<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art. 20, p. 379-39*, o*t. 2*20 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.10.*0 </line>
</par>
<par>
<line> Considerações sobre a Saúde La*o*al e a Inte*si*icaçã* *o Trabalho no S**viço Públic* </line>
<line> Considerat*ons o* O*cupation*l Health and W**k Int*nsificat*on i* the Pu*l*c Servi*e </line>
</par>
<par>
<line> Emerson José da Sil*a </line>
<line> M*stre em Psicolo*** pela Univ*rsidade Federa* de Mato Gr*sso </line>
<line> Técnico-*dministrativo d* Un*versidade Fede*al de Mato *ro*so </line>
<line> E-mail: **erson.j*se.*ilvaejs@gma*l.**m </line>
<line> Alessa*dro Vinícius de P*u*a </line>
<line> Doutor e* Administra*ão pela Universid*de F*deral de Lavr*s </line>
<line> Pr*fe*sor/p*squisado* no *e*artament* de P*icologia do In*tituto de Educação da Universi*ade Federal de M*t* G*o*so </line>
<line> *-mail: *vpa**a@yahoo.com.br </line>
</par>
<par>
<column>
<row> End*r*ço: Em*rson José d* Silva </row>
<row> Un**e*sidade Federal de Mato G*osso - A*. F*rnando </row>
<row> Co**e*a da *osta, 236*, Bairro Boa **perança, *EP: </row>
<row> 78.06*-900, Cuiab*/MT, Br*sil. </row>
<row> Ender*ço: Aless*ndro V*nícius de **ula </row>
<row> Unive*sidade Federa* de M*t* Grosso - Av. Fernando </row>
</column>
<column>
<row> E*i*or-Chef*: Dr. Tonn* *erley *e Alencar </row>
<row> Rodrigues </row>
<row> A*tigo r**ebido em 30/07/2020. Última *ersão </row>
<row> re*ebida em 12/08/2020. Aprova*o em 13/*8/*020. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Corre*a da Costa, *367, *a*rro *oa Esperança, *EP: </line>
<line> Avaliado pelo sist*ma Triple *evi*w: *esk Re*iew a) </line>
</par>
<par>
<line> 78.060-900, Cuiab*/MT, Brasil. </line>
<line> p*lo **itor-Ch*fe; e b) D*uble B*i*d Rev*ew </line>
<line> (avaliação cega *or d*is avaliadores *a área). </line>
<line> Revisão: Gr*m**ic*l, Normati*a e de Format*ção </line>
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<line> *. J. Silva, A. V. Pa*la </line>
<line> 380 </line>
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<line> RESU*O </line>
</par>
<par>
<line> A intensificação do trabal*o n*s o*ganizações públicas exige (r*)pensa* as p*líticas de gestão </line>
</par>
<par>
<line> de pesso*s, com progr*mas *ue consid*rem o servidor público inseri*o em </line>
<line> um con**xto </line>
</par>
<par>
<line> histórico-cultural que in*l**nc*a e é tran**orm*do *e** ambiente *rgani*acional. * presente </line>
</par>
<par>
<line> re*i*ão crít*ca </line>
<line> da literatura objetiv*u *o*preender as *onsequências d* i**e*s**icação do </line>
</par>
<par>
<line> tra*alho na saúde do se*vi*or </line>
<line> pú*lico. Com* resultad*s da rev*são, foi possível identificar </line>
</par>
<par>
<line> que a ges**o </line>
<line> pública, com fo*o na entrega de resultado* m*is efici*ntes sem a *e*i*a e </line>
</par>
<par>
<line> capacitação de seu pessoal, </line>
<line> *xige </line>
<line> do s*r*idor público </line>
<line> uma com*lexida*e *e ações que vão </line>
</par>
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<line> além de sua* com*etências p*ss*ais. Verifi*a-se ainda q*e as mud*n*as ** mun*o </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> **abalho *o se*v**o pú*lic* p*dem t*azer *nfluência* n**ativas, *elaci*nadas à **t*nsificaçã* </line>
<line> do trabalho e adoeciment* desses servidores. Os gestores púb*icos devem estar atentos às </line>
</par>
<par>
<line> *udanças no mundo do trabalho, </line>
<line> prom*vendo *ções </line>
<line> efetivas de valo*ização do* ser*idore* </line>
</par>
<par>
<line> p*ra ma*utenção da saúde e para **can*ar os objet*vos organiza*ionais. </line>
<line> Palavras-chave: Intensificaçã* *o Trabalho. Qualid*de de Vida no Trabalh*. Servi*o </line>
<line> Público; Saúde do *rabalhador. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> The inte*sifica*ion *f work in public organi*ations *equires (re) *hinking ab*ut pe*ple </line>
<line> m*nagem*nt policies, with progr*ms that consider th* pu*lic servant i*serted in a historic*l- </line>
<line> cultural c*ntext that inf*uences and is t*ansformed by the or**nizational e*vironment. Th*s </line>
<line> critical review of t*e *itera*u*e aimed to understand *he conseq*ences of intensif*ing *o** on </line>
<line> the health of *ublic *ervants. A* a resul* of the review, it was pos*ib*e *o id*ntify tha* public </line>
<line> manageme*t, w*th a f*cus on deliv*ri*g mor* efficie*t r*sults and witho** the prop** training </line>
<line> of it* s*aff, requir*s a c*mp**xity of actions f*o* the public servant that g* beyond thei* </line>
<line> personal com*etencie*. It is also n*te* tha* chang*s in the world *f work *n the public servic* </line>
<line> can b*in* neg*tive influe*ces, rel*ted t* t*e intensifi*a*io* o* work *nd illnes* of these </line>
<line> e*ployee*. Public ma*agers must be attentiv* to changes *n the wor*d of work, promoting </line>
</par>
<par>
<line> eff**tive action* for </line>
<line> valu*ng civil servants to maintain healt* and to achi*ve </line>
<line> org**iz*tional </line>
</par>
<par>
<line> object*ves. </line>
</par>
<par>
<line> Key***ds: Wor* Intensi*ication. Quality o* Life *t *ork. Pub*i* Se*vic*. Work*r'* Health. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, a*t. 20, p. 379-398, ou*. *020 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ons*deraç**s *obre a Saúd* Laboral e * Intensificaçã* do *rabalho no Serviço Públic* </line>
<line> 381 </line>
</par>
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<line> * INTROD*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> De acord* com a Agênc** Europe*a para a S*guran*a e Saúde no Trabalho (2007), </line>
<line> entre *s prob**mas que afet*m a saú*e ** *r*b*lhad*r *m seu a*biente de tr*bal*o, s**s riscos </line>
</par>
<par>
<line> se *estacam: a) novas formas de contr*to* de *rabalho; b) trabalho precário; *) horário </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> t*abalho irregular e fl*x*ve*; d) in*egurança n* em*reg*; e) **tensificação *o *rabalho; f) </line>
<line> trabalhad*res em processo de en*el*e*imento, *iol*ncia e int**id*ç*o. </line>
<line> Também de *c*rdo com a Agência E*rop*** **ra a Seg*rança e Saúde no Trabal*o </line>
</par>
<par>
<line> (2018), os riscos psicossociais </line>
<line> podem s* *gravar dec**r*ntes de *alhas na </line>
<line> *rg*niz*ç** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> gest*o </line>
<line> *o traba**o por parte *a liderança organiza*ional. Em um **bi*n*e qu* </line>
<line> não possui </line>
</par>
<par>
<line> condiç*es psicos*ocia*s positivas, **stacam-se as *eguintes ca*acterísti*as: c*rg*s *e t*abalho </line>
</par>
<par>
<line> excessi**s; *alta de partic*p**ão na </line>
<line> to*ada d* dec*sões qu* afet** t*abalhador * *alta o </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> controle sobre a for*a como e*ec*ta o traba*ho; má gestão de m*danças org*nizacionai*; </line>
<line> i*se*ura*ça labor*l; com*nicação inef**a*; *alta de *poio da parte de ch*fias e *ole*as; </line>
<line> violênc*a de te*c*ir** e ass*dio psicológico ou se*ual. </line>
</par>
<par>
<line> *lém das </line>
<line> doença* d* tra*alho **e </line>
<line> afetam o c*rpo fí**co do **abalhad*r, *al *o*so </line>
</par>
<par>
<line> (2008) argumenta so*re a possibilida** d* surg*me*to d* um *ovo </line>
<line> perfil d* do*nç*s </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> tr*bal**, *lém </line>
<line> daqu*le causado *ela *aterialidade da realização das atividades, ma* em </line>
</par>
<par>
<line> ra*os de atividades voltadas pa*a o setor de serviços e, *este contexto, a inten*ificaçã* do </line>
</par>
<par>
<line> trabalho ating* ta**o as pes*o*s inse*idas na* ativida*es *h*m*das </line>
<line> d* industr*ais *u*nto n*s </line>
</par>
<par>
<line> atividades de s*rviços. </line>
</par>
<par>
<line> A inten*ific**ão do **a*alh* *m é </line>
<line> fenô*e*o que at*nge também as </line>
<line> ati*id*des </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> s*rviç* pú*lico, quando este, a partir da refo*ma a**i*istrativa do go*e*no federa*, *nicia um </line>
</par>
<par>
<line> process* de inclusão *e técnicas gere**iais pa*ta*a* na co*petiti*id*d* na e </line>
