<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 12, art. 11, p. 215-23*, d*z. 2*20
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.12.*1
</line>
</par><par>
<line>
Evidências da Construção do Me*c*do de Esco*as *novad**as no Brasil
</line>
<line>
Ev**ence of the M*rketing Mak*ng of *n*ovative S*hools in Braz**
</line>
</par><par>
<line>
Thia*o Gomes de *lme*da
</line>
<line>
Dou*o* em Admi*istração pela Unive*si*ade Federal do R** *e Janeiro
</line>
<line>
*iretor Executi*o da Rede E*cola Hub e Pe*quisador Associ*do *o Lab Escola Hub
</line>
<line>
*-mail: thia*o@e*colahub.**m.br
</line>
<line>
Jul*a H*lena Mila Sa*t** Vital Ab*eu
</line>
<line>
Bacharel em De*i*n pela Esc*la Superior *e Propaganda e Mar*eti*g
</line>
<line>
Pesquisado*a As*oc*ada d* Lab Escol* Hu*
</line>
<line>
E-*ail: julia*ele*aabreu@gmail.c*m
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Avaliado pelo sistema Tr*ple Revi*w: Desk Review a)
</line>
<line>
pelo Edito*-Chefe; * b) *ouble Bli*d Review
</line>
<line>
(a*ali*ç*o ce*a por dois ava*iadores da área).
</line>
<line>
Revis*o: Gramati*al, N*r*ativa * de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. G. Alm*ida, J. H. M. S. V. A*re*
</line>
<line>
*16
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
Os Es*udos d* M*rcad* Construtivistas *nte*dem mercados co*o fenômenos plás*i**s,
</line>
<line>
d*nâmicos e *ue se consti*uem * partir das i*terações e *ráticas entre seus atores, hu*an*s e
</line>
</par><par>
<line>
*ão humanos. Através desta per*pecti*a te*rica, este trabalho procur*u investig*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*nstrução *o mercado de escolas inovador*s
</line>
<line>
no Brasi*. *ara isso, foi realizada
</line>
<line>
pesqui*a
</line>
</par><par>
<line>
**cu*ental e u**liz*da *é**ica de aná*ise de *onteúdo. *s resultado* p*rmitir*m que fossem
</line>
</par><par>
<line>
encontradas *r*s *ategorias d* evidências: 1) Ev*d**c*a* *e Atores;
</line>
<line>
2) Evi*ências
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Disposi*iv*s; 3) Ev*dências *e Prática*. O artig* também apresenta uma discussão sobre **
</line>
<line>
oportunidades *e desenvolvimento teóri*o *ue o merc*do de esco*a* i*ovadoras pode oferecer
</line>
<line>
para o* Estudos *e *ercado Construtivi*tas, uma *e* que se trata de um mercado *ue v*ve o
</line>
<line>
início *e s*a formação.
</line>
<line>
*alavras-ch*ve: Estu*o* de **rca*o *o**trutiv*sta*. E**ola* Ino*a*oras. *onst*ução de
</line>
<line>
Mer*a**s.
</line>
<line>
ABSTR*CT
</line>
<line>
Con*tructi**s* Market Stu*ies understand markets a* plastic and dynamic phenomena tha* are
</line>
</par><par>
<line>
constituted from the in*eractions and practices between *ts act*rs,
</line>
<line>
human
</line>
<line>
and non-human.
</line>
</par><par>
<line>
*hrough th*s th*oreti*a* pers*ective, this work sough* *o in*estigate t*e Market maki*g of the
</line>
</par><par>
<line>
innovative schools in Brazil. D**umental research *as
</line>
<line>
carried out and
</line>
<line>
co*tent a*alysis
</line>
</par><par>
<line>
technique *as used. The results allowed th*ee cate*ori*s of evidence to be foun*: 1) Evide*ce
</line>
</par><par>
<line>
of Actor*; 2) Evidence *f Dev*ces; 3) *viden*e of Practices. The arti*le also presents
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d*sc*ssion on the
</line>
<line>
o*portunities for
</line>
<line>
the*retical dev*lopment that t*e market for in*ovative
</line>
</par><par>
<line>
schools ca* *ffer for Cons*ructivist Ma*ket Studies, since it i* a *arket *h*t is experiencing
</line>
<line>
the *eginning *f its formation.
</line>
<line>
Ke*wor*s: **nstructivist M*rket S*udies. Inn*vative *chools. Market Making.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, *ere*ina, v. 17, n. 1*, art. 11, p. 215-238, de*. 20*0
</line>
<line>
www*.fsanet.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*vidênci*s d* Construção do M**cado de E**olas Inovador*s *o Brasil
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RO**ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Nos últimos a*o* os Estudos de Mercado Con*trutivista* (EMC) (MASON;
</line>
</par><par>
<line>
KJE*LBERG; HA*BERG, 2015; L*ME; *EZE*DE, 201*) contribuíra* para
</line>
<line>
a *eorização
</line>
</par><par>
<line>
em marke*ing a*ra*és d*
</line>
<line>
desenvolvi*ento de *ma vi*ã* do mercado c*m* in*t*tuiç*o
</line>
</par><par>
<line>
dinâmic*, que se con*titui a *artir da p*ática de
</line>
<line>
seus atores, re*elando o ca*áter plá*tico dos
</line>
</par><par>
<line>
mercados (ARAÚ**, 2007; KJELLB*RG; HELGE*SON, 2007). Influenciados pela
</line>
<line>
perspe*tiva da soc*ologi* *co*ômica (ÇALISKA*; CALLON, ***9), que d*monstra *omo a
</line>
</par><par>
<line>
ciência econ*mica *e*forma a *c*no*ia, o* EMC t*m*ém articulam a visão de que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mark*ting possui ca**ter performativ* que modela e *ons*ituí o* *e*cados (COCH*Y, 1998;
</line>
<line>
KJE*LBERG; HELGESSO*, 20*7; MASON; KJELLBERG; HAGBERG, *015).
</line>
</par><par>
<line>
*esta fo*ma, EMC ofere*em
</line>
<line>
um contr**onto à e*cola
</line>
<line>
ger*ncial *e marketing, ao
</line>
</par><par>
<line>
articular uma on*ologi* *ue separa cl*ramen*e * **a*s*ção (e*q*anto u* evento) do me*cad*
</line>
<line>
(en**anto insti*uição), demonstrando que transa*õe* nã* são o mercado, mas fazem parte *ele
</line>
</par><par>
<line>
junto co* outros atores (CALLON, *9*8; A*AÚJ*, 2007),
</line>
<line>
human*s e *ão h*m**os
</line>
</par><par>
<line>
(CALLON; MUNI*S*, 2005; LATOUR, 2012; COC*OY; TROMPETTE; ARAÚJO, *01*).
</line>
</par><par>
<line>
A*sim, abr*ndo *spaço par* * co*p*eensão de q*e *ercados não são um
</line>
<line>
*enô**** *atural,
</line>
</par><par>
<line>
*as sim socialmente con*truídos, e constituídos a partir de prá**cas (KJELLB**G;
</line>
<line>
*ELGESS*N, 2007; HA*RI*ON; K*E**BERG, 2*1*).
</line>
</par><par>
<line>
A parti* *o arcabouç* conceitual dos EMC, es*e trabalho ** pr*p*e a
</line>
<line>
i*vestigar
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
fenôm*no em âmbi*o glo*al, que se man**esta também *o Brasil: o su*gimento de *sco*as
</line>
</par><par>
<line>
*n*va*oras (GILES; HARG**A*ES, 2006; MORAN, 2*0*; *UBIN,
</line>
<line>
20*8; KHA*, 201*;
</line>
</par><par>
<line>
BACICH; *ORAN, **1*; GOUVÊA, 201*; *ANTOS; **TUNES, 2019). Apesar do *etor
</line>
<line>
ed*ca*ional his*oricamente apr*sentar pro*ostas, ideia* e *xp*riê*cias de r*ptur* com o que
</line>
<line>
se co**e**ionou c*amar de escola tra*icion*l, na* últimas dé*adas s* o*se**a um m*vimento
</line>
<line>
novo, distint* dos *nteriores, e qu* v*m ga*hand* *orça (GOUVÊ*, 2019).
