<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 5, art. 2, p. 18-30, mai. *0*1 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.1*.5.2 </line>
</par>
<par>
<line> Evol*ção dos Cursos Tecnológicos da Á*e* de Gestão * Ne*ócios **s Institutos F**erais </line>
<line> Evolu*ion of Techn*logi*a* Courses i* the Manageme** and B*siness Ar*a at *he Fed*r*l </line>
<line> Insti*utes </line>
</par>
<par>
<line> Florisvaldo Cu*ha *avalcante Júni** </line>
<line> *estre em C*ntroladoria pe*a Univers*dade Federa* Rural de Pernamb*co </line>
<line> *-mail: junior.cav*lcantte@y*ho*.com.br </line>
<line> He**isson Q*ei*oz Neto </line>
<line> Mest*e ** Control*doria pela Unive*s*dade Fede*al Rural de P*rnambuco </line>
<line> E-mail: he*ris*onqueiroz@ho*mai*.co* </line>
<line> Tâni* Nobre Gon*al*e* Ferreira *mor*m </line>
<line> Doutora em Ad*inistração/Universidade Fede*al da Paraíba </line>
<line> Pr*f*s*o*a A*junt* da U**versidade Feder*l *ural *e Pernambu*o </line>
<line> E-mail: t**i*.nobre@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Flori*v*ldo Cunha **v*lca*te Júnio* </line>
</par>
<par>
<line> Universid**e </line>
<line> Federa* </line>
<line> Rural d* </line>
<line> Pernambu*o </line>
<line>-</line>
<line> Rua *om </line>
<line> Editor-*hefe: Dr. T*nny Ke*ley de Ale**ar </line>
</par>
<par>
<line> Manuel *e Medeiros, s/n - D*is I*m*os, CEP: 52171-900, </line>
<line> Rodr*g*es </line>
</par>
<par>
<line> Reci*e - PE, Bra**l. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Herrisson Queiro* Neto </line>
<line> A**igo recebido em 25/03/2021. *ltima </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<line> Universidade </line>
<line> Federa* </line>
<line> Rural *e </line>
<line> *ernambuc* </line>
<line>-</line>
<line> Rua Dom </line>
<line> re*ebi*a *m 06/*4/2021. Aprova*o em 07/04/2021. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Manuel d* Medeiros, */n - Do*s *rmãos, *EP: 52171-900, </row>
<row> Recife - P*, Brasil. </row>
<row> End*re**: Tânia N*bre Go*çalve* F*rrei*a Amorim </row>
<row> Universi*ade *ederal Rural de *ernambuco - Rua Do* </row>
<row> M**ue* de Medeir*s, s/n - Dois Irm*os, C*P: 52171-900, </row>
<row> R*cife - PE, Bra*il. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo sistema Tri*le *ev*ew: Desk Review a) </row>
<row> pelo Editor-C*efe; e b) *oub*e Blind Review </row>
<row> (avaliação c*ga por dois *val*adores da *rea). </row>
<row> Revisão: Gramatical, Norma*iva e de Fo**atação </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evolução dos Cursos Te*n**óg*cos da Ár** de G*st*o * *egócios n*s Inst*tutos Fe*erais </line>
<line> 19 </line>
</par>
<par>
<line> RES*M* </line>
</par>
<par>
<line> Os curs*s tecnológicos constitu*m </line>
<line> *m *ipo de curso *a educação supe*i** d* s**tema </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> educa*ão profissional b*as*leir* que têm </line>
<line> c*escido co*tinuam*nte nos últimos anos, nas </line>
</par>
<par>
<line> instituições **blicas e privad*s, mas nessa última, princi*a*mente. O p*esente es*u*o *em </line>
<line> como objetivo geral analis*r o cresc*m*nto na implantação d* cursos *e*nológicos da área de </line>
</par>
<par>
<line> Gest*o e N*gócios, na m*da*idade pres*ncial, nos I*stitut*s *ed**ais </line>
<line> *a *e**ão Nord*ste. </line>
</par>
<par>
<line> *e**uis* de n*t*reza *plic*da, abordag*m ** proble*a sob o *étodo q**n*itativo, co* </line>
</par>
<par>
<line> propósito exploratório. * técnica empregada </line>
<line> para a coleta do* dados foi a pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> docume*tal, realizada através de consult* ao Cat*logo Nacional dos Cur*os Superi*res </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Tecn*l*gia, e* seguida foi realizada **a pe*quisa no Si*tema e-MEC, com *1 Institutos </line>
<line> Federais sediados na Reg**o Nordeste. Em rela*ão aos períodos de cr*ação, 2*16 a 2020, foi o </line>
<line> que t*ve o maior número de cursos imp*antado* (33%), s*guido de 2000-2005 e 201* a 2015 </line>
<line> (2*%). Percebeu-s* que entre o* 15 cu*sos i*plant*dos no período de 2000 a *020, Processos </line>
<line> Gere*ci*is foi o que se *estacou (20%). Verifico*-se que as cap*tais ainda são *s cidades que </line>
</par>
<par>
<line> o*erecem o maior núme** de cursos (40%). C*nclui-se que o* cursos ofertados </line>
<line> por *s*as </line>
</par>
<par>
<line> ins*i*uições são bem avalia*os </line>
<line> pelo ME*, </line>
<line> dos </line>
<line> quais 47% possu*m o c*n**ito 4 e 13% </line>
</par>
<par>
<line> possue* o conc*ito máxim*, 5. </line>
