<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 04, art. 11, p. 191-20*, a*r. 2*21 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*21.18.04.*1 </line>
</par>
<par>
<line> Habilidades de Linguagem e Pes*o*l-Sociais *e C*iança* *om Microcefal**: Avaliação p*lo </line>
<line> Denver II </line>
<line> *bili*i*s of Langu*ge and Person**-Soci*l in Child*en w*th Mic*o*ephaly: *valuation by the </line>
<line> Den*er *I </line>
</par>
<par>
<line> Maria Andréia ** *óbrega Ma*ques </line>
<line> Doutora em *sicologi* pela Univer*idade São Franci*co </line>
<line> *rofessora Adju*ta Nível I *a U*iversid**e Estad*al *o Piauí </line>
<line> E-mai*: m**dreiama*ques@yahoo.com.br </line>
<line> *l*ce Dolore* Magalhães C*rneiro </line>
<line> Mestra Psi*olo*ia da Saúde pe*a Un*ve*sida*e Uneatla*ta </line>
<line> *r*duação em *sic*logia pela Uni*ersidade Estadual do Piauí </line>
<line> Psi*óloga do Centro *n*e*r*do *e Rea*ili**ção - CEIR </line>
<line> E-mail: al*c*dolo*es@gmail.co* </line>
<line> Bruna Be**r*a Marques </line>
<line> Mestra em Biot*cnolo*i* e Atenção **s*ca e* Saúde Fa*uldade Int**ral Dife*encial </line>
<line> *raduação *m Psi*ologia pe*a Faculd*de Int*gral Dife**ncial </line>
<line> E-ma*l: bruna_b_marqu*s@ho*m*il.com </line>
<line> Leila Maria Al*e*da Roch* </line>
<line> Mestra ** Educa*ão pela Universidade *acion** de Rosário </line>
<line> Graduação em P*icologi* pela Universidade Estad*al do P*a*í </line>
<line> Psicólo*a do Centr* Int*g*ado *e Reabilitaç*o - CEIR </line>
<line> E-mail: leilapsi_*1@hotmail.*om </line>
</par>
<par>
<line> E*d*reço: M*ria Andréia da Nóbre*a Marques </line>
</par>
<par>
<line> U*iv**sidade *stadu*l do Pi*u*, João *abral - Matinha, </line>
<line> Edi*or-C*efe: Dr. Tonny Ker*ey de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Ter*s**a - P*, 64002-150. *rasil. </line>
<line> Rodri*ues </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: Ali*e Dolores M*galhães Carneiro </line>
</par>
<par>
<line> CEIR, </line>
<line> Av. </line>
<line> Hig*no </line>
<line> *un*a, 1515 </line>
<line>-</line>
<line> Ilhotas, </line>
<line> Teresina </line>
<line>-</line>
<line> P I, </line>
<line> Ar*igo re*ebi*o </line>
<line> em 12/03/2021. Última </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> 64014-220, B*asi*. </line>
<line> recebida *m 22/03/2021. Aprovado em 23/03/20*1. </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: *runa Bezerra Marques </line>
</par>
<par>
<line> Faculda*e **te*ral Dife**nci*l, R. *e**rinário B*gyja </line>
<line> A*aliado p*lo sistema T*i*le Revi*w: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Brito, 1354 - *o*t*, Teresina - PI, *4052-410, Brasil. </line>
<line> *e** E*i**r-Chefe; e b) Dou*le Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> En*er*ço: Le*la Maria *lmeida Ro*ha </line>
<line> (aval*ação cega por dois avaliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> **IR, </line>
<line> Av. </line>
<line> Higino </line>
<line> Cun*a, 1515 </line>
<line>-</line>
<line> Ilhotas, </line>
<line> Teresina </line>
<line>-</line>
<line> P *, </line>
</par>
<par>
<line> 6*014-220, B*asil. </line>
<line> Revi*ã*: G*amatical, Normativa e de Forma*ação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. N. *a*ques, A. D. M. Carneiro, B. B. *arques, *. M. *. Rocha </line>
<line> 192 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Avaliar * </line>
<line> des*nvolvimen*o d* área pesso*l-social e d* área de *i*gu**em e *s *a**lidade* </line>
</par>
<par>
<line> des*a* *rea* de c*i*nças *om mi*rocefalia, </line>
<line> *o* * utiliz*ção do *este de **i*gem </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Dese*volvimento de Denver II. E*tudo exploratório transversal e a*álise descritiva, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> aborda*em quantitativa, realizado no Cen*ro Int*grado de Reabilitaçã* (CEIR), loca*iza*o em </line>
<line> Te*e*ina-P*. A amostra constituiu-s* *e 61 *rianças de *té 3 anos de id*de diagnosticadas com </line>
<line> microcefalia r**acionada à infecç*o pelo vírus Zika e a o*tras e*iologias infecci*sas - sífilis, </line>
</par>
<par>
<line> toxoplasmose, </line>
<line> rub*ola, cit*meg*lovírus e herpes (STORC*). A parti* da avaliaç*o pelo </line>
</par>
<par>
<line> Denv*r II, a *édia *a amos*ra na área pessoal-soci*l foi 2,59 e a média na *re* de linguagem </line>
</par>
<par>
<line> *oi </line>
<line> 2,51, evidenciando *traso do </line>
<line> des*nvolvimento n*s duas áreas av*liadas, </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> prepond**ância de atra*o na </line>
<line> área pess*al-social. Os resultad*s *viden*i*m </line>
<line> atraso </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*mento de </line>
<line> t*das as habilidade* ava*i**as na amostra, ta*to da á*ea social-*essoal </line>
</par>
<par>
<line> *omo da área de linguage*. Qu*n*o ao *so do test* Denver II com ess* po*ulaç*o, neste </line>
</par>
<par>
<line> estu*o, a*ém de *valiar a* ár*as pessoal-soci** e de ling**gem, também for*m *nalisadas </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> ha*il**ades de cada uma d*s*as áreas, identificando s* o desenvolv*mento estava "*ormal" ou </line>
<line> *om "atraso", c*ns*der*ndo a i*ade e os indic*tivos *o teste. </line>
<line> Palavras-ch*ve: De*en*olv*mento Infan*il. Ling*agem. *o*ialização. V*r*s Z*k*. </line>
<line> ABST*ACT </line>
</par>
<par>
<line> To eva*uate the d*velopm*nt of </line>
<line> the p*rson-social area and of *he languag* area and </line>
<line> * he </line>
</par>
<par>
<line> habilities of these **eas in child*en with m*crocefalia, with the use of Denver De*elopment </line>
</par>
<par>
<line> S*reeni** Te*t II. Tranversa* explor***ry stu*y </line>
<line> and des*riptive study, of q*anti*a*ive </line>
</par>
<par>
<line> app*o*ch, *erf*rmed *t *he Integrated Center of Rehabil*tation (CEIR, in **rtuguese), locate* </line>
<line> in Teresina-*I. Th* sampl* *o*sisted of 6* children *p to 3 years of ag* di*gnosed with </line>
