<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art.1, p. 3-20, out. *0*0 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.10.1 </line>
</par>
<par>
<line> A Lo*ística de Materiais de Consumo e *e*s Permane*te*: Um Est**o de Caso em uma </line>
<line> **ndação Loca*izada no Sul *e Min*s *erais </line>
<line> The *ogistics of C**suma*les and Pe*man*nt Goo*s: * Case St*dy in a Foundation Lo*at*d in </line>
<line> the South of ***as Gerais </line>
</par>
<par>
<line> *oão Paulo Busca*iolli Gar*ia </line>
<line> Graduaçã* em Administraçã* Pú*lica pela Unive*sidade Fe*er*l de Lavr** </line>
<line> E-mail: j*bg*rcia@gmail.c*m </line>
<line> **niela Me*relles Andrade </line>
<line> D*u*ora em Adm*nistração p*la Universidade F*der*l de Lavras </line>
<line> E-m*il: d*ni*la.an*rade@ufla.*r </line>
<line> P*i*cilla Oli*eir* Nascimento </line>
<line> Do*torado em Administração pela U*iversidade Fed*r*l *e *av*as </line>
<line> Me*tre ** Administração P*b*ica p*la Univers*dade Fed**a* de Lavras </line>
<line> Email: priscil*a.juri*i*o.vga@hotm**l.*om </line>
<line> L*ciana do* Santos Vie**a </line>
<line> Mestre *m Admin*stração p*la Un*versidad* Federal *e Lavr*s </line>
<line> Email: vi**raldossa*tos@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> E*der*ç*: João Paulo Buscario*l* Garcia </line>
</par>
<par>
<line> *lameda **rros, 1*2 - CEP 01232-000, São Pau*o, SP. </line>
<line> Ed**or-Chefe: Dr. Tonny Kerley d* Alencar </line>
</par>
<par>
<line> *rasil. </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Danie*a *eirelles *ndrade </line>
</par>
<par>
<line> Ju*ent*n* Dia* Filho, nº 334, C*P: 37200-000, Lavras- </line>
<line> Art*go recebi*o em *1/*5/2020. *ltima </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> MG. Bras*l. </line>
<line> recebida *m 0*/*6/2020. A*rovad* em 04/0*/2*20. </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Priscilla O*ive*ra Nascimento </line>
</par>
<par>
<column>
<row> R*a Presidente Cas*e**, 12*a, centro, C*P: 37240000, </row>
<row> L*min*rias-MG. Bras*l. </row>
<row> Endereço: *uciana dos Santos Vieira </row>
<row> Rua *ai*a T*rres, nº 101, CEP: 38616-016, Bair*o </row>
<row> Cruz*iro, *naí-MG. Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pel* sistema Tr*ple *eview: Des* Review a) </row>
<row> pelo Editor-Chefe; e b) D*uble Blin* *eview </row>
<row> (avaliação cega por dois *v**ia*ores da á**a). </row>
<row> Re*is*o: **amatical, *ormat*va e de Fo*matação </row>
</column>
</par>
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<page>
<par>
<line> J. P. B. *a*cia, D. M. A*drade, P. O. Nascimento, L. S. Vi*i*a </line>
<line> * </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> O pre*ente trabalho b*s** d*m**strar a impor*ância da administ*aç*o de m*teriais </line>
<line> * </line>
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<line> patrimôn*o no set*r público, com enfoque nos processos lo**sticos e admini*trativos, os quais </line>
<line> permei*m *ssa temá*ica e cump*e* p*pel estratégico na utilizaçã* de recur*o* financeiros, </line>
</par>
<par>
<line> tempor*is </line>
<line> e hum*n*s. Para tanto, foram analis*dos *s setores d* pr*jetos, comp*as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> almoxa*ifado d* u*a F**daç*o *e **oio a um* uni*e**ida*e si*u*da ao *ul </line>
<line> do *stado </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Mi*a* *erais. E*ta fun*ação ge**n*ia os recur*os financeiros dos proje*os em vigência </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> universidade, sen*o responsável pela aquisiç*o, recebimento, armazenagem e dist*ibuiç*o dos </line>
</par>
<par>
<line> materiais de con*umo e bens </line>
<line> *erm*nente* s*lici*ados pelos coordenado**s do* projetos. </line>
</par>
<par>
<line> Q*anto à metodo*ogia, adotou-se uma abordagem qualitat**a descritiva. A col*ta de dados foi </line>
</par>
<par>
<line> feita *ela ob*ervação direta e p*rticipante durante seis mese*, entre o* mes*s de junho </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dezembro de </line>
<line> *017 e, po*teriormen*e, realizar*m-se e*trev*stas c*m membros dos setores </line>
</par>
<par>
<line> e*tudados, utilizand*-se * técnica de an*lise de conteúdo par* analisar os *ados coletado*. Ao </line>
<line> longo da pes*uisa percebeu-se qu* * logística no *etor público *ão é uma área muito est*d*da, </line>
</par>
<par>
<line> sen*o *or muitas vezes coloc*da </line>
<line> em </line>
<line> níve* de inferioridade *ren*e * *utros temas, o qu* </line>
</par>
<par>
<line> impac*a diretam*nte na e*iciência do serviço pr*st*d*. Log*, espera-se *ue o trabalho aux*li* </line>
</par>
<par>
<line> na co*scientizaç*o d* impo*tância d* ad*inistração de m**eriais e **trimônio para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> m*nutenção e *fic*ên**a das atividades *e *nstituições públicas. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*avras-chave: *dministraçã* de Mater*ais e Patri*ôn*o. Lo*ístic*. Setor Públic*. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTR*CT </line>
</par>
<par>
<line> This paper seeks *o dem*ns*rat* the importa*ce of ma*eria*s *nd heritage *a*ag*m*nt in *he </line>
<line> public *ector, foc*sing on *ogistica* and administrative pr*cesses, whi*h permea*e this theme </line>
</par>
<par>
<line> and play a s**ategic role *n </line>
<line> the use *f financial, temporal and human reso*rces. There*ore, </line>
</par>
<par>
<line> pr**ec* sectors were a*alyzed, ***pping </line>
<line> *nd wareh*use of a Supportin* Foun*a*ion to </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *n*ve*sit* loca*e* south of Minas Gerais. This found*tion manages t** financial resou*ces of </line>
</par>
<par>
<line> t he </line>
<line> pr*jec*s </line>
<line> in fo**e *t the unive*sity, </line>
<line> bein* responsible fo* th* </line>
<line> acquisition, receipt, stor*ge </line>
</par>
<par>
<line> a*d distr*bution of co*sumables a** perman*nt goods *eques*ed by the project coordinators. </line>
<line> *s for t** methodolog*, a desc*i***v* q*alit*t*ve app*oach was ado*ted. *at* *ollection *as </line>
<line> carried out through direct a*d p*rt*cipant observation for six m*nths, betwee* the months of </line>
<line> June and *e*em*er 2*17, and subs*qu*ntl*, i**erviews were c*n*ucted with members o* the </line>
</par>
<par>
<line> sectors studied, *si*g *he cont*nt </line>
<line> a*alysis te**ni*u* </line>
<line> to analyze *h* results. data coll*cte* </line>
</par>
<par>
<line> ****ughout *he research it was noti*ed that logistics in the public sector ** not a very s**d*ed </line>
<line> area, *eing oft*n p*ace* a* *n infe*i*r level **mpared to o*her topics, which dire*tly impact* </line>
<line> *he *f*ici*ncy of the service *rovided. T*eref*re, the work i* *xpected to h*lp raise awa*eness </line>
<line> of th* imp*rt*n*e o* materials and h**i*age managemen* f** the mai*tena*ce a*d effic*ency ** </line>
<line> p*blic insti**tions' **tivities. </line>
