<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art. 13, p. 246-26*, o*t. 2*20
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.10.*3
</line>
</par><par>
<line>
Educação Empreendedora como I*s*rumento d* Es*ímulo * *ransformação **cioeconômi*a
</line>
<line>
Entrepren*uria* E*ucation a* an Instrumen* *o Sti*ulate Soc*oec*nomic *r*nsform*tion
</line>
</par><par>
<line>
Jairo de Carval*o G*imarães
</line>
<line>
Doutor ** *ducação p*la Universidad* Federal d* Rio de Janei*o
</line>
<line>
Professor da Un*ve*sidade Federal *o Piauí
</line>
<line>
E-m*il: *airogui**raes@uf*i.e*u.br
</line>
<line>
Alessan*r* *rudênci* Lukosevicius
</line>
<line>
Do*t*r em Engen*aria pela Un*versidade Federa* Flu*inense
</line>
<line>
Profe*sor *a U*IGRA*RIO
</line>
<line>
E-mail: *le*s*npl@gmail.*om
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Jairo d* Carvalho Guimarães
</line>
<line>
Editor-Che*e: Dr. Tonny Kerle* d* A*e*ca*
</line>
</par><par>
<line>
Rua d* UFP* - *ampus Amílcar Fe*r*ira S*bral (CAFS)
</line>
<line>
R*drigues
</line>
</par><par>
<line>
- ** 3*3, KM 3,5, bairro Meladão, Fl*riano, *I - *EP
</line>
</par><par>
<line>
64808-6**. B*asi*.
</line>
<line>
Artigo r*cebido em 2*/*5/2020. Úl*ima
</line>
<line>
ver*ão
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Educaçã* Em**eended*ra com* Instr*m*nto d* Estímulo à Transf*rma*ão Socioeconôm*ca
</line>
<line>
247
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O ob*e**vo
</line>
<line>
*este ensa*o é descreve* a im*ortância da *ducação Em*reendedora (EE) como
</line>
</par><par>
<line>
mecanism* de *po*o e de estímulo às transforma*ões so*ioe*onômicas. O estudo tem
</line>
</par><par>
<line>
abor*agem quali*ati*a, de natur*za interpretativa e descriti*a-explica**va, fundamentado
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
referênci*s
</line>
<line>
**bl*ográfic**, ass*m c*m* *a experiê*cia vi*a dos
</line>
<line>
aut*res, também p*o*essore*
</line>
</par><par>
<line>
de empreendedorismo. Sua *r*g*nalidade se
</line>
<line>
*ssenta na ideia *e **e *s**dos têm
</line>
<line>
sido f*itos
</line>
</par><par>
<line>
sobre a temát*ca, *orém *oucos se *ropusera* a discu*ir a relação entre educação
</line>
</par><par>
<line>
empreende**ra no
</line>
<line>
nível de gr*duação e a consequente tr*n*formaçã* socioeco*ô*i*a. O
</line>
</par><par>
<line>
escopo teórico foi capaz de *onvergi* e* vários aspectos, con*irmand* q*e adoção de a
</line>
<line>
métodos asse*tiv*s por parte *o p*ofessor e t*mando a prá*ica com* m*di** fun*a*e**al para
</line>
</par><par>
<line>
*erm*t** a ap*een*ã*
</line>
<line>
do es*udan*e no percur*o **rmativ*, é poss*vel pro**v*r perspect*vas
</line>
</par><par>
<line>
promissoras no que co*cerne ao despertar do estudante pa*a sua inserção no universo
</line>
</par><par>
<line>
e*preendedor. Concluiu-se que
</line>
<line>
adota*do con*epção de que com a impl*mentação *e a
</line>
</par><par>
<line>
e*traté*i*s did*tico-pedagógicas dife**nci*das
</line>
<line>
e
</line>
<line>
a util*zação de meto*ologias ativas,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
atmosfera no ambient* *cadêmico dos Curs*s de Graduação natur*lment* tendem a fomentar
</line>
<line>
* espírito empreendedor dos es*udante*, con*ribuindo para a tomada *e decis*o e a segura*ça
</line>
</par><par>
<line>
para atu*r
</line>
<line>
no s*gmen*o, mesm*
</line>
<line>
em cenários de crise so*ioeconômica, como a *tu*lmente
</line>
</par><par>
<line>
viven*iada em razão da COVI*-19.
</line>
<line>
Palavras-*have: Educação *mpreendedora. *raduação. Agir Doce**e. Metodologi*s Ativas.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
<line>
The purpose of thi* e*say is *o *escribe the importan*e of Entre*reneurial Educat*on (E*) a* *
</line>
</par><par>
<line>
mechanism to su*port
</line>
<line>
a*d encoura*e socio*conomic changes. The st*dy *a* a
</line>
<line>
qu*litative
</line>
</par><par>
<line>
*pproach, of an int*rp*etat*ve and descr*pt*ve-ex*lanator*
</line>
<line>
na*ure, based on bib**ographi**l
</line>
</par><par>
<line>
references, a* w*ll as on the *ivi*g e**erience of the au*h*rs, also entrepreneurshi* teachers.
</line>
<line>
It* originality *s based o* the idea th*t s*udi*s have *een carried o*t on th* subject, but few
</line>
</par><par>
<line>
hav* set
</line>
<line>
o*t t* dis*uss the rela*ionshi* betw*e* entreprene*r*al *d*cati*n at the
</line>
</par><par>
<line>
un*ergradua*e level *nd the con*equent socioeconomic *ransforma*ion. The t*eoretical scope
</line>
<line>
was ab** to converge *n severa* aspects, confirming that the adopti*n of assert*ve met**ds *y
</line>
<line>
the teacher, a*d takin* **e prac*ice as a f*ndamental measur* to al*o* the stu*e*t's
</line>
<line>
*ppr*hens*o* in the formative path, it is possi*le to promote p**mising perspect*ves regardi*g
</line>
<line>
th* awake**n* of the stud*nt for his *nsertion in the *nt*epreneurial universe. It w*s co*cluded
</line>
</par><par>
<line>
*hat
</line>
<line>
adoptin* the concep**on that *ith the i*pleme*tation
</line>
<line>
of different didactic-p*dagog**al
</line>
</par><par>
<line>
strategi*s and t*e *** o* a*tive *e*hodol*gies, the atm*sph*re ** the academ*c environment
</line>
<line>
of the Undergrad*at* Co*rses naturally tends to fost*r the entrep*eneurial spirit of st*d*nt*,
</line>
<line>
con*ributing t* de*isi*n **king and the se*u*ity to operate in the *egment, even in scena*io*
</line>
<line>
o* socioe*ono*ic crisis, **ch *s *he one curr*n*ly experienced du* to C****-*9.
</line>
<line>
Keywo*ds: Entrepreneurial Ed*cation. University Graduate. Acting Te**her. Active
</line>
<line>
**t*odolog*es.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te*esi*a **, v. 17, n. 1*, a*t. 13, p. 24*-*65, out. 2020
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. Guima**es, *. P. *uko*evicius
</line>
<line>
248
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Não *ão re*entes as dis**ssões que tr*zem, para o ce*ne do polo e*ist*mo*ó*ic*, as
</line>
</par><par>
<line>
questões que **v*lvem a Educaçã* E**reende*ora (E*) - tan*o na are*a aca**m*ca como no
</line>
<line>
c**po emp**sarial - como elo de tr*nsform*çã* e interve*ção no ambiente *ocioeconô*ico.
</line>
<line>
O atual c*n*ri* da e*onomia b*asil*ira sugere qu* *o**s olhar*s e novas perspect*vas se*am
</line>
<line>
d*finidos no *ampo d* t*ab**ho, co* o propósito de desvel*r os *ossíveis enca*i*ham*ntos
</line>
</par><par>
<line>
**e as pessoa*
</line>
<line>
podem * *reci**m estabe*e*er * f*m de encaminhar solu*ões, meios
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
instr**e*tos v*sa*do a* eq*acionament* da
</line>
<line>
*sc*ssez d*
</line>
<line>
pos*** de traba*ho. Sob esta
</line>
</par><par>
<line>
*ond*ção, e diante
</line>
<line>
de uma realidade que a todos incomo*a, res*am
</line>
<line>
aos atores envolvidos
</line>
</par><par>
<line>
bus*ar alternativas de el*cidação do problema e* foco - a ca*ência de empregos.
</line>
</par><par>
<line>
*m m**entos d* f*uxo ec*nômico *eticent* ou *e* a *orça *otriz qu* o mu*d* e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
me*cado do trabalho *xigem para o se* sist**átic* *u*cio**mento, a* o*ções de *nserção das
</line>
</par><par>
<line>
pess*as *con*mi*amen*e
</line>
<line>
a*ivas se tornam restritas, induzi*do-a* * p*nsar
</line>
<line>
em alterna*i*as
</line>
</par><par>
<line>
outras **e não a que define * emprego fix* como a saída vit** para a s*lu*ã* dos p*oblema*
</line>
</par><par>
<line>
qu* n*turalm*nte as orientam. As*im, naçõ** em está**o de d*senvolvim*n*o
</line>
<line>
diante *e
</line>
</par><par>
<line>
períodos *e crise ec*nô*ica - inter*a ou glob*l com *e*e*cussão l*cal - sofrem *om a p*rda
</line>
<line>
de postos de trabalhos, imp*ndo a busca d* so*uçõ*s ef*tivas e po*tuais. *ma ec*nomia forte
</line>
</par><par>
<line>
implica na criação de e*p*esas e na
</line>
<line>
ofer*a de empregos for*ais (AS**JO; BA*BERÁ,
</line>
</par><par>
<line>
2013), embor* não *eja es** uma condição únic* par* que a en**enagem soci*econômica *lua
</line>
<line>
em suas mai* v*riadas dime*sõe*.