</line>
<line>
S**tos e **tunes (20*9) *fi*m*m que o modelo de esco*a tradicional, ca**c*eriz*do
</line>
</par><par>
<line>
*or u*a e*trutura
</line>
<line>
nor*at*za*ora e c*lon***dora, sof*eu três gra*des *iclos de resistência
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
oposição: movimento esc*la
</line>
<line>
no*a
</line>
<line>
(transição do século XIX par* o XX), movimento escola
</line>
</par><par>
<line>
*lternativa (anos 1960 * 1970) e mo*imento escola ino*ad**a (sécul* X*I). O que *iferen*ia
</line>
<line>
as esc*la* i*o*ador*s dos dem*is m*v*ment*s é justamente a p*rspectiva hol*stic* *e
</line>
</par><par>
<line>
tra**f*rma**o que o m*v*mento p*opõe, integrando *ud*nça* es*olar*s n*
</line>
<line>
dimensão
</line>
</par><par>
<line>
curricular, de organiz*ção **
</line>
<line>
t*mpo, espaço, rela*õ*s de poder * *odelos de gestão,
</line>
</par><par>
<line>
*ssociados à *ntegração de no**s tecno*og*a* e nov*s práti*as
</line>
<line>
*o*entes, t*nto na esfera da
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Ter**ina PI, v. **, n. 12, a*t. 11, p. 215-23*, d*z. 2020
</line>
<line>
ww*4.fsanet.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. G. *lmeida, J. H. *. S. V. Abreu
</line>
<line>
*18
</line>
</par><par>
<line>
ed*c*ç*o públic* quanto na p*ivad* (TUBIN, 2003; GILES; HARGREAVES, 2*06;
</line>
<line>
MORAN, 200*; GO*VÊA, *019; *ANTOS; ANT*NES, 20*9).
</line>
</par><par>
<line>
No e*tanto, apesar da consolidação do mo*i*ento de escol*s inovadoras,
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
*esdob**ment*s já mapeados no *aís (*AMPOS; **IKSTEIN, 2019), até q*e
</line>
<line>
po*t o o
</line>
</par><par>
<line>
sur**mento de nov*s escolas r*presenta um fe*ô*eno de const*uçã*
</line>
<line>
d* *ercado? P*ra
</line>
</par><par>
<line>
responder a est*
</line>
<line>
pergunta e*te tr*ba*ho i*vestiu na bus*a de **idê*cias da constru*ão do
</line>
</par><par>
<line>
me*cado *e esco*a* *novadoras no Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Utilizando lente teór*ca dos EMC, *em como s*u arc*bouço con*e*tua*, a a
</line>
<line>
pesqui*a
</line>
</par><par>
<line>
reali*ad* enco**rou *vidências q*e dem*ns**am a co*s*rução do m*rc*do de escolas
</line>
<line>
inovadoras em território brasi**i*o. Tais evi*ê*cias *oram organizadas e* 3 categorias, *ue se
</line>
<line>
*e*ere*, *i*etamente, aos el**en*os teóric** d*s E*C: *) Evidênc*as d* a*ore*; 2) Evi*ências
</line>
<line>
d* Dispo*itivos; 3) Evidências d* Práticas. Cada *ma, em sua *edida, se cone*ta e corro*ora
</line>
<line>
o con*eito de **rcado trabalha*o pe*os EMC.
</line>
</par><par>
<line>
A est*utura deste arti*o está divid*da em s**ões, além desta introdução: a primeira 5
</line>
</par><par>
<line>
apresenta uma re**são d* lit*rat*ra sobre os EMC, articulando o*
</line>
<line>
princ*pais conceitos
</line>
</par><par>
<line>
trabalhados nesta p*squ*sa; * seg*nda *present* uma revisão de li**ratu** *obre o m*vimento
</line>
</par><par>
<line>
das e**ol*s inovadora*; a terceira a*resenta a metod*logia utilizad* para a inve*tiga*ão;
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
quarta con*iste na an*lis* dos dados e o*ganização *as evidências n*s 3 categ*ria* que foram
</line>
</par><par>
<line>
identific*das; a qu*nt* *lt*ma apre*en*a uma e
</line>
<line>
breve r*fle*ão sobre as oportun**ades
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
contribuiçã* te*rica que o mercado de esc*las in*vadoras *od* trazer para os *MC, *em
</line>
<line>
como caminhos para estudos fu*uros.
</line>
<line>
2 *EFE*E*CIAL **ÓRICO
</line>
<line>
*a *it*ratura e na t**ria de marketing, hist*ri*amente, observa-se dom*n*ncia do que
</line>
<line>
se convenc**n*u *hamar Esc**a de Pe*samento Geren*ia* (SHAW; JON*S, 2005), que,
</line>
<line>
d*ntre *utros pressupostos, assume o mercado como entidade nat*ra* e ind*pende*t* dos seus
</line>
</par><par>
<line>
*to*es. Isto se deve,
</line>
<line>
pri*cipalm**te, à grande influ*n*ia que * teoria neocl*ssica econ*mica
</line>
</par><par>
</page><line>
t*ve em sua *onstituição conc*itu*l (*IL*IE; MOORE, 200*). E*ta manei*a de representar e
</line>
<line>
abs*rair mercados, há tempos * ob*eto *e e*crutínio t*órico den*ro do *ampo do marketing,
</line>
<line>
rec*ben*o críticas princip*lm*nte dos es*ud*s de comportamento do cons*midor
</line>
<line>
(*ARBOSA, 2003; ARNOULD; THOMPSON, 2005; *OCHA; BARROS, 20*6; *AM*OS;
</line>
<line>
CASOTTI SUARE*, 20*6; BELK; CAS*TT*, 2014).
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esin*, *. 1*, *. 12, art. 11, p. 215-238, dez. 2020 ww*4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evidências da Construçã* do *ercado d* Escolas Inovadoras no Brasil
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
Os EMC c*min*am na me**a di*eção de c*í*ica à Es*ol* de P*nsamento G*rencia* n*
</line>
<line>
ca*po d* marketing, procu*ando demonstra* a relevância de se compree*d*r e i*vestig*r os
</line>
</par><par>
<line>
*erca*os
</line>
<line>
como e*tidades *i*âmicas, que se renovam constante*en*e, * se c*nstituem
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
boj* do contexto s*ci*l * na *nte*açã* *nt*e seus ato*es (M*SON; KJELLBERG;
</line>
<line>
HAGB*RG, 2015). Os EMC são direta**nte influ*nciados pela p*rsp***iva da so*io*ogia
</line>
<line>
econômica de M*chel Ca*lon (1998), qu* pro*lem*ti*a merca*os a p*rtir dos elemento*
</line>
<line>
teóricos da Teoria A*or-Rede (*ATOUR, *012), portanto, entende*do mercados como
</line>
</par><par>
<line>
arranjos, em *ue
</line>
<line>
atores *umanos e não
</line>
<line>
human*s
</line>
<line>
estão perma*ent*men*e en*olvidos em
</line>
</par><par>
<line>
**ocessos de int*ração, que provocam enqu*dramentos, **ans*ordamen*os e proced*me*tos
</line>
<line>
cal*ulativ*s (ARAÚJO, 2007; COCHOY, *008; ÇALISKAN; CA*LON, 20*9). * *us*ame*te
</line>
</par><par>
<line>
po* *rticular
</line>
<line>
estes e*eme**os teóricos que os EMC afirmam que mer*ados não são estáti*os,
</line>
</par><par>
<line>
mas sim co*struídos, m*delados e rem*d*lados per*anen**mente,
</line>
<line>
*e*endo s*r estudados,
</line>
</par><par>
<line>
então, a part*r *o* ***cess*s que revelam este m*viment*,
</line>
<line>
e
</line>
<line>
n*o como estruturas p*onta*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ndependentes do context* so*ial (ARAÚ*O,
</line>
<line>
2**7; MA*ON; KJELLBERG; HAGBERG,
</line>
</par><par>
<line>
20*5; HAR*I*ON; KJELLBERG, 2016; KIN*STROM *t al,
</line>
<line>
2*17; LEME; REZE*D*,
</line>
</par><par>
<line>
20**).
</line>
</par><par>
<line>
Em te*mos *onceituais, os EMC entendem mercados c*mo ar*anjos sociot*cnico*
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
agenciamen**s d*tados de carac*erísticas como:
</line>
<line>
*rganização, concepção, prod*ção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**rculação
</line>
<line>
de
</line>
<line>
bens e proprieda*e*; arr*njos d* constituintes heterog*neos; deli*itadores
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
espaço* *e disputas *e poder, num processo contínuo de tran*lação (ARAÚJO, 2007;
</line>
<line>
KJELLBE*G; HELGESSON, 2007; ÇALISK*N; CALLON, 2010). O mercado, *ortan*o, é
</line>
</par><par>
<line>
formado po* r*d** *e at*res,
</line>
<line>
*umanos e *ão humanos, que,
</line>
<line>
alinhados simetricamente,
</line>
</par><par>
<line>
produz*m s*ntidos e processos soc*ai* formadores da realidade, con**rme pre****o*tos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*e*ria *tor-Rede (ALCA**PANI; TURE*A, 2009; L*TOUR, 20*2; L*ME; REZENDE,
</line>
<line>
201*).
