<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 9, art. 4, p. 68-83, set. *0*0
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.9.4
</line>
</par><par>
<line>
Pará*rafo de Kam: Uma Análise do Sensem*k*ng em Prát*ca* de Aud**oria Externa
</line>
<line>
K** Paragraph: A* Analysis of *ense*a*ing in Ext*rnal Auditin* *ract*ces
</line>
</par><par>
<line>
Sergi* Edu*rdo de *i*ho Velh* Wanderley
</line>
<line>
Doutor em *dm*nistração pela ***pe/FGV
</line>
<line>
Pro*essor do PPGA da *nigranri*
</line>
<line>
E-mail: sergi*.wanderley@unigr*nr*o.edu.br
</line>
<line>
Davi dos *antos Mar*ue*
</line>
<line>
Doutora** em Admi*is*ração UNIGR*N**O
</line>
<line>
Mestra*o em Ciências Con*á*eis pela U*iversidade *o Estado do Rio de J*nei*o
</line>
<line>
E-mail: david*plo*at*@gmai*.com
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: *e*gio Eduar*o de *inho Velho Wan*erley
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. Tonny Ker*ey de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Un*v*r*i*ad* do Gr*nde **o, PPGA - Rua da Lapa, *6,
</line>
<line>
*odri*ues
</line>
</par><par>
<line>
Centro, *EP: 22253**0, *io de Janeiro, RJ - Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereç*: D*vi dos San**s *arq*es
</line>
<line>
Artig* recebido e* *4/06/2020. *ltima
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rsid*de do Gran*e Rio, PPG* - Rua da *apa, 86,
</line>
<line>
rec**ida em 18/0*/2020. Aprovado *m 19/*6/*020.
</line>
</par><par>
<line>
Centro, CEP: 22253*0*, Rio de J*neiro, R* - *rasil.
</line>
</par><par>
</page><line>
*valiado pelo sistema *riple **view: Desk Review a)
</line>
<line>
pelo Ed*tor-Chef*; e b) Double Blind Review
</line>
<line>
(av*liaçã* c*ga por doi* avaliado*es d* á*ea).
</line>
<line>
R*visão: Gramat*cal, Normativa e de For*atação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pa*ágr*f* de Kam: *ma Análise do Sensem*king em Prá*ic** de Audi*oria E*terna
</line>
<line>
*9
</line>
</par><par>
<line>
*ESUM*
</line>
</par><par>
<line>
A proposta que est*utu*a
</line>
<line>
o trabalho é a d*scussão sobre o p*o**ss*
</line>
<line>
de aprend*zagem
</line>
</par><par>
<line>
organ*zac*onal em
</line>
<line>
deco*rência do i*pacto Key Audit Matters (KAM),
</line>
<line>
u*a v*z q*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
normatização tende a
</line>
<line>
agre*ar nov*s pe*spectivas e percepções ao *ensamento *os a*ditores
</line>
</par><par>
<line>
e*ternos, além da forma como eles *ormaliza* *eus conhecimentos. Mediante a*o**ag*m da
</line>
</par><par>
<line>
apre**iza*em *r**nizacion*l,
</line>
<line>
elab*rou-se o t*abalho com o *i* de disc*tir a aprendizagem
</line>
</par><par>
<line>
decor*e*t* da necessid*de de divulgaçã* d* *A* n* *ovo relatóri* do auditor indepe*de*te.
</line>
</par><par>
<line>
Co*renteme*te, o traba*ho desc*eveu
</line>
<line>
e discutiu algumas proposições q** foram
</line>
</par><par>
<line>
empirica*ente analisadas em termo* e*istêmic* e ontológ*c* s*bjacentes, mediante
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
indicaç*o de estu*o* anteriores sobre a n*rmatiz*ç*o de KAM. O sensemaking atr*buí*o aos
</line>
</par><par>
<line>
audit*re* referente* às mudança* decorr*n*es ** nor*a*i**ção é um *ndi*a**vo d* com*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*roce*so de *prendizag*m **ganiza*ional *contec* *a *sfera das p*áticas cotidianas
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
tra*alho.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chave: Auditor Indep*ndent. Ceticismo Profissio*al.
</line>
<line>
Sensemaking. Normas de
</line>
</par><par>
<line>
auditor*a.
</line>
</par><par>
<line>
ABST*ACT
</line>
</par><par>
<line>
The
</line>
<line>
proposal that *tructure* the *ork is *h* disc*ssion about the proces*
</line>
<line>
*f or*anization*l
</line>
</par><par>
<line>
learning du* to the Key Audit Matters (KAM) impact, sin** the normatizatio* tends to add
</line>
<line>
new pers*ectiv*s and perceptions *o the thought of the external a*ditors, *esi*es the way they
</line>
<line>
formali*e their *nowledge. T*rough the o*gani*atio*al lea*ning approach, the work *as
</line>
<line>
elaborated in or*er *o discuss the *earning arising fro* the need to d*sclose KAM in t*e new
</line>
<line>
independ*nt auditor report. C**sistently, th* work describ*d and discussed some p*o*ositi*n*
</line>
</par><par>
<line>
that were empiricall*
</line>
<line>
analyzed *n
</line>
<line>
underlying epis*emi* a** ontological te*ms, by i*dicating
</line>
</par><par>
<line>
*reviou* studies on the standar*iz*t*on o* KAM. The se*semaking attrib*te* to au*itors
</line>
</par><par>
<line>
regar*in* the c*anges
</line>
<line>
re*ul*ing from the sta**ardizat**n is an indicat*o* of how the
</line>
</par><par>
<line>
o*gan*za**onal learning pr*c*ss takes place in the sphe*e of everyda* work practic*s.
</line>
<line>
key wor*s: Independ*nt *udi*or. Pro*essional Ske*ticis*. Sensemaking. Audit*ng st*nd*rds.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teres*na PI, v. 1*, n. 9, ar*. 4, *. 68-83, set. 202*
</line>
<line>
w*w4.*s*net.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. E. P. V. Wan*erley, D. *. Marques
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Na execuç*o de suas at*ibuiçõe*, o auditor externo veri**ca a integri*ade, exis*ência e
</line>
<line>
precisão das informações co*tábeis/fin*nceir** di*ulgadas pelas *ompanh***. Dessa *orma, a
</line>
</par><par>
<line>
pe*cepção do trabalh*
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
a*d*tores é *o*pr*end*da co*o *mportante
</line>
<line>
para o correto
</line>
</par><par>
<line>
funcio*amento dos mer**dos financeiros * de capitais, *or a*udar
</line>
<line>
n* *o*strução de *m
</line>
</par><par>
<line>
ambient* de maior confia*ça * credibilidade (NIYANA et a*., 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Fruto d* tal importâ*cia vincul**a ao tra*alho do a*ditor *xterno, as normas
</line>
<line>
internaciona*s de au**toria relat*vas ao *e***ó*i* do au*i*or ind*pendente, na* últ*ma* *écadas,
</line>
<line>
mod*ficaram sua estrutura de divul*aç*o. A *nternational Standard on Au*iting (ISA) 70* (no
</line>
</par><par>
<line>
Brasil NBC TA
</line>
<line>
701) es*r*tu*ou u*a nova apre*en*açã* d* *elatório, dess* m*neira,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
auditores e*ternos, obrigatoria*en*e, *stão do*ume*tando uma **çã* d*scricioná*i* chamada
</line>
<line>
Key Audit *att*** (**M).