</line>
</par><par>
<line>
C** efeito, r*conhece-se que det*rminadas
</line>
<line>
p*ofis*õe* exi*em
</line>
<line>
competênc*as
</line>
</par><par>
<line>
e**ecí*icas, sólidos co*hecime*tos, h*bilid*d** diferenciadas e atitudes que não permitem
</line>
</par><par>
<line>
*eticênci*s,
</line>
<line>
as quai* impu*sionarão *s
</line>
<line>
*ess*as a um pat*mar mai*
</line>
<line>
di*no qu* * rea*idade
</line>
</par><par>
<line>
compe*itiv* im**e ao te*i*o societá*io, *ssim como as preparando para os novos mercado* *e
</line>
<line>
*rabalho (A*A*A-PIZ*RRO; AVILÉS-PIZARRO, *020). Em moment*s de r*c*ssã*
</line>
</par><par>
<line>
*c*nômica - em que re**a e*idenciad* * e*ca*s*z de opor*uni*a*es f*rmai* - a
</line>
<line>
qual in*be,
</line>
</par><par>
</page><line>
fru*tra e desconserta mui*os profission*is que, em*ora qualific*dos, ainda *ão obtiv*ram êxi**
</line>
<line>
na sua inserção *o me*cado de tra*alho formal, torn*-se pertinen*e uma r**lexão voltada para
</line>
<line>
a busca de outras possibilidades.
</line>
<line>
O d**empr*go é, *ato *ensu, uma situação que produz *ncons*áveis e desfavoráveis
</line>
<line>
consequênci*s à s*ci*dad* em g*ral, face *os seus inevitáv**s des***rament*s. Buscar novo*
</line>
<line>
*od*los de encai*e no mercado *e trabalho se to*na, então, mais do *ue uma nece*sida*e,
</line>
<line>
mas uma posiç*o intelig*nte, *endo em vist* que em mome*tos de crise as o*ortunid*des *ão
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *7, n. 10, ar*. 13, *. *46-*65, out. 2*20 *ww4.fsanet.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educação Emp**endedora como Instr*me*to de Estímulo à Transfo*mação *ocioeco*ôm*ca
</line>
<line>
249
</line>
</par><par>
<line>
ampliad*s, n*o o inverso. Recorrer à iniciativ* empre*nde*o*a apo**a, port*n*o, u* caminho
</line>
<line>
fac**vel no espectro de pos*ib*lidades que as crises *o*malmente sugerem, a pa**i* d* olhar
</line>
</par><par>
<line>
ate**o daqu*les
</line>
<line>
que
</line>
<line>
veem, co*tr*riando o *enso comum, *m leq*e de oportunidades, desde
</line>
</par><par>
<line>
que albergados por uma estrut*ra *apaz *e impu*s*onar o de*ej* de se tornar dono d* própri*
</line>
<line>
*egócio.
</line>
<line>
Empreend*r, *ortan*o, emerge como *m moviment* efica* de recol*cação das pessoas
</line>
</par><par>
<line>
*o me*c*do, *ssim como do *n*entivo p*ra que jovens apreend*m logo cedo que
</line>
<line>
uma das
</line>
</par><par>
<line>
po*si*ili*ad*s de êxito p*ofission*l pod* ser viabilizado pela *ncu*são no
</line>
<line>
universo
</line>
</par><par>
<line>
emp*ee*dedor. É mi*te* pontuar que a imersão
</line>
<line>
no se*mento *mplica algumas condições, as
</line>
</par><par>
<line>
quais *erão consider*d*s
</line>
<line>
n*ste estudo. A comp*ee*são sobre * re*evância
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
emp*eend**o**smo
</line>
<line>
como iniciativa visand* ao desenvolvim*nto e ao fortalecimento
</line>
</par><par>
<line>
econôm*co, *ocial e p*lítico, parece não fomentar dúvi*as na ar*na p*lítica, **nfi*mado nos
</line>
<line>
*s*udos de *ra*a-Pi*arro e Avil*s-Pizar*o (*02*), nos *uais se confere q*e medidas
</line>
<line>
gover*amentais são tomadas com o *r*pós*to de es*imu*ar o i*gresso d* estudan*e* no campo
</line>
<line>
do empreendedorismo, fo*ta*e*end* a cultura empre*ndedora no Ch*le.
</line>
</par><par>
<line>
* c*lt*ra e*pre**de*ora é, por
</line>
<line>
a*sim *izer, um marco signi*icativo no processo de
</line>
</par><par>
<line>
f**mação do t*cido laboral n* paí*, **ndo o seu *pi*e, como sempre, nos mo*entos e* que o
</line>
<line>
desga*te p*lít*co *mpõe me*anis*os responsivos im*diatos ao conjunto d* popula*ão, vis*o
</line>
<line>
que as repercussões *e mal logradas estratégias e*presaria*s recaem sobre os t*abalhadores.
</line>
<line>
*stu*o de *ori*no et al. (201*) *emonstrou que * cultura de um país influ*ncia na int**ção
</line>
<line>
*mpreend*dora do suj*it*, aponta*do que o *enário - político, eco*ômico, social, em*resar*a*
</line>
</par><par>
<line>
- *em *ela*ão di**ta
</line>
<line>
na formação
</line>
<line>
do *spí**to
</line>
<line>
empreendedor, tendo
</line>
<line>
em vista que as
</line>
<line>
*essoas
</line>
</par><par>
<line>
buscam supo*te em inicia*ivas que de*endam, a prior*,
</line>
<line>
d* seus próp*ios r**ursos
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
*i*ancei*os, cognitivos, motivaci*n*i*, ***coló*icos, etc. - face à esca*sez de a*oi*
</line>
<line>
governamental par* supr*r * problema da engrenagem e*on*mica.
</line>
<line>
Ou s*ja, **and* a economia hesita, o empr*ende*o*ismo, não raro, aponta c*minho*
</line>
</par><par>
<line>
alte*nativos, mui*o*
</line>
<line>
do* *uais *sse*tados
</line>
<line>
na
</line>
<line>
capacidade individual de pes*oas q*e, via
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
regra, *poiam-*e em ideias ino**do*as, em ações dif*renciadas, em me*idas de impacto e, não
</line>
</par><par>
<line>
menos
</line>
<line>
i*port**te, em condutas voltadas para * â*bit* socia* (empreeendedorismo soc*al).
</line>
</par><par>
<line>
Requer-*e, portanto, o fortal**imento
</line>
<line>
das
</line>
<line>
*ções empreendedoras por meio de inst*umentos
</line>
</par><par>
<line>
efetivos que prom*vam a propensão e o espír*to empreendedor, tendo *m vist* que são
</line>
</par><par>
<line>
medid*s
</line>
<line>
*e***sár*as c*m foco no *rogresso da sociedade, no crescimento econômico *
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolvimento de bas*s s*ciais e
</line>
<line>
cidadãs, todas cooper**do para * ***s*lidaç*o *o ci*lo
</line>
</par><par>
<line>
evolutivo ** uma nação.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*resina *I, v. *7, n. 10, art. 13, p. 24*-265, out. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. Guimaraes, A. *. Lukosev*c*us
</line>
<line>
250
</line>
</par><par>
<line>
*m dos métodos qu* podem, de maneira efetiva e direta, dis*or de *ecan*smos
</line>
</par><par>
<line>
a*pir*ndo a ameniz*r os núme*os
</line>
<line>
*ue insistem em estag*ar em patamares elevados *m um
</line>
</par><par>
<line>
**biente de cr*se e*onôm*ca * d* c*nti*g*nte de postos *e
</line>
<line>
trabalho li**tado é * Edu**ção
</line>
</par><par>
<line>
Empreen*edora (EE), e*bora Araújo e Da*el (2018) *valie* que os conhecimentos nesta
</line>
</par><par>
<line>
*e**a não estã*
</line>
<line>
devid*mente co*soli*a*os, expressando dispersão e f*ag***tação em sua
</line>
</par><par>
<line>
composi*ão, o que representar*a *m palita*ivo em c*rcuns*â**ia* de econo*ia frac*.
</line>
<line>
Ao direciona* os es***ços com * fito de compreende* a dinâmi*a laboral brasi*eira e
</line>
</par><par>
<line>
*e**nvolver ações co* o prop*s*to
</line>
<line>
de facilitar * entend*mento sob*e a relevância
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
e*preendedorismo no atual co*texto, o
</line>
<line>
professor assume o p*otagonismo des*e proce*so de
</line>
</par><par>
<line>
tr*nsf*rmação, o qual n*o est* r*strito a*enas ao espaço educac*o*al, mas i*terv*m
</line>
<line>
d*retamente nos re*lexos que advêm no p*ocess* ensino-a*re*dizagem na medida em qu*
</line>
<line>
instiga *stím*l*s ao corp* disce*te p*ra que haja a incorpora*ã* de *onvicçõe* e mot*vaçõe*
</line>
<line>
capazes de conduzir as pe*so*s a um novo po*i*iona*ento me*ca*oló*ico, influindo
</line>
</par><par>
<line>
dire*amente na economi* local, regiona* e até
</line>
<line>
mesmo em dim*nsão
</line>
<line>
nacional, *s*ecialmente
</line>
</par><par>
<line>
nos *asos das sta*t-up*. Nesta linh* pens** Araya-Pizarro e Avilés-Pi*arro (2020, p.