</line>
<line>
Araújo (2007) defende a de*iniçã* de *ercado como inst*tuição, r*c*peran*o a
</line>
<line>
conceituaçã* que trabalhos no campo da economia fi*eram (*ORTH, *990; LO*SBY, *999),
</line>
</par><par>
<line>
definin*o instit*iç*o como uma estrutura *elativamente estável
</line>
<line>
e
</line>
<line>
p*evi**vel, capaz de
</line>
</par><par>
<line>
*nfl*enci*r e *e*t*ing*r * comportamen*o
</line>
<line>
dos indivíd**s no co*idi**o. Para Araúj* (2007),
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
jus*amente este
</line>
<line>
car*ter de i*stitu*ção que permite aos mercado* o**recer est*bilid*de aos
</line>
</par><par>
<line>
at*res, p*r* que sejam capazes de realiza* pr***dimentos calculati*os, justificando
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
de*l*camento *e foco d* atenç*o **s E*C
</line>
<line>
da tran*ação co*ercial para a* rela***s entre *s
</line>
</par><par>
<line>
atores e disposit*vos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 1*, n. 12, ar*. 1*, *. 215-238, dez. 2020
</line>
<line>
w*w4.fsa*e*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. *. Almeid*, J. H. M. S. V. Abr*u
</line>
<line>
220
</line>
</par><par>
<line>
Dessa maneir*,
</line>
<line>
investigar a construção de
</line>
<line>
*m mercado
</line>
<line>
passa pela identi*icação
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
prát*cas que * compõe*. Kje*lberg e Helges*on (20*7) *firmam q*e são as práticas que d*o
</line>
<line>
*orma e c*nsti*ue* um mercado, assum*ndo, ontologicamen*e, a per*pectiva *e m*rcados
</line>
<line>
como um fenômen* plástic* e soc*a*mente co*struí*o. As*im sendo, prática de mer*a*o, p*ra
</line>
<line>
os EMC, p*de se* enten*ida como o conjunto de ati*id*des que cont*i*uem p*ra a for*aç*o
</line>
<line>
do *ercado (KJELLBERG; H*LGESSON, 2007; ARAU*O; KJELLBERG; SP*NCER,
</line>
<line>
2008).
</line>
<line>
Kjellb*rg e Helgesson (*0*7) identificam t*ês tipos de p*áti*as de merca*o: de t**ca,
</line>
</par><par>
<line>
normativas e de repres*ntação. As p*ática* *e tro*a são as
</line>
<line>
que mai* se identifica* com
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
elementos da transação, com* estabelecimen*o de preços, negociação, entrega e distribuiçã*,
</line>
<line>
*ntr* *utros. As práticas norm*ti**s são *quelas que estabelecem regras e parâmetros para o
</line>
</par><par>
<line>
funcionamento do *er*a*o,
</line>
<line>
in*lusive em term*s *egulatór*os. P*r fim, as práticas de
</line>
</par><par>
<line>
representaçã* consistem
</line>
<line>
em atividades que r*prese*t*m * mercado, da*do *orma a aspectos
</line>
</par><par>
<line>
abs*ratos que au**liam os a*o*es a entend*rem s** funcionamento e car*c*erísticas.
</line>
<line>
Além dos três t*pos *e práticas, há também três p*essu*ostos s*bre a fo*ma como
</line>
</par><par>
<line>
práticas moldam mercados: a) não existe conjunto estável
</line>
<line>
de prá*icas; b) o
</line>
<line>
processo de
</line>
</par><par>
<line>
*ormaçã* de *ercad* e**ge * esf*rço de múltiplos atores; c) o mercad* cost*ma ser resu*tad*
</line>
<line>
de *m* variedade de práticas (ARAUJ*; FIN*H; *JE*LBER*, *01*).
</line>
</par><par>
<line>
As práticas p*dem s** influe*ciadas, o* di*etame*te realizadas, pelos di*p**itivos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mercad* (MUN*ESA et al, 20*7). Dispositivos são eleme*to* co* agência, responsáveis *or
</line>
<line>
articu*ar ações, ta*to deles quanto de outros atore*, send* també* con*iderados arr**jos
</line>
</par><par>
<line>
mate*iai* e discursivos *ue interferem
</line>
<line>
n* construção d* mercad*s (ÇALISK**; CALLON,
</line>
</par><par>
<line>
20*0), como ferramentas d* comu*ic*ç*o e cá*cu*o de valor, regras, l*is e nor**s.
</line>
</par><par>
<line>
Teo*ias e mo**mentos interes*ad*s em *ro*or
</line>
<line>
no*as a*ord*gens peda*ógi*as como
</line>
</par><par>
<line>
oposiç*o ao *odelo tradici*na* instrucional
</line>
<line>
e*colar não *ão uma novida*e
</line>
<line>
*a educação
</line>
</par><par>
<line>
(VEI*A; LOPES; FILHO, 2007; A*MSTRO*G, 2008; MORANDI, 2*08; GHIRALDELLI
</line>
<line>
JÚNI**, 2009; PA*HECO; **CHECO, 2013; *ATHA*; SAW*ER, 201*; SANTOS;
</line>
</par><par>
<line>
ANT*NES; *019). *o contrário, a
</line>
<line>
pesqui*a *o ca*po e**caci*na*, ess*ncialment* nos
</line>
</par><par>
<line>
*ltimo* *em ano*, revelou uma *ultip*icid*d* *e visões, valores * **átic*s educati**s que se
</line>
</par><par>
<line>
pro*õem questionar o mo*elo de *sc*l* a
</line>
<line>
tradi*i**al,
</line>
<line>
oferec*ndo novos *aminhos
</line>
<line>
pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem formal.
</line>
</par><par>
<line>
Isto *ica ev*dente ao s* *bserv*r a*guns dos principai* ator*s des*es movimento* de
</line>
</par><par>
<line>
*ransformação,
</line>
<line>
de a*ordo com suas resp**tivas épocas histó*icas, com* no fin*l do sécul*
</line>
</par><par>
<line>
XIX: a pedagogia *aldorf (STEINER,
</line>
<line>
**95) e método Mon*esso*i (**LLA*D, *0**); o
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, ***esina, v. 17, n. 12, art. *1, p. 215-238, dez. 2020
</line>
<line>
www4.f**net.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evidências *a Constru*ão do Me*cado de Esco*as Inovadoras no Brasil
</line>
<line>
2*1
</line>
</par><par>
<line>
primeira me**de do século XX: a pedago*ia da experiência de John *ewe* (*EWEY, 19*8) e
</line>
<line>
o Movimento Escol* Nova (VIDAL, 2013); Segunda *etade do século *X: o m*viment* de
</line>
</par><par>
<line>
desescolari*a**o (HOLT; FAREN*A,
</line>
<line>
2003), Escolas de Proj*tos (PACHECO; PACHECO,
</line>
</par><par>
<line>
2013; KRAJCIK; SHIN, 2014), e o mov*m*nto de aprendiz*gem ativa (GAR**N,
</line>
<line>
*99*;
</line>
</par><par>
<line>
BARK**Y, 2010; BACICH; MORAN, 20*7); e, * partir do início do século *XI, in*ciativas
</line>
<line>
qu* conect*r*m educação à tecnologia e novo* mo*elos de gestã*, co*o: * aprendiz*gem
</line>
<line>
maker (AND**SON, 20**; C*APP et al, 2017), * programação infantil, o p*n*ame*to
</line>
<line>
com**tacional e robótica educacion*l (BE*S, 2018), * apre*dizag** O*line (KHAN, 2013),
</line>
</par><par>
<line>
o uso de games na educaçã* (A*MEIDA,
</line>
<line>
201*), e o mov*m*nto de re*o*ma educac*onal
</line>
</par><par>
<line>
(FULLAN, *016)
</line>
</par><par>
<line>
Apesa* dos difer*ntes objetivos de apr*ndi****m, estrat*gias didátic*s e r*su*tados
</line>
</par><par>
<line>
esperados, toda* as ini**ativas de transformação cit*das acima possuem alguns
</line>
<line>
**emento*
</line>
</par><par>
<line>
comuns ** s*a* críticas ao m*delo de e*cola t*a*ic*o*al: 1) proc**so educativo ce*tr*do no
</line>
</par><par>
<line>
pro*essor; 2) estudante como um ouv*nte *assiv*; 3)
</line>
<line>
*ai*o nível de engaja*e*to
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
estu*antes para ap**nder; 5) f*co no ens*** e não na apren*i**gem; *) *esc*nexão da escola
</line>
</par><par>
<line>
c*m a *ida real e in*eresses dos
</line>
<line>
es*udantes; 7) avaliação como i**trumen*o *e
</line>
<line>
po*e r
</line>
</par><par>
<line>
(*RMSTRONG, 2008; FULLAN, 2016; SA*YER, 2014). Apresentam, de forma ger*l, *ma
</line>
<line>
crític* à escola tr*dicional cent*ada na ideia ** que não são expl*radas as potenci*li*ades *os
</line>
</par><par>
<line>
indivíduos enquanto estud*n*es,
</line>
<line>
prejudicando
</line>
<line>
o
</line>
<line>
desenvolvimento do* mesmo*, o
</line>
<line>
que gera,
</line>
</par><par>
<line>
como *o**equência hist*ri*a, o des**t*resse e de*engajam*nto do corp* discen** e ta*b*m do
</line>
<line>
docente, e* rel*çã* ao ambiente e à comu**dade escolar.
