<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 03, art. 11, p. 240-25*, m*r. 2*21 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*21.18.03.*1 </line>
</par>
<par>
<line> Microletramentos Digitais e A*t*nomia: Aná*is*s de Pe**epções de Apre**izes de Líng*a </line>
<line> Espanhola </line>
<line> *igit*l *icrolite*acies and Aut**omy: A*alysis of *erc*ption* o* Spanis* Learners </line>
</par>
<par>
<line> Aline Cris*ia*e Morais de Souz* **ares </line>
<line> Mest*e em Letras pela *niversid*de Estadual *o Piauí </line>
<line> Professo*a d* Instituto Fede*al de Tecn*lo*ia (IFPI) - C**pus Pir*pi*i </line>
<line> E-mail: gild*x*@*otmail.c*m </line>
<line> Francisco Well*n*ton Borge* Gomes </line>
<line> Douto* em Linguística Ap*ica*a pela Univer*ida*e F*dera* de Minas G*ra*s </line>
<line> *rofessor *a (UF*I / UESPI) </line>
<line> E-mail: w*llborges@ufpi.edu.br </line>
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<column>
<row> Endereço: A*ine Cristiane M*r*i* d* So*za So*res </row>
<row> **enida Rio dos Mat*s */N no b*irro Germa*o, em </row>
<row> Piri**r*, CEP 64.260-000. Brasil. </row>
<row> End*reço: F*a*cisco Wel**n*ton *orges Go*es </row>
<row> UFPI Cam**s Univer*itário *inistro P*trôn*o Portell*, </row>
<row> Bairro I*inga - T*resina - PI -**P: 64049-55*. Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-*hef*: D*. Tonny Kerley de Alen*a* </row>
<row> Rodrig*es </row>
<row> Arti** receb*do em 21/02/2020. Última *ersão </row>
<row> **cebida em 12/03/2020. Aprov*do em 13/0*/2020. </row>
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<line> Avaliado pelo siste*a Trip*e *eview: Des* Review a) </line>
<line> p*lo E*i*or-C*efe; e b) Double *lind Review </line>
<line> (avaliaçã* cega por d*is a*a*iador*s da área). </line>
<line> Revisão: Gra*atical, Nor*at**a e de Fo*mataç*o </line>
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<line> Micr*l*tram*ntos Digitais e Au*ono*ia: Análises de P*rcepções de Apre*d**es *e Língua E*panhola </line>
<line> 241 </line>
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<line> *ESU*O </line>
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<line> Considera*do que as Te*nologias Digitais de </line>
<line> Inform*çã* e C*municação (TDICs) estão </line>
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<line> integ*adas a* des*nvolvimento de nossas açõ*s diárias, i*clu*ndo </line>
<line> aquel*s que pertencem ao </line>
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<line> ambiente es*olar, faze*-*e necessárias reflexões sobr* a* *os*ibilida**s de *so </line>
<line> *u* *las </line>
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<line> ofere*em den*ro e fora *a escola. Des*a *orma, en*endemos que o contexto es*o*a* é um dos </line>
<line> resp*nsáveis em most*a* *o* a**endizes, poss*bilidades para ag*r n*s con*extos vi*tuais. No </line>
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<line> e*sino </line>
<line> de *íngua, por exemplo, cabe a ele estimular **vas práticas le*radas por meio da </line>
</par>
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<line> percepç*o *as TDICs *omo ferra*e*t*s que possibilitam o autoconh*cimento * a *utonomia </line>
<line> da aprendi*agem. Ne*t* sentido, este trabalho se *rop*e a discuti* br*vemente so*re o papel </line>
<line> d* letram*n*o d**ita* p*r* * aprend*zag*m **tôn*ma d* l*ngua* estr*ngeiras, no*a**mente d* </line>
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<line> língu* espanh**a. * texto apre*enta, ainda, os </line>
<line> resultados </line>
<line> *e uma pesquisa </line>
<line> qualitativa que </line>
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<line> vis*u identificar o modo como um *rupo de adolescentes vê e utiliza *s TDIC* para aprender </line>
<line> espanh*l de modo a*tôn*mo. Os p*r*icip*ntes foram selecionad** ale*toriament* dentre os </line>
<line> alu*os do ensino médio de uma escola públic* *ederal brasileir*. As análises </line>
<line> "microle*ramen*o digital", os apren*izes absorvem melhor as possi*ilidad*s qu* o ambiente </line>
</par>
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<line> virtual pod* </line>
<line> lhes </line>
<line> of*recer com r*lação à apr*ndiz*gem a*tônom* da língua espanhola. </line>
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<line> Ta*bém foi </line>
<line> possível ve*if*car </line>
<line> que os age*tes pesquisados per*eberam que a* TDICs são </line>
</par>
<par>
<line> agen*es que propici*m a interação entre ** povos de outr*s nacionalid*des, fomentando dessa </line>
<line> *o*ma, a in*e*culturalidade, mas qu* ao mesmo t*mpo os usuários ne*ess*t**am de maiores </line>
<line> or*entaç*es sobre c*mo util*zar tais ferramentas. </line>
<line> P*la*r*s-ch*ves: TDICs. *ercepção. Aprend*za*em. Au*onomia. Líng*a E*panh*la. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
</par>
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<line> *onsidering tha* *igital I**ormation and C*m*unication *ech*ol**ies (DICTs) </line>
<line> are </line>
</par>
<par>
<line> int*g*ated into the developmen* of our daily *ctions, inclu*ing thos* that belon* to *he s*hool </line>
</par>
<par>
<line> e*vironment, it *s nece*sary to reflect on </line>
<line> t*e pos*ib*lit*es of use tha* they of*er in*i*e and </line>
</par>
<par>
<line> outsid* s*ho*l*. Thus, *e underst*nd that </line>
<line> th* school *ontext is *ne of those responsibl* </line>
<line> for </line>
</par>
<par>
<line> showin* learner* the possibilities to a** in virtual c*ntexts. I* language teaching, for example, </line>
<line> it is *p to it to en*ourag* *ew *iterate pract*ces thr***h the p*rceptio* of DICTs as tools t*at </line>
<line> en*b*e self-k*o*le*ge a*d aut*n*my in learning. In this sense, this *aper proposes ** briefly </line>
<line> discuss *he role of di*ita* liter**y *or autonom*us learni*g of foreign lan*ua*es, notably the </line>
<line> Spanish lan*uag*. This te*t presents t*e results o* * qualit*tive res*arch t*at aimed to identify </line>
<line> how a group *f adol**cents sees a*d uses *D*** t* l*arn S*a*ish in*ependently. *art*ci**nts </line>
</par>
<par>
<line> were </line>
<line> ra*domly selected from high schoo* st*de*ts at Brazilian federal publ*c school. The * </line>
</par>
<par>
<line> "digital microlitera*y" *on*ept *roposed in *er* see*s ** afford the </line>
<line> ana*y*es of how these </line>
</par>
<par>
<line> appre*tices perceive the p*ss*b*lities *hat *he virtua* *nv*r*nment can o*f*r them in relation *o </line>
<line> th* ****nomous *earning of the Spanish *anguage. It was possible to verify that **e agents </line>
<line> su**e*ed real*zed that *he *ICT* a** agent* t*at prov**e interact*on between peoples of *ther </line>
<line> natio**li*i*s, th*s promoting inter*ulturali*y, but *t the same ti** needed more *uidance on </line>
<line> h*w to use the* eff*ct*v*ly. </line>
<line> *ey-words: DICTs. P**c*ption. Learnin*. A**onomy. S*anis*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Tere*ina P*, *. 1*, n. 03, art. 11, p. **0-259, m**. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revis*a </line>
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<line> A. *. M. S. Soares, *. W. B. Gomes </line>
<line> 242 </line>
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<line> 1 IN*RODUÇÃO </line>
</par>
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<line> Ma*usear as Tec*o*og*as D*gitais d* Info*mação e Comun**a**o (TDICs)* exige do </line>
</par>
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<line> usuário m*is do q*e se* letrado na *scrit* </line>
<line> d*gi**l. Iss* requer saber como </line>
<line> pro*uzi*, ler, </line>
</par>
<par>
<line> compreend*r, *nte*pret**, criticar e *epass** as in**rmações *o *un*o *igital. Na academia, </line>
</par>
<par>
<line> e*tas ações são ana**s*das </line>
<line> p*r m*io d*s e*tudos do let*am*nt* digit*l, qu* **staca o </line>
<line> u* o </line>
</par>
<par>
<line> funciona* e cr*tico das tecnologias </line>
<line> digitais, podendo </line>
<line> ser rel*cion*do à aprendizagem </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> língua* estrangeiras. De acor*o com Beserra et al (201*) as mudan*as de comportamen*o d** </line>
</par>
<par>
<line> adoles*e*tes di*nte das </line>
<line> *ecnolog*as *ê* m*difi*ado a con*uçã* </line>
<line> d* coti*iano desses jove*s, </line>
</par>
<par>
<line> isto é, com o ac*sso a** arte**t*s te**ológic*s, *lguns d*les passaram a vi*en*iar *ai* as </line>
</par>
<par>
<line> ex*er*ências que </line>
<line> esses aparelhos e fer*ame**a* lhes fornecem, d*n*re </line>
<line> elas </line>
<line> su** </line>
<line> experiências </line>
</par>
<par>
<line> de *prendizage*. </line>
