<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 01, art. 8, p. 169-186, *a*. 20*1 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*0.18.01.8 </line>
</par>
<par>
<line> *ma Análise Introdutória sobre u*a *ossível C*nv*rgênc** das Regiões do **asil Frente *os </line>
<line> Estados U*idos: *9*5 a 2014 </line>
<line> An *ntroductory **alys*s of the Po*sib*e Conv*r*ence of *he Regions of Brazil *ga*nst the </line>
<line> United S***es: 1985 to *014 </line>
</par>
<par>
<line> George Henr*que de Mou*a Cunha </line>
<line> Dout*rado Em Economia *el* Universidade d* Brasília </line>
<line> *ro*essor do **ograma *e P*s-Graduação *t**cto Sens* em Desenvolvime*t* Regional *a UNIALFA </line>
<line> E-m*il: georgehmc@outl*ok.c*m </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Ge*rge *en*ique *e Moura Cu*ha </line>
<line> *d*tor-Chefe: *r. To*ny Kerley de Al*ncar </line>
</par>
<par>
<line> Campus Universitário Dar*y Ribeiro, - qd-606 *d-*0* - - </line>
<line> R*dr*gues </line>
</par>
<par>
<line> *sa N**te - Brasília, DF -Br*s*l. </line>
<line> Art*go recebid* em 21/09/2**0. *ltima </line>
<line> versão </line>
</par>
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<line> recebida e* 07/10/2*2*. Aprovado ** 0*/10/2*20. </line>
</par>
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<line> Avali*do pelo sis**ma Tripl* Review: *esk Revie* a) </line>
<line> pel* Editor-Ch*fe; e b) Dou*le Bli*d Review </line>
<line> (a**liação ce*a por dois aval*ado*e* da área). </line>
<line> Revisão: Gram*t*cal, Nor*ativa e ** Forma*ação </line>
</par>
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<line> G. H. M. Cunha </line>
<line> 170 </line>
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<line> RES*MO </line>
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<line> Nos **timos anos, a literatura e*onômica *em explorado diversos tr*balho* s*bre a </line>
<line> poss*bilidade *e co*v*rgê*cia, entre os d*versos estados brasi*eiros, com *ela*ã* a São P*ulo. </line>
<line> Entretanto, não s* disponibi*iz** artigo* corre*acion*n*o os e*tados brasileiro* com *s </line>
</par>
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<line> Estados Unido*. A razão principa* d* *ud*r este foc* de pesquisa *stá *o caráter </line>
<line> ba*tante </line>
</par>
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<line> hete*ógeno da economia </line>
<line> brasileir*. Lo*ge *e alcançar resultados defin*tivos, *ste *rtigo se </line>
</par>
<par>
<line> propõe a abrir uma *iscussão s*bre *ue estari* acontecendo com a renda per ca*ita das o </line>
<line> g**ndes regiões brasileiras fre*t* * ec*nomia no**e-am*ri*a**. Para exec*ção de*te traba*ho </line>
</par>
<par>
<line> foram usa*o* dados d* IBGE e IPEADATA e New Madd*s*n *roject Data*ase, de 1985 </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 201*. </line>
</par>
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<line> P**a*r**-chave: Renda P*r Capita. Economia *eg*onal. *onvergê*cia. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTR*CT </line>
</par>
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<line> In re*ent years, </line>
<line> economic literature has exp**red several wor*s on the possibility of </line>
</par>
<par>
<line> co*v*rgence, a*ong the va*i*u* Brazilian states, with respec* to São Pa*l*. However, articles </line>
<line> ar* not ava*l*ble correlating the Braz*lia* states wit* th* United Sta*es. The main *eason f*r </line>
</par>
<par>
<line> *ha**ing *h*s **search *ocu* i* *he v*ry </line>
<line> h*t*roge*eous *haracter o* t** Brazil*an eco*omy. </line>
</par>
<par>
<line> Far **o* achieving *efinitive results, this p*per sets out to open a discussion ab*ut what </line>
<line> would be happening t* the per capita income of the large *razil*an regions against th* US </line>
<line> econom*. To p*rform *h*s wor*, data from IBGE and IPEA**TA a*d New Maddi*on Project </line>
<line> Da*abase were used from 1985 to 2016 </line>
<line> Keywo**s: Per Capita Incom*. Regional Economy. Co*verge*ce. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 18, n. 01, art. 8, p. 169-186, jan. 2021 </line>
<line> w*w4.fsan*t.co*.br/revista </line>
</par>
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<line> Uma Análise *ntrodu*ória sobre *ma Possíve* Conv*rgên*ia das *egiões do Brasil </line>
<line> 171 </line>
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<line> 1 I*TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Entre 198* e 2*16, passaram-s* mais do que três déca*as, o que se co*stitui na </line>
</par>
<par>
<line> lite*atura econômi*a como </line>
<line> longo prazo. H* *a literatura *conômica </line>
<line> uma *rase atribuída </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Keyn*s *ue "no l*n*o prazo todos estarem*s mortos". O *empo é o senhor da r*zão, *o **ngo </line>
<line> prazo todos *s fato*es de prod*ção são *ariáveis. Em outras pal*vr*s: *udo * mudável, n*da é </line>
</par>
<par>
<line> imutável qua*do *e tra*a </line>
<line> de economi*. En*ão, tr*nta anos *ão *m período consi**rável pa** </line>
</par>
<par>
<line> analisar uma e*o*omia. </line>
</par>
<par>
<line> De 198* aos *ia* *tuais, passamos p*r *iversos planos econômic*s na década d* 1980, </line>
</par>
<par>
<line> conside*ada por m*itos como a *éc*da p*rdida *elo </line>
<line> baixo cre*cimen*o do Produto Intern* </line>
</par>
<par>
<line> Brut*, al*m da *alência do m*delo de *ndus*r*alização po* s*bs*i*uiçã* de import*ções. </line>
<line> Cheg*mos aos *nos 1990, c*m o Plano Collor e seu co*fisco da po*pança, al*m do processo </line>
</par>
<par>
<line> de abertu** </line>
