<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art.1, p. 3-20, out. *0*0
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.10.1
</line>
</par><par>
<line>
A Lo*ística de Materiais de Consumo e *e*s Permane*te*: Um Est**o de Caso em uma
</line>
<line>
**ndação Loca*izada no Sul *e Min*s *erais
</line>
<line>
The *ogistics of C**suma*les and Pe*man*nt Goo*s: * Case St*dy in a Foundation Lo*at*d in
</line>
<line>
the South of ***as Gerais
</line>
</par><par>
<line>
*oão Paulo Busca*iolli Gar*ia
</line>
<line>
Graduaçã* em Administraçã* Pú*lica pela Unive*sidade Fe*er*l de Lavr**
</line>
<line>
E-mail: j*bg*rcia@gmail.c*m
</line>
<line>
**niela Me*relles Andrade
</line>
<line>
D*u*ora em Adm*nistração p*la Universidade F*der*l de Lavras
</line>
<line>
E-m*il: d*ni*la.an*rade@ufla.*r
</line>
<line>
P*i*cilla Oli*eir* Nascimento
</line>
<line>
Do*torado em Administração pela U*iversidade Fed*r*l *e *av*as
</line>
<line>
Me*tre ** Administração P*b*ica p*la Univers*dade Fed**a* de Lavras
</line>
<line>
Email: priscil*a.juri*i*o.vga@hotm**l.*om
</line>
<line>
L*ciana do* Santos Vie**a
</line>
<line>
Mestre *m Admin*stração p*la Un*versidad* Federal *e Lavr*s
</line>
<line>
Email: vi**raldossa*tos@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
E*der*ç*: João Paulo Buscario*l* Garcia
</line>
</par><par>
<line>
*lameda **rros, 1*2 - CEP 01232-000, São Pau*o, SP.
</line>
<line>
Ed**or-Chefe: Dr. Tonny Kerley d* Alencar
</line>
</par><par>
<line>
*rasil.
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Danie*a *eirelles *ndrade
</line>
</par><par>
<line>
Ju*ent*n* Dia* Filho, nº 334, C*P: 37200-000, Lavras-
</line>
<line>
Art*go recebi*o em *1/*5/2020. *ltima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
MG. Bras*l.
</line>
<line>
recebida *m 0*/*6/2020. A*rovad* em 04/0*/2*20.
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Priscilla O*ive*ra Nascimento
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
J. P. B. *a*cia, D. M. A*drade, P. O. Nascimento, L. S. Vi*i*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O pre*ente trabalho b*s** d*m**strar a impor*ância da administ*aç*o de m*teriais
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
patrimôn*o no set*r público, com enfoque nos processos lo**sticos e admini*trativos, os quais
</line>
<line>
permei*m *ssa temá*ica e cump*e* p*pel estratégico na utilizaçã* de recur*o* financeiros,
</line>
</par><par>
<line>
tempor*is
</line>
<line>
e hum*n*s. Para tanto, foram analis*dos *s setores d* pr*jetos, comp*as
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
almoxa*ifado d* u*a F**daç*o *e **oio a um* uni*e**ida*e si*u*da ao *ul
</line>
<line>
do *stado
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Mi*a* *erais. E*ta fun*ação ge**n*ia os recur*os financeiros dos proje*os em vigência
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
universidade, sen*o responsável pela aquisiç*o, recebimento, armazenagem e dist*ibuiç*o dos
</line>
</par><par>
<line>
materiais de con*umo e bens
</line>
<line>
*erm*nente* s*lici*ados pelos coordenado**s do* projetos.
</line>
</par><par>
<line>
Q*anto à metodo*ogia, adotou-se uma abordagem qualitat**a descritiva. A col*ta de dados foi
</line>
</par><par>
<line>
feita *ela ob*ervação direta e p*rticipante durante seis mese*, entre o* mes*s de junho
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dezembro de
</line>
<line>
*017 e, po*teriormen*e, realizar*m-se e*trev*stas c*m membros dos setores
</line>
</par><par>
<line>
e*tudados, utilizand*-se * técnica de an*lise de conteúdo par* analisar os *ados coletado*. Ao
</line>
<line>
longo da pes*uisa percebeu-se qu* * logística no *etor público *ão é uma área muito est*d*da,
</line>
</par><par>
<line>
sen*o *or muitas vezes coloc*da
</line>
<line>
em
</line>
<line>
níve* de inferioridade *ren*e * *utros temas, o qu*
</line>
</par><par>
<line>
impac*a diretam*nte na e*iciência do serviço pr*st*d*. Log*, espera-se *ue o trabalho aux*li*
</line>
</par><par>
<line>
na co*scientizaç*o d* impo*tância d* ad*inistração de m**eriais e **trimônio para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
m*nutenção e *fic*ên**a das atividades *e *nstituições públicas.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*avras-chave: *dministraçã* de Mater*ais e Patri*ôn*o. Lo*ístic*. Setor Públic*.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTR*CT
</line>
</par><par>
<line>
This paper seeks *o dem*ns*rat* the importa*ce of ma*eria*s *nd heritage *a*ag*m*nt in *he
</line>
<line>
public *ector, foc*sing on *ogistica* and administrative pr*cesses, whi*h permea*e this theme
</line>
</par><par>
<line>
and play a s**ategic role *n
</line>
<line>
the use *f financial, temporal and human reso*rces. There*ore,
</line>
</par><par>
<line>
pr**ec* sectors were a*alyzed, ***pping
</line>
<line>
*nd wareh*use of a Supportin* Foun*a*ion to
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*n*ve*sit* loca*e* south of Minas Gerais. This found*tion manages t** financial resou*ces of
</line>
</par><par>
<line>
t he
</line>
<line>
pr*jec*s
</line>
<line>
in fo**e *t the unive*sity,
</line>
<line>
bein* responsible fo* th*
</line>
<line>
acquisition, receipt, stor*ge
</line>
</par><par>
<line>
a*d distr*bution of co*sumables a** perman*nt goods *eques*ed by the project coordinators.
</line>
<line>
*s for t** methodolog*, a desc*i***v* q*alit*t*ve app*oach was ado*ted. *at* *ollection *as
</line>
<line>
carried out through direct a*d p*rt*cipant observation for six m*nths, betwee* the months of
</line>
<line>
June and *e*em*er 2*17, and subs*qu*ntl*, i**erviews were c*n*ucted with members o* the
</line>
</par><par>
<line>
sectors studied, *si*g *he cont*nt
</line>
<line>
a*alysis te**ni*u*
</line>
<line>
to analyze *h* results. data coll*cte*
</line>
</par><par>
<line>
****ughout *he research it was noti*ed that logistics in the public sector ** not a very s**d*ed
</line>
<line>
area, *eing oft*n p*ace* a* *n infe*i*r level **mpared to o*her topics, which dire*tly impact*
</line>
<line>
*he *f*ici*ncy of the service *rovided. T*eref*re, the work i* *xpected to h*lp raise awa*eness
</line>
<line>
of th* imp*rt*n*e o* materials and h**i*age managemen* f** the mai*tena*ce a*d effic*ency **
</line>
<line>
p*blic insti**tions' **tivities.
</line>
<line>
Keywords: M*terial* an* Heritage *anagement. Logi*tics. Publi* Sector.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *er*sin*, v. 17, n. 10, a*t. 1, p. 3-*0, out. 2020
</line>
<line>
www*.*s**et.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Logísti*a de Ma*eri*is de Consu*o e Ben* P*rm**ente*: Um Estudo de Caso em um* Fun*ação
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*Ç*O
</line>
</par><par>
<line>
A l*gíst**a é
</line>
<line>
um dos pi*ares c**trai* *ara uma b*a *es*ã* organizacional,
</line>
<line>
sen*o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
resultado de u* *o*junt* de *rát*ca*. É sabido que *s o*ga*izaçõ*s, pr***ipalmen*e as
</line>
<line>
públic*s e a* do terceiro setor, trabalham com recursos esca*sos, o *ue faz com que uma má
</line>
<line>
administ*ação logística de seu* materiais e patrimôn*os minim*ze ainda mais sua e*et**idade
</line>
<line>
q*a*to aos *eus rec*rsos.
