<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 02, art. 3, p. 42-62, fe*. 2*21 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.02.3 </line>
</par>
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<line> Es*ratégias de Internacionalizaç*o: *nálise de *ma *mpres* *o Setor de Turi**o no Brasil </line>
<line> I*ternationa*izat*o* Strategi*s: Analysis of * *ouri*m Sector C*mpa*y in Br*z*l </line>
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<par>
<line> Flora *hamiris Rodrigues B*tt*ncourt </line>
<line> Doutora** *o Program* de Pós-Graduaçã* em Admini*tração da Un*versidade do Gra*de *io </line>
<line> Mestre em Adm*nistraçã* pe*a Univer**dade Fe*er*l Rural do Ri* d* *aneiro </line>
<line> P*squisadora do Nú*l*o de Pesqu*sa em Turism* da UNIGRANRIO </line>
<line> E-ma*l: fl*ra_thamiris@h*tma*l.c*m </line>
<line> Jos*r Simeone *om*s </line>
<line> *outor em A*min*stração pela U*iversidade Federal do Rio de Ja*eiro </line>
<line> Professor *o *r*g*am* de Pó*-Gra**ação em Administ*a*ão da *niversida*e do Gran** R*o </line>
<line> E-mail: josirsgomes@gma*l.com </line>
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<line> E*d*reço: Flor* *h*mir*s Rodrig*es Bittenc**rt </line>
<line> Edito*-Chefe: D*. Tonny Ker*ey de *lencar </line>
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<par>
<line> Av. *erimetr*l Prof*ssor José ** Souza Her*y, 1.160 - </line>
<line> Rodrigu*s </line>
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<line> Ja*d*m 25 de Agosto - Duque d* C*xias, Ri* de Jane**o, </line>
</par>
<par>
<line> Bras*l - Cep 25.071-202. Brasil. </line>
<line> *rtigo **cebido em 06/02/2021. Últim* </line>
<line> versão </line>
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<par>
<line> E*dereço: Josir Simeone Gom*s </line>
<line> rece*i*a em 15/02/2*21. Aprova*o em *6/*2/20*1. </line>
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<par>
<line> Av. Perimetr*l Professor José de So*za Herdy, 1.*60 - </line>
</par>
<par>
<line> J*r*im 25 d* Agosto - Duque de Caxi*s, Rio de Jan*ir*, </line>
<line> *valiad* pelo s*stema *r*ple R*view: Desk Review a) </line>
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<par>
<line> *ras*l - Cep 25.071-202. B*asil </line>
<line> pelo Editor-*h**e; e *) Double Bl*nd Review </line>
<line> (av*lia*ão cega por d*is avaliad*res da área). </line>
<line> Revisão: Gramatic*l, N*rm*tiva e de Formatação </line>
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<line> Estraté*ias de *nte*nacionalização: Análise d* uma Empres* do S*tor de Tur*smo no Brasil </line>
<line> 43 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> O turis*o é a ativi**de do setor </line>
<line> terciário que mais *r**ce *o Brasil * *o mu*do. * q** </line>
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<line> justific* a pesq*isa é a fa*ta de </line>
<line> um a </line>
<line> pol*t*ca de Es*ado para o turismo e exces*o *e * </line>
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<line> tributaçõe* que recaem sobr* q**m *a* *iagens nacio*ais e internacion*is, </line>
<line> *mped*ndo que </line>
<line> o </line>
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<line> *etor se de*envolv* no Brasil à mesma medida que em outros p**ses se destacam. *ste cenário </line>
<line> tem impossib*l*tado, ou a*rasado, o p*o*e*so de internacionalização de *mpresas *u*ísticas no </line>
<line> Brasil. Lo*o, este e*t*do objetiva analisar as e*tra*égias de in*er*acionaliz*ção adotad*s pela </line>
<line> e*p*es* *e tu*i*m* *rasile*ra H*t** Urb*no - H*r*, veri*ican*o a capacid*d* *ompeti*iva da </line>
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<line> *tivida** t*rística </line>
<line> no *rasil e o papel das tecnol*gias nas tendências de mercado. Com* </line>
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<line> procedimentos metodológi*os, a natureza da pesquisa é qualit*tiva. Q*anto aos fins, </line>
<line> é </line>
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<line> descri*iva e quan*o ao* meios, *e*quis* de </line>
<line> campo. Foi realizado ** est*do sistemá*ico </line>
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<line> bibliogr*fico e documental quanto aos meios. Uti**zou-se a pesquisa d*cumental </line>
<line> no s i t e </line>
<line> do </line>
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<line> H*rb com* um dos instrument*s de coleta de dados. Como princ*pais re*ult*dos, o Hurb no </line>
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<par>
<line> Brasil é co*sidera*o </line>
<line> uma empre*a que vem al*ança*do bo*s índi*es de faturamento. As </line>
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<line> et*pas traçadas indic*m q*e há convergê*cias com os procedim*ntos para o p*ocesso de </line>
<line> inte*nacionalizaç*o, mas que tudo ainda **tá muito inci*iente. De acor*o com o discurso do </line>
<line> CEO, *o* perce*i*o que a internacional*zação dev* ocorrer inicialm*nte *o* *eio de reservas </line>
<line> *m hoté*s interna*ionais *om parcerias que inter*ed*a*ão o *rocesso, e*apa que possibil*ta*á </line>
<line> per*eber como sã* se*s nov*s consum*do*es e parceiros i**ernacio**is. </line>
<line> Palavras-ch*v*: Estratégi*s de *nt**nacionalização. *u*ismo. Hotel Urbano. </line>
<line> ABSTRA*T </line>
<line> Tourism is *he fastest gr*wing act*vity in the *er*iar* secto* in Brazil and *orldw*de. What </line>
<line> justifies t*e res*ar*h is *he lack of a S*ate pol*cy fo* t*urism, and th* e*ce*s *f tax*s that fal* </line>
<line> on those w*o make n*tional an* international trips, p*eventing t*e sector *rom developing in </line>
<line> Braz** to the same e*tent tha* in other countries they stand out. Th*s scenario *as pre**nt*d, or </line>
<line> delayed, th* intern***onali*ation pr*cess of tourist co*pani*s *n Brazi*. T*er*for*, this *t*dy </line>
<line> aims to analyze the internati*nalization st**tegies adopted b* the Brazili*n to*rism c**p*ny </line>
<line> Hotel Ur*ano - Hurb, v*rifying the com*et*tive capacity of tourism i* Bra*il and t*e role of </line>
</par>
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<line> tec*nologies i* *arket t*ends. As m*thodo*ogical procedures, </line>
<line> the nature </line>
<line> o* the re**arch is </line>
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<line> qual*tativ*. A* **r *h* ends, *t *s desc*iptive and a* for *he **ans, field r*search. A systematic </line>
<line> bibliogra*hi* an* documentary study was carri*d out as to th* means. Documentary re*e*rc* </line>
<line> on t*e Hurb webs*te *as u*e* *s one of the dat* c*llection instrumen*s. As main results, Hur* </line>
<line> in *r*zil is c*nsi*ered a com**ny *h*t has been a*h*eving good sales f*gur**. *** traced *teps </line>
<line> indicate that the*e are convergences with the procedure* *or the inte**a*ionali*ation pr*ce*s, </line>
<line> bu* t**t ever*t*ing is s**ll very inc*pient. According to th* CEO's speec*, *t w*s *eal*zed that </line>
</par>
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<line> internat*onalizat*on </line>
<line> sh*uld occur in**ially throu*h reservati*ns at inter*ati*na* h*te*s with </line>
</par>
<par>
<line> partners**p* that will medi*t* *he proc*ss, a s*ep t*at will *ake i* *o*sible to un**rstan* *ow </line>
<line> their new consume*s and in*er*ational p*rtners are. </line>
<line> Keyw*rds: Intern*tionalizat*o* St*ate*ies. Tour*sm. Ho*el Urbano. </line>
</par>
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<line> Rev. **A, **resina *I, v. 18, n. 02, art. 3, p. 42-6*, fev. 20*1 </line>
<line> ww*4.fsanet.co*.br/rev*s*a </line>
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<line> F. *. *. Bitt*ncourt, J. S. Gomes </line>
<line> 44 </line>
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<line> 1 IN*ROD*ÇÃO </line>
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<line> O turismo é * a*ivi*ade d* *etor terci*rio qu* *ais c**sce no Br*s*l e *o *undo. Além </line>
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<line> de criar di*eta e indiretame**e </line>