<line> econômica q*e abrira* a economia nacional à concorrência *xterna </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pr*porci**ar*m uma forte con*ração n* **ivida*e econôm*ca. Até a implement*ção d* P*ano </line>
</par>
<par>
<line> Rea* </line>
<line> e* 19*4, qu*ndo a* t*xas de inflação caíram substanc*almente, propo**ionando às </line>
</par>
<par>
<line> popul*ções mais </line>
<line> po*res *m aume**o *a sua renda *eal </line>
<line> devid* </line>
<line> ao "quase" fim do i*po*to </line>
</par>
<par>
<line> inflacionário. </line>
</par>
<par>
<line> Entre 19*5 e 2*19, a eco*omia brasil*ira cresce* * uma tax* média ab*ixo de *,5 ao </line>
</par>
<par>
<line> ano. No mesmo período, o mundo *resce* * taxas mais e*evada*. O </line>
<line> *** a*o*tece* c*m </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Bra*il com relaç*o ao *es** do mundo ne*te período: por que nos aproxima*os *u d*vergimos </line>
<line> dos países conside*ados desenv*lvidos? Tentar respon*e* a e*ta c*mplicada p*rg*nta *m**ica </line>
<line> procurar u* p*râmetro para inicia* uma comparação entr* o p*í* e os dem*is. E*te parâme**o </line>
<line> e*c*lhido é a re*d* per capita: consid*rad* ** **dicado* básico de produtivida*e, disponível </line>
<line> através do Sistema de Con**s Nacionai* * p*rtir da *écada de *95*1. </line>
<line> 2 R*F**ENCIA* T*ÓRICO </line>
<line> 2.* *onvergênc*a </line>
<line> Para um estudante in*ciante de e**no*i*, a re*da per capita é res*ltado da d*visã* do </line>
<line> Produto I**erno Bruto p*la populaçã*. Trata-se, po*tan*o, d* u*a m*dia e como toda a **d*a </line>
</par>
<par>
<line> ela tende a es*o**er os </line>
<line> da*os lo*ali*ados ma*s afa**a*os </line>
<line> dela. Emb**a os cr**icos façam </line>
</par>
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<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Para per*odos an*er*ores, exis*em vários traba*hos que pro*uraram esti*a* o P*B br*sileiro*. Ver, C*atsworh </row>
</column>
</par>
<par>
<line> (1978); **l**mith (19*6); Furtado (2007); Tom*olo (20*3); Co*tador (1975); *eft (19*2) * Ha**ad (19*5). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *8, n. 0*, art. 8, p. 169-186, j*n. *021 *ww4.f**net.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. M. Cun** </line>
<line> 172 </line>
</par>
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<line> rese*v* do *s* deste indicador, poi* ele omite a quest** d* dist*ib*içã* da *enda, a renda *er </line>
<line> *ap*ta tem *eus ***itos por*ue é o indic*dor *ais básico disponível e praticamente todos os </line>
<line> *over*os nacionais disponibilize* seus dados. </line>
<line> Por meio de*te indicador podemos *er uma fo*te associação ent*e r**da per c*p*ta </line>
</par>
<par>
<line> ele*ada e o g*au </line>
<line> de des*nv*l*i*ento. *ssim, qua*to m*i* elev*da for a renda per *apita, </line>
</par>
<par>
<line> provave*ment* *aior **r* o gr** de dese*v*lvimen*o da sociedade. Po* ou*ro l*do, * mesm* </line>
</par>
<par>
<line> ra*iocínio também se aplica: </line>
<line> quanto *eno* *o* a renda per capi*a, *m geral me**r será seu </line>
</par>
<par>
<line> grau de *esenvolvim*nto. </line>
</par>
<par>
<line> Agora que de**nimos </line>
<line> u* in*t*umen*o </line>
<line> para c*mp*r*ção (ren*a per capita), será </line>
</par>
<par>
<line> n*cessár** encont**r </line>
<line> uma *conomia pa*a *ervir de *ase em noss* trabalho. *or *er a maior </line>
</par>
<par>
<line> *conomia *o mun*o, * r*nda per c*pita dos Es*ados *nidos será </line>
<line> empregada. Desse mo*o, </line>
</par>
<par>
<line> vamos divi*ir * ren*a pe* capita da* unida*es Fe*erativas do Brasil pela Norte-amer*c*na. </line>
<line> De forma si*plificada, vamos *efini* *onve*gência como aqu*lo q*e "cami**a para o </line>
</par>
<par>
<line> mesmo pont* </line>
<line> ou o*jetivo". ** nosso caso, v*mos </line>
<line> analis*r a razão da ren*a *er capita do* </line>
</par>
<par>
<line> est*d** e das gra*des regiões brasi*eiras, com r*laçã* à N*rte-*mericana. Ass*m, ao **ser*ar </line>
<line> a série de dad*s e cons*atar *ue a pa*t** de um ponto inicial os valores tendem a se ap*oximar </line>
</par>
<par>
<line> de *m (Estado* Unid*s), haverá u*a *onv*rgência. E* </line>
<line> sentid* co*trár**, hav*rá </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> diver*ênci*. </line>
</par>
<par>
<line> A p**tir do *o*elo de Sol*w (A*ud SALA-I-MARTIN, </line>
<line> 2010), dois </line>
<line> conceitos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> conver**n*ia são des*n*olvi*os. O primeiro deles * a noção de con*ergê*c*a ab**l*ta. Ali, </line>
<line> como resu**ad* direto do* *e*di*e*tos marg*nai* d*cre*cent*s do capi*al, as e*onomias mais </line>
<line> pobres t*ndem a converg*r mais ra*idamente par* o estado e*tacioná*io do qu* *s economias </line>
</par>
<par>
<line> mai* ric*s. Ocorre qu* há evidências </line>
<line> de *ue as econom*as mai* *icas costumam </line>
<line> crescer </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> taxas superiores às de muitas e**nomi*s ma*s po*res. Isso levou a um segundo co*ceito </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> convergência, chamado de convergê*cia *on*ici*nal, *egundo a *ual, se </line>
<line> um grupo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **onom*** possuí*em os mesmos p**âm*tros estrut*rais (tecnol*gia, taxa de poup*nça, taxa </line>
<line> de cres*imento da p*pula*ão etc.), então, co*o resulta*o do* rendimento* marginais </line>
<line> *ecrescentes do *apital, a* eco*omias com menores ní*eis de r*nd* *er *apita i*ic*al tenderão </line>
<line> a *res*er mais rapidament* *o que as economias co* ma*or nível de renda per cap*ta ini*ial. </line>
