<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 04, art. 11, p. 191-20*, a*r. 2*21
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*21.18.04.*1
</line>
</par><par>
<line>
Habilidades de Linguagem e Pes*o*l-Sociais *e C*iança* *om Microcefal**: Avaliação p*lo
</line>
<line>
Denver II
</line>
<line>
*bili*i*s of Langu*ge and Person**-Soci*l in Child*en w*th Mic*o*ephaly: *valuation by the
</line>
<line>
Den*er *I
</line>
</par><par>
<line>
Maria Andréia ** *óbrega Ma*ques
</line>
<line>
Doutora em *sicologi* pela Univer*idade São Franci*co
</line>
<line>
*rofessora Adju*ta Nível I *a U*iversid**e Estad*al *o Piauí
</line>
<line>
E-mai*: m**dreiama*ques@yahoo.com.br
</line>
<line>
*l*ce Dolore* Magalhães C*rneiro
</line>
<line>
Mestra Psi*olo*ia da Saúde pe*a Un*ve*sida*e Uneatla*ta
</line>
<line>
*r*duação em *sic*logia pela Uni*ersidade Estadual do Piauí
</line>
<line>
Psi*óloga do Centro *n*e*r*do *e Rea*ili**ção - CEIR
</line>
<line>
E-mail: al*c*dolo*es@gmail.co*
</line>
<line>
Bruna Be**r*a Marques
</line>
<line>
Mestra em Biot*cnolo*i* e Atenção **s*ca e* Saúde Fa*uldade Int**ral Dife*encial
</line>
<line>
*raduação *m Psi*ologia pe*a Faculd*de Int*gral Dife**ncial
</line>
<line>
E-ma*l: bruna_b_marqu*s@ho*m*il.com
</line>
<line>
Leila Maria Al*e*da Roch*
</line>
<line>
Mestra ** Educa*ão pela Universidade *acion** de Rosário
</line>
<line>
Graduação em P*icologi* pela Universidade Estad*al do P*a*í
</line>
<line>
Psicólo*a do Centr* Int*g*ado *e Reabilitaç*o - CEIR
</line>
<line>
E-mail: leilapsi_*1@hotmail.*om
</line>
</par><par>
<line>
E*d*reço: M*ria Andréia da Nóbre*a Marques
</line>
</par><par>
<line>
U*iv**sidade *stadu*l do Pi*u*, João *abral - Matinha,
</line>
<line>
Edi*or-C*efe: Dr. Tonny Ker*ey de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Ter*s**a - P*, 64002-150. *rasil.
</line>
<line>
Rodri*ues
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: Ali*e Dolores M*galhães Carneiro
</line>
</par><par>
<line>
CEIR,
</line>
<line>
Av.
</line>
<line>
Hig*no
</line>
<line>
*un*a, 1515
</line>
<line>-</line>
<line>
Ilhotas,
</line>
<line>
Teresina
</line>
<line>-</line>
<line>
P I,
</line>
<line>
Ar*igo re*ebi*o
</line>
<line>
em 12/03/2021. Última
</line>
<line>
versã*
</line>
</par><par>
<line>
64014-220, B*asi*.
</line>
<line>
recebida *m 22/03/2021. Aprovado em 23/03/20*1.
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: *runa Bezerra Marques
</line>
</par><par>
<line>
Faculda*e **te*ral Dife**nci*l, R. *e**rinário B*gyja
</line>
<line>
A*aliado p*lo sistema T*i*le Revi*w: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Brito, 1354 - *o*t*, Teresina - PI, *4052-410, Brasil.
</line>
<line>
*e** E*i**r-Chefe; e b) Dou*le Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
En*er*ço: Le*la Maria *lmeida Ro*ha
</line>
<line>
(aval*ação cega por dois avaliadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
**IR,
</line>
<line>
Av.
</line>
<line>
Higino
</line>
<line>
Cun*a, 1515
</line>
<line>-</line>
<line>
Ilhotas,
</line>
<line>
Teresina
</line>
<line>-</line>
<line>
P *,
</line>
</par><par>
</page><line>
6*014-220, B*asil.
</line>
<line>
Revi*ã*: G*amatical, Normativa e de Forma*ação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. N. *a*ques, A. D. M. Carneiro, B. B. *arques, *. M. *. Rocha
</line>
<line>
192
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Avaliar *
</line>
<line>
des*nvolvimen*o d* área pesso*l-social e d* área de *i*gu**em e *s *a**lidade*
</line>
</par><par>
<line>
des*a* *rea* de c*i*nças *om mi*rocefalia,
</line>
<line>
*o* * utiliz*ção do *este de **i*gem
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Dese*volvimento de Denver II. E*tudo exploratório transversal e a*álise descritiva,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
aborda*em quantitativa, realizado no Cen*ro Int*grado de Reabilitaçã* (CEIR), loca*iza*o em
</line>
<line>
Te*e*ina-P*. A amostra constituiu-s* *e 61 *rianças de *té 3 anos de id*de diagnosticadas com
</line>
<line>
microcefalia r**acionada à infecç*o pelo vírus Zika e a o*tras e*iologias infecci*sas - sífilis,
</line>
</par><par>
<line>
toxoplasmose,
</line>
<line>
rub*ola, cit*meg*lovírus e herpes (STORC*). A parti* da avaliaç*o pelo
</line>
</par><par>
<line>
Denv*r II, a *édia *a amos*ra na área pessoal-soci*l foi 2,59 e a média na *re* de linguagem
</line>
</par><par>
<line>
*oi
</line>
<line>
2,51, evidenciando *traso do
</line>
<line>
des*nvolvimento n*s duas áreas av*liadas,
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
prepond**ância de atra*o na
</line>
<line>
área pess*al-social. Os resultad*s *viden*i*m
</line>
<line>
atraso
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv*mento de
</line>
<line>
t*das as habilidade* ava*i**as na amostra, ta*to da á*ea social-*essoal
</line>
</par><par>
<line>
*omo da área de linguage*. Qu*n*o ao *so do test* Denver II com ess* po*ulaç*o, neste
</line>
</par><par>
<line>
estu*o, a*ém de *valiar a* ár*as pessoal-soci** e de ling**gem, também for*m *nalisadas
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
ha*il**ades de cada uma d*s*as áreas, identificando s* o desenvolv*mento estava "*ormal" ou
</line>
<line>
*om "atraso", c*ns*der*ndo a i*ade e os indic*tivos *o teste.