</par>
<par>
<line> Palav*as-chave: Curso Superio*. Ed*c*ção. *estão. Neg*cios. Tecnólogo. </line>
<line> A*ST*ACT </line>
</par>
<par>
<line> T*chnologica* co*rses *re a type *f h*gher education </line>
<line> **urse in t** Brazilian pro*e*sional </line>
</par>
<par>
<line> edu*ati*n s**tem, which has gro*n *teadily in recent years, i* public and p*ivate instit*tions, </line>
</par>
<par>
<line> bu* in the latt*r, m*inl*. This s*udy aims to an*lyze t*e </line>
<line> growth in the impl*ment*ti*n </line>
<line> of </line>
</par>
<par>
<line> *echnologic*l cours*s in t*e *rea of Manag*m*nt *n* Busi*ess, in per*on, at Fede*al Inst*tutes </line>
<line> in t*e Northeast Region. Res*arch of an a*plied na*ure, approach to the pro**em, under the </line>
</par>
<par>
<line> *uantita*ive method, with exploratory purpos*. The techni*ue use* *or *ata collectio* </line>
<line> was </line>
</par>
<par>
<line> doc***ntary *esearch, *arried out throug* cons*l*ation i* t*e N*tio*al Ca*a*og of Higher </line>
</par>
<par>
<line> Technology Courses, *hen a survey wa* *arried out in the *-MEC System, w*th </line>
<line> 1* Feder** </line>
</par>
<par>
<line> I*stitutes b*sed in the *ortheast Regio*. In *elation to the creation pe*iod*, 2016 to *020, it </line>
</par>
<par>
<line> was th* one that ha* *he larg*st </line>
<line> numbe* of cou*ses implemented (33%), followed by *000- </line>
</par>
<par>
<line> 20** and 2011 to 2*15 (27%). I* w** *o*i*ed th*t *mong t*e 15 courses *mpl*me**ed in the </line>
</par>
<par>
<line> pe*iod from 2000 to 2020, Managemen* Pr*ce*ses was the one that stood out (*0%). </line>
<line> It </line>
<line> was </line>
</par>
<par>
<line> foun* that the capitals are *t*ll *he c*ties that o*fe* the *a**est number of c*u*ses (40%). It is </line>
<line> conclude* that the courses off*re* b* these i*sti*utions ar* *el* e*aluated by *h* MEC, where </line>
<line> 47% have t*e co***** 4 and 13% *ave the maximum concep*, 5. </line>
<line> Keywords: Higher Education. Educatio*. *anagement. **s*ness. Te*hnologi*t. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, T**esina *I, *. 18, n. 5, ar*. *, p. 18-30, mai. 2*21 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. C. Ca**lc*n*e Jú*ior, H. Queiroz Neto, *. N. G. F. Amori* </line>
<line> 20 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Os **rsos tecnól*gos constit*em um tipo d* cur*o d* e*uc*ção superior do **s*ema de </line>
<line> educaçã* p**fissio*al br*sil*iro, que *êm cr**c*do continu**ente n** últimos anos, nas </line>
<line> ins*ituiçõ*s p*blicas e p*ivadas, mas ness* última, pri*cipalmente. </line>
<line> *a*a F*vre*to e More*to (20*3), a educação s**e**or, no co*texto educaciona* </line>
<line> brasi*eir*, tem passad* por tr*n*fo**açõe* e remodelações impor*ant*s nos últimos a*o*. </line>
<line> Mui*as de**as envolve*am, e en**lvem, * *ducação *r*fi*s*onal na perspectiva *a educação </line>
<line> tecno**g*ca. </line>
<line> Pa*a o* mes*os *utores, os cu*so* su*erior*s de ***nologia *anharam no*a fo*ça com </line>
</par>
<par>
<line> a nova LDB, sancionada em 1996, atendendo à* </line>
<line> dema*das do mercado de trabalho </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*ocurando adaptar as l*is brasileiras às rec*mendaçõ*s dos organismos m*lt**aterai*. </line>
</par>
<par>
<line> A *esbur*cratiz*ção do </line>
<line> en*in* s*p*rior, *eguindo *ma t*n*ênci* mundial dos país*s </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvid*s e em **senv**v*men**, faz com *u* o tempo *e duração seja fa*or </line>
</par>
<par>
<line> *ete*mi*ante *a e*colha pelos cursos de tecnologi*. Ele* *o*am criados </line>
<line> para *t*nder </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dem**das atuais e pote*ciais do mer*ado. Sendo o merc**o cícli*o e *i*âmic*, os curs*s </line>
<line> t*m*ém têm m*is facilidade par* se adap**r e atua**zar s*as ementas (*E*HO, 2010). </line>
<line> A*drade (2009) *firma que *te*dendo às s*as diret*izes * e* n*me da fle*ibilidade * </line>
<line> do at*ndimento às demandas do merca*o, os cursos t*cn*lóg*cos *aracteri*am-se f*rtem*nte </line>
<line> como face mais visível da diver*i*icação do ens*no superior no Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> No **nto d* vista de Cazaro*ti e *ernar**s (2018), a evolução d*s cu*sos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> t**nologia no B*asil sempr* foi marcada pe*o *nteresse </line>
<line> de *ran*e* *omentad*res. Desde </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> época d* 1970, estes *á inc*uí*m os *randes banco* e in**sti*ores interessa*os na mã* de ob*a </line>
