versos est*uturante* do grupo
</line>
<line>
escuta*o q*e demonstram as maneiras d* e
</line>
</par><par>
<line>
pe*sar, ser * sentir. Assi*, temos como **jetivo *dentifi*ar o su*orte imagético, desvendando,
</line>
<line>
at*avés d** narrativas *os ido*o* ** p*s*uisa*o*as, as i*agens que lh*s sã* pr**nantes.
</line>
<line>
Par*imos do pressuposto das estrut*ra* an*ropológicas do imaginário (D*RAND, 2012),
</line>
</par><par>
<line>
de *ue há rubricas semânt*c*s d*ret*ras
</line>
<line>
que con*ti*uem *m* *rade de leitur* p*ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
referenciação s*mbólica das produçõ*s i*a*inária*. Ass*m, queríam** sa*e* como os ido*o*
</line>
<line>
asilados constit*em s** ***cepção *m relação à convivênci* no Asilo que têm por moradia,
</line>
<line>
bem como su** simboliza**e* sobre v*da e mort*, pa*sad*, p**sente * f*turo e, a**da, sobre a
</line>
<line>
e*pressão de sentiment*s como afet*, *ol*d*o e m*do.
</line>
<line>
"Viver muito, ou m*is, não é o m*is im*ortante, o qu* *nteressa é v*ver bem!"
</line>
</par><par>
<line>
(LOUR*IRO, 2000, p. 3*). Est*r v*l*o é
</line>
<line>
*m privilégio, ap**a*
</line>
<line>
dos grandes de*a**os
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
en*elhe*ime*to. Este *onti**u* que começa * *conte**r desde a concepção e *ai se es*en*endo
</line>
<line>
no co*rer do tempo é um *rocesso de *omada de con*c*ên*ia "o* a aceita*ão do *ngresso na
</line>
<line>
et**a ** vida co*siderada como vel*ice nã* é al*o natural e *spont*n*o, a **ssoa *usta a se
</line>
<line>
aceitar como *dos*" (LOUREIRO, 2000, *. 2*). Se a *ceit**ão da velhi*e já se **nsti**i um
</line>
<line>
gran*e *es*f*o, mais complexo aind* é estar asilado, l**g* do co*ví*io f*mi*iar, afastad* do*
</line>
<line>
te*pos e l*gar** *egistra*os na memór*a. Co*o lançar âncoras que se prendam aos afetos já
</line>
<line>
vi*idos? *ensamos sobre qual imaginár*o podemos falar de um g*upo de idosos asilado* que se
</line>
</par><par>
<line>
en*ontra longe da sua *am**ia, dist*n*e dos s*us amor*s, tendo c*rt*d*s *s
</line>
<line>
vín*ulos que
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
li*a*a par* fora da situação *silar e que têm * sua l**erda** m*nim**ada pel*s *egras d* asilo
</line>
<line>
(LOUREIRO, 2*09).
</line>
<line>
*sta*os *odea*os *e símbolos que se (re)significam c*nst**t*mente, pois nos e*s*na
</line>
<line>
Durand (**12) que o imaginár*o se apresen*a como um dinami**o organ*za*o* e est* é fator
</line>
<line>
*e c*r*a homog*neidade na repres*ntação, **e se tor** o fun*amento de t*d* a vida ps*quica.
</line>
<line>
As tr*cas pulsi*na*s e as inti*ações do *eio, f*r*a*oras do t*ajeto antr*poló*ico se movem
</line>
</par><par>
</page><line>
1 Nossas pesquisa* na perspect*va *o Im*gin*rio e Coti*iano i*icia*am-se em 2016 e seus resultados parc*a*s
</line>
<line>
podem ser ob*ervados em MORAE* e BRES**N (201*a; 2016b; 2017; 201*a; 20*8b) ent** outros (vide
</line>
<line>
pesqu*sa.u*isul.br/**aginario)
</line>
<line>
2 I*osos que mo*am no Abrigo do* V*lhinhos da c*dad* e* *empo int*gral.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 17, n. 6, ar*. 3, p. 56-*3, j*n. 20*0 www4.fsanet.*om.b*/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Política Ex*erna Br*sile*ra nos *n** 30: Nazismo, Nacionalismo e o Jogo Internaci*nal
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
nes*as duas p*lari*ades que, a*t*s de *erem opos*as, são c*mp*emen**res * dialogam co* as
</line>
<line>
me*ór**s as qu*i* pretende*os *obilizar e discutir na escuta das histórias d* *i*as do grup*
</line>
<line>
d* asil*dos.
</line>
<line>
Como técnica de *nvestigação, *tili*a*os a **t*evista semiest**tu*ada com oi** i*os*s,
</line>
<line>
*endo que * rot*i*o fo* base*do no tes*e arqu*típico AT-9, proposto p*r Y. Durand (cita*o por
</line>
</par><par>
<line>
PAU*A CARVALHO, s/d), *ujas isca* semânti*as, como **remos adiante, s*rvi*am
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
estím*los para deflagr*r processo d* imagi**ção e busca de raízes comuns na função o
</line>
<line>
imaginativa, já q** "o ima*iná*io c*nstitui o conector obrigató*io pel* qual se forma qualquer
</line>
<line>
representaç*o hu*an*" (DUR*ND, 2*01, p. 41).
</line>
<line>
2 R*FERENCIAL TEÓRI**
</line>
<line>
2.1 Ve***ce inst*tucionaliza**: os *evaneios do *assado e a pe*manência da esp*ra
</line>
<line>
Envelhecer é *m fenômeno *ue es*á relacionado * vida de to*os o* seres vivos *, na
</line>
</par><par>
<line>
espécie *umana, atrelado *s suas co*diç*es
</line>
<line>
de vida, de trabalh*, de laze*, de **nv*vência
</line>
</par><par>
<line>
*am*liar. São muit*s os *atores que estão re**cionados à velhice e * fo*ma como lidamos com
</line>
<line>
esse *empo. A *rganiza*ão *undial de Saúd* - OM*, por exemplo, considera 65 anos o l*mite
</line>
<line>
i*ici*l *essa **se; já a *r*an*zação das Na**es Unidas - ONU conside*a o* 60 anos o marco
</line>
</par><par>
<line>
dessa t*n*e fronteira. Mas a terc**r* i*ade seria **smo de*arcada
</line>
<line>
apenas *or *úmeros? A
</line>
</par><par>
<line>
*dade crono*ógic* é um marco suficiente para determinar a chegada do enve*he*imen*o?
</line>
<line>
Papa*é* Netto (20*2, p.*0) tece alguns argu*entos s**re esse assunto:
</line>
<line>
O *n*elhec*mento (proces*o), a velhice (*ase da *ida) e o ve*ho ou idoso (result*do
</line>
<line>
f*n*l) c*nstituem um *o*junto cu*os componentes estão *ntimamente relacionad*s.
</line>
<line>
[...] o *nve*he*imento é co*ceituado *omo u* processo dinâmico e p*ogr*ssivo, no
</line>
<line>
qual há mod*fi*ações mor*ol*gicas, funcionais, bioquím*cas e p*icológicas que
</line>
<line>
determinam perda d* capacidade de *d*pt*ção do indivíduo *o m*io ambien*e,
</line>
<line>
o*asionando mai*r vul**r**ilidade e maior incidência *e processos pat*lógicos que
</line>
</par><par>
<line>
terminam por levá-l* à m*rte. [...] Às ma*ifestações somáticas
</line>
<line>
da velhic*, que é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ú*tim* fase do **clo *a vida, as *u*is são c*ra*ter*zadas por r*dução d* c*pa*ida*e
</line>
<line>
funcional, calv*cie e redução da *apacidade de trabalho e da *e*ist*ncia, en*re o*tras,
</line>
<line>
*ssociam-*e à perda *o* papéis sociais, solidão e perdas *si*o*ógi*as, motoras e
</line>
<line>
afe*ivas.
</line>
<line>
O autor c*ta*o (*AP*LÉO *ETO, **02) *raz uma de*ini*ão bastante ampla,
</line>
</par><par>
<line>
e*volvendo desde aspecto* *ísicos, so*iais e emocion*is. P** *ste viés, *re*alece a visão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
env*lhecim*nto no seu a*pec*o bi*ló*ico e su*s con*equências no âmbi*o individual/pessoa*.