</line>
<line>
*),
</line>
</par><par>
<line>
quand* *firm*m que
</line>
</par><par>
<line>
[] a docênci* universitári* deve ser capaz de garantir o desen*olvimento
</line>
</par><par>
<line>
cogn*tivo, atitudinal e de valor dos estudantes, com
</line>
<line>
**se n* *mplantação de
</line>
</par><par>
<line>
enfoque*, es**atég*as pedagógicas e estilos de ensino que
</line>
<line>
potencializem a
</line>
</par><par>
<line>
participaçã* at*v* dos *studantes na c*n*trução e d*sen*olvimento de sua própria
</line>
<line>
aprendi*agem.
</line>
</par><par>
<line>
O presente ensaio preten*e disc*t*r * papel da Ed*ca*ão Empreendedora
</line>
<line>
c*mo
</line>
</par><par>
<line>
instrume**o de reve*s*o do cenári* de es**gnação da
</line>
<line>
economia, p*o*ovendo as condições
</line>
</par><par>
<line>
nece*sár*as para a reflexão sobre as *eais *ossibi*idades *as pessoas em buscarem, por meio
</line>
</par><par>
<line>
da compreensão e apreensão da relação *nsino-aprendizage*-prátic*, fo*mas al*e**at*vas
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
proporcionar renda, oportunida*es e m*ios para pr*ver *
</line>
<line>
se* s*stento, fortalecendo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
econo*ia d* d*te*mina** es*aço,
</line>
<line>
mesmo
</line>
<line>
dia*te de **nários
</line>
<line>
*e profun*a c*ise ec*nômica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
social, como qu* a**almente o país a
</line>
<line>
e*tá e*frentando, *om o problema da Pandemia *o
</line>
</par><par>
<line>
C*VI*-19.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRI*O
</line>
</par><par>
<line>
Em ambie*tes
</line>
<line>
de robu*ta competitividade, as exigênc*as pa*a a ins*rçã* de novos
</line>
</par><par>
<line>
agen**s
</line>
<line>
no merc*do s* tornam mais
</line>
<line>
qu*lificadas, dete*minando cond*ções es*ecífica*
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 17, n. 10, art. 13, *. 246-2*5, o*t. *020
</line>
<line>
w*w4.*sanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educa**o Emp*eended**a como Instrume*to *e Es*ím*lo à T*ans*orm*ção Socio*con*mica
</line>
<line>
251
</line>
</par><par>
<line>
pesso*s, as *uais demandar*o u*
</line>
<line>
conjunto
</line>
<line>
de hab*lidades, c*nhecimentos, *t*tudes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sensib*lidade com o fito de *e torn*r habilitadas a *articipar do proces**
</line>
<line>
de sele*ão na**ral.
</line>
</par><par>
<line>
Deter
</line>
<line>
u*a est*utu*a cogn*tiva abran*ent* e só*ida se torna, portant*, u* fat*r de
</line>
</par><par>
<line>
**fere*ci*ção *um
</line>
<line>
estado d* ele*ada co**etiçã*. Estar prepa*ado é, p*r ass*m
</line>
<line>
**zer, um
</line>
</par><par>
<line>
elemento i***spen*ável no tr**eto de abso*ção do profissiona* no cam*o l*b*ral. A Ed*c**ão
</line>
<line>
Empree*dedora (EE) *urge como u*a ferramenta útil e necessár*a para *ontribui* *o proc*ss*
</line>
</par><par>
<line>
de reversão de cená*ios d* cris* e
</line>
<line>
estagnação *os *rtefatos econômi*o e social. Como
</line>
</par><par>
<line>
ass**era Lavieri (2010, p.
</line>
<line>
7), "*omeça a f*rmar-s* um consen*o de que empreen*er é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
resposta p**a escapar do su*dese*v**vim*n*o []".
</line>
<line>
**man*o co** *uporte conceitu*l
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
prático que o empreen**dorismo é um fen*meno socioec*nômico, vê-*e que o t*ma tem
</line>
</par><par>
<line>
ganha*o músculos
</line>
<line>
por se caracte*izar como art**ato eficaz para o cresc*mento para e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvi*ent* *conômi*o local, regional e na*ional, tendo como princi*al agente promo*or
</line>
</par><par>
<line>
o *mpreen*edor (ROCHA; FREI*A*,
</line>
<line>
*014). Para Sil*a (2008, p.
</line>
<line>
68),
</line>
<line>
"[...] as mudanças
</line>
</par><par>
<line>
*mpostas
</line>
<line>
pela
</line>
<line>
reorganização do capital não deixa*a* incólume a form*ção humana,
</line>
</par><par>
<line>
pr**c*pa*ment*
</line>
<line>
*quela destinada à for*aç*o para atender aos
</line>
<line>
ditames *o mer*ado",
</line>
</par><par>
<line>
represe*tando a *e*essidade de que medidas conte*po*âneas e atual*za*a* em termos *e
</line>
</par><par>
<line>
formação ac**êmica **j*m aplicadas
</line>
<line>
c*m
</line>
<line>
o objetivo de salvaguar*a* a is*nomia **s
</line>
</par><par>
<line>
envolvidos sob o marco compet*tiv*
</line>
<line>
que at*alme*te vig**a *m diversos segmentos da
</line>
</par><par>
<line>
economia naci*n*l.
</line>
</par><par>
<line>
Um dos pa*éis do
</line>
<line>
*m*reended*r *
</line>
<line>
pôr em prá*ica suas ide*as, porém d* forma
</line>
</par><par>
<line>
ino*adora e sempre agindo *e fo*** *esponsá*el (WERLANG; FA*RET*O; F*ACH,
</line>
</par><par>
<line>
2017). Segundo Werl*ng, Fav**tto e Flach
</line>
<line>
(2017), quando do sur*imento do fenômeno
</line>
</par><par>
<line>
empre**dedor, o* empree**e*o*es foram comp*rados ao* econo*i*ta*, v*sto que e**as
</line>
<line>
pessoas não t*nh*m intere*se apenas em fazer a economia *ira*, mas cr*a* e d*senvolver novos
</line>
<line>
*m*reendimen*os. De todo mod*, * intenç*o em empr***der tem sido i*t**sif**ada *o Ensino
</line>
<line>
Superio*, em *azão da perc*pção das insti*uições da necessidade de a**nhavar *s*orç*s j*nto à
</line>
<line>
sociedade e ao governo v*sando à equalização dos entrave* r*lacionad*s à redução *os postos
</line>
<line>
de tr*balho. As IES - **stituições de E*sino Superior fo*am *onvo*adas, portanto, a aderir a
</line>
</par><par>
<line>
um nov* i*stigante e
</line>
<line>
paradigma,
</line>
<line>
cujo escopo basi*ar tem *ropósito de co*t**buir para o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
es*ím*lo à in**i*tiva empr*endedor* nos vários *ursos d* *rad*a*ão envolvido*.
</line>
<line>
2.1 E*uc*ção Empreendedora
</line>
</par><par>
<line>
**ando abordada a te*ática empreende*orismo, via de *egra,
</line>
<line>
pe*sa-*e em uma
</line>
</par><par>
</page><line>
ativ*dade *om fins lucrativ*s, n*ma empresa, num novo negócio. E* verdad*, o conceito de
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 10, art. 13, *. 24*-26*, out. 2020 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. Guima*aes, A. P. Luko*eviciu*
</line>
<line>
*52
</line>
</par><par>
<line>
empreendedorismo é pol*ss*mico e sua apli*a*ão ro*pe *s frontei*as de um* suposta lógi*a
</line>
<line>
*ercantil, **ndo e* vista que a *ua estrutu*a *oncei*ual * composta de fato*es e caract*rísticas
</line>
</par><par>
<line>
qu*
</line>
<line>
cam*nham para uma gama de possibilidades enq*ant* ação reflexiva e prática. Com
</line>
</par><par>
<line>
efeito, o indiví*uo pode em*r*ender em *á*ias esfe*as: criando um* empresa, at**ndo
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
se*v*ço pú*lico (ROCHA; GU*MARÃES, 2019), d*senvolv*ndo ações em Organizações
</line>
</par><par>
<line>
N*o-Governamentais (*NG), r*in*entando fórmulas, pr*cessos *ét*do* em *mpresas já e
</line>
<line>
existentes ou at*a*do *omo autô*omo (ator, artista plást*co, e*gen*e*ro), conforme a*se*eram
</line>
<line>
Lan*rafe et **. (2018).
</line>
</par><par>
<line>
Par* d*senvolver u*a modelagem pedagógi** que contrib*a para a dissem*nação
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
in*enção empreendedora no am*i*nte es*ola*, seja
</line>
<line>
em que esf*ra f*r e em que níve*
</line>
</par><par>
<line>
educa**ona* f** (*nsin* Méd*o, *nsin* Superior), o profes*or
</line>
<line>
pre*isará
</line>
<line>
envidar esforços
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
sentido de promov*r um s*st*mático
</line>
<line>
escopo t*órico-p*ático a*pir*nd* percepção do corpo à
</line>
</par><par>
<line>
*iscen*e de
</line>
<line>
que as oportunidades existem e
</line>
<line>
que n*ste
</line>
<line>
ambiente
</line>
<line>
estas podem ser am*liad**
</line>
</par><par>
<line>
(VON GRAEVENITZ; HARHOFF; WEBER, 2*10), tornando o ambiente universitário "[...]
