<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 02, art. 3, p. 42-62, fe*. 2*21
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.02.3
</line>
</par><par>
<line>
Es*ratégias de Internacionalizaç*o: *nálise de *ma *mpres* *o Setor de Turi**o no Brasil
</line>
<line>
I*ternationa*izat*o* Strategi*s: Analysis of * *ouri*m Sector C*mpa*y in Br*z*l
</line>
</par><par>
<line>
Flora *hamiris Rodrigues B*tt*ncourt
</line>
<line>
Doutora** *o Program* de Pós-Graduaçã* em Admini*tração da Un*versidade do Gra*de *io
</line>
<line>
Mestre em Adm*nistraçã* pe*a Univer**dade Fe*er*l Rural do Ri* d* *aneiro
</line>
<line>
P*squisadora do Nú*l*o de Pesqu*sa em Turism* da UNIGRANRIO
</line>
<line>
E-ma*l: fl*ra_thamiris@h*tma*l.c*m
</line>
<line>
Jos*r Simeone *om*s
</line>
<line>
*outor em A*min*stração pela U*iversidade Federal do Rio de Ja*eiro
</line>
<line>
Professor *o *r*g*am* de Pó*-Gra**ação em Administ*a*ão da *niversida*e do Gran** R*o
</line>
<line>
E-mail: josirsgomes@gma*l.com
</line>
</par><par>
<line>
E*d*reço: Flor* *h*mir*s Rodrig*es Bittenc**rt
</line>
<line>
Edito*-Chefe: D*. Tonny Ker*ey de *lencar
</line>
</par><par>
<line>
Av. *erimetr*l Prof*ssor José ** Souza Her*y, 1.160 -
</line>
<line>
Rodrigu*s
</line>
</par><par>
<line>
Ja*d*m 25 de Agosto - Duque d* C*xias, Ri* de Jane**o,
</line>
</par><par>
<line>
Bras*l - Cep 25.071-202. Brasil.
</line>
<line>
*rtigo **cebido em 06/02/2021. Últim*
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Josir Simeone Gom*s
</line>
<line>
rece*i*a em 15/02/2*21. Aprova*o em *6/*2/20*1.
</line>
</par><par>
<line>
Av. Perimetr*l Professor José de So*za Herdy, 1.*60 -
</line>
</par><par>
<line>
J*r*im 25 d* Agosto - Duque de Caxi*s, Rio de Jan*ir*,
</line>
<line>
*valiad* pelo s*stema *r*ple R*view: Desk Review a)
</line>
</par><par>
</page><line>
*ras*l - Cep 25.071-202. B*asil
</line>
<line>
pelo Editor-*h**e; e *) Double Bl*nd Review
</line>
<line>
(av*lia*ão cega por d*is avaliad*res da área).
</line>
<line>
Revisão: Gramatic*l, N*rm*tiva e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estraté*ias de *nte*nacionalização: Análise d* uma Empres* do S*tor de Tur*smo no Brasil
</line>
<line>
43
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O turis*o é a ativi**de do setor
</line>
<line>
terciário que mais *r**ce *o Brasil * *o mu*do. * q**
</line>
</par><par>
<line>
justific* a pesq*isa é a fa*ta de
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
pol*t*ca de Es*ado para o turismo e exces*o *e *
</line>
</par><par>
<line>
tributaçõe* que recaem sobr* q**m *a* *iagens nacio*ais e internacion*is,
</line>
<line>
*mped*ndo que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*etor se de*envolv* no Brasil à mesma medida que em outros p**ses se destacam. *ste cenário
</line>
<line>
tem impossib*l*tado, ou a*rasado, o p*o*e*so de internacionalização de *mpresas *u*ísticas no
</line>
<line>
Brasil. Lo*o, este e*t*do objetiva analisar as e*tra*égias de in*er*acionaliz*ção adotad*s pela
</line>
<line>
e*p*es* *e tu*i*m* *rasile*ra H*t** Urb*no - H*r*, veri*ican*o a capacid*d* *ompeti*iva da
</line>
</par><par>
<line>
*tivida** t*rística
</line>
<line>
no *rasil e o papel das tecnol*gias nas tendências de mercado. Com*
</line>
</par><par>
<line>
procedimentos metodológi*os, a natureza da pesquisa é qualit*tiva. Q*anto aos fins,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
descri*iva e quan*o ao* meios, *e*quis* de
</line>
<line>
campo. Foi realizado ** est*do sistemá*ico
</line>
</par><par>
<line>
bibliogr*fico e documental quanto aos meios. Uti**zou-se a pesquisa d*cumental
</line>
<line>
no s i t e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
H*rb com* um dos instrument*s de coleta de dados. Como princ*pais re*ult*dos, o Hurb no
</line>
</par><par>
<line>
Brasil é co*sidera*o
</line>
<line>
uma empre*a que vem al*ança*do bo*s índi*es de faturamento. As
</line>
</par><par>
<line>
et*pas traçadas indic*m q*e há convergê*cias com os procedim*ntos para o p*ocesso de
</line>
<line>
inte*nacionalizaç*o, mas que tudo ainda **tá muito inci*iente. De acor*o com o discurso do
</line>
<line>
CEO, *o* perce*i*o que a internacional*zação dev* ocorrer inicialm*nte *o* *eio de reservas
</line>
<line>
*m hoté*s interna*ionais *om parcerias que inter*ed*a*ão o *rocesso, e*apa que possibil*ta*á
</line>
<line>
per*eber como sã* se*s nov*s consum*do*es e parceiros i**ernacio**is.
</line>
<line>
Palavras-ch*v*: Estratégi*s de *nt**nacionalização. *u*ismo. Hotel Urbano.
</line>
<line>
ABSTRA*T
</line>
<line>
Tourism is *he fastest gr*wing act*vity in the *er*iar* secto* in Brazil and *orldw*de. What
</line>
<line>
justifies t*e res*ar*h is *he lack of a S*ate pol*cy fo* t*urism, and th* e*ce*s *f tax*s that fal*
</line>
<line>
on those w*o make n*tional an* international trips, p*eventing t*e sector *rom developing in
</line>
<line>
Braz** to the same e*tent tha* in other countries they stand out. Th*s scenario *as pre**nt*d, or
</line>
<line>
delayed, th* intern***onali*ation pr*cess of tourist co*pani*s *n Brazi*. T*er*for*, this *t*dy
</line>
<line>
aims to analyze the internati*nalization st**tegies adopted b* the Brazili*n to*rism c**p*ny
</line>
<line>
Hotel Ur*ano - Hurb, v*rifying the com*et*tive capacity of tourism i* Bra*il and t*e role of
</line>
</par><par>
<line>
tec*nologies i* *arket t*ends. As m*thodo*ogical procedures,
</line>
<line>
the nature
</line>
<line>
o* the re**arch is
</line>
</par><par>
<line>
qual*tativ*. A* **r *h* ends, *t *s desc*iptive and a* for *he **ans, field r*search. A systematic
</line>
<line>
bibliogra*hi* an* documentary study was carri*d out as to th* means. Documentary re*e*rc*
</line>
<line>
on t*e Hurb webs*te *as u*e* *s one of the dat* c*llection instrumen*s. As main results, Hur*
</line>
<line>
in *r*zil is c*nsi*ered a com**ny *h*t has been a*h*eving good sales f*gur**. *** traced *teps
</line>
<line>
indicate that the*e are convergences with the procedure* *or the inte**a*ionali*ation pr*ce*s,
</line>
<line>
bu* t**t ever*t*ing is s**ll very inc*pient. According to th* CEO's speec*, *t w*s *eal*zed that
</line>
</par><par>
<line>
internat*onalizat*on
</line>
<line>
sh*uld occur in**ially throu*h reservati*ns at inter*ati*na* h*te*s with
</line>
</par><par>
<line>
partners**p* that will medi*t* *he proc*ss, a s*ep t*at will *ake i* *o*sible to un**rstan* *ow
</line>
<line>
their new consume*s and in*er*ational p*rtners are.
</line>
<line>
Keyw*rds: Intern*tionalizat*o* St*ate*ies. Tour*sm. Ho*el Urbano.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, **resina *I, v. 18, n. 02, art. 3, p. 42-6*, fev. 20*1
</line>
<line>
ww*4.fsanet.co*.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. *. *. Bitt*ncourt, J. S. Gomes
</line>
<line>
44
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*ROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O turismo é * a*ivi*ade d* *etor terci*rio qu* *ais c**sce no Br*s*l e *o *undo. Além
</line>
</par><par>
<line>
de criar di*eta e indiretame**e
</line>
<line>
*ário* po*tos *e t*abalho, tem m*vi*en*ado a e*ono*** das
</line>
</par><par>
<line>
regi*es onde se i*ser*.
