As Representações Sociais de Gênero no Processo de Construção Identitária Masculina / Social Representations of Gender in the Male Identity Construction Process

Paulo Guilherme Monteiro Silva, Marília Maia Lincoln Barreira

Resumen


Este artigo objetivou avaliar os efeitos das representações sociais de gênero na construção identitária masculina. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada a partir das buscas nos portais de Periódicos CAPES e Pepsic. Utilizaram-se como descritores os termos: Representações sociais, Identidade, Gênero e Masculinidade. Após o refinamento dos achados, considerando os critérios de inclusão adotados, chegou-se a um total de doze artigos, dos quais emergiram as seguintes categorias temáticas: (1) Representações Sociais: uma perspectiva da Psicologia Social; (2) A Construção Identitária: entre a perspectiva social e pessoal; (3) Os Estudos de Gênero e Masculinidade; (4) Representações Sociais de Masculinidades e Construção Identitária. Os resultados evidenciam que a masculinidade ensinada nos contextos de socialização se constrói a partir de representações sociais ditadas como tradicionais através da dominação e do repúdio de características consideradas femininas, afastamento emocional e virilidade exacerbada, o que produzem prejuízos para a saúde física, mental e social do homem. Conclui-se que, a masculinidade construída através destas representações tradicionais produz um homem rígido e levanta questionamentos sobre as outras formas de masculinidades que não se enquadram nos padrões sociais mencionados.

 

Palavras-chave: Representação Social. Identidade. Gênero. Masculinidade

 

ABSTRACT

 

This article aimed to evaluate the effects of social representations of gender in the construction of male identity. This is a bibliographic search, carried out from searches on the CAPES and Pepsic journals portals. The terms: Social representations, Identity, Gender and Masculinity were used as descriptors. After the refinement of the findings, considering the inclusion criteria adopted, a total of twelve articles were reached, from which the following thematic categories emerged: (1) Social Representations: a perspective of Social Psychology; (2) Identity Construction: between the social and personal perspective; (3) Gender and Masculinity Studies; (4) Social Representations of Masculinities and Identity Construction. The results show that the masculinity taught in socialization contexts is built from social representations dictated as traditional, through the domination and repudiation of characteristics said to be feminine, emotional withdrawal and exacerbated virility, which produce damage to physical, mental health and social of man. It is concluded that, the masculinity constructed through these traditional representations produces a rigid man and raises questions about the other forms of masculinities that do not fit the mentioned social standards.

 

Keywords: Social. Representation. Identity. Gender. Masculinity


Referencias


ÁLVARO, José Luís; GARRIDO, Alicia. Psicologia Social: Perspectivas Psicológicas e Sociológicas. São Paulo: Mc Graw Hill, 2006.

ANDRADE, Maria Antônia Alonso. A identidade como representação social. Revista de ciências sociais: Política & Trabalho, v. 11, p. 63-73, 9 dez. 1995. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/6370. Acesso em: 22 mar. 2020

ANTUNES, Larissa. O Papel dos estereótipos nas representações sociais compartilhadas por adolescentes sobre as pessoas que vivem com HIV/AIDS. 2012. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Psicologia, UFSC, Florianópolis, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/99372. Acesso em: 08 mar. 2020.

ARRUDA, Ângela. Teoria das representações sociais e teoria de gênero. Cadernos de Pesquisa, Maranhão, n. 117, p.127-147, set. 2002. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2020

BONOMO, Mariana; TRINDADE, Zeidi Araújo; SOUZA, Lidio de; COUTINHO, Sabrine Mantuan dos Santos. Representações sociais e identidade em grupos de mulheres ciganas e rurais. Psicologia, Lisboa, v. 22, n. 1, p.153-181, jan. 2008. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/psi/v22n1/v22n1a07.pdf. Acesso em: 26 mar. 2020.