</line>
<line>
inspirador e *ropício ao des*nvolv*men*o de i**ia* par* *mpreend*r" (LIMA; LOP*S;
</line>
<line>
NASSIF, 2012, p. 2).
</line>
<line>
Conforme acentua Lavieri (2010, p. 1), "a educaç*o é [] processo f**dame*tal de
</line>
</par><par>
<line>
transmi*são cultural e estrutural do ser h*mano", e**uanto que N*nes e* al. (201*, *41) p.
</line>
</par><par>
<line>
a*seguram
</line>
<line>
que "em um mu*do em que
</line>
<line>
não e*iste mais emprego para todos, n** * mais
</line>
</par><par>
<line>
sufici**te formar empregados, temo* q*e form*r empree*de*ores". Rocha e Freitas (201*, p.
</line>
<line>
467) por sua vez afirmam que, diant* da necess*dade ** alinhar as cond*ções econômicas com
</line>
</par><par>
<line>
a redução de *ostos de tr*balho
</line>
<line>
percebidos n* mercado, "a educa*ão **preendedora t*m
</line>
</par><par>
<line>
focado uma de suas co*rente* no en*ino do *mpreendedorismo a
</line>
<line>
estu*a*tes do ensino
</line>
</par><par>
<line>
superio*, destacando-se o Curso de Admin*st*ação, em razã* da inte*face entre inovação,
</line>
<line>
*po**unidade, g*st*o e desenvo*vimen*o econômico".
</line>
<line>
Hashimoto e Gr*s* (20*7) refo*ça* o papel das I*stituições de Ens**o Su*e*ior (IES) na
</line>
</par><par>
<line>
f*rma*ão
</line>
<line>
de empree*dedores,
</line>
<line>
destacando o *mpr*endedorismo *omo
</line>
<line>
um *e*ômeno social
</line>
</par><par>
<line>
que adve*o pa*a desconstruir
</line>
<line>
alguns paradi*mas, d*nt*e os quai* a
</line>
<line>
percepção *e que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
formaçã*
</line>
<line>
ac*dêm*ca voltada *ar* u* empr*gado é diferente daquela que *ev* ser
</line>
</par><par>
<line>
*mple*e*tada pa*a a formação *e
</line>
<line>
um empre*ndedor. E* r*lação à dis**plina
</line>
</par><par>
</page><line>
empreen*edorismo, Hashimot* e Grisi (201*, p. 26*) *firmam que esta precisa s*r repens**a
</line>
<line>
do ponto *e *is*a das té*n*cas *inâmicas e prát*cas, tendo em vista que
</line>
<line>
[] só replica o mode*o de *ransferência de conhe***ent* apli*ado, na forma do
</line>
<line>
u*o *e f*rramentas práticas como planos de negócios o* a*álise de forças e
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 10, *rt. 13, *. 246-*65, out. 2020 www4.fsanet.co*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*ucação E*preen*edora como *nst**ment* de Estí*u*o à *r*nsfor*ação *ocio*conômica
</line>
<line>
253
</line>
</par><par>
<line>
fraqueza*, *as não *t*nde o desenvo*vimento *e competênc*as e habili*ades
</line>
<line>
necessárias ao empre*ndedor *esd* o primei*o dia e* qu* decide de*envolver seu
</line>
<line>
co*ceito de negócio.
</line>
<line>
Deve-*e, por *utro la*o, ao buscar comp*eender a dinâmica da form*ção do s**eito *or
</line>
<line>
m*io da Educação Em**eendedora, compreender que o se*tido p*á*ico da preparação deste
</line>
<line>
**rde consistê*cia e eticidade se o processo estiver ancor*do na merca**ilização do en*in*
</line>
<line>
(*ERTERO, 2007; NOGU*IRA; OLIVEIRA, 2*1*; LO*ES; **LL*NA; SA*SAK*, 201*;
</line>
<line>
COSTA; S*LVA, 2**9), cujos pa*a*ar*s formativos n*o e*tão *linhados com * real nexo do
</line>
<line>
objeto da EE, c*jo signific*do sem*nal é a quali*i*ação ef*caz do sujeito, vis*n*o à ampliação
</line>
</par><par>
<line>
de opor*u*idades *or meio
</line>
<line>
do *onhecime*to fo**al e *a r*uni*o ** habilidades
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
com*etências necessá*ias para o suc*sso da p*oposta (LAN**O et al. 2011).
</line>
</par><par>
<line>
Diante desta re*lida*e, ind*ga-se: é * form*ção acadêmica que a*r*pria e
</line>
<line>
estimu**
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sonho ou é * so*ho, preconceb*do, q*e *mpl**a na em*rgência da realização de uma for*ação
</line>
<line>
consist*nte e q*a*i*icada aspirand* à pa**ic*pação do sujeito em igualdade de *ondições no
</line>
<line>
merc*do disponibili**do? É pr*vável que a i*sa*isfação diant* de um* realid*de desfavorável
</line>
</par><par>
<line>
*on*uza as pessoas * um es**gio *e ruptur*
</line>
<line>
do status *uo qu* *epr*senta, neste asp*cto,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desejo de **ter um empr*go formal. Todavia, o atual pano*ama in*ic* que
</line>
<line>
a* vagas estã*
</line>
</par><par>
<line>
sen*o
</line>
<line>
eliminada* e novos para*igmas
</line>
<line>
relacionai*
</line>
<line>
estão se*do for*ad**, induzindo os
</line>
</par><par>
<line>
i nd* ví **os
</line>
<line>
a r*pensarem suas **sições
</line>
<line>
e conv*cções, buscando adota* mecan*smos de
</line>
</par><par>
<line>
s*gurança e re*guardo, co* o propósi*o
</line>
<line>
de assegur*r sua *ob*eviv*ncia. Ap*ren**men*e, *
</line>
</par><par>
<line>
tr*ta-se de um* con*ição própria *o tipo "empreendedorismo por necessidad*". Scha*fer
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Minello (2017) afirmam que * Edu***ão Empreende*ora pode aumentar a qualidade da
</line>
</par><par>
<line>
preparação e o número
</line>
<line>
de jov*ns inovador*s, pro*tivo* e *om *niciativa, tan*o para
</line>
</par><par>
<line>
trab*lhare* *m uma o*ganiz*ção o*
</line>
<line>
atividade
</line>
<line>
autônoma, quant* para *ocarem s**
</line>
<line>
próprio
</line>
</par><par>
<line>
negócio.
</line>
</par><par>
<line>
Toda*ia, em*ora sob o si*no *a necessidade iminen*e ou imediata, *uit*s pes*oas têm
</line>
</par><par>
<line>
se apoiado
</line>
<line>
*a *niciativa empreende*ora c*mo uma medid* apta a promov** novas
</line>
</par><par>
<line>
possibilidades de r**liz*ção pessoa* e pr*fission*l. Estrutur*r este
</line>
<line>
espírit* e*preend*do*
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
espaço acad*mic* se *o*na, *ortanto,
</line>
<line>
um *onto a ser *nc*nti*ado pe*os *g*ntes
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
detêm
</line>
</par><par>
<line>
instrumentos, capacid*de* * mét*d*s adequados para
</line>
<line>
*mplement*r um nov* estágio na
</line>
</par><par>
<line>
economia de uma nação, embora Robi*, Yáñez e Santander (2*20) firmem hesitaç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inquiet*ç*o se *e *ato as univesid**es f*rm*m em*reendedores.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teres**a PI, v. 17, *. *0, *rt. 13, p. 246-265, out. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. Gu**araes, A. P. Lu*osev*cius
</line>
<line>
25*
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Formação do *spírito E*pr*end**or
</line>
</par><par>
<line>
O empr*endedor**mo é um fenômeno socioeconôm*co contemporâneo *, como
</line>
<line>
consequência, o *ema *e* sido abo*dado, compreendido e valoriza** p*r se ca*acte**zar como
</line>
</par><par>
<line>
m*io ef*caz para o cresc***nt* e
</line>
<line>
desen*ol*iment* econômico, soc*al e p**ítico nã* apenas
</line>
</par><par>
<line>
region*l, ma* *e um* n*ção (*OBIN, YÁÑEZ; SANTANDER, 2020; ASENJO; *ARB*RÁ,
</line>
<line>
*01*; ARAYA-P**A**O; *VILÉS-PIZARRO 20*0). Também Lenzi (20*9) ***a*i*a que o
</line>
</par><par>
<line>
e*preend*dorismo é um fenôme*o que se
</line>
<line>
confi*ur*u como principal fator de
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lvimento econômico * social de um paí* e *ue, *or meio de ini*iativas muitas ve*es
</line>
</par><par>
<line>
de indiví*uos pr*ativos e
</line>
<line>
p**sistentes, tem-*e * capa*ida*e de propor**o*ar crescime*to ao
</line>
</par><par>
<line>
país e * pop*l*çã* em geral, a**im como *ode cont*ib*ir para a incl*são soci*l (GO*L;
</line>
<line>
RI*HI, 2012).