</line>
<line>
Seg*nd* M*u*a (200*), a logíst*ca é * f*uxo d*s produtos e serv*ços entre o pro*utor *
</line>
<line>
* cons**i*or (f**al ou in*e*mediár*o) ou vice-versa, é p*r m*io d*la *ue pr*du*os ou serviços
</line>
</par><par>
<line>
chegam
</line>
<line>
aos seus de*tin**á*ios da melhor ma*e*ra possív**, obedecendo às es*ecificaçõe* do
</line>
</par><par>
<line>
pedido. Nesse **ntido, B*rr*s *t al. (2*18) pont*am *u* a logís*ica envolve desde * compra
</line>
<line>
** insumo **é a en*rega do pro*u*o acabad* ao cliente, *endo elem*nt* chave na s*tisfaçã* e
</line>
<line>
fid*l*z*ção do cl*ente.
</line>
<line>
Assim *endo, *ste trabalho apresentará um c*so baseado e* um* pes*uis* realizad*
</line>
</par><par>
<line>
em uma *unda*ão de apoio a
</line>
<line>
uma universidade, loca*i*ada no Sul de M*nas Gerais, tendo
</line>
</par><par>
<line>
*omo fo** os pr*cessos logísti*os e *dmini**rativos utilizad*s na
</line>
<line>
*estão d* *ateriais
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*onsumo e be*s
</line>
<line>
permanentes *x*ernos à Fund*ção, *u* *oram adq*iridos com
</line>
<line>
recurs*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
projet*s da
</line>
<line>
u*iv*rsi*ade, mas que po*sue* *
</line>
<line>
ger*nciamento dos r*cursos *eito* pela
</line>
</par><par>
<line>
F*n**ção.
</line>
</par><par>
<line>
Deste modo, o objetivo geral
</line>
<line>
do presente *rabalho é *nalisar *s pro*essos
</line>
</par><par>
<line>
adm*n*str*tivos e pr*cedime*to* logí**ico* dos materia*s de c*ns**o e ben* p*rmanente*
</line>
</par><par>
<line>
ex*ernos à Fundação,
</line>
<line>
que foram adquiridos com os r**u*sos dos pr*j*tos e* vigência na
</line>
</par><par>
<line>
univer*idade e que,
</line>
<line>
po*teri*r*ent*, *o*am transferido* *ar* a institu**ã* de *n*ino supe*ior,
</line>
</par><par>
<line>
*o* ênf*se no*
</line>
<line>
process*s admi*istrativos, de recebi*ento,
</line>
<line>
armazena*em distr*buição dos e
</line>
</par><par>
<line>
m*teriais d* consumo * bens pe**anentes entre o* for*ecedores, F*ndação e projeto*
</line>
</par><par>
<line>
solicitant*s, apon**ndo as falhas e
</line>
<line>
os pontos críticos, que podem tornar o pro**sso
</line>
<line>
l*gís*ico
</line>
</par><par>
<line>
*ais moroso e
</line>
<line>
dispendioso. Par* tanto, *oi realizada pesquisa bibliográfi*a em *es*uis*s
</line>
</par><par>
<line>
so*re o tema * acompanhamento **s set***s de pro*etos, compras * *lm*xarifado da
</line>
<line>
*undação.
</line>
<line>
Est* estudo justifi*a-se por trazer a* centro das *iscu*sões o conceit* de logíst*ca
</line>
</par><par>
<line>
a*licada ao se*or público, *ue
</line>
<line>
enfrenta gra*des difi*uld*des de implementaçã*, visto o *ao*
</line>
</par><par>
<line>
*xi*tente
</line>
<line>
n* ma*oria dos almo*ari*ados municipais, in**ituições e organiza*õe* públicas, se
</line>
</par><par>
</page><line>
caracteriz*ndo co*o uma áre* de *ouca visibili*ad*. Ademais, o presente estudo pode t*azer
</line>
<line>
R*v. FS*, T*resi** PI, v. 17, *. 1*, ar*. 1, p. 3-20, out. 20** www4.fsanet.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. P. B. Garcia, D. M. Andrade, *. O. *ascimento, L. S. Vieira
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
**a*d*s benefíc**s para * Fundação estu*ad*, ao forne*er dados qu* perm*tem a modificação
</line>
<line>
dos processos e, consequentemente a o*im*zaçã* de seu* r*cursos.
</line>
</par><par>
<line>
N*ss* sentido, o present* estudo **tá estruturado e* c*nco pa*tes,
</line>
<line>
além
</line>
<line>
dess* breve
</line>
</par><par>
<line>
intr*dução, * trabalh* abordará
</line>
<line>
em seu re*ere*c*al *eórico a log*s*ica orga*izacional
</line>
</par><par>
<line>
integrada, *ue engloba o recebiment* de *ate*ia*s, armazena*em e distr*buiç*o. Na sequência
</line>
</par><par>
<line>
têm-se a *eto*ologia, resultados *
</line>
<line>
di*cussão e, p*r ú*timo, as considerações fin*is que
</line>
</par><par>
<line>
*pontam que a Fundação investigada
</line>
<line>
*ossui algumas *r*gi*idades, sendo nec*ss*ria
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
muda*ça *e alguns proce*imen**s **is
</line>
<line>
como a nomeação de
</line>
<line>
um gere*te
</line>
<line>
específico p*ra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
setor de compras; investime*to
</line>
<line>
*m equipa*entos que auxiliem a carga,
</line>
<line>
desca*ga
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mov*men*ação
</line>
<line>
de **ter*ais pesa*o*; e a
</line>
<line>
util*za*ão d* entregas d*retas, n* c*so
</line>
<line>
*e ma*eriais
</line>
</par><par>
<line>
permanen*es, nos departam*ntos da universidade para *a*ant*r a efic*ênc*a nos *rocesso* e a
</line>
<line>
prest*ç*o de bens e serviços públicos de q*al*d*de.
</line>
<line>
2 *EFERENCIAL TEÓ*ICO
</line>
<line>
2.1 Logíst*ca *r*an*zac*ona* *nt*grada
</line>
<line>
Seg*ndo *owersox e Closs (200*), a logística enquanto ca**o de estud* e com
</line>
</par><par>
<line>
nomencla*ura ***inida é u* ta*to quanto recente. N*o
</line>
<line>
exist*a um concei*o pr*cis*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*nvenci*nal
</line>
<line>
q* e
</line>
<line>
definisse o que e*a logística até mead*s do séc*lo XIX. *eralmente, as
</line>
</par><par>
<line>
tarefas *ão possuíam um roteiro ou
</line>
<line>
coo*denação, g*rando um alto desp*rdício até me*mo e
</line>
</par><par>
<line>
*upl*caç*o de trabal**s.
</line>
</par><par>
<line>
As primeiras *parições da terminolog*a logístic* * da a*licação *rática e ef*ti*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
seu* concei*os são do ambiente mi*itar. Segundo Go*es (200*), d**an*e as *uerr** e conflitos
</line>
</par><par>
<line>
era
</line>
<line>
n*ces**rio um rápido e efetivo esquema de aba*tecimento de supri*entos para
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
soldados, i*pactando
</line>
<line>
dir*t*mente nos
</line>
<line>
*usto* *as ope*a*ões en*re viver ou morrer. Barro* e
</line>
</par><par>
<line>
(*0**) **mbém *eforça a ideia de
</line>
<line>
qu* a logís*ic* é
</line>
<line>
advinda dos campo* de
</line>
<line>
ba*a*has,
</line>
</par><par>
<line>
entretanto,
</line>
<line>
pont ua
</line>
<line>
qu* po* se trata*
</line>
<line>
de **a ta*efa de reabastecimento *ão po*s*ía o mesmo
</line>
</par><par>
<line>
glamour das *utras *aref*s militares, *o*su**do po*co r*conhecimento.
