<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 12, art. 12, p. 239-26*, d*z. 2*20
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.12.*2
</line>
</par><par>
<line>
Otimização da Rota de Coleta de *i*o na Regiã* do *lto Pa**naíba: Uma Pesq**sa Aplicada
</line>
<line>
*ptimizatio* of th* T*ash Colle*tion Route in **e Alt* Paranaíb* Reg*on: An A*p*ied Res*arch
</line>
</par><par>
<line>
Gustavo Alves d* Me*o
</line>
<line>
Graduado em En***haria de P*odução pela Uni*ersidade *ederal de Vi*osa
</line>
<line>
gustavo_melo*p@h*tmail.com
</line>
<line>
Luiz P*ilipe Nas*im*nto dos S**tos
</line>
<line>
Gra*ua*o em Engenha*i* *e Produç*o pela Universid*d* Federal d* Viçosa
</line>
<line>
luiz.*hilipe@ufv.br
</line>
<line>
Mari* Gab*iela Mendonç* Pei*ot*
</line>
<line>
Dout*ra em Enge*ha*i* de Produç*o pe*a Escola de Eng*nharia de São Carlos da Univers*dade de São Paul*
</line>
<line>
m*a*r*el*@ufv.b*
</line>
<line>
Sam**l Borges Barbosa
</line>
<line>
*o*tor e* Engenhari* de Produ**o *ela Universidade Feder*l de Sa*t* Catarina
</line>
<line>
**a*uel*arbosa@g*ail.com
</line>
<line>
Thi**o Henriq*e Nogue*ra
</line>
<line>
Doutor *m Eng*nharia de *rodução *ela Un*versidad* *ederal de *inas Gerais
</line>
<line>
th*ogu*i*a.ufv@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ç*: Gustav* Alves d* *elo
</line>
</par><par>
<line>
Un*versidade
</line>
<line>
Federal de
</line>
<line>
*içosa,
</line>
<line>
**.
</line>
<line>
Peter
</line>
<line>
Henry
</line>
<line>
Rolfs,
</line>
</par><par>
<line>
s/n
</line>
<line>-</line>
<line>
Camp*s
</line>
<line>
Univer*itário,
</line>
<line>
Viçosa -
</line>
<line>
MG,
</line>
<line>
36570-90*.
</line>
</par><par>
<line>
Brasi*.
</line>
<line>
E*itor-Chef*: Dr. Tonny K*rle* d* Ale*car
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *uiz Philipe Nascimen*o dos Sant*s
</line>
<line>
Ro*r*gues
</line>
</par><par>
<line>
U*iversidade
</line>
<line>
Federal *e
</line>
<line>
Viçosa,
</line>
<line>
Av.
</line>
<line>
*et**
</line>
<line>
Henry
</line>
<line>
R*lfs,
</line>
</par><par>
<line>
s/n
</line>
<line>-</line>
<line>
*ampus
</line>
<line>
*n*vers*tário,
</line>
<line>
Viçosa -
</line>
<line>
MG,
</line>
<line>
36*70-9*0.
</line>
<line>
Artigo recebi*o em 28/05/2020. Últ*m*
</line>
<line>
*er*ão
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
<line>
*ecebida em 1*/06/2*20. Aprovado *m 17/06/2020.
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: Maria Gabriela Mend*nç* Pe*xoto
</line>
</par><par>
<line>
Universidade
</line>
<line>
Federal d*
</line>
<line>
Viços*,
</line>
<line>
Av.
</line>
<line>
P*ter
</line>
<line>
Henry
</line>
<line>
Rolfs,
</line>
<line>
Avaliado p*lo sistema *rip*e Review: D*sk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
s/n
</line>
<line>-</line>
<line>
Campus
</line>
<line>
Universi*ário,
</line>
<line>
Viço** -
</line>
<line>
MG,
</line>
<line>
36570-900.
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; * b) **ub*e Blind R**iew
</line>
</par><par>
<line>
*ra*i*.
</line>
<line>
(*valiação *ega po* dois ava*iadores da á*e*).
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o:
</line>
<line>
Samuel Borges Barbosa
</line>
</par><par>
<line>
U*i*e*sidade
</line>
<line>
Fede*al de
</line>
<line>
Viçosa,
</line>
<line>
Av.
</line>
<line>
P*t**
</line>
<line>
H*n**
</line>
<line>
Rolfs,
</line>
<line>
Revisã*: Gramatical, Norma*iv* e de F*rmataçã*
</line>
</par><par>
<line>
s/n
</line>
<line>-</line>
<line>
Campus
</line>
<line>
*nivers*tário,
</line>
<line>
Viçosa -
</line>
<line>
MG,
</line>
<line>
36570-900.
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Ender**o:
</line>
<line>
Thiago Henriq*e Nogueira
</line>
</par><par>
</page><line>
Universidade *e*eral de V*çosa, Av. Pe*e* H*nry Rolfs,
</line>
<line>
s/n - Campus Universit*rio, Viço*a - *G, 36570-900. Brasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. A. *elo, L. P. N. *a*tos, M. G. M. Peixoto, S. B. Barbos*, T. H. N*gueira
</line>
<line>
240
</line>
</par><par>
<line>
*ES*MO
</line>
</par><par>
<line>
O estudo *rata da oti*ização
</line>
<line>
*a *ot* *e co*e*a ** lixo em *m mu*i**pio *a re*i*o do A*to
</line>
</par><par>
<line>
Pa*anaíba. Par* t**to, este *oi pau*ado
</line>
<line>
no p**b*ema do cart*iro chinês, que consiste n*
</line>
</par><par>
<line>
construção
</line>
<line>
de uma rota que passe po* todas as ruas pelo menos uma *ez, minimizando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
distância total *ercor*ida. Além disso, teve po* objetivo * red*ção da *i*tânc*a percorrida
</line>
</par><par>
<line>
pelos cam**hõe* responsáv*is pela colet*. Frente a isso, utilizou-se um
</line>
<line>
modelo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p**gramação linear i*teira desenvolvido *a ling*agem GAMS que, post*riormente, foi
</line>
<line>
submetido ao se*vidor N*OS o*de foram utilizados os *olvers *PLEX, MOSEK, *UROBI e
</line>
<line>
CBC. * part*r do r*sulta*o obtido pelo NEOS util*zou-se o algoritmo H*er*olzer para ge*ar a
</line>
<line>
rota otimizada. P*r fim, os resu*tados obtidos *oram satisfat*rios, uma vez que foi **oposta
</line>
</par><par>
<line>
um a
</line>
<line>
ro*a otimizada p*ra a realização da col*t* de lix*, a *ual reduziu em 28% a dis*ância
</line>
</par><par>
<line>
nec*ssária para a cole*a de *e**duos sólidos.
</line>
<line>
Pa*avras-*have: Pesq*isa Ope*acional. Problema do Ca*te*r* Chi*ês. Progra*ação Linear
</line>
<line>
Inte*ra. *esíd*os Sólidos U*ba*os. Ro*eirizaç*o d* Veículos.
</line>
<line>
ABSTR**T
</line>
<line>
This st**y deals with th* o*timizatio* of t*e g**bage collection *o*te in a municipality in th*
</line>
</par><par>
<line>
Alto
</line>
<line>
Parana*ba region. To t*is end, it *as based on *he *rob*em of t*e Chinese pos*man,
</line>
</par><par>
<line>
wh*ch consists of the c*nstr*ct*on o* a route that *asses t*roug* a*l the street* a* le*s* once,
</line>
<line>
*inimizin* the total *istanc* traveled. *n addition, it aimed to r*duce the di*tance tr*veled by
</line>
</par><par>
<line>
the trucks res**nsible for t*e collec*ion. Therefore, a linear programming
</line>
<line>
*odel was
</line>
</par><par>
<line>
de*elope* *si*g the GAMS lang*age, whi** *as lat*r submit*ed to the NEOS serv*ce wh*r*
</line>
<line>
the CPL*X, *OS*K, GU*OBI a*d *BC solvers were used. From the res*lts obtained f**m
</line>
<line>
NEOS, the Hierho*zer algorit*m wa* used t* *e*erate the o*timized r*ute. Finally, the *es*lts
</line>
<line>
obtained were satisfa*tor*, since a* optimized r*ute was pro**sed to p*rform th* garba*e
</line>
<line>
collection, which reduced by 2*% the di**ance requir*d for s*l** *a*t* coll*c*ion.
</line>
<line>
Ke*words: Opera*ion*l R**earch. Chin*se Postman Problem. Integer Lin*ar *ro*ramming.
</line>
<line>
Urban Solid Waste. Ve*icle Routin*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. *2, *rt. *2, p. 2*9-261, dez. 20*0
</line>
<line>
w*w4.f*a**t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O*imização da Rota de C*leta de Lixo na Regiã* do *l*o Paran*íba: *ma Pesqui** Ap*i*ada
</line>
<line>
241
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*R*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O processo d* col*** ** resídu*s sólidos urbanos é uma *tividade desenvolvida
</line>
<line>
diariamente p**os municíp**s, *endo um* respons*bi*ida*e **s pref*i*uras mu**cipais (Mor*,
</line>
<line>
2014; Associação Bras*leira de Em**es*s *e Li*peza Pública e Res*duos Espe*iais, *017).
