<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 6, art. 3, p. 56-73, jun. *0*0 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.6.3 </line>
</par>
<par>
<line> A Ima*em como Sombra do Desejo: Estrutu*a *ítico-Sim*ól*ca em I**sos Asilados </line>
<line> I**ge as a Shado* of Desire: My*hic-S*m*olic Stru*ture in Nursi** Home *esidents </line>
</par>
<par>
<line> *elo*sa Jun*k*aus Pre*s Moraes </line>
<line> Doutora em C*mu*icação Social p*** Pontifíc*a Universidade *atólica d* Rio Grande d* Sul </line>
<line> Professora d* Un*versidade do Su* de Santa C*ta*ina </line>
<line> E-mai*: *eloisa*re*s@hotmail.co* </line>
<line> L**za Liene *ressan </line>
<line> Mestre em *i*ncias da L*nguagem pel* Universidade do S*l de *anta Catarin* </line>
<line> Pro*es*ora d* Centro Un*ve*s*tário Bar*iga *erde </line>
<line> E-mail: lui*alienebressan@gmail.com.br </line>
<line> Ana *aroline Voltol*n* F*r*an*es </line>
<line> Me*tre ** Ciências da Ling*a*em pe*a Universi*ade do Su* *e *anta Catarina </line>
<line> E-mail: ana*aroli*e.*oltolini@**t*ail.*om </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Ender*ço: Heloisa **ncklaus *reis Mo*aes </row>
<row> UNISU* - PPGC* - Av. José Ac*cio More*ra, 787, *EP: </row>
<row> 88.704-9**, Tubarão-S*, Brasil. </row>
<row> Endere*o: Lu*z* Liene Bressan </row>
<row> UNISU* - P*GCL - Av. J*sé Acác** Morei*a, 787, CEP: </row>
<row> 88.704-900, Tub*rão-SC, **asil. </row>
<row> Endereço: Ana Caroli*e Voltol*ni Fernandes </row>
<row> UNISUL - PPGC* - Av. Jos* A*ácio More*ra, 787, CEP: </row>
<row> *8.70*-9*0, Tu*arão-SC, Brasi*. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Chefe: Dr. Tonny *erley de A*enc*r </row>
<row> *odrig*es </row>
<row> Artigo recebido e* 13/04/2020. Ú*ti** versão *ecebi*a </row>
<row> em 27/*4/*020. A*rovado em 28/04/202*. </row>
<row> Ava*iado pelo siste*a Triple Review: a) *e** Re*iew </row>
<row> pelo E*itor-Chefe; e *) Dou*le Blind Rev*ew (avaliaç*o </row>
<row> cega por dois avaliadores d* ár*a). </row>
<row> R*visão: Gramatical, Normativa * de For*ata*ão </row>
</column>
</par>
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<line> A Política Externa Bras*leira nos A*os 3*: Nazismo, N*cionalismo e o Jogo Internaci*nal </line>
<line> 57 </line>
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<line> RES**O </line>
</par>
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<line> Apresentamos uma inquietaç*o **e p*rpassa e**es t*ês *i**res: ident*ficaç*o de uma e*trutura </line>
<line> mít*c*-simból*ca em idosos asilados, a pa*t*r *e uma cultur*nálise de grupo* i**p*r**a no AT- </line>
<line> 9 pela u*ilização de iscas *em*ntic*s. Perceb*mos que a t*oria do *maginário nos permite </line>
<line> transitar por i**gens-símbolos q*e estruturam o cotidiano *, a*ui, ident*ficar as p*i*a*ens nas </line>
<line> quais se sustentam as n*rrativa* d* idosos asilados na c*dade de *u*arão, estado de Santa </line>
</par>
<par>
<line> Cata*ina, *rasil. A ima*em * a sombra de </line>
<line> *m </line>
<line> desejo: o r*torno a* p*ss**o, lu*a* d* </line>
</par>
<par>
<line> *nfrent*men*o * *con*heg*, c*eio d* potê*cia de vida. *a**imos do *ressu*osto da* *s*ruturas </line>
<line> an*ropológicas do imaginár*o (DURAND, 2012), de que há rubricas sem*nticas diretoras que </line>
<line> const*tuem uma grade de leitura para a re*erenc*ação simbólica das pr*duções im*gin*rias. </line>
<line> P*l*vras-*have: Imaginário. Idoso* *sil*dos. Histór*a de Vidas. Est*utura Mítico-Simbólica. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> We pr**ent a concern that *ermeates these thre* pilla*s: identification *f a mythic-symbolic </line>
<line> structure *n the el*erl* asylum from a group-bas*d group *nalysis in*pired by th* AT-9 t*roug* </line>
</par>
<par>
<line> t he us * </line>
<line> of semantic baits. We re*lize that the </line>
<line> theor* of *he imaginary *llows </line>
<line> us to navigate </line>
</par>
<par>
<line> *hrough imag*s-symbols that *tructure the d*ily life and, here, to **entify </line>
<line> the la*dscapes in </line>
</par>
<par>
<line> wh*ch the narratives of t*e *lderl* i* the city of Tubarão, st*te of Sant* Catarina, Brazil, a*e </line>
<line> su*t**ned. The image is *he sha*ow of a des*re: the r*turn to the past, place o* co*f*ont*tion and </line>
<line> c*ziness, full of li*e p*wer. W* start from t*e a*sump*ion of th* an*hropological s**uctures ** </line>
</par>
<par>
<line> the imaginary (*U*AND, 2012) th*t th*re **e directional se*a*tic rubrics that constit*te </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> reading *rid for the sy*bolic re*erence of i*ag*nar* produ*tions. </line>
</par>
<par>
<line> Keywor*s: Imag*nary. Senior Citize*s. His*or* of L*ves. Mythica*-Symbol*c Str*c*ure. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*r*si*a *I, v. 17, *. 6, art. 3, p. 56-*3, jun. 2020 </line>
<line> *ww4.fsa*et.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. J. P. Moraes, L. L. Bre*san, A. C. V. Fer*andes </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> * INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Este artig* *az uma discu*são sobr* o imaginário1, a memória e as relaçõe* de afeto, te*do com* </line>
<line> *or*us de investig*ção ido*** asila*os2 da ci*ade de Tubarão, San*a Cat*r*na, atra*é* de *ma </line>
<line> a*ão de *e*quisa por escuta. Buscamos ident*ficar represe**ações imagético-*imbólicas q*e </line>
</par>
<par>
<line> em*rgem d* *n*versos est*uturante* do grupo </line>
<line> escuta*o q*e demonstram as maneiras d* e </line>
</par>
<par>
<line> pe*sar, ser * sentir. Assi*, temos como **jetivo *dentifi*ar o su*orte imagético, desvendando, </line>
<line> at*avés d** narrativas *os ido*o* ** p*s*uisa*o*as, as i*agens que lh*s sã* pr**nantes. </line>
<line> Par*imos do pressuposto das estrut*ra* an*ropológicas do imaginário (D*RAND, 2012), </line>
</par>
<par>
<line> de *ue há rubricas semânt*c*s d*ret*ras </line>
<line> que con*ti*uem *m* *rade de leitur* p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> referenciação s*mbólica das produçõ*s i*a*inária*. Ass*m, queríam** sa*e* como os ido*o* </line>
<line> asilados constit*em s** ***cepção *m relação à convivênci* no Asilo que têm por moradia, </line>
<line> bem como su** simboliza**e* sobre v*da e mort*, pa*sad*, p**sente * f*turo e, a**da, sobre a </line>
<line> e*pressão de sentiment*s como afet*, *ol*d*o e m*do. </line>
<line> "Viver muito, ou m*is, não é o m*is im*ortante, o qu* *nteressa é v*ver bem!" </line>
</par>
<par>
<line> (LOUR*IRO, 2000, p. 3*). Est*r v*l*o é </line>
<line> *m privilégio, ap**a* </line>
<line> dos grandes de*a**os </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> en*elhe*ime*to. Este *onti**u* que começa * *conte**r desde a concepção e *ai se es*en*endo </line>
<line> no co*rer do tempo é um *rocesso de *omada de con*c*ên*ia "o* a aceita*ão do *ngresso na </line>
<line> et**a ** vida co*siderada como vel*ice nã* é al*o natural e *spont*n*o, a **ssoa *usta a se </line>
<line> aceitar como *dos*" (LOUREIRO, 2000, *. 2*). Se a *ceit**ão da velhi*e já se **nsti**i um </line>