</line>
<line>
Filho (2006) aduz que além *o con*unto de todos *s proc*ssos do fluxo d* *at*riais
</line>
<line>
entre fo*necedores e cli*ntes, a logística inclui tam*ém as **nções de compras, informaçõe* e
</line>
<line>
*ist*ibuiç*o. As compras cumprem um p*pel estra*égico, pois é por mei* *a aquisiçã* de bens
</line>
</par><par>
<line>
e/ou serviços
</line>
<line>
que
</line>
<line>
as organizaç*es funcionam nas melhores *ondições (VIANA, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Qua*to às informações, Filh* (2006) p*ntua que uma b*a *r***içã* de i*formaçõ*s desde
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, art. 1, p. 3-20, out. 202* ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Lo*ística de Materiais de Consu** e Bens P****n*ntes: U* E*tud* de Caso em uma **ndação
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
m*nufatu*a de det*rm*nado
</line>
<line>
bem até a s*a entrega final é de suma *mport*nc*a para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
organiza*ão, pois m*l*ora ef*tividade de tod*s os processos. Por fim, a distribuição * um a
</line>
<line>
p*nto c*ave no *roc*sso logísti*o, pois é a*ra*és dela que o cliente *ode expressar sua
</line>
<line>
satisf*ção ** insatisfaç*o a r*spei*o d* b*m *u se*v*ço.
</line>
<line>
Logo, a logí*tica é vital p**a o suc*sso ** uma organiz*ção (POZO, 2*15). Uma vez
</line>
<line>
que a o*ganiza*ão con*egue reduzir o lead time, ou s*j*, * período d* iníci* de uma at*vida*e
</line>
<line>
*té o seu término, tem sua produ*iv***de melhorada e també* é possível alcançar *m *elhor
</line>
<line>
pl*nejame*to org*n**ac*onal. Ent*etanto, * logística nã* se re***e somen*e em tramitar
</line>
<line>
produ*os, servi*os e informaçõe* entre *o**ecedores e clien*es (e vi*e-*ersa). Sua função *stá
</line>
<line>
dir*tamente l*gada ao grau de sat*sfação do cliente. Dessa for*a, o fornecedor não deve
</line>
<line>
simp*esmente entreg*r a requ*sição d* cli*nte da maneira *ais r*p*da e econ*mica, mas sim
</line>
<line>
da exata m*n*ira com* o con*um*dor final requis*tou.
</line>
<line>
Atualmente, seg*ndo Ba*ros (2018), * co*cepção de logística mu*ou, além d* ser
</line>
</par><par>
<line>
r*s*onsável *elo fl*xo
</line>
<line>
d*s informações, insumos * m*te*iais dent*o de u*a orga*ização,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
através dela que *e a*rega valor a* p*odut*/serviç* pr*sta*o, impactando na com*etitividade,
</line>
</par><par>
<line>
lucr*tividade e sat*sfação do
</line>
<line>
client* em relação
</line>
<line>
ao n*v*l
</line>
<line>
de serviço. Sch*eider (2018)
</line>
</par><par>
<line>
c*mpl*menta que a *usca **nstante por aperfeiçoam*nto fez com *ue
</line>
<line>
as o**aniz*ções
</line>
</par><par>
<line>
passasse* a dar importân*ia também
</line>
<line>
aos
</line>
<line>
processos externos, *elhorando a rel*ção com
</line>
</par><par>
<line>
fornecedores e clientes. Esta nova vis** ace**a da logística é o que se *or**u con*ecido como
</line>
<line>
Supply Chain Management (SCM) (SCHNEIDER, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
Dessa maneir*, pe*c*be-s* que a logístic* d*ixou de se* um p*ocesso, passando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
integrar a gest*o da cadeia de suprimentos. Ess* mudan*a *o*ceitual nã* re*uz a importância
</line>
<line>
da *ogística, ma* *az com qu* v*jamos pont*s cru**ais dessa temática q*e *nteriormente não
</line>
<line>
eram ab*rda*os (BERTAGLIA, 2009). Um dos po*tos p*incipa*s que ti*ham pouca
</line>
<line>
visibilidade encontra-se na parte de recebimento de materi*is, um processo fund*mental *ar*
</line>
<line>
as ope*a**es *e qu*lquer empresa, organização ou Fun*ação.
</line>
<line>
*.2 Recebime*to d* Ma*e*iais
</line>
<line>
O recebimento de materi*is é *m* da* part** fu*damentais du*ante * *ogísti*a. Por
</line>
</par><par>
<line>
mai* qu* o proc*sso
</line>
<line>
de tramitação entr* f**necedor e
</line>
<line>
client* ten*a
</line>
<line>
aconteci*o dentro do
</line>
</par><par>
<line>
estabelecido,
</line>
<line>
*as* et*pa a
</line>
<line>
do recebimento de m*teriais s*ja efetuad*
</line>
<line>
erroneamente, todo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
processo e*tará *ompro*eti*o (BERTAGLIA, 2**9).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *ere*ina PI, v. 17, n. 10, a*t. 1, p. 3-20, out. 2020
</line>
<line>
*ww4.fsanet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. P. B. Ga**ia, D. M. Andr*de, P. O. Nascimento, L. S. V*eira
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
No *e*or pú*li*o, o processo de rec*biment* *nici*-se ante* *esmo do recebim*nt*
</line>
<line>
efe*iv* do ma*eri*l. Pr*meiramen*e o a*moxarife rece*e um* nota de empenh*, a q*al deve ser
</line>
<line>
lanç*da no sist*ma, com todas a* e*pecificidade* existentes (quanti*ade, qu*lidade, volume
</line>
<line>
e*tre outros). Ao recebe* *osteri*rmen** a mercador*a, o al*oxa*ife de*e consulta* a pr*mei*a
</line>
</par><par>
<line>
nota de empenho e co*s*ata*
</line>
<line>
se t**as as
</line>
<line>
*sp*cif*cidades es*ão d* acord* *om not* fiscal. a
</line>
</par><par>
<line>
Apó* a aver*guaç*o, **de-se resultar do** *roce*imentos: o ** recebimen*o total do material
</line>
</par><par>
<line>
*om con*er*n*ia quan*i**tiva de em*alagem, e
</line>
<line>
c*so a nota fi*cal de empenho estejam e
</line>
</par><par>
<line>
alin*adas, o* caso haja **guma i*co*gruência, o almoxar*fe po*e opt*r pelo
</line>
<line>
recebi*en*o
</line>
</par><par>
<line>
parcial ou a recu*a total do recebim**to, entrando em cont*to pront*mente *om o forne*edor
</line>
<line>
(DAMMANN, 20*2).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Berta**ia (2009), o receb*ment* s* *esu*e *m **nfe*ir q***itativamente
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
q*antitativamente os mat**iais para, poste*iormente, dar *equência *o proce*so ou não da
</line>
</par><par>
<line>
m*rcadoria. Havendo diverg*ncias
</line>
<line>
entre
</line>
<line>
o **e foi
</line>
<line>
estabelecido na
</line>
<line>
a*torização
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
fornecimen*o e a **ta fisc*l, seja na qualidade
</line>
<line>
o* na quantidade dos compo*entes,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fornece*or d*ve ser a*ionado prontam*n** para que pro*eda com os trâmites ne*essários para
</line>
<line>
a resolução da irregularidade enc*n*rada.
</line>
<line>
É de respon*abilidade ex**u*iv* do al**xarife a realização d* co*ferência, que deve
</line>
</par><par>
<line>
ser real*zada *o momento da *ntrega (*B*ERH, 2017). Por fim, é válido ressa*ta* que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
process* de *e*ebimento *e materiais e**loba d**d* a entrega do f*rnecedor até a entrada no*
</line>
<line>
e*toq*es (EBS**H, 2017). A partir do momento em que * mer*adori* é ent*egue, o **o*esso
</line>
<line>
logístico se altera e passa a inte*r*r o períod* de arm*z*nagem.