</line>
<line>
Palavras-ch*ve: De*en*olv*mento Infan*il. Ling*agem. *o*ialização. V*r*s Z*k*.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
</par><par>
<line>
To eva*uate the d*velopm*nt of
</line>
<line>
the p*rson-social area and of *he languag* area and
</line>
<line>
* he
</line>
</par><par>
<line>
habilities of these **eas in child*en with m*crocefalia, with the use of Denver De*elopment
</line>
</par><par>
<line>
S*reeni** Te*t II. Tranversa* explor***ry stu*y
</line>
<line>
and des*riptive study, of q*anti*a*ive
</line>
</par><par>
<line>
app*o*ch, *erf*rmed *t *he Integrated Center of Rehabil*tation (CEIR, in **rtuguese), locate*
</line>
<line>
in Teresina-*I. Th* sampl* *o*sisted of 6* children *p to 3 years of ag* di*gnosed with
</line>
</par><par>
<line>
microcephaly *ela*ed to Zi*a
</line>
<line>
virus infe*tion and ot**r infec*ious eti*logie* - syphilis,
</line>
</par><par>
<line>
toxoplasmosis, rubel*a, cyto**galovirus a*d herp*s (***R*H). *rom t*e *valia*ion by
</line>
<line>
th e
</line>
</par><par>
<line>
De*ver *I, t** sample's av*rage
</line>
<line>
in the person-social area w*s 2.*9 a*d the
</line>
<line>
avarage in
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
language *rea was
</line>
<line>
2.51, h*ghlighting delay
</line>
<line>
of t*e *ev*lop*ent in the t*o
</line>
<line>
e*alu*t** areas,
</line>
</par><par>
<line>
with del*y
</line>
<line>
*reponderance
</line>
<line>
in the *ersonal-social area. *he *e*ults ev*den*e delay in
</line>
<line>
* *e
</line>
</par><par>
<line>
d*v*lopment of *l* habilities appra*sed ** *** sample, *oth in the personal-soc*al range as in
</line>
</par><par>
<line>
the language range. As to t** use of the D**v*r II tes* with thi*
</line>
<line>
po*ula*i**, in
</line>
<line>
thi* s*udy,
</line>
</par><par>
<line>
bey**nd evaluat*ng the personal-socia* and langua** ar*a*, wer* analyse the habil*ties of ea*h
</line>
<line>
one *f these area*, *dentifying *f the develo*ment was "re*ula*" or *i*h "d*lay", considerin*
</line>
<line>
*h* age and the tes* i**icator*.
</line>
<line>
Keyw*rds: *nfanti*e Dev**o*ment. Langu**e. Soci**ization. Zika Virus.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Te*es*na, v. 18, n. 04, *rt. 11, p. 191-205, ab*. 2021
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/r*v*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Hab*lidades *e Lin*uagem e Pesso**-S**iais de *rianças com Micro*efali*: Ava*iação pelo *enver *I
</line>
<line>
*93
</line>
</par><par>
<line>
* *NTRO*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O termo microcef*lia *efere-se a uma
</line>
<line>
c*n*içã* clín**a na
</line>
<line>
qual o c*ânio d*
</line>
<line>
*rian**
</line>
</par><par>
<line>
apresen*a-*e m*n*r
</line>
<line>
se comparado aos da* demais crianças
</line>
<line>
**m *dade * se*o si*il*res
</line>
</par><par>
<line>
(BRASIL, 2*16). *s m*croce*ali** *ão class*ficadas de *eve * severa, de acordo com a medida
</line>
</par><par>
<line>
do perímetro cran*ano d* feto ou recém-nascido (BRASIL, *015). Em alguns achados
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
microcefalia, o cére*ro
</line>
<line>
menor *epercute negativ*me**e na vid* d*ssas
</line>
<line>
c*ianças (*RASIL,
</line>
</par><par>
<line>
20*6). D* f*r*a ger*l, o progn*sti*o *euro*ógico da criança *om microcefal*a ass**ia ma**r
</line>
<line>
*rav**ade a um *a*or comp*ometimento do de*en*olv*me*to ne*ro*sicomotor (BRASIL,
</line>
<line>
2015).
</line>
<line>
São vário* os f**o*es etiológicos *a *icrocefa**a, incluindo os ge*éticos e os
</line>
<line>
a*bientais. Quant* *os fato*es *e*étic*s, são re*on*e*idos em *orno de 16 genes as*ociado*
</line>
</par><par>
<line>
*o apare**ment* da microce*a*ia. Dentr* os fatores *mbientai*, te*-se infecç*o a
</line>
<line>
pelo v*rus
</line>
</par><par>
<line>
Z*k*, a*ente eti*lógico tra*smit*do por mosquitos do gênero Aed*s. O pico epid*mi*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*nfe*ão por ess* vírus *oi re*onhecido no Brasil, entre 2013 e 201*. A *ntrada desse *írus no
</line>
</par><par>
<line>
país
</line>
<line>
pare*e ter
</line>
<line>
o**rrid* partir dos esta*os d* Norde**e sua dispersão co*nci*e
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
e
</line>
<line>
com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*umento da in*idência do* casos de micro*e*alia em cria*ças *e **munidad*s infestadas pelo
</line>
<line>
*edes aegyp*i (CAM*RG* JÚN*OR, 2016). Segun*o Va**as e* al. (2016), constat*u-se
</line>
<line>
aum*nto i*esper*d* *a ocorrência de microcefalia, principalme*te em Pern*mbuco, me*iant*
</line>
<line>
confirma*ã* de 4* casos em c*ianças *as*idas * *art*r de agosto d* 2015.
</line>
</par><par>
<line>
*es** perío*o, *nquanto p*of*ssionais de saúde e pesquisadores observava*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
a*sociação *n*re a i*fecção pelo Zika ví*us durante a g*staç*o * as m**f*rmações congên**as
</line>
<line>
*os fetos e **s *ec*m-*ascidos, * Min*s*éri* da Sa*de, de for*a emer*encial, lançou
</line>
<line>
orient*ções e protoco*os de vig*lância e aten*ão à saúde. *ssas açõ*s gover**mentais
</line>
</par><par>
<line>
voltar*m-se *specialme*te para o combate
</line>
<line>
*o vetor do Zi*a víru*, * monitoramento de
</line>
</par><par>
<line>
gestantes, o
</line>
<line>
acompanhamento de crian**s par* ide*tif*cação de alterações congêni*as e pa*a
</line>
</par><par>
<line>
estimulação precoce.
</line>
<line>
Dentre esses *rot*co*os, o *e at*nção à sa*de e resposta à oc**rênc** *e micro*efalia
</line>
<line>
relac**na*a à infecção *elo Zika vír*s orienta que to*as as crianças c*m confirma*ão de*sa
</line>
</par><par>
<line>
malformaçã* congênit* dev*m ser encami*hadas para *stimulação pre*oce, em se*viç*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
reabilitação, dev*ndo per*an**er *o atend*me*to até os 3 ano* de i*ade (BRASIL, 2015). As
</line>
<line>
a**es de vigilância e at*nç*o à saúde operacionaliz*das pe*o Sistem* Ún*co de Saúde (SUS)
</line>
</par><par>
<line>
*nv*lvem procedimentos para o monit*ramen*o da* a*tera**es no c*e*ci*ento e
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
des**volvimento partir da *es*ação a
</line>
<line>
até 3
</line>
<line>
anos
</line>
<line>
de ida*e *as crianças com
</line>
<line>
micro**f*l*a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esina *I, v. 18, n. 04, art. 11, *. 19*-205, abr. 2*21
</line>
<line>
www4.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. N. Marques, A. D. M. Carneiro, B. B. Marques, L. M. A. Roch*
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
rela*ionad* à *nfecção *el* vírus Zika, e també* das cri**ças com malforma*õ*s cong*nitas
</line>
<line>
associ*das a outra* etiol*gias inf*cciosas que dentr* sua* c*mp*icações est* a *icrocef*lia.
