<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 5, art. 7, p. 110-128, m*i. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.5.7
</line>
<line>
Ed*cação para a Sustentabilidade A*o*dando a Or*it*logia **ravés do Filme "**o" Como
</line>
<line>
Ferra*enta Lúdica
</line>
<line>
*duca*i*n for Sust*inability Ap**oach*ng Ornith*log* Throu*h *he Movi* "Rio" as a Playful
</line>
<line>
Tool
</line>
<line>
*ai* Pereira Dias
</line>
<line>
Gr***ado em Ciê*cias Biológica* pela Facu*dade Unilag*s
</line>
<line>
E-mail: caio.pd@ho*ma*l.com
</line>
<line>
Douglas Vi*ira Barbo*a
</line>
<line>
D*utorado ** Sistem*s d* Gestão Sust*n**veis pel* Universidade Fe*e*al Flumin*nse
</line>
<line>
Mestre e* Engenharia de Bio*sis*emas pela Uni*ers*da*e Fed*ral Flumi*en*e
</line>
<line>
*rofessor *a Fa*uldade Lusófo*a do Rio de Janeiro
</line>
<line>
E-mail: dougla*barboza@id.uff.b*
</line>
<line>
A*d*é *ui* Bato*li S**tos
</line>
<line>
Doutorado em *n*ino e* Biociênci*s e Saúde **l* Instituto Oswaldo Cruz
</line>
<line>
*estre *m *aúde públ**a *ela *undação *swaldo Cru*
</line>
<line>
*rofesso* da Fund*ção de Apo*o à Es*ola Técni*a do Esta*o do Ri* de Janeir*
</line>
<line>
*-mail: bato*lisantos@gmai*.com
</line>
<line>
*o*o Batista Lopes Coel*o *únior
</line>
<line>
D*utorad* *m Ensi*o em Biociências e Saú*e pelo **stituto Oswaldo Cruz
</line>
<line>
Mes*re em Din*mica dos Oceanos e da Terr* pela U*i*ersidade *ederal Fl*min*n*e
</line>
<line>
Pr*fessor da Fun*ação Educacional da R*gião dos L*gos
</line>
<line>
*-m*il: coe*hobioj@gmail.com
</line>
<line>
Fer*anda Neves *iv**ro
</line>
<line>
Dout*ra em B*ologi* M*rinh* pela Universidad* Fed*ral Fluminense
</line>
<line>
*-mail: fernandasi*i**o@g*ail.com
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Caio P*rei*a Dias
</line>
<line>
Rua Ri* do Limão, S/N, *EP: 28970-000, Araruama/RJ,
</line>
<line>
Bras*l.
</line>
</par><par>
<line>
E*de*eço:
</line>
<line>
Douglas Vieira Barboza
</line>
</par><par>
<line>
U*ivers*dad* Federal Fluminense - Rua Pa*so da Pátri*,
</line>
</par><par>
<line>
156 *loco E sal* 329 - São Domingos, CEP: 24210-240,
</line>
<line>
*ditor-Che**: Dr. Tonny Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Nit*r**/RJ, *rasil.
</line>
<line>
Ro**igu*s
</line>
</par><par>
<line>
E*d**eço:
</line>
<line>
André *uiz Ba*ouli San*os
</line>
</par><par>
<line>
Fundação *e *poio à E*cola Técnica do Estado do *i* d*
</line>
<line>
Artigo rece*ido em 28/04/2021. *l**m*
</line>
<line>
v**são
</line>
</par><par>
<line>
Janeiro - R*a Capitão Nunes, S/N - *EP: *8990-*01,
</line>
<line>
receb*da em 03/05/*021. Apr*vado em 04/05/2021.
</line>
</par><par>
<line>
Saquarema/RJ, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E**ereço:
</line>
<line>
Joao Bati*ta Lopes Coelho Júnior
</line>
<line>
Av*l*ado pelo *istema Tr*p*e *eview: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
Fundação E*ucacion*l *a Região dos Lagos - Av. *úlia
</line>
<line>
pe*o *ditor-Chefe; e b) Double
</line>
<line>
Bli*d Re*iew
</line>
</par><par>
<line>
Kubits*he* - Jardim Fla*boyant, CEP: *8905-00*, C*bo
</line>
<line>
(**ali*ç*o **ga por d*is a*a**ado*es d* á*ea).
</line>
</par><par>
<line>
Fr*o/RJ, B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ç*:
</line>
<line>
*ernand* Neves *iviero
</line>
<line>
**v*são: Gramat*cal, Normativa e de Format*ção
</line>
</par><par>
<line>
Museu Nacional - Quinta da Boa Vi*ta S/N - São
</line>
</par><par>
<line>
Cristovão (41,88 km) 2*940-040 Rio
</line>
<line>
de Janeiro, RJ
</line>
</par><par>
</page><line>
Brasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ed*cação *ara a Sustentabilida*e Abordan*o a O*nitol*g*a Atr*vés do Filme "Rio" Como Fe**ame*ta Lúdica 1*1
</line>
<line>
RESUMO
</line>
<line>
A pre*cupação com as questões ambientais e a* *ções sustentávei* têm crescido na soci*dade
</line>
</par><par>
<line>
v*sando que os recur*os não se esgotem
</line>
<line>
para as geraç*es futu*as, m*s desenvolver uma
</line>
</par><par>
<line>
cult*ra fort* em prol da s*stentabil*dade *epen*e de aç*es relativas à educaçã* dentro
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
escola, co* as *amílias e com * comunidade. Deste mo*o, o presente *studo objetiv*u
</line>
</par><par>
<line>
elaborar uma
</line>
<line>
*roposta de utiliza**o do filme "Rio" *omo estratég*a de educação para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
su*t*ntabi*i*ade no ensino de biolo*ia, aborda*do, principalment*, a ca*t**a de aves e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tráf*co de a*imais, ass*nto pol*mico e discutido atual*en*e, *om p*oposta de *acilitar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ampli*r o
</line>
<line>
*ebat*. Assim foram *ea*izad*s levant*me*tos bibliográf**os, docum**tais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
audiovi*u*is. Como res*lta*o, é **azida uma propos*a *e guia do educador para o u*o do filme
</line>
<line>
pa*a o estudo da o*nitolog*a como apoi* às *ues*ões re*ativas ao amb*ente e * sociedade.
</line>
<line>
Palavra*-chav*: De*env*lvimento Su*tentáv*l. Edu*a*ão Ambienta*. E*si*o *e Ciê*cias.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
<line>
The co*cern wi*h environ*ental issues and susta*nable acti*ns has gr*wn in society aiming
</line>
</par><par>
<line>
th** resources a*e not exh*usted for future generations, but de*eloping a
</line>
<line>
s*rong
</line>
<line>
c**tu*e for
</line>
</par><par>
<line>
sustaina*ility d***nds on *ctions r*lated to educatio* with*n *he scho*l, *it* fam*lies
</line>
<line>
*n*
</line>
</par><par>
<line>
with the community. Thus, the pres*nt study aimed ** elaborate a prop*sal for the u*e of *he
</line>
</par><par>
<line>
fil* "*i*" as an educa*ion strat*gy for sustaina*il*ty in
</line>
<line>
the teaching of biolo*y, ma*nly
</line>
</par><par>
<line>
add*essing the c*pture of bi**s and th* traffic*ing of *nimals, a controversial subjec* and
</line>
<line>
cu**ently discu*sed, wi*h * **o*o*al to *a*ilita*e and expand *he d*ba**. Thus, bibli*graphical,
</line>
<line>
documentary and aud*ov*su*l surveys were carried out. As * result, a pro*osal is made for an
</line>
<line>
edu*a*or'* gui*e to the use *f f*lm f*r **e study of orni*h*logy to support issu*s related to the
</line>
<line>
envi*on*e*t and so*iet*.