<line> É pos*ív*l observar o pr*ce*so de convergência condicional *ntre a*gun* p*íses, **r exem*l*, </line>
<line> en*re os países **dustrializados. No en*an*o, englobando em um mes*o *onjunto, países ricos </line>
</par>
<par>
<line> * *a*s*s pobres, é **ssíve* </line>
<line> observar </line>
<line> um in*en*o proces*o de diverg*ncia. *ssa é a principal </line>
</par>
<par>
<line> razão pela qual se destacam os estudos *a n*ção d* conve*g*ncia con*ic*onal e não </line>
<line> os </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> noç*o de con**rgência absolut*. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*resina, v. 18, n. 0*, art. 8, p. 169-1*6, jan. 2*21 www4.f*anet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma *n*li*e Introdutó*i* sobre um* Possível Convergênc*a das Regiões do Brasil </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> U*a da* pr*ncipais ra*ões teóri*as pa*a explicar o processo *e co*vergência, no </line>
<line> senti*o d* que paíse* co* maior renda inicial têm me*ores t*xas de crescimento, é a Lei dos </line>
<line> Rendi*entos Decresc*n*es. *ssa Lei também es*la*eceria a e*is*ência de conve*gênc** e**re </line>
<line> estados de um mesmo país. S*gundo Ellery Jr * Ferreira (1995), a explicação é a s*gu*nte: </line>
<line> "com r*ndimentos decrescentes o estad* que ini*ial*ente po**uís*e uma mai*r </line>
<line> *uantid*de *e ca*ital teria *ma meno* r*mu*era*ão para este. Logo * capital deveri* </line>
</par>
<par>
<line> fluir para onde existisse *m* men*r quant*dad* de ca*ital, </line>
<line> ond* encontr*r*a uma </line>
</par>
<par>
<line> maior remuneração. É claro q*e e*t* tip* de argumento, em*ora seja apli*ad* e*tr* </line>
<line> paí*es, é **it* mais conv*nce*te quando são consi*erados estados de um mes** </line>
</par>
<par>
<line> país. Para * caso de países *ist***os, </line>
<line> pode-s* </line>
<line> ac*itar que as diferen*as entr* </line>
</par>
<par>
<line> produtivi*ade *e ca*it*l human*, além *e motivos não liga*os à economia, como </line>
<line> po* exempl*, estab*lidade política, pode* inibir este fluxo do capital". </line>
<line> *esta linh* de pensamento: eco*omias mais po*res *eri*m in*cialmente **iores </line>
<line> chances *e apresentar taxas de cr*scimento m**s el*vadas qu* países mai* ri*os. Em no*so </line>
</par>
<par>
<line> trab*lho, inicialmente va*os situar o Bras*l e alg*n* </line>
<line> *aí*es d* Amér**a Latina com </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> Es*ado* *nidos, em um espaço de tempo mais longo: *or exemplo, de 1950 a *016, para, em </line>
</par>
<par>
<line> s*guida, apro*undar nosso e*t*do com </line>
<line> os d*dos r**erent*s *s gran*es regiões brasileiras </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> u*i****s da F*deração. </line>
</par>
<par>
<line> A importân*ia de es*ud*s empíricos da hipó*ese d* c*nvergência tem destaque *es*e o </line>
<line> estud* de **umo* (1986). Segundo o autor, a co*verg*n*ia dos níveis de renda *os paí*es </line>
<line> ma*s pobres par* o* ní**is de *end* dos países mais ricos é, em si mesmo, de ex*rema </line>
<line> *ignificânci* e impo*tância para o b**-es*ar humano. Para * Brasil, no perío*o recente, essa </line>
</par>
<par>
<line> análise se mo*tra i**ortante para regiões, estado* e/*u mu*icípi*s, uma vez </line>
<line> que o aumento </line>
</par>
<par>
<line> da *enda per c*pita está quase sem**e correlac*onado com uma melhoria dos padrões de *ida. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse contexto, a confi*mação ou a negação </line>
<line> de um p*ocesso </line>
<line> de convergênci* da ren*a per </line>
</par>
<par>
<line> capita é *m*o***nte *ara * formula*ão e implementação de políticas </line>
<line> públicas que vis*m </line>
</par>
<par>
<line> p*oporcionar a redução d*s d*sparidades de renda existen**s dentr* ** *a*s ou de *m* mes*a </line>
<line> região. </line>
<line> Em um* *nálise pr*limina*, podemo* ob*ervar que: ao co*parar a renda per capita *os </line>
</par>
<par>
<line> paí*es *elecionados de 1*50 com 20*6, *rasil, *hile, Colômbia, M*xico, Peru Porto Rico e </line>
<line> conseguiram um *esul*ado p*sitiv*, ind*cando uma re*ução na s*a d*ferença em relação a*s </line>
</par>
<par>
<line> Estados Unidos. Em outra* pal**ras, estas ec*nom*as </line>
<line> es*ão *e*t*men*e *onvergindo e* </line>
</par>
<par>
<line> relação aos E**ados U*ido*. *s demais paí*es da amos*ra apresentara* uma div*rgênc*a, em </line>
<line> destaque Argentina, Uru*u**, Cuba e Ven*zuela (*ide gráf*co 1 e *a*ela 1). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. *1, a**. *, p. 169-186, jan. 2021 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. *. M. Cunha </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> Tabel* 1 - Rend* P** Ca*ita de pa*ses lat*nos em relaçã* aos E***dos Uni*os. </line>
</par>
<par>
<line> Ano </line>
<line> 1950 </line>
<line> 1960 </line>
<line> 197* </line>
<line> 1980 </line>
<line> 199* </line>
<line> 2000 </line>
<line> 2010 </line>
<line> 2016 </line>
</par>
<par>
<line> A*genti*a *,*605 </line>
<line> 0 ,4 9 4 4 </line>
<line> 0 ,5 1 1 7 </line>
<line> 0 ,* 8 7 3 </line>
<line> 0 ,3 * 1 * </line>
<line> 0 ,3 2 5 1 </line>
<line> 0 ,3 7 8 8 </line>
<line> 0 ,3 5 * 6 </line>
</par>
<par>
<line> Brasi* 0 ,1 0 1 6 </line>
<line> 0 ,1 2 * 3 </line>
<line> 0 ,1 3 6 7 </line>
<line> 0 ,1 7 0 6 </line>
<line> 0 ,1 5 2 * </line>
<line> 0 ,1 8 1 2 </line>
<line> 0 ,2 7 2 4 </line>
<line> 0 ,2 5 4 2 </line>
</par>
<par>
<line> Chile 0 ,2 8 * 6 </line>
<line> 0 ,2 7 4 7 </line>
<line> 0 ,2 7 9 7 </line>
<line> 0 ,2 3 7 8 </line>
<line> 0 ,2 0 5 6 </line>
<line> 0 ,2 * 7 6 </line>
