<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 12, art. 11, p. 215-23*, d*z. 2*20 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.12.*1 </line>
</par>
<par>
<line> Evidências da Construção do Me*c*do de Esco*as *novad**as no Brasil </line>
<line> Ev**ence of the M*rketing Mak*ng of *n*ovative S*hools in Braz** </line>
</par>
<par>
<line> Thia*o Gomes de *lme*da </line>
<line> Dou*o* em Admi*istração pela Unive*si*ade Federal do R** *e Janeiro </line>
<line> *iretor Executi*o da Rede E*cola Hub e Pe*quisador Associ*do *o Lab Escola Hub </line>
<line> *-mail: thia*o@e*colahub.**m.br </line>
<line> Jul*a H*lena Mila Sa*t** Vital Ab*eu </line>
<line> Bacharel em De*i*n pela Esc*la Superior *e Propaganda e Mar*eti*g </line>
<line> Pesquisado*a As*oc*ada d* Lab Escol* Hu* </line>
<line> E-*ail: julia*ele*aabreu@gmail.c*m </line>
</par>
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<column>
<row> Endereço: Thiago Gomes de Alme*da </row>
<row> Escola Hub - Ru* I*i*e* Ma*inho *2, Ba**ro Bom Pastor, </row>
<row> Jui* d* Fora - *G, CEP 36.021-*80. Brasi*. </row>
<row> *n*ereço: Julia Helena Mila *antos *i*al Abreu </row>
<row> E**o*a Hu* - Rua Irin*u Marinho 1*, *airro Bo* Pastor, </row>
<row> *uiz de For* - MG, CE* 36.021-580. *rasil. </row>
</column>
<column>
<row> Ed*tor-Ch*fe: Dr. Tonn* *erley de A*encar </row>
<row> Rodrigu*s </row>
<row> Ar*i*o recebido em 23/11/20*0. *ltima v*rsão </row>
<row> re**bida e* 09/12/2020. Aprovado em *0/12/20**. </row>
</column>
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<line> Avaliado pelo sistema Tr*ple Revi*w: Desk Review a) </line>
<line> pelo Edito*-Chefe; * b) *ouble Bli*d Review </line>
<line> (a*ali*ç*o ce*a por dois ava*iadores da área). </line>
<line> Revis*o: Gramati*al, N*r*ativa * de Formatação </line>
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<line> T. G. Alm*ida, J. H. M. S. V. A*re* </line>
<line> *16 </line>
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<line> RESU*O </line>
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<line> Os Es*udos d* M*rcad* Construtivistas *nte*dem mercados co*o fenômenos plás*i**s, </line>
<line> d*nâmicos e *ue se consti*uem * partir das i*terações e *ráticas entre seus atores, hu*an*s e </line>
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<line> *ão humanos. Através desta per*pecti*a te*rica, este trabalho procur*u investig*r </line>
<line> a </line>
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<line> c*nstrução *o mercado de escolas inovador*s </line>
<line> no Brasi*. *ara isso, foi realizada </line>
<line> pesqui*a </line>
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<line> **cu*ental e u**liz*da *é**ica de aná*ise de *onteúdo. *s resultado* p*rmitir*m que fossem </line>
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<line> encontradas *r*s *ategorias d* evidências: 1) Ev*d**c*a* *e Atores; </line>
<line> 2) Evi*ências </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> Disposi*iv*s; 3) Ev*dências *e Prática*. O artig* também apresenta uma discussão sobre ** </line>
<line> oportunidades *e desenvolvimento teóri*o *ue o merc*do de esco*a* i*ovadoras pode oferecer </line>
<line> para o* Estudos *e *ercado Construtivi*tas, uma *e* que se trata de um mercado *ue v*ve o </line>
<line> início *e s*a formação. </line>
<line> *alavras-ch*ve: Estu*o* de **rca*o *o**trutiv*sta*. E**ola* Ino*a*oras. *onst*ução de </line>
<line> Mer*a**s. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
<line> Con*tructi**s* Market Stu*ies understand markets a* plastic and dynamic phenomena tha* are </line>
</par>
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<line> constituted from the in*eractions and practices between *ts act*rs, </line>
<line> human </line>
<line> and non-human. </line>
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<line> *hrough th*s th*oreti*a* pers*ective, this work sough* *o in*estigate t*e Market maki*g of the </line>
</par>
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<line> innovative schools in Brazil. D**umental research *as </line>
<line> carried out and </line>
<line> co*tent a*alysis </line>
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<line> technique *as used. The results allowed th*ee cate*ori*s of evidence to be foun*: 1) Evide*ce </line>
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<line> of Actor*; 2) Evidence *f Dev*ces; 3) *viden*e of Practices. The arti*le also presents </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> d*sc*ssion on the </line>
<line> o*portunities for </line>
<line> the*retical dev*lopment that t*e market for in*ovative </line>
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<line> schools ca* *ffer for Cons*ructivist Ma*ket Studies, since it i* a *arket *h*t is experiencing </line>
<line> the *eginning *f its formation. </line>
<line> Ke*wor*s: **nstructivist M*rket S*udies. Inn*vative *chools. Market Making. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, *ere*ina, v. 17, n. 1*, art. 11, p. 215-238, de*. 20*0 </line>
<line> www*.fsanet.com.b*/re*ista </line>
</par>
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<line> *vidênci*s d* Construção do M**cado de E**olas Inovador*s *o Brasil </line>
<line> 21* </line>
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<line> 1 IN*RO**ÇÃO </line>
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<line> Nos últimos a*o* os Estudos de Mercado Con*trutivista* (EMC) (MASON; </line>
</par>
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<line> KJE*LBERG; HA*BERG, 2015; L*ME; *EZE*DE, 201*) contribuíra* para </line>
<line> a *eorização </line>
</par>
<par>
<line> em marke*ing a*ra*és d* </line>
<line> desenvolvi*ento de *ma vi*ã* do mercado c*m* in*t*tuiç*o </line>
</par>
<par>
<line> dinâmic*, que se con*titui a *artir da p*ática de </line>
<line> seus atores, re*elando o ca*áter plá*tico dos </line>
</par>
<par>
<line> mercados (ARAÚ**, 2007; KJELLB*RG; HELGE*SON, 2007). Influenciados pela </line>
<line> perspe*tiva da soc*ologi* *co*ômica (ÇALISKA*; CALLON, ***9), que d*monstra *omo a </line>
</par>
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<line> ciência econ*mica *e*forma a *c*no*ia, o* EMC t*m*ém articulam a visão de que </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> mark*ting possui ca**ter performativ* que modela e *ons*ituí o* *e*cados (COCH*Y, 1998; </line>
<line> KJE*LBERG; HELGESSO*, 20*7; MASON; KJELLBERG; HAGBERG, *015). </line>
</par>
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<line> *esta fo*ma, EMC ofere*em </line>
<line> um contr**onto à e*cola </line>
<line> ger*ncial *e marketing, ao </line>
</par>
<par>
<line> articular uma on*ologi* *ue separa cl*ramen*e * **a*s*ção (e*q*anto u* evento) do me*cad* </line>
<line> (en**anto insti*uição), demonstrando que transa*õe* nã* são o mercado, mas fazem parte *ele </line>
</par>
<par>
<line> junto co* outros atores (CALLON, *9*8; A*AÚJ*, 2007), </line>
<line> human*s e *ão h*m**os </line>
</par>
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<line> (CALLON; MUNI*S*, 2005; LATOUR, 2012; COC*OY; TROMPETTE; ARAÚJO, *01*). </line>
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<line> A*sim, abr*ndo *spaço par* * co*p*eensão de q*e *ercados não são um </line>
<line> *enô**** *atural, </line>
</par>
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<line> *as sim socialmente con*truídos, e constituídos a partir de prá**cas (KJELLB**G; </line>
<line> *ELGESS*N, 2007; HA*RI*ON; K*E**BERG, 2*1*). </line>
</par>
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<line> A parti* *o arcabouç* conceitual dos EMC, es*e trabalho ** pr*p*e a </line>
<line> i*vestigar </line>
<line> um </line>
</par>
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<line> fenôm*no em âmbi*o glo*al, que se man**esta também *o Brasil: o su*gimento de *sco*as </line>
</par>
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<line> *n*va*oras (GILES; HARG**A*ES, 2006; MORAN, 2*0*; *UBIN, </line>
<line> 20*8; KHA*, 201*; </line>
</par>
<par>
<line> BACICH; *ORAN, **1*; GOUVÊA, 201*; *ANTOS; **TUNES, 2019). Apesar do *etor </line>
<line> ed*ca*ional his*oricamente apr*sentar pro*ostas, ideia* e *xp*riê*cias de r*ptur* com o que </line>