</par>
<par>
<line> microcephaly *ela*ed to Zi*a </line>
<line> virus infe*tion and ot**r infec*ious eti*logie* - syphilis, </line>
</par>
<par>
<line> toxoplasmosis, rubel*a, cyto**galovirus a*d herp*s (***R*H). *rom t*e *valia*ion by </line>
<line> th e </line>
</par>
<par>
<line> De*ver *I, t** sample's av*rage </line>
<line> in the person-social area w*s 2.*9 a*d the </line>
<line> avarage in </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> language *rea was </line>
<line> 2.51, h*ghlighting delay </line>
<line> of t*e *ev*lop*ent in the t*o </line>
<line> e*alu*t** areas, </line>
</par>
<par>
<line> with del*y </line>
<line> *reponderance </line>
<line> in the *ersonal-social area. *he *e*ults ev*den*e delay in </line>
<line> * *e </line>
</par>
<par>
<line> d*v*lopment of *l* habilities appra*sed ** *** sample, *oth in the personal-soc*al range as in </line>
</par>
<par>
<line> the language range. As to t** use of the D**v*r II tes* with thi* </line>
<line> po*ula*i**, in </line>
<line> thi* s*udy, </line>
</par>
<par>
<line> bey**nd evaluat*ng the personal-socia* and langua** ar*a*, wer* analyse the habil*ties of ea*h </line>
<line> one *f these area*, *dentifying *f the develo*ment was "re*ula*" or *i*h "d*lay", considerin* </line>
<line> *h* age and the tes* i**icator*. </line>
<line> Keyw*rds: *nfanti*e Dev**o*ment. Langu**e. Soci**ization. Zika Virus. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Te*es*na, v. 18, n. 04, *rt. 11, p. 191-205, ab*. 2021 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/r*v*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Hab*lidades *e Lin*uagem e Pesso**-S**iais de *rianças com Micro*efali*: Ava*iação pelo *enver *I </line>
<line> *93 </line>
</par>
<par>
<line> * *NTRO*UÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O termo microcef*lia *efere-se a uma </line>
<line> c*n*içã* clín**a na </line>
<line> qual o c*ânio d* </line>
<line> *rian** </line>
</par>
<par>
<line> apresen*a-*e m*n*r </line>
<line> se comparado aos da* demais crianças </line>
<line> **m *dade * se*o si*il*res </line>
</par>
<par>
<line> (BRASIL, 2*16). *s m*croce*ali** *ão class*ficadas de *eve * severa, de acordo com a medida </line>
</par>
<par>
<line> do perímetro cran*ano d* feto ou recém-nascido (BRASIL, *015). Em alguns achados </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> microcefalia, o cére*ro </line>
<line> menor *epercute negativ*me**e na vid* d*ssas </line>
<line> c*ianças (*RASIL, </line>
</par>
<par>
<line> 20*6). D* f*r*a ger*l, o progn*sti*o *euro*ógico da criança *om microcefal*a ass**ia ma**r </line>
<line> *rav**ade a um *a*or comp*ometimento do de*en*olv*me*to ne*ro*sicomotor (BRASIL, </line>
<line> 2015). </line>
<line> São vário* os f**o*es etiológicos *a *icrocefa**a, incluindo os ge*éticos e os </line>
<line> a*bientais. Quant* *os fato*es *e*étic*s, são re*on*e*idos em *orno de 16 genes as*ociado* </line>
</par>
<par>
<line> *o apare**ment* da microce*a*ia. Dentr* os fatores *mbientai*, te*-se infecç*o a </line>
<line> pelo v*rus </line>
</par>
<par>
<line> Z*k*, a*ente eti*lógico tra*smit*do por mosquitos do gênero Aed*s. O pico epid*mi*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *nfe*ão por ess* vírus *oi re*onhecido no Brasil, entre 2013 e 201*. A *ntrada desse *írus no </line>
</par>
<par>
<line> país </line>
<line> pare*e ter </line>
<line> o**rrid* partir dos esta*os d* Norde**e sua dispersão co*nci*e </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> e </line>
<line> com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *umento da in*idência do* casos de micro*e*alia em cria*ças *e **munidad*s infestadas pelo </line>
<line> *edes aegyp*i (CAM*RG* JÚN*OR, 2016). Segun*o Va**as e* al. (2016), constat*u-se </line>
<line> aum*nto i*esper*d* *a ocorrência de microcefalia, principalme*te em Pern*mbuco, me*iant* </line>
<line> confirma*ã* de 4* casos em c*ianças *as*idas * *art*r de agosto d* 2015. </line>
</par>
<par>
<line> *es** perío*o, *nquanto p*of*ssionais de saúde e pesquisadores observava* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> a*sociação *n*re a i*fecção pelo Zika ví*us durante a g*staç*o * as m**f*rmações congên**as </line>
<line> *os fetos e **s *ec*m-*ascidos, * Min*s*éri* da Sa*de, de for*a emer*encial, lançou </line>
<line> orient*ções e protoco*os de vig*lância e aten*ão à saúde. *ssas açõ*s gover**mentais </line>
</par>
<par>
<line> voltar*m-se *specialme*te para o combate </line>
<line> *o vetor do Zi*a víru*, * monitoramento de </line>
</par>
<par>
<line> gestantes, o </line>
<line> acompanhamento de crian**s par* ide*tif*cação de alterações congêni*as e pa*a </line>
</par>
<par>
<line> estimulação precoce. </line>
<line> Dentre esses *rot*co*os, o *e at*nção à sa*de e resposta à oc**rênc** *e micro*efalia </line>
<line> relac**na*a à infecção *elo Zika vír*s orienta que to*as as crianças c*m confirma*ão de*sa </line>
</par>
<par>
<line> malformaçã* congênit* dev*m ser encami*hadas para *stimulação pre*oce, em se*viç* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> reabilitação, dev*ndo per*an**er *o atend*me*to até os 3 ano* de i*ade (BRASIL, 2015). As </line>
<line> a**es de vigilância e at*nç*o à saúde operacionaliz*das pe*o Sistem* Ún*co de Saúde (SUS) </line>
</par>
<par>
<line> *nv*lvem procedimentos para o monit*ramen*o da* a*tera**es no c*e*ci*ento e </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> des**volvimento partir da *es*ação a </line>
<line> até 3 </line>
<line> anos </line>
<line> de ida*e *as crianças com </line>
<line> micro**f*l*a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**esina *I, v. 18, n. 04, art. 11, *. 19*-205, abr. 2*21 </line>
<line> www4.fsa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. N. Marques, A. D. M. Carneiro, B. B. Marques, L. M. A. Roch* </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> rela*ionad* à *nfecção *el* vírus Zika, e també* das cri**ças com malforma*õ*s cong*nitas </line>