</line>
<line>
Keywords: **st*i*able Devel*p*ent. Environmenta* edu*****n. Scien*e teaching
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 18, n. 5, art. 7, p. 110-128, mai. 2021
</line>
<line>
www4.**anet.com.br/**v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. P. D*as, D. V. Bar*oz*, A. L. B. *a**os, J. B. L. *o*lho Jun**r, F. N. Sivier*
</line>
<line>
112
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Segu*do Majumda*, *ho*a* e Sa*da (2020), a Educação *ara Suste*tabi*idade tem a
</line>
<line>
c**o objetivo c*iar consciê*cia e desen*olv*r c*n*ec*mentos sobre qu**t*es relacionad*s **
</line>
<line>
desenv*lvim*nto *ustent*vel, m** t*mbém desen**lver a**nos, escolas e comuni*ades pa*a
</line>
</par><par>
<line>
q*e sejam ca*azes
</line>
<line>
de pensar c*iticament*, inovar e for*e*er *olu*ões para *adrõ*s de vida
</line>
</par><par>
<line>
mais **s**ntávei*, a partir de valore* e moti*açã* para agire* nas su*s *id** pess*ais, na sua
</line>
<line>
comunidade * tam*ém na escala gl*b*l, ag*ra e n* *uturo.
</line>
<line>
Para *ima et **. (2020), **a educaç*o *ar* a *ustentabilidade tr*ta-se de fator pos**i*o
</line>
<line>
par* o c*esc*me*to de sabere* qu* de*em ser *sti***ados a pa*tir do ambi*nte *scolar, onde
</line>
</par><par>
<line>
os educadores tenham o papel de ori*ntar *s alunos de maneira dinâmica, *nstigando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
produção *e conhecimento inter*sses que *ragam e
</line>
<line>
ações bené*ic** não som*n*e para *
</line>
<line>
seu
</line>
</par><par>
<line>
des*nvolvim*nt* p*s*oal, m*s também *ara *o*ieda*e como um todo.
</line>
<line>
Con*iderando que a *duca**o par* * s*ste**abilid*d* trata d* aprendizagem pa*a p*nsa*
</line>
<line>
e a*ir de *od* a garantir o bem-estar das geraçõ*s fu**r*s, tendo consciê*c*a de que o m**o
</line>
<line>
ambiente, a soci*dade e a econ*mia possuem uma **tercon*xã*, a *igur* 1 busca *em*n*trar
</line>
<line>
qu* as políticas dess*s áreas **tão lig**as de *odo indiss*l*to.
</line>
<line>
Figur* 1 - Intercon*xão das tr*s d*mensões d* desenvo*vime*t* s*stentáv*l
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Bar*oza e* al., 2019
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 5, *rt. 7, p. 110-128, *ai. *021
</line>
<line>
*ww4.*sanet.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ed*cação para a Sustentabilidade Abo*d*ndo a Ornitol*gia Através do Fi*me "Rio" **mo Fe*ramenta Lúdica *13
</line>
<line>
D*senvo**er as práticas de e*sin* nas esc**as focado no *eio ambien*e colabora com *
</line>
<line>
f*rmação de in*iví*u** respons*veis, capazes de de*idir e atua* no me*o s*cio*mbiental, de
</line>
<line>
m*nei** que *e comprometa co* a vida e *om o b*m-esta* g**al. Para isso, são necessários
</line>
</par><par>
<line>
mais do que con*eitos e in*ormaçõe*, a ins*ituição
</line>
<line>
p*e*isa *e dispor d* atitud*s, c*m
</line>
</par><par>
<line>
for**ção *e valores aç*es e
</line>
<line>
m*is **ática* d* que teóri*as, *ara que o aluno desenvolva
</line>
</par><par>
<line>
empatia em relação * *o*servação *m*ient*l (DE SOUSA et al., 2011).
</line>
<line>
* uso de filmes *m sal* d* aul* *ã* busca um propós**o a*ravés da c**r*sp*n*ência
</line>
<line>
en*re f*t*s e r*pres*ntações *or ima*ens e narrativas que c*nseguem despe*tar sent*mentos e
</line>
<line>
pren*er a atenç*o. Supõe-s* que são **a maneira pela q*al o* produtore* expressam suas
</line>
<line>
i*eias, concep*ões so**e temas, problemas atuais, um jeito diferente de conhece* *ue é d*do
</line>
<line>
a*rav*s da maneira como as sociedad*s se pr*duzem visualmente (MARTINS, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
Faz*r us* de *ilm*s co*o mecani*mo de educação su**re um* **ática
</line>
<line>
p*dagógica
</line>
</par><par>
<line>
dia**gi*a, pois dá a ch*nce de uma re*ação transpare*te entre
</line>
<line>
quem en*ina e quem a*rend*,
</line>
</par><par>
<line>
sem que ambas a* partes mo*opo*izem o saber (*LENCAR, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com Pi*elli (200*), as a*es são um importante *rupo
</line>
<line>
na *bo**ag*m da
</line>
</par><par>
<line>
edu*aç*o ambiental, p*is t*ndem a acentuar nos **vens uma espécie de v*nc*lo afetivo com a
</line>
<line>
fauna, se*do um r*levante *ri*cípio para a se*si*ilização, um dos princípios de um* educa*ão
</line>
<line>
t*a*sfor**dora.
</line>
<line>
D*s*e m*do, ficou def**ida a questão nortead*ra *a pesquisa, para preen*h*r na área de
</line>
<line>
Educação p**a * s*stentabi**dade, l*gada principa*me*te ao pri*ma ambient*l, ass*m a questão
</line>
</par><par>
<line>
que guiou as
</line>
<line>
discussões deste trabalho é: O us* de *ilme* pode s*r *ma estra*ég*a
</line>
</par><par>
<line>
educacional mot*vadora ** ensino fundamen*a* para f*vorecer a con*trução do c*nheci*ento,
</line>
<line>
val*rização e conserv*ção *m*ie*tal com enfo*u* na avifa*na e em seus ecossiste*as?
</line>
</par><par>
<line>
Logo,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
objetivo princ*pa* do t*ab*lho se deli*eou por el*bora* um guia do educador
</line>
</par><par>
<line>
so*re
</line>
<line>
o *ilme "Rio" para promo*er * educação *ar* a sustentabilidade com en*oque
</line>
</par><par>
<line>
a*biental, através do tema centraliz*dor de preserv*ç*o o*nitológica.
</line>
</par><par>
<line>
Visa*do *o alcance *o o*jetivo
</line>
<line>
propos*o nes** t**balho, foram utilizados
</line>
<line>
com*
</line>
</par><par>
<line>
recursos metod*lógicos: a levantamento
</line>
<line>
biblio*rá*ico
</line>
<line>
de
</line>
<line>
co*teúdos publicados
</line>
<line>
por fontes
</line>
</par><par>
<line>
id*neas e a *bse*vação c**dad*sa em mai* d* uma ses*ão *o fi*me a ser uti*izado p*r* o g*ia
</line>
</par><par>
<line>
d* educador, além
</line>
<line>
da *eitura de suas
</line>
<line>
c*racterísticas técnicas, r*s*nha* e
</line>
<line>
conte*dos
</line>
</par><par>
<line>
*elac*onados a *le.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*resina PI, v. 18, n. 5, art. 7, p. 110-128, mai. *02*
</line>
<line>
w*w4.f*anet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. P. Dias, D. V. B*rb*z*, A. L. *. San*os, J. *. *. Co*lho Junio*, F. N. S*viero
</line>
<line>
114
</line>
</par><par>
<line>
2 REVISÃO *E LITERATURA
</line>
</par><par>
<line>
Grande par** dos educa*ores baseiam s*us m***dos em pr*ti*as pedagógicas que
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
torna*am
</line>
<line>
um padrã*, abs*rvi*as *e quand* pass*ram pela escola ou *ransmitidas pelos
</line>
</par><par>
<line>
c*legas m*is exp*rientes. Contudo, há pr*fessores que se interessam p*r um traba*ho docente
</line>
<line>
mais en*ajado, profes*ore* que *erc*bem o senti** mais amplo de s*us métodos em explicita*
</line>
<line>
seus ideai* (*IBA*EO, 1983).