<line> se co**e**ionou c*amar de escola tra*icion*l, na* últimas dé*adas s* o*se**a um m*vimento </line>
<line> novo, distint* dos *nteriores, e qu* v*m ga*hand* *orça (GOUVÊ*, 2019). </line>
<line> S**tos e **tunes (20*9) *fi*m*m que o modelo de esco*a tradicional, ca**c*eriz*do </line>
</par>
<par>
<line> *or u*a e*trutura </line>
<line> nor*at*za*ora e c*lon***dora, sof*eu três gra*des *iclos de resistência </line>
<line> e </line>
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<line> oposição: movimento esc*la </line>
<line> no*a </line>
<line> (transição do século XIX par* o XX), movimento escola </line>
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<line> *lternativa (anos 1960 * 1970) e mo*imento escola ino*ad**a (sécul* X*I). O que *iferen*ia </line>
<line> as esc*la* i*o*ador*s dos dem*is m*v*ment*s é justamente a p*rspectiva hol*stic* *e </line>
</par>
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<line> tra**f*rma**o que o m*v*mento p*opõe, integrando *ud*nça* es*olar*s n* </line>
<line> dimensão </line>
</par>
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<line> curricular, de organiz*ção ** </line>
<line> t*mpo, espaço, rela*õ*s de poder * *odelos de gestão, </line>
</par>
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<line> *ssociados à *ntegração de no**s tecno*og*a* e nov*s práti*as </line>
<line> *o*entes, t*nto na esfera da </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Ter**ina PI, v. **, n. 12, a*t. 11, p. 215-23*, d*z. 2020 </line>
<line> ww*4.fsanet.co*.br/revist* </line>
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<par>
<line> T. G. *lmeida, J. H. *. S. V. Abreu </line>
<line> *18 </line>
</par>
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<line> ed*c*ç*o públic* quanto na p*ivad* (TUBIN, 2003; GILES; HARGREAVES, 2*06; </line>
<line> MORAN, 200*; GO*VÊA, *019; *ANTOS; ANT*NES, 20*9). </line>
</par>
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<line> No e*tanto, apesar da consolidação do mo*i*ento de escol*s inovadoras, </line>
<line> com </line>
</par>
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<line> *esdob**ment*s já mapeados no *aís (*AMPOS; **IKSTEIN, 2019), até q*e </line>
<line> po*t o o </line>
</par>
<par>
<line> sur**mento de nov*s escolas r*presenta um fe*ô*eno de const*uçã* </line>
<line> d* *ercado? P*ra </line>
</par>
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<line> responder a est* </line>
<line> pergunta e*te tr*ba*ho i*vestiu na bus*a de **idê*cias da constru*ão do </line>
</par>
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<line> me*cado *e esco*a* *novadoras no Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Utilizando lente teór*ca dos EMC, *em como s*u arc*bouço con*e*tua*, a a </line>
<line> pesqui*a </line>
</par>
<par>
<line> reali*ad* enco**rou *vidências q*e dem*ns**am a co*s*rução do m*rc*do de escolas </line>
<line> inovadoras em território brasi**i*o. Tais evi*ê*cias *oram organizadas e* 3 categorias, *ue se </line>
<line> *e*ere*, *i*etamente, aos el**en*os teóric** d*s E*C: *) Evidênc*as d* a*ore*; 2) Evi*ências </line>
<line> d* Dispo*itivos; 3) Evidências d* Práticas. Cada *ma, em sua *edida, se cone*ta e corro*ora </line>
<line> o con*eito de **rcado trabalha*o pe*os EMC. </line>
</par>
<par>
<line> A est*utura deste arti*o está divid*da em s**ões, além desta introdução: a primeira 5 </line>
</par>
<par>
<line> apresenta uma re**são d* lit*rat*ra sobre os EMC, articulando o* </line>
<line> princ*pais conceitos </line>
</par>
<par>
<line> trabalhados nesta p*squ*sa; * seg*nda *present* uma revisão de li**ratu** *obre o m*vimento </line>
</par>
<par>
<line> das e**ol*s inovadora*; a terceira a*resenta a metod*logia utilizad* para a inve*tiga*ão; </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> quarta con*iste na an*lis* dos dados e o*ganização *as evidências n*s 3 categ*ria* que foram </line>
</par>
<par>
<line> identific*das; a qu*nt* *lt*ma apre*en*a uma e </line>
<line> breve r*fle*ão sobre as oportun**ades </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> contribuiçã* te*rica que o mercado de esc*las in*vadoras *od* trazer para os *MC, *em </line>
<line> como caminhos para estudos fu*uros. </line>
<line> 2 *EFE*E*CIAL **ÓRICO </line>
<line> *a *it*ratura e na t**ria de marketing, hist*ri*amente, observa-se dom*n*ncia do que </line>
<line> se convenc**n*u *hamar Esc**a de Pe*samento Geren*ia* (SHAW; JON*S, 2005), que, </line>
<line> d*ntre *utros pressupostos, assume o mercado como entidade nat*ra* e ind*pende*t* dos seus </line>
</par>
<par>
<line> *to*es. Isto se deve, </line>
<line> pri*cipalm**te, à grande influ*n*ia que * teoria neocl*ssica econ*mica </line>
</par>
<par>
<line> t*ve em sua *onstituição conc*itu*l (*IL*IE; MOORE, 200*). E*ta manei*a de representar e </line>
<line> abs*rair mercados, há tempos * ob*eto *e e*crutínio t*órico den*ro do *ampo do marketing, </line>
<line> rec*ben*o críticas princip*lm*nte dos es*ud*s de comportamento do cons*midor </line>
<line> (*ARBOSA, 2003; ARNOULD; THOMPSON, 2005; *OCHA; BARROS, 20*6; *AM*OS; </line>
<line> CASOTTI SUARE*, 20*6; BELK; CAS*TT*, 2014). </line>
<line> Rev. FSA, Te*esin*, *. 1*, *. 12, art. 11, p. 215-238, dez. 2020 ww*4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evidências da Construçã* do *ercado d* Escolas Inovadoras no Brasil </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> Os EMC c*min*am na me**a di*eção de c*í*ica à Es*ol* de P*nsamento G*rencia* n* </line>
<line> ca*po d* marketing, procu*ando demonstra* a relevância de se compree*d*r e i*vestig*r os </line>
</par>
<par>
<line> *erca*os </line>
<line> como e*tidades *i*âmicas, que se renovam constante*en*e, * se c*nstituem </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> boj* do contexto s*ci*l * na *nte*açã* *nt*e seus ato*es (M*SON; KJELLBERG; </line>
<line> HAGB*RG, 2015). Os EMC são direta**nte influ*nciados pela p*rsp***iva da so*io*ogia </line>
<line> econômica de M*chel Ca*lon (1998), qu* pro*lem*ti*a merca*os a p*rtir dos elemento* </line>
<line> teóricos da Teoria A*or-Rede (*ATOUR, *012), portanto, entende*do mercados como </line>
</par>
<par>
<line> arranjos, em *ue </line>
<line> atores *umanos e não </line>
<line> human*s </line>
<line> estão perma*ent*men*e en*olvidos em </line>
</par>
<par>
<line> **ocessos de int*ração, que provocam enqu*dramentos, **ans*ordamen*os e proced*me*tos </line>
<line> cal*ulativ*s (ARAÚJO, 2007; COCHOY, *008; ÇALISKAN; CA*LON, 20*9). * *us*ame*te </line>
</par>
<par>
<line> po* *rticular </line>
<line> estes e*eme**os teóricos que os EMC afirmam que mer*ados não são estáti*os, </line>
</par>
<par>
<line> mas sim co*struídos, m*delados e rem*d*lados per*anen**mente, </line>
<line> *e*endo s*r estudados, </line>
</par>
<par>
<line> então, a part*r *o* ***cess*s que revelam este m*viment*, </line>
<line> e </line>
<line> n*o como estruturas p*onta* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ndependentes do context* so*ial (ARAÚ*O, </line>
<line> 2**7; MA*ON; KJELLBERG; HAGBERG, </line>
</par>
<par>
<line> 20*5; HAR*I*ON; KJELLBERG, 2016; KIN*STROM *t al, </line>
<line> 2*17; LEME; REZE*D*, </line>
</par>
<par>
<line> 20**). </line>
</par>
<par>
<line> Em te*mos *onceituais, os EMC entendem mercados c*mo ar*anjos sociot*cnico* </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> agenciamen**s d*tados de carac*erísticas como: </line>
<line> *rganização, concepção, prod*ção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **rculação </line>
<line> de </line>
<line> bens e proprieda*e*; arr*njos d* constituintes heterog*neos; deli*itadores </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> espaço* *e disputas *e poder, num processo contínuo de tran*lação (ARAÚJO, 2007; </line>
<line> KJELLBE*G; HELGESSON, 2007; ÇALISK*N; CALLON, 2010). O mercado, *ortan*o, é </line>
</par>
<par>
<line> formado po* r*d** *e at*res, </line>
<line> *umanos e *ão humanos, que, </line>
<line> alinhados simetricamente, </line>
</par>
<par>
<line> produz*m s*ntidos e processos soc*ai* formadores da realidade, con**rme pre****o*tos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *e*ria *tor-Rede (ALCA**PANI; TURE*A, 2009; L*TOUR, 20*2; L*ME; REZENDE, </line>