<line> Keywords: M*terial* an* Heritage *anagement. Logi*tics. Publi* Sector. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, *er*sin*, v. 17, n. 10, a*t. 1, p. 3-*0, out. 2020 </line>
<line> www*.*s**et.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
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<line> A Logísti*a de Ma*eri*is de Consu*o e Ben* P*rm**ente*: Um Estudo de Caso em um* Fun*ação </line>
<line> 5 </line>
</par>
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<line> 1 INTROD*Ç*O </line>
</par>
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<line> A l*gíst**a é </line>
<line> um dos pi*ares c**trai* *ara uma b*a *es*ã* organizacional, </line>
<line> sen*o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> resultado de u* *o*junt* de *rát*ca*. É sabido que *s o*ga*izaçõ*s, pr***ipalmen*e as </line>
<line> públic*s e a* do terceiro setor, trabalham com recursos esca*sos, o *ue faz com que uma má </line>
<line> administ*ação logística de seu* materiais e patrimôn*os minim*ze ainda mais sua e*et**idade </line>
<line> q*a*to aos *eus rec*rsos. </line>
<line> Seg*nd* M*u*a (200*), a logíst*ca é * f*uxo d*s produtos e serv*ços entre o pro*utor * </line>
<line> * cons**i*or (f**al ou in*e*mediár*o) ou vice-versa, é p*r m*io d*la *ue pr*du*os ou serviços </line>
</par>
<par>
<line> chegam </line>
<line> aos seus de*tin**á*ios da melhor ma*e*ra possív**, obedecendo às es*ecificaçõe* do </line>
</par>
<par>
<line> pedido. Nesse **ntido, B*rr*s *t al. (2*18) pont*am *u* a logís*ica envolve desde * compra </line>
<line> ** insumo **é a en*rega do pro*u*o acabad* ao cliente, *endo elem*nt* chave na s*tisfaçã* e </line>
<line> fid*l*z*ção do cl*ente. </line>
<line> Assim *endo, *ste trabalho apresentará um c*so baseado e* um* pes*uis* realizad* </line>
</par>
<par>
<line> em uma *unda*ão de apoio a </line>
<line> uma universidade, loca*i*ada no Sul de M*nas Gerais, tendo </line>
</par>
<par>
<line> *omo fo** os pr*cessos logísti*os e *dmini**rativos utilizad*s na </line>
<line> *estão d* *ateriais </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *onsumo e be*s </line>
<line> permanentes *x*ernos à Fund*ção, *u* *oram adq*iridos com </line>
<line> recurs*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> projet*s da </line>
<line> u*iv*rsi*ade, mas que po*sue* * </line>
<line> ger*nciamento dos r*cursos *eito* pela </line>
</par>
<par>
<line> F*n**ção. </line>
</par>
<par>
<line> Deste modo, o objetivo geral </line>
<line> do presente *rabalho é *nalisar *s pro*essos </line>
</par>
<par>
<line> adm*n*str*tivos e pr*cedime*to* logí**ico* dos materia*s de c*ns**o e ben* p*rmanente* </line>
</par>
<par>
<line> ex*ernos à Fundação, </line>
<line> que foram adquiridos com os r**u*sos dos pr*j*tos e* vigência na </line>
</par>
<par>
<line> univer*idade e que, </line>
<line> po*teri*r*ent*, *o*am transferido* *ar* a institu**ã* de *n*ino supe*ior, </line>
</par>
<par>
<line> *o* ênf*se no* </line>
<line> process*s admi*istrativos, de recebi*ento, </line>
<line> armazena*em distr*buição dos e </line>
</par>
<par>
<line> m*teriais d* consumo * bens pe**anentes entre o* for*ecedores, F*ndação e projeto* </line>
</par>
<par>
<line> solicitant*s, apon**ndo as falhas e </line>
<line> os pontos críticos, que podem tornar o pro**sso </line>
<line> l*gís*ico </line>
</par>
<par>
<line> *ais moroso e </line>
<line> dispendioso. Par* tanto, *oi realizada pesquisa bibliográfi*a em *es*uis*s </line>
</par>
<par>
<line> so*re o tema * acompanhamento **s set***s de pro*etos, compras * *lm*xarifado da </line>
<line> *undação. </line>
<line> Est* estudo justifi*a-se por trazer a* centro das *iscu*sões o conceit* de logíst*ca </line>
</par>
<par>
<line> a*licada ao se*or público, *ue </line>
<line> enfrenta gra*des difi*uld*des de implementaçã*, visto o *ao* </line>
</par>
<par>
<line> *xi*tente </line>
<line> n* ma*oria dos almo*ari*ados municipais, in**ituições e organiza*õe* públicas, se </line>
</par>
<par>
<line> caracteriz*ndo co*o uma áre* de *ouca visibili*ad*. Ademais, o presente estudo pode t*azer </line>
<line> R*v. FS*, T*resi** PI, v. 17, *. 1*, ar*. 1, p. 3-20, out. 20** www4.fsanet.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. P. B. Garcia, D. M. Andrade, *. O. *ascimento, L. S. Vieira </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> **a*d*s benefíc**s para * Fundação estu*ad*, ao forne*er dados qu* perm*tem a modificação </line>
<line> dos processos e, consequentemente a o*im*zaçã* de seu* r*cursos. </line>
</par>
<par>
<line> N*ss* sentido, o present* estudo **tá estruturado e* c*nco pa*tes, </line>
<line> além </line>
<line> dess* breve </line>
</par>
<par>
<line> intr*dução, * trabalh* abordará </line>
<line> em seu re*ere*c*al *eórico a log*s*ica orga*izacional </line>
</par>
<par>
<line> integrada, *ue engloba o recebiment* de *ate*ia*s, armazena*em e distr*buiç*o. Na sequência </line>
</par>
<par>
<line> têm-se a *eto*ologia, resultados * </line>
<line> di*cussão e, p*r ú*timo, as considerações fin*is que </line>
</par>
<par>
<line> *pontam que a Fundação investigada </line>
<line> *ossui algumas *r*gi*idades, sendo nec*ss*ria </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> muda*ça *e alguns proce*imen**s **is </line>
<line> como a nomeação de </line>
<line> um gere*te </line>
<line> específico p*ra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> setor de compras; investime*to </line>
<line> *m equipa*entos que auxiliem a carga, </line>
<line> desca*ga </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mov*men*ação </line>
<line> de **ter*ais pesa*o*; e a </line>
<line> util*za*ão d* entregas d*retas, n* c*so </line>
<line> *e ma*eriais </line>
</par>
<par>
<line> permanen*es, nos departam*ntos da universidade para *a*ant*r a efic*ênc*a nos *rocesso* e a </line>
<line> prest*ç*o de bens e serviços públicos de q*al*d*de. </line>
<line> 2 *EFERENCIAL TEÓ*ICO </line>
<line> 2.1 Logíst*ca *r*an*zac*ona* *nt*grada </line>
<line> Seg*ndo *owersox e Closs (200*), a logística enquanto ca**o de estud* e com </line>
</par>
<par>
<line> nomencla*ura ***inida é u* ta*to quanto recente. N*o </line>
<line> exist*a um concei*o pr*cis* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*nvenci*nal </line>
<line> q* e </line>
<line> definisse o que e*a logística até mead*s do séc*lo XIX. *eralmente, as </line>
</par>
<par>
<line> tarefas *ão possuíam um roteiro ou </line>
<line> coo*denação, g*rando um alto desp*rdício até me*mo e </line>
</par>
<par>
<line> *upl*caç*o de trabal**s. </line>
</par>
<par>
<line> As primeiras *parições da terminolog*a logístic* * da a*licação *rática e ef*ti*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> seu* concei*os são do ambiente mi*itar. Segundo Go*es (200*), d**an*e as *uerr** e conflitos </line>
</par>
<par>
<line> era </line>
<line> n*ces**rio um rápido e efetivo esquema de aba*tecimento de supri*entos para </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> soldados, i*pactando </line>
<line> dir*t*mente nos </line>