</line>
<line>
Além dis**, segundo a Pe*quisa Nacio*al de Sanea*ent* Bá*i*o (P*SB) realizada pe** I*GE
</line>
<line>
(INSTITUTO B*A**LEIRO D* GEOG*AFI* E ESTAT*STIC*) *m *000, cerca d* *.471
</line>
<line>
do* *.507 municípios exis*entes n* Br*sil reali*aram de maneira *fetiva o pr*cesso de col*t*
</line>
</par><par>
<line>
de *esí*uos
</line>
<line>
sóli*os ur*anos (BRASIL, 2**2). **ndo que, *or exemplo, especi*icame*te n*
</line>
</par><par>
<line>
região Sud*ste, do* 1.*66 **nicí*ios considerados pel* pes*uisa, todos rea*i*ara* a col**a
</line>
<line>
destes re*íduos, **to qu* *omprova * i*po*t*ncia dada ao setor (Br*sil, 2002).
</line>
<line>
O roteam**t* de ve*cu*os, c*mo *ma das aplic*çõ*s d* pesqu*sa o***acional, *usca a
</line>
<line>
redu*ão d*s rotas e consequentemente do custo associado * elas (*OTH; VIGO, 2014). A
</line>
<line>
coleta de resí*uos sólidos urbanos s* enquadra nesse conte*to (KONOW*LENKO, 2012). Os
</line>
</par><par>
<line>
gast*s r**erente* à
</line>
<line>
*oleta *e resíd*os sólid*s u*b*n*s no B*asil cor*esp*n*em
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a*roximadamente 4 *ilhões de reai* por
</line>
<line>
a**, send* *u* gra**e parte *e*te mont*nte está
</line>
</par><par>
<line>
destina*a a* pag*me*to de *es*esas com equipamentos e funcion*rio* (*B*M, 2001). Os
</line>
</par><par>
<line>
sistem*s *e roteiri**ção de veículos, a*ualmente, sã* capazes de incl**r diver*os
</line>
<line>
* i *os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*estriç*es, * q*e garan*e a maior veracida*e dos mo**los mat**átic*s (GANSTERE*;
</line>
<line>
H*RTL, 2018). *lém disso, s*o dotados *e r*cursos gr*ficos e f*rnec*m *e*ultados *e
</line>
<line>
grande im*ortâ*cia para o processo de tomada d* decisão (GAN*TE*ER; H*RTL, *018).
</line>
<line>
Neste *ontex*o, est* estudo apresentou como problema d* p*squisa os ele*ados custos
</line>
<line>
e pol*entes **riva*os do processo d* col*ta de l**o em um município d* mes*rregiã* *ineira
</line>
<line>
do Al*o Paranaíb*. Trata-se de uma *e*uena cidade *ue a*r**enta cer*a de 13 mil habitan*es e
</line>
</par><par>
<line>
uma áre* corr*sp*nde*te a 1.353.423 K*². Em **06, n*sta
</line>
<line>
foi criado u*
</line>
<line>
dos cam*us
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*niver*i**de Federal de Viçosa,
</line>
<line>
o qual gerou impacto no *luxo de pe*soas e,
</line>
</par><par>
<line>
co*sequ*ntemente, *a *uan*idade de l*xo acum*la*o par* *ole*a na cidade. C*be le*br** que
</line>
<line>
o s*r*iço de col*ta * descarte de resíduos trata-se de uma das mais d**p*ndiosas a*i*idad*s
</line>
<line>
exercidas pela ad*inistração d* um mu*i*ípi* (*a*, Bhattacharyya, **15; *ones, Hosk**g,
</line>
<line>
*os*, 2*16).
</line>
</par><par>
<line>
De aco*do c*m * Ass*ciaç*o
</line>
<line>
de Empr*sas de *impeza Pública e Resí*uos Especiais
</line>
</par><par>
</page><line>
(*017) e o IB*E (2010) cresci*ento popu*acional *ssocia** ao maior consum* de b*ns o
</line>
<line>
duráve*s e não duráveis a*arretam um a*mento ** produção destes resíduos. Dessa forma, o
</line>
<line>
presente estud* *usco* mel*ora* o processo de recolhimento d* lixo n* município, visto que
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. *7, n. *2, ar*. 12, p. *39-261, de*. 2020 www4.fsanet.**m.br/r***sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. A. M*lo, L. P. N. Santos, *. *. M. P*ixoto, S. B. Bar*osa, T. H. Nogue*ra
</line>
<line>
242
</line>
</par><par>
<line>
atualmen*e, neste não há um *odelo otim*zado *e mapeamento d*s rotas, o
</line>
<line>
q*e in*orre em
</line>
</par><par>
<line>
gast*s desneces*ários com combu*tível e m*nut*nção
</line>
<line>
dos veículos e, c*nseque*te**nt*,
</line>
</par><par>
<line>
maior e*is*ão de poluent*s (Da*, Bhattacharyya, 201*). *or fim, o objetivo des*e e*tudo foi
</line>
<line>
elaborar uma pr*posta *e otimiz*çã* das rotas de co*et* e transporte de lixo para o munic*pio,
</line>
<line>
de *orm* q*e tod** as var*á*ei* existentes **mo, por exemplo, os horá*io* de maior fluxo de
</line>
<line>
veíc*l*s e a existência de rua* *e *n*co sentid*
</line>
<line>
*ossem *onsideradas. D*ss* modo, a ap*icação da p*squi*a operacional à coleta de
</line>
<line>
resíduos sólidos urbanos pôd* se* real*zada c*m *ase no pr*ce*so de roteirizaçã* (TOTH;
</line>
<line>
VI**, 2014; DE BRUECKER *t *l., 2018).
</line>
<line>
* REFERENCIAL *EÓRICO
</line>
<line>
2.1 C*leta d* resíduo* sólidos urbanos n* Bra*i*
</line>
<line>
O p*ocesso de co*e*a de resí*uos sólidos urbanos t*m alcançado níveis supe*io*es d*
</line>
<line>
co*ertura nos *ltimos an*s, aco*panhado de um crescim*nto *a quantidade de res*du*s
</line>
</par><par>
<line>
gerados (*ss*ciação Brasileira de Empr*sas de *impeza Pública Resíduos Especiai* e
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Abrelpe, 2017). *r*nt* a isso, ainda segu*do *nformaçõ*s d* Abrelpe (2017), a *eraç** p**
</line>
</par><par>
<line>
capta diária de resíduos só*idos urbanos
</line>
<line>
co*respondeu a aproximadamente 1,*35 *uilos, ou
</line>
</par><par>
<line>
*14.868 toneladas acumuladas dia*iament*. Em s* tratan** da c*leta de r*s*duos só*id*s
</line>
<line>
ur*anos pode-s* inferi* q*e e*te p*ocesso está próx*mo à universali*ação, uma vez que no
</line>
</par><par>
<line>
mesmo an* a *ole*a
</line>
<line>
comte*plo* um mo*tante de *96.050 to*e*adas diárias. Tal fato revela
</line>
</par><par>
<line>
uma *ob*r*ura *e 91,24% dos proce*sos de
</line>
<line>
coleta *ra*i*ad*s no *aís ** an* de 2017
</line>
</par><par>
<line>
(AB*ELP*, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
De acordo
</line>
<line>
com a *brelpe (2017), o crescimen**
</line>
<line>
estimado *a população br*sil***a
</line>
</par><par>
<line>
corres*on*e a uma variável imp*rtante *ara a reali*açã* de p*oj*ções re*ativ*s
</line>
<line>
à
</line>
<line>
geração
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
colet* de resíduos sólidos. *essa ma*eira, n* período de 2016 a 2017, * população brasileira
</line>
<line>
apres*ntou um cr*scimento de 0,75%, co* uma populaçã* fin*l de *07.6*0.929 indiv**uos.
</line>
</par><par>
<line>
Além disso, * geração per capita de re*íduos sóli**s ur*anos apr*sentou um a*me*to
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
0,4*%, e a gera*ão total de resíduos *ólidos apresen*ou um c*e**im*nto *e 1% no **smo
</line>
</par><par>
<line>
período, fato *ue c**prova uma
</line>
<line>
relação direta entre tais v*riáveis e a necessi*ade de uma
</line>
</par><par>
<line>
in*ervenção q*e torne os pro*e*sos de col*ta ca** vez ma*s *fetiv*s (ABRELPE, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
No que se r*f*r* * **laçã* existente entre o
</line>
<line>
c*escime*to *opulacional a quan*idad* e
</line>
</par><par>
</page><line>
*e resíduos sólidos gerad*s, a *egião Su*es** se d*stacou com aproximadam*nte 4*,8% *o
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, *. 12, art. *2, p. 23*-261, dez. 2020 *w*4.f**net.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Otimização da Rota de Coleta de *ixo n* Região do Alt* Paran*íba: Uma Pesqui** Ap*icada
</line>
<line>
243
</line>
</par><par>
<line>
tota* de indivíduos e*istentes no país no ano de 20*7, com **a produção de quase 90.000
</line>
<line>
ton*l*das *e resí*uos sólidos. Entretanto, *rata-se de *ma região dotada de **a grande
</line>
<line>
co*ertura de coleta, em torno de 98%, o que in*ica a efetividade do servi*o para a região.
</line>
<line>
Sendo que *m termos gerais, a parti*ipaçã* da região Sud*s*e ** *ota* de r*síduos s*lidos
</line>
<line>
coletados correspondeu a 52,9%, equivalente * 10*.741 toneladas diárias *ar* o ano de 2017
</line>
<line>
(Abrelpe, 2017).