<line> associ*das a outra* etiol*gias inf*cciosas que dentr* sua* c*mp*icações est* a *icrocef*lia. </line>
<line> Embora crianças t*nham padrões comuns de d*se*vol*im*nto, é relev*nte consi*erar </line>
</par>
<par>
<line> *ue elas, desde o nascim*nto, *presentam diferen*as *ue reflet*m t*nto influências </line>
<line> inatas </line>
</par>
<par>
<line> co*o </line>
<line> ambi*ntais. No caso de crianças com micro*efalia, somam-s* a *ss*s diferenças </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> r*pe*cussões </line>
<line> d* </line>
<line> su*s alterações c*rebr**s. ** repercussões no desenvolv*mento infantil </line>
</par>
<par>
<line> *ssociadas à microcefalia estã* re*acionad*s </line>
<line> ao </line>
<line> déficit intelectual, epilep*ia, à par*lis*a à </line>
</par>
<par>
<line> cere**al, a* atraso n* d*senvol*im*nto *e linguage* e/ou mot*r, *o e*tra*ismo, às desorden* </line>
<line> oftalmológica*, cardíacas, renais, do trato *r*nár*o, entre *utr*s (BRU*ONI et al., *016). </line>
</par>
<par>
<line> Segu*d* Boletim Epidemiológico 45 da Se*re*a*ia d* Vigilância em S*úde </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Minist*ri* d* Sa*de, a*é a S**an* Epidemio*ógi*a 35, de 2018, segundo *ados extraídos do </line>
</par>
<par>
<line> RESP-M**rocefali*, de 14 de setemb*o de ***8, </line>
<line> dos 3.25* ca*os confirmados no B*asil </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *rianças co* alt*raç*es *o cresc*ment* e no desenvolvime*to, possivelmente re*aciona*as </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> in*ecção pelo vírus Zika * outras </line>
<line> etiologias infeccio*as, </line>
<line> 2.062 er*m casos confirmad*s </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Nordeste * 115 *ram *aso* confirmad** no Piauí (BRASI*, 2018). </line>
<line> O cuidado à saúde da *riança e o a**lhi*ento a su*s famílias *os *rimeir*s anos d* </line>
</par>
<par>
<line> vida são </line>
<line> essenciais *ara a promoção d* saúde, * p**ve*ção *e agr**os e a </line>
<line> identifica*ão </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *trasos no desenvolvimento neuropsi*omotor. Ademais, os p*imeiros ano* é a fase em q*e a </line>
<line> formação d* h*bilidade* prim**diais * a *lasti*idade neuronal estão fo*t*m**** pres*ntes, que </line>
</par>
<par>
<line> influenci*rão </line>
<line> sob*em*neira o </line>
<line> desenvolvi*ento *n*antil, que engloba o cresc*me*to físic*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> m**ura*ão neurológica, o desenv*lvim*n*o </line>
<line> comportamental, sen*orial, *ogni*ivo e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ling*a*em, **sim c*mo a* relações socioafetivas (BRASIL, 2016). </line>
<line> O *pare*imento e a amp*iação *a linguagem si**li*am a interação *xistente entre </line>
</par>
<par>
<line> *odos os aspectos do </line>
<line> desenvo*vime**o, pois, à medida que as estrutu*a* fís*cas ne*essárias </line>
</par>
<par>
<line> para produzir *s sons ama*urecem e que as cone**es neurais *ecessárias para associar som e </line>
<line> signi*icado estão ativadas, a int*ração social com os adul*os introduz os bebês na *ature*a </line>
<line> comunicati*a *a ***a (PA*ALI*; OLDS; FEL*MAN, 2006). Nesse contexto, as interações </line>
</par>
<par>
<line> sociais si*gu*ares de cada criança co*tr*buem para seu desenvolvimen**, de modo ****l, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> para a *x*res*ão da linguag**, de forma m*is espe*ífica. </line>
</par>
<par>
<line> N* qu* se refere à sín*rome congênita por infe*ção pe*o v*rus Zika, ainda nã* se tem </line>
<line> co*h*cimen*o pleno sobre to*as as suas manifestações, contudo, ess* sínd*ome é *econh*cid* </line>
</par>
<par>
<line> como uma con*ição </line>
<line> bio*óg*ca </line>
<line> de risco para o des*nvolvimento infantil, po*end* *ausar </line>
</par>
<par>
<line> desor*ens *erma*en*e*, c*mo a* a*terações sen*oriomotoras * *fetar * aqu**ição </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> hab*lidades e *os marcos do des*nvolvi*ento n*uropsicomotor. Dessa forma, *á </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Ter*sina, v. *8, n. 04, art. *1, p. 19*-2*5, abr. 2021 www4.fsanet.com.br/r*vi*** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Habilidades de Ling*agem e Pessoal-Socia*s *e Crianç*s com Mi*rocef*l**: Av*liação p*lo Denv*r II </line>
<line> 195 </line>
</par>
<par>
<line> recom*ndaç** *o </line>
<line> acomp*nhamento do cresci*ento e de*envolvimento n*urops*c**otor </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> criança* acome*i*as por essa sínd*ome, com * sem alter*ções aparentes (BR*SIL, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> Nessa perspectiva, * imprescindível a avaliaçã* de </line>
<line> aspectos do d*senvol*imento *a cr*ança </line>
</par>
<par>
<line> nos prime*ros a*o* de vida p*ra possibilitar esti*u*ações p*ecoc*s p*anejadas, buscan*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> promoção do dese*volvi*ento, inc*ui*do as áreas motora, sens*rial, per*epti*a, </line>
</par>
<par>
<line> *roprioc*ptiva, *ing*ística, cognitiva, </line>
<line> emoc*o*al * social, de*ende*tes ou *ão da maturação </line>
</par>
<par>
<line> do Sistem* Ne*voso Centra* (B*ASIL, *015, 201*). </line>
<line> Ro*rig*es (2012) descreveu, e* seu estudo, as esca*as que comumen*e são utilizadas </line>
<line> *ara avaliar o d*s*nvolvimento in*antil, realç*ndo *ua validad* pred**iva e a contribuição na </line>
<line> or*anização d* progr**as de *stimulação pr*coce. Os instru*entos de avaliação descritos </line>
</par>
<par>
<line> pel* autora foram as *scalas Bayley de Desenvolvimento Infantil, a **cal* </line>
<line> *o De- </line>
</par>
<par>
<line> senvolvimento do B*bê ** prim*iro ano de </line>
<line> vida, o Teste Denver, a Escala de Avaliação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Desenvolvimen*o P*i*omo*or Infantil (EA*P), * Alberta I*fan* Motor Scale (AIMS), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Movement Asses*ment </line>