<line> ges*ão por </line>
</par>
<par>
<line> resultados, *eixand* *e se ori**tar p*r processo* e *e concen*rando em re*ultados (B*RR*S </line>
<line> et al. 201*). </line>
<line> Alguns m*cani*m*s *e intens*ficação do *raba*ho se tornam claros na gestão p*blica, </line>
<line> como o *lo*gam*nto *as cargas *orári*s por *ntermédio inclusive de mudanças t*c*ológicas, </line>
</par>
<par>
<line> que *iminuem </line>
<line> os momen*os de n** trab*lho e influenci*m </line>
<line> no </line>
<line> *cúmul* *e atividades; </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pol*val*ncia do* *rabalhador*s que acaba* desempenhand* d*versos tipo* de a*i**dades ao </line>
<line> *esmo tempo e incor*orando ati*idad*s d* mai* de uma pessoa, *lém ** uma *estão voltada </line>
</par>
<par>
<line> p*ra resu*tado* na pre*t**ão mais transparente e eficiente </line>
<line> dos servi*os </line>
<line> públic*s (DAL </line>
</par>
<par>
<line> ROS*O, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*e*ina *I, v. 17, n. 10, a*t. 20, p. 37*-39*, out. 2**0 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.*r/rev*st* </line>
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<par>
<line> *. J. Silv*, A. *. Paula </line>
<line> 382 </line>
</par>
<par>
<line> * sa*de e o bem-estar desse servidor público podem s** p*iorizado* n*s pol*ticas de </line>
<line> gestão de p*ssoas com pro*rama* d* Qua**d*de de Vida no Tra**lh* (QVT) que co**i*er*m </line>
<line> *sse ser h*man* a*ém d* mund* corpora*ivo ou *penas como instrumen*o para o alcanc* dos </line>
</par>
<par>
<line> obje*ivos da insti*uição, mas *omo pess*a que po**ui uma história *e vi*a, que </line>
<line> está i*serido </line>
</par>
<par>
<line> em divers*s contextos *ultur**s e que possui necessidades próprias e que num diálogo </line>
<line> s**dáve* com * org*nização possam caminhar jun*os ao e*contro das necessidades </line>
<line> instituci*nai*. </line>
<line> As *uda*ças *strutur*is do trabalho e a **cess***de de ad*quação a esse **me*to de </line>
</par>
<par>
<line> intens*ficação e in*egurança no tra*alho geram no tr*balhador u* esta*o constante </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ecessida*e de *daptação, af*tando o seu *em-estar físico * mental. E*sa p*squisa </line>
</par>
<par>
<line> bibliográfi*a teve c*mo **je*ivo com*re*nder qual a in*luê*cia da intensifica**o </line>
<line> do trabalho </line>
</par>
<par>
<line> na saúd* do *ervidor público neste c*nário *tual de m*da*ças. Para Klein *t. a*. (2017), essas </line>
</par>
<par>
<line> mudanças geram </line>
<line> impac*os neg*tiv*s *a saú** do tra*a*ha*or, exigindo **stes adequações </line>
</par>
<par>
<line> cons*an*es e da instituição no*a* práticas de gestão or**n*z*cional co** preve*ção </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> alteraç*es *egativa* nos ambien*es e n*s relações no trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> De acordo *om * pres*upost* d* pensame*to *e Marx, a existênci* humana **tá na </line>
<line> possibilid*d* de tra*sformar a nat*reza num pr*cesso *e adequa*ão e manutenção da *spé*i* </line>
</par>
<par>
<line> (LE*SA; TONET, 200*). E*sa relaç*o do ser </line>
<line> humano a natur*za constrói a sociedade * </line>
</par>
<par>
<line> ma*eri*lm*nte está fu*damentad* e </line>
<line> no t*abalho. Essa construç*o ta*bém está no indivíd*o </line>
</par>
<par>
<line> c*mo ser soc*al * o faz </line>
<line> diferente da naturez*, um ser *istoricamente em constante </line>
</par>
<par>
<line> desen*olvimento (LES*A; *ON*T, 2004). O material*sm* históric*-di*lético compre*nde o </line>
<line> **n**, o ser humano e a natureza com* um todo, sem nega* a influência de um sujeito nas </line>
</par>
<par>
<line> r*pr*sentaçõ*s sociais e no processo de materi*lizaçã* dos *bjetos. **esa* da </line>
<line> consc*e*te </line>
</par>
<par>
<line> valo*iz*ção *a natureza, *inda ho*e * su* exp*oração é bastant* caracterizada (*ANDIOTTO, </line>
<line> 2015). </line>
<line> Pautado-se n*s *stu*os de Ma*x, o t*abal*o é ativi*ade huma*a *ue faz parte da </line>
<line> "construção da rea*id*d* hum*na", uma mediação *ntre a pessoa * o m*n*o r*al. A *eal**ad* </line>
<line> sofre int*rve*ção humana, que post*riormente, autônoma, inf**encia e re*ula ações huma*as, </line>
</par>
<par>
<line> d***rminand* a p*rtir daí o surgimen*o de nov*s relações *a co*sci*nc*a com re*lida*e a </line>
</par>
<par>
<line> (LUKÁCS, </line>
<line> 1997). Con*orme Lessa e Tonet (20*4), Marx a*ribui *ssa característica </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> transformação da natureza p*lo ser hum*no, a sua capacidad* de projetar n* con*ciê*cia *ntes </line>
<line> Rev. FS*, *eresina, v. 17, n. 1*, art. 20, p. 379-398, out. 2020 w*w4.fsanet.c**.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Co*sideraçõe* so*re a Saú*e Labor*l e a Intensificação *o Trabalho no Se*viço P*b**co </line>
<line> *83 </line>
</par>
<par>
<line> d* obje**var num processo *e aç** e resultado, diferindo, por exemplo, da *rganização das </line>
<line> abe*has ou formi*as que acon*ece por deter*i*ações gen*tica* *as esp*c*es. Ess* processo de </line>
</par>
<par>
<line> prévia-idea*ã* é ****mina*o por Marx de objeti*ação, co*fo*me demonstra a Figu*a 1 </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*g*ir: </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - Ciclo de Neces*id*des </line>
</par>
<par>
<line> Font*: El**ora*o pelos autores (2019) </line>
<line> A pa*tir d* i*entificação de uma ne*essid*de, o s*r humano ide*l*za * *roje*o </line>
</par>
<par>
<line> ne*essário para satisfazer </line>
<line> essa demanda, *bjet*vando as açõe* neces*árias e os poss**ei* </line>
</par>
<par>
<line> resultados. Qu*ndo determinad* necessidade é satisfeita, s*rge e**ão novo processo de prévia- </line>
<line> id*a*ão e *bjeti*icação num constante ci*lo de nece*sidades. Reforçand* * contínuo c*clo das </line>
</par>
<par>
<line> necessidades humanas, três as*ectos deste complexo proc*sso são decisivos para </line>
<line> a * ua </line>
</par>
<par>
<line> compreensão e a do se* human* como ser soci*l: </line>
</par>
<par>
<line> *) Q***que* obj*to const*uído pelo homem apenas poderia existir através d* </line>
<line> ob*etivação de uma prévia-*de*ção. [...] A objetivação, portanto, n** signif*** * </line>
<line> d*sapar*c*men*o da natureza, **s sua tran*formaç*o no sen*id* desejado pelo* </line>
<line> homens. 2) A prévia-ideaçã* é semp*e u*a resposta, entre *utras po*s*veis, a *ma </line>
<line> necessidade *oncreta. 3) Como toda objetivação orig*na um* nova *ituaç*o, a h*stória </line>
<line> jama*s se repe*e. (L*SSA; TONET, 2004, p. 11) </line>
<line> Es*e movimento constante do *roc**so de prévia-*dea*ão e o*je*i*i*açã* n* busca pelo </line>
</par>
<par>
<line> at*ndimento das </line>
<line> **cessi*ade* *umanas, sofr* influênc*as pessoais do i*divídu* autor *esse </line>
</par>
<par>
<line> processo assim como es*e **divíduo é </line>
<line> *nflue*ciado po* aque*e *omento vivido pela </line>
</par>
<par>
<line> sociedad* à q*** pertence. Onde o </line>
<line> ser </line>
<line> h*mano modifica e é mod*f*cado pel* convív*o na </line>
</par>
<par>
<line> so*i**ad*: "Toda obj*tivaçã* produz uma no*a sit***ão, pois *anto a realidade já *ão é mais * </line>
<line> mesma (em alguma *oisa e*a **i mudada), como tam*ém o in*i*íduo já não é mai* o mesmo, </line>
<line> *ma vez que *le aprendeu algo c*m aquela ação" (LESSA; TONET, 20*4, p. 10). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, *. 10, art. 20, p. 379-39*, out. 202* www4.fs*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. *. Silv*, A. *. Paula </line>
<line> 38* </line>
</par>
<par>
<line> Essa capacidade de in*e*ação e m*difi*aç*o da </line>
<line> natureza, obj*tivando a </line>
<line> busca pel* </line>
</par>
<par>
<line> satis*ação das *ec*ssidades humanas e as a*teraçõe* que e*s* ação cau*a no in*iví*uo e na </line>
<line> forma como ele se *p*op*ia dos nov*s con*ecime*tos e experiências são re*or*adas por Mar*, </line>
<line> s*gund* os auto*es *ess* e Tonet (2004, p.10): </line>
</par>
<par>
<line> Seg*ndo Marx, isto sign*fica que, ao con*truir o mundo obj*tivo, o </line>
<line> indivíd*o </line>
</par>
<par>