</line>
</par><par>
<line>
Tal di*cricionariedade tem a *inalidade de apresentar assuntos ou
</line>
<line>
p**tos crític**
</line>
</par><par>
<line>
i*entifi*ados pel*s a*dit*r**, que re*o*hecida**nte
</line>
<line>
julgar*m importantes para me*hor
</line>
</par><par>
<line>
entend**en*o *as d*monstrações fina*ceiras po* part* dos usuário* *xternos, alé*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
compreen*ão dos próp*ios *ro*e*im*ntos executado* *e*os auditores (K*M*, *017). Des*a
</line>
</par><par>
<line>
for*a, a p*oblema*izaç** d* trabalho p**corre
</line>
<line>
**atamente impacto da *ormati*aç*o o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
KAM.
</line>
</par><par>
<line>
D*do o cenário sup*acitado, al*m do ambient* o*de
</line>
<line>
*s mu*ações sã* sist*maticamente
</line>
</par><par>
<line>
**i* *ontund*ntes e rápidas, sur*e a nec*ssi*ade de cons*antem*n*e f**tale*er o processo de
</line>
</par><par>
<line>
apren*iza*em. Logo, na atri*u*ção *as at**idades de a*ditor**, o aud**or preci*a *pr*m*rar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desenvolver co*petências que aj**a*ão a m*lh*rar * pr*cesso de tom*da *e d*cisõe* o
</line>
<line>
(MA***ALHAS; OD*LIUS, 2010).
</line>
<line>
M*dif*cações nas práticas de trabalho requerem nova *pren*izagem por parte de qualquer
</line>
</par><par>
<line>
*lasse
</line>
<line>
profissional,
</line>
<line>
n*o
</line>
<line>
somente
</line>
<line>
para
</line>
<line>
os
</line>
<line>
audi*ores
</line>
<line>
ext*rnos.
</line>
<line>
Na
</line>
<line>
Auditoria
</line>
</par><par>
<line>
*xt**na/inde*e*dente, *uando u*a nova no*ma *e *u*itor*a é insti*uíd*, c*nseq*entemente se
</line>
<line>
con*trói um novo se*tido **anto * *s*rut**a e post*r*or divu*gação do modelo d* re*ató*io *o
</line>
<line>
aud*to* independente.
</line>
</par><par>
<line>
Para entender ess*
</line>
<line>
fen**e*o, é fundamental *n*estigar e **nhecer o sensema*ing dos
</line>
</par><par>
<line>
audi*ores a respeito ** mudanç*, o q*e *esul*a em des*re*e* as perc*pções relativas à*
</line>
<line>
prátic** de trab**ho do* auditores *x*ernos vi*enciadas p*r eles.
</line>
</par><par>
<line>
O im*ac*o
</line>
<line>
de
</line>
<line>
KAM é d*scrito, e* term*s *p*stêmico *
</line>
<line>
ontológic* subj*centes, como
</line>
</par><par>
<line>
mecanismo
</line>
<line>
para ex*licar se nor*at*zaç*o de *ivulgaçã* do par*graf* de KAM tornou a
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *7, *. 9, art. 4, p. 68-83, s*t. 2020
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/**vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Parágrafo de Ka*: Uma *nális* *o Sensemaking em P*áti*as de Au**toria Exter*a
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
audito*es mais cético* n* execução do* tra*a**os de aud*toria, além da muda*ça de suas
</line>
<line>
p*rcep*õe* ao l*ngo do planej*men** e da *xecução do trab*lho de a*dito*ia.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
tr*b**ho
</line>
<line>
está
</line>
<line>
direcionado
</line>
<line>
por
</line>
<line>
um
</line>
<line>
posicionamento
</line>
<line>
*nto-epist*mológic*
</line>
</par><par>
<line>
inte*pretativ*/c*nst*utivista. *onform* Le*vy (20**), tal *istema de cr*nças *il**ófica*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolv*do *m cenários disciplinares nas ciências socia** q*e enfatiz*m *s con*ecimentos
</line>
</par><par>
<line>
subjeti*os dos indiví*uos, q*e *ão f**d*mentadas em con**xt*s
</line>
<line>
históri**-s*ci*i*. Dessa
</line>
</par><par>
<line>
ma*eir*, a *ers*ecti*a de mund* sinal*za que todos estão par*icipando da co*strução
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
reconstruçã* de signif*cados.
</line>
</par><par>
<line>
2 R*FERENC**L TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
A base *eór*ca do traba*ho está composta *ela revisão *e tema* *omo: international
</line>
<line>
standard on auditing - ISA 701; sensem**ing e *eus *ign*ficados; e ceticismo profiss*onal d*
</line>
<line>
auditor.
</line>
<line>
2.1 International Standard *n Au*it*ng - I*A 70*
</line>
</par><par>
<line>
O Intern*tional Auditing
</line>
<line>
**d Ass***nce Sta*dards Board (I**SB),
</line>
<line>
* ns t i t ut o
</line>
</par><par>
<line>
in*ependente d*
</line>
<line>
normalização q*e estabelece no*mas intern*cion*is de auditori*, publicou
</line>
</par><par>
<line>
*ovo* requerimen*os sobre o r*latório do audi*or indep*nde*te. A finalidade do tr*balho
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
au**to* indepe*de*te essencial*ent* não foi alterada. A m**ança possibilitou a* au*itor
</line>
</par><par>
<line>
divulgar aos usuár*os mai*
</line>
<line>
transpa*ên*ia sobre seu tr*ba*ho, suas responsabilidades e o
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
*espon*abi*i*ades ** Admin*s*ra*ão (KPMG, 2017).