</line>
</par><par>
<line>
A atividade turística é um dos principais dese*penh*s econômicas em todo o mundo,
</line>
<line>
e *á boas perspectivas d* que este boom de desen*olvimen*o continue persis*in**. O turis*o
</line>
<line>
*ontri*ui esse*cialmen*e p*r* a *ubsi*tência, m*s ta*b*m par* a qualidade de vi*a.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
presente es*udo t** como **j*tiv* *nalisa* a* estrat*gias de internac*on*liz*çã*
</line>
</par><par>
<line>
adot*da* pela empresa de turismo brasile*ra H**e* Urbano - Hurb, ver*f*cando a ca**cidade
</line>
<line>
competit*va da ativid*de turística no **asil e o *ap*l *as te*nologi*s n*s *endênc*as de
</line>
<line>
mercado.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
que *ustifi** a pesqu**a é a f*lta de
</line>
<line>
uma p*l*tica
</line>
<line>
de E*tado para o *urismo e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*xc*sso de tri*utações *ue re*a*m *obre que* faz viagen* naci*nais e internacionais,
</line>
</par><par>
<line>
impedi*do que o seto* se *ese*vol*a
</line>
<line>
no Brasi* à mesm* medi*a que
</line>
<line>
outros
</line>
<line>
países se
</line>
</par><par>
<line>
destacam. Est* c*nário tem imp*ssibilitado, ou a*rasad*, * proc*sso de internac*ona*izaçã* *e
</line>
</par><par>
<line>
empresas turíst*cas *o Brasi*. *s altos impo*tos
</line>
<line>
cobrad*s de empresas d* a*iação, por
</line>
</par><par>
<line>
ex*mpl*, d**icultam * crescimento do nú*ero de viag*ns no *aí*, alé* do mais, imped* que,
</line>
<line>
**m pr*ços menores, bra*ileiro* poss*m viaj*r * *ugares mais distantes no território nacio*al.
</line>
</par><par>
<line>
Mais um* justifi*ativ* deve-se ao *a*o de *al anális*
</line>
<line>
poder c*nt*ibui* *ara *elhor
</line>
</par><par>
<line>
enten*imen*o s**re int*r*acionali*aç*o a
</line>
<line>
de uma empresa brasileira de turismo líder **
</line>
</par><par>
<line>
m*rcado atu*l. *dema*s, como ela atua no
</line>
<line>
me*cado competi*ivo, s* e*pan** e *obrevive
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
cris*, *lé* da alta ca**a *ri*u*ária pre*ent* n* paí*.
</line>
</par><par>
<line>
Com r*levânci*, faz-se *ecessária uma discus*ão de um dos pri*cipais s*tores
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
econ*mia
</line>
<line>
brasi*eira e co* grande **tencial de dese*vol*imento, poi* o Turismo é um
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
*etores econ*micos **is importantes do mundo. O setor é responsável por 9,8% do P**
</line>
<line>
mund*al e *,4% da* exportações mundiais, o que c*rresp*nde aproximadamente a 7,6 trilhões
</line>
<line>
d* dól*re* anu*is (W*TC, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
P*ra sobreviver a
</line>
<line>
e**e
</line>
<line>
mer***o
</line>
<line>
cresc*nte competit**o, é *ecessário u*ilizar-se de *
</line>
</par><par>
<line>
estratégias qu* se preocupem co* a sustenta*ilid*de e a melhora d* posição d*s de*tinos
</line>
</par><par>
<line>
turís*icos neste *ercado (BRANDÃO; *OIA; TELE*, 201*). Ademais, as empresas
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
merca*os
</line>
<line>
**er*entes
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Am*rica
</line>
<line>
Latina
</line>
<line>
e*tão
</line>
<line>
*ada
</line>
<line>
vez
</line>
<line>
mais
</line>
<line>
engaja**s
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
internacionali*aç*o. No entanto, há pouca pes*uisa s*bre como *ss*s empresas alc*nç*m
</line>
<line>
desempenho internacional, por *sso a i*por*â*cia d**te est*d*.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresin*, *. 18, n. 02, art. 3, p. 42-62, fev. 2*21 *ww4.fsanet.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estratégias de Inter**c*o*alização: **álise *e uma Empresa d* Se*or de Tur*smo no Bras*l
</line>
<line>
45
</line>
</par><par>
<line>
O *resente artigo está
</line>
<line>
estruturado da seguinte forma, alé* de*ta in*roduç*o: * seção
</line>
</par><par>
<line>
do*s a*resenta os princi*ais con**itos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
estratég*a * inter*acionalizaç*o de empres*s,
</line>
</par><par>
<line>
traz*ndo um pa*orama da capacida*e co*p*ti*iva do setor *e *urismo n* Brasil, as
</line>
</par><par>
<line>
tendências *e mercado e a importânci* da *ues*ão *ecnológic* para os di*s de h*je. A seção
</line>
</par><par>
<line>
três explic* os p*ocedimentos metod*ló*icos util*za*os
</line>
<line>
para a
</line>
<line>
pesquisa e a seção *uatro
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
análise dos resultados sobre o pro*esso de
</line>
<line>
intern*c*on*lização do Hotel *rb*no. Por últ*mo,
</line>
</par><par>
<line>
*a seção cinco s*o exp**t** as considerações finais do *rabalho desenv*lvido e as referências
</line>
<line>
utiliza*as.
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
REFEREN*IAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2 .1
</line>
<line>
Estratégia e Inte*nacion*liz*ção de E**res*s
</line>
<line>
A compe*i*ividad* es*rat*gica é alca*çada qu*n*o u*a em*resa formula e im*lementa
</line>
</par><par>
<line>
com suc*sso
</line>
<line>
uma estratégia de cria*ã* de v*lor. Uma
</line>
<line>
*str*tégi* é um conj*nto inte*r*do
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
coordenado de compromissos * aç*e* des*inados a explor*r as competên*ia*
</line>
<line>
e*se*cia*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
o**er *ma vantag*m co*petitiva. Ao escolh*r uma estratégia, as empr**as fazem e*colhas
</line>
</par><par>
<line>
entre a*ter***ivas con*or*entes como o caminh* para de*idir como e*as i*ão
</line>
<line>
b*sc*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comp*titi*idade estratégic* (IRELAND; HOSKISSON; H*TT, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
*ma emp*esa tem uma vantagem c*mpetitiva quando implement* uma estra*égia que
</line>
<line>
cria valo* superior par* os c*ien*es e *ue seus con**rrentes são in*apazes de duplicar ou ac*ar
</line>
</par><par>
<line>
muito ca** par* imitar. U*a organiza*ão *ode ter *erteza *e
</line>
<line>
que sua estratégia *esultou em
</line>
</par><par>
<line>
uma o* mais v*n**ge*s co*peti**vas úteis soment* dep**s que
</line>
<line>
os esforços dos concorrentes
</line>
</par><par>
<line>
pa*a duplicar sua estr*tégia cessa*am ou falha*am. Além disso, *s *mpresas d*vem e**ender
</line>
</par><par>
<line>
*u* nenhu*a vantagem
</line>
<line>
competitiva * p*r****nte. A *elocidade com que o* concor*en*es
</line>
</par><par>
<line>
conseguem adqui*ir as *a*ilidades necessárias pa*a d*plicar o* be**fíc*os da estratégia de
</line>
<line>
cria*ão de *a*or de uma empresa dete*mina p*r qua*to tempo a va*t*ge* *ompe*iti*a durará
</line>
<line>
(IRELAND; HOSKISSON; HITT, 2013).
</line>
<line>
A *mpor*ância da comp*titiv*dade para que a* *mp*esas realment* entrem no merca*o
</line>
</par><par>
<line>
global de maneira otimiza*a, afi**ando que
</line>
<line>
a imersão internaci*n*l é g*adual*ente
</line>
</par><par>
<line>
alcançada, primeir* no mercad* local, ajustando as **ndições in*ernas que favorecem a oferta
</line>
</par><par>
<line>
no merca*o interno e depois entrand* no mercado global, seja e*
</line>
<line>
termos exportações,
</line>
</par><par>
<line>
im*ortaç*es
</line>
<line>
e/ou invest*m*n***
</line>
<line>
est*ang*iros (CÓR*OBA; RODENES; RUEDA, 2018).
</line>
</par><par>
</page><line>
Atualmente, segundo os aut*re*, quase não existe empre*a (g*ande ou pequena) que não sinta
</line>
<line>
**v. FSA, Te****n* PI, v. 18, *. 0*, art. *, p. 42-62, fev. 202* *ww4.fsane*.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. *. R. B*ttencourt, J. S. G*mes
</line>
<line>
46
</line>
</par><par>
<line>
os efeitos de even*os na c*mp*tição global, já q*e a maior*a *as emp*esas vende seus
</line>
<line>
*rodutos, recebe insumos de outros paí*es e c*mpet* com be*s e s*rviços do ex*erior.