<line> 201*). </line>
<line> Araújo (2007) defende a de*iniçã* de *ercado como inst*tuição, r*c*peran*o a </line>
<line> conceituaçã* que trabalhos no campo da economia fi*eram (*ORTH, *990; LO*SBY, *999), </line>
</par>
<par>
<line> definin*o instit*iç*o como uma estrutura *elativamente estável </line>
<line> e </line>
<line> p*evi**vel, capaz de </line>
</par>
<par>
<line> *nfl*enci*r e *e*t*ing*r * comportamen*o </line>
<line> dos indivíd**s no co*idi**o. Para Araúj* (2007), </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> jus*amente este </line>
<line> car*ter de i*stitu*ção que permite aos mercado* o**recer est*bilid*de aos </line>
</par>
<par>
<line> at*res, p*r* que sejam capazes de realiza* pr***dimentos calculati*os, justificando </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> de*l*camento *e foco d* atenç*o **s E*C </line>
<line> da tran*ação co*ercial para a* rela***s entre *s </line>
</par>
<par>
<line> atores e disposit*vos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 1*, n. 12, ar*. 1*, *. 215-238, dez. 2020 </line>
<line> w*w4.fsa*e*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. *. Almeid*, J. H. M. S. V. Abr*u </line>
<line> 220 </line>
</par>
<par>
<line> Dessa maneir*, </line>
<line> investigar a construção de </line>
<line> *m mercado </line>
<line> passa pela identi*icação </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> prát*cas que * compõe*. Kje*lberg e Helges*on (20*7) *firmam q*e são as práticas que d*o </line>
<line> *orma e c*nsti*ue* um mercado, assum*ndo, ontologicamen*e, a per*pectiva *e m*rcados </line>
<line> como um fenômen* plástic* e soc*a*mente co*struí*o. As*im sendo, prática de mer*a*o, p*ra </line>
<line> os EMC, p*de se* enten*ida como o conjunto de ati*id*des que cont*i*uem p*ra a for*aç*o </line>
<line> do *ercado (KJELLBERG; H*LGESSON, 2007; ARAU*O; KJELLBERG; SP*NCER, </line>
<line> 2008). </line>
<line> Kjellb*rg e Helgesson (*0*7) identificam t*ês tipos de p*áti*as de merca*o: de t**ca, </line>
</par>
<par>
<line> normativas e de repres*ntação. As p*ática* *e tro*a são as </line>
<line> que mai* se identifica* com </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> elementos da transação, com* estabelecimen*o de preços, negociação, entrega e distribuiçã*, </line>
<line> *ntr* *utros. As práticas norm*ti**s são *quelas que estabelecem regras e parâmetros para o </line>
</par>
<par>
<line> funcionamento do *er*a*o, </line>
<line> in*lusive em term*s *egulatór*os. P*r fim, as práticas de </line>
</par>
<par>
<line> representaçã* consistem </line>
<line> em atividades que r*prese*t*m * mercado, da*do *orma a aspectos </line>
</par>
<par>
<line> abs*ratos que au**liam os a*o*es a entend*rem s** funcionamento e car*c*erísticas. </line>
<line> Além dos três t*pos *e práticas, há também três p*essu*ostos s*bre a fo*ma como </line>
</par>
<par>
<line> práticas moldam mercados: a) não existe conjunto estável </line>
<line> de prá*icas; b) o </line>
<line> processo de </line>
</par>
<par>
<line> *ormaçã* de *ercad* e**ge * esf*rço de múltiplos atores; c) o mercad* cost*ma ser resu*tad* </line>
<line> de *m* variedade de práticas (ARAUJ*; FIN*H; *JE*LBER*, *01*). </line>
</par>
<par>
<line> As práticas p*dem s** influe*ciadas, o* di*etame*te realizadas, pelos di*p**itivos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mercad* (MUN*ESA et al, 20*7). Dispositivos são eleme*to* co* agência, responsáveis *or </line>
<line> articu*ar ações, ta*to deles quanto de outros atore*, send* també* con*iderados arr**jos </line>
</par>
<par>
<line> mate*iai* e discursivos *ue interferem </line>
<line> n* construção d* mercad*s (ÇALISK**; CALLON, </line>
</par>
<par>
<line> 20*0), como ferramentas d* comu*ic*ç*o e cá*cu*o de valor, regras, l*is e nor**s. </line>
</par>
<par>
<line> Teo*ias e mo**mentos interes*ad*s em *ro*or </line>
<line> no*as a*ord*gens peda*ógi*as como </line>
</par>
<par>
<line> oposiç*o ao *odelo tradici*na* instrucional </line>
<line> e*colar não *ão uma novida*e </line>
<line> *a educação </line>
</par>
<par>
<line> (VEI*A; LOPES; FILHO, 2007; A*MSTRO*G, 2008; MORANDI, 2*08; GHIRALDELLI </line>
<line> JÚNI**, 2009; PA*HECO; **CHECO, 2013; *ATHA*; SAW*ER, 201*; SANTOS; </line>
</par>
<par>
<line> ANT*NES; *019). *o contrário, a </line>
<line> pesqui*a *o ca*po e**caci*na*, ess*ncialment* nos </line>
</par>
<par>
<line> *ltimo* *em ano*, revelou uma *ultip*icid*d* *e visões, valores * **átic*s educati**s que se </line>
</par>
<par>
<line> pro*õem questionar o mo*elo de *sc*l* a </line>
<line> tradi*i**al, </line>
<line> oferec*ndo novos *aminhos </line>
<line> pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem formal. </line>
</par>
<par>
<line> Isto *ica ev*dente ao s* *bserv*r a*guns dos principai* ator*s des*es movimento* de </line>
</par>
<par>
<line> *ransformação, </line>
<line> de a*ordo com suas resp**tivas épocas histó*icas, com* no fin*l do sécul* </line>
</par>
<par>
<line> XIX: a pedagogia *aldorf (STEINER, </line>
<line> **95) e método Mon*esso*i (**LLA*D, *0**); o </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, ***esina, v. 17, n. 12, art. *1, p. 215-238, dez. 2020 </line>
<line> www4.f**net.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evidências *a Constru*ão do Me*cado de Esco*as Inovadoras no Brasil </line>
<line> 2*1 </line>
</par>
<par>
<line> primeira me**de do século XX: a pedago*ia da experiência de John *ewe* (*EWEY, 19*8) e </line>
<line> o Movimento Escol* Nova (VIDAL, 2013); Segunda *etade do século *X: o m*viment* de </line>
</par>
<par>
<line> desescolari*a**o (HOLT; FAREN*A, </line>
<line> 2003), Escolas de Proj*tos (PACHECO; PACHECO, </line>
</par>
<par>
<line> 2013; KRAJCIK; SHIN, 2014), e o mov*m*nto de aprendiz*gem ativa (GAR**N, </line>
<line> *99*; </line>
</par>
<par>
<line> BARK**Y, 2010; BACICH; MORAN, 20*7); e, * partir do início do século *XI, in*ciativas </line>
<line> qu* conect*r*m educação à tecnologia e novo* mo*elos de gestã*, co*o: * aprendiz*gem </line>
<line> maker (AND**SON, 20**; C*APP et al, 2017), * programação infantil, o p*n*ame*to </line>
<line> com**tacional e robótica educacion*l (BE*S, 2018), * apre*dizag** O*line (KHAN, 2013), </line>
</par>
<par>
<line> o uso de games na educaçã* (A*MEIDA, </line>
<line> 201*), e o mov*m*nto de re*o*ma educac*onal </line>
</par>
<par>
<line> (FULLAN, *016) </line>
</par>
<par>
<line> Apesa* dos difer*ntes objetivos de apr*ndi****m, estrat*gias didátic*s e r*su*tados </line>
</par>
<par>
<line> esperados, toda* as ini**ativas de transformação cit*das acima possuem alguns </line>
<line> **emento* </line>
</par>
<par>
<line> comuns ** s*a* críticas ao m*delo de e*cola t*a*ic*o*al: 1) proc**so educativo ce*tr*do no </line>
</par>
<par>
<line> pro*essor; 2) estudante como um ouv*nte *assiv*; 3) </line>
<line> *ai*o nível de engaja*e*to </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> estu*antes para ap**nder; 5) f*co no ens*** e não na apren*i**gem; *) *esc*nexão da escola </line>
</par>
<par>
<line> c*m a *ida real e in*eresses dos </line>
<line> es*udantes; 7) avaliação como i**trumen*o *e </line>
<line> po*e r </line>
</par>
<par>
<line> (*RMSTRONG, 2008; FULLAN, 2016; SA*YER, 2014). Apresentam, de forma ger*l, *ma </line>
<line> crític* à escola tr*dicional cent*ada na ideia ** que não são expl*radas as potenci*li*ades *os </line>
</par>
<par>
<line> indivíduos enquanto estud*n*es, </line>
<line> prejudicando </line>
<line> o </line>
<line> desenvolvimento do* mesmo*, o </line>
<line> que gera, </line>
</par>
<par>
<line> como *o**equência hist*ri*a, o des**t*resse e de*engajam*nto do corp* discen** e ta*b*m do </line>
<line> docente, e* rel*çã* ao ambiente e à comu**dade escolar. </line>
</par>
<par>
<line> Do po*to de vista teóri*o, a principal *ontrib*iç*o científic* para </line>
<line> *undamentar as </line>
</par>
<par>
<line> cr*ti*as à escola tradicional e jus*ificar *s propostas pedagógicas emergentes, veio da </line>
<line> p*ic*lo*ia, mais especificamente das teorias da apr*ndizagem (B*RKLEY, 2**0; ILLERIS, </line>
</par>
<par>
<line> 2012; 2014), a parti* </line>
<line> do *orpo teórico c*n*titu*do *ela teori* constr*tivista de Pi*g*t </line>