</line>
<line>
N* tendência *ra*iciona*, a pedag*gia se mostra acentu*da por um ensino *umaní*t**o,
</line>
</par><par>
<line>
d* for*a
</line>
<line>
gen**alizada, no qual o *lun* * moldado para alcançar, por esforço pr*prio, sua
</line>
</par><par>
<line>
realizaçã*
</line>
<line>
pessoal. Os c*nteúdos, os *rocedimento* d*dáticos, a *igur* *o prof*s*or não *êm
</line>
</par><par>
<line>
nenhuma relação
</line>
<line>
com o *o*i****o
</line>
<line>
do e*tudante e muito
</line>
<line>
men*s com su* re*lidade social,
</line>
</par><par>
<line>
pred*mina*d* somente palavra a
</line>
<line>
de quem *ec*ona,
</line>
<line>
j unt *
</line>
<line>
de * *a
</line>
<line>
do*trina, e uma atenção
</line>
</par><par>
<line>
excl*siva*e*te intelectual (LIBAN*O, 1983).
</line>
</par><par>
<line>
*egun*o Demo (2000 a*u* CO**A; BAR*OS, 2*14), manter o interesse e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
curiosidade d* uma t*rma no conteú*o pode *er um grande de**fi* para o educado*, trazendo
</line>
</par><par>
<line>
probl*mas para a escola devido à fa*ta de **azer provocada pela inadequ*ç*o
</line>
<line>
do *mbien*e
</line>
</par><par>
<line>
escolar às
</line>
<line>
expectativ*s sociais * culturais do disce**e,
</line>
<line>
pois mesm* que a maior parte
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
processo de apren*izagem seja responsabili*ade do aluno, o professor *ontinua sendo parte
</line>
<line>
cr*cial p*ra o estímulo *e*s**.
</line>
<line>
*ant*s e S*lva (2011) *ugerem que o lúdico, quando utilizado pelo docent* co*o
</line>
</par><par>
<line>
estratégia de
</line>
<line>
ensino, *ev* trazer curiosidade, prender * *tenção, ****i*ar os a*u*os
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
interessar** pelo que e*tá send* propos*o, f*cilitando a co*preensão do conteúdo le*ionad*,
</line>
<line>
de*xando-os entreti*os, curio*o* e conc*ntrados.
</line>
</par><par>
<line>
Dentre *antos recursos
</line>
<line>
didáticos
</line>
<line>
que podem s*r
</line>
<line>
uti*izad*s pelo *rof*ssor a fim de
</line>
</par><par>
<line>
*portuni*ar * facilitar o process* de aprendizado, destacam*s o u**
</line>
<line>
do cinema em *ala
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
aul*, po*s *e*mo s*b*ndo que as cen*s são montada*, * magia * o en**ntamento do *luxo de
</line>
<line>
im*gens fazem o esp*ctador *eagir *obre a própria realidade, co*f**me Guerra (*006 ap*d
</line>
<line>
COSTA; B*RROS, *0*4).
</line>
<line>
De acordo com Pietrocola (20*4), p***cipalmente ao estud*r ciências, a imagina*ã* e a
</line>
<line>
curio*idade t*ndem a *s**r b*stante p*esente*, logo as ativi*ades ***ntífic*s tornam-se
</line>
<line>
interes*antes qu*ndo são capazes *e aguç*r **l sentimento. Des*a mane*r*, por intermédio *a
</line>
<line>
imagi*ação, há um *elhor entendimen*o dos assuntos abordados, ge*ando, assim, mais
</line>
<line>
estímulos p*ra continuar ap*endend*. O inter*sse *erve então de b*se pa*a *s ativid*des, que
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, *. 18, n. 5, ar*. 7, p. 11*-12*, mai. 2021 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ed*cação *ara a Sus*en*abilidade Abordando a *rnitolo*ia At*a*és do Fil*e "Rio" C*mo F*rramenta Lúdica 115
</line>
<line>
nã* s*ri*m instiga*oras *aso fo*sem meramente diretas e v*st*s apenas com* p*rte d*
</line>
<line>
curríc*lo *sco*ar.
</line>
</par><par>
<line>
Os veículos info*mais de ensino vêm *anhando espaç* e nota-se que desd* cedo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
televis*o *e faz presente n* vida dos jov*ns, d*spertando * olha* *urioso, se mostrando
</line>
<line>
fund*mental no d*senvo**imen*o de novas perc*pções e útil na *ntrodução dos primeiros
</line>
<line>
conheci*entos científi*os, de uma forma lúdica (RUSSO, 2011).
</line>
<line>
Partindo do p**ncí**o de que a educação é aci*a d* *udo u*a forma de construir e
</line>
</par><par>
<line>
transformar valores, e
</line>
<line>
deve ser inserida
</line>
<line>
de
</line>
<line>
man*ir* q*e in*tigue
</line>
<line>
os
</line>
<line>
aluno* a
</line>
<line>
*ontinuar
</line>
</par><par>
<line>
*pre*dendo, ainda que não seja fácil con*tatar, dependendo do tema, os fi*mes aj*d*m
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
amadurec*me*to e na formação dos *deais (SILVE**A, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
2.1 * E*ucação Amb*enta*
</line>
</par><par>
<line>
*oureiro (2004) descre*e* a educação ambiental com* um v*ículo educativo onde se
</line>
<line>
po*e ent*nder de *odo est*uturado as dimensões ambientais e sociais, problematizar a
</line>
<line>
realidad* e buscar as raízes d* crise c*vi*izató*i*.
</line>
</par><par>
<line>
*al*ndo *m pouco da Política nacional de ed*caçã* ambiental (*NEA), *ra*a-*e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento de um pr*ces*o *nc*usiv* *a q*estão ambien*al na **ucação, *ue ocorr*u d*
</line>
</par><par>
<line>
forma *rogressiva no
</line>
<line>
decorre* d*
</line>
<line>
*ouco mais de vint* ano* de
</line>
<line>
investi*as coordenadas por
</line>
</par><par>
<line>
parte *os *du*adores ambientais, com *deias à im*lementaçã* de uma nova ética no que diz
</line>
<line>
resp*ito à *ocied*de b*asileira e à n**ureza (LA*RAR*UES, 2002).
</line>
<line>
Diant* do reconhecime*to mundial so*re o aum*nto dos p**blemas qu* atingem o meio
</line>
</par><par>
<line>
ambie*te, o t*ma *d*caçã* am*iental se adequa n*o só à
</line>
<line>
po**tica
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
conse**ação, como
</line>
</par><par>
<line>
també* ve* gan*an*o cad* vez *ais *spaço na á*ea p*dagógica. Nas ú*tim*s décadas, desd*
</line>
</par><par>
<line>
a C*nferência de Es*ocolmo, em *972, desenvol*i*ento o
</line>
<line>
da educa*ão ambiental para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*btenç*o de
</line>
<line>
determinad*s valores, habilidad** e atitu*es é r**onhecido c*mo se*do
</line>
</par><par>
<line>
n*cessá*io o esclar*cim*nto *o indivíduo em sua in*e*açã* com * *atur*za * sua *onservaçã*
</line>
<line>
(RAM*S, 2001).
