<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art. 20, p. 379-39*, o*t. 2*20
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.10.*0
</line>
</par><par>
<line>
Considerações sobre a Saúde La*o*al e a Inte*si*icaçã* *o Trabalho no S**viço Públic*
</line>
<line>
Considerat*ons o* O*cupation*l Health and W**k Int*nsificat*on i* the Pu*l*c Servi*e
</line>
</par><par>
<line>
Emerson José da Sil*a
</line>
<line>
M*stre em Psicolo*** pela Univ*rsidade Federa* de Mato Gr*sso
</line>
<line>
Técnico-*dministrativo d* Un*versidade Fede*al de Mato *ro*so
</line>
<line>
E-mail: **erson.j*se.*ilvaejs@gma*l.**m
</line>
<line>
Alessa*dro Vinícius de P*u*a
</line>
<line>
Doutor e* Administra*ão pela Universid*de F*deral de Lavr*s
</line>
<line>
Pr*fe*sor/p*squisado* no *e*artament* de P*icologia do In*tituto de Educação da Universi*ade Federal de M*t* G*o*so
</line>
<line>
*-mail: *vpa**a@yahoo.com.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Corre*a da Costa, *367, *a*rro *oa Esperança, *EP:
</line>
<line>
Avaliado pelo sist*ma Triple *evi*w: *esk Re*iew a)
</line>
</par><par>
</page><line>
78.060-900, Cuiab*/MT, Brasil.
</line>
<line>
p*lo **itor-Ch*fe; e b) D*uble B*i*d Rev*ew
</line>
<line>
(avaliação cega *or d*is avaliadores *a área).
</line>
<line>
Revisão: Gr*m**ic*l, Normati*a e de Format*ção
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. J. Silva, A. V. Pa*la
</line>
<line>
380
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
A intensificação do trabal*o n*s o*ganizações públicas exige (r*)pensa* as p*líticas de gestão
</line>
</par><par>
<line>
de pesso*s, com progr*mas *ue consid*rem o servidor público inseri*o em
</line>
<line>
um con**xto
</line>
</par><par>
<line>
histórico-cultural que in*l**nc*a e é tran**orm*do *e** ambiente *rgani*acional. * presente
</line>
</par><par>
<line>
re*i*ão crít*ca
</line>
<line>
da literatura objetiv*u *o*preender as *onsequências d* i**e*s**icação do
</line>
</par><par>
<line>
tra*alho na saúde do se*vi*or
</line>
<line>
pú*lico. Com* resultad*s da rev*são, foi possível identificar
</line>
</par><par>
<line>
que a ges**o
</line>
<line>
pública, com fo*o na entrega de resultado* m*is efici*ntes sem a *e*i*a e
</line>
</par><par>
<line>
capacitação de seu pessoal,
</line>
<line>
*xige
</line>
<line>
do s*r*idor público
</line>
<line>
uma com*lexida*e *e ações que vão
</line>
</par><par>
<line>
além de sua* com*etências p*ss*ais. Verifi*a-se ainda q*e as mud*n*as ** mun*o
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
**abalho *o se*v**o pú*lic* p*dem t*azer *nfluência* n**ativas, *elaci*nadas à **t*nsificaçã*
</line>
<line>
do trabalho e adoeciment* desses servidores. Os gestores púb*icos devem estar atentos às
</line>
</par><par>
<line>
*udanças no mundo do trabalho,
</line>
<line>
prom*vendo *ções
</line>
<line>
efetivas de valo*ização do* ser*idore*
</line>
</par><par>
<line>
p*ra ma*utenção da saúde e para **can*ar os objet*vos organiza*ionais.
</line>
<line>
Palavras-chave: Intensificaçã* *o Trabalho. Qualid*de de Vida no Trabalh*. Servi*o
</line>
<line>
Público; Saúde do *rabalhador.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
The inte*sifica*ion *f work in public organi*ations *equires (re) *hinking ab*ut pe*ple
</line>
<line>
m*nagem*nt policies, with progr*ms that consider th* pu*lic servant i*serted in a historic*l-
</line>
<line>
cultural c*ntext that inf*uences and is t*ansformed by the or**nizational e*vironment. Th*s
</line>
<line>
critical review of t*e *itera*u*e aimed to understand *he conseq*ences of intensif*ing *o** on
</line>
<line>
the health of *ublic *ervants. A* a resul* of the review, it was pos*ib*e *o id*ntify tha* public
</line>
<line>
manageme*t, w*th a f*cus on deliv*ri*g mor* efficie*t r*sults and witho** the prop** training
</line>
<line>
of it* s*aff, requir*s a c*mp**xity of actions f*o* the public servant that g* beyond thei*
</line>
<line>
personal com*etencie*. It is also n*te* tha* chang*s in the world *f work *n the public servic*
</line>
<line>
can b*in* neg*tive influe*ces, rel*ted t* t*e intensifi*a*io* o* work *nd illnes* of these
</line>
<line>
e*ployee*. Public ma*agers must be attentiv* to changes *n the wor*d of work, promoting
</line>
</par><par>
<line>
eff**tive action* for
</line>
<line>
valu*ng civil servants to maintain healt* and to achi*ve
</line>
<line>
org**iz*tional
</line>
</par><par>
<line>
object*ves.
</line>
</par><par>
<line>
Key***ds: Wor* Intensi*ication. Quality o* Life *t *ork. Pub*i* Se*vic*. Work*r'* Health.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, a*t. 20, p. 379-398, ou*. *020
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ons*deraç**s *obre a Saúd* Laboral e * Intensificaçã* do *rabalho no Serviço Públic*
</line>
<line>
381
</line>
</par><par>
<line>
* INTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
De acord* com a Agênc** Europe*a para a S*guran*a e Saúde no Trabalho (2007),
</line>
<line>
entre *s prob**mas que afet*m a saú*e ** *r*b*lhad*r *m seu a*biente de tr*bal*o, s**s riscos
</line>
</par><par>
<line>
se *estacam: a) novas formas de contr*to* de *rabalho; b) trabalho precário; *) horário
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
t*abalho irregular e fl*x*ve*; d) in*egurança n* em*reg*; e) **tensificação *o *rabalho; f)
</line>
<line>
trabalhad*res em processo de en*el*e*imento, *iol*ncia e int**id*ç*o.
</line>
<line>
Também de *c*rdo com a Agência E*rop*** **ra a Seg*rança e Saúde no Trabal*o
</line>
</par><par>
<line>
(2018), os riscos psicossociais
</line>
<line>
podem s* *gravar dec**r*ntes de *alhas na
</line>
<line>
*rg*niz*ç**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
gest*o
</line>
<line>
*o traba**o por parte *a liderança organiza*ional. Em um **bi*n*e qu*
</line>
<line>
não possui
</line>
</par><par>
<line>
condiç*es psicos*ocia*s positivas, **stacam-se as *eguintes ca*acterísti*as: c*rg*s *e t*abalho
</line>
</par><par>
<line>
excessi**s; *alta de partic*p**ão na
</line>
<line>
to*ada d* dec*sões qu* afet** t*abalhador * *alta o
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
controle sobre a for*a como e*ec*ta o traba*ho; má gestão de m*danças org*nizacionai*;
</line>
<line>
i*se*ura*ça labor*l; com*nicação inef**a*; *alta de *poio da parte de ch*fias e *ole*as;
</line>
<line>
violênc*a de te*c*ir** e ass*dio psicológico ou se*ual.
</line>
</par><par>
<line>
*lém das
</line>
<line>
doença* d* tra*alho **e
</line>
<line>
afetam o c*rpo fí**co do **abalhad*r, *al *o*so
</line>
</par><par>
<line>
(2008) argumenta so*re a possibilida** d* surg*me*to d* um *ovo
</line>
<line>
perfil d* do*nç*s
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
tr*bal**, *lém
</line>
<line>
daqu*le causado *ela *aterialidade da realização das atividades, ma* em
</line>
</par><par>
<line>
ra*os de atividades voltadas pa*a o setor de serviços e, *este contexto, a inten*ificaçã* do
</line>
</par><par>
<line>
trabalho ating* ta**o as pes*o*s inse*idas na* ativida*es *h*m*das
</line>
<line>
d* industr*ais *u*nto n*s
</line>
</par><par>
<line>
atividades de s*rviços.
</line>
</par><par>
<line>
A inten*ific**ão do **a*alh* *m é
</line>
<line>
fenô*e*o que at*nge também as
</line>
<line>
ati*id*des
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
s*rviç* pú*lico, quando este, a partir da refo*ma a**i*istrativa do go*e*no federa*, *nicia um
</line>
</par><par>
<line>
process* de inclusão *e técnicas gere**iais pa*ta*a* na co*petiti*id*d* na e
</line>
<line>
ges*ão por
</line>
</par><par>
<line>
resultados, *eixand* *e se ori**tar p*r processo* e *e concen*rando em re*ultados (B*RR*S
</line>
<line>
et al. 201*).