<line> *ambém se constr*i. Ao transfo*mar * natureza, o* home** também se transformam, </line>
<line> po*s adquirem *empre **vos c*nhecimentos e *abilidades. Es*a nova situação </line>
</par>
<par>
<line> (objetiva e </line>
<line> subjet*va, bem entendid*) faz com que surjam novas necessidades (um </line>
</par>
<par>
<line> mach**o di**rente, por exemplo) e nov*s p**sibi*idades para atendê-las (o indivíduo </line>
<line> possui conhecimentos e habilida*es *u* não *ossuía anteri*r*ente e, alé* dis*o, </line>
<line> possui um machado para auxiliá-l* na construção do próximo mach*do). </line>
<line> As m*d*n*as nas form*s d* trabalho ou mesmo a *riação de al**m novo in*t*umento </line>
</par>
<par>
<line> lab*ral s**rem influências da e*o*ução daquele indivíduo n*que*a sociedade. A </line>
<line> história </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> s*cied*de infl*encia n* capacidade de criação </line>
<line> do indivíduo que com sua reformulação ou </line>
</par>
<par>
<line> criaç*o de métodos de trab*lho inf*ue*ciarã* o **tu*o da*uela sociedade, numa dimensão </line>
<line> soc*al e c*letiva (LES*A; TO*ET, *0*4). E coadunando com Marx (LESSA; *ONE*, 2*04, </line>
<line> *. 13), o o**et* construído p*lo tr**alho do *ndivídu* po*sui di*ensão social, "tem por ba*e * </line>
<line> *istória passada; *az p*rte da vida *a sociedade; faz parte da h*st*ri* dos homens de um modo </line>
<line> ge*al." </line>
<line> O ser hu*ano como se* social é parte ativa na constru*ão da *istór*a da *ociedade, </line>
</par>
<par>
<line> per**te a anál*se d* que não há indi*íduos sem socie*ade e essa, </line>
<line> por *ua vez, i*fluenci* * </line>
</par>
<par>
<line> sofre inf*uência desse </line>
<line> i ndi ví *uo, </line>
<line> es*a </line>
<line> d*t*rmin*çã* permite a compree*são do p**cess* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pass**em do ser humano *e i*div*du* para *er s*cia* (LESSA; TON*T, 20*4). Contudo, para </line>
<line> *uká*s (1997, p. 04), essa *as*agem do ser orgâ*ico para s*r social é rep*e*entada por uma </line>
<line> *acuna nessa transf*rmaçã*, o que não permit* o momento exato dess* *tapa na *volu**o do </line>
<line> ser hum*no: "A m*ior *proxi*ação nos é t*azi*a, [...] pe*as escavações, que la*ç*m lu* sob** </line>
<line> vári*s e*apa* intermedi*ria* do pon** de vis*a anatômico-*isiol*gico * s**ial (utensílios, e**.)". </line>
<line> *sse s*lto é cons**erado onto*ogicamente necess*rio e q*al*t*tivame*t* *iferente. </line>
<line> * trabalho, *um sentido *ntológico (a natureza e compl*xidad* humana), pe**ite um </line>
</par>
<par>
<line> *al*o, no desenvolvimen*o soc*al da *umanidade. Es*e g*p histórico na evo*ução humana </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> repr**entado pelo trabal*o como fa*or soc*al neste p*ocesso: </line>
</par>
<par>
<line> Somente * trabalho tem, co** sua essência o*toló*i**, um c*a*o **rát*r </line>
</par>
<par>
<line> in***mediário: ele é, es*encialmente, uma inter-r**ação entre home* (sociedade) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> n*tureza, ta*to inor*ânica (utens*lio, matéria-prima, objeto *o trabalho, et*.) *omo </line>
<line> orgânica, inter-rel*ção que pode até estar sit*ada ** pontos *eterminados da séri* a </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1*, art. 20, p. 379-398, o*t. 20*0 www4.f*anet.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *onsideraçõ*s sobre a Saúde Labora* e a Intensificação do Trabalho no Serviço Públic* </line>
<line> 3*5 </line>
</par>
<par>
<line> que nos referi*os, mas antes d* *a*s n*da as**nala a passagem, no hom*m q*e </line>
<line> trabalha, do ser merament* biol*gico ao ser s*cial (LU*Á*S, 1997, p. 04). </line>
<line> Concordando com Mar*, se*undo Lukács (1*97, *. 0*), "o trabalh*, como formado* </line>
</par>
<par>
<line> *e valo**s *e uso, </line>
<line> como tra*alho útil, é uma condição d* e*ist*ncia d* *omem", que tem </line>
</par>
<par>
<line> como função discut*r a n*cessi*ade n*tural **s *rocas entre o indivíduo e a </line>
<line> natureza. O </line>
</par>
<par>
<line> t*a*alho </line>
<line> como *roces*o *e transf*r*ação tem o *ntuito de at*nder às ne*essidade* do ser </line>
</par>
<par>
<line> humano. É uma ati*ida** **rigida, c*m finalidade* (car*ct*rísticas teleológic*s) e ser** de </line>
</par>
<par>
<line> contribuição </line>
<line> para formaç*o </line>
<line> do ser social e formada p** três co*ponent**: a) *t*vidades é </line>
</par>
<par>
<line> tel*ológica*, orien*a*as *o* finalid**es; b) a matéria à q*al *e aplica * trabalho (ex: cabo de </line>
<line> machado, o*jet*vado p*l* ho*em, transformado *e*a interven*ão do trabalh*, *ofrend* </line>
<line> influên*** humana; c) os me*o* *e tr**alh*, os instrumentos *nt*e homem e a na*ureza, </line>
<line> caracte*ísticas eminentemente hu**nas (LUK*C*, 199*). </line>
<line> Es*a atividade humana orientad* por um objetivo no alcance de um r*s*ltado com </line>
</par>
<par>
<line> *eterminad* finalidade, de *m produto (va**r de uso), conside*ado como Process* de * </line>
<line> Trab*lho. Esse processo entre ativi*a*e e objeto correspondem aos meios de tr*balho </line>
<line> *tilizados pel* s** humano, caract*ri*ados p**a *ção assoc*ada ao va*or de uso do *bjeto c** </line>
<line> fin*l*dade de atend*men*o d*s necessidades hum**as (utilidade). </line>
<line> Os me*os de trabalho e o *bjeto de trab*lho são *s m*ios de produ*ão. Na *onstrução </line>
</par>
<par>
<line> desse *al*r de uso devem ser considerad*s o próp*io produto de trabalho, os meios </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> produção, as *on*iç*es do processo de trabalho e a matéria-prima, *ue depende*á de sua </line>
</par>
<par>
<line> **nção nesse processo. O cons*ru*ão </line>
<line> desse proce*s* de </line>
<line> tr*ba*ho segue r*presen*ada pela </line>
</par>
<par>
<line> Figu*a * a seguir: </line>
</par>
<par>
<line> F**ura 2 - *rocesso de *rabalho </line>
</par>
<par>
<line> Fo*t*: Elabo*ado *elos autores (201*) </line>
<line> O processo *e trabalho t*m co*o principal finalidade o atendimento da* nec*ssidades </line>
</par>
<par>
<line> humanas, </line>
<line> que vai se </line>
<line> complexando con*orme o con*a*o do ser h*m*no com a n*tureza. Na </line>
</par>
<par>
<line> rea*ização do t**balho a p*s*oa se *tiliza da sua *inguagem art*culada, c*mo </line>
<line> processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 17, n. 10, art. 20, *. 379-*98, *ut. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. J. *il*a, A. V. Paula </line>
<line> 386 </line>
</par>
<par>
<line> consciência hu*a*a o*de o conh*cimento das condições * dos *bje*i*os e a intenci*na*idade </line>
<line> de*ermina* *s finali*a*es de sua rel*ção com a realidade at**l. O fim desse *rocesso do </line>
</par>
<par>
<line> tra*alho é *esu*tado do que já estava idead* n* mente </line>
<line> *o tr*balhador, muda*do a *orma do </line>
</par>
<par>
<line> eleme*to nat**al p*r* **a fin*lid*d* já pl*nejada e subordin*da a su* vontade, uma posição </line>
<line> teleológica segundo Ma*x (LUK*CS, *997). </line>
</par>
<par>
<line> Com a comple*ificaç*o </line>
<line> da soc*eda*e c*esce a necessidade d* ideia* e valores que </line>
</par>
<par>
<line> organizem o convívio em gr*po. Essas ideias evoluem </line>
<line> de acor*o com * </line>
<line> *omento histórico </line>
</par>
<par>
<line> em que se enco*tra a humanidade, das certezas daquele grupo, de suas *ercepções cul*urais * </line>
</par>
<par>
<line> soc*ais. P**a L*ssa (**15, p. 46), es*as </line>
<line> percep*ões ideológicas "são complexos sociais que </line>
</par>
<par>
<line> surgem e se des*nvolvem para **ende* a essa necessi*ade específica posta pelo proces*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> so**abilizaçã*". </line>
</par>
<par>
<line> A pré*ia-ide**ão, ca*acterística que co*tribui para o *esenvolvimento do ser humano </line>
<line> ***o ser social, **m em seu processo o constan*e *prend*zado adq*ir*do no devir humano </line>
<line> (LESSA, *015). A objetivação de uma ideia con*idera sem*re as **periências ant*riormente </line>
<line> vividas pela pessoa c*mo método d* aperfeiçoamento e *elhorias no des*nv**vimento de </line>
<line> obj*tificações futuras: </line>