<line> 0 ,3 6 6 9 </line>
<line> 0 ,4 0 4 5 </line>
</par>
<par>
<line> C*lômbia *,1958 </line>
<line> 0 ,1 * 7 0 </line>
<line> 0 ,* 7 5 7 </line>
<line> 0 ,2 3 0 5 </line>
<line> 0 ,1 8 2 * </line>
<line> 0 ,1 4 9 * </line>
<line> 0 ,* 1 5 5 </line>
<line> 0 ,2 4 4 * </line>
</par>
<par>
<line> México 0 ,1 7 3 7 </line>
<line> 0 ,1 8 7 2 </line>
<line> 0 ,2 * 9 * </line>
<line> 0 ,3 7 9 4 </line>
<line> 0 ,* 6 4 1 </line>
<line> 0 ,* 4 7 * </line>
<line> 0 ,2 8 9 8 </line>
<line> 0 ,2 9 8 1 </line>
</par>
<par>
<line> Peru * ,1 3 4 4 </line>
<line> 0 ,1 3 7 7 </line>
<line> 0 ,1 4 3 5 </line>
<line> 0 ,1 * 1 7 </line>
<line> 0 ,0 9 * 9 </line>
<line> 0 ,1 0 4 1 </line>
<line> 0 ,* 8 9 * </line>
<line> 0 ,2 1 7 7 </line>
</par>
<par>
<line> Uruguai 0,4113 </line>
<line> 0 ,3 * 0 3 </line>
<line> 0 ,3 2 7 7 </line>
<line> * ,3 3 1 8 </line>
<line> * ,2 * 8 9 </line>
<line> 0 ,2 4 4 3 </line>
<line> * ,3 2 1 8 </line>
<line> 0 ,* 7 5 3 </line>
</par>
<par>
<line> *enezuela 0,2661 </line>
<line> 0 ,3 1 6 0 </line>
<line> 0 ,* 3 * 5 </line>
<line> 0 ,* 8 3 4 </line>
<line> 0 ,2 0 7 9 </line>
<line> * ,1 7 2 8 </line>
<line> * ,3 2 8 0 </line>
<line> 0 ,* 4 8 2 </line>
</par>
<par>
<line> Cuba 0 ,2 5 2 0 </line>
<line> 0 ,2 4 1 4 </line>
<line> 0 ,1 8 0 * </line>
<line> 0 ,2 * 1 9 </line>
<line> 0 ,1 8 5 6 </line>
<line> 0 ,1 0 * 4 </line>
<line> * ,1 3 5 9 </line>
<line> * ,1 5 0 0 </line>
</par>
<par>
<line> Po*to *ico *,3111 </line>
<line> 0 ,4 1 9 0 </line>
<line> 0 ,5 8 6 2 </line>
<line> 0 ,6 * 1 3 </line>
<line> 0 ,6 3 0 6 </line>
<line> 0 ,7 0 8 9 </line>
<line> 0 ,6 8 * 4 </line>
<line> 0 ,6 6 1 7 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: T*e Maddison-Proje*t (2013) e tabula*õ*s do autor </line>
<line> Gráfi*o 1 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: The *add*son-Projec* (2013) * *abulações do autor. </line>
<line> O dese*penho do Br*sil e d**erso* países da Amér*ca Latina susc*ta uma amarga </line>
<line> questão que foge ao e*copo de nossa pe*quisa: o que poderia estar por trás deste fraca**o </line>
<line> re**onal? Esta pergunta não *em **a res*osta bem definida, pois cada uma destas economias </line>
<line> apresentou um hist*ri*o *con*mico bem difer*n*iado. Toda*ia, u*a boa janela para ver-se o </line>
</par>
<par>
<line> resultad* </line>
<line> desta pergunta poderia ser vi*ualiz*d* n* desempenh* ec*nômico de </line>
<line> dois país*s </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**ina, v. 18, n. *1, *rt. 8, p. 169-18*, jan. 2**1 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Análise Introdut*ria *obre uma Possível Converg*ncia *as Regi*es do Br*sil </line>
<line> 175 </line>
</par>
<par>
<line> com características </line>
<line> bem semelhantes: Cuba e Porto Rico, situad*s </line>
<line> em ilhas na região *o </line>
</par>
<par>
<line> Carib*. No *inal d* p**me*ra m*tade do século XX, a cana de açúcar e*a a pr*ncipal riq*eza </line>
<line> *as *u*s nações. A renda per capita de *uba * P*rt* Rico **am *emelhantes. A* comp**ar a </line>
<line> ren*a per cap*ta *as dua* economias com relação *o* *stados Unidos, as *uas *conomias </line>
</par>
<par>
<line> a*resentavam resultados s*me*ha*tes em 1950. Neste ano, a r*nda </line>
<line> per ca*ita de Cuba </line>
</par>
<par>
<line> *epresentava 25% da norte-americ*na en*uanto *ara *orto Rico, ist* *ignific*va 3*%. Em </line>
<line> 2016, se pass*ram 66 anos e os r*sultados apr*sentad*s foram b** distinto*, apontando dois </line>
<line> cená*ios t*ta*m*nte d*fe*entes para estes d*is país**. No fi*al do pe**odo analisado, e*qu*nto </line>
<line> * re*da pe* cap*ta d* Porto Ric* rep*esentava 2/3 do* Est*dos Unidos, a de *ub* havia caído </line>
<line> par* 15%.2 </line>
<line> O pape* das institui*õ*s também pode s*r um fator para a exi*tênci* deste hiato. Um </line>
<line> b*m exemplo disso está ** trabal*o de A**moglu e Rob*nson (*012) *om rel*ção às cida*es </line>
<line> v*zin*as de Nogales, uma sit*a*a no* Est**os Un*do* e a o*tra locali*ada *o Méxi**. As dua* </line>
</par>
<par>
<line> comunidade* possu*am as *e**as origens e comp***ção é*nica, </line>
<line> poré* *o grau </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> de*envolvimento as su*s econ*mi*s *ram bas*a**e </line>
<line> diferen*iadas. Se o *onjunto </line>
<line> de *eis </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> regras que norteiam as i*stitu*ções pode **etar o *es*mpenho da economia, *lgun* estu*os </line>
</par>
<par>
<line> apontam qu* o g*au </line>
<line> de </line>
<line> abertura eco*ômica também pode**a ter sido um fator d*cisivo p*ra </line>
</par>
<par>
<line> inf*uenciar s*us resultados (C*LE, 2005; DONGHI, 2**0; PRZERWORSKI *t al, 2*1*). </line>
<line> *.2 O B*a*i*, *s Gr*nde* **giões e os Estado* Unidos </line>
</par>
<par>
<line> Ao contrário dos **íses europeus e </line>
<line> *os tigres asi*ticos que *presen*aram </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> cres*imento significativo a </line>
<line> p*rtir do final ** Segunda Grande Guerra </line>
<line> *té os dias atuais, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> econom*a </line>
<line> na**onal ap*esenta aparentemen*e uma grande estagnação. *ntre 1950 a 2016, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ren*a per ca*ita brasileira *s**lou em torno *e 20% da renda per capit* dos Estados Unidos, </line>
<line> com picos de 36% em 1980 e 19% em 19*0. *m linhas gerais, *uas tendênci** a*ar*ntem**te </line>
<line> são reveladas. A pri*ei*a, de 1950 a 1980, que mostra u*a con*ergência co* relaçã* à *enda </line>
<line> per capita dos Estados Un*do*. A segunda: de 1*80 * 2*16 traça u* cenário cont**rio (vi** </line>