</line>
<line>
A c*mp*titividade como est*atégia permite afirmar q*e as **presas se tr*nsf*rmam
</line>
</par><par>
<line>
*m e*p*r*ado*e*, não da noite p*ra o dia, mas pa**o a pas*o me**ante
</line>
<line>
um proc*sso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
des*nvolvimento de *xporta*ões fo*mado por diferentes motivo* d* *nternaci*naliz*ção,
</line>
<line>
elem*ntos *d*inistrativos e corporativo* da ***resa, influência dos *gentes de mudança e a
</line>
</par><par>
<line>
*a*acidade
</line>
<line>
*a empre*a para *u**ra* as barre*ras de i*ternacional*zaçã*. **nseque*temente,
</line>
</par><par>
<line>
as empresa* que cons*deram a interna*ional*z**ão dentro de sua e*traté*i* devem decidir s* o
</line>
<line>
fazem *ia export*ção, importação e/o* investimento (CÓRDOBA; RODE*ES; RUEDA,
</line>
<line>
2018).
</line>
</par><par>
<line>
Isto posto, as e*presas definem *uatro o*jetivo* con*retos em seu pr*cess*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
estraté*ia competitiva para e*t*ar no me*cado *nt*rnacional: 1) ampl*ar suas vendas; 2)
</line>
<line>
adq*irir r*cursos; 3) *iv*rsificar suas fontes d* vendas e *upri*e*tos; 4) red*zir o r*sco
</line>
</par><par>
<line>
*ompetitivo. Esses quat*o *sp*ctos ilus*ram q*e a est*atégia competitiva
</line>
<line>
por m*io *os
</line>
</par><par>
<line>
mercados *l*bais *nvolve * sa*da
</line>
<line>
d* mercado local, devi*o às vantagens de
</line>
<line>
u* mercado
</line>
</par><par>
<line>
inter*acional que melh*ra funcioname*t* da o
</line>
<line>
empresa em v*ndas, recurs*s, aq*isições
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
r*sco c**petitivo. Além
</line>
<line>
disso, deve* avaliar as *nfluê**ias
</line>
<line>
e*ternas com foc* em fatores
</line>
</par><par>
<line>
fís*cos sociais relacionados a polít*cas, e
</line>
<line>
condições *eográficas, valores e características
</line>
</par><par>
<line>
econô**cas. ** mesma forma, necessári* re**r o am*iente competitivo é
</line>
<line>
que permite às
</line>
</par><par>
<line>
empresas entrar no
</line>
<line>
mercado inter*ac*o*al c*m claras
</line>
<line>
vanta*e*s em preço*, dif*renças
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
capacidades (CÓRDOBA; ROD*NES; RUEDA, 2018).
</line>
<line>
A internaciona*izaçã* é *m *rocesso de *la*oração e implantaç*o do planeja**nto
</line>
<line>
estr*t*gico das em*resa*, *e forma a operarem em *a*ses diferentes daquele n* qua* está
</line>
</par><par>
<line>
originalmente insta*ada. E*se dina*ismo é
</line>
<line>
c*nsiderado uma estratégia que acelera
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
atividades econômicas
</line>
<line>
de or*anizações com
</line>
<line>
merc*dos int*rn*ciona*s (**RR*TO, 2*02;
</line>
</par><par>
<line>
SOUZA; FENILI, 2012). Considerado *m pro*esso estra*égi*o, p*s*ibilita a transferência de
</line>
<line>
p*odu*o*, se*viço* *u r*cursos, além d*s fro**eiras d* origem. (A*DE*SEN, 20*2).
</line>
<line>
Dentre os formatos te*r**os de internacio*ali*ação propo*tos no âmbito das
</line>
<line>
estraté*ia*, ex*ste o Modelo da Escola d* Uppsala q*e tem como e*foque o comportamental,
</line>
<line>
a razão *e a in*ernac*ona*ização ocorr** como con*equ*ncia da necess*dade de crescim*nto, e
</line>
</par><par>
<line>
por meio
</line>
<line>
*e uma se*uência l**ica e
</line>
<line>
cumu*ativa,
</line>
<line>
onde cada está*io pr*po*c*onar*
</line>
</par><par>
</page><line>
ap*endizagem e aperf*içoame**o nec*ssário **ra o avanço em no*as *tap*s (J*HANS*N;
</line>
<line>
VA*LNE, *977)
</line>
<line>
Rev. FS*, Ter*sina, v. 18, n. 02, ar*. 3, p. 4*-62, fev. 2021 www*.fs*net.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estraté*ias de Intern*c*onalização: An*lise de uma Empresa *o Seto* de Turismo no Br*sil
</line>
<line>
47
</line>
</par><par>
<line>
Esse modelo es**belece * etap** no process* de in*ern*ciona*ização, con*orm*
</line>
</par><par>
<line>
Qua*ro 1:
</line>
<line>
Quadro 1 - Estágio *e *nte*nac**nali*aç*o Mo*elo Uppsal*
</line>
</par><par>
<line>
Eta*as
</line>
<line>
Con**ito
</line>
</par><par>
<line>
Es*ágio 1
</line>
<line>
Não ex*stem a*ivid*d** regulares de exp***ação;
</line>
</par><par>
<line>
*stágio 2
</line>
<line>
A **portação é *eita por represent*ntes i*de*e*dentes;
</line>
</par><par>
<line>
*s**gio 3
</line>
<line>
Esta*elecimen*o de uma sub*idiária de venda no exterior;
</line>
</par><par>
<line>
*stági* 4
</line>
<line>
Unidade* *e oper*çõ*s no exterior;
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *dapt*do de *emais e Hilal (*00*)
</line>
</par><par>
<line>
As etapas desses e*tágios permitem à*
</line>
<line>
*rganizações uma ab*rdagem p*udent* em
</line>
</par><par>
<line>
relaçã* ao processo de i*ternacionaliz**ão, possibilit*ndo e*p**ime*t*r * *erc*do d* **rma
</line>
<line>
cautelosa. Pa*a Johanson e Vahlne (1977), ** estágios seque*ciais indica* o
</line>
</par><par>
<line>
comprom*timent* crescente d* recursos com o mercado in*ernacional,
</line>
<line>
i**icando que as
</line>
</par><par>
<line>
atividad*s correntes (operações) se *ife**nciam e* razão da experiênci* acumulada.
</line>
<line>
O modelo de Up*sala estabelec* uma *aracte*ística relevan*e ** percepção d*
</line>
<line>
distância psíquica o* psicológica entre o país de origem e os países est*a*geiros no proce*so
</line>
</par><par>
<line>
de interna**o*al*zaçã* *a firma. Esta distânci* po*e ser definida
</line>
<line>
como as dife*ença*
</line>
</par><par>
<line>
percebidas *ntre va*o*es, idiomas, práticas ou contro*es *erenciais, de*en*o*vimento i*dustrial
</line>
<line>
e ed**ação d* *o*s países, ou se*a, as empresas realizam ne*ó*ios *om paí**s culturalmente
</line>
<line>
mais próximos. *ma d*stânc*a cul*ural m**t* grande, seguindo esta concepção, invia*i*izaria
</line>
<line>
a r*aliza*ã* de negóc*o* internac*onais (HEMAI*; HILIAL, 20*2).
</line>
<line>
Com rela*ão à classificação da* emp****s intern*cionalizada*, pod*m s*r destacadas
</line>
<line>
(BARTLET*; GHOSH**, 1992):
</line>
</par><par>
<line>
i.
</line>
<line>
Empresa exportadora: a*uela que está no início do
</line>
<line>
**ocesso *e inter**c*o*alização
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
as *uas unid*des op*r*ci*n*is estão **diadas no país d* or*gem;
</line>
</par><par>
<line>
ii.
</line>
<line>
Em*resa Multinacional: aquela q*e pr*tende
</line>
<line>
*x*lo*ar as vantagens
</line>
<line>
c*m*etitivas
</line>
</par><par>
<line>
d*mesticament* *iversi*icando a***idades em out*o* *aís**. Nes*e caso, a empresa
</line>
<line>
m*tr*z reproduz q*ase que na ínte*ra suas atividades nas emp**sas fil*a*s no *xt*rior,
</line>
<line>
mas com respeito às dife*enças culturais;
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* P*, v. 18, n. 02, ar*. 3, p. 42-62, fev. *021
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. T. R. Bittencour*, J. S. Gomes
</line>
<line>
48
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
enfren*e* o mer*ad* internac*onal (MI*EVINI, 2008):
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Todo
</line>
<line>
conhecimento g*rado na internaci*nal*za*ão
</line>
<line>
produz resultado* satisf*tó*io* pa*a
</line>
</par><par>
<line>
qualquer empresa, principa*m*nt* pela pos*ibilidade de inovar em *erc*dos *e*conhecidos e
</line>
<line>
*pr*nder com *s resul**dos posi*i*os e negativ*s.