</line>
<line>
2.3 *r*azenagem
</line>
</par><par>
<line>
* relevante, i*icialmen*e, que seja *essaltada a
</line>
<line>
armazena*em c***
</line>
<line>
*m concei*o
</line>
</par><par>
<line>
indissociá*el d* ma*useio de materiais, nã*
</line>
<line>
poden** ser considerada como uma ati*idade
</line>
</par><par>
<line>
isolada (RUSSO, 2009). **olesch*
</line>
<line>
(2018) en**n*e * processo de
</line>
<line>
a*mazenag*m como
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
a*mi*i*tração d* *spaço para o rec*bi*ento, mov*mentação interna e facilita*or p*ra saí*a *e
</line>
<line>
m*teriais. Para iss*, o *utor inclu* em seu racioc**io que p*ra a oper***onalização d*s**
</line>
</par><par>
<line>
ser**ço, n*cessário é
</line>
<line>
que ex*st* planejamen*o das ações e do* mecanismos envolvidos no
</line>
</par><par>
<line>
**ocesso
</line>
<line>
*e *rma*en*gem,
</line>
<line>
como arranjo físico, equi*amentos capazes de carregar,
</line>
</par><par>
</page><line>
des*a*regar e mo*imentar ca*gas intername*te e externa**nte, sistemas in*ormatizados, ent*e
</line>
<line>
o*tros.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, art. 1, p. 3-*0, *ut. 2020 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Log*stica *e Materiais de *o**umo e Bens Perm*ne*tes: Um **t*do de Caso *m uma Fun*ação
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
Pozo (*015) com**eme*t* que além da ar*aze*ag*m e manuseio, o contr**e dos
</line>
</par><par>
<line>
produtos é de *uma importância *ara um bom ger*nciame*to *o sistema
</line>
<line>
lo*ísti*o, sendo
</line>
</par><par>
<line>
determin*nt* na manutenção das atividade* de uma o*ganização. Viana (2015) coloca que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
necessário *ue *if*rentes tipos de armazenagem sejam
</line>
<line>
utiliza*os para cad* necess**ade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
uma organização, con*er*ndo mais efeti*i*ade p*ra *sta etapa *ogísti*a.
</line>
<line>
Cabe ressal*a* que os arm**éns p*blicos são *s que possu*m * maior *ama *e
</line>
<line>
serviços. São ar*azéns que a*ém dos servi*os r*gulares como "manutenção, consolidação,
</line>
</par><par>
<line>
f*aci*namento e combinação de
</line>
<line>
estoques" (BALLOU, 200*, p. 376), tamb*m *ossuem
</line>
</par><par>
<line>
s*r*iços
</line>
<line>
exc*usivos como e*tocagem al**ndegada *a *duan* do Brasil, inf*rmações
</line>
</par><par>
<line>
rela*ionadas * tráfego, serviços portuári*s, entre outros (BRA*IL, 1*03). *ontudo,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
procedimen*o que ma*s i*pa*ta *o cliente é a distribuição, po*s * on*e há o con*ato direto
</line>
<line>
entre forne*edo*es (f*n*is ou interme*iá*ios) e cli*ntes (EB**RH, 2017).
</line>
<line>
2.* D*stribuição
</line>
<line>
* distribuição, para Ar**che (2015), é o p*ocesso que con*empla, *esd* a entrada dos
</line>
</par><par>
<line>
produtos aca*a*os nos *sto*ues até a entre*a
</line>
<line>
ao* clientes. Com*lemen**ndo *s** *isão,
</line>
</par><par>
<line>
*ova*s (*007) a*onta outros event*s que d*vem ser
</line>
<line>
contemplados pela distribuição fís*ca,
</line>
</par><par>
<line>
co*o a*mazéns, centros *e distr*buição, *ust*s, e*toques, transportes, *ntre o*tros.
</line>
<line>
Para Ballou (2006), essa fase tem gran*e importância, pois é dentro del* que d**e ser
</line>
<line>
escolhido o modal de trans*orte para a entrega, que pode variar muito e impactar
</line>
<line>
*obremaneira n*s cust*s lo*ísti**s. E*ta f**e englob* uma série *e detalhes, como modais de
</line>
<line>
transporte, tempo, precificação, *anos e perdas **tre o*tros, sendo nec*ssário que o operador
</line>
<line>
logístico t*nha pl**o conhecim*nto d* proce**ment*.
</line>
<line>
A escolha feita pel* operador log*stico deve levar em conta qual * **lhor opção d*
</line>
<line>
*cordo com a demanda, quanti*a*e e vol*me das en*re*as, para que não se caia na* chamadas
</line>
<line>
fases de retorno. Fases d* retornos *eram **trabalhos, que c*stam tempo e recursos, muitas
</line>
</par><par>
<line>
vez*s
</line>
<line>
escassos, *ara as organizaçõe* (BALLOU, 1993). Nes*e s**tido, necessár*o que se é
</line>
</par><par>
<line>
conheça os de*alhes *esse *roces*o, pois seus custos são re*p*nsáveis pelo uso de um * dois
</line>
<line>
terços dos custos logíst*co* (POZO, 2015).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Ter*sina PI, v. 17, n. 10, art. 1, p. *-20, **t. 2020
</line>
<line>
www*.fs*net.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. P. B. Garcia, D. M. Andrade, P. O. Nas*i*en*o, L. S. Vi*ir*
</line>
</par><par>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
3. METODOL*GIA
</line>
</par><par>
<line>
O presente tra**lho *l*ssifica-se *omo *ualitativo, *ois
</line>
<line>
busca analisar de *ane*ra
</line>
</par><par>
<line>
interpret*tiva o* d*dos coletados, procur*ndo *esponder questões que não são *uant*fi*áveis
</line>
<line>
(FE*REIRA et al., 2*12). Quanto ao pr*ce*ime*to, trata-se *e u* e*tudo *e caso. O estudo
</line>
<line>
foi a realizad* po* mei* de pe*q*isa par*icipante, em *ue, segund* Severin* (2*17), o autor
</line>
<line>
e**á presente na v*vência da institui*ão pesquis*da, p**ticipando rotineiramen*e das ati**dades
</line>
</par><par>
<line>
daq*e*es *ue são a*v*s da *esquisa. Logo, a p*squisa possui cunho descritivo, pois "v*sa
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*escrever as caracterí***cas *e det*rminada popula*ã* ou *enômeno ou o estabelecimento de
</line>
<line>
relações ent*e *ariáveis" (PRODANOV; FREITAS, *013, p. 52).
</line>
<line>
O obj*to de *stu*o são os processos admini*trati*os e l*gístico*, que en*lobam os
</line>
</par><par>
<line>
ma*eri**s de c*nsumo e
</line>
<line>
*e*s p*r*anent*s, com
</line>
<line>
*nfoq*e nas fases de compras, r**ebime*t*,
</line>
</par><par>
<line>
armazenagem * distrib*ição
</line>
<line>
dessas *ercadoria*. Para alcançar o objetivo a*mejado, *ora*
</line>
</par><par>
<line>
investi*ados o* se*ores de pr*jetos, compras e *lmoxarifado de uma Fu*daçã* que pre*ta
</line>
</par><par>
<line>
apoio a uma un*versidade localizada no *ul de Mi**s Ger*is. A *undação
</line>
<line>
objeto d* *studo
</line>
</par><par>
<line>
será nomeada "Fundação X", a *ual at*a *omo gestora de recursos **s projetos em *igência
</line>
<line>
para uma instituição de ensino, sen*o responsá**l pelas compra* de **teriais de consu*o e
</line>
<line>
bens perman*n*es *ol**it*dos p*los *oor*enador*s dos **ojetos.