<line> gran*e *es*f*o, mais complexo aind* é estar asilado, l**g* do co*ví*io f*mi*iar, afastad* do* </line>
<line> te*pos e l*gar** *egistra*os na memór*a. Co*o lançar âncoras que se prendam aos afetos já </line>
<line> vi*idos? *ensamos sobre qual imaginár*o podemos falar de um g*upo de idosos asilado* que se </line>
</par>
<par>
<line> en*ontra longe da sua *am**ia, dist*n*e dos s*us amor*s, tendo c*rt*d*s *s </line>
<line> vín*ulos que </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> li*a*a par* fora da situação *silar e que têm * sua l**erda** m*nim**ada pel*s *egras d* asilo </line>
<line> (LOUREIRO, 2*09). </line>
<line> *sta*os *odea*os *e símbolos que se (re)significam c*nst**t*mente, pois nos e*s*na </line>
<line> Durand (**12) que o imaginár*o se apresen*a como um dinami**o organ*za*o* e est* é fator </line>
<line> *e c*r*a homog*neidade na repres*ntação, **e se tor** o fun*amento de t*d* a vida ps*quica. </line>
<line> As tr*cas pulsi*na*s e as inti*ações do *eio, f*r*a*oras do t*ajeto antr*poló*ico se movem </line>
</par>
<par>
<line> 1 Nossas pesquisa* na perspect*va *o Im*gin*rio e Coti*iano i*icia*am-se em 2016 e seus resultados parc*a*s </line>
<line> podem ser ob*ervados em MORAE* e BRES**N (201*a; 2016b; 2017; 201*a; 20*8b) ent** outros (vide </line>
<line> pesqu*sa.u*isul.br/**aginario) </line>
<line> 2 I*osos que mo*am no Abrigo do* V*lhinhos da c*dad* e* *empo int*gral. </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 17, n. 6, ar*. 3, p. 56-*3, j*n. 20*0 www4.fsanet.*om.b*/*evi*ta </line>
</par>
</page>
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<line> A Política Ex*erna Br*sile*ra nos *n** 30: Nazismo, Nacionalismo e o Jogo Internaci*nal </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> nes*as duas p*lari*ades que, a*t*s de *erem opos*as, são c*mp*emen**res * dialogam co* as </line>
<line> me*ór**s as qu*i* pretende*os *obilizar e discutir na escuta das histórias d* *i*as do grup* </line>
<line> d* asil*dos. </line>
<line> Como técnica de *nvestigação, *tili*a*os a **t*evista semiest**tu*ada com oi** i*os*s, </line>
<line> *endo que * rot*i*o fo* base*do no tes*e arqu*típico AT-9, proposto p*r Y. Durand (cita*o por </line>
</par>
<par>
<line> PAU*A CARVALHO, s/d), *ujas isca* semânti*as, como **remos adiante, s*rvi*am </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> estím*los para deflagr*r processo d* imagi**ção e busca de raízes comuns na função o </line>
<line> imaginativa, já q** "o ima*iná*io c*nstitui o conector obrigató*io pel* qual se forma qualquer </line>
<line> representaç*o hu*an*" (DUR*ND, 2*01, p. 41). </line>
<line> 2 R*FERENCIAL TEÓRI** </line>
<line> 2.1 Ve***ce inst*tucionaliza**: os *evaneios do *assado e a pe*manência da esp*ra </line>
<line> Envelhecer é *m fenômeno *ue es*á relacionado * vida de to*os o* seres vivos *, na </line>
</par>
<par>
<line> espécie *umana, atrelado *s suas co*diç*es </line>
<line> de vida, de trabalh*, de laze*, de **nv*vência </line>
</par>
<par>
<line> *am*liar. São muit*s os *atores que estão re**cionados à velhice e * fo*ma como lidamos com </line>
<line> esse *empo. A *rganiza*ão *undial de Saúd* - OM*, por exemplo, considera 65 anos o l*mite </line>
<line> i*ici*l *essa **se; já a *r*an*zação das Na**es Unidas - ONU conside*a o* 60 anos o marco </line>
</par>
<par>
<line> dessa t*n*e fronteira. Mas a terc**r* i*ade seria **smo de*arcada </line>
<line> apenas *or *úmeros? A </line>
</par>
<par>
<line> *dade crono*ógic* é um marco suficiente para determinar a chegada do enve*he*imen*o? </line>
<line> Papa*é* Netto (20*2, p.*0) tece alguns argu*entos s**re esse assunto: </line>
<line> O *n*elhec*mento (proces*o), a velhice (*ase da *ida) e o ve*ho ou idoso (result*do </line>
<line> f*n*l) c*nstituem um *o*junto cu*os componentes estão *ntimamente relacionad*s. </line>
<line> [...] o *nve*he*imento é co*ceituado *omo u* processo dinâmico e p*ogr*ssivo, no </line>
<line> qual há mod*fi*ações mor*ol*gicas, funcionais, bioquím*cas e p*icológicas que </line>
<line> determinam perda d* capacidade de *d*pt*ção do indivíduo *o m*io ambien*e, </line>
<line> o*asionando mai*r vul**r**ilidade e maior incidência *e processos pat*lógicos que </line>
</par>
<par>
<line> terminam por levá-l* à m*rte. [...] Às ma*ifestações somáticas </line>
<line> da velhic*, que é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ú*tim* fase do **clo *a vida, as *u*is são c*ra*ter*zadas por r*dução d* c*pa*ida*e </line>
<line> funcional, calv*cie e redução da *apacidade de trabalho e da *e*ist*ncia, en*re o*tras, </line>
<line> *ssociam-*e à perda *o* papéis sociais, solidão e perdas *si*o*ógi*as, motoras e </line>
<line> afe*ivas. </line>
<line> O autor c*ta*o (*AP*LÉO *ETO, **02) *raz uma de*ini*ão bastante ampla, </line>
</par>
<par>
<line> e*volvendo desde aspecto* *ísicos, so*iais e emocion*is. P** *ste viés, *re*alece a visão </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> env*lhecim*nto no seu a*pec*o bi*ló*ico e su*s con*equências no âmbi*o individual/pessoa*. </line>
<line> Estudo* apont*m que o envelheciment* populacional é hoje uma real*dade mund*al. No Brasil, </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. *7, n. 6, *rt. 3, *. 56-7*, jun. 2020 ww**.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. J. P. Moraes, L. L. Bres*an, A. C. V. Fern**des </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> estima-*e que haver* 25 *ilhões *e idoso* em 2020. Segundo as </line>
<line> pr*jeções estatís*icas </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> O**an*zaç*o Mun**al de Saúde (1985), e*tre **50 e 2025, a população de idosos no Bras*l será </line>
<line> a sétima maio* do mundo, com *ais de 32 mi*hões de pesso*s *om 60 anos *u mai*. </line>
<line> *iver m*i* signi*ica maior planejamento *e *s****égia* de integração entr* idoso, </line>
<line> f*mí*ia e/ou, instituição * prof*s*ionais especializados. C*rv*lho Filh* (20**, p. 10*) afirma </line>
</par>
<par>
<line> que o processo </line>
<line> de </line>
<line> *nvel*e*imento "pode ser conce*tuado *omo u* processo di*â*ic* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> prog*ess*vo, no qual há alterações morfológicas, *unci*nais e bioquí*icas q*e vão alternan** </line>
</par>
<par>
<line> pr*gressivament* o organismo, </line>
<line> tor*ando-o mais suscetível às ag*essõ** intrínsecas e </line>
</par>
<par>
<line> extrínsecas". </line>
</par>
<par>
<line> O *n*elh*cimen*o normalmente se </line>
<line> associ* a sentime*tos destrutivos, se**ação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inu*ilidade, agravando conflitos intern*s no idoso. Esses conflitos </line>
<line> *stão relacionados às </line>
</par>
<par>
<line> mu*anças físicas, mas tamb*m psic*lógicas e soc*a*s. ** </line>
<line> *ifi*uld*des de co*preensão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adaptação a novos papéis, falta de plan*ja*ento do futuro, afetivi*ad* mal resolvida, perdas. O </line>
</par>
<par>
<line> idoso **cessit* ** *s*aços d* (r*) </line>
