<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art. 2, p. 21-42, ou*. 2*20
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2020.*7.10.2
</line>
</par><par>
<line>
Co*cepção de Metas para Fomento das *o*pras Públ*ca* Suste**áveis Através ** Análise em
</line>
<line>
I*stitutos e H*spit*i* Federais *o Rio de Janei**
</line>
<line>
Conc*ption of G*als *o Prom*t* Sustai*able Public Purchas*s T*rough Analysis ** *ederal
</line>
<line>
In*titutes and Hos*itals in R*o de Janeiro
</line>
</par><par>
<line>
*anaina Santos Sa*pa*o
</line>
<line>
Mestre em Sist*ma de Gest*o p*la Unive**idade F*de*al Fluminen*e
</line>
<line>
*-*ail: j_sam*aio1@hotmail.com
</line>
<line>
*s*aldo Luiz *onçalves Qu*lhas
</line>
<line>
Doutor em Eng*nha*ia de Produçã* pel* CO*PE/UF*J
</line>
<line>
Profess*r d* P*ograma de *ós-G*aduação em Eng*nharia de Produção da Universi*ade Federal Flu*i*e*s*
</line>
<line>
E-m*il: qu*lha*@*atec.uff.br
</line>
<line>
Ferna*d* Neve* Pereira
</line>
<line>
Do*tor em En**n*aria Civil pela Univers*dade F*d*ral Flumi**n*e
</line>
<line>
E-m*il: fneve*p@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
**dereço: J*naina S*ntos Samp*io
</line>
<line>
Ed*tor-Chefe: *r. Tonny K*rley d* Alencar
</line>
</par><par>
<line>
U** - Universi*ade Federal Fl*min*n*e - Rua Passo da
</line>
<line>
Rodrig*e*
</line>
</par><par>
<line>
Patria, *52 - Prai* *ermel*a - Niterói - Rio de Janei*o
</line>
</par><par>
<line>
Bras**.
</line>
<line>
Artigo recebido em 21/05/2*20. Últim*
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
J. S. Samp*i*, *. L. G. *uelhas, F. *. *ere*ra
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
**SUMO
</line>
</par><par>
<line>
A adm*nistr*ção públ*ca tem o pode* d* incent*var o desenvolvimento su*t*n*ável, utiliz*ndo-
</line>
<line>
se das aquis*ç**s *e **ns como ferra*enta para fomento *as *ompr*s Públic*s Sustent*veis
</line>
<line>
(CP*) e diminuição dos impactos socioambie**ais. A administr*ção pública atuando de fo*m*
</line>
<line>
respons*vel em rel*ç*o *o seu próprio consumo e eviden*iando a i*p*rtância da produção *e
</line>
<line>
bens, a*r*lada à sustentabilidade, *cab* sensibili*an*o e alertan*o os demais *roduto*e* so**e
</line>
</par><par>
<line>
os *m*a**os soci*amb*e**ais. *eal*z*u-se p*squi*a
</line>
<line>
de nature*a **licada, *om abo*dagem
</line>
</par><par>
<line>
q**l*tativa e ex*loratória
</line>
<line>
na construção *e metas para fomento de Compras
</line>
<line>
púb*icas
</line>
</par><par>
<line>
sustentáveis. A propos*a de diretrizes é constituída por *ritér*os que têm como base a r*visão
</line>
<line>
de l*ter*tura, p*s*uisa *ocumental e questioná**os p*eenchidos *or especiali*tas. Os resultados
</line>
<line>
demonstram que os es**cialistas acredi*am na relevância e ne*essid*de de elaboração d* um
</line>
<line>
conjunto de metas para fome*to das C*S, al*m de aprovarem todos os *equisi*os citados *o
</line>
</par><par>
<line>
question*rio. O *oefi*iente *e Pearson
</line>
<line>
indica uma fo*te correlação entr* a d*mensão
</line>
</par><par>
<line>
"práti*as" e a dimensão "barre*ras". A propos*a demonstra su* aderência par* fomentar o uso
</line>
</par><par>
<line>
das C**pras Pública* Sustentávei* através da
</line>
<line>
gestão dos *e*uisit*s *provados
</line>
<line>
pelos
</line>
</par><par>
<line>
espec*alistas. A*ém disso, o
</line>
<line>
instrum*nto *e **squisa pode ser *escri*o pelos re*ultado*
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
especialistas, evi*en*i*ndo * relevânc*a e a
</line>
<line>
necessidade
</line>
<line>
*e e*abor*ção de diret*iz*s par*
</line>
</par><par>
<line>
fomento *as *ompras pública* *ustentá**is como
</line>
<line>
prescr*v*r
</line>
<line>
que na est*mat*va **
</line>
<line>
preços
</line>
</par><par>
<line>
deve-se te* p*eocupação com os impacto* socioambie*tais além do e*onômico.
</line>
</par><par>
<line>
*alavras-ch*ve:
</line>
<line>
*ust*ntabi*idade.
</line>
<line>
Desenv*lvime*to
</line>
<line>
sustentável.
</line>
<line>
Com*ras
</line>
<line>
p*bl*cas
</line>
</par><par>
<line>
*ustentávei*. Saúde.
</line>
</par><par>
<line>
A*STRA*T
</line>
</par><par>
<line>
*he public ad*i*is*r*tion
</line>
<line>
*as the
</line>
<line>
pow*r to encou*age sus*ainable d*velopment, using
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
acqu*sition
</line>
<line>
of g*ods as a t*ol to promote Sustaina**e Public Pur*hases (CP*) and reduce
</line>
</par><par>
<line>
social and environmenta* impacts. Pu*lic ad**ni*tration actin* respon***ly in r*lation t* their
</line>
</par><par>
<line>
own consump*ion a*d *ighlig*t*ng *he i*port*n*e
</line>
<line>
of t he
</line>
<line>
production of goods link*d to
</line>
</par><par>
<line>
sustainab**ity ends
</line>
<line>
up sensi*izing and al*rti*g othe* *r*ducers abo*t socio-en*ironmental
</line>
</par><par>
<line>
imp*ct*. Research of
</line>
<line>
an applied nat*re w*s carri*d out, with qu*litative a
</line>
<line>
**d
</line>
<line>
explo*atory
</line>
</par><par>
<line>
ap*roach
</line>
<line>
*n the construction of goals to p*omote **stainable
</line>
<line>
p*blic p*o***e*e*t. The
</line>
</par><par>
<line>
*r*posed *uidelines a*e ba*ed ** criteria
</line>
<line>
t*at are
</line>
<line>
based on literature revi*w, d*cu*entary
</line>
</par><par>
<line>
research and questio*naires fill*d out by specialists. T*e *es*lts *how that th* ex*ert* b**ieve
</line>
<line>
in the rel*v*nce and need to devel*p a set of goals to pro*ot* P*C, in add*tio* to approv**g
</line>
</par><par>
<line>
a*l *he
</line>
<line>
require*e*ts mentioned in th* que*****naire. P*arson's coefficient in*icates a strong
</line>
</par><par>
<line>
correlation between t**
</line>
<line>
"practices"
</line>
<line>
**m*nsion a*d the "bar*ie*s" di*e**ion. Th* p*oposal
</line>
</par><par>
<line>
**monstrate* its adherence to enco*rage the us* *f S*s*ain*ble Public Procur*ment thro*gh
</line>
<line>
th* management ** requiremen*s approved b* specialis*s. In *dd*t*on, *he research ins**u*ent
</line>
<line>
can be desc*i**d by the *esul*s of *he expe*ts, sh**i*g the relev**ce and **e need to develop
</line>
</par><par>
<line>
gui*elines *or *he promot*on of
</line>
<line>
sustainab*e public pr*curement, su*h
</line>
<line>
*s p*esc*ibing th*t in
</line>
</par><par>
<line>
e*timating pri**s **e must b* concerned with so*io-env*ron*ental impa*ts in a*d*ti** to th*
</line>
<line>
economic one.
</line>
<line>
Keyword*: Sus*ainability. Su*t*ina*le de**lopment. Su*taina**e pub**c procur*m*nt. *h*ers.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 17, n. 10, art. 2, p. 21-42, **t. *020
</line>
<line>
w*w4.*san*t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*on*ep*ão de M*tas ***a Foment* das Compra* Púb*icas Sustentáveis Através da Análise
</line>
<line>
23
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
A Administração Pública bra*ileira é reconhecida *or ser um grande e impo*tante
</line>
<line>
co*sumidor de bens e d* co**rataçã* d* servi*os e dia*te do obj*ti*o *a*or, qu* é atende* às
</line>
</par><par>
<line>
n*c*ssid*des da geração at*al, sem
</line>
<line>
comprom*ter a **paci**d* das **rações *u*uras
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*atisfazerem sua* pr*pri*s n*cess*da*es, fez
</line>
<line>
com
</line>
<line>
que a Administração Pú*lic* *a*sasse a se
</line>
</par><par>
<line>
preoc*p*r com o imp**to
</line>
<line>
ambiental que *s bens adqui*idos/contratad** poderi*m
</line>
<line>
g*r*r
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
m*io ambi*nt*. D*ante do
</line>
<line>
*ato, vislumbrou-se * possib**idade
</line>
<line>
d* *tili*ar as
</line>
<line>
licit*ç*es
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
i*strumento* de políti*a p*blica vol*ados par* resp*n*a*ilidade *ocial e amb*enta*.