</line>
<line>
* *AASB emitiu o pronunc*am*nto International St*n*ard on Auditing (ISA) 70*, *e *7
</line>
</par><par>
<line>
*e junho de **16, ond* o relatório
</line>
<line>
do* au*itores p*ssou a ter u*a seç*o discricionária
</line>
</par><par>
<line>
chamada KAM. No Brasil, as normas de aud*to*ia
</line>
<line>
sã* emiti*a* pelo Con*el*o Federal
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Conta*ilidad* * denominadas NBC*A (*orma B*asileira
</line>
<line>
de C*ntabilida*e apli*ada
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
Aud*toria), e a tradução * res*o*sa*ilidade do I*s*ituto do* Auditores Independe*tes do Brasil
</line>
</par><par>
<line>
(IBRACON). Po*
</line>
<line>
co*seg*in*e, essa seçã* no Brasil * deno*inada Principais Ass*nto*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Auditoria (PPA).
</line>
</par><par>
<line>
Se*un*o o IAASB, a *SA
</line>
<line>
*01 tem como propósito torn*r o rel*tório do auditor
</line>
</par><par>
</page><line>
independente mai* informativo, c*n*eq*entemente, propo*ci*nando mai*r t*ansparência s*bre
</line>
<line>
a **d**oria realizada.
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 17, n. 9, art. *, p. 68-83, set. 2020 www4.fsanet.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. E. P. *. Wanderley, D. S. Marques
</line>
<line>
72
</line>
</par><par>
<line>
Com o KAM, *s audit*res *ivulga* *ont*s crític*s *elevan*es, *ue s*o document*dos
</line>
</par><par>
<line>
dur*n*e a *orm*lização dos proc*dimentos de aud*toria, além de serem import*n*es p*ra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ent*ndi*ento *as demon*trações *i*anceiras, assim como a compreens*o d*s *roc*dimentos
</line>
<line>
de aud*toria execut*do* (M*TO*, 201*).
</line>
<line>
Pel* *ud*nça, enten*e-se *ue o relatório do au*itor independente se to**ou mais
</line>
<line>
in*ormativo fren*e ao ***elo ante*io*, principalmente pe*a apres*ntação dos *ten* crí*ic*s das
</line>
<line>
de*onst*ações contábeis (K*MG, 2017).
</line>
<line>
Logo, a comuni*ação de *AM for*ecerá contribuições *dicionais aos usuários das
</line>
<line>
d*monstraç*es financeiras, co* a finalidade * aux*liá-*os n* aprofunda**nto de assunto* que,
</line>
</par><par>
<line>
por intermédio do ce*icismo pro**ssi*nal do au*itor, foram *s d* maior r*levânc*a
</line>
<line>
e,
</line>
</par><par>
<line>
consequentement*, demandaram mai*r esfo*ç* *a f*rma*izaç** (IFAC, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
A ISA 70* (201*, *.2), parágrafo terceiro, estabelece:
</line>
</par><par>
<line>
A co*unicação dos princ*pais assunt*s de audito*ia no relatór*o *o auditor *ambé*
</line>
</par><par>
<line>
*ode fo*n*cer
</line>
<line>
ao* usuários previstos das *e*o****açõe* contábeis uma base
</line>
<line>
* ar a
</line>
</par><par>
<line>
obt*nç*o de informações ad*cion*i* com a administração e com *s r*sponsáv*is **la
</line>
<line>
g*vernança sobre determi*ados *s*untos relacionados à *ntida*e, às d*monstraçõe*
</line>
<line>
c*nt**eis a*dit*das ou à auditoria realizada.
</line>
<line>
A NBCTA 70* (2016, *.3) define PAA d* segui*te forma:
</line>
<line>
[...] assun**s q*e, segundo o jul*amento profiss*onal do auditor, foram os mai*
</line>
</par><par>
<line>
sign**icativos na auditoria das de*o*str*ções
</line>
<line>
c*ntábeis do período corr*nte. Os
</line>
</par><par>
<line>
pri*cipais assuntos de **ditoria sã* selecionados entre os assuntos comu*icados aos
</line>
<line>
responsáveis p*la governança.
</line>
<line>
A comunic*ção de KAM, por interméd*o da IS* 701, proporci*n*u *** usu*rio* externo*
</line>
<line>
das demonstrações financeiras maior auxílio na *om*reensão da Companhia, p*in*ipalmente
</line>
<line>
quando envolve ju**amento ****i*icati*o *a ad*inistração (I**C, 2016).
</line>
<line>
2.2 S*nsemak*ng e seu* Si*nificados
</line>
<line>
O pr*cesso de aprendizagem o*ganiz*ci*nal, por interméd*o da abor*a*em soc*al,
</line>
<line>
desenvolve-s* de práticas socialmente construída* e, com* tal, n*o se po*eri* apresentá-l* de
</line>
<line>
manei*a d*svinculada da cultu*a organizacional (MARAVI*HAS, **ELLUS, 2010).
</line>
<line>
D*ntr* dess* co*t*x*o, co* a *doção da ISA 7*1, os auditore* *atura*men** tenderam a
</line>
<line>
c*iar um sen*ido ou sensemak*ng na ex*cução *os procedimentos de audito*i*, *ujo objet*vo
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres*na, v. 1*, n. *, art. 4, p. 68-83, set. 2020
</line>
<line>
www4.fsan*t.c**.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Parágrafo *e Kam: Uma Análise do S*n*emaking *m Práti*as de A*d**or*a Extern*
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
fina* do trabalho é *vali** *e as dem*nstrações finance*ras que a *dministração a*resen*o*
</line>
<line>
*oram ou não prepa*adas d* a*ordo com uma est*utura d* relatóri* financeiro aplic*vel.
</line>
</par><par>
<line>
Para muitos estudiosos, *omo Reissner (2005), no enredo *nde a
</line>
<line>
necessida*e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ada*tação à *uda*ça é requerida, * apre*d*zagem é c*mpreendida como resu*t*do do
</line>
</par><par>
<line>
se*sema*in*, desta forma, seri* uma abordagem mais *rofun*a
</line>
<line>
do que o *es*nvolvimento
</line>
</par><par>
<line>
cognitiv*, que norm*lmen*e * o objeto *as abo*dag*ns em aprendizagem.
</line>
</par><par>
<line>
Wei*k (*99*) relata o c*so da *eoria *a síndrome
</line>
<line>
da criança esp*nc*da (BSC), com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
o*j*tivo *etodol*gi*o de *xplicar a natureza *o sensemaking. Con*orme
</line>
<line>
o autor,
</line>
<line>
es*e
</line>
</par><par>
<line>
conceito foi in*roduzido pela *r*meira vez em tra*alho public*do n*m periódic* cien**fico, em
</line>
</par><par>
<line>
1946,
</line>
<line>
por John Caff*y, um radiol*gista * *edia*ra. Como explor*ção do fenômen*, ele
</line>
</par><par>
<line>
apresentou seis casos nos qua*s os pais
</line>
<line>
report*ram históricos que não condiziam com os
</line>
</par><par>
<line>
ferim**tos **stos no raio X.