</line>
<line>
C*m efeito, o ambiente acadê*ico se torn* cada vez mais *m e*paço qu* precisa
</line>
<line>
propo*ciona* aos es*ud*nt*s poss*bilidad** reais, as *uais, implem*ntadas com a metodologi*
</line>
</par><par>
<line>
ad*quada e s*b um es*opo co*tem*orâneo, pr*mov*m ações
</line>
<line>
com *bje*ivo d* m*lho*
</line>
</par><par>
<line>
q**li*icá-l*s **ra q*e possam e**lo*ar as potencialidad*s *mpreend**oras v*sando * *tender
</line>
<line>
suas própria* necessida*es. Estudos (*IMA; LOPES; NASSI*, 201*) *omprovam que quando
</line>
</par><par>
<line>
as Instituiçõe* de **sino Superior (I*S) não o*erecem a *ducação Emp*eendedora
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
propensão do* *s*udantes a* empreendedo*ismo é reduzid*. Outro* estudos têm demonst*ado
</line>
<line>
a fo*t* con*entração de disciplina* vol*adas *ara a for*ação *e em*reen*edores no contex*o
</line>
<line>
dos Cursos de *dmin*stração e Ges*ã* (NUN*S et al., 2017). To*av*a, o espírito
</line>
<line>
emp*eende**r **o pode ser consider*do um produto das p*escr*ções *e Projetos Pedagógico*
</line>
</par><par>
<line>
(PPC), m*s uma
</line>
<line>
qualidade subjet*va do sujeito, cuj* f*rmação est*
</line>
<line>
atr*lada a *m
</line>
<line>
am*iente
</line>
</par><par>
<line>
ac*dêmico (ou *ão) favorável, esti*ulante
</line>
<line>
e
</line>
<line>
instigante, o qu*l con*uz o indivíduo pe*sar a
</line>
</par><par>
<line>
"fora da caixa" e s*b a atmosfer* d* inovaç*o com* element*s
</line>
<line>
de el*vação do dese*o em
</line>
</par><par>
<line>
emp*eender (H*RINGER et al., 2019).
</line>
</par><par>
<line>
T*ndo e* vista *ue egresso forma*o em universid**es não sai complet*, pois "[] o
</line>
</par><par>
<line>
não tem pleno
</line>
<line>
dom*nio d* tod* o conhecimento e
</line>
<line>
das habilidades necessárias
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
desempenhar b*m
</line>
<line>
sua pr*fissão", c*n*orme
</line>
<line>
asseguram Hashimo*o G*isi (201*, p. 261), e
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*mperi*s* que
</line>
<line>
no a**iente acadêm*co sejam a*o*ados téc*icas e instrum*ntos que deem
</line>
</par><par>
</page><line>
signific**o e *om*reensão aos di**entes com o fit* de prom*ver *ma capa*itação prática que
</line>
<line>
permi*a re*uzir *l*uns d*s *at*res que podem nã* ser desenvolvidos neste **cu*. No mínimo,
</line>
<line>
*ntend*ndo *ue caso o desej* do est*dante n*o es*eja f*xado para a i*ic*ativa emp*ee*dedora,
</line>
<line>
c*mo assev*ram Li*a, Lo*es e Nassif (2*12, p. *), o mes*o *bterá, no processo formativo
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, a*t. 13, *. 246-265, out. 202* www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*du*ação Empreendedora c*mo Instrumento de E*tímulo à Transfor*a*ão Socioecon*mi*a
</line>
<line>
255
</line>
</par><par>
<line>
no conte*to *a Educação Em*r*en*edo*a, "[] *
</line>
<line>
*en*amento *riat*vo, a geração
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
inovações e o cr*sc*mento do s*ns* de auto-estima [sic] e ** *e**onsa*i*idade []".
</line>
<line>
E*tu*ando o* fato*es relaciona**s a* de**jo *e empreender, *cCle*la*d (2010, *. 211)
</line>
<line>
afirma que "o fato *rucial é q*e, nessas situa*ões moderadament* arrisca*as, o *esu*tado
</line>
<line>
depende muito mais claramente de *ua habilidade - de sua conquista, s* você *e*ejar - do que
</line>
<line>
n* caso de *m dos e*trem*s", apontand* *ue muito do que se pode *ndicar como co*quistas
</line>
<line>
*dvém do perfil do su*eito empreendedor e menos do *mbiente *x*e*no, visto qu* est*, sob o
</line>
</par><par>
<line>
*lhar da maio*ia, pode in*i*ar baixo coeficie*te de condiçõ*s favo*áveis para perm*tir
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
i*gr*s*o d* mai* *e**oas no campo. Ase*jo e Barberá (201*, p. 379) af*rmam que *r** fatores
</line>
<line>
motivacionais i*terferem na decisão do s*jeito *m e*preender: "[] a) as atitudes pessoais;
</line>
</par><par>
<line>
b) as normas subjetivas e
</line>
<line>
c) * c*ntrole do *omp*rta*ento
</line>
<line>
p*r*eb*do ou pe*cepção
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
capacidade de *er e*pree**edor e cont*olar * açã* de e*preender".
</line>
<line>
Vê-se, *ssim, que embora a su*j*tividade seja um elemento d* relevância *o contex*o
</line>
<line>
** forma*ão do *spírito empreende*or, é v**enciand* ** ambiente ac*dêm*co que pauta *uas
</line>
</par><par>
<line>
proposituras e* técnicas diversas aspir*ndo ao fomento da in*o*poração, pelo discente,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ompreensão e si*nifi*ado *propri*dos, que espírit* empreendedor se o
</line>
<line>
dissemi**. M*d*d*s
</line>
</par><par>
<line>
adotadas p*la PU* **o Gra*de do Sul, *or
</line>
<line>
exem*lo, con*titu*m bas*s *nst*gan*es para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
formação do espírito empr**ndedor dos
</line>
<line>
discentes,
</line>
<line>
con**rme relatam Nunes
</line>
<line>
et al. (2017).
</line>
</par><par>
<line>
Afinal, como assevera Carneiro (*0*2, p. 1*5), "escola é currículo. Aprendiz*gem é conteú*o
</line>
</par><par>
<line>
tra*sform*do. **la de au*a não é lo*al, é *mbi*nte. Aluno
</line>
<line>
n*o d*stinatário, é a**r é
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
aprendiza*em. Professor não é depositante, é *ediador", s*gerindo que uma nova pe*spec*i**
</line>
</par><par>
<line>
*ob a influência
</line>
<line>
da E*a Digita* e da evol*ção das TI*´s - T*cnologi*s
</line>
<line>
da I*formação e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Co*unicação, coordenada pe*o prof*ssor, pr*ci*a s*r assu*ida n* ambie*te acadêmico.
</line>
<line>
Par* muitos, em s*t*ações de retração e**nômica e elevada competitividade, fa**res *ue
</line>
</par><par>
<line>
se junta* à b**xa absorção d* mão
</line>
<line>
de o**a disponível no mercado, su*e**m dificul*ades
</line>
</par><par>
<line>
extr*mas
</line>
<line>
para a a*e*tura de um negócio. Para outros, porém, es*e cenário expressa uma
</line>
</par><par>
<line>
si*uaçã* diversa * **siti*a, desde que a ideia do negócio *onten*a elementos como agregação
</line>
</par><par>
<line>
de valor,
</line>
<line>
*iferenciação, determ*nação e i**vação, no seu bojo. Est*dos desenv*lv*dos por
</line>
</par><par>
<line>
Lanero et
</line>
<line>
al. (2011) com
</line>
<line>
diferente*
</line>
<line>
p**fis de es*udante* d**ons*ram que a
</line>
<line>
Ed*caçã*
</line>
</par><par>
<line>
Empreendedora influi na for*ação do e*pí**to *mpree*dedor, indicando que a maneir* como
</line>
<line>
a rela**o e*tre doce*te e discente é *stabe*ec*da no proc*s*o de forma*ã* t*rna positi*a (ou
</line>
</par><par>
<line>
não)
</line>
<line>
o desejo de empr**nde*. Também Minello Schaefe* (20*9), por meio d* *s*udo *
</line>
</par><par>
<line>
*m*íric*
</line>
<line>
des*nvolv*d* com estudantes de grad*ação e prof*sso*e* dos
</line>
<line>
curso*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Ad*inistração, *ireito e S*stemas de In*or*ação, revelaram que uma prop*sta de Ed**ação
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*e*ina PI, v. 17, n. 10, art. 13, p. 24*-265, out. 2**0 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. Guimaraes, A. P. Lukosev*cius
</line>
<line>
256
</line>
</par><par>
<line>
E*preen**dora pod* desenv*lver *s**ctos da mentalid*de
</line>
<line>
e d* com*ort*mento
</line>
</par><par>
<line>
empre*n*e*or dos estudantes, d*staca**o *ue estes cursos possuem disciplinas transversais
</line>
<line>
*e Educação *mpr*endedora. É fato *u* as h**il*d*des an*ariadas no ambiente acadê*ico é
</line>
<line>
determinante na formação *o espí*ito empre*n**d*r, f*m*n*ando características a**oci*das ao
</line>
<line>
*omporta*ento empre*ndedor *o estu*ante (ASENJO; BA*BERÁ, 2013).