</line>
<line>
No Brasil, como as compras gove*namentais u*il*zam *ecu*sos orçam*ntári*s que
</line>
<line>
*iram em torno de 15% do Produto Inter*o *ruto -PIB, isso *caba por movimen*ar vár**s
</line>
<line>
set*res da economia * ind*zir mu**nças nos padrões d* pro*ução e c**sumo (BRASIL,
</line>
</par><par>
<line>
*018). Diante *o recurso util*z*do pelo gove*no f*d**al,
</line>
<line>
as com*ras públicas extr*polam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fun*ão de *om*nte *uprir as dema*das ** mat*riais e de contr*tação d* serv*ços
</line>
</par><par>
<line>
in*i**ensáveis ao funcionamento da Administraç*o pública. *las pode* ser u*ilizadas
</line>
<line>
*o*o
</line>
</par><par>
<line>
in*trumento *e induç*o n* impl**ent*ção de polít*cas p*bl**as e co* i*so é possí*el *ivulgar
</line>
</par><par>
<line>
um modelo de produção e consumo capaz
</line>
<line>
**
</line>
<line>
a*ingir os d*s*jos e *nteresses da socie*ade
</line>
</par><par>
<line>
atual, sem *reju*i*ar o **m-*star das geraçõ** vi*douras (BR**I*, 20*2*, p.9). Isso s* tor*a
</line>
<line>
*ais *mpor*ante ao s* consi*erar o grande volume f*nanceiro gast* em compr*s
</line>
<line>
governamen*ais, nesse *ontexto *s compr** públicas suste*táv*is (CPS) poss*em um
</line>
<line>
potencial d* movimentar *rilhõ** de dólares anualmente. (UNEP, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
Os hospitais e Institu**s vin*ula*os
</line>
<line>
a* Ministério da Saúde localiz*dos no *io
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Janeiro recebem um orçamento e* tor*o d* R$ 1.0*0.00*,00 (Hum mi*hão de reais) para
</line>
<line>
**nter * **quina p*blica e atend** ao *rincipal ob*etivo que é o *tendimento aos *acientes.
</line>
<line>
O Inst*tuto Nacio*al de *âncer José Ale*car Gomes *a Si*va (INCA) figu*a no cenári*
</line>
</par><par>
<line>
nacional como p*nto estr*tég*co no incremento de
</line>
<line>
a*ões nac*on**s l*gadas à
</line>
<line>
*re*enção e
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
con*rol* do câncer e também é **nsiderado um agente *e o*inião sobre as priorida*es par* a
</line>
</par><par>
<line>
saúde p*bl*ca e
</line>
<line>
também pio*ei*a na
</line>
<line>
vigilância do câncer. O INCA r*cebe a*rox*m*dame**e
</line>
</par><par>
<line>
50% de*s* or*amento. Send* *ssim, a pesquisa foi re*li*ada em todos os hospit*i* e Institutos
</line>
<line>
para hav** m*i*r amplitu** em rel*ção às experiê*ci*s, mas a ap*icação da p*squi*a será feita
</line>
<line>
no INCA por apresentar um orçamento bem mai*r q*e os d*mais. F*r*m mensur*da* as
</line>
<line>
compras susten*áveis n** licitações real*z*das e h*mologadas pe*o governo f*deral *o períod*
</line>
</par><par>
<line>
de 2013 a 2017, comp*ran*o *s
</line>
<line>
a*hados, tendo *o*o fonte s*cundária os dados
</line>
</par><par>
<line>
dis*onibilizados no portal
</line>
<line>
*le*rôn*co *e transpar*ncia do go*erno, *isponíveis no painel
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 17, *. 10, *rt. 2, p. 109-1*1, o*t. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. Sampaio, O. L. G. Quelhas, F. N. Pereira
</line>
<line>
24
</line>
</par><par>
<line>
c*mpras
</line>
<line>
do
</line>
<line>
websi*e
</line>
<line>
*tt*s://www.comprasgov*rn*mentais.g*v.b*/index.php/pain*l-de-
</line>
</par><par>
<line>
c**p**s-de-governo, bem como a pesqu*sa realizada co* especialistas na área, conside*an*o
</line>
<line>
prátic*s, benefícios e barreiras nos Ins*itutos * Hos*itais v**cul*dos ao Mi*i*tério d* Sa*de
</line>
<line>
e, * partir do p*esente *r*ba*ho, p*opor inovação em *rocessos atrav*s da construção de um
</line>
<line>
conju*t* de d*retriz*s qu* perm*tam ou fa*ilitem o *o*ento no uso das CPS.
</line>
<line>
A Administraç*o p*b*ica *tuando de forma *esponsável e* re*a*ão *o se* pró**io
</line>
<line>
*onsumo e e*ide*ciando a importânc*a da produção de bens atr**ada à sust*ntabilidade, a*aba
</line>
</par><par>
<line>
***sibiliz*nd* e alertando
</line>
<line>
os dema*s produ*ores sobre *s im*act*s s*cioamb*enta*s, desde
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
produção *té a distribuição de *ens, ass*m como *a prestação de serviç*s e vinculados aos
</line>
<line>
diferente* padrões d* consumo (IPEA, 2011).
</line>
<line>
*iante de pouc*s pu*lic*çõe* referente * *ompras públic*s sustentáveis, direcio*adas
</line>
</par><par>
<line>
para i**tit*ições pú*licas, se ju*ti*ica o de*envolv*mento do presente es*udo, uma vez que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ua rea*i**çã* pos*ibil**ará a identifica*ão d** aspectos
</line>
<line>
vinculados às práticas de g*stão
</line>
</par><par>
<line>
consideradas *ustentávei* na área de c*mpras. Nesse s*n*ido, a part*r do e**osto n*s*a seçã*,
</line>
</par><par>
<line>
destaca-se como problem* d*
</line>
<line>
p****isa o *ercentual inexpre*sivo de *ti*ização das Compras
</line>
</par><par>
<line>
*úbli*a* com viés sustentável no g*ve*no feder*l.
</line>
<line>
2 **FER*NCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
Nesta seç*o são *a*acterizados o Minist*rio da *aúde, * inovação no *e*vi** públ*co,
</line>
<line>
a*ém da legislação pertinente ao tema.
</line>
</par><par>
<line>
2 .1
</line>
<line>
*inis*ério da Saúde
</line>
<line>
* Minis*ério da Saúde é * *rg*o do Poder Exec*tivo Federal re*ponsável pela
</line>
</par><par>
<line>
organização * elab**ação de planos e políticas pú*l*cas *oltad*s para a promoção,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
preve*ção e a ass*stência à saúde dos **asileiros. * Secretaria de Atenção à Saúde- SAS est*
</line>
</par><par>
<line>
classificada como Órgão e*pecífico
</line>
<line>
singular, e
</line>
<line>
est*o subordinados direta*ente a *la, entre
</line>
</par><par>
<line>
outr*s: *n***tut* Nac*onal de C*ncer José Alencar Gomes da Silva-INCA; Instituto N*ci*nal
</line>
<line>
de Cardiologia-INC; *ns*ituto Nacional de Traumatol**ia e Ort****i* Jamil *a*dad-*NTO e
</line>
</par><par>
<line>
Departa**nto de Ges*ão Hosp*talar n* Es*ado do Rio
</line>
<line>
de Ja*eiro - DGH (Hospital Feder*l
</line>
</par><par>
</page><line>
dos S*rv*dores do Estado - H*E; Hospit*l *edera* Cardoso Fontes - *FC; Hospitais federais
</line>
<line>
da Lagoa - HFL; Ho*pita* Fede*al de B*nsu*esso- HFB; Hos*ital Fed*ra* de Ipanema - HFI e
</line>
<line>
Hosp*tal Federal do Andaraí - HF*.
</line>
<line>
Rev. **A, Teresina, v. *7, n. 1*, art. 2, *. 21-*2, *u*. 202* w*w4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Con**pção d* Met** para Foment* das Compr*s Públicas Sust*ntávei* Atrav*s da Análise
</line>
<line>
25
</line>
</par><par>
<line>
2.1.1 Institut* N**ional de C*ncer J*sé Alenc*r Gom*s *a Silva - INCA
</line>
<line>
O Instituto Naci*na* ** Câncer José Alencar *omes da Silva (INCA) é u* ó*gão
</line>
<line>
sing*lar do M*nisté*i* *a S*úde. Como * Decret* Presidencia* nº 8.9**, *e 10 de n*vembro
</line>
<line>
de 2016 escl*rece, com*õe-se como uma un*dade i*t**rante da Secreta*ia de A*e*ção à Saúde
</line>
<line>
(SAS) e *e const*tui no Cen*ro de Referência d* Alta Complexidade em Oncol*gia do MS em
</line>
<line>
conformidade co* a Portaria 140/1*. O INCA é *onside*ado * Centro de Refe*ênci* d* Alta
</line>
</par><par>
<line>
Com*lexidade em Oncologi*
</line>
<line>
d* Minist*rio d* Sa*de e tem a respons*bilidade de
</line>
<line>
presta*
</line>
</par><par>
<line>
servi*os médic*-as*istenciais aos portad*res de ne*plas*a* maligna* e afec*ões *orrelatas em
</line>
<line>
todas as e*a*as *o cuidado.
</line>
<line>
* Inst*tuto d*sempenha um papel import*nt* na composiç*o *a red*
</line>
<line>
assist*nc*al d* SUS e é considerado *nstituição prefe*encial para pr*dução de conheci*ento e
</line>
</par><par>
<line>
desenvo*v*mento de tecnol*gias para a á*ea d* saúde e, em
</line>
<line>
e*peci**,
</line>
<line>
para a atenção
</line>
</par><par>
<line>
oncológic*. A inovação *ecnol**ica o*orre também na *efinição de no*as políticas para
</line>
<line>
prevenção e tra*amento do cânce* e não somente por meio da incorporação de novo*
</line>
<line>
*qui**mentos e medicamentos.
</line>
</par><par>
<line>
* .2
</line>
<line>
I**vaçã* no Serviço público
</line>
<line>
A incorporação da gestão da inovação é considera*a c*m* fat*r decisivo
</line>
<line>
par*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ucesso da* emp*esas devido à abertura de novos me*cados e o constante avanço tec*ológi*o
</line>
</par><par>
<line>
*e *rocessos e *ro*utos.