</line>
<line>
Estudo* apont*m que o envelheciment* populacional é hoje uma real*dade mund*al. No Brasil,
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. *7, n. 6, *rt. 3, *. 56-7*, jun. 2020 ww**.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. Moraes, L. L. Bres*an, A. C. V. Fern**des
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
estima-*e que haver* 25 *ilhões *e idoso* em 2020. Segundo as
</line>
<line>
pr*jeções estatís*icas
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
O**an*zaç*o Mun**al de Saúde (1985), e*tre **50 e 2025, a população de idosos no Bras*l será
</line>
<line>
a sétima maio* do mundo, com *ais de 32 mi*hões de pesso*s *om 60 anos *u mai*.
</line>
<line>
*iver m*i* signi*ica maior planejamento *e *s****égia* de integração entr* idoso,
</line>
<line>
f*mí*ia e/ou, instituição * prof*s*ionais especializados. C*rv*lho Filh* (20**, p. 10*) afirma
</line>
</par><par>
<line>
que o processo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*nvel*e*imento "pode ser conce*tuado *omo u* processo di*â*ic*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
prog*ess*vo, no qual há alterações morfológicas, *unci*nais e bioquí*icas q*e vão alternan**
</line>
</par><par>
<line>
pr*gressivament* o organismo,
</line>
<line>
tor*ando-o mais suscetível às ag*essõ** intrínsecas e
</line>
</par><par>
<line>
extrínsecas".
</line>
</par><par>
<line>
O *n*elh*cimen*o normalmente se
</line>
<line>
associ* a sentime*tos destrutivos, se**ação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
inu*ilidade, agravando conflitos intern*s no idoso. Esses conflitos
</line>
<line>
*stão relacionados às
</line>
</par><par>
<line>
mu*anças físicas, mas tamb*m psic*lógicas e soc*a*s. **
</line>
<line>
*ifi*uld*des de co*preensão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
adaptação a novos papéis, falta de plan*ja*ento do futuro, afetivi*ad* mal resolvida, perdas. O
</line>
</par><par>
<line>
idoso **cessit* ** *s*aços d* (r*)
</line>
<line>
apr*ndizagem que **e
</line>
<line>
permita
</line>
<line>
*ma exis*ência
</line>
<line>
s*ud*vel.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Né*i (2001, p. 60) "trata-se de pre*arar e *e o*erecer meios à pe*soa para *u* possa
</line>
<line>
*nvelhecer bem, c*idando não apenas do aspecto físico, s*cial * econ*mico, m*s ta*bém das
</line>
<line>
ques*ões de vi*a i*terior".
</line>
<line>
Outro aspect* a ser considerado é a ques*ão d* *orte na velh*ce. T*rres *or*o*o*a co*
</line>
<line>
n*ssa discussã* ao afirmar qu*:
</line>
<line>
*m rela*ão à **lhice, ela se *podera de *ós de surpresa e *través *a velh*ce do outro.
</line>
<line>
Assim, devemos as*u**r uma real*dade q*e é inega*elme*t* nossa, embora só nos
</line>
<line>
atinja de *or* * *ermaneça para nós co*o inatingível. [] Porta*t*, a morte c*m o
</line>
<line>
outr*, não co*i**. Mi*ha morta*idade n*o é objeto de m*nha e***riênci* interna. Não
</line>
<line>
a ignor*, levo-a em *onta na prática, *as não * s**to (TORRES, 1996, p. 6*).
</line>
<line>
Assim, * p*rcepção de noss* própri* velhice s* dá a partir do outr*. É pelo outro que
</line>
<line>
não a ignora*os por completo, mas não a ass*mimos em plenit*de. A con*ição de *sta* "velho"
</line>
<line>
é uma das *aces *e*ebrosas *o tempo, motivadora de *u*tas de n*ssas *ti*udes imaginativ*s,
</line>
<line>
como veremos.
</line>
<line>
Umas *as gra*des quei*as *a velhice é a solidão, se*timento *e ext*e*a comple*idade
</line>
</par><par>
<line>
* ang*stiante
</line>
<line>
que produz
</line>
<line>
uma *e*sa*ão de mal-e*tar p*rmane*te. A pessoa que se sente
</line>
<line>
s ó,
</line>
</par><par>
<line>
*es*o
</line>
<line>
que rodead* p*r
</line>
<line>
out*as
</line>
<line>
pess*as, *em a *onstante impressã* que lhe falta supo*te,
</line>
</par><par>
<line>
principalm*nte o afeto, o acol*imento.
</line>
</par><par>
<line>
Estudi*s*s como Perplau e* al (apud FREI*AS, 2*11)
</line>
<line>
procura*am de**nir a solidão,
</line>
</par><par>
</page><line>
apontando t*ês aspecto* a ela r**acio*ados: a solidão * uma experiênc*a subjetiva que pode não
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 17, n. 6, art. *, p. 56-73, jun. 2020 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Pol**ica **terna Brasileira nos A*os **: Nazi*mo, Nacionalismo e o Jogo Internacional
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
estar
</line>
<line>
relacionada com iso*am*n*o ob*etivo; esta exp*r*ência sub*eti*a é psicologicamente o
</line>
</par><par>
<line>
desagradá*el para o indivíduo; a solidão r*sulta *e *l*uma forma d* re*acionamento defic*ente.
</line>
<line>
Essas p**cepções *o*re a solidã* nem s**pre são compreendid*s. *s mais jovens pensam que
</line>
</par><par>
<line>
a *oli*ão é um sentimento próprio *a ter*eira id*de e que * envelhecimento traz consigo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
isolamento e a solidão. Outro estudios*, Pinhel (2011), define * solidã* co*o um se*t**en*o
</line>
<line>
de *ngústia, abandono, isolamento; é um* pala*ra de um sig*ifi*ad* t*o amplo que se torna
</line>
<line>
difícil a *ua d*f*ni*ão fa** à e*trema comple*idad*.
</line>
<line>
*ambém c*mplexo é *om*reend*r como se sente um idoso *u* *ive em abrigos
</line>
</par><par>
<line>
co*eti*os, locais e* que a solidão está
</line>
<line>
permea*a d* ta*tas outras solidões, de *antos
</line>
<line>
out*os
</line>
</par><par>
<line>
sentime*tos de isolamento e de abandono. *esse *entid*, exp*rienciar a so**dão pode *cor*er
</line>
<line>
pela perda d* alguém que se am*, por um sentim*nto de e*clusão o* *ela falta *e laços sociais.
</line>
<line>
A sol*dão p*de *e*ar o i*os* a um estágio mais p*ofundo, * *sola*ento. Ma** (2002, p.216) diz
</line>
<line>
qu* "o v*lga* de *sola*ent* rem*te para af*sta*ento". Este pode *er f*sico, quando se *ra*a de
</line>
</par><par>
<line>
um
</line>
<line>
afastame*to, ou psic*lógico, quand* o
</line>
<line>
*stado psíquic* faz sentir-se moral*ente s* ou
</line>
</par><par>
<line>
perdido (MAIA, *002).
</line>
<line>
Tanto o isolamen** físico *uant* * isolament* psic*lóg*co pro*uzem a sens*ção *e ma*-
</line>
<line>
estar, de viver se sen*i*do i*úti*, *esva*or*zad*, em um prime*ro p*ano po* *i mesm* e depois
</line>
<line>
pel* famíl*a e pe*a **ciedade, cuja for** *e per*eber a vel**ce não é aco*hedora, nem gentil e
</line>
<line>
*erna.
</line>
<line>
N* en*a*to, há ou*r** aspectos *ue devem s*r consider*dos no envelhecer e que podem
</line>
<line>
*inimi*ar os impa**os da s*li*ão e do isolamento. O *om de*envo*vimento da af*ti*idade e a
</line>
<line>
integraç*o do idoso na socie**de são fundamentai*, de acord* com Pa*choal (200*), para que
</line>
<line>
o idoso *enha autonomia * * máximo de inde*endê*c**. Cab* d*z**, ain*a qu* **evemente, que
</line>
</par><par>
<line>
os e*paços de Asilos, segundo **eira (1996), são in*tituições qu*
</line>
<line>
tutelam u* indiví*uo,
</line>
</par><par>
<line>
retirand*-o do meio social em que viv*, para colocá-l* *ob representação soci*l da instituição.