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<line> Segundo dados d* *earson (*01*), u*a emp*esa de a*re*d*zagem q*e atua em mais </line>
<line> de 70 *aíses e **e combi** cont*údo e avali*ç*o com ser*iços e tecn*logia, um t*ta* de 75% </line>
</par>
<par>
<line> dos s*us aluno* acre*i*a *ue a auto*omia do </line>
<line> apr*ndiz * um fator importante para que </line>
<line> e*es </line>
</par>
<par>
<line> sejam bem *uc*did*s em *eus estud*s. Isso *uger* que os alunos veem a aprendizagem d*g*tal </line>
<line> e virtual *e um modo diferen*e quan** comp*rada com a apren*iza*em pre**ncial tradiciona*, </line>
</par>
<par>
<line> ger*lmente **ntrada nas a*ões dos pro*essores e marc*d* pelo </line>
<line> pouco e*tím*l* *o </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lvimento de habil*dades liga*as à a*to*omi* do aprendiz. </line>
</par>
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<line> A *erc**ção *e uma maior auto*omia no *mbie*te vir*u** por parte dos </line>
<line> aprendizes </line>
</par>
<par>
<line> pode estar associ*da </line>
<line> ao fato *e </line>
<line> que mui*as da* </line>
<line> práticas *e*liz*das por me*o de mec*ni*mos </line>
</par>
<par>
<line> d**ita*s são, hoje em *ia, ap*en**das de *o*o autônom*. É f*cil perceber, por exemplo, que </line>
</par>
<par>
<line> ao manusear o com**t*dor, o usuá*i* pode *dquirir </line>
<line> habilidad*s de ler e prod*zir t*x*os </line>
</par>
<par>
<line> c**u*s </line>
<line> aos diversos a**ie*tes digit**s, *em *u* seja </line>
<line> ess*nci*l *ass*r por *xperiên*ias </line>
</par>
<par>
<line> fo*mais de aprendizagem, *omo cursos e tr*inament*s de informát*ca. </line>
</par>
<par>
<line> O mesmo *ode ser d*to </line>
<line> sobr* * aprendizado de *íng*as estrang*iras, já que o uso d* </line>
</par>
<par>
<line> artefatos d*gitai* *ermite maiores possibilidades de interação com falan**s de o*tra* lín*uas, </line>
</par>
<par>
<line> ou o </line>
<line> acesso a conteúdos pr*duzid*s em línguas estrangeiras, dentre el*s mú*ic*s, fi*mes, </line>
</par>
<par>
<line> *rograma* </line>
<line> de TV, jogos, texto* *erba** *tc. Com </line>
<line> b*se nisso, pode**s d*zer </line>
<line> que as TD*CS </line>
</par>
<par>
<line> podem tam*ém propiciar um *aior conhecime*to da cultu*a de o*tros </line>
<line> povos e pa*ses, uma </line>
</par>
<par>
<line> ve* que * contato lin*uístico in*vitavelmente t*mbém lev* a um *aior contato cultur*l. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Nome*cl**ur* adotad* ne*te trabalho, s*ndo *ue por vezes é usand* *ICs porque diferent*s a*tores usam </row>
</column>
</par>
<par>
<line> nomenclatur*s dife*entes. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresina, v. 18, n. *3, a*t. 11, p. 240-259, mar. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/r*vis*a </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> *icro**trame*t*s D*gitais e Aut**omia: Análises de Perc*pç*es de Aprendizes de Lí*g*a Espanhola </line>
<line> 243 </line>
</par>
<par>
<line> Por ou**o *a*o, se o apre**iz tem *aior acesso a l*ng*as estra*geiras (LEs) *or me*o </line>
<line> da TDICs, não podemos nos esquecer de que este acesso ta*bé* é uma *espon*a*ilidade *a </line>
<line> e*cola, já que na apre*dizage* *ormal de língua e*t*angei*a é fundament*l que o alun* tenha </line>
<line> *portuni*ades de interaçõe* na l*n*ua *entro do amb*e*te escol*r. Desse modo, a integra*ão </line>
</par>
<par>
<line> das TDICs às aulas de l*ng*a es*ra*geira é </line>
<line> de g*ande impo*tânc*a para </line>
<line> que as aulas pos*am </line>
</par>
<par>
<line> a*ender às necessida*es *os alunos, *o m*smo tempo em que possam ofe*ecer o*ortunidades </line>
<line> de aprendizagem mais *ignificativa*. </line>
<line> N* en*anto, também é pre*is* reconhec*r q*e ainda há muit*s apr**d**es de LEs que </line>
</par>
<par>
<line> não estão plena*ente integrado* com as TDICs, seja pelas limitaç*es *ocioeco*ômicas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> uma parcela considerá*el da po*ula*ão, espe**alm*nte no co*t*xto bra*il*iro, *ujas difer*nças </line>
<line> so*i*ec*nôm*cas podem levar a *m grande distan*iamento de alguns grupos d* u*a in*erção </line>
</par>
<par>
<line> t*cno*ógic* mínima; o* seja, </line>
<line> por *m* resistência da escola em inseri* ce*t*s te*nologias, </line>
</par>
<par>
<line> mesmo *uando dispõe* de *o*di*ões *ina**ei*a para tal. </line>
<line> *m re*ação ao segundo fat*r, é inevitável menciona**os que se d* um lado a </line>
<line> tecno*ogi* **de traze* be*efícios, por outro e*a també* pode traze* cer*os d*sc*nforto* para </line>
<line> *entro da realidad* da sala de aula, visto *ue seu u*o é, por *ários momentos, um con*tante </line>
</par>
<par>
<line> desafio para docentes * discente*, especialmente </line>
<line> pa*a aqueles não *abi*ita*os a *la. Por esse </line>
</par>
<par>
<line> **tivo, neste tex*o, pretendemos discutir *revemente **bre * papel do *etramento *ig*tal par* </line>
</par>
<par>
<line> a apren*izagem autônoma </line>
<line> de l*nguas estrange*ras, no*a**me*te </line>
<line> d* líng** espanhola. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> *erc**so, </line>
<line> entendemos que quanto mais famili*rizados com o </line>
<line> uso da* tecnologia* digitais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *uas potencia*i*ades para * apre**izage* </line>
<line> d* </line>
<line> língu*s, mais aqueles envolvid*s *o* ***e </line>
</par>
<par>
<line> pro*esso tendem a explo*ar as te*no*ogias de modo benéf*co. </line>
</par>
<par>
<line> In*c*almente, discutiremos so*re *s necess*da**s pa*a aprendizado autônomo * </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> lí*g*a espanhola, especial*ente a* cons*derarmos o a*u*l c**text* de e*sino formal da língua </line>
</par>
<par>
<line> no Brasil. Em segu*da, ap*esentaremos *lguma* </line>
<line> perspectivas **ra *nálise do letr*mento a </line>
</par>
<par>
<line> digital *omo um conjunto de habilida*es si**adas e dependentes das perce*ç*es d*s usuá*ios </line>
<line> de tais tecnologias. *ara isso, a*otaremos o conceit* *e "microlet*amentos digitais", que são </line>
</par>
<par>
<line> habilidade* situadas e direcionadas a *ontextos específicos d* </line>
<line> uso das </line>
<line> tecnologias qu* por </line>
</par>
<par>
<line> ve*es não são aut*m*t***men*e tr*nsferid*s </line>
<line> a outras situações que envolvem o uso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> artefat*s d*gitais. Por fim, apresen*ar*mos as análises dos dados col**ados po* ***o *e uma </line>
<line> p*s*uis* qualitativa **e visou id*ntific*r o modo *om* um grupo de ado*escentes vê e utiliza </line>
<line> as *DICs p*ra *prender espanho* de modo a*t*nomo. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina P*, v. 18, n. 03, art. 11, p. 240-259, mar. 2021 </line>
<line> www4.fs*net.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. M. S. *oares, F. W. B. Go*es </line>
<line> 244 </line>
</par>
<par>
<line> 2 R*FE*ENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 TD*Cs, Autonomia e a aprendiz*gem ** língua espa*hol* </line>
</par>
<par>
<line> Hoje *m d*a, * t*do m*m*nto as pessoa* estão se comu**cando </line>
<line> *or m**o das mídias </line>
</par>
<par>
<line> *ociais e, c*m isso, tendo con*ato com *essoa* de várias nacionalidades, a*s** como tamb*m </line>
</par>
<par>
<line> com t*xtos e ou*ros c*n*eúdos </line>
<line> produzidos em línguas *st***geiras. Apesar disso, *ão </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> possível </line>
<line> atribu*r*os apena* a esse c*ntato * a**en*izado </line>
<line> de *ma LE, já *ue muitos são </line>
</par>
<par>
<line> *quel** </line>
<line> *ue mesm* expostos às tecnol*gias dig*tais não apreen*em out*a* *ínguas </line>
</par>
<par>
<line> simplesm*nte pe*o *onsumo das mídi*s digit*is ou por s* envolverem em sit*ações de </line>
</par>
<par>
<line> interação com fala*tes </line>
<line> de outra língua. Se assim *osse, muitos </line>
<line> de n*s sería*os flue*tes </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> línguas como * ingl*s, *á que ouv*mos músicas nessa lín*u* desde m*ito c*do *m nossas </line>
<line> vidas. Is*o nos mostra que apr*nder o*tra líng*a v*i muito além do contato *om ela. De*tre </line>
<line> o* i*úmeros f*tores *ue p*dem influenciar a apre*d*za*em de líng*as es*á a aut*nomia. </line>
<line> De fato, dada a compl*xi*ade que envo*v* a apr*ndizag*m d* lín*uas, podemos dizer </line>
</par>
<par>
<line> q*e as tecnologias r*presentam ape*as algumas dentr* as várias poss*b*lidades para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a*rendizagem *o mu*do contemp*râne*. *ara terem relevância nes*e processo, *ntret**to, é </line>
</par>
<par>