<line> espe*i**izada, que naquele momento estavam em busca *e profiss*onais co* form*ção </line>
<line> super*o* e ha*ilidades *écnica*. </line>
<line> En*as (20**) rel*ta que, de uma *orma *er**, os Cur*o* Superior*s d* Tecnologia </line>
</par>
<par>
<line> (CST) são cursos superiores de </line>
<line> curt* *u*ação, dois *u </line>
<line> *rês a*os no </line>
<line> máximo, com for*ação </line>
</par>
<par>
<line> específ*ca, cu*a *bso**ã* no mercado de tr**al*o está atr**a*a à *s*ecifici*ade *o *lun*. </line>
</par>
<par>
<line> As Di*etrizes *urric*lares para </line>
<line> os cursos s*periores de Te*nologia *oram institu*das </line>
</par>
<par>
<line> em 200* e, difere*tement* *os </line>
<line> cursos de bac*are*ado que pos*uem uma diretriz *specífica </line>
</par>
<par>
<line> p*ra cad* *urso, é única para todos os cursos tecnológicos (STACE, 20**). </line>
<line> Segu*do M*rin, *t al (2019) o Catálogo Nacional *os Cur*os Superiores trata do curso </line>
</par>
<par>
<line> superi*r te*no*ógi*o co*o uma mod*lidade de cursos </line>
<line> **erto* * </line>
<line> *andida*os que tenham </line>
</par>
<par>
<line> **nc*uído o ensin* médio ou equ*valente e tenha* sido classific*dos em proc*sso s*letivo. Os </line>
<line> Rev. F*A, Teresin*, v. 18, *. 5, art. 2, p. 18-30, *ai. 2021 www*.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evo*uçã* dos Cursos Tecnológ*cos da Á*ea ** Ge*tão e Ne*óc*os nos Instit*tos *ederais </line>
<line> 21 </line>
</par>
<par>
<line> graduad** ou egressos advindo* do* cursos superiores tecn*lógic*s denomi*am-*e tecnólogos </line>
<line> e, *or*anto, formandos de nível superio* com ha*ili*a*ão pa** a prod*ç*o e *ara a gestão ** </line>
<line> produção de bens e ser*iç*s. </line>
<line> A principal diferen*a *ntre os cursos de grad**ç*o *ecnológi**s e os c*rsos </line>
<line> tradicio*ai* de gradu*ção é que o d*plom* conferido ao formando será de Tecnólogo, já para </line>
<line> os curs*s t*adic*onais *s *iplomas *on*eridos serão de Li*enciat**a ou Bacharelado (*A*IN, </line>
<line> et a*., 2019). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse </line>
<line> co*texto, o </line>
<line> est*do se j*stifica *ela necessidade d* aco*p*nh*mento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> evo*u*ão </line>
<line> desse* cursos nos instituto* federais, pela sua relev*nc*a, vi*to *ue a formaç*o </line>
</par>
<par>
<line> ocorre e* um pe*íodo mais curto do que *m ba*harelado, por ser ma*s e*pecífica *m s*as </line>
</par>
<par>
<line> respectivas áreas. Torn*-se, ass*m, necessário analisar cresciment* nos instituto* f*de*ais, o </line>
</par>
<par>
<line> por serem </line>
<line> gr*tu*tos, impor*an*es por possibi*itar * *c**so de pessoas que não têm con*ições </line>
</par>
<par>
<line> de pagar p*r um curso desde tipo em uma inst*tu*ção part*cular, que são as que mais ofertam </line>
<line> *ssa mod*lid*de. </line>
<line> Dian** dos *atos apr*s*ntados, *ua* a ev*lução dos C*rsos Su*e*io*es d* Tecnologia, </line>
<line> na ár*a de Gestão e Neg*cios, nos Institutos Feder*i* da R*gião No*des*e? </line>
<line> A pr*sente pe*quisa te* c*mo objetivo geral analisar o cre*ci*e*to n* implantação de </line>
</par>
<par>
<line> *ursos tecnol*gi*o* da *rea </line>
<line> *e Ge**ão * Negócios, *a mo*alidade presencia*, nos Institutos </line>
</par>
<par>
<line> Federai* *a Região N*rdeste. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFER*NCI** *EÓRICO </line>
<line> 2.* Cu*sos superiores de t*cnolog*a </line>
</par>
<par>
<line> Para Favr*tto *ore*to (*013), os c*rsos *uperiores de tecn*logia são, legalment*, e </line>
<line> curso* regul*res de graduação, regu*amentados pelas Diretrizes *urricula*es Nacionais </line>
<line> esta*elecidas pel* Con*elh* Nac*onal de Edu**ção e focados n* domínio e na aplicação d* </line>
</par>
<par>
<line> conhecime**os c*entífic*s e tecnoló*ic*s em áre*s de </line>
<line> con*ecimentos relacion*dos a uma ou </line>
</par>
<par>
<line> mais *reas p*o**ss*ona*s. </line>
</par>
<par>
<line> Os m**mos autores, aind* res**ltam que tais cursos têm o objetivo de *romover </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvol*imento de co*petências *rofissionai* q*e possibi*item * *tiliz*ç*o da te*nologia. </line>
</par>
<par>
<line> O Catálogo Naci*n*l *** *urso* Superiores de Tecn*logia, l*nç*do </line>
<line> em 2006, é um </line>
</par>
<par>
<line> guia d* info*m*ções sobre o perfil de com*et*ncias do *ec**log*. Ele apresenta carga a </line>