<line> *ário* po*tos *e t*abalho, tem m*vi*en*ado a e*ono*** das </line>
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<line> regi*es onde se i*ser*. </line>
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<line> A atividade turística é um dos principais dese*penh*s econômicas em todo o mundo, </line>
<line> e *á boas perspectivas d* que este boom de desen*olvimen*o continue persis*in**. O turis*o </line>
<line> *ontri*ui esse*cialmen*e p*r* a *ubsi*tência, m*s ta*b*m par* a qualidade de vi*a. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> presente es*udo t** como **j*tiv* *nalisa* a* estrat*gias de internac*on*liz*çã* </line>
</par>
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<line> adot*da* pela empresa de turismo brasile*ra H**e* Urbano - Hurb, ver*f*cando a ca**cidade </line>
<line> competit*va da ativid*de turística no **asil e o *ap*l *as te*nologi*s n*s *endênc*as de </line>
<line> mercado. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> que *ustifi** a pesqu**a é a f*lta de </line>
<line> uma p*l*tica </line>
<line> de E*tado para o *urismo e </line>
<line> o </line>
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<line> *xc*sso de tri*utações *ue re*a*m *obre que* faz viagen* naci*nais e internacionais, </line>
</par>
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<line> impedi*do que o seto* se *ese*vol*a </line>
<line> no Brasi* à mesm* medi*a que </line>
<line> outros </line>
<line> países se </line>
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<line> destacam. Est* c*nário tem imp*ssibilitado, ou a*rasad*, * proc*sso de internac*ona*izaçã* *e </line>
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<line> empresas turíst*cas *o Brasi*. *s altos impo*tos </line>
<line> cobrad*s de empresas d* a*iação, por </line>
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<line> ex*mpl*, d**icultam * crescimento do nú*ero de viag*ns no *aí*, alé* do mais, imped* que, </line>
<line> **m pr*ços menores, bra*ileiro* poss*m viaj*r * *ugares mais distantes no território nacio*al. </line>
</par>
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<line> Mais um* justifi*ativ* deve-se ao *a*o de *al anális* </line>
<line> poder c*nt*ibui* *ara *elhor </line>
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<line> enten*imen*o s**re int*r*acionali*aç*o a </line>
<line> de uma empresa brasileira de turismo líder ** </line>
</par>
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<line> m*rcado atu*l. *dema*s, como ela atua no </line>
<line> me*cado competi*ivo, s* e*pan** e *obrevive </line>
<line> à </line>
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<line> cris*, *lé* da alta ca**a *ri*u*ária pre*ent* n* paí*. </line>
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<line> Com r*levânci*, faz-se *ecessária uma discus*ão de um dos pri*cipais s*tores </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> econ*mia </line>
<line> brasi*eira e co* grande **tencial de dese*vol*imento, poi* o Turismo é um </line>
<line> dos </line>
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<line> *etores econ*micos **is importantes do mundo. O setor é responsável por 9,8% do P** </line>
<line> mund*al e *,4% da* exportações mundiais, o que c*rresp*nde aproximadamente a 7,6 trilhões </line>
<line> d* dól*re* anu*is (W*TC, 2017). </line>
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<line> P*ra sobreviver a </line>
<line> e**e </line>
<line> mer***o </line>
<line> cresc*nte competit**o, é *ecessário u*ilizar-se de * </line>
</par>
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<line> estratégias qu* se preocupem co* a sustenta*ilid*de e a melhora d* posição d*s de*tinos </line>
</par>
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<line> turís*icos neste *ercado (BRANDÃO; *OIA; TELE*, 201*). Ademais, as empresas </line>
<line> *e </line>
</par>
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<line> merca*os </line>
<line> **er*entes </line>
<line> d* </line>
<line> Am*rica </line>
<line> Latina </line>
<line> e*tão </line>
<line> *ada </line>
<line> vez </line>
<line> mais </line>
<line> engaja**s </line>
<line> na </line>
</par>
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<line> internacionali*aç*o. No entanto, há pouca pes*uisa s*bre como *ss*s empresas alc*nç*m </line>
<line> desempenho internacional, por *sso a i*por*â*cia d**te est*d*. </line>
<line> Re*. FSA, Teresin*, *. 18, n. 02, art. 3, p. 42-62, fev. 2*21 *ww4.fsanet.com.br/revi*t* </line>
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<line> Estratégias de Inter**c*o*alização: **álise *e uma Empresa d* Se*or de Tur*smo no Bras*l </line>
<line> 45 </line>
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<line> O *resente artigo está </line>
<line> estruturado da seguinte forma, alé* de*ta in*roduç*o: * seção </line>
</par>
<par>
<line> do*s a*resenta os princi*ais con**itos </line>
<line> de </line>
<line> estratég*a * inter*acionalizaç*o de empres*s, </line>
</par>
<par>
<line> traz*ndo um pa*orama da capacida*e co*p*ti*iva do setor *e *urismo n* Brasil, as </line>
</par>
<par>
<line> tendências *e mercado e a importânci* da *ues*ão *ecnológic* para os di*s de h*je. A seção </line>
</par>
<par>
<line> três explic* os p*ocedimentos metod*ló*icos util*za*os </line>
<line> para a </line>
<line> pesquisa e a seção *uatro </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> análise dos resultados sobre o pro*esso de </line>
<line> intern*c*on*lização do Hotel *rb*no. Por últ*mo, </line>
</par>
<par>
<line> *a seção cinco s*o exp**t** as considerações finais do *rabalho desenv*lvido e as referências </line>
<line> utiliza*as. </line>
</par>
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<line> * </line>
<line> REFEREN*IAL TEÓRICO </line>
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<line> 2 .1 </line>
<line> Estratégia e Inte*nacion*liz*ção de E**res*s </line>
<line> A compe*i*ividad* es*rat*gica é alca*çada qu*n*o u*a em*resa formula e im*lementa </line>
</par>
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<line> com suc*sso </line>
<line> uma estratégia de cria*ã* de v*lor. Uma </line>
<line> *str*tégi* é um conj*nto inte*r*do </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> coordenado de compromissos * aç*e* des*inados a explor*r as competên*ia* </line>
<line> e*se*cia*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> o**er *ma vantag*m co*petitiva. Ao escolh*r uma estratégia, as empr**as fazem e*colhas </line>
</par>
<par>
<line> entre a*ter***ivas con*or*entes como o caminh* para de*idir como e*as i*ão </line>
<line> b*sc*r </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> comp*titi*idade estratégic* (IRELAND; HOSKISSON; H*TT, 2013). </line>
</par>
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<line> *ma emp*esa tem uma vantagem c*mpetitiva quando implement* uma estra*égia que </line>
<line> cria valo* superior par* os c*ien*es e *ue seus con**rrentes são in*apazes de duplicar ou ac*ar </line>
</par>
<par>
<line> muito ca** par* imitar. U*a organiza*ão *ode ter *erteza *e </line>
<line> que sua estratégia *esultou em </line>
</par>
<par>
<line> uma o* mais v*n**ge*s co*peti**vas úteis soment* dep**s que </line>
<line> os esforços dos concorrentes </line>
</par>
<par>
<line> pa*a duplicar sua estr*tégia cessa*am ou falha*am. Além disso, *s *mpresas d*vem e**ender </line>
</par>
<par>
<line> *u* nenhu*a vantagem </line>
<line> competitiva * p*r****nte. A *elocidade com que o* concor*en*es </line>
</par>
<par>
<line> conseguem adqui*ir as *a*ilidades necessárias pa*a d*plicar o* be**fíc*os da estratégia de </line>
<line> cria*ão de *a*or de uma empresa dete*mina p*r qua*to tempo a va*t*ge* *ompe*iti*a durará </line>
<line> (IRELAND; HOSKISSON; HITT, 2013). </line>
<line> A *mpor*ância da comp*titiv*dade para que a* *mp*esas realment* entrem no merca*o </line>
</par>
<par>
<line> global de maneira otimiza*a, afi**ando que </line>