</line>
<line>
**nsar e* práticas so*iais e* uma s*t**ção marcada pela ***trui*ão do ambi**te e do
</line>
</par><par>
<line>
seu e*ossistema, requer u*a nece*sá*i* intera*ã* *om a
</line>
<line>
produ*ão de conc*pções sobr*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
educação ambiental. A grand*za amb*ental aju**a-se co*ti*uamente abrangend* um co*junt*
</line>
</par><par>
<line>
de atores do m*nd* educacional, enfa*izando o
</line>
<line>
posicion**ento dos diversos s*stemas d*
</line>
</par><par>
<line>
conhe*imento, a q*alificação
</line>
<line>
de p*ofissionais e a **munidade univ*rsit*r** num* v*s**
</line>
</par><par>
<line>
int*rdi***plinar (JACOBI, 20*3).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, *. *, art. 7, p. 110-128, ma*. 2021
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. Dias, D. V. Barb*za, A. L. B. Santos, J. B. L. Coelho J*nior, F. N. Sivie**
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Ramos (2001), *m relação à educação ambi*nta*, *s conce*tos de meio
</line>
</par><par>
<line>
ambiente
</line>
<line>
* ecologia se cruzam em um* relação de
</line>
<line>
impo*tân*ia fund*mental, que vem
</line>
</par><par>
<line>
a*m**tando na pro*orção que vão sendo in*orporados por diferentes áreas da sociedade e do
</line>
</par><par>
<line>
*o*hecimento, com d*ferentes sig**f*ca*os. Pr**cipalmente quando me*o a*biente
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
considerado sinô*imo d* natureza.
</line>
</par><par>
<line>
A e*cola é u* l*gar beneficiado por assentar *on*xões e inform*çõ*s, *ando
</line>
</par><par>
<line>
opor*unidade para
</line>
<line>
**tabel**e* condições e m*ios que estimulem os estu*a*tes * forma**m
</line>
</par><par>
<line>
opiniões e posturas cidadãs, c*rto* de sua* obri*ações *, *r*ncipalmente, se sentirem como
</line>
<line>
parte do *e*o ambient*. A educ*ç*o formal *o*tinua sen*o uma ferram*nta impor*ante para *
</line>
<line>
desenvolvimento de p*inc****s que se c*mprometam co* a su*te*tabilidade ecológic* e soci**
</line>
<line>
(LIMA, 2020).
</line>
<line>
2.2 As aves como tema *entral das ações de educa**o ambie*tal
</line>
<line>
O as**n*o *as aves pode s*r acresc*do na E*u*aç*o *mbienta* *om diferentes
</line>
</par><par>
<line>
a*or*agens al*m de uma simples observação. C*mo p*r exem*l*: ex*ursões guiadas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*u*eus e parqu*s ambientais, **aboraç*o de jogo* **ucativos, uti*i**ndo **ças
</line>
<line>
*axidermizadas, a*re*entando fot*grafias, elabo*ação de cartilhas e guias p**a recon*e*ime*to
</line>
<line>
*e espécies. Sugere-se até mesm* que o tema pode ser utilizado em a*l*s de músic*, em
</line>
<line>
função d* convergência *ntre a melod** do canto das ave* e os sons criados *el*s
</line>
<line>
ins*rumentos musicais (Baptista; K*i*ter, 2005).
</line>
<line>
Costa (2007) sustenta que as ave* são um *timo grupo par* e**lorar a Educaç*o
</line>
</par><par>
<line>
A*bient** e* propósit* de suas q*alidades
</line>
<line>
a*radáve**, sua *i*ersidade, riq*eza * po*
</line>
</par><par>
<line>
facilmente serem o**ervadas.
</line>
</par><par>
<line>
Observar *ves se resume em "c*lecionar avi*tament*". Ob*ervar na nat*reza *romove
</line>
</par><par>
<line>
uma confo*ta*te atividade de lazer e passa*empo, oc*sionando aos adeptos esta prática a
</line>
<line>
ganhos nã* só *ec*eativos como também científicos (Baptista; *eister, 200*).
</line>
<line>
Usar av** como um atributo do turism* ec*lógico deve se* e*tuda*o n* visão do
</line>
<line>
d*senvol*imento suste*t*vel, visto **e se m*stra como u*a prática i*d*vidua* e di*erenciada,
</line>
</par><par>
<line>
por at*nder a um
</line>
<line>
nú*ero
</line>
<line>
limitad* de v*sitantes, estipulados pela própria estr*tur*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
fragilidade do meio onde é desenvolvido, al*m de surgi* c*mo uma al*e*nativa m*is
</line>
<line>
apropriad* para equil**rar o des*n*olvi*ento econômi*o à conservaç*o ambien*al
</line>
<line>
(RUSCHMANN 1997 apud LOPE*; SANTOS, 2004).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*si*a, v. 18, n. 5, art. 7, p. 110-128, *ai. 2021
</line>
<line>
*ww*.fs*ne*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educação para * S*st*ntabili*ade Abordando a Ornito*ogi* Atr*v*s do Filme "Rio" *om* Ferrame*ta Lúdi** 117
</line>
<line>
2.3 O u*o *e filmes na e*ucação ambiental
</line>
<line>
A av**iação dos fi*mes se discern* confo*me o *ue se quer explorar de seu c*n*eúdo,
</line>
</par><par>
<line>
s*ndo *nteressante f*zê-l*, pois o profes*or pre**sa e*t** *pto p*ra a *p*icaç*o
</line>
<line>
dessa
</line>
</par><par>
<line>
ferrament*, poden*o, assim, direcionar esse recurso a favor de su*s aul*s e *o aluno.
</line>
</par><par>
<line>
O cinema*ográfi*o está i*tim*me*te relacionado com a *ercep*ão de mundo. Os
</line>
</par><par>
<line>
acontecimentos no geral, s*mpre foram retratados em filme*, faze**o
</line>
<line>
com que as
</line>
<line>
obras
</line>
</par><par>
<line>
fossem reprod*zidas no imaginário dos cinéfilos. Assim, muito da pe*cepção histór*ca
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
h*man*dade **lv*z es**ja marca*a pelo con*ato com as imagens cinematográficas (DUARTE,
</line>
<line>
2002 apud COE*HO; VIANA, 2011). **mo di*se Cipolini (20*8 apud COELHO; VIANA,
</line>
</par><par>
<line>
2011), em passag*m de
</line>
<line>
um **s seus estu*os so*re uti**zaçã* do cinema na educaç*o,
</line>
</par><par>
<line>
constata-se *ue desde a invenção do cinema, o ***mo tem sido r**ratado como fonte de
</line>
<line>
pesqu*s*, e desd* então mu*to *e tem discutido a seu res*eito.
</line>
</par><par>
<line>
É relevante que a educação am*iental pe*sada **mo práticas e va*ores das
</line>
<line>
pessoas
</line>
</par><par>
<line>
também seja pen*ada de modo *ue suas ações afete* direta e indire*am**te a natureza.
</line>
<line>
(H*MES; FRISON; ARAÚJO, 201*). Adema*s, fil*es em s*la de aula, como ferramen*a *e
</line>
</par><par>
<line>
ensino, na criação de *ma educação crítica, tendem a b*sc*r a transfor*ação de *titudes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
valores do* es**dantes em *el*ção ao meio *mbien*e.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Krasilchik (2004), * B*ol*gia é u*a d*s matérias m*is importantes e d**nas
</line>
<line>
*o *econhecim*nto *os alunos, ou *ma das disciplinas ma*s ir*elevantes e p*uco in*e*essantes,
</line>
<line>
dependendo *o qu* for transmitido e de como isso * feit*.