<line> n*cessário que a* TDICs sejam pe*cebidas como ferramentas úteis p*r professores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *prendizes, tornando-se mecanismos sobre os qu**s </line>
<line> po**am ser construídas did*ti**s </line>
</par>
<par>
<line> ade*uadas às necessidades tanto </line>
<line> de quem pretende ensinar quanto de quem *us*a *pre*der </line>
</par>
<par>
<line> por meio de*a*. Essa cons*iên*ia é </line>
<line> um fundamento essencial para * desenvolvimento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> autonomi*. </line>
</par>
<par>
<line> Gomes (*0*9) </line>
<line> *os esclare*e d* que </line>
<line> m odo a </line>
<line> autonomi* no </line>
<line> uso das TI** pode </line>
</par>
<par>
<line> inf*u*nciar no ap*endi**do de línguas: </line>
</par>
<par>
<line> Da mesm* f*rma, em situações informa*s de *prendizagem, as possibili*ades </line>
</par>
<par>
<line> *fereci*as pela* TIC\s levam </line>
<line> cada vez mais ao desenvolvimento de aprendizes </line>
</par>
<par>
<line> autônomos, *apazes de buscar op*rtunid*de* de apr*n**za*em e* suportes </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> gradualmente se tor*am ma*s acessíve*s qu* fe*r*mentas como livro. É possível </line>
<line> *erm*s *xp*riên**as *e aprendizag*m med**das por *ecnolog*as *igita*s </line>
<line> praticamente em qual*u** hora e lugar. Ness* sen*ido, podemo* dizer que as </line>
<line> tecnologias *ig*ta*s muitas vezes acabam c*egando on*e livros e p*ofessores ainda </line>
<line> não conseguir*m. (GOM*S, 2019, *. 35). </line>
</par>
<par>
<line> A*sim como o aut** supraci*ado, *ntendemos, com *ases em Moura Fi*ho (2009) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Gome* (2015), qu* a autono**a na apren*izagem é a capacidad* do in*iv*d*o em g*re*ciar o </line>
</par>
<par>
<line> seu próprio *prendi**do, em *er </line>
<line> resp**sabilidade </line>
<line> por *ua* açõ*s d* modo *ue e*as </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *onduzam a* suc*sso pretendid*. Ass*m, ser autônomo * as*umir os caminho* que nos le*am </line>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na, v. 18, n. 03, art. 1*, p. 240-259, mar. 2021 ww*4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *icroletramentos Di**tais e A*tono**a: Análises *e Per*epç*es de A*rendizes d* Lín*ua E*panhola </line>
<line> 245 </line>
</par>
<par>
<line> à aprend*z*gem. *ont**o, apr*nd*r co* autonomia *ão s*gnifi** isola*ento e despr*zo pel*s </line>
<line> pro*e**ores, significa t** *utos*uficiênc** na interna*ização do conhecim*nto, se*a e*e </line>
<line> *inistr*d* *elo profe*sor ou em s*tuações de *utoaprendizagem que se pass*m fora *a sala de </line>
</par>
<par>
<line> a**a. Em re*aç*o às TICs, autonomia * </line>
<line> pode *er de*crita como a </line>
<line> c*pa*idade </line>
<line> que o aprend*z </line>
</par>
<par>
<line> tem de definir ob**tivos, metas e estra*égias po* meio d*s tecnolo*ias, além de meca*ismos de </line>
<line> estímu**, manutenção e a*alia*ã* *o pr*g*e**o ex*eri***tado durante as e*periências de </line>
</par>
<par>
<line> aprendiz**em que elas prop*ciam. A </line>
<line> busca </line>
<line> p*la autono*ia na ap*endizagem p*r meio </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> TICs também pod* significar m**s do que a busca por inde*endência, já que </line>
<line> ela també* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> um* *orma de *e integrar na socied*de conectada, pois pode l*var à apropriaç*o do* recurs*s </line>
<line> tecnológicos * d** habilidade* necessárias para a in*lusão social, profissional e econômica. </line>
<line> No atual c*n*exto de ensino f*rmal da língu* *s*an*ola d* *rasil, a autonomia do </line>
</par>
<par>
<line> a*re*diz parece ser um ponto cha*e par* </line>
<line> qu e </line>
<line> os </line>
<line> aluno* da educ*ç*o básica </line>
<line> possam criar </line>
</par>
<par>
<line> oportun*da*es de aprendi*ag*m *ue os leve* ao domínio da **ngua e**r*ngeira, espec*almente </line>
</par>
<par>
<line> porque embora o e*p*nho* venha **nhando força fora do Brasil2, as *ece*tes </line>
<line> po*ític*s </line>
</par>
<par>
<line> educ**i*nais brasileiras têm </line>
<line> se mostrado resi*t*ntes à ado*ão de m*c*nismos d* f*rmação </line>
</par>
<par>
<line> qu* enfatizem a *ulticult*ralidade * multilinguismo, que p*der*** *er promo*idos o </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> ma*or f*me*to ao ensino de espanh*l </line>
<line> e de o**ras línguas estrangeiras no *aís. Isso </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> perceptível pe** recent* reform* *d*c*cional, que re*irou a lí*gua es*a*ho*a *o rol de l**guas </line>
<line> obrigatór*as * serem en*inadas na educação básica e, c*nse*uente*e*te, *imitou o acesso n* </line>
<line> e*cola à outr*s línguas e cu**uras. </line>
</par>
<par>
<line> Hi*toricam***e, a situação d* l**gua **pan*ola na educação </line>
<line> b*si*a nunca foi </line>
</par>
<par>
<line> t*talmente está*el. Em sua trajetória, do iní**o do séc*l* XX a*é o* dias atuais, ela passou por </line>
</par>
<par>
<line> mo*entos de inclusão obrigatória, i*c*usão opta*iva e </line>
<line> até de *ão participaç*o no sistema </line>
</par>
<par>
<line> **ucacional. Albe*ti e Carlos (2017) e *il*a e Si*va (2017) traçam esse percurso h*s*órico da </line>
<line> língua espanhola (e estrangei*a, de mo*o geral) no sist*m* *ducacional br*si*eiro. D**t*e os </line>
<line> marco* da prese*ça do espan*ol na ed**açã* b*asileira, mer*cem *es*aque: </line>
</par>
<par>
<line> 1919 - A </line>
<line> primei** </line>
<line> vez que a língua es*anhola surgiu co*o disciplina *ficial *o </line>
</par>
<par>
<line> C*légio Pedro *I, no R*o de Janeiro, mas n*o a*resentou caráter obrigatór*o; </line>
<line> 1942 - *ua obrigatoriedade aparece com a Lei Orgânic* do *ns*no Secundário </line>
<line> (incluída na Reforma Capanem*); </line>
</par>
<par>
<line> 2O espanho* ocupa a **gunda posição mundial em q*an*idade de falan*e* nati*os (*trás apen*s do chi*ês) e é </line>
<line> estudad* c*mo língua **tran*eira por ce*ca de 2.2 mil*õ*s de pe*soa* em todo o mundo (IN*TITUTO </line>
<line> CER*ANTES, 2017). </line>
<line> R*v. FS*, Teresina PI, v. 18, n. 03, art. 11, p. 240-259, mar. 202* www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. M. S. Soares, F. W. B. Gomes </line>
<line> 2*6 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> 1976 Co* a *esoluçã* N* 58 a ofer*a de - </line>
<line> língua es*rangeira p**a ensino *é*io o </line>
</par>
<par>
<line> t*rnou-se obrig*tória, embora *ão houve*se menção explícita ao ensi*o de espanhol; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> 199* As d*sc*ssões mais fortes so*re incl*sã* do *sp*nhol no ensino brasileiro </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> o*o*re*am a part*r da assinatura do Trat*do d* Ass*n*ão, </line>
<line> o que daria *ní*io ao </line>
</par>
<par>
<line> MER*OSUL. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> 1**6 - A Lei 93*4, * nova Lei de D*retrizes Bases da Edu**ção- LDB, incl*iu e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> oferta de *ma lín*ua e*trangeira moderna em cará*e* obrig*tór*o uma segunda, e </line>
<line> *pta*iva, dentro da* possi**lid*d** *e cad* reg*ã*; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> 200* Com a promulgação *a lei 1*.161, tornou-se obrigatória a oferta da língua - </line>
<line> *span*ol* no ensino médio *úblico * privad*, atr*bu*ndo a ela a matrícula *ptati*a por </line>
<line> parte do aluno. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> 2016 Por meio da Med*da Provisória 746/2016, que deu n*vas c**acterísticas ao - </line>
<line> Ensino Médio, f*i excluída a obrigatoriedade de ensino de língua es*anhola. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> 2017 - A*rovaç*o da *ei No. **41*/201*, *ue modif*cou LDB a </line>
<line> a*é então vigente, </line>
</par>
<par>
<line> estabeleceu a língua inglesa como língua *strangeira d* *fert* obrigatória n* currículo </line>
<line> do Ensino Médio e, em car*ter op**tivo, a ofer*a de o*tras l**guas *strangeiras, dando </line>
</par>
<par>
<line> *referência a* espanhol, de </line>
<line> acordo com a reali***e de cada sis**ma de ensino (Art. </line>
</par>
<par>
<line> 35-A, § 4, da Lei *3*4/96). </line>
</par>
<par>
<line> Em*ora aind* se *antenha com um caráter o*cional, a não obrigatoriedade do e*sino </line>
<line> de es*anho* *cabou impactan*o na oferta dessa língua aos alun*s de muitas *scolas. Com </line>
</par>
<par>
<line> isso, o ac*sso língua e cul*ur* *ompartilhada *or aproximadamente 5*0 milh*es de </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> pess*as em todo o mundo (INSTIT*T* CERVANTES, 2017) ficou, *o Brasil, condicionado </line>