</line>
<line>
Qu*n*o a*s instrumento* de *ole*a de dados, uti*izou-se inicialmente a ob*ervação
</line>
</par><par>
<line>
dir*ta par*icipante, du*a*te
</line>
<line>
os me*es de maio a dezemb*o *e 2017, buscando iden*i*icar
</line>
</par><par>
<line>
po*síveis fr*gilidade* exis**nte* e, p*ste*i**mente, entrevista* estruturadas que *correram
</line>
</par><par>
<line>
dur*nte o se*undo semes**e de 2018. Vale destacar que * Fund*ção X *ão con*a
</line>
<line>
com *m
</line>
</par><par>
<line>
numeroso quadro d* f*ncionários, m**ivo pelo qu*l f*ram aplicada* qua*r* ent**vista*, sendo
</line>
</par><par>
<line>
uma com responsável pelo A*moxarifado, n*meado *q*i *omo Entrevista*x D, o**ra *om o
</line>
<line>
uma das responsáveis pela ap*ovação de compra* do Setor de Proj**os, nom*ado Entrevi*ta*x
</line>
</par><par>
<line>
C duas entrev*stas *om comp*adores pertence*te* ao Setor de Com*ras, n**ead*s como e
</line>
<line>
E*trevista*xs A e *. *ara * análise dos dad*s, foi utilizad* * técnica de *nálise de conteúdo,
</line>
<line>
que segund* Rossi *t a*. (2014), *rata-se de u* mét*do de anális* interpreta*iva dos fatos, em
</line>
<line>
qu* se busca *ncont*ar **drões e repetiçõ*s d* *espo*tas a um mesmo f**o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 17, n. 10, art. 1, p. 3-20, o*t. 2020
</line>
<line>
*ww4.fsan*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Logís*ica de Mat*riais de Con*umo e *en* Perm*nentes: *m Es**do d* C*so *m uma Fund*ção
</line>
<line>
*1
</line>
<line>
4 RESULTADO* E DISCUSSÃO
</line>
<line>
4.1 Contextualização da gest*o org*nizacional da Fundação X
</line>
<line>
A "Fun*açã* *" *stá localiza*a no campus de uma Universidade Federal que tem sede
</line>
<line>
no sul do *stado de Min*s Ger*is. Es*a *un*ação está orie*tada para n*rtear * *ferec*r supo*te
</line>
<line>
pa*a o desenvolvimento de pro*etos *e ensino, **squisa e extensão, bem *omo p*ra projeto*
</line>
</par><par>
<line>
de *esenvolvimento inst*tucional, cie*tíf*co e t*cnológico de esti*u*o à inovação,
</line>
<line>
os quais
</line>
</par><par>
<line>
a*ende* aos interes*es não soment* *a universidade que suport*, *as t*mbém aos de *utr*s
</line>
</par><par>
<line>
instit*ições cien*íficas, tecnol*g*cas, cul*ur*is
</line>
<line>
e de inovaçã*, e at* me*m*
</line>
<line>
da *tividade
</line>
</par><par>
<line>
p*ivada, med*an*e as*essor*me*t* na elaboração de projetos e na gestão *in**cei*a.
</line>
</par><par>
<line>
*uanto às suas fin*lidades, a *undaçã* exerce atividades diversificadas como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ca*tação,
</line>
<line>
recebimento *erenciamento de e
</line>
<line>
*ecursos fi*a*cei*o* que são necessá**os p*ra
</line>
</par><par>
<line>
*xec*ção de projet*s da *nivers**ade à qu** o*erece suporte, promoção de cursos, eventos e
</line>
</par><par>
<line>
atividad** que dissem*nem o *onheci*ento técnico-c*entífico,
</line>
<line>
*pe*a me**s de comu*icação
</line>
</par><par>
<line>
c**o emissoras de rádio, gráfica* e jornais, realiza *rogramas educacion*is, e*t*e outros.
</line>
<line>
* estrutura organizacional da **n*ação X * no mo**lo de orga*ogra*a clássico,
</line>
<line>
defi***o d* seguin*e f*rma: Co*selho Deliber*tivo, **vel hier*rquico mais el*vad*; *ons*l*o
</line>
<line>
Fi*cal nível logo abaixo do delibera*ivo; *ir*to*ia Exec**i**, a *ual estabelece c*municação
</line>
</par><par>
<line>
diret*
</line>
<line>
c** * C*m*tê Gest*r, Asses*oria Jurídica, Cont*oladoria e de*ai* Gerências, sendo
</line>
</par><par>
<line>
elas: Executiva (*ecretaria executiv* e gestão de pess*a*); Pr*jetos (Setor d* Projetos e Setor
</line>
<line>
d* Compras, com * área d* Apoio Log**tico inserido *e*tro d* set*r); Contábil * *i*anceira
</line>
<line>
(set*r financei*o e s*t*r d* contabil**ade) e Te*nologia.
</line>
<line>
*es*alta-se que nã* há separ*ção *ere*cial dos *etores de Projetos e de Co*pras, pois
</line>
<line>
a*bas estão sob * ju*isdiçã* da Gerência de *rojet*s. Quan*o à *ão *epara*ão dos se**res de
</line>
</par><par>
<line>
Pr*jetos Compr*s, foi possível e
</line>
<line>
constat*r q*e a inexi*tênci* de
</line>
<line>
um g*ren*e para
</line>
<line>
cad* set*r
</line>
</par><par>
<line>
engessa a*gum*s ati*i*ade* r**at*vas a*s **ter*ais de con**mo * bens permanentes ex*e*nos à
</line>
<line>
fun**ção.
</line>
<line>
Ai*da no q** tange ao contexto or*anizacion*l da fundaç*o, o quadro de fun*ion**ios
</line>
<line>
do almoxarifado é apontado como *m g**galo na execuçã* das at*vidades *a organizaç*o, por
</line>
</par><par>
<line>
ser demasiadamente **d*zido. Entr*tanto, o setor
</line>
<line>
*umpre um papel *strat*gico dentro da
</line>
</par><par>
<line>
funda*ão,
</line>
<line>
pois *e *rat* da única parte, que é tota*men*e tan*ível den*ro do *roc*sso d*
</line>
</par><par>
<line>
compra, uma vez
</line>
<line>
qu* todo o process* de aq*isição de um m*t*ria* de consumo ou *em
</line>
</par><par>
<line>
*ermanente é fei*o, quas* *u* *xclusivamente, via *oftwares, logo a en*rega *o bem
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 10, a*t. 1, p. 3-20, out. 2020 www4.fs*net.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. B. Garcia, D. M. *ndr*de, P. O. N*sci*ento, L. S. V*eira
</line>
<line>
12
</line>
<line>
al*oxarifado, sua con*erência e armazenagem, e *oste*ior entrega pode* ser definidos como
</line>
<line>
o* momentos qu* p*ssuem m*ior t*ngibili*ade de*tro do proces*o.
</line>
</par><par>
<line>
Em sum*, tanto
</line>
<line>
pe*a observação
</line>
<line>
dire*a qua*to nas *ntrevistas, obse*vou-se que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ges**o organizacional *a Fundação X possui div*rsas *rag*lidades, como elevada
</line>
<line>
burocratização para efetuar uma compra, não *mancip*ção do se*o* de almoxarifado e númer*
</line>
<line>
re*uzido d* quadro *e func*o*ários, i**actando dire*amente no *í*el do ser*iço prestado. A
</line>
</par><par>
<line>
*eguir, serão
</line>
<line>
abordadas ** te*át*cas que são o ce**e desse estudo, *ateria*s de *onsumo
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
bens permanentes, retrat*das * part*r *a obs*r*aç*o direta.
</line>
<line>
4.2 Proc*sso logístico de materia** de *onsumo e b*ns per*ane*tes
</line>
<line>
O Setor de A*moxar*fado é o *esp*nsáv*l pelo receb*me*to e entre*a d* todos os
</line>
</par><par>
<line>
*ateriai* de
</line>
<line>
con*umo * bens perman*nte* rece*i*os pela organização. Logo, é tare*a do
</line>
</par><par>
<line>
almoxarifado rec*ber, *onferir, dar en*rada nos sistemas e planil*as, *rmazenar, entregar e p*r
</line>
<line>
fim, dar baixa nas m*rcadorias que for*m *ntregues.
</line>
<line>
Com *el*ção aos mater*ai* de consumo, o p*o*ed*men*o ** op*ração l*gíst*ca inicia-se
</line>
</par><par>
<line>
com a entrega do ma*er*al de cons*mo (*), feita pelo fornece***, n* *lmox*r*fado
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*un*ação; n* segu*da etapa ocor** a c*nf**ên*ia
</line>
<line>
quantitat*va (2), o* se*a, de vo*umes,
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
meio da conc*liação da *ota Fiscal (N.F) e *a Autorização de F*rnecime*to (A*), hav*ndo
</line>
<line>
coerência é feito o recebimento da *ercadoria; constatado que tudo q*e est* s*ndo entregu*
</line>
</par><par>
<line>
contem*la o pe*ido e *
</line>
<line>
que está di**osto na NF,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
almoxarif* assina o canho*o da NF e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*etém (3); feito isso as *ercadorias são abertas e pro*ede-se a c*n*e*ência das e*pec*fici*ades
</line>
<line>
dos pro*utos de ac*r*o com o que está esc*ito na nota fi*cal, na *utorização de f*rneci*en*o *
</line>
<line>
no *róp**o **oduto (4); após os b*ns são cadastra*os em um* planilh* i**erna, onde são
</line>
</par><par>
<line>
inseridas i*formações simples,
</line>
<line>
como *ata, de*cr*ção do material, quantidade de volumes,
</line>
</par><par>
<line>
protocolo, destino/*e*tinatári* do m*ter*al, res*o*sá*el pelo *ecebimento e situação (e*tre*ue
</line>
<line>
ou **o entregue) (*).