</line>
<line>
Segundo o Manu*l de Oslo, "ino**ção é a im*l*mentação d* um
</line>
</par><par>
<line>
pr**uto (bem ou serviço) no*o *u significativamente me*hor*do, ou um processo,
</line>
<line>
ou um
</line>
</par><par>
<line>
novo *étod* de mark*ting, ou *m novo método organizacional nas práticas de negócios, nas
</line>
<line>
organizaç*es do local de traba*ho ou na* re*ações *x**rn*s." (OE*D, 1997, p. 55). No caso do
</line>
</par><par>
<line>
setor privado, *nova* é impresci*dív*l p*r* que a empresa enfrente e sobr*viv*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*om*etit**id*de do mercado. * inov**ão é ala*ancada p*la *oncor*ência entre
</line>
<line>
as empresa*,
</line>
</par><par>
<line>
q** buscam ofertar
</line>
<line>
p*odu*os/serviço* melhores e atender
</line>
<line>
aos an*ei*s d*s seus clientes. No
</line>
</par><par>
<line>
caso *o setor pú*lico, não ex*ste concorrência direta e, tamb*m, o Es*ado nã* pod* deixar de
</line>
</par><par>
<line>
exi**ir, como o*orr* com as empresa* privadas, sob pe*a de se inviab*lizar a
</line>
<line>
*i da
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
so**edade.
</line>
</par><par>
<line>
Mes*o
</line>
<line>
não havendo compet*ção d* me*c*do, Es*ad*/Administração é p*ession**o o
</line>
</par><par>
<line>
pa*a
</line>
<line>
que ha** prestação de di*er*os
</line>
<line>
s*rv*ços p*bli*os c*m qualida*e pr*steza, de forma *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina P*, v. 1*, n. 10, art. 2, p. 109-13*, out. 2020
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Samp*io, O. L. G. Quelhas, F. N. Pe*eira
</line>
<line>
2*
</line>
</par><par>
<line>
atender à socie*ade como um todo, inde**ndente*ente **
</line>
<line>
cor, raça. Se*do as*im,
</line>
<line>
e*se
</line>
</par><par>
<line>
amb*ente exter*o de *res*ão social demonstra * n*ces*ida**
</line>
<line>
cons*an*e de *ransforma*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*odern**ação d* poder
</line>
<line>
públi*o com o*jeti*o ** atender às mudan*** que o*orrem
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
s**iedade.
</line>
</par><par>
<line>
Ino*ar no setor público *ode en*ol*e* qualqu*r **cnica que *riorize a *olução
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*oblemas e melhore a vida das p*ssoas, *ue possa s** acess*da *m qualquer ambient*, com
</line>
<line>
h*mild*de necessári* pa*a executar as tran*formações e fazen** investimentos mod*rados
</line>
<line>
co* o dinh*iro públi*o. (TAMURA, 2017).
</line>
<line>
Se*undo Potts e Kas**lle (2010), há trê* razõ*s **ra h*v*r **tím*lo à ***vação no
</line>
</par><par>
<line>
setor pú*lico em relação dimensã* *
</line>
<line>
econômica: seto* público é res*onsável p*r prove* o
</line>
</par><par>
<line>
serviços p*ra cidadãos e empresas e a *novação pode **oiar o alcance de melho*es resultados
</line>
</par><par>
<line>
por meio de *ova* *aneira* de resolver problem*s; uma grande razão para p*omover
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inovaç*o no *etor pú*lico é sua respo*s**ilidade sob*e a definição das polí*icas de fomento à
</line>
</par><par>
<line>
inovação no setor privado, consi*e*ando os sistema* nacionais de **o*aç*o; e o p**ncipal
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
que na maiori* do*
</line>
<line>
países da Organização par* Coop*ração Econô*ica e De*e*volvimento
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
da* a*õe*
</line>
<line>
r*laciona**s à sustentabil*da*e. O marco *nicial referente à instituc*ona*izaçã* d*
</line>
</par><par>
<line>
su*tentabilidade n* A*ministraç*o Pública Fed**al se de* no ano
</line>
<line>
de ***0, através da I*
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Concepção de Metas p*r* Fomento das Compras Públicas Sustent*veis A*ravés da Análi*e
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Decreto 7.404/2*10
</line>
</par><par>
<line>
*012
</line>
<line>
De**e*o 7.746/201* Portari* intermini*terial **4/20*2 *N MP/SLTI 10/20*2 Po*ta*ia MP/SLTI 41/2012
</line>
</par><par>
<line>
20**
</line>
<line>
IN MP/SLTI 2/2014
</line>
</par><par>
<line>
20*5
</line>
<line>
Portaria MP 23/2*15 Resolução *NJ 201/2*15 *ortaria Con*unta *nterna MP 8/2015
</line>
</par><par>
<line>
2*16
</line>
<line>
*esolução CNJ 201/2015 e TSE 23.*74/2016
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Elaborado pela autora (2018).
</line>
<line>
A promulgaçã* do *ec*eto 7.746/2012 foi responsável pela regulam*ntação do a*t. 3º
</line>
</par><par>
<line>
da L** 8.666/1993, com intuito
</line>
<line>
de de*ti*ar as licitaçõ*s *úbli*as *ara a prom*ção
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
são um me*o pa*a p*omover a
</line>
<line>
harmonizaç*o dos ob*et*vo* cl*ssificados como econômicos,
</line>
</par><par>
<line>
*o*ia*s e ambie*tais,
</line>
<line>
e sempre em conson*nci*
</line>
<line>
com * d*finição de de*en*olvimen*o
</line>
</par><par>
<line>
suste**ável. Seg*n*o CEPAL(2017), * adoção da
</line>
<line>
definição d* *PS adquiriu *scala global
</line>
</par><par>
<line>
e* virtu*e de *ois documentos oriundos d*s *onfer*nci*s: o Processo de *arr*kesh(Rio
</line>
</par><par>
<line>
+10) e o
</line>
<line>
*0 year **ame*o** *rogr*m on *u*tain*ble Production an* Consu*ption Patterns
</line>
</par><par>
<line>
(10YFP), estabelecido a
</line>
<line>
partir *a Rio +*0. O *nício da constr*ção das *olític*s re*er*ntes à
</line>
</par><par>
<line>
CPS em
</line>
<line>
diverso* paíse* se deu através desses documentos que sã* considerados marcos
</line>
</par><par>
<line>
fundamen*ais.
</line>
<line>
S**undo CEPAL (2017), um dos conceito* mais adotados pelos países é o elaborado
</line>
<line>
pela Força-*arefa em CPS do *eino U*ido (*.K. Sus**in*ble **oncurem*nt Task Fo*ce), no
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 10, art. 2, p. 109-131, out. 2020
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. Sampaio, O. L. G. Q*elhas, F. N. Pereira
</line>
<line>
28
</line>
</par><par>
<line>
ano de 2006, e qu* sua ut**ização con*tata * engaj**ento *or parte da Adminis*ração em
</line>
<line>
rela*ão ao seu papel de indutora de m***ados:
</line>
<line>
"Compra **stentável é um processo po* m*io do q*al as org*ni*ações, em suas
</line>
<line>
licitaçõe* e contratações de bens, serviços e *bras, deve*ão va**rar os custos ef*tivos
</line>
<line>
com base nas condições de l*ngo prazo, b*scando gerar benef*cios à sociedad* e à
</line>
<line>
**onomia e reduz*r os danos ao ambiente *atura*."
</line>
</par><par>
<line>
Para *GU (201*),
</line>
<line>
"Licitação sustentável *
</line>
<line>
a *icitação que integra *onsiderações
</line>
</par><par>
<line>
socioambienta*s e* todas as sua* fases c*m o objetivo de reduz*r i**actos neg*ti*os sobre o
</line>
</par><par>
<line>
m*io amb*ente
</line>
<line>
e, via
</line>
<line>
de consequência, *o* di*eitos *um*nos. Trata-se *e uma expressão
</line>
</par><par>
<line>
ab**nge*t*, uma vez que *ão e*tá delimita*a pelo procedimento l*cit*tório em si, ma*
</line>
<line>
perpa*s* todas as fases da cont*ata*ão pública, desde o planejamen*o até * fi*calizaç*o da
</line>
<line>
execuçã* dos contratos."
</line>
<line>
*eg*ndo *iderman et *l (2*0*, p.21), o *onceito de CPS (Compras Públi*as
</line>
</par><par>
<line>
*ust*ntáv*i*) é funda*entado pelo* itens aba*xo elenc*d*s:
</line>
<line>
a) Alteraç**s no padrão
</line>
</par><par>
<line>
con*umista: economia é i*fluenciad* pel** seus consumidores. Sendo *ssim, a A
</line>
<line>
p**tir da
</line>
</par><par>
<line>
mud*n*a
</line>
<line>
d* padrão *e *ons*mo e a exigência *e bens que promovam melhor
</line>
<line>
qualidade d*
</line>
</par><par>
<line>
vid* e menos danos ambienta**, *s fo*nece*ores terão de mu*a* se* modo de produção antes
</line>
<line>
tradicional, agora sus*e*tável com base na nova deman*a dos consum*dore*; b) O d*sperdício
</line>
</par><par>
<line>
deve ser evita*o: o mod* mais *ficaz de *vitar *anos ao
</line>
<line>
mei* amb**nte q*e são ca*s*do*
</line>
</par><par>
<line>
p*lo con*umo e*cess*vo dos consumidores é l**itar-s* a* atendimento *as neces*idades sem
</line>
</par><par>
<line>
d*sperdício*; c)
</line>
<line>
utilização dos produtos *e modo
</line>
<line>
c*nsc*ente: A so*ução m*is *dequada
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*omprar os bens q*e causem menor impact* ao me*o ambie*te e passe a util*za-los de modo
</line>
</par><par>
<line>
eficiente e *om econ**ia; d) a*áli*e do ciclo de vida (**odução, distribuição, uso
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
disp*sição): *o *dquirir um bem é necessá**o obter uma vi*ão do ciclo de vida do mesmo,
</line>
<line>
tendo como objet*vo princip** a fim de diminu*çã* *o impacto ambien*al.