</line>
</par><par>
<line>
Apesar
</line>
<line>
d* est**elecim*nto do instituto
</line>
<line>
de t*tela que têm os asilos, Ol*veira e Fortes (1*99)
</line>
</par><par>
<line>
d*stacam * importância do *o**ato dos asil*dos com a comunidade, e*itando o isolamento
</line>
<line>
destes numa realidade fecha*a. *á inúmeras caus*s para a inser**o *e i*osos ** Abrigos, que
</line>
</par><par>
<line>
vão desde * ex*gência de cuidadores espe*iais, *bandono ou r*jeição *a*iliar, ausência
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
recursos fi*an*eiros, inexis*ên*i* de parent*s de primeiro **au, ent** o*tros (PAPALÉO
</line>
<line>
*ETTO, 1996, p. 406).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s*na P*, v. 17, n. 6, **t. 3, p. 56-73, jun. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. J. P. Mo*aes, L. L. **e*san, A. C. V. Fernandes
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
A escuta sensível* d* suas hist*rias d* v*da, de sua* p*rcepções *o passado e d*
</line>
<line>
presente, *omo a que n*s propusemos a fazer, p*eci** **r valora*a de forma ter*a e a*ol*edora,
</line>
<line>
pois muitas vez*s os id**os encontram-se em momento de *ragilidade física e emoc**nal.
</line>
<line>
Afi*mamos i**o *e*ando em consi*eração o* estud*s *e T*r*a (2007, p. 2*) *ue enfatizam qu*
</line>
<line>
o a*rigo "tra*a-se de um espaço ressignific*do, n* mais d*s *ez*s negativamente, *n*e a doença
</line>
<line>
e * insanidade m**tal se c*nfundem *** a solidão e a t*i**eza **la a*sência do convív*o c*m
</line>
<line>
os que lhes *oram". Para a pes*uisadora, estar nestes tip** de ambi*n*es é *ma *ermanência
</line>
<line>
sem fim ou de expe*tativa de morte, chegando mesmo a *e*ejá-la, com* vimos tamb*m com
</line>
<line>
nossos en*revistados. **ias, em A solidão *os moribundos (20*1), s*gere *ue isolar idosos do
</line>
</par><par>
<line>
convívio s*c*al seria livrar-se
</line>
<line>
do "vírus da morte", já q*e os me*mos são identi*i**dos
</line>
</par><par>
<line>
socialmen*e c*m a mes**.
</line>
</par><par>
<line>
A *udança pa*a o asilo * muito maio* do que d* *mbi*n*e físico: perd*-se r*fe*ência,
</line>
</par><par>
<line>
seu lugar no
</line>
<line>
m**do e as construçõe* materiais e físi*as que marcar*m uma vi*a. É *ma
</line>
</par><par>
<line>
condição *nsti*ucionalizada (TE*RA, *007, p. 30), deixando de ter um car*ter
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*ivacidade/intimidade para ter/ser instituci*na*. Fa*amos em rompimento com laços de seu
</line>
<line>
context*. A autora se *tiliza ** conceito de morte civil cu*ha*o por Goffmann: *p*sar d* se
</line>
<line>
*star vivo, *erde-se * direito à cid*d*nia. Há uma **stri*ão de convi*ência, de ex*e*iênci*s, de
</line>
<line>
*aisagens. Com "o su*gimento do* asilos, a vel*ice *anha um lugar, mas perde simbolicamente
</line>
<line>
o *eu l*gar na vida. A localização da velhice no asilo *ão parece *e* apenas g*o*ráfica, m*s
</line>
<line>
representa*iva" (GROISM** apud TER*A, *007, p. *9).
</line>
<line>
Esta também * a realidade d* grupo de *dosos que participou de nos*a pesquisa e, por
</line>
<line>
is*o, co*pr*endemos, nesse estud*, que a es*ut* af*ti*a ajuda o idoso a manifestar o *e*ti*ento
</line>
<line>
de a*andono. A atividade pos*ibi*ita *o *doso elevar a *ua *utoimag*m e auto**tima,
</line>
</par><par>
<line>
est*b*lecendo uma *roca
</line>
<line>
permanente de af**o,
</line>
<line>
carinho, id*ias, sentiment*s, conh*cim*ntos,
</line>
</par><par>
<line>
proporcionando-lhe o*o*tunid*de d* sentir-se útil, *nte*rado e partic*pativ*. * por *s** *
</line>
<line>
ambi*nci* q*e nos *otivamos a pesqui*ar o su*orte imagético destes sujeitos em determin*do
</line>
<line>
am*ie*te, partindo da p*emissa *e que o i*agi*ár*o tem força organiza*ora, a p*rtir de uma
</line>
<line>
estruturação identificada *as narrativas e estimuladas po* meio **s iscas semânticas.
</line>
</par><par>
</page><line>
3 Chamamos a *ossa escuta de sensível por se fazer de maneira acol*edora, respeit*ndo o t*mpo, *s fal**s d*
</line>
<line>
mem**ia, as emo*ões advin*as da conversa com os idosos. Tal como Silva (2018) nos direci*na, enquanto
</line>
<line>
p**quis*dores de imagi*ários, na busca dos sentidos que pa*ecem a**nharem-se e* seme*hança*, *erco*remos um
</line>
<line>
caminho da* sensações. Sã* essas sensibilidades que pro***amos (des)cob**r em nossa análise.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*sina, v. *7, n. 6, art. 3, *. 56-*3, jun. 2020 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Política Externa Bra*ileira no* Anos **: Nazismo, Nacion*lismo e o Jogo Internacional
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
2.* Imagens-sí*bolos que estrutur*m o cotidiano
</line>
</par><par>
<line>
No*sa **se conceitual *ara as discussões é a a*tropo*ogia *o imag*nário, proposta por
</line>
<line>
G. Dur*n* (2012) que nos coloca fr*nte a um regularizador de comp*rt*mentos, espe*ialmen*e
</line>
<line>
por se colocarem co*o "e**ruturas d* se*sibilidad*, pois s*o motivadoras tanto pelo a*p*ct*
</line>
</par><par>
<line>
racio*al, *onceitual d*s imagens quanto p** sua *i*ensão sens*vel, *oética,
</line>
<line>
afet*al"
</line>
</par><par>
<line>
(FERREIRA-SANTOS; AL*EID*, 2012, p. 19). Thom*s (1998, *.1* apud GODINHO, 2003,
</line>
</par><par>
<line>
p.14*) esc*arece que
</line>
<line>
"o imaginário não é
</line>
<line>
as*im
</line>
<line>
um* co*eção de i*agens adici*nadas, um
</line>
</par><par>
<line>
corpu*, ma* uma *ede onde o s*nt*d* está *a relação".
</line>
<line>
O imaginário, como t*or*a an*ropo*ó*ica, dis*ute várias q*estões qu* express*m *
</line>
<line>
trajetóri* *umana, especia*mente aquelas liga*as aos modo* pel** quais o homem lida com o
</line>
<line>
me*o da mort* * a angústi* d* pa*sar do t*m*o. Sã* os chamados sem*lantes do tempo, matriz
</line>
</par><par>
<line>
de toda atitude *mag*nativa. Assim, é pelo ima***ári* que s*
</line>
<line>
estrutura e ori*n*a a *ida,
</line>
</par><par>
<line>
individual ou em grupo, lutando ou convive*d* com este medo, eufemizando-o. * imaginário
</line>
<line>
* arma *ue d*spomos, consciente ou não, *e nos p*sici*narmos f*ente à *ngústia ex*ste**ial.
</line>
</par><par>
<line>
F*gura-se *o*o u* c*njunt* rela*iona* de
</line>
<line>
imagens com potênci* *rgani*a*ora de ações,
</line>
</par><par>
<line>
p*nsament*s, memórias, v*sões de mun*o, sentimentos. Trata-se de e*uilibr*ção *ntropol*gica,
</line>
<line>
c*mo *xpressa P*ula de Carvalho (*d, mimeo) por meio do jog* das f*nções d* imaginação
</line>
<line>
sim*ólica.
</line>
<line>
Crítico às categor*zações **iste*tes, *aseadas em conhe**mentos exteriores às imagens,
</line>
</par><par>
<line>
D*rand
</line>
<line>
(2*1*) procurou estabelecer r**ações entre
</line>
<line>
a* imagens por uma
</line>
<line>
classificação não
</line>
</par><par>
<line>
reducio*ista. Para o **tor (2012), devem-*e a**rdar as imagens, i*entificando-a* a *ar*ir **s
</line>
<line>
s*gnif*cad*s qu* se cons*roem ** âmago da p*ó*ri* imagem, que se p*es*nti*icam em cultu*as
</line>
<line>
de locais diversos e te*poralidade*. Estas *magens estã* e* movime*to entre as estrut*r*s do
</line>
<line>
imaginário, quer *e*o enfre*tamento o* pelo acon*hego. **sim, * co*pre*n**o das imagens
</line>
<line>
(pela *ua força simbólic* e não pela sua *orma) es*á ancorada ** três estruturas: heroica (t*ma
</line>
<line>
de *omba*e), míst*ca (at*osfera de repouso) e *i*tética (comba** e repouso o*ga*izados
</line>
</par><par>
<line>
diacr*nic* o* sin**onica*ente), e são capazes de
</line>
<line>
nos auxilia* na interpret*ção si*b*l*ca em
</line>
</par><par>
<line>
dada cultu*a (MO**ES, *016).