</line>
<line>
2.2 P**quisa o****c*onal a*l*cad* à coleta de re**duos sóli*os urba*os
</line>
<line>
A pes*ui*a operacional *onsiste em um conjunto d* técni*as * ferramentas uti*izadas
</line>
<line>
p*r* a reso*ução de problem*s complexos direcionados à tomada de *ecis*es em *mbito
</line>
<line>
*rga*izacional (R*MOS; DE MO*AI*; BARBOSA-POVOA, 2018). A*ém disso, esta preza
</line>
<line>
pela e*abo**ção de model*s qu* otim*ze* o* o*jet*v*s pressupost*s de forma a at**der su*s
</line>
</par><par>
<line>
re**rições (SULE*ANA et al.,
</line>
<line>
2*18). A aplicação d* pesqui*a oper*cional coleta à
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
resíduos *ó**dos urban*s pode *er reali*ada c*m
</line>
<line>
*ase no processo de
</line>
<line>
roteiriza*ão, ** *odo
</line>
</par><par>
<line>
que sejam defini*as as rotas de percur*o *os veícu*os que r*aliza* a **le*a se aten*ando pa*a
</line>
</par><par>
<line>
o cumprimen*o de r***rições *dicionais
</line>
<line>
ao proce*so (TOTH; V*GO, 2014). Tais rot*s se
</line>
</par><par>
<line>
ba*e**m na definição de *ontos *e *rigem e destino *ara a re*lização d* coleta (RAMOS; DE
</line>
<line>
MO*AIS; BARBOSA-POVOA, 2018).
</line>
<line>
Conf*rme Nuortio et al. (2006) a cole*a de resíduos só*idos ur*anos é u* dos
</line>
<line>
*roblemas mais *ompl*x*s enfren*ados pelas autoridad*s *ocais e* algu*s m*nicípios. Sendo
</line>
</par><par>
<line>
a*sim, nos últimos ano*, diver*os paíse* re*lizaram um
</line>
<line>
processo de *eestrut*raçã* d*
</line>
</par><par>
<line>
gerenci*mento *e re*íduos a fim de
</line>
<line>
avaliare* s*a r*lação cus*o-efi*ácia e
</line>
<line>
*s impactos
</line>
</par><par>
<line>
ambientais ge*ad*s com as atua*s *otas *e colet* (SU*EMA*A et al., 2018). Além dis*o, vale
</line>
</par><par>
<line>
ressaltar a *mportância da*a aos novos avanç*s tecnológico* c*m a incorporaçã*
</line>
<line>
destes
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
se*viç* de coleta d* resí**os sólidos como, por exemp*o, a utiliza*ão de
</line>
<line>
s**twar*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
roteament* de veículos (DA*, BHATTACHARYYA, 2015; HAN, PONCE CUE*O, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Mcleod e C*errett (2008) destacam a possibilidade de form**açã* *o problema
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
coleta de *es**uos s*lidos urbanos como um problema de roteirização de arcos. Além disso,
</line>
</par><par>
<line>
c*as*i*ica* este como um pr*b*ema de rot*ame*to de veículos capacitados (CVRP)
</line>
<line>
e* que
</line>
</par><par>
<line>
apresenta restrições rel*ciona*a* a *apacidade *o v*ículo, horas de trab*lho, horário ** fluxo
</line>
<line>
do* v*ículos, ent*e out**s (MCLEOD, CHERRETT, 20*8). *m relação às restrições
</line>
<line>
e*ist*ntes, por exemplo, em um estu*o rea*izado p*r Nuort*o et al. (2006) em regiões do leste
</line>
</par><par>
<line>
da Finlândia foram considerados que a c*pacidade dos camin*ões
</line>
<line>
não *od* ser ex*e**da,
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teresina PI, v. 17, n. 12, art. 12, p. 239-26*, dez. 2*20
</line>
<line>
www4.fsa*et.c*m.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. A. Melo, L. P. N. Santos, M. G. M. P*ixo*o, *. B. B*rbos*, *. H. N*gueira
</line>
<line>
244
</line>
</par><par>
<line>
ap*nas u* *ipo de l*xo pode s*r c*letad* simultaneamente por c*d* *aminhão, os resíd*os
</line>
<line>
d*vem ser col*tados apenas durantes os *ia* út*is, além das restrições *eferente* ao horário
</line>
<line>
*os funcionários e números de ca*inhõ*s exis*ent*s.
</line>
<line>
2.3 Grafos
</line>
</par><par>
<line>
Um **afo é def*nid* como um
</line>
<line>
par de e*ementos (V, A) em qu* V é
</line>
<line>
um conjunt*
</line>
</par><par>
<line>
arbitr*rio fini** e A é um sub*onjunto de V (CARTER; P*ICE, 2*17). *s *leme*to* de V são
</line>
<line>
chamados d* nós ou v**tice* e os de A **o chamados de ar*os *u ra*os (*EST e* al., 2*01;
</line>
<line>
C*RTER; PRIC*, 201*). Frente a isso, u* gra*o linear corre*po*de a um tipo de gr*fo em
</line>
</par><par>
<line>
que c*da nó deve est*r *onectado a um
</line>
<line>
o* mais nós através de *rcos (G*OSS; YELLEN,
</line>
</par><par>
<line>
2005). *m grafo direto consi**e em um g*afo o**e o fluxo ao *ongo *e um *rco po*e ser
</line>
</par><par>
<line>
efetu*do a*ena*
</line>
<line>
em um sentido (WEST, 20*1). *m ca*inh* *u can*l é *efi*ido como
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
*onj*nto or**nado d* arcos que co*ectam *ois n*s **ravés de nós inte***diár*os (CARTER;
</line>
<line>
**ICE, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
Um
</line>
<line>
*rafo conectado ou c*nexo
</line>
<line>
c*ns*s*e em um g*a** que apres*nta camin*o
</line>
<line>
entre
</line>
</par><par>
<line>
qua*quer par de nós, caso contrári* é dito *esconexo (**OSS; YE*LE*, 2005). Um grafo
</line>
<line>
conex* em qu* todo *ar de nós é lig*do *or algum caminho é *ito fortemente co**xo (WEST;
</line>
<line>
2001). Um laço * um canal *ue con*cta um nó a *le mesmo (BOLLOB*S, 2012). Uma árvor*
</line>
<line>
* um grafo conec*ado q*e **o co*t*m **ços. *m co***nto de árvores é u*a floresta (WEST,
</line>
<line>
2001; GRO**; YELLEN; 2005; BOL*OBAS, 2012).
</line>
<line>
Alé* disso, um g*afo pod* apresentar *rcos múltiplos, onde dois *értices pode* *star
</line>
</par><par>
<line>
interligados por *ais de um arco e laços, caso *m ar** ligue u* vértice a ele
</line>
<line>
mesmo
</line>
</par><par>
<line>
(C*RTER; PRICE, 2017). Um grafo
</line>
<line>
*irecionado ou d*gra*o consi*te em um grafo qu*
</line>
</par><par>
<line>
a**esenta arco* direcionados de um vé*tice i para um nó j (WEST, 2001; GROSS; YELLEN,
</line>
<line>
2005). Um ar*o *ão direcionado *ode ser repre**n*ad* por d**s arcos direcionados *om
</line>
<line>
*entidos opostos (GROSS; YEL*EN, 20*4). Em se trata*do de re*r*sentações geométricas
</line>
<line>
para o* gr*fos, estes pod*m s*r *imples, co*pletos ou bip**tidos (**R*ER; PRICE, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
*m grafo simples não apres*n*a la*os e ar**s
</line>
<line>
m úl t i pl os .
</line>
<line>
Um
</line>
<line>
grafo completo a*res*nta um
</line>
</par><par>
<line>
*rco p*ra cad* *a* de vértices (WEST, 2001). Um grafo biparti*o * um grafo d*reto o*d* seus
</line>
<line>
vér*i*es são div*didos em doi* subconju*tos, de mod* que todos os arcos lig*m um ****ice de
</line>
</par><par>
<line>
um *ubconjunto a *m vé*ti*e
</line>
<line>
do outro (WEST, 2001; GR*SS; YEL**N, 2005; FOULDS,
</line>
</par><par>
<line>
2012; CARTER; PRI*E, 2017).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, *. 12, art. 1*, p. 239-26*, *e*. 2*20
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O*i*iz*ç*o da Rota ** Coleta de Lixo n* Re*ião do Al*o Paranaíba: Uma Pesquisa Apl*cad*
</line>
<line>
245
</line>
</par><par>
<line>
2.4 *o*ea*ento de arcos
</line>
</par><par>
<line>
Os p*o*lemas de ro*eamento de ar**s
</line>
<line>
na
</line>
<line>
áre* da Pesqu*** Operacional *p**sen**m
</line>
</par><par>
<line>
di*ersas aplicaçõe*, de*tre elas a ot*mização de rot*s e a redução de custos asso**ados a e*t*s
</line>
<line>
(HA*; PO*CE CUETO, 2015; CARTER; PRICE, 20*7). Além disso, tais problemas busc*m
</line>
</par><par>
<line>
*dentific*r em um dete*minado grafo, u*
</line>
<line>
circuito
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
*ercorra todos o* arcos existente* ao
</line>
</par><par>
<line>
*enos *ma vez, em um período pré-estabe*e*ido, que minimize a rota (CHEN; HAO;
</line>
<line>
GLOVER, *016). Ca*e lembrar que o* p**blemas de rote*me*to dep**d*m das
</line>
<line>
cara*terísti*as a eles as*ociado*, *e fo*m* que cada prob*ema *pr*senta sua particul**idade
</line>
<line>
(DROR, 2012; TO*H; VIGO, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
Além d*sso, tais prob*emas co*si*eram um conj*nto d* demanda ser aten*id* a
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
uma rede, a partir da const*ução de *ma rota apropriada (CARTER; PRICE, 2017). Frente a
</line>
</par><par>
<line>
*ss*, pa*a que
</line>
<line>
esta rota seja definida é
</line>
<line>
preciso cons*derar algu*s
</line>
<line>
aspec**s como: as
</line>
</par><par>
<line>
instalações, veíc*lo*, rede e demanda *x*sten*e (D*OR, 2012; CA*TER; PRI*E, 2017). Por
</line>
</par><par>
<line>
fim, *a*e ressalt**
</line>
<line>
que o* métodos de *olução des*e* probl*mas *odem variar
</line>
<line>
conf*rme
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
quant*dade e o tipo *e re*trições empregadas, de modo que pode ser c*nst*uída uma variedade
</line>
</par><par>
<line>
de problemas de roteamen*o, apenas f*z*ndo dife*e*tes comb*nações
</line>
<line>
de res*rições (TAH*;
</line>
</par><par>
<line>
*014).