<line> *usto* *as ope*a*ões en*re viver ou morrer. Barro* e </line>
</par>
<par>
<line> (*0**) **mbém *eforça a ideia de </line>
<line> qu* a logís*ic* é </line>
<line> advinda dos campo* de </line>
<line> ba*a*has, </line>
</par>
<par>
<line> entretanto, </line>
<line> pont ua </line>
<line> qu* po* se trata* </line>
<line> de **a ta*efa de reabastecimento *ão po*s*ía o mesmo </line>
</par>
<par>
<line> glamour das *utras *aref*s militares, *o*su**do po*co r*conhecimento. </line>
<line> Filho (2006) aduz que além *o con*unto de todos *s proc*ssos do fluxo d* *at*riais </line>
<line> entre fo*necedores e cli*ntes, a logística inclui tam*ém as **nções de compras, informaçõe* e </line>
<line> *ist*ibuiç*o. As compras cumprem um p*pel estra*égico, pois é por mei* *a aquisiçã* de bens </line>
</par>
<par>
<line> e/ou serviços </line>
<line> que </line>
<line> as organizaç*es funcionam nas melhores *ondições (VIANA, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Qua*to às informações, Filh* (2006) p*ntua que uma b*a *r***içã* de i*formaçõ*s desde </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, art. 1, p. 3-20, out. 202* ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Lo*ística de Materiais de Consu** e Bens P****n*ntes: U* E*tud* de Caso em uma **ndação </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> m*nufatu*a de det*rm*nado </line>
<line> bem até a s*a entrega final é de suma *mport*nc*a para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> organiza*ão, pois m*l*ora ef*tividade de tod*s os processos. Por fim, a distribuição * um a </line>
<line> p*nto c*ave no *roc*sso logísti*o, pois é a*ra*és dela que o cliente *ode expressar sua </line>
<line> satisf*ção ** insatisfaç*o a r*spei*o d* b*m *u se*v*ço. </line>
<line> Logo, a logí*tica é vital p**a o suc*sso ** uma organiz*ção (POZO, 2*15). Uma vez </line>
<line> que a o*ganiza*ão con*egue reduzir o lead time, ou s*j*, * período d* iníci* de uma at*vida*e </line>
<line> *té o seu término, tem sua produ*iv***de melhorada e també* é possível alcançar *m *elhor </line>
<line> pl*nejame*to org*n**ac*onal. Ent*etanto, * logística nã* se re***e somen*e em tramitar </line>
<line> produ*os, servi*os e informaçõe* entre *o**ecedores e clien*es (e vi*e-*ersa). Sua função *stá </line>
<line> dir*tamente l*gada ao grau de sat*sfação do cliente. Dessa for*a, o fornecedor não deve </line>
<line> simp*esmente entreg*r a requ*sição d* cli*nte da maneira *ais r*p*da e econ*mica, mas sim </line>
<line> da exata m*n*ira com* o con*um*dor final requis*tou. </line>
<line> Atualmente, seg*ndo Ba*ros (2018), * co*cepção de logística mu*ou, além d* ser </line>
</par>
<par>
<line> r*s*onsável *elo fl*xo </line>
<line> d*s informações, insumos * m*te*iais dent*o de u*a orga*ização, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> através dela que *e a*rega valor a* p*odut*/serviç* pr*sta*o, impactando na com*etitividade, </line>
</par>
<par>
<line> lucr*tividade e sat*sfação do </line>
<line> client* em relação </line>
<line> ao n*v*l </line>
<line> de serviço. Sch*eider (2018) </line>
</par>
<par>
<line> c*mpl*menta que a *usca **nstante por aperfeiçoam*nto fez com *ue </line>
<line> as o**aniz*ções </line>
</par>
<par>
<line> passasse* a dar importân*ia também </line>
<line> aos </line>
<line> processos externos, *elhorando a rel*ção com </line>
</par>
<par>
<line> fornecedores e clientes. Esta nova vis** ace**a da logística é o que se *or**u con*ecido como </line>
<line> Supply Chain Management (SCM) (SCHNEIDER, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Dessa maneir*, pe*c*be-s* que a logístic* d*ixou de se* um p*ocesso, passando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> integrar a gest*o da cadeia de suprimentos. Ess* mudan*a *o*ceitual nã* re*uz a importância </line>
<line> da *ogística, ma* *az com qu* v*jamos pont*s cru**ais dessa temática q*e *nteriormente não </line>
<line> eram ab*rda*os (BERTAGLIA, 2009). Um dos po*tos p*incipa*s que ti*ham pouca </line>
<line> visibilidade encontra-se na parte de recebimento de materi*is, um processo fund*mental *ar* </line>
<line> as ope*a**es *e qu*lquer empresa, organização ou Fun*ação. </line>
<line> *.2 Recebime*to d* Ma*e*iais </line>
<line> O recebimento de materi*is é *m* da* part** fu*damentais du*ante * *ogísti*a. Por </line>
</par>
<par>
<line> mai* qu* o proc*sso </line>
<line> de tramitação entr* f**necedor e </line>
<line> client* ten*a </line>
<line> aconteci*o dentro do </line>
</par>
<par>
<line> estabelecido, </line>
<line> *as* et*pa a </line>
<line> do recebimento de m*teriais s*ja efetuad* </line>
<line> erroneamente, todo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> processo e*tará *ompro*eti*o (BERTAGLIA, 2**9). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *ere*ina PI, v. 17, n. 10, a*t. 1, p. 3-20, out. 2020 </line>
<line> *ww4.fsanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. P. B. Ga**ia, D. M. Andr*de, P. O. Nascimento, L. S. V*eira </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> No *e*or pú*li*o, o processo de rec*biment* *nici*-se ante* *esmo do recebim*nt* </line>
<line> efe*iv* do ma*eri*l. Pr*meiramen*e o a*moxarife rece*e um* nota de empenh*, a q*al deve ser </line>
<line> lanç*da no sist*ma, com todas a* e*pecificidade* existentes (quanti*ade, qu*lidade, volume </line>
<line> e*tre outros). Ao recebe* *osteri*rmen** a mercador*a, o al*oxa*ife de*e consulta* a pr*mei*a </line>
</par>
<par>
<line> nota de empenho e co*s*ata* </line>
<line> se t**as as </line>
<line> *sp*cif*cidades es*ão d* acord* *om not* fiscal. a </line>
</par>
<par>
<line> Apó* a aver*guaç*o, **de-se resultar do** *roce*imentos: o ** recebimen*o total do material </line>
</par>
<par>
<line> *om con*er*n*ia quan*i**tiva de em*alagem, e </line>
<line> c*so a nota fi*cal de empenho estejam e </line>
</par>
<par>
<line> alin*adas, o* caso haja **guma i*co*gruência, o almoxar*fe po*e opt*r pelo </line>
<line> recebi*en*o </line>
</par>
<par>
<line> parcial ou a recu*a total do recebim**to, entrando em cont*to pront*mente *om o forne*edor </line>
<line> (DAMMANN, 20*2). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Berta**ia (2009), o receb*ment* s* *esu*e *m **nfe*ir q***itativamente </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> q*antitativamente os mat**iais para, poste*iormente, dar *equência *o proce*so ou não da </line>
</par>
<par>
<line> m*rcadoria. Havendo diverg*ncias </line>
<line> entre </line>
<line> o **e foi </line>
<line> estabelecido na </line>
<line> a*torização </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> fornecimen*o e a **ta fisc*l, seja na qualidade </line>
<line> o* na quantidade dos compo*entes, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fornece*or d*ve ser a*ionado prontam*n** para que pro*eda com os trâmites ne*essários para </line>
<line> a resolução da irregularidade enc*n*rada. </line>
<line> É de respon*abilidade ex**u*iv* do al**xarife a realização d* co*ferência, que deve </line>
</par>
<par>