</line>
<line>
Apesar dos conceito* * aspectos re*acionados par* compr*end*r a internacionalização,
</line>
<line>
f*c* evide*te q*e esse process* não * único e que ca*a empr**a de*e ** *prop*iar *a*uilo *ue
</line>
<line>
for mais pertin*nte no *omento. Para Cohen e Levinthal (1990), os result*dos d* pr*cesso de
</line>
</par><par>
<line>
intern*cional*zação s* ser*o d*
</line>
<line>
fato efetivos se as e*presa* tiverem capacidade de absorver
</line>
</par><par>
<line>
esses n*vos conhecimentos, transforma*do-os **
</line>
<line>
oportunidades
</line>
<line>
e integrando-os
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
estratégias e processos.
</line>
</par><par>
<line>
2 .2
</line>
<line>
A Capacidade Competit*va da Atividad* Turís*ica *o Bra**l
</line>
<line>
O *uri**o é um dos *etores ma*s importantes da economia em todo mundo, chegando
</line>
</par><par>
<line>
a repres*ntar, em muita* *egiõ*s, a única ativi*ade econômica com potencial de cr*scime**o.
</line>
</par><par>
</page><line>
O turismo *em co*o obje**vo of*recer as melhores c*ndições para *eração de renda e de a
</line>
<line>
empregos ***a a populaçã*, * crescimento econômico e d*s *eceit*s do Esta*o e *unicípios e
</line>
<line>
o desenvolv*mento sustentável e a coesão soci*econômic* de um **ís.
</line>
<line>
Atualmente, o *ercado de trabalho do turismo po*e ser divid* em atividades
</line>
<line>
prim*rias e secundár*as. ** primeiras ser*am aquelas relaciona*as ao a*enci*mento; *nquanto
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. *8, n. 02, art. 3, p. 42-62, fev. 20*1 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Es*ra*égias de Int*rnacio*alização: Análise de *ma **presa do S*to* de Turismo *o Bras*l
</line>
<line>
49
</line>
</par><par>
<line>
o segundo grupo seriam *s *ro*enien*es *o setor de ev*ntos, de entreteni**nto, *n*re outros
</line>
<line>
(P*MEN*EL; DE PAULA, 2*14).
</line>
<line>
O turismo predomin*nte * visto como um* indús*r*a que produz riqueza e *end* para o
</line>
<line>
destino. Segundo Barret*o (200*), do *onto de v*sta comerci*l, o turismo é um *ro*uto *ue se
</line>
</par><par>
<line>
elabo*a c*m *s mat*rias-primas da
</line>
<line>
natureza
</line>
<line>
(recu*so* nat*rais), *u *a cultu*a material
</line>
</par><par>
<line>
(r*cursos cu*turais), a*r*scido de eq**pamentos para *restar serviços de *ecreação,
</line>
</par><par>
<line>
a*ime**ação e hospedagem, aos qua*s se cheg* *or meio de *m *ra*sporte. *s*e pr*duto
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
colocado *o mercado e adquirido pelos interessa*os, o* turistas, dentro de sua* **gra*,
</line>
<line>
conf*rme a Figura 1.
</line>
<line>
Fi*u*a 1 - *egmentação do Turismo e Mercado
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Minist*r*o do Turismo (2010)
</line>
<line>
O turista e*tá em busca d* conh*cim*nto de outras culturas. Is*o tend* a mud*r seu
</line>
</par><par>
<line>
des*jo de c*nsumo
</line>
<line>
em um *urt* *spaç* de temp*. S*nd* a*sim, a n*cess*dade *e descobrir
</line>
</par><par>
<line>
novos luga**s ganh* e*paço no nosso *ercado, q*e a cada dia s* torna mais *ompetitivo. Para
</line>
<line>
sobreviv*r a este *erc*do cresc*nte e c*mp*titivo, os *estinos necess*tam conhecer melhor a
</line>
</par><par>
<line>
*ua de*anda e, i*clusive, defini* estratégias que se preoc*pem com * *uste*tab*lidade e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
melhor* *a sua posição neste mercado. (BRA*DÃO; JO*A; *ELES, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo dados ** WTO, em
</line>
<line>
2005 as *eceitas do turismo eram estimadas em 682
</line>
</par><par>
<line>
bi*hões de dól**es. Essa
</line>
<line>
cifra
</line>
<line>
b*se**-se em
</line>
<line>
dados da mai*ria dos países *m *ue *
</line>
<line>
po**ív*l
</line>
</par><par>
<line>
col*er d*dos *urante *odo o **o. As recei*a* do *urismo intern*ci*nal (*uristas que p*rnoitam
</line>
</par><par>
<line>
ou apenas passam * dia) são cons*derad*s exportaçõ*s * inclue* todas as
</line>
<line>
atividad*s
</line>
</par><par>
</page><line>
*ealizadas pelos tur*s*as inte*nacionai*, ou seja: ho*peda**m, al*me*taç*o, **bidas, transporte
</line>
<line>
*ocal, entretenime*to, compras (CE*ARIO, 20*8).
</line>
<line>
Rev. FSA, Te**sina PI, v. 18, n. 02, art. 3, p. 42-62, f*v. 202* www4.*sanet.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. T. R. Bittenc*u*t, J. S. Gomes
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
S**undo dados *a O*ganização Mu*dia* d* Tur**mo (OMT), *ais do que uma
</line>
<line>
sofisticada ativi*ade de presta*ão de s*r*i*os, o turismo é um *egó**o q*e responde por 10%
</line>
</par><par>
<line>
do PIB mundial (a*roximadamente U*$ trilhões), gera 2** milhõ*s de emprego*, de*e 4
</line>
<line>
movimentar *,6 mil*ão de vi*jantes até 2020 e *ti*ge outras cent*nas d* *ilh*es de pes*oas,
</line>
<line>
esten*endo **u im*acto também à ár*a social, polít**a e cultura* (CESARIO, 2008).
</line>
<line>
Nos últimos 50 an*s, dive*sa* tran*formações *cor*eram e incid*ram sobre o
</line>
<line>
c*escimento e desen*olvimen*o do tu*is**. Ansarah (2002) obs*rv* *ue a e*olução do
</line>
</par><par>
<line>
merc**o de trabalho *m turismo no Brasil te* relaç*o com a de*anda nacion*l
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
intern*cional de *uristas. Par* Aran*a e *ocha (*014), o cr*sci**nto *o *ur*smo traz c*nsi*o
</line>
</par><par>
<line>
a necessida*e de
</line>
<line>
capacitação profissional para o set*r e ag*egação de valor às empresas.
</line>
</par><par>
<line>
Ai*da d* **ordo com auto*a, todas as profissões, não somente as que estão ligadas ao tur*smo,
</line>
</par><par>
<line>
como con*ição *e emp*e*ab*lidade e lucro *o mundo dos *egóci**, estão
</line>
<line>
*xigin*o de s*us
</line>
</par><par>
<line>
profissionais
</line>
<line>
autonom*a int*lectual, **ior capacidade de rac*ocín*o, senso crí*ic*, atitudes
</line>
</par><par>
<line>
inovadoras * empreendedo*as, a*ém de *ptidão para preve* c*nários e sanar proble*as.
</line>
<line>
2 .3 *endências d* Mercado e o Pa**l das Tecnologias
</line>
<line>
A pressã* *a co*corrência * por *novaçõe* aumenta dr*sticamente no *e*or turí*ti*o.
</line>
</par><par>
<line>
Os destinos s* vee* fo*ç*do* a atender à* mudanças *as *ece*sidad*s d*s *suários
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
procuram ajustar-se às novi*ad** que *o*stantemente apa*ecem no me*cado, on*e é intensa a
</line>
<line>
luta pelos clientes. Para que o tu*ismo se desenvolva *e forma sustentáv*l e bem-suce*i*a, é
</line>
<line>
i*p*rtante que essa **dús*ri* se a*apte às diver*as m*gatend**cias re**t*vas a este mercado e
</line>
</par><par>
<line>
grupos alvos. Como influência dir**a sobre o tu*ismo * a deman*a
</line>
<line>
dos viajante* verifica-*e:
</line>
</par><par>
<line>
t*ans**rmações *os valor** sociais, motivos e necessida*es, mudanças em car*cterísticas
</line>
</par><par>
<line>
socioe*onô*i*as bem co*o no
</line>
<line>
comportamento em relação *
</line>
<line>
*n*ormaç*es de **municaçã*
</line>
</par><par>
<line>
(CESA*IO, 2008). Tais mud***as *tingir*o a
</line>
<line>
*odos, r*sta saber
</line>
<line>
se os *ujei**s estão
</line>
<line>
b*m
</line>
</par><par>
<line>
preparados p*ra i**o.
