<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 12, art. 9, p. 176-199, *e*. 20*0 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.12.9 </line>
</par>
<par>
<line> *erfil Sociodemográfico e de Saú*e *e Servido*es *úblic** Aposentados p** Invalidez </line>
<line> S*cial-Demogr*phic *n* Health Pr*file of Disab**ity P*nsioners </line>
</par>
<par>
<line> *ami*a Cami*h* Caro </line>
<line> Do*tora em Terapia Ocup*ci*nal pela Univer***ade Feder*l de São Carlos </line>
<line> A*alista pr*videnciári*/Terapeuta Ocupa*io*al do Regime Pró*rio de Pre*id*ncia Soc**l de São *os* do Rio Preto </line>
<line> *-m**l: camila*aminhacaro@gmai*.c*m </line>
<line> Vagner A*gusto Takah*shi Arakawa </line>
<line> Gradu*ção *m Psicologia *ela *ni*ersi*ade Feder*l d* S*o Carlos </line>
<line> P*icó*ogo da Prefeit*ra Municipal de Pontal </line>
<line> E-mail: va*arakawa@gmail.c*m </line>
<line> *m*n*el*i Vir*ini* *etoli de Andrade </line>
<line> *r*duaç*o em Serviç* Social p**a *niversidade Paulista </line>
<line> A*alist* p*evidenci**i*/Ass*stente S*cial do Ins**tuto Nac*onal de *revidênc*a Soc*al, São Jos* do Rio Pr*to </line>
<line> E-ma*l: manubet**iandrade@*mail.com </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: C*m*la Caminha Caro </line>
<line> Edit*r-*hefe: Dr. *onny Ke**ey de A*encar </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Rua Ge*eral G**cério, 3553, Centro - São Jos* </line>
<line> Rodrigu*s </line>
</par>
<par>
<line> do Rio Preto - SP - Brasil. CE*: 15015-*0* Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Vag*er A*g*sto *akahashi Ara*awa </line>
<line> Artigo recebido e* 12/09/2020. *lti*a </line>
<line> *ersão </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: Rua General *licério, 35*3, C**tro - São *osé </line>
<line> re*ebida *m *8/09/2*20. Aprovado em 29/0*/202*. </line>
</par>
<par>
<line> do Rio Preto - SP - B*asil. CEP: 15015-40* B**si*. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *manuelli Vi*gin*a Betoli de A*drade </line>
<line> Aval*ado pelo sistema Triple Revi*w: D*sk *eview a) </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Rua General *licér*o, 35*3, Centro - São José </line>
<line> pelo Edit*r-Chefe; e b) D*ubl* Blind Rev*ew </line>
</par>
<par>
<line> do Rio Preto - SP - Brasil. CEP: 15*15-400 Bra**l. </line>
<line> (avaliação cega por dois aval*a**re* da área). </line>
<line> R**isã*: Gr*m**ical, Norm*tiva e *e Format*ção </line>
</par>
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<par>
<line> Perfil S*c*odemog*áfico e de Saúde de Servid*r*s *úblicos Apo*entados por Inv*l**e* </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A apos*ntadoria por inva*id*z é um *enefíci* previden*iário d*stinado aos trabalhadores que, </line>
<line> devido * *omprometiment*s irreversíveis e totais *m *ua saúde, *presenta* d*f*culdades para </line>
</par>
<par>
<line> desenvolver su*s ativid*d*s laborais. Objetivo: * </line>
<line> objeti*o </line>
<line> *este </line>
<line> estudo foi traçar o p*rfi* </line>
</par>
<par>
<line> sociodemo*rá*ico e de saú*e de servid*res púb*i*os **nic*p*i* *posent*dos *o* *nva*ide* d* </line>
</par>
<par>
<line> um re*ime p*óprio de pr*v**ência s*cial d* um muni**p*o de médio p*rte do interior </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Estado *e São Paulo. Método: Tratou-se de um es*udo exploratório descriti*o, desenvolvido a </line>
</par>
<par>
<line> partir de um estu*o docu*ental </line>
<line> de </line>
<line> 101 processo* de aposen*ado*ia por </line>
<line> *n*alid*z. Para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> coleta de dados **ali*ou-se a leit*ra e análise d*s processos de aposentadoria por inva**dez em </line>
</par>
<par>
<line> vigência no *eferido regime </line>
<line> no mê* de nov*mbro do ano de 2016. *ara analisar os dados </line>
</par>
<par>
<line> utilizo*-se a aná*ise *escritiva simples. Res*ltados: *ouve preem*nência de s*jeit*s do s*xo </line>
<line> fem*nino (78%), auxiliares de s*rviços gerais (27,7%) e *ro*essores do en*ino básico (21,7%). </line>
</par>
<par>
<line> Obser*aram-se as se*uintes médias: *dade </line>
<line> 61,9 anos, i*ade </line>
<line> de início do </line>
<line> ben**ício </line>
<line> 54 anos, </line>
</par>
<par>
<line> t*mpo de duraçã* do benefício 7,5 anos e *e*da 3,4 s*l*rios mínimos, sendo </line>
<line> 80% *os </line>
</par>
<par>
<line> proven*os integrais. As do*nça* m**s incidentes qu* </line>
<line> ocasi*naram a ap*sentad*ria foram </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> transtorn*s m*n*ais * do compor*amento (39,6%), espec*al*ente *ntre mulher*s. C*nclu*ão: </line>
<line> O estu*o t*az reflexões so**e o adoec**ento dos servi*o*es e suas po*sív*is **lações com as </line>
<line> ati*i*ades laborais e organiza*ão e divisão *o trabalho, de*tacando * importânc*a d* pol*ticas </line>
</par>
<par>
<line> *úblicas volt*das </line>
<line> pa*a a </line>
<line> prevenção e prom*ção e* sa*de e *m políticas *e reabi*itaç*o </line>
</par>
<par>
<line> *rofissiona* v*lt*d*s aos *ervidore*. </line>
<line> Palavras-*have: Te*apia Ocup*cional. Seguro por Inva*idez. Previ*ência So*ial. Política </line>
<line> Social. Pe**il de Saúde. </line>
<line> A*STRACT </line>
</par>
<par>
<line> R*tirement due to disability is socia* security b*nefit **r w*rkers who have *ifficu***es to a </line>
</par>
<par>
<line> *evelop t*eir </line>
<line> activities du* </line>
<line> to ir*e*ersibl* a*d t*tal *ealt* i*pairments. Objective: The </line>
</par>
<par>
<line> object*ve of this stud* *as </line>
<line> to outline a so*ial-demogra*hic *nd hea**h </line>
<line> *rofile of </line>
<line> d*sability </line>
</par>
<par>
<line> *ensioners who w*rk*d as public workers of Spec*fic *ystem o* Social Secu*ity of a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> me**um-size* city of t*e stat* of São Paulo. Methods: It was a des*ripti** explorator* case </line>
</par>
<par>
<line> s*u** *y*e, *evel*p*d by a d*cumental st*dy o* </line>
<line> 10* *ases of dis*bility pensioners. The </line>
</par>
<par>
<line> researc*er* </line>
<line> re*d and analyzed the </line>
<line> active rec*rds and the i*formation from the ca*e* of *ll </line>
</par>
<par>
<line> p*ople retir*d d*e to *i**bility in Nove*b*r 2016 </line>
<line> to </line>
<line> collect the *ata. A simple descrip*iv* </line>
</par>
<par>
<line> a*alysis *as u*ed to anal**e t*e *ata. Result*: T*ere was a pre-emine*ce o* ****le subj*cts </line>
<line> (78%), general service *ssistants (27.7%) and primary school teac**rs (21.7%). The f**l*wing </line>
<line> me*ns were o*se*ved: *g* *1.9 yea*s, *ge of th* *eginning o* the benefit 54 years, d*ration of </line>
</par>
<par>
<line> b**ef*t *.5 ye*rs and income </line>
<line> 3.4 mi*imum wage*, 80% of *ull benefit*. *bout the </line>
<line> dis*ases </line>
</par>
<par>
<line> relate* to </line>
<line> the disa*ili*y, </line>
<line> m*n*al *nd behavior dis**d*rs </line>
<line> had the high*s* *nciden*e (39.6%), </line>
</par>
<par>
<line> *spe*ially a*ong w**e*. Conclusio*: *he stu** brings reflections *n the il*ne*s among </line>
<line> se*vers and their p*ssible rel*tions with l*b*r a*tiv*ties and *rgan*zation and di**s**n of lab*r, </line>
</par>
<par>
<line> highlighting th* impor*anc* of public p*licie* a*me* *reve*tion and promotion in *t </line>
<line> he*lth </line>
</par>
<par>
<line> and in prof*s*ion*l reh**ilitation *olici** aime* *t public *e*vi*e. </line>
</par>
<par>
<line> *EYWORDS: Occupation*l Therapy. Insura**e *isab*li*y. So*ia* Security. Pu*li* Po*icy. </line>
<line> He*lth ***file. </line>
<line> Rev. *SA, Teresin* PI, v. *7, n. 12, art. 9, p. 176-199, dez. 2020 www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. Caro, V. A. T. Arakawa, E. V. B. Andrad* </line>
<line> 178 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Hist*rico da Aposentadori* por Inva*idez </line>
</par>
<par>
<line> A aposentado*ia **r inval*d*z é fru*o da con*trução d*s d*r*i*os pr*videnci*rio*, q*e </line>
</par>
<par>
<line> se c*nsolidaram </line>
<line> com b*se em determin*ções **cio </line>
<line> h**t*ric**, especi*l*ente re*acionadas </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> cons*ru*ão d* po*ític*s s*ciais (YAZBEK, 2008), as quais foram *fet**a*as a partir de lu*a* e </line>
<line> movimen**s dos trabalhado*es como form* de enfrentamen** do pode* de*p*tico *o capit*l </line>
<line> (P*R*IRA, 201*). </line>