</line>
</par><par>
<line>
Um ca*o *spec*fico desta cl*sse de proble*as é o de r*teamento de veículos sobre *s
</line>
<line>
arcos de uma malh* viá*ia, *onsiderando a restr*ção de c*pa*id*de *os veículos (HAN;
</line>
</par><par>
<line>
PONCE CUETO, 2*1*). Es*e proble*a tem o objetivo
</line>
<line>
de mini*iza* os c*s*os totais
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
t*an*porte, de *odo a at**der todo* o* clientes e r*speitar a capacidade ** cada veícul*
</line>
</par><par>
<line>
(HAN; PONCE CUET*, 2015). A*ém d*sso, este se caracteriza
</line>
<line>
co*o *m
</line>
<line>
prob*ema *e
</line>
</par><par>
<line>
otimização c*mbi*atória NP-dif*cil (DR**, 201*). P** *im, é u* pro*l*ma qu* aborda casos
</line>
<line>
espe*iais c*mo o Problema do Carteiro Rural (Rural Postma* Prob*em) * o Problema do
</line>
</par><par>
<line>
Ca*teiro C*inês co* res*ri*ão
</line>
<line>
de capacidade (Cap*citat*d Chinese Postman Problem) que
</line>
</par><par>
<line>
também pe*tencem à classe NP-difícil (TOTH; *IGO, 2**4).
</line>
<line>
2.5 Grafos de Euler
</line>
</par><par>
<line>
Por definiç*o, um grafo conexo G é
</line>
<line>
euleriano se, e somente se, cada
</line>
<line>
vé*tice de G
</line>
</par><par>
<line>
possu*r grau *ar (G*gnon, **01). *sto **plica
</line>
<line>
qu* em um graf* euleriano, necessariamente,
</line>
</par><par>
<line>
exista um caminho euleriano *nde cada ares** de G é *isitada apena* uma vez (Gpec, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
Além disso, um Cir*uito e**eriano cor*espo*de a um **minh* euleriano que come*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 17, n. 12, art. 12, p. 239-261, d**. *020 www4.fsa**t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. A. Melo, L. P. N. *a*tos, M. G. *. Peixoto, *. B. B*rbosa, T. H. Nogueira
</line>
<line>
246
</line>
</par><par>
<line>
te*mina no mesmo nó, sendo um caminho f*chado (GAG*ON, 20**; GPEC, 2009). No cas*
</line>
<line>
de um grafo que contenha apenas u* caminho eu*eriano este recebe * nome de grafo se*i-
</line>
<line>
e**eriano (GAGNON, *001; GPEC, 2009; CARTER, P*ICE, 20*7).
</line>
</par><par>
<line>
Uma *aract*rística importante de g*a*os semieulerianos é q*e
</line>
<line>
ele possui apenas dois
</line>
</par><par>
<line>
nós co* gr*u ímpar (GAGN*N, 2001). S*ndo assim, para que se*a c**struído u* ca*inho
</line>
<line>
euler*ano ne*se tipo de grafo deve-se ini*i*r p*r um do* nó* ímpares e te*minar no outro,
</line>
</par><par>
<line>
for**ndo *s *xtremidad*s
</line>
<line>
do *aminho eule*iano (GAGNON, 2001; GPEC, *009). *uando
</line>
</par><par>
<line>
um graf* não eu*e*iano este possui uma p*opr*edade particular, ou seja, este *pres*nt* um é
</line>
<line>
núme*o par de nós d* grau ímpar, con*ec*do c*mo Lema do a*er*o *e mão* (GAGNON;
</line>
<line>
2001; CARTER; PRICE, 201*).
</line>
<line>
2.6 *irc*ito e*l*riano
</line>
<line>
P*r definição, *ado um gra*o fortem*n*e conexo, um **rcuito que per*orre todas as
</line>
</par><par>
<line>
arest*s desse
</line>
<line>
gra*o se* *epeti-las é chamado de cir*uito eul**iano e nes*e *as* o grafo
</line>
</par><par>
<line>
*a*bém * chamado de eule*iano ou grafo unicursal (KONOWALENKO, 2*12). H*
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
teorema sobre a exis***cia *e um c*rcuito euleria*o *m u* grafo não orientado, conforme
</line>
<line>
descrito:
</line>
<line>
TEORE*A - *m grafo fortemente conexo c*ntém um circ*ito e*ler*ano, se, e
</line>
<line>
somente se, o grafo *ão apr*sent*r nenhum *ó de gr*u ímpar.
</line>
<line>
PRO*A - Da** um gr*fo G eul*r*an*. S*ndo as*im, el* poss*i um circuito eulerian*.
</line>
</par><par>
<line>
*m cada *é*tice desse ca*inho exi*te uma arest*
</line>
<line>
que incide *utra que sai desse vértice *
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
todas *s ar*stas faz*m part* do *ircuito, d*ssa forma, temos *ue o número de arestas *or ca*a
</line>
<line>
vérti*e é par. Supondo q*e todos os vértices possu*m grau p**, na co*str*ção de um caminho
</line>
<line>
**rá possível chegar e sair de um v*rtice *a*sando por arestas difer**tes que ainda *ão foram
</line>
<line>
utilizadas sendo possível sair de *m vértice v * *etornar a ele s*m r**etição de aresta*
</line>
<line>
(GAGNON, 2001; GP*C, *00*; KO**WA*ENKO, *012). * lóg*ca dess* prov* *ugere um
</line>
<line>
a*g*ri*mo como, por exe*pl*, o al*oritmo de Hie*holzer para a identifica*ão de um circ*ito
</line>
<line>
eu*eriano em um *r*fo eule*iano.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*n*, v. 17, n. 12, art. 12, p. 239-26*, d*z. 2020
</line>
<line>
w*w4.fsanet.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ot**iza*ão *a Ro*a ** Coleta de Lixo na R*gião do Alto Paran*íba: Uma Pesqu*sa Apli*ada
</line>
<line>
247
</line>
</par><par>
<line>
2.7 P**blema do carteiro chinês
</line>
</par><par>
<line>
O *robl*ma do *artei*o Chi*ês consiste na dete*m*nação de uma r**a de custo m*ni*o
</line>
<line>
em que um car*eir* p*rti**o de um *epósito possa entregar suas car*as e retornar *o depó*i*o
</line>
<line>
*o fim do serviço (*U; BA**A, 2*10). Considerando o contexto da co*eta de resíduos
</line>
</par><par>
<line>
s*lidos, este prob**ma
</line>
<line>
con*iste na cons*ru*ão de uma
</line>
<line>
rota q*e
</line>
<line>
pas*e por to*as as ruas pelo
</line>
</par><par>
<line>
me*os *ma vez e que min*mize * *ist*ncia tot*l percorr*da pe** cam*nhão de coleta
</line>
</par><par>
<line>
(H*MMELMAYR et al., **09). Deste mo*o, modelagem gráfica do proble*a cons*de*a a
</line>
<line>
su*s arestas c*mo a* ruas a serem *ercorridas * os vértices como o *ruzamen*o entr* es**s
</line>
</par><par>
<line>
(YU; BATTA, 2010). Al*m d**so, pa*a que haja uma s**ução, o grafo q*e compõe
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
problema de*e ser f*rtement* conexo (HEMM*LMAYR et a*., 2009; YU; BA*TA, 2010).
</line>
<line>
Fren*e a is*o, o *bjet*vo é det*rmi**r um* r*ta *ue passe p*r to*as as bordas p*lo menos uma
</line>
<line>
vez, de modo que a distância a p*rcor*er seja mínima (MOHAMMADITABA*, 201*).