<line> g*áfico 2). </line>
</par>
<par>
<line> 2 Os si*temas econômicos podem s*r *ma r*zão de**a discrepância. Enquanto Cuba a*oto* o mode*o soc*alist* </line>
<line> *a *ondução da sua economia; Porto Rico int*g*ou-se cada *ez mai* à *conomia *o* Estados U*idos, valend*-se </line>
<line> da sua c*ndição de *stado Livre Associad*. </line>
<line> Rev. ***, *eresina *I, v. 18, n. 01, art. 8, *. 169-*86, *an. 2021 www4.fsanet.co*.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. H. M. Cunha </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 2 </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: The Maddison-Project (20**) e tabul*ções do **t*r </line>
<line> *m 65 anos a ren*a per cap*ta bra*i*ei*a *scilou, n* *aior parte dest* pe*íodo, den*ro </line>
<line> de um pequeno intervalo de *0 a 3*% da ren*a *er *apita dos Estado* U*idos. Tal re*ultado </line>
<line> não é s**preend*nte, quan** *e compara a pr*d**ivi**de d*s fatores entre a* du*s economias. </line>
</par>
<par>
<line> *orém, quando </line>
<line> de*agregados pelas grandes r**iões, um* r*ali*ad* bem diferente se </line>
</par>
<par>
<line> manifesta. </line>
</par>
<par>
<line> O* dados abaixo (tabela 2) mostram a r*n*a per capi*a das grand*s regiões bras*leiras </line>
<line> entr* *985 e 2014. São qu*se três décadas d* da*os an*ais. Eles apontam claramente q*e *s </line>
<line> regiões norte e nordeste apresentam *ma ren*a inferior à mé*i* *acional, enqua*to *s </line>
<line> rest**t*s se situa* acima da *édia. Tais r*sultad** não *ã* novidade na l*ter*tu*a econômica </line>
<line> brasil**ra. Elas reforçam o* estudos existen*es. </line>
<line> Tabela 2 - Br*sil: Ren*a P*r Capita das *egiõ*s em Relação à méd*a n*cional </line>
</par>
<par>
<line> Ano </line>
<line> Norte </line>
<line> Nordeste </line>
<line> Su*este </line>
<line> Su* </line>
<line> Centro- </line>
<line> Oeste </line>
</par>
<par>
<line> 1985 </line>
<line> 0 ,5 6 7 4 </line>
<line> 0 ,3 6 5 6 </line>
<line> 1 ,4 7 7 6 </line>
<line> 1 ,0 0 0 0 </line>
<line> 1 ,0 4 * 4 </line>
</par>
<par>
<line> 1*90 </line>
<line> * ,5 9 4 1 </line>
<line> 0 ,4 0 9 9 </line>
<line> 1 ,4 2 1 2 </line>
<line> 1 ,0 4 6 6 </line>
<line> 1 ,1 8 1 2 </line>
</par>
<par>
<line> 1995 </line>
<line> 0 ,5 9 1 4 </line>
<line> 0 ,4 5 * 2 </line>
<line> 1 ,3 6 3 3 </line>
<line> 1 ,1 3 * 3 </line>
<line> 1 ,1 6 4 2 </line>
</par>
<par>
<line> **00 </line>
<line> 0 ,6 0 2 9 </line>
<line> 0 ,4 6 3 7 </line>
<line> 1 ,3 2 9 9 </line>
<line> 1 ,1 7 5 0 </line>
<line> * ,2 0 * 8 </line>
</par>
<par>
<line> 2005 </line>
<line> 0 ,6 6 8 4 </line>
<line> 0 ,4 * 1 * </line>
<line> 1 ,2 9 8 * </line>
<line> 1 ,1 * 4 3 </line>
<line> 1 ,2 8 7 9 </line>
</par>
<par>
<line> 2*10 </line>
<line> 0 ,6 4 2 * </line>
<line> 0 ,4 8 3 7 </line>
<line> 1 ,3 1 4 8 </line>
<line> 1 ,* 4 * 6 </line>
<line> 1 ,2 6 2 4 </line>
</par>
<par>
<line> 20** </line>
<line> 0 ,6 9 3 * </line>
<line> 0 ,5 5 5 4 </line>
<line> 1 ,4 4 5 * </line>
<line> 1 ,2 6 6 9 </line>
<line> 1 ,3 8 1 * </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: In*tit*to Brasileiro de *eografia e *statística * tab*lação do autor </line>
<line> 2.3 Convergência para as Re*iõe* Brasileiras </line>
<line> A maioria dos estudos sobre ren*a per capi*a *isponív*i* utiliza* como referên*ia a </line>
</par>
<par>
<line> renda p** capita </line>
<line> d* S*o Pau*o como parâme*ro de avaliaç*o. (AZZONI, *994; BORGES; </line>
</par>
<par>
<line> FERREIRA, 1996; BO*GES FERREIRA; DINI*, 199*; BO*GES FERREIRA, 1998; </line>
<line> Re*. FSA, Ter*si*a, v. *8, n. *1, art. 8, p. 169-186, jan. 2021 www4.f*a*et.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Análise Introd*tór*a so*r* uma Possível *on*ergênci* das Reg**es do Bra*i* </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> SANTOS; C*RVALHO,2007). Todavia, c**ece a existê*cia de algum es*udo co*par*ndo o </line>
<line> comportamento dos es*a*os bra*ile*ros com o resto *o mu*do. Em nossa pe*quisa **mar*m** </line>
<line> *or re*erê*c*a os E*tados Unidos, em co*trapo*to com a literatura nacional que utiliza a re*da </line>
<line> pe* ca*ita do Estado de *ão Paul*. </line>
<line> A renda *er c*pi*a de cada região foi t*bulad* com base nas informações disponíveis </line>
<line> d* Instituto Brasileiro de Geogr*fia e **tatística- IBGE e IPEADATA. Have*do dados sobre </line>
<line> a renda per capita de cada região bras*leira, foram ap*icado* os v*lore* *ar* ren** per capi*a </line>
</par>
<par>
<line> do Brasi*, para cada ano com base nas </line>
<line> séries históricas de Maddson, me*idos em dólar** </line>
</par>
<par>
<line> inte*nacionais a pr*ços de 1990 ou dólar Geary-Khamis. </line>
<line> E* uma an**ise superf*cial, *s dado* *a tab*la 3 apontam um cres*imento econô*ico </line>
<line> em todas as regiões brasil***as, medido em **lares internacionais a pr*ç*s de 19*0. O que se </line>
<line> *od* incialmente observar é *ue, em quase três décadas, a renda pe* capita na*iona* *resceu </line>
<line> 50%. Somen*e a região Sudeste apresentou um *itmo de cre*cimento abaixo da m*dia </line>
<line> nacional. Em *m p**meiro momento, *lgumas hipóteses pod*m ser l*vant*das, ta*s como: </line>
</par>
<par>
<line> resultado do cola*s* do modelo </line>
<line> de industri*lização por substituição de i*po*tações; </line>
</par>
<par>
<line> acel*ração d* </line>
<line> processo de desindu*tr**lização d* ec*nomia bras*leira. *ais indicações </line>
</par>
<par>
<line> necessita*i*m d* um est*do *ais aprofun*ado para maiores e**lic*ç*es. </line>
<line> Tabela 3 - *ras*l: Renda Per C*pita das Regiões em GK* USD (*990) </line>
</par>
<par>
<line> Ano </line>
<line> Norte </line>