<line> ho*ária *í*ima e a infraestrutur* recom*ndad* para cada cu*s*. </line>
<line> Re*. *SA, Te*esi*a PI, v. 18, n. 5, art. 2, p. 18-30, mai. 2021 www4.fsan*t.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. C. C*valca*te Júnior, H. Que**oz *eto, T. N. G. F. Amori* </line>
<line> 22 </line>
</par>
<par>
<line> Referência p*ra estudantes, educadores, i*stit**ções de ensino tecnológico e *ú*lic* </line>
</par>
<par>
<line> em ger*l, serve de </line>
<line> base também pa*a o Exame N*cional de Desempen** dos Estuda*tes </line>
</par>
<par>
<line> (Enade) e para os processos de regul*ção e supervisão da educaç*o tecnológica. (BRASIL, </line>
<line> 20*6). </line>
<line> Para Cazarotti e Bern*rdes (2*18), o Catálogo *a*i***l de *urs*s Superi*res de </line>
</par>
<par>
<line> Tecnologia, publicado pelo Ministério de E*uc*ção - MEC, em meados </line>
<line> de 200*, </line>
<line> e </line>
<line> g*stado </line>
</par>
<par>
<line> com a participação da c**unidad* ***c*ciona*, é * doc*mento-guia </line>
<line> de **erta de cu*sos de </line>
</par>
<par>
<line> g*aduaçã* em *ecnologia. </line>
</par>
<par>
<line> Na t*rceira edição do Catálo*o Naci*na* dos Cursos Super*ores de T*c*ologi*, </line>
</par>
<par>
<line> publicada em 20*6, </line>
<line> constam os seguintes cursos, </line>
<line> na área *e Ges*ão e N*gócio*: Com*rcio </line>
</par>
<par>
<line> Exteri*r, Gestão *om*rcial, Comunicação I*stitucional, Gestão da Qu*lid**e, Gestão de </line>
</par>
<par>
<line> C*ope*ativ*s, G*s*ã* </line>
<line> de R*c*rsos Humanos, *estão Financ**ra, Ges*ão P**lica, Logíst*ca, </line>
</par>
<par>
<line> Market*ng, Negócios Imo*iliári*s, Proc*ssos Gerenciais e Secretar*a**. </line>
<line> Na visão d* Cazar*tti e Ber*arde* (2*18), com relação ao aspecto con*ei***l, as </line>
<line> críticas que se f*zem ao ensino de curs*s *uperior*s tecno*ógico*, d* *or*a geral, c*ntinua* </line>
<line> a fazer parte *as pr***upaçõe* dos teóricos conte*porâneo*. </line>
<line> Concordamos qu* é prec*s* *ormar um trabalh*dor po*i*alente, capaz de *daptar-*e </line>
</par>
<par>
<line> no mundo *o trabalho, capaz d* cumprir múltiplas e </line>
<line> difere*tes funções, ser </line>
</par>
<par>
<line> autônomo, em *posição à educa*ão tecn*cista, u*ili*arista e bancá*ia. En*r*tanto, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> p*eciso </line>
<line> saber se formam*s *m traba*hado* cr*tico ou completa*ente despolitizad* </line>
</par>
<par>
<line> como q*erem org*ni*mos internacionais co*o o Banco *undi*l. * o que nos </line>
<line> *istin*ue d*ssas propostas. Também *o* op*mos à lógi*a das *ompet*ncias voltada </line>
<line> apenas par* o m*rcado de tra*a*ho, fr*gmenta*do * con*ecimento (GADOTTI, </line>
<line> 2 * 1 2 , p . 3 ). </line>
<line> Para Stace (20*4), a legislação *ue regulamenta o* cursos tecnol*g*cos determina q*e </line>
</par>
<par>
<line> os critéri*s pa*a planejam*nto e * *rganização dos cursos o </line>
<line> s*periores d* tecno**gia d*vem </line>
</par>
<par>
<line> ser o atend*mento às deman*as dos cidadãos, do mercado de trab*lho e </line>
<line> da socieda*e; </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> conciliação das demandas identificadas c** a vo**ção da instituição de e*si** e as s*as reais </line>
<line> condições de viabilização; a identificação de perfis profi*si*n*is p*óprios para ca*a *urso, em </line>
</par>
<par>
<line> fu*ção *as demandas e em sintonia com as po*íticas de promoção </line>
<line> do desenvo*vimen*o </line>
</par>
<par>
<line> *u*tentável d* Pa*s. </line>
</par>
<par>
<line> Ou seja, os cursos </line>
<line> p*ecisam esta* *linhado* à* necessida*es do **rcado de trabalho e à* </line>
</par>
<par>
<line> c*ndições das instituiçõe* </line>
<line> que *s oferecem, </line>
<line> para que sejam e*icie*tes, efi*azes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*mpetitivos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, art. 2, p. 18-30, mai. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evolução *os Curs*s T*cnoló*i**s d* Áre* de Gestão e Negócios nos Institut*s Fed*rais </line>
<line> 23 </line>
</par>
<par>
<line> 3 ME*ODO*OG*A </line>
</par>
<par>
<line> * presente pesquisa tem como o*jet*v* an*lisa* * ev*lução na impl*ntaç** de curs*s </line>
<line> tecnol*gi*os em I*stitutos Federais da R*g**o Nordeste. Do pon*o de *ista de sua *atureza, a </line>
<line> pesquisa se cla*si*ic* como aplicada. Para Kau*rk, Manhãe* e Medeiros (*010, p. 26), este </line>
<line> tipo de pesquisa "ob*etiv* gerar *onh*cimentos par* *plicaçã* prá*ica, dirigida à *olução de </line>