</line>
</par><par>
<line>
Weick (199*) ex**plif*ca nesse episódio o sensemaking, tanto no âmbito geral quanto no
</line>
<line>
orga*iz*c*ona*. Nele identifi*a*-se sete pr*pri*dades do construto:
</line>
<line>
1. Fundamentad* na construção da identidade: q*ando o *n*i*íduo entra *o p*ocesso de
</line>
<line>
sensemak*ng, a fim de pr**urar sen*i*o de uma mud*nça o* *e um evento repleto d*
</line>
<line>
i*precisão, a sua identidad* est*, de certa maneira, sendo pro*ada. P*ra Weic*
</line>
</par><par>
<line>
(1995), a i*entidade do indivíduo é vista como mutável. Em resumo,
</line>
<line>
essa
</line>
</par><par>
<line>
caracterís*ica pode ser compre*ndida d* se*uinte *o**a: c*mo e* posso saber o que eu
</line>
<line>
penso até que e* veja * que eu digo?
</line>
<line>
*. Ret*os*e*tivo: refere-se aos motivos pe*os q*a*s o* indi**du*s atuam no pre*ente,
</line>
<line>
**davia a*enas dis*in*uem su*s ações depois que elas *á **orreram. Tais asp*cto* das
</line>
<line>
experi*ncias poderão ser evocad*s d* ma*eira diferente, depend*ndo dos in*eresses e
</line>
<line>
p*ojetos do indivíduo no aqui e no *gora. * proce*so r*trospectivo **rmina ex*tam*nte
</line>
<line>
quando o su*eito percebe or*em, claridade * racion*lidade n* *elação en*re o presente
</line>
<line>
e o pass*do.
</line>
</par><par>
<line>
3. R*pr*s*ntaç*o: e*sa
</line>
<line>
característic* signif**a
</line>
<line>
diz*r que o a**iente não é dado *os
</line>
</par><par>
</page><line>
*ndi*íd*os, ma*, ao c*ntr*rio, são os *ndi*íduos que dete*min*m o ambiente a p*rt*r de
</line>
<line>
suas repres*ntações. A *epresentaçã* é *undamental pa*a o sensemaking e in*ica qu*
</line>
<line>
os indivíduos g*nham estímulos e res**ições d* ambi**te como con*equê*cia *e suas
</line>
<line>
*róprias aç*es e *tiv*dades.
</line>
<line>
4. Social: pelo e*t*ndi*ent* *essa *ar*cte*ística, a pr*duç*o de se**ido nã* é meramente
</line>
<line>
*m méto*o ind*v**ual, e sim social. I*** ocor*e pelo fat* *e a conduta *ndividual ser
</line>
<line>
Rev. F*A, Tere*in* P*, v. 17, n. 9, a*t. *, *. 68-83, set. 2*20 www4.fs*net.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. E. P. V. Wanderley, D. S. Marq*es
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
c*ntingenc**da pel* co*duta dos outros, haj*
</line>
<line>
vi s t * que
</line>
<line>
e*ses outros po*em *er
</line>
</par><par>
<line>
imaginados ou e*tar fisicamente p**sentes. A presença r*al, imagi*ada ou *nsinuada *o
</line>
<line>
outro sempre i*fluenciará o pe**amento, o senti*ento * o **mpo*t*m**to d* out**.
</line>
<line>
*. Contínuo: o sense*aking é um mecanismo cíc**co, ou seja, as pes*oas estão sem*re no
</line>
<line>
meio *as cois*s cotidiana*. O processo de criação de s*ntido mantém-** ativo
</line>
<line>
enquanto se mant*m a tentativa de refiname*to d* *ntendi*ento compartilhado *ntre
</line>
</par><par>
<line>
os i ndi ví duos
</line>
<line>
para * restauração do *qui*íbrio d* ambiente, para a *e**ção
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ambig*idade.
</line>
</par><par>
<line>
6. Focado em pist*s extraídas: essa
</line>
<line>
característica é tratada como e*t*uturas simples *
</line>
</par><par>
<line>
familiares, s**i*ar*s a se**ntes, a partir das quai* as *essoas desenvolvem um sen*ido
</line>
<line>
m*is amplo do q*e pode e*t*r ocorrendo. Extraindo pistas *im*les, estrutur*s
</line>
</par><par>
<line>
f*m*liares, co*o sementes, é q**
</line>
<line>
as pes**a* desenvolvem *m sentido amplo para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
que *o*e es*ar aco**ecendo.
</line>
</par><par>
<line>
7. Dirigido pela plausib*lid*de mai* do qu* pela a**r*cia: o processo de sensemaking tem
</line>
</par><par>
<line>
como *b*etivo a pl*usibi*i*ade em de*r*mento
</line>
<line>
da a*urácia. O obj*tivo prin*ipal
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
pr*cesso é um significad* ace****el entre *s indivíduos *a di*eç*o de um mínimo de
</line>
</par><par>
<line>
infor*ação c**sensual. Refere-se a uma
</line>
<line>
tendê*cia à aceitabilidade rel**iva
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
v*rdade, q**l *r*vê que os indi*íduos a
</line>
<line>
b*scarã* a *az*a*ilidade * * coerência,
</line>
</par><par>
<line>
cheg*nd* a soluçõ*s socialmente aceitáveis, me*mo c*m info*m*çõ*s parciais.
</line>
<line>
O BSC f*i *encionado *m outros trab**hos aca*êmicos p***icados em 195* (t**s ca**s
</line>
<line>
di*ulgados), 1955 (doz* ca*os divulgad*s) e 1957 (nove ca*os divulgados), sem que
</line>
<line>
alar**sse a co*u*ida*e c*entífica. Todavia, no ano de 19*1, Frederick Silverman apresent*u
</line>
<line>
*a Academi* Americana *e Pediatria um* pesquisa co**endo o relato de *etecentos e quar*nt*
</line>
<line>
e nov* casos, que posteriormente for*a*eceu a publicação no Journal of the Ame*ican M*dical
</line>
<line>
Associa*i**.
</line>
<line>
No trabalho de *ei*k (1995) **r*m apresen*ados arg*mentos sob*e a dife**nci*ç*o entre
</line>
<line>
sense*aki*g e *nterpretação, vist* *ue muitos tendem a *onfundir os resp*ctivos conce*tos.