</line>
<line>
Alguns m*cani*m*s *e intens*ficação do *raba*ho se tornam claros na gestão p*blica,
</line>
<line>
como o *lo*gam*nto *as cargas *orári*s por *ntermédio inclusive de mudanças t*c*ológicas,
</line>
</par><par>
<line>
que *iminuem
</line>
<line>
os momen*os de n** trab*lho e influenci*m
</line>
<line>
no
</line>
<line>
*cúmul* *e atividades;
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pol*val*ncia do* *rabalhador*s que acaba* desempenhand* d*versos tipo* de a*i**dades ao
</line>
<line>
*esmo tempo e incor*orando ati*idad*s d* mai* de uma pessoa, *lém ** uma *estão voltada
</line>
</par><par>
<line>
p*ra resu*tado* na pre*t**ão mais transparente e eficiente
</line>
<line>
dos servi*os
</line>
<line>
públic*s (DAL
</line>
</par><par>
<line>
ROS*O, 200*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*e*ina *I, v. 17, n. 10, a*t. 20, p. 37*-39*, out. 2**0
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.*r/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. J. Silv*, A. *. Paula
</line>
<line>
382
</line>
</par><par>
<line>
* sa*de e o bem-estar desse servidor público podem s** p*iorizado* n*s pol*ticas de
</line>
<line>
gestão de p*ssoas com pro*rama* d* Qua**d*de de Vida no Tra**lh* (QVT) que co**i*er*m
</line>
<line>
*sse ser h*man* a*ém d* mund* corpora*ivo ou *penas como instrumen*o para o alcanc* dos
</line>
</par><par>
<line>
obje*ivos da insti*uição, mas *omo pess*a que po**ui uma história *e vi*a, que
</line>
<line>
está i*serido
</line>
</par><par>
<line>
em divers*s contextos *ultur**s e que possui necessidades próprias e que num diálogo
</line>
<line>
s**dáve* com * org*nização possam caminhar jun*os ao e*contro das necessidades
</line>
<line>
instituci*nai*.
</line>
<line>
As *uda*ças *strutur*is do trabalho e a **cess***de de ad*quação a esse **me*to de
</line>
</par><par>
<line>
intens*ficação e in*egurança no tra*alho geram no tr*balhador u* esta*o constante
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ecessida*e de *daptação, af*tando o seu *em-estar físico * mental. E*sa p*squisa
</line>
</par><par>
<line>
bibliográfi*a teve c*mo **je*ivo com*re*nder qual a in*luê*cia da intensifica**o
</line>
<line>
do trabalho
</line>
</par><par>
<line>
na saúd* do *ervidor público neste c*nário *tual de m*da*ças. Para Klein *t. a*. (2017), essas
</line>
</par><par>
<line>
mudanças geram
</line>
<line>
impac*os neg*tiv*s *a saú** do tra*a*ha*or, exigindo **stes adequações
</line>
</par><par>
<line>
cons*an*es e da instituição no*a* práticas de gestão or**n*z*cional co** preve*ção
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
alteraç*es *egativa* nos ambien*es e n*s relações no trabalho.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
De acordo *om * pres*upost* d* pensame*to *e Marx, a existênci* humana **tá na
</line>
<line>
possibilid*d* de tra*sformar a nat*reza num pr*cesso *e adequa*ão e manutenção da *spé*i*
</line>
</par><par>
<line>
(LE*SA; TONET, 200*). E*sa relaç*o do ser
</line>
<line>
humano a natur*za constrói a sociedade *
</line>
</par><par>
<line>
ma*eri*lm*nte está fu*damentad* e
</line>
<line>
no t*abalho. Essa construç*o ta*bém está no indivíd*o
</line>
</par><par>
<line>
c*mo ser soc*al * o faz
</line>
<line>
diferente da naturez*, um ser *istoricamente em constante
</line>
</par><par>
<line>
desen*olvimento (LES*A; *ON*T, 2004). O material*sm* históric*-di*lético compre*nde o
</line>
<line>
**n**, o ser humano e a natureza com* um todo, sem nega* a influência de um sujeito nas
</line>
</par><par>
<line>
r*pr*sentaçõ*s sociais e no processo de materi*lizaçã* dos *bjetos. **esa* da
</line>
<line>
consc*e*te
</line>
</par><par>
<line>
valo*iz*ção *a natureza, *inda ho*e * su* exp*oração é bastant* caracterizada (*ANDIOTTO,
</line>
<line>
2015).
</line>
<line>
Pautado-se n*s *stu*os de Ma*x, o t*abal*o é ativi*ade huma*a *ue faz parte da
</line>
<line>
"construção da rea*id*d* hum*na", uma mediação *ntre a pessoa * o m*n*o r*al. A *eal**ad*
</line>
<line>
sofre int*rve*ção humana, que post*riormente, autônoma, inf**encia e re*ula ações huma*as,
</line>
</par><par>
<line>
d***rminand* a p*rtir daí o surgimen*o de nov*s relações *a co*sci*nc*a com re*lida*e a
</line>
</par><par>
<line>
(LUKÁCS,
</line>
<line>
1997). Con*orme Lessa e Tonet (20*4), Marx a*ribui *ssa característica
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
transformação da natureza p*lo ser hum*no, a sua capacidad* de projetar n* con*ciê*cia *ntes
</line>
<line>
Rev. FS*, *eresina, v. 17, n. 1*, art. 20, p. 379-398, out. 2020 w*w4.fsanet.c**.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Co*sideraçõe* so*re a Saú*e Labor*l e a Intensificação *o Trabalho no Se*viço P*b**co
</line>
<line>
*83
</line>
</par><par>
<line>
d* obje**var num processo *e aç** e resultado, diferindo, por exemplo, da *rganização das
</line>
<line>
abe*has ou formi*as que acon*ece por deter*i*ações gen*tica* *as esp*c*es. Ess* processo de
</line>
</par><par>
<line>
prévia-idea*ã* é ****mina*o por Marx de objeti*ação, co*fo*me demonstra a Figu*a 1
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*g*ir:
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - Ciclo de Neces*id*des
</line>
</par><par>
<line>
Font*: El**ora*o pelos autores (2019)
</line>
<line>
A pa*tir d* i*entificação de uma ne*essid*de, o s*r humano ide*l*za * *roje*o
</line>
</par><par>
<line>
ne*essário para satisfazer
</line>
<line>
essa demanda, *bjet*vando as açõe* neces*árias e os poss**ei*
</line>
</par><par>
<line>
resultados. Qu*ndo determinad* necessidade é satisfeita, s*rge e**ão novo processo de prévia-
</line>
<line>
id*a*ão e *bjeti*icação num constante ci*lo de nece*sidades. Reforçand* * contínuo c*clo das
</line>
</par><par>
<line>
necessidades humanas, três as*ectos deste complexo proc*sso são decisivos para
</line>
<line>
a * ua
</line>
</par><par>
<line>
compreensão e a do se* human* como ser soci*l:
</line>
</par><par>
<line>
*) Q***que* obj*to const*uído pelo homem apenas poderia existir através d*
</line>
<line>
ob*etivação de uma prévia-*de*ção. [...] A objetivação, portanto, n** signif*** *
</line>
<line>
d*sapar*c*men*o da natureza, **s sua tran*formaç*o no sen*id* desejado pelo*
</line>
<line>
homens. 2) A prévia-ideaçã* é semp*e u*a resposta, entre *utras po*s*veis, a *ma
</line>
<line>
necessidade *oncreta. 3) Como toda objetivação orig*na um* nova *ituaç*o, a h*stória
</line>
<line>
jama*s se repe*e. (L*SSA; TONET, 2004, p. 11)
</line>
<line>
Es*e movimento constante do *roc**so de prévia-*dea*ão e o*je*i*i*açã* n* busca pelo
</line>
</par><par>
<line>
at*ndimento das
</line>
<line>
**cessi*ade* *umanas, sofr* influênc*as pessoais do i*divídu* autor *esse
</line>
</par><par>
<line>
processo assim como es*e **divíduo é
</line>
<line>
*nflue*ciado po* aque*e *omento vivido pela
</line>
</par><par>
<line>
sociedad* à q*** pertence. Onde o
</line>
<line>
ser
</line>
<line>
h*mano modifica e é mod*f*cado pel* convív*o na
</line>
</par><par>
</page><line>
so*i**ad*: "Toda obj*tivaçã* produz uma no*a sit***ão, pois *anto a realidade já *ão é mais *
</line>
<line>
mesma (em alguma *oisa e*a **i mudada), como tam*ém o in*i*íduo já não é mai* o mesmo,
</line>
<line>
*ma vez que *le aprendeu algo c*m aquela ação" (LESSA; TONET, 20*4, p. 10).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, *. 10, art. 20, p. 379-39*, out. 202* www4.fs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. *. Silv*, A. *. Paula
</line>
<line>
38*
</line>
</par><par>
<line>
Essa capacidade de in*e*ação e m*difi*aç*o da
</line>
<line>
natureza, obj*tivando a
</line>
<line>
busca pel*
</line>
</par><par>
<line>
satis*ação das *ec*ssidades humanas e as a*teraçõe* que e*s* ação cau*a no in*iví*uo e na
</line>
<line>
forma como ele se *p*op*ia dos nov*s con*ecime*tos e experiências são re*or*adas por Mar*,
</line>
<line>
s*gund* os auto*es *ess* e Tonet (2004, p.10):
</line>
</par><par>
<line>
Seg*ndo Marx, isto sign*fica que, ao con*truir o mundo obj*tivo, o
</line>
<line>
indivíd*o
</line>
</par><par>
<line>
*ambém se constr*i. Ao transfo*mar * natureza, o* home** também se transformam,
</line>
<line>
po*s adquirem *empre **vos c*nhecimentos e *abilidades. Es*a nova situação
</line>
</par><par>
<line>
(objetiva e
</line>
<line>
subjet*va, bem entendid*) faz com que surjam novas necessidades (um
</line>
</par><par>
<line>
mach**o di**rente, por exemplo) e nov*s p**sibi*idades para atendê-las (o indivíduo
</line>
<line>
possui conhecimentos e habilida*es *u* não *ossuía anteri*r*ente e, alé* dis*o,
</line>
<line>
possui um machado para auxiliá-l* na construção do próximo mach*do).