<line> apr*ndizagem que **e </line>
<line> permita </line>
<line> *ma exis*ência </line>
<line> s*ud*vel. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Né*i (2001, p. 60) "trata-se de pre*arar e *e o*erecer meios à pe*soa para *u* possa </line>
<line> *nvelhecer bem, c*idando não apenas do aspecto físico, s*cial * econ*mico, m*s ta*bém das </line>
<line> ques*ões de vi*a i*terior". </line>
<line> Outro aspect* a ser considerado é a ques*ão d* *orte na velh*ce. T*rres *or*o*o*a co* </line>
<line> n*ssa discussã* ao afirmar qu*: </line>
<line> *m rela*ão à **lhice, ela se *podera de *ós de surpresa e *través *a velh*ce do outro. </line>
<line> Assim, devemos as*u**r uma real*dade q*e é inega*elme*t* nossa, embora só nos </line>
<line> atinja de *or* * *ermaneça para nós co*o inatingível. [] Porta*t*, a morte c*m o </line>
<line> outr*, não co*i**. Mi*ha morta*idade n*o é objeto de m*nha e***riênci* interna. Não </line>
<line> a ignor*, levo-a em *onta na prática, *as não * s**to (TORRES, 1996, p. 6*). </line>
<line> Assim, * p*rcepção de noss* própri* velhice s* dá a partir do outr*. É pelo outro que </line>
<line> não a ignora*os por completo, mas não a ass*mimos em plenit*de. A con*ição de *sta* "velho" </line>
<line> é uma das *aces *e*ebrosas *o tempo, motivadora de *u*tas de n*ssas *ti*udes imaginativ*s, </line>
<line> como veremos. </line>
<line> Umas *as gra*des quei*as *a velhice é a solidão, se*timento *e ext*e*a comple*idade </line>
</par>
<par>
<line> * ang*stiante </line>
<line> que produz </line>
<line> uma *e*sa*ão de mal-e*tar p*rmane*te. A pessoa que se sente </line>
<line> s ó, </line>
</par>
<par>
<line> *es*o </line>
<line> que rodead* p*r </line>
<line> out*as </line>
<line> pess*as, *em a *onstante impressã* que lhe falta supo*te, </line>
</par>
<par>
<line> principalm*nte o afeto, o acol*imento. </line>
</par>
<par>
<line> Estudi*s*s como Perplau e* al (apud FREI*AS, 2*11) </line>
<line> procura*am de**nir a solidão, </line>
</par>
<par>
<line> apontando t*ês aspecto* a ela r**acio*ados: a solidão * uma experiênc*a subjetiva que pode não </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 17, n. 6, art. *, p. 56-73, jun. 2020 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Pol**ica **terna Brasileira nos A*os **: Nazi*mo, Nacionalismo e o Jogo Internacional </line>
<line> 61 </line>
</par>
<par>
<line> estar </line>
<line> relacionada com iso*am*n*o ob*etivo; esta exp*r*ência sub*eti*a é psicologicamente o </line>
</par>
<par>
<line> desagradá*el para o indivíduo; a solidão r*sulta *e *l*uma forma d* re*acionamento defic*ente. </line>
<line> Essas p**cepções *o*re a solidã* nem s**pre são compreendid*s. *s mais jovens pensam que </line>
</par>
<par>
<line> a *oli*ão é um sentimento próprio *a ter*eira id*de e que * envelhecimento traz consigo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> isolamento e a solidão. Outro estudios*, Pinhel (2011), define * solidã* co*o um se*t**en*o </line>
<line> de *ngústia, abandono, isolamento; é um* pala*ra de um sig*ifi*ad* t*o amplo que se torna </line>
<line> difícil a *ua d*f*ni*ão fa** à e*trema comple*idad*. </line>
<line> *ambém c*mplexo é *om*reend*r como se sente um idoso *u* *ive em abrigos </line>
</par>
<par>
<line> co*eti*os, locais e* que a solidão está </line>
<line> permea*a d* ta*tas outras solidões, de *antos </line>
<line> out*os </line>
</par>
<par>
<line> sentime*tos de isolamento e de abandono. *esse *entid*, exp*rienciar a so**dão pode *cor*er </line>
<line> pela perda d* alguém que se am*, por um sentim*nto de e*clusão o* *ela falta *e laços sociais. </line>
<line> A sol*dão p*de *e*ar o i*os* a um estágio mais p*ofundo, * *sola*ento. Ma** (2002, p.216) diz </line>
<line> qu* "o v*lga* de *sola*ent* rem*te para af*sta*ento". Este pode *er f*sico, quando se *ra*a de </line>
</par>
<par>
<line> um </line>
<line> afastame*to, ou psic*lógico, quand* o </line>
<line> *stado psíquic* faz sentir-se moral*ente s* ou </line>
</par>
<par>
<line> perdido (MAIA, *002). </line>
<line> Tanto o isolamen** físico *uant* * isolament* psic*lóg*co pro*uzem a sens*ção *e ma*- </line>
<line> estar, de viver se sen*i*do i*úti*, *esva*or*zad*, em um prime*ro p*ano po* *i mesm* e depois </line>
<line> pel* famíl*a e pe*a **ciedade, cuja for** *e per*eber a vel**ce não é aco*hedora, nem gentil e </line>
<line> *erna. </line>
<line> N* en*a*to, há ou*r** aspectos *ue devem s*r consider*dos no envelhecer e que podem </line>
<line> *inimi*ar os impa**os da s*li*ão e do isolamento. O *om de*envo*vimento da af*ti*idade e a </line>
<line> integraç*o do idoso na socie**de são fundamentai*, de acord* com Pa*choal (200*), para que </line>
<line> o idoso *enha autonomia * * máximo de inde*endê*c**. Cab* d*z**, ain*a qu* **evemente, que </line>
</par>
<par>
<line> os e*paços de Asilos, segundo **eira (1996), são in*tituições qu* </line>
<line> tutelam u* indiví*uo, </line>
</par>
<par>
<line> retirand*-o do meio social em que viv*, para colocá-l* *ob representação soci*l da instituição. </line>
</par>
<par>
<line> Apesar </line>
<line> d* est**elecim*nto do instituto </line>
<line> de t*tela que têm os asilos, Ol*veira e Fortes (1*99) </line>
</par>
<par>
<line> d*stacam * importância do *o**ato dos asil*dos com a comunidade, e*itando o isolamento </line>
<line> destes numa realidade fecha*a. *á inúmeras caus*s para a inser**o *e i*osos ** Abrigos, que </line>
</par>
<par>
<line> vão desde * ex*gência de cuidadores espe*iais, *bandono ou r*jeição *a*iliar, ausência </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> recursos fi*an*eiros, inexis*ên*i* de parent*s de primeiro **au, ent** o*tros (PAPALÉO </line>
<line> *ETTO, 1996, p. 406). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na P*, v. 17, n. 6, **t. 3, p. 56-73, jun. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. J. P. Mo*aes, L. L. **e*san, A. C. V. Fernandes </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> A escuta sensível* d* suas hist*rias d* v*da, de sua* p*rcepções *o passado e d* </line>
<line> presente, *omo a que n*s propusemos a fazer, p*eci** **r valora*a de forma ter*a e a*ol*edora, </line>
<line> pois muitas vez*s os id**os encontram-se em momento de *ragilidade física e emoc**nal. </line>
<line> Afi*mamos i**o *e*ando em consi*eração o* estud*s *e T*r*a (2007, p. 2*) *ue enfatizam qu* </line>
<line> o a*rigo "tra*a-se de um espaço ressignific*do, n* mais d*s *ez*s negativamente, *n*e a doença </line>
<line> e * insanidade m**tal se c*nfundem *** a solidão e a t*i**eza **la a*sência do convív*o c*m </line>
<line> os que lhes *oram". Para a pes*uisadora, estar nestes tip** de ambi*n*es é *ma *ermanência </line>
<line> sem fim ou de expe*tativa de morte, chegando mesmo a *e*ejá-la, com* vimos tamb*m com </line>
<line> nossos en*revistados. **ias, em A solidão *os moribundos (20*1), s*gere *ue isolar idosos do </line>
</par>
<par>
<line> convívio s*c*al seria livrar-se </line>
<line> do "vírus da morte", já q*e os me*mos são identi*i**dos </line>
</par>
<par>
<line> socialmen*e c*m a mes**. </line>
</par>
<par>