</par>
<par>
<line> à perce*çã* das comunid*des esc*lares sobre a relevâ*ci* *e uma educ*çã* multicult*ral </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> m*ltilinguística para a for*a*ão *ntegr*l d* cidadão. Con*udo, essa percepçã* *amb*m *stá </line>
<line> condic*ona*a a outros fa*ores que igualmente t*m si*o sistematic*mente *f*stados da escola, </line>
<line> tais *omo * percepção das demandas dos me*cado* de *rabalho * das exigênc*as culturais d* </line>
<line> mu*do g*obalizado. </line>
<line> *us*n*e das *scolas, o acesso à língua espa*ho*a mi*rou p*r* as tecn*logias digi*ais, </line>
</par>
<par>
<line> que ao* </line>
<line> poucos </line>
<line> v*m </line>
<line> *olaborand* *ara mudar a for*a de pensar e de agir *m diferent*s </line>
</par>
<par>
<line> co**extos ligados não só ao en*ino de es**nhol, mas t*m*ém *e outra* l*ngu*s estrangeiras. * </line>
<line> conexão com o mundo virtual permite es*a pr*ximidade com o mundo re**, * que *ossi*ilita </line>
<line> aos apren*i*es * acesso a várias línguas e culturas. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na, v. 18, n. 03, art. 11, p. 240-259, mar. *021 www4.fsa*et.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Microletramentos *igita*s e Au*onomia: A*álise* de Percepç*es d* *pren*izes de *í*gu* E*panho*a </line>
<line> 247 </line>
</par>
<par>
<line> * inte*net, por exemplo, pode se* *tiliz*d* como uma ferr*menta ca*az de favore*er a </line>
<line> aprend*zagem de línguas estrange*ras, lev*ndo *m consid*ração * ac*sso que el* permite ter </line>
</par>
<par>
<line> com *mostras reais de uso d* líng*a, assim *omo com materia*s instrucionais e as </line>
</par>
<par>
<line> opor*unidad** </line>
<line> de bu*ca p*r conteúdo </line>
<line> espec**ico relacionados às LEs. Entret*nto, </line>
<line> co*o *á </line>
</par>
<par>
<line> assinalamos anterior**nte, somente o *ontato com a língua não é </line>
<line> suficiente para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a*rendizage* *ignificativa, *e m**o que é fundament*l que o aprendi* t*mb*m f**a u*o de </line>
</par>
<par>
<line> e*tra*égi*s varia*as pa** aprender. *e*tr* </line>
<line> essas estraté*ia*, est*o </line>
<line> o desenvolv*mento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> autonomia e de ha*ilidades re*acion*das ao letra*e*to digi*al. Dessa forma, par* q*e </line>
</par>
<par>
<line> aconteça a aprendi*a*em </line>
<line> da lí*gua </line>
<line> espan*ola por me*o das </line>
<line> **cno*og*as d*g**ais, o aprendiz </line>
</par>
<par>
<line> dev* </line>
<line> perceber quais te*nologias est*o à sua d*sposição p**a </line>
<line> estudar com </line>
<line> autonomia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*mpre*nder *e que m*do el*s podem contribuir *a*a tal </line>
<line> aprendi**do, </line>
<line> levando-*e </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> consideraçã* os s*u* pró**ios ob*etivos de aprendizagem em relaç*o à língua. </line>
<line> Ine*itave*m*n*e, para se chegar * ess* *ív*l de consciência, também é necess*rio ter </line>
<line> certas ha*ilidades de let**mento *igital, já qu* ao *star pouco fam*liar*zado co* as </line>
</par>
<par>
<line> ferramentas d*gi*ais um </line>
<line> aprendi* pode **nor*r as pote*cialidad*s que **as o*erecem. Na </line>
</par>
<par>
<line> próxi*a seção, discut**emos um </line>
<line> pou*o mais sobre essas habilidade* e como *la* </line>
<line> pode* </line>
</par>
<par>
<line> contribui* par* o </line>
<line> aprendiza*o mais autôn*mo </line>
<line> da língua. Para i*so, propo*os o co*ce**o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> "microletram*nt** digi*ais". </line>
<line> 2.2 Microle**amentos digi*ais </line>
<line> Como discutido an*erior*ente, as t*cnologias e*tão em tod*s os lugar*s, e medeiam a* </line>
<line> mais *ar*adas *tivida*es, t**s co*o *or*ir, comer, t*aba*har, ler, conve*sar, viajar e aprender </line>
<line> (KENSKI, 2012, p. 18). Iss* nos m*stra que todo tempo é tempo das *ecn***gias, já que co* </line>
</par>
<par>
<line> o passar </line>
<line> dos anos entramos cada vez mais na "era da tecnologia *igital", send* dire*a ou </line>
</par>
<par>
<line> i*d*re*amente influe*ciados por *las. </line>
</par>
<par>
<line> Ig**lment*, a perc*pção *obre a aplicabilidade das *ecno*ogias </line>
<line> di**tais </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem *stá s* multiplic*nd*, que valoriza ainda ma*s a diversida*e o </line>
<line> d* recu*sos </line>
</par>
<par>
<line> utilizados pa*a </line>
<line> *prender línguas estr*ngei*as, principa*mente depois ** advento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> globalização. N**sa p*rspectiva, * aqu*sição de *ma nova lín*ua é entendida </line>
<line> *o*o </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> pro*es*o de desenvolv*men*o d* s*r h*mano, consi*erando su* ca*aci*ade de *pr*n*izagem, </line>
<line> de comunicação, de socializaç*o, e**re o*t*as. Entretanto, co*hecer uma *íngua e*trangeira </line>
<line> não significa somente o domínio d* estruturas gramat*cais, mas também o c*nheciment* d*s </line>
<line> di*e*sidades dos cos**mes, *e m*nei*as de falar, de *ela*ioname**os, de vi**n*ia em </line>
</par>
<par>
<line> comunidade etc. Nos contextos digitais, </line>
<line> contudo, **demos afir*ar qu* aprend*r línguas </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresin* PI, *. 18, n. **, art. 11, p. 2*0-259, mar. **21 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. M. S. Soares, F. W. B. Gom*s </line>
<line> 248 </line>
</par>
<par>
<line> estrangeiras t*mbé* e*volve o a*render como se tornar um letra** d*gital. *ssa r**ação entr* </line>
</par>
<par>
<line> apre*dizagem e artef***s </line>
<line> t*cnológ*co* é real*ada </line>
<line> por Gomes (2*15), ao **atar da i*evitável </line>
</par>
<par>
<line> muda*ça d* *omp*r*ame*to que a inserção de tecnologias t*m pr*vo*ad* nos con**x**s </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem. N*s palavras do aut*r: </line>
</par>
<par>
<line> * **p*l*rizaçã* da tecn*logia e a inserção d*s alunos pode* da* novos rumos às </line>
<line> práticas escolar*s, uma vez que muitos c*egam a passar ma*s *em*o em frente de </line>
</par>
<par>
<line> *elas (TV, computado* e </line>
<line> celular po* exemp*o) do que na **ópria escola, </line>
<line> c*i*ndo </line>
</par>
<par>
<line> n*vos *ábitos, </line>
<line> val**e*, conhecimen*os, tipos de *nte*a*ão * formas de **rendiz*do. </line>
</par>
<par>
<line> (GOMES, *01*, p. 65). </line>
</par>
<par>
<line> Moran (200*, p. 44) já fa*ava *o co*putador *omo um </line>
<line> poderoso recurso </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> comunicaç*o devido à </line>
<line> vel*ci*ade </line>
<line> de t*ansmissão e de *eus pr*grama*, o q*e o*ortun*za </line>
</par>
<par>
<line> pesqu**as, o conh*cimento de n*vos conceitos, ideias, lu*ar*s, a produ*ão de t*xtos, a *ria*ão </line>
<line> de mate*iai* tanto indi*idu*l qua*t* col*t**am*nte, o *o**art*lhamento ** id*ias etc. Há 20 </line>
</par>
<par>
<line> anos, o au*o* conside**va o co*putad** como uma mídia poder*sa para o </line>
<line> en*ino </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> apren*izagem ao citar * din**ica que a internet </line>
<line> oferecia ao </line>
<line> usuár*o. D* *á para cá, essa </line>
</par>
<par>
<line> di*âmica *present*-se muito mai* intensa, já que estão à dis**s*ção do apr*ndiz artefat*s </line>
<line> como: smartph*nes, ta*lets, câmeras digita*s, aplic*t*vos *e edição, produção e divu*gaç*o de </line>
<line> t*xtos e ví*eos, e*tre *utro*, de modo que muita* vezes não é nec*ssár*o que o aprend*z *enh* </line>
<line> acesso a um co*pu*ador propriame*te dit*. </line>
<line> *o**udo, assim como simp*esmente ter conta*o com *ma lí*gua pode não levar à sua </line>
</par>
<par>
<line> *pren*izagem, apenas fazer us* das ferramentas *i*itais não s*gni*ica se* let*ado digi*al, </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> meno* de modo amplo. Send* um conceito complexo, o l*tram*nto digital refl*te minúcias e </line>
<line> partic*laridades, d* m*do que é *ais s*guro fal*rmos e* níveis de let*amento *igital e* vez </line>
</par>
<par>
<line> de tratá-lo com* </line>
<line> uma h*bilid*de uniforme que s* tem ou não. Por e**mplo, um usuário </line>
</par>
<par>
<line> ha*ituado a ler memes da in*erne* pod* </line>
<line> não desempenhar bem a habilidade de avaliar os </line>
</par>
<par>
<line> conteúdos explíci*os e imp*ícitos q*e *les veiculam, ou ainda a h*bi*idade p*ra prod*zir se*s </line>
<line> *róprio* *emes e divulg*-los na red*, d* modo a at*ngir certos pr*pósitos dentro das </line>
</par>