</line>
<line>
Para AGU (201*), a *ic*ta**o s*sten*áve* dev*rá cons*dera*, *o lado de a*p*ct*s sociais
</line>
</par><par>
<line>
e da p*om*ção *o comércio ju*to no mercado global,
</line>
<line>
os se*uintes aspe*tos: re*ução do
</line>
</par><par>
<line>
cons*m*; anális* do ciclo de vida do *r*duto (produção, distr*b*ição, us* e disposi*ão) para
</line>
<line>
de*ermi**r a v*nt*jos*d**e econômica da ofe*ta; estímulo para q*e os forneced*res ofe*eçam
</line>
<line>
ao mer**do obras, produtos e serviç*s sus*entá*eis; fo*ento *a inovação, tanto na *r*ação de
</line>
<line>
produ**s com menor *mp*cto ambienta*, qua*t* no u** racio*al destes produtos, minimizando
</line>
<line>
* poluição e a p*essão *o*r* os recursos nat*rai*.
</line>
</par><par>
<line>
* po*er de
</line>
<line>
compra da Administração pú*lica e a regulame*tação das Compr**
</line>
</par><par>
<line>
públi*as sustentá*ei* (CPS) são
</line>
<line>
ferram*ntas *onside*adas potenciais *ar* a formulação d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Ter*sina, v. 17, *. 10, art. 2, p. 2*-42, ou*. *020
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Conce**ão de Metas *ara Fomento das Compras Públi*as Sus*en*ávei* Através da *nál*se
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
políti*as para esti*ular e tornar efic*z suas pr*ticas. *as * *mpacto dessas po*ít**as é m*ito
</line>
<line>
dependent* *a participaç*o do mercado privado e* arela*ão a esse *ipo de contr*tação (D
</line>
<line>
HO*LANDER; MA*X, 2014).
</line>
<line>
As com*ras p*bl*cas s*stentá*eis (**S) tê* c*mo *bjetivo a*reg*r aspectos so*iais e
</line>
<line>
ambientais no processo como um tod*, assi* incentiva a Administração a s* com***meter em
</line>
</par><par>
<line>
suas *ecisões de compras, a diminuir os impactos ao meio ambiente
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*
</line>
<line>
impulsiona* os
</line>
</par><par>
<line>
im*acto* s*ci*econômicos cl*ssificado* como b**éfico* para a *nsti*uição adquirente e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
socie*ade(A*PUGLIES*, *t al., 2014). Além de estim*lar m*lhorias am*ie*tais nos produtos
</line>
</par><par>
<line>
dis*onibilizado*
</line>
<line>
no m*rcad*,
</line>
<line>
em inovações tecn*l*gicas e em oportunida*es pa*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvol*imento de um m**cado de bens e serviços sus**ntá*eis (PALMUJ*KI, P*RIKKA-
</line>
<line>
AL*OLA E EKROO*, 2010).
</line>
<line>
Portanto, *i*itaçõe* Su*tentáveis ou C*S (Co*pr*s *úb*icas suste*táveis (CP*)) nã*
</line>
<line>
são *ma nov* mo*a*idade de licitação, mas sim uma maneir* de * *ove*n* licitar a aquisi*ão
</line>
</par><par>
<line>
de bens * contra*ação de serviços de modo sustentável reeduc*ndo, assim, sociedad* a
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
um novo esti*o de vida.
</line>
</par><par>
<line>
3 M*T*DOL*G*A
</line>
</par><par>
<line>
A pesquisa é co**ide*ad* de n*tureza aplic*da a*ravés d* *ma abor**g*m qualitativa e
</line>
<line>
exploratória, para a qual foram utili**dos dados s*cund*rios ex*raídos por mei* de um estu*o
</line>
</par><par>
<line>
b*bli**ráfico, p*squisa d**umental e
</line>
<line>
questionários pre*nchidos por espec*alistas na área,
</line>
</par><par>
<line>
obje*o
</line>
<line>
do *s*udo. Leva*do-se em consideração que seu o**e*ivo é d*scre**r a realid*de
</line>
</par><par>
<line>
at*avés da uma sequ***ia *e ativi*ad*s, send* utilizada a ca*egor**ação, bem *omo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
interpre*açã* *os d*d*s nu*éricos (GIL, 2002).
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Instrumento de *esq*is*
</line>
</par><par>
<line>
A p*squisa **m **r*ey pode ser refer*da como sendo a ob*e***o *e *ados ou
</line>
<line>
*nforma*ões sobre as caract*rísticas ou a* op*niões de determinado grupo de pe*soas, indicado
</line>
<line>
como r*presentante de *m* po*ulação-alvo, u*ilizando um quest*onário como *nstru*ento de
</line>
</par><par>
<line>
pe**uisa. Nesse tip* d* pesq*isa, * responden**
</line>
<line>
n*o é identifi*ável, porta*to
</line>
<line>
o *i*il*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
garanti** (GERHAR* et al., 200*). Na *laboração do *uestion*rio, *odo* os requi*itos foram
</line>
</par><par>
<line>
agrupados em s*as respect*vas dimensõe* e e*tão fun*amentados em p*blica*ão
</line>
<line>
de a*to*es.
</line>
</par><par>
<line>
*oram c*iadas 02(**as)
</line>
<line>
dimen*ões
</line>
<line>
com seus *espectivos requisitos: *rá*icas no u*o das
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*res*na PI, v. 17, n. *0, ar*. 2, p. 109-131, o*t. 20*0
</line>
<line>
www*.f*ane*.c**.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Sam*aio, O. L. G. Qu**ha*, F. N. Pereira
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
Compra* P*blicas S**tentá*eis e B**reiras no uso
</line>
<line>
das Com*ras Públic*s Sustentá*eis, para
</line>
</par><par>
<line>
que o es*eci**ista contribuísse com suas opiniõe* re**rentes às Compr*s públ*cas sust*ntáveis
</line>
<line>
com * objetivo de apropriar-se ** e*periênci* do grupo de es*ecialistas, po*tuand* aspectos,
</line>
<line>
critérios * requis*t*s pa*a atender ao objeto de es*udo.
</line>
<line>
* defi*ição do t*atam*nto *stat*stico a ser utili*ado nessa pesq*isa s*rve de base
</line>
<line>
pa*a *nal*sar o comport*me*to dos especial*stas e* *e**ção a cada requisit* das duas
</line>
</par><par>
<line>
dimensõe*. Ness* sent*do, foi escolhida a esta*ísti*a descritiva, utilizan*o o
</line>
<line>
coeficiente d*
</line>
</par><par>
<line>
v*riação, a mo*a, o c*efici*nte *lpha que, *egundo Cr*nbach (2004), é uma da* ferramentas
</line>
</par><par>
<line>
estatísti*as ma*s relevantes pro*agadas em pesquisas, *nvolvendo a *o*struçã* de te*te e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sua *plica*ão. Ainda para *uxilia* a anális* estatística, util*za-se * coefi*iente de Correla*ão
</line>
</par><par>
<line>
de Pearson (r), **rvindo para verif*car a correlação de uma *imen*ão c*m outra.
</line>
<line>
Os dados
</line>
</par><par>
<line>
foram
</line>
<line>
analisados após a compilação das informaçõ*s colhi*as dos es*e*ialistas, através do
</line>
</par><par>
<line>
sis*em* google *orms, e f*ram en*a*inhada* *o programa Ex*el para o t*a*amento d*s dados
</line>
<line>
e cálcu*os estatísticos para a**li*e d* presente pesq**sa.
</line>
<line>
3.1.1 Coefici*nte de C*rre*ação de *earson
</line>
</par><par>
<line>
Para analisar nív*l de *orre*a*ão o
</line>
<line>
d*s *nf*rmações coleta*as
</line>
<line>
dos especialistas
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
r**aç*o de uma di*ensão *om o*tra, o presente *studo *tiliza * coe*icie*te de Correl*çã* de
</line>
<line>
Pearso* (r) o* coefici*nte de co*relaç*o pr*duto-moment* ou o * de Pe*r*on que mede o grau
</line>
<line>
de associação *inear entre duas vari*vei* quantitativa*. O coeficiente de correlaç*o d* Pearson
</line>
<line>
é um índice pa*a o qual estão envol*idas duas variáve*s (* e y) neste cálc*lo, * que reflete a
</line>
</par><par>
<line>
*nt*nsidade de um* r*la*ão
</line>
<line>
l*n**r e*tre doi* conj*ntos de dados. Sendo assim,
</line>
<line>
quan*o m*is
</line>
</par><par>
<line>
forte f*r a *orrelação, mais o ín***e **i apr*x*mar-se d* -1 o* +1, e qua*do r s* aproxima de
</line>
<line>
z**o, m*is **ac* fica a correl*ção. N* ca*o de x e * variarem em sentido* opostos, o*orrerá r <
</line>
<line>
0, e qua*do x e y variarem no *esmo sen*ido, *erá * > 0.
</line>
<line>
Interpretando r:
</line>
<line>
r = 1, correlação perfe*ta positiva;
</line>
<line>
r 0,8, positivo ou neg*tivo *n*ica uma fort* correl*ção;
</line>
<line>
0,5 * r < 0,8, p*sitivo ou n**ativo indica uma corr*lação moderad*;
</line>
<line>
0,1 r < 0,5, p*sitivo ou negativo *ndica uma correlação fraca;
</line>
</par><par>
<line>
0 < * < 0,1, posit*v* o* negativo i*dic* uma í*fima correl*ção; 0, ausê*c*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
correlação li*ear.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, *. 17, n. 10, art. 2, p. 21-4*, out. 20*0 w*w*.fs*net.**m.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Concep*ão de Metas para *omento *as Compr*s **blicas Sustentáveis Atr*vés da Análise
</line>
<line>
31
</line>
</par><par>
<line>
Ao colh*r os da*os *os especialistas provenientes do questionário e utiliz*n*o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
coefic*ent* de c*rrela*ã* de *earson, *êm-se as correlações ent*e um* dime**ão e outra.