</line>
<line>
** acordo com Ch*ste, Ooms e Walravens (2014) quando todos os vértices existent*s
</line>
</par><par>
<line>
em um grafo *pres*ntam * m*sm* grau é
</line>
<line>
possíve* determina* um cam**ho eul*riano, *ue
</line>
</par><par>
<line>
co*responde a uma rota onde to*as as *ordas sã* *ercorridas exatamen*e uma *ez sem
</line>
<line>
nenh*m c*sto adicional. Entret*nto, caso o gra*o ap*esen*e dois vértices de *r*u ímpar ele é
</line>
<line>
chamado d* semi*uleriano, po*endo-se deter**nar um caminho euleriano c**eça*do em um
</line>
<line>
des*es v*rtices d* grau ímpar * terminando no *u*ro (YU, BA*TA, *010). Na situaçã* ond* o
</line>
</par><par>
<line>
g*a*o t*nha mais qu* dois vért*ce* de
</line>
<line>
g*au ímp*r, n*o * possível determinar um caminho
</line>
</par><par>
<line>
eule*ia** e, po* c*nseguinte, será n*cessário *dentif*car quais vértices serão percorridos mais
</line>
</par><par>
<line>
d* uma vez (HEMMELMAYR *l., 2009). Deste modo, t*is bordas s*r*o du*l*cadas et
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
qu* * grá*ic* con*enha vértice* de g*au unif**me, assi*, * n*vo objetivo será reduzir o custo
</line>
<line>
das bordas duplicad** (MOHAMMADI*ABAR, *012).
</line>
</par><par>
<line>
Em s* tratando da co*eta de res*du*s só**dos por
</line>
<line>
c*minhões, **vido à existência de
</line>
</par><par>
<line>
ruas com *ão
</line>
<line>
única,
</line>
<line>
deve-se ne*essariamente
</line>
<line>
usar o *aso
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
*roblema
</line>
<line>
*o carteiro chinês
</line>
</par><par>
<line>
misto. As red** m*stas s*o for**das tanto *or ar*os de pares orde***os *uanto p*r a*cos de
</line>
<line>
*ares não orden*dos d* *ós disti*tos, aproximan*o-se **sim * r*ali*ade das malhas urbanas e,
</line>
<line>
conseque*tem*nt*, ap*esenta* *m **i*r grau de dificul*ade para se encon*r** *m* s*lução,
</line>
<line>
s*ndo cla*sificado como NP-co*pleto (CHASTE, *OM*, WALRAVENS 2014). Nessa
</line>
</par><par>
<line>
situação, c*so o grafo original n*o seja eulerian*, o
</line>
<line>
*ro*lema se resum* a transformá-lo em
</line>
</par><par>
<line>
*m grafo eule*iano a *m
</line>
<line>
custo mí**mo para
</line>
<line>
então d*t*rmin*r o c*rcuito eul**i*no
</line>
</par><par>
<line>
(KONOWALE*KO, 2012). Ahu*a, Ma*n*nt* e Orlin (19**) propõe
</line>
<line>
*m modelo *ar*
</line>
</par><par>
</page><line>
transformar *m grafo m*sto *m eu*eriano, o*de inicialmente os arcos *irecionad*s e não
</line>
<line>
Rev. FSA, *er*sina PI, *. 17, n. 12, art. 12, p. 2*9-261, d*z. 2020 *ww*.fs*net.co*.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. A. Melo, L. *. N. Santos, M. G. M. *eixoto, S. B. Barbosa, T. H. Nog*ei*a
</line>
<line>
248
</line>
</par><par>
<line>
dir*ciona*os são *epa*ados em do*s co*juntos A e A\, *esp*ctiv*m*nte, *o**or*e
</line>
<line>
rep*e**nta*o pelas eq**çõ*s:
</line>
</par><par>
<line>
m in
</line>
<line>
d x
</line>
<line>
+
</line>
<line>
ij
</line>
<line>
ij
</line>
<line>
d x ij
</line>
<line>
ij
</line>
<line>
(1)
</line>
<line>
(*, j)*
</line>
<line>
(i, j )A'
</line>
</par><par>
<line>
Suje**o à:
</line>
</par><par>
<line>
x
</line>
<line>
+
</line>
<line>
=
</line>
<line>
ij
</line>
<line>
*
</line>
<line>
ij
</line>
<line>
x
</line>
<line>
+
</line>
<line>
x
</line>
<line>
i
</line>
<line>
( * *)
</line>
<line>
ji
</line>
<line>
ji,
</line>
</par><par>
<line>
j:(i, j)A'
</line>
<line>
j:(i, j )A
</line>
<line>
j:( j,i)A
</line>
<line>
j:( *,i)A'
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
De acordo com Xavier (2010) a *qu**ão (1) trata-se da f*nção o*jetivo q*e é
</line>
</par><par>
<line>
determin*da pela soma do produto da* *i*tâncias
</line>
<line>
d
</line>
<line>
*ela variável
</line>
<line>
*j
</line>
<line>
x
</line>
<line>
que determi*a quan*as
</line>
<line>
ij
</line>
</par><par>
<line>
vezes que será n*cessár*o *ass*r pelo arco ij. A restriçã* (1a) i*plic* que o gra*o res*lta*te
</line>
<line>
se*á euleriano simé*rico (número de *rest*s entrando em *a*a vé*tice é igual a* nú*ero de
</line>
<line>
arestas s*indo), a **s**ição (1b) faz com que s*ja realizado a pas*agem *e pel* menos uma vez
</line>
</par><par>
<line>
em cada ar*o não-*irecionado e a restriç*o (1c) exige passag*m *elo menos u*a ve* em a
</line>
<line>
ca*a ar*o direci*nado (AHUJ*, MAGNANTI, ORLIN, 19*3).
</line>
<line>
Por se tratar de um prob*ema N*-completo tem-se g*ande dificuldade de *e encontrar *
</line>
<line>
s*lução ó*ima e, *essa for*a exis*em soluções h*urísti*as que bu*cam encontrar sol*ções
</line>
<line>
*proxi*adas. Dentre as he*rísticas para **se tipo de problem* podemos citar os algor*tmos
</line>
</par><par>
<line>
* i st * 1
</line>
<line>
(EDMONDS, JOHNSON, 1973) e algoritmo misto 2 (FREDERICKSON, 1979),
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
mo*ificaç*es desse* a*goritmos propostos por *ea*n e Liu (1*95), além
</line>
<line>
*esses *u*tro
</line>
</par><par>
<line>
alg**itmos, Pearn e *hou (1999) r*a*izaram u*a otimização n*s
</line>
<line>
algoritmos modifica**s
</line>
</par><par>
<line>
o*te*do melhorias s**nificativas (G*DINHO F*LHO, *UNQUEI*A, 2006).
</line>
<line>
2.8 Algoritmo de Hie*hol*er
</line>
</par><par>
<line>
Um
</line>
<line>
*o* prim*i*os *lgoritmos dese*volvidos para tratar cic**s e*lerianos *oi
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
al*ori*mo
</line>
<line>
de Hierholz*r, prop*sto em 1*73 (C*RVAL*O, 2017). Utili*an*o o concei*o d*
</line>
</par><par>
<line>
grafo re*uzido, re*ovend* as a*estas do gra*o or*gina* e*quanto
</line>
<line>
os insere
</line>
<line>
na solução,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
al*oritmo busca gerar um *ami*ho percorrend* todas as arestas até retor*ar *o vértice inicial.
</line>
</par><par>
<line>
Por*m,
</line>
<line>
esse procediment* pode gerar subcic*o* (CARVALHO, 201*; CA*TER; PRICE,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, *eresina, v. 17, n. *2, *rt. *2, p. 2*9-**1, d*z. 2020
</line>
<line>
w*w4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Otimização *a R*ta de Cole*a d* Lixo na Região do Al** *a**naíb*: U*a Pesqu*sa *plica*a
</line>
<line>
249
</line>
</par><par>
<line>
*017). Dessa for**, pa*a e**ta* subciclos, o a*gori*mo *omeça *m novo caminho no últ*mo
</line>
<line>
vértic* percorrido te*tando retornar a e*e soment* com *res*as não utilizadas, enquanto existir
</line>
<line>
ar*stas ainda não percorridas (CARV*LHO, 2*1*).