</par>
<par>
<line> (PIAGET, 2**0; PAL*NGANA 2015), * </line>
<line> pela teori* s*cioin*era*ionista de Vigot*ki </line>
</par>
<par>
<line> (VIGOTSK*, 2001; 2007; 20*4). Am*as revelam a importância do contexto soc*al e *a </line>
</par>
<par>
<line> interação para o </line>
<line> processo da aprendizagem, *ntendend* e*te como u* a*o intera*ivo, </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> aprend*z para com s** objeto </line>
<line> o* m*smo p*ra com outros *ndivíduos, de*onstran*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> importância do uso da lin*uagem e de uma post*ra a*iv* do indivíduo durant* o proce*so *e </line>
<line> a*re*dizagem (BARKLEY, 2010; SAWYER, *0*4). </line>
<line> S*wyer (201*) explica que é a partir d*sta *ers*e*tiva que nasc* a p*incipal *rítica ** </line>
</par>
<par>
<line> modelo d* e*cola tradic*onal sua premissa cen**al: a transmi*são de conteúd*s ou mo*elo * </line>
<line> instrucional. Por acredit*r *ue a ap*end*zagem é result*do d* transmissão *e cont**dos *o </line>
<line> ***. FSA, T*res*n* PI, v. 1*, n. 12, art. 11, p. 215-238, *ez. 202* www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. G. Almeida, J. H. M. S. V. A*reu </line>
<line> 2*2 </line>
</par>
<par>
<line> p*ofessor </line>
<line> para os </line>
<line> *studan*es, a esc*la t*ad*cional é projetada p*ra fav*recer este processo: o </line>
</par>
<par>
<line> professor fica de *é e todos os estudantes sentado*, para **e possam vê-lo e ouvi-lo bem; o </line>
</par>
<par>
<line> cont*údo é </line>
<line> dividido em aulas, que levam em consideração ca*acidade do pro*essor *m a </line>
</par>
<par>
<line> n*rrá-l* * nã* a ca**cidade d*s estudan*es em </line>
<line> aprendê-lo; o processo deve acontecer em </line>
</par>
<par>
<line> silêncio, par* </line>
<line> que todos pos**m pre*tar atenção co*preender corretamente a intençã* do e </line>
</par>
<par>
<line> pr**essor. </line>
</par>
<par>
<line> Tant* o con*truti**smo d* Piaget, quanto o soc*ointeracion*smo de Vigotski, tinham </line>
</par>
<par>
<line> como </line>
<line> pr***upação </line>
<line> cent**l </line>
<line> o </line>
<line> desenvolvimento </line>
<line> human* </line>
<line> (P*LANGA*A, </line>
<line> 2015), </line>
</par>
<par>
<line> pr*nc*palmente na primeira </line>
<line> in*ância. O campo da educação, </line>
<line> porém, pe*cebe no tr*balh* *os </line>
</par>
<par>
<line> dois autores *ma potência para analisar as prá*icas pedag*gicas escolares. Co*o se tratam de </line>
</par>
<par>
<line> te*ri** que revelam a i*portância da interaç*o soci*l, </line>
<line> us o </line>
<line> *a ling*agem, colaboração </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> part*c*pação do indivíduo </line>
<line> na *ua própria aprendizagem, rapi*am*nte formara* um </line>
</par>
<par>
<line> cont*aponto sólido às lim*ta**es do mode*o i*struciona* e do </line>
<line> de*enho para transmissão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*n*eú*os (SAW*ER, *014), </line>
<line> extrema*ente individuali**nte * q*e coloca os </line>
<line> *stu*antes em </line>
</par>
<par>
<line> pos*ção passiva e de isola*ent*. </line>
</par>
<par>
<line> A maior parte *as ini*i*tivas que visavam à tr*nsf*rmação </line>
<line> da educação partiam </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ríti*as *specífi*as a algumas *as dimensões d* es*ola *radiciona*, pr*n*ipal*ente com foco </line>
<line> em novas prátic*s d*dát*co-pe*a*ógicas, *ue fossem ca*azes de co*duzirem * e*tudante a u* </line>
<line> *apel mais ativ* e protagonista em s*a própria a*ren**zagem, mas sem, necessaria*ente, </line>
<line> adv**ar por um n*v* mo*elo esc*l*r no *mbito instituc*onal. As exceções foram justamente </line>
</par>
<par>
<line> os t*ês m*vimentos </line>
<line> mapeados por ***tos * Antu*es (2019), que clar*m*nt* se opunham </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> instituição escola tradicional * a* seu todo: o movimento escola *ova, escola a*tern*tiv* e às </line>
<line> escolas inovadoras. </line>
<line> O *ovime*to es*ola nova *conte*eu na trans*ção ** sécu*o XIX pa*a * XX, * s* </line>
<line> manif*stav* em pr*l de um novo modelo educ**ional, *r*entado ao des*nvolvim*nto humano, </line>
<line> a*ravés de pr*ticas pedagógicas mais pa*ticipa*iva*, que abri*sem es*aç* para uma p*stura </line>
</par>
<par>
<line> ativa do e*tudante, além de novas </line>
<line> *bord*gens </line>
<line> pa*a a educação da p*imeira infância </line>
</par>
<par>
<line> (SAVIANI, *007; VID**, 2013; *AST*ANI, 2000). Entre se** principais nomes estão John </line>
<line> De*ey, Mar*a *ontessori e Rudolf Stei**r (KUNZLE, 2011). </line>
<line> * movimento escola alternativa se deu algum*s décadas a**s o escolanovi*mo (**esar </line>
<line> de influenc*ado por ele), pri*c*pa*me**e e*tre 1*60 e * fin*l de 197*, marc**do a segun*a </line>
</par>
<par>
<line> *nd* de contraposi*ão * esc*la tradicion*l, e tendo como principal t*aço a influê*cia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *ontracultu*a (*ASSICK, *002). Se </line>
<line> no moviment* e*cola nova o foco, eram *r*ticas </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *imensão p*dagógica, *o mov**ent* es*ola* a**ernativas as </line>
<line> crít*cas se dirigiam ao *istema </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresi*a, v. 17, n. 12, ar*. *1, p. 215-238, dez. 2020 </line>
<line> www4.fsa*et.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*idên*ias da Construção d* M*rcado de Esco**s Inovador*s n* Brasil </line>
<line> 223 </line>
</par>
<par>
<line> so*ial *i*ent* *as esc*las tradicionais, principalmen*e às relações *ierár*u*c*s e de poder, </line>
<line> dada * inf**ên*ia das ideologias anarquistas, s*cialistas e demo*ráticas deste m**iment* </line>
<line> (BASTIANI, 20*0). </line>
</par>
<par>
<line> A *erceira onda d* opos*ção à </line>
<line> es*ola tradicional *em *endo denomina*a tan** </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> *esquisa*ores quan*o pel* *omu*idade educacio*al, no Brasil e n* *undo, como e*colas </line>
</par>
<par>
<line> inovadoras (GILES; HARGR*AVES, 2*06; *ORAN, </line>
<line> *007; TUBIN, 2*08; K*AN, 2013; </line>
</par>
<par>
<line> CAMP*S; BLIKSTEIN, *019; SANTOS; ANTUNE*, 2019). Ini*iado e*tr* *inal dos anos </line>
<line> 199* e c**eço d* século XXI, o mo**mento de esco*as inovadoras abarca *anto a* crítica* da </line>
<line> escola no*a, quanto d*s escolas *lternativa* (SANT*S; A*TUNE*, 2019), di*ere**ian*o-*e, </line>
</par>
<par>
<line> p*rém, por in*orp*rar valores e *lementos contemporâneos, como as novas t*cnol*gias e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sustentabilidade, e po* uma ***ticipação ma*s pulverizada da sociedade, não ficando restrito a </line>
<line> grupos de *ntelectuai* e ao â*bito *c*dê*ico (MORAN, 2007; *OUVÊA, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> *oran (2**7) iden*ifica </line>
<line> *s pri*cipais características </line>
<line> d*s esc*las inov**oras: 1) </line>
</par>
<par>
<line> Ambientes de ap*endi*agem acolh*do*es e que incentivam a e*perimentaçã*; </line>
<line> 2) Cu*rícu*os </line>
</par>
<par>
<line> transdiscipli*a*es, personalizados e h*brid*s; 3) Adoção de *etodologias **ivas; 4) Integração </line>
<line> com tecn**ogi*s digitais; *) Int*gração p*ofunda com * cidade/mundo d*r*nte o pr*ce*so de </line>
</par>
<par>
<line> aprendiz*gem; *) Pr*f*ss*res cumpri*do novos p*pé*s </line>
<line> de *entor*a e *r*entação; 7) Novos </line>
</par>
<par>
<line> processos de avaliaç*o e **rti*i*ação. As escolas i*ovadoras </line>
<line> *rticul*m </line>
<line> mudanças </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> dimensões pedagógicas e de ge*tão de forma integr*da, propondo que a e*cola seja p*n*ada </line>
</par>
<par>
<line> *o*o um sistema din**ico, * nã* com* um conjunto d* var*áveis d* </line>
<line> *m fluxo </line>
<line> ** l * nha </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> produção (TUBIN, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> A investiga**o realizad* nest* trabal*o teve como obj*tivo iden*if*car **idência* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> const**ção do mercado de escolas ino*adoras no Brasil. F*i desenvolvida </line>