</line>
</par><par>
<line>
A *órmu*a pa*a o c*eficiente é da*a (Pontes, 2005):
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
RESU*T*DOS E DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Gastos do *overno Fede*al
</line>
<line>
No ano *e **17, as c*mpra* do governo federal *ovim**taram R$ 3*,* *ilhões send*
</line>
</par><par>
<line>
que * montante de *$ 170 milhões se refe*ia a Compras Sustentávei* que correspondem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 17, n. 10, art. 2, p. 109-131, out. 20*0
</line>
<line>
www*.fsanet.c**.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Sampaio, O. L. G. Quelhas, F. N. *ereir*
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
O Governo Federal possuía à época *a pesquisa 24 (vinte e q*atro) min**térios e o
</line>
<line>
Gabinete d* Presidênc*a d* República. De acordo com o painel de com*r**, o Minist*rio da
</line>
<line>
S*ú** é o 1* no ranking *uant* a orçamento recebido. Mas em r*lação às *om**as *úblic*s
</line>
</par><par>
<line>
Sustentáveis no ano de 2018, *inistério ** Sa*de ficou *m 3º lugar com o *ercen*ua* de o
</line>
<line>
0,0001% * e* 1º lugar f*i * M*nistério d* Educação, que homologo* *$ 1.32*.227.088,00, o
</line>
</par><par>
<line>
que correspo*de *proximada**n*e a
</line>
<line>
9*% *o *asto *o go*erno e* c*mpras sustentáveis.
</line>
</par><par>
<line>
4 .2
</line>
<line>
*astos do Mi*ist*r*o da Saúde
</line>
<line>
* Mini*tério da Saú*e movimen*ou R$ 18 bilhõ*s n* aquisição de bens no ano de
</line>
</par><par>
<line>
2*18, atrav**
</line>
<line>
de 8.637 (oito mi*, s*iscentos e trinta e
</line>
<line>
set*) process**. Essas contrata*ões
</line>
</par><par>
<line>
representaram 19% do gasto tota* do govern* feder**. Sendo qu* soment* R$ 1 mi*h** e 600
</line>
<line>
mil reais se *efer* a co*pra* sustentáve*s, * q*e corresponde a 0,00*% do mon**n*e total
</line>
<line>
conforme tabela 03 (MP, 2020).
</line>
<line>
Tabela 3 - Valores r*ferentes a *omp*as sustentávei* - M*nis**ri* d* Saúde
</line>
</par><par>
<line>
*no
</line>
<line>
Gastos
</line>
<line>
Gastos com
</line>
<line>
Perce*tual
</line>
</par><par>
<line>
total (R$)
</line>
<line>
compras
</line>
<line>
sustentáv*is(R$)
</line>
</par><par>
<line>
20*2
</line>
<line>
8 .0 6 3 .2 3 5 .* 0 * ,* 5
</line>
<line>
* .3 1 * .8 * 2 ,* 1
</line>
<line>
0 ,0 2 9 %
</line>
</par><par>
<line>
2013
</line>
<line>
9 .3 7 8 .9 0 8 .4 0 8 ,8 *
</line>
<line>
* .7 2 5 .* 9 6 ,4 7
</line>
<line>
0 ,* 1 8 %
</line>
</par><par>
<line>
2014
</line>
<line>
1 * .7 6 3 .5 0 6 .8 2 7 ,* 0
</line>
<line>
9 9 0 .5 7 * ,3 2
</line>
<line>
0 ,0 0 * %
</line>
</par><par>
<line>
2015
</line>
<line>
1 3 .9 5 2 .1 6 6 .* 8 3 ,8 7
</line>
<line>
9 .8 9 2 .3 2 0 ,7 6
</line>
<line>
0 ,0 7 1 %
</line>
</par><par>
<line>
2016
</line>
<line>
* 4 .7 5 2 .6 0 3 .* 7 7 ,6 2
</line>
<line>
1 .* 8 3 .0 9 3 ,5 9
</line>
<line>
0 ,0 1 1 %
</line>
</par><par>
<line>
2017
</line>
<line>
* 3 .0 3 0 .6 2 0 .1 2 3 ,7 *
</line>
<line>
3 .2 5 0 .0 * 1 ,* 7
</line>
<line>
0 ,0 2 5 %
</line>
</par><par>
<line>
*018
</line>
<line>
* * .* 8 3 .6 1 6 .6 3 3 ,4 3
</line>
<line>
1 .6 * 8 .1 6 6 ,4 5
</line>
<line>
0 ,0 0 1 %
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Porta* de compras - Comprasn*t (2020).
</line>
<line>
An*lisando * evolução das comp*as sustentáveis desde 2*12 a*ravés da tabe*a 3,
</line>
</par><par>
<line>
ve*ifica-se q*e h*uv* um *umento mais
</line>
<line>
expressivo em 2*15. E que *m 2016 houv* um
</line>
</par><par>
<line>
grand* decréscimo *uando compa*ado com 2015 e
</line>
<line>
que em
</line>
<line>
201* as aquisições v*ltar*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aumenta* em mais de 100%. *endo q*e no a*o de 2018 ho**e um de*réscimo no*amente e,
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. **A, Teres*na, v. 17, n. 1*, art. 2, p. 21-4*, out. 2020
</line>
<line>
www4.fs**et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Con**pção de Metas para Fomento das Co*pras *ública* Sustent*veis At*av** da Aná*ise
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
assim, e*t*mo* be* *onge do ideal, pois não *ti*gimos ne* 1% refere*te a compr*s
</line>
<line>
sustent*veis no âmbito do Ministério da Saúde.
</line>
<line>
4 .3 Ga*tos do Go**rno com Instituto* e H*spitais lo*alizado* no Muni*ípio *o Rio de
</line>
<line>
Janeiro
</line>
<line>
*s In**itut*s e H*sp*tais **calizados no municíp** do Rio de Janeiro que sã* base do
</line>
<line>
es*udo e* *uest*o receb**am, e* 2018, o montante de R$ 1.020.22*.*93,66 e na tabela 0*
</line>
<line>
enc*ntr*m-se *s valores recebidos por cada instit*ição.
</line>
<line>
Tabel* * - Orçamento r*cebid* *o a*o d* **18
</line>
<line>
UASG/Ins*itu*os/Hospitais Orçam*n*o recebido (R$)
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
4 .4
</line>
<line>
Análise *os resultados dos espec*al*stas
</line>
<line>
Foram utilizad*s proced**ento* *statísticos *ara análi*e do *omport*mento dos
</line>
</par><par>
<line>
esp*cia*ista*
</line>
<line>
*m *unção da *rop*sta d* diretrizes pa*a fomento das Compras públic*s
</line>
</par><par>
<line>
su*tent*veis (CP*) com premissas s*stentáve*s em 02 *imensões:
</line>
<line>
P*áticas no u**
</line>
<line>
da*
</line>
</par><par>
<line>
C*mpra* Públicas *u*ten*ávei* e Barrei*a* no uso *as C*mpras Públicas Susten*áveis (CP*).
</line>
</par><par>
<line>
As dimensões compõ*m a propos*a *e diretrizes par* *ome*to d*s CPS é cons*itu*da e
</line>
<line>
po*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 17, n. 10, art. 2, p. 109-131, out. 2020 w*w4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Sampaio, O. L. G. Quelhas, F. N. Pereira
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
de cada avaliador, considerando o
</line>
<line>
questio*ário da presente pesquisa e a mesma **cala de
</line>
</par><par>
<line>
mediçã*.
</line>
</par><par>
<line>
* .4 .1
</line>
<line>
"D**en*ão Prát*cas no uso das Com*ra* Públ**as *ustentáve*s" e "Dimen**o
</line>
</par><par>
<line>
Bar*eir*s *o *so d*s C*mpras *úb*i*as Sus*entáveis (CPS)"
</line>
<line>
As "Dimensão Prática* no uso das Co*pras Pú*licas Suste*táveis" e "D*mensão
</line>
<line>
Barreiras no uso das C*mp*as Públicas Su*ten*áve*s" *ue **mpõem a p*op*sta de dir*trizes
</line>
<line>
*ara fome*to das CPS são *onstitu*das por r*q*isitos oriun*os dos autores d* levan**mento
</line>
<line>
bibl*ográfi*o.
</line>
<line>
Tabela 6 - Avaliação dos Re*u*s*tos da D*mensão Pr*ticas no uso das CPS
</line>
</par><par>
<line>
%
</line>
<line>
%
</line>
<line>
%
</line>
<line>
%
</line>
<line>
%
</line>
</par><par>
<line>
**d
</line>
<line>
R*quisi*os
</line>
<line>
*a*te
</line>
<line>
Manter
</line>
<line>
Neutro *xc*uir Ex**uir
</line>
</par><par>
<line>
r ( *)
</line>
<line>
( 4)
</line>
<line>
( 3)
</line>
<line>
( *)
</line>
<line>
( 1)
</line>
</par><par>
<line>
C.1
</line>
<line>
Exi*tência de um* pol**ica de CPS visível * clara divulg*da na *nst**uição.