<line> As primeiras inic*ativas **ferent** a que*tões previ*e*ciárias *urgiram no *éculo XX, </line>
</par>
<par>
<line> n* Al*manha, com * modelo b*smar*k*a*o, basead* na lógica d* segu*o social e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> contribuição dir*ta </line>
<line> do prolet*ri*do. P*ste*iormente, *m 1942, *urge *a Inglaterra o Plano </line>
</par>
<par>
<line> Beveridge que *p*esenta críti*as ao modelo alem*o, na me**da em *ue propõe a inst*tui*ão do </line>
<line> w**fare state, cujo pr*nci*al obje**vo era a luta *ontra a pob*eza e a garanti* d* direitos </line>
<line> un*ver*a** aos cida*ãos. Assim, as difer*nças entre *sses *od*los *rovocaram o s*rgi**nto </line>
<line> *e instituições *e segur*dade *ocial *m **rios países, todavia com diferenças no que t*nge às </line>
<line> rel*ções ent*e o Es*ado e as cl*s*es s*ciais (BOS*HETTI, 2*09). </line>
<line> *o Bra**l, o p*imeiro regi*tro l*ga* *obre a *p*sentador*a p*r invalidez encontra-se na </line>
</par>
<par>
<line> Constituição Bras**e*ra de 1891, * q*al er* restrito ao funcio*ário público *m cas* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> pre**a*ão de serviço à N**ão (*EZOTTI; MA**A, *01*). E* 1923, hou*e a i*p*ant*ção d* </line>
<line> um model* de pro*eção social predomin*ntemente base*do na lóg*ca do seguro1, * partir da </line>
</par>
<par>
<line> *nstitui*ão </line>
<line> da Le* *loy Chaves, com a* Cai*as de Apose*tadoria e Pensõe* </line>
<line> (CAPs) </line>
</par>
<par>
<line> (BEHRIN*; BOSCH**TI, 2010). A partir de 1930, com o agravamento da questão soc**l e o </line>
<line> r*con*eci*ento do Estado e do empresari*do das *utas operárias, o sistema previdenc*ári* se </line>
<line> *xpa*diu *om a cria*ão dos Instituto* *e Apo***tadori* e Pensão (IAPs) *, * pa*tir daí, uma </line>
<line> s*rie de alter*ções foram ocor*endo para atend*r as necess*dade* sociais e econ*micas do p*ís </line>
<line> (R*NGEL et al., 20*9). </line>
</par>
<par>
<line> Com o proc*sso de redemocr*tização, *em-s* um marco </line>
<line> nas conquis*as dos </line>
<line> d*re**os </line>
</par>
<par>
<line> *ociais *om * Constituiçã* Fed*ral em 1988, pois a Se**ridade Social passo* a s*r garantida </line>
</par>
<par>
<line> legalmente *om bas* no direi*o S*úde, Assistênc*a S*cial e Previdência Social, momen*o à </line>
<line> em q*e a p*o*eção **cial s*i *o c*ntexto estr**amente social-trabal*is*a e assistencialista, </line>
</par>
<par>
<line> *a*sando a adquirir cono**ç*o *e direito ** cidad*nia (RANGEL et a*., 20*9). Em 1990 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 1 Atualmen*e no B*asil, a Seguridade Social se situa entre o seguro e a assi*tê*cia, n* medid* e* que a </line>
</par>
<par>
<line> pre*id*ncia social é de ca*áter co**ributivo; a saúde *n*versa* e a assistênc*a social pa*a os qu* precisa*em </line>
</par>
<par>
<line> (BOSCHETTI, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, *er*sina, v. 17, n. 12, *r*. 9, p. 176-19*, dez. 2020 www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Perfil Soci*de*ogr*fi*o e de Saúde *e Servido*es Pú*licos Aposentados po* Inv*lidez </line>
<line> 179 </line>
</par>
<par>
<line> criado o I*st*tuto Naci*na* do Seguro Social (INSS), auta*quia f*deral responsável pela gestão </line>
</par>
<par>
<line> do R*gime Geral de P*e*id*ncia Social (RGPS), *ar*ntindo ao* se*urados </line>
<line> os meio* </line>
</par>
<par>
<line> indi**e**áveis de manutenção por mot*vo de incapacid*de, desemprego involuntário, id*de </line>
<line> *vançada, *empo de serviço, encargos famili*res e pr*são *u morte **que*es de que* </line>
</par>
<par>
<line> d*pendia* ec*nom*camente (BR*SIL, </line>
<line> 199*). T*mb*m su*gem os Regimes Pr*prios </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Previd*ncia Social (RPPS) no texto c*n*tit*cional, *omo *ossi*ilidade *e proteç*o *ocial dos </line>
<line> servidores efetivos e*ta*u*ári*s2, tendo suas re*ras gerais pa*a o*g*ni*açã* e fu**io*amento, </line>
<line> di*pos*as na Lei Federal nº *.717/98 (BRASIL, 1988, 1998). </line>
<line> 2 **FERENCIA* TEÓRICO </line>
<line> A part*r da ***ansão da *ob*rtura previdenciá*ia e da i*stituição *a Se*uri*ad* Social </line>
</par>
<par>
<line> *o Bra*il, a aposentadori* configura-se </line>
<line> como um *enefíc*o prev*denciário vinculado *o </line>
</par>
<par>
<line> histórico de proteção soci*l e, paulat*namente, </line>
<line> passa a ab*anger maiore* cat*gor*as </line>
</par>
<par>
<line> p*ofissiona** por meio da lut* dos trabalhadores, conf*gurando-se **ual*ente enq*anto um </line>
</par>
<par>
<line> dir*it* (BEHRIN*; BOSCHE*TI, 2010; YAZBEK, 2008). </line>
<line> T*ata-se de um prog*ama </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *a**me*to e* dinh**ro </line>
<line> e/ou serviços p*est**os aos sujeitos e/ou seus dependentes, </line>
</par>
<par>
<line> *ondicionado à pree*istência </line>
<line> de *m vínculo c*ntributivo a* s*stema com* fina**dade d* a </line>
</par>
<par>
<line> *ompen*ação </line>
<line> parcial ou total </line>
<line> da *e*d* ** *apac*dade laborativa, qu*l pode s*r e*etiva ou a </line>
</par>
<par>
<line> presumid* (OLIV*I*A et al., 2004), tendo como obj*ti*o assegu*ar ** tra*alhador condições </line>
<line> fina*ceir*s *e subsistência (MENDE* et al., 2*05). </line>
<line> 2.1 * aposentado*i* po* *nval*dez *o Brasil e o RPPS </line>
<line> A aposentadoria por in*alid*z, a incapacid*de par* o trabalho em d**or*ência do </line>
</par>
<par>
<line> adoec*mento pressupõ* a interrupção da produtivi*ade, </line>
<line> c**stituindo-se como um impedit*v* </line>
</par>
<par>
<line> par* um ret*rno ao trabalho, comprom*tendo a ca*acidade de sobrevi**ncia do suj*ito, com </line>
<line> relevância social à luz do pri*cípio da dignidade humana (*LVARENGA, 2010). </line>
<line> Legalmen*e, este benefício é dest*nado a* segurado que, *s*a*** ou n*o em *ozo de au*ílio- </line>
<line> doença, for considerado incapaz para o traba*ho * insuscetível de reabi*it*ção para o exercício </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> Compre**dido co** * *e*soa le*a*men*e investida e* *argo de pr*viment* efetiv*, in*erida em </line>
</par>
<par>
<line> espaç*s de trabalho no âmbito d* Admin*st*ação Pública, sej* ela dire*a *u indi*eta, conforme Le* Federal </line>
<line> 8112/90 (BRASIL, 1988, 1990). </line>
<line> Rev. F*A, Ter*sina *I, v. 17, n. *2, ar*. 9, p. 176-199, de*. 2020 www*.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. C. *aro, V. A. T. Arakawa, E. V. B. Andra*e </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> *e atividade *ue </line>
<line> l*e gar*nt* a *u*sis*ê*cia enquanto *ermanecer ne**a cond*ção (**ASIL, </line>
</par>
<par>
<line> 1991). </line>
</par>
<par>
<line> No *NSS, a aval*ação para a conc*ssão de*te ben*fício especificamente é es*r**amente </line>
<line> mé*ica, su*eita a ho*olog*ç*o de outro médico perito, a fim *e r***ficar ou não a sugest*o de </line>
<line> invalidez verif*c*da atrav*s de per*cia na *u** co*statou-s* possív*l incapacida*e irr***rsível </line>
</par>
<par>
<line> * permanente do segu*ado (BRAS*L, </line>
<line> 2018). Desde 201*, o INSS *á **m desenvolvendo </line>
</par>
<par>
<line> *edida* p*ra revisar os be*efício* de </line>
<line> longa d*ração, através do P*ograma de Revisão </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> Benef*cios </line>
<line> por Incapacidade (PRBI) *nstituído </line>
<line> pela *esoluç*o </line>
<line> nº 544 /*RES/*NSS, de 9 </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> agos*o de 2*1* (BRASIL, 2*16). Atrelada a esta leg*s*ação, a M*dida *ro*isória 767 </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> jan*iro de 2017, transfo*mada n* Lei 1345*/20*7, determinou que a reav*liação </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> ben*f*cios por *ncapa*ida*e compreendidos em apo*e*ta*oria por i*vali*ez e au*ílio-doença, </line>
<line> passasse a se* re*lizada com m*i*r rig*r, tendo *m v*sta *ue prevê que o segur*do, em ambos </line>
</par>
<par>
<line> casos, s*ja convocado a *ualquer momento </line>
<line> *elo INSS para p*r*cia médica, </line>
<line> incl*indo neste </line>
</par>
<par>
<line> f*uxo </line>
<line> *s benefíci*s con**didos </line>
<line> administrativame*te ou </line>
<line> judic*almen** (BRAS*L, 2017). De </line>
</par>
<par>
<line> acord* com os dados re*entes divulgados pela Previdênc*a, em vinte dias, a *ada dez pessoas </line>
</par>
<par>