<line> *ordes*e </line>
<line> *udeste </line>
<line> Sul </line>
<line> Centro- </line>
<line> Bra*il </line>
<line> O*ste </line>
</par>
<par>
<line> 1985 </line>
<line> 5 .7 7 9 </line>
<line> 3 .7 2 3 </line>
<line> 1 5 .0 4 9 </line>
<line> 1 0 .1 8 5 </line>
<line> * 0 .6 2 7 </line>
<line> * 0 .1 * 5 </line>
</par>
<par>
<line> 1990 </line>
<line> 6 .0 * 7 </line>
<line> 4 .1 6 5 </line>
<line> 1 4 .4 4 1 </line>
<line> * 0 .6 3 4 </line>
<line> 1 2 .0 0 2 </line>
<line> 1 0 .1 * 1 </line>
</par>
<par>
<line> 1*95 </line>
<line> 6 .* 5 0 </line>
<line> 4 .9 4 2 </line>
<line> 1 4 .8 * 7 </line>
<line> 1 * .3 * 6 </line>
<line> 1 2 .6 * 5 </line>
<line> 1 0 .9 0 5 </line>
</par>
<par>
<line> 2000 </line>
<line> 6 .7 9 1 </line>
<line> 5 .2 2 2 </line>
<line> 1 4 .9 7 8 </line>
<line> 1 * .2 3 * </line>
<line> 1 3 .6 * 4 </line>
<line> 1 1 .2 * 3 </line>
</par>
<par>
<line> *005 </line>
<line> 8 .1 3 * </line>
<line> 5 .8 5 9 </line>
<line> 1 5 .8 0 9 </line>
<line> 1 * .0 5 2 </line>
<line> 1 5 .6 7 9 </line>
<line> * 2 .1 7 4 </line>
</par>
<par>
<line> 201* </line>
<line> 9 .* 4 8 </line>
<line> 6 .9 6 2 </line>
<line> 1 8 .9 * * </line>
<line> 1 6 .5 4 4 </line>
<line> 1 8 .1 6 8 </line>
<line> 1 4 .* 9 2 </line>
</par>
<par>
<line> 2014 </line>
<line> 1 0 .5 7 4 </line>
<line> 8 .4 7 4 </line>
<line> 2 * .0 5 8 </line>
<line> 1 9 .3 3 1 </line>
<line> 2 * .0 8 5 </line>
<line> * * .2 5 8 </line>
</par>
<par>
<line> 2014/85 (%) </line>
<line> 83% </line>
<line> 128% </line>
<line> 47% </line>
<line> 90% </line>
<line> 90% </line>
<line> 5*% </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: No**: Resultad* o*ti*o da ren*a *er c*pita dos Estado* em relação à média nacional multiplic*do p*la </line>
<line> renda per capita GSK (***0). </line>
</par>
<par>
<line> Se *or um *ado, os dados da t*b*la * apontam uma melhora </line>
<line> em </line>
<line> todas as regiões do </line>
</par>
<par>
<line> paí* </line>
<line> e* termos reais em moeda forte, *estaca-se e </line>
<line> n*ste q*adr* o crescimento da renda pe* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Tere*ina PI, v. 1*, n. 01, ar*. 8, p. 169-186, j*n. 20** </line>
<line> www4.*sanet.c*m.*r/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. H. *. Cunh* </line>
<line> 178 </line>
</par>
<par>
<line> c*pita da região Nordest*, *ue em q*a*e três década* cresceu *28%. Contudo, o *enor </line>
<line> desem*enho foi registrado para a *egião S*des*e, com 47% d* aumen*o p*ra o mesmo *eríodo </line>
<line> de análi*e. As demais regiões ap*esen*aram um *rescimento da s*a renda per capita, em torn* </line>
<line> de 90%. </line>
<line> Po* *utro, *uan*o comparados com * *esempenho da economia dos Esta*os Uni*o*, </line>
</par>
<par>
<line> os dados do Brasil e regi**s sinalizam o*tra realidade bem distinta. Entre 1985 a </line>
<line> 200*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> resultad* </line>
<line> *as rendas per c*pi** regionais indic*va que elas est*v*m s* di**an*iand* dos </line>
</par>
<par>
<line> *sta*os Unid*s (grá**co 3 e tabe*a *). O p*nto de inflexã* de*ta t*ndência esta*ia ocorrendo </line>
<line> em 2005, quan*o o indicado* começ* a melhorar g*a*ualmen*e, quando as taxas d* </line>
</par>
<par>
<line> c*escimento da renda p*r </line>
<line> *apitas *as regiõe* </line>
<line> brasilei*as su**ram *s t*xas *e **escimento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> rend* per capita dos Est*dos Unidos3. </line>
<line> E* linhas *erais, a eco**mia brasileira estabiliz*u em u* pata*ar de 2*% da re*da </line>
</par>
<par>
<line> per capita </line>
<line> dos Es*a*os Unidos, </line>
<line> osc**ando entre *rê* </line>
<line> pontos perce*tua*s *ara **ma </line>
<line> ou p*ra </line>
</par>
<par>
<line> baixo desta média. Em outras pa*avras, Brasil *e enco*t*a *m uma estagnaçã* rel**iv* frente à </line>
<line> maior economia mundial. * quadro econômic* é deteriorado, q**ndo an*lisamos uma *ér*e </line>
</par>
<par>
<line> de tempo maio*. Por e*emplo: d* 1950 a 2016 (ver </line>
<line> gr*fi*o 1). Em </line>
<line> quase sei* déca**s, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *elhor da* hipótese*, esta**amo* em um longo perí*do de estagnaç**, com breves *eríodos de </line>
<line> crescimento. </line>
<line> Quand* se ana*is* o des*mpenho reg*ona*, observa-se n* gráfico 3, en*re 1985 e 2005, </line>
</par>
<par>
<line> que a *egião Su*este a*re**ntava um process* ac**tuad* de redução </line>
<line> na p**porção da sua </line>
</par>
<par>
<line> *enda com relação aos E*tados *nidos, ao *esmo tempo q*e as </line>
<line> demai* regiões b*asileiras </line>
</par>
<par>
<line> i*dica*am *ma re*ativa e*tag**ção. *o*tu*o, a partir *e </line>
<line> 20*5, este mesmo i*dicador se </line>
</par>
<par>
<line> tornava favorável para todas *s reg*ões, indicando uma possível co*ver***cia no longo p*azo. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> Para o Brasil, no período recente, essa análise se mostra *mportante p*ra re*iões, *s*ad*s e/ou municípi*s, uma </row>
</column>
</par>
<par>
<line> vez qu* o aume**o da re*da per *apit* está quase sempre correla*iona*o com uma **lhoria dos padrões de *ida. </line>
<line> N*sse contex*o, a *onfirmação ou a negaç*o de um proces*o de *onve*gência da renda pe* c*pita é importante </line>
<line> par* a for*ulação e imp*ementação de **líticas públicas que vise* *rop*rcionar a r*duç*o das dis*aridades d* </line>
<line> renda existen*e* dentro *o p*ís ou de uma mes*a re*iã* </line>
<line> R*v. F*A, Teresina, *. 18, n. 01, art. *, p. 1*9-18*, jan. 20*1 w*w*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Análise Int*od**óri* s*bre uma Possível *onvergên*ia das R*giões do Brasil </line>