</line>
<line>
As m*d*n*as nas form*s d* trabalho ou mesmo a *riação de al**m novo in*t*umento
</line>
</par><par>
<line>
lab*ral s**rem influências da e*o*ução daquele indivíduo n*que*a sociedade. A
</line>
<line>
história
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
s*cied*de infl*encia n* capacidade de criação
</line>
<line>
do indivíduo que com sua reformulação ou
</line>
</par><par>
<line>
criaç*o de métodos de trab*lho inf*ue*ciarã* o **tu*o da*uela sociedade, numa dimensão
</line>
<line>
soc*al e c*letiva (LES*A; TO*ET, *0*4). E coadunando com Marx (LESSA; *ONE*, 2*04,
</line>
<line>
*. 13), o o**et* construído p*lo tr**alho do *ndivídu* po*sui di*ensão social, "tem por ba*e *
</line>
<line>
*istória passada; *az p*rte da vida *a sociedade; faz parte da h*st*ri* dos homens de um modo
</line>
<line>
ge*al."
</line>
<line>
O ser hu*ano como se* social é parte ativa na constru*ão da *istór*a da *ociedade,
</line>
</par><par>
<line>
per**te a anál*se d* que não há indi*íduos sem socie*ade e essa,
</line>
<line>
por *ua vez, i*fluenci* *
</line>
</par><par>
<line>
sofre inf*uência desse
</line>
<line>
i ndi ví *uo,
</line>
<line>
es*a
</line>
<line>
d*t*rmin*çã* permite a compree*são do p**cess*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pass**em do ser humano *e i*div*du* para *er s*cia* (LESSA; TON*T, 20*4). Contudo, para
</line>
<line>
*uká*s (1997, p. 04), essa *as*agem do ser orgâ*ico para s*r social é rep*e*entada por uma
</line>
<line>
*acuna nessa transf*rmaçã*, o que não permit* o momento exato dess* *tapa na *volu**o do
</line>
<line>
ser hum*no: "A m*ior *proxi*ação nos é t*azi*a, [...] pe*as escavações, que la*ç*m lu* sob**
</line>
<line>
vári*s e*apa* intermedi*ria* do pon** de vis*a anatômico-*isiol*gico * s**ial (utensílios, e**.)".
</line>
<line>
*sse s*lto é cons**erado onto*ogicamente necess*rio e q*al*t*tivame*t* *iferente.
</line>
<line>
* trabalho, *um sentido *ntológico (a natureza e compl*xidad* humana), pe**ite um
</line>
</par><par>
<line>
*al*o, no desenvolvimen*o soc*al da *umanidade. Es*e g*p histórico na evo*ução humana
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
repr**entado pelo trabal*o como fa*or soc*al neste p*ocesso:
</line>
</par><par>
<line>
Somente * trabalho tem, co** sua essência o*toló*i**, um c*a*o **rát*r
</line>
</par><par>
<line>
in***mediário: ele é, es*encialmente, uma inter-r**ação entre home* (sociedade)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
n*tureza, ta*to inor*ânica (utens*lio, matéria-prima, objeto *o trabalho, et*.) *omo
</line>
<line>
orgânica, inter-rel*ção que pode até estar sit*ada ** pontos *eterminados da séri* a
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1*, art. 20, p. 379-398, o*t. 20*0 www4.f*anet.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*onsideraçõ*s sobre a Saúde Labora* e a Intensificação do Trabalho no Serviço Públic*
</line>
<line>
3*5
</line>
</par><par>
<line>
que nos referi*os, mas antes d* *a*s n*da as**nala a passagem, no hom*m q*e
</line>
<line>
trabalha, do ser merament* biol*gico ao ser s*cial (LU*Á*S, 1997, p. 04).
</line>
<line>
Concordando com Mar*, se*undo Lukács (1*97, *. 0*), "o trabalh*, como formado*
</line>
</par><par>
<line>
*e valo**s *e uso,
</line>
<line>
como tra*alho útil, é uma condição d* e*ist*ncia d* *omem", que tem
</line>
</par><par>
<line>
como função discut*r a n*cessi*ade n*tural **s *rocas entre o indivíduo e a
</line>
<line>
natureza. O
</line>
</par><par>
<line>
t*a*alho
</line>
<line>
como *roces*o *e transf*r*ação tem o *ntuito de at*nder às ne*essidade* do ser
</line>
</par><par>
<line>
humano. É uma ati*ida** **rigida, c*m finalidade* (car*ct*rísticas teleológic*s) e ser** de
</line>
</par><par>
<line>
contribuição
</line>
<line>
para formaç*o
</line>
<line>
do ser social e formada p** três co*ponent**: a) *t*vidades é
</line>
</par><par>
<line>
tel*ológica*, orien*a*as *o* finalid**es; b) a matéria à q*al *e aplica * trabalho (ex: cabo de
</line>
<line>
machado, o*jet*vado p*l* ho*em, transformado *e*a interven*ão do trabalh*, *ofrend*
</line>
<line>
influên*** humana; c) os me*o* *e tr**alh*, os instrumentos *nt*e homem e a na*ureza,
</line>
<line>
caracte*ísticas eminentemente hu**nas (LUK*C*, 199*).
</line>
<line>
Es*a atividade humana orientad* por um objetivo no alcance de um r*s*ltado com
</line>
</par><par>
<line>
*eterminad* finalidade, de *m produto (va**r de uso), conside*ado como Process* de *
</line>
<line>
Trab*lho. Esse processo entre ativi*a*e e objeto correspondem aos meios de tr*balho
</line>
<line>
*tilizados pel* s** humano, caract*ri*ados p**a *ção assoc*ada ao va*or de uso do *bjeto c**
</line>
<line>
fin*l*dade de atend*men*o d*s necessidades hum**as (utilidade).
</line>
<line>
Os me*os de trabalho e o *bjeto de trab*lho são *s m*ios de produ*ão. Na *onstrução
</line>
</par><par>
<line>
desse *al*r de uso devem ser considerad*s o próp*io produto de trabalho, os meios
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
produção, as *on*iç*es do processo de trabalho e a matéria-prima, *ue depende*á de sua
</line>
</par><par>
<line>
**nção nesse processo. O cons*ru*ão
</line>
<line>
desse proce*s* de
</line>
<line>
tr*ba*ho segue r*presen*ada pela
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a * a seguir:
</line>
</par><par>
<line>
F**ura 2 - *rocesso de *rabalho
</line>
</par><par>
<line>
Fo*t*: Elabo*ado *elos autores (201*)
</line>
<line>
O processo *e trabalho t*m co*o principal finalidade o atendimento da* nec*ssidades
</line>
</par><par>
<line>
humanas,
</line>
<line>
que vai se
</line>
<line>
complexando con*orme o con*a*o do ser h*m*no com a n*tureza. Na
</line>
</par><par>
<line>
rea*ização do t**balho a p*s*oa se *tiliza da sua *inguagem art*culada, c*mo
</line>
<line>
processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 17, n. 10, art. 20, *. 379-*98, *ut. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. J. *il*a, A. V. Paula
</line>
<line>
386
</line>
</par><par>
<line>
consciência hu*a*a o*de o conh*cimento das condições * dos *bje*i*os e a intenci*na*idade
</line>
<line>
de*ermina* *s finali*a*es de sua rel*ção com a realidade at**l. O fim desse *rocesso do
</line>
</par><par>
<line>
tra*alho é *esu*tado do que já estava idead* n* mente
</line>
<line>
*o tr*balhador, muda*do a *orma do
</line>
</par><par>
<line>
eleme*to nat**al p*r* **a fin*lid*d* já pl*nejada e subordin*da a su* vontade, uma posição
</line>
<line>
teleológica segundo Ma*x (LUK*CS, *997).
</line>
</par><par>
<line>
Com a comple*ificaç*o
</line>
<line>
da soc*eda*e c*esce a necessidade d* ideia* e valores que
</line>
</par><par>
<line>
organizem o convívio em gr*po. Essas ideias evoluem
</line>
<line>
de acor*o com *
</line>
<line>
*omento histórico
</line>
</par><par>
<line>
em que se enco*tra a humanidade, das certezas daquele grupo, de suas *ercepções cul*urais *
</line>
</par><par>
<line>
soc*ais. P**a L*ssa (**15, p. 46), es*as
</line>
<line>
percep*ões ideológicas "são complexos sociais que
</line>
</par><par>
<line>
surgem e se des*nvolvem para **ende* a essa necessi*ade específica posta pelo proces*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
so**abilizaçã*".
</line>
</par><par>
<line>
A pré*ia-ide**ão, ca*acterística que co*tribui para o *esenvolvimento do ser humano
</line>
<line>
***o ser social, **m em seu processo o constan*e *prend*zado adq*ir*do no devir humano
</line>
<line>
(LESSA, *015). A objetivação de uma ideia con*idera sem*re as **periências ant*riormente
</line>
<line>
vividas pela pessoa c*mo método d* aperfeiçoamento e *elhorias no des*nv**vimento de
</line>
<line>
obj*tificações futuras:
</line>
<line>
É *ssa pr*prie*ade es*encial ao trabalho - ser u* t*po de reação ao ambien*e que
</line>
<line>
produz algo ontologicam*nt* antes inexi*tente, a*go novo - que possibil*ta ** trabalho
</line>
</par><par>
<line>
*es*acar os hom*ns da n*tureza.