<line> Infant (MAI) e o Inventário *ortag* O*e*acionaliz*do. *entre </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> instrumen*os úteis que ** propõem * a*aliar e a ac*mpan**r o desenvolvimento *a *inguagem </line>
<line> e da cognição de *ria*ças entre 0 e 3 anos em estim*laçã* precoc*, as "Dire*rizes de </line>
<line> estimulação precoce", do Ministério da Saúde (BRASIL, 2016) cita* a Escala Bayley de </line>
</par>
<par>
<line> D*senvol*im*nto </line>
<line> In*a**il, *est* de Triagem de Desenvolvimento De*ver I*, Escala de </line>
</par>
<par>
<line> A*uis*çõ*s *niciais de Fala e Linguagem. </line>
<line> O *env*r *I é *m tes** in*icado para av*liar * *esenvo*vimento *e c*iança* com idade </line>
<line> entre 0 a 6 ano* (R**RIGUES, 2012; BRAS*L, 20*6), inclusiv* daquelas com alteração d* </line>
<line> cr*sc*mento/desenvolviment* neuropsi*omotor (BRA*IL, 2017). Esse teste tem sido util*zado </line>
<line> *ara av*lia* crianças com **crocefa*ia a*sociada ao vír*s Zika (FLOR; GUER*EIRO; </line>
</par>
<par>
<line> ANJOS, 20*7; AVELI*O; FERRAZ, **18; ALVES e* al., 2018). As </line>
<line> habilidad*s ava*ia*a* </line>
</par>
<par>
<line> pelo* it*ns do Denver II con*ideram * *erfo*mance d* *ma série de tare*as *pro*ri*das p*ra </line>
</par>
<par>
<line> i*ade </line>
<line> *m </line>
<line> quatro á*eas *o desenvolvim*nto *nfantil: pesso*l-s*cial, motor fino *daptativ*, </line>
</par>
<par>
<line> linguagem e m*t*r-grosseiro. </line>
<line> Na* definições operac*onais *o Ministério da *aúde (BRASIL, 2017, p. 23), **m-se </line>
<line> que, *ara n**ificação, i*vest*gaç*o, clas*ificação e *com*anh*mento de fetos, recém-*a*cid*s </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> c**ança* </line>
<line> co* </line>
<line> alt*ração </line>
<line> do </line>
<line> cr*sci*ento/d**envol*imento </line>
<line> neur*psico*otor, </line>
</par>
<par>
<line> *n**pendentemente d* **stór*co clínic* *e infecção *a gestação, deve-se u*iliza* a "[...] e*c*la </line>
</par>
<par>
<line> de De*v** </line>
<line> disponív*l na Cader*eta da cria*ça". Dessa </line>
<line> forma, existe concor*ância </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> indicaç** do Tes*e d* Triagem </line>
<line> de Desenvo*vime*to De*ver II para o a*om*anhamento </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> dese*volvimento infan**l (RODRIGUES, 2012; BR*SIL, 2016, *017). </line>
<line> Re*. FSA, Teres*na PI, v. 18, n. 04, art. *1, p. 191-205, abr. 20** www4.fsanet.co*.br/re*i**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. *. M*r**es, A. *. M. Ca***iro, B. B. Marques, L. M. *. Rocha </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> Com o objetivo ** avaliar o desen*olvimento </line>
<line> ne*ropsicom*tor de r*cém-nascido* </line>
</par>
<par>
<line> portadores de microcefa*ia associada ** vírus Zika, Flor, Guerre*ro e Anjos (2017) realizara* </line>
<line> uma **squisa *bservacional, de cor*e transversal, com análi*e descritiva, po* mei* da revi*ão </line>
<line> de dados em pr*n**ários, com am*stra por conveniênci* composta por 22 casos de lactentes </line>
</par>
<par>
<line> recém-nascido* c*m microcefalia * que estavam s**d* ac*mpan**dos no </line>
<line> ambulatório de </line>
</par>
<par>
<line> *is*oterapia do Hospital Gera* Robe*to Santos, em *alvado* - B*. Na avaliação por meio do </line>
</par>
<par>
<line> teste *en*er II, foi poss*ve* o*servar at*asos </line>
<line> importa**es nos **a*ro aspectos d* </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento neurop*i*omo*or ava**ados pelo teste (pessoal-social, *oto* fino a*apta*ivo, </line>
<line> li**u*gem e motor-grosseiro), com maior compro*e*imento no *uadro *o*or dos re*é*- </line>
<line> nascidos. </line>
<line> *velino e Fer*az (2018) re*lizaram e*tudo observacional, d* cor** **ansvers*l e análise </line>
</par>
<par>
<line> de*cri*iv*, com o objetivo de dete*tar at**sos no desenvolvimento neur*psicomotor </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> crianças a**metida* no perí**o *r*-natal pelo Zi*a Vírus p*r meio *a *nf*c*ão mater**. </line>
<line> Foram avaliada*, co* o teste d* Denver II, 8 crianças pertenc*nte* à Asso*i*çã* de Pais de </line>
</par>
<par>
<line> Anjos </line>
<line> d* B*hia, em Salv*dor - BA. Os resu**ados ap*ntaram q** *s crianças fo*a* </line>
</par>
<par>
<line> *las**fic*das com atraso em *od*s os aspecto* avaliados pel* </line>
<line> teste. A </line>
<line> preponderância no </line>
</par>
<par>
<line> **raso do *e*env*lv*mento foi no aspecto motor gr*sso, seguido do motor fino e teve m*n*s </line>
<line> atraso n* linguagem * no aspecto pes*oal-social. </line>
<line> O **tudo de Alves et *l. (2018) foi realiz*do *om 24 *rianças com síndrome congêni*a </line>
</par>
<par>
<line> *o Zika, nascidas com microcefalia dura*te o </line>
<line> su*to de Zika, no </line>
<line> Br*s**, em 2015, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> acomp*nh*dos no **s*ituto de M*dicina I*tegral Pro*essor F**nan*o *igueira (IMIP), </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> Re*if* - PE. As crianças </line>
<line> fora* *valiadas pelo Den*er II durante o se*undo ano de </line>
<line> vi*a. A </line>
</par>
<par>
<line> aval*aç*o mostrou qu* toda* as crianças apre*en*aram comprometimento no des*nvolvi*ento </line>
</par>
<par>
<line> neuropsicomotor. Das quatro áreas avali*da* pe*o teste, o maior </line>
<line> comprometimento </line>
<line> foi </line>
</par>
<par>
<line> observ*do na área d* lingua**m e o menor comprometiment* na *rea pessoal-so*i*l. </line>
<line> O te*te *enver II t*m sido u*ilizado para *v*liar o des**volv*mento neur*psicomoto* </line>
<line> d* crian*as c*m microcefalia r*lacionada *o vírus Zika. *ian*e disso, este estudo propôs, com </line>
<line> a utilizaç*o do *enver II, avaliar o desenvolvimento das área* pessoal-s*c*al e de li*g*agem, </line>