</line>
<line>
Para constr*ir um ci*cuito *uler*ano, consid**ando que o grafo G em qu*stão seja
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
pa*a che*ar a
</line>
<line>
outro nó
</line>
<line>
*
</line>
<line>
. A partir d*s*e
</line>
<line>
deve-se prossegu*r para outro n* e
</line>
<line>
assi*
</line>
<line>
j
</line>
</par><par>
<line>
sucessivamen*e (CART*R; P*I*E, 2*17). C**o * *rafo G é euleria*o, temos que o gra* de
</line>
<line>
todo* os vérti*e* * par, desse modo, cada vez qu* se chegar a um nó deverá e*istir *ma *resta
</line>
<line>
não utilizada possibilitando a saída (KONOWALENKO, *0*2; CARVALH*, 201*). Sen*o
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
(KONOWALENKO, 2*12; CARTER; PRICE, 201*). S* C contiver todas as arestas *ntão o
</line>
</par><par>
<line>
circu*to obtid* s**á
</line>
<line>
eule*iano; *o contrário identi*ica-s* *
</line>
<line>
grafo pa***al
</line>
<line>
G
</line>
<line>
formado *ela*
</line>
<line>
p
</line>
</par><par>
<line>
arestas nã*
</line>
<line>
percorridas de G e q*e, de modo evidente, possui *odos os nós com grau *a*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
G
</line>
<line>
e a partir d*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
x
</line>
<line>
*o*s*rói-se um nov* circ***o C\ qu* será lig*do a C, à p*rtir d*
</line>
<line>
k
</line>
<line>
x
</line>
<line>
k
</line>
</par><par>
<line>
f*rman*o
</line>
<line>
*m ún*co
</line>
<line>
c*rcuito (CARVALHO,
</line>
<line>
2017). Tal nó
</line>
<line>
x
</line>
<line>
exist*, *ois, G é um grafo
</line>
<line>
k
</line>
</par><par>
<line>
conexo e e**e procedimento será repetido até obter um circuito euleri*n* com*leto no grafo G
</line>
</par><par>
<line>
(KONOWALENKO,
</line>
<line>
20*2; CARVALHO, 2*17). De*sa for*a, a
</line>
<line>
**scriçã* do algor*tmo
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Hi*rholzer pa*a u* grafo euleria** será:
</line>
<line>
Função Hie*holzer (G = (V, E): grafo): caminho
</line>
<line>
G\: = G {G' = (V', E')}
</line>
<line>
x* : = um vértic* de G'
</line>
<line>
C: = [ xi ] {inicialmente, o *ircu*t* **ntém só xi }
</line>
<line>
Enquanto *' não vazi*
</line>
<line>
xk : = um vér*ice de C ta* qu* d ( xk ) > 0 em G'
</line>
<line>
*': = Circ*ito em G' que cont*m xk
</line>
<line>
G': = G' - {a | a é aresta contid* em C'}
</line>
<line>
Em *, substi*ui* o v*rtice *k pel* circu*to C'
</line>
<line>
Retornar C
</line>
<line>
3.3 *ams e solve*s
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. **, n. 12, art. 12, p. 239-261, dez. 2020
</line>
<line>
www4.fsane*.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. A. *el*, *. P. N. Santos, M. G. M. *eixoto, *. *. Barbosa, T. H. Nogueira
</line>
<line>
250
</line>
</par><par>
<line>
GA*S (**NERAL ALG*BRAIC MOD*LING SYSTE*) t*ata-se de um sistema de
</line>
<line>
programação mat*mática, projetado para fa*er a c*nstruçã* * * reso*ução de modelos amplos
</line>
</par><par>
<line>
e comp*exos d* forma mais direta, proporcionando a*sim, maior facilidade *ara leit**a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
acesso de
</line>
<line>
projeti*tas (BROOKE, *99*). Além disso, corresponde a um sistema am*l**ente
</line>
</par><par>
<line>
dis*eminad* n* *esq*isa Operac*onal *ara a construção e otimizaçã* de model*s m**em*ticos
</line>
<line>
*ineares, combinatórios e até *m problema* *P-H*rd (KONOW*LENKO, 2012).
</line>
<line>
Seg*ndo Br*ok* (1997), com a *t*lização d* G*M* pode-se aum*ntar de forma
</line>
</par><par>
<line>
signific**iva * produtividade dos mode*is*as podendo **m*ém
</line>
<line>
e**a*dir o *so d*s apli*a*ões
</line>
</par><par>
<line>
de programação mat*mática em a*áli*e *e polític*s e to*adas de deci*ão. Além di*so,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
GAMS pos*ui *m conjunto de solvers, que se *rata de u* *oftware matem*t*co sendo ele um
</line>
<line>
program* de compu**dor ou uma bibli*teca que soluciona um problema mat*mático, to*nando
</line>
</par><par>
<line>
* *AMS bast*nte fle*ível
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
**ordo com a necess*dade *o mo*eli*ta como, por e*e*p*o,
</line>
</par><par>
<line>
Programação Line*r, Prog**m*ção Inteira Mista, Programação Não Linear, entre out*as
</line>
<line>
(BROOKE, 1*97). B*sicamente o sol*e* rec**e a *e*criçã* de um problema e realiza cá*culos
</line>
</par><par>
<line>
e procedimentos retorna*do à so*ução
</line>
<line>
do me*m*, *n*e a
</line>
<line>
*d*i* é criar
</line>
<line>
um programa
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
bi**iot*ca que *ode ser a*licado a ou*ros pro*lemas *imilares (MATH*US, 2010).
</line>
<line>
Uma plataforma qu* disponi*iliza *cesso a mais de 60 s*lvers para re*olver *r*blema*
</line>
<line>
de o***ização numéri*a se trata do *EOS SERVER. *ospedado pelo Wisco*sin Inst*tute for
</line>
</par><par>
<line>
*iscovery na Unive*sity of Wisconsin em Mad*son *ossui solver*
</line>
<line>
exec*tados em m*qu*na*
</line>
</par><par>
</page><line>
de *lto desempenho e solvers re*otos qu* operam em m*quinas n* Arizona Sta*e Universit*,
</line>
<line>
University of Klagenf*rt na Áustria e n* Univ*rsity of Mi*ho em Portuga* (NEOS S*RVER,
</line>
<line>
*016). Cabe le**rar qu* para a solu*ão de pro*le**s de pro*ramação *nteira mi*ta o NEOS
</line>
<line>
oferec* *nze solvers, porém, ap**as quatro deles oferece suporte *ara G*MS; CPLE*,
</line>
<line>
Mosek, Gu*obi e CB* (NE** SERVE*, 2016).
</line>
<line>
CPLEX é u* d*s p*in**pais pacotes comerci*is *e solver* utiliza*os para re*olver
</line>
<line>
pro*lemas de programação linear e programaçã* inteira, **m suporte para ent*ad* de arquivo*
</line>
<line>
escrito* nas lin*uage*s de modelagem G*PL e **PL. Re*olv* pr*blem** como o Problema
</line>
<line>
de Flu** de Rede, Programação Qu*drática e *rogr**ação *nteira **sta (*ATHEUS, 2010).
</line>
<line>
Outra consoli**da ferramenta co*put*cio*al d*vido ao seu desempenho em programaç*o
</line>
<line>
linear, qu**rática e int*ira mi**a, t*at*-** do GUROBI q*e ut*liza o paradigma co*p*tacional
</line>
<line>
de análise, **oje*o e pr**ramaç*o orien*a*o a objetos além de possuir f**il c*municação com
</line>
<line>
plataformas de dese**ol*im*nto de *oftw*r*s e **nguagens *om* C++, Ja*a, Matl*b e *utros
</line>
<line>
(TAK*G*WA; MAN*ELLI; *URARO, 2014).
</line>
<line>
Rev. **A, Teresin*, v. 17, n. 12, art. *2, p. 239-261, d*z. 2020 www4.fs*net.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Otim*za*ão d* Rota de Coleta de Lixo n* Região do Al** Paranaíba: Uma ***quisa Aplicada
</line>
<line>
251
</line>
</par><par>
<line>
* softwar* de otimização **SEK foi de*e*v*l*ido par* r*solver *r*blema* de
</line>
</par><par>
<line>
ot*mização matemáti*a li**ar, int*ira mista lin*ar, quadrática, inteira mista q*adrática,
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
suporte pa*a e*trada
</line>
<line>
de dados em AMP* e GAMS al** de po**r ser usado co*
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
ferra*ent* nos sof*wares MATLAB * R (MO*EK, 20**). P*r fim, o CB* (Coi*-or Br*nch
</line>
<line>
and Cut) é um *olver de Código aberto escri*o em *++ para *roblem*s do tipo inteir* misto.
</line>
<line>
Com*atíve* com AMPL, GA*S, MPL, AIMMS, **en*o*ver E*cel (CBC, 20*7).
</line>
<line>
* MET*DOLO*IA
</line>
</par><par>
<line>
Segun*o
</line>
<line>
*in (201*) a me*odologia de pesquisa c*rrespon*e a uma abordagem
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*étodos e a*õ*s a serem realiza**s pa*a o a*cance dos o*jet*vos pr*postos pelo estu*o. Frente
</line>
</par><par>
<line>
a isso, esta envolve rec*rte do campo de pes*uisa, a escolha do grupo de pesquisa, o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
construção *e est*atégia*
</line>
<line>
de estudo bem *om* a definição de inst*ument*s para
</line>
<line>
a análise de
</line>
</par><par>
<line>
dado* (*IN, 20*5). Frente a isso, s*gundo Appolin*r*o (2004), u*a pesquisa aplica*a
</line>
</par><par>
<line>
co*responde a um tipo *e pesqu*sa com
</line>
<line>
fins práticos e que tem o obje*ivo de soluci***r
</line>
</par><par>
<line>
problem*s ou
</line>
<line>
*ecessidade* concretas e imediat*s. **ssa for*a, este **tudo se c*racteriz*u
</line>
</par><par>
<line>
com* *ma
</line>
<line>
p*squisa ap*ic**a, pois adotou os
</line>
<line>
conhe*imen*os teóricos desenvol*idos por
</line>
</par><par>
<line>
*odinho *ilh* e Junqueira (2006) e Ko**wa*enko (2012) visando a realização de uma
</line>
<line>
proposta de otimização das *otas de coleta *e lixo na cidade de Rio P*ranaíba - MG.
</line>
</par><par>
<line>
*lém disso,
</line>
<line>
este s* car*ct*rizou
</line>
<line>
como u*a pesquisa
</line>
<line>
quantitativa, pois se baseou em
</line>
</par><par>
<line>
um mo*elo matemático para obter soluçõe* *ara o problema **ali**do (*DCOCK, 2*01;
</line>
<line>
KOTHARI, 2004). A*si*, Koth**i (2*04) caracte*iza uma p**quis* com* q*a*tit*ti*a quan*o
</line>
</par><par>
<line>
e*t* busca *oluções
</line>
<line>
para um dado problema por *eio
</line>
<line>
de ferra*entas e*tatísticas
</line>
<line>
*u
</line>
</par><par>
<line>
matemát*cas, apontando e medindo dado* de *orma quântica. *abe *emb*a* qu* *e acordo
</line>
</par><par>
<line>
*om *othari (20*4) e Yin (2*15) uma pe*quisa
</line>
<line>
quanti*ativa se *ifere da* d*mais pela
</line>
</par><par>
<line>
def*nição das variá*eis de **ior import*ncia, pa*a posteriormente, explica* a* c*racter*sticas
</line>
<line>
do *roblema analisado.