</line>
<line>
Embora crianças t*nham padrões comuns de d*se*vol*im*nto, é relev*nte consi*erar
</line>
</par><par>
<line>
*ue elas, desde o nascim*nto, *presentam diferen*as *ue reflet*m t*nto influências
</line>
<line>
inatas
</line>
</par><par>
<line>
co*o
</line>
<line>
ambi*ntais. No caso de crianças com micro*efalia, somam-s* a *ss*s diferenças
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
r*pe*cussões
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
su*s alterações c*rebr**s. ** repercussões no desenvolv*mento infantil
</line>
</par><par>
<line>
*ssociadas à microcefalia estã* re*acionad*s
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
déficit intelectual, epilep*ia, à par*lis*a à
</line>
</par><par>
<line>
cere**al, a* atraso n* d*senvol*im*nto *e linguage* e/ou mot*r, *o e*tra*ismo, às desorden*
</line>
<line>
oftalmológica*, cardíacas, renais, do trato *r*nár*o, entre *utr*s (BRU*ONI et al., *016).
</line>
</par><par>
<line>
Segu*d* Boletim Epidemiológico 45 da Se*re*a*ia d* Vigilância em S*úde
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Minist*ri* d* Sa*de, a*é a S**an* Epidemio*ógi*a 35, de 2018, segundo *ados extraídos do
</line>
</par><par>
<line>
RESP-M**rocefali*, de 14 de setemb*o de ***8,
</line>
<line>
dos 3.25* ca*os confirmados no B*asil
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*rianças co* alt*raç*es *o cresc*ment* e no desenvolvime*to, possivelmente re*aciona*as
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
in*ecção pelo vírus Zika * outras
</line>
<line>
etiologias infeccio*as,
</line>
<line>
2.062 er*m casos confirmad*s
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Nordeste * 115 *ram *aso* confirmad** no Piauí (BRASI*, 2018).
</line>
<line>
O cuidado à saúde da *riança e o a**lhi*ento a su*s famílias *os *rimeir*s anos d*
</line>
</par><par>
<line>
vida são
</line>
<line>
essenciais *ara a promoção d* saúde, * p**ve*ção *e agr**os e a
</line>
<line>
identifica*ão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*trasos no desenvolvimento neuropsi*omotor. Ademais, os p*imeiros ano* é a fase em q*e a
</line>
<line>
formação d* h*bilidade* prim**diais * a *lasti*idade neuronal estão fo*t*m**** pres*ntes, que
</line>
</par><par>
<line>
influenci*rão
</line>
<line>
sob*em*neira o
</line>
<line>
desenvolvi*ento *n*antil, que engloba o cresc*me*to físic*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
m**ura*ão neurológica, o desenv*lvim*n*o
</line>
<line>
comportamental, sen*orial, *ogni*ivo e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ling*a*em, **sim c*mo a* relações socioafetivas (BRASIL, 2016).
</line>
<line>
O *pare*imento e a amp*iação *a linguagem si**li*am a interação *xistente entre
</line>
</par><par>
<line>
*odos os aspectos do
</line>
<line>
desenvo*vime**o, pois, à medida que as estrutu*a* fís*cas ne*essárias
</line>
</par><par>
<line>
para produzir *s sons ama*urecem e que as cone**es neurais *ecessárias para associar som e
</line>
<line>
signi*icado estão ativadas, a int*ração social com os adul*os introduz os bebês na *ature*a
</line>
<line>
comunicati*a *a ***a (PA*ALI*; OLDS; FEL*MAN, 2006). Nesse contexto, as interações
</line>
</par><par>
<line>
sociais si*gu*ares de cada criança co*tr*buem para seu desenvolvimen**, de modo ****l,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
para a *x*res*ão da linguag**, de forma m*is espe*ífica.
</line>
</par><par>
<line>
N* qu* se refere à sín*rome congênita por infe*ção pe*o v*rus Zika, ainda nã* se tem
</line>
<line>
co*h*cimen*o pleno sobre to*as as suas manifestações, contudo, ess* sínd*ome é *econh*cid*
</line>
</par><par>
<line>
como uma con*ição
</line>
<line>
bio*óg*ca
</line>
<line>
de risco para o des*nvolvimento infantil, po*end* *ausar
</line>
</par><par>
<line>
desor*ens *erma*en*e*, c*mo a* a*terações sen*oriomotoras * *fetar * aqu**ição
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
hab*lidades e *os marcos do des*nvolvi*ento n*uropsicomotor. Dessa forma, *á
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Ter*sina, v. *8, n. 04, art. *1, p. 19*-2*5, abr. 2021 www4.fsanet.com.br/r*vi***
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Habilidades de Ling*agem e Pessoal-Socia*s *e Crianç*s com Mi*rocef*l**: Av*liação p*lo Denv*r II
</line>
<line>
195
</line>
</par><par>
<line>
recom*ndaç** *o
</line>
<line>
acomp*nhamento do cresci*ento e de*envolvimento n*urops*c**otor
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
criança* acome*i*as por essa sínd*ome, com * sem alter*ções aparentes (BR*SIL, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
Nessa perspectiva, * imprescindível a avaliaçã* de
</line>
<line>
aspectos do d*senvol*imento *a cr*ança
</line>
</par><par>
<line>
nos prime*ros a*o* de vida p*ra possibilitar esti*u*ações p*ecoc*s p*anejadas, buscan*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
promoção do dese*volvi*ento, inc*ui*do as áreas motora, sens*rial, per*epti*a,
</line>
</par><par>
<line>
*roprioc*ptiva, *ing*ística, cognitiva,
</line>
<line>
emoc*o*al * social, de*ende*tes ou *ão da maturação
</line>
</par><par>
<line>
do Sistem* Ne*voso Centra* (B*ASIL, *015, 201*).
</line>
<line>
Ro*rig*es (2012) descreveu, e* seu estudo, as esca*as que comumen*e são utilizadas
</line>
<line>
*ara avaliar o d*s*nvolvimento in*antil, realç*ndo *ua validad* pred**iva e a contribuição na
</line>
<line>
or*anização d* progr**as de *stimulação pr*coce. Os instru*entos de avaliação descritos
</line>
</par><par>
<line>
pel* autora foram as *scalas Bayley de Desenvolvimento Infantil, a **cal*
</line>
<line>
*o De-
</line>
</par><par>
<line>
senvolvimento do B*bê ** prim*iro ano de
</line>
<line>
vida, o Teste Denver, a Escala de Avaliação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Desenvolvimen*o P*i*omo*or Infantil (EA*P), * Alberta I*fan* Motor Scale (AIMS),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Movement Asses*ment
</line>
<line>
Infant (MAI) e o Inventário *ortag* O*e*acionaliz*do. *entre
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
instrumen*os úteis que ** propõem * a*aliar e a ac*mpan**r o desenvolvimento *a *inguagem
</line>
<line>
e da cognição de *ria*ças entre 0 e 3 anos em estim*laçã* precoc*, as "Dire*rizes de
</line>
<line>
estimulação precoce", do Ministério da Saúde (BRASIL, 2016) cita* a Escala Bayley de
</line>
</par><par>
<line>
D*senvol*im*nto
</line>
<line>
In*a**il, *est* de Triagem de Desenvolvimento De*ver I*, Escala de
</line>
</par><par>
<line>
A*uis*çõ*s *niciais de Fala e Linguagem.