<line> a par*ir </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> a*ordagem *ualitativa, de caráter explor**ó*io, uti*izan** a pesquis* docu*ental como </line>
</par>
<par>
<line> méto** (*RA*O, 1991). A *el*ção da *mostra docume*tal </line>
<line> o**rreu em d*as etapas. A </line>
</par>
<par>
<line> pri*eir* *o pe*í*do d* </line>
<line> 20/03/2020 04/04/2020, e a segunda a </line>
<line> no </line>
<line> *erí*do *e </line>
<line> 2*/ 04/ 2020 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *5/**/2*20, através de pla*aformas </line>
<line> de busca* o***n*, o*de fora* identi*icados textos e </line>
</par>
<par>
<line> víd*os. </line>
</par>
<par>
<line> Na primeir* et*pa foram utilizados </line>
<line> na busca </line>
<line> os t*rmos-chave identifi*ados </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> literat*r* so*re o tema, "esco*as inovadoras", "ino*ação educac*onal", "e*colas ino**doras no </line>
</par>
<par>
<line> Brasi*", "i*ovaç*o e c*iatividad* * </line>
<line> n* educação bá*ica". Após as </line>
<line> *efi*i*õe* das </line>
<line> unida**s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres*na *I, v. 17, n. 12, art. 1*, p. 215-238, *ez. 2*20 </line>
<line> w*w4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. G. Almeida, *. H. M. S. V. Abreu </line>
<line> *24 </line>
</par>
<par>
<line> contexto e *e r*gistro, *oram selecion*das 29 *ontes. * an*li*e do co*pus dos d**umentos *e </line>
</par>
<par>
<line> deu </line>
<line> atravé* da técnica de análise de *on*eúdo (BAR*IN, 200*) a part*r </line>
<line> da </line>
<line> *ual foram </line>
</par>
<par>
<line> *ete*minadas as *ate*oria*, p*rmi*i**o o*gani*a**o do* dados em u* *ua*ro, através a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> softw*r* de plani**a elet*ônica. </line>
</par>
<par>
<line> * *nálise dos dados da p*imeira eta*a demonstr*u </line>
<line> oportunidade* par* *ealização </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> uma nova rodada de busc*s, b**eadas em outros *ermos-*have, que *ão foram ide*tificados na </line>
<line> literatura **i*ialmente, *as demonstra*am relevância *o cont*xto do fenômeno em es*udo. </line>
<line> Des*a *ane*ra procedeu-se a nova bus*a ut*liza*do os ter*os, "pr*mio* esco*as inovadoras", </line>
</par>
<par>
<line> "em*reendedores d* educ*ção", "aprendiz*g*m cr*ativa", "novas p*át*cas </line>
<line> educaciona*s </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> ed**a**o básica", e "projetos *novadores na educ*ção </line>
<line> b*asil*ira". O mesmo processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *rata*ento dos dados foi real*zado, e outras 33 f*n*es foram se*eci*nadas *est* segunda *tapa. </line>
<line> Dest* maneira, a análise *o corpus gerado por amba* as ro*adas de coleta pe*mitiu a </line>
</par>
<par>
<line> definição de *rês categor*a* de anál*se: 1) E*idência* </line>
<line> de Ato*es; 2) Evidênci*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Dis*ositivo*; e 3) Evidências de P*átic*s, que s*rão apresentada* a seguir. </line>
<line> 4 RESU**ADOS E DISCUSSÃO </line>
<line> A *nvestigação document*l ide*tif*cou elementos que, segundo Kjellberg e Helgesson </line>
</par>
<par>
<line> (2007) e Leme e Reze*de (2018), *onfigur*m *rranjos de mercado, a par*ir *e relaç*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pro*essos *u* vão alé* *e transações *imples en*r* escolas *novadoras (pro*utores) e famílias </line>
<line> (cons**id*re*). Foram detecta**s múltiplos at*res e co*jun*os de pr*ticas e dispositivos que </line>
</par>
<par>
<line> *eve*am um* c*ença </line>
<line> *o*um *cerca do que dev*ria ser o modelo ideal de e**ol* no mundo </line>
</par>
<par>
<line> c*ntemp*rân*o, como a Rede Br*silei*a Apren*iza*em Cr*ativa (REBAC, *02*) e o </line>
</par>
<par>
<line> Movime*to *e Inovaç*o na Educ*ção, qu* agl*tinam escol*s, es*imul*m </line>
<line> *ovas práticas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> compartilham c*nhecimentos. Esta cre*ça c*mum se projeta *ara além de interesses </line>
</par>
<par>
<line> eco*ôm*cos, articulando-se </line>
<line> co*o arcabouço materi*l e discursivo que *o*templa eleme*to* </line>
</par>
<par>
<line> simbólicos, e*pr*ssões sociai* e *ig*ifi*a**s c*lturai*, que b*scam repensar o papel da escol* </line>
<line> e s*a contrib*iç*o para um futuro pró***r*, *e apr*x*mando d* co*ceitu*ção q*e Çaliskan e </line>
<line> C**lo* (20**) fa*em de mercado* como *ns*ituiç*es e não apenas espaç*s de troca*. Os atores </line>
</par>
<par>
<line> que s * </line>
<line> organizam em torn* das esco*as i*ova*oras parecem imbuídos </line>
<line> de uma ideologi* que </line>
</par>
<par>
<line> enxerga </line>
<line> nas escolas inovado*as um </line>
<line> *a*inho de cons*rução d* um fut*ro de*ejável, </line>
</par>
<par>
<line> res**gnificando o papel da* escolas para a*ém da dim*nsão instrumental *e espaço que forma </line>
</par>
<par>
<line> um indivíd*o ou prep*r*-o *ara exames </line>
<line> *niv*rsit*rios e concu*sos em ger*l. *odos esses </line>
</par>
<par>
<line> elemen*os demonstra* evidê*cias da constru*ão de u* no*o *er*ado (**M*; *EZENDE, </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 17, n. 12, a*t. 11, p. 21*-238, dez. 2*2* *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *vidências da Construçã* do Mer*ad* de Escolas Inovadoras no Brasil </line>
<line> 225 </line>
</par>
<par>
<line> 2018), uma vez que revel*m *eu caráte* rel*tiv*mente *s*áv*l e prev*sível, que influencia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> r*str*nge o **mportamen*o de s*us a*ore* (NORTH, 1990; LOA*BY, 1999). </line>
</par>
<par>
<line> Foram ident*f*cadas 55 escolas inovadora* durante a in*estigaç*o, **ndo 24 *elas </line>
</par>
<par>
<line> *rasileiras. As publ*caçõ** que apre***tam listas d* esc*las inovado*as normalmente as </line>
</par>
<par>
<line> d*screvem como instituiçõ*s que oferecem uma n*v* experiência de aprendiz*gem aos seus </line>
<line> est*dant*s, at*avés de * elementos reco*rentes: transformações do **r*í*u*o, nova exper*ênci* </line>
<line> ** apre*dizagem, *rquite*ura do* ambi*ntes *e *pre*diz*gem, adoção de tecnologias e novos </line>
<line> m**elos de trabalho dos prof**sores. Observou-se uma pulverização nacional da atuação da* </line>
<line> e*col*s inovadoras, sem uma concentr*ção específ*ca em *eterm*na** estado *u região. </line>
<line> *oi d*tec*ada a exist*nc*a de uma mídia e**ecializada no t*ma escolas inovadoras, o </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> por s* só já demo*stra arranjos socioté*nico* e***ências de cadeias d* transla*ão e </line>
</par>
<par>
<line> (ARAÚ*O, 2007; KJE*LB*RG; HELGE*SON, 2*07). Esta mídia es*ecializada cumpre um </line>
<line> pa*el imp*rtante *o s*nt*do de d*r vis*bilid*de ao trabalho da* escolas, at*a*és de reportagens </line>
<line> q** apresentam para o público em geral as **rac*erísticas *no**doras que as d*ferenc**m, bem </line>
<line> como dos prêmios ofer*c**os por fun*ações, Thi*k Tanks e pe*o *róprio governo, que </line>
</par>
<par>
<line> transformam em cas*s de sucesso as práticas p*dagó*icas ino***oras, *egitimando para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sociedade * traba*ho das escolas e professores inovad*res. </line>
</par>
<par>
<line> Também se detecto* a contri**ição de profissiona*s que norma*me*te não possuem </line>
</par>
<par>
<line> licença para atuar na </line>
<line> ed*c**ão, como d*signer*, d**env*lvedores e </line>
<line> *mpre*ndedores. Foram </line>
</par>
<par>
<line> detectadas 4* iniciat*va* *el*ciona*as </line>
<line> ao tema escolas inovadora*, entre prêm**s, p*ojetos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ventos. Notou-s* que as *sc*las não sã* o* principa*s *e*ponsáveis *ela promoção de seu </line>
</par>
<par>
<line> tra**lho, *endo esta tarefa desemp*nh*da pelos de**i* ato**s, *omo é * </line>
<line> cas* do rel*t*rio </line>
</par>
<par>
<line> Diagnóstico e Prop*stas Para a *duc*ç*o Brasile*ra, da *aculdade de *ducação d* </line>
<line> Universida*e d* São Paulo (USP, 2018), o currícu*o para co**utação e tecno*o*ia do CIEB </line>