</line>
<line>
6 6 ,2
</line>
<line>
2 3 ,* 0
</line>
<line>
2 ,7
</line>
<line>
6 ,8
</line>
<line>
1 ,4
</line>
</par><par>
<line>
*.2
</line>
<line>
*xi*tência d* pl*n* de ação *ara atin*ir as me*as e* relaçã* às CPS
</line>
<line>
5 4 ,1
</line>
<line>
3 5 ,1
</line>
<line>
0 ,0
</line>
<line>
6 ,8
</line>
<line>
4 ,1
</line>
</par><par>
<line>
C.3
</line>
<line>
Possuir pl*nej*mento para *ráti*as *a* CPS com *n*ol*imen*o desd* a Direção até aos usuários finais
</line>
<line>
6 7 ,6
</line>
<line>
2 0 ,3
</line>
<line>
1 ,4
</line>
<line>
4 ,1
</line>
<line>
6 ,8
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*i*a, v. 17, n. *0, art. 2, p. 2*-42, out. 2020
</line>
<line>
w*w4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Concepção de Me**s para F*mento d*s Compras P***i*as Sust*ntáveis Atr*vés da *nálise
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
C.4
</line>
<line>
Re*lizar a re*isão das demandas de c*mpras vis*n*o à sua redução ou elimina*ão
</line>
<line>
5 0 ,0 0
</line>
<line>
3 3 ,8
</line>
<line>
* ,1
</line>
<line>
9 ,5
</line>
<line>
2 ,*
</line>
</par><par>
<line>
C.5
</line>
<line>
Na utilização das CPS, b*sear-*e na *eg*slação mas também em manuais disponíveis *em como c**so* e fóruns do tema e* estud*.
</line>
<line>
5 2 ,7
</line>
<line>
3 5 ,1
</line>
<line>
5 ,4
</line>
<line>
4 ,*
</line>
<line>
2 ,7
</line>
</par><par>
<line>
C.6
</line>
<line>
N* e*timativa de preços, *reoc*par-se co* os as*ect*s socioambien**is, a*ém *o as*ecto e*onôm*co * de q*alid*de.
</line>
<line>
5 2 ,7
</line>
<line>
3 2 ,4
</line>
<line>
6 ,8
</line>
<line>
4 ,1
</line>
<line>
4 ,1
</line>
</par><par>
<line>
C.7
</line>
<line>
O c**ário atual oferece to*al con*ição *ara tornar ** compras *ust*n**veis *o âmbito d* G*v**no Fed*ral.
</line>
<line>
2 * ,*
</line>
<line>
2 7 ,0
</line>
<line>
* 1 ,6
</line>
<line>
1 * ,2
</line>
<line>
9 ,5
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autor 2*18
</line>
<line>
Como se *ê na tab*l* 6, pode-s* ver*ficar um* t*tal aprovaç** dos espec*a*is*as d*s
</line>
<line>
requisitos relacionados a *r*ti*as *o uso d*s Compra* Púb*icas Sustentáve*s. No entr*tanto, o
</line>
<line>
r*quisito C.7 ap*esen*a o *enor índice de ap*ovação, com um perc**tua* de 51,4%
</line>
<line>
contemplando a soma d*s p**cent*ais das escalas 4 e 5, o que é *ma r**resentação peque*a
</line>
<line>
diante de requi*itos com aprov*ção acima d* 83% con*empla**o a soma do* percentuais da*
</line>
<line>
esc*las 4 e 5. Os *ado* *ole**dos na etapa quali*ativa d*mon*tram que * despe*t* do que
</line>
<line>
r****endam os autor*s pesqui*ados (*O*S,2012; B**erman *t al., 2008; *CLEI, 2007; TCU
</line>
<line>
2017), em relação à existência *e uma po*íti*a d* *P* visível e clara div*l*ada na Instituição
</line>
<line>
e de um plano de ação para atingimento das metas, 89,2% (c*ntem*l*n*o a soma **s
</line>
<line>
*ercentu*is *as *s*a*as 4 e 5) decl*ram que é importante para haja a prática das CPS na*
</line>
<line>
Instit*i*ões, além de haver envolv*mento desde a *ire**o *té os usuár*os f*nais no
</line>
</par><par>
<line>
plane**ment* p*ra práticas
</line>
<line>
das C** q*e *oi co*siderado por 87,8% d*s espe*ialistas com*
</line>
</par><par>
<line>
req*isito ap*ovado.
</line>
</par><par>
<line>
D* mesmo modo *ue na fa*e intern* da licitação, destaca-se que é i*port*nte que as
</line>
<line>
est*m**ivas d* preços se preocu*em também com *s aspectos socioambient*is e *ão somente
</line>
<line>
com os *spe*to* atualme*te usados que sã* o econômi*o e * de q*alidade. D* ac*rd* com os
</line>
</par><par>
<line>
especialistas (8*,8%), é i*pres*indíve* e*tarmos voltados para a pre*cupação *om
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
pres*r*ação do meio amb*ente, incl*indo as regras *ecul*ares para cada objet* a ser adquirid*
</line>
<line>
através da c*nsulta * legislação atua* e també* aos m*nuais di*po*ívei* e aos materia**
</line>
<line>
*ev. FSA, Teres*na PI, v. *7, n. 10, ar*. 2, p. 109-131, o*t. 2020 www4.fsanet.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Sampaio, O. *. G. Que*has, F. N. Pereira
</line>
<line>
36
</line>
</par><par>
<line>
refere*tes *os cursos * f*runs r*lac*o*ad*s à com*ra sustentável. N* c*so de realizar nov*s
</line>
<line>
comp*as com a demanda dos seto*es s*licitant*s, os es*eciali*tas aprova* com 83,8% qu* é
</line>
</par><par>
<line>
importa*te revisar es*as demandas com
</line>
<line>
i nt ui t o de
</line>
<line>
r*duzir ou *té *liminar iten* que não são
</line>
</par><par>
<line>
mai* utilizados. Ainda na "Dimensão Práticas no uso da* Compras Públicas Sustent*veis", o
</line>
<line>
menor índice de apr*vação (51,4%) recai sobre com* o governo atua *a*a tornar as c*m**as
</line>
<line>
sustentáveis que s*jam mais *tilizadas no âmb*t* do g**erno fed*ral.
</line>
<line>
*abela 07 - *valiação dos Requi*itos da Dimen*ão *arr**ras *o *s* d** *PS
</line>
</par><par>
<line>
%
</line>
<line>
%
</line>
<line>
%
</line>
<line>
%
</line>
<line>
%
</line>
</par><par>
<line>
Cod.
</line>
<line>
Requis**os
</line>
<line>
Man*e* Manter Neutro *xcluir *xclu*r
</line>
</par><par>
<line>
( 5)
</line>
<line>
( 4)
</line>
<line>
( 3)
</line>
<line>
( 2)
</line>
<line>
( 1)
</line>
</par><par>
<line>
C.8
</line>
<line>
A*o*o d* *o*erno ofer*cido atua*m*n*e par* esse *ip* de com*ra.
</line>
<line>
3 6 ,5
</line>
<line>
2 * ,3
</line>
<line>
2 3 ,0
</line>
<line>
* ,*
</line>
<line>
8 ,1
</line>
</par><par>
<line>
C.*
</line>
<line>
A instabilidade g**a*a p** trocas de go*er*o/ci**os **eitorais que de*continuam as *n*ci*tiva* re*aci*nadas a CPS.
</line>
<line>
4 7 ,3
</line>
<line>
2 * ,4
</line>
<line>
1 4 ,9
</line>
<line>
* ,4
</line>
<line>
4 ,1
</line>
</par><par>
<line>
C.1*
</line>
<line>
C*l*ur* interna da O*ganização.
</line>
<line>
4 7 ,3
</line>
<line>
3 3 ,8
</line>
<line>
1 3 ,5
</line>
<line>
4 ,1
</line>
<line>
1 ,4
</line>
</par><par>
<line>
C.1*
</line>
<line>
Esp*cificar adequ*dame*te o produto a ser adquirido.
</line>
<line>
6 3 ,5
</line>
<line>
1 * ,6
</line>
<line>
1 3 ,5
</line>
<line>
5 ,*
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
C.12
</line>
<line>
Inc*rt*za no momento de inseri* os *ritérios de sustent*bilidade por *alta de clara orientaç*o.
</line>
<line>
4 0 ,5
</line>
<line>
4 0 ,*
</line>
<line>
1 * ,5
</line>
<line>
1 ,4
</line>
<line>
2 ,7
</line>
</par><par>
<line>
C.13
</line>
<line>
A existênc*a de conflito* e*tre a* prioridades d* proces** de co*pr*s (por exem*lo: *enor *r*ço v*rs*s qualidade e su*t*nt**ilidade).
</line>
<line>
* * ,9
</line>
<line>
4 1 ,*
</line>
<line>
* ,5
</line>
<line>
2 ,7
</line>
<line>
4 ,1
</line>
</par><par>
<line>
C.14
</line>
<line>
O mer*ado atua* nã* *ispõe d* forne*edore* suficientes para atender a demanda por produtos sustentáv*is.
</line>
<line>
* 7 ,8
</line>
<line>
4 * ,*
</line>
<line>
* ,5
</line>
<line>
5 ,4
</line>
<line>
5 ,4
</line>
</par><par>
<line>
*.15
</line>
<line>
A inclusão de cri*é**os de *u*t*ntabil*dad* nas comp*as limita excessivament* a *o*co*rência ent*e as empresas.
</line>
<line>
3 5 ,1
</line>
<line>
3 7 ,8
</line>
<line>
1 * ,*
</line>
<line>
5 ,4
</line>
<line>
6 ,*
</line>
</par><par>
<line>
C.*6
</line>
<line>
O el*vado *usto/pr*ço par* aquisição de produtos sus*e*táveis.
</line>
<line>
* 4 ,6
</line>
<line>
3 2 ,*
</line>
<line>
1 7 ,6
</line>
<line>
1 ,4
</line>
<line>
4 ,1
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: A*tor *018
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresi*a, v. *7, n. 1*, art. 2, p. 21-4*, out. 202*
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Concepç*o de Metas par* *omento das Co*pras Públicas Sustentáveis Através da Análise
</line>
<line>
37
</line>
</par><par>
<line>
A**avés da tabela 07 pode-se obs*rvar *ma *otal apro*ação dos especi*listas dos
</line>
</par><par>
<line>
r*quisitos da
</line>
<line>
d*mensão Barreiras no uso das C*mpras Pú*lica* Sustentáveis (CPS).