</line>
<line>
O ambiente acad*mico pre*isa se* estimulante e se c*nstituir em e*paço p*r*anent* do
</line>
<line>
p***esso de transf*rmação ment*l-cognitiv* do sujeito, adotando *écnicas *apazes d* trazer o
</line>
<line>
discente *ara o centro do debate, pr*mov*ndo a capacid*de cr*tica e o di*ce*ni*en*o capazes
</line>
</par><par>
<line>
de torná-lo protag*nista d* um novo est*gio soci*econômico. É
</line>
<line>
*mportante d*stacar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
elemento subj*tivo na formaçã* do es*udante, uma *ez que o estím*lo par* a inc*rporação d*
</line>
<line>
*ovos s*beres, conh*cimento*, pr**icas, ha*ilidade* e atitude* depende também **
</line>
<line>
receptividade admi**da pelo discente no processo ens*no-ap*endiza*em.
</line>
<line>
2.3 Mét*dos Ino*ad**es no P*ocesso Ensin*-A*re*di**gem
</line>
<line>
Adotando como pon*o d* partida *ue um nov* contexto *ocioecon*mico está instalado,
</line>
</par><par>
<line>
as ferramentas didát*co-pedag**icas
</line>
<line>
de adequação * es*e novo mome*to com vi*tas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
es*imul*r a iniciativa
</line>
<line>
e*pre**deor* no a*bi*nte a**dêmico precisam ser r**ensadas,
</line>
</par><par>
<line>
atualizadas e *ncorpora*as
</line>
<line>
pe**s ato*es
</line>
<line>
envo**ido*. Tendo em vista que "[] a inovaç**
</line>
</par><par>
<line>
emerge como um el*men*o ge*ado* de vantagem competitiva e o conheci*ento cient**ico tem
</line>
<line>
sido *onsid**ad* um ***umo fundam*nta* para o desenvolvim*n*o econômico" (NUNES et
</line>
<line>
**., 201*, p. 143), **vas té*nicas s*o *ecessárias para construir * *ont* entre a academia e as
</line>
</par><par>
<line>
demandas
</line>
<line>
merc**ol*gi*as,
</line>
<line>
aqu* incl*í*os ** requisit*s i*pos*os pel*s
</line>
<line>
o*ganizaçõ*s * pelos
</line>
</par><par>
<line>
*luxo* financeiro e e**nômico,
</line>
<line>
cu*a
</line>
<line>
orientaç*es advêm do *istema globa* de inte*câmbios
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
parc*ri*s.
</line>
</par><par>
<line>
Ad*tar novas metodologia* de transpos**ão didática co* * *oco na aprendizage* ativa
</line>
<line>
do *iscente e com ê**ase na rel*ç*o *e*ria-prá*i*a (ARAÚJ*; D*VEL, 20*8) req*er, então,
</line>
</par><par>
<line>
uma postu*a ma** proat*va do docente. *ob esta
</line>
<line>
perspectiva, reconhec*-se, nas palavras
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Hashi*ot* e Grisi (2017,
</line>
<line>
p. 263),
</line>
<line>
que "*ormar em**eend**ores é difere*te de form*
</line>
</par><par>
<line>
emp*egados", *aí emergindo *utr*s pos**l*dos dos m*smo* auto*es, os quais con*ém elencar:
</line>
</par><par>
<line>
O desenvolviment* de c*mpet*ncias h*bilidades é mai* importan*e para *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
empreend*dor do que p**a o *m*rega*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*sin*, v. 17, n. *0, art. 13, p. *4*-265, ou*. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educa*ão Empreendedora c*mo Instru*e*to de Estímulo à T**nsf*rma*ão Socioec*nôm*ca
</line>
<line>
257
</line>
</par><par>
<line>
* empregado compl*menta sua formação
</line>
<line>
no emprego, e*quanto
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
empreend*dor complementa sua formação na criação e no dese*volv*mento
</line>
<line>
d* próprio negó*io.
</line>
<line>
*s IES [Instituições *e Ensi*o Superior] não estão pr**arad*s para propicia* o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvim*n*o de com*etências
</line>
<line>
e habili*ade* na formação de
</line>
</par><par>
<line>
emp*eended*res.
</line>
</par><par>
<line>
Para Pimenta e Anastasiou (2010, *. 102), "[...] conhecer *** se reduz a *e in*ormar",
</line>
</par><par>
<line>
razão *ela qual sinaliza qu* t**os, indi*tinta**nte, prec*sam viabi*izar **rma*
</line>
<line>
de angari*r
</line>
</par><par>
<line>
h**ilidades, competênci*s, pos*uras e significados e* um perío*o que
</line>
<line>
de*erm*na
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
seletividade na**ra* aos profissionais dos mais variados ramos. Estudos de Asenjo e Ba*berá
</line>
</par><par>
<line>
(2013) tamb*m de Robin, Yáñez e Santa*der (2020) in*icam que as comp*tên*ia* são e
</line>
</par><par>
<line>
fundam*ntais no contexto do comportamento
</line>
<line>
empreende*or, ressaltando o seu papel no
</line>
</par><par>
<line>
proce**o de ação do suj**to e, **ns*quente*ente, no sucesso d* in*ciat**a. O *rofission*l da
</line>
<line>
educ**ão, do *esm* m*d*, pre*is* compr*en*e* que um* nova dinâmica se instalou no
</line>
<line>
espa*o formativo, *ra em ra*ão da compet*ção por co*hecimentos emergentes, ora e* ra*ão
</line>
<line>
das tecnolo*ias *igi*a*s q** passam a *om*nar as rel*ções en*re docen*e e discente, o*a porque
</line>
</par><par>
<line>
*s inform*ç*es passaram a *luir em velocid*de jam**s vista, imp*ndo uma
</line>
<line>
*ermanente
</line>
</par><par>
<line>
atualização do
</line>
<line>
*e*i*dor
</line>
<line>
do c*nhecimen*o, ora porque o smart**on*, nos ca*os *m *ue
</line>
</par><par>
<line>
inexistiram n*go*iaçõe* *ilat*ra*s, advei* para compet*r co* * atuação docente (H*RINGER
</line>
</par><par>
<line>
et al. 2*19). Di*cor**ndo sobre os *ovos par*d*gm*s da
</line>
<line>
docê*ci* e* um
</line>
<line>
ambi*nte de
</line>
</par><par>
<line>
re*orrent* tra*sforma*ão, Bertero (2007, p. 4) assinala que,
</line>
</par><par>
<line>
o a*uno *ue hoje se e*cont*a
</line>
<line>
n*s *alas de *u*a é *uito *ifere*te do que era
</line>
</par><par>
<line>
encontrado há não muito tempo. Mesmo professore* j*vens q*e começa* a lecionar
</line>
<line>
c*nco ou 10 *nos após a conclusão de seu cur** de grad*ação ex*erimentam *
</line>
</par><par>
<line>
**a*ado
</line>
<line>
"cho*ue de geraçõ*s", que s* reflete nas at*tudes, exp*ctativas e na
</line>
</par><par>
<line>
maneira *e entende* a *niversidade e um curso su*erior.
</line>
<line>
Leva*ta-se, *qui, uma proposição que de*anda *efl*xã* por parte dos atores envolvidos
</line>
<line>
na relaçã* ensino-a**en*izagem: O profess*r é ins*ado a ser cr*ativo *o* um contexto de
</line>
</par><par>
<line>
para*igma* digitai* e
</line>
<line>
de p*ofu*da conectivid**e co* os *eio* vigen*es de *nf*rma*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*municação aos quais o **tudante está suposta*ente s*bord*nado? Parec* *ue sim.
</line>
<line>
Po*kew*t* (*990, p. *10) destac* a*p**tos do *ocen** que *e fa*em relevantes no *tual
</line>
</par><par>
<line>
cont*xto edu*a*ional:
</line>
<line>
"T*mbi*n es cara*t*rística
</line>
<line>
de l* *ráctica d*c*nt* la p*culiaridad de
</line>
</par><par>
<line>
fijar un tiemp* d*te*mi*ado pa*a la \crea*ivi*ad\ y otro para la \i*dagació*\". De acord* com
</line>
<line>
o pensame*to de *ra*m, Carmo e Sá (2016, p. *1),
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina **, v. 17, *. 10, art. 13, p. 246-265, out. 2020
</line>
<line>
ww*4.f**net.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. Guimaraes, *. P. Lu**sevicius
</line>
<line>
258
</line>
</par><par>
<line>
esti*ular a criativid*de não parece s*r tão simpl*s quan*o se an**isa o ensi*o da
</line>
<line>
forma que é c*nhe*ida hoje, o*de o* *éto**s tradicionais ai*da são o* que
</line>
<line>
*revalec*m seja *e*a forma *** * professor foi *reparad*, seja *o* exigên**a das
</line>
<line>
p*óprias i*stituições de ensino superior.
</line>
<line>
Segundo Ro*ha e Fre*tas (*01*), *u*tos são os instrume*t*s e métodos utilizados pelos
</line>
</par><par>
<line>
docentes na formação de
</line>
<line>
estudantes do Ens*no Su*e*i*r no que **n*e à ideal*za*ão
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
*m*reendedor*smo como possibilidade de promoção de oportunid*des e re*d*, conduzindo o
</line>
<line>
sujeito a u* nível de inde*end**c*a que muito* asp*ram. Para amal**mar a *e*ria à prática -
</line>
</par><par>
<line>
no q** d* z
</line>
<line>
*espe*to às técnicas ped*gógic*s
</line>
<line>
utilizadas *elo* profess*res par* firmar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ap*eensão * o discer*imento acerca do empreendedo*ismo * com
</line>
<line>
fundamen*o **
</line>
</par><par>
<line>
metod*logias ativas (BE*BEL,
</line>
<line>
2011) e em "[] e*tratégias centradas na
</line>
<line>
a*ren*izagem
</line>
</par><par>
<line>
experien*ial * vi*encial []" d* estudante (ARAY*-PIZARRO; A*IL*S-PI*ARRO, 2020,
</line>
<line>
*. 4) - v*ri*s são os instrumentos u*ili*ados *ara tal *n*enção, como elencados a seg*ir.