<line> que passaram pela perícia méd**a de **avaliação, sete </line>
<line> tivera* se** bene*ícios cancelados </line>
</par>
<par>
<line> (ECONOMIA UOL, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> No RPPS, o auxílio-doença é consid*ra*o *m di*eito do segura*o * partir do *ome*to </line>
<line> em que for constatada sua incap*cidade permanente e a impossi*ilida*e *e *eabilitaç*o, </line>
<line> d*vendo o adoeciment* ser irrever**vel e inc*p*citante ao *onto ** comprometê-lo total*e*te </line>
<line> para o cargo que ocupa (S*O JO*É DO RIO PRETO, 2001). O benefí*io po*e ser re*uerido </line>
</par>
<par>
<line> *elo </line>
<line> próprio segurado bem </line>
<line> como por indicação </line>
<line> do médico </line>
<line> perito e equipe *ransdisciplinar, </line>
</par>
<par>
<line> c*mposta *or *ssist*n** so*ial, *sicólogo e terapeuta ocupaciona*, dura*te o gozo de *uxí*io- </line>
<line> *o*nça. Em ambas as possibilidad*s, a i*d*ca*ão pr**su*õe avaliação *a equ**e e do pe*ito, </line>
<line> send* re*lizad* posteriormente uma ju*t* *édica, composta p*r 3 p*ritos, para *valiação dos </line>
</par>
<par>
<line> quesitos, a </line>
<line> q*al *ep*nderá da aprovação da m*ioria dos *édicos. Anu*lmente, aposentados </line>
</par>
<par>
<line> por invali*ez e p*nsion*sta* inválidos sã* *ubmetid*s an*almente a um ex*me médico </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> rea*aliação, com e*ceção d*queles c** cinquent* e cinco anos ou mais d* idad* e c*m *ais </line>
<line> d* qu*nze anos de vigênc*a do ben**ício *e apose**adoria por inva*id*z ou *o a*xíli*-doe*ça </line>
<line> q*e a preced*u; ou *pós completar*m se*senta anos de i*ad* (SÃO JOSÉ DO RIO P*ETO, </line>
<line> 2018). </line>
</par>
<par>
<line> N* contexto </line>
<line> do R*P*, um levantamen*o revela que a maior*a dos b*neficiados </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> *posentadoria por in**lidez s*o hom**s, apresent*ndo p*edo*inânc*a das doenç*s do *ist*ma </line>
</par>
<par>
<line> osteomuscular (DO) </line>
<line> * t*cid* </line>
<line> con**ntiv*, se*uid*s das </line>
<line> doenç*s do *parel** circu*atório </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Tere*ina, v. *7, *. *2, art. 9, p. 176-199, de*. **20 </line>
<line> ww*4.fsanet.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *erfil Sociodemogr*fico e *e S*ú*e de Ser*i**res Públi*os Aposen*ados por In*alidez </line>
<line> 181 </line>
</par>
<par>
<line> (DAC), </line>
<line> neoplasias, tr*nstor*os mentai* * compo*ta*entais (TMC), entre ou*ras (M*PS, </line>
</par>
<par>
<line> 20*4). No contexto *e s*rviços públicos, f*ram identificado* *studos do municípi* de </line>
<line> São </line>
</par>
<par>
<line> Lu*s/MA e d* Estado do *io de Janeiro, co* perfis diferen**s de aposentad*s por *n**lid*z. </line>
<line> * p**mei*o ve***icou uma alta inc*dência de aposentadori** devido a neopla*ias, seguidas *as </line>
</par>
<par>
<line> DAC e DO, *dade en*re 61 70 anos, *revalecendo e </line>
<line> sujeitos d* </line>
<line> sexo feminin* * cargos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> agente admin*strativo, </line>
<line> professor, auxi*iar ** serviç*s </line>
<line> gerais </line>
<line> entre outro* (ALMEIDA et al., </line>
</par>
<par>
<line> 2016). Por su* vez, o segundo id*nti*icou a p*eponderância d* s**eitos do sex* feminino, em </line>
<line> que os TMC *oram a primeira causa de invalidez em todos os ano*, a*sim como para to*os os </line>
<line> cargos e**u*ad*s (FER**IRA, 2010). </line>
<line> O Brasil é um p*ís *arente de estudos sobre as *ausa* de aposenta*oria po* i*validez </line>
<line> no âmbito da previdên*ia *ocial, especi*lm*n*e quando s* trata dos RPP* (*OMES; F**O*I; </line>
<line> RIBEIRO, 201*). Igualmente escassos são *s *ist*mas de **formação em saúde do servidor </line>
<line> n* âmb*to do S*rviç* Públi** (A*MEIDA et al., 2016) bem como dados consoli*a*os sobre </line>
<line> e*se gru*o *e trabal*a*ores no pa*s (CUNHA; BLAN*; BOING, 200*). Assim, con*iderando </line>
<line> a necessida*e de ** **ordar di*cussões a res*eit* da *posentadoria por inv*lidez ** âmbito de </line>
<line> um RPPS, levantou-se *omo questão a que este est**o prete*de resp**d*r: *ual o perfil </line>
</par>
<par>
<line> s*ciodemo*ráfic* d* sa*d* dos apos**tados e </line>
<line> por inva*id*z de um RP*S de </line>
<line> uma cidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> médio porte *o in*erior *o *st*do de São Paulo. O o*j*tivo deste *studo é ident**icar o p*rfil </line>
<line> soc***emográfico e *e **úde **s ap*sentados por inv*li*ez de um RPPS. </line>
<line> * METODOLOGIA </line>
<line> E*te trabalho consiste em um **tudo ex*l*rat*ri* descritivo, desenvolvido a p*rtir de </line>
</par>
<par>
<line> um estudo documental </line>
<line> de 1*1 *rocessos *e aposenta*orias por inva*idez de um RP**, </line>
</par>
<par>
<line> responsável pe*a gestão das apos*nt*dori*s dos servidores públicos da P*e*eitura Municipal, </line>
</par>
<par>
<line> Câmara Municipal e A*tarqu*as de </line>
<line> uma cidad* d* *édio porte do </line>
<line> i*te*ior do **t*do </line>
<line> de </line>
<line> São </line>
</par>
<par>
<line> P*ulo, cuja *opulação m*dia é de **0.00* a *00.000 habita*tes. </line>
<line> *re*iamente a qualquer **ocedimento de col*ta e análise das i*formações, es*e estud* </line>
</par>
<par>
<line> ob*eve a autori*ação *ormal da superin*en*ência do referido RPPS, via do*umento* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comunicação interna do próprio serviço. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a s*le*ão dos documentos </line>
<line> relacionados aos segura*os </line>
<line> aposent*dos por </line>
<line> **validez </line>
</par>
<par>
<line> considerou-se enq*an*o critério de i*c*usão: *er*idores cu*as tram*tações já tiv*s*em recebi** </line>
<line> o ato *oncessóri* do benefíc*o *té nov*mbr* de 2016; e exclusã*: aposentad*s por invali*ez </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 12, art. 9, p. 176-199, dez. *020 *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. C. Caro, V. A. T. Arakawa, *. V. B. Andrad* </line>
<line> 1*2 </line>
</par>
<par>
<line> em situ*ç*o de inat*vidade devid* ao falecim**to ou rev*r*ão da *posentadori*, </line>
<line> considerand*-se como r*ferência o mês de novembro d* ano de 2016. </line>
<line> O levan*ame*to *ocumental foi reali*ado no s*st*ma *nf*rmatizado utilizado pelo </line>
<line> re*i*e d* previdê*cia do referido municí*io, i*tit*l*do ASPPREV, o q*al *onsiste *m um </line>
</par>
<par>
<line> sis**ma de ges*ã* previdenci*ria e serviços e </line>
<line> que </line>
<line> co**ém dados dos *egurados </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> a*ualiz*ção *eriódica (ASPPREV; 2016); e no* p*ocess*s fí*icos de aposen*ado*ia por </line>
<line> invali*ez dos **gur*d**, * qual * com*o*to po* toda a documentaç*o rela*ionada à tramitação </line>
<line> da aposentadoria. No sis*ema s*pr*citado foram co*etados *ados re*ere*te* ao perfil </line>
</par>
<par>
<line> sociodemo*ráfic* dos aposentados </line>
<line> por invalidez, a saber: i*ade atual, idade </line>
<line> em que se </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> benef*cio t**e início, </line>
<line> sexo, cargo, tempo de ben*fício, tipo </line>
<line> de aposentadoria, </line>
<line> renda. Já </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> segundo for*m coletados da*os ref*ren*es ao **rf*l de **úde, de fo*ma a ident*ficar a doença </line>
<line> que ocasionou a aposentadoria. </line>
<line> Inicialmen*e foi realiza** o lev*ntamento de to*os os aposentados por invalidez q*e </line>
<line> esti**ssem cadas*rado* no sis**ma AS*PREV, dentre os quai* foram identi*icados 126 </line>
</par>
<par>
<line> segurados. </line>
<line> Após a ve***icação dos c**térios de inclusão e exclu*ã*, foram </line>
<line> *xcluído* 25 </line>
</par>
<par>
<line> *rocessos em razão de não *ontemplarem as propostas deste e*tudo, rest*ndo u* *otal de 101 </line>
<line> proc*ssos de aposentados por invalid*z. Estes pro*essos foram seleci*nados para o est*do, </line>
<line> **ndo os dados co*hidos nos registros e*etrôn*cos d* siste*a ASPPREV e nos document*s </line>
</par>
<par>
<line> *os respectivos proce*sos físicos. Toda a coleta de </line>
<line> da*os *oi realizad* entre o*tubro </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> novembro de 2*16. </line>
</par>
<par>
<line> **ra anális* do* dados cole*ados </line>