</line>
</par><par>
</page><line>
As estruturas são aportadas *m dois regimes de *magem: Diurno (es**utura *eroica) e
</line>
<line>
Not*rn* (estruturas mí*tica * sintét*ca). Em cada um dest*s r*gimes, o estudi*so pe**ebe *uas
</line>
<line>
inte*ções na ba*e da o**ani*ação do univers*, criando polar**ades opost*s como um jogo de
</line>
<line>
forças entre o *em e o m*l, o *lto e * baixo, a esq*erd* e a direita, e*c... a outra int*nção seria
</line>
<line>
a união *estas po*arida*es **ostas que se comp*em**tam e *e harmonizam. D** polaridades
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 17, *. 6, art. 3, *. 56-73, jun. *020 www4.fsa*et.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. *oraes, L. L. Bre*san, A. *. V. F*rnan*es
</line>
<line>
64
</line>
</par><par>
<line>
op*sta*, *urg*r*a o *ue Durand *ome*u como regime *iurno das imagens, sinalizadas pela luz
</line>
<line>
q*e per*item as distinções pelo debat*. Na s***nda polarida*e, está o regime noturno cuja
</line>
<line>
noite é sua maior representação * que unifica * conc*lia o* o*os*os, tal como já a*resentado *
</line>
<line>
discu**do em M*raes e *ress*n (2016b; 2017).
</line>
<line>
Assim, Durand (2*12, p. 6*) destaca **e "semanticamente fal*ndo, p*de-se dizer *ue
</line>
<line>
*ão há luz sem trevas en*uanto o inver*o nã* é ver*adeiro; a noite tem *m* existência simbólic*
</line>
<line>
autô*oma. O Regime *iurno da imag** define-se, portanto, de mane**a ge*al, como reg*me d*
</line>
<line>
antítes*". Logo, os sím*olos relacion*d*s ao reg*me *iurno, conform* a si*ni*i*aç*o
</line>
<line>
predomin*nte, remet*m m*is a *deias *e a*c*nsão, heroísmo, poder, iluminação, razã*. O R*
</line>
<line>
*ara*t*riza-se por ações *e separar * pelas a*itudes bélicas de heróis violentos. O pesqui*ador
</line>
<line>
afirma que "tod* o sentido do Regim* Diurno do i*a*iná*i* é pensamento \co**ra\ a* tr*vas; *
</line>
</par><par>
<line>
pensamento c*ntr* semant**mo das t**v*s, da animalidade ou da queda, o
</line>
<line>
ou seja, contra
</line>
</par><par>
<line>
Cronos, o t**po mortal" (D*RAND, *012. p. 18*).
</line>
</par><par>
<line>
Morte e sofrim*nto exist*nc*al p**duzem im*gens rel**ionadas ao tempo e sua
</line>
<line>
fugaci*ade, mas é no Regime *iurno (RD) que estão pr*sen*e* o simbol*smo das trevas e os
</line>
<line>
simbolismo* *a *ueda. T*mbém **globam os *ímbo*os ascensionai*, **pe*acular*s, d*eréti*os
</line>
<line>
que express*m est**turas es*uizomorfas he*oic** do i*a*iná*io individual e coletivo.
</line>
<line>
No Regim* Not*rn* (RN), *ue expr**s** a* dominantes dige*tivas e copulati*a*, **
</line>
<line>
i*a*ens se f*rmam a p*rtir da ideia de aco*odação, de aco*ch*go, buscando conciliar as lutas
</line>
<line>
e * necessidade de acol*imento, pois a im*g*na*ão consola o h*mem da fugacidade *o tempo
</line>
<line>
(DURA*D, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
*om esta es**uturação, Dura*d *ropõ* que *á certa con**r*ência, isomo*fismo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tot*lid*d* da* imagens
</line>
<line>
e**ressas *elo ser h*ma*o. "Das
</line>
<line>
primeir*s repres*nta*ões, *assando
</line>
</par><par>
</page><line>
*elas antigas mitologias *s narrativ*s contemporâ*ea*, podemo* encontrar mat*izes: a*quéti*os
</line>
<line>
* sí*bolos *ue são mo**lizados *elos mitos" (M*RAES; BRESSAN, 2017, p.140). H*,
</line>
<line>
po*tanto, um *roces*o de tr*cas *ntre o que * pró*rio da espé*ie h*mana, *a *ua s*b**ti*idad*
</line>
<line>
e ** mei* em que viv*: * o q*e chamamos de trajet* a*tropoló**co. Nas *rópri** palavras de
</line>
<line>
Durand (2*12, p. 41), "a inc*ssante tro*a que existe ao n*vel ** imaginário entre as pulsões
</line>
<line>
subjet*va* * assimiladoras * as int*mações o*jetivas que *manam do meio cósmico e so**a*".
</line>
<line>
Esta é uma *oção chave pa*a a nossa análi*e, uma v*z que percebemos que *s press*e* do m*io
</line>
<line>
sociocultural ficam *uit* rest*itas em a*bien*e as*lar, n*o havendo estímu*os de atualiza*ão e,
</line>
<line>
p*rtanto, uma re*e*ênc*a simbólica u*ân*me, recorrente e *regna**e ** passado, como verem*s
</line>
<line>
adiante.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resi*a, v. 17, *. 6, art. 3, p. 56-73, jun. 2020 ww*4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Polí*ica Externa Bras*l*ira nos Ano* 30: N*zismo, *aci*nalismo * o Jogo Int*rnacional
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
Ness* sentido, a teoria do imag*nári* e o conceito de tr*jeto antropológico *uxiliam a
</line>
<line>
pe*s*r o enve*heci*ento dos *dosos *ue vivem em as*los, via *otência *o devaneio poétic*, a
</line>
<line>
par*ir da m*táfora utilizad* por Érico Verí**imo, quando uma per*onagem do clássico rom*nce
</line>
<line>
O*hai *s Lírios do Campo assim se pronuncia:
</line>
<line>
[...] a vida é como uma travessia tra*satlân*ica [...] os pa*s*geiros são das mais vári*s
</line>
<line>
e*pécies. *ns pass*m a via*e* a se pre**upar para o de*embarque *o *orto do s*u
</line>
<line>
destino, outr*s não têm nenhuma esper**ça *o p*rto de chegada * *rocuram passa*
</line>
<line>
da melh*r ma*eira po*sível a travessia (VERÍSS*MO, 1*73, p. 9*/9*).
</line>
<line>
A tra*e*si* segue, cheia de s*mbolismos.
</line>
<line>
3 RESULTADOS E **SC*SSÕES
</line>
<line>
3.1 S*luçõe* (sem*re) simbólicas: *esult*dos e di*cus*ões d* culturanál*se *e grupo co*
</line>
<line>
as *scas sem*nticas
</line>
</par><par>
<line>
E*tão, co*pre*ndendo a vid*
</line>
<line>
com* essa *r*vessia, elaboramos nosso percu*so
</line>
</par><par>
<line>
metodológico a par*ir d* escuta sensív*l de oito entrevistados qu* vi*em no abrigo asilar em
</line>
<line>
*ubarão, Santa Catar*na, a fim de conhece* o *niverso míti*o-s*mbólico, ou se*a, a *strutura do
</line>
<line>
s*u *ma*iná*i*. *el*cionam*s aqu*les que estavam há mais tempo n* As*lo.