</line>
<line>
Ness* fas*, há o *ançamento do m*terial no software, * q*al gera uma ordem de
</line>
<line>
pagamen*o, que deve se* encamin*a** ao Set*r de C*mpras, e uma guia de e*treg* *eferent*
</line>
<line>
** local que o m*ter*al deve ser d*stribuído. Neste mo*ento, a aquisição permane*e por um
</line>
<line>
pequeno per*o*o armazenada na fundação, *té que haja o acu*ulo d* mat*riais/b*ns para que
</line>
</par><par>
<line>
não s*ja necessário fazer vária* *n*r*g*s
</line>
<line>
em um só dia (*). Assi*, ** segu*da os mat*riais
</line>
</par><par>
<line>
s*o entr*gues *os so*i*ita*tes (*). Por fim, após a entrega dos
</line>
<line>
bens e de p**se
</line>
<line>
das guias
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter**ina, v. 17, n. 10, art. 1, p. 3-20, out. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Lo*í*tic* de Materiais de Consumo e Bens *ermanentes: *m Est*do de C*so ** uma Fun*ação
</line>
<line>
13
</line>
<line>
e*tre*a as*inadas, o re*po*sável realiza * *aixa do mesmo no *oftware e na planilha interna
</line>
<line>
da *rganizaç*o (8), conforme Figura 1.
</line>
<line>
Fi*ura 1 - *a***iais de consumo: do r*cebimen*o à entre*a
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: El*bo*ado pelo* auto*es (2018)
</line>
</par><par>
<line>
Assim co*o os materiais de consum*, os ben* perman*nt*s e*terno* à fun*ação
</line>
<line>
t*mbém chegam ao al*oxarifado * p*ssam por um process* *adrão de recebimento até a sua
</line>
<line>
entreg*. *ste *rocesso se *ss**elha, em algun* aspect**, ao processo utilizado par* m**eriais
</line>
</par><par>
<line>
de *onsumo, no *ntanto são *f*tuados procedimentos um pouco mais bu*ocráticos, antes
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
terem *ua gu*rda e pos** *rans*erida à universidade.
</line>
</par><par>
<line>
Na Figu*a 2 pod* ser visualizado o processo logísti*o de um bem
</line>
<line>
permanente *ue
</line>
</par><par>
<line>
inici*-*e com a entrega do equ*pamento no
</line>
<line>
*lm*xarifado da Fundação X (1); na sequência
</line>
</par><par>
<line>
p*o**de-se a co*ferênc*a **ant*tativa de a*ordo *om a nota fiscal e a autorizaç*o de
</line>
<line>
forn*ci**nt* e tamb*m a uma análise de possíveis a*arias (2); não **ve*do avari*s nem
</line>
<line>
divergên*ias o m*te*ial é rece*i*o e o almox*r*f* retém a not* fiscal (3); no caso dos ben*
</line>
<line>
*erm*nentes não há conferênc*a q*alitativa ** m*ter**l, *ntão *ros*egue-s* p*ra o lançamento
</line>
<line>
na plan*lha e no sof*war* (4).
</line>
<line>
*pós lança*o, o be* é armazenad* (5), enquant* aguarda lib*ra*ão por parte do setor
</line>
</par><par>
<line>
de proj*tos
</line>
<line>
(6). Ass**, quando o equip*m*nto é liberado, solicit*-se a pres**ça do
</line>
</par><par>
<line>
coordenad*r
</line>
<line>
do projeto solicitante, ou alguém *ndicado p*lo mes**, para que *e faça
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, T**esina PI, v. 17, n. 10, a*t. 1, p. 3-*0, ou*. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.*o*.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. P. B. Garcia, *. M. Andr**e, *. O. Nascimento, L. S. Vieira
</line>
<line>
14
</line>
<line>
conferência técnica (7). Apó*, o equipame*to j* pode ser retira*o *elo **or*e*ador, o *ual
</line>
<line>
assina um termo indica*do o local exato para onde o bem s*rá lev*do, ou pode *g**r*ar *a*a
</line>
<line>
*ue a distribuição seja f**ta p*r part* da funda*ão (8).
</line>
<line>
Figura * - Bens pe*manen*es: do recebime*to à doação
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabora*o pelos a*tores (*018)
</line>
<line>
Em seguida, o al*oxarife conf*ccion* u* Termo *e Do***o ou de Cessão, o *ual é
</line>
</par><par>
<line>
enviad*
</line>
<line>
ao setor de *atrimônio da univer*idade, qu* localiz* o bem, gera um númer*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
patrimônio e retorna * doc*mento para a f*ndaç*o (9). Por fim, *e p*ss* do *ermo de doação
</line>
<line>
ou cessão, dá-s* a baixa *anto na pla*ilha qua*to no softwa*e e o bem pass* a ser de fato da
</line>
<line>
institu*ção de ensino (10).
</line>
<line>
*.3 Fra*ilidades i*entificadas
</line>
<line>
*.3.1 Mat*riai* de consumo
</line>
<line>
**feren*e aos mater*ais de co*su**, foi ide*tificad* que o garg*lo está no exces** de
</line>
</par><par>
<line>
burocratização e**stente entre
</line>
<line>
os setores de compr*s e pr*jetos, u*a vez que * proces*o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ompra * engessado e h* d*pe*dê**ia entre setor de comp*as * o setor d* projeto*, pois o
</line>
<line>
amb*s estão so* a jurisdição da gerência de projetos, exis*indo ape**s um gerente para a*bo*
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, *. 10, art. 1, *. 3-20, o*t. 2020 www4.fsan*t.co*.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Lo*ísti** de Materiais de Consu** e Bens Permanentes: Um E*tudo de Ca*o em u** Fund*ção
</line>
<line>
15
</line>
<line>
o* *eto*es. Esse engessamento ocor**, pois um mesmo pro*ess* de c*mpr* necessita tramitar
</line>
</par><par>
<line>
entre os setore* por divers** vezes, inter*erind* *ir*ta***te na funçã* que * Setor
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Compras de*e*penha.
</line>
</par><par>
<line>
Além disso, o ac**ulo *e fun**es do g*rente d* p*ojetos faz com que o process* *e
</line>
<line>
co*pra se torne moroso, retirando a aut**om*a d* setor *e com*r*s e* *fetuar a a*ui*içã* de
</line>
</par><par>
<line>
um
</line>
<line>
b*m m*smo já ten*o *ido at*stad* que a solicita**o está con*izente com *
</line>
<line>
plano
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tr*balho do proj*to, pass*ndo a existir m*is *m de*rau administrativo, o q*e impacta
</line>
<line>
di**tamente no lea* **me, período de iníci* de uma at*vidade até seu **rmino (POZ*, 2*1*).
</line>
<line>
O *ntrevi*t*dx B exp*i*ita:
</line>
<line>
[...] Ma* no fi*al a gente depende *a ap**vação, *ais uma vez, do *etor de projetos.
</line>
<line>
Se tivesse um *erente do nosso setor (Co*pr*s), acho que esse proce*so seria **is
</line>
<line>
rá**do (Entrevist*dx B - Setor *e Co*pras).
</line>
<line>
Es*a fragilidad* não *corr* *o*ente com *s ma*eria*s de consumo, ma* também com
</line>
<line>
os bens permanent*s, no *ntan*o o proc*sso de compra do *aterial p*rmane*te não é tão
</line>
<line>
*fetado, poi* *xi*t* meno* periodic*d*de d* dema*da. O maio* p*oblem* ide*tificado acerca
</line>
</par><par>
<line>
dos be*s perman*ntes está presente *o almoxar*f*do na gestão orga**zac*ona* interna e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Fun*ação X, * qual será aborda*o no próximo tópico.