<line> u*ilizou-se a análise descri*i*a s*mples *is*ndo ao </line>
</par>
<par>
<line> estud* </line>
<line> das variáveis ana**sad*s, * fim </line>
<line> de real*zar * cálculo do m*nimo, máximo, média e </line>
</par>
<par>
<line> de*vio *adrão de algu*as var*á*eis, sendo os primeiro*, res*ectivamente, o menor e o maior </line>
</par>
<par>
<line> v*lor e*tu*ados; enq*anto os </line>
<line> últi*os a medida de c*nt*ali*ade e a medi*a d* d*sper*ão dos </line>
</par>
<par>
<line> dados (MORETTIN; BUSSAB, *00*). Os d*dos c*l*tados f*ram tabulad*s em plani*has do </line>
<line> pr*g*ama Micros**t Excel®. Sequen*ialmente, os dados q*antitativ*s fo**m submetidos a </line>
</par>
<par>
<line> testes est*tístico* </line>
<line> *e análise *e*cr*tiva e, p*r *im, o* resultados for*m apresentados </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> auxílio de figuras * tab*las para melhor compre***ão. </line>
<line> 4 *ESUL*ADOS E DISCUSSÕ*S </line>
<line> *bs*rvou-se que os aposentados por invalidez tinh*m * média de idade de 61,9 anos, </line>
<line> se*do predomin*ntem*nte *o sexo feminino (78%), em maio*ia, aux*liar*s de serv*ços ge*ais </line>
</par>
<par>
<line> (ASG) (27,7%) * pro**ssor*s do ens*n* bá*i*o (PEB) (2*%) (Tabe*a 1). Ob*ervou-se </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere**na, v. 17, *. 1*, art. 9, p. 176-199, *ez. 2020 w*w4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *erfil Sociodemográfico e *e Saúde *e Se*vidores *úblic*s A*osentado* por Invalidez </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> maior número de mulh*res e* divers*s cargos, como AS* (n=27), PEB (n=22), auxiliar de </line>
<line> en*ermage* (*ux En*) (n=9) e *entista (n=3); ao con**ário do cargo dos motoristas qu* eram </line>
<line> t*d*s do sexo masculino (n =8) (Fi**ra 1). </line>
<line> Tabela 1 - D*dos sociodemográficos dos segurados </line>
</par>
<par>
<line> n=101 </line>
<line> *ínimo/Máxi** </line>
<line> Média (DP) </line>
</par>
<par>
<line> Idade *tu** (anos) </line>
<line> 44/82 </line>
<line> 61,9 (8,5) </line>
</par>
<par>
<line> n=*01 </line>
<line> Classifica*ã* </line>
<line> % (n) </line>
<line> F*mi**no </line>
<line> *8 (79) </line>
</par>
<par>
<line> S*xo </line>
<line> M*scu*ino </line>
<line> 22 (2*) </line>
<line> Auxi**ar de Serv*ç*s G*rais </line>
<line> 2 7 ,7 ( 2 8 ) </line>
<line> Pro*es*or d* Ensino Básic* </line>
<line> 2 1 ,7 ( 2 2 ) </line>
<line> Auxiliar de Enferm*gem </line>
<line> 1 0 ,8 ( 1 1 ) </line>
<line> Mo*orist* </line>
<line> 7,9 (8) </line>
</par>
<par>
<line> Cargos </line>
<line> D*n*ista </line>
<line> 3,9 (*) </line>
<line> Agente de Saúde </line>
<line> 2,9 (*) </line>
<line> M*dico </line>
<line> 2,9 (3) </line>
<line> Outros </line>
<line> 2 7 ,7 ( 2 * ) </line>
</par>
<par>
<line> F*gura 1 - D*stribuiç*o dos apos*ntad** por *nv*lid*z **gundo o cargo e sex* (n=101) </line>
</par>
<par>
<line> Em relação a a*osentadoria, *bservo*-se idade mé**a de início do benefício ig*al a 5* </line>
<line> anos, *om pre*minê*cia de aposentador*a* que se inicia**m na faixa e*ár*a entre 50 e 59 *nos </line>
</par>
<par>
<line> (*9%). * tem** de con*essão do benefício </line>
<line> apresentou m*dia </line>
<line> de 7,5, send* que a m*i*r*a </line>
</par>
<par>
<line> recebe proven*os i**eg*ais (80%). O valor médio da aposentad*ria é de 3,4 salári*s mínimos, </line>
</par>
<par>
<line> sendo * *aixa m*is </line>
<line> prevalen*e e*tre 1 a 2 salári*s mín*mos </line>
<line> (46%). A* doenças mais </line>
</par>
<par>
<line> pre*mi*entes neste es*udo f**am: o* TMC (39,6%), D* (21,7%) e DAC (1*,8%) (Tab**a 2). </line>
<line> R*v. FSA, Teresina P*, v. 17, n. 12, art. 9, p. 1**-199, dez. 202* www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. C. C*ro, V. A. T. *ra*awa, E. *. B. Andrade </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> Ta*ela 2 - Dados r*lacionados * aposentadoria (n=1*1) </line>
</par>
<par>
<column>
<row> n=101 </row>
<row> Id*de de i*íc** da aposentadori* (an**) </row>
<row> Temp* de benefício (a**s) </row>
<row> Valor da apo*entadoria (salários m*nimos) </row>
<row> *=101 </row>
<row> Idad* de início da *posentad*ria por fa*xas etárias </row>
<row> *ipo d* ap*sent*doria </row>
<row> V*lor ** apo*e*ta*oria (salá*ios *ínimos) </row>
<row> Doenç*s </row>
</column>
<column>
<row> Mínimo/Máximo </row>
<row> 30/69 </row>
<row> 0/50 </row>
<row> 1/12 </row>
<row> Classificaç*o </row>
<row> 30 a *9 </row>
<row> 40 a 49 </row>
<row> 50 a 59 </row>
<row> 60 a 69 </row>
<row> Integral </row>
<row> P*opo***onal </row>
<row> Entre 1 e * </row>
<row> Entre 3 e 4 </row>
<row> Entre 5 e 6 </row>
<row> Acima de 6 </row>
<row> T MC </row>
<row> DO </row>
<row> DAC </row>
<row> Neoplasias </row>
<row> Doenças d* olho </row>
<row> Outras </row>
</column>
<column>
<row> *édia (*P) </row>
<row> 54 (8,*) </row>
<row> 7,* (8,4) </row>
<row> *,4 (2,4) </row>
<row> % (n) </row>
<row> 3 (3 ) </row>
<row> 29 (29) </row>
<row> 39 (*0) </row>
<row> 29 (29) </row>
<row> 80 (81) </row>
<row> *0 (20) </row>
<row> 46 (**) </row>
<row> 30 (30) </row>
<row> 1* (10) </row>
<row> 14 (1*) </row>
<row> 3 9 ,6 ( 4 * ) </row>
<row> 2 1 ,7 ( 2 2 ) </row>
<row> 1 7 ,8 ( 1 8 ) </row>
<row> 7,9 (8) </row>
<row> 4,9 (5) </row>
<row> 7,9 (8) </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Os T*C (n=33), *O (n=19), DAC (*=*2), neoplasias (n=8) e doen*as do *lho (n=4) </line>
<line> apre*en*aram maior distribui*ão entre o sex* fem*nino, *nquanto as doença* e*dócrinas (n=2) </line>
<line> e doenças *o sis*ema nervoso (*=2) apresentar** maior incidência no sexo m**cul*no (Figura </line>
<line> 2). *s TM* e as DO fo*am mais fre*uentes entre o* A*G (n=9; n=8), P*B (n=*; n=4) e </line>
<line> auxiliare* de e*fe*m*ge* (n=6; n=4); enqua*to as DAC f*ra* mai* obser*ad*s *ntre os ASG </line>
<line> (n=7), motoristas (n=4) e PEB (n=3) (Fi*ur* *). </line>
<line> Fig*r* 2 - Distribuição d*s aposent*dos por *nvalidez segundo o CID e sexo (n=101) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 12, art. 9, p. 1*6-199, dez. 2020 </line>
<line> www4.*sanet.com.b*/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *erfil Sociodem**ráf*co * de S*úde de Servid*res *úblico* *posent**o* por Invalidez </line>
<line> 185 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 3 - Distribuição dos aposent**os por inva*idez *egundo * CID e cargo (n=10*) </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 A apose*ta*ori* *or incap*cidade e **as possíveis relações </line>
<line> Os TMC *oram a primeira ca*sa geral de aposenta*ori*s *or inval*dez deste estudo, </line>
<line> especialmen** e*tre as *ulhe**s e entre o* carg*s de ASG, PEB e aux***ar*s de enf*rm*gem. </line>
<line> Es*a realidade co*robo** com um es*udo realizado *o se**r pú*l*co q*e identificou os TMC </line>
</par>
<par>
<line> como </line>
<line> a </line>
<line> primei*a ca*sa *e i*valide* *m **d*s os anos analisa*os, principalmen*e ***r* a* </line>
</par>
<par>
<line> mulher*s e em ca*gos semelhantes (FE*REIRA, 2010). No* úl*imos anos, a Organização </line>
<line> Mundial *a Saúde (OMS) vem apont*ndo um aumento d* i*ci*ência dos TMC *o universo do </line>
<line> trab*lho (BRASIL, 2*01; BRA*IL, 2015). Au**res têm aponta*o *elaç*es e*tre o traba**o * o </line>
</par>
<par>
<line> adoecimen*o psíquico, *uge*i*do *ue tais </line>
<line> do**ças </line>
<line> sej*m secund*ri*s a fatores re*ativos </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *est*o do *rabalho *a </line>
<line> atualidade bem como as e*igências c*ntemporânea*, re*ercuti*do em </line>
</par>
<par>
<line> aumento d* estre*se do t*ab*lh*dor (JA*QUES; AMA**RRAY, 200*; ALVES, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> A *reeminência de TMC como *au*a de apos*ntado*ia por *nva*idez </line>
<line> entr* os </line>
</par>
<par>
<line> p*ofessores *est* estu*o *orr*b**a c*m est*d** nac*onais e in**rn*cionais que apresen*a*am </line>
<line> altos **dices *e TMC e**re profissionais de*sa categor*a, aposenta*os por motivos d* doe**a </line>
<line> (MAGUIRE; O\CONNELL, 2007; SANTOS; SIQU*IR*, *010; ALMEIDA et a*., 2016). </line>
</par>
<par>
<line> A*tores tê* apontado a r*lação entre o adoeciment* *s*quico e es*a categoria </line>
<line> p*ofissional </line>
</par>
<par>
<line> (GA*PARIN*; BARRETO; ASSUNÇÃO 20*5), o que p*e*sup*e ser desdobramentos de </line>
<line> *ara*terí*ticas in*rent*s ao *esga*te da profissão, c*mo é o caso da ex*ustã* emocional qu* </line>