</line>
<line>
O *env*r *I é *m tes** in*icado para av*liar * *esenvo*vimento *e c*iança* com idade
</line>
<line>
entre 0 a 6 ano* (R**RIGUES, 2012; BRAS*L, 20*6), inclusiv* daquelas com alteração d*
</line>
<line>
cr*sc*mento/desenvolviment* neuropsi*omotor (BRA*IL, 2017). Esse teste tem sido util*zado
</line>
<line>
*ara av*lia* crianças com **crocefa*ia a*sociada ao vír*s Zika (FLOR; GUER*EIRO;
</line>
</par><par>
<line>
ANJOS, 20*7; AVELI*O; FERRAZ, **18; ALVES e* al., 2018). As
</line>
<line>
habilidad*s ava*ia*a*
</line>
</par><par>
<line>
pelo* it*ns do Denver II con*ideram * *erfo*mance d* *ma série de tare*as *pro*ri*das p*ra
</line>
</par><par>
<line>
i*ade
</line>
<line>
*m
</line>
<line>
quatro á*eas *o desenvolvim*nto *nfantil: pesso*l-s*cial, motor fino *daptativ*,
</line>
</par><par>
<line>
linguagem e m*t*r-grosseiro.
</line>
<line>
Na* definições operac*onais *o Ministério da *aúde (BRASIL, 2017, p. 23), **m-se
</line>
<line>
que, *ara n**ificação, i*vest*gaç*o, clas*ificação e *com*anh*mento de fetos, recém-*a*cid*s
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
c**ança*
</line>
<line>
co*
</line>
<line>
alt*ração
</line>
<line>
do
</line>
<line>
cr*sci*ento/d**envol*imento
</line>
<line>
neur*psico*otor,
</line>
</par><par>
<line>
*n**pendentemente d* **stór*co clínic* *e infecção *a gestação, deve-se u*iliza* a "[...] e*c*la
</line>
</par><par>
<line>
de De*v**
</line>
<line>
disponív*l na Cader*eta da cria*ça". Dessa
</line>
<line>
forma, existe concor*ância
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
indicaç** do Tes*e d* Triagem
</line>
<line>
de Desenvo*vime*to De*ver II para o a*om*anhamento
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
dese*volvimento infan**l (RODRIGUES, 2012; BR*SIL, 2016, *017).
</line>
<line>
Re*. FSA, Teres*na PI, v. 18, n. 04, art. *1, p. 191-205, abr. 20** www4.fsanet.co*.br/re*i**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. *. M*r**es, A. *. M. Ca***iro, B. B. Marques, L. M. *. Rocha
</line>
<line>
196
</line>
</par><par>
<line>
Com o objetivo ** avaliar o desen*olvimento
</line>
<line>
ne*ropsicom*tor de r*cém-nascido*
</line>
</par><par>
<line>
portadores de microcefa*ia associada ** vírus Zika, Flor, Guerre*ro e Anjos (2017) realizara*
</line>
<line>
uma **squisa *bservacional, de cor*e transversal, com análi*e descritiva, po* mei* da revi*ão
</line>
<line>
de dados em pr*n**ários, com am*stra por conveniênci* composta por 22 casos de lactentes
</line>
</par><par>
<line>
recém-nascido* c*m microcefalia * que estavam s**d* ac*mpan**dos no
</line>
<line>
ambulatório de
</line>
</par><par>
<line>
*is*oterapia do Hospital Gera* Robe*to Santos, em *alvado* - B*. Na avaliação por meio do
</line>
</par><par>
<line>
teste *en*er II, foi poss*ve* o*servar at*asos
</line>
<line>
importa**es nos **a*ro aspectos d*
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento neurop*i*omo*or ava**ados pelo teste (pessoal-social, *oto* fino a*apta*ivo,
</line>
<line>
li**u*gem e motor-grosseiro), com maior compro*e*imento no *uadro *o*or dos re*é*-
</line>
<line>
nascidos.
</line>
<line>
*velino e Fer*az (2018) re*lizaram e*tudo observacional, d* cor** **ansvers*l e análise
</line>
</par><par>
<line>
de*cri*iv*, com o objetivo de dete*tar at**sos no desenvolvimento neur*psicomotor
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
crianças a**metida* no perí**o *r*-natal pelo Zi*a Vírus p*r meio *a *nf*c*ão mater**.
</line>
<line>
Foram avaliada*, co* o teste d* Denver II, 8 crianças pertenc*nte* à Asso*i*çã* de Pais de
</line>
</par><par>
<line>
Anjos
</line>
<line>
d* B*hia, em Salv*dor - BA. Os resu**ados ap*ntaram q** *s crianças fo*a*
</line>
</par><par>
<line>
*las**fic*das com atraso em *od*s os aspecto* avaliados pel*
</line>
<line>
teste. A
</line>
<line>
preponderância no
</line>
</par><par>
<line>
**raso do *e*env*lv*mento foi no aspecto motor gr*sso, seguido do motor fino e teve m*n*s
</line>
<line>
atraso n* linguagem * no aspecto pes*oal-social.
</line>
<line>
O **tudo de Alves et *l. (2018) foi realiz*do *om 24 *rianças com síndrome congêni*a
</line>
</par><par>
<line>
*o Zika, nascidas com microcefalia dura*te o
</line>
<line>
su*to de Zika, no
</line>
<line>
Br*s**, em 2015,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
acomp*nh*dos no **s*ituto de M*dicina I*tegral Pro*essor F**nan*o *igueira (IMIP),
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
Re*if* - PE. As crianças
</line>
<line>
fora* *valiadas pelo Den*er II durante o se*undo ano de
</line>
<line>
vi*a. A
</line>
</par><par>
<line>
aval*aç*o mostrou qu* toda* as crianças apre*en*aram comprometimento no des*nvolvi*ento
</line>
</par><par>
<line>
neuropsicomotor. Das quatro áreas avali*da* pe*o teste, o maior
</line>
<line>
comprometimento
</line>
<line>
foi
</line>
</par><par>
<line>
observ*do na área d* lingua**m e o menor comprometiment* na *rea pessoal-so*i*l.
</line>
<line>
O te*te *enver II t*m sido u*ilizado para *v*liar o des**volv*mento neur*psicomoto*
</line>
<line>
d* crian*as c*m microcefalia r*lacionada *o vírus Zika. *ian*e disso, este estudo propôs, com
</line>
<line>
a utilizaç*o do *enver II, avaliar o desenvolvimento das área* pessoal-s*c*al e de li*g*agem,
</line>
</par><par>
<line>
e, ma*s especifica*ente, de hab**idades d* c*da um* dessas áreas
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
desenvolvi*ento
</line>
</par><par>
<line>
neu*opsicomotor, de crianças co* microcefalia e ou*ras *ti*logias infecciosas.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*re*in*, v. 1*, n. 04, art. 11, p. 191-205, abr. 2021
</line>
<line>
ww*4.*sa*et.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Habilidades de *ing*age* e *essoal-Socia*s d* Criança* com Mic**cefalia: *v*liação pelo *enver II
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
Objetivo
</line>
</par><par>
<line>
**aliar o dese*volvimento da *rea pe*soa*-social e
</line>
<line>
da área de linguag*m,
</line>
<line>
* as
</line>
</par><par>
<line>
hab*lid*des dessas áre*s, de *rianças com m*croce**lia *e***iona*a à i*f*cção *elo vírus Zika
</line>
<line>
e ou*ras et*ologias infecciosas, com a utilização do Tes*e de T*ia*em de Desenvolv*mento d*
</line>
<line>
Denver *I.