</line>
</par><par>
<line>
As *n*ens*s transformações tecnológicas o*orr*da* na* última* *é**d*s nos setores de
</line>
</par><par>
<line>
t*ansporte, comput*ç** * t*l*comuni*ações,
</line>
<line>
i*cluindo o desenvol*imento da Int*rn*t e,
</line>
</par><par>
<line>
consequentemente, do comérci* eletrônico provoca*am grandes muda*ç*s n*s formas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
at*ação das empresas. *atores de pr*dução, *ercados c**sumidores, est*a*égia* de m*rketing
</line>
<line>
fo**m *lguns dos el*mentos sim*lta*e*me*te adapta**s, criad*s e refor*ad*s pelo proces*o
</line>
</par><par>
<line>
de glob*liz*ção, *ue
</line>
<line>
tem co*o
</line>
<line>
motores a política econ*mica liber*l
</line>
<line>
e a remoção
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Ter*sina, v. 18, n. 02, ar*. 3, p. 42-6*, fev. 20*1
</line>
<line>
w*w4.*sanet.*om.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estra*égias de Int*rnacionalização: Análi*e d* uma Empr*sa do S*tor de *uri*mo no Bras*l
</line>
<line>
51
</line>
</par><par>
<line>
*bstáculos *egu*atór*o*, pro*i**an*o, des*a **rma, * crescime**o v*rtiginoso do fluxo
</line>
<line>
i*t*rnacion** de pes*oas, in**stimentos e do comér*io de bens e *erviços (CE*ARIO, 2008).
</line>
<line>
Todas *ssa* *udanças ocorrem com o advento da glo*al**ação, uma vez que *m dos
</line>
</par><par>
<line>
a*gumento* favoráveis * globalização é
</line>
<line>
o impress**n*nte
</line>
<line>
aumen*o das chegada*
</line>
</par><par>
<line>
internaciona*s. No me*cado de turismo, os de*tinos t*r*sti*os e tudo o que eles têm a o*ere*er
</line>
</par><par>
<line>
es*abelece* uma v*rda*eira *oncorrência ent*e si. Em
</line>
<line>
razão da *rand* transparênc*a
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
me*cado (entre ou*ro* motivos, por cau*a da in**r**t), a intensidade da c*ncorrência nos
</line>
<line>
pr*ços e * efic*ência dos produtos aum*ntar*m fortemente (CESARIO, 2*08).
</line>
<line>
As tendências * c*ndições re*aci*nadas * tec*ologia p*dem ser co*ocadas em três
</line>
</par><par>
<line>
cat*gorias: a) difusão de
</line>
<line>
tecn*logi* e tecnologias di*ruptivas, b) a era da in*ormação,
</line>
<line>
c)
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
a*m*nto da i*tens*dade do c*nheci*ento. Por meio
</line>
<line>
*essas
</line>
<line>
c*tegoria*, a tecnologia está
</line>
</par><par>
<line>
*lter*ndo si*nificativament*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
natureza
</line>
<line>
da c**corrência e contr*buindo para ambientes
</line>
</par><par>
<line>
*ompe*iti*os instáveis como resultado disso (IRELAND; HOSKISSON; HITT, 2013).
</line>
<line>
No *ampo do *urismo, a *e*nologia tem sido uma ali*ha*a impor*ante pa*a expa*s*o
</line>
</par><par>
<line>
dos ne**cios no mundo *lobaliza*o. *trelado * evolução tecn*lógica do mercado,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
seg**nt* tu*ístico sofreu **ansformações *xpress*vas *m suas r*lações comerciais, pois, c*m
</line>
<line>
as *ovas *e*nolo*i*s d* informação, pod* compactar, analisar e ger** co*heciment* por me*o
</line>
<line>
de *nformações re*ebida* de seus *arc*iros * clientes e, d*ss* forma, ino*ar (*IRES, 201*).
</line>
<line>
Cesário (*008) de*tac* que o turism*, com* tudo *o *niverso do consumo, está
</line>
<line>
marcad* pela polarização do m*rca*o. Os produtos d* segmento médio, não difere*ci*do, se
</line>
</par><par>
<line>
tornam cada
</line>
<line>
vez m*is
</line>
<line>
difíceis
</line>
<line>
de vend*r. Por outro lado, os *r*dutos de baix* pr*ço,
</line>
</par><par>
<line>
padroniza*os *u de massa, ten*e* a a*res*n**r u* desemp*nho c*da vez melhor nas vendas
</line>
</par><par>
<line>
(por
</line>
<line>
ex*mp*o, cadeias *e h*téis econômicos, li***s **reas *e *aixo
</line>
<line>
pr*ço, *acote* "tudo
</line>
</par><par>
<line>
*ncluído", entr*
</line>
<line>
*ut*os). * *es*o
</line>
<line>
acontece co* os pr*du*os da o*tra ponta,
</line>
<line>
de l ux o, de
</line>
</par><par>
<line>
p*estígio e *om um preço ele*ado (cruzeiros, hot*is do tip* spa * out*os).
</line>
<line>
A área do turismo, assim como outras á*eas, tem utilizado a tecnologia p*ra di*u*gar
</line>
<line>
seus pro*utos e s*rviço* dian*e da intern**. Isso tem ocorrido por*ue com a difusã* do acess*
</line>
<line>
à internet, os clien*es, fornecedores e stakehold*rs podem *a*i*amente ter *nfo*maçõ*s sobre
</line>
<line>
empr*sas, produ*o*, clientes e serviç*s de pré e pós-v*nda. Es*a mudança funda*ental *ue *
</line>
</par><par>
<line>
i*te*net **p** no mercado é a im*ressionante de*integr*ção dos
</line>
<line>
c*n**s intermediários de
</line>
</par><par>
</page><line>
comu*icação e o envolvimento *ireto *om * cliente (GUIMARÃES, 2007).
</line>
<line>
Segundo Guimarães e Menezes (2016, *. 7), "* planejam*nto *e vi*gens é *o*in*do
</line>
<line>
por r*cursos online no Brasil. *egu*do pe**uisa reali*ada p*la T*ipA*visor (2015), a or*em
</line>
<line>
de influência co*e*a com os websites de reviews *e viagem (67%), s*guida da* O**s (58%),
</line>
<line>
Re*. FSA, T*resina PI, v. 18, n. 02, ar*. 3, p. 42-**, fev. 2021 ***4.fsanet.com.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. T. R. Bit*encourt, J. S. Gomes
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
*ites de operadoras de tur*smo (53%), amigos e famí*i* (50%), mídia social (31%), agênci*s
</line>
<line>
de viagens tra*icio*ais (*8%) e, por ú*timo, revistas e *olhetos informativos (25%)".
</line>
<line>
A**r*a *a *xpansão das *TAs (O***ne Tr*vel Agen*ies), "são *ovas c*ncor*ente* n*
</line>
</par><par>
<line>
set*r do *urismo. Estas empresas exigem
</line>
<line>
que a* *gências de turismo tradi**onais sejam
</line>
</par><par>
<line>
adequadas a este mercado competitivo para ate*d*r as *xigências do público consumi*or"
</line>
</par><par>
<line>
(GUIMARÃE*; MENE*ES, 201*, p. 7). ** OTAs vê*
</line>
<line>
crescen*o ve*tig*nosamente *o
</line>
</par><par>
<line>
m*rcado mundial. "* *nline destaca-s* com maior velocidade, represent*ndo como t*ndência
</line>
</par><par>
<line>
de cresciment* o
</line>
<line>
per*e***al
</line>
<line>
de 22%
</line>
<line>
comparado c*m os 9% das *eservas *elos cana*s
</line>
</par><par>
<line>
t*adicion*is em *014" (REIGADA, 201* apud GUIMARÃES; MENEZES, *016, p. 9).
</line>
<line>
*opes e M*la (*01*) obser*am qu* uma te*dência natural n* mercado de *u*ismo são
</line>
</par><par>
<line>
a atuação e * *xpansão das OTAs, posto que desenvolv** sua* atividade* em
</line>
<line>
** ambiente
</line>
</par><par>
<line>
com *usto re**zidos,
</line>
<line>
não dispõem de atend*m**to presen*ial, de uma *rande equi*e, *ntre
</line>
</par><par>
<line>
outras características. "Ao facil*tar a
</line>
<line>
distribuição de um p*odut* hotelei**, *ma OT* é, ao
</line>
</par><par>
<line>
mesmo tempo,
</line>
<line>
parceira e co*corre*te
</line>
<line>
importante das agências tradici*nais de viagens"
</line>
</par><par>
<line>
(LOPES; *OLA, 2015, *. *10).
</line>
<line>
Para Lopes e Mola (2*15) a relaçã* en*re hotéis e as OTAs precisam ser primor*i**s, já
</line>
<line>
que a*bos têm *r** de i*fluência n*s neg*cios a nível nacional e inter*acional. *on**rm* os
</line>
</par><par>
<line>
aut*res, busca-se garantir para os *otéis ocup**ão *entabil*dade e para as a*ência* on*ine e
</line>
</par><par>
<line>
turi*m* a capacid*d* d* ofertar pr*dutos
</line>
<line>
de hospedagem
</line>
<line>
de **ord* as
</line>
<line>
necessidades
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
cli*nt*s.