</line>
<line>
O AT-9 fo* um *nstrumento experi***t** cria*o *or Yves *ur*nd des*inad* a testar a
</line>
</par><par>
<line>
exi**ên*ia **s e*truturas ant*opol*gi*as, de G*lbert Durand,
</line>
<line>
como ra*zes comun* a todos os
</line>
</par><par>
<line>
home*s na função da imag*nação. Na* pal*vra* de Paula
</line>
<line>
de Carvalho (s/d, p.2), "essas
</line>
</par><par>
<line>
consta*tes da imaginação simbólica que *ão os *r*uétipos, ref*atados *ócio-c*ltur*lmente em
</line>
<line>
i**gens simbólicas inte*rando as grand*s config*rações de suas pres*ntificações, que são os
</line>
<line>
mitos * os unive*s*s *íticos". Con*ide*amos *ue estas con*tantes fo*m*m "protocolos
</line>
</par><par>
<line>
imag*tico-simbóli*os de s*luções e
</line>
<line>
vetore* confi*ur*n*o u* com**r**mento e uma ação
</line>
</par><par>
<line>
*través das estr*turas i*entific*d** e de suas matrizes transf*rmacionais" e que foram, c*mo
</line>
</par><par>
<line>
téc*ic* de pesquisa, identificadas de modo esquemático
</line>
<line>
através d* d*senho, do r*lat* e do
</line>
</par><par>
<line>
*uesti*n*ri*. Tem-se a* uma sondagem de como o in*iví*uo ou **upo
</line>
<line>
lida co* a ang*sti*
</line>
</par><par>
<line>
ori*inal, tal como u* "capital simbólico *e *resentificação de vivênci*s simbólica* (...) e as
</line>
</par><par>
<line>
solu*õ**, sempr* simb*licas" (PAULA DE CARV*LHO, s/*, *. 2) para a e***riência
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
*ivê*cias.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 17, n. 6, ar*. 3, p. 56-73, jun. 2020
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. *o*aes, L. L. Bressan, A. C. V. Fernan*es
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
Assim, util*zaçã* a
</line>
<line>
de *scas se*ânticas
</line>
<line>
que ser*em de estímulos para defla**a*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*r*cesso
</line>
<line>
de ima*inaç** *em ca*áter fun*ional e *emânt*co: qu*da mo*s*ro l*gam-*e e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
situação existencial; o refúgi* *imboliza proteção e acon**ego; o elemento cíclico, arquétipos
</line>
</par><par>
<line>
sintéticos, ligados à an*l*se; a *spada, resposta
</line>
<line>
heroica diant* da angústia *xist*ncial * da
</line>
</par><par>
<line>
**rte, usa*a contra * Mon*tro; * a personag*m. O* complementos * *ersonagem, água, *ogo
</line>
<line>
e animal, ajudariam a projeta* o sujeito, *azer face aos semblant*s.
</line>
<line>
Dad* o ***iente e as condiçõe* cogniti*o-emocio*ais dos id*so* sujeito* da pe*quisa,
</line>
</par><par>
<line>
optamos p*r uma culturanálise qua*itati*a, consc*en*es *a inci*ênci* do amb*ente sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
real*zação de su*s *roduções imaginár**s, através
</line>
<line>
de uma escuta sensível e ten** as i*cas
</line>
</par><par>
<line>
semânt*ca* *omo estímulo*
</line>
<line>
de narr**ão. Assim, a partir das falas * s**s imagens, *uscamos
</line>
</par><par>
<line>
i*entificar * s*porte imagético como força organizad*ra do imaginário e do coti*iano *o grupo
</line>
<line>
d* **ilad*s. Parece-nos que o arquetípic* passa * ser não a imagem em si, mas a maneira co*o
</line>
<line>
é combinada, em que o a*biente f**ja a estruturação da* represent*çõ*s imagético-simbólicas
</line>
<line>
e demonstram a *a**ira de pe*sar, ser * s**tir.
</line>
<line>
*s dados for*m col*tados a partir de entrevista *emiestr*tu**da, *nspir*da nas iscas
</line>
<line>
semânticas do te*te AT-9 prop**to *or Yves D*rand (citado po* PAULA *E C*RVALHO,
</line>
</par><par>
<line>
s/d), *m*ora não se*u*n*o
</line>
<line>
as etapas *e seu teste projetivo. A **rti* das narrativas, fruto da
</line>
</par><par>
<line>
*sc*ta individ**l*zad*, *o*tamo* um q*adro p*r* melhor visualização d*s iscas sem*nti*a* e
</line>
</par><par>
<line>
os senti*os ev*cados. Os oit* idosos
</line>
<line>
ou*idos foram q*at*o mulheres e quatro homens, c*m
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
R*v. FSA, Teres*na, v. 17, n. 6, *rt. *, *. 56-73, ju*. 2020
</line>
<line>
www*.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Pol**ica Externa Brasile**a nos Anos 30: Nazismo, Nacionalis*o e o J*go Inte*naciona*
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
Os da*os **colhi*os sobre as re*r*se*ta**es das imagens relata*as, *s funçõe*, os papéi*
</line>
<line>
que repre*entam a ex*stência dos entrevistados e os simbolism*s atribu**os pelos idosos sã* os
</line>
<line>
*lementos q*e servem *e base p*ra no*sa análise. Ao fa*ere* *eus r*lat*s i*divi**ais a partir
</line>
<line>
das iscas **mânticas, os idosos se r*feriram a *ada u* *os el*mentos, **nfo*me apresentamos
</line>
<line>
no quadro **ima.
</line>
</par><par>
<line>
O primeiro el*men*o, qu*da, c*ja função se relaciona ao ato de vive*, trouxe os a
</line>
<line>
**mbolos que i*plica* *s r*la***namentos f*mil*ares, ora lembrados *o*o positivos, mas, em
</line>
</par><par>
<line>
su* *aio*ia, ev**am lem*ranças *u*ns. O elemento trouxe à memór** aqu*lo que
</line>
<line>
foi
</line>
</par><par>
<line>
desagradável, difícil de **pe*ar. *s símb*los s*o *as**entos inf*li*es, m*rte de *il*os, falta d*
</line>
<line>
r*conhe*imen*o no ambiente d* *rabalho. A*sim, compre*ndemos que:
</line>
<line>
* polarização *ítica e *ua orientação *em*tic* positiva ou negativa, a *ntegração
</line>
<line>
e**rutural, a orga***ação das polarizaç*es, a elab*ração discurs**a, vão defi*i* a *a*tir
</line>
<line>
do d*s*nho e do *i*curso * tema *xistencial e/ ou si*ból**o, veic*lado pelo suj*ito-
</line>
<line>
autor da ação (DURAND, 1988, p.*2-83).
</line>
<line>
O segundo elemento a *sp*da vem associado aos *nstrume**os de **abalho com os
</line>
<line>
*uais empr*end*ram a lu*a pela vida. Tr*duz*m-se e* *e*ramenta* com*: a var* de pescar, o
</line>
</par><par>
<line>
ara*o e os bois
</line>
<line>
para arar a terra, os
</line>
<line>
*nst*umen*os de pe*reiro,
</line>
<line>
jardinei*o carpint*iro, e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*aminhão pa*a transpor**r, o *o*ão e o *orno para *o*inh*r e os *nstrume*t*s de li*pez*. Estes
</line>
</par><par>
<line>
símbolos estão c*nectado* ao Regime Diurno
</line>
<line>
qu* "tem a ver c*m *
</line>
<line>
dominante postu**l,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
t*cno*ogia das ar*as, a *ociol*gia do soberano m*go e do guerreiro, os rituais de e*evação e da
</line>
<line>
purifi*ação" (DURAND, 2012, p. 58). Foram estas espadas que gara*tira* o ser/es*ar no
</line>
<line>
mundo, co*tr*buindo para que as e*trutu*as heroicas do imaginá**o ind*vidual e coleti*o se
</line>
<line>
manifesta*s*m.
</line>
<line>
A domi*ante postural, sit*ada *o regime diurno da* imagen*, aciona o ideário e a
</line>
<line>
imaginária da p*rificação, da ***a, do comba*e, da *uerra, da aná*ise, despertando,
</line>
<line>
ass*m, **mbolis*os her**cos (esqu*zomorfos), *epre**nta*os por arm*s, e**ada,
</line>
<line>
flecha e gládio (LO*REIR*,2004, p.17).
</line>
<line>
Nesse sentid*, a postur*l domin*nte *e expressa nos objet** de *rabalho com os quais
</line>
<line>
venceram os desafios impostos no dia a dia e r*montam a um pas*ado de utilidade, potên*ia de
</line>
<line>
vida e *nfrentamento.
</line>
<line>
O *lem*nt* refúgio vem *xpresso na palavra "casa" e também no "abrigo asil*r". Para
</line>
</par><par>
<line>
o abrigo, as
</line>
<line>
palavras se relac**nam com cuidad**, ali**nt*ção, con*orto no sentido d*
</line>
</par><par>
</page><line>
sa*isfa**o d* plano biol*gico, com* *lime*taç*o * c*ntr*le *e saúd*. Qu*n*o se re*erem à casa,
</line>
<line>
aparece a memória afet*va, o lugar da* alegri*s, do aconche*o, do vivid* e do que já não existe.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*re*ina PI, v. 17, n. 6, ar*. 3, p. 5*-73, j*n. *02* *ww4.fsan*t.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. Mo*aes, L. L. Br*ssan, A. C. V. Fern*ndes
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
D* certa fo*m*, a escuta perm*tiu conversar s*bre as **agens da me*ória: "[...] há *ois tipos
</line>
<line>
de memórias: memó*i* s*m vida p*ópria e me*ória com vida própr**. As *emóri*s s*m *ida
</line>
<line>
própria são i*er*es. [...] Sua **istê*ci* é semel*ante à das fe*ram**tas guardadas num* caixa
</line>
</par><par>
<line>
[...] À esper* de qu* as c**memos" (ALVES, *005, p. 13). F*r*m e*sas memó*ia*
</line>
<line>
q*e
</line>
</par><par>
<line>
chama*os ao faz*rmos a e*tre*ista co* os idosos asilados. As memórias do *ar e*tão em uma
</line>
<line>
c*ixa, s*lv*g*ardada* d* am*ient* em que *ivem. Esse refúgio (o asilo) é negado à memória
</line>
<line>
afetiva.