<line> (2019), e o proje*o Mapa da **ovação e Criati*idade da Educação (SIMEC, 2016), inici*tiva </line>
<line> do Mi*istér** da Educa*ão (MEC) p*ra ma*e** escolas inovado*as e c*iat*vas *o país. </line>
<line> Desta *a*e*ra, foram identific*dos pe** p*squisa documental conjuntos de elementos </line>
</par>
<par>
<line> que cara*terizam um *erc*do luz do arcabo*ç* teó**co * c*nceit*al dos EMC: a) A à </line>
</par>
<par>
<line> existência d* múltiplos </line>
<line> atores, para </line>
<line> além de p*oduto*es e </line>
<line> consu*i**r*s; b) *r*t*cas de </line>
</par>
<par>
<line> mercado normativ**, de t*oca e d* represe*tação; c) Dis*ositiv*s que r*configuram </line>
<line> co*portamentos e facilitam *bstraçõ*s. </line>
</par>
<par>
<line> A seg*ir serão apresent*das e analisa*as as </line>
<line> e*i*ência* de c*** um. No entanto, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *mportante a *essalva de *ue estes elementos e*istem po*que se re*acionam, e que a sep*ração </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 17, *. 12, art. 11, p. 215-*38, de*. 2020 www4.*sa*et.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. G. Almeida, J. H. M. S. V. A*reu </line>
<line> 226 </line>
</par>
<par>
<line> *os mesmos e* categor*as se faz exc*usivamente *ara facilitar a descri*ão e explicação </line>
<line> *once*tual. </line>
<line> 4.1 Evi*ências de Ato*es </line>
</par>
<par>
<line> For*m ide*tificados </line>
<line> ** perfi* de </line>
<line> atores, h*manos e n*o h**anos, no </line>
<line> *ontexto </line>
</par>
<par>
<line> *rasileir* (Quadro 1), cumpri**o diferentes papéis **ntro da rede, e em atuação diretam*nte </line>
<line> r*lacion*da às esc*las ino*ad**as. Se p*r um lado a tra*s*çã* co**rcial se dá entre as es*ol*s </line>
</par>
<par>
<line> e as fam*lias, </line>
<line> por *utro exis*em import*ntes papéis cumpridos pelos demais atore* </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> supo**am as transações, c*mo: *rodução de *onteúdo *nforma*ivo e *ientífico; ofer*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **rviç*s e d* re*urso* *e suporte às institui**es e às famílias; pesqui*as e estud*s que **lida* </line>
</par>
<par>
<line> as prát**as d*s escolas inovadoras; e ini**ativas governam*nta*s qu* est*mulam </line>
<line> escolas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> adotarem práticas </line>
<line> i*ovadoras. E**a heterogen*idade ** pa*éi* * *s ciclos </line>
<line> de *roc* entre </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> atores dem*n*tram a formatação de **ran*os de **rcado * de cade*a* </line>
<line> de translação </line>
</par>
<par>
<line> (ARAUJO; FINCH; **ELL*ERG, 2010). Podemos compreender </line>
<line> os pr**es*os * relaç*es </line>
</par>
<par>
<line> en*r* os **ores huma*os * não *umano* a p*rtir de do*s *xempl*s apr*sentados a seg**r. </line>
<line> O primei*o demonstr* como atore* que não parti*ipam di*etamente da tr*ns*ção </line>
</par>
<par>
<line> *omercial podem influe*ciá-la: Think **nks, como o Cent** *e Inovação para Edu*ação a </line>
<line> Br*sileira (CIEB), e * *nstituto *a*i*n*l de Est*d*s e Pesq*i*as Nac*onai* Anísio Teixeira </line>
</par>
<par>
<line> (I*EP), </line>
<line> p**duzem *esquisas que *nvestigam os resultados e imp*ctos promovidos pelas </line>
</par>
<par>
<line> e*co*as inovadoras, norma*mente da**o vis**ilidade para *asos de su*ess*, que são </line>
</par>
<par>
<line> *epercutidos *ela *ídia **p*cializa*a, </line>
<line> co*o na m*téria do porta* Porvir (2016), que </line>
<line> l i st a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> apres*nta *1 esc*las ino*adoras </line>
<line> ao públi*o em geral, *u da sé*ie documen*al "Destino </line>
</par>
<par>
<line> **uc*ç*o: Esc*las Inova*o*as", d* Cana* Futura (2*1*), que </line>
<line> ap*ese*ta documentários </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> c*ntam o fu*cionamento de esco*as inovad*r*s ao redor do mund* </line>
<line> * no B*asi*. Estes </line>
</par>
<par>
<line> cont*údo* </line>
<line> são el*borados </line>
<line> para um p*blico leigo ou não especialist*, tendo, portanto, </line>
</par>
<par>
<line> co*dições de impactar famílias na tomada de decisão *obre * escolh* </line>
<line> das escolas </line>
<line> p*ra *eus </line>
</par>
<par>
<line> filhos, assim co*o impa*tar professores sobre * *scol*a das escolas on*e trabalhar. </line>
<line> Po*t*nto, se d* um fluxo que traba*ha i*formações em dife*entes n*veis: pesquisadores </line>
<line> produzem conh*cimento mate***lizado em *orm* de relatóri*s acadêmicos que são *c**sados </line>
<line> p*la míd** especia*izada e tr*nsfo**ado* em conteú*o p**a o público em geral, pe*miti*do </line>
</par>
<par>
<line> que este não só desc*bra exis*ência a </line>
<line> *as e*colas inovadoras </line>
<line> co** ad*uira recursos para </line>
</par>
<par>
<line> procedimentos calculativos (COCHOY, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 1*, n. 12, art. 11, p. 215-238, dez. 2*20 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> Evi*ên*ias da Const*ução do Mercado de Escolas Inovadoras no Brasi* </row>
<row> Quadro 1 - Lista de atores e papéis de**mpenhados na r**e </row>
</column>
<par>
<line> AT**ES </line>
<line> *APEL DE*EMPENHADO NA RED* </line>
</par>
<par>
<line> Es*olas **ov*doras </line>
<line> Ofer*a de serv**os ed*cac*o*a*s </line>
</par>
<par>
<line> Th*nk *anks </line>
<line> P*sq*i*am e co*partilham resultados com a socie*ade </line>
</par>
<par>
<line> Consult*rias </line>
<line> Of*rta de servi*os para aj*dar na adoção de inovações </line>
</par>
<par>
<line> Cu*so* Livres </line>
<line> Oferta *e cu*sos *u* ab**dam o tem* in*vação na e*ucação </line>
</par>
<par>
<line> *tartups </line>
<line> *ferta de prod*tos inov*dores pa*a *scolas e educ*dores </line>
</par>
<par>
<line> Governo </line>
<line> C*iação ** políticas *ública* e de fomento à inovação esc*l*r </line>
</par>
<par>
<line> *ídia Es*ecializa*a </line>
<line> Reportagens sobr* *s i*pacto* da *n*vação educacion*l </line>
</par>
<par>
<line> F*ndaçõ** </line>
<line> Difu*de* conhec*mentos em ev*nto*, *ublicações e proj*tos </line>
</par>
<par>
<line> Empresas *e Tec*olo**a </line>
<line> Oferta de r*cursos d*g*ta*s que fac*li*a* adoção *e inovaç*es </line>
</par>
<par>
<line> Prof*sso*es </line>
<line> Dese*volvem projetos e recursos inova*ore* </line>
</par>
<par>
<line> Famílias </line>
<line> C*ntra*am *s *erviço* e*uc*cion*is e av*liam resultados </line>
</par>
<par>
<line> Estudantes </line>
<line> Recebem os serviços educacion*i* </line>
</par>
<par>
<line> Pesqu*sadores </line>
<line> *nvestigam i*pactos d*s escolas inovadoras </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: el**orado p*los aut*res </line>
</par>
<column>
<row> 227 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> O se***d* exempl* demonstra c*mo ato*es humanos e nã* humanos i*teragem na </line>
<line> rede, e o pap*l de atore* e*pecíficos no suporte a es*a relação: e*pres*s de tecnologia, </line>
<line> fundaçõe* e Thi*k Ta*ks *isponibilizam recursos gratuitamente p*ra as esc**as, *omo é o </line>
</par>
<par>
<line> caso da Fun*ação L*mann, que tr*duziu *a*a a língua portugue*a tod*s os cont*údos </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> pl*taforma de apr**diz*ge* Onl*ne Kha* Acad*my, *u da *mpre*a norte-americana Goo**e, </line>
<line> que criou a platafor*a de ge*tão d* aprendiza**m Google *ala *e **la e a *isponibi*i*a **m </line>
<line> cust*s par* *oda* as e*colas e famílias *ue deseja* utiliz*-l*. No enta*to, c*mo a util*z*ção </line>
<line> estrutu**da destes *e*ur*os d*manda infraestrutura tecno*ó*ic* (se*vidor*s, acesso * int*rnet e </line>
<line> hardwares) * domínio *as funci*nalidades da* plat*fo*mas, escolas cost*mam contratar </line>
<line> con**lto*ias (SAE DIGITAL, 2019) que aux*li** no pr*cesso de adoção destas fe*ram**tas, </line>
<line> inclusive par* treinamento de p*ofessores e da *quipe de su*orte. </line>
<line> R*v. FSA, T**esina PI, v. *7, n. 12, art. 11, p. 215-*38, d*z. 2020 www*.fsa**t.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. G. Almei*a, J. H. M. S. V. *bre* </line>
<line> 228 </line>
</par>
<par>
<line> É evi*ente q*e * desenv****mento de recur*os tecno*ógic*s *omo as p**tafor*as </line>