</par>
<par>
<line> e, ma*s especifica*ente, de hab**idades d* c*da um* dessas áreas </line>
<line> *o </line>
<line> desenvolvi*ento </line>
</par>
<par>
<line> neu*opsicomotor, de crianças co* microcefalia e ou*ras *ti*logias infecciosas. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*re*in*, v. 1*, n. 04, art. 11, p. 191-205, abr. 2021 </line>
<line> ww*4.*sa*et.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Habilidades de *ing*age* e *essoal-Socia*s d* Criança* com Mic**cefalia: *v*liação pelo *enver II </line>
<line> 197 </line>
</par>
<par>
<line> Objetivo </line>
</par>
<par>
<line> **aliar o dese*volvimento da *rea pe*soa*-social e </line>
<line> da área de linguag*m, </line>
<line> * as </line>
</par>
<par>
<line> hab*lid*des dessas áre*s, de *rianças com m*croce**lia *e***iona*a à i*f*cção *elo vírus Zika </line>
<line> e ou*ras et*ologias infecciosas, com a utilização do Tes*e de T*ia*em de Desenvolv*mento d* </line>
<line> Denver *I. </line>
<line> 2 M*TO*OLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> Trata-se de um *studo *xploratório transversal e de análise d*scritiva, </line>
<line> de abordagem </line>
</par>
<par>
<line> quantit*tiva, **alizado no Centro Integrado de *eabilitação </line>
<line> (CEIR), localizado em Teresina- </line>
</par>
<par>
<line> PI. Nesse c*ntro de referê*cia em *eab*lita**o, s*o at**didas </line>
<line> cr*anças com *icrocefalia </line>
</par>
<par>
<line> relacionada à infecção pelo vírus Zika e por *utras </line>
<line> etiolo**as in*ecciosas - sífi*is, </line>
</par>
<par>
<line> toxoplasmose, rubéola, citomeg*lovír** e herpes (ST*RCH). </line>
<line> P*rtici**ram 6* crianças diagnost*cadas com mic*ocefalia relacionada à infec*** pelo </line>
<line> vírus Z**a e outras etiologias infe*c*osas, a*endidas *el* CEIR. O tipo de amostrage* foi não </line>
<line> probabilístico por conve*iência. At* sete**ro de 2018, havia *15 casos confirmados no Piauí </line>
<line> de *rianças co* alterações no cres*imento e no dese*vo**imento, possiv*lmente relacionadas </line>
<line> * infec*ão pe*o víru* Zika e outras etiologia* i*fecciosas (BRASIL, 201*). Dessas crianças, </line>
<line> 77 estavam em *te*dimento no C*IR, em Te*esina (www.ceir.gov.br). </line>
<line> *s c**térios de *nc*usão de par*icipa*tes no estudo foram: a crian*a *os*uir at* 3 a*os </line>
</par>
<par>
<line> de idade e </line>
<line> *er recebido diagn**tic* d* microcefa*ia r*lacionada à </line>
<line> *nfecção pelo </line>
<line> vírus Zi*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> o*tras </line>
<line> etiolog*as inf*c*iosas. O critério de ex*lus*o foi o(a) responsável manifest*r </line>
<line> rec*sa </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> partici*ação ou para *ssinar o Termo *e C*nse*timento Li*re * E*clar*cido. </line>
<line> A coleta de dados foi rea*iz*da a*ós ap*o*ação do *rojeto de pe*quisa pel* Comitê d* </line>
<line> É*ica do Hosp**al Getúlio Var*as (CAAE: 76854417.1.0*00.5613), med*ant* *arecer nº </line>
<line> 2.284.296 (Teresi*a-PI, 19 de **tembro de *0*7), p*rtanto, *t*nde*do aos aspectos *ticos da </line>
<line> Resolução 466/12 do Conselho N*cio*al de Saúde. Os dados for** *olh*dos n* período 16 de </line>
<line> ou*u*ro *e 2017 a 24 de agosto de 2018, após assinatura, pe*o(*) responsável da criança, do </line>
<line> T*rmo de Conse*time*to L*vre e Esclarecido que con*empla *nfor*ações so*re a re*lização </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> *stu**, assi* como a i*e*ti*i*ação </line>
<line> d*s pes*uisa*oras, riscos, </line>
<line> benefício* * carát*r </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> confidenci*lidade, a*ém dos telef*nes para co*tato das </line>
<line> pesquisadoras pa*a que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *esp*nsáveis *ossam *nt*ar </line>
<line> em cont*to em caso de eve*tuais questionament*s e/ou *úvidas </line>
</par>
<par>
<line> *obre a veracida*e deste estudo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, *. *8, n. 04, *rt. 1*, p. 191-205, abr. 2021 </line>
<line> **w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. N. Mar*ues, A. D. *. C*rneiro, B. B. Marques, L. M. A. Ro**a </line>
<line> 198 </line>
</par>
<par>
<line> Para a av*liação das áreas pessoal-social e de lingua*em, e habili**des dessas áre*s, </line>
<line> f** utilizado o Test* de Triagem de D*s*nv*lv**en*o de D*nve* II, m*diante *uest**namentos </line>
<line> *e*li*ados ao(à) respo*sá*el d* cada criança *articipante. O Denver II f*i elaborado *ara se* </line>
</par>
<par>
<line> utilizado e* a*aliaçã* </line>
<line> do desenvolvimen*o *e crianças de 0 a 6 ano*. É </line>
<line> *ompost* </line>
<line> por 125 </line>
</par>
<par>
<line> it*ns, dividi*os na* *rea*: pe*soa*-s**ial, motor fino ada*tativo, linguagem * motor-grosse*ro. </line>
</par>
<par>
<line> Cada *m dos itens **alia uma habilidade espec*fica *e uma *rea do </line>
<line> *esen*olvimento e </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> class*f*cado </line>
<line> em: norma*, *autela ou a*ra*o. Normal: quan*o a c*i*nça **ecuta *tividade </line>
</par>
<par>
<line> prevista para a idade. C*utela: quando * crian*a *ã* executa ou recu*a-se * *ea*izar atividade </line>
</par>
<par>
<line> que já é feita por *5 a 90% </line>
<line> das criança* de mesma idade. A**aso: qu*ndo a crianç* nã* </line>
</par>
<par>
<line> executa ou rec*sa-se * realiz*r atividade que j* é e*ecutada por ma*s de 9*% *os q*e têm sua </line>
<line> *dade. No es*udo, f**am a*licados itens d* Denver II que a**liam habil*dades da área pessoal- </line>
<line> social e *tens q*e a*alia* habilidad*s da *rea de lingu*gem. </line>
<line> Neste es*udo, para facilita* a descri*ão dos *es**tados, os itens do *en**r II q*e </line>
</par>
<par>
<line> avaliam as ha**lidades </line>
<line> pess*al-sociais foram </line>
<line> nume*ados </line>
<line> d* 1 até </line>
<line> 25: i*em 1 = observa *m </line>
</par>
<par>