</line>
</par><par>
<line>
Entr*tanto os requi**tos C.9, C.14, *.15 e *.*6 apresent** os menores índices *e aprovação
</line>
</par><par>
<line>
*essa
</line>
<line>
*imen*ão, ai*da que seja um
</line>
<line>
*í*e* ele*ado *ntre 73% contem*lando * soma dos
</line>
</par><par>
<line>
pe*centuais das *scalas * e 5 e 75% contempl* a soma **s percentuais das escalas ** e 0*. O
</line>
<line>
requi*it* C.8 obt*ve um índice de aprova*ão menor ainda (60,8%) já que *s es*ecia*istas n*o
</line>
<line>
foram unânimes, 23% infor*ar*m *u* este requisito tem moderada influê*cia c*m* barreir* a
</line>
</par><par>
<line>
CPS *
</line>
<line>
1 6 ,2 %
</line>
<line>
disseram
</line>
<line>
que não *em infl*ência alguma no uso da* C*S. N* "*imensão
</line>
</par><par>
<line>
*arreiras no u*o das Compras Púb**cas Sustentáveis", * *e*uisito considerado como
</line>
<line>
maior
</line>
</par><par>
<line>
dificu*tador
</line>
<line>
e
</line>
<line>
com *aior índice de *provação (84%) pel*s e*pecialist*s é exist*ncia d* a
</line>
</par><par>
<line>
confli*o*
</line>
<line>
*ntr* as prioridades do *roc*sso de
</line>
<line>
compras (p**
</line>
<line>
exemplo: menor preço versu*
</line>
</par><par>
<line>
qua***ade e s*s*entabilidade). Heze*berg (2*14) def*nde que o preço ou custo envolvido na
</line>
<line>
compra do tipo sustentável é consi**rado um fator que d*f*culta as pr*ticas das CPS e q*e f*i
</line>
</par><par>
<line>
co*ro*orado
</line>
<line>
por 77,*0% (57) dos es*ecialist*s. Do mesmo m*do, qu* 80%
</line>
<line>
(59) dos
</line>
</par><par>
<line>
especi*listas consideram que \mercado atual não di*põ* de f*rnecedores sufic*ent**\ é fa*or
</line>
</par><par>
<line>
dificultad*r nas
</line>
<line>
*ráticas relaci*nadas * CPS. Os especialistas de**nstr*m preo*upação já
</line>
</par><par>
<line>
*ue 73,*0% conco*dam que \a inclusão de cri**rios d* sustentabilidade l*mita ex*essi*amente
</line>
<line>
* competição\, mas não foram unânime* já que 14,2% defendem que *cor*e mod*rada
</line>
<line>
influ*ncia n*s práticas e 12,2% não há *nfluência no uso **s CP*.
</line>
<line>
** especialistas indicam sua opinião, d*ante dos requi*itos apres*ntad*s via
</line>
</par><par>
<line>
questionário, *obre as d*mensões: Pr*t*cas *o uso *as Compras Públic*s S*stent*veis
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Barreiras
</line>
<line>
no us* das Com*ras Pú*li*as Sus*entáveis , com o s*g*inte c*mportam*nto: 10*%
</line>
</par><par>
<line>
dos requisito* foram ap**vad*s; o requisito com maio* aprovação de 89,2% *ncontra-s* *a
</line>
</par><par>
<line>
dim*nsão Pr**ica* no u*o das Compr** Públic*s Susten**veis c*m os có**gos C.1 e C.2 *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
requisito c*m menor ap*ovaç** de 51,4% també* s* e*cont*a
</line>
<line>
na *imensão Práticas n*
</line>
<line>
us o
</line>
</par><par>
<line>
das Compras Pú*licas Sustentá*eis, com o código C.7.
</line>
</par><par>
<line>
4.4.2 Coeficiente de Pearso*
</line>
</par><par>
<line>
P*ra analisar o nível de c*r*elação das informações coletadas do* espe*i**ist*s *a
</line>
<line>
*el*çã* de *ma dimensão com outra, * p*es*nte e*tudo utiliza o coeficiente de Correla*ão *e
</line>
</par><par>
<line>
Pearson (r) ou r de Pearson que mede o *rau de as**ciação linea*
</line>
<line>
*ntre
</line>
<line>
duas v*r*áveis
</line>
</par><par>
<line>
q*antitativ*s. Ao *xtrair os re*ultados *os da**s colhidos *os esp*cialist*s pro*en*ente* do
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresi*a PI, v. 17, n. **, art. 2, p. *09-131, out. 20*0
</line>
<line>
www4.*s*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. *am*aio, O. L. G. *uelha*, F. N. Pereira
</line>
<line>
38
</line>
</par><par>
<line>
*u*stionário e util**an*o * coefic*en*e *e correl*ção de Pearson, aprese*ta-se a correlaç**
</line>
<line>
e*tre ** d*men*ões de "*rática*" * de "Barreiras" demonstra*as na tabela 8.
</line>
<line>
*ab*la 8 - Relação entre a Dimens*o Polític* e D*mensão Bene*íc*os
</line>
</par><par>
<line>
V*riável *
</line>
<line>
Variá*el y
</line>
<line>
r
</line>
</par><par>
<line>
Dimensão Prátic*s
</line>
<line>
Di*ens*o Barre*ras
</line>
<line>
0 ,* 7 4 0
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: A*tor 2**8
</line>
</par><par>
<line>
Deve-*e obser*ar na t*bela * q*e quanto m*is *róximo *e 1 (um) fo* o (r), melhor é a
</line>
<line>
correlação e quanto mai* r*la**o*adas à* variáv*is mais pr*ximas de 1 (um), melhor ficará o
</line>
<line>
coeficient* de correlaç*o, *u *eja, *uanto mai*r uma var**vel (x) maior a outra (y). Nesse
</line>
</par><par>
<line>
senti*o fica evi*en*iado que h* uma forte relação *on*i*na*a entre essa* du**
</line>
<line>
v*riáveis,
</line>
</par><par>
<line>
conduz*ndo a perc*pção de qu* aos olhos dos
</line>
<line>
espec*a*istas os **qui*itos da "*imens*o
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
cons*rução de um
</line>
<line>
conjunto de d*r*tri*es para fomento *as Compras Públic*s Sustent*veis
</line>
</par><par>
<line>
ut**izando-se da *náli*e d*s práticas segu*do
</line>
<line>
pesquisa realiz*d*
</line>
<line>
para o*jeto do estudo. A o
</line>
</par><par>
<line>
pesqui*a considera *omo amostra para *a*e *e estudo ** aquisições *e bens realizadas pel*s
</line>
<line>
Institutos * Hos*itais v*nculado* ao Minist*rio *a Sa*d* e local*za*os no Muni*ípio do Rio de
</line>
</par><par>
<line>
*ane*ro, entretan*o a* diretri*e* po*em ser apli*adas em tod*s *s segmentos e setores
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
A*minis*raç*o púb*ica, levando-se em consi**r*ção que está caracte*i*ad* pe*a relevância da
</line>
<line>
sust*nta*ilidade na Administraçã* p*blica, visando a* d*senvo*vimento sustentável do País.
</line>
</par><par>
<line>
Quanto à* implic*çõe* gerenciais, 87,8% dos
</line>
<line>
esp**i**is*as consideram que have*
</line>
</par><par>
<line>
*apaci*ação *ara os s*rvid*res é
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
sum* importân*ia; e, com 89,2% de a*rovação, também
</line>
</par><par>
<line>
deve exist*r *ma política clara e *isível dentro da Ins*ituiçã*, além d* plan* de *ção e que
</line>
</par><par>
<line>
*ri*c*palmente d*ve
</line>
<line>
*n*olver a to*o*
</line>
<line>
d*sde a direção até o usuário fin*l do pr**uto a ser
</line>
</par><par>
<line>
*dquirido. Isso cor**b*ra também **r* o f*mento das CPS, demonstr*nd* uma *atificação d*s
</line>
</par><par>
<line>
**p*cialistas n** índice* d* questionário voltad*s
</line>
<line>
para comprovação da *ip*te*e. A falta *e
</line>
</par><par>
<line>
c*are*a na ut*l*zação do* crit*rios e de diretriz*s para aq*is*ção dos produ*os *oi menc*onada
</line>
<line>
com* uma das *randes *arr*iras para utilização da* CPS. Do mes*o modo, requi*itos como
</line>
</par><par>
<line>
os cust*s envol*i**s , pouca *nformação e
</line>
<line>
c***ec*me*to sobre assun*o, of*rt* atual
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
produto no *ercado, a cultura int*rna da Institu*çã* estão entr* as barreiras, *e acordo com o*
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, v. *7, n. *0, art. 2, p. **-4*, out. 2020 www4.fsanet.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C*n**pção de Metas para Fomento das *omp*as *úblicas Su*tentáveis Através *a Análise
</line>
<line>
39
</line>
</par><par>
<line>
especi*listas participantes *a pesquisa. Dentro das i*ic*ati*as de inovação de
</line>
<line>
processos *a
</line>
</par><par>
<line>
organização, a orientação é *o sentido de
</line>
<line>
que a **oposta
</line>
<line>
da prese*** pesquisa
</line>
<line>
seja aplicada
</line>
</par><par>
<line>
através da ad*rência do conjunto de
</line>
<line>
diretrizes apre*entadas nesta di*sertação pa*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ese*volvimento d* processos no INCA, fo*entando-se a re**onsab*l**ade social e a**i*nt**
</line>
</par><par>
<line>
nas
</line>
<line>
várias áreas
</line>
<line>
d* Instituto atravé* d*s co*pra* p*blic*s, conscientizando o* s*rvid*re*,
</line>
</par><par>
<line>
col*boradore*, bem como os f*rnecedore*.
</line>
</par><par>
<line>
Sendo assim, o
</line>
<line>
desen*olv*mento sust*ntável, *m geral, neces*ita
</line>
<line>
d* m*danças
</line>
</par><par>
<line>
profund*s com* a aquisição
</line>
<line>
de bens voltada *a*a sustentabilida*e e para o real aten*imento
</line>
</par><par>
<line>
*as deman***
</line>
<line>
*a s*cieda**, segu*do a Org*nização par* a Cooperação e D*se*v*lvime*to
</line>
</par><par>
<line>
Ec*n*mico - (OC*E).