<line> 179 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 3 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: The Maddi*on-Project (2013) e ta*ulações do autor. </line>
<line> T*bela 4 - Bras*l: *end* P*r Capita Regiõe* *m re*aç*o ao* Estados Unid*s GS* (1990) </line>
</par>
<par>
<line> An* </line>
<line> *orte </line>
<line> No**e*te </line>
<line> Sudeste </line>
<line> Sul </line>
<line> Centro- </line>
<line> Brasil </line>
<line> Oeste </line>
</par>
<par>
<line> 1985 </line>
<line> 0 ,1 7 5 0 </line>
<line> 0 ,1 1 2 7 </line>
<line> 0 ,* * 5 7 </line>
<line> 0 ,3 0 8 4 </line>
<line> 0 ,3 * 1 8 </line>
<line> 0 ,3 * 8 4 </line>
</par>
<par>
<line> 1990 </line>
<line> * ,1 6 3 2 </line>
<line> 0 ,1 1 2 6 </line>
<line> 0 ,3 9 * 5 </line>
<line> 0 ,2 8 7 6 </line>
<line> 0 ,3 * 4 5 </line>
<line> * ,2 7 4 * </line>
</par>
<par>
<line> *995 </line>
<line> 0 ,1 6 3 * </line>
<line> 0 ,1 2 5 5 </line>
<line> 0 ,3 * * 4 </line>
<line> 0 ,3 1 2 9 </line>
<line> 0 ,3 2 2 3 </line>
<line> 0 ,2 7 6 8 </line>
</par>
<par>
<line> 2000 </line>
<line> 0 ,1 4 8 * </line>
<line> 0 ,1 1 3 8 </line>
<line> 0 ,3 2 6 4 </line>
<line> 0 ,2 8 8 4 </line>
<line> * ,2 9 6 7 </line>
<line> 0 ,2 4 5 5 </line>
</par>
<par>
<line> 2005 </line>
<line> 0 ,1 6 3 * </line>
<line> 0 ,1 1 * 0 </line>
<line> * ,3 1 8 4 </line>
<line> 0 ,2 8 * 0 </line>
<line> 0 ,3 1 5 8 </line>
<line> 0 ,2 4 5 2 </line>
</par>
<par>
<line> 2010 </line>
<line> 0 ,1 8 7 7 </line>
<line> 0 ,1 4 1 3 </line>
<line> * ,* 8 * 1 </line>
<line> 0 ,3 3 5 * </line>
<line> 0 ,3 6 8 * </line>
<line> * ,2 9 2 1 </line>
</par>
<par>
<line> 2014 </line>
<line> * ,2 0 4 7 </line>
<line> * ,1 6 4 0 </line>
<line> 0 ,4 2 7 0 </line>
<line> 0 ,3 7 4 * </line>
<line> * ,* 0 8 * </line>
<line> 0 ,2 9 5 3 </line>
</par>
<par>
<line> F*nt*: The Ma*dison-Project (*013) e **bulaçõe* do autor </line>
<line> Tabel* 5 - Es**tís*i*a de*critiva da relação Brasil e Grand*s Re*iõ*s e* Relaçã* *o* </line>
<line> *s*ados Unidos: 1985 * 2014 </line>
</par>
<par>
<line> Norte </line>
<line> Norde*t* </line>
<line> **d*s*e </line>
<line> Sul </line>
<line> Ce*tro- </line>
<line> Bra*il </line>
<line> Oeste </line>
</par>
<par>
<line> Média </line>
<line> 0 ,1 7 0 </line>
<line> * ,1 2 4 </line>
<line> 0 ,3 7 4 </line>
<line> 0 ,3 0 8 </line>
<line> * ,3 3 * </line>
<line> 0 ,2 7 4 </line>
</par>
<par>
<line> Erro padrão </line>
<line> 0 ,0 0 3 </line>
<line> 0 ,0 0 2 </line>
<line> 0 ,0 0 8 </line>
<line> 0 ,* 0 4 </line>
<line> 0 ,0 0 5 </line>
<line> 0 ,0 0 4 </line>
</par>
<par>
<line> Mediana </line>
<line> * ,1 6 4 </line>
<line> 0 ,1 1 9 </line>
<line> 0 ,3 6 9 </line>
<line> 0 ,3 * 5 </line>
<line> * ,3 2 * </line>
<line> 0 ,2 7 3 </line>
</par>
<par>
<line> Desvio p*drão </line>
<line> 0 ,0 1 7 </line>
<line> 0 ,0 1 3 </line>
<line> 0 ,0 4 * </line>
<line> 0 ,0 2 1 </line>
<line> 0 ,0 2 7 </line>
<line> 0 ,0 * 3 </line>
</par>
<par>
<line> Curt*se </line>
<line> 0 ,4 7 2 </line>
<line> 2 ,3 * * </line>
<line> -0,523 </line>
<line> 2 ,2 2 6 </line>
<line> 1 ,2 3 5 </line>
<line> -*,1*1 </line>
</par>
<par>
<line> Ass*met*ia </line>
<line> 0 ,9 6 4 </line>
<line> 1 ,6 5 * </line>
<line> * ,5 * 4 </line>
<line> 1 ,4 1 8 </line>
<line> 1 ,3 5 8 </line>
<line> 0 ,* 0 6 </line>
</par>
<par>
<line> Interva*o </line>
<line> 0 ,0 * 7 </line>
<line> * ,0 5 * </line>
<line> 0 ,1 5 5 </line>
<line> 0 ,0 9 1 </line>
<line> * ,* 1 1 </line>
<line> 0 ,0 7 5 </line>
</par>
<par>
<line> *ínimo </line>
<line> 0 ,1 * 8 </line>
<line> 0 ,* 1 1 </line>
<line> 0 ,3 1 4 </line>
<line> 0 ,2 8 3 </line>
<line> 0 ,* 9 7 </line>
<line> 0 ,2 4 2 </line>
</par>
<par>
<line> M*xim* </line>
<line> 0 ,2 1 * </line>
<line> 0 ,1 6 4 </line>
<line> 0 ,4 7 * </line>
<line> 0 ,3 7 4 </line>
<line> 0 ,4 0 8 </line>
<line> 0 ,3 1 7 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Tabu*ações do Au*or </line>
<line> Se por um la*o, n*s últim*s três décadas, *m term*s comp*ra*iv*s com o* Estados </line>
<line> **idos, a ec*nomia brasi*eira se configura estag*ad*. Por outr*, quand* o foco *e co*centra </line>
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<line> *. H. M. Cunha </line>
<line> 180 </line>
</par>
<par>
<line> no desem*e*ho compa**tivo d*s regi**s brasileiras frent* à renda per *apita dos E*tados </line>
<line> Unidos, em *ma a**lise superficial os resultados apa*en**mente indicam q*e: </line>
</par>
<par>
<line> a) </line>
<line> As r*giões No*te e Nordest* continuam sendo as mais p**r*s (abaixo d* </line>
<line> média </line>
<line> nacion*l); </line>
</par>
<par>
<line> b) </line>
<line> As regiões S*l, Sude*te e Centro Oeste con*inuam a* m*is r*cas (acima da </line>
<line> média </line>
<line> nacio*al); </line>
</par>
<par>
<column>
<row> c) </row>
<row> *) </row>
<row> e) </row>
</column>
<column>
<row> A re*ião Sude*te ap*ese*ta um* maior dispersão *e dados, em rela*ão a s*a média; </row>
<row> A regi*o *ort* apresenta me*or *ispersão de dad*s, em re**ç** a sua média; </row>
<row> Todas as *egiões, com exceçã* da Re*ião S*deste, apresentaram um* pequ*na </row>
<row> melhora na sua renda *er capita, quando *o*paradas co* a re*da per *api*a dos </row>
<row> Est*dos Unido*. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 2.4 Convergências </line>
<line> *sando o método dos mínim*s qua*rados - MMQ - é possí*el estimar os coefic*entes </line>
<line> de inc*i*ação da* curv*s de cada *ma das *egiões brasi*eiras, e* sua rela*ão sobre renda per </line>
<line> *apit* norte-*mericana, ao long* de 29 anos. Assi*, *ara cada região br*sileira foi realizada </line>
<line> *ma re*res*ão dos dados contra o tempo. Partindo-se do princípio, que a inclinaç*o das re*as </line>