</line>
<line>
O o*jetivo d* longas que m*stram a realid*de *mbi*ntal é just*me*t* a con*trução de
</line>
</par><par>
<line>
uma responsabilid*de *col*gica. *s*im, espe*a-se ensinar *alores qu* sensibi*i*em para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ad**ão de uma postu*a crítica e ativa, qu* vá além do c*nhe**mento básico da questão, p*is
</line>
</par><par>
<line>
"a
</line>
<line>
apre**izagem
</line>
<line>
am*i*nt*l trans*o*mad*ra pode se benef*ciar da emergência
</line>
<line>
d e novos
</line>
</par><par>
<line>
conceitos * mét*dos das disciplinas am***nta*s e da *laboração de mé*o*os *edagógicos para
</line>
<line>
a transmissão do saber ambie*t*l" (LEFF, 2001).
</line>
<line>
Para entender a r*alidade no g*ral, é *ece*sário que o histórico soc*al sej* leva*o em
</line>
<line>
cons*deraç*o, uma vez qu* a ap**caçã* de meto*o*og*a* alter*ativ*s é um* rota para este
</line>
</par><par>
<line>
entendi**nto, co*o * uso do cinema, *ue apres*nta
</line>
<line>
grande p*tencial pa*a a formação do
</line>
</par><par>
<line>
pensamento *rítico, *efl*xivo e tr*nsfor*ad*r, posto qu* por entre o cine*a, é plausível se
</line>
</par><par>
<line>
permi*ir a t*abalha* imaginação, sen*ibilidade, a
</line>
<line>
criatividad*, além de **rese*tar *iferentes
</line>
</par><par>
<line>
visõe* *e mundo. (CABRERA, 2006).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina P*, v. *8, n. 5, art. 7, p. 110-128, mai. 202*
</line>
<line>
*ww4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. P. Dias, D. V. Barboza, A. L. B. Santos, J. B. L. *oelho Juni**, F. N. Siviero
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
* DE**NVOLVIMENTO
</line>
<line>
Com* o objetivo des*a *es*ui** é p*opor *ma f*rma *e educa* para * *ustentab*l*da*e a
</line>
<line>
partir do pr*sm* amb*ental com o us* de um filme, o método utili*ado se baseo* na pes*uisa
</line>
</par><par>
<line>
biblio*r*fica e d*cumental, tendo ut*l*zado o Portal periód*c*s CAPES (*oordenaç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Aperfe*çoam**to
</line>
<line>
d* Pe*soa* d* *ível Superior) ini*ialmente e conseq*entemente a b*se
</line>
</par><par>
<line>
Scop*s (Elservie*) * o Google Scholar.
</line>
<line>
Além das l*itur*s, agr*pamen*os, re*umos e organização *e*lizados sobr* *s referênc*as
</line>
</par><par>
<line>
*ibliográfic*s, fi*o* def**ido
</line>
<line>
qu* se utilizaria um filme no format* de animação e *pós
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
b*s*a *m um serviço de s*rea**ng * observações de alguns trailers, *e optou pelo film* "Rio",
</line>
</par><par>
<line>
fato que
</line>
<line>
del**eou a p*squisa, cons*de*ando o estudo d*s ave* para ed*cação para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sust*nt*bilidade com e*foqu* *mbi*ntal.
</line>
<line>
O fi*me "Rio" foi *scol**do p*ra ser trabalha*o em sala de aul* *omo guia do
</line>
<line>
*ducador, por ser uma animação q*e, além *e s* pass*r no Brasil, *rat* de diversos *ssuntos
</line>
<line>
rel*cionados à conser*ação amb*ental, *m e**ecífico das espé*ie* *a avi*auna. Após assi**ir
</line>
<line>
ao filme em *etalhes, foi possível *efini* a melhor *orma de usá-l* como uma f*rramenta *ara
</line>
<line>
o ensino *e ciê*ci*s em s*la de au*a e p**a a e*u*aç*o para a su*ten*abilidade.
</line>
<line>
Pa*a a elaboração das atividades do guia, for*m sel*cionadas cenas do filme, que de
</line>
<line>
*lgu** *aneira abord*m conceitos em ciências ou temas que poderiam ser utilizado* para a
</line>
<line>
práti*a de e*ucaç*o *ar* a sustentabil*dade, confo*me pod** ser ob*ervad*s nas *iguras de 2
</line>
<line>
a 9.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 1*, n. 5, art. 7, p. **0-128, mai. 2021
</line>
<line>
www4.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*du*ação para a Sustentab*lidade Abord*ndo * Orni*ologia Através do *i*me "Rio" Como Ferrament* Lúdi*a 119
</line>
<line>
Figura * - Cena apresen**da em 3:57, mostra um caminhã* *om u* carregame*to d*
</line>
</par><par>
<line>
pássaro* sendo leva*os para Minnes*t*.
</line>
<line>
Fonte: R*o (2*11)
</line>
<line>
Com a cena da *igu*a 2, * p*ss*vel indaga* aos aluno* de *nde *les cr*em *u* aquelas
</line>
<line>
aves vieram e por qual proces*o p**sar*m *ara chegar a Minn*sota, faze*do com q*e os
</line>
<line>
educandos façam uma reflexão de maneira *utônoma sobre os an*mais que não são en*êmicos
</line>
<line>
de u*a *egi*o * são transporta**s pa*a e*tas, *eja por comér*io l*gal ou i**gal.
</line>
<line>
Fig**a * - Cena apresentada em 8:40, Dr Túlio Monteiro diz à Linda **e sua Arara *lu
</line>
<line>
é o *ltimo m*cho da espécie * viajou 10.*00*m co* * missão d* levá-lo a* *io de
</line>
<line>
Janeiro, para acasalar c*m a última fêmea da *spécie, a Jade.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: R*o (20*1).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*esina PI, v. 18, n. 5, art. 7, p. 110-128, ma*. *0*1
</line>
<line>
www4.*sane*.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. P. *ias, D. V. Barboza, A. *. *. *an*os, J. B. L. C*el*o Juni*r, F. N. Siviero
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
A par**r da Cena *epresentada n* Fig**a 3, é *o*sív*l discutir a importância do
</line>
<line>
conhe*ime*to *a B*odiver**d**e, *á que Linda tinha * última Ararinha *z** *a*h* e não
</line>
<line>
ti*ha cons*iência disso.
</line>
<line>
Figur* 4 - Cena aprese*ta*a em 11:22, Blu tenta voar em uma ten*ativa falha e perceb*
</line>
<line>
que seria bom pr* e*e v*ajar até o Rio *e Janeiro.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Ri* (2011)
</line>
<line>
Com a re*resen*ação na Fi**ra 4, cabe discu*i* como * vid* em cativei** o* a
</line>
<line>
"domestica*ão" de anima*s si*v*st*es traz da**s para a* suas hab*li*ades.
</line>
<line>
Figura 5 - *ena apre*ent*da e* 15:15, já n* Rio de Janeiro, no laborat*rio são
</line>
<line>
mos*radas alguma* av*s em tra*amento.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: R*o (2011).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *er*si*a, v. 18, n. *, art. 7, p. 11*-*28, mai. 20*1
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educação *ar* a Susten*abili*ade Ab*rda*do a Ornit*log*a Através d* Fil*e "Rio" *o*o Fe*r**en*a Lúd*c* *21
</line>
<line>
A *igura 5 po** se* utilizada para deba*e* a necess**ade de *edes d* *poio aos animais
</line>
<line>
sil*estres e co*o o impacto * estes pode afet*r a v**a humana.