<line> A *udança pa*a o asilo * muito maio* do que d* *mbi*n*e físico: perd*-se r*fe*ência, </line>
</par>
<par>
<line> seu lugar no </line>
<line> m**do e as construçõe* materiais e físi*as que marcar*m uma vi*a. É *ma </line>
</par>
<par>
<line> condição *nsti*ucionalizada (TE*RA, *007, p. 30), deixando de ter um car*ter </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*ivacidade/intimidade para ter/ser instituci*na*. Fa*amos em rompimento com laços de seu </line>
<line> context*. A autora se *tiliza ** conceito de morte civil cu*ha*o por Goffmann: *p*sar d* se </line>
<line> *star vivo, *erde-se * direito à cid*d*nia. Há uma **stri*ão de convi*ência, de ex*e*iênci*s, de </line>
<line> *aisagens. Com "o su*gimento do* asilos, a vel*ice *anha um lugar, mas perde simbolicamente </line>
<line> o *eu l*gar na vida. A localização da velhice no asilo *ão parece *e* apenas g*o*ráfica, m*s </line>
<line> representa*iva" (GROISM** apud TER*A, *007, p. *9). </line>
<line> Esta também * a realidade d* grupo de *dosos que participou de nos*a pesquisa e, por </line>
<line> is*o, co*pr*endemos, nesse estud*, que a es*ut* af*ti*a ajuda o idoso a manifestar o *e*ti*ento </line>
<line> de a*andono. A atividade pos*ibi*ita *o *doso elevar a *ua *utoimag*m e auto**tima, </line>
</par>
<par>
<line> est*b*lecendo uma *roca </line>
<line> permanente de af**o, </line>
<line> carinho, id*ias, sentiment*s, conh*cim*ntos, </line>
</par>
<par>
<line> proporcionando-lhe o*o*tunid*de d* sentir-se útil, *nte*rado e partic*pativ*. * por *s** * </line>
<line> ambi*nci* q*e nos *otivamos a pesqui*ar o su*orte imagético destes sujeitos em determin*do </line>
<line> am*ie*te, partindo da p*emissa *e que o i*agi*ár*o tem força organiza*ora, a p*rtir de uma </line>
<line> estruturação identificada *as narrativas e estimuladas po* meio **s iscas semânticas. </line>
</par>
<par>
<line> 3 Chamamos a *ossa escuta de sensível por se fazer de maneira acol*edora, respeit*ndo o t*mpo, *s fal**s d* </line>
<line> mem**ia, as emo*ões advin*as da conversa com os idosos. Tal como Silva (2018) nos direci*na, enquanto </line>
<line> p**quis*dores de imagi*ários, na busca dos sentidos que pa*ecem a**nharem-se e* seme*hança*, *erco*remos um </line>
<line> caminho da* sensações. Sã* essas sensibilidades que pro***amos (des)cob**r em nossa análise. </line>
<line> Rev. FSA, T*r*sina, v. *7, n. 6, art. 3, *. 56-*3, jun. 2020 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Política Externa Bra*ileira no* Anos **: Nazismo, Nacion*lismo e o Jogo Internacional </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> 2.* Imagens-sí*bolos que estrutur*m o cotidiano </line>
</par>
<par>
<line> No*sa **se conceitual *ara as discussões é a a*tropo*ogia *o imag*nário, proposta por </line>
<line> G. Dur*n* (2012) que nos coloca fr*nte a um regularizador de comp*rt*mentos, espe*ialmen*e </line>
<line> por se colocarem co*o "e**ruturas d* se*sibilidad*, pois s*o motivadoras tanto pelo a*p*ct* </line>
</par>
<par>
<line> racio*al, *onceitual d*s imagens quanto p** sua *i*ensão sens*vel, *oética, </line>
<line> afet*al" </line>
</par>
<par>
<line> (FERREIRA-SANTOS; AL*EID*, 2012, p. 19). Thom*s (1998, *.1* apud GODINHO, 2003, </line>
</par>
<par>
<line> p.14*) esc*arece que </line>
<line> "o imaginário não é </line>
<line> as*im </line>
<line> um* co*eção de i*agens adici*nadas, um </line>
</par>
<par>
<line> corpu*, ma* uma *ede onde o s*nt*d* está *a relação". </line>
<line> O imaginário, como t*or*a an*ropo*ó*ica, dis*ute várias q*estões qu* express*m * </line>
<line> trajetóri* *umana, especia*mente aquelas liga*as aos modo* pel** quais o homem lida com o </line>
<line> me*o da mort* * a angústi* d* pa*sar do t*m*o. Sã* os chamados sem*lantes do tempo, matriz </line>
</par>
<par>
<line> de toda atitude *mag*nativa. Assim, é pelo ima***ári* que s* </line>
<line> estrutura e ori*n*a a *ida, </line>
</par>
<par>
<line> individual ou em grupo, lutando ou convive*d* com este medo, eufemizando-o. * imaginário </line>
<line> * arma *ue d*spomos, consciente ou não, *e nos p*sici*narmos f*ente à *ngústia ex*ste**ial. </line>
</par>
<par>
<line> F*gura-se *o*o u* c*njunt* rela*iona* de </line>
<line> imagens com potênci* *rgani*a*ora de ações, </line>
</par>
<par>
<line> p*nsament*s, memórias, v*sões de mun*o, sentimentos. Trata-se de e*uilibr*ção *ntropol*gica, </line>
<line> c*mo *xpressa P*ula de Carvalho (*d, mimeo) por meio do jog* das f*nções d* imaginação </line>
<line> sim*ólica. </line>
<line> Crítico às categor*zações **iste*tes, *aseadas em conhe**mentos exteriores às imagens, </line>
</par>
<par>
<line> D*rand </line>
<line> (2*1*) procurou estabelecer r**ações entre </line>
<line> a* imagens por uma </line>
<line> classificação não </line>
</par>
<par>
<line> reducio*ista. Para o **tor (2012), devem-*e a**rdar as imagens, i*entificando-a* a *ar*ir **s </line>
<line> s*gnif*cad*s qu* se cons*roem ** âmago da p*ó*ri* imagem, que se p*es*nti*icam em cultu*as </line>
<line> de locais diversos e te*poralidade*. Estas *magens estã* e* movime*to entre as estrut*r*s do </line>
<line> imaginário, quer *e*o enfre*tamento o* pelo acon*hego. **sim, * co*pre*n**o das imagens </line>
<line> (pela *ua força simbólic* e não pela sua *orma) es*á ancorada ** três estruturas: heroica (t*ma </line>
<line> de *omba*e), míst*ca (at*osfera de repouso) e *i*tética (comba** e repouso o*ga*izados </line>
</par>
<par>
<line> diacr*nic* o* sin**onica*ente), e são capazes de </line>
<line> nos auxilia* na interpret*ção si*b*l*ca em </line>
</par>
<par>
<line> dada cultu*a (MO**ES, *016). </line>
</par>
<par>
<line> As estruturas são aportadas *m dois regimes de *magem: Diurno (es**utura *eroica) e </line>
<line> Not*rn* (estruturas mí*tica * sintét*ca). Em cada um dest*s r*gimes, o estudi*so pe**ebe *uas </line>
<line> inte*ções na ba*e da o**ani*ação do univers*, criando polar**ades opost*s como um jogo de </line>
<line> forças entre o *em e o m*l, o *lto e * baixo, a esq*erd* e a direita, e*c... a outra int*nção seria </line>
<line> a união *estas po*arida*es **ostas que se comp*em**tam e *e harmonizam. D** polaridades </line>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 17, *. 6, art. 3, *. 56-73, jun. *020 www4.fsa*et.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. J. P. *oraes, L. L. Bre*san, A. *. V. F*rnan*es </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> op*sta*, *urg*r*a o *ue Durand *ome*u como regime *iurno das imagens, sinalizadas pela luz </line>
<line> q*e per*item as distinções pelo debat*. Na s***nda polarida*e, está o regime noturno cuja </line>
<line> noite é sua maior representação * que unifica * conc*lia o* o*os*os, tal como já a*resentado * </line>
<line> discu**do em M*raes e *ress*n (2016b; 2017). </line>
<line> Assim, Durand (2*12, p. 6*) destaca **e "semanticamente fal*ndo, p*de-se dizer *ue </line>
<line> *ão há luz sem trevas en*uanto o inver*o nã* é ver*adeiro; a noite tem *m* existência simbólic* </line>
<line> autô*oma. O Regime *iurno da imag** define-se, portanto, de mane**a ge*al, como reg*me d* </line>
