Ancestralidades e Memórias: Pluriepistemologias e Interculturalidade na Educação Básica / Ancestralities and Memories: Pluriepistemologies and Interculturality in Basic Education
Resumen
Parte integrante das análises que estão sendo realizadas na pesquisa do estágio pós-doutoral, este artigo discute de que maneira, em que medida e em quais sentidos, através da conjunção entre ancestralidades, memórias, pluriepistemologias e interculturalidades, é possível efetivar processos de produção de conhecimento no contexto da educação básica. Neste sentido, as discussões e questões apresentadas ao longo do artigo dialogam, de alguma maneira, com outras análises sobre a descolonização do pensamento, forma de produção de conhecimento que, em diálogos permanentes com as nossas tradições culturais e com os saberes populares que emergem e se relacionam com os povos e comunidades indígenas e quilombolas, visam contribuir nos processos de (re)educação das relações de sociabilidades culturais para que (re)aprendamos ou (re)elaboremos as nossas percepções enquanto sujeitos históricos, principalmente, no cômputo dos processos de (re)descoberta, identificação e fortalecimentos das identidades socioculturais. O campo onde a pesquisa está sendo realizada é formado pelas comunidades remanescentes de quilombo Arara, Volta Miúda, Helvécia e Rio do Sul; indígenas Pataxó das Aldeias Cahy, Corumbauzinho e Boca da Mata; e Pataxó Hã-Hã-Hãe da Aldeia Renascer localizadas na região Extremo Sul do estado da Bahia. Neste texto, apresento, parcialmente, um recorte da pesquisa realizada nas comunidades remanescentes de quilombo Arara e Volta Miúda e indígenas Cahy, Corumbauzinho Boca da Mata e Renascer.
Palavras-chave: Ancestralidades. Memórias. Pluriepistemologias. Interculturalidades.
ABSTRACT
An integral part of the analyzes that are being carried out in the research of the Postdoctoral Programme, this article discusses how, to what extent and in what ways, through the conjunction of ancestry, memories, pluriepistemologies and interculturality, it is possible to accomplish processes of knowledge production in the context of basic education. In this sense, the discussions and questions presented throughout this article dialogue, in some way, with other analyzes on the decolonization of thought, a form of knowledge production that, in permanent dialogues with our cultural traditions and with the popular knowledge that emerge and relate to indigenous and quilombola peoples and communities, aim to contribute to the processes of re-education of cultural sociability relations so that we can relearn or re-elaborate our perceptions as historical subjects, mainly in the computation of the processes of (re)discovery, identification and strengthening of socio-cultural identities. The field where the research is being carried out is formed by the remaining quilombo communities Arara, Volta Miúda, Helvécia and Rio do Sul; Pataxó Indigenous people from the Cahy, Corumbauzinho and Boca da Mata villages, and Pataxó Hã-Hã-Hãe from the Renascer village located in the extreme south of the state of Bahia. In this article, we present, in part, an excerpt of the research carried out in the remaining quilombo communities of Arara and Volta Miúda and in the indigenous people of Cahy, Corumbauzinho, Boca da Mata and Renascer village.
Keywords: Ancestry. Memories. Pluriepistemologies. Interculturality
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.10.3
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