<line> a imersão internaci*n*l é g*adual*ente </line>
</par>
<par>
<line> alcançada, primeir* no mercad* local, ajustando as **ndições in*ernas que favorecem a oferta </line>
</par>
<par>
<line> no merca*o interno e depois entrand* no mercado global, seja e* </line>
<line> termos exportações, </line>
</par>
<par>
<line> im*ortaç*es </line>
<line> e/ou invest*m*n*** </line>
<line> est*ang*iros (CÓR*OBA; RODENES; RUEDA, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Atualmente, segundo os aut*re*, quase não existe empre*a (g*ande ou pequena) que não sinta </line>
<line> **v. FSA, Te****n* PI, v. 18, *. 0*, art. *, p. 42-62, fev. 202* *ww4.fsane*.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> F. *. R. B*ttencourt, J. S. G*mes </line>
<line> 46 </line>
</par>
<par>
<line> os efeitos de even*os na c*mp*tição global, já q*e a maior*a *as emp*esas vende seus </line>
<line> *rodutos, recebe insumos de outros paí*es e c*mpet* com be*s e s*rviços do ex*erior. </line>
<line> A c*mp*titividade como est*atégia permite afirmar q*e as **presas se tr*nsf*rmam </line>
</par>
<par>
<line> *m e*p*r*ado*e*, não da noite p*ra o dia, mas pa**o a pas*o me**ante </line>
<line> um proc*sso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> des*nvolvimento de *xporta*ões fo*mado por diferentes motivo* d* *nternaci*naliz*ção, </line>
<line> elem*ntos *d*inistrativos e corporativo* da ***resa, influência dos *gentes de mudança e a </line>
</par>
<par>
<line> *a*acidade </line>
<line> *a empre*a para *u**ra* as barre*ras de i*ternacional*zaçã*. **nseque*temente, </line>
</par>
<par>
<line> as empresa* que cons*deram a interna*ional*z**ão dentro de sua e*traté*i* devem decidir s* o </line>
<line> fazem *ia export*ção, importação e/o* investimento (CÓRDOBA; RODE*ES; RUEDA, </line>
<line> 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Isto posto, as e*presas definem *uatro o*jetivo* con*retos em seu pr*cess* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> estraté*ia competitiva para e*t*ar no me*cado *nt*rnacional: 1) ampl*ar suas vendas; 2) </line>
<line> adq*irir r*cursos; 3) *iv*rsificar suas fontes d* vendas e *upri*e*tos; 4) red*zir o r*sco </line>
</par>
<par>
<line> *ompetitivo. Esses quat*o *sp*ctos ilus*ram q*e a est*atégia competitiva </line>
<line> por m*io *os </line>
</par>
<par>
<line> mercados *l*bais *nvolve * sa*da </line>
<line> d* mercado local, devi*o às vantagens de </line>
<line> u* mercado </line>
</par>
<par>
<line> inter*acional que melh*ra funcioname*t* da o </line>
<line> empresa em v*ndas, recurs*s, aq*isições </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> r*sco c**petitivo. Além </line>
<line> disso, deve* avaliar as *nfluê**ias </line>
<line> e*ternas com foc* em fatores </line>
</par>
<par>
<line> fís*cos sociais relacionados a polít*cas, e </line>
<line> condições *eográficas, valores e características </line>
</par>
<par>
<line> econô**cas. ** mesma forma, necessári* re**r o am*iente competitivo é </line>
<line> que permite às </line>
</par>
<par>
<line> empresas entrar no </line>
<line> mercado inter*ac*o*al c*m claras </line>
<line> vanta*e*s em preço*, dif*renças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> capacidades (CÓRDOBA; ROD*NES; RUEDA, 2018). </line>
<line> A internaciona*izaçã* é *m *rocesso de *la*oração e implantaç*o do planeja**nto </line>
<line> estr*t*gico das em*resa*, *e forma a operarem em *a*ses diferentes daquele n* qua* está </line>
</par>
<par>
<line> originalmente insta*ada. E*se dina*ismo é </line>
<line> c*nsiderado uma estratégia que acelera </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> atividades econômicas </line>
<line> de or*anizações com </line>
<line> merc*dos int*rn*ciona*s (**RR*TO, 2*02; </line>
</par>
<par>
<line> SOUZA; FENILI, 2012). Considerado *m pro*esso estra*égi*o, p*s*ibilita a transferência de </line>
<line> p*odu*o*, se*viço* *u r*cursos, além d*s fro**eiras d* origem. (A*DE*SEN, 20*2). </line>
<line> Dentre os formatos te*r**os de internacio*ali*ação propo*tos no âmbito das </line>
<line> estraté*ia*, ex*ste o Modelo da Escola d* Uppsala q*e tem como e*foque o comportamental, </line>
<line> a razão *e a in*ernac*ona*ização ocorr** como con*equ*ncia da necess*dade de crescim*nto, e </line>
</par>
<par>
<line> por meio </line>
<line> *e uma se*uência l**ica e </line>
<line> cumu*ativa, </line>
<line> onde cada está*io pr*po*c*onar* </line>
</par>
<par>
<line> ap*endizagem e aperf*içoame**o nec*ssário **ra o avanço em no*as *tap*s (J*HANS*N; </line>
<line> VA*LNE, *977) </line>
<line> Rev. FS*, Ter*sina, v. 18, n. 02, ar*. 3, p. 4*-62, fev. 2021 www*.fs*net.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estraté*ias de Intern*c*onalização: An*lise de uma Empresa *o Seto* de Turismo no Br*sil </line>
<line> 47 </line>
</par>
<par>
<line> Esse modelo es**belece * etap** no process* de in*ern*ciona*ização, con*orm* </line>
</par>
<par>
<line> Qua*ro 1: </line>
<line> Quadro 1 - Estágio *e *nte*nac**nali*aç*o Mo*elo Uppsal* </line>
</par>
<par>
<line> Eta*as </line>
<line> Con**ito </line>
</par>
<par>
<line> Es*ágio 1 </line>
<line> Não ex*stem a*ivid*d** regulares de exp***ação; </line>
</par>
<par>
<line> *stágio 2 </line>
<line> A **portação é *eita por represent*ntes i*de*e*dentes; </line>
</par>
<par>
<line> *s**gio 3 </line>
<line> Esta*elecimen*o de uma sub*idiária de venda no exterior; </line>
</par>
<par>
<line> *stági* 4 </line>
<line> Unidade* *e oper*çõ*s no exterior; </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *dapt*do de *emais e Hilal (*00*) </line>
</par>
<par>
<line> As etapas desses e*tágios permitem à* </line>
<line> *rganizações uma ab*rdagem p*udent* em </line>
</par>
<par>
<line> relaçã* ao processo de i*ternacionaliz**ão, possibilit*ndo e*p**ime*t*r * *erc*do d* **rma </line>
<line> cautelosa. Pa*a Johanson e Vahlne (1977), ** estágios seque*ciais indica* o </line>
</par>
<par>
<line> comprom*timent* crescente d* recursos com o mercado in*ernacional, </line>
<line> i**icando que as </line>
</par>
<par>
<line> atividad*s correntes (operações) se *ife**nciam e* razão da experiênci* acumulada. </line>
<line> O modelo de Up*sala estabelec* uma *aracte*ística relevan*e ** percepção d* </line>
<line> distância psíquica o* psicológica entre o país de origem e os países est*a*geiros no proce*so </line>
</par>
<par>
<line> de interna**o*al*zaçã* *a firma. Esta distânci* po*e ser definida </line>
<line> como as dife*ença* </line>
</par>
<par>
<line> percebidas *ntre va*o*es, idiomas, práticas ou contro*es *erenciais, de*en*o*vimento i*dustrial </line>
<line> e ed**ação d* *o*s países, ou se*a, as empresas realizam ne*ó*ios *om paí**s culturalmente </line>
<line> mais próximos. *ma d*stânc*a cul*ural m**t* grande, seguindo esta concepção, invia*i*izaria </line>
<line> a r*aliza*ã* de negóc*o* internac*onais (HEMAI*; HILIAL, 20*2). </line>
<line> Com rela*ão à classificação da* emp****s intern*cionalizada*, pod*m s*r destacadas </line>
<line> (BARTLET*; GHOSH**, 1992): </line>
</par>
<par>
<line> i. </line>
<line> Empresa exportadora: a*uela que está no início do </line>
<line> **ocesso *e inter**c*o*alização </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> as *uas unid*des op*r*ci*n*is estão **diadas no país d* or*gem; </line>
</par>
<par>
<line> ii. </line>
<line> Em*resa Multinacional: aquela q*e pr*tende </line>
<line> *x*lo*ar as vantagens </line>
<line> c*m*etitivas </line>
</par>
<par>
<line> d*mesticament* *iversi*icando a***idades em out*o* *aís**. Nes*e caso, a empresa </line>
<line> m*tr*z reproduz q*ase que na ínte*ra suas atividades nas emp**sas fil*a*s no *xt*rior, </line>
<line> mas com respeito às dife*enças culturais; </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* P*, v. 18, n. 02, ar*. 3, p. 42-62, fev. *021 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. T. R. Bittencour*, J. S. Gomes </line>
<line> 48 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> iii. </row>
<row> iv. </row>
</column>
<column>