<line> É *ssa pr*prie*ade es*encial ao trabalho - ser u* t*po de reação ao ambien*e que </line>
<line> produz algo ontologicam*nt* antes inexi*tente, a*go novo - que possibil*ta ** trabalho </line>
</par>
<par>
<line> *es*acar os hom*ns da n*tureza. </line>
<line> Em outras palavras, * a *ap*cidad* es*encial de, </line>
</par>
<par>
<line> pe*o trabalho, os home** con*t*uírem um am*ien*e e uma histó*ia cada vez mais </line>
<line> deter*ina*a pelos atos h*manos * c*da vez menos determin*das *elas leis naturais, </line>
<line> que consti*ui o f*nd*mento on*ológico da g*nese do ser soc*al (*ESS*, 2015, p. </line>
<line> 5 1 ). </line>
<line> Co*se*u*ntem*nte, a relação do ser humano co* o m*ndo *o tra*a*ho pode *er </line>
</par>
<par>
<line> contada a *artir </line>
<line> de a*guns mom*n*os na histó**a </line>
<line> da evolução h*mana. De agricultur* de </line>
</par>
<par>
<line> subsist*nci*, *assando pelo feudalismo *té a indu**rializaç*o *o t*abalho, *e*cor*emos um </line>
</par>
<par>
<line> caminho *e adaptação e adequação como garantia *e no*sa sobrevivência. Para </line>
<line> ***nça*mos </line>
</par>
<par>
<line> n* compreensão da* m*da*ças sempre presentes no contexto do labor, ini*i*remos com breve </line>
<line> relato dest* percurso aq*i na A*éri*a latina. </line>
<line> A América Latina *ra hab*tada *or povos *ndíge*as nativos *nte* *a col*nizaçã* </line>
</par>
<par>
<line> e*ro*e*a (espa*hola * port*guesa), que já trabalhav** numa e*o*omia agrícol* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> subsi*tência, pesc*vam, caçava* e faziam extrativismo de m*nérios (*uro * prata). Co* o </line>
</par>
<par>
<line> cres*im*nto </line>
<line> do int*resse mercanti*ista europeu, cresceu *ambé* explor*ção do trabalho * </line>
</par>
<par>
<line> escravo indígena e afric*no, com i**luên*ia n*s formas de traba**o na América Latina a partir </line>
<line> dos *éculo* X*I e XIX (ANTUNES, 2011). </line>
<line> Rev. F**, Teresina, v. 17, *. 10, art. 20, p. 379-398, out. 2020 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Con**derações sobr* a S**de Laboral e a Int*nsificação do *r*ba*ho ** Se*viço *úbl*co </line>
<line> 3*7 </line>
</par>
<par>
<line> O cres*imen** do mercad* c*ns*midor aliment*do *ela *xpansão do ca*italismo </line>
</par>
<par>
<line> (inglês), além dos *iversos tip*s de </line>
<line> pr*dução no mer*a*o inter*o agroexportador *e *afé, </line>
</par>
<par>
<line> como no caso do Br*s*l, e de ca*nes, como </line>
<line> n* caso da Ar*enti** e Ur*gu*i, re*u**aram </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> crescimen*o e urbanização de*se </line>
<line> mercado, co*eçando * surgir o pr**eiro contingente de </line>
</par>
<par>
<line> traba*hado*es as*alari*dos n* século XIX. Toda ess* p*odução alime**ícia, metal*rg*ca e têxtil </line>
</par>
<par>
<line> fo* amp*a*ent* </line>
<line> *ortal*cida, principalmente na segunda *etade do sécu*o XX, pó* s*g*nda </line>
</par>
<par>
<line> guerra mund*al, i**ul*ionada com as necessidades de ac*mulação da burgu*sia, serviu de </line>
</par>
<par>
<line> av**ço par* o processo </line>
<line> d* in*ustrializaçã* na Am*rica La*ina e motivou a vi*da *e </line>
</par>
<par>
<line> trabalhador*s eur**eus *uma corr*nte migra*ória, **inc*palmente para B*asil, Argentin* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Uruguai (AN*UNES, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com Antune* (2011), d*fe*ente *os países d* cap*talismo cen*ral, a Améric* </line>
</par>
<par>
<line> Latina deu </line>
<line> um salt* na </line>
<line> trans*ção da* fo**as de trabalho, </line>
<line> pa*sa**o de r*ral e escravo p**a </line>
</par>
<par>
<line> trabalho as*alariado e, assim como *nteri*rmente n* Europa, a cla*se trabal*adora na A*érica </line>
<line> latin* foi m*rc*da po* muita e*plo**ção *e *ua *orça de tr*bal*o. Para Lara (19*8, p.38), no </line>
</par>
<par>
<line> Brasil não houve um processo de tr*nsiç*o do trabalho escravo para o tr*bal** *ivre </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> assala*iado, considerando que o período inicial da imigração ocorr*u quando aqu* aind* havi* </line>
</par>
<par>
<line> e*cr*vidão. Neste co*texto, os es*ravos **o fora* consi*erad*s parte do universo </line>
<line> do s </line>
</par>
<par>
<line> tra*alha*ores, sen** vistos como "trabalha*ores *ndolentes * ap*ticos", considerados </line>
<line> d*spreparados *elo *apit*lismo. </line>
<line> No início do *é*ulo XX, como uma das con*equê*cias da luta *ontra a explo**ção do </line>
<line> trabalho e o liberal**mo e*cludente d* bur*uesia la*ino-americ*na, aconteceu a *e*olução </line>
<line> *ex*cana de 1910, qu* sus*it*u * re*ulamentaç*o de algun* di*eit*s trab*lh*s*as na época, </line>
</par>
<par>
<line> como jornada de trabalho, s*lá**o se*v*ços sociais, que e </line>
<line> *epois se u*iversa*izaram para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Continente Latino Americano. C*ntudo, a partir dos a*os 1930, </line>
<line> na tentati*a de contro*e *a </line>
</par>
<par>
<line> cl*s*e operária que s* *ost*av* org*nizada, a burg*esi* latino-**erican* *e*olveu implantar </line>
<line> novos modelos de trabalho, influenc**dos pelo Ta*lori*mo e pel* Fordismo. </line>
</par>
<par>
<line> O est*belecime*to *est** abordag*ns </line>
<line> de tra**lho teve início no Brasil dur*nte </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> governo de Ge*úlio Vargas (1930 a 19*5), no *é*ico dura*te o mandato de Lázaro Cárdena* </line>
<line> *e* Río (19*4 a 19**) e na Argen*ina d*rante o governo ** *ua* Doming*s P*rón (19*6), num </line>
</par>
<par>
<line> período d*nomi**do de Per*nismo </line>
<line> (ANTUNES, *011). ** pri*c*pai* características </line>
<line> destes </line>
</par>
<par>
<line> estilos *e pr*du*ão *ram a ex**e** e*pecialização do* operários atrav*s ** *r*a*ização </line>
<line> *aciona* do trabalho. O Taylo*ismo tinha co*o d*staque a divisão do trabalho, o co*trole do </line>
</par>
<par>
<line> tempo e a pad*onização </line>
<line> de mét*d*s e *áquinas. No Fo*dismo era aplicad* a linha </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Te*esina PI, v. **, n. 10, art. 20, p. 379-*9*, out. 2*20 </line>
<line> w*w4.fsanet.c**.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. J. S*lva, A. V. Paul* </line>
<line> 388 </line>
</par>
<par>
<line> *o*ta*em, produç** em mass* e racion*li*ação das tare*as com a d*squ*lif*cação do </line>
<line> *perário (GOUNET, 1999). </line>
</par>
<par>
<line> A cri*e estrutur*l na economia *un*ial na d*cada de 70 teve *omo al*umas </line>
<line> d* s u* s </line>
</par>
<par>
<line> c*usas a *ueda da t**a de lucr* com o desgas*e do padrão de acumulaçã* ta*lorista/*ordis*a de </line>
</par>
<par>
<line> pr*duç*o, o aument* das *rivatizaç*es, d*sreg*l*men*a**o e *lexi*i**zaç*o </line>
<line> do proce**o </line>
</par>
<par>
<line> p*odutivo e da força de *r*balho (AN**NES, 19*9). Como **sposta à crise do cap*tal, houve </line>
</par>
<par>
<line> e*tão o avanç* do Neoliberali*mo, c** propostas e </line>
<line> privatizações estatai* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **sregulamentaç*o dos </line>
<line> d*reitos d* trabalho. To*o esse movimento fortale**u * Toyotism* </line>
</par>
<par>
<line> como uma form* de enfrentame*to da c*ise, apresentando mé*odo de p*o*uçã* mais flexível, </line>
</par>
<par>
<line> acompanh*do d* muda*ças tecn*lógi*as q*e inf*uenciavam diret*mente os siste*as </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *rodução (DAL R*S*O, 20*8). </line>
</par>
<par>
<line> O trabalhad*r n* Toyotismo prec*sava t** u* *erfil mais multita*efas e deveria atu*r </line>
</par>
<par>
<line> em d*vers*s frentes na indústria, *ifer*nte do perfil especial*sta </line>
<line> das duas teor*a* anteriore*. </line>
</par>
<par>
<line> Ess* flexi*ili*ação nas *ormas do t*abalho trouxe con*equências como a </line>
<line> precar*zaçã*, </line>
</par>
<par>
<line> intensificação *o trabalho e o aument* do desempre*o *strutu*al (HA*VEY, 2004). </line>
</par>
<par>
<line> * neoli*eralismo no B*asil, to*ou forma *ais efetivamente </line>
<line> *a déc*da de 1*90 nos </line>
</par>
<par>
<line> governos d* Fernando Coll** de Melo (Collor) e </line>