</line>
<line>
Forma*ão *e gru*o* visando à parti*ipação em *imulações on l*ne;
</line>
<line>
Ex*bição de filmes cont*ndo enredos ab*rdando o eix* temáti*o;
</line>
<line>
Discussão e for*ação cr*tica *e estudo* de *aso;
</line>
<line>
U*o da sala de au** *nvertida co*o meto*ologia *e apreensã*;
</line>
</par><par>
<line>
Aplicação de dinâmi*as
</line>
<line>
va*iada*
</line>
<line>
*nvolvend* tópi*os como marketing, gestã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*ssoas, lid*r*nça, fo*maç*o *e p*eço, es*ratégia, pesquis* d* mercado, seleção d*
</line>
<line>
local*zação, análise situacio*al, e*patia, coo*eraçã*, intuiç*o, etc.;
</line>
<line>
Análi*e e aplica*ão de caso* de ensino;
</line>
<line>
Dis*ussão sobre a inovação soci*l como el*me*to de promoçã* do empreended*rismo
</line>
<line>
social;
</line>
<line>
Visitas a empresas que foram criad*s a partir de uma iniciativ* empreendedora;
</line>
<line>
Palestra* proferidas por empreend*dores;
</line>
<line>
Impleme*t*ção de instr*m**tos lúdicos;
</line>
<line>
Aplicaçã* do proce*so do incidente;
</line>
<line>
E*a*ora**o de plan* de n*gócio;
</line>
<line>
Ap*icação do Business *odel Canvas (B*C);
</line>
<line>
E*vol**men*o *a* e***riências de E**resas *u*iores;
</line>
</par><par>
<line>
Eventos *ientíf*cos (W*rkshops, En*o*tr**, S*minários, *ficinas) o*j*t*vand*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
apr*se*tação * à socia*izaç** de t*abalhos desenvol**d*s p**os discente*;
</line>
</par><par>
<line>
Co*str**ão **letiva de posiç*es mercadoló*i*as *oman*o c*mo p*râmetro
</line>
<line>
cenári*s
</line>
</par><par>
<line>
com*lexos * d*s*av*ráveis com o *ropósito de desenvolver o se*so c*iativo e
</line>
<line>
inova*or do *iscente, dentre outras alternat*vas;
</line>
<line>
In*talação *e i*cubadoras;
</line>
<line>
Utilização *o A*co de Charles Maguer*z, e
</line>
<line>
Difusão do *mpreendedorismo Soci*l por me*o *e Projetos e Program*s de Extensão,
</line>
<line>
*e*tre o*tras técnicas.
</line>
</par><par>
<line>
* fato é q** a atr*ti*idade
</line>
<line>
did*ti*o-ped*g*gic*
</line>
<line>
no *spaço-tempo do p*o*es** ensino-
</line>
</par><par>
<line>
a**end**agem represen*a
</line>
<line>
uma açã* in**spensá*el na f*xação *o protagonismo discente,
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, art. 13, p. 2*6-2*5, ou*. **20
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**ucaç*o *m*reende*ora *omo Inst*umento de Estímulo à Tran*f*r*aç*o Socioeco*ômica
</line>
<line>
259
</line>
</par><par>
<line>
seja, para qu* * cen*r*lism* no al*no seja *e fato *ristalizado, é necessário *u* o docen*e
</line>
<line>
pro*ova a autor*efl*xão * des*nvolva ferra*en*as c*pazes de a*roxima* as *ases teóricas *o
</line>
<line>
conhecimento *o exercício d* *erramentas, i*strumentos e técnicas (disciplinas formais,
</line>
<line>
dinâmi**s, jogos empresariais, event*s vol*ad*s para o se*mento, criação d* empresas,
</line>
<line>
co*strução de pl*nos de negócios, etc.) as quais s*rão impl*ment*das em campo, no curso da
</line>
<line>
*rofissão pert**ente, que p*de s** na área da A**inistração/Gestão *u em qualque* outr*
</line>
</par><par>
<line>
camp* do co*hecimento, te*d* e* vis*a qu* o espírito emp*eende*or e a inten*ão
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
empreen*er está *trelado ao suje*to, não **cessariamente ao context* *e s*a forma*ão
</line>
</par><par>
<line>
*cadêm*ca
</line>
<line>
(ODILON
</line>
<line>
NETO;
</line>
<line>
GUIMAR*ES;
</line>
<line>
LUKOSEVICIUS;
</line>
<line>
2019;
</line>
<line>
BO*FIM;
</line>
</par><par>
<line>
*EIXE*RA; MONT*NEGRO; 2019; LIMA et al.,
</line>
<line>
2015; *RU*G*R; *RAZEAL, 1994;
</line>
</par><par>
<line>
SCHAEFER; MINELLO, 2019; S*UDEI* e* al. 2019; A*ENJO; *ARBERÁ, 2013; LIMA;
</line>
</par><par>
<line>
LOP*S; NASSI*, 2012), muito embora
</line>
<line>
não *e*a p**sível av*liar, em termo*
</line>
</par><par>
<line>
comportamentai*, *e
</line>
<line>
uma pessoa será b**-s*cedida
</line>
<line>
ou malsucedida, caso resolva at*ar
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
segme*to (Fillion, 199*).
</line>
<line>
Vale pontuar qu* me*odologias *tivas tê* um pap*l de dest*q** na f*rmação da
</line>
<line>
autonom*a di*cente (BERBEL, 20**), cujo desempenho é ampliad* fac* ** proce*s* de
</line>
<line>
interação insta*ado em *ala de *ula, com os pares e com o professor. Como reflexo, segundo
</line>
<line>
Berbel (2011, p. 28), e**rgem resultados p*s*tivos em re*ação: "1 - à motivaç*o; 2 - *o
</line>
<line>
en*aj*mento; 3 - ao de*envolvim*nto; 4 - à apr*ndizagem; 5 - * melh*ria do desempen*o; 6
</line>
<line>
- ao estado psicológico". Apoiando-se nas li*õe* de B*stos (2006), Berbel (2*11, p. **)
</line>
<line>
def*ne metodologi*s ati*as como os "proce*sos in*erativos de conhecimen**, anál*se, est*dos,
</line>
<line>
pesqu*sas e *ecisõe* individuais ou coletiv**, com a f*nalidade de encontr*r soluç*es pa*a um
</line>
<line>
pro*lema."
</line>
<line>
Portanto, é importante ressa*tar que os instrumento* ele*cado* obterão ef*cácia *m
</line>
<line>
relação à aprendiza*em discente na me**da e* **e a sua aplicação estiver ancorada na
</line>
<line>
*rática, isto é, q*e estas exp*riên*ias sejam vivencia*as num co*texto mais *m*lo, n* qual *
</line>
</par><par>
<line>
criatividade, a im*gi*ação, a *eflexão e a ação estiv*rem coa*unada* co*
</line>
<line>
os sig*ificados
</line>
</par><par>
<line>
advin*o* da tra*sposiçã* didát*ca
</line>
<line>
adotada pel* docente, **e a f*xação do real - prática *
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
pelo estudante s*ja absorv**a com* meio vá**do p*ra a *onstrução ** autoco*hecimen** e na
</line>
</par><par>
<line>
bu*ca de s**uções
</line>
<line>
de p*oblemas soci*is. Afinal, *omo p**tua Berbel (2*1*, 2*) "[] os p.
</line>
</par><par>
<line>
h*bit*s são aprendidos pa*a serem utilizado* na ação e os conh*cimentos são aprendidos para
</line>
</par><par>
<line>
guiar a ação" re*u*rendo do sujeito, porta*t*, a atitude - de caráter subjetivo -
</line>
<line>
de pro*or
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
o*e**r a m*d*n*a q*e p*et*nde realizar.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*si*a PI, v. *7, n. 10, art. 13, p. 246-265, out. 2020
</line>
<line>
www4.fsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. Guimaraes, A. P. Lukosev*cius
</line>
<line>
260
</line>
</par><par>
<line>
* *ETODOLOGIA
</line>
<line>
O **esente ens*i* possui *ma abordag*m qu*litativa (YI*, 2016) de n*ture**
</line>
<line>
interpret*tiva (C*ESWELL, 2*13; YI*, 20*6) e de*crit*va-explica*iva (RICH**DSON,
</line>
<line>
2*10), orientad* por re*e*ências bibliográfi*as, *ssim co*o na ex*eriência viv* d*s autores,
</line>
<line>
também **of*s*ores de *mp*e*ndedori*mo.
</line>
<line>
O estudo descritiv* tem o propósito ** r*lat** i*for*ações *btidas ** outros estudos ou
</line>
<line>
a part*r de um fenôme*o e*idenciado ou admitido hip*teticame*te, *uscando des*nv*lve*
</line>
</par><par>
<line>
aspect*s crít*cos, comparativos e an*lít*cos *a compo*ição *o
</line>
<line>
conjunto *e
</line>
<line>
car**terís*icas
</line>
</par><par>
<line>
ob*idas n*s fon*e*
</line>
<line>
utilizad*s. É *xplica*ivo por*ue realça caráter conceitual das te*e* em *
</line>
</par><par>
<line>
*i*cussã*, operan*o novas co*preensões visando à explanação sistem*tizada das i*f*r*açõ*s
</line>
<line>
angaria*as.