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOL**I*
</line>
</par><par>
<line>
Con**r*e Ver*ara (*005), a n*t*reza da
</line>
<line>
pesquisa é qual*tativa. Qua*to
</line>
<line>
a*s *ins,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
desc*itiv* e quantos ao* meios, pes*uisa de camp*.
</line>
</par><par>
<line>
Fo* realizado um estudo sistem*tico bib**ográfico e doc*m*ntal quanto
</line>
<line>
aos meios.
</line>
</par><par>
<line>
S*ndo assi*, * objeto de
</line>
<line>
inves*igação deste trabalho a é
</line>
<line>
organiza*ão turíst*ca Hur*, * qual
</line>
</par><par>
<line>
pas*ou pelo *roce*s* *e internacional*zaçã* no B*asi*.
</line>
</par><par>
<line>
Consideran*o *s *ocumentos como
</line>
<line>
peç*s fund**e*tais na construção da realidade,
</line>
</par><par>
<line>
que são responsáve*s por regis*rar
</line>
<line>
*escrições de lo*a*s e
</line>
<line>
a**nt*c*mento* numa
</line>
<line>
época
</line>
</par><par>
<line>
específica, est* trabalho
</line>
<line>
utilizou pesquisa do*ument*l no site d* H**b *om* u* a
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
instrumentos
</line>
<line>
de cole**
</line>
<line>
de d*dos. De *cordo co* May (2004), as *ontes d*s docu*entos
</line>
</par><par>
</page><line>
podem se* diversas, desde leis, esta*utos e re*atos a*é anais de congres*os, registros, *ebate* e
</line>
<line>
*ev. FSA, *ere***a, v. 18, n. 02, art. 3, p. *2-62, fev. 2021 *ww4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estrat*gias de I*ternaci*nalização: Anális* de uma Empresa do Setor d* Tur*smo no Brasil
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
rel*tórios. Se*un*o V*rg*ra (2005), ao escolher um docum*nto, o pe*quisador d*ve estar
</line>
<line>
*tento a quat*o critérios: *utenticidade, credibi*idade, represen*ativ*dade e sign*ficado.
</line>
<line>
De aco*do com *inay* (2002), a pesq**sa qua*itativa de*e ser div*di** em três *tapas:
</line>
</par><par>
<line>
a) f*se explor*tória; b) trabalh* *e campo; c) análise e tr**amento do material empírico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
do*umen*al. Logo, *ara a aná*ise dos *ad** foi fe*ta uma pesqui*a *ib*io**áfica sobre teorias
</line>
<line>
s*br* interna*ionaliz*ção de emp*esas e col*ta de campo, posteriormente, acerca dos
</line>
</par><par>
<line>
pri*cipais a**ados
</line>
<line>
sobre as estr*té*ias adotad*s pela or*anizaç*o pes*uisada no prese*te
</line>
</par><par>
<line>
t**balh*.
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
AN*LI*E DOS **SULTADOS
</line>
</par><par>
<line>
4 .1
</line>
<line>
O Process* *e Internacionalizaçã* do Hotel U*bano
</line>
<line>
**imei*amente * *mpo*tante apresentar a estrut**a organizaciona* da e*pre*a, pa*a que
</line>
</par><par>
<line>
seja possível definir quais un*dades serã* *esponsávei* pela e**cu*ão *** impulsos
</line>
<line>
e*tra*égicos. A Figura 2 ex*b* o organograma da emp**sa.
</line>
<line>
F*gura * - *rgano*rama da *m*resa
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Sgreccia (2015, p. 6*).
</line>
<line>
* Hot*l Urbano é uma startup company bras**ei*a v*ltada *ara o *e*ca** de turism*
</line>
<line>
on*ine. *undad* em *011 pelos *r*ãos Jo*o Ric*rdo e José Edua**o Mendes, a*raiu em seu
</line>
<line>
*nício os fu*dos de invest*mento a*ericano Insig*t e *ige*, além do investidor ame*icano
</line>
<line>
Kevin **rusy. A empresa *** criada visando sup*ir a ausê*cia de um grand* *ite no mer*a*o
</line>
<line>
*r*sileir* q*e vende*s* pacot*s de h*téis e pousadas co* pre**s baix*s.
</line>
<line>
Em relação a*s recursos investidos, a empre*a iniciou sua operação c*m o*to milhões
</line>
</par><par>
<line>
de dólare*, obtidos **m o ap**te do fundo de *nvestime*to I*sight. E*tima-se que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Tere**n* PI, v. 18, n. 0*, art. *, p. 42-6*, fev. 2021
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. T. R. Bitte*cou*t, J. S. G*mes
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
f*turamento do Ho*el Urbano *enha a*ingido 800 *ilhões de r**is *m *014, c*mo é possí*e*
</line>
<line>
obs*rvar *a Figura * (S*RECCI*, 201*).
</line>
<line>
Figura 3 - Faturamento d* Hotel Ur*ano - Hurb
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Sgre*cia (2015, p. *1).
</line>
<line>
*s pacotes de viag** do H*tel *rbano são o* pri*cipai* geradores de rec*ita,
</line>
<line>
representando 75% das venda*, conforme figura 4, *endo este total dividido entre os modelos
</line>
<line>
de viag*ns in*ernaci*nais e hosped*ge*, enquanto o segment* de hot*laria representa apen**
</line>
<line>
25% da* vendas. A empres* optou por não v*n*er pass*gens aéreas devid* às b*ixas margens
</line>
<line>
e da d*minaçã* do mercado pela concorrente Decol*r.com (HURB, 201*).
</line>
<line>
**gura 4 - Per*ent*al de Fatura*ento dos Produtos do *o**l Urban* - Hurb
</line>
</par><par>
</page><line>
F**te: Sgrec*ia (2015, p. 3*).
</line>
<line>
Uma e**res* como o Hur*, e p** se tratar de uma OTA, a t*cnol*gia como a internet
</line>
<line>
po*e ser con*iderad* um r*curso dentro das emp**sa*, fornecendo a base para a conversão de
</line>
<line>
recursos em atividades ou c*pacidades esp*cíficas. A internet pod* ser vista c*mo um recurso
</line>
<line>
Re*. FSA, *er*sina, v. 18, n. 02, *rt. 3, p. 42-62, fev. 2021 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Es*ratégias de Internacionalização: **álise de uma Em**esa ** Se*or de Tu*ismo no Brasil
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
* tr*nsfo**ad* em um negóc*o
</line>
<line>
que pod*, *ntão, *er u*i*i*ada *om*
</line>
<line>
uma va*ta*e*
</line>
</par><par>
<line>
compe*itiva ou
</line>
<line>
explorada para o desempe*ho da empres*. A tecno*ogia da
</line>
<line>
inte*net é um
</line>
</par><par>
<line>
re*urso organizacional
</line>
<line>
estrat*gi*o que pode ajud*r
</line>
<line>
as *mpr*s*s a **cançar e*ic*ência
</line>
</par><par>
<line>
ope*aciona* por
</line>
<line>
meio *o desenvolvi*ento de u*a dinâmi*a *aseada na tec*ologia
</line>
</par><par>
<line>
capacid*des ao **erar inter*aciona*mente (BIANCHI; GLAVAS; MATH*W*, 2*17).
</line>
<line>
Segu*do Cesari* (2008), verificam-se a**un* fator*s d* s*cesso que podem s*r
</line>
</par><par>
<line>
i*entif**ados *a o*ganiza*ão pesquisa*a: a) Q**lidade: o constant* desenvolvim*nto
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
qua**dade, por mei* de um pro*r*ma *e classi*ic*ç*o, certi*icação e *utras m*did*s de ges*ão
</line>
</par><par>
<line>
da qualidade, reforça a
</line>
<line>
durabil*dad* dos produt*s. b) Se*vi*o*: nas áre*s
</line>
<line>
*e m*iore*
</line>
</par><par>
<line>
exigê*cias, tais como atendimento aos hóspedes, alojamento,
</line>
<line>
gastro*o*ia e ou*ros (vare*o,
</line>
</par><par>
<line>
por exempl*) espera-s*
</line>
<line>
que a prestação
</line>
<line>
dos serviços s**a de exc*lente
</line>
<line>
q*alidade. c)
</line>
</par><par>
<line>
F***l*zação d* cliente: con*inua s*ndo mais fácil * econômic* manter clientes sati*feitos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
g*r*ntir sua fidelidade do qu*
</line>
<line>
tentar cap*ar um* nova clientela. Fideliza*ão do *lie*te
</line>
</par><par>
<line>
*ignifica atender o cliente de uma forma qu* ele este** "ma*s do que satisfei*o", e pre*supõe
</line>
<line>
não s* uso de *a*as- diretas e cartão *e fid*lidade, m*s tam*ém u* tratamento pr**iss*on*l
</line>
<line>
da* recla*açõe*. d) N*vas *orma* de venda: internet, car**o de cliente preferen*ial, ma*keti*g
</line>
</par><par>
<line>
direto, ex**lentes m*did*s ** comu*icação e v*n*a* *stão g*nhan**
</line>
<line>
cad* vez *ais
</line>
</par><par>
<line>
importância. *) Marca: uma *magem b*m
</line>
<line>
*efinid* e pr*dutos de *u*lidade tran**item
</line>
</par><par>
<line>
segu*a*ça. *) Tra*sparência
</line>
<line>
de mercado: o que se *s*er* sã* infor*ações co*ple*as
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
possibilida*e de faze* reserva* para todos os *rodu*os * instalações em u*a região.