<row> *mp*esa G*obal: é aquela que tem objetivo *d*uirir vantagem competitiva em termos </row>
<row> *e cust*s e receitas at*a**s de operações *en*raliz**a* em escala *lobal, ma* </row>
<row> concentra*do suas **ivi*a*es críticas e* um o* po*cos países; </row>
<row> Empresa **ansacional: aquel* que combina a máx*ma eficiênci* econôm*ca * uma </row>
<row> máxima c*paci*ade de responder * me*cados locais, e uma flexibili*ade par* replicar </row>
<row> as experiências surgidas em alguns *aí*es *ara toda organização. </row>
<row> Além dos já evidencia*os, outros a*pectos **mbém são relevantes para q*e a* firmas </row>
</column>
</par>
<par>
<line> enfren*e* o mer*ad* internac*onal (MI*EVINI, 2008): </line>
</par>
<par>
<column>
<row> a) </row>
<row> b) </row>
<row> *) </row>
<row> d) </row>
<row> *) </row>
<row> f) </row>
</column>
<column>
<row> Fortale**ment* da posição *omercial d* e*presa; </row>
<row> *oss*bilidade de obte* preços mai* rentáveis e *omp*titivos; </row>
<row> Prolongamento do ciclo de vida d* pro*uto; </row>
<row> Diminuição da dependência do mercado in*erno; </row>
<row> Melh*r*a da qual*d*de do pro*uto; </row>
<row> Possível *iminuição ** carga tr*b*tári* por meio da ut*lização de in*entivos *iscais. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Todo </line>
<line> conhecimento g*rado na internaci*nal*za*ão </line>
<line> produz resultado* satisf*tó*io* pa*a </line>
</par>
<par>
<line> qualquer empresa, principa*m*nt* pela pos*ibilidade de inovar em *erc*dos *e*conhecidos e </line>
<line> *pr*nder com *s resul**dos posi*i*os e negativ*s. </line>
<line> Apesar dos conceito* * aspectos re*acionados par* compr*end*r a internacionalização, </line>
<line> f*c* evide*te q*e esse process* não * único e que ca*a empr**a de*e ** *prop*iar *a*uilo *ue </line>
<line> for mais pertin*nte no *omento. Para Cohen e Levinthal (1990), os result*dos d* pr*cesso de </line>
</par>
<par>
<line> intern*cional*zação s* ser*o d* </line>
<line> fato efetivos se as e*presa* tiverem capacidade de absorver </line>
</par>
<par>
<line> esses n*vos conhecimentos, transforma*do-os ** </line>
<line> oportunidades </line>
<line> e integrando-os </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> estratégias e processos. </line>
</par>
<par>
<line> 2 .2 </line>
<line> A Capacidade Competit*va da Atividad* Turís*ica *o Bra**l </line>
<line> O *uri**o é um dos *etores ma*s importantes da economia em todo mundo, chegando </line>
</par>
<par>
<line> a repres*ntar, em muita* *egiõ*s, a única ativi*ade econômica com potencial de cr*scime**o. </line>
</par>
<par>
<line> O turismo *em co*o obje**vo of*recer as melhores c*ndições para *eração de renda e de a </line>
<line> empregos ***a a populaçã*, * crescimento econômico e d*s *eceit*s do Esta*o e *unicípios e </line>
<line> o desenvolv*mento sustentável e a coesão soci*econômic* de um **ís. </line>
<line> Atualmente, o *ercado de trabalho do turismo po*e ser divid* em atividades </line>
<line> prim*rias e secundár*as. ** primeiras ser*am aquelas relaciona*as ao a*enci*mento; *nquanto </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. *8, n. 02, art. 3, p. 42-62, fev. 20*1 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Es*ra*égias de Int*rnacio*alização: Análise de *ma **presa do S*to* de Turismo *o Bras*l </line>
<line> 49 </line>
</par>
<par>
<line> o segundo grupo seriam *s *ro*enien*es *o setor de ev*ntos, de entreteni**nto, *n*re outros </line>
<line> (P*MEN*EL; DE PAULA, 2*14). </line>
<line> O turismo predomin*nte * visto como um* indús*r*a que produz riqueza e *end* para o </line>
<line> destino. Segundo Barret*o (200*), do *onto de v*sta comerci*l, o turismo é um *ro*uto *ue se </line>
</par>
<par>
<line> elabo*a c*m *s mat*rias-primas da </line>
<line> natureza </line>
<line> (recu*so* nat*rais), *u *a cultu*a material </line>
</par>
<par>
<line> (r*cursos cu*turais), a*r*scido de eq**pamentos para *restar serviços de *ecreação, </line>
</par>
<par>
<line> a*ime**ação e hospedagem, aos qua*s se cheg* *or meio de *m *ra*sporte. *s*e pr*duto </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> colocado *o mercado e adquirido pelos interessa*os, o* turistas, dentro de sua* **gra*, </line>
<line> conf*rme a Figura 1. </line>
<line> Fi*u*a 1 - *egmentação do Turismo e Mercado </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Minist*r*o do Turismo (2010) </line>
<line> O turista e*tá em busca d* conh*cim*nto de outras culturas. Is*o tend* a mud*r seu </line>
</par>
<par>
<line> des*jo de c*nsumo </line>
<line> em um *urt* *spaç* de temp*. S*nd* a*sim, a n*cess*dade *e descobrir </line>
</par>
<par>
<line> novos luga**s ganh* e*paço no nosso *ercado, q*e a cada dia s* torna mais *ompetitivo. Para </line>
<line> sobreviv*r a este *erc*do cresc*nte e c*mp*titivo, os *estinos necess*tam conhecer melhor a </line>
</par>
<par>
<line> *ua de*anda e, i*clusive, defini* estratégias que se preoc*pem com * *uste*tab*lidade e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> melhor* *a sua posição neste mercado. (BRA*DÃO; JO*A; *ELES, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo dados ** WTO, em </line>
<line> 2005 as *eceitas do turismo eram estimadas em 682 </line>
</par>
<par>
<line> bi*hões de dól**es. Essa </line>
<line> cifra </line>
<line> b*se**-se em </line>
<line> dados da mai*ria dos países *m *ue * </line>
<line> po**ív*l </line>
</par>
<par>
<line> col*er d*dos *urante *odo o **o. As recei*a* do *urismo intern*ci*nal (*uristas que p*rnoitam </line>
</par>
<par>
<line> ou apenas passam * dia) são cons*derad*s exportaçõ*s * inclue* todas as </line>
<line> atividad*s </line>
</par>
<par>
<line> *ealizadas pelos tur*s*as inte*nacionai*, ou seja: ho*peda**m, al*me*taç*o, **bidas, transporte </line>
<line> *ocal, entretenime*to, compras (CE*ARIO, 20*8). </line>
<line> Rev. FSA, Te**sina PI, v. 18, n. 02, art. 3, p. 42-62, f*v. 202* www4.*sanet.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. T. R. Bittenc*u*t, J. S. Gomes </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> S**undo dados *a O*ganização Mu*dia* d* Tur**mo (OMT), *ais do que uma </line>
<line> sofisticada ativi*ade de presta*ão de s*r*i*os, o turismo é um *egó**o q*e responde por 10% </line>
</par>
<par>
<line> do PIB mundial (a*roximadamente U*$ trilhões), gera 2** milhõ*s de emprego*, de*e 4 </line>
<line> movimentar *,6 mil*ão de vi*jantes até 2020 e *ti*ge outras cent*nas d* *ilh*es de pes*oas, </line>
<line> esten*endo **u im*acto também à ár*a social, polít**a e cultura* (CESARIO, 2008). </line>
<line> Nos últimos 50 an*s, dive*sa* tran*formações *cor*eram e incid*ram sobre o </line>
<line> c*escimento e desen*olvimen*o do tu*is**. Ansarah (2002) obs*rv* *ue a e*olução do </line>
</par>
<par>
<line> merc**o de trabalho *m turismo no Brasil te* relaç*o com a de*anda nacion*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> intern*cional de *uristas. Par* Aran*a e *ocha (*014), o cr*sci**nto *o *ur*smo traz c*nsi*o </line>
</par>
<par>
<line> a necessida*e de </line>
<line> capacitação profissional para o set*r e ag*egação de valor às empresas. </line>
</par>
<par>
<line> Ai*da d* **ordo com auto*a, todas as profissões, não somente as que estão ligadas ao tur*smo, </line>
</par>
<par>
<line> como con*ição *e emp*e*ab*lidade e lucro *o mundo dos *egóci**, estão </line>
<line> *xigin*o de s*us </line>
</par>
<par>
<line> profissionais </line>
<line> autonom*a int*lectual, **ior capacidade de rac*ocín*o, senso crí*ic*, atitudes </line>
</par>
<par>
<line> inovadoras * empreendedo*as, a*ém de *ptidão para preve* c*nários e sanar proble*as. </line>
<line> 2 .3 *endências d* Mercado e o Pa**l das Tecnologias </line>
<line> A pressã* *a co*corrência * por *novaçõe* aumenta dr*sticamente no *e*or turí*ti*o. </line>
</par>
<par>
<line> Os destinos s* vee* fo*ç*do* a atender à* mudanças *as *ece*sidad*s d*s *suários </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> procuram ajustar-se às novi*ad** que *o*stantemente apa*ecem no me*cado, on*e é intensa a </line>