<line> antítes*". Logo, os sím*olos relacion*d*s ao reg*me *iurno, conform* a si*ni*i*aç*o </line>
<line> predomin*nte, remet*m m*is a *deias *e a*c*nsão, heroísmo, poder, iluminação, razã*. O R* </line>
<line> *ara*t*riza-se por ações *e separar * pelas a*itudes bélicas de heróis violentos. O pesqui*ador </line>
<line> afirma que "tod* o sentido do Regim* Diurno do i*a*iná*i* é pensamento \co**ra\ a* tr*vas; * </line>
</par>
<par>
<line> pensamento c*ntr* semant**mo das t**v*s, da animalidade ou da queda, o </line>
<line> ou seja, contra </line>
</par>
<par>
<line> Cronos, o t**po mortal" (D*RAND, *012. p. 18*). </line>
</par>
<par>
<line> Morte e sofrim*nto exist*nc*al p**duzem im*gens rel**ionadas ao tempo e sua </line>
<line> fugaci*ade, mas é no Regime *iurno (RD) que estão pr*sen*e* o simbol*smo das trevas e os </line>
<line> simbolismo* *a *ueda. T*mbém **globam os *ímbo*os ascensionai*, **pe*acular*s, d*eréti*os </line>
<line> que express*m est**turas es*uizomorfas he*oic** do i*a*iná*io individual e coletivo. </line>
<line> No Regim* Not*rn* (RN), *ue expr**s** a* dominantes dige*tivas e copulati*a*, ** </line>
<line> i*a*ens se f*rmam a p*rtir da ideia de aco*odação, de aco*ch*go, buscando conciliar as lutas </line>
<line> e * necessidade de acol*imento, pois a im*g*na*ão consola o h*mem da fugacidade *o tempo </line>
<line> (DURA*D, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> *om esta es**uturação, Dura*d *ropõ* que *á certa con**r*ência, isomo*fismo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tot*lid*d* da* imagens </line>
<line> e**ressas *elo ser h*ma*o. "Das </line>
<line> primeir*s repres*nta*ões, *assando </line>
</par>
<par>
<line> *elas antigas mitologias *s narrativ*s contemporâ*ea*, podemo* encontrar mat*izes: a*quéti*os </line>
<line> * sí*bolos *ue são mo**lizados *elos mitos" (M*RAES; BRESSAN, 2017, p.140). H*, </line>
<line> po*tanto, um *roces*o de tr*cas *ntre o que * pró*rio da espé*ie h*mana, *a *ua s*b**ti*idad* </line>
<line> e ** mei* em que viv*: * o q*e chamamos de trajet* a*tropoló**co. Nas *rópri** palavras de </line>
<line> Durand (2*12, p. 41), "a inc*ssante tro*a que existe ao n*vel ** imaginário entre as pulsões </line>
<line> subjet*va* * assimiladoras * as int*mações o*jetivas que *manam do meio cósmico e so**a*". </line>
<line> Esta é uma *oção chave pa*a a nossa análi*e, uma v*z que percebemos que *s press*e* do m*io </line>
<line> sociocultural ficam *uit* rest*itas em a*bien*e as*lar, n*o havendo estímu*os de atualiza*ão e, </line>
<line> p*rtanto, uma re*e*ênc*a simbólica u*ân*me, recorrente e *regna**e ** passado, como verem*s </line>
<line> adiante. </line>
<line> Rev. FSA, T*resi*a, v. 17, *. 6, art. 3, p. 56-73, jun. 2020 ww*4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Polí*ica Externa Bras*l*ira nos Ano* 30: N*zismo, *aci*nalismo * o Jogo Int*rnacional </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> Ness* sentido, a teoria do imag*nári* e o conceito de tr*jeto antropológico *uxiliam a </line>
<line> pe*s*r o enve*heci*ento dos *dosos *ue vivem em as*los, via *otência *o devaneio poétic*, a </line>
<line> par*ir da m*táfora utilizad* por Érico Verí**imo, quando uma per*onagem do clássico rom*nce </line>
<line> O*hai *s Lírios do Campo assim se pronuncia: </line>
<line> [...] a vida é como uma travessia tra*satlân*ica [...] os pa*s*geiros são das mais vári*s </line>
<line> e*pécies. *ns pass*m a via*e* a se pre**upar para o de*embarque *o *orto do s*u </line>
<line> destino, outr*s não têm nenhuma esper**ça *o p*rto de chegada * *rocuram passa* </line>
<line> da melh*r ma*eira po*sível a travessia (VERÍSS*MO, 1*73, p. 9*/9*). </line>
<line> A tra*e*si* segue, cheia de s*mbolismos. </line>
<line> 3 RESULTADOS E **SC*SSÕES </line>
<line> 3.1 S*luçõe* (sem*re) simbólicas: *esult*dos e di*cus*ões d* culturanál*se *e grupo co* </line>
<line> as *scas sem*nticas </line>
</par>
<par>
<line> E*tão, co*pre*ndendo a vid* </line>
<line> com* essa *r*vessia, elaboramos nosso percu*so </line>
</par>
<par>
<line> metodológico a par*ir d* escuta sensív*l de oito entrevistados qu* vi*em no abrigo asilar em </line>
<line> *ubarão, Santa Catar*na, a fim de conhece* o *niverso míti*o-s*mbólico, ou se*a, a *strutura do </line>
<line> s*u *ma*iná*i*. *el*cionam*s aqu*les que estavam há mais tempo n* As*lo. </line>
<line> O AT-9 fo* um *nstrumento experi***t** cria*o *or Yves *ur*nd des*inad* a testar a </line>
</par>
<par>
<line> exi**ên*ia **s e*truturas ant*opol*gi*as, de G*lbert Durand, </line>
<line> como ra*zes comun* a todos os </line>
</par>
<par>
<line> home*s na função da imag*nação. Na* pal*vra* de Paula </line>
<line> de Carvalho (s/d, p.2), "essas </line>
</par>
<par>
<line> consta*tes da imaginação simbólica que *ão os *r*uétipos, ref*atados *ócio-c*ltur*lmente em </line>
<line> i**gens simbólicas inte*rando as grand*s config*rações de suas pres*ntificações, que são os </line>
<line> mitos * os unive*s*s *íticos". Con*ide*amos *ue estas con*tantes fo*m*m "protocolos </line>
</par>
<par>
<line> imag*tico-simbóli*os de s*luções e </line>
<line> vetore* confi*ur*n*o u* com**r**mento e uma ação </line>
</par>
<par>
<line> *través das estr*turas i*entific*d** e de suas matrizes transf*rmacionais" e que foram, c*mo </line>
</par>
<par>
<line> téc*ic* de pesquisa, identificadas de modo esquemático </line>
<line> através d* d*senho, do r*lat* e do </line>
</par>
<par>
<line> *uesti*n*ri*. Tem-se a* uma sondagem de como o in*iví*uo ou **upo </line>
<line> lida co* a ang*sti* </line>
</par>
<par>
<line> ori*inal, tal como u* "capital simbólico *e *resentificação de vivênci*s simbólica* (...) e as </line>
</par>
<par>
<line> solu*õ**, sempr* simb*licas" (PAULA DE CARV*LHO, s/*, *. 2) para a e***riência </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> *ivê*cias. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 17, n. 6, ar*. 3, p. 56-73, jun. 2020 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. J. P. *o*aes, L. L. Bressan, A. C. V. Fernan*es </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> Assim, util*zaçã* a </line>
<line> de *scas se*ânticas </line>
<line> que ser*em de estímulos para defla**a* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *r*cesso </line>
<line> de ima*inaç** *em ca*áter fun*ional e *emânt*co: qu*da mo*s*ro l*gam-*e e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> situação existencial; o refúgi* *imboliza proteção e acon**ego; o elemento cíclico, arquétipos </line>
</par>
<par>
<line> sintéticos, ligados à an*l*se; a *spada, resposta </line>
<line> heroica diant* da angústia *xist*ncial * da </line>
</par>
<par>
<line> **rte, usa*a contra * Mon*tro; * a personag*m. O* complementos * *ersonagem, água, *ogo </line>
<line> e animal, ajudariam a projeta* o sujeito, *azer face aos semblant*s. </line>
<line> Dad* o ***iente e as condiçõe* cogniti*o-emocio*ais dos id*so* sujeito* da pe*quisa, </line>
</par>
<par>
<line> optamos p*r uma culturanálise qua*itati*a, consc*en*es *a inci*ênci* do amb*ente sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> real*zação de su*s *roduções imaginár**s, através </line>