</line>
<line>
Em outras palavras, * a *ap*cidad* es*encial de,
</line>
</par><par>
<line>
pe*o trabalho, os home** con*t*uírem um am*ien*e e uma histó*ia cada vez mais
</line>
<line>
deter*ina*a pelos atos h*manos * c*da vez menos determin*das *elas leis naturais,
</line>
<line>
que consti*ui o f*nd*mento on*ológico da g*nese do ser soc*al (*ESS*, 2015, p.
</line>
<line>
5 1 ).
</line>
<line>
Co*se*u*ntem*nte, a relação do ser humano co* o m*ndo *o tra*a*ho pode *er
</line>
</par><par>
<line>
contada a *artir
</line>
<line>
de a*guns mom*n*os na histó**a
</line>
<line>
da evolução h*mana. De agricultur* de
</line>
</par><par>
<line>
subsist*nci*, *assando pelo feudalismo *té a indu**rializaç*o *o t*abalho, *e*cor*emos um
</line>
</par><par>
<line>
caminho *e adaptação e adequação como garantia *e no*sa sobrevivência. Para
</line>
<line>
***nça*mos
</line>
</par><par>
<line>
n* compreensão da* m*da*ças sempre presentes no contexto do labor, ini*i*remos com breve
</line>
<line>
relato dest* percurso aq*i na A*éri*a latina.
</line>
<line>
A América Latina *ra hab*tada *or povos *ndíge*as nativos *nte* *a col*nizaçã*
</line>
</par><par>
<line>
e*ro*e*a (espa*hola * port*guesa), que já trabalhav** numa e*o*omia agrícol*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
subsi*tência, pesc*vam, caçava* e faziam extrativismo de m*nérios (*uro * prata). Co* o
</line>
</par><par>
<line>
cres*im*nto
</line>
<line>
do int*resse mercanti*ista europeu, cresceu *ambé* explor*ção do trabalho *
</line>
</par><par>
</page><line>
escravo indígena e afric*no, com i**luên*ia n*s formas de traba**o na América Latina a partir
</line>
<line>
dos *éculo* X*I e XIX (ANTUNES, 2011).
</line>
<line>
Rev. F**, Teresina, v. 17, *. 10, art. 20, p. 379-398, out. 2020 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Con**derações sobr* a S**de Laboral e a Int*nsificação do *r*ba*ho ** Se*viço *úbl*co
</line>
<line>
3*7
</line>
</par><par>
<line>
O cres*imen** do mercad* c*ns*midor aliment*do *ela *xpansão do ca*italismo
</line>
</par><par>
<line>
(inglês), além dos *iversos tip*s de
</line>
<line>
pr*dução no mer*a*o inter*o agroexportador *e *afé,
</line>
</par><par>
<line>
como no caso do Br*s*l, e de ca*nes, como
</line>
<line>
n* caso da Ar*enti** e Ur*gu*i, re*u**aram
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
crescimen*o e urbanização de*se
</line>
<line>
mercado, co*eçando * surgir o pr**eiro contingente de
</line>
</par><par>
<line>
traba*hado*es as*alari*dos n* século XIX. Toda ess* p*odução alime**ícia, metal*rg*ca e têxtil
</line>
</par><par>
<line>
fo* amp*a*ent*
</line>
<line>
*ortal*cida, principalmente na segunda *etade do sécu*o XX, pó* s*g*nda
</line>
</par><par>
<line>
guerra mund*al, i**ul*ionada com as necessidades de ac*mulação da burgu*sia, serviu de
</line>
</par><par>
<line>
av**ço par* o processo
</line>
<line>
d* in*ustrializaçã* na Am*rica La*ina e motivou a vi*da *e
</line>
</par><par>
<line>
trabalhador*s eur**eus *uma corr*nte migra*ória, **inc*palmente para B*asil, Argentin*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Uruguai (AN*UNES, 2011).
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com Antune* (2011), d*fe*ente *os países d* cap*talismo cen*ral, a Améric*
</line>
</par><par>
<line>
Latina deu
</line>
<line>
um salt* na
</line>
<line>
trans*ção da* fo**as de trabalho,
</line>
<line>
pa*sa**o de r*ral e escravo p**a
</line>
</par><par>
<line>
trabalho as*alariado e, assim como *nteri*rmente n* Europa, a cla*se trabal*adora na A*érica
</line>
<line>
latin* foi m*rc*da po* muita e*plo**ção *e *ua *orça de tr*bal*o. Para Lara (19*8, p.38), no
</line>
</par><par>
<line>
Brasil não houve um processo de tr*nsiç*o do trabalho escravo para o tr*bal** *ivre
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
assala*iado, considerando que o período inicial da imigração ocorr*u quando aqu* aind* havi*
</line>
</par><par>
<line>
e*cr*vidão. Neste co*texto, os es*ravos **o fora* consi*erad*s parte do universo
</line>
<line>
do s
</line>
</par><par>
<line>
tra*alha*ores, sen** vistos como "trabalha*ores *ndolentes * ap*ticos", considerados
</line>
<line>
d*spreparados *elo *apit*lismo.
</line>
<line>
No início do *é*ulo XX, como uma das con*equê*cias da luta *ontra a explo**ção do
</line>
<line>
trabalho e o liberal**mo e*cludente d* bur*uesia la*ino-americ*na, aconteceu a *e*olução
</line>
<line>
*ex*cana de 1910, qu* sus*it*u * re*ulamentaç*o de algun* di*eit*s trab*lh*s*as na época,
</line>
</par><par>
<line>
como jornada de trabalho, s*lá**o se*v*ços sociais, que e
</line>
<line>
*epois se u*iversa*izaram para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Continente Latino Americano. C*ntudo, a partir dos a*os 1930,
</line>
<line>
na tentati*a de contro*e *a
</line>
</par><par>
<line>
cl*s*e operária que s* *ost*av* org*nizada, a burg*esi* latino-**erican* *e*olveu implantar
</line>
<line>
novos modelos de trabalho, influenc**dos pelo Ta*lori*mo e pel* Fordismo.
</line>
</par><par>
<line>
O est*belecime*to *est** abordag*ns
</line>
<line>
de tra**lho teve início no Brasil dur*nte
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
governo de Ge*úlio Vargas (1930 a 19*5), no *é*ico dura*te o mandato de Lázaro Cárdena*
</line>
<line>
*e* Río (19*4 a 19**) e na Argen*ina d*rante o governo ** *ua* Doming*s P*rón (19*6), num
</line>
</par><par>
<line>
período d*nomi**do de Per*nismo
</line>
<line>
(ANTUNES, *011). ** pri*c*pai* características
</line>
<line>
destes
</line>
</par><par>
<line>
estilos *e pr*du*ão *ram a ex**e** e*pecialização do* operários atrav*s ** *r*a*ização
</line>
<line>
*aciona* do trabalho. O Taylo*ismo tinha co*o d*staque a divisão do trabalho, o co*trole do
</line>
</par><par>
<line>
tempo e a pad*onização
</line>
<line>
de mét*d*s e *áquinas. No Fo*dismo era aplicad* a linha
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Te*esina PI, v. **, n. 10, art. 20, p. 379-*9*, out. 2*20
</line>
<line>
w*w4.fsanet.c**.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. J. S*lva, A. V. Paul*
</line>
<line>
388
</line>
</par><par>
<line>
*o*ta*em, produç** em mass* e racion*li*ação das tare*as com a d*squ*lif*cação do
</line>
<line>
*perário (GOUNET, 1999).
</line>
</par><par>
<line>
A cri*e estrutur*l na economia *un*ial na d*cada de 70 teve *omo al*umas
</line>
<line>
d* s u* s
</line>
</par><par>
<line>
c*usas a *ueda da t**a de lucr* com o desgas*e do padrão de acumulaçã* ta*lorista/*ordis*a de
</line>
</par><par>
<line>
pr*duç*o, o aument* das *rivatizaç*es, d*sreg*l*men*a**o e *lexi*i**zaç*o
</line>
<line>
do proce**o
</line>
</par><par>
<line>
p*odutivo e da força de *r*balho (AN**NES, 19*9). Como **sposta à crise do cap*tal, houve
</line>
</par><par>
<line>
e*tão o avanç* do Neoliberali*mo, c** propostas e
</line>
<line>
privatizações estatai* e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**sregulamentaç*o dos
</line>
<line>
d*reitos d* trabalho. To*o esse movimento fortale**u * Toyotism*
</line>
</par><par>
<line>
como uma form* de enfrentame*to da c*ise, apresentando mé*odo de p*o*uçã* mais flexível,
</line>
</par><par>
<line>
acompanh*do d* muda*ças tecn*lógi*as q*e inf*uenciavam diret*mente os siste*as
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*rodução (DAL R*S*O, 20*8).
</line>
</par><par>
<line>
O trabalhad*r n* Toyotismo prec*sava t** u* *erfil mais multita*efas e deveria atu*r
</line>
</par><par>
<line>
em d*vers*s frentes na indústria, *ifer*nte do perfil especial*sta
</line>
<line>
das duas teor*a* anteriore*.
</line>
</par><par>
<line>
Ess* flexi*ili*ação nas *ormas do t*abalho trouxe con*equências como a
</line>
<line>
precar*zaçã*,
</line>
</par><par>
<line>
intensificação *o trabalho e o aument* do desempre*o *strutu*al (HA*VEY, 2004).