<line> luta pelos clientes. Para que o tu*ismo se desenvolva *e forma sustentáv*l e bem-suce*i*a, é </line>
<line> i*p*rtante que essa **dús*ri* se a*apte às diver*as m*gatend**cias re**t*vas a este mercado e </line>
</par>
<par>
<line> grupos alvos. Como influência dir**a sobre o tu*ismo * a deman*a </line>
<line> dos viajante* verifica-*e: </line>
</par>
<par>
<line> t*ans**rmações *os valor** sociais, motivos e necessida*es, mudanças em car*cterísticas </line>
</par>
<par>
<line> socioe*onô*i*as bem co*o no </line>
<line> comportamento em relação * </line>
<line> *n*ormaç*es de **municaçã* </line>
</par>
<par>
<line> (CESA*IO, 2008). Tais mud***as *tingir*o a </line>
<line> *odos, r*sta saber </line>
<line> se os *ujei**s estão </line>
<line> b*m </line>
</par>
<par>
<line> preparados p*ra i**o. </line>
</par>
<par>
<line> As *n*ens*s transformações tecnológicas o*orr*da* na* última* *é**d*s nos setores de </line>
</par>
<par>
<line> t*ansporte, comput*ç** * t*l*comuni*ações, </line>
<line> i*cluindo o desenvol*imento da Int*rn*t e, </line>
</par>
<par>
<line> consequentemente, do comérci* eletrônico provoca*am grandes muda*ç*s n*s formas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> at*ação das empresas. *atores de pr*dução, *ercados c**sumidores, est*a*égia* de m*rketing </line>
<line> fo**m *lguns dos el*mentos sim*lta*e*me*te adapta**s, criad*s e refor*ad*s pelo proces*o </line>
</par>
<par>
<line> de glob*liz*ção, *ue </line>
<line> tem co*o </line>
<line> motores a política econ*mica liber*l </line>
<line> e a remoção </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Ter*sina, v. 18, n. 02, ar*. 3, p. 42-6*, fev. 20*1 </line>
<line> w*w4.*sanet.*om.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estra*égias de Int*rnacionalização: Análi*e d* uma Empr*sa do S*tor de *uri*mo no Bras*l </line>
<line> 51 </line>
</par>
<par>
<line> *bstáculos *egu*atór*o*, pro*i**an*o, des*a **rma, * crescime**o v*rtiginoso do fluxo </line>
<line> i*t*rnacion** de pes*oas, in**stimentos e do comér*io de bens e *erviços (CE*ARIO, 2008). </line>
<line> Todas *ssa* *udanças ocorrem com o advento da glo*al**ação, uma vez que *m dos </line>
</par>
<par>
<line> a*gumento* favoráveis * globalização é </line>
<line> o impress**n*nte </line>
<line> aumen*o das chegada* </line>
</par>
<par>
<line> internaciona*s. No me*cado de turismo, os de*tinos t*r*sti*os e tudo o que eles têm a o*ere*er </line>
</par>
<par>
<line> es*abelece* uma v*rda*eira *oncorrência ent*e si. Em </line>
<line> razão da *rand* transparênc*a </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> me*cado (entre ou*ro* motivos, por cau*a da in**r**t), a intensidade da c*ncorrência nos </line>
<line> pr*ços e * efic*ência dos produtos aum*ntar*m fortemente (CESARIO, 2*08). </line>
<line> As tendências * c*ndições re*aci*nadas * tec*ologia p*dem ser co*ocadas em três </line>
</par>
<par>
<line> cat*gorias: a) difusão de </line>
<line> tecn*logi* e tecnologias di*ruptivas, b) a era da in*ormação, </line>
<line> c) </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> a*m*nto da i*tens*dade do c*nheci*ento. Por meio </line>
<line> *essas </line>
<line> c*tegoria*, a tecnologia está </line>
</par>
<par>
<line> *lter*ndo si*nificativament* </line>
<line> a </line>
<line> natureza </line>
<line> da c**corrência e contr*buindo para ambientes </line>
</par>
<par>
<line> *ompe*iti*os instáveis como resultado disso (IRELAND; HOSKISSON; HITT, 2013). </line>
<line> No *ampo do *urismo, a *e*nologia tem sido uma ali*ha*a impor*ante pa*a expa*s*o </line>
</par>
<par>
<line> dos ne**cios no mundo *lobaliza*o. *trelado * evolução tecn*lógica do mercado, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> seg**nt* tu*ístico sofreu **ansformações *xpress*vas *m suas r*lações comerciais, pois, c*m </line>
<line> as *ovas *e*nolo*i*s d* informação, pod* compactar, analisar e ger** co*heciment* por me*o </line>
<line> de *nformações re*ebida* de seus *arc*iros * clientes e, d*ss* forma, ino*ar (*IRES, 201*). </line>
<line> Cesário (*008) de*tac* que o turism*, com* tudo *o *niverso do consumo, está </line>
<line> marcad* pela polarização do m*rca*o. Os produtos d* segmento médio, não difere*ci*do, se </line>
</par>
<par>
<line> tornam cada </line>
<line> vez m*is </line>
<line> difíceis </line>
<line> de vend*r. Por outro lado, os *r*dutos de baix* pr*ço, </line>
</par>
<par>
<line> padroniza*os *u de massa, ten*e* a a*res*n**r u* desemp*nho c*da vez melhor nas vendas </line>
</par>
<par>
<line> (por </line>
<line> ex*mp*o, cadeias *e h*téis econômicos, li***s **reas *e *aixo </line>
<line> pr*ço, *acote* "tudo </line>
</par>
<par>
<line> *ncluído", entr* </line>
<line> *ut*os). * *es*o </line>
<line> acontece co* os pr*du*os da o*tra ponta, </line>
<line> de l ux o, de </line>
</par>
<par>
<line> p*estígio e *om um preço ele*ado (cruzeiros, hot*is do tip* spa * out*os). </line>
<line> A área do turismo, assim como outras á*eas, tem utilizado a tecnologia p*ra di*u*gar </line>
<line> seus pro*utos e s*rviço* dian*e da intern**. Isso tem ocorrido por*ue com a difusã* do acess* </line>
<line> à internet, os clien*es, fornecedores e stakehold*rs podem *a*i*amente ter *nfo*maçõ*s sobre </line>
<line> empr*sas, produ*o*, clientes e serviç*s de pré e pós-v*nda. Es*a mudança funda*ental *ue * </line>
</par>
<par>
<line> i*te*net **p** no mercado é a im*ressionante de*integr*ção dos </line>
<line> c*n**s intermediários de </line>
</par>
<par>
<line> comu*icação e o envolvimento *ireto *om * cliente (GUIMARÃES, 2007). </line>
<line> Segundo Guimarães e Menezes (2016, *. 7), "* planejam*nto *e vi*gens é *o*in*do </line>
<line> por r*cursos online no Brasil. *egu*do pe**uisa reali*ada p*la T*ipA*visor (2015), a or*em </line>
<line> de influência co*e*a com os websites de reviews *e viagem (67%), s*guida da* O**s (58%), </line>
<line> Re*. FSA, T*resina PI, v. 18, n. 02, ar*. 3, p. 42-**, fev. 2021 ***4.fsanet.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. T. R. Bit*encourt, J. S. Gomes </line>
<line> 52 </line>
</par>
<par>
<line> *ites de operadoras de tur*smo (53%), amigos e famí*i* (50%), mídia social (31%), agênci*s </line>
<line> de viagens tra*icio*ais (*8%) e, por ú*timo, revistas e *olhetos informativos (25%)". </line>
<line> A**r*a *a *xpansão das *TAs (O***ne Tr*vel Agen*ies), "são *ovas c*ncor*ente* n* </line>
</par>
<par>
<line> set*r do *urismo. Estas empresas exigem </line>
<line> que a* *gências de turismo tradi**onais sejam </line>
</par>
<par>
<line> adequadas a este mercado competitivo para ate*d*r as *xigências do público consumi*or" </line>
</par>
<par>
<line> (GUIMARÃE*; MENE*ES, 201*, p. 7). ** OTAs vê* </line>
<line> crescen*o ve*tig*nosamente *o </line>
</par>
<par>
<line> m*rcado mundial. "* *nline destaca-s* com maior velocidade, represent*ndo como t*ndência </line>
</par>
<par>
<line> de cresciment* o </line>
<line> per*e***al </line>
<line> de 22% </line>
<line> comparado c*m os 9% das *eservas *elos cana*s </line>
</par>
<par>
<line> t*adicion*is em *014" (REIGADA, 201* apud GUIMARÃES; MENEZES, *016, p. 9). </line>
<line> *opes e M*la (*01*) obser*am qu* uma te*dência natural n* mercado de *u*ismo são </line>
</par>
<par>
<line> a atuação e * *xpansão das OTAs, posto que desenvolv** sua* atividade* em </line>
<line> ** ambiente </line>
</par>
<par>
<line> com *usto re**zidos, </line>
<line> não dispõem de atend*m**to presen*ial, de uma *rande equi*e, *ntre </line>
</par>
<par>
<line> outras características. "Ao facil*tar a </line>
<line> distribuição de um p*odut* hotelei**, *ma OT* é, ao </line>
</par>
<par>
<line> mesmo tempo, </line>
<line> parceira e co*corre*te </line>
<line> importante das agências tradici*nais de viagens" </line>
</par>
<par>
<line> (LOPES; *OLA, 2015, *. *10). </line>
<line> Para Lopes e Mola (2*15) a relaçã* en*re hotéis e as OTAs precisam ser primor*i**s, já </line>
<line> que a*bos têm *r** de i*fluência n*s neg*cios a nível nacional e inter*acional. *on**rm* os </line>
</par>
<par>