<line> ser real*zada *o momento da *ntrega (*B*ERH, 2017). Por fim, é válido ressa*ta* que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> process* de *e*ebimento *e materiais e**loba d**d* a entrega do f*rnecedor até a entrada no* </line>
<line> e*toq*es (EBS**H, 2017). A partir do momento em que * mer*adori* é ent*egue, o **o*esso </line>
<line> logístico se altera e passa a inte*r*r o períod* de arm*z*nagem. </line>
<line> 2.3 *r*azenagem </line>
</par>
<par>
<line> * relevante, i*icialmen*e, que seja *essaltada a </line>
<line> armazena*em c*** </line>
<line> *m concei*o </line>
</par>
<par>
<line> indissociá*el d* ma*useio de materiais, nã* </line>
<line> poden** ser considerada como uma ati*idade </line>
</par>
<par>
<line> isolada (RUSSO, 2009). **olesch* </line>
<line> (2018) en**n*e * processo de </line>
<line> a*mazenag*m como </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> a*mi*i*tração d* *spaço para o rec*bi*ento, mov*mentação interna e facilita*or p*ra saí*a *e </line>
<line> m*teriais. Para iss*, o *utor inclu* em seu racioc**io que p*ra a oper***onalização d*s** </line>
</par>
<par>
<line> ser**ço, n*cessário é </line>
<line> que ex*st* planejamen*o das ações e do* mecanismos envolvidos no </line>
</par>
<par>
<line> **ocesso </line>
<line> *e *rma*en*gem, </line>
<line> como arranjo físico, equi*amentos capazes de carregar, </line>
</par>
<par>
<line> des*a*regar e mo*imentar ca*gas intername*te e externa**nte, sistemas in*ormatizados, ent*e </line>
<line> o*tros. </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, art. 1, p. 3-*0, *ut. 2020 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Log*stica *e Materiais de *o**umo e Bens Perm*ne*tes: Um **t*do de Caso *m uma Fun*ação </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> Pozo (*015) com**eme*t* que além da ar*aze*ag*m e manuseio, o contr**e dos </line>
</par>
<par>
<line> produtos é de *uma importância *ara um bom ger*nciame*to *o sistema </line>
<line> lo*ísti*o, sendo </line>
</par>
<par>
<line> determin*nt* na manutenção das atividade* de uma o*ganização. Viana (2015) coloca que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> necessário *ue *if*rentes tipos de armazenagem sejam </line>
<line> utiliza*os para cad* necess**ade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> uma organização, con*er*ndo mais efeti*i*ade p*ra *sta etapa *ogísti*a. </line>
<line> Cabe ressal*a* que os arm**éns p*blicos são *s que possu*m * maior *ama *e </line>
<line> serviços. São ar*azéns que a*ém dos servi*os r*gulares como "manutenção, consolidação, </line>
</par>
<par>
<line> f*aci*namento e combinação de </line>
<line> estoques" (BALLOU, 200*, p. 376), tamb*m *ossuem </line>
</par>
<par>
<line> s*r*iços </line>
<line> exc*usivos como e*tocagem al**ndegada *a *duan* do Brasil, inf*rmações </line>
</par>
<par>
<line> rela*ionadas * tráfego, serviços portuári*s, entre outros (BRA*IL, 1*03). *ontudo, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> procedimen*o que ma*s i*pa*ta *o cliente é a distribuição, po*s * on*e há o con*ato direto </line>
<line> entre forne*edo*es (f*n*is ou interme*iá*ios) e cli*ntes (EB**RH, 2017). </line>
<line> 2.* D*stribuição </line>
<line> * distribuição, para Ar**che (2015), é o p*ocesso que con*empla, *esd* a entrada dos </line>
</par>
<par>
<line> produtos aca*a*os nos *sto*ues até a entre*a </line>
<line> ao* clientes. Com*lemen**ndo *s** *isão, </line>
</par>
<par>
<line> *ova*s (*007) a*onta outros event*s que d*vem ser </line>
<line> contemplados pela distribuição fís*ca, </line>
</par>
<par>
<line> co*o a*mazéns, centros *e distr*buição, *ust*s, e*toques, transportes, *ntre o*tros. </line>
<line> Para Ballou (2006), essa fase tem gran*e importância, pois é dentro del* que d**e ser </line>
<line> escolhido o modal de trans*orte para a entrega, que pode variar muito e impactar </line>
<line> *obremaneira n*s cust*s lo*ísti**s. E*ta f**e englob* uma série *e detalhes, como modais de </line>
<line> transporte, tempo, precificação, *anos e perdas **tre o*tros, sendo nec*ssário que o operador </line>
<line> logístico t*nha pl**o conhecim*nto d* proce**ment*. </line>
<line> A escolha feita pel* operador log*stico deve levar em conta qual * **lhor opção d* </line>
<line> *cordo com a demanda, quanti*a*e e vol*me das en*re*as, para que não se caia na* chamadas </line>
<line> fases de retorno. Fases d* retornos *eram **trabalhos, que c*stam tempo e recursos, muitas </line>
</par>
<par>
<line> vez*s </line>
<line> escassos, *ara as organizaçõe* (BALLOU, 1993). Nes*e s**tido, necessár*o que se é </line>
</par>
<par>
<line> conheça os de*alhes *esse *roces*o, pois seus custos são re*p*nsáveis pelo uso de um * dois </line>
<line> terços dos custos logíst*co* (POZO, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Ter*sina PI, v. 17, n. 10, art. 1, p. *-20, **t. 2020 </line>
<line> www*.fs*net.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. B. Garcia, D. M. Andrade, P. O. Nas*i*en*o, L. S. Vi*ir* </line>
</par>
<par>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> 3. METODOL*GIA </line>
</par>
<par>
<line> O presente tra**lho *l*ssifica-se *omo *ualitativo, *ois </line>
<line> busca analisar de *ane*ra </line>
</par>
<par>
<line> interpret*tiva o* d*dos coletados, procur*ndo *esponder questões que não são *uant*fi*áveis </line>
<line> (FE*REIRA et al., 2*12). Quanto ao pr*ce*ime*to, trata-se *e u* e*tudo *e caso. O estudo </line>
<line> foi a realizad* po* mei* de pe*q*isa par*icipante, em *ue, segund* Severin* (2*17), o autor </line>
<line> e**á presente na v*vência da institui*ão pesquis*da, p**ticipando rotineiramen*e das ati**dades </line>
</par>
<par>
<line> daq*e*es *ue são a*v*s da *esquisa. Logo, a p*squisa possui cunho descritivo, pois "v*sa </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *escrever as caracterí***cas *e det*rminada popula*ã* ou *enômeno ou o estabelecimento de </line>
<line> relações ent*e *ariáveis" (PRODANOV; FREITAS, *013, p. 52). </line>
<line> O obj*to de *stu*o são os processos admini*trati*os e l*gístico*, que en*lobam os </line>
</par>
<par>
<line> ma*eri**s de c*nsumo e </line>
<line> *e*s p*r*anent*s, com </line>
<line> *nfoq*e nas fases de compras, r**ebime*t*, </line>
</par>
<par>
<line> armazenagem * distrib*ição </line>
<line> dessas *ercadoria*. Para alcançar o objetivo a*mejado, *ora* </line>
</par>
<par>
<line> investi*ados o* se*ores de pr*jetos, compras e *lmoxarifado de uma Fu*daçã* que pre*ta </line>
</par>
<par>
<line> apoio a uma un*versidade localizada no *ul de Mi**s Ger*is. A *undação </line>
<line> objeto d* *studo </line>
</par>
<par>
<line> será nomeada "Fundação X", a *ual at*a *omo gestora de recursos **s projetos em *igência </line>
<line> para uma instituição de ensino, sen*o responsá**l pelas compra* de **teriais de consu*o e </line>
<line> bens perman*n*es *ol**it*dos p*los *oor*enador*s dos **ojetos. </line>
<line> Qu*n*o a*s instrumento* de *ole*a de dados, uti*izou-se inicialmente a ob*ervação </line>
</par>
<par>