</line>
</par><par>
<line>
Do po*to de vista teóri*o, a principal *ontrib*iç*o científic* para
</line>
<line>
*undamentar as
</line>
</par><par>
<line>
cr*ti*as à escola tradicional e jus*ificar *s propostas pedagógicas emergentes, veio da
</line>
<line>
p*ic*lo*ia, mais especificamente das teorias da apr*ndizagem (B*RKLEY, 2**0; ILLERIS,
</line>
</par><par>
<line>
2012; 2014), a parti*
</line>
<line>
do *orpo teórico c*n*titu*do *ela teori* constr*tivista de Pi*g*t
</line>
</par><par>
<line>
(PIAGET, 2**0; PAL*NGANA 2015), *
</line>
<line>
pela teori* s*cioin*era*ionista de Vigot*ki
</line>
</par><par>
<line>
(VIGOTSK*, 2001; 2007; 20*4). Am*as revelam a importância do contexto soc*al e *a
</line>
</par><par>
<line>
interação para o
</line>
<line>
processo da aprendizagem, *ntendend* e*te como u* a*o intera*ivo,
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
aprend*z para com s** objeto
</line>
<line>
o* m*smo p*ra com outros *ndivíduos, de*onstran*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
importância do uso da lin*uagem e de uma post*ra a*iv* do indivíduo durant* o proce*so *e
</line>
<line>
a*re*dizagem (BARKLEY, 2010; SAWYER, *0*4).
</line>
<line>
S*wyer (201*) explica que é a partir d*sta *ers*e*tiva que nasc* a p*incipal *rítica **
</line>
</par><par>
</page><line>
modelo d* e*cola tradic*onal sua premissa cen**al: a transmi*são de conteúd*s ou mo*elo *
</line>
<line>
instrucional. Por acredit*r *ue a ap*end*zagem é result*do d* transmissão *e cont**dos *o
</line>
<line>
***. FSA, T*res*n* PI, v. 1*, n. 12, art. 11, p. 215-238, *ez. 202* www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. G. Almeida, J. H. M. S. V. A*reu
</line>
<line>
2*2
</line>
</par><par>
<line>
p*ofessor
</line>
<line>
para os
</line>
<line>
*studan*es, a esc*la t*ad*cional é projetada p*ra fav*recer este processo: o
</line>
</par><par>
<line>
professor fica de *é e todos os estudantes sentado*, para **e possam vê-lo e ouvi-lo bem; o
</line>
</par><par>
<line>
cont*údo é
</line>
<line>
dividido em aulas, que levam em consideração ca*acidade do pro*essor *m a
</line>
</par><par>
<line>
n*rrá-l* * nã* a ca**cidade d*s estudan*es em
</line>
<line>
aprendê-lo; o processo deve acontecer em
</line>
</par><par>
<line>
silêncio, par*
</line>
<line>
que todos pos**m pre*tar atenção co*preender corretamente a intençã* do e
</line>
</par><par>
<line>
pr**essor.
</line>
</par><par>
<line>
Tant* o con*truti**smo d* Piaget, quanto o soc*ointeracion*smo de Vigotski, tinham
</line>
</par><par>
<line>
como
</line>
<line>
pr***upação
</line>
<line>
cent**l
</line>
<line>
o
</line>
<line>
desenvolvimento
</line>
<line>
human*
</line>
<line>
(P*LANGA*A,
</line>
<line>
2015),
</line>
</par><par>
<line>
pr*nc*palmente na primeira
</line>
<line>
in*ância. O campo da educação,
</line>
<line>
porém, pe*cebe no tr*balh* *os
</line>
</par><par>
<line>
dois autores *ma potência para analisar as prá*icas pedag*gicas escolares. Co*o se tratam de
</line>
</par><par>
<line>
te*ri** que revelam a i*portância da interaç*o soci*l,
</line>
<line>
us o
</line>
<line>
*a ling*agem, colaboração
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
part*c*pação do indivíduo
</line>
<line>
na *ua própria aprendizagem, rapi*am*nte formara* um
</line>
</par><par>
<line>
cont*aponto sólido às lim*ta**es do mode*o i*struciona* e do
</line>
<line>
de*enho para transmissão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*n*eú*os (SAW*ER, *014),
</line>
<line>
extrema*ente individuali**nte * q*e coloca os
</line>
<line>
*stu*antes em
</line>
</par><par>
<line>
pos*ção passiva e de isola*ent*.
</line>
</par><par>
<line>
A maior parte *as ini*i*tivas que visavam à tr*nsf*rmação
</line>
<line>
da educação partiam
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ríti*as *specífi*as a algumas *as dimensões d* es*ola *radiciona*, pr*n*ipal*ente com foco
</line>
<line>
em novas prátic*s d*dát*co-pe*a*ógicas, *ue fossem ca*azes de co*duzirem * e*tudante a u*
</line>
<line>
*apel mais ativ* e protagonista em s*a própria a*ren**zagem, mas sem, necessaria*ente,
</line>
<line>
adv**ar por um n*v* mo*elo esc*l*r no *mbito instituc*onal. As exceções foram justamente
</line>
</par><par>
<line>
os t*ês m*vimentos
</line>
<line>
mapeados por ***tos * Antu*es (2019), que clar*m*nt* se opunham
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
instituição escola tradicional * a* seu todo: o movimento escola *ova, escola a*tern*tiv* e às
</line>
<line>
escolas inovadoras.
</line>
<line>
O *ovime*to es*ola nova *conte*eu na trans*ção ** sécu*o XIX pa*a * XX, * s*
</line>
<line>
manif*stav* em pr*l de um novo modelo educ**ional, *r*entado ao des*nvolvim*nto humano,
</line>
<line>
a*ravés de pr*ticas pedagógicas mais pa*ticipa*iva*, que abri*sem es*aç* para uma p*stura
</line>
</par><par>
<line>
ativa do e*tudante, além de novas
</line>
<line>
*bord*gens
</line>
<line>
pa*a a educação da p*imeira infância
</line>
</par><par>
<line>
(SAVIANI, *007; VID**, 2013; *AST*ANI, 2000). Entre se** principais nomes estão John
</line>
<line>
De*ey, Mar*a *ontessori e Rudolf Stei**r (KUNZLE, 2011).
</line>
<line>
* movimento escola alternativa se deu algum*s décadas a**s o escolanovi*mo (**esar
</line>
<line>
de influenc*ado por ele), pri*c*pa*me**e e*tre 1*60 e * fin*l de 197*, marc**do a segun*a
</line>
</par><par>
<line>
*nd* de contraposi*ão * esc*la tradicion*l, e tendo como principal t*aço a influê*cia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*ontracultu*a (*ASSICK, *002). Se
</line>
<line>
no moviment* e*cola nova o foco, eram *r*ticas
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*imensão p*dagógica, *o mov**ent* es*ola* a**ernativas as
</line>
<line>
crít*cas se dirigiam ao *istema
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresi*a, v. 17, n. 12, ar*. *1, p. 215-238, dez. 2020
</line>
<line>
www4.fsa*et.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*idên*ias da Construção d* M*rcado de Esco**s Inovador*s n* Brasil
</line>
<line>
223
</line>
</par><par>
<line>
so*ial *i*ent* *as esc*las tradicionais, principalmen*e às relações *ierár*u*c*s e de poder,
</line>
<line>
dada * inf**ên*ia das ideologias anarquistas, s*cialistas e demo*ráticas deste m**iment*
</line>
<line>
(BASTIANI, 20*0).
</line>
</par><par>
<line>
A *erceira onda d* opos*ção à
</line>
<line>
es*ola tradicional *em *endo denomina*a tan**
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
*esquisa*ores quan*o pel* *omu*idade educacio*al, no Brasil e n* *undo, como e*colas
</line>
</par><par>
<line>
inovadoras (GILES; HARGR*AVES, 2*06; *ORAN,
</line>
<line>
*007; TUBIN, 2*08; K*AN, 2013;
</line>
</par><par>
<line>
CAMP*S; BLIKSTEIN, *019; SANTOS; ANTUNE*, 2019). Ini*iado e*tr* *inal dos anos
</line>
<line>
199* e c**eço d* século XXI, o mo**mento de esco*as inovadoras abarca *anto a* crítica* da
</line>
<line>
escola no*a, quanto d*s escolas *lternativa* (SANT*S; A*TUNE*, 2019), di*ere**ian*o-*e,
</line>
</par><par>
<line>
p*rém, por in*orp*rar valores e *lementos contemporâneos, como as novas t*cnol*gias e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sustentabilidade, e po* uma ***ticipação ma*s pulverizada da sociedade, não ficando restrito a
</line>
<line>
grupos de *ntelectuai* e ao â*bito *c*dê*ico (MORAN, 2007; *OUVÊA, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
*oran (2**7) iden*ifica
</line>
<line>
*s pri*cipais características
</line>
<line>
d*s esc*las inov**oras: 1)
</line>
</par><par>
<line>
Ambientes de ap*endi*agem acolh*do*es e que incentivam a e*perimentaçã*;
</line>
<line>
2) Cu*rícu*os
</line>
</par><par>
<line>
transdiscipli*a*es, personalizados e h*brid*s; 3) Adoção de *etodologias **ivas; 4) Integração
</line>
<line>
com tecn**ogi*s digitais; *) Int*gração p*ofunda com * cidade/mundo d*r*nte o pr*ce*so de
</line>
</par><par>
<line>
aprendiz*gem; *) Pr*f*ss*res cumpri*do novos p*pé*s
</line>
<line>
de *entor*a e *r*entação; 7) Novos
</line>
</par><par>
<line>
processos de avaliaç*o e **rti*i*ação. As escolas i*ovadoras
</line>
<line>
*rticul*m
</line>
<line>
mudanças
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
dimensões pedagógicas e de ge*tão de forma integr*da, propondo que a e*cola seja p*n*ada
</line>
</par><par>
<line>
*o*o um sistema din**ico, * nã* com* um conjunto d* var*áveis d*
</line>
<line>
*m fluxo
</line>
<line>
** l * nha
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
produção (TUBIN, 2008).