</line>
<line>
Seg*nd* o autor, a int*rpre*ação está relaci*na*a à troca, ou seja, uma palavra é *lucida*a por
</line>
</par><par>
<line>
outra. Já o sensemaking
</line>
<line>
direciona-se à man*ir* co*o determinado texto é construído, assim
</line>
</par><par>
<line>
com* pela leitu*a que se **z
</line>
<line>
dele, e, por conseguinte,
</line>
<line>
di*er*ncia-se da inte*p*etaç*o
</line>
<line>
p* r
</line>
</par><par>
<line>
conside*ar meca*ismos pelos q*a*s os indiv**uos g*ram daquil* que interp*e*am.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina, v. 17, n. 9, art. *, p. 68-83, set. 2*20
</line>
<line>
www4.fsan*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Parágrafo de Kam: Uma Análise d* Sen*emaking em Práticas de Auditoria Externa
</line>
<line>
75
</line>
</par><par>
<line>
*m suma, enq*a*to o sens*m*king con*iste aparent*mente
</line>
<line>
em um* *tividad* o*
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
pr*cesso, a inter*retação pode *er um pro*esso que detalha um produto. *ogo, sensemaking
</line>
<line>
i*pli*a a *xistência de uma rea*idade p*og*es*iv*mente adquirida, além de trat*r *an*o de
</line>
<line>
auto*ia quanto de leitura.
</line>
</par><par>
<line>
Se*sem*kin*, c*nceitualmen*e, r*força a a*ão que i**ide sobr* o* traços do qu*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
interpretado e, em se**ida, reinter*retado. Por int*rmédi* do d*álogo, no dia-a-dia das
</line>
</par><par>
<line>
práti*a* organ*zac*onais,
</line>
<line>
os sujei*os c*iam signific*dos e f**mam *e***dos
</line>
<line>
p*ra a* m*danç*s
</line>
</par><par>
<line>
ocorridas. Dessa *aneir*, esses novos sentidos, erguidos por interméd*o da i*te*pretação das
</line>
<line>
ex*eriênc*as, esta*ele*em * processo de aprendi*agem o*ganizacional. (WEICK, 1995).
</line>
<line>
2.3 Ceticismo P*ofissional do Auditor
</line>
<line>
O cetici*mo pr**issional estabelece estar pre*avido quanto à evidência de auditoria que
</line>
</par><par>
<line>
contrapo*ha outra evidê*cia de *udi*oria ** qu* col**ue em que*tão a inte*ridade
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
informação adquirida por intermédio dos respo*sáveis pela a**inis*ração da insti*uição. A
</line>
</par><par>
<line>
correta avaliação
</line>
<line>
crític* é fund**ental para * audi*or des**volv*r conclusões adequ*das
</line>
</par><par>
<line>
(SCHILDER, *012).
</line>
</par><par>
<line>
Para Franzel (2013), existem ***mentos-chav* *ara uma boa prática do
</line>
<line>
ceti*i*mo
</line>
</par><par>
<line>
pro*issiona*, sã* eles: os atributos do aud*tor, o preparo mental do auditor e s*as ações. T*is
</line>
<line>
el**entos permeiam *odo o processo de auditoria e int*ragem dina*icamente conforme *s
</line>
<line>
auditores rea*em ** condições e pr*ssões, que em si mudam d*rante * trab*lho.
</line>
</par><par>
<line>
Co*roborando a ideia do par*g*afo acima, de
</line>
<line>
acordo co* Schilder (2012), o
</line>
<line>
ceticismo
</line>
</par><par>
<line>
pro*is*ional també* é influ*nciado pelo comport*me**o pessoal, *nc*uindo moti*ação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ompetências. Dessa forma, a*g*ns *rtefa*os *omo educaçã*, formação profiss**nal
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
e*periência *o au*itor são imp*rtantes na construçã* des*a atitude cét*ca.
</line>
</par><par>
<line>
Em t*r*os de normatização, a N*C TA *00 - Objetivos Gerais do Audito* Inde*en*ente
</line>
<line>
e a C*ndução de Um* Auditoria em C*nf*rmi*ade com Nor*as *e *udit*ria - de 2009,
</line>
</par><par>
<line>
registra a import*nc*a fu*dame*t*l do cet*cismo
</line>
<line>
profi*sional. No *tem 15, me*c*ona que "o
</line>
</par><par>
<line>
au**tor deve plane*ar e executar uma au*itoria com *eti**smo profissional, reconh*cendo qu*
</line>
<line>
*odem exis*i* ci*cunstâ*c*as q*e causam distor*ão relevante nas demonstrações contá*eis".
</line>
<line>
*a prática, apresentar c***o ce*icis*o profissional *e*ue*, entre outros componentes, "uma
</line>
</par><par>
<line>
avaliação crít*c* e uma postura questionador*, principalm*nte n* que *ange adequação à
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sufici*ncia d* evid*ncias ob*idas" (P*AOB, 2016).
</line>
</par><par>
</page><line>
Co*sid**ando * cetici*m* pr*f*ssion*l com* uma a*itude, ele seria fundam**talme*t* um
</line>
<line>
estado de e*pírito, u*a vez que o co*portament* cético induz o auditor a se*uir um c*min*o
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresi*a P*, v. 17, n. 9, art. *, p. 68-83, set. 2020 w*w4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. E. P. *. Wander*ey, D. S. Marques
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
*e questionamento, haja vi*ta cons**erar * inf*rmação que prete**e ou que obteve como um
</line>
<line>
elemento *assiv* d* distorção e fraude. Logo, * *eticismo pro*issional está vinculado aos
</line>
<line>
princípios ét*cos fundam**tais de objeti*id**e e independênci* do auditor (IES*A, *01*).
</line>
<line>
Pe** de*ida c*mpr*ens*o de cet*cism* *rofissio*a*, as*im como a relaç*o c*m o t*abalho
</line>
<line>
do aud*tor independente, essa at*tude compor*ament*l pode ser le*i*imamen*e considerada um
</line>
<line>
q*e*ito intrínseco ao tr*b*lho dos *rofissio*ais de aud*tori*. *ogo, *nt*nde-*e **e tal atitude
</line>
<line>
céti*a pode oferecer ga*antia de que a* inform*ções divul**das pelas companhias são d* fato
</line>
<line>
*nteg*as. O ce*icis*o profissional é um* a*itude essenc**l, que aumen*a a *apacidade do
</line>
<line>
*udi*o* par* *denti*icar e responder às condições qu* possam indic*r poss*v*l *istorção. Isso
</line>
<line>
i*clu* *ma *valiação crítica da prova de aud*toria (IFAC, 2012).
</line>
<line>
O *oder conceitua*, *ssim c*m a aplicabi*id*de do ceticism* prof*ssiona* dos auditores, é
</line>
</par><par>
<line>
t*o
</line>
<line>
r*levante
</line>
<line>
para o* usuá**os d*s demons*rações fi*ance**as, q*e é certo afirma* que uma
</line>
</par><par>
<line>
audito**a realizad* por auditores
</line>
<line>
independentes
</line>
<line>
*roduz
</line>
<line>
*at*res
</line>
<line>
i*portantes,
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
c*nsequentem*nte contrib*em para o adequado *unciona*ento d*s m**cados de capitai* e d*
</line>
<line>
*rote*ão de investid**es ao redor do *undo (FRANZEL, 2013).