</line>
</par><par>
<line>
Nota-se qu* * con*umidor, e neste
</line>
<line>
caso o
</line>
<line>
turist*, es** cada *ez mais conectado,
</line>
</par><par>
<line>
tecnol*gic*, *onsciente, respon*ável com a socied*de e meio ambie*te, ativo e p*rtici*ativo,
</line>
</par><par>
<line>
**rioso,
</line>
<line>
em b*sca de mais info*maç*o e
</line>
<line>
autent*cid**e e m**s adaptável à
</line>
<line>
inst*bilida*e do*
</line>
</par><par>
<line>
tempos a*uais, p*n*ando gl****mente e atuand* localme*te (EU*O*ONITOR, **18).
</line>
<line>
É vi*ível que *o longo das últimas décadas, as novas tecno*ogias t*m ge*ad* *m* série
</line>
</par><par>
<line>
de impactos t*n*o para gestores
</line>
<line>
de destinos, como
</line>
<line>
para os turistas
</line>
<line>
e residentes que
</line>
</par><par>
<line>
comp*rtil*a* o *esmo te**i*ório. De a*or*o c*m * r*latório Eu*omonitor (2018),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tecnologia e acessibilidade à in*ernet
</line>
<line>
t*r*o um
</line>
<line>
papel fundamental n*s tendências *lob**s *e
</line>
</par><par>
<line>
consumo, n* tur*smo e na gestã* *e des*i*os este cenário n** é *i*eren*e. Por isso, percebe-*e
</line>
<line>
a asc*nsão de merca*o do *urb.
</line>
</par><par>
<line>
Li, Ro*inson e *riade (2017) *essalt*m que nos
</line>
<line>
*ltimos 20 anos, as tecnologias
</line>
</par><par>
<line>
*isru*tivas levara* t**bém a m*danças na forma c*mo Destinati*n Management
</line>
</par><par>
<line>
Organisati*ns - D*Os gerenciam mar*eti*g e * destino. *egundo os autor*s, com o o
</line>
</par><par>
<line>
su*gi*ent* da intern*t, d* we* 2.0, e com o
</line>
<line>
aumento das te*nol*gias *óveis, t*r*a-se
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, *. 02, art. 3, p. *2-6*, fev. 2*2*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. T. R. Bittencour*, J. S. Go*es
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
possível e nece*sária uma inte*ação cada ve* maior d*sses organismos *om os co*sumi*ores,
</line>
<line>
inc*us*ve no *eio virtual p** *eio de siste*as div*rsos, se*a monitora*do o que é postado a
</line>
<line>
re*peit* do de**ino ou de u* even*o em redes sociais, seja g*ren*iando flu*o *e pess*as n*
</line>
<line>
d*st*no.
</line>
<line>
Rih*va et al. (2015) suge*e* que os clientes nã* estão *ais satisfeitos com uma *oa
</line>
</par><par>
<line>
e*periênci*. Em vez *isso, el*s procuram *ocriar va*or no proc*sso de
</line>
<line>
design, *ntrega
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
consumo. E neste con*exto,
</line>
<line>
nov*s h*bitos de cons*mo enquadrado* nos conceitos da
</line>
</par><par>
<line>
economia compartilhada
</line>
<line>
estão * surgir. Busser e Shulga (201*) reforçam,
</line>
<line>
por exemplo, que
</line>
</par><par>
<line>
*a economia colaborativa *e
</line>
<line>
hoje, em conju*t* com crescen*e **portância das mídias *
</line>
</par><par>
<line>
sociais, * valor como const*u*o re**ete pers*ect*vas soci*is, colaborativas e *ompartilhad*s. E
</line>
</par><par>
<line>
*sse* *fei*o* s*o ***tos nos difer**tes se*m*ntos de turism*, em espe*ial, n* âmbito
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
h*s*it**i*ade e na ex*eriência *e*e *o des*ino, c*mo *m todo.
</line>
</par><par>
<line>
*ada vez *ais, t**ist*s e anfitriões com**r*il**m e (re)produz*m v*lor **r m**o das
</line>
</par><par>
<line>
interaçõe* sociais prod*z*da* a par*ir *a We* 2.0. E isso corrob*ra co* o conc*i*o
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
c*criação pro*osto por Prahalad e Ramaswam* (200*). Souza, Kastenh*lz e B*rbosa (2016)
</line>
<line>
afirmam que a Web 2.0 fa*ilita * triangu*aç*o entre provedor da pla*af*rma-indivíduo-
</line>
<line>
anfit*ião-hóspede, e*tabelecendo interati*idade a*t*s, durante e pós-consu*o, o que contri*u*
</line>
<line>
posi*ivamente para * sistem* *onfi*nç*-reputaçã* e a *riaç*o *e va*or *ntre os partici*a*te*.
</line>
<line>
* Grupo Ho**l Ur**no Viagens e Tu*ismo S.A. p*ss** mais de *8 milh*es de u*uários
</line>
<line>
e já atendeu a mais de 1,6 milhões de pedidos de compra. S*gu*do o *** da com*anhia, no
</line>
</par><par>
<line>
ano de
</line>
<line>
2015 * e**resa *u*c* a inter*aci*nalizaç*o por meio da expansão par* A*é*ic*
</line>
</par><par>
<line>
Latina, esp*cificamente em paíse* *omo *o*ômbi*, Chil* México, *
</line>
<line>
com o o*jetivo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
diversificar me*c*do, redu*indo * risco de a e*pre*a se* afe*ada pela cris* ec*nôm*ca o
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Bra*il (SGRE*CI*, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo o *ofundador e pre*idente do Hot** Urbano, João R*cardo Mendes,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
empresa, que até o momento se concentr** na venda de diárias locais p*ra o p*bl*co
</line>
</par><par>
<line>
brasil*iro,
</line>
<line>
passará a co*tar com 406
</line>
<line>
m*l hotéis inte*nacionais
</line>
<line>
em sua plataforma, *m uma
</line>
</par><par>
<line>
ten*ativ* de aproveitar a demand* crescente por **agens ao e*ter**r.
</line>
<line>
O Hotel Ur**no está estudando 1* países ao re*or do *undo *m que *ode realizar
</line>
</par><par>
<line>
*m* e*pan*ão
</line>
<line>
d* site (STARTUPI, *017). "A n*ssa intern*cionalizaçã* é
</line>
<line>
basic*mente via
</line>
</par><par>
<line>
plata*orma, n** temos necessidade de ter u** op*ração f*si*a em ca*a país", disse
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
executi*o (STARTUPI, 2017). Ainda se*und* o fun*ador: "A g*nte vai começar a dar os
</line>
<line>
pr*me*r*s *assos rumo à internacionalização - e *ão ne*e*sariame*te pa*a a América Latina,
</line>
<line>
Re*. FSA, Ter*sina, v. 18, n. 02, art. 3, p. 42-6*, f*v. 2**1 www4.fs*net.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Estratégias ** Internacionaliz**ã*: Análise de uma Empresa do Setor de Turi*mo no Brasi*
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
vemos outro* mercados com bo*s o*hos - provav*lmente n* meio d* segundo *r**est*e do
</line>
<line>
ano que vem".
</line>
<line>
Ape*ar d* a internaciona**zação ter como base as plat*for*** digit*i*, o Hotel Urbano
</line>
<line>
tem c*mo obj*tivo s*guir 3 etapas para consolidação deste processo. Em entrevista à Revist*
</line>
</par><par>
<line>
*sto é Dinheiro (201*) o *residente *o Hotel Urbano r*la*ou q*e o *rimeiro
</line>
<line>
pas*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
estra*égia de in*ernaciona*izaç*o aconteceria e* breve. O Hotel Urbano vai começar a aceitar
</line>
</par><par>
<line>
r*se*vas
</line>
<line>
*e hotéis internac*ona**. As r*servas,
</line>
<line>
neste c*so, nã* serão feitas di*etame*te. O
</line>
</par><par>
<line>
Hotel Urbano fez par**rias *om 15 e*presas in*erna*ionais *ue serão responsáveis p**a
</line>
<line>
inte*mediação desses aco*dos.