<line> Fe*nando Henrique Cardos* (FHC), </line>
</par>
<par>
<line> p*ovo*ando o aumento das privatizações e a diminuição das forças sindic*is, por e*emplo. E </line>
<line> a*s*m, esses "(...) processos de des*nd*strial*zação e *espro*e*arizaç**, tendo como </line>
</par>
<par>
<line> co*sequênci* a *xpansão </line>
<line> *o trabalho pre*arizado, parcial, tempo**ri*, te*ceirizado, </line>
</par>
<par>
<line> inf**malizado" (ANTU*ES; BRAG*, 200*, p. 101). Al*m da intensificação do tr*bal*o, </line>
<line> ess* f*exib*l*za*ão do labor cont*ibuiu para que os trabalh**or*s migrass*m para * eco*omia </line>
<line> informal *u para * setor d* ser*iços. </line>
<line> *s mudanças n* ad*inistraç*o p*blica fo*am marca*as pel* imp*antação de c*nce*tos e </line>
<line> *é*nicas gerenciais transferida* das entidades privad*s pa*a as instituiç*es públicas. O início </line>
<line> dessa* mu*anças nos anos 1990, no *overno do Presiden*e FHC, aconteceu co* a *eforma </line>
</par>
<par>
<line> admin*st*ativa, que tra*ia *onceitos ger*n*ia*s de *a**es </line>
<line> *omo </line>
<line> Ing*ater*a e França e termos </line>
</par>
<par>
<line> que invadir*m a *dministr*çã* pública como "gesto*** p**lico*, g*rentes, *et*s, resu*tado* e </line>
<line> qualidade t**al, *a g**tã* pública" (DAL R*SSO, 2*08, *. 183). </line>
<line> No*teador da Reforma Ad*inistrat*va no serviço p*blico brasileiro, * Gerenci*lis*o, </line>
</par>
<par>
<line> pr*posto por Bresser Pereira, Ministro da *dministração Federal Reforma d* Esta*o *o e </line>
<line> Governo d* FHC, tin*a como *bjet*vo a descen**alização, a privatiza*ão e a implanta*ão de </line>
</par>
<par>
<line> téc*icas </line>
<line> gerenciais qu* melhorassem o desempenho </line>
<line> do *stado na *r*s*ação </line>
<line> dos se*viç*s </line>
</par>
<par>
<line> púb*icos. Para Br*sser Pere*r* (1998, p. 06), o Estado d*veria ser con*idera*o como sujeito e </line>
<line> *ev. FSA, *er*s*na, *. 17, n. **, a**. 20, p. 379-398, out. 2*20 www4.fsanet.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cons*d**ações sobre a Saúde Labor*l e a Intensificação do T*abalh* no *erviço Público </line>
<line> 389 </line>
</par>
<par>
<line> não como objeto: "como organismo cuja go*e*nança pre*isa *er a*pliad* p*ra *ue poss* agir </line>
<line> mais efetiva e efic*ent*ment* *m benefíci* da so*ied*de." </line>
<line> A*nda na concepç*o de Bresser Pereir*, a *dministração pública não c*minhava de </line>
<line> a*ordo com *s **dança* na ge*tão pública: "Mais am*lame**e, a admin***ração públi*a </line>
<line> ge*encial está *aseada em uma conce*ção de Estado e de socieda*e democrática e plu*a*, </line>
</par>
<par>
<line> enquanto que a administr*ção </line>
<line> pública bur*crát*ca t*m um </line>
<line> vez* centralizador * </line>
<line> autoritário </line>
</par>
<par>
<line> (BRESSER, 1998, *. *0). *n*r*tanto, o mode*o ger***iali*ta apesa* de aind* não te* sido *dota*o </line>
<line> *or t*dos *s Estados brasileiros, estabelece* *ma reorganização de proc**sos administrativos </line>
</par>
<par>
<line> com algumas ferramentas da </line>
<line> iniciati*a *riv*da, </line>
<line> como planejamento estraté*ico a médio e </line>
</par>
<par>
<line> *ongo *razo e *es**o por re*ultados (*RTI*; MED*IROS, 2017). </line>
<line> H*st*ricamente, o av**ço do Capitalis*o no Brasil foi feito sobre a expa*são dos se*ores </line>
</par>
<par>
<line> precarizados, cul*inan*o *** o aumento da tercei*ização, d*s trabal*os tempor*ri*s e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inte*mite*tes. Diminuindo *ireitos e garantias dos *rabal*adores * oc*si*nado o *doec*mento </line>
<line> *essas pessoas. O d*senvolvim*n*o econômico é depen**nte desses setores precarizados, </line>
</par>
<par>
<line> ata**ndo *ualquer co*sa </line>
<line> **e sinalize a p*oteção </line>
<line> ** trabalhador (BRAGA, 2017). De *e**a </line>
</par>
<par>
<line> maneira, </line>
<line> * autor cla*sifica os s*r*idores públicos como proletariados e *ão como </line>
</par>
<par>
<line> precarizados. Con*ider*-os prote***os do </line>
<line> *esemprego e de funções que ex*gem me*os </line>
</par>
<par>
<line> qualificações, mas não imunes int*nsificação do trabal*o, que tem * *er com a à </line>
<line> maneira </line>
</par>
<par>
<line> com* o trabalho * re*lizado (DAL ROSSO, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Braga (20*7), * *ermo "tra*alho pr*c**iza*o" é parte do *once*to de trabalho </line>
</par>
<par>
<line> proletário. Pa*a autor, o* tr**al*adore* proletários, de certa forma a*nda estão a**ar*dos o </line>
<line> por *lguns direito* traba*hi*tas, enqua*t* os precar*z*d*s, por se enc*ntrarem na transição </line>
<line> e**re t*abalho formal e informa*, sã* submetido* * c*ndi**e* prec*riz*das de *r*balho. Estes </line>
</par>
<par>
<line> trabalhad*res não pos*uem *u*lificaçã* e a fa*ta de escola*idade </line>
<line> os c*loca como re*én* da </line>
</par>
<par>
<line> rotatividade do mercado *e trabal**, mais comum nes*e *etor. </line>
</par>
<par>
<line> A intensificação *o trabal** está voltada pa*a os resultados e ocorre em quantid*de e </line>
</par>
<par>
<line> quali*ade ac**a do que p*de </line>
<line> ser c*nsid*r**o saudável, </line>
<line> exigi*do ma*or </line>
<line> c*nsu*o de energia </line>
</par>
<par>
<line> *o *r*balhador numa esca*a </line>
<line> de pr**u*ão maior do que poderia ser produzido num mesmo </line>
</par>
<par>
<line> perí*do. </line>
</par>
<par>
<line> Os tempo* de t*abalho invadem *s *emp** de *ã*-traba*ho, afetando a vida pessoal * </line>
</par>
<par>
<line> coletiva dos trabalhadores e, c*nsequ*ntemente, </line>
<line> *a**a*do-*h*s </line>
<line> *roblemas </line>
<line> de saúde. Um </line>
</par>
<par>
<line> tra**lho </line>
<line> *enso s*ja em qua*tidade, sej* em comp*exida*e das tarefas, e* que o trabalhador </line>
</par>
<par>
<line> tenha q*e demand*r mais *nergia física e me*tal em busca d* mais r*s*ltado* (DAL ***SO, </line>
<line> 2008). </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. *7, n. 10, art. 20, *. 379-398, out. 2020 www4.*sanet.co*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. J. Silva, A. V. Paula </line>
<line> *90 </line>
</par>
<par>
<line> A intensificação no t*aba*ho e toda a mud*nça e *eorganiz*çã* na *or*a de trabalho </line>
</par>
<par>
<line> acabam produz*ndo efe*tos sobre o *orpo do </line>
<line> s*rvidor públ*co, refém da i*vasão de técnicas </line>
</par>
<par>
<line> gere*ciais antes com*ns ap*nas na admi*istração pri*ada. A A*ênci* Europeia p**a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Seg*rança e Saú*e no Trab*lh* (*018) des*aca como *atores de *doecimento no t**balho </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aumento exce**ivo da carga horária </line>
<line> de trabalho * a ins*guranç* ocasion*da </line>
<line> pela </line>
<line> *á </line>
</par>
<par>
<line> o**aniza*ão </line>
<line> na gestão d*s *ud*nç**. Os impactos da intens*fi*ação do t*abalho n* serviço </line>
</par>
<par>
<line> p*blico dev*m ser considerados como uma parte do proce*so de int**sificação do trab*lh* no </line>
</par>
<par>
<line> mundo, um *enômeno *lobal p*esen*e em </line>
<line> diversas so*ied**es co*o fe*ôm*no pr**rio </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> capitalismo, ma* *ue também pode ser perc*bido e est*dado ** dive*sos ram** da e*onomia </line>
<line> (DAL ROSSO, 2008). </line>
<line> Em pe**uisa realizada s*bre * int*nsi*icação do trabalho em diferentes ra*os de </line>
</par>
<par>
<line> ativi**des, Dal Ross* (2008) o**er*ou * **fluência d*sta *ntensificação em c*t*gorias </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> institu**ões *ancá**as, tel*fonia e *o*unicação e no serviço públi**, ond* para pelo menos </line>
</par>
<par>
<line> 50% dos respondente*, * tr*ba*ho est* mais *n*en** hoje do qu* qu*ndo *omeça*am </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> trabalha*. E* sua </line>
<line> pe*quis* o autor buscou **entifica* os mecanis*os ou forma* de </line>
</par>
<par>
<line> intensifi*ação do *rabalho, perce*id* pel*s trabalhadores e iden*ificou 5 mei**: 1) </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> alongament* </line>
<line> ** </line>