<line> rosto; it*m 2 = sorrir *m resposta; i*em 3 = </line>
<line> s*rr*r esp*ntanea*ent*; *tem * = o*se*va sua </line>
</par>
<par>
<line> pró*ria *ão; item 5 = tent* alcançar um </line>
<line> brinquedo; item 6 = come sozinh*; item * = bate </line>
</par>
<par>
<line> palmas; item 8 = mostra o que *uer; ***m 9 = dá "tchau"; it*m 10 = joga bola com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> examinador; item 11 = imita a ação de uma pess*a; item 12 = beb* em um* xíca*a *u c*po; </line>
<line> item 13 = ajud* em casa; ite* 14 = usa **lher / g*rfo; it*m 15 = r*tira uma vestimenta; item </line>
<line> 1* = "alim*nta" uma b**eca; item 17 = veste-se co* supe*visão; item *8 = e*cova os dentes </line>
<line> com aju*a; item 19 = lava * sec* as mã*s; item 20 = fala o nom* d* amigos; item 21 = veste </line>
<line> u*a cam*seta; item 22 = *este-se sem aj**a; item 23 = joga jogos de mesa; **em 2* = escova </line>
<line> os d*nte* sem ajud*; e item 25 = pr*para refeição. </line>
<line> *a*bém for*m n*merados os ite*s do *en*e* II *elacionad*s às habil*da*es d* </line>
<line> lingu*ge*, d* 26 até 64, a saber: 26 = reage ao sino; 27 = voc*li**; 28 = f*l* OOO / AAH; 29 </line>
<line> = riso / ga*galhada; 3* = grita; 3* = volta-se para o som; 32 = volta-se para a voz; 33 = sil*bas </line>
<line> isoladas; 34 = imi*a sons; 35 = duplica s*labas; 36 = co*b*na s*l*bas; 37 = jargão; 38 = **pá </line>
<line> o* ma*ã - es*ecífico; 39 = 1 p*lav*a; 40 = 2 pa**vras; 41 = * *a*avras; 42 = 6 palavras; 43 = </line>
<line> aponta 2 figuras; 44 = combina pal**ras; 45 = nome*a 1 fi*ura; 46= a*onta 6 partes d* corpo; </line>
</par>
<par>
<line> 47 = a*on*a 4 f**uras; 48 = 5*% de intel**ibilidade </line>
<line> da fala; 49 = nomeia 4 *iguras; 50 = </line>
</par>
<par>
<line> reconhe*e 2 ações; 51 = compreen*e 2 a*j*tivos; 52 = *omeia 1 cor; 53 = define objetos 2 </line>
</par>
<par>
<line> **l* uso; 54 = *onta * *loco; 55 = de*ine </line>
<line> 3 *bjetos pelo uso; ** = *ec*nhece 4 *çõ*s; 57 </line>
<line> = </line>
</par>
<par>
<line> fa*a inteligível; *8 = com**eende 4 p*eposições; 59 = n*mei* * cor*s; *0 = de*ine 5 palavras; </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 04, *rt. *1, p. *91-205, a**. 2**1 *ww4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Habilida*e* ** L*n*uagem e *essoal-*ociais de Crianças *om Microcefa*ia: *valiação pelo Denver II </line>
<line> 199 </line>
</par>
<par>
<line> 61 = co*preende 3 adjetivos; *2 = conta 5 blocos; *3 = *az *nalogias - 2; e 6* = define 7 </line>
<line> palavras. </line>
<line> *s dados fora* anali*ados quan**tativamente, u*i*izan*o o p*ograma Sta**s*ical </line>
<line> Packag* for the Soc*al S*i*nc*s (SPSS), ver**o 16.0, po* meio de a*ál*ses estatíst*cas </line>
<line> desc*iti*as. </line>
<line> 3 *ESULTAD*S E DISCUSSÕES </line>
<line> A análise e*tatística *escritiva do* da*os das 6* crianças da am*stra m*strou *ue </line>
<line> *5,7% *ão do g*nero fem**ino e que *s idades var*aram de 3 até 33 meses (M=19,*4; </line>
<line> D*=6,671). </line>
<line> Con*ecida* as ida*es, e* meses, de t*das *s crianças, *oi p*ssív*l *den*i**ca* os it*n* </line>
</par>
<par>
<line> *o te*te Denver ** qu* fariam parte da anál*s* do desen**lvime*to </line>
<line> da a**stra nas áreas </line>
</par>
<par>
<line> pesso*l-social e d* linguagem, </line>
<line> *onsiderando ca*a id**e e </line>
<line> o desenvolvimento "normal" </line>
</par>
<par>
<line> (quando * cr**nça executa ati*idade *revista *ara a idade), n*s indicativos do Denver I*, *o*o </line>
<line> mostram * Tabela 1. Ness* direção, algun* itens *as duas áreas não fiz*ram par*e *a an*lise </line>
</par>
<par>
<line> devido a avaliarem *abi*idad*s apropr*adas *ara </line>
<line> *rian*as com idades sup*riores às da </line>
</par>
<par>
<line> am*stra. *sses itens qu* n*o fo*am analisado* sã*: 19, 20, 21, 22, 23, 24 e *5, que a**l**m </line>
<line> habilidades pess*al-sociais; 48, 49, 50, *1, 52, 5*, 54, 55, *6, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63 e 64, </line>
<line> q*e ava*iam habilidades de lin*uagem. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na PI, v. 18, n. 0*, art. *1, p. 191-*05, a*r. 2021 </line>
<line> ww*4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. A. N. Ma*ques, A. D. M. Carneiro, B. B. Mar*ues, L. *. A. Rocha </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Tabel* 1 - Itens que avaliam h*bilidades p*s*oal-soc*ais e *abilida*es de </row>
<row> l*nguagem em ca*a idade, *onsider*ndo um desenvolvi*ento "*ormal", *os indicativos </row>
<row> d* Denver II </row>
</column>
<par>
<line> Idad* (*m meses) </line>
<line> Itens que a*aliam habilidades pes*oal-s*cia*s </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> 1 </line>
</par>
</par>
<par>
<column>
<row> 5 </row>
<row> 6 </row>
<row> 7, 8, 9 e 10 </row>
<row> 13 </row>
<row> 16 e 17 </row>
<row> 18 e 19 </row>
<row> 20, 21, 22 e 23 </row>
<row> 24, 25, 27, 28 e 29 </row>
<row> 30 </row>
<row> 33 </row>
<row> Idade (em m*ses) </row>
<row> 3 </row>
<row> 5 </row>
<row> 6 </row>
<row> * </row>
<row> 8 </row>
<row> 9 </row>
<row> 10 </row>
<row> 13 </row>
<row> 1* </row>
<row> 1* </row>
<row> 18, 19, 20 e 21 </row>
<row> 22 e 23 </row>
<row> 24 </row>
<row> 25, 27 * 28 </row>
</column>
<column>
<row> *, 2, 3 e 4 </row>
<row> 1, 2, *, 4 e 5 </row>
<row> 1, 2, 3, *, 5 e 6 </row>
<row> 1, 2, *, 4, *, 6, 7 e 8 </row>
<row> 1, 2, *, *, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11 </row>
<row> 1, *, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 1*, 1*, 12 e 13 </row>
<row> 1, 2, *, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, *3 e 14 </row>
<row> 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, **, 14, *5 e *6 </row>
<row> 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, **, 12, 13, 14, 15, 16 e 1* </row>
<row> 1, 2, 3, 4, 5, 6, *, 8, 9, 1*, 11, 12, 13, *4, 15, 16, 17 e 18 </row>
<row> Itens que ava*iam *abil*d*des d* l*ng*agem </row>
<row> 26 e 27 </row>