</line>
<line>
3 ME*ODOLO*IA DE PES*UISA
</line>
</par><par>
<line>
Nesta p*rte do tra*alho, são a*resentados *s
</line>
<line>
pro*ed*ment*s metod*lóg**os q*e
</line>
</par><par>
<line>
*os*ibilitar*o qu* a situação-pr*blema, apresentada na introdução, possa s*r ana*isada.
</line>
<line>
A natureza do trabalho, d* aco*** com Gil (2010), é *lassificada como aplicada, haja vista
</line>
</par><par>
<line>
possuir o objetivo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*riar conhec*ment*s
</line>
<line>
dir*c*on*dos à aplicaçã* prática e c*nduzi**s
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
res*lução *e pro*lemas peculiares.
</line>
</par><par>
<line>
Com rela*ão ao* meios de **vestigação, será empr*gada *omo princi*al *nstrumento
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pesquis* documental. D* aco*do co* Prodanov Freitas (*0*3, p. 55) "a utilização [...] e
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
d*stac*da no moment* em
</line>
<line>
que podemo* *rganizar informações que ** enc*ntram disp*rsa*,
</line>
</par><par>
<line>
conferi*do-lhes uma *ova importânc*a *omo fon*e d* consulta".
</line>
<line>
Por f*m, de *co*d* co* procedime*tos, o trab*lh* é ca*acter*za*o *omo documental, visto
</line>
</par><par>
<line>
que ao longo do e*tu**
</line>
<line>
ser*o *tilizadas fonte* diversif*cadas, c*mo, por exemplo, artigos
</line>
</par><par>
<line>
acadêmicos e científ*cos (FONSECA, 2002).
</line>
<line>
4 A*ÁLISES E DISCUSSÕ*S
</line>
</par><par>
<line>
Nesta seç*o *o
</line>
<line>
tr*b*lho será analis**o
</line>
<line>
co*o a *orm*tização da IS* 701 *odific**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
persp**t*va de trabalho
</line>
<line>
dos auditores independentes. Metodol**icamente, c*nco e*tudos
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, *. 17, n. 9, art. 4, *. 68-*3, se*. *020
</line>
<line>
www4.*sanet.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Parágrafo de Kam: Um* Análise do Sensem*king em Práticas de A*dit*r*a Extern*
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
foram utilizados como pano ** f*ndo pa*a aná**se e expli*ação *o fenômeno que e*** se*do
</line>
<line>
inve*ti*ado no *rabalho.
</line>
<line>
4.1 Imp*ctos ** Normati*ação de Kam
</line>
<line>
A pa*tir ** dis*u*são *obre a percepção do impacto da div*lga*ão *e K*M no rel**ó**o *o
</line>
</par><par>
<line>
auditor indepe*dente, observou-s*
</line>
<line>
q** *u*a*ças na f*rma de a*uação do auditor
</line>
</par><par>
<line>
in*ependente es*ão *contecendo ao longo dos anos, com* atuação mais discri*ionária
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
detal*i*ta *om as áreas au*itadas. Pela revis*o de literat*ra, esp*ra-se empi**camente
</line>
</par><par>
<line>
suste*t*r que * div*lgação
</line>
<line>
de K** i*pactou o com*ortamento *éti*o *o a*ditor, ass**
</line>
</par><par>
<line>
como o
</line>
<line>
e*tendime*to *obre a melhor* da quali*ade *as
</line>
<line>
d*monstra*ões financeiras pelos
</line>
</par><par>
<line>
us*ários exte*nos.
</line>
<line>
As propos*çõ*s descr*tas abaixo não *stima* serem *xa*st*vas, ma* simples**nte prop*r
</line>
</par><par>
<line>
algumas im*licações a serem perseg*id*s, utiliz*ndo-se *ados s*bre *s caracte*íst*cas
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
comp*rta*ento *é*ico *o* *ud*tore*.
</line>
</par><par>
<line>
U** pro*osição a s** te*tada está relaciona*a *o impact* *a qual*dade d* *xecução dos
</line>
<line>
serviço* prestados *elos audit*res, fruto de cer*a in**uência de KAM no comportamento
</line>
<line>
céti*o d* *uditor. Reid et a*. (2015), e* seu estu*o, examinara* os efeitos de KAM na
</line>
</par><par>
<line>
quali**d*
</line>
<line>
da audito*ia sobre a
</line>
<line>
ver*ficação dos re*atóri*s financeiros
</line>
<line>
de 3.01* empres*s
</line>
</par><par>
<line>
*udi*adas em dois momentos: an*es e *epoi* da norma*izaç*o. Fa*e ao
</line>
<line>
e*posto, segue
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pro*osição:
</line>
</par><par>
<line>
P1: A nor*atiz*ção de KAM imp*c*ou d*retamente a q*al*dade do trabalh* dos
</line>
<line>
au**t**es independentes.
</line>
<line>
P*rtindo do princíp*o de q*e a no*matização de KAM impli*ou em *aior esforço técnico
</line>
<line>
p*r parte dos audit*r*s, assim com* o qu* Peech*r et *l. (2013) co*sideram o *ovo relatório
</line>
<line>
com* um mecanismo de respons*bili*ação do auditor, a*ém da possível divul*ação de pont*s
</line>
</par><par>
<line>
*rítico* no re*atório, é *e se es*erar que a qua*idade d* formali*ação
</line>
<line>
dos procedim*ntos *e
</line>
</par><par>
<line>
audi*oria melhore, fru*o de maior expo**ção do seu trabalh* (WELLS, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
Reid et al. (20*5) sus*ent*m, em sua conclusão, a associação entre o novo relatório
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
auditor i*depend*nte e um c*n*iderável
</line>
<line>
aumento da qua*id*de
</line>
<line>
da au*itoria. *á para *a*os
</line>
</par><par>
</page><line>
(2017), * *dição de proc*dimentos *e *uditori* aplicados às á*eas registradas como K** te*
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina P*, *. 17, n. 9, art. 4, p. 68-8*, set. 202* www*.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. E. P. V. Wander*ey, D. *. Marq*e*
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
o p*t*nc*al de modificar * percepção quanto à quali**de *o trabalh* do aud*tor *xterno. No
</line>
</par><par>
<line>
seu e*tudo, e*e concl*i qu*
</line>
<line>
"desc*ever
</line>
<line>
os resu*ta*os obtido* na *ealizaç*o de proc*dimen*os
</line>
</par><par>
<line>
d* auditoria d* mai*r con*i*nça ao
</line>
<line>
usuário
</line>
<line>
das demonstraçõ*s financeiras no trab*lho
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
auditor, pois *ste é percebido como tendo *ai*r qualidade" (MATOS, 201*, p. 37).