</par>
<par>
<line> r*per*ute no quadro *e b*rnout (BERNARDO *t al., 20**). O**ra possível </line>
<line> justif*cativa é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> estrutu*a </line>
<line> da e*ucaç*o pública brasileira e* razã* do comprometimento da* condições </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tra*a*ho diante d* uma *strut*ra f*sica e pe*agógica d*ficitária (SILVA e* al., 2012). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 17, *. 12, art. 9, p. 176-199, d*z. 2020 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. C*ro, V. A. T. A*akaw*, E. V. B. Andr*de </line>
<line> 186 </line>
</par>
<par>
<line> *s TMC também f*ram a pr*ncipal c*usa de aposentado*ias p*r inva*idez entre ASG. </line>
</par>
<par>
<line> Si*ilarmente, aut**es têm apontado al*os índices dessas doen*as </line>
<line> en*re t*abalhadores </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> menores índices de escolaridade, como é o caso dos *rabalh*dores ru*a*s, </line>
<line> agentes </line>
</par>
<par>
<line> comunitários </line>
<line> *e s*úde, mot*ristas * cobra*o*es (SANT**; SIQUEIRA, 201*). Condiçõe* </line>
</par>
<par>
<line> r*laciona*as ao trabalho *ão possíveis fatores r**ac*on*dos ao adoecim**to </line>
<line> desses </line>
</par>
<par>
<line> trab*lhador*s, co*o a roti*a, a demanda, a exigência, o c*ntr*le, o p*o*esso *e *ra*alho e as </line>
</par>
<par>
<line> condiç*es ambientais </line>
<line> (SANTOS; SIQ**IR*, </line>
<line> 2010). Aspe*tos re*aci*nados aos suje*tos </line>
</par>
<par>
<line> ta*bém pod*m ex*lica* a presença d*s T*C entre </line>
<line> es*es </line>
<line> *rupos, co*o as cond*ções </line>
</par>
<par>
<line> s*cio*conômicas, a *aix* esco*a*idade, o sexo feminino, e a dificu*dade no acesso a bens d* </line>
<line> con*umo (SANTOS; SIQ*EIRA, 2010). </line>
<line> Contrariamente *o p*rfil de aposentados p*r invalidez da noss* amostra, dados </line>
<line> nac*o*ais do RGPS re*el*m as DO como a p*in*ipal causa de *n*ap*cid*d* *er*anente *ara o </line>
<line> *rabalho, especialmente entre *om*ns (MTPS, 20*4; B*ASIL, 2015). A discrep***i* *ntre * </line>
<line> s*tor púb*ic* e o RGP* pode *er um reflexo ** di*er**ça *ntre as ativi*ades *on*empla*as nos </line>
<line> setores priva*o e públic* após o process* de terceirização. *o Brasil, *sse *roc*sso iniciou-se </line>
<line> na década de 1980 como um* prática ainda restrita às neces*idad*s *as empresas *e subst*tuir </line>
</par>
<par>
<line> t*abal*adores em p**íodos curtos ou deman*as sazonais, pr*pagando-*e </line>
<line> na década de 1990 </line>
</par>
<par>
<line> c*m a adoção dos contratos mais *lexívei* d* t*abalho (COS*A, 20*7). Ass*m, alguns </line>
</par>
<par>
<line> ser*iços e fun*õ*s relacionadas a a*ividades-mei* deixa*am </line>
<line> de ser provid*s atra*és </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *on*urs* *ú**ico nos últimos *nos (SANTOS; CAMA*GOS, 201*). No RPPS d*s** estudo, </line>
<line> os cargos de meren*eira; coletores de lixo; m*toris*as * auxiliares de serviços gerais foram </line>
<line> extintas do quadro e*e*ivo, respe*tiv*men*e em 19*7, *99* e 2001 (S*O JOSÉ DO RIO </line>
</par>
<par>
<line> PRETO, 1997; 1*99; 2*01), lo**, restaram a*enas *erv*dor*s nesses cargo* </line>
<line> ingressados </line>
</par>
<par>
<line> anter*o*mente a tais datas. </line>
</par>
<par>
<line> Embora Ma*tins (2001) ap*nte como </line>
<line> *a**agem </line>
<line> d* terc*irização o </line>
<line> maior co*trol* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> qualid*** dentro da em*res* bem como a di*inuição de </line>
<line> encargo* trabalhistas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> previden*iários, autores apo*t*m uma relação </line>
<line> direita ent*e o </line>
<line> adoecimento * as co*diç*es </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tr*balho </line>
<line> das categ*rias de trabalhadores ter**i*i*a*os, já que </line>
<line> ent*ndem *** esse *rocesso </line>
</par>
<par>
<line> *esenca*eia re*açõe* de tr*b*lho *lex*veis e precárias, implicando na saú** do trabalhador </line>
</par>
<par>
<line> (SEVERIAN*; *ACÊDO, 2015). Logo, o aumento das terceirizações na década de 1*9* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> se*s efeitos negativos apontado* podem ser po*síve*s razõ*s p**a o cres*imento n* núm*ro d* </line>
</par>
<par>
<line> aposentad*ri*s ocasionadas **r DO </line>
<line> na segunda m*tade da década de 1990 no país </line>
</par>
<par>
<line> (SAM*AIO et al., 2*03). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, *. 12, ar*. 9, *. **6-199, dez. 2020 </line>
<line> www4.f*anet.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Perfil So*io*emográf*co e d* Saúde de Servid*res Públicos Aposentad*s por I*valide* </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> As *O fora* a seg*nda ca*sa de aposentado*ias por inv*l*dez entre os ASG </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> p**sente estudo, corroborando com estud** que *ambém apre*en**m a preeminên*ias des**s </line>
<line> entre trabalhadores com *a**a escolar*dade (FERR*IRA, 2010; SA*P*IO et al., 2003). Isso </line>
<line> pode ser reflexo de di*ersos aspectos do trabal*o, com* os esfor*** repe*itivos, exigência de </line>
<line> força, ex*osiçã* à vibração e ao frio, sobrecarga cont*nua das estruturas an*tômicas ** falta </line>
</par>
<par>
<line> de tempo para s* recuperar, *re*ispondo lesões por esforços repetiti*o* </line>
<line> (*ER) e dist*rbios </line>
</par>
<par>
<line> o*t**mus*ulares rel*cion*dos ao </line>
<line> trabalho (DORT) (BRASIL, 2*01). Outra </line>
<line> *os**ve* </line>
</par>
<par>
<line> justi*icativa </line>
<line> são as condições ina*equadas </line>
<line> de </line>
<line> **ab*lho, como *spaço físico e *mbien*e </line>
</par>
<par>
<line> t*rmico, e as*e*tos da org*n*z*ção do trab*lho (VALENÇA; ALENCAR, 20**). </line>
<line> As a*osentadorias por incap*ci*ade entre p**f*ssi**a*s com *aix* quali*i*ação neste </line>
<line> estudo tamb*m foram rep*rta*a* em outro e*tudo *m que a maior*a dos apos*ntados por </line>
</par>
<par>
<line> i*va*idez </line>
<line> era </line>
<line> advinda de cargos c*m </line>
<line> altas e**gências físic*s, *obretudo relacionada* </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> presta**o de serviço for* do órgão (SANTOS et al., 2013). Essa real*dade pode *er exp**cada </line>
</par>
<par>
<line> pel* baixa e*cola*i**de desses </line>
<line> sujeit*s, que * con*ide*ada um </line>
<line> dos pr*n*i*ais </line>
<line> fatores </line>
</par>
<par>
<line> dificu*tador** </line>
<line> n* retorno ao trabalho após o adoecimento </line>
<line> (TOLDRÁ </line>
<line> et al., *010). Isso </line>
</par>
<par>
<line> de*orr* dos déficits fu*c*ona** e a *e*atual*zação das habilidades e co*hecimentos entre esses </line>
</par>
<par>
<line> sujeit*s (YENG *t al., 2001) o* p**a *xp*r*ê*cia restrita cargos que **ssu*m a </line>
<line> gra*de </line>
</par>
<par>
<line> exigê*cias de esf*rço fís*co em d*trimento do in*electual, o que se torna um *mpecilh* para a </line>
<line> *einserção em caso* de pessoas co* limit*ç*es fís*cas */** deficiências (*ELTRONE; </line>
<line> ALM*IDA, 2010). Po* outro lado, sujeitos *om piore* estados *e saúde ou incapac*dade, mas </line>
</par>
<par>
<line> com maiores nív*is d* escolaridad*, apre*entam mai* ch*nc*s d* serem reinseridos e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> perm*necere* no trabalh* após rem*nejamento p*ra outra fun*ão (MCDONOUGH, 2001). </line>
</par>
<par>
<line> De fo*ma geral, os dado* do no*so estudo d*monstram um p*rfil d* doen*as crônica* </line>
</par>
<par>
<line> *ntre o* aposentad*s </line>
<line> por inv*li**z deste *studo. Co*roborand* com esses achad**, autores </line>
</par>
<par>
<line> indicam que ** Brasil essas doenças represent*m a pr*meira c*usa de mo*bidade </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> mo**alida*e, sendo a maio*i* in*ap**itante para o trabalh*, a p*incípio *e maneir* temporár*a, </line>
<line> com poss*veis desdobramentos em situações de inva*idez e ap**entadorias preco*es (*ILVA </line>
<line> et al., 2*03; MOURA; *ARVALH*; SILV*, 2007). Possíveis *spe**os re*aci*na*os a e**as </line>
</par>
<par>
<line> questões o process* *e industrialização e u*banizaçã* nas ú**imas *écadas; **dan*as no é </line>
<line> perfil epidemiológ**o, com redução nas *oen*as i*fec*iosas e parasitárias, em detrimento *o </line>