</line>
<line>
O passad* c*nserv*-se e, além *e conservar-*e, atua no *resente, mas não de forma
</line>
<line>
homog**ea. De um *ado o co*po guarda e***e*as de co*portamento *e que s* vale
</line>
<line>
muitas ve*es automa*icamente na sua ação s*bre as coi*a*: trata-se da memória-
</line>
<line>
hábit*, memória do* meca*ismos motores. De outro la*o, oco*rem *em*ranças
</line>
<line>
independes de quaisquer hábitos: l*mbrança* *so*adas, singulares, *ue con*tituíram
</line>
<line>
a*tênti*a* ressurreições do p*ssad* (BOSI, 199*, p. 48).
</line>
<line>
O *ass*do é acionado c** as m*mó*ias *ingul*res, o *re*ent* traz * grande monstro: a
</line>
<line>
soli**o asilar. Apesar de for*arem u* grup* que se apoi* *utuamen*e e q*e * *em as*istido
</line>
</par><par>
<line>
pe*o* p**fissi*nais **e lá *tua*, solidão já se a
</line>
<line>
to*nou melan*olia. No *a*sado re*ide* as
</line>
</par><par>
<line>
alegr*a*, as lutas, a fa**lia que co*s*ru*ram, *ois para o
</line>
<line>
imaginário heroic*, "o *ef*gi* será
</line>
</par><par>
<line>
s*mpre um l*gar
</line>
<line>
*e \refúgio contra\ *m perigo, *nquanto *ara o imaginá*io mí*ti*o, ele (o
</line>
</par><par>
<line>
refúgio) é u*a imagem de recipi**te, s*mbolo de bem-estar e da vida e* pa*, *onfo*me um
</line>
<line>
sentido arquetipal" (*OUR**RO, 2004, p.24). É no pas*ado que está a ima*em do aconcheg*,
</line>
<line>
muito rela*ionad* aos mo**ntos de af*to e pessoas do s*io f*miliar qu* dei**m sa**ade pela
</line>
<line>
ausência *e conta*o e i*timidad* no pre*e*te.
</line>
<line>
Assi*, ***rentar o monst*o da soli*ão im*l*ca resg**rdar a* experiê*cias vividas e que
</line>
</par><par>
<line>
ficaram inscritas na me*ória de *ada *m; a **r*ir deste acúmulo vi*e*ciado, sobrevivem
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
solidão, às vezes monologando com o já vivido, com a in*ençã* d* r*constr**r * examina* se*
</line>
</par><par>
<line>
co*t*ú*o passado, m*diado pelas experiências
</line>
<line>
do presente, sem a prete*são, con*u*o, de
</line>
</par><par>
<line>
estabelecer provas *ara confirma* ou r**u*ar verdade*.
</line>
<line>
Em r*lação ao elem**to cí*l*co, as narrativas ** r*f*rem à *ida antes do asilo * lá que
</line>
<line>
*eside a vida. É *est* giro ao p*ssado q*e se reprod*z o estí*ulo que s*pra o alento, pois algo
</line>
<line>
cíclico *ode s* localizar em *m **cro un*verso heroico, mí*tico ou sinté*ico que se caracteriza
</line>
<line>
pe*a ha*monia dos contrá*ios. *ss* harmoni* de contrários f*z com que t*mp*-esp*ço-memóri*
</line>
<line>
do *á v*vido seja o motor que os *ant*m con*ctados *o *niverso. São as memórias pr*servada*
</line>
</par><par>
<line>
qu* esta*e*ecem vínculo po*sível com *ealidade. Muit* embo*a, paire o desejo, em
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresin*, v. 17, n. 6, art. 3, p. *6-73, jun. *020
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *olítica *xt*rna B*asileira nos ***s 30: Nazismo, *acion*lismo e * Jogo Inter*acional
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
devaneio, *e vol*ar a u* *empo já vi*ido: d* uso da espada em ato hero*co p*ra um refú*i*
</line>
<line>
escol*ido. * o *es*jo de u* retorno.
</line>
</par><par>
<line>
O elemen*o *ersonagem aparec* como a*uele que, em dado momento, *oi o
</line>
<line>
*erói,
</line>
</par><par>
<line>
pess*as do b*m que au*iliaram
</line>
<line>
na *rajetóri*. Ao criar n*rrativa, a per*onagem tinha a
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
caracter*stica re*or*ente e pregna*te: vínculo afe*ivo. O amparo, suporte, gestos de afeição e
</line>
<line>
ternura *arcam as imagens de cada pe*sonagem.
</line>
<line>
Os elementos águ* e fogo foram narrados a pa*tir de seu pode* d* destruição. *o**e o
</line>
<line>
elemento água lemb*aram de u*a grande enchent* o*orr**a na regi*o em *974.
</line>
<line>
A águ*, de acordo com Duran* (2012), está ref*re*cia** nos *í*b*l** *ictomorfos. "O
</line>
</par><par>
<line>
**do da á*u*, seus
</line>
<line>
aspectos *enebro*os,
</line>
<line>
ca*acterísti*a* in**i*tantes (ág*a negra, ho*t*l),
</line>
</par><par>
<line>
*ortu*ria, c*nv*te a mo*rer, con*ite a **a vi*gem sem retorno, le**r* a f**alidade"
</line>
</par><par>
<line>
(LOU*EI*O, 20**, p.2*). *esse
</line>
<line>
sentido, le*brança a
</line>
<line>
da ág*a *os *emet* ao *eu
</line>
<line>
p*der
</line>
</par><par>
<line>
destrutivo, *ue nã* se pod* c*n*ro*ar.
</line>
<line>
Já o fogo t*mbém foi narrado a partir de s*u po*er destrutivo: "*ssis*ir ao incêndio de
</line>
<line>
uma casa, ver seu *orpo s*r queima*o p*las chamas". Nesse eleme*to, * narrativa que
</line>
<line>
preva*eceu sobre o f*go foi o seu semantismo *ngusti*n*e de destruição, de fi*, de prenúncio
</line>
<line>
*e *orte.
</line>
<line>
* animal é o estí*ulo que **de re*et*r a uma est*ut*ra he*o*ca c*m a *epresentação d*
</line>
</par><par>
<line>
a*im**s que, jun** com * *spada,
</line>
<line>
servira* como ânc*ra* *ue sust*ntara* o heró*
</line>
<line>
em sua
</line>
</par><par>
<line>
jornada. A força animal se constituiu como elemento im*ul*ion***r das c*nquistas. Os animai*
</line>
<line>
l**brad*s *a* narrat*vas *oram cav*lo, boi, porco e galinhas. O c*v*l* si*boliza o fi*ho da
</line>
<line>
noite e do mistér**, o se* s*gnif*cado *stá lig*do ao f*go e à água; é destruidor e tr*u*fante,
</line>
<line>
n*trie*te e asfixi*nte. *oi l*mbr*do como força, *uj*nça * auxiliar *o trans*or*e e nos trabalh*s
</line>
</par><par>
<line>
agrários. O boi *imboliza bon**de, calma e for*a pacificadora. O
</line>
<line>
boi representa também
</line>
</par><par>
<line>
capacidade ** trabalho e sacrifício. O boi * um au*il*ar precio*o do trabalho hu*ano. O porco
</line>
<line>
t*m simbologia *mbivalente: é associado à ign*rância, g*la, lu*úria, egoísmo, mas se ass*cia
</line>
<line>
também à ab**dância e à *ros**ridade. A na**ativa dos idosos ap*esenta pola*idad* posi*iva,
</line>
<line>
l*gada à abundâ*c*a * às c*leb*ações. Por fim, a* galin*as simboli*am os cuidado* matern*s,
</line>
</par><par>
<line>
proteção e con*orto, v**to ser, muitas vezes repres**ta*a
</line>
<line>
acomp*nh*da pel*s seus pintinhos
</line>
</par><par>
</page><line>
(RONE*KER, 1997). Os animais refo*çam * empr*endime*to heroico de posição fre*te * v*d*.