</line>
<line>
Figura 6 - Cena apresentada e* 18:**, Blu é introduzi*o no re*into de J*de (A ararinh*
</line>
<line>
azul fêmea).
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Rio (2011)
</line>
</par><par>
<line>
* *i*ura 6 poss*bilita a refl*xão sobre rein*erção *e animais silvestre* em seu a
</line>
<line>
*a*ita* natural.
</line>
<line>
Figura 7 - Cena ap*ese*tada *m 24:53, re*rata*do a *robl*mática do tráfic* de aves,
</line>
<line>
quando * meni*o Fernando le*a *s ar*ras até os tra*ic*ntes.
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Rio (2*11)
</line>
<line>
A Fi**r* * pode trazer o debat* de como as questõe* soci*is e e*onômicas podem estar
</line>
<line>
a*rela*as ao impacto ambienta*, exemplificando *o* a questão d* trá*ico de *nim*is e
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresin* PI, v. 18, n. 5, art. 7, p. 110-*28, mai. 2021 www4.fsanet.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. P. Dias, D. V. B*rboza, A. L. B. Santos, J. B. L. *oelho Junio*, F. *. Sivier*
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
p*ssibili*ando o *profundamen*o da dis*ussão de *omo esses três pon*os es*ão
</line>
<line>
int*rconectados.
</line>
<line>
Fig*ra 8 - Cena apres**tada em 01:24:32, qua*do Blu finalmente apre*de a v*ar e *iz
</line>
<line>
que não é um avestruz, ressaltando a importância da identidade p*ópria.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Rio (2*1*)
</line>
<line>
A Figura 8 ajuda a reforç*r a* questõ*s relat*vas à d*m*sticaç** de animais si*vestres,
</line>
<line>
p*r*a de habi*idades e sua re*nserção dificultosa n* *ei* am*iente, servind* *omo revisão
</line>
<line>
do* debate* ant*riores.
</line>
<line>
*igura 9 - Cena apresentada *m 01:*6:31, m*s*ra Li*d*, Tú*io e Fernando co* a camisa
</line>
<line>
do "Blu bird Sanct**ry".
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Rio (2*11)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina, v. 18, n. 5, a*t. 7, p. 11*-128, mai. *021
</line>
<line>
*ww4.f*anet.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educaç*o p*ra a Sust*ntabili*ade Ab*rda*do a Ornitol*gia *trav*s *o Filme "Rio" Como Ferramenta Lúd*ca 123
</line>
</par><par>
<line>
Nesta última ce*a re*resentada na F*gura 9
</line>
<line>
pode-se construir a i*ei* de que existem
</line>
</par><par>
<line>
muitos *roblemas a serem en*rentados quando s* f*la em sustent*bi*idade, mas que *om
</line>
<line>
*sforço avanç*s *ão *ons*g**do* e resul*ados *atisfatórios são alcançados.
</line>
<line>
*es*mo do Film*
</line>
<line>
O f*lme "Rio" foi produzi** *e** 20th *e*tury e F*x e *lue Sk* Stud*os e dirigido **r
</line>
</par><par>
<line>
C*rl** Sa*danha, sendo
</line>
<line>
u*a ani*aç*o lanç*da em 2011, nela é
</line>
<line>
retr*tada a his*ória de uma
</line>
</par><par>
<line>
ara*inha-azul (Cyanops*tta spix*i) ch*mad* Blu, que ao nascer foi capturada na flor*sta do Rio
</line>
<line>
de Janeiro e levada par* a ilh* d* Minnesota, n*s Estad*s Unid*s. Lá, a *rarinha fo* *riada por
</line>
<line>
Linda, sua pr*tetora, que cui*ava muit* bem da ave e tinha mu*to carinho pelo animal. A vida
</line>
<line>
*e Blu e Li*d* m*dou quando *m or*itól*go brasilei*o contato* L*nda dizendo que Bl* era o
</line>
</par><par>
<line>
último m*cho da *spécie e que, no R*o de
</line>
<line>
Ja*ei*o, *ob *ua t**e**, encontrava-se a *ltima
</line>
</par><par>
<line>
fêmea viv*, a Jade. E*tão Lind* e **u partiram para o Rio e tev* início a história dessa* duas
</line>
<line>
a*es *untas, que demoraram a se entender e passaram por diversas *v*nturas no *ome*to e*
</line>
<line>
que fo*a* ca*turada* por uma quadrilha que ve*dia *ves r**as.
</line>
<line>
Guia do E*ucad*r
</line>
<line>
O p*opó*ito do guia é co*djuvar na utilizaç*o *o filme "Rio" como material di*ático
</line>
<line>
nas au*as de ciê*c**s. Ness* cont*xto, Rosa (2000) sobre-*xced* *ue "o prof***or deve ter e*
</line>
</par><par>
<line>
men*e, quando uti*iza recursos audio*isuais, qual é matriz a
</line>
<line>
cul*ural a partir da qua* f*i
</line>
</par><par>
<line>
construída a obra que va* ser exibida, qua* é a su* pró*ria mat*iz cultural e o m*do como estas
</line>
<line>
duas matrize* *e *e*a*ionam".
</line>
<line>
A BNCC (*017) s***enta *ma refor*a na edu*ação b*asil*ira, j* q*e bu*ca o*ientar os
</line>
</par><par>
<line>
currículos escolares pa**
</line>
<line>
que o ensino do Brasil se a**nhe à qualidade dos sistemas
</line>
</par><par>
<line>
educacionais do exterior, dan*o *rio*idade, conforme o documento, à i*ualdade, à di*ersi*ade
</line>
</par><par>
<line>
e à *nt**ridade *a educaç*o. Lo*o, es*era-se que o *so *os filmes em sa** de
</line>
<line>
aula como
</line>
</par><par>
<line>
mat*rial didático, contribua para a e*olução de*sa educação de qualida*e.
</line>
</par><par>
<line>
Est* g*** tem como objetivo c*ntral a c*nservaç*o das aves, *ns*rindo a e*ucaç*o
</line>
</par><par>
<line>
ambiental de u*a forma lúdica, para que a*sim au*ilie no *ra*al*o do pr*fess*r
</line>
<line>
em sa*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
aula, acerca d*s ensiname*t*s nas aulas de ciênc**s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 5, art. 7, p. 110-1**, mai. *021 www4.fs*ne*.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. P. Dias, D. *. *arboza, A. L. B. Santos, J. B. L. Coel*o **nior, F. N. Si*iero
</line>
<line>
124
</line>
</par><par>
<line>
F*ram seleci*n*das oito cenas do filme (Figuras 2 a 9) nas *uais são tratados alguns
</line>
<line>
*once*tos em Ci***ias e *ssuntos importantes para se*em abo*dados pela educação ambiental.
</line>
<line>
Tais *enas servirão de base *ara as at**idades propostas ne*te trabalh*.
</line>
<line>
O g*ia é destinado aos professores do Ensi*o **ndament*l II, em e*p**ífi*o do sétimo
</line>
<line>
*/ou no*o ano, com o qual é possível des*nvolver*os ** ha*ilida*es em Ciências previstas na
</line>
<line>
B*CC (2017), con**rm* observa*o no Quadro 1. Co*tudo, o *ui* também po*e *er adapta*o
</line>
</par><par>
<line>
*a*a outros an*s do Ensino Fundamenta*, *u En*ino Médio, por se tratar
</line>
<line>
d* um *uia para a
</line>
</par><par>
<line>
e**c*ção **b*enta*.