<line> aumento s**nificativo *as doe**as *rô***as não tran*mis*íveis (MOURA; CARVAL*O; </line>
<line> *ILVA, 2007); e o process* *e en*elhe**mento *opulac*o*al e ao aumento da expectati** de </line>
<line> v*da (FÉLIX; CATÃO, 2013). </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* *I, v. *7, n. *2, art. 9, *. 176-1*9, *ez. **20 www4.fs*ne*.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. Caro, V. A. T. *r*kawa, E. *. B. And*ade </line>
<line> 188 </line>
</par>
<par>
<line> Também **servou-se * preeminên*ia de apose*tados por inv*lidez d* sexo feminino, </line>
<line> *en*o a m*ioria de cargos consid*rados tipic**ente feminino*, **mo auxiliar de serv*ços </line>
<line> gera*s (ASG), principa**ente dest*n*d* a *tivida*e* de manu*e*ção e l*mpez*; e de cargos no </line>
</par>
<par>
<line> cont*xto ** educa*ão e saúde, res*ectivamente, PEB e auxiliares *e </line>
<line> enfermagem e dentista. </line>
</par>
<par>
<line> *ef*rçando esses achado*, evidênc**s apo**am que, a despe*to do aume*to d* partic*pação da </line>
<line> mulh*r no *nive**o *o trabal*o, a a*uaçã* desta na últim* década ainda era expressiva*ent* </line>
</par>
<par>
<line> mais *requen*e em carreiras t*picament* </line>
<line> femin*nas, </line>
<line> princi*almente na* *re*s </line>
<line> *a saú*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> educaç*o, *m ca*gos d* profess*r*, </line>
<line> secre*ári* enfermeira (90%) (MADALOZ*O, 2010). e </line>
</par>
<par>
<line> I*so reforça a lógica </line>
<line> *e </line>
<line> que cabe *o* homens tarefas </line>
<line> q** </line>
<line> ger*m ma*s retornos *con*micos, </line>
</par>
<par>
<line> *nquanto às mulhe*es as tarefas que tenham ligaçã* com o lado cuidado*o, amoroso e altruísta </line>
<line> "feminino", demonstrando que *al hi*rarqui*ação ainda nã* fo* superada (SOUZA; GUE*ES, </line>
<line> 201*). </line>
<line> A predominância de suj**tos d* sexo feminino e* nosso estudo é *e*orçado *or outros </line>
<line> estudos *o âm*ito do serviço púb*ico bra*ileiro (FERREIRA, 2010; ALMEIDA et al., *016), </line>
<line> diferent***nte do per*il o*servado no R*PS, no qual predomina* s**eitos d* sexo m**culino </line>
</par>
<par>
<line> (M*PS, 2014). Es*a dis**epâ*cia entre *er**ço público e o RGPS pod* ser e*plicada o </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> preemi*ência da *ulher n* ser*iço público </line>
<line> brasile**o (I*GE, 2012); e pelo aumento </line>
</par>
<par>
<line> expressivo </line>
<line> da participação desta nesse co*texto e no merc*do de trabalho em </line>
<line> geral *os </line>
</par>
<par>
<line> últimos *nos (MADALOZZO, 2*10). </line>
<line> E*se *ator tem con*ribuído para o acúmulo </line>
<line> de papéis </line>
</par>
<par>
<line> pela mulher, </line>
<line> qu*, além </line>
<line> da participação no mercado </line>
<line> de **abalho, respon**bil**a-s* por </line>
</par>
<par>
<line> ati*idades doméstic*s e *uida**s c*m a família (*ADALOZZ*; *ARTI*S; SH*R*T*RI, </line>
</par>
<par>
<line> 2*10), *omo </line>
<line> ou*ro *e*lexo </line>
<line> d* hierarquia de gênero no universo *o trabalho (S*UZA; </line>
</par>
<par>
<line> GUE*ES, 2016). Cons*quenteme*te, tal acúmulo de papéis deco*re*tes da dupla jo*nad* de </line>
<line> t*a*al**, com alto* ní*eis de est*esse, po*e ser um f*tor que contr*bui para *mpactos *a *aúde </line>
<line> da mulhe* (SADIR, BIGNOTTO; *IPP, 20**). </line>
</par>
<par>
<line> De forma ge*al, os da*os observados sugerem que *d*e*imento/*ncapacid*de do o </line>
</par>
<par>
<line> trabalhador, **it*s veze*, tr*z *omo pano de fundo *ma *elaçã* *om </line>
<line> o t*ab*lho </line>
</par>
<par>
<line> des*mpenhado e a *rga**zação/configuraç*o dos process*s no u*ive**o do trabalh* </line>
<line> (LOURENÇ*; 2*08; *NTUNES; P*AU*, 2*15). Incl*em nesse *ontext* as d*visões </line>
<line> *ssimétricas do trabalho entre os *exo*, criando e r*prod*zi*d* as desi*u*ld*des d* papéi* e </line>
<line> funções na sociedade (SOUZA; GUEDES, 2016). Logo, é possível pen*a* sobre * relevân*ia </line>
</par>
<par>
<line> de ações </line>
<line> v*ltadas m*lhoria das condições gerais a </line>
<line> ** trabal*o bem </line>
<line> co*o minimiza*** d*s </line>
</par>
<par>
<line> desig*aldades nes*e âmbi*o como forma </line>
<line> de *romoção e *revenção em saúde dos </line>
</par>
<par>
<line> *rabalhad*r*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, *rt. 9, p. 176-19*, dez. 2*20 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pe*fil *oc*odemográfico e de Saúde de Servidores Púb*icos Apo**nt*dos por Invalide* </line>
<line> 189 </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 * aposentad*ria po* i*capacidade e seus p*ssív*is desdo*rame*tos </line>
</par>
<par>
<line> *bservou-se que * *édi* de *dad* dos ap*sent*do* do n*sso e*tudo era de 61,9 anos, </line>
<line> se**o a faixa mais prevale*te de i*ício *as aposent**orias po* inv*l**ez é a *e 50 a 59 an*s. </line>
</par>
<par>
<line> *o**obora*do co* </line>
<line> *sse* est*dos, levantament*s do âmbit* públic* e *o INSS e* Rec*fe, </line>
</par>
<par>
<line> embor* t*nham suas di**renças de*o*rá*ica*, apresentaram faixas de idad*s </line>
<line> *e i*íc*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> be*efício p*óxi*as, respectivame*te, </line>
<line> 49 e 58 *nos (SANT*S et al., 2013) e 3*-58 an*s </line>
</par>
<par>
<line> (M*URA; CARVALHO; SIL*A, 2007). O início do b**efí*io tanto em nosso estudo qua*to </line>
<line> **s out*os apresentados mostrar*m-se **ecoces, sobretudo *ara os homens, que *ecessitam de </line>
<line> m*ior idade e *empo d* contr**uição com* critérios gera*s pa*a a conces*ão d* *utr** tipos de </line>
</par>
<par>
<line> aposenta*orias </line>
<line> (S*O JO*É DO RIO P*ETO, 20*1; *LMEIDA ** **., 2016; FERREIRA, </line>
</par>
<par>
<line> *010; GOME*; FIGO*I; *IBEIRO, </line>
<line> **10). Iss* é ainda m*is discrepante na aposentadoria </line>
</par>
<par>
<line> compuls*ria do s*rvi*o p**l*co, recentemente al*e*ada para 75 (BRASIL, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> O período de vigência dos benefícios do </line>
<line> nosso es*udo a*r*s*ntou mé**a *e 7,5 anos </line>
</par>
<par>
<line> *om </line>
<line> *al*r*s *ue variam d* </line>
<line> 0 a </line>
<line> 50 anos. A literatura </line>
<line> tem reconhecido o impacto *as </line>
</par>
<par>
<line> apos*n*adorias precoces no que *iz respeito a* aum**t* dos gastos *rev*denciários e </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> elev*d* impacto social e **o*ô*ico, d*terminando um imp*rtant* problema de s*úde *ública </line>
</par>
<par>
<line> (S*LVA et a*., 2003; MOURA; *ARVALH*; SILVA, </line>
<line> 20*7). Essa </line>
<line> problemática expressa * </line>
</par>
<par>
<line> em da*os do RGPS que, *m **14 con*edeu um total de 1*2.751 aposent*dorias por invalidez, </line>
</par>
<par>
<line> com *ust*s </line>
<line> aproximados </line>
<line> de * $ </line>
<line> 1 9 5 .* 2 4 .* 0 0 ,0 0 , </line>
<line> pre*supondo import*nte reper*us*ão </line>
</par>
<par>
<line> e*onômica e *oc*al </line>
<line> *a previdência (MTPS, </line>
<line> 201*). Iss* pode *er aind* m*is preocupante </line>
</par>
<par>
<line> quando se c*nsidera * </line>
<line> pr*cess* </line>
<line> d* </line>
<line> envelheciment* populaci*nal pelo qual B*asil * </line>
<line> tem </line>
</par>
<par>
<line> passado no momen*o atual, devido *o aumento da *xpecta*iva de vida (CAMAR*NO, 2002). </line>
</par>
<par>
<line> *lém d*s impact*s </line>
<line> p*evid*nciários, a ap***ntadoria po* inval*dez tam*ém </line>
<line> traz </line>
</par>
<par>
<line> imp*icações econômicas *os su*eito*, *á que muit*s suj*itos em idade produtiva *ass*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> depend*r *o bene*íci*, i*cl*sive, c*m redução da rend* f*miliar (SANTOS et a*., 2013). E*sa </line>
</par>
<par>
<line> questão foi observad* </line>
<line> em n*sso estud*, tendo *m </line>
<line> vi s t a *ue 20% dos </line>
<line> ap*sentados </line>
<line> *or </line>
</par>
<par>
<line> invali*ez recebem pr*ventos proporcionais ao te*po </line>
<line> de con*ri*uição, que pos*ivelmente o </line>
</par>
<par>
<line> im*licou em uma redução na renda familiar, </line>
<line> o </line>
<line> que pode *ambém </line>
<line> ter sido agravado co* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> maior </line>