<line> dir*ta par*icipante, du*a*te </line>
<line> os me*es de maio a dezemb*o *e 2017, buscando iden*i*icar </line>
</par>
<par>
<line> po*síveis fr*gilidade* exis**nte* e, p*ste*i**mente, entrevista* estruturadas que *correram </line>
</par>
<par>
<line> dur*nte o se*undo semes**e de 2018. Vale destacar que * Fund*ção X *ão con*a </line>
<line> com *m </line>
</par>
<par>
<line> numeroso quadro d* f*ncionários, m**ivo pelo qu*l f*ram aplicada* qua*r* ent**vista*, sendo </line>
</par>
<par>
<line> uma com responsável pelo A*moxarifado, n*meado *q*i *omo Entrevista*x D, o**ra *om o </line>
<line> uma das responsáveis pela ap*ovação de compra* do Setor de Proj**os, nom*ado Entrevi*ta*x </line>
</par>
<par>
<line> C duas entrev*stas *om comp*adores pertence*te* ao Setor de Com*ras, n**ead*s como e </line>
<line> E*trevista*xs A e *. *ara * análise dos dad*s, foi utilizad* * técnica de *nálise de conteúdo, </line>
<line> que segund* Rossi *t a*. (2014), *rata-se de u* mét*do de anális* interpreta*iva dos fatos, em </line>
<line> qu* se busca *ncont*ar **drões e repetiçõ*s d* *espo*tas a um mesmo f**o. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 17, n. 10, art. 1, p. 3-20, o*t. 2020 </line>
<line> *ww4.fsan*t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Logís*ica de Mat*riais de Con*umo e *en* Perm*nentes: *m Es**do d* C*so *m uma Fund*ção </line>
<line> *1 </line>
<line> 4 RESULTADO* E DISCUSSÃO </line>
<line> 4.1 Contextualização da gest*o org*nizacional da Fundação X </line>
<line> A "Fun*açã* *" *stá localiza*a no campus de uma Universidade Federal que tem sede </line>
<line> no sul do *stado de Min*s Ger*is. Es*a *un*ação está orie*tada para n*rtear * *ferec*r supo*te </line>
<line> pa*a o desenvolvimento de pro*etos *e ensino, **squisa e extensão, bem *omo p*ra projeto* </line>
</par>
<par>
<line> de *esenvolvimento inst*tucional, cie*tíf*co e t*cnológico de esti*u*o à inovação, </line>
<line> os quais </line>
</par>
<par>
<line> a*ende* aos interes*es não soment* *a universidade que suport*, *as t*mbém aos de *utr*s </line>
</par>
<par>
<line> instit*ições cien*íficas, tecnol*g*cas, cul*ur*is </line>
<line> e de inovaçã*, e at* me*m* </line>
<line> da *tividade </line>
</par>
<par>
<line> p*ivada, med*an*e as*essor*me*t* na elaboração de projetos e na gestão *in**cei*a. </line>
</par>
<par>
<line> *uanto às suas fin*lidades, a *undaçã* exerce atividades diversificadas como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ca*tação, </line>
<line> recebimento *erenciamento de e </line>
<line> *ecursos fi*a*cei*o* que são necessá**os p*ra </line>
</par>
<par>
<line> *xec*ção de projet*s da *nivers**ade à qu** o*erece suporte, promoção de cursos, eventos e </line>
</par>
<par>
<line> atividad** que dissem*nem o *onheci*ento técnico-c*entífico, </line>
<line> *pe*a me**s de comu*icação </line>
</par>
<par>
<line> c**o emissoras de rádio, gráfica* e jornais, realiza *rogramas educacion*is, e*t*e outros. </line>
<line> * estrutura organizacional da **n*ação X * no mo**lo de orga*ogra*a clássico, </line>
<line> defi***o d* seguin*e f*rma: Co*selho Deliber*tivo, **vel hier*rquico mais el*vad*; *ons*l*o </line>
<line> Fi*cal nível logo abaixo do delibera*ivo; *ir*to*ia Exec**i**, a *ual estabelece c*municação </line>
</par>
<par>
<line> diret* </line>
<line> c** * C*m*tê Gest*r, Asses*oria Jurídica, Cont*oladoria e de*ai* Gerências, sendo </line>
</par>
<par>
<line> elas: Executiva (*ecretaria executiv* e gestão de pess*a*); Pr*jetos (Setor d* Projetos e Setor </line>
<line> d* Compras, com * área d* Apoio Log**tico inserido *e*tro d* set*r); Contábil * *i*anceira </line>
<line> (set*r financei*o e s*t*r d* contabil**ade) e Te*nologia. </line>
<line> *es*alta-se que nã* há separ*ção *ere*cial dos *etores de Projetos e de Co*pras, pois </line>
<line> a*bas estão sob * ju*isdiçã* da Gerência de *rojet*s. Quan*o à *ão *epara*ão dos se**res de </line>
</par>
<par>
<line> Pr*jetos Compr*s, foi possível e </line>
<line> constat*r q*e a inexi*tênci* de </line>
<line> um g*ren*e para </line>
<line> cad* set*r </line>
</par>
<par>
<line> engessa a*gum*s ati*i*ade* r**at*vas a*s **ter*ais de con**mo * bens permanentes ex*e*nos à </line>
<line> fun**ção. </line>
<line> Ai*da no q** tange ao contexto or*anizacion*l da fundaç*o, o quadro de fun*ion**ios </line>
<line> do almoxarifado é apontado como *m g**galo na execuçã* das at*vidades *a organizaç*o, por </line>
</par>
<par>
<line> ser demasiadamente **d*zido. Entr*tanto, o setor </line>
<line> *umpre um papel *strat*gico dentro da </line>
</par>
<par>
<line> funda*ão, </line>
<line> pois *e *rat* da única parte, que é tota*men*e tan*ível den*ro do *roc*sso d* </line>
</par>
<par>
<line> compra, uma vez </line>
<line> qu* todo o process* de aq*isição de um m*t*ria* de consumo ou *em </line>
</par>
<par>
<line> *ermanente é fei*o, quas* *u* *xclusivamente, via *oftwares, logo a en*rega *o bem </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 10, a*t. 1, p. 3-20, out. 2020 www4.fs*net.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. B. Garcia, D. M. *ndr*de, P. O. N*sci*ento, L. S. V*eira </line>
<line> 12 </line>
<line> al*oxarifado, sua con*erência e armazenagem, e *oste*ior entrega pode* ser definidos como </line>
<line> o* momentos qu* p*ssuem m*ior t*ngibili*ade de*tro do proces*o. </line>
</par>
<par>
<line> Em sum*, tanto </line>
<line> pe*a observação </line>
<line> dire*a qua*to nas *ntrevistas, obse*vou-se que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ges**o organizacional *a Fundação X possui div*rsas *rag*lidades, como elevada </line>
<line> burocratização para efetuar uma compra, não *mancip*ção do se*o* de almoxarifado e númer* </line>
<line> re*uzido d* quadro *e func*o*ários, i**actando dire*amente no *í*el do ser*iço prestado. A </line>
</par>
<par>
<line> *eguir, serão </line>
<line> abordadas ** te*át*cas que são o ce**e desse estudo, *ateria*s de *onsumo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> bens permanentes, retrat*das * part*r *a obs*r*aç*o direta. </line>
<line> 4.2 Proc*sso logístico de materia** de *onsumo e b*ns per*ane*tes </line>
<line> O Setor de A*moxar*fado é o *esp*nsáv*l pelo receb*me*to e entre*a d* todos os </line>
</par>
<par>
<line> *ateriai* de </line>
<line> con*umo * bens perman*nte* rece*i*os pela organização. Logo, é tare*a do </line>
</par>
<par>
<line> almoxarifado rec*ber, *onferir, dar en*rada nos sistemas e planil*as, *rmazenar, entregar e p*r </line>
<line> fim, dar baixa nas m*rcadorias que for*m *ntregues. </line>
<line> Com *el*ção aos mater*ai* de consumo, o p*o*ed*men*o ** op*ração l*gíst*ca inicia-se </line>
</par>
<par>
<line> com a entrega do ma*er*al de cons*mo (*), feita pelo fornece***, n* *lmox*r*fado </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *un*ação; n* segu*da etapa ocor** a c*nf**ên*ia </line>
<line> quantitat*va (2), o* se*a, de vo*umes, </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> meio da conc*liação da *ota Fiscal (N.F) e *a Autorização de F*rnecime*to (A*), hav*ndo </line>