<row> 26, 27, *8, 29 e 30 </row>
<row> 26, 27, 28, 29, 30 e 31 </row>
<row> 26, **, 28, *9, 30, 31 e 32 </row>
<row> *6, 27, 28, *9, 30, *1, 32 e 33 </row>
<row> 26, 27, 28, *9, 30, 31, *2, 33 e 34 </row>
<row> *6, 27, *8, 29, 3*, 31, 32, 33, 34 e 3* </row>
<row> 26, *7, 28, 29, 30, 3*, 32, *3, 34, 35, 36 * 37 </row>
<row> 26, 27, 2*, 29, 30, 3*, 32, 3*, 34, 35, 36, 37, 38 * 39 </row>
<row> 2*, 27, 28, *9, *0, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39 e 40 </row>
<row> 26, 27, *8, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 3*, 38, 3*, 40 e 41 </row>
<row> 26, 27, 28, 2*, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, *1 e *2 </row>
<row> 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 3*, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42 * 43 </row>
<row> 26, 27, 28, 29, 30, 31, 3*, 3*, 34, 35, 36, 37, 38, 3*, 40, *1, 42, 43 e 44 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Pri*ei*amente, foi re*l*za*a a a*á**se *statís*ica d*scritiva para obter a média e o </line>
</par>
<par>
<line> *es*io-padrão *a a*ostra em cada item d* **n**r II </line>
<line> q*e *valia h*bi*idade *esso*l-social e </line>
</par>
<par>
<line> que **al*a h**il*dade de lingu*gem. E*se* resul*ados estão na Tabela *. </line>
<line> Tabela 2 - M*dia e desvio-pa*rão da amostra em c*da item q*e av*lia *abilidade </line>
<line> pessoal-social e que avalia *abilidade de linguagem </line>
</par>
<par>
<line> Item que *vali* h*bilidade pe*soal-so*ial </line>
<line> M </line>
<line> D* </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> 1 ,5 9 </line>
<line> * ,9 2 0 </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> 1 ,4 3 </line>
<line> 0 ,8 * * </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> 1 ,4 6 </line>
<line> 0 ,8 4 8 </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> 2 ,1 5 </line>
<line> 0 ,9 9 7 </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> 2 ,* 8 </line>
<line> 0 ,9 6 8 </line>
</par>
<par>
<line> 6 </line>
<line> 2 ,9 3 </line>
<line> 0 ,3 5 * </line>
</par>
<par>
<line> 7 </line>
<line> 2 ,7 4 </line>
<line> 0 ,6 8 * </line>
</par>
<par>
<line> 8 </line>
<line> 2 ,8 0 </line>
<line> 0 ,6 0 1 </line>
</par>
<par>
<line> 9 </line>
<line> 2 ,8 7 </line>
<line> 0 ,4 9 9 </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 18, n. 04, art. 11, *. 191-205, a*r. *0*1 </line>
<line> www4.fsan*t.co*.br/re*ista </line>
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<par>
<line> Habili*ades de Li*g*agem e Pessoal-Soc*ais de Crianç*s com M*crocefalia: Ava*iação *el* D*nv*r II </line>
<line> **1 </line>
</par>
<par>
<line> ** </line>
<line> 2 ,8 7 </line>
<line> 0 ,4 9 9 </line>
</par>
<par>
<line> 11 </line>
<line> 2 ,9 0 </line>
<line> 0 ,* 3 6 </line>
</par>
<par>
<line> 12 </line>
<line> 2 ,8 4 </line>
<line> 0 ,5 5 3 </line>
</par>
<par>
<line> 13 </line>
<line> * ,0 0 </line>
<line> 0 ,0 0 0 </line>
</par>
<par>
<line> *4 </line>
<line> 2 ,9 7 </line>
<line> 0 ,2 5 * </line>
</par>
<par>
<line> 1* </line>
<line> * ,9 7 </line>
<line> 0 ,2 5 6 </line>
</par>
<par>
<line> 16 </line>
<line> 2 ,9 7 </line>
<line> 0 ,2 5 6 </line>
</par>
<par>
<line> 17 </line>
<line> 3 ,0 0 </line>
<line> 0 ,* 0 0 </line>
</par>
<par>
<line> 18 </line>
<line> 2 ,9 7 </line>
<line> 0 ,2 5 6 </line>
</par>
<par>
<line> Item que av*lia ha*il*dade de linguagem </line>
<line> M </line>
<line> DP </line>
</par>
<par>
<line> 26 </line>
<line> 1 ,3 0 </line>
<line> 0 ,7 1 5 </line>
</par>
<par>
<line> 27 </line>
<line> 1 ,9 8 </line>
<line> 1 ,0 0 8 </line>
</par>
<par>
<line> 28 </line>
<line> 1 ,5 7 </line>
<line> 0 ,9 0 3 </line>
</par>
<par>
<line> 29 </line>
<line> 1 ,* 6 </line>
<line> * ,7 7 5 </line>
</par>
<par>
<line> 30 </line>
<line> 1 ,4 6 </line>
<line> * ,8 4 8 </line>
</par>
<par>
<line> *1 </line>
<line> 1 ,6 * </line>
<line> 0 ,9 3 2 </line>
</par>
<par>
<line> 3* </line>
<line> 1 ,* 4 </line>
<line> 0 ,* 3 2 </line>
</par>
<par>
<line> 33 </line>
<line> 2 ,6 * </line>
<line> 0 ,7 4 7 </line>
</par>
<par>
<line> 34 </line>
<line> 2 ,9 7 </line>
<line> 0 ,2 5 6 </line>
</par>
<par>
<line> 35 </line>
<line> 3 ,0 0 </line>
<line> 0 ,0 * 0 </line>
</par>
<par>
<line> 36 </line>
<line> * ,0 0 </line>
<line> 0 ,0 * * </line>
</par>
<par>
<line> 37 </line>
<line> 3 ,0 0 </line>
<line> 0 ,0 0 0 </line>
</par>
<par>
<line> *8 </line>
<line> 2 ,9 0 </line>
<line> * ,4 3 6 </line>
</par>
<par>
<line> *9 </line>
<line> 2 ,9 * </line>
<line> 0 ,3 5 9 </line>
</par>
<par>
<line> 40 </line>
<line> 3 ,0 0 </line>
<line> 0 ,0 0 * </line>
</par>
<par>
<line> 41 </line>
<line> 3 ,0 0 </line>
<line> 0 ,0 0 0 </line>
</par>
<par>
<line> 42 </line>
<line> 3 ,0 0 </line>
<line> 0 ,0 * 0 </line>
</par>
<par>
<line> *3 </line>
<line> 3 ,0 0 </line>
<line> 0 ,0 0 0 </line>
</par>
<par>
<line> 44 </line>
<line> 3 ,0 0 </line>
<line> 0 ,0 0 0 </line>
</par>
<par>
<line> 45 </line>
<line> 3 ,0 0 </line>
<line> 0 ,* 0 0 </line>
</par>
<par>
<line> 46 </line>
<line> 3 ,0 0 </line>
<line> 0 ,0 0 * </line>
</par>
<par>
<line> 47 </line>
<line> 3 ,0 0 </line>
<line> 0 ,0 * 0 </line>
</par>
<par>
<line> **steri*rmen*e, foi realizada a an*lise **tatísti** *escritiva, d* tip* tabulação c*uzada, </line>
<line> com os itens d* Denver II de habilidades *essoal-sociais par* c*da idade, conforme consta *a </line>
<line> Tabela 1, com a f*nali*ade *e ident*ficar os itens e* que 100% das crianças apres**t*r*m </line>
<line> *esempenho "n*rmal" * ** iten* em que 10*% aprese*taram *esem*enho *o* "atr*so" </line>
<line> (q*ando a criança não executa ou recus*-*e a realizar atividade qu* *á é executada por mais de </line>
</par>
<par>
<line> 90% dos que têm sua idade), segundo o qu* é *spe*ado para </line>
<line> cada idade, em meses, no* </line>
</par>
<par>
<line> indicativo* do De*ver II. *s r**ultado* referen*es a*s it*ns que aval*am *abilidades pe**oal- </line>
<line> sociais est*o apresentados na Tabela 3. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina *I, v. 18, n. 04, art. 11, p. 191-205, *br. 20*1 </line>