<line> de uma escuta sensível e ten** as i*cas </line>
</par>
<par>
<line> semânt*ca* *omo estímulo* </line>
<line> de narr**ão. Assim, a partir das falas * s**s imagens, *uscamos </line>
</par>
<par>
<line> i*entificar * s*porte imagético como força organizad*ra do imaginário e do coti*iano *o grupo </line>
<line> d* **ilad*s. Parece-nos que o arquetípic* passa * ser não a imagem em si, mas a maneira co*o </line>
<line> é combinada, em que o a*biente f**ja a estruturação da* represent*çõ*s imagético-simbólicas </line>
<line> e demonstram a *a**ira de pe*sar, ser * s**tir. </line>
<line> *s dados for*m col*tados a partir de entrevista *emiestr*tu**da, *nspir*da nas iscas </line>
<line> semânticas do te*te AT-9 prop**to *or Yves D*rand (citado po* PAULA *E C*RVALHO, </line>
</par>
<par>
<line> s/d), *m*ora não se*u*n*o </line>
<line> as etapas *e seu teste projetivo. A **rti* das narrativas, fruto da </line>
</par>
<par>
<line> *sc*ta individ**l*zad*, *o*tamo* um q*adro p*r* melhor visualização d*s iscas sem*nti*a* e </line>
</par>
<par>
<line> os senti*os ev*cados. Os oit* idosos </line>
<line> ou*idos foram q*at*o mulheres e quatro homens, c*m </line>
</par>
<par>
<column>
<row> idades **tre 70 a 94 anos, *u* vivem em ambiente asil*r. </row>
<row> Os elem**tos estavam arr*lados nas questões da entrevista s*miestrut*rada e * *uadro, </row>
<row> mo*tado a p*rtir *a* *espostas dadas p*los e*tre*ist*dos. </row>
<row> Quadro 1- *s *s*as semânticas e os s*ntido* *t*ibuídos </row>
</column>
<par>
<line> Elementos </line>
<line> Representado por </line>
<line> Função </line>
<line> Simbol*zando </line>
</par>
<par>
<line> Qued* </line>
<line> Rel*cionamentos ru*n* com **mí*i*, no tra*alho e, especialmente, o mom*nto presente </line>
<line> Viver </line>
<line> As dificuld*des im*ostas pel* v**a </line>
</par>
<par>
<line> *sp*d* </line>
<line> I*strumentos de trabalho </line>
<line> **tar </line>
<line> * sobre*ivência *oi defendi*a pelos *nstru*entos de traba*ho </line>
</par>
<par>
<line> Refúgio </line>
<line> A casa </line>
<line> Protege* </line>
<line> Acolhid*, amor, s*gurança </line>
</par>
<par>
<line> Monstro </line>
<line> A *olidão </line>
<line> Convi*er </line>
<line> A fa*í*ia, os a*igo* </line>
</par>
<par>
<line> **clico </line>
<line> A vida an*es do abrigo </line>
<line> *embrar </line>
<line> Sau*ade, alegrias vivida* </line>
</par>
<par>
<line> Persona*em </line>
<line> Pesso*s que ajudaram </line>
<line> Aux*liar </line>
<line> Amor, alegria, vitór*as </line>
</par>
<par>
<line> Á*ua </line>
<line> Enchente e *ar </line>
<line> Do*r, perder </line>
<line> T*is*ez*, de*truição, tragédia, dor </line>
</par>
<par>
<line> Anima* </line>
<line> Cavalo, *oi, porco, ga*inhas </line>
<line> Cr*ar </line>
<line> Alimenta*ão, força, tra*alho, produção </line>
</par>
<par>
<line> Fogo </line>
<line> Inc*ndio, acidente </line>
<line> D*stru*r, doer </line>
<line> Dor, p*rdas, medo </line>
</par>
<column>
<row> Fon*e: Adap*ado d* LOUREIRO, 2**4, p.43 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teres*na, v. 17, n. 6, *rt. *, *. 56-73, ju*. 2020 </line>
<line> www*.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Pol**ica Externa Brasile**a nos Anos 30: Nazismo, Nacionalis*o e o J*go Inte*naciona* </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> Os da*os **colhi*os sobre as re*r*se*ta**es das imagens relata*as, *s funçõe*, os papéi* </line>
<line> que repre*entam a ex*stência dos entrevistados e os simbolism*s atribu**os pelos idosos sã* os </line>
<line> *lementos q*e servem *e base p*ra no*sa análise. Ao fa*ere* *eus r*lat*s i*divi**ais a partir </line>
<line> das iscas **mânticas, os idosos se r*feriram a *ada u* *os el*mentos, **nfo*me apresentamos </line>
<line> no quadro **ima. </line>
</par>
<par>
<line> O primeiro el*men*o, qu*da, c*ja função se relaciona ao ato de vive*, trouxe os a </line>
<line> **mbolos que i*plica* *s r*la***namentos f*mil*ares, ora lembrados *o*o positivos, mas, em </line>
</par>
<par>
<line> su* *aio*ia, ev**am lem*ranças *u*ns. O elemento trouxe à memór** aqu*lo que </line>
<line> foi </line>
</par>
<par>
<line> desagradável, difícil de **pe*ar. *s símb*los s*o *as**entos inf*li*es, m*rte de *il*os, falta d* </line>
<line> r*conhe*imen*o no ambiente d* *rabalho. A*sim, compre*ndemos que: </line>
<line> * polarização *ítica e *ua orientação *em*tic* positiva ou negativa, a *ntegração </line>
<line> e**rutural, a orga***ação das polarizaç*es, a elab*ração discurs**a, vão defi*i* a *a*tir </line>
<line> do d*s*nho e do *i*curso * tema *xistencial e/ ou si*ból**o, veic*lado pelo suj*ito- </line>
<line> autor da ação (DURAND, 1988, p.*2-83). </line>
<line> O segundo elemento a *sp*da vem associado aos *nstrume**os de **abalho com os </line>
<line> *uais empr*end*ram a lu*a pela vida. Tr*duz*m-se e* *e*ramenta* com*: a var* de pescar, o </line>
</par>
<par>
<line> ara*o e os bois </line>
<line> para arar a terra, os </line>
<line> *nst*umen*os de pe*reiro, </line>
<line> jardinei*o carpint*iro, e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *aminhão pa*a transpor**r, o *o*ão e o *orno para *o*inh*r e os *nstrume*t*s de li*pez*. Estes </line>
</par>
<par>
<line> símbolos estão c*nectado* ao Regime Diurno </line>
<line> qu* "tem a ver c*m * </line>
<line> dominante postu**l, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> t*cno*ogia das ar*as, a *ociol*gia do soberano m*go e do guerreiro, os rituais de e*evação e da </line>
<line> purifi*ação" (DURAND, 2012, p. 58). Foram estas espadas que gara*tira* o ser/es*ar no </line>
<line> mundo, co*tr*buindo para que as e*trutu*as heroicas do imaginá**o ind*vidual e coleti*o se </line>
<line> manifesta*s*m. </line>
<line> A domi*ante postural, sit*ada *o regime diurno da* imagen*, aciona o ideário e a </line>
<line> imaginária da p*rificação, da ***a, do comba*e, da *uerra, da aná*ise, despertando, </line>
<line> ass*m, **mbolis*os her**cos (esqu*zomorfos), *epre**nta*os por arm*s, e**ada, </line>
<line> flecha e gládio (LO*REIR*,2004, p.17). </line>
<line> Nesse sentid*, a postur*l domin*nte *e expressa nos objet** de *rabalho com os quais </line>
<line> venceram os desafios impostos no dia a dia e r*montam a um pas*ado de utilidade, potên*ia de </line>
<line> vida e *nfrentamento. </line>
<line> O *lem*nt* refúgio vem *xpresso na palavra "casa" e também no "abrigo asil*r". Para </line>
</par>
<par>
<line> o abrigo, as </line>
<line> palavras se relac**nam com cuidad**, ali**nt*ção, con*orto no sentido d* </line>
</par>
<par>
<line> sa*isfa**o d* plano biol*gico, com* *lime*taç*o * c*ntr*le *e saúd*. Qu*n*o se re*erem à casa, </line>
<line> aparece a memória afet*va, o lugar da* alegri*s, do aconche*o, do vivid* e do que já não existe. </line>
<line> Rev. FSA, T*re*ina PI, v. 17, n. 6, ar*. 3, p. 5*-73, j*n. *02* *ww4.fsan*t.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. J. P. Mo*aes, L. L. Br*ssan, A. C. V. Fern*ndes </line>
<line> 68 </line>
</par>
<par>