</line>
</par><par>
<line>
* neoli*eralismo no B*asil, to*ou forma *ais efetivamente
</line>
<line>
*a déc*da de 1*90 nos
</line>
</par><par>
<line>
governos d* Fernando Coll** de Melo (Collor) e
</line>
<line>
Fe*nando Henrique Cardos* (FHC),
</line>
</par><par>
<line>
p*ovo*ando o aumento das privatizações e a diminuição das forças sindic*is, por e*emplo. E
</line>
<line>
a*s*m, esses "(...) processos de des*nd*strial*zação e *espro*e*arizaç**, tendo como
</line>
</par><par>
<line>
co*sequênci* a *xpansão
</line>
<line>
*o trabalho pre*arizado, parcial, tempo**ri*, te*ceirizado,
</line>
</par><par>
<line>
inf**malizado" (ANTU*ES; BRAG*, 200*, p. 101). Al*m da intensificação do tr*bal*o,
</line>
<line>
ess* f*exib*l*za*ão do labor cont*ibuiu para que os trabalh**or*s migrass*m para * eco*omia
</line>
<line>
informal *u para * setor d* ser*iços.
</line>
<line>
*s mudanças n* ad*inistraç*o p*blica fo*am marca*as pel* imp*antação de c*nce*tos e
</line>
<line>
*é*nicas gerenciais transferida* das entidades privad*s pa*a as instituiç*es públicas. O início
</line>
<line>
dessa* mu*anças nos anos 1990, no *overno do Presiden*e FHC, aconteceu co* a *eforma
</line>
</par><par>
<line>
admin*st*ativa, que tra*ia *onceitos ger*n*ia*s de *a**es
</line>
<line>
*omo
</line>
<line>
Ing*ater*a e França e termos
</line>
</par><par>
<line>
que invadir*m a *dministr*çã* pública como "gesto*** p**lico*, g*rentes, *et*s, resu*tado* e
</line>
<line>
qualidade t**al, *a g**tã* pública" (DAL R*SSO, 2*08, *. 183).
</line>
<line>
No*teador da Reforma Ad*inistrat*va no serviço p*blico brasileiro, * Gerenci*lis*o,
</line>
</par><par>
<line>
pr*posto por Bresser Pereira, Ministro da *dministração Federal Reforma d* Esta*o *o e
</line>
<line>
Governo d* FHC, tin*a como *bjet*vo a descen**alização, a privatiza*ão e a implanta*ão de
</line>
</par><par>
<line>
téc*icas
</line>
<line>
gerenciais qu* melhorassem o desempenho
</line>
<line>
do *stado na *r*s*ação
</line>
<line>
dos se*viç*s
</line>
</par><par>
</page><line>
púb*icos. Para Br*sser Pere*r* (1998, p. 06), o Estado d*veria ser con*idera*o como sujeito e
</line>
<line>
*ev. FSA, *er*s*na, *. 17, n. **, a**. 20, p. 379-398, out. 2*20 www4.fsanet.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cons*d**ações sobre a Saúde Labor*l e a Intensificação do T*abalh* no *erviço Público
</line>
<line>
389
</line>
</par><par>
<line>
não como objeto: "como organismo cuja go*e*nança pre*isa *er a*pliad* p*ra *ue poss* agir
</line>
<line>
mais efetiva e efic*ent*ment* *m benefíci* da so*ied*de."
</line>
<line>
A*nda na concepç*o de Bresser Pereir*, a *dministração pública não c*minhava de
</line>
<line>
a*ordo com *s **dança* na ge*tão pública: "Mais am*lame**e, a admin***ração públi*a
</line>
<line>
ge*encial está *aseada em uma conce*ção de Estado e de socieda*e democrática e plu*a*,
</line>
</par><par>
<line>
enquanto que a administr*ção
</line>
<line>
pública bur*crát*ca t*m um
</line>
<line>
vez* centralizador *
</line>
<line>
autoritário
</line>
</par><par>
<line>
(BRESSER, 1998, *. *0). *n*r*tanto, o mode*o ger***iali*ta apesa* de aind* não te* sido *dota*o
</line>
<line>
*or t*dos *s Estados brasileiros, estabelece* *ma reorganização de proc**sos administrativos
</line>
</par><par>
<line>
com algumas ferramentas da
</line>
<line>
iniciati*a *riv*da,
</line>
<line>
como planejamento estraté*ico a médio e
</line>
</par><par>
<line>
*ongo *razo e *es**o por re*ultados (*RTI*; MED*IROS, 2017).
</line>
<line>
H*st*ricamente, o av**ço do Capitalis*o no Brasil foi feito sobre a expa*são dos se*ores
</line>
</par><par>
<line>
precarizados, cul*inan*o *** o aumento da tercei*ização, d*s trabal*os tempor*ri*s e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inte*mite*tes. Diminuindo *ireitos e garantias dos *rabal*adores * oc*si*nado o *doec*mento
</line>
<line>
*essas pessoas. O d*senvolvim*n*o econômico é depen**nte desses setores precarizados,
</line>
</par><par>
<line>
ata**ndo *ualquer co*sa
</line>
<line>
**e sinalize a p*oteção
</line>
<line>
** trabalhador (BRAGA, 2017). De *e**a
</line>
</par><par>
<line>
maneira,
</line>
<line>
* autor cla*sifica os s*r*idores públicos como proletariados e *ão como
</line>
</par><par>
<line>
precarizados. Con*ider*-os prote***os do
</line>
<line>
*esemprego e de funções que ex*gem me*os
</line>
</par><par>
<line>
qualificações, mas não imunes int*nsificação do trabal*o, que tem * *er com a à
</line>
<line>
maneira
</line>
</par><par>
<line>
com* o trabalho * re*lizado (DAL ROSSO, 2008).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Braga (20*7), * *ermo "tra*alho pr*c**iza*o" é parte do *once*to de trabalho
</line>
</par><par>
<line>
proletário. Pa*a autor, o* tr**al*adore* proletários, de certa forma a*nda estão a**ar*dos o
</line>
<line>
por *lguns direito* traba*hi*tas, enqua*t* os precar*z*d*s, por se enc*ntrarem na transição
</line>
<line>
e**re t*abalho formal e informa*, sã* submetido* * c*ndi**e* prec*riz*das de *r*balho. Estes
</line>
</par><par>
<line>
trabalhad*res não pos*uem *u*lificaçã* e a fa*ta de escola*idade
</line>
<line>
os c*loca como re*én* da
</line>
</par><par>
<line>
rotatividade do mercado *e trabal**, mais comum nes*e *etor.
</line>
</par><par>
<line>
A intensificação *o trabal** está voltada pa*a os resultados e ocorre em quantid*de e
</line>
</par><par>
<line>
quali*ade ac**a do que p*de
</line>
<line>
ser c*nsid*r**o saudável,
</line>
<line>
exigi*do ma*or
</line>
<line>
c*nsu*o de energia
</line>
</par><par>
<line>
*o *r*balhador numa esca*a
</line>
<line>
de pr**u*ão maior do que poderia ser produzido num mesmo
</line>
</par><par>
<line>
perí*do.
</line>
</par><par>
<line>
Os tempo* de t*abalho invadem *s *emp** de *ã*-traba*ho, afetando a vida pessoal *
</line>
</par><par>
<line>
coletiva dos trabalhadores e, c*nsequ*ntemente,
</line>
<line>
*a**a*do-*h*s
</line>
<line>
*roblemas
</line>
<line>
de saúde. Um
</line>
</par><par>
<line>
tra**lho
</line>
<line>
*enso s*ja em qua*tidade, sej* em comp*exida*e das tarefas, e* que o trabalhador
</line>
</par><par>
</page><line>
tenha q*e demand*r mais *nergia física e me*tal em busca d* mais r*s*ltado* (DAL ***SO,
</line>
<line>
2008).
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. *7, n. 10, art. 20, *. 379-398, out. 2020 www4.*sanet.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. J. Silva, A. V. Paula
</line>
<line>
*90
</line>
</par><par>
<line>
A intensificação no t*aba*ho e toda a mud*nça e *eorganiz*çã* na *or*a de trabalho
</line>
</par><par>
<line>
acabam produz*ndo efe*tos sobre o *orpo do
</line>
<line>
s*rvidor públ*co, refém da i*vasão de técnicas
</line>
</par><par>
<line>
gere*ciais antes com*ns ap*nas na admi*istração pri*ada. A A*ênci* Europeia p**a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Seg*rança e Saú*e no Trab*lh* (*018) des*aca como *atores de *doecimento no t**balho
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aumento exce**ivo da carga horária
</line>
<line>
de trabalho * a ins*guranç* ocasion*da
</line>
<line>
pela
</line>
<line>
*á
</line>
</par><par>
<line>
o**aniza*ão
</line>
<line>
na gestão d*s *ud*nç**. Os impactos da intens*fi*ação do t*abalho n* serviço
</line>
</par><par>
<line>
p*blico dev*m ser considerados como uma parte do proce*so de int**sificação do trab*lh* no
</line>
</par><par>
<line>
mundo, um *enômeno *lobal p*esen*e em
</line>
<line>
diversas so*ied**es co*o fe*ôm*no pr**rio
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
capitalismo, ma* *ue também pode ser perc*bido e est*dado ** dive*sos ram** da e*onomia
</line>
<line>
(DAL ROSSO, 2008).
</line>
<line>
Em pe**uisa realizada s*bre * int*nsi*icação do trabalho em diferentes ra*os de
</line>
</par><par>
<line>
ativi**des, Dal Ross* (2008) o**er*ou * **fluência d*sta *ntensificação em c*t*gorias
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
institu**ões *ancá**as, tel*fonia e *o*unicação e no serviço públi**, ond* para pelo menos
</line>
</par><par>
<line>
50% dos respondente*, * tr*ba*ho est* mais *n*en** hoje do qu* qu*ndo *omeça*am
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
trabalha*. E* sua
</line>
<line>
pe*quis* o autor buscou **entifica* os mecanis*os ou forma* de
</line>
</par><par>
<line>
intensifi*ação do *rabalho, perce*id* pel*s trabalhadores e iden*ificou 5 mei**: 1)
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
alongament*
</line>
<line>
**
</line>
<line>
jornada de trabalh*; 2) o acúmu*o de atividade*; *) a
</line>
<line>
polival*n*i*,
</line>
</par><par>
<line>
v*rsatil*d*de e fle*i*ilida*e; 4) o r*tmo e a velocidade; * 5) a g**tão po* resultados.