<par>
<line> com**id*de* on-line da qual **ça parte. Isso n*s mostr* que *epende* a </line>
<line> do usuário ou da </line>
</par>
<par>
<line> situaçã* com*nica*i*a em q*e *le *e encontra (e dos *ropósitos comunicativo* *tr*lados </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> el*s), cert*s ha*ilidades digi*ais sã* mais re*eva*tes d* que outras. E*bo*a bastant* si*uadas, </line>
<line> ca*a uma des*as hab*lid*des se inser* den*ro do *m*lo espectro do letramento digi*al, </line>
</par>
<par>
<line> constituindo </line>
<line> indi*idu*lmente </line>
<line> "microl*tramentos </line>
<line> digitais". </line>
<line> Dessa </line>
<line> *or*a, </line>
<line> esses </line>
</par>
<par>
<line> microletrame*tos refletem os dif*rentes aspectos d* l*tramento dig*ta*, situados </line>
<line> de a*or*o </line>
</par>
<par>
<line> com as neces*i*ad*s e a *o**le*idade d* cada *ontexto ou situação em que ele* se *nserem. </line>
<line> Re*. FS*, Teresina, v. 18, n. 03, ar*. **, p. **0-259, *a*. 2021 ww*4.f*anet.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Microl**ra*en**s D*gitais e Auto*omia: *ná*ises d* Percepções de Apren*izes de Lí*gua Espanhola </line>
<line> *49 </line>
</par>
<par>
<line> Barton e Lee (201*, p. 13) fala* que "*a co*preensão da relação entre </line>
<line> tecnologia * </line>
</par>
<par>
<line> vida de modo mais geral, nosso pon*o de p*r*ida é o que as *essoas *azem e *omo e*as </line>
<line> mobiliz** recursos para constr*ir sentidos em *uas ativ*dades cotidianas". A* pessoas </line>
<line> desempenham várias *ções ao l*n*o *o dia e boa p*rte *elas * realizada </line>
<line> T*ndo as tec*o*ogias como suport*. Entretanto, p*ra cad* uma dessas ativ*dades, </line>
</par>
<par>
<line> *on*u*to* de h**i**dades distinto* são geralmente *equeri*os a pont* d* *ue duas </line>
<line> atividades </line>
</par>
<par>
<line> reali*adas por meio de artefat*s digi*ai* possam exigir conhecimentos e desempenhos </line>
<line> completamen*e *iferente* ent*e si. *ssim, s*r *et*ado dig*talmente não é apenas sa*er </line>
<line> m*nuse** os disposi*ivos *ecn*lóg*cos, mas possui* habilidades espec*f*cas para desempenhar </line>
<line> adequ*damente cad* ativida*e **e real*zamo* por meio deles. A com*lexi**de do let***ento </line>
<line> digita* pod* ser ilustra*a por algumas das de*inições encontradas na l*teratura acadêmic* </line>
<line> s*bre o tema. </line>
<line> Para Souza e Fra*ça (2017, p. 27), por e*empl*, o le*rament* digital é um </line>
</par>
<par>
<line> "ins*rumento de transformação **c*a* e </line>
<line> *onstrução </line>
<line> d* cida***ia", po*s para to*nar-se </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> sujei*o crí*ico é *r*cis* ter "*portunidade de acesso a informaçõ** no meio digital". Já para </line>
<line> Bu**ingham (2010, p. 47- 48) ser letrado digital significa saber o mí*i*o so*re cada artefato </line>
<line> tecnológico * que se tem ac*sso, c*mo lig*r e **sligar *m aparel*o, co*hec*r as funçõe* do* </line>
</par>
<par>
<line> dispositivos **tes de usá-los, pe*ceber o que pode ser </line>
<line> realizado </line>
<line> pe*o artefat* além </line>
<line> de suas </line>
</par>
<par>
<line> funções. É, e*fim, n*v***r pelas possibilid*des que a *ecnolog*a permite. *ud*ney, Hocl* e </line>
</par>
<par>
<line> Peg*um (2016, p. 17), por s*a vez, </line>
<line> caracterizam os le*ramen*os </line>
<line> digi*ai* co*o "habi*idad*s </line>
</par>
<par>
<line> indi*iduais e sociais *ecessária* p*ra interpretar, adm**istrar, compartilhar criar sentido e </line>
<line> **ica*mente no âm*it* *rescente dos *anais d* *omunicação digital". </line>
<line> Dentr* a* *efiniçõe* supracit*das, acredi*a*os que a proposta de Dudeney, Hocly e </line>
<line> Peg*um (2016, p. 17) engloba e sint*tiza *s outras ***s ant*riores, já que ela considera a* </line>
<line> mesmo *empo os conhecimentos específicos *aracterísticos a cad* ambient* *u atividade </line>
<line> digital *nquanto ta*bé* considera os impactos sociais que ela* p**vocam no* contex*o* </line>
<line> *spe*íficos em q*e se i*serem. A partir do grau de comp*exidade *e d**er*ntes a*ividades </line>
<line> digitais, os autore* propõem um **ad*o no qual *les sugerem um* divis*o p*ra o letra*e*to </line>
<line> digita*: </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Teresin* PI, v. 18, n. 03, art. 11, p. 240-25*, *ar. 2*21 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. M. S. Soare*, *. W. *. Gom** </line>
<line> 2*0 </line>
</par>
<par>
<line> O qu*dro *stá di*i*ido em 5 níveis de compl*xidade (Gra* I, Gr*u *I, Grau III, *rau </line>
<line> I* e Grau V) apre*entados n* eixo vertic*l e *epresentados pelas duas pr*meiras c**unas. Já </line>
<line> nas col*n*s 3, 4, 5 e 6 são apresentad*s difere**es focos priori*ados pelas diversas atividades </line>
<line> de *etrament* digit** mapeada* pelos a*tore*. E**s são a linguagem, * info*maç*o, a c*nexão </line>
<line> e o red*s*n*o. No eixo horizonta*, por su* *e*, são apresentados os tipos de letramento digital </line>
<line> qu* correspon*em a *ada grau de comp*e*ida** e a *a*a foco. </line>
<line> *m termos gerais, os focos ap*esentados no quadro situam o in*ivídu* na sua áre* d* </line>
</par>
<par>
<line> *n*er*s*e *ostram e </line>
<line> que para cada um* *ela* </line>
<line> certa* habilid*des para o u*o das te*nolog*as </line>
</par>
<par>
<line> digitais sã* mais requeridas do que ou*ras. Da me*ma for*a, ao relacionar ca*a habilidade * </line>
</par>
<par>
<line> um gra* d* compl*xid***s, os autores su*erem que alg*ns letrame*tos são mais </line>
<line> fáceis d* </line>
</par>
<par>
<line> serem ad*uiridos *o que outros. Por ex*mplo, lidar </line>
<line> com o "letrame*to i*presso" e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> "let*amen*o SMS" é mai* fá*il *ue * "letramento em multimídia" e * "letram*nto remix" </line>
<line> p*rque enq*anto aquele* envolvem ha*ilidades com as quais b*a parte dos usuá*ios j* está </line>
</par>
<par>
<line> famil*arizada, este* envol*em </line>
<line> co*hecimento* *inda n*o </line>
<line> difundid*s amplam*nt* *ntre </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *suários *e tecnolo*ias. Dessa forma * *ossível perceber qu* * complexidade dos letramentos </line>
<line> e*tá re*aciona*a aos uso* vigent*s d* *ada ép*ca ou grupo so*i*l. P*r i**o é justificável que </line>
<line> u*a p*ssoa pos*a ter pou*o letrame*to digita* para realizar certas atividades e alto ní*el de </line>
<line> let**mento para realiz*r o*tras. Nessa *erspect*va, ente*demo* que os microlet*ame**os </line>
</par>
<par>
<line> di*ita*s s*o hab**idades independente* *ntre si, </line>
<line> voltadas para a *ealizaçã* de at**idad*s </line>
</par>
<par>
<line> espec**ica*, em </line>
<line> artefatos específicos. </line>
<line> **sim, assistir víd*os n* int*rne* seria um </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 03, art. *1, p. 240-259, m**. 2021 </line>
<line> www4.fs*net.co*.*r/r*vi*** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Microletr*men*os Digitais e Auton*m*a: Análises de Percep**es d* Apre**izes d* Língua *s*anhola </line>
<line> 251 </line>
</par>
<par>
<line> microletrament* *igi*al diferente de postar vídeos on-li**, já *ue *ltos n*veis *e *ab**idade no </line>
<line> p*im*iro *ão lev*m, n*cessaria*e*te, a al*os ní*eis de habilid**e no segun*o. </line>
<line> Além de Du*eney, Hocly * Pegrum (2016), o*tros au*ores propõem c*it*rio* diferentes </line>
<line> para expli*ar como o let**mento digital * **mpartimentado. Sel*er (2004), p*r exemplo, </line>
<line> clas**fica o let*a*e*t* digita* d* acordo *o* três a*pect*s: Funcional, Críti*o ou **tóric*. O </line>
<line> autor nos ap*esenta o seguinte esquema: </line>
<line> Tab*la 2 - Esquema resumido ad*pt*do do modelo de Multi*etramen**s </line>
<line> Dig**ais de Selber (*004) </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Multi*e </line>
<line> tr*mentos *igitais </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Níve* de L* </line>
<line> LD Fu**i*nal </line>
<line> LD Cr*tic* </line>
<line> LD Re*órico </line>
</par>
<par>
<line> Metáfor* relacionada às TICs </line>
<line> TICs com* fer*amen*as </line>
<line> TICs *omo artefatos c*lturais </line>
<line> T*Cs com* mídia hipe*textual </line>
</par>
<par>
<line> Po**çã* d* suje*to </line>
<line> Indiví*u*s co*o usu*rios com*e*entes </line>
<line> *ndi*íduos como questionad*res de TI*s </line>
<line> Indivíduos como i*formados *a* TICs </line>
<line> </line>
<line> 1) Fins educa**ona*s: At*ngir objet*vos *ducac*onais através da* TICs. 2) Convenções sociais: Ente*der as convenções *ociais que determinam os usos das TICs. 3) Discurso* espe*ializa*os: Usar adequ*da*ente os discursos a*socia*os às TICs. 4) Atividades **renc*ais: Gerenciar d* modo intelige*t* o mundo *n- line. 5) Impasses t*cno*ógicos: Resolver o* impass*s tecnológicos de modo confiante e *stratégico. </line>