</line>
</par><par>
<line>
4.3.2 Bens Per*anentes
</line>
</par><par>
<line>
Com relaç*o às fragilidades encontradas acerca dos bens pe*mane*tes des*acam-se
</line>
</par><par>
<line>
doi s
</line>
<line>
a*pe*tos:
</line>
<line>
escassez de equ*pamen*os e equipe de almoxari**do en*uta. A equipe do
</line>
</par><par>
<line>
a*moxarifado é c*m*osta po* um auxiliar de alm*xar*fado e um motorist*, os quai* enfrentam
</line>
</par><par>
<line>
problemas quando é rece*ido um
</line>
<line>
equipa***to de gran*e po*te. Ao chegar *m material
</line>
</par><par>
<line>
pesado, o a*m**arife n*cessi** da ajuda *o funcion*rio d* *ran*portador* pa** alocar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
material den*ro do *rmazém, uma vez que não *xiste se *uer uma *mpi*hadeira manual para
</line>
<line>
**xi*iar na movimentação interna do material. Paoleschi (2018) entende *ue a armazenag*m
</line>
<line>
configura-se como o es*aço para o r*cebimento, movi*ent*çã* interna e fa*ilitador de saída
</line>
<line>
de materiais, incluindo como *spectos cruciais nesse processo o **anejamento da* *çõe* * do*
</line>
</par><par>
<line>
mecani*mos
</line>
<line>
que compõe es*e p*oces**, co*o arranjo f*sico, equ**amen*os d* c*r*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d*sc*rga e
</line>
<line>
q*e p*s*ibili*em a mobilidade interna e
</line>
<line>
externa *os equipame*tos, alg* que não
</line>
</par><par>
<line>
acon*ece na Fun*ação X, conforme
</line>
<line>
pode ser
</line>
<line>
obse*va*o na fala do Ent*evi*tad* D:
</line>
<line>
"*ut**
</line>
</par><par>
<line>
ponto a s* de*tacar é a f*lta de
</line>
<line>
e*uipamen*os para uso co*tínuo do *lmoxari*a*o, como por
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. *7, n. 10, a**. 1, p. 3-20, out. 2*20
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. P. B. Ga*c*a, *. M. Andra*e, P. O. Nasci*ento, L. S. Vieira
</line>
<line>
16
</line>
<line>
ex**pl*, equip*me*t*s que facilitem o *ra*sport* *e mat*ri*is pesa*os, que pode c*usa* *m
</line>
</par><par>
<line>
acidente e/ou pro*lema na colun*
</line>
<line>
dos f*nci**ários do set*r" (Entrev*s*ad* D - Setor d*
</line>
</par><par>
<line>
Al*o*arifad*).
</line>
</par><par>
<line>
A falta d* equipa*ent*s, além d* impactar no nível do serviço pres*ado * na qualida*e
</line>
<line>
do m*sm*, i*pacta t*m*ém *a seg*rança *os funcionários do setor. Segundo o Entrevistadx
</line>
</par><par>
<line>
D a falta de *q*ipame*tos pode *esultar
</line>
<line>
em p*oblemas *e saúde dos funcionários do se**r,
</line>
</par><par>
<line>
uma ve* que nec*ssitam car***a*, remane*ar e distrib*ir car*as pesadas. O pr*blema aum*nta
</line>
<line>
quando o bem é libe*ado para e*t*ega, pois com o número insu*iciente de *unci*nários, o setor
</line>
</par><par>
<line>
precisa
</line>
<line>
de*dobr*r-se *ar* realizar o transporte do
</line>
<line>
bem e entregá-lo n* seu dest**o f*nal. No
</line>
</par><par>
<line>
entanto, di*ersas *ezes obser*ou-se q*e * veículo disponibi*izad* pela fun*ação *ão s*porta
</line>
<line>
transpo**ar d*te*min*dos eq*ipam*nt*s, se*do ne*essário que o coorden**or do projeto
</line>
<line>
solicit*nte fa*a a re*irada.
</line>
<line>
Dado * *xposto, c*ncl*i-** que n* caso dos b*n* p**manen*es a f**gil*dad* advém da
</line>
</par><par>
<line>
falta de *nvestime*to no se*o*, o que im*lic*
</line>
<line>
diretam*n*e na inexist**cia dos eq*i*am*nto*
</line>
</par><par>
<line>
necessários para que o almox*r*fa*o d*sempe*he suas f*nçõ*s, o que impacta di*etament* na
</line>
<line>
quali*ade do serviç* pres*ad* e pode trazer ris*os à saúde dos func**nár*os do setor.
</line>
<line>
4.4 Sugestões de m*lh**ias
</line>
</par><par>
<line>
U*a primeira oportunidade
</line>
<line>
*e me**ora relacionada
</line>
<line>
a*s materiais de co*sumo, diz
</line>
</par><par>
<line>
respe*to ao acúmu*o de ta*efas e **sponsabi*idades do geren*e de *rojetos/c*mpr**. De a**rdo
</line>
<line>
com as observa*ões, os f*nci*nários d* Setor *e *ompras *** *uas atividade* interro*pida*
</line>
<line>
c*nstant**ente, p*is neces*itam que uma pessoa de outro setor (projeto*) aprove *u nã* as
</line>
<line>
**q*isições dos coorde*a*ores dos projetos. Além disso, observou-se que por diversas vezes o
</line>
</par><par>
<line>
geren*e de p*o*e*os não c**s*gue auto*iz*r o*
</line>
<line>
n*g*r tais requ*sições rapidamente, por estar
</line>
</par><par>
<line>
atarefado com as ou*ras fun*õ*s que desempenha, com
</line>
<line>
iss* os processos *e co**r* ficam
</line>
</par><par>
<line>
trav*dos, *esmo havendo **curs* f*nanceiro para ta* *q*i*ição.
</line>
<line>
*ssim, propõe-se com* soluç*o para essa fr*gil*dade a no*eação d* um gerente *ara
</line>
<line>
o se*or de com*ras, o qual ficaria encarregad* de ap*ovar ou não a l*b**ação d* recurso para
</line>
</par><par>
<line>
efe*uar a compra. V*le ressaltar que essa med*da n*o visa excluir o s*tor *e p*ojetos
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
processo de com*ra, pois o m*sm* con*inuaria c*m a *tr*buição de ser o primeir* a re*eber *
</line>
<line>
solici*a*ão, analisá-la, além de verif*car a exi*tê*cia d* r*curso. Com um nov* gerente p*ra o
</line>
<line>
setor de co*pras, * mesmo ficaria respo*sável por apro*ar as compra* após a a*torização da
</line>
<line>
Rev. *SA, Tere*ina, v. *7, n. 10, art. *, p. 3-*0, out. *020 www4.fsan**.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Logí*tica de *ateriais d* Consumo e Bens Perma*ente*: Um Es**do de Caso *m uma *undação
</line>
</par><par>
<line>
17
</line>
</par><par>
<line>
assessoria j*ríd*ca, não sen*o *ecess*rio *u* a s*licit*ção de compra ret*r*e
</line>
<line>
ao setor
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
proje*os, eli*inando o processo buroc*áti*o de aprov*ção da *ompra p*lo setor de *rojetos.
</line>
<line>
E*te proble*a também acon*ece no caso dos bens permane*tes, no en*an*o, não é visto
</line>
</par><par>
<line>
c*mo grave,
</line>
<line>
uma ve* que as solicitações de materiais permanentes n*o ocorrem
</line>
</par><par>
<line>
frequentemente. *o que se refere às possíve*s melhorias a serem feita* para a logísti*a *os
</line>
</par><par>
<line>
materiai* p**manentes, estão inves*imento e* equipamentos e m*d*nça* *o
</line>
<line>
proces*o
</line>
</par><par>
<line>
lo*ístico.
</line>
</par><par>
<line>
A *portunidade de mel*oria refere-s* à n*ces**dad* d* i*v***imento em equ**ament*s
</line>
</par><par>
<line>
*apazes de movi*entar a* carg*s de maior t*m*nh* *
</line>
<line>
p*so, uma vez *ue a equip* d*
</line>
</par><par>
<line>
a*moxa*ifad* é e*xuta e *ncapaz *e mov**ent*r os bens mais pesa**s. *ss* *ugestão não *is*
</line>
<line>
som**te **lhorar o aprove*tamento do es*a*o e * mobi*id*de d*s bens que ali es*ão al*cados
</line>
</par><par>
<line>
*e*p*ra*iamente, mas *isa
</line>
<line>
à
</line>
<line>
segurança
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
funcioná*ios, *ara que não se m*chuq*em
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
tentativa de mover grandes *argas *em o auxí*io *os equipamentos neces*ár*os.