<line> Googl* Sala de Aula e Khan Academy, e sua disponibi*ização *m di*er**s *aíses, exige </line>
<line> invest*m*ntos. Desta maneira, o fato de serem disponibilizadas gratuitamente pa*a esc*l*s * </line>
<line> famíli** d*monstra * in*er*s*e *e institui*ões não escolares na adoção de inovações por part* </line>
<line> das esc*l*s, caracterizando a rede *e relações en*re o* *t*res humano* e nã* humanos no </line>
<line> me**ado d* e*colas inovadora*. </line>
<line> *s*i*, tant* o número de atores *umpri*do diferente* pap*is dentr* da rede, *omo o </line>
</par>
<par>
<line> fato d* muitos *estes pa*éis não estarem diretamente r*laci*nados com a tr*n**ção en*re </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<column>
<row> escolas e as *amílias, mas s*m com práticas que consti*uem * mercado, reforça *s ev*dê*cias </row>
<row> de a*ores e nos leva à *nálise da* ev*dên*ias de dis*os*ti*os. </row>
<row> 4.2 Evidências de Dis*osi*ivos </row>
<row> *oram ma*e*dos e investigados 7 dispo*itivos d* me*cado, *o* quais 3 existem *penas </row>
<row> no c*ntexto brasil*iro e *erão destaque nesta *nálise: Base Na*ional Comum *urricu*ar </row>
<row> (BNCC), Lei de Dir*trizes * Base* da Educa*ão (*DB), e p*líticas públ***s. Os demais </row>
<row> e*istem *m âmbit* internaci*nal, impactando dive*sos p*íses: **ogramme F*r Int*rnational </row>
<row> Students Ass*sme*t (PISA), tec*o*ogias *duc*c*on*is, prê*ios e eventos. Tod*s *s </row>
<row> dispositivos id*ntifi*ados estão listados no q*adr* 2. </row>
<row> Quadro 2. *ista d* dispos*tivos de me*cado e mar*eting </row>
</column>
<par>
<column>
<row> DIS*OSITIVOS </row>
<row> BNC* </row>
<row> LDB </row>
<row> PISA </row>
<row> Tecnologias </row>
<row> educa*ionais </row>
<row> P*êm*os </row>
<row> Eventos </row>
<row> Po*íticas Públic*s </row>
</column>
<column>
<row> DESCRIÇÃO </row>
<row> Diretrizes curriculares que fomen*am inovação nas escolas </row>
<row> Le* que regula o funcionamen*o da educação brasileira </row>
<row> *xame internac*o*al da OCDE qu* a**lia aprendizagem ent*e países </row>
<row> *plicativos, soft*a*es e **rdwares *ue f*cilitam * aprendizagem </row>
<row> Conc*rsos que esti*ul*m e p**mia* i*o*a***s educaciona** </row>
<row> Event*s *ue dão visibil*dade ao* caso* de sucesso *m *no**ç*o </row>
<row> Iniciat*vas gover*a*e*tais *ue es*im*lam a i*ovação *a edu**ção </row>
</column>
</par>
<column>
<row> *onte: elaborado pe**s *ut**es </row>
<row> Rev. FSA, Te*es*na, v. **, n. 1*, *rt. 11, p. 215-238, de*. 2020 www4.fsa*e*.co*.br/re*is*a </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ev*dências da Cons*ruçã* do Mer*a*o *e E*colas Inova*oras no Brasil </line>
<line> 229 </line>
</par>
<par>
<line> Dispositi*os p*ssuem caráter *ater*al e imaterial, influenciando o c*mport*mento do* </line>
<line> at*res (MUNIESA et al, 2007). N*st* sentido, identifico*-se que dois do* dispositivos </line>
</par>
<par>
<line> existen*es </line>
<line> excl*s*vamente no mercado b*asileiro </line>
<line> cum*r*m um p*pel crucial, po* se </line>
</par>
<par>
<line> conf**urar*m c*mo docume*to* regu*a*óri*s e *or formalizare* a *tu**ão das es**las </line>
<line> **ovadoras no pa*s. O prime*ro * * LDB (BRA*IL, 199*), que or*aniza o funcionamento de </line>
<line> toda a educação básica no Brasil. Ao *es*o te*** em que *etermina limites p*r* * atua*ã* </line>
</par>
<par>
<line> d*s escol*s es*abelece *ritérios e </line>
<line> de inspeção e f*s*a*iz*ção do trab*lho escolar, a LDB </line>
</par>
<par>
<line> tamb** ofe*e*e esp*ços d* segura*ça jur*dica para as escolas se org*n*zarem d* dife*entes </line>
<line> form*s, ad*tar*m di*tintos model*s p*dag*gicos, e co*struír*m c*m liberdade se*s </line>
<line> programas cur*iculares. </line>
</par>
<par>
<line> Já a **CC (BRASIL, </line>
<line> 201*) </line>
<line> tem como objetivo iniciar um processo de reforma </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a**alização </line>
<line> curricular na edu*ação *ra*ileira, pr*pondo uma trans*ção de </line>
<line> um mod*lo de </line>
</par>
<par>
<line> currícu*o baseado em conteúdo para um *odelo de *urrí*ulo baseado em competê*cias, o que </line>
<line> se co**igura num* tra**formação a**nhada com as prátic*s das escola* inov*dora*. A BNC* </line>
</par>
<par>
<line> foi </line>
<line> construí*a *e *odo </line>
<line> *oop*rativo </line>
<line> pela co*unida*e educacio*al teve seu te*to fina* e </line>
</par>
<par>
<line> lançado em 201*. As esc**as públicas e privadas bra**le*ras tiv*ra* o praz* de até 3 anos para </line>
<line> se ad*quarem às premissas cur*icu*ares *a BNCC. A*ém da inovação em descrev*r o </line>
</par>
<par>
<line> *u*r*culo por habilidades </line>
<line> que os estudan*es de*e*ão ser ca*azes *e realizar, ela també* </line>
</par>
<par>
<line> propõe *ompetências gerais, </line>
<line> a*i*ha**s aos obj*tivos das esc*las inovadoras, c**o </line>
</par>
<par>
<line> comunicação e ex**e*são, letramento digital e colaboração * empatia. </line>
<line> Am*os os document*s assumem a exis*ên*ia de escol*s inovad*ras e e*timulam </line>
<line> *a**ém q*e escolas tradici*nai* incorporem alg**as de suas práticas no coti*ian* **colar. </line>
<line> *e*ta maneira, operam c*mo dis*ositi*os que dão sustentação não apenas ao surgimento de </line>
<line> escolas inovadoras, **mo às suas prática* d*dático-ped*gógicas. </line>
</par>
<par>
<line> Também *or*m id*nt*ficadas pol*ticas púb*icas que e*timulam em *lgum* </line>
<line> medida </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> adoção *e práticas inovadoras por parte das escola* </line>
<line> ou </line>
<line> *ire*amente </line>
<line> por </line>
<line> profes*ore*, * </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> t *dos </line>
<line> os níveis: m*níci*io, estado e gove*no fed*ral. O principal destaqu* * para * proje*o </line>
</par>
<par>
<line> Mapa das *scol*s </line>
<line> Inova*oras e Criativas (SIMEC, 2**6), inic*ativa </line>
<line> do Ministério </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Educa*ão qu* desenv*lveu plataforma para mapeamento * compartilhamento de e*col*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pr*jetos inov*dores </line>
<line> *o país. Cadastraram-se *ais de 600 </line>
<line> escola*, *end* **do selecionadas </line>
</par>
<par>
<line> 178, das quais 48% eram *rivadas e </line>
<line> 52% pú*licas (SIME*, 2016). * mapa oferecia </line>
<line> dado* </line>
</par>
<par>
<line> complet*s para que a* e*col*s pud*ssem ser contatad*s e *s prát*cas compartilhadas s*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> medi*ção fo*ma* do min*stério. </line>
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<line> Rev. FSA, T*r*sina P*, v. 17, n. 12, a*t. 11, p. 2*5-238, dez. 2020 w*w4.fsane*.*om.b*/revista </line>
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</page>
<page>
<par>
<line> T. G. Almeida, J. H. *. S. V. Abreu </line>
<line> 230 </line>
</par>
<par>
<line> Em re*ação aos d**ais d*sposit**os, o*ser*a-se que prê**os even*os cumpr** um e </line>
</par>
<par>
<line> pa*el de </line>
<line> e**abelecer *arâmetros de </line>
<line> *ualidade *ara e**olas e proje*o*, b*m com* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> e*gajamento da comun*dade em torno da cr*nça comum de que * futuro do país e do planeta </line>
<line> depende da transf*r*ação na educação. Os prê*i*s são oferecidos tanto pelo governo, c*mo, </line>
<line> po* e**mpl*, a*r*vé* do *NE* (INEP, 2020), quanto por T*i*k T*nks, e *mpresas privadas do </line>
<line> setor de tecnolog*a (M*CROSOFT, 2020). </line>
<line> Desta maneira, os ator*s parece* *e apropriar d** dispositi*o* para di*erentes </line>
</par>
<par>
<line> fi*ali*ades: legiti*ar suas p*átic**, atestar qu*lidad*, reduzir *nseg*ra*ça na* famí*ias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comun*dades em **ral e e*gajamento d*s educ*d*res e estudantes. </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 E*id*ncias d* Práti*as </line>
</par>
<par>
<line> Kjellberg * H*lgesson (2007) apr**en*a* três ti*os *e *ráticas *ue foram identificad*s </line>
</par>
<par>
<line> durante a inve**i*açã* *o *enô*eno de *scolas **ovadoras, e serão descri*as </line>