<line> jornada de trabalh*; 2) o acúmu*o de atividade*; *) a </line>
<line> polival*n*i*, </line>
</par>
<par>
<line> v*rsatil*d*de e fle*i*ilida*e; 4) o r*tmo e a velocidade; * 5) a g**tão po* resultados. </line>
</par>
<par>
<line> N* alongamento das jornadas de t*abalho, os trabalhadore* sã* </line>
<line> guiados a trabalhar </line>
</par>
<par>
<line> *ais temp* * a acu**lar tarefas. A* </line>
<line> tecnolog*as t*mbém sã* responsávei* </line>
<line> por *sse r**m* </line>
</par>
<par>
<line> mais ace*era*o e po* exigirem ativ*dades complementares. De aco*do c*m Dal *osso (20*8, </line>
</par>
<par>
<line> p. 113), dois fato*es explic*m o aum*nto das hor*s de trabal**: "no*o* prin*ípios </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> o*g*niz*ção d* </line>
<line> trabalh* a*salar*ado [...] </line>
<line> * o efeito da </line>
<line> ausência de *rganiza*ão dos </line>
</par>
<par>
<line> trabalhador*s e falta d* r*gulamentação." </line>
</par>
<par>
<line> No **can*smo *cúmulo </line>
<line> de a*ivi*ades, u* trabalhador des*mpenha num mesmo </line>
</par>
<par>
<line> período de tem*o, as atividades an*es exercidas por mais de uma pessoa. Como acontece* no </line>
</par>
<par>
<line> ra*o bancá*io, </line>
<line> ou em casos *e a*osentadoria em que *ão oco*reram as devidas repos**ões, </line>
</par>
<par>
<line> c*mo no caso do ser*iço </line>
<line> público on*e *0,9% resp*nderam que a inten*ifi*ação do </line>
<line> trabalho </line>
</par>
<par>
<line> c*egou às *rganizações públicas neste quesi*o (DAL ROSSO, 20**, *. 121). </line>
<line> Na pol*val*ncia, versat*lidade e flexibilid*d*, * trabal*ador a**a em dive*sas frent*s de </line>
</par>
<par>
<line> t**bal*o na organ*za**o, realizando </line>
<line> diverso* serv*ços ao mesmo tempo e de*tro de um* </line>
</par>
<par>
<line> mesma c*rga *orária. No serviço pú**ic*, a polivalência vem tomando corpo desde a reforma </line>
</par>
<par>
<line> administrativ* iniciada nos a*os de 1990 e sistematic*mente reco*hecida por cerc* é </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresina, *. 17, n. 10, art. 20, p. 379-398, out. 2020 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Considerações sobre a Saúd* *aboral e a Inte**ifi**çã* do Trab*lho no Serviço Pú*li*o </line>
<line> 391 </line>
</par>
<par>
<line> **,3% d*s servidor*s. Quando **mada* as f*r*a* não *is*êmica*, es*e *ercen*ual chega a </line>
<line> 81,1% dos funcionários p*blicos pesq*isados (*AL ROSSO, 200*, p. 130). </line>
</par>
<par>
<line> A cob*ança por resultados atualme*te * comum tanto </line>
<line> na* org*niz*ç*es **ivadas </line>
</par>
<par>
<line> q*an*o nas inst*tuiçõe* pública*, neste último *aso expr*ssa atra*é* da eficiênci* na prestação </line>
</par>
<par>
<line> do* servi**s. De </line>
<line> acordo *om Dal R*sso (2008), esta forma de inte*s*f*cação p*ssui um </line>
</par>
<par>
<line> se*tido mais subjetiv*, *ue *mpõe p*es*õ*s internas e exte*na* sobre ** trab*lh*dores, d* </line>
</par>
<par>
<line> acordo </line>
<line> com 5*,5% do* </line>
<line> *esquisados no ser*iço público. E*ses m*can**mos de inten*ificaçã* </line>
</par>
<par>
<line> d* tr*balho </line>
<line> pe*qu*s*dos se c*rrelaci*nam em s*as c*racter*sticas. O alongamento de carga </line>
</par>
<par>
<line> hor*ria * ocasionad* pelo *va*ç* da tecn*l*gi* que a*aba in*luenciando no ritmo das </line>
</par>
<par>
<line> atividades </line>
<line> executadas; o acúmulo de *t*vidad*s </line>
<line> possui *nterfaces </line>
<line> c*m a poliv*lência </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> flexibilidade e todo* *e justi*icam na *estão com f*** n*s resul*ados. </line>
<line> Essas a*teraç*es nos process*s de traba*ho geram mudanças no s*gnificad* d* sentido </line>
</par>
<par>
<line> do trabalho para *s trabalha*ores *o serviço </line>
<line> público. Todas e*sas m*dan*as *ociais, </line>
</par>
<par>
<line> econômicas, políticas e ideológic*s ressoa* *a s*bjetividade do t*abalh*dor (ANTUNE*, </line>
<line> 1999). D*l *osso (2008, p.136) leva*ta a p*ssibili*ade d* sur*imento de um no** per*il *e </line>
<line> do*nças d* trab*lh*, que *urge *lém do adoecimento ca**ado pela materialida*e do fa*er, </line>
</par>
<par>
<line> ma* </line>
<line> em ramos </line>
<line> de **ividade* vol*a**s par* o setor de *e*v**os, com* </line>
<line> no ca** dos *erv*ços </line>
</par>
<par>
<line> públicos, ati*gindo pes*oas ins*r*das tan*o na* ativida*e* industriai* *uanto nas *e *er*iço: </line>
<line> *uaisquer que sejam as condiç*e* de *ua *ealiz*ção, o tra*alh* está sendo </line>
<line> trans*ormado p*la exigê*cia de mais re*ulta*os *ateriais ou imat*riais, o que implic* </line>
<line> *ue o *gente deva empenhar mais su*s e**rgia* físicas, mentais ou socia*s na </line>
<line> **tenção de mais res*ltados, de mais el*vados objetiv*s, em suma de *ais tr*balho. </line>
<line> * *doecimen*o pode se ancora* nes*a densida*e do **aba**o, para a qual a prio*ização </line>
<line> *e ma*s result*dos, me*o* tempo p*** *ealizar as ati*idades a*umul*d*s e ritm* *celer*do se </line>
<line> fun*em na pressão gerada pela intensificação *o traba*ho. C*es**m *s exigências emoci*n*is </line>
<line> e mentais no trabalho que se imbricam com os problemas de saúde, ocasi*nado* p*l* </line>
</par>
<par>
<line> realiz**ã* </line>
<line> do </line>
<line> traba*ho *at*r*a* que contin*a a afetar o corpo dessas pessoas trabalhadoras </line>
</par>
<par>
<line> c*m lesõe* e *oenças de desordens fís*cas (DAL ROSSO, *008, *. *3*). </line>
<line> Todas essa* exi*ências de pro**tivi*a*e e um trabalho ca** v*z *ais c*mplexo na sua </line>
</par>
<par>
<line> real*zação *ressionam o </line>
<line> t*aba*hador do *erviço </line>
<line> *úblico, </line>
<line> ped*ndo </line>
<line> sem*re mais d* sua </line>
</par>
<par>
<line> capacidade física e intel*ctua*. Para Araújo (2*1*, *.14), tod* esse movimento </line>
<line> a*aba por </line>
</par>
<par>
<line> ocasi*nar ausências no trabalh*. Seg*ndo </line>
<line> a autora, essa* aus*nc*as denom*nadas de </line>
</par>
<par>
<line> absent*ísmo pode* in*ica* enfermid*de *es*e trabalhador, ocasion*da p*r ins*tisfaç*o *om o </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, *. 10, art. 20, *. 37*-398, o*t. *020 www4.fsanet.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. J. Silva, A. V. P*ula </line>
<line> 3*2 </line>
</par>
<par>
<line> seu trabalho ou mes*o com a organiz*ção, tendo re*ação di*eta na gestão adm*nistra*iva e </line>
<line> *om a mane*ra *omo e*se trabalho é ***anizado. Ess* insat*sfação *ode ocasio*ar </line>
<line> adoecimento ment*l e fí*ico a** trabalha*ores: </line>
<line> * um problema para as orga*iza*ões tanto *ú*licas *uan*o *ri*adas, p*dendo causar </line>
</par>
<par>
<line> ref*e*os não só na produt*vidad* ou na </line>
<line> qualidade do servi*o pr*stado, mas *ambém </line>
</par>
<par>
<line> *er um in*icador das *ondições *o trabalh*, da qualidade *e vida e das relações de </line>
<line> trab*lho. </line>
<line> Para * Fu*dação Europe*a para a melhor*a das condições de Vida de Trabalho (1997, </line>
</par>
<par>
<line> p.16), "[...] adoe*er, faltar </line>
<line> ao trabalho, melh*rar e retomar o </line>
<line> trabalho é *isto como um </line>
</par>
<par>
<line> desequilíbr*o entre a pesso* e * ambiente de *r**alho", podendo causar p*oblemas *e saúde </line>
<line> neste tra*a*had** como pro*ess* resulta*te de uma carga exce*siva de traba*ho * a re** </line>
<line> cap*c*d*d* ** trabalhador (**tidõe* e *ompetências). </line>
<line> E*sa muda*ça de *stratégia *o*ta** p*ra a defin*ção "preci*a *o* obje*ivos *om *nfase </line>
<line> *os resu*tado*," (*ETO, *015, p. 28) exige dos r**p*ns**eis pela ges*ão *úbl**a u* </line>
<line> *ompromisso mai*r na criação e *m*le*enta*ão *e po*íticas de gestã* de pe*soas q*e *o*sa* </line>
<line> caminhar pa*a os objetivos da instituiçã*, pos*ibilitando o a*uste *ecessário a estas mudanças </line>
<line> gere*ciais, *em perde* o f*co em garantir o bem-est*r f*sico e mental dos ser*idores públi*os </line>
<line> com políticas que pr*porcio*e* a QVT. Para Fernandes (*016), o momento *x*ge qu* esse </line>
</par>
<par>
<line> gestor re*ense o s** pape* ge*encial no *en*ido d* </line>