</line>
</par><par>
<line>
Apó* uma br*v* introdução sobre a imp*rtância da *duc*ç*o ambient*l, o pr*fessor
</line>
</par><par>
<line>
deve*á passar p*ra a turma o f*lm* "Rio", para que se aprofundem n* tema e co**eçam
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
person*g*ns para a confecção das *tividad** a seguir:
</line>
</par><par>
<line>
Quadro * - Habilidades previstas na BNCC e qu* podem ser *esenv**vidas co* o guia
</line>
<line>
d* educ*d** do filme "Rio"
</line>
</par><par>
<line>
Ano d* Esco*ari*ade
</line>
<line>
*ixo Temátic*
</line>
<line>
O*j*tos de conheciment*
</line>
<line>
Habil**a*es
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*onte: *NCC (2017)
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, *. 18, n. 5, a*t. 7, p. 1*0-128, mai. 20**
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*uc**ão para * Sustent*bilidade *bordando a Orni**logia Através do Fil** "Rio" Como Ferramenta Lúdica 125
</line>
<line>
A*guma* Ativid*des Prop*stas
</line>
<line>
1ª *ti**dade: R*da de convers* e *eb*te* *obre a biodiversidad* br*sileira * as causa*
</line>
<line>
da extinç*o de espéc*es.
</line>
</par><par>
<line>
2ª Atividade: Pesquisa com alunos da esc*la sobre * *aptura e
</line>
<line>
criação d*
</line>
<line>
an*mais
</line>
</par><par>
<line>
silve*tres + que*tionár*o sob*e o tema, buscand* cor**laçã* com *s c*nas d** filmes.
</line>
<line>
3ª Atividade: O**anizar uma saída de cam*o junto co* a cla**e em t*rno da e**ola,
</line>
</par><par>
<line>
*om o objetivo
</line>
<line>
de observar a**s e catalogar as e*péc*es. P*ra i*so será necessário o uso de
</line>
</par><par>
<line>
alguns ma*eriais com*: *inóculo, can*ta, cad**no, *ro***or solar e r*pel*nte de insetos (caso
</line>
<line>
*e*essário), câmera foto**áfi*a ou c**ular.
</line>
<line>
O *rofess*r *everá dividir a turma em gru**s co*forme a quantidade de alunos, dentr*
</line>
</par><par>
<line>
*ss*s, c*da gru*o ter*
</line>
<line>
u*a p**soa respo*sá*el p*las an*ta*ões. Este d*p*nderá *e
</line>
</par><par>
<line>
inf*rmações
</line>
<line>
dos co**gas que es*arão obser*ando e foto*rafando as av*s, para q*e possam
</line>
</par><par>
<line>
elenc*-la*
</line>
<line>
tax*nomicamente. O grupo qu* ao final do e**rcício conseg*** catalogar mais
</line>
</par><par>
<line>
esp*cies, gan*a o direito de e**olher o te*a *a *r*xima at*v*dade.
</line>
<line>
4ª *t*vidad*: Fora *a escola, entrevis*ar a**gos e f*miliares com * intuito de entender
</line>
<line>
sua visão *obre o que é a educação am*ie*tal e registrar suas *piniões **bre o **e acham da
</line>
</par><par>
<line>
cul*ura de pre*der *ves em g*iola. Feito is*o, as*isti* *u*to com os *esm*s o fi*me
</line>
<line>
"Rio"
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
novame*te entrevistá-los, com a inten*ão d* obte* uma mud*nça positiva em *elação a s*us
</line>
<line>
pon*os de vista *obre a capt**a d* a*es.
</line>
<line>
4 C*NSIDERAÇ*E* FIN*IS
</line>
<line>
De *cordo co* a *ntenç*o in*cial de elaborar uma pr*posta de *tilização do filme
</line>
<line>
"*io" como es*r*tégia de educaçã* *ara * sus*entabilid*de n* ensin* de ciências em fo*ma de
</line>
<line>
guia do educador, é possíve* concluir que o obj*tivo foi alcançado, visto que este trabalho
</line>
</par><par>
<line>
troux* prop*stas de
</line>
<line>
*iscussões de*tr* da temática e orien*ações *ara que o educador
</line>
</par><par>
<line>
dese**olva *tividades em pr*l da sustentab*l*dade se *aseando no caso da* ave* e sua relação
</line>
<line>
com o *mbient* e a sociedade.
</line>
<line>
Assim é esperado que e*te trabalho p***a esclare*er e*tudantes e p*ofissionais e que as
</line>
<line>
*t**idades *prese**adas sej*m úteis co*o uma **rra*enta de en*in*. *ois a utilização de
</line>
</par><par>
<line>
me*odol*gias envolvendo
</line>
<line>
ludi*idade pr*nde e de*per*a a atenção e
</line>
<line>
curiosi**de
</line>
<line>
*os
</line>
<line>
alunos
</line>
</par><par>
<line>
mais novos, logo permitem ao educador um acesso mais des*ontraído nas a*ordagens
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 18, *. 5, art. 7, p. 110-128, m*i. 20*1 w*w4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. P. Dias, D. V. Barboza, A. L. B. Santos, J. B. L. Coe*ho Junior, F. N. Siviero
</line>
<line>
126
</line>
</par><par>
<line>
assuntos m**s polêmicos e c**ple**s. A*sim o ma*erial proposto t*ve *ambé* * in*enção de
</line>
<line>
es*imular o **o de t*cno*o*i*s pa*a a*ingir*m o *b*etivo *edagógico.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
ALENCAR, S. *. P. O cinema na *ala de a*la: uma apren*izagem di*lógica da
</line>
<line>
disciplina
</line>
</par><par>
<line>
Histór*a. 2*07. 156f. Disser*açã* (Mes*r*do ** Educaçã*) - Un*versidad* Federa* do Ceará,
</line>
<line>
*aculdade de E*ucação, P*ograma d* P*s-Graduação e* Educação Brasi*eira, F**taleza-CE,
</line>
<line>
2*07.
</line>
<line>
BAPT*STA, L. F; KEISTER, R. A. Why birds*n* i* someti*es like mu*ic. Perspectives in
</line>
<line>
**ol*gy and *ed*c*ne, v. 48, n. 3, p. 426-443, *00*.
</line>
<line>
BARBO**, D. V. et *l. A*licaçã* da Economia *irc**ar na Construção C*vil. Research,
</line>
<line>
*ocie*y an* *evelopment, *tabira, v. *, n. *, e9*71102, 20*9.
</line>
</par><par>
<line>
C*B*ERA, J. O c*nema pen*a:
</line>
<line>
uma in*rod*ção à fi*osofia através dos filmes. Editor*
</line>
</par><par>
<line>
Roc*o, 2006.
</line>
</par><par>
<line>
CARV*LHO, I. *. M.. E*i*temolo*i* am*ient*l. Ambi*nte e Sociedade, Campinas , n. 8,
</line>
</par><par>
<line>
p. 139-140, June
</line>
<line>
2001.
</line>
</par><par>
<line>
COELHO, R. M. F.; VIA*A, *. C. v. A
</line>
<line>
ut*lização *e filmes em s*la de aul*: um breve
</line>
</par><par>
<line>
estudo no Instituto d* *iência* Exatas * Biológica* ** U*OP. Rev E*ucação Mate*ática
</line>
<line>
*FOP, v. 1, p. 89-97, 20*1.
</line>
</par><par>
<line>
COSTA, E. C. *.; BARROS, M. D. M. Luz, câmera, *ção: o uso
</line>
<line>
d* f*lmes como estratégia
</line>
</par><par>
<line>
par* o ensino de *iênc*as e Biologia. Revista Prá*is, v.6, *.11, p.*1-9*, 2014.