</line>
<line>
2 M*TO*OLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
Trata-se de um *studo *xploratório transversal e de análise d*scritiva,
</line>
<line>
de abordagem
</line>
</par><par>
<line>
quantit*tiva, **alizado no Centro Integrado de *eabilitação
</line>
<line>
(CEIR), localizado em Teresina-
</line>
</par><par>
<line>
PI. Nesse c*ntro de referê*cia em *eab*lita**o, s*o at**didas
</line>
<line>
cr*anças com *icrocefalia
</line>
</par><par>
<line>
relacionada à infecção pelo vírus Zika e por *utras
</line>
<line>
etiolo**as in*ecciosas - sífi*is,
</line>
</par><par>
<line>
toxoplasmose, rubéola, citomeg*lovír** e herpes (ST*RCH).
</line>
<line>
P*rtici**ram 6* crianças diagnost*cadas com mic*ocefalia relacionada à infec*** pelo
</line>
<line>
vírus Z**a e outras etiologias infe*c*osas, a*endidas *el* CEIR. O tipo de amostrage* foi não
</line>
<line>
probabilístico por conve*iência. At* sete**ro de 2018, havia *15 casos confirmados no Piauí
</line>
<line>
de *rianças co* alterações no cres*imento e no dese*vo**imento, possiv*lmente relacionadas
</line>
<line>
* infec*ão pe*o víru* Zika e outras etiologia* i*fecciosas (BRASIL, 201*). Dessas crianças,
</line>
<line>
77 estavam em *te*dimento no C*IR, em Te*esina (www.ceir.gov.br).
</line>
<line>
*s c**térios de *nc*usão de par*icipa*tes no estudo foram: a crian*a *os*uir at* 3 a*os
</line>
</par><par>
<line>
de idade e
</line>
<line>
*er recebido diagn**tic* d* microcefa*ia r*lacionada à
</line>
<line>
*nfecção pelo
</line>
<line>
vírus Zi*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
o*tras
</line>
<line>
etiolog*as inf*c*iosas. O critério de ex*lus*o foi o(a) responsável manifest*r
</line>
<line>
rec*sa
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
partici*ação ou para *ssinar o Termo *e C*nse*timento Li*re * E*clar*cido.
</line>
<line>
A coleta de dados foi rea*iz*da a*ós ap*o*ação do *rojeto de pe*quisa pel* Comitê d*
</line>
<line>
É*ica do Hosp**al Getúlio Var*as (CAAE: 76854417.1.0*00.5613), med*ant* *arecer nº
</line>
<line>
2.284.296 (Teresi*a-PI, 19 de **tembro de *0*7), p*rtanto, *t*nde*do aos aspectos *ticos da
</line>
<line>
Resolução 466/12 do Conselho N*cio*al de Saúde. Os dados for** *olh*dos n* período 16 de
</line>
<line>
ou*u*ro *e 2017 a 24 de agosto de 2018, após assinatura, pe*o(*) responsável da criança, do
</line>
<line>
T*rmo de Conse*time*to L*vre e Esclarecido que con*empla *nfor*ações so*re a re*lização
</line>
</par><par>
<line>
do
</line>
<line>
*stu**, assi* como a i*e*ti*i*ação
</line>
<line>
d*s pes*uisa*oras, riscos,
</line>
<line>
benefício* * carát*r
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
confidenci*lidade, a*ém dos telef*nes para co*tato das
</line>
<line>
pesquisadoras pa*a que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*esp*nsáveis *ossam *nt*ar
</line>
<line>
em cont*to em caso de eve*tuais questionament*s e/ou *úvidas
</line>
</par><par>
<line>
*obre a veracida*e deste estudo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, *. *8, n. 04, *rt. 1*, p. 191-205, abr. 2021
</line>
<line>
**w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. N. Mar*ues, A. D. *. C*rneiro, B. B. Marques, L. M. A. Ro**a
</line>
<line>
198
</line>
</par><par>
<line>
Para a av*liação das áreas pessoal-social e de lingua*em, e habili**des dessas áre*s,
</line>
<line>
f** utilizado o Test* de Triagem de D*s*nv*lv**en*o de D*nve* II, m*diante *uest**namentos
</line>
<line>
*e*li*ados ao(à) respo*sá*el d* cada criança *articipante. O Denver II f*i elaborado *ara se*
</line>
</par><par>
<line>
utilizado e* a*aliaçã*
</line>
<line>
do desenvolvimen*o *e crianças de 0 a 6 ano*. É
</line>
<line>
*ompost*
</line>
<line>
por 125
</line>
</par><par>
<line>
it*ns, dividi*os na* *rea*: pe*soa*-s**ial, motor fino ada*tativo, linguagem * motor-grosse*ro.
</line>
</par><par>
<line>
Cada *m dos itens **alia uma habilidade espec*fica *e uma *rea do
</line>
<line>
*esen*olvimento e
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
class*f*cado
</line>
<line>
em: norma*, *autela ou a*ra*o. Normal: quan*o a c*i*nça **ecuta *tividade
</line>
</par><par>
<line>
prevista para a idade. C*utela: quando * crian*a *ã* executa ou recu*a-se * *ea*izar atividade
</line>
</par><par>
<line>
que já é feita por *5 a 90%
</line>
<line>
das criança* de mesma idade. A**aso: qu*ndo a crianç* nã*
</line>
</par><par>
<line>
executa ou rec*sa-se * realiz*r atividade que j* é e*ecutada por ma*s de 9*% *os q*e têm sua
</line>
<line>
*dade. No es*udo, f**am a*licados itens d* Denver II que a**liam habil*dades da área pessoal-
</line>
<line>
social e *tens q*e a*alia* habilidad*s da *rea de lingu*gem.
</line>
<line>
Neste es*udo, para facilita* a descri*ão dos *es**tados, os itens do *en**r II q*e
</line>
</par><par>
<line>
avaliam as ha**lidades
</line>
<line>
pess*al-sociais foram
</line>
<line>
nume*ados
</line>
<line>
d* 1 até
</line>
<line>
25: i*em 1 = observa *m
</line>
</par><par>
<line>
rosto; it*m 2 = sorrir *m resposta; i*em 3 =
</line>
<line>
s*rr*r esp*ntanea*ent*; *tem * = o*se*va sua
</line>
</par><par>
<line>
pró*ria *ão; item 5 = tent* alcançar um
</line>
<line>
brinquedo; item 6 = come sozinh*; item * = bate
</line>
</par><par>
<line>
palmas; item 8 = mostra o que *uer; ***m 9 = dá "tchau"; it*m 10 = joga bola com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
examinador; item 11 = imita a ação de uma pess*a; item 12 = beb* em um* xíca*a *u c*po;
</line>
<line>
item 13 = ajud* em casa; ite* 14 = usa **lher / g*rfo; it*m 15 = r*tira uma vestimenta; item
</line>
<line>
1* = "alim*nta" uma b**eca; item 17 = veste-se co* supe*visão; item *8 = e*cova os dentes
</line>
<line>
com aju*a; item 19 = lava * sec* as mã*s; item 20 = fala o nom* d* amigos; item 21 = veste
</line>
<line>
u*a cam*seta; item 22 = *este-se sem aj**a; item 23 = joga jogos de mesa; **em 2* = escova
</line>
<line>
os d*nte* sem ajud*; e item 25 = pr*para refeição.