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
A investiga**o realizad* nest* trabal*o teve como obj*tivo iden*if*car **idência*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
const**ção do mercado de escolas ino*adoras no Brasil. F*i desenvolvida
</line>
<line>
a par*ir
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
a*ordagem *ualitativa, de caráter explor**ó*io, uti*izan** a pesquis* docu*ental como
</line>
</par><par>
<line>
méto** (*RA*O, 1991). A *el*ção da *mostra docume*tal
</line>
<line>
o**rreu em d*as etapas. A
</line>
</par><par>
<line>
pri*eir* *o pe*í*do d*
</line>
<line>
20/03/2020 04/04/2020, e a segunda a
</line>
<line>
no
</line>
<line>
*erí*do *e
</line>
<line>
2*/ 04/ 2020
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*5/**/2*20, através de pla*aformas
</line>
<line>
de busca* o***n*, o*de fora* identi*icados textos e
</line>
</par><par>
<line>
víd*os.
</line>
</par><par>
<line>
Na primeir* et*pa foram utilizados
</line>
<line>
na busca
</line>
<line>
os t*rmos-chave identifi*ados
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
literat*r* so*re o tema, "esco*as inovadoras", "ino*ação educac*onal", "e*colas ino**doras no
</line>
</par><par>
<line>
Brasi*", "i*ovaç*o e c*iatividad* *
</line>
<line>
n* educação bá*ica". Após as
</line>
<line>
*efi*i*õe* das
</line>
<line>
unida**s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres*na *I, v. 17, n. 12, art. 1*, p. 215-238, *ez. 2*20
</line>
<line>
w*w4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. G. Almeida, *. H. M. S. V. Abreu
</line>
<line>
*24
</line>
</par><par>
<line>
contexto e *e r*gistro, *oram selecion*das 29 *ontes. * an*li*e do co*pus dos d**umentos *e
</line>
</par><par>
<line>
deu
</line>
<line>
atravé* da técnica de análise de *on*eúdo (BAR*IN, 200*) a part*r
</line>
<line>
da
</line>
<line>
*ual foram
</line>
</par><par>
<line>
*ete*minadas as *ate*oria*, p*rmi*i**o o*gani*a**o do* dados em u* *ua*ro, através a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
softw*r* de plani**a elet*ônica.
</line>
</par><par>
<line>
* *nálise dos dados da p*imeira eta*a demonstr*u
</line>
<line>
oportunidade* par* *ealização
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
uma nova rodada de busc*s, b**eadas em outros *ermos-*have, que *ão foram ide*tificados na
</line>
<line>
literatura **i*ialmente, *as demonstra*am relevância *o cont*xto do fenômeno em es*udo.
</line>
<line>
Des*a *ane*ra procedeu-se a nova bus*a ut*liza*do os ter*os, "pr*mio* esco*as inovadoras",
</line>
</par><par>
<line>
"em*reendedores d* educ*ção", "aprendiz*g*m cr*ativa", "novas p*át*cas
</line>
<line>
educaciona*s
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
ed**a**o básica", e "projetos *novadores na educ*ção
</line>
<line>
b*asil*ira". O mesmo processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*rata*ento dos dados foi real*zado, e outras 33 f*n*es foram se*eci*nadas *est* segunda *tapa.
</line>
<line>
Dest* maneira, a análise *o corpus gerado por amba* as ro*adas de coleta pe*mitiu a
</line>
</par><par>
<line>
definição de *rês categor*a* de anál*se: 1) E*idência*
</line>
<line>
de Ato*es; 2) Evidênci*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Dis*ositivo*; e 3) Evidências de P*átic*s, que s*rão apresentada* a seguir.
</line>
<line>
4 RESU**ADOS E DISCUSSÃO
</line>
<line>
A *nvestigação document*l ide*tif*cou elementos que, segundo Kjellberg e Helgesson
</line>
</par><par>
<line>
(2007) e Leme e Reze*de (2018), *onfigur*m *rranjos de mercado, a par*ir *e relaç*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pro*essos *u* vão alé* *e transações *imples en*r* escolas *novadoras (pro*utores) e famílias
</line>
<line>
(cons**id*re*). Foram detecta**s múltiplos at*res e co*jun*os de pr*ticas e dispositivos que
</line>
</par><par>
<line>
*eve*am um* c*ença
</line>
<line>
*o*um *cerca do que dev*ria ser o modelo ideal de e**ol* no mundo
</line>
</par><par>
<line>
c*ntemp*rân*o, como a Rede Br*silei*a Apren*iza*em Cr*ativa (REBAC, *02*) e o
</line>
</par><par>
<line>
Movime*to *e Inovaç*o na Educ*ção, qu* agl*tinam escol*s, es*imul*m
</line>
<line>
*ovas práticas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
compartilham c*nhecimentos. Esta cre*ça c*mum se projeta *ara além de interesses
</line>
</par><par>
<line>
eco*ôm*cos, articulando-se
</line>
<line>
co*o arcabouço materi*l e discursivo que *o*templa eleme*to*
</line>
</par><par>
<line>
simbólicos, e*pr*ssões sociai* e *ig*ifi*a**s c*lturai*, que b*scam repensar o papel da escol*
</line>
<line>
e s*a contrib*iç*o para um futuro pró***r*, *e apr*x*mando d* co*ceitu*ção q*e Çaliskan e
</line>
<line>
C**lo* (20**) fa*em de mercado* como *ns*ituiç*es e não apenas espaç*s de troca*. Os atores
</line>
</par><par>
<line>
que s *
</line>
<line>
organizam em torn* das esco*as i*ova*oras parecem imbuídos
</line>
<line>
de uma ideologi* que
</line>
</par><par>
<line>
enxerga
</line>
<line>
nas escolas inovado*as um
</line>
<line>
*a*inho de cons*rução d* um fut*ro de*ejável,
</line>
</par><par>
<line>
res**gnificando o papel da* escolas para a*ém da dim*nsão instrumental *e espaço que forma
</line>
</par><par>
<line>
um indivíd*o ou prep*r*-o *ara exames
</line>
<line>
*niv*rsit*rios e concu*sos em ger*l. *odos esses
</line>
</par><par>
</page><line>
elemen*os demonstra* evidê*cias da constru*ão de u* no*o *er*ado (**M*; *EZENDE,
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 17, n. 12, a*t. 11, p. 21*-238, dez. 2*2* *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*vidências da Construçã* do Mer*ad* de Escolas Inovadoras no Brasil
</line>
<line>
225
</line>
</par><par>
<line>
2018), uma vez que revel*m *eu caráte* rel*tiv*mente *s*áv*l e prev*sível, que influencia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
r*str*nge o **mportamen*o de s*us a*ore* (NORTH, 1990; LOA*BY, 1999).
</line>
</par><par>
<line>
Foram ident*f*cadas 55 escolas inovadora* durante a in*estigaç*o, **ndo 24 *elas
</line>
</par><par>
<line>
*rasileiras. As publ*caçõ** que apre***tam listas d* esc*las inovado*as normalmente as
</line>
</par><par>
<line>
d*screvem como instituiçõ*s que oferecem uma n*v* experiência de aprendiz*gem aos seus
</line>
<line>
est*dant*s, at*avés de * elementos reco*rentes: transformações do **r*í*u*o, nova exper*ênci*
</line>
<line>
** apre*dizagem, *rquite*ura do* ambi*ntes *e *pre*diz*gem, adoção de tecnologias e novos
</line>
<line>
m**elos de trabalho dos prof**sores. Observou-se uma pulverização nacional da atuação da*
</line>
<line>
e*col*s inovadoras, sem uma concentr*ção específ*ca em *eterm*na** estado *u região.