BRANCO, José Carlos Castelo. A construção da identidade: tentativa de empreender um diálogo sobre a temática. Castelo Branco: consultório de psicologia, Brasília, p.1-25, abril 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/11021435-A-construcao-da-identidade-tentativa-de-empreender-um-dialogo-sobre-a-tematica.html. Acesso em: 22 mar. 2020

BUENO, Cléria. O papel das representações sociais e da educação para o desenvolvimento da identidade de gênero. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, São Paulo, v. 3, n. 16, p.96-103, 2006. Disponível em: . Acesso em: 29 fev. 2020.

CHAVES, Antônio Marcos; SILVA, Priscila de Lima. Representações Sociais. In: CAMINO, Leoncio; TORRES, Ana Raquel Rosas; PEREIRA, Marcos Emanoel (Org.). Psicologia Social: Temas e Teorias. 2. ed. Brasília: Techinopolitik, 2013. Cap. 7. p. 411-462.

CRUZ, Lucas Magalhães; NUÑEZ, Maria Eugenia; DIAMANTINO, Rui Maia. Homem contemporâneo: cavaleiro medieval, enigmático ou toxicômano? Estudos de Psicanálise, Belo Horizonte, n. 43, p. 57-66, jul. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-34372015000100006. Acesso em: 14 abr. 2020.

FILHO, Amílcar Torrão. Uma questão de gênero: onde o masculino e o feminino se cruzam. Cadernos Pagu, [s.l.], n. 24, p.127-152, jun. 2005. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-83332005000100007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332005000100007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 abr. 2020.

GALET, Carmem; SEFFNER, Fernando. Dois olhares sobre masculinidades no ambiente escolar: Brasil e Espanha. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, [s.l.], v. 11, n. 2, p. 767-782, 1 jul. 2016. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v11.n2.p767. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8322. Acesso em: 14 abr. 2020.

GALINKIN, Ana Lucia; ISMAEL, Eliana. Gênero. In: CAMINO, Leoncio; TORRES, Ana Raquel Rosas; PEREIRA, Marcos Emanoel (Org.). Psicologia Social: Temas e Teorias. 2. ed. Brasília: Techinopolitik, 2013. Cap. 12. p. 641-697.

GEBRAN, Raimunda Abou; TREVIZAN, Zizi. As representações sociais na construção da identidade profissional e do trabalho docente. Acta Scientiarum. Education, [s.l.], v. 40, n. 2, p.1-11, 16 abr. 2018. Universidade Estadual de Maringa. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.34534. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/34534. Acesso em: 27 mar. 2020.

HOENISH, Júlio César Diniz; CIRINO, Carlos Silva. Mídia e o espelho da masculinidade? Estudos de Psicanálise, Aracaju, n. 33, p. 61-74, jul. 2010. Disponível em: http://www.cbp.org.br/midiaespelhomasculinidade.pdf. Acesso em: 07 abr. 2020.

JACQUES, Maria da Graça. Identidade. In: JACQUES, Maria da Graça; STREY, Mariene Neves; BERNARDES, Maria Guazzelli; GUARESCHI, Pedrinho Arcides; CARLOS, Sérgio Antônio; FONSECA, Tânia Mara Galli. Psicologia Social Contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 158-166.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-posições, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 17-23, ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pp/v19n2/a03v19n2.pdf. Acesso em: 02 maio 2020.

MANIN, Maria Suzana de Stefano. Representação Social e Estereótipo: A Zona Muda das Representações Sociais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 1, p.43-52, jan/abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v22n1/29843.pdf. Acesso em: 09 mar. 2020.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 312 p. Disponível em: http://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india/view. Acesso em: 21 abr. 2020.

MEDRADO, Benedito; LYRA, Jorge. Por uma matriz feminista de gênero para os estudos sobre homens e masculinidade. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 16, n. 424, p.809-840, set-dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2008000300005. Acesso em: 04 abr. 2020.