<line> aut*res, busca-se garantir para os *otéis ocup**ão *entabil*dade e para as a*ência* on*ine e </line>
</par>
<par>
<line> turi*m* a capacid*d* d* ofertar pr*dutos </line>
<line> de hospedagem </line>
<line> de **ord* as </line>
<line> necessidades </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> cli*nt*s. </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOL**I* </line>
</par>
<par>
<line> Con**r*e Ver*ara (*005), a n*t*reza da </line>
<line> pesquisa é qual*tativa. Qua*to </line>
<line> a*s *ins, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> desc*itiv* e quantos ao* meios, pes*uisa de camp*. </line>
</par>
<par>
<line> Fo* realizado um estudo sistem*tico bib**ográfico e doc*m*ntal quanto </line>
<line> aos meios. </line>
</par>
<par>
<line> S*ndo assi*, * objeto de </line>
<line> inves*igação deste trabalho a é </line>
<line> organiza*ão turíst*ca Hur*, * qual </line>
</par>
<par>
<line> pas*ou pelo *roce*s* *e internacional*zaçã* no B*asi*. </line>
</par>
<par>
<line> Consideran*o *s *ocumentos como </line>
<line> peç*s fund**e*tais na construção da realidade, </line>
</par>
<par>
<line> que são responsáve*s por regis*rar </line>
<line> *escrições de lo*a*s e </line>
<line> a**nt*c*mento* numa </line>
<line> época </line>
</par>
<par>
<line> específica, est* trabalho </line>
<line> utilizou pesquisa do*ument*l no site d* H**b *om* u* a </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> instrumentos </line>
<line> de cole** </line>
<line> de d*dos. De *cordo co* May (2004), as *ontes d*s docu*entos </line>
</par>
<par>
<line> podem se* diversas, desde leis, esta*utos e re*atos a*é anais de congres*os, registros, *ebate* e </line>
<line> *ev. FSA, *ere***a, v. 18, n. 02, art. 3, p. *2-62, fev. 2021 *ww4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estrat*gias de I*ternaci*nalização: Anális* de uma Empresa do Setor d* Tur*smo no Brasil </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> rel*tórios. Se*un*o V*rg*ra (2005), ao escolher um docum*nto, o pe*quisador d*ve estar </line>
<line> *tento a quat*o critérios: *utenticidade, credibi*idade, represen*ativ*dade e sign*ficado. </line>
<line> De aco*do com *inay* (2002), a pesq**sa qua*itativa de*e ser div*di** em três *tapas: </line>
</par>
<par>
<line> a) f*se explor*tória; b) trabalh* *e campo; c) análise e tr**amento do material empírico </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> do*umen*al. Logo, *ara a aná*ise dos *ad** foi fe*ta uma pesqui*a *ib*io**áfica sobre teorias </line>
<line> s*br* interna*ionaliz*ção de emp*esas e col*ta de campo, posteriormente, acerca dos </line>
</par>
<par>
<line> pri*cipais a**ados </line>
<line> sobre as estr*té*ias adotad*s pela or*anizaç*o pes*uisada no prese*te </line>
</par>
<par>
<line> t**balh*. </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> AN*LI*E DOS **SULTADOS </line>
</par>
<par>
<line> 4 .1 </line>
<line> O Process* *e Internacionalizaçã* do Hotel U*bano </line>
<line> **imei*amente * *mpo*tante apresentar a estrut**a organizaciona* da e*pre*a, pa*a que </line>
</par>
<par>
<line> seja possível definir quais un*dades serã* *esponsávei* pela e**cu*ão *** impulsos </line>
<line> e*tra*égicos. A Figura 2 ex*b* o organograma da emp**sa. </line>
<line> F*gura * - *rgano*rama da *m*resa </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Sgreccia (2015, p. 6*). </line>
<line> * Hot*l Urbano é uma startup company bras**ei*a v*ltada *ara o *e*ca** de turism* </line>
<line> on*ine. *undad* em *011 pelos *r*ãos Jo*o Ric*rdo e José Edua**o Mendes, a*raiu em seu </line>
<line> *nício os fu*dos de invest*mento a*ericano Insig*t e *ige*, além do investidor ame*icano </line>
<line> Kevin **rusy. A empresa *** criada visando sup*ir a ausê*cia de um grand* *ite no mer*a*o </line>
<line> *r*sileir* q*e vende*s* pacot*s de h*téis e pousadas co* pre**s baix*s. </line>
<line> Em relação a*s recursos investidos, a empre*a iniciou sua operação c*m o*to milhões </line>
</par>
<par>
<line> de dólare*, obtidos **m o ap**te do fundo de *nvestime*to I*sight. E*tima-se que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Tere**n* PI, v. 18, n. 0*, art. *, p. 42-6*, fev. 2021 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. T. R. Bitte*cou*t, J. S. G*mes </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> f*turamento do Ho*el Urbano *enha a*ingido 800 *ilhões de r**is *m *014, c*mo é possí*e* </line>
<line> obs*rvar *a Figura * (S*RECCI*, 201*). </line>
<line> Figura 3 - Faturamento d* Hotel Ur*ano - Hurb </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Sgre*cia (2015, p. *1). </line>
<line> *s pacotes de viag** do H*tel *rbano são o* pri*cipai* geradores de rec*ita, </line>
<line> representando 75% das venda*, conforme figura 4, *endo este total dividido entre os modelos </line>
<line> de viag*ns in*ernaci*nais e hosped*ge*, enquanto o segment* de hot*laria representa apen** </line>
<line> 25% da* vendas. A empres* optou por não v*n*er pass*gens aéreas devid* às b*ixas margens </line>
<line> e da d*minaçã* do mercado pela concorrente Decol*r.com (HURB, 201*). </line>
<line> **gura 4 - Per*ent*al de Fatura*ento dos Produtos do *o**l Urban* - Hurb </line>
</par>
<par>
<line> F**te: Sgrec*ia (2015, p. 3*). </line>
<line> Uma e**res* como o Hur*, e p** se tratar de uma OTA, a t*cnol*gia como a internet </line>
<line> po*e ser con*iderad* um r*curso dentro das emp**sa*, fornecendo a base para a conversão de </line>
<line> recursos em atividades ou c*pacidades esp*cíficas. A internet pod* ser vista c*mo um recurso </line>
<line> Re*. FSA, *er*sina, v. 18, n. 02, *rt. 3, p. 42-62, fev. 2021 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Es*ratégias de Internacionalização: **álise de uma Em**esa ** Se*or de Tu*ismo no Brasil </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> * tr*nsfo**ad* em um negóc*o </line>
<line> que pod*, *ntão, *er u*i*i*ada *om* </line>
<line> uma va*ta*e* </line>
</par>
<par>
<line> compe*itiva ou </line>
<line> explorada para o desempe*ho da empres*. A tecno*ogia da </line>
<line> inte*net é um </line>
</par>
<par>
<line> re*urso organizacional </line>
<line> estrat*gi*o que pode ajud*r </line>
<line> as *mpr*s*s a **cançar e*ic*ência </line>
</par>
<par>
<line> ope*aciona* por </line>
<line> meio *o desenvolvi*ento de u*a dinâmi*a *aseada na tec*ologia </line>
</par>
<par>
<line> capacid*des ao **erar inter*aciona*mente (BIANCHI; GLAVAS; MATH*W*, 2*17). </line>
<line> Segu*do Cesari* (2008), verificam-se a**un* fator*s d* s*cesso que podem s*r </line>
</par>
<par>
<line> i*entif**ados *a o*ganiza*ão pesquisa*a: a) Q**lidade: o constant* desenvolvim*nto </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> qua**dade, por mei* de um pro*r*ma *e classi*ic*ç*o, certi*icação e *utras m*did*s de ges*ão </line>
</par>
<par>
<line> da qualidade, reforça a </line>
<line> durabil*dad* dos produt*s. b) Se*vi*o*: nas áre*s </line>
<line> *e m*iore* </line>
</par>
<par>
<line> exigê*cias, tais como atendimento aos hóspedes, alojamento, </line>
<line> gastro*o*ia e ou*ros (vare*o, </line>
</par>
<par>
<line> por exempl*) espera-s* </line>
<line> que a prestação </line>
<line> dos serviços s**a de exc*lente </line>
<line> q*alidade. c) </line>
</par>
<par>
<line> F***l*zação d* cliente: con*inua s*ndo mais fácil * econômic* manter clientes sati*feitos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> g*r*ntir sua fidelidade do qu* </line>
<line> tentar cap*ar um* nova clientela. Fideliza*ão do *lie*te </line>
</par>
<par>
<line> *ignifica atender o cliente de uma forma qu* ele este** "ma*s do que satisfei*o", e pre*supõe </line>
<line> não s* uso de *a*as- diretas e cartão *e fid*lidade, m*s tam*ém u* tratamento pr**iss*on*l </line>
<line> da* recla*açõe*. d) N*vas *orma* de venda: internet, car**o de cliente preferen*ial, ma*keti*g </line>
</par>
<par>
<line> direto, ex**lentes m*did*s ** comu*icação e v*n*a* *stão g*nhan** </line>
<line> cad* vez *ais </line>
</par>
<par>
<line> importância. *) Marca: uma *magem b*m </line>