</line>
<line>
Detém, **te estudo, um viés interpretati*o porque é, *m e*sência, o a*icerce de um
</line>
</par><par>
<line>
ensai*, cu*o *en*ido é aprimo*ar, **r*fundar e conceb*r novos
</line>
<line>
co*tornos a u* significado
</line>
</par><par>
<line>
epist*m*lógico a**ent*do ou pa*cialm*nt* j**tifi*ado em estudos anteriore*. * ens*io também
</line>
<line>
tem o papel *e *br*r novos ho*izontes an*l*ticos sobre o tema em apor*e, não pr*scindindo do
</line>
<line>
rigor científico, nec*ssári* para afastar o senso com*m * a vi*ão ideológica, a* quais podem
</line>
<line>
promo*er avaria* e/ou ate**ias epistem*lógi*as *o constructo el*borado.
</line>
<line>
Muito embor* a *iênci* positivista prevaleça *o campo das C*ências Sociais A*l*c*das
</line>
</par><par>
<line>
- face
</line>
<line>
** caracterís*icas
</line>
<line>
de confiabilida*e que a orient*m, es*ecialm*nte
</line>
<line>
os es*udos com
</line>
</par><par>
<line>
c*nto*nos *u*ntitat*vo* -, a elabora*ão de um ensai* não
</line>
<line>
*erde o seu vi*or, *aso este*a
</line>
</par><par>
<line>
*nc*rado em arg*mentos vál*d*s, em uma harmonização lóg*ca dos *ign*fica*os que a análise
</line>
</par><par>
<line>
preten** e*boçar,
</line>
<line>
em críticas co*r*nt*s e, *omo destaca Bertero (*011), *a criatividade
</line>
</par><par>
<line>
metodoló*i*a. Este último el*m*nto é r*levante destacar, tendo em vista que o *nsaio "[]
</line>
</par><par>
<line>
d*spe*sa provas, no
</line>
<line>
sentido de **m**ov*ções
</line>
<line>
empíricas em que
</line>
<line>
h**ótese* são s*bmetid*s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
te*tes. S*a coe*ência e su* legitimação r*sidem na coerência das ela*o*ações do ensaísta", n*s
</line>
<line>
palavras de Berter* (2011, p. 3*0).
</line>
<line>
4 CON*IDER*ÇÕ*S FINAIS
</line>
<line>
*st* t*abalho bus*ou *e*envolver *m* i*eia pautada na concepção de qu* a Educ**ão
</line>
<line>
Empre*ndedora (EE) detém u* *a*el releva**e *o c*ntexto das relações so*ie*ári*s vigentes,
</line>
</par><par>
<line>
te*d* *o*o pano de fun**
</line>
<line>
a
</line>
<line>
neces*i*ade
</line>
<line>
de explorar, estim*lar e fomentar a
</line>
<line>
inici*ti*a
</line>
</par><par>
</page><line>
e*preende*or* em e*tudan*e* de Curso* de Gr*duação, em qualque* estágio *or*ativo.
</line>
<line>
Rev. FSA, *er*sina, v. 1*, n. 10, art. 13, *. 246-265, *ut. 2020 *ww4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Edu*ação Empr*endedora co*o Instrumento de *stímul* à **ansfor*ação Socioec***mi*a
</line>
<line>
2*1
</line>
</par><par>
<line>
Também foram *est*ca*os estudos que discut*m a importância do em*reendedorism*
</line>
<line>
na *romoção da* transformaç*es sociais, po*ít*cas e econômic*as *e um paí*, *e*saltando que
</line>
</par><par>
<line>
o fenôme*o se cons*itu* e* *nstrumento
</line>
<line>
promissor
</line>
<line>
de real*zaç*o p*ssoal e pro*issional
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
indiví*uo, e que com a implem*ntação de um desenho de *egócio consistente, tr*ns*are*te e
</line>
</par><par>
<line>
rigoroso será possível * viabilização
</line>
<line>
da proposta em*reendedora asse**ada em estudos
</line>
</par><par>
<line>
e***ricos, por meio de experiências vivid*s e a partir de sólidos conhecimentos n* campo.
</line>
</par><par>
<line>
A base dos f*tores que pe*mi*em v*slumbrar a co*strução de um cenári* favorável
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
ab**tura d* n**ócio
</line>
<line>
advém da **a*iz**ão de procediment*s de caráter teóri*o-*rát*co
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
a*bien*e acadêmico, por meio *o *edia*or *o pr*cesso de e*sino-aprend*zagem: o doc*nte.
</line>
<line>
Para que de fato * Edu*ação Empre*ndedor* (EE) se materia*ize c*m* meio eficaz de
</line>
<line>
f*rmaç*o para o mundo do trabalho, é e*s*ncial que o profes*or envide esforço* no sent*do de
</line>
<line>
apl**** me*odolo**as di*ático-p*dagógicas c*ntemporâneas, c*m u*i*izaçã* de es*r*tégias
</line>
</par><par>
<line>
*tivas
</line>
<line>
n*s *uais o d*scente s* to*ne o p*ot*gonista *o estág*o formativo, *ntermedian**
</line>
</par><par>
<line>
c*mpor*amentos e açõe*
</line>
<line>
co* v*stas * asseg**ar a
</line>
<line>
autono*ia do suj*it*. Neste sentid*, p*ra
</line>
</par><par>
<line>
*i*s deste
</line>
<line>
*stud*,
</line>
<line>
fo*am elenca*os alguns ins**u***tos e m*didas qu*
</line>
<line>
p***m ser adotados
</line>
</par><par>
<line>
*elo professor a*pirando aos me*hore* resul*ados, pr*parando, c*m *u* int*r*ençã* *ireta, os
</line>
</par><par>
<line>
*utu*os
</line>
<line>
profission**s para o en*rentamento dos desafios associad*s à competitividade e à
</line>
</par><par>
<line>
escasse* d* postos de trabalhos.
</line>
<line>
O em*re**dedorismo é, p*r *im, uma alternativa viável de promoção de bem-estar
</line>
<line>
social, eq*acionando m*i*os dos probl**as rela*ivos * f**ta de emprego form*l, reduz*ndo as
</line>
</par><par>
<line>
desig*a*dad*s, elevan*o a *utoestima, contr*bui*d* *a*a a d****iuição de rend*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*portunidades in*pirando as e
</line>
<line>
pess*as * pensa*e* nas
</line>
<line>
possibilida*es reais que o *eg**nto
</line>
</par><par>
<line>
proporciona, m*smo em cenári*s turbulento* e de crise econô*ica.
</line>
<line>
Tendo em vist* as limitaçõe* do pr*s*nte es*udo, sugere-*e que sejam pesqui*ados
</line>
</par><par>
<line>
lócus var**do* - como *nstituições
</line>
<line>
de E*sino Superior Particu**res e Púb*icas, as*im como
</line>
</par><par>
<line>
*scolas de Ensino Médio - con*iderando q*e a* possibilidades *e eme*girem novos achados é
</line>
<line>
fact*v*l. A***ais, tor*a-se i*portante o aprofun*am*nto dos estu*o* no campo da Educação
</line>
<line>
Empre*ndedora (E*) a f** de *o*provar a efetiv* c*nt*i*uição do método como instrumento
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
*ntervençã* e
</line>
<line>
transf**mação
</line>
<line>
em dad* reg*ão, a
</line>
<line>
pa*tir da* iniciativas adotadas pel*s
</line>
</par><par>
<line>
unida*es
</line>
<line>
*e ensino e, como refl*xo direto, da inco*poração, pelos estudante*, do
</line>
<line>
espírito
</line>
</par><par>
<line>
empreendedor, co*t*ibuindo, desta form*, p*ra * mitig*ção das desigualdades re*ionais, tanto
</line>
<line>
no asp*c*o eco*ô*ico quanto no q*e concer*e à auto*omia s*c*al dos envolvi*os.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, T*resina PI, v. 17, n. 1*, art. *3, p. 246-265, ou*. 2020
</line>
<line>
ww*4.*sanet.c*m.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. C. Gui*a*aes, A. P. *u*o*evic*us
</line>
<line>
26*
</line>
<line>
REFER*NCIA*
</line>
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ARAÚJO, G. F.; DAVEL, *. P. B. Ed*caç*o empree*ded*ra: ava*ços e *esa**os. Caderno*
</line>
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3, p. 47-68, **t./dez.,
</line>
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2018.
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</line>
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ASENJO, M. P. F.; *ARBER*, *. P. Ev**uación
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BERBEL,
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Edição Especial, jan., 2007.
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_________________ . *ép*ica 2 - * qu* é um ens*io teó*ico? *ép**ca a Francis
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Kanashiro
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Men*ghett*. R*C - *evista de
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BOM*IM, L. C. S.; *EIXEIRA, R. M.; M*NTENEGRO, L. M. Empreend*doris*o
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Feminino e* Empresas de *urismo e Intenções de Crescim*nto
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*os Negócios. Cade*no
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Virtual
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Turismo,
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v.
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jun./ago.,
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X
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X
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<line>
2) *nálise e i*ter**et*ção dos d*dos.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) e*ab*ração do r**cun** ou na revisão críti** do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) p*r*icipação na aprovação d* versão f*n*l do manuscri**.
</line>
<line>
X
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