<line> 1) ***turas de d*sig*: Investigar *s perspectivas domi*a**es que c*nstit**m as cult*ras de des*ng da* *ICs * seus arte*at**. 2) Contextos de uso: Com*reen*er os contextos de uso *omo aspe*to inse*ará*el das TICs que ajuda* * co*stituí-las e contextualizá-las. 3) Forças institucionais: Entende* as forças inst*tucionais que modelam *s usos das T*Cs. 4) Representa*ões *op*lares: Inves*igar as representações que as TICs têm no imagi*ário das pessoas. </line>
<line> 1) Persuasão: Enten**r que a persuas** per**ia *s conte*tos de design de i*te*face, ** mo*o implícit* e explíc**o, e qu* iss* e*v*lve *or*as e es*ru*u*as mai*res (por exemplo, contextos de uso, i*eologias). 2) D*libera*ão: Entender *ue os prob*emas de design de interface s*o p*oblemas mal de*ini*os, c*j*s s**uções sã* ar*umentos r*presen*acionai* aos quais se c*ega atra*és de vár*a* atividades d*liberativas. 3) R*flexã*: *rticular o *onheci*ento de design de interfac* e* u* nível c*nsciente * sujeitar as ações e **át*cas à a*al*a*ão crítica. 4) Ação *oc*al: Com**eend*r o *esign d* interface c*mo u** forma de ação soci*l e não apenas *omo a*ão t**nica. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: B*dran (201*) . </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Teresi*a P*, v. *8, n. 03, ar*. 11, p. 240-2*9, mar. 20*1 </line>
<line> ww*4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. M. S. Soares, F. W. B. Gom*s </line>
<line> 25* </line>
</par>
<par>
<line> No modelo d* Selb*r (2*0*, apud Be*r*m, 2*16), os *etram*ntos digitais são chamados </line>
</par>
<par>
<line> de Multiletramentos Digitais. E*e* são cl*ssifica*os de acordo </line>
<line> *om o modo *omo as </line>
</par>
<par>
<line> tecnologias são vistas (**amadas *or ele d* "metáforas ***a*ionada* às TICs") e os o*jetiv*s </line>
</par>
<par>
<line> dos </line>
<line> usuários *iante das *erramentas digitais (*osição do* s*jeitos). Assim, infere-se qu* </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> três Nív*is </line>
<line> de *etramentos Digitais: Let*amen*o Fu*ci*nal, Letramento Digital Crítico e </line>
</par>
<par>
<line> Letrame*to Digit** Re*órico, de certa fo*ma cla*sificam o u*uário *a* TDICs de acordo com * </line>
</par>
<par>
<line> grau *e conhec*ment* que *les têm das TIC* *s pr*pó*ito* com os *uais *le* as u*iliz*m. e </line>
<line> Com base no autor, te**s que: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> No Letramento F*ncion*l as T*Cs são ferr**entas, en*uan*o **e os </line>
<line> i *di ví duos </line>
</par>
<par>
<line> *e*r**os são *idos **mo u*uár*os proficientes *esses rec*rsos; Es*e *so, entr*tan*o, </line>
</par>
<par>
<line> priori*a * conhecimen** procedim*n*al *obr* os </line>
<line> artefatos e </line>
<line> as atividades * s*re* </line>
</par>
<par>
<line> re*lizad*s por mei* del*s. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Já no Letramen*o Digita* Crítico *s TICs são com*arad*s a *rtefatos cultur*is e </line>
<line> os indivíduos **o vi*tos como questionadores de*sa* *ecno*ogias. Esse letramento </line>
</par>
<par>
<line> tr*nsc**de a ênfase nos pro*edimentos envol*endo a </line>
<line> compree*são e o uso </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> tecno*ogia </line>
<line> a </line>
<line> **rtir de re*lexões sobre va*ore*, </line>
<line> crenças i*eol**ias * </line>
<line> *ubjacentes </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> essa* novas t*cno*ogias. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> N* Letra*e*to Digi*** </line>
<line> *etórico, as TIC* </line>
<line> são como *ídia* d*gitais * </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> indi*íduos sã* os produtores reflexivos de tecnologia. N*sse tip* de l*tr**e*to, os </line>
</par>
<par>
<line> usuários deix*m *e ser apenas consumidores de </line>
<line> produtos socioculturais </line>
</par>
<par>
<line> propagados por *eio d*s *e*nologi** d*gitais p*ra *or*a*e*-se também p*odutores </line>
</par>
<par>
<line> e divulgadores de tais construtos, infl*encian*o *queles </line>
<line> que se mantêm ape*as </line>
</par>
<par>
<line> como consu*ido**s. </line>
</par>
<par>
<line> *om essas vi*ões *obre letrame**os di*i*ais é possível ve* *s *o*sibi*idades de uso </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> t*cnolo*ias digitais * </line>
<line> qua*s </line>
<line> delas s*o mais p*opícias à a*rendiz*gem autô*oma da língua </line>
</par>
<par>
<line> espanhola. També* é pos*ível compree*d** que os *icroletramento* digitais são *ituados de </line>
<line> acordo com os p*opó*itos pragmático* das *om*nidades *ue os utilizam e *eferenda*. De*se </line>
<line> m*do, dois us*ár*os *ue estejam envolvidos *a at*vida*e de nav*g*ção podem mobilizar </line>
</par>
<par>
<line> disti*tos micr*le*rame*t*s digitais. Enqu*nto </line>
<line> um, por *xemplo, ao ter a*esso * textos </line>
</par>
<par>
<line> informativo* falsos (fake ne*s) pode enxer*á-los, e m*smo compartilhá-*os, como *exto* </line>
<line> autênti*os, * outr* pode adotar u** *ostura mais *rític* em rela*ão ao que lê * tomar certos </line>
</par>
<par>
<line> cuidad*s par* evit** a propaga*ão de *otícias enganosas </line>
<line> na re*e ou </line>
<line> *os grupos </line>
<line> *i*tuais </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> q*a*s f*ça par*e. O mesmo pode ser *i*o em relação às prá*icas d* aprendizagem mediadas *or </line>
<line> R*v. FSA, Tere*ina, v. 1*, n. 03, art. *1, p. 240-259, m*r. 2021 www*.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mi*roletramentos Digitais e A*tonomia: *ná*ises de Perce*ções de Aprend*zes de Língua Espanhola </line>
<line> 253 </line>
</par>
<par>
<line> tecnologias, que vão *epender dos microletrame*tos digitais que cada apr*ndiz tem ou </line>
<line> domina. </line>
<line> Na próx*ma seção, apres*n*amos as anál*s** dos dados obtidos por *eio de um* </line>
</par>
<par>
<line> investigação qu* b*sco* *onhecer *omo *m grupo d* </line>
<line> adolescentes perc*be e utiliza </line>
</par>
<par>
<line> t*cn*log**s di*i*a*s ***a o aprendiza** autôn*m* de língua espa*hola. </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 *esul*ados e disc*s*ão: **t*nomia por *eio do let*a*e*to di*ital: </line>
<line> *n á* i s e d e </line>
</par>
<par>
<line> *lgumas *ráti**s de *prendizes de espa**o* </line>
</par>
<par>
<line> Ao **ngo deste te*to, *isc**im** que para aprend*r LEs </line>
<line> por meio </line>
<line> *a* TD*Cs nã* ba*ta </line>
</par>
<par>
<line> a*enas usar a tecn*logi*, é prec*s* s*be* para que ela *erve e </line>
<line> de que forma pode ser us*da </line>
</par>
<par>
<line> p*ra desenvolve* as ha*ilidades linguísticas que são d* inter*sse do ap*en*iz. Ainda com base </line>
</par>
<par>
<line> no ref*re*cial teórico, mostra*os que a refle*ão crítica sobre as TDI*s é impo*t*nte para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*mento de estr*t*gias *e aprendizage* autôno**s. </line>
<line> A pa*ti* dessa pre*is*a, por </line>
</par>
<par>
<line> *e*o da *pl*cação de um ques*i*ná**o, invest**amo* *omo um grupo de *0 adoles*en**s, com </line>
<line> id*de ent*e 14 e 1* anos3, vê e utiliza as tecnologias digitais de que dispõem pa*a a*ren*** a </line>
</par>
<par>
<line> líng*a espanhola. Os </line>
<line> part*c**ante* f*r*m selec*ona*os aleat*riamente </line>
<line> dentre </line>
<line> os </line>
<line> aluno* d* </line>
</par>
<par>
<line> e*si*o médio de u*a escola pública fede**l br*s*leir*, send* 10 prov*nient*s de cada série </line>
</par>
<par>
<line> desse nível *e *nsino. </line>
<line> E*tret*nto, era req*isi*o pa*a a </line>
<line> s*leção que </line>
<line> tod*s t*ves*em algum </line>
</par>
<par>
<line> c*ntato p*év*o com a aprendi*agem de espanho*, fosse ela med**da pela escol* ou por outras </line>
<line> experiências informais. </line>
<line> Embora o cont**to escolar tenha sido o ambi*nte o*de *s sujeito* foram selecion*dos, o </line>
<line> questi*nário aborda*a a aprendizagem de língua es*anhola p*r mei* das TDICs em ambientes </line>
<line> *ariados, dentr* *les o fami*iar, **sim como ex**riências tanto col*tivas quant* indi*idua*s de </line>
</par>
<par>
<line> a*rendizagem. A *s*o*ha p*r </line>
<line> pa*ticipantes de*tro de*sa faixa </line>
<line> et*ria se deu por*ue os </line>
</par>
<par>
<line> ad*lescentes cost*mam </line>
<line> te* *ais contato com tecnologi** di*itais, </line>
<line> e*pe*ialme*te as que se </line>
</par>
<par>
<line> relaciona* com a telefonia móvel. Os *ado* fora* coleta*os no segundo semestre de *01*. </line>
