Estratégias de Internacionalização: Análise de uma Empresa do Setor de Turismo no Brasil / Internationalization Strategies: Analysis of a Tourism Sector Company in Brazil
Resumen
O turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil e no mundo. O que justifica a pesquisa é a falta de uma política de Estado para o turismo e o excesso de tributações que recaem sobre quem faz viagens nacionais e internacionais, impedindo que o setor se desenvolva no Brasil à mesma medida que em outros países se destacam. Este cenário tem impossibilitado, ou atrasado, o processo de internacionalização de empresas turísticas no Brasil. Logo, este estudo objetiva analisar as estratégias de internacionalização adotadas pela empresa de turismo brasileira Hotel Urbano - Hurb, verificando a capacidade competitiva da atividade turística no Brasil e o papel das tecnologias nas tendências de mercado. Como procedimentos metodológicos, a natureza da pesquisa é qualitativa. Quanto aos fins, é descritiva e quanto aos meios, pesquisa de campo. Foi realizado um estudo sistemático bibliográfico e documental quanto aos meios. Utilizou-se a pesquisa documental no site do Hurb como um dos instrumentos de coleta de dados. Como principais resultados, o Hurb no Brasil é considerado uma empresa que vem alcançando bons índices de faturamento. As etapas traçadas indicam que há convergências com os procedimentos para o processo de internacionalização, mas que tudo ainda está muito incipiente. De acordo com o discurso do CEO, foi percebido que a internacionalização deve ocorrer inicialmente por meio de reservas em hotéis internacionais com parcerias que intermediarão o processo, etapa que possibilitará perceber como são seus novos consumidores e parceiros internacionais.
Palavras-chave: Estratégias de Internacionalização. Turismo. Hotel Urbano.
ABSTRACT
Tourism is the fastest growing activity in the tertiary sector in Brazil and worldwide. What justifies the research is the lack of a State policy for tourism, and the excess of taxes that fall on those who make national and international trips, preventing the sector from developing in Brazil to the same extent that in other countries they stand out. This scenario has prevented, or delayed, the internationalization process of tourist companies in Brazil. Therefore, this study aims to analyze the internationalization strategies adopted by the Brazilian tourism company Hotel Urbano - Hurb, verifying the competitive capacity of tourism in Brazil and the role of technologies in market trends. As methodological procedures, the nature of the research is qualitative. As for the ends, it is descriptive and as for the means, field research. A systematic bibliographic and documentary study was carried out as to the means. Documentary research on the Hurb website was used as one of the data collection instruments. As main results, Hurb in Brazil is considered a company that has been achieving good sales figures. The traced steps indicate that there are convergences with the procedures for the internationalization process, but that everything is still very incipient. According to the CEO's speech, it was realized that internationalization should occur initially through reservations at international hotels with partnerships that will mediate the process, a step that will make it possible to understand how their new consumers and international partners are.
Keywords: Internationalization Strategies. Tourism. Hotel Urbano.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.02.3
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