</line>
<line>
*a*bém for*m n*merados os ite*s do *en*e* II *elacionad*s às habil*da*es d*
</line>
<line>
lingu*ge*, d* 26 até 64, a saber: 26 = reage ao sino; 27 = voc*li**; 28 = f*l* OOO / AAH; 29
</line>
<line>
= riso / ga*galhada; 3* = grita; 3* = volta-se para o som; 32 = volta-se para a voz; 33 = sil*bas
</line>
<line>
isoladas; 34 = imi*a sons; 35 = duplica s*labas; 36 = co*b*na s*l*bas; 37 = jargão; 38 = **pá
</line>
<line>
o* ma*ã - es*ecífico; 39 = 1 p*lav*a; 40 = 2 pa**vras; 41 = * *a*avras; 42 = 6 palavras; 43 =
</line>
<line>
aponta 2 figuras; 44 = combina pal**ras; 45 = nome*a 1 fi*ura; 46= a*onta 6 partes d* corpo;
</line>
</par><par>
<line>
47 = a*on*a 4 f**uras; 48 = 5*% de intel**ibilidade
</line>
<line>
da fala; 49 = nomeia 4 *iguras; 50 =
</line>
</par><par>
<line>
reconhe*e 2 ações; 51 = compreen*e 2 a*j*tivos; 52 = *omeia 1 cor; 53 = define objetos 2
</line>
</par><par>
<line>
**l* uso; 54 = *onta * *loco; 55 = de*ine
</line>
<line>
3 *bjetos pelo uso; ** = *ec*nhece 4 *çõ*s; 57
</line>
<line>
=
</line>
</par><par>
</page><line>
fa*a inteligível; *8 = com**eende 4 p*eposições; 59 = n*mei* * cor*s; *0 = de*ine 5 palavras;
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 04, *rt. *1, p. *91-205, a**. 2**1 *ww4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Habilida*e* ** L*n*uagem e *essoal-*ociais de Crianças *om Microcefa*ia: *valiação pelo Denver II
</line>
<line>
199
</line>
</par><par>
<line>
61 = co*preende 3 adjetivos; *2 = conta 5 blocos; *3 = *az *nalogias - 2; e 6* = define 7
</line>
<line>
palavras.
</line>
<line>
*s dados fora* anali*ados quan**tativamente, u*i*izan*o o p*ograma Sta**s*ical
</line>
<line>
Packag* for the Soc*al S*i*nc*s (SPSS), ver**o 16.0, po* meio de a*ál*ses estatíst*cas
</line>
<line>
desc*iti*as.
</line>
<line>
3 *ESULTAD*S E DISCUSSÕES
</line>
<line>
A análise e*tatística *escritiva do* da*os das 6* crianças da am*stra m*strou *ue
</line>
<line>
*5,7% *ão do g*nero fem**ino e que *s idades var*aram de 3 até 33 meses (M=19,*4;
</line>
<line>
D*=6,671).
</line>
<line>
Con*ecida* as ida*es, e* meses, de t*das *s crianças, *oi p*ssív*l *den*i**ca* os it*n*
</line>
</par><par>
<line>
*o te*te Denver ** qu* fariam parte da anál*s* do desen**lvime*to
</line>
<line>
da a**stra nas áreas
</line>
</par><par>
<line>
pesso*l-social e d* linguagem,
</line>
<line>
*onsiderando ca*a id**e e
</line>
<line>
o desenvolvimento "normal"
</line>
</par><par>
<line>
(quando * cr**nça executa ati*idade *revista *ara a idade), n*s indicativos do Denver I*, *o*o
</line>
<line>
mostram * Tabela 1. Ness* direção, algun* itens *as duas áreas não fiz*ram par*e *a an*lise
</line>
</par><par>
<line>
devido a avaliarem *abi*idad*s apropr*adas *ara
</line>
<line>
*rian*as com idades sup*riores às da
</line>
</par><par>
<line>
am*stra. *sses itens qu* n*o fo*am analisado* sã*: 19, 20, 21, 22, 23, 24 e *5, que a**l**m
</line>
<line>
habilidades pess*al-sociais; 48, 49, 50, *1, 52, 5*, 54, 55, *6, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63 e 64,
</line>
<line>
q*e ava*iam habilidades de lin*uagem.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s*na PI, v. 18, n. 0*, art. *1, p. 191-*05, a*r. 2021
</line>
<line>
ww*4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. N. Ma*ques, A. D. M. Carneiro, B. B. Mar*ues, L. *. A. Rocha
</line>
<line>
200
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
Pri*ei*amente, foi re*l*za*a a a*á**se *statís*ica d*scritiva para obter a média e o
</line>
</par><par>
<line>
*es*io-padrão *a a*ostra em cada item d* **n**r II
</line>
<line>
q*e *valia h*bi*idade *esso*l-social e
</line>
</par><par>
<line>
que **al*a h**il*dade de lingu*gem. E*se* resul*ados estão na Tabela *.