<line> d*cid*r q*ais as melhores *o*ít**as </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ges**o e t**bém qual melho* maneira *e i**lement*-las, a </line>
<line> a*ém de e*tabelecer laços </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> confiança, promovendo a solidariedade e * ví*cul* **etivo (*omprometimento) en*r* </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> ser*i*o*es e des*es c*m a insti*uição. </line>
</par>
<par>
<line> Para Ferreira (2006, *.2*5), * QV* deve atuar *e maneira preventiva * *ão p*l*ativ*, </line>
<line> atac*ndo dir*tamen*e os problemas que geram o m*l-*star e o *doec*mento no tr*bal*o, a Q*T </line>
<line> co*o atividade f*m e *ão a*enas como *ma ativ*da*e meio. Para tan*o, o autor aprese*ta o que </line>
<line> denom**a de uma abord*gem de qualidade de vida no trabalho de natureza pre**ntiva, </line>
<line> pautada em cinco pres*upos*os: </line>
<line> *) mudança d* mentalidade: di*posição dos *estores para *emover valores </line>
<line> cristalizad*s no cont*xto o*ganizacional; 2) indiss*ciabilidade e**re produt*vid**e e </line>
<line> bem-esta*: *esgatar o papel ont*lógico do tr*balh* como *etor *istórico de </line>
</par>
<par>
<line> c*n*t*uçã* de i*entidade, conc*bendo </line>
<line> *rodutivid*de como algo i*dissoc*ável </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> felicid*de no t**balho; 3) modelo antropocên**ic* de gest*o </line>
<line> n* traba*ho: os </line>
</par>
<par>
<line> trabalhadores d*vem ser os protagonista* dos *esul*ados e d*vem ser reconhecidos e </line>
<line> es*im*l*d*s a ser criativos, autônomos, partici*ando *f*tivamen*e das *ecisões que </line>
<line> afetem o *em-esta* individual e coletiv*; 4) *ul**ra organ*zacional do b*m-estar: a </line>
<line> impleme**ação de QVT requer **a *olítica de comunicação que estimule u*a </line>
</par>
<par>
<line> cultura o*ganizacional *entrada em valo*es *oltados ao *em-estar *ndivi*ual </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, *ere*ina, v. 17, n. 10, art. 20, p. *79-3*8, out. 2020 www4.f**net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Conside*açõ** *obre a *a*de Laboral e a Inten*ifica*ão do T*abalho no Serviço Público </line>
<line> 393 </line>
</par>
<par>
<line> coletivo; 5) sinergia organizacional: a im**antação de uma pol*t*ca de QVT de*e </line>
<line> envolver todo * or*ano*ra*a da organiz*ção de for*a e implic*r todos os g*stor*s e </line>
<line> dirigentes, e*pecialistas e até sindicatos. </line>
<line> O indivíduo t*ab*lha*or deve ser consid*rad* *omo *m ser inserido *m div*rsos </line>
<line> contextos * com hi*tórias de vida e necessi**des i*divid*ais e que a*etam *eu dese*penho no </line>
<line> ambiente de tra**lho. A p*ópria precarização * a inten*ific*ção do t*abalho afetam </line>
<line> diretamente a vida *ocial destas pessoas f*ra d* orga*ização, afe*ando e*se equilíbrio entre o* </line>
</par>
<par>
<line> interesses </line>
<line> pess**is e ** *rganizacionais. As ações de QVT podem *eneficiar dir*tamente </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> v*da do *rabalhador, procur*ndo </line>
<line> atua* nas causas </line>
<line> *o* </line>
<line> pro*lema* e não somente atre*ad* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ques*ões organizacionais, *omo o au*ento d* pr*dutiv*dade visando ap*n*s lucr*s </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> exe*plo (PA*ILHA, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> Para *adilha (2**0), em *uitos momentos os pro*ramas de QVT tend*m a atende* * </line>
<line> solu*ão dos p**ble*as d* saúde com s**uções p*liativa*. * criaç*o de ce**rios de um </line>
<line> *mbiente perf*ito com au*as de **nástica e ma*s*g*ns se*vem *ara amenizar as con*equências </line>
</par>
<par>
<line> dos pro*lemas de estres*e e de intensificação do trabalho, mas não age* d*retamente </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> causas d*s*es problemas, numa intenção de evitar *esar*o**as e* d*f*sa *e u* am*iente </line>
<line> onde vigore o be*-e*ta* de to*os os trabalhadores e também o bem-esta* or*anizacional. As </line>
</par>
<par>
<line> políticas de gestã* de </line>
<line> pesso** não </line>
<line> devem som**te se preoc*p*r em cri*r ações soc*ais *ue </line>
</par>
<par>
<line> tragam ap*nas sens*ções ** bem-estar i*ediat* aos trab*lhad*re*. </line>
</par>
<par>
<line> Prog*amas *e QVT com ob*etivos b**eados *penas na ent*ega de *e*ultados </line>
<line> podem </line>
</par>
<par>
<line> força* na* organi*ações *úblicas segu*r *lanos e ações com**et*m*nte vol*ad*s *ara a cul*ura </line>
</par>
<par>
<line> organizacional d* empresas priva**s, *ão r**p*ita*do as p*culiar**ades de </line>
<line> gestão </line>
</par>
<par>
<line> administ*ativa e de pes*oa* das organizações do setor *úblico. Co*so*i et. al. (2014, 0*) p. </line>
</par>
<par>
<line> r*for*am essa *ipóte*e quando expõem que "no* </line>
<line> órg*os p*blicos *rasi*eiros, as </line>
<line> pr*tica* *e </line>
</par>
<par>
<line> QVT a*nda per*anece* pouc* e*ploradas * mu*to inci*ientes". *udo isso acaba travando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implantaç*o *e a**e* de QVT *, de cert* forma, jus*ificando o insucesso e a incredulidade </line>
<line> *epositados *e*s*s pr*gramas. </line>
<line> Fe*reira, Al**s e Tostes (2009, p. 322), em pesquisa *ue buscav* id*ntificar * gestão </line>
</par>
<par>
<line> das </line>
<line> ações d* QV* e* or*anizações p*bl**a* federais, detec*aram pred*minância *e a </line>
<line> ações </line>
</par>
<par>
<line> momentâne*s * de carát** pal*ativo o* até me*mo *s**sten*ialista, "largamente impl**ent*das </line>
</par>
<par>
<line> sem </line>
<line> uma abordage* m*to*ológica r*gorosa, sis*ê*ica e pertinente </line>
<line> com o con*unto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *tividades realizadas." Esse foco as*isten*ialista acaba por desco*s*der*r os reais compo*entes </line>
<line> que afetam a *VT, as nece*sidade* * objetivos p*ssoa*s d*s servidores pú*licos. Para Silva </line>
<line> (20*8), * preci*o que existam métodos de *valiação de *esultados, contr*l* e *juste de**es </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 17, n. 10, art. 20, *. 379-398, out. 20*0 ww*4.fsane*.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. J. Si*va, A. *. Pau*a </line>
<line> *94 </line>
</par>
<par>
<line> prog*am*s e que aju*em a mapear as *eai* necessidad*s d*s servid*r*s p*blicos, pro*ovendo </line>
<line> açõ*s *ue realmente tragam o bem-*star p*ra a* pess*as e para a organização, **é* de </line>
<line> possibilitar a id*n*if*ca*ão do perfil desse tr*bal*ador do setor público. </line>
<line> É mu*t* importante que * Q*T não s*ja uma responsabilidade apenas do tr*balhad*r, </line>
</par>
<par>
<line> ma* uma projeto que envolv* *o** a h*erarquia </line>
<line> organizacio**l, alia*do o b*m-estar </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> ser*idor *om ma*or eficiê*cia e a eficáci* no contexto de trabalho. Fe*r*ira, Alves e Tostes </line>
<line> (2*09) acreditam que dev* haver u*a muda*ça de *on*ciência *m t*d* a organiza*ão *, d*sta </line>
<line> forma, *o* u* pensar diferente, promover aç*es dif**entes. </line>
<line> 3. C*NSIDERAÇÕES FINA** </line>
</par>
<par>
<line> O *nício das **d*nç*s gerenciais </line>
<line> no Brasil *co*tec*ram a </line>
<line> partir d* r**o*ma </line>
</par>
<par>
<line> administ**tiva im*l*ntada durante o gover*o do Presidente FHC (10*5-2*02) * foram </line>
<line> ma*ca*as p*r técn*c*s e conce*tos g*renciais oriundo* de organ*za*ões privadas. *st* modelo </line>
<line> *razia pri*cípios *e gestã* adm*nitrativa de países com* a Inglate*ra e França, q*e invadiram </line>
</par>
<par>
<line> a adm*nistra*ã* *ública </line>
<line> *om termos com* "**st*re* públicos, gere*tes, *et*s, resultados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> qualid*de total na gestão pú*lica (DAL ROSSO, *00*, p. 183). A refo*ma administr*tiva do </line>
<line> Estad* tr*uxe para o mund* co*porati** d* instituição pública *aracter*sti*a* *articulares de </line>
</par>
<par>
<line> gerenciament*, não *ui*o </line>
<line> utilizad*s e nem conhecidas n* gestão administra*iva do serviço </line>
</par>
<par>
<line> público *té então. </line>