<line> probl*mas específi*os. Envo*ve verda**s e intere*ses locais". </line>
<line> No que se r*fere * ab*r*agem *o p*oblema, foi utiliz*do o mét**o qua*titati**, com </line>
<line> propósito e*pl*rat*ri*. Para *aua*k, Ma*hães, Mede*ros (*010, p. 27) a pesqu*sa q*antitativa </line>
</par>
<par>
<line> "li*a c*m fatos, tudo aqu*lo que pod* </line>
<line> se tornar obj*t*vo através da o*servação sistemát*ca; </line>
</par>
<par>
<line> eve*to bem especifi*ado, delimitado e men**rável". </line>
<line> B*uren **. al. (2003, p. 80) *esta*am q*e "por m*io do estud* exp*ora*ório, busca-se </line>
</par>
<par>
<line> conhec*r </line>
<line> *om </line>
<line> m*ior **ofun*id*de o *ssunto, de m*do a *orná-l* *ais cl*ro </line>
<line> ou constr*ir </line>
</par>
<par>
<line> que*tões *m**rtantes para a co***usão *a pesquis*." *ervo, Bervi*n e Silva (2007), </line>
<line> compl*menta* qu* "a *esquis* e**loratóri* realiza d*scrições p*ecisas da situação e quer </line>
<line> des*obrir *s relaçõe* *xiste*te* entre seus element*s com*onen*es". </line>
<line> A técnica e*pr*gada para a coleta *os dados foi a pesq**sa documental. A pes*uisa </line>
</par>
<par>
<line> doc*menta* é muito pa*ecida com a bibl*ográfica, contu** a diferença es*á </line>
<line> na n*t**eza *a* </line>
</par>
<par>
<line> f**tes, *ois ***a forma vale-se de *ateriais que não recebe**m ainda um trata*ento analíti*o </line>
<line> (GIL, 2008). </line>
<line> *rimeir*, foi realiza*a uma consulta ao Catálog* Nacional dos **rsos Superiores de </line>
</par>
<par>
<line> Tec*ologia, última edição, pub*ica** em 2016 * </line>
<line> listados todos os CS*s na área de Gestão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Negó*ios, que totaliz*ram *3 curso*: Comércio Exter*o*, *estão Comer*ial, Comunicação </line>
<line> Inst*tucional, Gestão da Qualidade, Gestão de Cooperat*v*s, Gestão de Recu*sos Humanos, </line>
<line> G**t*o F*nanc**ra, Gestão Pública, Log*st*ca, Marketing, Negócios Imo*iliá*ios, Process*s </line>
<line> Geren*i*is e Secretariado. </line>
<line> Em seguida, f*i r*alizada uma p*sq*i*a no Siste*a e-MEC, do Mini**ério d* </line>
<line> *d*cação (2020), at*avés do Cadastro Naciona* d* Cur*os e In**ituições de Educação </line>
</par>
<par>
<line> Superior, *ada*tro </line>
<line> e-M*C, </line>
<line> com *1 Inst**u*os Federais sediados na Região Nordes*e, </line>
</par>
<par>
<line> *presenta*os no q*a*ro 1. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, *eresina P*, v. 18, n. 5, art. 2, p. *8-30, mai. 20*1 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. C. Ca*alc**** Júnior, H. *ueiroz Neto, T. *. G. F. A*or*m </line>
<line> 24 </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 1 - Institui*ões un**erso do estudo </line>
</par>
<par>
<line> UF </line>
<line> INSTITUIÇÃ* </line>
<line> SIGLA </line>
</par>
<par>
<line> AL </line>
<line> Instituto Feder** de Educ*ção, Ciê**i* e *ecnologia de *lagoas </line>
<line> I*AL </line>
</par>
<par>
<line> BA </line>
<line> I*s*it*t* Federal ** Educação, Ciênc*a e *ecnolog*a da Bahia </line>
<line> IFBA </line>
<line> </line>
<line> Instituto Fed*ral *e Educ*ç*o, C*ência e Tecnolog*a *aiano </line>
<line> IFBA*ANO </line>
</par>
<par>
<line> CE </line>
<line> Instit**o Feder*l de Educ***o, Ciência e Te*n**ogi* *o Ce*rá </line>
<line> IFCE </line>
</par>
<par>
<line> MA </line>
<line> Instit*to *ederal de Ed*cação, Ciência * Tecnologia do Maranhão </line>
<line> IF** </line>
</par>
<par>
<line> PB </line>
<line> Inst*t*to F*de*al de Educação, Ciência e Tecn*logia da Paraíba </line>
<line> IFPB </line>
</par>
<par>
<line> PE </line>
<line> Institu*o *ederal de *ducação, Ci*ncia e Tecnolo*ia de Pernam**co </line>
<line> IFPE </line>
<line> </line>
<line> Institu*o Federal de Educ*çã*, Ciên*ia e Tecnologia do Sertão Pern*m*ucano </line>
<line> IFSERTÃO-PE </line>
</par>
<par>
<line> PI </line>
<line> Instituto Federa* de Edu*ação, Ciência e *e**ologia do Piau* </line>
<line> IF*I </line>
</par>
<par>
<line> RN </line>
<line> In**i*uto Feder*l de Educ*ção, Ciênci* e Tecno**gia *o *io Grande do N*rte </line>
<line> *FR* </line>
</par>
<par>
<line> SE </line>
<line> Instituto Feder** de Educação, Ciênc*a e Tecnologia de *ergipe </line>
<line> IFS </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Elab*ra*o pelo autor, *ados *a pesquisa (2020). </line>
<line> N* it*m Consulta Avançada, em cada i*stitut*, foram analisados se havia CST </line>
<line> implantados, be* co*o o *no de sua implantação, conceito de curso, ent*e outras </line>