<line> T*m*ém foi levado em conta o acesso que os *arti*i*antes ti*ham à* tecnologias digita*s. </line>
<line> Para i*so, o questionário (com *u*st**s objeti*as e subjetiv*s) trazia pergunt** sobre a renda </line>
</par>
<par>
<line> fami**a*, os tipos de aparelhos eletrônicos </line>
<line> aos *uais eles t*nham </line>
<line> acesso, a q*antidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tem*o e* que </line>
<line> eles os *tilizav*m e </line>
<line> as p*incipai* a**vid*des que eles reali*ava* por meio </line>
</par>
<par>
<line> dessas **cnologias. Para a maioria d*s pa***cipan*e* (em torno de 73% deles), * renda *amili*r </line>
<line> era menor ou igual a 1,5 salários mínimos por pessoa, enquanto que para 2*% *eles a renda </line>
<line> 3 A par*i*ipação dos *ujeitos da pesq*is* se d*u m*diante assi*atura de T*rmos de As*entimento */ou </line>
<line> Co*sentimento Liv*e e Esclarecido pelos pais ou responsáveis, *en*o a i*vestigação aprov*da p**o Co*itê de </line>
<line> Ética da *esqu*sa- CEP (Parecer: 3.*62.739); </line>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 0*, *rt. 11, *. 240-25*, mar. 2021 w*w4.fs*net.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. M. S. Soares, F. W. *. *omes </line>
<line> 2*4 </line>
</par>
<par>
<line> familiar estava ac*ma de 1,5 *alár*os míni*os por pessoa. Todos eles afirmara* ter acesso à </line>
<line> internet, s*ja n* esco*a ou em casa * a util*zam várias vezes por s*mana. Apesar diss*, *3% </line>
<line> de*** não tinham computadores, sendo a falt* de condição fi*anceira o p*inci*al motivo </line>
<line> apontado *or eles p*ra esse fat*. J* 97% a*irma*am que possuíam te*ef*ne móv*l próprio </line>
<line> enquanto ou*ros 3% de*larar*m u*iliza* os aparelhos do* p*is. Con*udo, embo*a o apa*elho </line>
</par>
<par>
<line> celular f*sse </line>
<line> um ar**fat* amplamente usado, </line>
<line> 40% d*s participantes *eclarara* *ão po*suir </line>
</par>
<par>
<line> pl**os d* dad*s móveis, de **do que o *cesso à i**ernet *ra fei** por meio d* acesso a rede* </line>
<line> sem fio, se*a dom**iliar ou em e*p*ç*s com* a es*ola (que neste caso d*sponibilizava o a*esso </line>
<line> aos alunos) *u mesmo em outros espaços públicos. </line>
<line> Apesar da* l*mitações geralmente i*p*stas pelas condições financeiras, fo* poss*v** </line>
<line> ver*f*c*r q*e o *so *a internet faz parte d*s *rá*icas *etradas dos participantes da pesquis*, já </line>
</par>
<par>
<line> *ue 80% deles declararam acessar à re*e mundia* *os 7 dias </line>
<line> da se**na, </line>
<line> com </line>
<line> uma m*d*a </line>
</par>
<par>
<line> diári* de cerca de * hor*s. Isso nos mo*tra que e*es es**vam conect*dos se*pre que p*ssív*l e </line>
<line> *ue es*e ace*so se dava p*incipal**nte pe*o aparelho d* telef*n*a móvel com conexão w*-fi. </line>
<line> *ontudo, *esmo t*ndo acesso a a*g*mas tecnologias, **i p*s*ível co*st*t*r que ape*as uma </line>
<line> pequena parcel* dos participan**s (*1%) as **i*iza*a para *studar **nguas estrangeiras. Den*re </line>
<line> as ativida*es *ais realizadas por eles es*avam, resp*ct*vamente, ouv*r m*sic*, tirar </line>
<line> f*togra*ias e interagir nas re*es s*cia*s. Embor* essa* sejam ativ*dade* *om gra*de pote*cial </line>
</par>
<par>
<line> p*ra a a*r*ndizagem *e L*s, as res*ostas d*s participantes sugerem que </line>
<line> eles nã* </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> pe**e*iam co*o tal, o q*e acabava *erando impactos na forma como eles apre*diam língua* </line>
<line> p*r *eio *as tecnol*gias e il**tra que a autonomia na aprendiz*gem por me*o d* TDICs ain*a </line>
</par>
<par>
<line> não estava conso*id*d* pa*a </line>
<line> eles. No grá*ic* * s*guir, ilustramo* as princi*ais </line>
<line> ativi*ades </line>
</par>
<par>
<line> realizadas pe*o* sujeito* *or m*io das T*ICs: </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, T**esin*, v. 18, n. 03, art. 11, p. 240-259, mar. **21 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mi*roletram*ntos Digit*i* e Autonomia: Análises de P*rcepçõ*s de Aprendizes de Língua Espanhol* </line>
<line> 255 </line>
</par>
<par>
<line> Gr*fico 1: Quais atividades *o *eu d*a a dia você real*za por meio dos art*fatos </line>
<line> tec*ológic**? É possível m*rcar *ai* de uma alternat*va. </line>
<line> Estudar </line>
<line> Ouvir mú*i*a </line>
<line> Assi*tir televisão </line>
<line> Fazer víd*os </line>
<line> Ver notíc*as </line>
<line> Interagir em r*d*s </line>
<line> *ociais </line>
<line> F**ografar </line>
<line> Est*dar línguas </line>
<line> estrange*ras </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Aut*ria *rópria </line>
<line> *s dados a*ima nos mo*tra* que *s*es jove*s u*ilizam as *ecnologias d* for*a a </line>
<line> satisfaz*r s*us inter*s*es, *eja o consu*o de mídia o* a *nteração nas redes socia*s. </line>
</par>
<par>
<line> Entr*tan*o, emb*ra essas </line>
<line> atividades ta**é* ofereçam um grande p*t*nc*al *ara </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem d* lín*uas estrangeiras, é possí*e* ver que elas são *e*conhe*idas ou ignoradas </line>
</par>
<par>
<line> pela maioria dos pa*ticipa*tes. *or meio das respostas d**u**es *ue declaram utilizar a* </line>
</par>
<par>
<line> *DICs p*ra ap*ender l*ngua* estr*ngei*as, foi pos*ível constata* que a ferramenta que mais s* </line>
</par>
<par>
<line> d*stacou foi </line>
<line> os aplic*tivos de ensino de id*omas pe*o celu*ar, qu* sã* artefat*s j* c*iados </line>
</par>
<par>
<line> espe*if*c*mente par* e*s* fim. Isso nos leva a considerar *ue os p**ticipan*es da pesquisa </line>
<line> apr**e*tavam pou** h*bi*idade para o uso criati*o d* out*os materiais *o **r*ndizado de L**, </line>
</par>
<par>
<line> já que a*r*ndizagem de línguas e*tava atrelada (e de cer*a f*rm* depende*te) * ins*rução * </line>
<line> d*reta ofe*ecid* por tais aplicati*os. Para u*a e*periência de *pr*ndizag*m verdade*rament* </line>
</par>
<par>
<line> autôno*a, os *prendizes </line>
<line> deveriam ser *apazes de *xplorar de m*do inovador as te*nologi*s </line>
</par>
<par>
<line> **gitais *ue estavam di***ní*ei* para eles. Cont*do, c*mo *iscutimos no referen*ial teórico </line>
</par>
<par>
<line> deste ar*igo, sabemos qu* </line>
<line> ne* sempre iss* ocorre porqu* as habilidad*s r*lacionadas ao </line>
</par>
<par>
<line> *mb*ente di**t*l, ou seja, os microletr*mentos d*git*i*, *ão situadas e voltadas para at*nde* a </line>
</par>
<par>
<line> n*cessidade* específicas dos us*ários ou dos contex*os socioculturais dos *uais eles </line>
<line> fazem </line>
</par>
<par>
<line> parte. </line>
</par>
<par>
<line> C*ri*sam*nte, quando perguntados sob*e os motivos que os levaram a s* interessar </line>
<line> pela **rendizagem de l***ua estrangeira eles citaram: ouvir mú*icas em outras línguas, </line>
<line> assistir a film*s e séries, jogar, e*tudar, ingre*sa* no m*rcado de trab*lho, viajar para fora *o </line>
<line> Rev. FSA, Teres**a PI, v. 1*, n. **, art. 11, p. 240-25*, *a*. 20** www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. C. M. S. Soare*, F. *. B. Go*es </line>
<line> 2*6 </line>
</par>
<par>
<line> *aís, c*nhecer novas cultur*s, *azer *es*uis*s, trabalh*s escolares * navegar em *edes sociais, </line>
<line> nessa *rde*. Vemos, entã*, que par* eles, era impo*tant* s*ber novos idiom*s par* se </line>
<line> integrarem no mundo digi*a* e ao mercado de tra*alho, mas que eles n*o tinha* uma noçã* </line>
<line> ***to *lara d* *omo r*alizar *sso por meio *os recursos dig*ta*s *e que d*spun*a*. As TDIC* </line>
<line> eram vi*t*s predo*inantem*nt* como *m f*m, e não co*o um mei* para a apren*izagem de </line>
</par>
<par>
<line> LE*. *o*cos d*clararam real*za* a*ivid*des co** </line>
<line> jogar e ass*stir a fi*me* e séries na su* </line>
</par>
<par>
<line> l*ng*a *rigina*, ou us*r m*sicas, ler *extos, fazer </line>
<line> p**q***as, tra*uções ou *s** *utras </line>
</par>
<par>
<line> ferrame*tas para aprend*r espanhol de m*do au*ônomo. </line>
</par>
<par>
<line> *o serem *uestiona*o* s*bre *s *otiv** pelos qu*is e*es não explora**m alguns d*s </line>
</par>
<par>
<line> potenciais oferecidos pelas TDI*s para </line>
<line> aprender a língua estran*e*ra, os participantes </line>
</par>
<par>
<line> men*io**ram que o cans*ç* e o acúmulo de tarefas os impediam de utilizá-las para aprend*r </line>
</par>
<par>
<line> idiomas. Is*o *ugere que el** perceb*am a a*r**dizagem de língua* estran*eiras </line>
<line> como a*g* </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> *ão estav* in*egrado às outras </line>
<line> *tiv*d**e* que ****izavam por mei* d*s TDICs. Se </line>
</par>
<par>
<line> consid*rarmos o fato de q*e, e* média, *l*s usavam as tecno*ogias digita*s p** 5 horas diárias </line>
</par>