</line>
</par><par>
<line>
**sa*do obt*r m*i*r precisão na col*ta *e dado* *uant* ao *amanho *e
</line>
<line>
cada rua do
</line>
</par><par>
<line>
*uni**pio, utilizaram-se *oordenadas g*ográ*ica* *ara mapear t*das as es*u*na* (nós) e rua*.
</line>
<line>
Os *a*os geog*áficos r*ferent*s às *uas for*m obtidos por meio do aplicativo G*ogl* Earth
</line>
<line>
2017, *onfo*me *s *iguras * (a), (*) e (c).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teres*na PI, v. 17, n. 12, art. 12, p. 239-261, dez. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. *. Melo, L. *. N. Santos, *. G. M. Peixoto, S. *. Barbosa, *. H. Nogueira
</line>
<line>
252
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 (a) - Parte ** mapa do *unicíp*o com as mar***õ*s das co*rdenadas.
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ura 1 (b) - *arte do mapa do *unicípio *om as marcações das co*rdenadas.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, art. 1*, p. 239-261, de*. 2020
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*timi*açã* da *ota de Coleta de Lixo na Região do Alto Para*aíba: Uma **sq*isa Aplicada
</line>
<line>
253
</line>
</par><par>
<line>
*igura * (c) - Parte do m*pa do m*n*cípio com as marcaç*es da* coorden*das.
</line>
</par><par>
<line>
U*ili*ando o aplicat**o Mi*ro*oft *xcel 2*13 e s* at*nta*do pa*a os nós observados
</line>
<line>
na* *iguras 1 (a), (b) e (c), montou-s* a matr*z de a*jacência l**ando em c*nsi*e**ção a
</line>
<line>
*ireção, is*o *, s* * rua é d* mão ú**ca (a*co: d*recionado) ou dup*a (aresta: n*o direc*o*ada).
</line>
<line>
Des*a ma*eira, se h* u* caminho do n* * para o nó j *t*ib*i-se * valor 1, caso contrário 0. A
</line>
<line>
par*i* de*sa *atriz * das coor*ena*as geográficas c*lculara*-se as dis*âncias de cad* trec*o
</line>
<line>
d* rua entre duas es*uinas mapeando to** o mu*icípio, gerando assim, a matr*z d* *istâ*cias.
</line>
<line>
Para o cálculo da dis*ânc** transferiram-se a* coordenadas geo*ráficas obtid*s no
</line>
<line>
Google *arth 2*17 par* * aplicati*o Microsoft Exc*l 20*3 já impor*ada* *omo **ordenadas
</line>
<line>
cartes*anas, po* mei* da equaç*o (2):
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
A LatitudeUm e LongitudeUm são referentes as coordenadas do
</line>
<line>
prime*ro po*t* e
</line>
</par><par>
</page><line>
*atitud**o*s e Longi*ud*Do*s *e*erentes as *oordenadas do segundo ponto. ABS representa o
</line>
<line>
Rev. *SA, Tere*i*a PI, v. 17, n. 12, art. 12, p. 239-26*, dez. 2020 www4.*san**.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. A. M*lo, L. P. N. Santos, *. *. M. Pei*o*o, S. B. Barbosa, T. H. No**e*r*
</line>
<line>
254
</line>
</par><par>
<line>
v*lor absoluto da ex*ressã*. Ao final a exp*ess*o é multi*licada *elo raio mé*io da te*ra e por
</line>
</par><par>
<line>
m*l para transformar a unidade e* metr*s (Madeira, 200*). A**s a cri*ção das matrizes
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
adjacência * de distâncias,
</line>
<line>
desenvolv*u-se
</line>
<line>
*m modelo em
</line>
<line>
progr*maç*o l*near int*ira
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
linguage* GAMS segu*nd* o me*mo modelo *ti*iz*do por Konowalenko (201*) con*orme
</line>
<line>
*stá des*r*to:
</line>
<line>
Índices: i, j e k represent*m os nós;
</line>
<line>
C*nj*nto: C*ó* - o conjunto form*do pelos n*s do grafo mist*;
</line>
<line>
Parâ*etros:
</line>
<line>
eij que assume *alor 1, se o nó i t*m ligação co* o nó j, e 0 *aso contrário.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
M : n*mero *nteiro maior *** 1000;
</line>
<line>
Variáv*is:
</line>
<line>
xij : *úmero d* vezes que o *rco do nó i para o nó j a*arec* na so**ção;
</line>
<line>
Para e*te mo*elo assume-se que o resul*ado *timo é aqu*l* que mi*imi*a * di*tânci*
</line>
<line>
total percorrid* p*lo caminhão de col*ta de r*síduos sólidos. É determ*nad* pela soma *o
</line>
</par><par>
<line>
prod*to
</line>
<line>
das d*stâncias p*la variáv*l xij . A dis*ância total é *alculada de acordo com a
</line>
</par><par>
<line>
equ*ção (3) que *or*esponde à fun*ão objetivo:
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
(3)
</line>
<line>
Restrições:
</line>
<line>
a) O número de arc*s que chegam em um determin*do nó deve ser igual ao núm*ro de
</line>
<line>
arcos que saem deste *ó. Essa restriç*o (*) garante a co*t**uidade da rota:
</line>
</par><par>
<line>
e x
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
ik
</line>
<line>
ik
</line>
<line>
* x
</line>
<line>
=0
</line>
<line>
(4)
</line>
<line>
kj
</line>
<line>
kj
</line>
</par><par>
<line>
*,kCNós
</line>
<line>
j,kCNós
</line>
</par><par>
<line>
b) A r*s*riç** (5) garant* que * rota fin*l contenha todos os *rcos, pelo men*s u*a ve*:
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
també* z*r*. Isto *, a var*áv*l aij t*rá valo* dife**nte *e zero apenas se ex**t*r
</line>
<line>
a**acências en*re *s nó* * e j:
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresi*a, *. 17, *. 12, ar*. 12, *. 239-*61, dez. 2020
</line>
<line>
www4.*sane*.com.br/*e*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*timização d* Rota de Coleta de Lixo na Regi*o do *lto Paranaíba: *ma Pe*quisa Aplicada
</line>
<line>
255
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
Pa*a a resolução do modelo *e p*ogramação linear in*eira gerado n* linguagem GAMS
</line>
<line>
utiliz*u-se o se*v*dor do site NEOS SERV*R que disponi*i*iza a*guns solvers p*ra prob**mas
</line>
</par><par>
<line>
d* ot*mização. D*nt*e os
</line>
<line>
s*l*ers *is*oníveis foram u*i*iz**os o CPLE*, *ose*, *urobi
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
CBC.
</line>
</par><par>
<line>
Par* a constr*çã* *a rota a *artir *o resu*tado gerado pela programação linear foi
</line>
<line>
utilizado o algori*mo *e Hi***olzer *ue tem como objetiv* d**ermi*a* u* ciclo e*ler*ano para
</line>
</par><par>
<line>
*m dado grafo euleriano. De*t* f*rm*, partindo d* um vértice qualquer s**ão p*r*orri*as as
</line>
</par><par>
<line>
*restas *té ret*rnar ao vértice inicial e, e*q*anto ho*ver v*rtices que *oss*am a*est*s ainda
</line>
<line>
não ex*lo*ada*, inicia-se *m camin*o u*ando as aresta* ainda não perco*ridas tentan** voltar
</line>
<line>
a ele (C*RVALHO, 2017). Dessa forma, foi selecionado o que obtev* * melhor resultado
</line>
</par><par>
<line>
final par* a fun*ão *bjetivo e, *
</line>
<line>
partir
</line>
<line>
do resul*ado extraíd* do site NEOS,
</line>
<line>
d*terminou-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rota otimizada *tilizan*o o al*oritmo Hierholzer par* grafos direci**ados.
</line>
<line>
Atua*men**, a coleta de **xo no município é re*lizada por d*is ca*inhõ*s de s*gunda-
</line>
<line>
feira a *á*a*o, se*do q*e de segunda a s*xta-fe*ra é realiz*da das 16 às 22 *oras e a*s sábados
</line>
</par><par>
<line>
das 7 à* 15 hor**. Segundo dados fornecidos **la *refeit*ra *o muni*ípio, somando as
</line>
</par><par>
<line>
quilo*etragens médias dos doi* cam*nhõe* em cada *ia de coleta tem-se que é ne*es*á*i*
</line>
</par><par>
<line>
percorrer 95.416,6667 metros para re*liza* o *erviço e* toda * cidade. Assim, buscou-*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mini*ização da distância p*r*or**da pelos *eículos de co*eta (DROR, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
4 RE**LTADOS E DISCUSSÃ*
</line>
</par><par>
<line>
*p*s desenvolver o modelo de programação *inear no so*tware GAMS foi *ecessário
</line>
<line>
envi*-lo *ara o servi*or NEOS, p*is dev*do ao tam*n** do p*oblema não foi pos*íve* resolvê-
</line>
</par><par>
<line>
lo na ve**ão gratuita do GAMS. Portan*o, ob***eram-s* o* resultados via NEO*
</line>
<line>
de cad*
</line>
</par><par>
<line>
solve*, sendo eles CPLEX, Mosek, Gurobi e CBC.
