Um Passeio ao Longo do Surrealismo / A Walk Along Surrealism
Resumen
Objetiva-se traçar um panorama sobre o Surrealismo como tendência estética de arte e literatura com vistas à renovação dos valores vigentes, de ordem artística, moral, política e filosófica. De início, apresentam-se seus antecedentes, com ênfase para o Dadaísmo, além de instituição, marco teórico, conceitos e terminologias, objetivos e principais representantes. Explora-se o Surrealismo na literatura, nas artes plásticas, no teatro e no cinema. Faz-se referência ao seu legado no mundo da moda, no universo da publicidade e no dia a dia. Em termos metodológicos, o texto segue a linha de pesquisa qualitativa: seus posicionamentos apreendem a complexidade e as informações obtidas, sem incorporarem necessariamente quantificação, em diálogo permanente com autores do campo analítico, como A. Marradi; D. Bordwell; F. Bradley; G. C. Argan; K. Thompson; S. Freud, dentre outros. Os resultados das discussões em torno dos itens explorados sinalizam a complexidade do Surrealismo e o mais significativo, sua sobrevivência ao lado de outras correntes estéticas, reiterando que há espaços simultâneos para as mais distintas manifestações artísticas, haja vista que, até hoje, o surreal ainda remete ao exótico e ao inusitado. Ao final, as fontes bibliográficas em diferentes suportes.
Palavras-chave:Surrealismo. Surrealismo na Literatura. Surrealismo nas Artes Plásticas. Surrealismo no Teatro. Surrealismo no Cinema.
ABSTRACT
The objective is to draw a panorama of Surrealism as an aesthetic trend of art and literature in order to renew the current values of artistic, moral, political and philosophical order. At first, its background is presented, with emphasis on Dadaism, in addition to its institution, theoretical framework, concepts and terminologies, objectives and main representatives. Surrealism is explored in literature, plastic arts, theater and cinema. Reference is made to his legacy in the world of fashion, in the world of advertising and in everyday life. In methodological terms, the text follows the line of qualitative research: its positions capture the complexity and the information obtained, without necessarily incorporating quantification, in permanent dialogue with authors from the analytical field, such as A. Marradi; D. Bordwell; F. Bradley; G. C. Argan; K. Thompson; S. Freud, among others. The results of the discussions around the items explored signal the complexity of Surrealism and its survival alongside other aesthetic currents, reiterating that there are simultaneous spaces for the most distinct artistic manifestations, given that even today, the surreal still refers to the exotic and the unusual. At the end, the bibliographic sources in different supports.
Keywords: Surrealism. Surrealism in Literature. Surrealism in Plastic Arts. Surrealism in the Theater. Surrealism in Cinema.
Referencias
ARGAN, G. C. Impressionismo. In: ARGAN, G. C. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, Passim. 1992.
BORDWELL, D.; THOMPSON, K. Impressionismo e Surrealismo francês. In: BORDWELL, D.; THOMPSON, K. A arte do cinema: uma introdução. São Paulo: EDUSP, p. 701-706. 2013.
BRADLEY, F. Surrealismo. São Paulo: Cosac & Naify Ed.; Tate Gallery Publ., 1999.
CAMFIELD, W. A. Max Ernst: Dada and the dawn of Surrealism. Munique: [S. l.], 1993.
DEUS, A. M. de. A estética do grotesco em “Um cão andaluz.” Monografia (Especialização em Filosofia da Arte). Goiânia: IFITEGA, 2010.
DICIO. Dicionário online de português. Verbete surreal. 2020. Disponível em: https:// www.dicio.com.br/surreal. Acesso em: 10 ago. 2020.
FREUD, S. A interpretação dos sonhos. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1987.
O LIVRO da arte século XX. Surrealismo. In: O LIVRO da arte século XX. Lisboa: Texto p. 513, Ed., 1999.
MACCHI, F. Kurt Schwitters, o dadaísta que era Merz. 27 abr. 2009. Disponível em: https://sibila.com.br/poemas/kurt-schwitters-o-dadaista-que-era-merz/2790. Acesso em: 30 jul. 2020.
MAGRITTE, R. Selected writings. Minneapolis: University of Minnesota, 2016.
MARRADI, A. The concept of concept: concepts and terms. Knowledge Organization, Würzburg, v. 39, n. 1, p. 29-54, 2012.
MBROISI, M.; MARTINS, S. Textura gráfica e frottage. História das artes. 2020. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/textura-grafica-e-frottage. Acesso em: 14 ago.2020.
NADEAU, M. The history of Surrealism. Londres: Richard Howard, 1987.
SIGNIFICADO de Surrealismo. 2017. Disponível em: https://www.significados.com.br/ caracteristicas-do-surrealismo. Acesso em: 29 jul. 2020.
STRICKLAND, C.; BOSWELL, J. Dadá e Surrealismo: arte entre guerras. In: STRICKLAND, C.; BOSWELL, J. Arte comentada da pré-história ao pós-moderno. 11. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, p. 148-151. 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.9.3
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)