</line>
</par><par>
<line>
N* alongamento das jornadas de t*abalho, os trabalhadore* sã*
</line>
<line>
guiados a trabalhar
</line>
</par><par>
<line>
*ais temp* * a acu**lar tarefas. A*
</line>
<line>
tecnolog*as t*mbém sã* responsávei*
</line>
<line>
por *sse r**m*
</line>
</par><par>
<line>
mais ace*era*o e po* exigirem ativ*dades complementares. De aco*do c*m Dal *osso (20*8,
</line>
</par><par>
<line>
p. 113), dois fato*es explic*m o aum*nto das hor*s de trabal**: "no*o* prin*ípios
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
o*g*niz*ção d*
</line>
<line>
trabalh* a*salar*ado [...]
</line>
<line>
* o efeito da
</line>
<line>
ausência de *rganiza*ão dos
</line>
</par><par>
<line>
trabalhador*s e falta d* r*gulamentação."
</line>
</par><par>
<line>
No **can*smo *cúmulo
</line>
<line>
de a*ivi*ades, u* trabalhador des*mpenha num mesmo
</line>
</par><par>
<line>
período de tem*o, as atividades an*es exercidas por mais de uma pessoa. Como acontece* no
</line>
</par><par>
<line>
ra*o bancá*io,
</line>
<line>
ou em casos *e a*osentadoria em que *ão oco*reram as devidas repos**ões,
</line>
</par><par>
<line>
c*mo no caso do ser*iço
</line>
<line>
público on*e *0,9% resp*nderam que a inten*ifi*ação do
</line>
<line>
trabalho
</line>
</par><par>
<line>
c*egou às *rganizações públicas neste quesi*o (DAL ROSSO, 20**, *. 121).
</line>
<line>
Na pol*val*ncia, versat*lidade e flexibilid*d*, * trabal*ador a**a em dive*sas frent*s de
</line>
</par><par>
<line>
t**bal*o na organ*za**o, realizando
</line>
<line>
diverso* serv*ços ao mesmo tempo e de*tro de um*
</line>
</par><par>
<line>
mesma c*rga *orária. No serviço pú**ic*, a polivalência vem tomando corpo desde a reforma
</line>
</par><par>
<line>
administrativ* iniciada nos a*os de 1990 e sistematic*mente reco*hecida por cerc* é
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresina, *. 17, n. 10, art. 20, p. 379-398, out. 2020 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Considerações sobre a Saúd* *aboral e a Inte**ifi**çã* do Trab*lho no Serviço Pú*li*o
</line>
<line>
391
</line>
</par><par>
<line>
**,3% d*s servidor*s. Quando **mada* as f*r*a* não *is*êmica*, es*e *ercen*ual chega a
</line>
<line>
81,1% dos funcionários p*blicos pesq*isados (*AL ROSSO, 200*, p. 130).
</line>
</par><par>
<line>
A cob*ança por resultados atualme*te * comum tanto
</line>
<line>
na* org*niz*ç*es **ivadas
</line>
</par><par>
<line>
q*an*o nas inst*tuiçõe* pública*, neste último *aso expr*ssa atra*é* da eficiênci* na prestação
</line>
</par><par>
<line>
do* servi**s. De
</line>
<line>
acordo *om Dal R*sso (2008), esta forma de inte*s*f*cação p*ssui um
</line>
</par><par>
<line>
se*tido mais subjetiv*, *ue *mpõe p*es*õ*s internas e exte*na* sobre ** trab*lh*dores, d*
</line>
</par><par>
<line>
acordo
</line>
<line>
com 5*,5% do*
</line>
<line>
*esquisados no ser*iço público. E*ses m*can**mos de inten*ificaçã*
</line>
</par><par>
<line>
d* tr*balho
</line>
<line>
pe*qu*s*dos se c*rrelaci*nam em s*as c*racter*sticas. O alongamento de carga
</line>
</par><par>
<line>
hor*ria * ocasionad* pelo *va*ç* da tecn*l*gi* que a*aba in*luenciando no ritmo das
</line>
</par><par>
<line>
atividades
</line>
<line>
executadas; o acúmulo de *t*vidad*s
</line>
<line>
possui *nterfaces
</line>
<line>
c*m a poliv*lência
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
flexibilidade e todo* *e justi*icam na *estão com f*** n*s resul*ados.
</line>
<line>
Essas a*teraç*es nos process*s de traba*ho geram mudanças no s*gnificad* d* sentido
</line>
</par><par>
<line>
do trabalho para *s trabalha*ores *o serviço
</line>
<line>
público. Todas e*sas m*dan*as *ociais,
</line>
</par><par>
<line>
econômicas, políticas e ideológic*s ressoa* *a s*bjetividade do t*abalh*dor (ANTUNE*,
</line>
<line>
1999). D*l *osso (2008, p.136) leva*ta a p*ssibili*ade d* sur*imento de um no** per*il *e
</line>
<line>
do*nças d* trab*lh*, que *urge *lém do adoecimento ca**ado pela materialida*e do fa*er,
</line>
</par><par>
<line>
ma*
</line>
<line>
em ramos
</line>
<line>
de **ividade* vol*a**s par* o setor de *e*v**os, com*
</line>
<line>
no ca** dos *erv*ços
</line>
</par><par>
<line>
públicos, ati*gindo pes*oas ins*r*das tan*o na* ativida*e* industriai* *uanto nas *e *er*iço:
</line>
<line>
*uaisquer que sejam as condiç*e* de *ua *ealiz*ção, o tra*alh* está sendo
</line>
<line>
trans*ormado p*la exigê*cia de mais re*ulta*os *ateriais ou imat*riais, o que implic*
</line>
<line>
*ue o *gente deva empenhar mais su*s e**rgia* físicas, mentais ou socia*s na
</line>
<line>
**tenção de mais res*ltados, de mais el*vados objetiv*s, em suma de *ais tr*balho.
</line>
<line>
* *doecimen*o pode se ancora* nes*a densida*e do **aba**o, para a qual a prio*ização
</line>
<line>
*e ma*s result*dos, me*o* tempo p*** *ealizar as ati*idades a*umul*d*s e ritm* *celer*do se
</line>
<line>
fun*em na pressão gerada pela intensificação *o traba*ho. C*es**m *s exigências emoci*n*is
</line>
<line>
e mentais no trabalho que se imbricam com os problemas de saúde, ocasi*nado* p*l*
</line>
</par><par>
<line>
realiz**ã*
</line>
<line>
do
</line>
<line>
traba*ho *at*r*a* que contin*a a afetar o corpo dessas pessoas trabalhadoras
</line>
</par><par>
<line>
c*m lesõe* e *oenças de desordens fís*cas (DAL ROSSO, *008, *. *3*).
</line>
<line>
Todas essa* exi*ências de pro**tivi*a*e e um trabalho ca** v*z *ais c*mplexo na sua
</line>
</par><par>
<line>
real*zação *ressionam o
</line>
<line>
t*aba*hador do *erviço
</line>
<line>
*úblico,
</line>
<line>
ped*ndo
</line>
<line>
sem*re mais d* sua
</line>
</par><par>
<line>
capacidade física e intel*ctua*. Para Araújo (2*1*, *.14), tod* esse movimento
</line>
<line>
a*aba por
</line>
</par><par>
<line>
ocasi*nar ausências no trabalh*. Seg*ndo
</line>
<line>
a autora, essa* aus*nc*as denom*nadas de
</line>
</par><par>
</page><line>
absent*ísmo pode* in*ica* enfermid*de *es*e trabalhador, ocasion*da p*r ins*tisfaç*o *om o
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, *. 10, art. 20, *. 37*-398, o*t. *020 www4.fsanet.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. J. Silva, A. V. P*ula
</line>
<line>
3*2
</line>
</par><par>
<line>
seu trabalho ou mes*o com a organiz*ção, tendo re*ação di*eta na gestão adm*nistra*iva e
</line>
<line>
*om a mane*ra *omo e*se trabalho é ***anizado. Ess* insat*sfação *ode ocasio*ar
</line>
<line>
adoecimento ment*l e fí*ico a** trabalha*ores:
</line>
<line>
* um problema para as orga*iza*ões tanto *ú*licas *uan*o *ri*adas, p*dendo causar
</line>
</par><par>
<line>
ref*e*os não só na produt*vidad* ou na
</line>
<line>
qualidade do servi*o pr*stado, mas *ambém
</line>
</par><par>
<line>
*er um in*icador das *ondições *o trabalh*, da qualidade *e vida e das relações de
</line>
<line>
trab*lho.
</line>
<line>
Para * Fu*dação Europe*a para a melhor*a das condições de Vida de Trabalho (1997,
</line>
</par><par>
<line>
p.16), "[...] adoe*er, faltar
</line>
<line>
ao trabalho, melh*rar e retomar o
</line>
<line>
trabalho é *isto como um
</line>
</par><par>
<line>
desequilíbr*o entre a pesso* e * ambiente de *r**alho", podendo causar p*oblemas *e saúde
</line>
<line>
neste tra*a*had** como pro*ess* resulta*te de uma carga exce*siva de traba*ho * a re**
</line>
<line>
cap*c*d*d* ** trabalhador (**tidõe* e *ompetências).