</line>
<line>
Nesse *e*tido, a p*oposta d* Di*etri*es *ara fome*to das C*mpras
</line>
</par><par>
<line>
públi*as sustentá**i* (CPS) b*sca uma maneir* de *o*trib*ir par* *s mudanças *a
</line>
<line>
admini*tr*ção pública c*m *bj*t*vo de um *resc*me*to econôm*co sustentáv** e ***ngime*to
</line>
<line>
dos ob*e***os voltados pa*a as Compras púb*icas sustentá*eis (C*S).
</line>
<line>
A ela*oração *a propost* d* d*ret*i*es pa** fomento *as C*S no INCA foi re**izada
</line>
</par><par>
<line>
com *ase em estudos, conforme passos a se*uir: na revisão da literatura e c*n*ecimentos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
experiênci*
</line>
<line>
do **squisador
</line>
<line>
qu* a*ua na Administração pública por quase três décadas;
</line>
</par><par>
<line>
Experiê*cia do pesqu*s*dor como
</line>
<line>
ges**r
</line>
<line>
na
</line>
<line>
áre* de
</line>
<line>
Su*r**entos e Compras po*
</line>
<line>
quase u*a
</line>
</par><par>
<line>
década no p*d*r Ex*cutivo; L*va*tamento de docum*nto* d**p*nib****ado
</line>
<line>
por setore*
</line>
</par><par>
<line>
p*blicos
</line>
<line>
vinculad*s à Administraçã* Pú*lica c*m* Ministério do Pl*nejamento Ge*tã*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Orçamento, Minist*rio do Meio Am*iente e Tribu*al de Contas da U*ião;
</line>
<line>
Questionári*
</line>
</par><par>
<line>
enviado aos e*peci*l*stas.
</line>
</par><par>
<line>
N*s análises *o Estado está impl*cita a ideia de **il*zaçã* de seu poder sobe*ano para
</line>
</par><par>
<line>
promoção do be* *omum, ou s*ja, do de*envolv*mento da
</line>
<line>
nação. Entendendo-*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvo*vi*ento como um proc*sso m*ltidimensional, apoiado e* o*je***os de ju*tiça *ocial,
</line>
</par><par>
<line>
eficiência e*on*mica e prudê*c*a
</line>
<line>
ecológica e que o livre me*cado por
</line>
<line>
s* só **o c*n*uz
</line>
</par><par>
<line>
necessariam*n*e a* a*cance desses objetivos, o Estado dev* fazer vale* o seu pod** utilizando
</line>
<line>
*e de *odos o* instr*mentos que tem à sua dispos*ção (TEI*EI*A, 2013).
</line>
<line>
Apresentam-s* as Diretrizes pa*a fomento das CPS com prop*sito de responder ao
</line>
</par><par>
<line>
problem* d* pesquisa, justific*n*o a*sim os *bjetivos do presente est*do: ampliação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
div*l*ação *a* soluções e ben*fícios d*s ações *e sust*n*abilidade jun*o à *o*ieda*e,
</line>
<line>
compradores e *orn*cedores; cri*ção de s*t* especí*ic* pa*a CPS, onde e*t*jam
</line>
<line>
di*p*n*bili*ados *odos o* manu*is, guias e orien*açõe* rel*tivos a e*te t*ma; cap*cita*ão d**
</line>
</par><par>
<line>
envolvido*
</line>
<line>
n*s processos de Compra pr*movendo
</line>
<line>
even**s central*zados para *
</line>
</par><par>
</page><line>
Ad*inistração pú*l*ca (Cu*sos, *eminários, Fór*ns) para div*l*ação d*s CP* * par*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 10, **t. 2, p. 109-13*, o*t. 2*20 www4.fsan*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. **mpaio, *. L. G. Qu*lhas, F. N. Pereir*
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
esclarecer dúvidas quan*o à sua pr*tica e a estimativa de preços, deve* se p*eocupar com os
</line>
<line>
asp*ctos s**ioa**ientais além do econômico e de *uali*ade e orientações clar*s *obre como
</line>
<line>
i*seri* os *ritério* d* sustentab*li*ade p*ra ca*a **em a se* *dquirido pela Admin*str*ção, bem
</line>
<line>
como a de*inição da prioridade *o processo de compr* (preço x qua*idad* e su*tent*bilidad*)
</line>
<line>
atrav*s de *ma n*rma e conscie*tiza**o.
</line>
<line>
Por *im, a *novação e* pro**sso com o objetivo de fo*entar as Co*pra* Públi*as
</line>
</par><par>
<line>
S*s*en*áveis (CPS) re*lete a idei*
</line>
<line>
de que * Estad* cumpra o seu papel de i*dut*r para as
</line>
</par><par>
<line>
mudanças em prol *o d*senv*lv*mento s*stent*vel.
</line>
<line>
*m v**tude de os estudos nessa ár*a sere* i*c*pientes e qu* há necessidade de
</line>
</par><par>
<line>
a*rofundá-l*s, alguns qu*stion**entos *ecor*entes de*sa
</line>
<line>
*esquisa *odem s*r c***iderad*s
</line>
</par><par>
<line>
em es*udos futuro*: estudos que avaliem e*sa pes*uisa, e
</line>
<line>
que re*liquem em ou*ros setores
</line>
</par><par>
<line>
públicos no país, c*m ob*etivo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
identif*car ações m*is avançad*s e barreiras *em
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
benefí*ios e* relação *s práticas das CPS; ava*iaç*o de form*
</line>
<line>
aprofundada e através de
</line>
</par><par>
<line>
análises co*parativas dos impact** qu* as *ompr*s Sustentáveis proporcionam à s*ciedad*.
</line>
<line>
R*FERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
*PPUGLIESE, G. A.; BETIOL, L. S.; RAM*S, *. O pensamento do
</line>
<line>
ciclo de vida
</line>
<line>
com*
</line>
</par><par>
<line>
abo*dag*m sistê*ica
</line>
<line>
para a t*mada de *ecis** das compras públi*as. In:. Iv *ongresso
</line>
</par><par>
<line>
*rasileir* S*br* *estão P**o C*clo D* Vida, São *ernardo do Campo SP, nov*m*ro 2014.
</line>
<line>
*isponivel em: < http://h*l.handle.net/10438/15296>. Acesso *m: 1* de Abril de 2017.
</line>
<line>
BIDERMAN, R et a*. Guia de compra* públicas su*te*távei*: o uso do poder de compra do
</line>
<line>
go*erno *ara * pro*oção do dese*volvimento sustentável. Rio de Ja*eiro: F*V, 2006.
</line>
<line>
*IRDEMA*, R *t al. G*ia de compras púb*ica* *ust*ntáv*is: uso do pod*r d* com*ra do
</line>
<line>
governo para * promoção do d*se*volvimento *ust*ntá*el. Rio de Janeiro: FGV, 200*.
</line>
</par><par>
<line>
BRASI*, Confer*n*ia *acional de Meio Ambiente.
</line>
<line>
D*spon*v*l em:
</line>
</par><par>
<line>
*tt*://www.con*eren*iameioambien*e.gov.br/ppcs/compras-publi**s-sust**ta*eis/.
</line>
<line>
Ac*sso
</line>
</par><par>
<line>
em: 12 dez. 2018.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. Ministério do P*aneja*en*o, Orçamen*o e Gestão. Inf*rmações *erencia*s
</line>
<line>
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em: *ww.compras*ove*namenta*s.gov.br/.../03-01_a_12_informativo. Ac*sso em: 12 mar.
</line>
<line>
2018.
</line>
</par><par>
<line>
B*ASIL, *elat**io
</line>
<line>
*e sus**nt*bilidade da Org*nização da Con*erênc*a d*s Nações
</line>
</par><par>
<line>
U**da* sobre *e*en*olv*mento Sustentável. Rio
</line>
<line>
de Janeiro, 2018cDi*ponível
</line>
<line>
e*:
</line>
</par><par>
</page><line>
<http://w*w.ri*20.gov.*r/d*cumentos/rel*torio-ri*-20/1.-relatorio-
</line>
<line>
rio20/*t_downlo*d/relator*o_ri*20.pdf>. Ace*so *m: 13 mar. 2018
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 10, art. 2, p. 21-4*, ou*. 2020 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Con*epçã* de Met*s par* *omento das *ompras Públicas Sus*entáv*is Através da Anális*
</line>
<line>
41
</line>
</par><par>
<line>
**MISSÃO EUR*PEIA. Cidades *uropeias sust**táveis: r*latório. Gr*po de Peritos sobre
</line>
<line>
o Ambiente Urbano. *omissã* Europeia, Bruxelas: [*. n.] 19*6. Dispon*vel em:
</line>
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<http://ec.euro*a.eu/en*ironment/*rban/pdf/rp*r*-pt.pdf>. A*e*so em: ** fev. 2018.
</line>
</par><par>
<line>
Compras púb*i*as sustentáv*is. Diagnóstico, *nál*s* comp*rada e recome*dações para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
aper*eiçoamento d* mode*o brasi*eiro. CEPAL, 2017.
</line>
</par><par>
<line>
D HOLLANDER; MARX. St*e*g*hening p*ivat* c*r**fic*tio* *yste*s through
</line>
<line>
**bl i c
</line>
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J. S. Sampaio
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O. L. G. Que*ha*
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F. N. Pereir*
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1) conce*ção e **anejamento.
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*
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X
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X
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<line>
2) an*lise e interpr*ta*ã* *os dad*s.
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X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
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<line>
3) elabora*ã* *o rascunho o* ** revisão *rítica do *onteúdo.
</line>
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X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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<line>
4) participação na aprovação da vers*o final do manuscrito.
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X
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X
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