</line>
</par><par>
<line>
COSTA, R.G. A observação
</line>
<line>
de aves como fer*amenta d**át*ca para
</line>
<line>
educação *mbien*al.
</line>
</par><par>
<line>
Revista *idáti*a *istêmica, v. 6, p. 33 - 44, j*lho - d*z. 2007.
</line>
</par><par>
<line>
DE *OUSA, *. L. et *l. A Importânci* *a ed*ca*ão a*bient*l na e*co*a
</line>
<line>
na* séri*s iniciais.
</line>
</par><par>
<line>
Revista El**rônica Faculdade Mon*es Bel*s, v. 4, n. *, 2011.
</line>
</par><par>
<line>
HAMES, *.; *RISON, M. D.; *RAÚ*O, *. *. P. A ed*cação amb*e*t** como a*ticu**dor*
</line>
<line>
na p*odução de sabere* e no desen*olvime*t* da cons*iên*ia ambie*t*l. REMEA - Revi**a
</line>
<line>
Eletrôn*c* do *est*ado em Educação Ambiental, [S. l.], *. 2*, 20*3.
</line>
</par><par>
<line>
J*COBI, P. *oviment* amb*entalista no Bra*il: repre*entação *ocial comple*idad* da *
</line>
<line>
articulação de p*áticas coletivas. **tri*ônio ambiental brasileiro, *. 51*-*43, 20*3.
</line>
<line>
KRASILCHIK, M. Prática de *nsi** de biologia. EdUSP, *004.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 18, n. 5, art. 7, p. *10-128, mai. 2*21
</line>
<line>
www*.fsane*.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educação par* a Su*tentabil*dad* *bor**ndo a Ornitologia *través *o Fi*me "Rio" Co*o Ferr*m*nta Lúd*** *27
</line>
<line>
LIMA, V. B.; BARB*ZA, D. V.; MEI*IÑO, M. *.; B*LLA, R. L. F. **ospec*ando
</line>
<line>
Hor*zontes Para O Ensino Integrado Da Sustent*bilida*e Na *du**ç*o Básica. MIX
</line>
<line>
Susten*á*el, [S.l.], v. 6, n. 5, p. 125-136, dez. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
MAJUMDAR, P.; BHOWAL, M.; SARDA, D. A
</line>
<line>
novel approach t* educ*t*o* for
</line>
</par><par>
<line>
env**o*mental s*st*in*b*l*ty. Interna*ional Journal of Researches in Biosciences,
</line>
<line>
Agri*ulture *n* Technology, n. 8, vol. 3. p. 11-1*, set. 2020.
</line>
<line>
LIBA*EO, J. *. *e*dências pe*agó*icas na práti** esco*a*. Revista da Assoc**ç*o
</line>
<line>
*acio*al de Educação-AND*, v. 3, p. 11-*9, 1983.
</line>
<line>
LAYRAR*UES, *. P. A conju*tura da *nstitucio*alizaç*o da Polí*ica Nacional de Educação
</line>
<line>
Ambi*ntal. *LAM-Ciência & T*c**logia, *io Claro, v. 2, n. 1, p. 1-1*, 2002.
</line>
</par><par>
<line>
LOUREIR*, C. F. B. Trajetória e fundame*tos *a educação ambie*tal. *n: T*ajetóri*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
fundamentos d* educação *mb*ent*l. 2004. p. 71.
</line>
</par><par>
<line>
*AR*IN*, A. L. L. Cinema e Ensino de S*cio*ogia: *sos de f*l*e em sala de aula. In:
</line>
<line>
Congres*o Brasil*ir* de So*i*logia, 13., 2007, Re*ife, Anais *o XIII Congres*o Bra*ileiro
</line>
<line>
de Sociologi*. Recife: UFPE, 20*7.
</line>
<line>
PIETROCOL*, M. Curio*idade e imaginaç*o: os cam*nhos *o conhec*me*to na* ciências,
</line>
<line>
nas ***es e no ensin*. Ensin* de Ciên*ias: unindo * pesquisa e a prática. *ão Pa*lo:
</line>
<line>
Pi**eira Thom*on Le*rning, p. 119-133, 2004
</line>
<line>
PIVE*LI, S. *. P. O mundo d*s *ves: um* exp*r*ên*ia de c*rso de férias no t*a*alho de
</line>
</par><par>
<line>
educação a*bient*l
</line>
<line>
do orquidário de Santo*-Par*ue Zoobot*nico. I*: CONGRE*SO
</line>
</par><par>
<line>
BRASILE*RO DE ORNI*OLOGIA. 20*3.
</line>
<line>
RAMOS, E. C. Edu*ação ambiental: origem e per*pectiva*. Ed*car em Revist*, v. 17, n. 18,
</line>
<line>
p. 201-21*, 2001.
</line>
<line>
Rio. Direção de Carlos Saldanha. Greenwich: B*ue Sky Studios, 2011. 1 DVD (96 *in.).
</line>
<line>
RUSSO, M. Ciências na Edu*ação não formal: uma análi*e dos episódio* d* O Mundo de
</line>
<line>
Be*k**n. Trabalho de Conclus*o de Curs* de Licenciatura *l*na e* *iências *iol*gicas.
</line>
<line>
Un*versidade Presbit*riana Macken*ie, *ão P**lo, 2*1*.
</line>
</par><par>
<line>
S*N***, C. R. M.; SILVA, P. R. Q. *
</line>
<line>
*tiliz*ç*o do lúdico par* a apren*izag*m do
</line>
</par><par>
<line>
conteú*o *e g**é*ica. Unive*sitas Hum*n*s, *rasí*ia, v. 8, *. 2, p. *19-144, *ul./dez. 2*11.
</line>
</par><par>
<line>
SI**EIR*, Carolina Hessel. F**m*s s**re surdos: qu* re*res**ta**es de surdos e
</line>
<line>
de *íngua
</line>
</par><par>
<line>
de sina*s *le* traz*m?. P*áxi* Educativa, v. 4, n. 2, *. 177-1*4, 2009.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. F*A, T*resina PI, v. 1*, n. 5, art. 7, p. 110-128, mai. 2021
</line>
<line>
www4.*san*t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
C. P. Di*s, D. V. Barboza, A. L. B. Santos, J. B. L. Coelh* Junio*, F. N. Sivie*o
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
Como Referenciar est* Ar*igo, conforme ABNT:
</line>
<line>
DI*S, C. P; BARBOZA, D. *; SANTOS, A. L. B; COELHO JUNI*R, J. B. L; SI*I*RO, F. N.
</line>
<line>
Educação para a *ustentabili*a*e Abo*dando a Ornito*ogia At**vés d* Fi*me "Rio" Com* Fe*rame*t*
</line>
<line>
Lúd*ca. *ev. FSA, Teresina, *.1*, n. 5, **t. 7, p. 110-1**, mai. **21.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuiç*o dos Aut*re*
</line>
<line>
*. P. Dias
</line>
<line>
D. *. Barbo*a
</line>
<line>
A. L. B. S*ntos
</line>
<line>
J. B. L. Coelho Junior
</line>
<line>
F. N. Siviero
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planejament*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) a***ise e i*terpretação dos da*o*.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) e*a*o*ação do *asc*nho ou na *evisão crítica do conteú*o.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) pa*ticipação *a aprovação da versão **nal *o *anus*rito.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teres*na, v. 18, n. 5, art. 7, p. 110-128, mai. 2*2*
</line>
<line>
www4.fs*net.c*m.br/revist*
</line>
</par>Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)