</line>
<line>
E*sa muda*ça de *stratégia *o*ta** p*ra a defin*ção "preci*a *o* obje*ivos *om *nfase
</line>
<line>
*os resu*tado*," (*ETO, *015, p. 28) exige dos r**p*ns**eis pela ges*ão *úbl**a u*
</line>
<line>
*ompromisso mai*r na criação e *m*le*enta*ão *e po*íticas de gestã* de pe*soas q*e *o*sa*
</line>
<line>
caminhar pa*a os objetivos da instituiçã*, pos*ibilitando o a*uste *ecessário a estas mudanças
</line>
<line>
gere*ciais, *em perde* o f*co em garantir o bem-est*r f*sico e mental dos ser*idores públi*os
</line>
<line>
com políticas que pr*porcio*e* a QVT. Para Fernandes (*016), o momento *x*ge qu* esse
</line>
</par><par>
<line>
gestor re*ense o s** pape* ge*encial no *en*ido d*
</line>
<line>
d*cid*r q*ais as melhores *o*ít**as
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ges**o e t**bém qual melho* maneira *e i**lement*-las, a
</line>
<line>
a*ém de e*tabelecer laços
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
confiança, promovendo a solidariedade e * ví*cul* **etivo (*omprometimento) en*r*
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
ser*i*o*es e des*es c*m a insti*uição.
</line>
</par><par>
<line>
Para Ferreira (2006, *.2*5), * QV* deve atuar *e maneira preventiva * *ão p*l*ativ*,
</line>
<line>
atac*ndo dir*tamen*e os problemas que geram o m*l-*star e o *doec*mento no tr*bal*o, a Q*T
</line>
<line>
co*o atividade f*m e *ão a*enas como *ma ativ*da*e meio. Para tan*o, o autor aprese*ta o que
</line>
<line>
denom**a de uma abord*gem de qualidade de vida no trabalho de natureza pre**ntiva,
</line>
<line>
pautada em cinco pres*upos*os:
</line>
<line>
*) mudança d* mentalidade: di*posição dos *estores para *emover valores
</line>
<line>
cristalizad*s no cont*xto o*ganizacional; 2) indiss*ciabilidade e**re produt*vid**e e
</line>
<line>
bem-esta*: *esgatar o papel ont*lógico do tr*balh* como *etor *istórico de
</line>
</par><par>
<line>
c*n*t*uçã* de i*entidade, conc*bendo
</line>
<line>
*rodutivid*de como algo i*dissoc*ável
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
felicid*de no t**balho; 3) modelo antropocên**ic* de gest*o
</line>
<line>
n* traba*ho: os
</line>
</par><par>
<line>
trabalhadores d*vem ser os protagonista* dos *esul*ados e d*vem ser reconhecidos e
</line>
<line>
es*im*l*d*s a ser criativos, autônomos, partici*ando *f*tivamen*e das *ecisões que
</line>
<line>
afetem o *em-esta* individual e coletiv*; 4) *ul**ra organ*zacional do b*m-estar: a
</line>
<line>
impleme**ação de QVT requer **a *olítica de comunicação que estimule u*a
</line>
</par><par>
<line>
cultura o*ganizacional *entrada em valo*es *oltados ao *em-estar *ndivi*ual
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, *ere*ina, v. 17, n. 10, art. 20, p. *79-3*8, out. 2020 www4.f**net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Conside*açõ** *obre a *a*de Laboral e a Inten*ifica*ão do T*abalho no Serviço Público
</line>
<line>
393
</line>
</par><par>
<line>
coletivo; 5) sinergia organizacional: a im**antação de uma pol*t*ca de QVT de*e
</line>
<line>
envolver todo * or*ano*ra*a da organiz*ção de for*a e implic*r todos os g*stor*s e
</line>
<line>
dirigentes, e*pecialistas e até sindicatos.
</line>
<line>
O indivíduo t*ab*lha*or deve ser consid*rad* *omo *m ser inserido *m div*rsos
</line>
<line>
contextos * com hi*tórias de vida e necessi**des i*divid*ais e que a*etam *eu dese*penho no
</line>
<line>
ambiente de tra**lho. A p*ópria precarização * a inten*ific*ção do t*abalho afetam
</line>
<line>
diretamente a vida *ocial destas pessoas f*ra d* orga*ização, afe*ando e*se equilíbrio entre o*
</line>
</par><par>
<line>
interesses
</line>
<line>
pess**is e ** *rganizacionais. As ações de QVT podem *eneficiar dir*tamente
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
v*da do *rabalhador, procur*ndo
</line>
<line>
atua* nas causas
</line>
<line>
*o*
</line>
<line>
pro*lema* e não somente atre*ad*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ques*ões organizacionais, *omo o au*ento d* pr*dutiv*dade visando ap*n*s lucr*s
</line>
<line>
po r
</line>
</par><par>
<line>
exe*plo (PA*ILHA, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
Para *adilha (2**0), em *uitos momentos os pro*ramas de QVT tend*m a atende* *
</line>
<line>
solu*ão dos p**ble*as d* saúde com s**uções p*liativa*. * criaç*o de ce**rios de um
</line>
<line>
*mbiente perf*ito com au*as de **nástica e ma*s*g*ns se*vem *ara amenizar as con*equências
</line>
</par><par>
<line>
dos pro*lemas de estres*e e de intensificação do trabalho, mas não age* d*retamente
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
causas d*s*es problemas, numa intenção de evitar *esar*o**as e* d*f*sa *e u* am*iente
</line>
<line>
onde vigore o be*-e*ta* de to*os os trabalhadores e também o bem-esta* or*anizacional. As
</line>
</par><par>
<line>
políticas de gestã* de
</line>
<line>
pesso** não
</line>
<line>
devem som**te se preoc*p*r em cri*r ações soc*ais *ue
</line>
</par><par>
<line>
tragam ap*nas sens*ções ** bem-estar i*ediat* aos trab*lhad*re*.
</line>
</par><par>
<line>
Prog*amas *e QVT com ob*etivos b**eados *penas na ent*ega de *e*ultados
</line>
<line>
podem
</line>
</par><par>
<line>
força* na* organi*ações *úblicas segu*r *lanos e ações com**et*m*nte vol*ad*s *ara a cul*ura
</line>
</par><par>
<line>
organizacional d* empresas priva**s, *ão r**p*ita*do as p*culiar**ades de
</line>
<line>
gestão
</line>
</par><par>
<line>
administ*ativa e de pes*oa* das organizações do setor *úblico. Co*so*i et. al. (2014, 0*) p.
</line>
</par><par>
<line>
r*for*am essa *ipóte*e quando expõem que "no*
</line>
<line>
órg*os p*blicos *rasi*eiros, as
</line>
<line>
pr*tica* *e
</line>
</par><par>
<line>
QVT a*nda per*anece* pouc* e*ploradas * mu*to inci*ientes". *udo isso acaba travando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
implantaç*o *e a**e* de QVT *, de cert* forma, jus*ificando o insucesso e a incredulidade
</line>
<line>
*epositados *e*s*s pr*gramas.
</line>
<line>
Fe*reira, Al**s e Tostes (2009, p. 322), em pesquisa *ue buscav* id*ntificar * gestão
</line>
</par><par>
<line>
das
</line>
<line>
ações d* QV* e* or*anizações p*bl**a* federais, detec*aram pred*minância *e a
</line>
<line>
ações
</line>
</par><par>
<line>
momentâne*s * de carát** pal*ativo o* até me*mo *s**sten*ialista, "largamente impl**ent*das
</line>
</par><par>
<line>
sem
</line>
<line>
uma abordage* m*to*ológica r*gorosa, sis*ê*ica e pertinente
</line>
<line>
com o con*unto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
*tividades realizadas." Esse foco as*isten*ialista acaba por desco*s*der*r os reais compo*entes
</line>
<line>
que afetam a *VT, as nece*sidade* * objetivos p*ssoa*s d*s servidores pú*licos. Para Silva
</line>
<line>
(20*8), * preci*o que existam métodos de *valiação de *esultados, contr*l* e *juste de**es
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 17, n. 10, art. 20, *. 379-398, out. 20*0 ww*4.fsane*.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. J. Si*va, A. *. Pau*a
</line>
<line>
*94
</line>
</par><par>
<line>
prog*am*s e que aju*em a mapear as *eai* necessidad*s d*s servid*r*s p*blicos, pro*ovendo
</line>
<line>
açõ*s *ue realmente tragam o bem-*star p*ra a* pess*as e para a organização, **é* de
</line>
<line>
possibilitar a id*n*if*ca*ão do perfil desse tr*bal*ador do setor público.
</line>
<line>
É mu*t* importante que * Q*T não s*ja uma responsabilidade apenas do tr*balhad*r,
</line>
</par><par>
<line>
ma* uma projeto que envolv* *o** a h*erarquia
</line>
<line>
organizacio**l, alia*do o b*m-estar
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
ser*idor *om ma*or eficiê*cia e a eficáci* no contexto de trabalho. Fe*r*ira, Alves e Tostes
</line>
<line>
(2*09) acreditam que dev* haver u*a muda*ça de *on*ciência *m t*d* a organiza*ão *, d*sta
</line>
<line>
forma, *o* u* pensar diferente, promover aç*es dif**entes.