</line>
<line>
Tabela 2 - M*dia e desvio-pa*rão da amostra em c*da item q*e av*lia *abilidade
</line>
<line>
pessoal-social e que avalia *abilidade de linguagem
</line>
</par><par>
<line>
Item que *vali* h*bilidade pe*soal-so*ial
</line>
<line>
M
</line>
<line>
D*
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
1 ,5 9
</line>
<line>
* ,9 2 0
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
1 ,4 3
</line>
<line>
0 ,8 * *
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
1 ,4 6
</line>
<line>
0 ,8 4 8
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
2 ,1 5
</line>
<line>
0 ,9 9 7
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
2 ,* 8
</line>
<line>
0 ,9 6 8
</line>
</par><par>
<line>
6
</line>
<line>
2 ,9 3
</line>
<line>
0 ,3 5 *
</line>
</par><par>
<line>
7
</line>
<line>
2 ,7 4
</line>
<line>
0 ,6 8 *
</line>
</par><par>
<line>
8
</line>
<line>
2 ,8 0
</line>
<line>
0 ,6 0 1
</line>
</par><par>
<line>
9
</line>
<line>
2 ,8 7
</line>
<line>
0 ,4 9 9
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 18, n. 04, art. 11, *. 191-205, a*r. *0*1
</line>
<line>
www4.fsan*t.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Habili*ades de Li*g*agem e Pessoal-Soc*ais de Crianç*s com M*crocefalia: Ava*iação *el* D*nv*r II
</line>
<line>
**1
</line>
</par><par>
<line>
**
</line>
<line>
2 ,8 7
</line>
<line>
0 ,4 9 9
</line>
</par><par>
<line>
11
</line>
<line>
2 ,9 0
</line>
<line>
0 ,* 3 6
</line>
</par><par>
<line>
12
</line>
<line>
2 ,8 4
</line>
<line>
0 ,5 5 3
</line>
</par><par>
<line>
13
</line>
<line>
* ,0 0
</line>
<line>
0 ,0 0 0
</line>
</par><par>
<line>
*4
</line>
<line>
2 ,9 7
</line>
<line>
0 ,2 5 *
</line>
</par><par>
<line>
1*
</line>
<line>
* ,9 7
</line>
<line>
0 ,2 5 6
</line>
</par><par>
<line>
16
</line>
<line>
2 ,9 7
</line>
<line>
0 ,2 5 6
</line>
</par><par>
<line>
17
</line>
<line>
3 ,0 0
</line>
<line>
0 ,* 0 0
</line>
</par><par>
<line>
18
</line>
<line>
2 ,9 7
</line>
<line>
0 ,2 5 6
</line>
</par><par>
<line>
Item que av*lia ha*il*dade de linguagem
</line>
<line>
M
</line>
<line>
DP
</line>
</par><par>
<line>
26
</line>
<line>
1 ,3 0
</line>
<line>
0 ,7 1 5
</line>
</par><par>
<line>
27
</line>
<line>
1 ,9 8
</line>
<line>
1 ,0 0 8
</line>
</par><par>
<line>
28
</line>
<line>
1 ,5 7
</line>
<line>
0 ,9 0 3
</line>
</par><par>
<line>
29
</line>
<line>
1 ,* 6
</line>
<line>
* ,7 7 5
</line>
</par><par>
<line>
30
</line>
<line>
1 ,4 6
</line>
<line>
* ,8 4 8
</line>
</par><par>
<line>
*1
</line>
<line>
1 ,6 *
</line>
<line>
0 ,9 3 2
</line>
</par><par>
<line>
3*
</line>
<line>
1 ,* 4
</line>
<line>
0 ,* 3 2
</line>
</par><par>
<line>
33
</line>
<line>
2 ,6 *
</line>
<line>
0 ,7 4 7
</line>
</par><par>
<line>
34
</line>
<line>
2 ,9 7
</line>
<line>
0 ,2 5 6
</line>
</par><par>
<line>
35
</line>
<line>
3 ,0 0
</line>
<line>
0 ,0 * 0
</line>
</par><par>
<line>
36
</line>
<line>
* ,0 0
</line>
<line>
0 ,0 * *
</line>
</par><par>
<line>
37
</line>
<line>
3 ,0 0
</line>
<line>
0 ,0 0 0
</line>
</par><par>
<line>
*8
</line>
<line>
2 ,9 0
</line>
<line>
* ,4 3 6
</line>
</par><par>
<line>
*9
</line>
<line>
2 ,9 *
</line>
<line>
0 ,3 5 9
</line>
</par><par>
<line>
40
</line>
<line>
3 ,0 0
</line>
<line>
0 ,0 0 *
</line>
</par><par>
<line>
41
</line>
<line>
3 ,0 0
</line>
<line>
0 ,0 0 0
</line>
</par><par>
<line>
42
</line>
<line>
3 ,0 0
</line>
<line>
0 ,0 * 0
</line>
</par><par>
<line>
*3
</line>
<line>
3 ,0 0
</line>
<line>
0 ,0 0 0
</line>
</par><par>
<line>
44
</line>
<line>
3 ,0 0
</line>
<line>
0 ,0 0 0
</line>
</par><par>
<line>
45
</line>
<line>
3 ,0 0
</line>
<line>
0 ,* 0 0
</line>
</par><par>
<line>
46
</line>
<line>
3 ,0 0
</line>
<line>
0 ,0 0 *
</line>
</par><par>
<line>
47
</line>
<line>
3 ,0 0
</line>
<line>
0 ,0 * 0
</line>
</par><par>
<line>
**steri*rmen*e, foi realizada a an*lise **tatísti** *escritiva, d* tip* tabulação c*uzada,
</line>
<line>
com os itens d* Denver II de habilidades *essoal-sociais par* c*da idade, conforme consta *a
</line>
<line>
Tabela 1, com a f*nali*ade *e ident*ficar os itens e* que 100% das crianças apres**t*r*m
</line>
<line>
*esempenho "n*rmal" * ** iten* em que 10*% aprese*taram *esem*enho *o* "atr*so"
</line>
<line>
(q*ando a criança não executa ou recus*-*e a realizar atividade qu* *á é executada por mais de
</line>
</par><par>
<line>
90% dos que têm sua idade), segundo o qu* é *spe*ado para
</line>
<line>
cada idade, em meses, no*
</line>
</par><par>
<line>
indicativo* do De*ver II. *s r**ultado* referen*es a*s it*ns que aval*am *abilidades pe**oal-
</line>
<line>
sociais est*o apresentados na Tabela 3.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina *I, v. 18, n. 04, art. 11, p. 191-205, *br. 20*1
</line>
<line>
***4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. A. N. Ma*ques, A. D. M. *arneiro, B. *. Ma*ques, L. M. A. *ocha
</line>
<line>
*02
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 3 - Iten* de habilidades pessoal-*ociai* do Denv*r I* em *ue 100% *as cr*anças
</line>
<line>
*presentaram des*mpenho "nor*a*" e itens que 100% apre**ntaram desempenho com
</line>
<line>
"atraso", por ida** em m*ses
</line>
</par><par>
<line>
Idades *m
</line>
<line>
n
</line>
<line>
**ens de habili*ades
</line>
<line>
It**s de habilidades pessoal-
</line>
</par><par>
<line>
m*s**
</line>
<line>
pessoal-s*ciais em q*e
</line>
<line>
sociais e* q*e 100%
</line>
<line>
100% apresentaram
</line>
<line>
apresentaram d*sempenho com
</line>
<line>
desempenho "*orma*"
</line>
<line>
"atraso"
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
*
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
1, 2, 3 e *
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
6
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1, 2, 3 e 4
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
7, 8, 9 e 10
</line>
<line>
6
</line>
<line>
2
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
13
</line>
<line>
1
</line>
<line>-</line>
<line>
1, 2, 3, 4, 5, *, 7 e 8
</line>
</par><par>
<line>
16 * 17
</line>
<line>
4
</line>
<line>
2e3
</line>
<line>
6, 9, 10 e 11
</line>
</par><par>
<line>
18 e 19
</line>
<line>
3
</line>
<line>
1, 2 e 3
</line>
<line>
6, 8, 9, 10, 11, *2 e 13
</line>
</par><par>
<line>
20, 21, 22 e 23
</line>
<line>
30
</line>
<line>-</line>
<line>
6, 13 * 14
</line>
</par><par>
<line>
24, 25, 2*, *8 e
</line>
<line>
11
</line>
<line>-</line>
<line>
13, 15 e 16
</line>
</par><par>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
30
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1, *, 3 e 5
</line>
<line>
4, 6, 7, 8, 9, 1*, 11, *2, 13, 14, 15,
</line>
</par><par>
<line>
16 e 17
</line>
<line>
Na mesma perspectiva, fo* r**lizada a *nálise *s**tís*ica descri*iva d* tipo tabulação
</line>
<line>
cruzada com o* itens do *en**r I*, que av*liam habilidades de linguag*m para cada **ad*, de