<par>
<line> pa*a a realizaçã* de diversas a*ividades, dentr* </line>
<line> elas o consumo de *ídias e a inte*ação </line>
<line> *n- </line>
</par>
<par>
<line> *ine, </line>
<line> ve*os que para </line>
<line> *s participantes </line>
<line> e*sas atividade* </line>
<line> *ão *ram p*rcebidas como po*enciais </line>
</par>
<par>
<line> fontes de apre**izagem i*formal * autôno*a. </line>
</par>
<par>
<line> Considerando </line>
<line> os quadros *ropostos p*r S*lber (2004) e Duden*y, Hoc*y e Pegrum </line>
</par>
<par>
<line> (2016), é possível o*s*rv***os que </line>
<line> o* part*cipantes apresent*m m*croletrame*t*s </line>
<line> digitais </line>
</par>
<par>
<line> ligadas à inter*ção socia* e a* *an*s*io dos próprios *r*ef*t*s tecnológicos. Apesar disso, o </line>
</par>
<par>
<line> dom í n* o </line>
<line> dessas ha*ilidade* *ão implica a*tom*ticam*nte na *ua utilização para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> apren*izagem </line>
<line> *e l*nguas de modo autôn*mo, mostrando </line>
<line> que *ais microletramentos </line>
<line> sã* </line>
</par>
<par>
<line> atividades situadas e depen*e*tes da forma como os *n*iv*duos e *s grupos sociais dos quai* </line>
<line> participam perceb*m *s opo*t*nidades ofere*idas pel*s TDICs. </line>
<line> * CONSI*E*AÇÕES FINAIS </line>
<line> N*st* a*tigo *iscutimos brev*men*e sobre os mi*roletr*m*ntos di*it*is * a sua relaç*o </line>
</par>
<par>
<line> *om aut*n*m*a na a*rend*zagem *e lín*ua espanhola po* meio *as T*ICs, a par*ir d* a </line>
</par>
<par>
<line> retr*to de *m gr**o de estuda*t*s do ensino </line>
<line> médio de uma i*stituição de </line>
<line> **sino </line>
<line> públ*ca </line>
</par>
<par>
<line> federal. *ar* isso, estabele*e*os um* rel*ção entre a per*epção </line>
<line> dos p*r*icipa*tes **bre *s </line>
</par>
<par>
<line> tecnologias digitais e o **o que eles *a*em *elas na apre*dizagem da l*ng*a **panho*a. </line>
<line> Atr*vés das anális*s foi possível compreender *ue as TDI*s, apesar dos potenciais </line>
<line> oferecid*s, nã* se sobressaiam no *roces** de a**endizagem autônomo de uma LE. E*bora </line>
</par>
<par>
<line> *s alunos pesquisados a* c*nsiderass*m úte*s, e*es </line>
<line> não as *n*orporavam </line>
<line> *m s*as at*vida*e* </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, **resina, v. 18, n. 03, art. 11, *. 240-*59, mar. 2021 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M*croletramentos Di*itais e Aut*nomi*: Aná*ises *e Percep*ões de *pre*diz*s de Língua Es*anho** </line>
<line> 257 </line>
</par>
<par>
<line> c*tid*anas como </line>
<line> *nst**mentos para a aprendiz*gem autôno*a da *íngua *spa*h*la. *sso </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> most*ou que os mi*rolet*ament*s digitais envolvem h*bil*dades bastante situadas, *ol*adas * </line>
<line> so*ução de *roble*as e*pe**ficos, a depender das neces*idade* d*s *suários de t*cnologias. A </line>
<line> maiori* dos sujei*os da pesqu*sa pos**ía mic*olet*amentos *ol*ados ao c*nsumo *e m***as </line>
</par>
<par>
<line> digi*ais pa*a o entreten*mento, mas que não eram *ransf*ridos autom*ticamente p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem da língua es*ran*eira. Embora os pa*ticipante* tenham dec*arado que ouv*am </line>
<line> músicas, ass*stia* a filmes * séries, jogavam e fazi*m pe*quisas e* outras línguas, incluindo </line>
</par>
<par>
<line> a língua es*anhola e que reconhec**m a *mp*rtân*ia em saber </line>
<line> um novo idioma para se* </line>
</par>
<par>
<line> futuro, *l*s </line>
<line> também re*ataram que não sabiam como *g*r para atingir conscientemente *sse </line>
</par>
<par>
<line> *bje*ivo por *eio das TDI*s. </line>
</par>
<par>
<line> A part*r des**s resultados, pode*os veri*icar que t*mbém é </line>
<line> de r*s*on**bilida** da </line>
</par>
<par>
<line> *scol* oportun*zar essas interações c*m *ecnolo*ias digitais no amb*ente escolar para que haja </line>
</par>
<par>
<line> o apr*nd*zado de microletramentos esp*cíficos às nec*ssidades de *pr*ndiza*o </line>
<line> dos alunos. </line>
</par>
<par>
<line> Haja uma aprend*zage* sig*ifi*ativa, atend*ndo às necessidades </line>
<line> do aprendiz. O* resul*ados </line>
</par>
<par>
<line> t*mbém no* c*amam * atenção para o fa*o de **e ma*s pes*uisas sobre *s m*lti*etramentos </line>
</par>
<par>
<line> escol*res são neces*ár*os, </line>
<line> em especi*l aq*ele* que envolvem a aprendiz*gem de *ínguas. </line>
</par>
<par>
<line> *e*tr* elas, chamamos a atenção pa*a fut*r*s in*es*igaçõe* sobr* </line>
<line> como se desenv*lvem </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> microletramentos **gitai* *as *rátic*s tanto no </line>
<line> ambiente escolar, quanto pess*al </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pr*fi*sional, </line>
<line> vi*to que todos o* dias sur*em novos *r*ef*to* tecnológicos e *ovos </line>
<line> us** para </line>
</par>
<par>
<line> artef*tos j* *onsolidados, lev*n*o a nec**sidades dos us*ários de qu* out*os micro*etramentos </line>
<line> sejam aprendidos, m*smo por usuários j* prof*cien**s e* cert** us*s das TDICs. </line>
<line> REFE*ÊNCIAS </line>
</par>
<par>
<line> ALBERT*, R. F. S; CA*LO*, V. G. As polí**ca* lingu*s*ic*s e o </line>
<line> *nsino de espanhol no </line>
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<line> Editoria*, 201*. Tradução *il*on Camargo Mota. </line>
<line> BEDRAN, *. F. Letramento digital * a f*rmação do *rofessor de língua na </line>
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<line> n.2, p.225-247, </line>
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<line> jul./de*, 20**. </line>
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<line> BESERRA, E. P *t al. Atividad* de vida "comuni**r" e uso de *edes socia*s sob </line>
<line> a </line>
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<line> perspectiva </line>
<line> de </line>
<line> adolescentes. </line>
<line> C*gitare </line>
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<line> 2016. </line>
<line> Disponí*el </line>
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<line> GO*ES, *. W. B. Le*r**ento Di*it** e F*rmação de Professore* no* Cursos de Le*ras </line>
<line> de Universidades B*a**leiras. Tere*ina: *D*FPI, 2019. </line>
<line> GOMES, F. W. * et al. *exto, im*gem e let*amento visu*l. Teresina: EDUF*I, *0**. </line>
<line> GOM*S, *. W. B. O P*ofessor e a *doç*o de T*cnolo*ias Aud*o*isuai* n* En*ino d* </line>
<line> Línguas Estrangeiras: *onsiderações *eóricas s*bre a T* e o Ví*eo. - Teresin*: EDUFPI, </line>
<line> 2*15. </line>
<line> ***SKI, V. M. Tecn*logi*s e e*s*no presenc*a* * a distância. Ca*pin*s, SP: Papirus, </line>
<line> 2012. *ª ed. Série Prática Pedagógica. </line>
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<line> MORA*, J. M; MASETT*, *. *.; BE*RENS, M. A. Nov*s tecn*logias e </line>
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<line> d* Pesquisas em Políticas Educaci*nais e **periê*cia* Interdisci*li*ares na Educação. Natal, </line>
<line> 2017. </line>
</par>
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<line> *OUZA, L. F; FRANÇA, I. L. </line>
<line> Inclu*ão </line>
<line> di*ita* como *ato* de acesso </line>
<line> * </line>
<line> informaçã*: </line>
</par>
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<line> Perspectivas *ar* o Letramento Digital. RE. SAÚD. *IGI. TE*. ED*U. Fortaleza, CE, v. 2, </line>
<line> n. 3, p. *0-29, jan./ago. 2017. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a, v. 18, n. 03, *rt. 11, p. 240-259, **r. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M*crole*ramento* Di*itais e Au**nomia: Análises d* Perc**ções de Aprendizes d* Língua Espanhola </line>
<line> 2*9 </line>
</par>
<par>
<line> Como Refer***iar este Artigo, con*o*me ABNT: </line>
</par>
<par>
<line> SOA*ES, A. C. M. S; GOMES. F. W. *. Micro*etramentos D*gitais e Autonomi*: An*lis*s de </line>
<line> Percepçõ*s de Apr**dizes de Língua Espanhola. Rev. FSA, Teresin*, v.18, n. 03, ar*. 11, *. *40-259, </line>
<line> mar. 2021. </line>
</par>
<par>
<line> Contr*buição dos *utore* </line>
<line> A. C. M. S. *oares </line>
<line> F. W. B. G*mes </line>
</par>
<par>
<line> 1) c*ncep*ão e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise * int*r*retação *os dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do r*scunho ou na re*isão crítica *o cont*údo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *ar***ipação na aprovação da versão final do man*scrit*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*resin* PI, v. 18, n. 03, ar*. 11, p. 240-259, mar. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
</document>

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