<line> ***4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
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<par>
<line> M. A. N. Ma*ques, A. D. M. *arneiro, B. *. Ma*ques, L. M. A. *ocha </line>
<line> *02 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 3 - Iten* de habilidades pessoal-*ociai* do Denv*r I* em *ue 100% *as cr*anças </line>
<line> *presentaram des*mpenho "nor*a*" e itens que 100% apre**ntaram desempenho com </line>
<line> "atraso", por ida** em m*ses </line>
</par>
<par>
<line> Idades *m </line>
<line> n </line>
<line> **ens de habili*ades </line>
<line> It**s de habilidades pessoal- </line>
</par>
<par>
<line> m*s** </line>
<line> pessoal-s*ciais em q*e </line>
<line> sociais e* q*e 100% </line>
<line> 100% apresentaram </line>
<line> apresentaram d*sempenho com </line>
<line> desempenho "*orma*" </line>
<line> "atraso" </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> * </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> * </line>
<line> 1, 2, 3 e * </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> 6 </line>
<line> 1 </line>
<line> 1, 2, 3 e 4 </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> 7, 8, 9 e 10 </line>
<line> 6 </line>
<line> 2 </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> 13 </line>
<line> 1 </line>
<line>-</line>
<line> 1, 2, 3, 4, 5, *, 7 e 8 </line>
</par>
<par>
<line> 16 * 17 </line>
<line> 4 </line>
<line> 2e3 </line>
<line> 6, 9, 10 e 11 </line>
</par>
<par>
<line> 18 e 19 </line>
<line> 3 </line>
<line> 1, 2 e 3 </line>
<line> 6, 8, 9, 10, 11, *2 e 13 </line>
</par>
<par>
<line> 20, 21, 22 e 23 </line>
<line> 30 </line>
<line>-</line>
<line> 6, 13 * 14 </line>
</par>
<par>
<line> 24, 25, 2*, *8 e </line>
<line> 11 </line>
<line>-</line>
<line> 13, 15 e 16 </line>
</par>
<par>
<line> 29 </line>
</par>
<par>
<line> 30 </line>
<line> 1 </line>
<line> 1, *, 3 e 5 </line>
<line> 4, 6, 7, 8, 9, 1*, 11, *2, 13, 14, 15, </line>
</par>
<par>
<line> 16 e 17 </line>
<line> Na mesma perspectiva, fo* r**lizada a *nálise *s**tís*ica descri*iva d* tipo tabulação </line>
<line> cruzada com o* itens do *en**r I*, que av*liam habilidades de linguag*m para cada **ad*, de </line>
<line> acord* com a Tabela 1. O* resul*ad*s, com os it*n* em que 100% *a* c*ianças apr*sentaram </line>
<line> desempenho "n**mal" * os itens que 100% apresen*ar*m desempen** c*m "at**s*", estã* </line>
<line> apr*senta*o* na Tabela 4. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 18, n. 04, *rt. 1*, p. *91-205, abr. *021 </line>
<line> w*w4.fsanet.co*.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Habilidade* de *inguagem e Pessoal-Sociais *e Crianç** com Microcefa*i*: Avaliação pelo Denver *I </line>
<line> 203 </line>
</par>
<par>
<line> Tab**a 4. Itens de habi*idades de linguagem do Denver II em *ue 100% das *rianç** </line>
<line> apresen*aram de*empe*h* "*ormal" e itens que *00% ap*ese*tar*m desempenh* c*m </line>
<line> "*traso", por idades em *eses </line>
</par>
<par>
<line> I**d*s em </line>
<line> n </line>
<line> Itens de habilidades de </line>
<line> Itens de habilidades d* linguagem </line>
</par>
<par>
<line> *ese* </line>
<line> linguagem em qu* 1*0% </line>
<line> em **e 1*0% *prese*taram </line>
<line> apresentaram </line>
<line> desem*enho com "atraso" </line>
<line> desempenho "nor*al" </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> 2 </line>
<line> 2* </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> 1 </line>
<line>-</line>
<line> 26, 27, 28, *9 * *0 </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> 1 </line>
<line> 2*, 2*, 2*, 29, 30 e 31 </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> 7 </line>
<line> 1 </line>
<line> 26, 27, 28, 29, 30, 3* * 32 </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> 8 </line>
<line> * </line>
<line> 26, 27, 2*, 29, 30, 31 e *3 </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> 9 </line>
<line> 1 </line>
<line> 26, 27, 28, *9, 31 e 32 </line>
<line> *0, 33 e 3* </line>
</par>
<par>
<line> 10 </line>
<line> 1 </line>
<line> 26, 31 e 32 </line>
<line> 27, *8, 29, 30, 33, 34 e 35 </line>
</par>
<par>
<line> 13 </line>
<line> 1 </line>
<line> 29 </line>
<line> 26, 27, *8, 30, 31, 32, *3, 34, 35, *6 </line>
<line> e 37 </line>
</par>
<par>
<line> 16 </line>
<line> 2 </line>
<line> 26, 29, 30, 31 * 32 </line>
<line> 27, 34, 35, 36, 3*, 38 e 39 </line>
</par>
<par>
<line> *7 </line>
<line> * </line>
<line> 26, 28, 2*, 30, 3* * *2 </line>
<line> 33, 34, 35, 36, 37, 3*, 39 e 40 </line>
</par>
<par>
<line> 18, 19, 2* e 21 </line>
<line> 10 </line>
<line>-</line>
<line> 34, 35, *6, 37, 40 e 41 </line>
</par>
<par>
<line> 22 e 23 </line>
<line> 23 </line>
<line>-</line>
<line> 34, *5, 36, 37, 38, *0, 41 e 42 </line>
</par>
<par>
<line> 2* </line>
<line> 7 </line>
<line>-</line>
<line> 35, 36 e 37, 39, 40, 41, 4* e 43 </line>
</par>
<par>
<line> 25, 27 e 28 </line>
<line> 3 </line>
<line> 29 e 30 </line>
<line> 33, 34, *5, 36, *7, 38, 39, 40, 41, 42, </line>
</par>
<par>
<line> *3 e 44 </line>
</par>
<par>
<line> *ambém foi *ea*iz*da * análise descritiva das fre*uência* e das porce*tagens d* </line>
<line> número de cr*anças que ap*esentaram desempenho "*ormal" em cada it*m do D*nver II que </line>
<line> *valia habili*ade pe*soal-*ocial e em c**a item *ue avalia h*bilidad* de **nguage*. Os </line>
<line> resul*ados dess*s análises estã* *presentados na Tabe** 5. </line>
</par>
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<line> 1) conce*ç*o e plan*jam*nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) a*álise e inte**retação d*s *ad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboração do rascunho ou *a *ev*sã* críti*a do cont*údo. </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
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<line> 4) participação n* aprovaç*o da vers*o final do man*scri*o. </line>
<line> X </line>
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