NASCIMENTO, Célia Regina Rangel; TRINDADE, Zeide Araújo. Criando meninos e meninas: investigação com famílias de um bairro de classe popular: Investigação com famílias de um bairro de classe popular. Arquivos Brasileiros de Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 62, n. 2, p. 187-200, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672010000200017. Acesso em: 14 abr. 2020.

PÉREZ-NEBRA, Amalia Raquel; JESUS, Jaqueline Gomes. Preconceito, estereótipo e discriminação. In: TORRES, Claudio; NEIVA, Elaine Rabelo (org.). Psicologia Social: principais temas e vertentes. Principais temas e vertentes. Porto Alegre: Artmed, 2011. Cap. 10. p. 219-237.

RISK, Eduardo Name; ROMANELLI, Geraldo. Sociabilidade grupal entre jovens de camadas populares: subjetividade e gênero. SPAGESP, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 55-67, dez. 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702008000200008. Acesso em: 14 abr. 2020.

ROSISTOLATO, Rodrigo Pereira da Rocha. Gênero e cotidiano escolar: dilemas e perspectivas da intervenção escolar na socialização afetivo-sexual dos adolescentes. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 17, n. 296, p. 11-30, mar. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104-026X2009000100002/10981. Acesso em: 14 abr. 2020.

SAMPAIO, Ronaldo Sousa; GARCIA, Claudia Amorim. Dissecando a masculinidade na encruzilhada entre a psicanálise e os estudos de gênero. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 81-102, mar. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/per/v16n1/v16n1a07.pdf. Acesso em: 07 abr. 2020.

SCOTT, Joan. Gênero: Uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, p.71-99, dez. 1995. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/viewFile/71721/40667. Acesso em: 05 abr. 2020

SOUZA, Luciana Karine de. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a Análise Temática. Arquivos Brasileiros de Psicologia., Rio de Janeiro, v. 71, n. 2, p. 51-67, 2019. Disponível em . acessos em 21 abr. 2020.

SPEZANI, Rene Santos; OLIVEIRA, Denize Cristina. O perfil da produção cientifica sobre identidade no campo da teoria das representações sociais. Revista Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, p.104-118, maio - agosto 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872013000200008. Acesso em: 22 mar. 2020

STREY, Marlene Neves. Gênero. In: JACQUES, Maria da Graça; STREY, Mariene Neves; BERNARDES, Maria Guazzelli; GUARESCHI, Pedrinho Arcides; CARLOS, Sérgio Antônio; FONSECA, Tânia Mara Galli. Psicologia Social Contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 180 – 197

TOLEDO, Cinthia Torres; CARVALHO, Marilia Pinto de. Masculinidade e desempenho escolar: a construção de hierarquias entre pares. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 169, p. 1002-1023, nov. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v48n169/1980-5314-cp-48-169-1002.pdf. Acesso em: 07 abr. 2020.

TREVISOL NETO, Orestes. Métodos e Técnicas de Pesquisa. Chapecó: Argos, 2017. 96 p. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/325857576_Metodos_e_Tecnicas_de_Pesquisa. Acesso em: 21 abr. 2020.

VASCONCELLOS, Lícia Maria Vieira; CAETANO, Vitor Nunes. Diálogo entre representação social e identidade: considerações iniciais. In: SIMPÓSIO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: DESAFIOS E PROPOSTAS, A ESCOLA E SEUS SENTIDOS, 9., 2014, Rio de Janeiro. Anais [...] . Rio de Janeiro: UFRJ, 2014. p. 1 - 12. Disponível em: http://www.cap.uerj.br/site/images/trabalhos_espacos_de_dialogos/13-Vasconcellos_e_Caetano.pdf. Acesso em: 23 mar. 2020.

ZOLTOWSKI, A. P. C. et al. Qualidade metodológica das revisões sistemáticas em periódicos de psicologia brasileiros. Psicologia: teoria e Pesquisa, Brasília, v. 30, n. 1, p. 97-104, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.4.10

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)