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 1 - Resultados coletados do ap**cativo NEOS
</line>
</par><par>
<line>
Solve*
</line>
<line>
T*mpo de exec*ção
</line>
<line>
Resultado d* fu*ção *bj*tivo
</line>
</par><par>
<line>
CPLEX
</line>
<line>
5 ,*
</line>
<line>
seg
</line>
<line>
69.287,* m
</line>
</par><par>
<line>
Mosek
</line>
<line>
33*,2 seg
</line>
<line>
68.980,* m
</line>
</par><par>
<line>
Gur*bi
</line>
<line>
2 ,7
</line>
<line>
seg
</line>
<line>
69.324,4 *
</line>
</par><par>
<line>
CBC
</line>
<line>
8 ,8
</line>
<line>
seg
</line>
<line>
69.410,6 m
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 1*, ar*. 12, p. *39-261, dez. 2020
</line>
<line>
www*.fsa**t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. A. M*lo, L. P. *. Santos, M. G. M. Peix*to, S. B. B*rbosa, T. H. Nogueira
</line>
<line>
256
</line>
</par><par>
<line>
Se**o ass*m, fora* listados *uatr* tipos d*stintos de solvers, de ac**do com * Tabela
</line>
</par><par>
<line>
1, cada
</line>
<line>
qual co* um temp* de ex*cução c*racterístico. Além disso, todos
</line>
<line>
os *olvers
</line>
</par><par>
<line>
obtiveram um re*ult*do sa*isfatório *ompar*do com a rota atual rea*izada no municíp**. Os
</line>
<line>
s***ers CPLEX, Gurobi e CBC apresentaram r*sultados de va*ores próxi*os, na *rdem de 69
</line>
<line>
quilômet*os de dis*ância. Por f*m, * sol*er Mo*ek apresentou o me*ho* resul*ado com a menor
</line>
</par><par>
<line>
distân*ia a ser *ercor*id* pelos *aminhões de col*t*. Cabe l*mbrar qu* mesmo
</line>
<line>
*sse
</line>
</par><par>
<line>
apresenta*do o maio* *emp* de execução, sua utili*ação foi satisfa*ória com u* *timo *usto-
</line>
<line>
be**fíc*o re*acionado à **dução d* função o**etivo.
</line>
<line>
*unto à **efeitura *oram obtidos *s dados re*eren**s ao atual si*t*m* de co*eta *e lixo.
</line>
<line>
Atualmente s*o utilizados dois *aminhões para r*alizar a coleta em toda a cidade e os dados
</line>
<line>
obt*d*s são referentes ao mês *e *arço de 2017. Na Tabela 2 é possível obs*rvar * d**tân*i*
</line>
<line>
g*st* po* ca*a caminhão, o total nec*s*ár*o por *ia para realizar a coleta e a média por d*a.
</line>
<line>
T*bela 2. Distâncias em quilômetros d* cada cam**hão para a col**a de lixo.
</line>
</par><par>
<line>
Ca*i*hão 1
</line>
<line>
Ca*inhão 2
</line>
<line>
Tot*l po* dia
</line>
<line>
Média po* dia
</line>
</par><par>
<line>
06/ma*/17
</line>
<line>
43
</line>
<line>
* * ,1
</line>
<line>
9 8 ,1
</line>
<line>
9 5 ,4 2
</line>
</par><par>
<line>
0*/mar/17
</line>
<line>
* 2 ,3
</line>
<line>
4 6 ,4
</line>
<line>
8 8 ,*
</line>
</par><par>
<line>
08/ma*/17
</line>
<line>
* 9 ,6
</line>
<line>
62
</line>
<line>
* 0 1 ,6
</line>
</par><par>
<line>
0*/mar/17
</line>
<line>
35
</line>
<line>
5 9 ,*
</line>
<line>
9 4 ,2
</line>
</par><par>
<line>
10/ma*/*7
</line>
<line>
4 9 ,5
</line>
<line>
4*
</line>
<line>
9 4 ,5
</line>
</par><par>
<line>
Dessa fo*ma, esc*l*eu-se o resultado obt*do * partir *o solv*r Mosek que te*e *omo
</line>
</par><par>
<line>
resultado
</line>
<line>
da
</line>
<line>
**nç*o *bjetiv*, 68.*8*,7 metros. *omparando-se com a dis*ância total gas**
</line>
</par><par>
<line>
a*ual**n*e te*-se uma *elhora ** 28%, reduzindo de 95.416,7 m*tros para 68.9*0,7 *etros
</line>
</par><par>
<line>
necessários para re*lizar a co*et* de lixo no mu*ic*pio. *tiliza*do res*ltado gerado pelo o
</line>
<line>
Mo*ek v*a NE*S, em que *oi de*erminado q*anta* *ezes c*da arco *eve se* aces*a*o,
</line>
<line>
aplicou-*e o *lgorit*o Hierh*lzer para gerar a rota otimizada.
</line>
<line>
5 CO*S*DE**Ç*ES FIN*IS
</line>
</par><par>
<line>
O pre*ente estu*o foi pautado na
</line>
<line>
otimização da rota de co*eta de lixo d* u*
</line>
</par><par>
<line>
m*nic*pio situa*o
</line>
<line>
na meso**egião mineira do Alto Paranaíb*, consider*nd* restriçõ*s de
</line>
</par><par>
<line>
horários, sent*do *e *lu*o
</line>
<line>
das ruas, be* co**
</line>
<line>
a *isponibilidad* de caminh*es para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
r*alização do serviç*. N* fase de c**eta *e dados *efere*te* à **ta at*al foi observada a falta
</line>
<line>
d* *omp*omisso e rigidez nas *n*ta*ões reali*adas pelos *r*prios motoristas dos cam*nhões.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, art. 12, p. 239-26*, dez. 20*0 www4.fsanet.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Oti*ização da Rota d* Coleta de Lixo na R*gião do Al*o Paran**ba: Uma Pesqu*sa Ap*ic*da
</line>
<line>
257
</line>
</par><par>
<line>
Além diss*, não há uma cobrança *o*stant* por parte da prefeitura *o município *m relação à
</line>
<line>
entre*a *a* anotaçõ**.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa manei*a, considerando as dif*culdades de
</line>
<line>
s* obt*r os dad*s refere*tes ao atu*l
</line>
</par><par>
<line>
fu*cio*a*ento do *is*ema de col*ta de lixo no m*nic*pio, uma vez q*e o* próprio* m*to*istas
</line>
</par><par>
<line>
eram *esponsáve*s *elo registro de dados e os *esmos *ão d*rem t*nta
</line>
<line>
importância
</line>
<line>
a
</line>
<line>
esse
</line>
</par><par>
<line>
**t*, foi possível
</line>
<line>
obter u*
</line>
<line>
d*ag*ós*ico da situação atua* do s*rviço. De acordo com os
</line>
</par><par>
<line>
res*l*ados obtidos po*e-*e afir*ar que o objetivo desse estudo foi alc*nçado. S*ndo *ssim, a
</line>
<line>
metodologia pro**s** fo* implantada e foram obt**os os r*sult*dos ade*uado*, ou se*a, uma
</line>
<line>
*ota otimi*ada para a cole*a e o transporte de lixo no m*n*cípio.
</line>
<line>
Além disso, no *resente estudo fora* realiz*dos te*tes e* qu*tro solv*rs * f*m de se
</line>
<line>
obte* um *e*hor resul*a*o *ue refletisse a distância mín*ma a se* *ercorri*a pelos caminhões
</line>
<line>
** l*xo. Frente * *s*o, o *elhor resultado foi ob*id* com * solver Mosek, *o* *m* rota de
</line>
<line>
68.98* *etros d* d*stância. Cabe lembrar *ue o tempo de execução *ar* es*e solver *oi *aio*
</line>
<line>
que os *e*ais solv*rs ut*lizados, entretan*o, consid*ra*do a redução d* di*tância *btida com
</line>
<line>
*ste, pod*-se dize* que * sua utilização foi comp*nsatória.
</line>
<line>
* partir do re*ultado obtido co* o solve* M**ek, foi c*nstatada uma ***ho*ia
</line>
</par><par>
<line>
*orrespondent* à 28% *a d*stância total
</line>
<line>
percor*ida para realizar
</line>
<line>
o s*rviço de colet*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
t*ansporte d* lixo quando c*mparado com o* nú*eros atuais. De*ta *orma, ca** a *ota
</line>
<line>
otimizada seja ap*icada no *uni*í**o, pode-se obter uma redução de g*sto* de *ombustíve* e
</line>
<line>
no desgaste dos ve*culos de coleta, o qu* pode resultar em uma ec*nomia para a prefeitur* do
</line>
</par><par>
<line>
*uni*ípio, fato que realça a viabi*idade e os benefícios deste
</line>
<line>
e*tudo. No que se ref**e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
realização d* **tudos futuros, sugerimos a
</line>
<line>
modelagem
</line>
<line>
*o problema de roteirização
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
veículo* considerando o t*manho e a cap*ci*ade *a frota dispo*ível, ou seja, a quanti*ade de
</line>
<line>
caminhõ** e a cap*c**ade de cada um.
</line>
<line>
**F*RÊ**IAS
</line>
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X
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X
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X
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