<line> in*ormaçõ**. A pesquisa foi realizada n* pe*íodo de janeir* a *arço *e 2*21. Os dado* </line>
<line> coleta*os foram tabu*a*os, analis**os e e*tão aprese*tados em gr*f*cos, na *róx*ma seção. </line>
<line> 4 RESULT*DOS E DISCU*SÃO </line>
</par>
<par>
<line> Segundo * Min*stério da Educação (2020), através do Siste*a e-M*C, </line>
<line> dos 11 </line>
</par>
<par>
<line> Institutos Federais sediados na Reg*ão Nordes*e, * (63,633%) im*l*ntaram c*rsos superio*es </line>
<line> tecnoló**cos. </line>
<line> O cad*s*ro e-M*C, regulament*do pela Porta*ia Norma*iva nº 21, de 21/12/2017, é </line>
<line> base d* dados oficial dos *urs*s e *nstituições de Educ*ção Sup*ri*r - I*S, </line>
<line> i*dependentemente de Sistema *e *ns*no. Os dad*s do Cadastro e-MEC deve* gua*dar </line>
<line> *o*formidade co* os *tos auto*izativ** dos curs*s * das IES, edit*dos pelo Poder Públic* *u </line>
<line> órgão comp*tente das inst*tuiçõ*s no* limites do exercício de su* a*tonom*a. </line>
<line> A r*gularidade do* cur*os e institui*ões de**nde *a ***idad* dos *e*pect*vos atos </line>
<line> autoriza*ivos e *a tempestividade de protocolo dos processo* regu*at*rios de manuten*ão da </line>
<line> au*orizaç*o pa*a o *uncionamento da ins*ituiç*o e oferta dos cursos (MINISTÉRIO DA </line>
<line> EDUC*ÇÃO, 2020). </line>
<line> Na pesquisa com todos o* Inst**utos Federais de Educação, Ciên*ia e Tecnologia da </line>
</par>
<par>
<line> Região Nordeste, foram encontrad*s 15 (quinze) cur*os de G*adu*ção n* *re* de G**tão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Neg*cios, entr* as instituições pesquisadas, apenas o IFAL, IFBA, IFCE e IFS*RTÃO-PE, </line>
</par>
<par>
<line> ainda, **o ofe*tam esse tipo d* curso. O gráfico 1, mostra as instit*ições * *uantidade </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> cur*os ofe**ados. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 18, *. 5, art. 2, p. 18-30, m*i. 2021 www4.fsanet.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *volução dos **rsos Tecnológicos da Área *e *estão * Negócio* no* Institutos Federais </line>
<line> 25 </line>
</par>
<par>
<line> *ráfico 1 - Instituições e quantida*e de curso* ofer**dos </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabo*ado pelo autor, dados da pesquisa (*020). </line>
<line> O IFRN e * IFPI são os que ofer*am em maior núme*o e**a modalidade d* curso com </line>
<line> 26,66% e 20%, res*ectiv*ment*. Entre *s ofertantes, o IFBAIANO * I*S são os que ofertam o </line>
<line> m*nor número, um curso cada. Os per*od*s de criação *esses c*rsos constam no gráf*co *. </line>
<line> *ráfico 2 - P*rí*do de Criaç*o dos C*rsos </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelo *u*or, *ados d* pe*quisa (2020). </line>
<line> O *eríodo mais recen**, 201* a *020, foi o qu* tev* o maior núme*o de cursos </line>
<line> implantad*s (33%), *eguido de 200*-2005 e *0*1 a 2015 (27%). Esses resul*ado* nos </line>
<line> mostram que há duas década* esse* cu*sos já vê* sendo impla*tados, mas sua i*te*sif*cação </line>
<line> ocor*eu *o* últi*os anos e vem só evoluindo. Val* re*sal*ar qu* o *rimeir* curso impla*tado </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresi*a *I, v. 18, n. 5, art. *, *. 18-30, mai. 2021 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. C. Cava*can** Júnior, H. Queiroz Neto, T. N. G. *. Amorim </line>
<line> 2* </line>
</par>
<par>
<line> *oi o Tecnó*o*o e* Secret*r*ado, *o IFPI, em 2001. No *ue se refere aos cursos implantados, </line>
<line> os *cha*os constam no gráfico 3. </line>
<line> ***fic* 3 - Cur*os Implantados </line>
</par>
<par>
<line> *o*te: *laborado pelo autor, dados da pesquisa (2020). </line>
<line> Do* 1* cursos implantados no perí*do de 2000 a 2*20, Pr*ces*os Gerenciais foi o que </line>
<line> ma*s se de*taco* (20%), ofert*dos pe*o IFMA, IFPE * IFP*; *egui*o pelo c*r*o d* L*gísti*a </line>
<line> (13%), o*erta*o pelo IFRN e IFS e Gestã* *úblic* c*m o mesmo perc*ntual, of*recido pelo </line>
<line> *FMA e IFRN. D*s 13 cursos que constam na t*rceira *diç*o do Catá*ogo Na*io*al dos </line>
<line> Cur*os Superiores d* Tecnologia, publicad* em 20*6, na áre* de Gestão e Negó*ios, apenas </line>
<line> Comunicação I*stituc**nal e *est*o Financeira não **ram encontrados nas instituiç*es </line>
<line> pes*u*sadas. No que se refere à l**alização dos *ursos, os dados estão expostos no gráfico 4. </line>
<line> G*áfico 4 - Loc**ização dos Cur*os </line>
</par>
<par>
<line> **nte: Elaborado pe*o autor, dados d* p*sq*is* (*02*). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esi*a, v. 18, n. 5, *rt. 2, p. **-30, mai. 202* </line>