</line>
<line>
Além do impacto *o comportamento d* a*ditor extern*, ou*ro ponto de at*nç*o no
</line>
<line>
trabalho * o *nt*ndi*e**o q*e os usu*rios *as demonstrações financeira* ap*esentara* so*re
</line>
<line>
a normatização d* **M. **ttos (*0*7) enten*e q*e os as*unto* reportados c**o K*M
</line>
</par><par>
<line>
g**al*ente se vincu*am a r*sc*s de di*torção
</line>
<line>
ou julgament*s signifi*ativos realiz*dos
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
administ*ação,
</line>
<line>
log*, ser*a po*sível esperar que essa nova seção
</line>
<line>
do re*atório tenderia
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
melhorar o ent*ndim*n*o do trabalh* do audi*or e, co*sequ*ntemente, d** demonstrações
</line>
<line>
finan*eiras, devido a* maior ri*or no detalhamento *e pontos específicos que pod*riam afe*a*
</line>
<line>
a *mpresa. Par*ind* dest* premissa, av*liamos a p*ó*ima proposição:
</line>
<line>
P2: * normatizaçã* de KAM *mpactou o enten*iment* do *s*ár*o ex**r** acerca da
</line>
<line>
quali*ade das demonst*ações f*nanceir*s.
</line>
</par><par>
<line>
** órgãos reguladores das n*rmas de auditoria, ao apr*senta*em * novo relatório
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
auditor
</line>
<line>
independente, propuseram melh*r*r a transp*rên*ia d*s info*m*çõ*s, na
</line>
<line>
ten*ativa
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
oferecer recur*os p*ra sa**r como os au*itor*s co*duz*ram os assunto* críticos, assim com*
</line>
<line>
f*cilitar o entendimento das *nformações *ivulgad*s. **sta ma*eira, *ossibilitando mai*r
</line>
<line>
con**ança par* * *ercado inve*tid* (KPMG, 2017).
</line>
<line>
Ba*kof et al. (2014) condu*iram um estudo com objeti*o de examinar como p*t*nciais
</line>
</par><par>
<line>
alterações no rel*tório do audito* inde*end*nte mod*ficam percepçã* a
</line>
<line>
das avaliações
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
respon**b*l*d*de do audito* pelo
</line>
<line>
***ário *xterno. O *xperim*nto co*tou c*m a pa*t*cip*ção
</line>
</par><par>
<line>
*oluntária de 242 universitários (c** idade média de
</line>
<line>
vi nt e
</line>
<line>
anos) **e
</line>
<line>
adotaram o papel
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
julgamento na avaliação do trabalho p*o*iss*onal dos
</line>
<line>
auditores externos. N* conclusão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
estu*o, os au*or**
</line>
<line>
entend*m que: qua*do a*ont*ce uma dist*rç*o não identifi**da, os
</line>
</par><par>
<line>
avaliador*s são menos propensos a consider*r os audit*res negligentes na apl*caçã* d**
</line>
<line>
*rocedimentos; os au*itores e*frentam *aior poss*bi*idade de *egli*ência quando o r*latório
</line>
<line>
do auditor inde*enden*e ident*fi*a e *ivulg* os pr*cedim*ntos executados *ara aborda* o*
</line>
</par><par>
<line>
KAM\s relacionados
</line>
<line>
* *istorção não identificada; consider** que *xplicar o q*e s* *ntende
</line>
</par><par>
<line>
por um* garant** razoável diminui as
</line>
<line>
decor*ê**ias negat*vas não in*encionais *e *branger
</line>
</par><par>
</page><line>
uma questão de auditoria de ju*gamento crítico no relat*rio d* auditor ***epen*ente.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 9, a*t. 4, p. 68-*3, set. 2020 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*arágrafo de Kam: Uma An*lise do S**semaking em Prática* de Auditor*a E*terna
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
Koehler et al. (2016) identifica*a* *vidênci*s de que * e**osi*ão dos risc*s no r*latório
</line>
</par><par>
<line>
do auditor independ*nte elev* o g**u d* perce*ção de confiança
</line>
<line>
que investi*or tem o
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
**mo*straçõe* financeiras. E*liot e* al. (*016) regis*r*m que o con*e*d* do relatór*o pode
</line>
</par><par>
<line>
promover certa h**ili*ade dos investidores de *es*obrir comb**a*ões ** q*alid*de
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
demo*s*rações financeiras. De*sa maneira, *onc*u*m que o rel*tóri* diretament* modifica
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
propensão d* pa*ar preços maiores por ações *as empre**s.
</line>
</par><par>
<line>
Em suma, outro* e*tudos sobre o impacto d* KAM têm s**o evidenciados *omo por
</line>
<line>
exemplo, Gutierrez et al. (201*). Os pesqui*adore* *nalisar*m as con*equê*c**s da alteração
</line>
</par><par>
<line>
do *elat*rio *o au*itor indepe*d*n*e
</line>
<line>
no Reino Unido. Den*re sua* *v*liações, foram
</line>
</par><par>
<line>
estudados os efeitos da alteração no *elatório e* ter*os de influênci* n* val** do* h*norár*os
</line>
</par><par>
<line>
cobrados pelas empresa* de auditoria. O estudo conduzid* avali*u
</line>
<line>
o aument*
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
*a*or
</line>
</par><par>
<line>
*o*r*do pelas empresas de aud**ori* em doi* cenário*: empresas q*e adota*am e nã* adotaram
</line>
<line>
o nov* relatório do auditor ind*pendent*.
</line>
<line>
Empir*camente, acredita*os que o novo r*latór*o *o audi*or i***pendente poss*bilitou um
</line>
<line>
a*mento do ho*orário estipulado p*la prest*ção do se*viço de auditoria, *aja vista a existência
</line>
<line>
d* alg*ns fatores qu* pode* tornar as *ud*to*ia* mais caras sob o novo modelo, *ncluin*o um
</line>
</par><par>
<line>
esforç* maior do* auditores n* realização *o
</line>
<line>
trabalho, além dos cus*os adicionais d*
</line>
</par><par>
<line>
proc*dimentos e *o risco do tra*alho p*opri*mente (PCAO*, *013).