</line>
<line>
Nes*a pri*eira et*pa, o processo de internacionaliz*ção segue o modelo do es*ági* 2
</line>
</par><par>
<line>
de U*psala que e*tabel*ce a
</line>
<line>
exportação por me*o de representan**s in***endentes
</line>
</par><par>
<line>
(JOHANSON; VAHLNE, 1977)
</line>
</par><par>
<line>
O segu*do passo do Hot*l Urbano se*á a cr*ação de uma platafo*ma multi-*diomas e
</line>
<line>
mu*t*moe*as at* o primeiro trimes*re *e 2018. *ssim, um americano que *ntre no *ite o v*rá
</line>
</par><par>
<line>
*odo em
</line>
<line>
*nglês. Os preços *o* hotéi* também e*tarão *m dólar. Dessa f*rma, o sit* *e
</line>
</par><par>
<line>
ad*ptará ao país e a moeda *e origem do consu*idor, iden**fica*do auto**tic*men*e o local
</line>
<line>
de **de ele a*essa a pl**aform*: "Hoje, t**os um tráf*go internaci*nal que nã* conv**temos
</line>
<line>
ainda *m *e*das", d*z Jo*o Ricardo (ISTO É DIN*EIRO, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
C om
</line>
<line>
rela*ão à segunda eta*a, o Hotel Urbano apresenta caraterísticas
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
i*ternacionalização re*a*ivas ao
</line>
<line>
que se denomina Empresa expor*ador*, p**s ai*d* e*tá
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
i*íc*o do processo, com sede * u*id*des o*eracionais somente no país de origem.
</line>
<line>
A *lt*ma etapa do projeto é a mais complex*: a abertu** de escritóri** em outros
</line>
<line>
p*í*es. Ness* fase, o plan* é te* presença fí*ica em tr*s del**. João Ricar*o, cont*do, não
</line>
<line>
re*ela o* no*es de *odos. *penas diz q*e o Chile **ve ser * primeiro a c*ntar c*m *ma
</line>
</par><par>
<line>
operação interna*io*al do Ho*el Urb*no: "Somados es*e* três países, eles
</line>
<line>
**pr*s*ntam um
</line>
</par><par>
<line>
*er*o *o tamanh*
</line>
<line>
do mercado brasileir*",
</line>
<line>
afirma o
</line>
<line>
presid**t* do H**B (*STO *
</line>
</par><par>
<line>
DINHE*RO, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
* *otel Urbano de acordo co* seu gestor at*nd*rá ao estágio 4 do modelo Up*sala
</line>
</par><par>
<line>
quan*o e*põe o objeti*o d* abr*r filia*s
</line>
<line>
em ou*ros países.
</line>
<line>
Com relaçã* às f*ses *e
</line>
</par><par>
<line>
inter*acio*alização, s*rá co**idera*a empre*a glob*l que *b*etiva obt*r v*ntagem *m termo*
</line>
</par><par>
<line>
de custos e receitas de
</line>
<line>
operações
</line>
<line>
ce*t*al**a*as em e*cala gl*bal (BARTL*TT; GHOSHAL,
</line>
</par><par>
<line>
1992).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. *2, art. 3, p. 42-62, *e*. 2*21
</line>
<line>
w*w4.fsanet.*om.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. T. R. Bittencourt, J. S. Gomes
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*om o cre*ci*ento do e-b*siness no mer*ado *mergente,
</line>
<line>
um *úm*ro de emp*e*as
</line>
</par><par>
<line>
*esse segme*to é motiva*o * considerar a implementa*ão de u*a es*raté*ia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
internacionaliz**ã*. A decisão de emprega*
</line>
<line>
u*a e*tr*tégia de internacio*ali*ação para
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
empresas de e-*u*iness a partir d* e*traté*ias emergentes é importante
</line>
<line>
para o
</line>
<line>
se*
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lvi*ento futuro.
</line>
</par><par>
<line>
A adequaçã* *o* *ec*rsos da empresa com bas* *a dime*são d* empres* e um n*vel
</line>
</par><par>
<line>
s*lari*l mais bai*o em termos de c*mpetitividade são fatore* i*portantes que ince*tivam
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
empresas de *iberco*ércio * esta*em *nvolvid*s n*m* estratégi* de *n*ernacion*l*z*ção.
</line>
</par><par>
<line>
Um dos grandes desafios na *xpans** das agên*ias de
</line>
<line>
viagem onli** n* Brasil é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**a*me*tação do setor de hotel*ri*, dif*cultando a co*t**t*ção e manute**ão de um *o*tfólio
</line>
<line>
extenso. Em qua*quer economia global, * pr*ce*so de int*rn*cio*aliza*ã* e a abert*ra de
</line>
</par><par>
<line>
*ercados são quest*es de fun*am*ntal relevân*ia. *ompeti*ividade u* requis*to para *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
in*erção internacional de *mpresas. S*r competiti*o envolve, entre o*tras co*s**, eficiê*cia de
</line>
<line>
preço, t***ol*gi*, embalagem, log*sti*a e *arketing. Produtivid*de, estrutura e inova*ão são
</line>
</par><par>
<line>
essenci*is *ara
</line>
<line>
alcanç*r competitiv*dade e projet*r e*presas
</line>
<line>
em term*s d* operaç**s
</line>
</par><par>
<line>
*nternacionais.
</line>
</par><par>
<line>
O Hote* Urbano
</line>
<line>
n* Bra*i* * considerado uma empresa que v*m al*an*ando
</line>
</par><par>
<line>
bons í*dices de faturamen*o e por esses número* almeja difundir seus n*gócios para fora do
</line>
</par><par>
<line>
paí*.
</line>
<line>
As *tap*s traçadas por seus gestore* indicam que há convergência* com os
</line>
</par><par>
<line>
procedime**os para o proces** *e internacionalização, mas que tudo a*nda está muito
</line>
<line>
incipiente.
</line>
</par><par>
<line>
De
</line>
<line>
acordo
</line>
<line>
co* o discurso do CEO, *oi percebid* qu* int*rnacionaliz*ção a
</line>
</par><par>
</page><line>
deve ocorrer in*cialmente por **io de r*s**vas em hotéis **t*rn**ionais com parcer*as que
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, v. 1*, n. 02, *r*. 3, p. 42-*2, fev. 2021 www4.fsane*.c*m.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*tratégia* de Internac*onalizaçã*: Análise de uma Empr*sa d* Setor de Tu*ismo no *rasil
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
inte*medi*r*o o processo, eta*a que *ossibilitará perceber com* s*o seus novos consu*idores
</line>
<line>
e parceiro* intern*cionais.
</line>
</par><par>
<line>
* ***et*vo em e**rar e* países *omo Colômbi*, Chile e México d*mo*s*ram
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*eocu*a*ão de at*ar em me*c*dos com *amiliar*da*e de l*ng*a, e de cul*uras, fa*ilitando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a*eitação do p**l*co-al*o.
</line>
</par><par>
<line>
O modelo de in*er*a*iona*izaçã* *e Uppsala é *quele qu* ma*s se encaixa n*s *ta*a*
</line>
<line>
previs*as pe*os *estores d* Hotel Urbano, **s ***ndo se *rata das *a*** da
</line>
<line>
internacio*alização perce*e-se que o objet*vo é q*e seja *ma empr*sa global.
</line>
</par><par>
<line>
*o* f*m, ap*s*r de o **tel Urba*o se* responsável p** moviment*r o
</line>
<line>
turismo
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Brasil, e apresentar n*meros proeminentes para uma e-c*m*erce, seu processo de
</line>
<line>
int*rn**ionalização *i*da está na fase inicial e muitas outras decisões podem ser to*adas por
</line>
<line>
seu* g*stores para **aboraç*o das *t**as a serem seguida*.
</line>
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*ustentáve*s
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mercado
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*óvel.
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2*15.
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Disp*n*vel
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F. T. R. Bitte*court, J. S. Gomes
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Como Ref*ren*iar este *rtigo, confor** ABNT:
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BITTENCOURT, F. T. R; G**ES, J. S. Est*atégi*s de Inte*na*ionaliza**o: Análise de uma E*pres*
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*o Setor de Turismo no *rasil. Rev. FSA, Teres*na, v.18, n. 02, ar*. *, *. 42-62, fev. 2021.
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Contr*b*ição dos Au*ores
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F. T. R. Bitten*ourt
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<line>
J. *. Gomes
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1) conce*ção e planejament*.
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X
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X
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<line>
*) aná*ise e interpr*tação d** dados.
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X
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X
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<line>
3) elaboração do rascunho ou na rev*são críti*a d* *onteúdo.
</line>
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X
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X
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<line>
4) partici*ação na apr*vação *a ver*ão final do *anusc*ito.
</line>
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X
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*
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Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 02, art. 3, p. *2-62, *e*. 2021
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www*.fsanet.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)