<line> na sequênc*a: </line>
</par>
<par>
<line> p*áticas normativas, de troc* e de repre*en*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Prátic*s n*rma*ivas es*ão dir*tamente associadas a *egr*s de *uncion*ment* do </line>
</par>
<par>
<line> mercado *u mar**s regu*atório* que </line>
<line> de*ermi*a* os limite* es*aços de * </line>
<line> atuaçã* de seus </line>
</par>
<par>
<line> atores. Neste sentido, temos o *x*mp** d* dois d*s dispo*itivos ma*eados, a LDB e a BNCC, </line>
<line> que atuam modelando p*áticas norm*t*v*s da* escolas i*ovadora*. *bserva-se que ambas são </line>
<line> utiliza*as como in*tr*mento de l*gitimação e segur*nç* j*rí*ica perante *am**i*s e sociedade, </line>
<line> co*o no caso d* Projeto Â*cora, escola inovad*r* sediada ** Cot*a - SP, que *e orga*iz* </line>
<line> s** a est*utura de aulas, disciplin** e tu*mas (CANAL FUTURA, 201*). A* pr*ticas de </line>
<line> i*ovação obs*r*adas são justificadas pe*os limi*es e possibilidades oferecidos pe*a lei e *elos </line>
</par>
<par>
<line> órgãos reguladore*, M*nis*ério da Educaçã* e Secretarias </line>
<line> Mun*cipais e E*taduai* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> educação. </line>
</par>
<par>
<line> N* que t*ng* às práticas de t*oca, que envolvem os *l*mento* concretos para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> transa*ão econômic* (KJELLBERG; HELGE*S*N, </line>
<line> *007), fora* *dentificad*s formas de </line>
</par>
<par>
<line> apresenta*ão dos serviç*s ed*cacion*is das es*olas </line>
<line> inov*dor*s </line>
<line> qu* i*corpor*m </line>
<line> u* discurso </line>
</par>
<par>
<line> *omum pratica*o po* todos os ato*es *a rede: cu*r*cu*os inovado*es e contem*o*âneos, que </line>
<line> adotam conteúd*s como *mpr*ende*orismo, robótica e prog**m*ção infantil; nova </line>
<line> ex*e*iê*ci* de aprendizagem que *alo*iza o estudante como prot*g*nista do seu apr*n*izado; </line>
</par>
<par>
<line> *resença </line>
<line> de tecnologia </line>
<line> no cotidiano d* escola, * des*nvolvimento de habili**d** so*iais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> emocionais como </line>
<line> **mpone*tes </line>
<line> c*rricul*res. A*ém di*so, ta*bém se </line>
<line> obs*rvou como prát*ca </line>
</par>
<par>
<line> de troca de destaque, a ad*ç*o </line>
<line> de </line>
<line> arquitetura in*vadora para </line>
<line> os ambie*tes </line>
<line> da e*cola, </line>
<line> p* r </line>
</par>
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<line> Rev. *SA, *eresina, *. 17, *. 1*, art. 11, p. 215-*38, *e*. 2020 </line>
<line> www4.*s*n*t.com.br/revista </line>
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<line> Evidências da *onstr**ão do Mer*ado de Escolas Ino**d*ras no Bra**l </line>
<line> *31 </line>
</par>
<par>
<line> *ornar tangível a propo*ta *e mu*ança, materia*i**n*o os element** de cola*o*ação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> autonomia arti*ulados nas propostas *ed*gó*icas (POR*IR, *016; *ANAL F*T*RA, 2017). </line>
<line> P*r fim, *obre as práticas d* represe*ta*ão, que têm com* ob*etivo f*cilitar a* </line>
<line> abstra*ões sob*e of*rtas e características *o que é apr*sentado aos *onsumidores </line>
</par>
<par>
<line> (HAG*ERG; KJE*L**RG, </line>
<line> 2010), *etectou-se o u** *e r*la*os de estudant*s, fa*íl*as, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> educadores, sobre *s resultados pedagó*icos e impacto* ed*cacionais *ositivos pro*ocados </line>
<line> pelas *sc*las inovadora*, o q*e pode e**l*car o grande volume de *onteúdo *udi*v**ual </line>
<line> encontrado durante a inve*tig*çã* documenta*. Além disso, também s* observou como prát*ca </line>
<line> de representação, fo*os e vídeos que demonst*am * cot*diano das escolas em que est*dantes e </line>
</par>
<par>
<line> educadores são retr*tados em gestos e **ntextos colabo***ivos, de trabalho em equipe </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> atividad*s de pesquisa, com presença de tecnolog*as e em ambientes *rojetados p*ra *aci*itar </line>
<line> a criati*idade e o acolhiment*. Dado o caráter **tangí*e* *os serviços, p**n*ip**mente dos que </line>
<line> poss*em atributos inov*d*res (*ort*n*o iné*itos para os consumi*o*es), fi*a e*ide*te que na </line>
</par>
<par>
<line> i*possibilid*de de mostr*r o serviço educaci*nal *m si, </line>
<line> os ator*s busca* formas de </line>
</par>
<par>
<line> rep*esen*a* sua entrega que </line>
<line> *orne* mais </line>
<line> concreta possível sua </line>
<line> *i*ualização (CANAL </line>
</par>
<par>
<line> F*TURA, 2017; GEEKIE, 2*18; EDUC*DOR 360, 2***). </line>
<line> * CO*SIDER**ÕES F*NAIS </line>
<line> O o*jetivo dest* trabalho foi co*pr*e*der at* que p*n*o o surg*mento d* e*colas </line>
</par>
<par>
<line> i*ovadora* já *oder*a c*racteri*ar o fen*meno da cons*rução de </line>
<line> um n**o *erca*o. A </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa, de *bo*d*gem q*alita**va e caráte* explora*ór*o utilizou o m*t*do *e *nvesti*ação </line>
</par>
<par>
<line> *oc*mental e a*álise de cont**d* </line>
<line> **ra bus*ar respo*d** *o seu objetivo. *s resultados </line>
</par>
<par>
<line> de*onstraram evi*ênci*s </line>
<line> de qu* o merca*o de escol*s *n*vad*r*s est* *m </line>
<line> constr*ção *o </line>
</par>
<par>
<line> Brasil, a part** de 3 categ*rias identificadas: evidências de *tores, evidências de dispositi*o* e </line>
<line> evidências de prática*. Al** disso, a análi*e *a literatura também mostrou que a gênese deste </line>
</par>
<par>
<line> novo mercado *em origens h*s*óricas em </line>
<line> ou**os movi*ento* d* *udança educacion*l, com </line>
</par>
<par>
<line> la*tros na acad*m*a e n* socieda*e. </line>
</par>
<par>
<line> O *ercado de escola* ino*a**r*s de****tra ser um camp* r*co para o </line>
<line> desenvo*vimento teórico * co*ceitu*l *a perspectiva do* Estudos de Me*ca** Construtivistas. </line>
</par>
<par>
<line> *or se tratar d* um mercado ai*da em seu </line>
<line> início, *ode contribuir p*ra o aprofund*ment* d* </line>
</par>
<par>
<line> compr*ensão do fe*ômeno </line>
<line> de construç*o de mercados, a**m d* </line>
<line> pode* contribuir para *s </line>
</par>
<par>
<line> estudos sobre formaç** de merca*os base*dos em s*rviços inovadores. </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, *. 17, *. 12, art. 11, p. 215-238, *ez. 20*0 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
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<line> T. *. Al***da, J. H. M. S. *. Abre* </line>
<line> 232 </line>
</par>
<par>
<line> Outra chave de i*ve*tigação pod* s* dar também pelo fato de ser *m mercado *nd* </line>
</par>
<par>
<line> *er*i*os públicos e pr*v*do* s*o </line>
<line> ofertados simultaneamente, e infl*enciam pro*essos de </line>
</par>
<par>
<line> **dança em out*o me*cado, o *as esc*las tradicionais. O tema da *udança *m m*rcados, </line>
<line> inclusive, j* vem sendo endere*ado pela literatura (BAKE* et al, 2018), assim como o papel </line>
</par>
<par>
<line> d* a*uação coletiva de m*l*ip*os ato*es num contexto de colabo*ação para formação </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> *erca*o (*AKER et al, 2019), * que pare*e fazer *entid* n* contexto das e*co*a* inov*doras, </line>
<line> como a pre*ent* pesquisa de*onstro*. F*ca regi*tr*da *ambém a imp*r*ância *e *o*os </line>
<line> es*udos *mpíri*os qu* investiguem o p*pel d*s es*olas na f*rma*ão do m*rcad* </line>
<line> (KIN**TROM et al, 2*1*), e que revelem a perspect*va das famíli** e estudan*es. </line>
<line> Por fim, é *mp*rtante ressal*a* que h*sto*icamente os me*cados educ*c*onais *ora* </line>
<line> *ouc* investigados pelo campo d* *arketing (*I*P, 2*17). A despeit* das razões p*ra *s**, o </line>
<line> surg*ment* das escolas in*vadoras pode representar o*ortunid*de de atenuar este quadro, uma </line>
<line> vez q*e o s*tor educacional t*nto po** ser ** mercado rico para estudos e te*riza*ões dadas </line>
<line> às transform*ç*es pelas qu*is tê* pa*sado, qua*t* pela própr*a r*levâ*cia q*e **ssuí p**a o </line>
<line> bem-estar individ*al e *ocial. </line>
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