<line> D* certa fo*m*, a escuta perm*tiu conversar s*bre as **agens da me*ória: "[...] há *ois tipos </line>
<line> de memórias: memó*i* s*m vida p*ópria e me*ória com vida própr**. As *emóri*s s*m *ida </line>
<line> própria são i*er*es. [...] Sua **istê*ci* é semel*ante à das fe*ram**tas guardadas num* caixa </line>
</par>
<par>
<line> [...] À esper* de qu* as c**memos" (ALVES, *005, p. 13). F*r*m e*sas memó*ia* </line>
<line> q*e </line>
</par>
<par>
<line> chama*os ao faz*rmos a e*tre*ista co* os idosos asilados. As memórias do *ar e*tão em uma </line>
<line> c*ixa, s*lv*g*ardada* d* am*ient* em que *ivem. Esse refúgio (o asilo) é negado à memória </line>
<line> afetiva. </line>
<line> O passad* c*nserv*-se e, além *e conservar-*e, atua no *resente, mas não de forma </line>
<line> homog**ea. De um *ado o co*po guarda e***e*as de co*portamento *e que s* vale </line>
<line> muitas ve*es automa*icamente na sua ação s*bre as coi*a*: trata-se da memória- </line>
<line> hábit*, memória do* meca*ismos motores. De outro la*o, oco*rem *em*ranças </line>
<line> independes de quaisquer hábitos: l*mbrança* *so*adas, singulares, *ue con*tituíram </line>
<line> a*tênti*a* ressurreições do p*ssad* (BOSI, 199*, p. 48). </line>
<line> O *ass*do é acionado c** as m*mó*ias *ingul*res, o *re*ent* traz * grande monstro: a </line>
<line> soli**o asilar. Apesar de for*arem u* grup* que se apoi* *utuamen*e e q*e * *em as*istido </line>
</par>
<par>
<line> pe*o* p**fissi*nais **e lá *tua*, solidão já se a </line>
<line> to*nou melan*olia. No *a*sado re*ide* as </line>
</par>
<par>
<line> alegr*a*, as lutas, a fa**lia que co*s*ru*ram, *ois para o </line>
<line> imaginário heroic*, "o *ef*gi* será </line>
</par>
<par>
<line> s*mpre um l*gar </line>
<line> *e \refúgio contra\ *m perigo, *nquanto *ara o imaginá*io mí*ti*o, ele (o </line>
</par>
<par>
<line> refúgio) é u*a imagem de recipi**te, s*mbolo de bem-estar e da vida e* pa*, *onfo*me um </line>
<line> sentido arquetipal" (*OUR**RO, 2004, p.24). É no pas*ado que está a ima*em do aconcheg*, </line>
<line> muito rela*ionad* aos mo**ntos de af*to e pessoas do s*io f*miliar qu* dei**m sa**ade pela </line>
<line> ausência *e conta*o e i*timidad* no pre*e*te. </line>
<line> Assi*, ***rentar o monst*o da soli*ão im*l*ca resg**rdar a* experiê*cias vividas e que </line>
</par>
<par>
<line> ficaram inscritas na me*ória de *ada *m; a **r*ir deste acúmulo vi*e*ciado, sobrevivem </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> solidão, às vezes monologando com o já vivido, com a in*ençã* d* r*constr**r * examina* se* </line>
</par>
<par>
<line> co*t*ú*o passado, m*diado pelas experiências </line>
<line> do presente, sem a prete*são, con*u*o, de </line>
</par>
<par>
<line> estabelecer provas *ara confirma* ou r**u*ar verdade*. </line>
<line> Em r*lação ao elem**to cí*l*co, as narrativas ** r*f*rem à *ida antes do asilo * lá que </line>
<line> *eside a vida. É *est* giro ao p*ssado q*e se reprod*z o estí*ulo que s*pra o alento, pois algo </line>
<line> cíclico *ode s* localizar em *m **cro un*verso heroico, mí*tico ou sinté*ico que se caracteriza </line>
<line> pe*a ha*monia dos contrá*ios. *ss* harmoni* de contrários f*z com que t*mp*-esp*ço-memóri* </line>
<line> do *á v*vido seja o motor que os *ant*m con*ctados *o *niverso. São as memórias pr*servada* </line>
</par>
<par>
<line> qu* esta*e*ecem vínculo po*sível com *ealidade. Muit* embo*a, paire o desejo, em </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresin*, v. 17, n. 6, art. 3, p. *6-73, jun. *020 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *olítica *xt*rna B*asileira nos ***s 30: Nazismo, *acion*lismo e * Jogo Inter*acional </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> devaneio, *e vol*ar a u* *empo já vi*ido: d* uso da espada em ato hero*co p*ra um refú*i* </line>
<line> escol*ido. * o *es*jo de u* retorno. </line>
</par>
<par>
<line> O elemen*o *ersonagem aparec* como a*uele que, em dado momento, *oi o </line>
<line> *erói, </line>
</par>
<par>
<line> pess*as do b*m que au*iliaram </line>
<line> na *rajetóri*. Ao criar n*rrativa, a per*onagem tinha a </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> caracter*stica re*or*ente e pregna*te: vínculo afe*ivo. O amparo, suporte, gestos de afeição e </line>
<line> ternura *arcam as imagens de cada pe*sonagem. </line>
<line> Os elementos águ* e fogo foram narrados a pa*tir de seu pode* d* destruição. *o**e o </line>
<line> elemento água lemb*aram de u*a grande enchent* o*orr**a na regi*o em *974. </line>
<line> A águ*, de acordo com Duran* (2012), está ref*re*cia** nos *í*b*l** *ictomorfos. "O </line>
</par>
<par>
<line> **do da á*u*, seus </line>
<line> aspectos *enebro*os, </line>
<line> ca*acterísti*a* in**i*tantes (ág*a negra, ho*t*l), </line>
</par>
<par>
<line> *ortu*ria, c*nv*te a mo*rer, con*ite a **a vi*gem sem retorno, le**r* a f**alidade" </line>
</par>
<par>
<line> (LOU*EI*O, 20**, p.2*). *esse </line>
<line> sentido, le*brança a </line>
<line> da ág*a *os *emet* ao *eu </line>
<line> p*der </line>
</par>
<par>
<line> destrutivo, *ue nã* se pod* c*n*ro*ar. </line>
<line> Já o fogo t*mbém foi narrado a partir de s*u po*er destrutivo: "*ssis*ir ao incêndio de </line>
<line> uma casa, ver seu *orpo s*r queima*o p*las chamas". Nesse eleme*to, * narrativa que </line>
<line> preva*eceu sobre o f*go foi o seu semantismo *ngusti*n*e de destruição, de fi*, de prenúncio </line>
<line> *e *orte. </line>
<line> * animal é o estí*ulo que **de re*et*r a uma est*ut*ra he*o*ca c*m a *epresentação d* </line>
</par>
<par>
<line> a*im**s que, jun** com * *spada, </line>
<line> servira* como ânc*ra* *ue sust*ntara* o heró* </line>
<line> em sua </line>
</par>
<par>
<line> jornada. A força animal se constituiu como elemento im*ul*ion***r das c*nquistas. Os animai* </line>
<line> l**brad*s *a* narrat*vas *oram cav*lo, boi, porco e galinhas. O c*v*l* si*boliza o fi*ho da </line>
<line> noite e do mistér**, o se* s*gnif*cado *stá lig*do ao f*go e à água; é destruidor e tr*u*fante, </line>
<line> n*trie*te e asfixi*nte. *oi l*mbr*do como força, *uj*nça * auxiliar *o trans*or*e e nos trabalh*s </line>
</par>
<par>
<line> agrários. O boi *imboliza bon**de, calma e for*a pacificadora. O </line>
<line> boi representa também </line>
</par>
<par>
<line> capacidade ** trabalho e sacrifício. O boi * um au*il*ar precio*o do trabalho hu*ano. O porco </line>
<line> t*m simbologia *mbivalente: é associado à ign*rância, g*la, lu*úria, egoísmo, mas se ass*cia </line>
<line> também à ab**dância e à *ros**ridade. A na**ativa dos idosos ap*esenta pola*idad* posi*iva, </line>
<line> l*gada à abundâ*c*a * às c*leb*ações. Por fim, a* galin*as simboli*am os cuidado* matern*s, </line>
</par>
<par>
<line> proteção e con*orto, v**to ser, muitas vezes repres**ta*a </line>
<line> acomp*nh*da pel*s seus pintinhos </line>
</par>
<par>
<line> (RONE*KER, 1997). Os animais refo*çam * empr*endime*to heroico de posição fre*te * v*d*. </line>
<line> Complementam, nos caso dos entrevis*ados, * e*pada. </line>
<line> Em u*a aná*ise geral das escuta*, pudemo* perceber que o presen*e (*em**) apresen*a- </line>