<line> *efinid* e pr*dutos de *u*lidade tran**item </line>
</par>
<par>
<line> segu*a*ça. *) Tra*sparência </line>
<line> de mercado: o que se *s*er* sã* infor*ações co*ple*as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> possibilida*e de faze* reserva* para todos os *rodu*os * instalações em u*a região. </line>
</par>
<par>
<line> Nota-se qu* * con*umidor, e neste </line>
<line> caso o </line>
<line> turist*, es** cada *ez mais conectado, </line>
</par>
<par>
<line> tecnol*gic*, *onsciente, respon*ável com a socied*de e meio ambie*te, ativo e p*rtici*ativo, </line>
</par>
<par>
<line> **rioso, </line>
<line> em b*sca de mais info*maç*o e </line>
<line> autent*cid**e e m**s adaptável à </line>
<line> inst*bilida*e do* </line>
</par>
<par>
<line> tempos a*uais, p*n*ando gl****mente e atuand* localme*te (EU*O*ONITOR, **18). </line>
<line> É vi*ível que *o longo das últimas décadas, as novas tecno*ogias t*m ge*ad* *m* série </line>
</par>
<par>
<line> de impactos t*n*o para gestores </line>
<line> de destinos, como </line>
<line> para os turistas </line>
<line> e residentes que </line>
</par>
<par>
<line> comp*rtil*a* o *esmo te**i*ório. De a*or*o c*m * r*latório Eu*omonitor (2018), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tecnologia e acessibilidade à in*ernet </line>
<line> t*r*o um </line>
<line> papel fundamental n*s tendências *lob**s *e </line>
</par>
<par>
<line> consumo, n* tur*smo e na gestã* *e des*i*os este cenário n** é *i*eren*e. Por isso, percebe-*e </line>
<line> a asc*nsão de merca*o do *urb. </line>
</par>
<par>
<line> Li, Ro*inson e *riade (2017) *essalt*m que nos </line>
<line> *ltimos 20 anos, as tecnologias </line>
</par>
<par>
<line> *isru*tivas levara* t**bém a m*danças na forma c*mo Destinati*n Management </line>
</par>
<par>
<line> Organisati*ns - D*Os gerenciam mar*eti*g e * destino. *egundo os autor*s, com o o </line>
</par>
<par>
<line> su*gi*ent* da intern*t, d* we* 2.0, e com o </line>
<line> aumento das te*nol*gias *óveis, t*r*a-se </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, *. 02, art. 3, p. *2-6*, fev. 2*2* </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. T. R. Bittencour*, J. S. Go*es </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> possível e nece*sária uma inte*ação cada ve* maior d*sses organismos *om os co*sumi*ores, </line>
<line> inc*us*ve no *eio virtual p** *eio de siste*as div*rsos, se*a monitora*do o que é postado a </line>
<line> re*peit* do de**ino ou de u* even*o em redes sociais, seja g*ren*iando flu*o *e pess*as n* </line>
<line> d*st*no. </line>
<line> Rih*va et al. (2015) suge*e* que os clientes nã* estão *ais satisfeitos com uma *oa </line>
</par>
<par>
<line> e*periênci*. Em vez *isso, el*s procuram *ocriar va*or no proc*sso de </line>
<line> design, *ntrega </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> consumo. E neste con*exto, </line>
<line> nov*s h*bitos de cons*mo enquadrado* nos conceitos da </line>
</par>
<par>
<line> economia compartilhada </line>
<line> estão * surgir. Busser e Shulga (201*) reforçam, </line>
<line> por exemplo, que </line>
</par>
<par>
<line> *a economia colaborativa *e </line>
<line> hoje, em conju*t* com crescen*e **portância das mídias * </line>
</par>
<par>
<line> sociais, * valor como const*u*o re**ete pers*ect*vas soci*is, colaborativas e *ompartilhad*s. E </line>
</par>
<par>
<line> *sse* *fei*o* s*o ***tos nos difer**tes se*m*ntos de turism*, em espe*ial, n* âmbito </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> h*s*it**i*ade e na ex*eriência *e*e *o des*ino, c*mo *m todo. </line>
</par>
<par>
<line> *ada vez *ais, t**ist*s e anfitriões com**r*il**m e (re)produz*m v*lor **r m**o das </line>
</par>
<par>
<line> interaçõe* sociais prod*z*da* a par*ir *a We* 2.0. E isso corrob*ra co* o conc*i*o </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> c*criação pro*osto por Prahalad e Ramaswam* (200*). Souza, Kastenh*lz e B*rbosa (2016) </line>
<line> afirmam que a Web 2.0 fa*ilita * triangu*aç*o entre provedor da pla*af*rma-indivíduo- </line>
<line> anfit*ião-hóspede, e*tabelecendo interati*idade a*t*s, durante e pós-consu*o, o que contri*u* </line>
<line> posi*ivamente para * sistem* *onfi*nç*-reputaçã* e a *riaç*o *e va*or *ntre os partici*a*te*. </line>
<line> * Grupo Ho**l Ur**no Viagens e Tu*ismo S.A. p*ss** mais de *8 milh*es de u*uários </line>
<line> e já atendeu a mais de 1,6 milhões de pedidos de compra. S*gu*do o *** da com*anhia, no </line>
</par>
<par>
<line> ano de </line>
<line> 2015 * e**resa *u*c* a inter*aci*nalizaç*o por meio da expansão par* A*é*ic* </line>
</par>
<par>
<line> Latina, esp*cificamente em paíse* *omo *o*ômbi*, Chil* México, * </line>
<line> com o o*jetivo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> diversificar me*c*do, redu*indo * risco de a e*pre*a se* afe*ada pela cris* ec*nôm*ca o </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Bra*il (SGRE*CI*, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo o *ofundador e pre*idente do Hot** Urbano, João R*cardo Mendes, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> empresa, que até o momento se concentr** na venda de diárias locais p*ra o p*bl*co </line>
</par>
<par>
<line> brasil*iro, </line>
<line> passará a co*tar com 406 </line>
<line> m*l hotéis inte*nacionais </line>
<line> em sua plataforma, *m uma </line>
</par>
<par>
<line> ten*ativ* de aproveitar a demand* crescente por **agens ao e*ter**r. </line>
<line> O Hotel Ur**no está estudando 1* países ao re*or do *undo *m que *ode realizar </line>
</par>
<par>
<line> *m* e*pan*ão </line>
<line> d* site (STARTUPI, *017). "A n*ssa intern*cionalizaçã* é </line>
<line> basic*mente via </line>
</par>
<par>
<line> plata*orma, n** temos necessidade de ter u** op*ração f*si*a em ca*a país", disse </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> executi*o (STARTUPI, 2017). Ainda se*und* o fun*ador: "A g*nte vai começar a dar os </line>
<line> pr*me*r*s *assos rumo à internacionalização - e *ão ne*e*sariame*te pa*a a América Latina, </line>
<line> Re*. FSA, Ter*sina, v. 18, n. 02, art. 3, p. 42-6*, f*v. 2**1 www4.fs*net.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Estratégias ** Internacionaliz**ã*: Análise de uma Empresa do Setor de Turi*mo no Brasi* </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> vemos outro* mercados com bo*s o*hos - provav*lmente n* meio d* segundo *r**est*e do </line>
<line> ano que vem". </line>
<line> Ape*ar d* a internaciona**zação ter como base as plat*for*** digit*i*, o Hotel Urbano </line>
<line> tem c*mo obj*tivo s*guir 3 etapas para consolidação deste processo. Em entrevista à Revist* </line>
</par>
<par>
<line> *sto é Dinheiro (201*) o *residente *o Hotel Urbano r*la*ou q*e o *rimeiro </line>
<line> pas*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> estra*égia de in*ernaciona*izaç*o aconteceria e* breve. O Hotel Urbano vai começar a aceitar </line>
</par>
<par>
<line> r*se*vas </line>
<line> *e hotéis internac*ona**. As r*servas, </line>
<line> neste c*so, nã* serão feitas di*etame*te. O </line>
</par>
<par>
<line> Hotel Urbano fez par**rias *om 15 e*presas in*erna*ionais *ue serão responsáveis p**a </line>
<line> inte*mediação desses aco*dos. </line>
<line> Nes*a pri*eira et*pa, o processo de internacionaliz*ção segue o modelo do es*ági* 2 </line>
</par>
<par>
<line> de U*psala que e*tabel*ce a </line>
<line> exportação por me*o de representan**s in***endentes </line>
</par>
<par>
<line> (JOHANSON; VAHLNE, 1977) </line>
</par>
<par>
<line> O segu*do passo do Hot*l Urbano se*á a cr*ação de uma platafo*ma multi-*diomas e </line>
<line> mu*t*moe*as at* o primeiro trimes*re *e 2018. *ssim, um americano que *ntre no *ite o v*rá </line>
</par>
<par>
<line> *odo em </line>
<line> *nglês. Os preços *o* hotéi* também e*tarão *m dólar. Dessa f*rma, o sit* *e </line>
</par>
<par>
<line> ad*ptará ao país e a moeda *e origem do consu*idor, iden**fica*do auto**tic*men*e o local </line>
<line> de **de ele a*essa a pl**aform*: "Hoje, t**os um tráf*go internaci*nal que nã* conv**temos </line>