</line>
<line>
acord* com a Tabela 1. O* resul*ad*s, com os it*n* em que 100% *a* c*ianças apr*sentaram
</line>
<line>
desempenho "n**mal" * os itens que 100% apresen*ar*m desempen** c*m "at**s*", estã*
</line>
<line>
apr*senta*o* na Tabela 4.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 18, n. 04, *rt. 1*, p. *91-205, abr. *021
</line>
<line>
w*w4.fsanet.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Habilidade* de *inguagem e Pessoal-Sociais *e Crianç** com Microcefa*i*: Avaliação pelo Denver *I
</line>
<line>
203
</line>
</par><par>
<line>
Tab**a 4. Itens de habi*idades de linguagem do Denver II em *ue 100% das *rianç**
</line>
<line>
apresen*aram de*empe*h* "*ormal" e itens que *00% ap*ese*tar*m desempenh* c*m
</line>
<line>
"*traso", por idades em *eses
</line>
</par><par>
<line>
I**d*s em
</line>
<line>
n
</line>
<line>
Itens de habilidades de
</line>
<line>
Itens de habilidades d* linguagem
</line>
</par><par>
<line>
*ese*
</line>
<line>
linguagem em qu* 1*0%
</line>
<line>
em **e 1*0% *prese*taram
</line>
<line>
apresentaram
</line>
<line>
desem*enho com "atraso"
</line>
<line>
desempenho "nor*al"
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
2
</line>
<line>
2*
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
1
</line>
<line>-</line>
<line>
26, 27, 28, *9 * *0
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
1
</line>
<line>
2*, 2*, 2*, 29, 30 e 31
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
7
</line>
<line>
1
</line>
<line>
26, 27, 28, 29, 30, 3* * 32
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
8
</line>
<line>
*
</line>
<line>
26, 27, 2*, 29, 30, 31 e *3
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
9
</line>
<line>
1
</line>
<line>
26, 27, 28, *9, 31 e 32
</line>
<line>
*0, 33 e 3*
</line>
</par><par>
<line>
10
</line>
<line>
1
</line>
<line>
26, 31 e 32
</line>
<line>
27, *8, 29, 30, 33, 34 e 35
</line>
</par><par>
<line>
13
</line>
<line>
1
</line>
<line>
29
</line>
<line>
26, 27, *8, 30, 31, 32, *3, 34, 35, *6
</line>
<line>
e 37
</line>
</par><par>
<line>
16
</line>
<line>
2
</line>
<line>
26, 29, 30, 31 * 32
</line>
<line>
27, 34, 35, 36, 3*, 38 e 39
</line>
</par><par>
<line>
*7
</line>
<line>
*
</line>
<line>
26, 28, 2*, 30, 3* * *2
</line>
<line>
33, 34, 35, 36, 37, 3*, 39 e 40
</line>
</par><par>
<line>
18, 19, 2* e 21
</line>
<line>
10
</line>
<line>-</line>
<line>
34, 35, *6, 37, 40 e 41
</line>
</par><par>
<line>
22 e 23
</line>
<line>
23
</line>
<line>-</line>
<line>
34, *5, 36, 37, 38, *0, 41 e 42
</line>
</par><par>
<line>
2*
</line>
<line>
7
</line>
<line>-</line>
<line>
35, 36 e 37, 39, 40, 41, 4* e 43
</line>
</par><par>
<line>
25, 27 e 28
</line>
<line>
3
</line>
<line>
29 e 30
</line>
<line>
33, 34, *5, 36, *7, 38, 39, 40, 41, 42,
</line>
</par><par>
<line>
*3 e 44
</line>
</par><par>
<line>
*ambém foi *ea*iz*da * análise descritiva das fre*uência* e das porce*tagens d*
</line>
<line>
número de cr*anças que ap*esentaram desempenho "*ormal" em cada it*m do D*nver II que
</line>
<line>
*valia habili*ade pe*soal-*ocial e em c**a item *ue avalia h*bilidad* de **nguage*. Os
</line>
<line>
resul*ados dess*s análises estã* *presentados na Tabe** 5.
</line>
</par><par>
</page><line>
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Vigilância das Doe*ças Transmi**íveis. Protoco** *e vigilância e resp*sta à oco*rência de
</line>
</par><par>
<line>
micr**efalia.
</line>
<line>
Br*s*l*a:
</line>
<line>
*inisté*i*
</line>
<line>
da
</line>
<line>
Saúd*,
</line>
<line>
2*15.
</line>
<line>
Dis*onív*l
</line>
<line>
em:
</line>
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http://www.saude.*o.go*.*r/publ*c/media/ZgUIN*pZiwmbr3/10100011602222060*26.pdf
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<line>
BRASIL. Ministéri* da *aúde. Secretaria de V*gilânci* *m Saú**. Monitoramen*o integra*o
</line>
</par><par>
<line>
de *lteraç*es no crescim*nto * dese**o*vimento *ela*iona*as à infecção p*lo
</line>
<line>
vírus Zika
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
outras etiolo*ias
</line>
<line>
*nfec*iosas, a*é a Semana Epide*iológica *5 de 20*8. Boletim
</line>
</par><par>
<line>
e*idemiológ**o,
</line>
<line>
v.
</line>
<line>
*9,
</line>
<line>
*.
</line>
<line>
45,
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
1-*,
</line>
<line>
2018.
</line>
<line>
Disp*n*vel
</line>
<line>
*m:
</line>
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<line>
htt*://portala*q*ivos2.*aud*.gov.br/images/pdf/2018/n*vembro/0*/2018-052-Monitoram*nto-
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<line>
integ*a*o-Semana-Epidemi**ogi*a-35-*ublicacao.*df
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<line>
B*ASIL. M*nistério da Saúd*. Secretaria de Vigilância em Sa*de. Secretaria de A*enção à
</line>
</par><par>
<line>
Saúde. Orientações integradas de vigilân*ia e a*enção à *aúde no âmbit*
</line>
<line>
da *mergência de
</line>
</par><par>
<line>
Saúde *úblic* de Importância Nacion**: proc*dimentos para o *onitoramento *a* altera*ões
</line>
<line>
no cresciment* e de*envolvimento a pa*tir da g*stação até a primeira infância, rel*cionadas à
</line>
</par><par>
<line>
in***ção pelo v*rus *ika e outras
</line>
<line>
*tiologias infecios*s **ntro
</line>
<line>
da *apaci**de opera*ional
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
S*S.
</line>
<line>
Bra**lia:
</line>
<line>
*inistéri*
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<line>
da
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**úde,
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2017.
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4974**16*00400003
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<line>
Como Re*erenc*ar este Art*go, con*o*me ABNT:
</line>
<line>
MARQUES, M. A. N; *ARNE*RO, A. D. M; MA*QUES, *. B; RO*HA, L. M. A. Habilid**es d*
</line>
<line>
Li*gua*em e Pe*soal-*oc*ais *e Cri*nças com Microcefali*: *valiação pelo Denver *I. Rev. F*A,
</line>
<line>
Ter*sina, v.18, n. 0*, *rt. 11, p. 19*-205, *b*. *021.
</line>
</par><par>
<line>
C*ntribuiç*o *o* *utore*
</line>
<line>
M. A. N. M**que*
</line>
<line>
A. D. M. *arneiro
</line>
<line>
B. B. Marqu*s
</line>
<line>
L. M. A. Roch*
</line>
</par><par>
<line>
1) conce*ç*o e plan*jam*nto.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) a*álise e inte**retação d*s *ad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascunho ou *a *ev*sã* críti*a do cont*údo.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) participação n* aprovaç*o da vers*o final do man*scri*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina P*, v. 18, n. 04, art. 11, p. 191-**5, ab*. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
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