<line> w*w4.*sanet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ev*lução dos Cur*os Tecnológicos da Área d* Gestão e Neg*cios n*s Instituto* F*derais </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> As capitais aind* s*o as cidades que ofer*c*m o maio* número de *ursos (40%), s* </line>
<line> cons**era*mo* as C*p**ais e Regiões Metr*politanas, esse nú*ero se eleva p*ra 67%. O </line>
<line> i*terior, res**nde apenas por 33% dessa dem*nda. S* cons*derar*os qu* a maioria do campus </line>
</par>
<par>
<line> *e*ses institut** </line>
<line> estão no in*er*or, percebe-se *ue h* u*a ce**a disc*epância entre capital </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> interio*. No que se refe*e ao Co*c*i*o de Curso, os ach*dos **tã* expostos no gráfico 5. </line>
<line> Gráfico 5 - C*nceito dos Curso* Pesquisados </line>
</par>
<par>
<line> Fo**e: Elab*rado pelo au*or, *ados da pesqui*a (202*). </line>
<line> Perceb*-se claramente qu* os *ursos ofertad*s por **sas *nstitui*ões são be* </line>
</par>
<par>
<line> aval**dos *elo MEC, dos quai* </line>
<line> 47% possuem o co**eito 4 e 13% p*ssuem o conceito </line>
</par>
<par>
<line> máximo, 5. Nenh*m curs* fo* aval*ado com con*eit* 1 ou 2. Cerca d* 27% dos curso* estão </line>
<line> sem conceit*, ainda, po* serem *ur**s novos. </line>
<line> O Conceit* de **rso (C*) é a nota final d* *ualidade dad* pelo MEC aos cursos de </line>
<line> *radua*ão das in*tituições d* ensino su*erior no B*asil. Este co*ceit* fi*al é f*ito a pa*tir ** </line>
<line> uma *v*li*ção prese*cia* dos cursos pe*os técnicos do MEC e pode confirmar ou mod*fica* o </line>
<line> CPC. Cursos que receberam not* 1 ou * ** CPC automati*amente são avaliados in loco pelo </line>
</par>
<par>
<line> MEC. Já cursos com nota igua* ou superior * 3 pod*m dec*d*r s* querem </line>
<line> ou não r*ceber </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> vis*ta dos **aliad*res. Ca*o não *ptem pela avaliação prese*cial, * CPC é o co**eito de </line>
<line> qualidade que *ale (M*NISTÉRIO D* ED*CAÇÃO, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 18, n. 5, *rt. 2, *. 18-30, *ai. 2021 </line>
<line> www4.fsane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. C. Cavalc*nte J*nior, H. Queir*z Neto, T. N. G. F. Am**im </line>
<line> 28 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINA** </line>
</par>
<par>
<line> O ob*etivo gera* des*e estudo *oi analisa* crescimento n* i*planta*ão *e o </line>
<line> cursos </line>
</par>
<par>
<line> tecn*lóg*co* d* ár*a de Gestão * Negócios, *a m*dal*dade p*es*n*ial, nos Institutos Federais </line>
<line> da Regiã* No**est*. </line>
<line> I*icialmente, perc*beu-se que *ntre os *1 Institutos Federais de Educação, Ciência e </line>
<line> *ecnologia da Regiã* Nordeste foram en*ontrados 1* (q*inz*) c*rsos de Graduaç** na Á*ea </line>
</par>
<par>
<line> *e Ge*tão e Negócio*. Ent*e as ins**tuiçõe* *e*quisadas, apenas o IFAL, IFBA, IFCE </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> IFSERTÃO-PE, ainda, n** ofertam es*e tip* de curs*. </line>
</par>
<par>
<line> No tocante ao n*mero de cu*so*, con**atou-se q*e o IFRN e * *FPI são os que ofertam </line>
<line> em maio* número essa modal*dade, com 26,66% e 20%, res*ect*v*mente. En*re as ofertantes, </line>
<line> o IFBAIANO e I** s*o os qu* ofer**m o menor n*mero, *m curso cada. </line>
<line> Em r***çã* aos per*od*s de cr*ação, o mais rec*nte, 2**6 a 2020, f*i o que apresen*ou </line>
<line> o **ior *ú*ero *e cursos implantados (33%), seguido d* 200*-20*5 e *011 a 20** (2*%). </line>
<line> *s*es resultados no* mostram que há du*s ***a*a* esses c*rsos já *êm sendo implantad*s, </line>
<line> mas sua inte*si*icação ocorreu nos últimos anos * vem só evoluindo. </line>
<line> Per*ebeu-se que entr* o* 15 *ursos implan*ados no período de *000 a 2020, Pr*cesso* </line>
</par>
<par>
<line> Gerencia** foi o que se des*a*ou (20%), </line>
<line> *mpl*ntado no IF**, I*PE e IFPI; seg*ido </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> cu*so d* l*gí*tica (13%), IF** e IFS e G*stão Púb*ic* com o mesmo </line>
<line> pe*centual, *FMA </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> IFR*. Dos 13 Cu*sos que constam na tercei*a edição do *atálogo Naci*na* dos Cur*os </line>
<line> Superiores *e Tecn*logia, *ub*ic*do em 2*16, na áre* *e Gestão * Negócios, ap*nas </line>
</par>
<par>
<line> Comunicação Instit*ci*nal e Ges*ão Fin*nceir* não *oram enco*tra*os </line>
<line> nas inst*tui*ões </line>
</par>
<par>