<line> ainda *m *e*das", d*z Jo*o Ricardo (ISTO É DIN*EIRO, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> C om </line>
<line> rela*ão à segunda eta*a, o Hotel Urbano apresenta caraterísticas </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> i*ternacionalização re*a*ivas ao </line>
<line> que se denomina Empresa expor*ador*, p**s ai*d* e*tá </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> i*íc*o do processo, com sede * u*id*des o*eracionais somente no país de origem. </line>
<line> A *lt*ma etapa do projeto é a mais complex*: a abertu** de escritóri** em outros </line>
<line> p*í*es. Ness* fase, o plan* é te* presença fí*ica em tr*s del**. João Ricar*o, cont*do, não </line>
<line> re*ela o* no*es de *odos. *penas diz q*e o Chile **ve ser * primeiro a c*ntar c*m *ma </line>
</par>
<par>
<line> operação interna*io*al do Ho*el Urb*no: "Somados es*e* três países, eles </line>
<line> **pr*s*ntam um </line>
</par>
<par>
<line> *er*o *o tamanh* </line>
<line> do mercado brasileir*", </line>
<line> afirma o </line>
<line> presid**t* do H**B (*STO * </line>
</par>
<par>
<line> DINHE*RO, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> * *otel Urbano de acordo co* seu gestor at*nd*rá ao estágio 4 do modelo Up*sala </line>
</par>
<par>
<line> quan*o e*põe o objeti*o d* abr*r filia*s </line>
<line> em ou*ros países. </line>
<line> Com relaçã* às f*ses *e </line>
</par>
<par>
<line> inter*acio*alização, s*rá co**idera*a empre*a glob*l que *b*etiva obt*r v*ntagem *m termo* </line>
</par>
<par>
<line> de custos e receitas de </line>
<line> operações </line>
<line> ce*t*al**a*as em e*cala gl*bal (BARTL*TT; GHOSHAL, </line>
</par>
<par>
<line> 1992). </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. *2, art. 3, p. 42-62, *e*. 2*21 </line>
<line> w*w4.fsanet.*om.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. T. R. Bittencourt, J. S. Gomes </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> O *otel Urba*o a*nda está n* processo para a in*er*a*io*alização, a a*eq**ç*o dos </row>
<row> processos *inda não s*o muito tr*nsparentes e ainda *ã* se pode d**ini* quais a* princ*pa*s </row>
<row> **trat*gias que realmente serão **gui*as pelos gestores, e n*m *ua* modelo se*á utilizad* n* </row>
<row> íntegra, mas o que se perce*eu most*a traços fortes do Modelo de Uppsal*. </row>
</column>
<par>
<line> 5 </line>
<line> CONS*DERAÇÕES FINAIS </line>
<line> O merca*o *lob*lizado tem poss*bilitado que empr*sas de vár*os segm**tos busquem </line>
</par>
<column>
<row> *tuar *os *ercados exteri*res, ampliando seus *e*ócios * alcançando a vantagem </row>
<row> c*mpetitiva. A* empresas que uti*i*a* a tecnol**ia como prin*ipal ferramenta de se*s </row>
<row> negócios sa*m na *rente n*sse merc*do chamad* e-bu*ine*s. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *om o cre*ci*ento do e-b*siness no mer*ado *mergente, </line>
<line> um *úm*ro de emp*e*as </line>
</par>
<par>
<line> *esse segme*to é motiva*o * considerar a implementa*ão de u*a es*raté*ia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> internacionaliz**ã*. A decisão de emprega* </line>
<line> u*a e*tr*tégia de internacio*ali*ação para </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> empresas de e-*u*iness a partir d* e*traté*ias emergentes é importante </line>
<line> para o </line>
<line> se* </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lvi*ento futuro. </line>
</par>
<par>
<line> A adequaçã* *o* *ec*rsos da empresa com bas* *a dime*são d* empres* e um n*vel </line>
</par>
<par>
<line> s*lari*l mais bai*o em termos de c*mpetitividade são fatore* i*portantes que ince*tivam </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> empresas de *iberco*ércio * esta*em *nvolvid*s n*m* estratégi* de *n*ernacion*l*z*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Um dos grandes desafios na *xpans** das agên*ias de </line>
<line> viagem onli** n* Brasil é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **a*me*tação do setor de hotel*ri*, dif*cultando a co*t**t*ção e manute**ão de um *o*tfólio </line>
<line> extenso. Em qua*quer economia global, * pr*ce*so de int*rn*cio*aliza*ã* e a abert*ra de </line>
</par>
<par>
<line> *ercados são quest*es de fun*am*ntal relevân*ia. *ompeti*ividade u* requis*to para * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> in*erção internacional de *mpresas. S*r competiti*o envolve, entre o*tras co*s**, eficiê*cia de </line>
<line> preço, t***ol*gi*, embalagem, log*sti*a e *arketing. Produtivid*de, estrutura e inova*ão são </line>
</par>
<par>
<line> essenci*is *ara </line>
<line> alcanç*r competitiv*dade e projet*r e*presas </line>
<line> em term*s d* operaç**s </line>
</par>
<par>
<line> *nternacionais. </line>
</par>
<par>
<line> O Hote* Urbano </line>
<line> n* Bra*i* * considerado uma empresa que v*m al*an*ando </line>
</par>
<par>
<line> bons í*dices de faturamen*o e por esses número* almeja difundir seus n*gócios para fora do </line>
</par>
<par>
<line> paí*. </line>
<line> As *tap*s traçadas por seus gestore* indicam que há convergência* com os </line>
</par>
<par>
<line> procedime**os para o proces** *e internacionalização, mas que tudo a*nda está muito </line>
<line> incipiente. </line>
</par>
<par>
<line> De </line>
<line> acordo </line>
<line> co* o discurso do CEO, *oi percebid* qu* int*rnacionaliz*ção a </line>
</par>
<par>
<line> deve ocorrer in*cialmente por **io de r*s**vas em hotéis **t*rn**ionais com parcer*as que </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, v. 1*, n. 02, *r*. 3, p. 42-*2, fev. 2021 www4.fsane*.c*m.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*tratégia* de Internac*onalizaçã*: Análise de uma Empr*sa d* Setor de Tu*ismo no *rasil </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> inte*medi*r*o o processo, eta*a que *ossibilitará perceber com* s*o seus novos consu*idores </line>
<line> e parceiro* intern*cionais. </line>
</par>
<par>
<line> * ***et*vo em e**rar e* países *omo Colômbi*, Chile e México d*mo*s*ram </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*eocu*a*ão de at*ar em me*c*dos com *amiliar*da*e de l*ng*a, e de cul*uras, fa*ilitando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a*eitação do p**l*co-al*o. </line>
</par>
<par>
<line> O modelo de in*er*a*iona*izaçã* *e Uppsala é *quele qu* ma*s se encaixa n*s *ta*a* </line>
<line> previs*as pe*os *estores d* Hotel Urbano, **s ***ndo se *rata das *a*** da </line>
<line> internacio*alização perce*e-se que o objet*vo é q*e seja *ma empr*sa global. </line>
</par>
<par>
<line> *o* f*m, ap*s*r de o **tel Urba*o se* responsável p** moviment*r o </line>
<line> turismo </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Brasil, e apresentar n*meros proeminentes para uma e-c*m*erce, seu processo de </line>
<line> int*rn**ionalização *i*da está na fase inicial e muitas outras decisões podem ser to*adas por </line>
<line> seu* g*stores para **aboraç*o das *t**as a serem seguida*. </line>
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<line> F. T. R. Bitte*court, J. S. Gomes </line>
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<line> Como Ref*ren*iar este *rtigo, confor** ABNT: </line>
<line> BITTENCOURT, F. T. R; G**ES, J. S. Est*atégi*s de Inte*na*ionaliza**o: Análise de uma E*pres* </line>
<line> *o Setor de Turismo no *rasil. Rev. FSA, Teres*na, v.18, n. 02, ar*. *, *. 42-62, fev. 2021. </line>
</par>
<par>
<line> Contr*b*ição dos Au*ores </line>
<line> F. T. R. Bitten*ourt </line>
<line> J. *. Gomes </line>
</par>
<par>
<line> 1) conce*ção e planejament*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) aná*ise e interpr*tação d** dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascunho ou na rev*são críti*a d* *onteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partici*ação na apr*vação *a ver*ão final do *anusc*ito. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 02, art. 3, p. *2-62, *e*. 2021 </line>
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