<line> coerência é feito o recebimento da *ercadoria; constatado que tudo q*e est* s*ndo entregu* </line>
</par>
<par>
<line> contem*la o pe*ido e * </line>
<line> que está di**osto na NF, </line>
<line> o </line>
<line> almoxarif* assina o canho*o da NF e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *etém (3); feito isso as *ercadorias são abertas e pro*ede-se a c*n*e*ência das e*pec*fici*ades </line>
<line> dos pro*utos de ac*r*o com o que está esc*ito na nota fi*cal, na *utorização de f*rneci*en*o * </line>
<line> no *róp**o **oduto (4); após os b*ns são cadastra*os em um* planilh* i**erna, onde são </line>
</par>
<par>
<line> inseridas i*formações simples, </line>
<line> como *ata, de*cr*ção do material, quantidade de volumes, </line>
</par>
<par>
<line> protocolo, destino/*e*tinatári* do m*ter*al, res*o*sá*el pelo *ecebimento e situação (e*tre*ue </line>
<line> ou **o entregue) (*). </line>
<line> Ness* fas*, há o *ançamento do m*terial no software, * q*al gera uma ordem de </line>
<line> pagamen*o, que deve se* encamin*a** ao Set*r de C*mpras, e uma guia de e*treg* *eferent* </line>
<line> ** local que o m*ter*al deve ser d*stribuído. Neste mo*ento, a aquisição permane*e por um </line>
<line> pequeno per*o*o armazenada na fundação, *té que haja o acu*ulo d* mat*riais/b*ns para que </line>
</par>
<par>
<line> não s*ja necessário fazer vária* *n*r*g*s </line>
<line> em um só dia (*). Assi*, ** segu*da os mat*riais </line>
</par>
<par>
<line> s*o entr*gues *os so*i*ita*tes (*). Por fim, após a entrega dos </line>
<line> bens e de p**se </line>
<line> das guias </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**ina, v. 17, n. 10, art. 1, p. 3-20, out. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Lo*í*tic* de Materiais de Consumo e Bens *ermanentes: *m Est*do de C*so ** uma Fun*ação </line>
<line> 13 </line>
<line> e*tre*a as*inadas, o re*po*sável realiza * *aixa do mesmo no *oftware e na planilha interna </line>
<line> da *rganizaç*o (8), conforme Figura 1. </line>
<line> Fi*ura 1 - *a***iais de consumo: do r*cebimen*o à entre*a </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: El*bo*ado pelo* auto*es (2018) </line>
</par>
<par>
<line> Assim co*o os materiais de consum*, os ben* perman*nt*s e*terno* à fun*ação </line>
<line> t*mbém chegam ao al*oxarifado * p*ssam por um process* *adrão de recebimento até a sua </line>
<line> entreg*. *ste *rocesso se *ss**elha, em algun* aspect**, ao processo utilizado par* m**eriais </line>
</par>
<par>
<line> de *onsumo, no *ntanto são *f*tuados procedimentos um pouco mais bu*ocráticos, antes </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> terem *ua gu*rda e pos** *rans*erida à universidade. </line>
</par>
<par>
<line> Na Figu*a 2 pod* ser visualizado o processo logísti*o de um bem </line>
<line> permanente *ue </line>
</par>
<par>
<line> inici*-*e com a entrega do equ*pamento no </line>
<line> *lm*xarifado da Fundação X (1); na sequência </line>
</par>
<par>
<line> p*o**de-se a co*ferênc*a **ant*tativa de a*ordo *om a nota fiscal e a autorizaç*o de </line>
<line> forn*ci**nt* e tamb*m a uma análise de possíveis a*arias (2); não **ve*do avari*s nem </line>
<line> divergên*ias o m*te*ial é rece*i*o e o almox*r*f* retém a not* fiscal (3); no caso dos ben* </line>
<line> *erm*nentes não há conferênc*a q*alitativa ** m*ter**l, *ntão *ros*egue-s* p*ra o lançamento </line>
<line> na plan*lha e no sof*war* (4). </line>
<line> *pós lança*o, o be* é armazenad* (5), enquant* aguarda lib*ra*ão por parte do setor </line>
</par>
<par>
<line> de proj*tos </line>
<line> (6). Ass**, quando o equip*m*nto é liberado, solicit*-se a pres**ça do </line>
</par>
<par>
<line> coordenad*r </line>
<line> do projeto solicitante, ou alguém *ndicado p*lo mes**, para que *e faça </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, T**esina PI, v. 17, n. 10, a*t. 1, p. 3-*0, ou*. 202* </line>
<line> www4.fsanet.*o*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. P. B. Garcia, *. M. Andr**e, *. O. Nascimento, L. S. Vieira </line>
<line> 14 </line>
<line> conferência técnica (7). Apó*, o equipame*to j* pode ser retira*o *elo **or*e*ador, o *ual </line>
<line> assina um termo indica*do o local exato para onde o bem s*rá lev*do, ou pode *g**r*ar *a*a </line>
<line> *ue a distribuição seja f**ta p*r part* da funda*ão (8). </line>
<line> Figura * - Bens pe*manen*es: do recebime*to à doação </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabora*o pelos a*tores (*018) </line>
<line> Em seguida, o al*oxarife conf*ccion* u* Termo *e Do***o ou de Cessão, o *ual é </line>
</par>
<par>
<line> enviad* </line>
<line> ao setor de *atrimônio da univer*idade, qu* localiz* o bem, gera um númer* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> patrimônio e retorna * doc*mento para a f*ndaç*o (9). Por fim, *e p*ss* do *ermo de doação </line>
<line> ou cessão, dá-s* a baixa *anto na pla*ilha qua*to no softwa*e e o bem pass* a ser de fato da </line>
<line> institu*ção de ensino (10). </line>
<line> *.3 Fra*ilidades i*entificadas </line>
<line> *.3.1 Mat*riai* de consumo </line>
<line> **feren*e aos mater*ais de co*su**, foi ide*tificad* que o garg*lo está no exces** de </line>
</par>
<par>
<line> burocratização e**stente entre </line>
<line> os setores de compr*s e pr*jetos, u*a vez que * proces*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *ompra * engessado e h* d*pe*dê**ia entre setor de comp*as * o setor d* projeto*, pois o </line>
<line> amb*s estão so* a jurisdição da gerência de projetos, exis*indo ape**s um gerente para a*bo* </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, *. 10, art. 1, *. 3-20, o*t. 2020 www4.fsan*t.co*.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Lo*ísti** de Materiais de Consu** e Bens Permanentes: Um E*tudo de Ca*o em u** Fund*ção </line>
<line> 15 </line>
<line> o* *eto*es. Esse engessamento ocor**, pois um mesmo pro*ess* de c*mpr* necessita tramitar </line>
</par>
<par>
<line> entre os setore* por divers** vezes, inter*erind* *ir*ta***te na funçã* que * Setor </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Compras de*e*penha. </line>
</par>
<par>
<line> Além disso, o ac**ulo *e fun**es do g*rente d* p*ojetos faz com que o process* *e </line>
<line> co*pra se torne moroso, retirando a aut**om*a d* setor *e com*r*s e* *fetuar a a*ui*içã* de </line>
</par>
<par>
<line> um </line>
<line> b*m m*smo já ten*o *ido at*stad* que a solicita**o está con*izente com * </line>
<line> plano </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tr*balho do proj*to, pass*ndo a existir m*is *m de*rau administrativo, o q*e impacta </line>
<line> di**tamente no lea* **me, período de iníci* de uma at*vidade até seu **rmino (POZ*, 2*1*). </line>
<line> O *ntrevi*t*dx B exp*i*ita: </line>
<line> [...] Ma* no fi*al a gente depende *a ap**vação, *ais uma vez, do *etor de projetos. </line>
<line> Se tivesse um *erente do nosso setor (Co*pr*s), acho que esse proce*so seria **is </line>