</line>
<line>
*oi d*tec*ada a exist*nc*a de uma mídia e**ecializada no t*ma escolas inovadoras, o
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
por s* só já demo*stra arranjos socioté*nico* e***ências de cadeias d* transla*ão e
</line>
</par><par>
<line>
(ARAÚ*O, 2007; KJE*LB*RG; HELGE*SON, 2*07). Esta mídia es*ecializada cumpre um
</line>
<line>
pa*el imp*rtante *o s*nt*do de d*r vis*bilid*de ao trabalho da* escolas, at*a*és de reportagens
</line>
<line>
q** apresentam para o público em geral as **rac*erísticas *no**doras que as d*ferenc**m, bem
</line>
<line>
como dos prêmios ofer*c**os por fun*ações, Thi*k Tanks e pe*o *róprio governo, que
</line>
</par><par>
<line>
transformam em cas*s de sucesso as práticas p*dagó*icas ino***oras, *egitimando para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sociedade * traba*ho das escolas e professores inovad*res.
</line>
</par><par>
<line>
Também se detecto* a contri**ição de profissiona*s que norma*me*te não possuem
</line>
</par><par>
<line>
licença para atuar na
</line>
<line>
ed*c**ão, como d*signer*, d**env*lvedores e
</line>
<line>
*mpre*ndedores. Foram
</line>
</par><par>
<line>
detectadas 4* iniciat*va* *el*ciona*as
</line>
<line>
ao tema escolas inovadora*, entre prêm**s, p*ojetos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ventos. Notou-s* que as *sc*las não sã* o* principa*s *e*ponsáveis *ela promoção de seu
</line>
</par><par>
<line>
tra**lho, *endo esta tarefa desemp*nh*da pelos de**i* ato**s, *omo é *
</line>
<line>
cas* do rel*t*rio
</line>
</par><par>
<line>
Diagnóstico e Prop*stas Para a *duc*ç*o Brasile*ra, da *aculdade de *ducação d*
</line>
<line>
Universida*e d* São Paulo (USP, 2018), o currícu*o para co**utação e tecno*o*ia do CIEB
</line>
<line>
(2019), e o proje*o Mapa da **ovação e Criati*idade da Educação (SIMEC, 2016), inici*tiva
</line>
<line>
do Mi*istér** da Educa*ão (MEC) p*ra ma*e** escolas inovado*as e c*iat*vas *o país.
</line>
<line>
Desta *a*e*ra, foram identific*dos pe** p*squisa documental conjuntos de elementos
</line>
</par><par>
<line>
que cara*terizam um *erc*do luz do arcabo*ç* teó**co * c*nceit*al dos EMC: a) A à
</line>
</par><par>
<line>
existência d* múltiplos
</line>
<line>
atores, para
</line>
<line>
além de p*oduto*es e
</line>
<line>
consu*i**r*s; b) *r*t*cas de
</line>
</par><par>
<line>
mercado normativ**, de t*oca e d* represe*tação; c) Dis*ositiv*s que r*configuram
</line>
<line>
co*portamentos e facilitam *bstraçõ*s.
</line>
</par><par>
<line>
A seg*ir serão apresent*das e analisa*as as
</line>
<line>
e*i*ência* de c*** um. No entanto,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
*mportante a *essalva de *ue estes elementos e*istem po*que se re*acionam, e que a sep*ração
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 17, *. 12, art. 11, p. 215-*38, de*. 2020 www4.*sa*et.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. G. Almeida, J. H. M. S. V. A*reu
</line>
<line>
226
</line>
</par><par>
<line>
*os mesmos e* categor*as se faz exc*usivamente *ara facilitar a descri*ão e explicação
</line>
<line>
*once*tual.
</line>
<line>
4.1 Evi*ências de Ato*es
</line>
</par><par>
<line>
For*m ide*tificados
</line>
<line>
** perfi* de
</line>
<line>
atores, h*manos e n*o h**anos, no
</line>
<line>
*ontexto
</line>
</par><par>
<line>
*rasileir* (Quadro 1), cumpri**o diferentes papéis **ntro da rede, e em atuação diretam*nte
</line>
<line>
r*lacion*da às esc*las ino*ad**as. Se p*r um lado a tra*s*çã* co**rcial se dá entre as es*ol*s
</line>
</par><par>
<line>
e as fam*lias,
</line>
<line>
por *utro exis*em import*ntes papéis cumpridos pelos demais atore*
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
supo**am as transações, c*mo: *rodução de *onteúdo *nforma*ivo e *ientífico; ofer*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**rviç*s e d* re*urso* *e suporte às institui**es e às famílias; pesqui*as e estud*s que **lida*
</line>
</par><par>
<line>
as prát**as d*s escolas inovadoras; e ini**ativas governam*nta*s qu* est*mulam
</line>
<line>
escolas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
adotarem práticas
</line>
<line>
i*ovadoras. E**a heterogen*idade ** pa*éi* * *s ciclos
</line>
<line>
de *roc* entre
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
atores dem*n*tram a formatação de **ran*os de **rcado * de cade*a*
</line>
<line>
de translação
</line>
</par><par>
<line>
(ARAUJO; FINCH; **ELL*ERG, 2010). Podemos compreender
</line>
<line>
os pr**es*os * relaç*es
</line>
</par><par>
<line>
en*r* os **ores huma*os * não *umano* a p*rtir de do*s *xempl*s apr*sentados a seg**r.
</line>
<line>
O primei*o demonstr* como atore* que não parti*ipam di*etamente da tr*ns*ção
</line>
</par><par>
<line>
*omercial podem influe*ciá-la: Think **nks, como o Cent** *e Inovação para Edu*ação a
</line>
<line>
Br*sileira (CIEB), e * *nstituto *a*i*n*l de Est*d*s e Pesq*i*as Nac*onai* Anísio Teixeira
</line>
</par><par>
<line>
(I*EP),
</line>
<line>
p**duzem *esquisas que *nvestigam os resultados e imp*ctos promovidos pelas
</line>
</par><par>
<line>
e*co*as inovadoras, norma*mente da**o vis**ilidade para *asos de su*ess*, que são
</line>
</par><par>
<line>
*epercutidos *ela *ídia **p*cializa*a,
</line>
<line>
co*o na m*téria do porta* Porvir (2016), que
</line>
<line>
l i st a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
apres*nta *1 esc*las ino*adoras
</line>
<line>
ao públi*o em geral, *u da sé*ie documen*al "Destino
</line>
</par><par>
<line>
**uc*ç*o: Esc*las Inova*o*as", d* Cana* Futura (2*1*), que
</line>
<line>
ap*ese*ta documentários
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
c*ntam o fu*cionamento de esco*as inovad*r*s ao redor do mund*
</line>
<line>
* no B*asi*. Estes
</line>
</par><par>
<line>
cont*údo*
</line>
<line>
são el*borados
</line>
<line>
para um p*blico leigo ou não especialist*, tendo, portanto,
</line>
</par><par>
<line>
co*dições de impactar famílias na tomada de decisão *obre * escolh*
</line>
<line>
das escolas
</line>
<line>
p*ra *eus
</line>
</par><par>
<line>
filhos, assim co*o impa*tar professores sobre * *scol*a das escolas on*e trabalhar.
</line>
<line>
Po*t*nto, se d* um fluxo que traba*ha i*formações em dife*entes n*veis: pesquisadores
</line>
<line>
produzem conh*cimento mate***lizado em *orm* de relatóri*s acadêmicos que são *c**sados
</line>
<line>
p*la míd** especia*izada e tr*nsfo**ado* em conteú*o p**a o público em geral, pe*miti*do
</line>
</par><par>
<line>
que este não só desc*bra exis*ência a
</line>
<line>
*as e*colas inovadoras
</line>
<line>
co** ad*uira recursos para
</line>
</par><par>
<line>
procedimentos calculativos (COCHOY, 2008).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 1*, n. 12, art. 11, p. 215-238, dez. 2*20
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
O se***d* exempl* demonstra c*mo ato*es humanos e nã* humanos i*teragem na
</line>
<line>
rede, e o pap*l de atore* e*pecíficos no suporte a es*a relação: e*pres*s de tecnologia,
</line>
<line>
fundaçõe* e Thi*k Ta*ks *isponibilizam recursos gratuitamente p*ra as esc**as, *omo é o
</line>
</par><par>
<line>
caso da Fun*ação L*mann, que tr*duziu *a*a a língua portugue*a tod*s os cont*údos
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
</page><line>
pl*taforma de apr**diz*ge* Onl*ne Kha* Acad*my, *u da *mpre*a norte-americana Goo**e,
</line>
<line>
que criou a platafor*a de ge*tão d* aprendiza**m Google *ala *e **la e a *isponibi*i*a **m
</line>
<line>
cust*s par* *oda* as e*colas e famílias *ue deseja* utiliz*-l*. No enta*to, c*mo a util*z*ção
</line>
<line>
estrutu**da destes *e*ur*os d*manda infraestrutura tecno*ó*ic* (se*vidor*s, acesso * int*rnet e
</line>
<line>
hardwares) * domínio *as funci*nalidades da* plat*fo*mas, escolas cost*mam contratar
</line>
<line>
con**lto*ias (SAE DIGITAL, 2019) que aux*li** no pr*cesso de adoção destas fe*ram**tas,
</line>
<line>
inclusive par* treinamento de p*ofessores e da *quipe de su*orte.