</line>
<line>
3. C*NSIDERAÇÕES FINA**
</line>
</par><par>
<line>
O *nício das **d*nç*s gerenciais
</line>
<line>
no Brasil *co*tec*ram a
</line>
<line>
partir d* r**o*ma
</line>
</par><par>
<line>
administ**tiva im*l*ntada durante o gover*o do Presidente FHC (10*5-2*02) * foram
</line>
<line>
ma*ca*as p*r técn*c*s e conce*tos g*renciais oriundo* de organ*za*ões privadas. *st* modelo
</line>
<line>
*razia pri*cípios *e gestã* adm*nitrativa de países com* a Inglate*ra e França, q*e invadiram
</line>
</par><par>
<line>
a adm*nistra*ã* *ública
</line>
<line>
*om termos com* "**st*re* públicos, gere*tes, *et*s, resultados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
qualid*de total na gestão pú*lica (DAL ROSSO, *00*, p. 183). A refo*ma administr*tiva do
</line>
<line>
Estad* tr*uxe para o mund* co*porati** d* instituição pública *aracter*sti*a* *articulares de
</line>
</par><par>
<line>
gerenciament*, não *ui*o
</line>
<line>
utilizad*s e nem conhecidas n* gestão administra*iva do serviço
</line>
</par><par>
<line>
público *té então.
</line>
</par><par>
<line>
É fato que essa *us*a pe*a eficiência, foco nos resul*ados e qualidade na prestaçã* do
</line>
</par><par>
<line>
serviço públi** não pode ser rep***entada apenas pela figura
</line>
<line>
da institu*ção pública, apenas
</line>
</par><par>
<line>
com caráter jurídi*o. O servidor públ*co é fundame*ta* par* que toda essa *áquina pública
</line>
</par><par>
<line>
cons*ga alcançar os **us obj*t**os organizac**n*is * *oda essa mudança e *eorganização
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
f*r*a de *rab*l*o, som*da a sua intensifica*ã* acab*m p*odu*indo efei*os sobre o co*po e a
</line>
<line>
mente *este servidor públ*co, r*fém da inva*ão de té*nicas gerenc*ais a*t*s comuns apenas *a
</line>
<line>
adm*nistração privada.
</line>
</par><par>
<line>
Todo ess* p*ocesso de moderni*ação na esfera
</line>
<line>
púb*ica pod* trazer r****ta*os
</line>
</par><par>
<line>
neg**ivos *ara as p*ssoas envol*idas, como o aume*to *e *ndice *e abs*n*eísmo, d*enças d*
</line>
</par><par>
<line>
t*abalho * licença* de *raba*ho (*LEIN et a*. 2017). A i*tensificaç*o
</line>
<line>
do trabalh* *e* sido
</line>
</par><par>
<line>
*ma das causado*as *a* doen*as de t**balho, com p*ejuízos *ar* a saúde físic* e *en*a* do
</line>
<line>
serv*dor p*bl*co. A Agênc*a Europeia pa** a ***uranç* e Saúde n* T***alho (2018) dest*ca
</line>
</par><par>
<line>
como fatores *e adoecimento *o tra*alho, a*ém do au*ento
</line>
<line>
exce*s*v*
</line>
<line>
da c*r*a hor**ia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tra*alh*, a insegurança **asionada
</line>
<line>
*ela má organização
</line>
<line>
na gestão
</line>
<line>
das mu*anças. Para isto,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. *7, n. 10, art. 20, p. 379-398, out. 2*20
</line>
<line>
**w4.fsanet.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Considerações sobre a Saúde Laboral e a Intensifica*ão do Trabal*o *o Serviço Pú**ico
</line>
<line>
395
</line>
</par><par>
<line>
*olít*c** de gestão de pesso*s atent*s a este cont*x*o, po*e prepar*r o*ganização e as a
</line>
<line>
p*sso*s **s*a or****zação através *e *ções efetivas qu* promovam a QVT.
</line>
<line>
O r*sp*ito e a *a*orização do ser h*mano no ambie*te ** trabalho são fund*mentos
</line>
</par><par>
<line>
para a
</line>
<line>
*onstrução de *m trabalhador s*udável e também s*nal de uma org*niza*ã* que
</line>
</par><par>
<line>
re*onhece nes*e trabalhador o pr*ncipal respon**ve* pelo *eu desenvolvime*to sucesso no e
</line>
</par><par>
<line>
alcance **s objeti*os orga*izacio*ais. O trabalhador deve ser
</line>
<line>
*onsiderad* re*peitado e
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
toda* as su*s diferenças e individual*d*de*, **r seus t*lent*s reconhecidos, val*ri*ados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
assim *e*hor aproveitados
</line>
<line>
pela org*nização. E*se **oc*s*o de satisfação * b*m-e*t*r no
</line>
</par><par>
<line>
trabalho contribui para a forma*ão social d*sta pess** e também
</line>
<line>
par* a co*struç*o de su*
</line>
</par><par>
<line>
identidade individual.
</line>
</par><par>
<line>
O s*rvidor *ue *e sente reconhecid* e valorizado cri* vínculos afetivos
</line>
</par><par>
<line>
(compr*metimento) com a organização,
</line>
<line>
*r*ncipalmente quand* p*rc*be a
</line>
<line>
pr*ocupação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
gestão com o s*u bem-estar, estabel*c*ndo u*a *ondição de equ*líbrio p*ra a sua *aúde
</line>
</par><par>
<line>
p*í*uica (FERNANDE*,
</line>
<line>
20*6). *s int*rações e as rela*ões *nterpessoa*s saudá*e*s deste
</line>
</par><par>
<line>
*nd*ví*uo dentro d* o*ganiz*ç*o *reci*am
</line>
<line>
de *uidad*, assi* "é preciso inves*ir na* pes*oas
</line>
</par><par>
<line>
envo*vid*s" (KLEI* et al. *017, *. *19), e a QVT po*e *roporcionar esse diálo*o entre todos
</line>
<line>
** pares env*lvidos, com*re*ndendo e respe*t*ndo a* ind*vidualidades * concilian*o *odos o*
</line>
<line>
obj**ivo*.
</line>
</par><par>
<line>
Almeida et al. (2016) identif**am a impor*â*ci* do papel da
</line>
<line>
o*ganização n*ss*
</line>
</par><par>
<line>
d**logo, n*ssa r*lação de troca *om o trabalhador. O gestor de*e manter *onstantes políticas e
</line>
<line>
práticas g*ren*iais que envolvam *uport*, *alo**zação e fortalecimento de val*res. P*ra Paula
</line>
<line>
e Queiroga (201*), e*sa seguran*a e cu*da*o ocasio*a*os pela val*ri*ação *o tra*a**ador t**
</line>
<line>
aspectos físicos e e*oci*nais que influe*ciam no clima organiz*cional, refletem no *em-estar
</line>
</par><par>
<line>
de*sas p*sso*s, est*o ligado* à sati*faç*o no *rabalho a
</line>
<line>
qua*
</line>
<line>
está **soci*da à* relações *e
</line>
</par><par>
<line>
tr**a entre instituição e i*divíduo.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a as
</line>
<line>
*rgani*açõ*s *úb*icas, compre*nder que pr*cesso* cultu*ais
</line>
<line>
permitem
</line>
</par><par>
<line>
adaptaç*es e *nterações sociais nos
</line>
<line>
am*ie*tes e *ue *ste mov*mento *raz *ud**ças
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
<line>
necessitam de adeq*ações *a*a * permanênci* e sobrevivência de*te trabal*ador, que em
</line>
<line>
*utra m** este i*diví*uo també* ge*a mudanç*s nest* am***nte e na* pesso*s com quem se
</line>
</par><par>
<line>
*elaciona, mostra nova* possi*ilidades de
</line>
<line>
*olíticas de *estão de pessoas que consider*m
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
s*rvidor público
</line>
<line>
u* indivíduo *m processo *ermanente
</line>
<line>
de *volução e dese*volv*mento,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
*m ambiente instituci*nal *apaz de p*oduzir mudanças positivas nesse com*ortamento.
</line>
</par><par>
<line>
A organiza**o p*bl*ca de*e reconhecer nesse
</line>
<line>
servidor púb*ico um i*d*víduo únic*,
</line>
</par><par>
<line>
depositário de necessida*e* pessoais que precisam ser recon*eci*as, e*tendid*s e
</line>
<line>
atendid*s
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Tere**na PI, v. 17, n. 10, art. 20, *. 379-398, *ut. 2020 ww*4.fsanet.c*m.*r/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. J. **lv*, A. V. Pa*la
</line>
<line>
396
</line>
</par><par>
<line>
po* essa instituição. A sat*s*ação ge*ada pelo reconheci*ento dos objetivos pessoais co*ab*ra
</line>
<line>
para o seu constante movime*to de desenvol*imento huma*o e *rofis*ional, cocriando uma
</line>
<line>
relaçã* posi*iva *om o *mbiente de t*abalho. Um servidor público saudá*el é co*prome*ido e
</line>
<line>
co*a*ora c*m a instituição e *ma o**ani*ação *audável pod* pr*por*ionar bem-estar ao* seus
</line>
<line>
servido*es *úblicos.
</line>
<line>
REF*RÊN*IAS
</line>
<line>
*GÊNCIA EUROPEIA PARA A S*GURAN*A E SAÚD* N* TR*BALHO. European
</line>
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Po*to
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Porto
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C*n*ribuição *os Autores
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E. J. Sil*a
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A. V. Pau*a
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<line>
*) con*epção e plan*jamento.
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X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
2) anál*se e interpretação *os **d*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) ela*oraçã* do rascunho ou na revi*ão cr*tica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) p*rtic*paç*o na aprovação d* ver*ão *inal do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, *. 17, n. 10, art. 20, p. 379-3*8, o*t. 20*0
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ww*4.fsanet.com.*r/revis*a
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