<line> rá**do (Entrevist*dx B - Setor *e Co*pras). </line>
<line> Es*a fragilidad* não *corr* *o*ente com *s ma*eria*s de consumo, ma* também com </line>
<line> os bens permanent*s, no *ntan*o o proc*sso de compra do *aterial p*rmane*te não é tão </line>
<line> *fetado, poi* *xi*t* meno* periodic*d*de d* dema*da. O maio* p*oblem* ide*tificado acerca </line>
</par>
<par>
<line> dos be*s perman*ntes está presente *o almoxar*f*do na gestão orga**zac*ona* interna e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Fun*ação X, * qual será aborda*o no próximo tópico. </line>
</par>
<par>
<line> 4.3.2 Bens Per*anentes </line>
</par>
<par>
<line> Com relaç*o às fragilidades encontradas acerca dos bens pe*mane*tes des*acam-se </line>
</par>
<par>
<line> doi s </line>
<line> a*pe*tos: </line>
<line> escassez de equ*pamen*os e equipe de almoxari**do en*uta. A equipe do </line>
</par>
<par>
<line> a*moxarifado é c*m*osta po* um auxiliar de alm*xar*fado e um motorist*, os quai* enfrentam </line>
</par>
<par>
<line> problemas quando é rece*ido um </line>
<line> equipa***to de gran*e po*te. Ao chegar *m material </line>
</par>
<par>
<line> pesado, o a*m**arife n*cessi** da ajuda *o funcion*rio d* *ran*portador* pa** alocar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> material den*ro do *rmazém, uma vez que não *xiste se *uer uma *mpi*hadeira manual para </line>
<line> **xi*iar na movimentação interna do material. Paoleschi (2018) entende *ue a armazenag*m </line>
<line> configura-se como o es*aço para o r*cebimento, movi*ent*çã* interna e fa*ilitador de saída </line>
<line> de materiais, incluindo como *spectos cruciais nesse processo o **anejamento da* *çõe* * do* </line>
</par>
<par>
<line> mecani*mos </line>
<line> que compõe es*e p*oces**, co*o arranjo f*sico, equ**amen*os d* c*r*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*sc*rga e </line>
<line> q*e p*s*ibili*em a mobilidade interna e </line>
<line> externa *os equipame*tos, alg* que não </line>
</par>
<par>
<line> acon*ece na Fun*ação X, conforme </line>
<line> pode ser </line>
<line> obse*va*o na fala do Ent*evi*tad* D: </line>
<line> "*ut** </line>
</par>
<par>
<line> ponto a s* de*tacar é a f*lta de </line>
<line> e*uipamen*os para uso co*tínuo do *lmoxari*a*o, como por </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. *7, n. 10, a**. 1, p. 3-20, out. 2*20 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. P. B. Ga*c*a, *. M. Andra*e, P. O. Nasci*ento, L. S. Vieira </line>
<line> 16 </line>
<line> ex**pl*, equip*me*t*s que facilitem o *ra*sport* *e mat*ri*is pesa*os, que pode c*usa* *m </line>
</par>
<par>
<line> acidente e/ou pro*lema na colun* </line>
<line> dos f*nci**ários do set*r" (Entrev*s*ad* D - Setor d* </line>
</par>
<par>
<line> Al*o*arifad*). </line>
</par>
<par>
<line> A falta d* equipa*ent*s, além d* impactar no nível do serviço pres*ado * na qualida*e </line>
<line> do m*sm*, i*pacta t*m*ém *a seg*rança *os funcionários do setor. Segundo o Entrevistadx </line>
</par>
<par>
<line> D a falta de *q*ipame*tos pode *esultar </line>
<line> em p*oblemas *e saúde dos funcionários do se**r, </line>
</par>
<par>
<line> uma ve* que nec*ssitam car***a*, remane*ar e distrib*ir car*as pesadas. O pr*blema aum*nta </line>
<line> quando o bem é libe*ado para e*t*ega, pois com o número insu*iciente de *unci*nários, o setor </line>
</par>
<par>
<line> precisa </line>
<line> de*dobr*r-se *ar* realizar o transporte do </line>
<line> bem e entregá-lo n* seu dest**o f*nal. No </line>
</par>
<par>
<line> entanto, di*ersas *ezes obser*ou-se q*e * veículo disponibi*izad* pela fun*ação *ão s*porta </line>
<line> transpo**ar d*te*min*dos eq*ipam*nt*s, se*do ne*essário que o coorden**or do projeto </line>
<line> solicit*nte fa*a a re*irada. </line>
<line> Dado * *xposto, c*ncl*i-** que n* caso dos b*n* p**manen*es a f**gil*dad* advém da </line>
</par>
<par>
<line> falta de *nvestime*to no se*o*, o que im*lic* </line>
<line> diretam*n*e na inexist**cia dos eq*i*am*nto* </line>
</par>
<par>
<line> necessários para que o almox*r*fa*o d*sempe*he suas f*nçõ*s, o que impacta di*etament* na </line>
<line> quali*ade do serviç* pres*ad* e pode trazer ris*os à saúde dos func**nár*os do setor. </line>
<line> 4.4 Sugestões de m*lh**ias </line>
</par>
<par>
<line> U*a primeira oportunidade </line>
<line> *e me**ora relacionada </line>
<line> a*s materiais de co*sumo, diz </line>
</par>
<par>
<line> respe*to ao acúmu*o de ta*efas e **sponsabi*idades do geren*e de *rojetos/c*mpr**. De a**rdo </line>
<line> com as observa*ões, os f*nci*nários d* Setor *e *ompras *** *uas atividade* interro*pida* </line>
<line> c*nstant**ente, p*is neces*itam que uma pessoa de outro setor (projeto*) aprove *u nã* as </line>
<line> **q*isições dos coorde*a*ores dos projetos. Além disso, observou-se que por diversas vezes o </line>
</par>
<par>
<line> geren*e de p*o*e*os não c**s*gue auto*iz*r o* </line>
<line> n*g*r tais requ*sições rapidamente, por estar </line>
</par>
<par>
<line> atarefado com as ou*ras fun*õ*s que desempenha, com </line>
<line> iss* os processos *e co**r* ficam </line>
</par>
<par>
<line> trav*dos, *esmo havendo **curs* f*nanceiro para ta* *q*i*ição. </line>
<line> *ssim, propõe-se com* soluç*o para essa fr*gil*dade a no*eação d* um gerente *ara </line>
<line> o se*or de com*ras, o qual ficaria encarregad* de ap*ovar ou não a l*b**ação d* recurso para </line>
</par>
<par>
<line> efe*uar a compra. V*le ressaltar que essa med*da n*o visa excluir o s*tor *e p*ojetos </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> processo de com*ra, pois o m*sm* con*inuaria c*m a *tr*buição de ser o primeir* a re*eber * </line>
<line> solici*a*ão, analisá-la, além de verif*car a exi*tê*cia d* r*curso. Com um nov* gerente p*ra o </line>
<line> setor de co*pras, * mesmo ficaria respo*sável por apro*ar as compra* após a a*torização da </line>
<line> Rev. *SA, Tere*ina, v. *7, n. 10, art. *, p. 3-*0, out. *020 www4.fsan**.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Logí*tica de *ateriais d* Consumo e Bens Perma*ente*: Um Es**do de Caso *m uma *undação </line>
</par>
<par>
<line> 17 </line>
</par>
<par>
<line> assessoria j*ríd*ca, não sen*o *ecess*rio *u* a s*licit*ção de compra ret*r*e </line>
<line> ao setor </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> proje*os, eli*inando o processo buroc*áti*o de aprov*ção da *ompra p*lo setor de *rojetos. </line>
<line> E*te proble*a também acon*ece no caso dos bens permane*tes, no en*an*o, não é visto </line>
</par>
<par>
<line> c*mo grave, </line>
<line> uma ve* que as solicitações de materiais permanentes n*o ocorrem </line>
</par>
<par>
<line> frequentemente. *o que se refere às possíve*s melhorias a serem feita* para a logísti*a *os </line>
</par>
<par>
<line> materiai* p**manentes, estão inves*imento e* equipamentos e m*d*nça* *o </line>
<line> proces*o </line>
</par>
<par>
<line> lo*ístico. </line>
</par>
<par>
<line> A *portunidade de mel*oria refere-s* à n*ces**dad* d* i*v***imento em equ**ament*s </line>