<line> se como um se*blante do tempo, j* *ue a morte não assu**a *ais pela falta de motivação em </line>
<line> relação * vida. O pres*nte, pela falta *e afetividade, é *m m*nstro atua*, que sufo*a, pois *ão </line>
<line> Rev. FS*, T**esi*a PI, v. 17, n. 6, art. 3, p. 56-*3, ju*. 2020 www4.fsane*.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. J. P. Moraes, L. L. *res***, A. C. V. Fe*n*ndes </line>
<line> 70 </line>
</par>
<par>
<line> sentem mais *ossib*lidad* de luta. Os símbolos de refúgio </line>
<line> estão ligados a </line>
<line> um </line>
<line> lugar </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> acolhimento, o**e havia afeto e fic*u *o passado. A *spada é sempre u*a f*rra*en*a utilitári* </line>
<line> que dava s*ntido à vi*a e, simboli*amen*e, à jornada das p*rsonagens, colocando-as em posição </line>
<line> de autor*s (h*rói*) e não de espectado*es. H**e, sã* espectadores *e uma *ela do passado. O </line>
<line> *uturo * só uma espera, com um fio d* *sper*nça pe*a volta ao *assa*o, de que *lguém venha </line>
<line> tirá-los da o**osida*e e da solidão. </line>
<line> O prese*te é, ent*o, só u* lugar d* espera. O asilo, a institucionaliz*ção da velhice, que </line>
<line> supr* o bi*lógi*o, mas não o a*etivo. *ão histórias isolada* que habitam um me**o es***o. </line>
<line> Paira uma tristeza de solidão (colet*va pela sua rec*rrência), se* a ter*ura do compartilha*ento </line>
<line> e se* afeto. Nenh*m *ímb*lo de *ernura ligado ao p*es*nte e à *resença no asilo foi e*pressa*o. </line>
<line> 4 CON*ID*RAÇÕE* FINAIS </line>
<line> 4.1 A imag*m *omo so*bra do de*ejo: te*endo algumas c*nclusõe* </line>
</par>
<par>
<line> *ela* </line>
<line> narrativas dos oito i*osos asilados, vi* </line>
<line> escuta se**ível * ancora**s na* isc*s </line>
</par>
<par>
<line> semântic**, pudemo* percebe* *ue há u* imagi**rio que at*a como força o*ganizado*a, é um* </line>
<line> *atriz que ar*i*u*a os p*oto*olos imagético-sim*ólicos orquestra*os pela experiê*cia. Há um </line>
<line> encadeamento narrativo, individua* e *oletivo, de construção *i*bólica, recorrente e pregnante. </line>
</par>
<par>
<line> O enfr*ntam*n** e o a*o*c*eg* se *om*letavam, porque havia *o*ên*ia. Em*rgiu </line>
<line> aí uma </line>
</par>
<par>
<line> estrutura sintética. </line>
</par>
<par>
<line> Ao enc*de*r sua própria narrativa, o narrador-*ersonag** não vê só as co**as em si, </line>
<line> mas * s*gnific*do das cois*s. Co*o nos alerto* Bachela*d, o ol**r voltado p*ra a fo*ma e não </line>
<line> à *orma *im*ólic*. Os re*ultados pr*vocam a r**lexão, *ão só sobre I*aginá*i*, mas sobre a </line>
<line> vida. Noss* pa*el, como *esqui*adores do sen*í*el, de fazer refle**r a* d*res que *om*s *apazes </line>
<line> d* curar ou, ao menos, apaz*guar, acalentar. ** r*sul**d*s po*em pro*ocar re**exões e subsidiar </line>
<line> o cuid*do com os idos*s, c*iando práticas de acalent* e aconche*o, c*rências rec*rr*nte* na </line>
<line> dime*são si*bólica e afetiva. Pens*r em *ma a*plitud* de es*ímulos de a*bien**s, vivê*cias </line>
<line> e r*laçõe*, o que *e *onfigura *m c*nsider*r o polo *o trajeto antropológico. </line>
<line> A visão de m*n*o e**r* vida e *orte, em *ma antíte*e positiva e negativa, perde aí seu </line>
</par>
<par>
<line> valor (*ão sem traze* s*f*ime*to). </line>
<line> O </line>
<line> tempo </line>
<line> *íclico - p**sado, presente e futuro - é </line>
</par>
<par>
<line> determ*nante. Sen*o o *assado de*entor das imagens *e e*f*en*amento e aco*ch**o; * presente, </line>
<line> o mons*ro desani*ador, de es*era, de angústia; e o f*t*ro, como d**ejo *e morte, *inda q*e </line>
<line> c*m ** fio d* esperança de retorno ao p**sad*, guardado na memória *f*ti*a. O asilo é * lugar </line>
<line> Rev. F*A, *eresina, v. 17, n. 6, art. 3, p. 56-73, *un. 2020 *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Polític* Exter*a Brasileira nos Anos 30: *a*ism*, Nacionalismo e * Jogo Internacion*l </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> que s e </line>
<line> *onvive **m o monstro, u* asso*br*, porque materia*iza tudo que traz so*r*mento: </line>
</par>
<par>
<line> *bandono familiar, falta *e afetivida*e, de aconchego, de *r*d*tividad*. *ste é o supor*e </line>
<line> imagético recorren*e e pregnante: * mit* da terr* prometi*a, a busca d* um l*gar *e *escans* </line>
</par>
<par>
<line> qu* perde seu *ugar de estes*a e a*enas uma his*ór*a para co*t*r é </line>
<line> (*ORAES; BRES*AN, </line>
</par>
<par>
<line> 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Se p*d*ssemos destacar um senti*o das i*age*s nar*adas seria uma sombra: o **e *az </line>
<line> ligação cíclica e*t*e o* te*pos, que coloca o narr*dor *a angústia do presente, ge*a *esânimo </line>
<line> em rela*ã* ao fut*ro (muitas vezes até desejando a Morte *ara enc*rta* o sofrimento) e liga sua </line>
<line> **m**ia *fetiva ao passado. A ima**m é, poi*, a som*ra de um *esej*: afet*, cari*ho, contat*, </line>
<line> ternura, acale*to. Uma sombra que assombra, * l*mbrar do abandono, a *resentificar o pres*nte, </line>
<line> a mo*trar a *aral*si* da perso*ag*m *ue ainda qu*ri* s*r/estar he*ó*. A *ontinuar a travessia, </line>
<line> querend* não es**r sozinh*. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
<line> ALVE*, *. O *elho que a**r*ou *enino. São Paulo: Planet*, 20*5. </line>
<line> BE*UVOIR, S. A velh*c*. *i* de janeiro: N**a Front*i*a, 1990. </line>
<line> BOSI, E. Memória e *ociedade: Lembrança d* Ve*ho*. 2. ed., São P*ul*: T.A. Q*eiroz, *9*4. </line>
<line> PAULA D* CARV*LHO, J. C. Das estrutu*as do ima*in*rio à sociago*ia *os grup*s: </line>
<line> fundame*tos, des*nvolvi*ent*s e perspectivas do AT.9 d* Y. Durand. [S.*.], [19__?]. </line>
<line> CARVALHO *ILHO, E. T. Filosofi* do Enve*h**imento. *n: PAPALÉO NET*, *. *ra*ad* </line>
<line> de Gerontolog*a. Sã* Pa*lo: Atheneu, 2007. </line>
<line> DURAN*, G. As estruturas antr*pológicas do i*ag*nário. Trad*ção de Helder *odinho. </line>
<line> São Pa*lo: *artins Fontes, *01*. </line>
<line> DURAND, *. * i*aginário: ensaio acer*a das ciê*cia* e ** filosofia da imagem. 2.ed. Rio de </line>
<line> *ane*ro: *ifel, 2001. </line>
<line> E*IAS, N. A solidão dos m*ribundos seguido d* envelhecer e morrer. Tr*dução de Plínio </line>
<line> Dentzi*n. R*o de *aneiro: Zahar, 2001. </line>
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<line> **nt*ib*ição *os Autores </line>
<line> H. J. P. Moraes </line>
<line> L. L. Bressan </line>
<line> *. C. V. Fern*n*es </line>
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<line> 1) concep*ão e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> 2) anál*s* e interpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) e*abo*açã* do rasc*nho ou na re*isão cr*tica ** conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) par*icipaç*o na aprov*ção da ver*ã* fi**l do man**cr*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 17, n. 6, art. 3, p. 5*-7*, jun. 202* </line>
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