<line> p*s*uis*d**. </line>
</par>
<par>
<line> Ve*ific*u-** que *s capitai* *in*a são as cidades que o*e*ecem o ma**r núme*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cu**os (40%). Se considerarm*s as Capita*s e Regiões *etropolitanas, *sse **mero se eleva </line>
</par>
<par>
<line> para 67%. O interior resp*nd* *penas por </line>
<line> 33 % </line>
<line> des*a dema*da. Se con*iderarmos q*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> maioria </line>
<line> do campus dess** i*stitutos *stão no inter*or, percebe-se q*e há </line>
<line> um* certa </line>
</par>
<par>
<line> discrepância *ntre ca*i*al e *nterior. </line>
</par>
<par>
<line> Percebeu-se que *s cu*sos o*ertados *or es*as i*stit*ições são </line>
<line> bem ava*iados </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> MEC, *os qu*is 47% possuem * c*nce*to 4 e 13% possu*m o *onceito máximo, *. Nenhu* </line>
<line> *u**o foi avaliado com c*nceito 1 ou 2. Cerca *e 27% d*s cur*os estão sem conceito, a*nda, </line>
<line> p*r serem cursos novos. </line>
<line> Co*o limitações do e*t*do, ressalt*-se o *ato de *ere* sido pes*uisados a*enas cursos </line>
</par>
<par>
<line> na áre* de Gestão Negócios, não a*rang*ndo cursos, por ex*mplo, como Agronegóc*os e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*esina, v. *8, n. 5, a*t. 2, p. 18-30, *ai. 202* www4.fsanet.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Evol*ção dos Cursos Tec*ológ*cos da *rea de Gestão e Ne*ócios nos Inst**utos Federais </line>
<line> 29 </line>
</par>
<par>
<line> G*stão de Turismo, pois no *atál*go N*cional de Cursos Tecnológicos pertencem a outras </line>
<line> áreas. </line>
<line> Como suge*tões de *uturos e*t*dos, propõe-se analisar a *vo*ução de*ses cur*os em </line>
<line> I*s*itutos **derais de Edu*ação de ou*r*s regiõe* do país, bem com* estender a universida**s, </line>
<line> a *im *e se ter uma vis** mais abrangen*e da evo*uçã* dessa m*dalidade de curso nas </line>
<line> ins*itu*ções *ú*lica*. </line>
</par>
<par>
<line> R*FE*ÊNCIAS </line>
</par>
<par>
<line> ANDRADE, *. F. B. Cursos Superiores de T**no*ogia: um es*udo de </line>
<line> *ua d*manda sob </line>
<line> a </line>
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<line> BEUREN, I. M. (or*anizadora). Como elaborar t*ab*lhos monográficos em *ontabilidade: </line>
<line> Teor*a e Prática. São Pau*o: *tlas, 2003. </line>
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<line> BRA*IL. </line>
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<line> f*v. 202*. </line>
<line> CA*AROTT*, M. L. B; BERNARDES, S. T. A. Cu*sos super*ores de tecnol*gia: </line>
<line> fundamentos, c*ntrovér*ias & *esa*ios. Revista on line de Política e Gestã* Educacional. v. </line>
<line> 22, n. 3, set./dez. 2018. </line>
<line> C*RVO, A. *.; B*RVIAN, P. A.; SIL*A, R. Meto*ologi* cien*ífica. 6. ed S** Paulo: </line>
<line> Prentice Hall, 2*07. </line>
<line> ENÉAS, R. M. Cur*os super*ores de tecnologia: *lgumas considerações sobre * constru*ã* d* </line>
<line> sua identi*ade *o mer*ado de traba*ho brasil*i*o. Ponto-e-Vírgula: R*vista de Ciên*ias </line>
<line> So*iais, 11: 77-89, 201*. </line>
<line> FAVRE*TO, *; M*RE*TO, C. *. *s **rsos superiore* de tecnologia n* contex*o de </line>
<line> expa*s** da educação superior no B*asil: a retomada da ênfas* na edu*aç*o </line>
<line> profissional. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, p. 407-424, June 20*3. </line>
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<line> Como Ref*r*nciar este Artigo, conforme ABNT: </line>
<line> CAVAL*ANTE JÚNIOR, F. C; QUEIROZ NE*O, H; AM*RIM, T. N. G. F. ***luçã* dos Cursos </line>
<line> Tecnológicos da Á*ea de G*stão e Negócios nos Institutos Fede*ais. Rev. FSA, Teresina, v.*8, n. 5, </line>
<line> art. 2, *. *8-30, mai. 2021. </line>
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<line> Contrib*ição dos Au*or*s </line>
<line> F. C. Cavalcante Júnior </line>
<line> H. Queiroz Neto </line>
<line> T. *. G. *. *morim </line>
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<line> 1) c*ncepçã* e **ane*amento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) anál*se e interpretação dos dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 3) elab*ra**o d* rascu*ho ou na revisão crítica do co*teúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) **rt*cipação *a aprovação da *ersão *in*l do manus*r*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. *S*, T*resina, v. 18, *. 5, art. 2, p. 18-30, mai. 2021 </line>
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