<line> demanda de gastos *om a saúde pelo adoecimen*o. Essa situaçã* m*stra-se mais </line>
</par>
<par>
<line> *e**cada quando se consid*ra que qu*se metade da amos*r* des** estudo (4*%) rec*be renda </line>
<line> *ensal entre 1 e 2 sal*rios mínimos, *ad*s se**lha*t*s *o* **resentados n* *ontex*o *o </line>
<line> RGPS em Recif* (MOURA; C*RVAL*O; SILVA, 200*). C*ns**e*ando que o *uadro de </line>
<line> i*v*l*dez p*essu*õe * neces*idade d* maio**s cu*dados com a saúde, a **d*çã* *os provento* </line>
<line> Re*. FSA, **re**na PI, v. 17, n. 12, art. *, p. 176-199, dez. 2*2* ww*4.fsa*et.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. C. Caro, *. A. T. Ar*kawa, E. *. B. *n*ra*e </line>
<line> 190 </line>
</par>
<par>
<line> pode se* um fator demasiadamente neg*tiv*, impactando ta*bém a *aúde dos sujeitos </line>
<line> (VASCONCELOS; O*IVEIR*, 2004; MEN*ZE*, 2007). </line>
<line> Além desses aspec*os, *s atuais mudanças na *estão da apos*ntadoria por invalide* no </line>
<line> RGPS * a *minente reforma pre*idenciária n* a*ual c*njuntura econ*mica e p**ític*, pr*vendo </line>
<line> mud*nç*s nos *e*efí*io* previdenciári*s, *nc**indo por **cap**idade, podem tr*zer gran*es </line>
</par>
<par>
<line> **pactos *ociai*. Ataid*s e Santos (2017) apontam a relevância dessas medidas para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> su*te*tab***dade d* sistema previdenc*á**o que*t*o *conômi*a br*sileira, *á e </line>
<line> que apontam </line>
</par>
<par>
<line> gastos de m*i* d* 5% d* Produto In*erno Bruto (PIB) nacion** com * R*PS br*sile*ro, com </line>
<line> p*rspec*ivas de aumento nas próxim*s *écadas *evid* ao envelhe*ime*to d* pop*lação. Por </line>
</par>
<par>
<line> out*o l*do, B*schetti (2*17) most*a-s* </line>
<line> contrário a ta* proposta, já que *m seu entendi**nto </line>
</par>
<par>
<line> estas med*das não </line>
<line> beneficiam o trabalhador tampouco aumenta* * </line>
<line> qualidade de vida; pelo </line>
</par>
<par>
<line> cont*ário, *on*orrem par* a expropriação *a classe </line>
<line> que *ive do trabal*o, constituindo-se </line>
</par>
<par>
<line> como um pro*esso de s*btra*ão de direitos e retroc*sso social. </line>
</par>
<par>
<line> Pos**veis estr*tég**s para tais </line>
<line> **bates seriam os </line>
<line> inv*stimentos e* polí*icas *e </line>
</par>
<par>
<line> rea*ilitação pro*i*s*ona*, que *onsistem em es*ratég*as de respo*ta pública à p*oblemá*ica da </line>
</par>
<par>
<line> incapaci*ade, bu**ando </line>
<line> a </line>
<line> redução </line>
<line> e a superaçã* *as *esvant*ge*s prod*zidas pelas </line>
</par>
<par>
<line> incapaci*ades e prevendo o atendi*ent* inte*ral ao t*abalhador, a partir da pre*en*ã*, </line>
<line> t*atamento, reabilitação, readaptaçã* e rei*s*rção do m*smo (T*LDRÁ et al., 2010). Autor*s </line>
<line> apont*m que essas consistem *m *st**tégias p*ra lidar com a *roblemática da i**apacidade de </line>
<line> form* *m*ivalente, tanto na minimização e super*ção das des*antagens prod*zidas pelas </line>
</par>
<par>
<line> inc*pa*idades, </line>
<line> qua*to </line>
<line> na reg*lação *conómic*, p**sib*litando a redução *o te*po dos </line>
</par>
<par>
<line> benefíci** por incapacidade (MOOM; GEI*KER, ***8). A pos*i*ilidade instituci*nal de </line>
<line> *ferec*r remanejamento e reabilitação profissional é um dos fatores que inte**erem na decisão </line>
<line> do *f*stamento p*rmanente do tra*al*o (SA*PA*O et al., 2003), l*go, contri*ui para re*ução </line>
<line> das in*icaç*es de aposentad*ria por invalidez. </line>
<line> Embora o Brasil tenha ade*id* às r*comendações da ON*, OMS * *IT e *mplantado </line>
<line> pol*tica* de reabilitaçã* profi*sisonal no contexto do R**S (BRA*IL, 199*), ainda são </line>
</par>
<par>
<line> *iver*as as li*itações reportadas </line>
<line> na l**eratu*a. Autores apontam pr*blemas *o </line>
<line> pro*rama </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *eabilitação profissional do </line>
<line> INS* no que tange a centrali*açã* da av*liação </line>
<line> do p*tenci*l </line>
</par>
<par>
<line> laborativo na figur* </line>
<line> do médico, dificu**and* * *ncaminhamento </line>
<line> para a reabilitação; </line>
</par>
<par>
<line> d*ficuldades co* recursos h*mano* e materiais com par*icipaçã* restrita d* p*ofi*sion*is não </line>
<line> médicos no p*oc*sso; e a *alta de efetividade d* progra*a em te*mo* a rein*erção no trabal*o, </line>
</par>
<par>
<line> *om aus*ncia de c*ntato* presenciais c*m as empr**as </line>
<line> p*ra a reintegração des*es </line>
</par>
<par>
<line> trabalhadore* (TOLDRÁ et **., 2010). *lém dis**, aut*res *êm apontad* *rítica* no que ta**e </line>
<line> Rev. F*A, Tere**na, v. 17, n. 12, *rt. 9, p. 176-199, d*z. 2020 www*.fsan**.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *e*fil S*cio*emográfico e de Saú*e de Servidores Pú*licos Aposenta*os por Invalidez </line>
<line> 191 </line>
</par>
<par>
<line> ao </line>
<line> processo de reversão *a* </line>
<line> aposentadoria por inv*l*dez no contexto do INSS, já que </line>
</par>
<par>
<line> frequen*emen*e * *uge*t*o </line>
<line> *e r*to*no *o trabalho acontece s*m * pr*para*ão dos sujeitos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sem um programa espec*fi*o para o acompanhamento e reinserç*o labora* (*AMPANHOLI; </line>
<line> GO**EIA, 2017; ME*L*; GOUVEI*, 2017; PANCO*TI; P*NCOTTI, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> *á no serv*ço pú**ico existe * </line>
<line> previ*ão legal *a rea*ap*ação *omo u*a forma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*oviment* </line>
<line> *e carg* que prevê </line>
<line> a i*vesti*u*a do servidor em carg* de *tribui*ões </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> r*sponsabilid*d*s compatíveis co* * li*i*ação qu* te*h* sofrido *m sua capacidade físi*a ou </line>
<line> mental (BRAS**, 1*90; S** J*SÉ D* RIO PR*TO, 1990). ** RPPS em que foi realizad* </line>
</par>
<par>
<line> este estudo, a*te*iormente a 2010, a avaliaçã* dos servi*or*s públicos </line>
<line> e*ta*utá*ios dur*nte </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*ríodo de auxílio-doen*a e a *eci*ão em re*ação * aposentad*ria p** inval*dez era* </line>
</par>
<par>
<line> atrib*içõe* e*clusivam*nt* médica*. Todavi*, com inserção de profissionais da ár*a *e a </line>
</par>
<par>
<line> **r*iço so*ial, psi*ologia e t*rapia ocupacional no referido serviço, *bservou-se </line>
<line> u* a </line>
</par>
<par>
<line> *m*lia*ão dessas *valiaçõ** com resultados expressivos em *ermos de r*in*erção lab*ral dos </line>
</par>
<par>
<line> servidore* </line>
<line> at*a*és </line>
<line> *e </line>
<line> estratégi*s </line>
<line> d* *e*bilitação </line>
<line> prof*ssional, </line>
<line> e*itando </line>
<line> po*síveis </line>
</par>
<par>
<line> aposentado*i*s por inv**ide* (CARO; TA*AHASH*; AN*R**E, 201*a). Resultados </line>
<line> expressivo* *amb*m foram observados n* t*ab*lho com se*vidores co* p*ríodos prolongados </line>
</par>
<par>
<line> de af*stamen*o na autarquia (CARO; TAKAHASHI; ANDR*DE, 201*b). Isso reforça </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> relevân*i* </line>
<line> de u* trabalho multi*isciplinar, sob a p*rspectiv* de dife**ntes sabere* técn*co- </line>
</par>
<par>
<line> *ientíficos, bus*ando a superação do *o*elo es*ritamente médico volta*o à avaliaçã* </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> critérios pa*a * b*nefício (**E, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> Outra *ossível estratégia p*ra redução do* cus*os prev*denciár*os no país * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> id*nti*i*ação da* ca*sas relac*onadas ao ado*cim*nto dos trab*lh*dores be* c*mo </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> implantaç*o de políti*a* voltadas à redução desse*. Autor*s co*side*aram que identificar o* </line>
<line> *a*ores que possam pred*z*r a* ap*sentadorias por inv*lid*z constitui um grande ava*ç*, pois </line>
</par>
<par>
<line> pos s i bi l i * a </line>
<line> *ma mel*or fundamentação das </line>
<line> políticas de pr*moção e *rot*ção à saúde </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> trabalha**r, **fo*çando a necessidade da **evenç*o de a*oecime*tos e *uxil*ando *o process* </line>
</par>
<par>
<line> de planejamen*o </line>
<line> de ações voltadas à saúde *o* servidores </line>
<line> (SAMPAI* et </line>
<line> al., 2003). Essas </line>
</par>
<par>