<line> possa *p*ntar uma tendência de co*ve*gência (*aso bet* seja m*i*r que ze**) ou divergênc*a </line>
<line> (caso o be*a *eja meno* que zero). </line>
<line> Os res*ltados encontrados ap**ta* pa*a divergência, ** relação aos Es*ados Un*dos, </line>
</par>
<par>
<line> *ara a Re*ião Sudeste e para Brasil. *or o*tro l*d*, nas r*g*õe* Norte, Nordeste, *entro- o </line>
<line> Oeste e Sul do Bras**, as *rojeções *ara os *eta* indicam uma te*dênci* para co*ver*ênci*. </line>
<line> Tabela 6 - Inc*in*ção das Re*iõ*s Brasil*iras e Br*sil em *ela*ão aos Estad*s Un*dos: </line>
<line> 1*8* a 2014 </line>
</par>
<par>
<line> Região </line>
<line> Inclinação </line>
<line> Tendê*cia aparente </line>
</par>
<par>
<line> Região N*rte </line>
<line> * ,0 0 0 8 3 0 </line>
<line> Conver*ência </line>
</par>
<par>
<line> Região Nordeste </line>
<line> 0 ,0 0 * 0 1 * </line>
<line> Convergência </line>
</par>
<par>
<line> Região *udeste </line>
<line> -0,002199 </line>
<line> Div*rgência </line>
</par>
<par>
<line> Região Su* </line>
<line> 0 ,* 0 0 9 7 1 </line>
<line> Conver*ên*ia </line>
</par>
<par>
<line> Região Cen*ro-*este </line>
<line> 0 ,0 0 1 8 1 8 </line>
<line> *o*ve*gên*i* </line>
</par>
<par>
<line> *ra*il </line>
<line> -0,000*69 </line>
<line> Di*ergência </line>
</par>
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<line> Fonte: tabulações do *ut*r </line>
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<line> *ma Análise In**od*tó**a s*bre uma Possí*el Co*ve*gênci* das Regiões do Brasi* </line>
<line> 181 </line>
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<line> G. H. M. Cunha </line>
<line> 182 </line>
</par>
<par>
<line> 3 CONSIDERA*ÕES FINAIS </line>
<line> Vinte e nove anos é um p*ríod* r*zoável para *azer al*umas i*ferê*cias no lon** </line>
<line> prazo, entre duas econ*mias. O desempe*ho das gr*ndes regiões brasi*eiras está associado </line>
<line> direta*ente à ec*n*m*a nacional, *mbo*a cad* uma delas ap*esente as *u*s peculiaridades. </line>
<line> *ev. FSA, Teresi*a, v. 18, n. *1, art. 8, p. 169-186, j*n. 2021 *ww*.f*an*t.co*.*r/**vista </line>
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</page>
<page>
<par>
<line> Uma Análi*e Introdutória *obre um* Possíve* C**vergência das Regiões do *rasil </line>
<line> 183 </line>
</par>
<par>
<line> Como observad* ao lon*o d* texto, a economia brasileira apresentou oscilações, entr* a*tos e </line>
<line> baix*s, na *ua l*ve ten*ê*ci* declin*nte (divergente), quando c*mpa*ada c** a economia </line>
<line> *meri*ana. *s da*os sugerem que * Brasil está ficand* m*is afastado dos Estados Uni*os. </line>
<line> Da mesma f*rma que o *a** como u* todo, * região Sudeste tam*ém ap**sentou u** </line>
<line> *endência de*lin*nte (diverge*te), com relação aos E*tados Unidos. Como princi*al região </line>
<line> econômic* d* Brasil, com maior PIB indu*trial, o resulta*o da R*giã* Sudest* aparentemente </line>
<line> *ode ser reflexo do process* *e *e*i*dustrializ*ção, p*** qual *assa o pa*s. Já as i*forma*ões </line>
<line> s*bre o *o*por*ame*to da relação entre a renda per capi** das regiões Norte, Nordes**, Sul e </line>
</par>
<par>
<line> Centro-Oeste com relação à renda per capita dos Estado* U*ido*, sugerem </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> comportamento con*rário ao paí* </line>
<line> como *m </line>
<line> todo. *s d**os para *stas reg*ões *pon*am </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> um l*nt* processo de co**ergência frent* à renda per capita norte-america*a. </line>
<line> Embora o* indícios de uma possív*l con*e***ncia destas regiõe* para com* os Estad*s </line>
<line> Unidos s*ja *ma infor*ação * ser comemorada, *las não trazem uma felic*dade c*mpleta. *m </line>
</par>
<par>
<line> r*zã* das di*icul*ades e*truturais da eco*omia brasi*e*ra, as regiões que ap**sentam </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> processo de convergência d**and*riam tempo *em**iado longo pa*a alcan**rem a renda dos </line>
</par>
<par>
<line> Estados Uni*o*. *m outras p*lavras, se *udanças es*r*turais na economia brasileira </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> for*m realizadas, nas próxima* três *écadas o ***ário *tual não será modificado. </line>
</par>
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<line> REF*RÊNCI*S </line>
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<line> *. H. M. Cunha </line>
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<line> Como Refe*enciar e*te Artigo, conforme ABNT: </line>
<line> CUNHA, *. *. M. Uma An*lise In*rodutória ***r* uma Pos*ível Conver*ência *as Regiões do B*asil </line>
<line> Fren*e aos Estados Unidos: 1*85 a 2014. R*v. *SA, Teresina, v.18, n. 01, art. 8, p. *69-186, jan. </line>
<line> 2*21. </line>
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<line> Co*tribuição dos Autores </line>
<line> G. H. *. Cunh* </line>
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<line> 1) co*ce*ção e planejamento. </line>
<line> X </line>
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<line> 2) análise e interpret*ção dos d**os. </line>
<line> * </line>
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<line> 3) elaboração do r*scunh* ou na revis*o crít*c* do conteúdo. </line>
<line> X </line>
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<line> 4) part*cipa*ão na apr*vaçã* da v*rsão final do m**usc*it*. </line>
<line> X </line>
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<line> Re*. FSA, Te*esin*, v. 1*, n. 01, *rt. 8, p. *69-186, jan. 2021 </line>
<line> www4.fs**et.com.br/revista </line>
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