</par>
<par>
<line> É fato que essa *us*a pe*a eficiência, foco nos resul*ados e qualidade na prestaçã* do </line>
</par>
<par>
<line> serviço públi** não pode ser rep***entada apenas pela figura </line>
<line> da institu*ção pública, apenas </line>
</par>
<par>
<line> com caráter jurídi*o. O servidor públ*co é fundame*ta* par* que toda essa *áquina pública </line>
</par>
<par>
<line> cons*ga alcançar os **us obj*t**os organizac**n*is * *oda essa mudança e *eorganização </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> f*r*a de *rab*l*o, som*da a sua intensifica*ã* acab*m p*odu*indo efei*os sobre o co*po e a </line>
<line> mente *este servidor públ*co, r*fém da inva*ão de té*nicas gerenc*ais a*t*s comuns apenas *a </line>
<line> adm*nistração privada. </line>
</par>
<par>
<line> Todo ess* p*ocesso de moderni*ação na esfera </line>
<line> púb*ica pod* trazer r****ta*os </line>
</par>
<par>
<line> neg**ivos *ara as p*ssoas envol*idas, como o aume*to *e *ndice *e abs*n*eísmo, d*enças d* </line>
</par>
<par>
<line> t*abalho * licença* de *raba*ho (*LEIN et a*. 2017). A i*tensificaç*o </line>
<line> do trabalh* *e* sido </line>
</par>
<par>
<line> *ma das causado*as *a* doen*as de t**balho, com p*ejuízos *ar* a saúde físic* e *en*a* do </line>
<line> serv*dor p*bl*co. A Agênc*a Europeia pa** a ***uranç* e Saúde n* T***alho (2018) dest*ca </line>
</par>
<par>
<line> como fatores *e adoecimento *o tra*alho, a*ém do au*ento </line>
<line> exce*s*v* </line>
<line> da c*r*a hor**ia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tra*alh*, a insegurança **asionada </line>
<line> *ela má organização </line>
<line> na gestão </line>
<line> das mu*anças. Para isto, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. *7, n. 10, art. 20, p. 379-398, out. 2*20 </line>
<line> **w4.fsanet.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Considerações sobre a Saúde Laboral e a Intensifica*ão do Trabal*o *o Serviço Pú**ico </line>
<line> 395 </line>
</par>
<par>
<line> *olít*c** de gestão de pesso*s atent*s a este cont*x*o, po*e prepar*r o*ganização e as a </line>
<line> p*sso*s **s*a or****zação através *e *ções efetivas qu* promovam a QVT. </line>
<line> O r*sp*ito e a *a*orização do ser h*mano no ambie*te ** trabalho são fund*mentos </line>
</par>
<par>
<line> para a </line>
<line> *onstrução de *m trabalhador s*udável e também s*nal de uma org*niza*ã* que </line>
</par>
<par>
<line> re*onhece nes*e trabalhador o pr*ncipal respon**ve* pelo *eu desenvolvime*to sucesso no e </line>
</par>
<par>
<line> alcance **s objeti*os orga*izacio*ais. O trabalhador deve ser </line>
<line> *onsiderad* re*peitado e </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> toda* as su*s diferenças e individual*d*de*, **r seus t*lent*s reconhecidos, val*ri*ados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> assim *e*hor aproveitados </line>
<line> pela org*nização. E*se **oc*s*o de satisfação * b*m-e*t*r no </line>
</par>
<par>
<line> trabalho contribui para a forma*ão social d*sta pess** e também </line>
<line> par* a co*struç*o de su* </line>
</par>
<par>
<line> identidade individual. </line>
</par>
<par>
<line> O s*rvidor *ue *e sente reconhecid* e valorizado cri* vínculos afetivos </line>
</par>
<par>
<line> (compr*metimento) com a organização, </line>
<line> *r*ncipalmente quand* p*rc*be a </line>
<line> pr*ocupação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> gestão com o s*u bem-estar, estabel*c*ndo u*a *ondição de equ*líbrio p*ra a sua *aúde </line>
</par>
<par>
<line> p*í*uica (FERNANDE*, </line>
<line> 20*6). *s int*rações e as rela*ões *nterpessoa*s saudá*e*s deste </line>
</par>
<par>
<line> *nd*ví*uo dentro d* o*ganiz*ç*o *reci*am </line>
<line> de *uidad*, assi* "é preciso inves*ir na* pes*oas </line>
</par>
<par>
<line> envo*vid*s" (KLEI* et al. *017, *. *19), e a QVT po*e *roporcionar esse diálo*o entre todos </line>
<line> ** pares env*lvidos, com*re*ndendo e respe*t*ndo a* ind*vidualidades * concilian*o *odos o* </line>
<line> obj**ivo*. </line>
</par>
<par>
<line> Almeida et al. (2016) identif**am a impor*â*ci* do papel da </line>
<line> o*ganização n*ss* </line>
</par>
<par>
<line> d**logo, n*ssa r*lação de troca *om o trabalhador. O gestor de*e manter *onstantes políticas e </line>
<line> práticas g*ren*iais que envolvam *uport*, *alo**zação e fortalecimento de val*res. P*ra Paula </line>
<line> e Queiroga (201*), e*sa seguran*a e cu*da*o ocasio*a*os pela val*ri*ação *o tra*a**ador t** </line>
<line> aspectos físicos e e*oci*nais que influe*ciam no clima organiz*cional, refletem no *em-estar </line>
</par>
<par>
<line> de*sas p*sso*s, est*o ligado* à sati*faç*o no *rabalho a </line>
<line> qua* </line>
<line> está **soci*da à* relações *e </line>
</par>
<par>
<line> tr**a entre instituição e i*divíduo. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a as </line>
<line> *rgani*açõ*s *úb*icas, compre*nder que pr*cesso* cultu*ais </line>
<line> permitem </line>
</par>
<par>
<line> adaptaç*es e *nterações sociais nos </line>
<line> am*ie*tes e *ue *ste mov*mento *raz *ud**ças </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> necessitam de adeq*ações *a*a * permanênci* e sobrevivência de*te trabal*ador, que em </line>
<line> *utra m** este i*diví*uo també* ge*a mudanç*s nest* am***nte e na* pesso*s com quem se </line>
</par>
<par>
<line> *elaciona, mostra nova* possi*ilidades de </line>
<line> *olíticas de *estão de pessoas que consider*m </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> s*rvidor público </line>
<line> u* indivíduo *m processo *ermanente </line>
<line> de *volução e dese*volv*mento, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *m ambiente instituci*nal *apaz de p*oduzir mudanças positivas nesse com*ortamento. </line>
</par>
<par>
<line> A organiza**o p*bl*ca de*e reconhecer nesse </line>
<line> servidor púb*ico um i*d*víduo únic*, </line>
</par>
<par>
<line> depositário de necessida*e* pessoais que precisam ser recon*eci*as, e*tendid*s e </line>
<line> atendid*s </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Tere**na PI, v. 17, n. 10, art. 20, *. 379-398, *ut. 2020 ww*4.fsanet.c*m.*r/r**ista </line>
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<line> E. J. **lv*, A. V. Pa*la </line>
<line> 396 </line>
</par>
<par>
<line> po* essa instituição. A sat*s*ação ge*ada pelo reconheci*ento dos objetivos pessoais co*ab*ra </line>
<line> para o seu constante movime*to de desenvol*imento huma*o e *rofis*ional, cocriando uma </line>
<line> relaçã* posi*iva *om o *mbiente de t*abalho. Um servidor público saudá*el é co*prome*ido e </line>
<line> co*a*ora c*m a instituição e *ma o**ani*ação *audável pod* pr*por*ionar bem-estar ao* seus </line>
<line> servido*es *úblicos. </line>
<line> REF*RÊN*IAS </line>
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<line> desempenho. Revista psicologia: *rganizaçõe* e Tra*alho, v. 15, *. </line>
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<line> 04, p. 362-373, 2015. DOI: 10.1*65*/*pot/201*.4.478. </line>
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<line> ***n**ogia. 201*. Di*sertação (Mestrado em De*en*olvimento, *ecnologias e Sociedade) - </line>
<line> *niversid*de Federal d* Itajubá, Itajubá. </line>
<line> Como Referenc*a* e*t* *rtigo, conforme ABNT: </line>
<line> SILV*, E. J; PAU*A, A. V. Consid*rações sobre a *aúde L*boral * a In*ensi*icação do Trabal*o no </line>
<line> Serviço Público. Rev. FSA, Teresina, v.17, n. 10, art. 20, p. 379-398, out. 202*. </line>
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<line> C*n*ribuição *os Autores </line>
<line> E. J. Sil*a </line>
<line> A. V. Pau*a </line>
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<line> *) con*epção e plan*jamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) anál*se e interpretação *os **d*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) ela*oraçã* do rascunho ou na revi*ão cr*tica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rtic*paç*o na aprovação d* ver*ão *inal do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, *. 17, n. 10, art. 20, p. 379-3*8, o*t. 20*0 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.*r/revis*a </line>
</par>
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