<line> deve* inclui* a apro*imaç*o e*tre Saúd* Me*t*l e Saúde do *ra*a*hador por *e*o * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> práticas integradas, devid* à nece**idade de *omper com a ideolo**a *e que o ado**i*en*o é </line>
</par>
<par>
<line> causado unicamente *or *m qu*dro </line>
<line> de fragil*d**e *síquica, sem **nsider*r </line>
<line> *utros </line>
</par>
<par>
<line> determinantes *o processo de adoecim*nt* do *rabalha*or (*ERN*RDO et *l., *011); </line>
<line> bem </line>
</par>
<par>
<line> c*mo a g*rantia de condiçõ*s e </line>
<line> ambie*te* de </line>
<line> trabalho a*eq*ados, de *orma a pre*enir </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> s*rgimen*o de *oenças com uma abordage* focada na </line>
<line> *revenção </line>
<line> de *ncapacidades </line>
</par>
<par>
<line> (TO*DRÁ et a*, 2**0). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. **, *. 12, *rt. *, p. 176-199, dez. 20*0 </line>
<line> ww*4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. C. *aro, V. A. T. Arakawa, E. V. B. A*drade </line>
<line> 192 </line>
</par>
<par>
<line> Toda*ia, * implantaç*o dessas polí*icas voltada* sa*de do trabalha*or *o cenár** à </line>
</par>
<par>
<line> *rasileiro ainda </line>
<line> é um g*ande des*fio, *á **e existe pouco envolvimento d*s se*or*s </line>
</par>
<par>
<line> previden*iários na promoção * prevenção em saúde *o trabalhador. Contrar*amente, países </line>
</par>
<par>
<line> europeu* co*o a D*namarca, Suécia e Finlândia *uscam prevenção de adoecime*tos bem a </line>
<line> como o au**nto da qualidad* ** vida no trabalho como estratégias pa*a redução dos gastos </line>
<line> previdenciários (*ASHW, 2016). Possív*is fatores q*e i*via*ilizam inves*imentos desse tipo </line>
<line> n* âmbito brasil**ro são * f**ta de recurso* *a*er**is e humanos nos se*viços da previdên*i* e </line>
</par>
<par>
<line> de *aúd* e * falt* de integração entre *s *ifer*nt*s se*viços em s*úde </line>
<line> do traba*hador </line>
</par>
<par>
<line> (TOLD*Á et al., 2010). </line>
</par>
<par>
<line> A supera*ão d*s limitaçõ*s e difi*uldades na pr*tica </line>
<line> *a* políticas </line>
<line> de re*bili*ação </line>
</par>
<par>
<line> profissional bem como *o *ampo da promoção p*evenção em saúde d* trabal*ador e </line>
<line> sã* </line>
</par>
<par>
<line> ***nd*s dema**as do *enário *rasileiro, s*bretudo quando *e c*n*idera * gran*e *mpacto *as </line>
</par>
<par>
<line> inca*a*idades. *rata-se d* de*afio* qu* envolve* divers*s setores, </line>
<line> in*luindo a saú** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *revi*ência social, c*m e*i*ente* neces**dades em te*mos de fo*mu*ação, aprimor*m*nt* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *xecuçã* de po*ít*cas públi*as voltadas p**a ***as prá*icas. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CO*S***RAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> *ste estudo teve *or objetivo id*ntif*car o p*rfil so*iodemogr*f*c* e de *a*de </line>
<line> do* </line>
</par>
<par>
<line> *posenta*os p*r invalidez de </line>
<line> ** RPPS. Os ac*ados demonstram que os </line>
<line> segurados </line>
</par>
<par>
<line> a*osentados por invalidez do RPP* e*am preeminentemente do *ex* *eminino, com </line>
<line> i*a*es </line>
</par>
<par>
<line> que antecedem os critérios para aposentadoria voluntár*a e com longo* p*ríodos de vi**ncia </line>
<line> do* bene*í**os. Também se obser*ou que, e* maioria, adv*n*am d* cargos c*mo *uxiliar de </line>
</par>
<par>
<line> servi*os g*r**s * </line>
<line> pro****or </line>
<line> do </line>
<line> ensino in*a*til, e tinham como *atores motivado*es </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> apos*n*adoria os TMC e DO *omo motivado*es ** incapacidade par* o trabalho. </line>
<line> O e*tudo traz ref*exões sobre o ad*ecimento dos ser*idores e suas *ossí*e*s rela*ões </line>
<line> com as a*ividades laborai* e organização * *iv*são d* trabalho, destac*ndo a necessidade de </line>
<line> um **har volt*do para *ssas qu*stões através da implemen*ação de pol*ti*as públicas volt*das </line>
</par>
<par>
<line> p*ra </line>
<line> a prevenção e promoção e* s*úd* **s traba*hado*es. Ainda nesse aspe*to, </line>
<line> *ão </line>
</par>
<par>
<line> impresci*d*veis as ações </line>
<line> no âmbito da s*úde do tra*al**do* v*ltadas à reabil*t*çã* </line>
</par>
<par>
<line> p*ofissional, como um direito </line>
<line> ao traba*ho em condi*ões comp**íveis com a </line>
<line> c*pac*dade </line>
</par>
<par>
<line> f*ncion*l apresentada pelos traba*hadore*. Is*o é relevante na med*da em </line>
<line> que a garant*a de </line>
</par>
<par>
<line> boas condições de tra*alho, </line>
<line> além </line>
<line> de ser um </line>
<line> direito do </line>
<line> *r*balhador, também é u* f*to* </line>
</par>
<par>
<line> deter*inante para a prática lab*ral e prevenção de a*o*enta*o*ias precoces. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter*sina, v. 1*, n. 12, ar*. 9, *. 176-199, dez. 202* </line>
<line> ww*4.*sane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
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<line> P*rfi* Sociodemog*áfico e *e *aúde de *er*id*res Públic*s *posen*a*o* por I*vali*ez </line>
<line> 193 </line>
</par>
<par>
<line> *or ou*ro lado, também s*o obs*rva*as limit*çõe* </line>
<line> no ref*rido *stu** no que diz </line>
</par>
<par>
<line> r*s*eito às informações sob*e as atividad** desempen*adas pelos *er*idores em seus *a*gos, </line>
<line> o* nív*is de escolari*ade, o tempo *e *rabal*o no **rvi*o público, o tempo de afasta**nto do </line>
</par>
<par>
<line> tra*a*ho *or </line>
<line> auxílio-d*ença e o </line>
<line> iníc*o d* d**nça. </line>
<line> Ou*ra li*itação deste e*tudo é o fato de </line>
</par>
<par>
<line> tratar-se de u* recorte *e aposentados por invalidez que e*tav*m cadastrados com* ativo* *o </line>
</par>
<par>
<line> mê* *e novembro de 2016. Logo, foram e*cluí*os </line>
<line> todos aqueles que já *a*iam faleci*o, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> qu* po*e ter afe*a*o uma visão *ai* glob*l do p*r**l dos b**eficiários devido i*val*dez. Por </line>
<line> fim, é vál*do destacar que se tra*a de um estudo de uma *ealidade e*pecí*ica *e ser*idores </line>
<line> a*vindo* de u* ser*iço público m*nici**l, mas *ue n*o deixa de *ial**ar com outros estudos </line>
<line> n* contexto n*cio*al, sob*etu*o *qu*les no âmbit* do serviço *úblic*. </line>
</par>
<par>
<line> Fazem-*e necessários estudo* em </line>
<line> o*tros RPPS e setores públi*os, * fim d* </line>
</par>
<par>
<line> co*preend*r os as*ect*s r**acionados ao perfil socio*emogr*f*c* dos segurad*s a partir de </line>
</par>
<par>
<line> uma ava*iação int*gral </line>
<line> que co*sider* *s fato*es do *doecime*to *untamen*e com o *on***to </line>
</par>
<par>
<line> soci*l </line>
<line> do su*eito, tendo e* vista a necessidade d* se rom*er com o mode*o de avaliaç*o </line>
</par>
<par>
<line> baseado estritamente em cri*éri*s médicos/clínic*s. Esses est*dos são ess*nciais para </line>
</par>
<par>
<line> c*mparações mai* efet*vas entr* diferentes segmento* púb*icos bem *omo levantamento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> possíveis relaç*es entre adoecimento * *ra*al*o no â*bito estatutário municipal. Ade*ais, é </line>
<line> im*o*tante elen*ar a necessidade de novos e*t*dos em torno de relações estatís*ica* sob*e as </line>
<line> cau*as de adoec*mento, a*asta**nto do trabalho e d*sdobra*entos em a*osentado*i*s p** </line>
<line> invali**z, b*m com* a influê*cia de outros fatores d*t*rminan*es nesse processo. </line>
<line> R*FERÊNCIAS </line>
</par>
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<line> ALMEIDA, G. F. P. et al. Pat*lo*ias osteomusculares como cau*a de </line>
<line> aposentad*ria por </line>
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<line> 1) concepç** e planejame*to. </line>
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<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) an*lise e interpr*tação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elab*r*ção *o rascunho ou na rev*são crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) *articipação na aprovação da versão final d* manus*r*to. </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FS*, T*resina PI, v. 17, n. 12, art. 9, p. 176-199, dez. 2020 </line>
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