</line>
<line>
R*v. FSA, T**esina PI, v. *7, n. 12, art. 11, p. 215-*38, d*z. 2020 www*.fsa**t.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. G. Almei*a, J. H. M. S. V. *bre*
</line>
<line>
228
</line>
</par><par>
<line>
É evi*ente q*e * desenv****mento de recur*os tecno*ógic*s *omo as p**tafor*as
</line>
<line>
Googl* Sala de Aula e Khan Academy, e sua disponibi*ização *m di*er**s *aíses, exige
</line>
<line>
invest*m*ntos. Desta maneira, o fato de serem disponibilizadas gratuitamente pa*a esc*l*s *
</line>
<line>
famíli** d*monstra * in*er*s*e *e institui*ões não escolares na adoção de inovações por part*
</line>
<line>
das esc*l*s, caracterizando a rede *e relações en*re o* *t*res humano* e nã* humanos no
</line>
<line>
me**ado d* e*colas inovadora*.
</line>
<line>
*s*i*, tant* o número de atores *umpri*do diferente* pap*is dentr* da rede, *omo o
</line>
</par><par>
<line>
fato d* muitos *estes pa*éis não estarem diretamente r*laci*nados com a tr*n**ção en*re
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
</par>
</page><column>
<row>
*onte: elaborado pe**s *ut**es
</row>
<row>
Rev. FSA, Te*es*na, v. **, n. 1*, *rt. 11, p. 215-238, de*. 2020 www4.fsa*e*.co*.br/re*is*a
</row>
</column><page>
<par>
<line>
Ev*dências da Cons*ruçã* do Mer*a*o *e E*colas Inova*oras no Brasil
</line>
<line>
229
</line>
</par><par>
<line>
Dispositi*os p*ssuem caráter *ater*al e imaterial, influenciando o c*mport*mento do*
</line>
<line>
at*res (MUNIESA et al, 2007). N*st* sentido, identifico*-se que dois do* dispositivos
</line>
</par><par>
<line>
existen*es
</line>
<line>
excl*s*vamente no mercado b*asileiro
</line>
<line>
cum*r*m um p*pel crucial, po* se
</line>
</par><par>
<line>
conf**urar*m c*mo docume*to* regu*a*óri*s e *or formalizare* a *tu**ão das es**las
</line>
<line>
**ovadoras no pa*s. O prime*ro * * LDB (BRA*IL, 199*), que or*aniza o funcionamento de
</line>
<line>
toda a educação básica no Brasil. Ao *es*o te*** em que *etermina limites p*r* * atua*ã*
</line>
</par><par>
<line>
d*s escol*s es*abelece *ritérios e
</line>
<line>
de inspeção e f*s*a*iz*ção do trab*lho escolar, a LDB
</line>
</par><par>
<line>
tamb** ofe*e*e esp*ços d* segura*ça jur*dica para as escolas se org*n*zarem d* dife*entes
</line>
<line>
form*s, ad*tar*m di*tintos model*s p*dag*gicos, e co*struír*m c*m liberdade se*s
</line>
<line>
programas cur*iculares.
</line>
</par><par>
<line>
Já a **CC (BRASIL,
</line>
<line>
201*)
</line>
<line>
tem como objetivo iniciar um processo de reforma
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a**alização
</line>
<line>
curricular na edu*ação *ra*ileira, pr*pondo uma trans*ção de
</line>
<line>
um mod*lo de
</line>
</par><par>
<line>
currícu*o baseado em conteúdo para um *odelo de *urrí*ulo baseado em competê*cias, o que
</line>
<line>
se co**igura num* tra**formação a**nhada com as prátic*s das escola* inov*dora*. A BNC*
</line>
</par><par>
<line>
foi
</line>
<line>
construí*a *e *odo
</line>
<line>
*oop*rativo
</line>
<line>
pela co*unida*e educacio*al teve seu te*to fina* e
</line>
</par><par>
<line>
lançado em 201*. As esc**as públicas e privadas bra**le*ras tiv*ra* o praz* de até 3 anos para
</line>
<line>
se ad*quarem às premissas cur*icu*ares *a BNCC. A*ém da inovação em descrev*r o
</line>
</par><par>
<line>
*u*r*culo por habilidades
</line>
<line>
que os estudan*es de*e*ão ser ca*azes *e realizar, ela també*
</line>
</par><par>
<line>
propõe *ompetências gerais,
</line>
<line>
a*i*ha**s aos obj*tivos das esc*las inovadoras, c**o
</line>
</par><par>
<line>
comunicação e ex**e*são, letramento digital e colaboração * empatia.
</line>
<line>
Am*os os document*s assumem a exis*ên*ia de escol*s inovad*ras e e*timulam
</line>
<line>
*a**ém q*e escolas tradici*nai* incorporem alg**as de suas práticas no coti*ian* **colar.
</line>
<line>
*e*ta maneira, operam c*mo dis*ositi*os que dão sustentação não apenas ao surgimento de
</line>
<line>
escolas inovadoras, **mo às suas prática* d*dático-ped*gógicas.
</line>
</par><par>
<line>
Também *or*m id*nt*ficadas pol*ticas púb*icas que e*timulam em *lgum*
</line>
<line>
medida
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
adoção *e práticas inovadoras por parte das escola*
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
*ire*amente
</line>
<line>
por
</line>
<line>
profes*ore*, *
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
t *dos
</line>
<line>
os níveis: m*níci*io, estado e gove*no fed*ral. O principal destaqu* * para * proje*o
</line>
</par><par>
<line>
Mapa das *scol*s
</line>
<line>
Inova*oras e Criativas (SIMEC, 2**6), inic*ativa
</line>
<line>
do Ministério
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
Educa*ão qu* desenv*lveu plataforma para mapeamento * compartilhamento de e*col*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pr*jetos inov*dores
</line>
<line>
*o país. Cadastraram-se *ais de 600
</line>
<line>
escola*, *end* **do selecionadas
</line>
</par><par>
<line>
178, das quais 48% eram *rivadas e
</line>
<line>
52% pú*licas (SIME*, 2016). * mapa oferecia
</line>
<line>
dado*
</line>
</par><par>
<line>
complet*s para que a* e*col*s pud*ssem ser contatad*s e *s prát*cas compartilhadas s*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
medi*ção fo*ma* do min*stério.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*sina P*, v. 17, n. 12, a*t. 11, p. 2*5-238, dez. 2020 w*w4.fsane*.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. G. Almeida, J. H. *. S. V. Abreu
</line>
<line>
230
</line>
</par><par>
<line>
Em re*ação aos d**ais d*sposit**os, o*ser*a-se que prê**os even*os cumpr** um e
</line>
</par><par>
<line>
pa*el de
</line>
<line>
e**abelecer *arâmetros de
</line>
<line>
*ualidade *ara e**olas e proje*o*, b*m com*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e*gajamento da comun*dade em torno da cr*nça comum de que * futuro do país e do planeta
</line>
<line>
depende da transf*r*ação na educação. Os prê*i*s são oferecidos tanto pelo governo, c*mo,
</line>
<line>
po* e**mpl*, a*r*vé* do *NE* (INEP, 2020), quanto por T*i*k T*nks, e *mpresas privadas do
</line>
<line>
setor de tecnolog*a (M*CROSOFT, 2020).
</line>
<line>
Desta maneira, os ator*s parece* *e apropriar d** dispositi*o* para di*erentes
</line>
</par><par>
<line>
fi*ali*ades: legiti*ar suas p*átic**, atestar qu*lidad*, reduzir *nseg*ra*ça na* famí*ias
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
comun*dades em **ral e e*gajamento d*s educ*d*res e estudantes.
</line>
</par><par>
<line>
4.3 E*id*ncias d* Práti*as
</line>
</par><par>
<line>
Kjellberg * H*lgesson (2007) apr**en*a* três ti*os *e *ráticas *ue foram identificad*s
</line>
</par><par>
<line>
durante a inve**i*açã* *o *enô*eno de *scolas **ovadoras, e serão descri*as
</line>
<line>
na sequênc*a:
</line>
</par><par>
<line>
p*áticas normativas, de troc* e de repre*en*ação.