</line>
<line>
Caso o investimen*o em equipame*tos seja um empecilho f*nancei*o *ara a Fundação
</line>
</par><par>
<line>
X, prop*e-se que
</line>
<line>
sejam *e*tas
</line>
<line>
e*tregas
</line>
<line>
direta* de mate**ais p*rm*nentes
</line>
<line>
ao* co*rden*d*res
</line>
</par><par>
<line>
*os *rojetos, como no *i*te** Just
</line>
<line>
in T**e (JI*), *ue segundo Poz* (2015) é
</line>
<line>
ut*li**do
</line>
</par><par>
<line>
quan*o o esp*ço de a*mazenagem não comporta as matérias que serão recebidas, pas*an*o a
</line>
<line>
t** *ntreg*s diretas, eliminan*o * *gent* d*p*sitári*. Por *im, adota*do-se a entrega direta, o
</line>
</par><par>
<line>
al*o*a*if*do
</line>
<line>
da funda*ão passaria a ter seu e**aço *e *uard* dos m*teriai* otimi*ado,
</line>
</par><par>
<line>
possibilitando armaz*n*gem mai* adeq*ada
</line>
<line>
aos mat*ria*s
</line>
<line>
de *ons*mo e melhor mo*il*dad*
</line>
</par><par>
<line>
dentro do *etor.
</line>
</par><par>
<line>
5 C*NS*DERAÇÕES FINA*S
</line>
</par><par>
<line>
O presente tra*alho resulto* *e um estudo de
</line>
<line>
*aso realizado em uma fundação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
apoio a uma Univers**ade localizada no sul de Min*s Ger*is * teve como *bjetivo analis*r os
</line>
</par><par>
<line>
process*s logísticos *elativos aos materiais de co*sumo
</line>
<line>
e be*s per*anentes externos
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
fun*ação, evidenci**do os poss*vei* *argalos en**ntrados e sugerind* ações para m*lhor*a.
</line>
<line>
Dur*nte a *nálise de dad*s, *b*erv*u-se *ue a fundação p*ssui a*gumas frag*lidades,
</line>
<line>
deri*adas da *ão existência d* geren**s específicos para os seto**s d* projet*s e *ompra* e do
</line>
</par><par>
<line>
baixo investimen*o
</line>
<line>
em equipamentos neces*ári*s par*
</line>
<line>
a reali*ação plena das atividade*
</line>
</par><par>
<line>
lo*í*t*cas. A
</line>
<line>
não existência de um gerente es*ecíf*c* para set*r de o
</line>
<line>
*ompras implica um
</line>
</par><par>
<line>
en*essame*to
</line>
<line>
de suas atividades, *m* ve* *ue
</line>
<line>
a libe*ação das comp*as fica sob
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
resp**sabilidade do ger**t* do setor de projetos. Quanto aos proces*os logísti*os, constatou-
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina P*, v. 1*, n. 10, art. 1, p. 3-*0, out. 202* www4.f*anet.com.*r/**vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. P. B. Garcia, D. M. And*ade, *. O. Nascimento, L. S. **eira
</line>
</par><par>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
se a falta de equipa*ent** *ecess*r*os para a realizaçã* das at*vidad*s do setor
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
almoxarifado, o que impacta no nível de serviço prestado, po* *ongestionar o esp*ç* físico do
</line>
<line>
s*tor, além da demo*a n* pre*ta*ão do serviç*.
</line>
<line>
Como medi*as de solu*ão para as f*agil*dades identifi*adas foram propostas as
</line>
<line>
seguintes soluçõe*: no*eaç*o de um gerente esp*cíf**o pa*a o setor de com*ras; i*vestimento
</line>
</par><par>
<line>
em e*uipam*ntos que auxiliem a carg*,
</line>
<line>
*esca*ga e mo*imentaçã*
</line>
<line>
de ma*eriais *esados; e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
utilização de **trega* diretas, no caso de ma*eriais
</line>
<line>
*erma*entes, n*s departamentos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
universidade.
</line>
</par><par>
<line>
*o longo do estudo perce*eu-s* que a *ogística d* setor *úblico
</line>
<line>
não se configu*a
</line>
</par><par>
<line>
como uma área mu**o
</line>
<line>
es***ada, possuindo
</line>
<line>
poucas bibliografias *cerca do tema. L*go,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
presen*e est*do mostra-se releva*te à medi*a que abord* l*gís*ica d* uma organização a
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
t*rceir* setor. Além de existir*m pouca* bibli*gr*fias
</line>
<line>
a*erca do tema, a Fu*d*ção X
</line>
</par><par>
<line>
d*monstro* pouca *bertura para a *ealizaç** da p*squisa, colocando ent*aves burocrátic*s, a
</line>
<line>
fim de i**iabi*izar a p**qui*a. Co*tudo, foi po**ível co*tornar e**e prob*ema co**ersando
</line>
</par><par>
<line>
d*retamente
</line>
<line>
co* os
</line>
<line>
funcio*ário*, *ue se propus*r*m * resp*nde* aos questionament*s em
</line>
</par><par>
<line>
ambientes inf*rmais, fora das d*pendências
</line>
<line>
da fundação. No entanto, um ponto q*e
</line>
</par><par>
<line>
*ontribuiu para a reali*a*ão da pesquisa foi
</line>
<line>
a observação diret* part*c**ant*, o*o*ri*a
</line>
</par><par>
<line>
p*ev*amente, enquanto um do* a*to*es at*ava como estagiário da fundação. Além d*ss*, os
</line>
</par><par>
<line>
funcionários demonstraram est*r inteir**ente abertos **ra possíve*s *úvidas *o longo
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
e*tud*, desde que su*s inform*ções **ssoais fos*em pre*ervadas.
</line>
</par><par>
<line>
*or fi*, co*clui-*e que * trabalho c*mpriu co* *eu obj*tivo inicia* de ana*i*ar os
</line>
<line>
procedimentos *og*sticos, *o pont* de vista da ad*i*istração de mate**ai* e *atrimô*io,
</line>
</par><par>
<line>
*d*tados
</line>
<line>
pe*a fundação objeto de p*squisa, encontr** p*ssí**i* fra*ilida*es e ofe**cer
</line>
</par><par>
<line>
sugestões de melhor*a. É valido res*al*ar que o estudo foi feito em *ma fundaç*o, r*tratando
</line>
</par><par>
<line>
os *ro*lem*s que ta*
</line>
<line>
organ*zação
</line>
<line>
vive. Contudo, o
</line>
<line>
e*tud*
</line>
<line>
pod* servir *e
</line>
<line>
bas* teórica
</line>
<line>
pa*a
</line>
</par><par>
</page><line>
res**ução d* proble*as sim*lare* d* outras fu*da*ões sem*lhante*.
</line>
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Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 17, n. 10, art. 1, p. 3-20, out. 2*20
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<line>
www4.fsanet.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
J. P. B. Ga***a, D. M. Andrade, P. O. Nascimento, L. S. Vieira
</line>
<line>
2*
</line>
<line>
Como Referenciar este Artigo, conform* ABNT:
</line>
<line>
GARCIA, J. P. B; A*DRADE, D. M; NAS*IM*NTO, *. O; VIEIRA, L. S. A L*gística de Materiai*
</line>
<line>
de Consumo e Be** Perma*e**es: Um Estudo d* *a*o e* *ma Fundação Local*zada no Sul de Mina*
</line>
<line>
G*rai*. Rev. *S*, Tere*ina, v.17, n. 10, art. 1, p. 3-20, *u*. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
*on*rib*ição dos A*tores
</line>
<line>
J . P. B . Ga*cia
</line>
<line>
D. M. Andr*de
</line>
<line>
P. O. Nascimento
</line>
<line>
L. S. *iei*a
</line>
</par><par>
<line>
1) concepç*o e plan*jamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) a*ális* e *nterpretação d*s dad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascu*h* ou na revisão crít*ca do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) parti*ipação n* ***ov*ção da **rsão *inal do *anuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, *. 1*, n. 10, ar*. 1, p. 3-2*, o*t. 2020
</line>
<line>
w*w4.fsan*t.*om.br/re*ista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)