</line>
<line>
Complementam, nos caso dos entrevis*ados, * e*pada.
</line>
<line>
Em u*a aná*ise geral das escuta*, pudemo* perceber que o presen*e (*em**) apresen*a-
</line>
<line>
se como um se*blante do tempo, j* *ue a morte não assu**a *ais pela falta de motivação em
</line>
<line>
relação * vida. O pres*nte, pela falta *e afetividade, é *m m*nstro atua*, que sufo*a, pois *ão
</line>
<line>
Rev. FS*, T**esi*a PI, v. 17, n. 6, art. 3, p. 56-*3, ju*. 2020 www4.fsane*.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. Moraes, L. L. *res***, A. C. V. Fe*n*ndes
</line>
<line>
70
</line>
</par><par>
<line>
sentem mais *ossib*lidad* de luta. Os símbolos de refúgio
</line>
<line>
estão ligados a
</line>
<line>
um
</line>
<line>
lugar
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
acolhimento, o**e havia afeto e fic*u *o passado. A *spada é sempre u*a f*rra*en*a utilitári*
</line>
<line>
que dava s*ntido à vi*a e, simboli*amen*e, à jornada das p*rsonagens, colocando-as em posição
</line>
<line>
de autor*s (h*rói*) e não de espectado*es. H**e, sã* espectadores *e uma *ela do passado. O
</line>
<line>
*uturo * só uma espera, com um fio d* *sper*nça pe*a volta ao *assa*o, de que *lguém venha
</line>
<line>
tirá-los da o**osida*e e da solidão.
</line>
<line>
O prese*te é, ent*o, só u* lugar d* espera. O asilo, a institucionaliz*ção da velhice, que
</line>
<line>
supr* o bi*lógi*o, mas não o a*etivo. *ão histórias isolada* que habitam um me**o es***o.
</line>
<line>
Paira uma tristeza de solidão (colet*va pela sua rec*rrência), se* a ter*ura do compartilha*ento
</line>
<line>
e se* afeto. Nenh*m *ímb*lo de *ernura ligado ao p*es*nte e à *resença no asilo foi e*pressa*o.
</line>
<line>
4 CON*ID*RAÇÕE* FINAIS
</line>
<line>
4.1 A imag*m *omo so*bra do de*ejo: te*endo algumas c*nclusõe*
</line>
</par><par>
<line>
*ela*
</line>
<line>
narrativas dos oito i*osos asilados, vi*
</line>
<line>
escuta se**ível * ancora**s na* isc*s
</line>
</par><par>
<line>
semântic**, pudemo* percebe* *ue há u* imagi**rio que at*a como força o*ganizado*a, é um*
</line>
<line>
*atriz que ar*i*u*a os p*oto*olos imagético-sim*ólicos orquestra*os pela experiê*cia. Há um
</line>
<line>
encadeamento narrativo, individua* e *oletivo, de construção *i*bólica, recorrente e pregnante.
</line>
</par><par>
<line>
O enfr*ntam*n** e o a*o*c*eg* se *om*letavam, porque havia *o*ên*ia. Em*rgiu
</line>
<line>
aí uma
</line>
</par><par>
<line>
estrutura sintética.
</line>
</par><par>
<line>
Ao enc*de*r sua própria narrativa, o narrador-*ersonag** não vê só as co**as em si,
</line>
<line>
mas * s*gnific*do das cois*s. Co*o nos alerto* Bachela*d, o ol**r voltado p*ra a fo*ma e não
</line>
<line>
à *orma *im*ólic*. Os re*ultados pr*vocam a r**lexão, *ão só sobre I*aginá*i*, mas sobre a
</line>
<line>
vida. Noss* pa*el, como *esqui*adores do sen*í*el, de fazer refle**r a* d*res que *om*s *apazes
</line>
<line>
d* curar ou, ao menos, apaz*guar, acalentar. ** r*sul**d*s po*em pro*ocar re**exões e subsidiar
</line>
<line>
o cuid*do com os idos*s, c*iando práticas de acalent* e aconche*o, c*rências rec*rr*nte* na
</line>
<line>
dime*são si*bólica e afetiva. Pens*r em *ma a*plitud* de es*ímulos de a*bien**s, vivê*cias
</line>
<line>
e r*laçõe*, o que *e *onfigura *m c*nsider*r o polo *o trajeto antropológico.
</line>
<line>
A visão de m*n*o e**r* vida e *orte, em *ma antíte*e positiva e negativa, perde aí seu
</line>
</par><par>
<line>
valor (*ão sem traze* s*f*ime*to).
</line>
<line>
O
</line>
<line>
tempo
</line>
<line>
*íclico - p**sado, presente e futuro - é
</line>
</par><par>
</page><line>
determ*nante. Sen*o o *assado de*entor das imagens *e e*f*en*amento e aco*ch**o; * presente,
</line>
<line>
o mons*ro desani*ador, de es*era, de angústia; e o f*t*ro, como d**ejo *e morte, *inda q*e
</line>
<line>
c*m ** fio d* esperança de retorno ao p**sad*, guardado na memória *f*ti*a. O asilo é * lugar
</line>
<line>
Rev. F*A, *eresina, v. 17, n. 6, art. 3, p. 56-73, *un. 2020 *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Polític* Exter*a Brasileira nos Anos 30: *a*ism*, Nacionalismo e * Jogo Internacion*l
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
que s e
</line>
<line>
*onvive **m o monstro, u* asso*br*, porque materia*iza tudo que traz so*r*mento:
</line>
</par><par>
<line>
*bandono familiar, falta *e afetivida*e, de aconchego, de *r*d*tividad*. *ste é o supor*e
</line>
<line>
imagético recorren*e e pregnante: * mit* da terr* prometi*a, a busca d* um l*gar *e *escans*
</line>
</par><par>
<line>
qu* perde seu *ugar de estes*a e a*enas uma his*ór*a para co*t*r é
</line>
<line>
(*ORAES; BRES*AN,
</line>
</par><par>
<line>
2018).
</line>
</par><par>
<line>
Se p*d*ssemos destacar um senti*o das i*age*s nar*adas seria uma sombra: o **e *az
</line>
<line>
ligação cíclica e*t*e o* te*pos, que coloca o narr*dor *a angústia do presente, ge*a *esânimo
</line>
<line>
em rela*ã* ao fut*ro (muitas vezes até desejando a Morte *ara enc*rta* o sofrimento) e liga sua
</line>
<line>
**m**ia *fetiva ao passado. A ima**m é, poi*, a som*ra de um *esej*: afet*, cari*ho, contat*,
</line>
<line>
ternura, acale*to. Uma sombra que assombra, * l*mbrar do abandono, a *resentificar o pres*nte,
</line>
<line>
a mo*trar a *aral*si* da perso*ag*m *ue ainda qu*ri* s*r/estar he*ó*. A *ontinuar a travessia,
</line>
<line>
querend* não es**r sozinh*.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
<line>
ALVE*, *. O *elho que a**r*ou *enino. São Paulo: Planet*, 20*5.
</line>
<line>
BE*UVOIR, S. A velh*c*. *i* de janeiro: N**a Front*i*a, 1990.
</line>
<line>
BOSI, E. Memória e *ociedade: Lembrança d* Ve*ho*. 2. ed., São P*ul*: T.A. Q*eiroz, *9*4.
</line>
<line>
PAULA D* CARV*LHO, J. C. Das estrutu*as do ima*in*rio à sociago*ia *os grup*s:
</line>
<line>
fundame*tos, des*nvolvi*ent*s e perspectivas do AT.9 d* Y. Durand. [S.*.], [19__?].
</line>
<line>
CARVALHO *ILHO, E. T. Filosofi* do Enve*h**imento. *n: PAPALÉO NET*, *. *ra*ad*
</line>
<line>
de Gerontolog*a. Sã* Pa*lo: Atheneu, 2007.
</line>
<line>
DURAN*, G. As estruturas antr*pológicas do i*ag*nário. Trad*ção de Helder *odinho.
</line>
<line>
São Pa*lo: *artins Fontes, *01*.
</line>
<line>
DURAND, *. * i*aginário: ensaio acer*a das ciê*cia* e ** filosofia da imagem. 2.ed. Rio de
</line>
<line>
*ane*ro: *ifel, 2001.
</line>
<line>
E*IAS, N. A solidão dos m*ribundos seguido d* envelhecer e morrer. Tr*dução de Plínio
</line>
<line>
Dentzi*n. R*o de *aneiro: Zahar, 2001.