</line>
<line>
Gu*ierrez et a*. (2015) con*lu** que o no*o relató*io result*u num determina** aumento
</line>
</par><par>
<line>
nos honorár**s cobrados de aproximadamente 7%, *e com*arados *om empre*as que
</line>
<line>
n*o
</line>
</par><par>
<line>
a**taram * novo
</line>
<line>
modelo, l*g*, en*en**-se que o tamanho do rel*tó*io do aud*tor
</line>
</par><par>
<line>
inde*endente e * número
</line>
<line>
de *iscos reportados é positivamente associ*do aos
</line>
<line>
ho**rários
</line>
</par><par>
<line>
cobrados p*la* empresas d* auditor*a.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa *orma, *a medida em
</line>
<line>
que
</line>
<line>
u* nov* *adrã* de r*la*ório
</line>
<line>
**
</line>
<line>
auditor independent*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
i ns t i t uí do e
</line>
<line>
os audito*es indepe*dent** prec*sam apr**der * lidar com essa nova forma
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*egistro, consequ*nte*ent* rec*nstroem o significado desse
</line>
<line>
novo mo*elo
</line>
<line>
que a el** se
</line>
</par><par>
<line>
apresent*. Logo, o **nô*en* **scutido no *rab*lho
</line>
<line>
pode ser
</line>
<line>
assim
</line>
<line>
a*r*sentado: o sentido
</line>
</par><par>
<line>
at**buí*o pel** audit*res ind*p*ndentes às mudanças na form**iza*ão do relatório do auditor
</line>
<line>
indepen**nt*.
</line>
<line>
5 C*NSIDE*AÇÕE* F*NA**
</line>
</par><par>
<line>
O trabalh* do* aud*tores *nd*pendente* s*mpre
</line>
<line>
f*i
</line>
<line>
con*iderado autôn**o diante
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
</page><line>
perspect*vas das emp*esas auditad*s, haja v*sta os resulta*os *ons*ruídos pela aplicação *os
</line>
<line>
Rev. FSA, Te**sina PI, v. 17, n. 9, a**. *, p. 68-83, set. 2020 www4.*sanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. E. P. *. *anderley, *. S. *a*q*es
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
pr*c*diment*s *e audi*oria *erem substancial*ent* *ntegr*s, precisos e s*m margem
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
interpretações *quívocas (MARQUES; ALVES, *01*, p. 20). Contudo, o IAASB, m*diante
</line>
<line>
n**mati**ção relacion*da ao rela*óri* de audi*oria, propôs m*ior *rans**r*ncia na d*vul*ação
</line>
<line>
*o relatório do *uditor independente com a IS* 701, *o Bra*il NBCT* 701.
</line>
<line>
Para Matos (2*17, p.40), "a no*ma [...] dá a* auditor a d*scriciona**ed*d* sobr* como
</line>
<line>
repo*t*r os *ssun*os críti*o* de aud*tor*a em seu relatório, poss*bilitan*o que sejam incluíd*s
</line>
<line>
ou não in*o*mações que podem **r re*eva*tes para o u*uár*o da in*ormação contábi*".
</line>
<line>
Ao colocarem em prática o novo m*delo de relatório, *s auditores compartilham
</line>
</par><par>
<line>
conhecimentos e signi*icad*s, tanto *ntre
</line>
<line>
pares e s*pe*iores, quanto no con*ato co* os
</line>
</par><par>
<line>
gestores que os cont**tara* para auditar as *emonstrações *i*anceir*s, o que comprova qu* a
</line>
<line>
ap*endizagem é um mec*nismo i*condicional nas práticas sociais.
</line>
<line>
*ela validaçã* **s proposi*ões, *ntende-se qu* existe certo aprend*z**o quant* aos
</line>
<line>
co**eitos re*ativos ao *ovo r**ató*io do audi*or **dependente, assim com* nova *ostura
</line>
<line>
demandada pel*s audito*es, além *a fo*ma de se identificar, **sc*tir e reportar as fragilidades
</line>
<line>
identificadas nas áreas auditad*s.
</line>
<line>
Os estudos su*tentaram que KAM impac*ou a qualid*de do trabalho d*s au*it*res e a
</line>
<line>
perce*ção dos usuários externos a respeito da melhor* das demonstrações financeiras. Lo**,
</line>
</par><par>
<line>
uma das
</line>
<line>
possív**s co**eq*ências *e KAM é o efeito ge*ad* no co**or*amento cét*co do
</line>
</par><par>
<line>
aud**or, um* vez *u* p*ssi*el*ente h*uv* m*ior es*orço na elaboração e formalizaçã* dos
</line>
<line>
procedi*entos d* auditoria.
</line>
</par><par>
<line>
E* suma, trab*lho foi conduzido de forma a a*re*entar alguns e*tud*s qu* t*ve**m o
</line>
<line>
como f*nd*mento ava*iar o im*acto do p*rágrafo de KA*. Logo, a no*matizaç*o *onfere
</line>
<line>
plaus*bilidade ao nov* model* *o relatóri* do audi*or independente, uma das pr*p*i*dades d*
</line>
</par><par>
<line>
sensemak*ng,
</line>
<line>
uma vez que o novo **nt*do é in*ic*t*vo
</line>
<line>
de como a apren*iz*gem
</line>
</par><par>
<line>
or**niza*io*al ocor*e no âmbito d*s pr**icas diárias dos a*ditores inde*ende*tes.
</line>
</par><par>
<line>
**FERÊNCIAS
</line>
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audit*r
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div*l*aç**
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ano M*X*II*,
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Nº.
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00*13*,
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01/ 1*/ 2018.
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Disponíve* em:<ht*ps://sem*n*a*ad*mica.org.br/a*tigo/um-estudo-sobre-o-impact*-ger*do-
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pela-necess*dade-*e-divulgacao-de-key-audit-matter*-kam-no> *cesso em: *4 j*n. 2020.
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MATOS, T. M. P. O impac*o d* Key Audit Matters (KA*) na análise de *emonstrações
</line>
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finance*ras e na *r*pensão a investir. 20*7. 49 f. Dissert*ç*o (mes*rado) - Universi*ade
</line>
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Fed**al do *io *e Janeiro, *ac*ldad* d* Adm*ni*tração e Ciênci*s *on**beis, Pro**ama
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Como Refere*ciar este Artigo, confo*me A*NT:
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Práticas de Auditoria Externa. Rev. F*A, Teresina, v.17, *. 9, art. 4, p. 68-8*, set. 2*20.
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Contribuição do* Autores
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*. E. P. V. Wander*e*
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D. S. M*rque*
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1) concepção e plan*ja*ento.
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X
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*
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2) análise e interpret*ção dos *ados.
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X
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*
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3) e*abora*ão do rascunho o* r*visão *rítica d* conte*do.
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X
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X
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<line>
4) partici*ação na a**ova*ão da versão final do m*nuscrito.
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X
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X
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Rev. F*A, Teresin* *I, v. 17, *. 9, art. 4, p. **-83, s*t. 20*0
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