Evidências da Construção do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasil / Evidence of the Marketing Making of Innovative Schools in Brazil

Thiago Gomes de Almeida, Júlia Helena Mila Santos Vital Abreu

Resumen


Os Estudos de Mercado Construtivistas entendem mercados como fenômenos plásticos, dinâmicos e que se constituem a partir das interações e práticas entre seus atores, humanos e não humanos. Através desta perspectiva teórica, este trabalho procurou investigar a construção do mercado de escolas inovadoras no Brasil. Para isso, foi realizada pesquisa documental e utilizada técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitiram que fossem encontradas três categorias de evidências: 1) Evidências de Atores; 2) Evidências de Dispositivos; 3) Evidências de Práticas. O artigo também apresenta uma discussão sobre as oportunidades de desenvolvimento teórico que o mercado de escolas inovadoras pode oferecer para os Estudos de Mercado Construtivistas, uma vez que se trata de um mercado que vive o início de sua formação.

 

Palavras-chave: Estudos de Mercado Construtivistas. Escolas Inovadoras. Construção de Mercados.

 

ABSTRACT

 

Constructivist Market Studies understand markets as plastic and dynamic phenomena that are constituted from the interactions and practices between its actors, human and non-human. Through this theoretical perspective, this work sought to investigate the Market making of the innovative schools in Brazil. Documental research was carried out and content analysis technique was used. The results allowed three categories of evidence to be found: 1) Evidence of Actors; 2) Evidence of Devices; 3) Evidence of Practices. The article also presents a discussion on the opportunities for theoretical development that the market for innovative schools can offer for Constructivist Market Studies, since it is a market that is experiencing the beginning of its formation.

 

Keywords: Constructivist Market Studies. Innovative Schools. Market Making.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.12.11

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