</line>
</par><par>
<line>
FERREIRA-*ANTOS, M; ALMEIDA, R. Aproximaçõ*s ao Imaginário: b**sola
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
investi***ão poética. São Paulo: Képos, 2012.
</line>
</par><par>
<line>
FREIT*S, P. C. B. Solidão em Idosos: Percepção em Fu*ção da Rede Socia* -II Ciclo em
</line>
<line>
G*ro*tol*gia Social Ap*icada. Universidade *atólica Portu**esa Ce*t** Regional de B**g*,
</line>
<line>
Fa**ldade de Ciências *ociais, Braga, 2011.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, *ere*i*a PI, v. *7, n. 6, art. 3, p. 56-73, jun. 20*0
</line>
<line>
*ww4.f*an*t.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. Moraes, L. *. Bressan, A. C. *. Fernandes
</line>
<line>
72
</line>
</par><par>
<line>
GODIN*O, H. I*aginário e *iterat*ra. In: ARAUJO, A. *. e BAP*I*TA, F. R. Variações
</line>
<line>
*obre * Imaginário. Domínios, Teori*a*ões, Práticas Herm*nêuticas. Lisboa: I*stitut* Piaget,
</line>
<line>
2***.
</line>
</par><par>
<line>
*OU*EIRO, A.
</line>
<line>
*. *. A vel*ice, o
</line>
<line>
te*po e a morte. S*bsídios para o
</line>
<line>
p*ss*v*l avan*o do
</line>
</par><par>
<line>
e*t*do. Bras*lia (DF): E*i*ora Uni*ersidad* de *rasí*ia, *000.
</line>
</par><par>
<line>
LOUR*IRO, A. M. L. *elatório de *esquisa: Ima**n*rio, I*osos Asilados *ab*g*stas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Organ**ação de Asi*os: Organ*za*ionalidade A*t*op*l*tica - IA*O. Bra*íl*a, 2009.
</line>
</par><par>
<line>
LOU*EIRO, A. M. L. (Org.). O **l** * o apre*diz: o ima*i***io em experiên*ias com o AT-
</line>
<line>
9. São *aulo: Zouk, 2004.
</line>
<line>
*AIA, R. *. Dicio*ário de *ociologi*. P*r*o: Po*t* Edit**a, 2002.
</line>
<line>
MO*AES, *. J. P. Sob a perspe**iva do ima*inário: os mitos como categoria dos *studos da
</line>
<line>
cultura e da mídia. In F*O*ES, Giovanna G. B. Flores; NE*KE*, *ádia Régia Ma*f*;
</line>
<line>
GALLO, Solange Maria Leda (orgs). Análise do Discurso em Rede: cu*tura e mídia. *.2.
</line>
<line>
*ampinas: Pon**s, 2016a.
</line>
<line>
*ORAE*, H. *. *.; BRESSAN, L.L. Entre a *onquis*a e o repouso: * e*eme*to terra *om*
</line>
</par><par>
<line>
imaginação poét*ca e* u**
</line>
<line>
n*rra**** sobre imigran*e* italianos. Fólio - *evista de
</line>
</par><par>
<line>
Letras. *it*ria da *o*quista/BA, v. 8, n. 1, p. 4*3-491 jan./jun. 2*16*.
</line>
</par><par>
<line>
*ORAES, H. J. P; BRESSAN, *. L. B. Bacia Semâ*tica e o traje*o antropológic* em
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
narrativa *istórico-lit*rári* s*bre im*gração ita*iana: marcas de anc*stralidade. Re**st* Aler*.
</line>
<line>
Tangará da Serra (*T), v. 15, n. 1, p. 135-157, jul. 201*.
</line>
<line>
*ORAES, H. J. *. M; BRESS*N, L. L. A Te*ra Prometida: do núcleo mit*mico à este*ia. *n:
</line>
</par><par>
<line>
ARAÚJO,
</line>
<line>
Deniza
</line>
<line>
e* al (or*s). Imag(em)inário: imagens e i*a*in***o na Com*nica*ão.
</line>
</par><par>
</page><line>
Editora Página 4*, 20*8a. p. 364-383.
</line>
<line>
M*R*ES, H. J. P; BRESSAN, L. L; JORGE, L. C. S*bre trilh*s: a **mó*i* revisitada pel*
</line>
<line>
a*it* d* trem - um estudo com as lentes do Imagi*ário. Desen*edo. Revi**a do Program* de
</line>
<line>
P*s-Grad*ação e* Letras da Universidade de *asso Fu*do, *. 14, n. 1 - p. 160-176 - jan./ab*.
</line>
<line>
2018b.
</line>
<line>
NERI, A. L. (Org.). *aturidade e Velhice: traj*tórias individuais e socioc*l*urais. Campinas,
</line>
<line>
SP: P*p*ru*, 2001.
</line>
<line>
O*IVEIRA, A. P. Concepção do id*so asilado a respei*o *a sol*d*o. 1999. 36 f. Trab*lho de
</line>
<line>
Co*clusão *e Curs* (E*pecialização *m E*f*rmag*m) - Escola de Enfe*mag*m, Universid*de
</line>
<line>
Fede*a* da Bahi*, Sa*va*or, 1999.
</line>
<line>
PAS*H*AL, S. M. P. *u*o*omia * Inde*endên*ia. In: *APALÉO NETTO, M. T*atad* de
</line>
<line>
G*rontolo*ia. S*o Paul*: Athe*eu, 2**7.
</line>
<line>
PAPALÉO N*T*O, M. O estudo da velhice no *éc. XX: históri**, definiçã* do campo e t*rm*s
</line>
<line>
básicos. In: FR*I*AS, E. e* al.(O*gs.). Tratado de g*riatria e g*r*ntolo*ia. R** de j*neiro:
</line>
<line>
Guanabara Kroogan, 2**2.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*si*a, v. 17, n. 6, art. 3, *. 56-73, jun. 202* ww*4.**anet.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
A Políti*a Externa Brasileira nos An*s 30: Nazi*mo, Nacionalismo e o Jogo Internac*ona*
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
PAPALÉO NETTO, M. *eront**ogi*. *ão Paulo: Atheneu, 1996.
</line>
</par><par>
<line>
PINHEL, M. * soli*ão nos idosos instituc*o*alizados e* cont*xt* de aband*n* familiar.
</line>
</par><par>
<line>
B*ag*nça, P*rtug*l. **latór** de Estágio apresent*do E*cola Superior d* Educação à
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Braganç* para obtenção do Gr*u de Mestre *m Edu*açã* Soci*l, 2011.
</line>
</par><par>
<line>
RO*ECKER, *ean-*aul. * simbolismo a*imal. **o Pau*o: Pa*lus, 1997.
</line>
</par><par>
<line>
T*RRA, *. *. O imaginário de um grup* de cuidado*es d* idoso* asi*a*os. *issertação *e
</line>
<line>
Mestrado. *niver*idade *atólica de Brasília, 2*07.
</line>
<line>
T*RRES, W. C. A consciência da f*ni*ude e * po*sibili*ade de *ort*. Ar**ivos de Geriatria
</line>
<line>
e Geront*logia. *i* d* Janeiro, v.0, n.*, p. 65-66, maio 1996.
</line>
<line>
TOR*ES, W. C. Olha* os lírios d* campo. **o de Ja*eiro, *lobo, 197*.
</line>
<line>
VI*IRA, E. B. Ma*ual de *er***ologia: *m guia *eórico-prát*co para profissionai*, cuida*ores
</line>
<line>
e famil*ares. Rio de J*neiro: Revinter, 1996.
</line>
</par><par>
<line>
Como Refe*enc*ar este Artigo, co*forme ABNT:
</line>
<line>
*ORAES, H. J. P; B*ESSAN, L. L; FERN*NDES, A. C. V. A Imag*m com* Sombra d* Desejo:
</line>
<line>
Estrutura Mít*co-S*mbólica *m Idosos Asilados. Rev. FSA, Teresina, v.1*, n. 6, art. 3, p. 56-73, jun.
</line>
<line>
2020.
</line>
</par><par>
<line>
**nt*ib*ição *os Autores
</line>
<line>
H. J. P. Moraes
</line>
<line>
L. L. Bressan
</line>
<line>
*. C. V. Fern*n*es
</line>
</par><par>
<line>
1) concep*ão e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*s* e interpretação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) e*abo*açã* do rasc*nho ou na re*isão cr*tica ** conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) par*icipaç*o na aprov*ção da ver*ã* fi**l do man**cr*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 17, n. 6, art. 3, p. 5*-7*, jun. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par>Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)