</line>
</par><par>
<line>
Prátic*s n*rma*ivas es*ão dir*tamente associadas a *egr*s de *uncion*ment* do
</line>
</par><par>
<line>
mercado *u mar**s regu*atório* que
</line>
<line>
de*ermi*a* os limite* es*aços de *
</line>
<line>
atuaçã* de seus
</line>
</par><par>
<line>
atores. Neste sentido, temos o *x*mp** d* dois d*s dispo*itivos ma*eados, a LDB e a BNCC,
</line>
<line>
que atuam modelando p*áticas norm*t*v*s da* escolas i*ovadora*. *bserva-se que ambas são
</line>
<line>
utiliza*as como in*tr*mento de l*gitimação e segur*nç* j*rí*ica perante *am**i*s e sociedade,
</line>
<line>
co*o no caso d* Projeto Â*cora, escola inovad*r* sediada ** Cot*a - SP, que *e orga*iz*
</line>
<line>
s** a est*utura de aulas, disciplin** e tu*mas (CANAL FUTURA, 201*). A* pr*ticas de
</line>
<line>
i*ovação obs*r*adas são justificadas pe*os limi*es e possibilidades oferecidos pe*a lei e *elos
</line>
</par><par>
<line>
órgãos reguladore*, M*nis*ério da Educaçã* e Secretarias
</line>
<line>
Mun*cipais e E*taduai*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
educação.
</line>
</par><par>
<line>
N* que t*ng* às práticas de t*oca, que envolvem os *l*mento* concretos para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
transa*ão econômic* (KJELLBERG; HELGE*S*N,
</line>
<line>
*007), fora* *dentificad*s formas de
</line>
</par><par>
<line>
apresenta*ão dos serviç*s ed*cacion*is das es*olas
</line>
<line>
inov*dor*s
</line>
<line>
qu* i*corpor*m
</line>
<line>
u* discurso
</line>
</par><par>
<line>
*omum pratica*o po* todos os ato*es *a rede: cu*r*cu*os inovado*es e contem*o*âneos, que
</line>
<line>
adotam conteúd*s como *mpr*ende*orismo, robótica e prog**m*ção infantil; nova
</line>
<line>
ex*e*iê*ci* de aprendizagem que *alo*iza o estudante como prot*g*nista do seu apr*n*izado;
</line>
</par><par>
<line>
*resença
</line>
<line>
de tecnologia
</line>
<line>
no cotidiano d* escola, * des*nvolvimento de habili**d** so*iais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
emocionais como
</line>
<line>
**mpone*tes
</line>
<line>
c*rricul*res. A*ém di*so, ta*bém se
</line>
<line>
obs*rvou como prát*ca
</line>
</par><par>
<line>
de troca de destaque, a ad*ç*o
</line>
<line>
de
</line>
<line>
arquitetura in*vadora para
</line>
<line>
os ambie*tes
</line>
<line>
da e*cola,
</line>
<line>
p* r
</line>
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</line>
<line>
www4.*s*n*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evidências da *onstr**ão do Mer*ado de Escolas Ino**d*ras no Bra**l
</line>
<line>
*31
</line>
</par><par>
<line>
*ornar tangível a propo*ta *e mu*ança, materia*i**n*o os element** de cola*o*ação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
autonomia arti*ulados nas propostas *ed*gó*icas (POR*IR, *016; *ANAL F*T*RA, 2017).
</line>
<line>
P*r fim, *obre as práticas d* represe*ta*ão, que têm com* ob*etivo f*cilitar a*
</line>
<line>
abstra*ões sob*e of*rtas e características *o que é apr*sentado aos *onsumidores
</line>
</par><par>
<line>
(HAG*ERG; KJE*L**RG,
</line>
<line>
2010), *etectou-se o u** *e r*la*os de estudant*s, fa*íl*as,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
educadores, sobre *s resultados pedagó*icos e impacto* ed*cacionais *ositivos pro*ocados
</line>
<line>
pelas *sc*las inovadora*, o q*e pode e**l*car o grande volume de *onteúdo *udi*v**ual
</line>
<line>
encontrado durante a inve*tig*çã* documenta*. Além disso, também s* observou como prát*ca
</line>
<line>
de representação, fo*os e vídeos que demonst*am * cot*diano das escolas em que est*dantes e
</line>
</par><par>
<line>
educadores são retr*tados em gestos e **ntextos colabo***ivos, de trabalho em equipe
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
atividad*s de pesquisa, com presença de tecnolog*as e em ambientes *rojetados p*ra *aci*itar
</line>
<line>
a criati*idade e o acolhiment*. Dado o caráter **tangí*e* *os serviços, p**n*ip**mente dos que
</line>
<line>
poss*em atributos inov*d*res (*ort*n*o iné*itos para os consumi*o*es), fi*a e*ide*te que na
</line>
</par><par>
<line>
i*possibilid*de de mostr*r o serviço educaci*nal *m si,
</line>
<line>
os ator*s busca* formas de
</line>
</par><par>
<line>
rep*esen*a* sua entrega que
</line>
<line>
*orne* mais
</line>
<line>
concreta possível sua
</line>
<line>
*i*ualização (CANAL
</line>
</par><par>
<line>
F*TURA, 2017; GEEKIE, 2*18; EDUC*DOR 360, 2***).
</line>
<line>
* CO*SIDER**ÕES F*NAIS
</line>
<line>
O o*jetivo dest* trabalho foi co*pr*e*der at* que p*n*o o surg*mento d* e*colas
</line>
</par><par>
<line>
i*ovadora* já *oder*a c*racteri*ar o fen*meno da cons*rução de
</line>
<line>
um n**o *erca*o. A
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa, de *bo*d*gem q*alita**va e caráte* explora*ór*o utilizou o m*t*do *e *nvesti*ação
</line>
</par><par>
<line>
*oc*mental e a*álise de cont**d*
</line>
<line>
**ra bus*ar respo*d** *o seu objetivo. *s resultados
</line>
</par><par>
<line>
de*onstraram evi*ênci*s
</line>
<line>
de qu* o merca*o de escol*s *n*vad*r*s est* *m
</line>
<line>
constr*ção *o
</line>
</par><par>
<line>
Brasil, a part** de 3 categ*rias identificadas: evidências de *tores, evidências de dispositi*o* e
</line>
<line>
evidências de prática*. Al** disso, a análi*e *a literatura também mostrou que a gênese deste
</line>
</par><par>
<line>
novo mercado *em origens h*s*óricas em
</line>
<line>
ou**os movi*ento* d* *udança educacion*l, com
</line>
</par><par>
<line>
la*tros na acad*m*a e n* socieda*e.
</line>
</par><par>
<line>
O *ercado de escola* ino*a**r*s de****tra ser um camp* r*co para o
</line>
<line>
desenvo*vimento teórico * co*ceitu*l *a perspectiva do* Estudos de Me*ca** Construtivistas.
</line>
</par><par>
<line>
*or se tratar d* um mercado ai*da em seu
</line>
<line>
início, *ode contribuir p*ra o aprofund*ment* d*
</line>
</par><par>
<line>
compr*ensão do fe*ômeno
</line>
<line>
de construç*o de mercados, a**m d*
</line>
<line>
pode* contribuir para *s
</line>
</par><par>
</page><line>
estudos sobre formaç** de merca*os base*dos em s*rviços inovadores.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, *. 17, *. 12, art. 11, p. 215-238, *ez. 20*0 www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. *. Al***da, J. H. M. S. *. Abre*
</line>
<line>
232
</line>
</par><par>
<line>
Outra chave de i*ve*tigação pod* s* dar também pelo fato de ser *m mercado *nd*
</line>
</par><par>
<line>
*er*i*os públicos e pr*v*do* s*o
</line>
<line>
ofertados simultaneamente, e infl*enciam pro*essos de
</line>
</par><par>
<line>
**dança em out*o me*cado, o *as esc*las tradicionais. O tema da *udança *m m*rcados,
</line>
<line>
inclusive, j* vem sendo endere*ado pela literatura (BAKE* et al, 2018), assim como o papel
</line>
</par><par>
<line>
d* a*uação coletiva de m*l*ip*os ato*es num contexto de colabo*ação para formação
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
*erca*o (*AKER et al, 2019), * que pare*e fazer *entid* n* contexto das e*co*a* inov*doras,
</line>
<line>
como a pre*ent* pesquisa de*onstro*. F*ca regi*tr*da *ambém a imp*r*ância *e *o*os
</line>
<line>
es*udos *mpíri*os qu* investiguem o p*pel d*s es*olas na f*rma*ão do m*rcad*
</line>
<line>
(KIN**TROM et al, 2*1*), e que revelem a perspect*va das famíli** e estudan*es.
</line>
<line>
Por fim, é *mp*rtante ressal*a* que h*sto*icamente os me*cados educ*c*onais *ora*
</line>
<line>
*ouc* investigados pelo campo d* *arketing (*I*P, 2*17). A despeit* das razões p*ra *s**, o
</line>
<line>
surg*ment* das escolas in*vadoras pode representar o*ortunid*de de atenuar este quadro, uma
</line>
<line>
vez q*e o s*tor educacional t*nto po** ser ** mercado rico para estudos e te*riza*ões dadas
</line>
<line>
às transform*ç*es pelas qu*is tê* pa*sado, qua*t* pela própr*a r*levâ*cia q*e **ssuí p**a o
</line>
<line>
bem-estar individ*al e *ocial.
</line>
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