</par>
<par>
<line> *apazes de movi*entar a* carg*s de maior t*m*nh* * </line>
<line> p*so, uma vez *ue a equip* d* </line>
</par>
<par>
<line> a*moxa*ifad* é e*xuta e *ncapaz *e mov**ent*r os bens mais pesa**s. *ss* *ugestão não *is* </line>
<line> som**te **lhorar o aprove*tamento do es*a*o e * mobi*id*de d*s bens que ali es*ão al*cados </line>
</par>
<par>
<line> *e*p*ra*iamente, mas *isa </line>
<line> à </line>
<line> segurança </line>
<line> dos </line>
<line> funcioná*ios, *ara que não se m*chuq*em </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> tentativa de mover grandes *argas *em o auxí*io *os equipamentos neces*ár*os. </line>
<line> Caso o investimen*o em equipame*tos seja um empecilho f*nancei*o *ara a Fundação </line>
</par>
<par>
<line> X, prop*e-se que </line>
<line> sejam *e*tas </line>
<line> e*tregas </line>
<line> direta* de mate**ais p*rm*nentes </line>
<line> ao* co*rden*d*res </line>
</par>
<par>
<line> *os *rojetos, como no *i*te** Just </line>
<line> in T**e (JI*), *ue segundo Poz* (2015) é </line>
<line> ut*li**do </line>
</par>
<par>
<line> quan*o o esp*ço de a*mazenagem não comporta as matérias que serão recebidas, pas*an*o a </line>
<line> t** *ntreg*s diretas, eliminan*o * *gent* d*p*sitári*. Por *im, adota*do-se a entrega direta, o </line>
</par>
<par>
<line> al*o*a*if*do </line>
<line> da funda*ão passaria a ter seu e**aço *e *uard* dos m*teriai* otimi*ado, </line>
</par>
<par>
<line> possibilitando armaz*n*gem mai* adeq*ada </line>
<line> aos mat*ria*s </line>
<line> de *ons*mo e melhor mo*il*dad* </line>
</par>
<par>
<line> dentro do *etor. </line>
</par>
<par>
<line> 5 C*NS*DERAÇÕES FINA*S </line>
</par>
<par>
<line> O presente tra*alho resulto* *e um estudo de </line>
<line> *aso realizado em uma fundação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> apoio a uma Univers**ade localizada no sul de Min*s Ger*is * teve como *bjetivo analis*r os </line>
</par>
<par>
<line> process*s logísticos *elativos aos materiais de co*sumo </line>
<line> e be*s per*anentes externos </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> fun*ação, evidenci**do os poss*vei* *argalos en**ntrados e sugerind* ações para m*lhor*a. </line>
<line> Dur*nte a *nálise de dad*s, *b*erv*u-se *ue a fundação p*ssui a*gumas frag*lidades, </line>
<line> deri*adas da *ão existência d* geren**s específicos para os seto**s d* projet*s e *ompra* e do </line>
</par>
<par>
<line> baixo investimen*o </line>
<line> em equipamentos neces*ári*s par* </line>
<line> a reali*ação plena das atividade* </line>
</par>
<par>
<line> lo*í*t*cas. A </line>
<line> não existência de um gerente es*ecíf*c* para set*r de o </line>
<line> *ompras implica um </line>
</par>
<par>
<line> en*essame*to </line>
<line> de suas atividades, *m* ve* *ue </line>
<line> a libe*ação das comp*as fica sob </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> resp**sabilidade do ger**t* do setor de projetos. Quanto aos proces*os logísti*os, constatou- </line>
<line> R*v. FSA, Teresina P*, v. 1*, n. 10, art. 1, p. 3-*0, out. 202* www4.f*anet.com.*r/**vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. P. B. Garcia, D. M. And*ade, *. O. Nascimento, L. S. **eira </line>
</par>
<par>
<line> 18 </line>
</par>
<par>
<line> se a falta de equipa*ent** *ecess*r*os para a realizaçã* das at*vidad*s do setor </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> almoxarifado, o que impacta no nível de serviço prestado, po* *ongestionar o esp*ç* físico do </line>
<line> s*tor, além da demo*a n* pre*ta*ão do serviç*. </line>
<line> Como medi*as de solu*ão para as f*agil*dades identifi*adas foram propostas as </line>
<line> seguintes soluçõe*: no*eaç*o de um gerente esp*cíf**o pa*a o setor de com*ras; i*vestimento </line>
</par>
<par>
<line> em e*uipam*ntos que auxiliem a carg*, </line>
<line> *esca*ga e mo*imentaçã* </line>
<line> de ma*eriais *esados; e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> utilização de **trega* diretas, no caso de ma*eriais </line>
<line> *erma*entes, n*s departamentos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> universidade. </line>
</par>
<par>
<line> *o longo do estudo perce*eu-s* que a *ogística d* setor *úblico </line>
<line> não se configu*a </line>
</par>
<par>
<line> como uma área mu**o </line>
<line> es***ada, possuindo </line>
<line> poucas bibliografias *cerca do tema. L*go, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> presen*e est*do mostra-se releva*te à medi*a que abord* l*gís*ica d* uma organização a </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> t*rceir* setor. Além de existir*m pouca* bibli*gr*fias </line>
<line> a*erca do tema, a Fu*d*ção X </line>
</par>
<par>
<line> d*monstro* pouca *bertura para a *ealizaç** da p*squisa, colocando ent*aves burocrátic*s, a </line>
<line> fim de i**iabi*izar a p**qui*a. Co*tudo, foi po**ível co*tornar e**e prob*ema co**ersando </line>
</par>
<par>
<line> d*retamente </line>
<line> co* os </line>
<line> funcio*ário*, *ue se propus*r*m * resp*nde* aos questionament*s em </line>
</par>
<par>
<line> ambientes inf*rmais, fora das d*pendências </line>
<line> da fundação. No entanto, um ponto q*e </line>
</par>
<par>
<line> *ontribuiu para a reali*a*ão da pesquisa foi </line>
<line> a observação diret* part*c**ant*, o*o*ri*a </line>
</par>
<par>
<line> p*ev*amente, enquanto um do* a*to*es at*ava como estagiário da fundação. Além d*ss*, os </line>
</par>
<par>
<line> funcionários demonstraram est*r inteir**ente abertos **ra possíve*s *úvidas *o longo </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> e*tud*, desde que su*s inform*ções **ssoais fos*em pre*ervadas. </line>
</par>
<par>
<line> *or fi*, co*clui-*e que * trabalho c*mpriu co* *eu obj*tivo inicia* de ana*i*ar os </line>
<line> procedimentos *og*sticos, *o pont* de vista da ad*i*istração de mate**ai* e *atrimô*io, </line>
</par>
<par>
<line> *d*tados </line>
<line> pe*a fundação objeto de p*squisa, encontr** p*ssí**i* fra*ilida*es e ofe**cer </line>
</par>
<par>
<line> sugestões de melhor*a. É valido res*al*ar que o estudo foi feito em *ma fundaç*o, r*tratando </line>
</par>
<par>
<line> os *ro*lem*s que ta* </line>
<line> organ*zação </line>
<line> vive. Contudo, o </line>
<line> e*tud* </line>
<line> pod* servir *e </line>
<line> bas* teórica </line>
<line> pa*a </line>
</par>
<par>
<line> res**ução d* proble*as sim*lare* d* outras fu*da*ões sem*lhante*. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
<line> ARBACHE, F. S. Gestão de lo*í*ti**, d*strib*ição e t*ade marke*ing. Editora FGV, 2015. </line>
<line> BALLOU, R. H. Gerencia*ento da Cade*a *e *upr*mentos - 5. E*.: Logísti** </line>
<line> Empresarial. - Porto Alegre: Book*an, 2006. </line>
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<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboração do rascu*h* ou na revisão crít*ca do conteúdo. </line>
<line> X </line>
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<line> X </line>
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