<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 6, art. 6, p. 118-132, j*n. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.6.6
</line>
</par><par>
<line>
Br*ncar na Creche: Um Olhar Sobre Tes*s * Disserta*õe*
</line>
<line>
Playi** in The Nursery: * *ook at These* and Dissert*tion*
</line>
</par><par>
<line>
R*semary Al*es de Souza Ga**ia
</line>
<line>
Gr*duada em E*uca*ão pel* U*iversi*ade Federal do Mato G*os*o do Sul
</line>
<line>
E-mail: ro***aryalves*ouza2016@gmail.*om
</line>
<line>
Fabríc*a Soares de A*aújo Sá
</line>
<line>
Graduada *m E*ucação pela Uni*ersidade *ed*ral do Ma** Grosso *o S*l
</line>
<line>
E-mail: fabr*c**tls@hotm*il.com
</line>
<line>
Silvia Adr*a*a Rodrigu*s
</line>
<line>
Doutora em *ducação pela Univ*rsi*ade Estadual *aul*st* Júli* de Mesqui*a F*l*o
</line>
<line>
Profess*ra A*junta da Unive*sidade Federal do Mato Grosso d* Sul
</line>
<line>
E-mail: silvi*.r*d*i*ue*@ufms.*r
</line>
</par><par>
<line>
En**reço: Rosemary Al*e* de So*za Garcia
</line>
</par><par>
<line>
U*iversid**e
</line>
<line>
*ederal
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Mato
</line>
<line>
Grosso
</line>
<line>
do *ul,
</line>
<line>
Cid*d*
</line>
</par><par>
<line>
Universi**r*a,
</line>
<line>
Av.
</line>
<line>
*osta e Si*va - Pioneir**, MS,
</line>
<line>
79070-
</line>
<line>
*ditor-C*efe: Dr. Ton*y Ker*ey de Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
900. Br*sil.
</line>
<line>
Ro*rigues
</line>
</par><par>
<line>
En**reço: Fabr*cia Soares de A*aúj* S*
</line>
</par><par>
<line>
Universidade
</line>
<line>
Feder*l
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
Mato
</line>
<line>
G*osso
</line>
<line>
do **l,
</line>
<line>
Cida*e
</line>
<line>
Artigo recebido em 0*/05/202*. *ltima versão
</line>
</par><par>
<line>
Universitá*ia,
</line>
<line>
Av.
</line>
<line>
Cos*a e Silva - Pioneiros, MS,
</line>
<line>
790*0-
</line>
<line>
rece*i*a em 19/05/2*21. Aprova*o em *0/*5/20*1.
</line>
</par><par>
<line>
900. Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Silvia Adrian* Rodrigue*
</line>
<line>
Ava*i*do pel* sistema Triple Revi*w: a) Desk Rev*ew
</line>
</par><par>
<line>
**iversi*ade
</line>
<line>
Fe*eral
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
M*to
</line>
<line>
Gr*sso
</line>
<line>
do Sul,
</line>
<line>
Cidade
</line>
<line>
p*lo E*itor-Chefe; e b) Do*ble Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
*n**er*itária,
</line>
<line>
Av.
</line>
<line>
*osta e Silva - *ion*iros, MS,
</line>
<line>
7907*-
</line>
<line>
(avaliação *ega por dois avaliadores da á*ea).
</line>
</par><par>
</page><line>
*00. *rasil.
</line>
<line>
Revisão: Gramatical, No*mativ* e de *ormatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Brincar na Crec*e: Um Olhar S*bre *eses e Dis*ertações
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O present* texto é
</line>
<line>
um
</line>
<line>
**corte da
</line>
<line>
pesquisa desenvolvi*a
</line>
<line>
**m o*jetivo g**al d* ma*e** o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
compre*nder q*ais as co*cepções do b*i*car na E*ucação Infantil, especif*c*m*nte na crech*,
</line>
<line>
são discutidas *m **s*s * *issertações, *roduzidas em prog*am*s de p*s-gradua*ão em
</line>
<line>
educ*ção. A in*estigação, com abordagem quanti-quali**tiva, do tipo est*do do
</line>
<line>
conhecimento, teve c*m* fonte pa*a obtençã* d*s *ados o site da Biblioteca Digi*al de Tes*s
</line>
</par><par>
<line>
* Dissertações. A busc* foi nor*e*da pelo
</line>
<line>
recorte temporal *o pe*íodo de 199* a 2*18
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
usando *s descrito*es: brin*a*(es), **inc*d*i**(s), ludic*dad*/l**ico, *rin*u*do, jo*os, cr*che,
</line>
</par><par>
<line>
berçár*o **uzados
</line>
<line>
*om os t*rmos: ed**a*ão infanti*, creche e educação da prim*iríssima
</line>
</par><par>
<line>
infância. O trabalho de se*eção e organização dos text*s encontrados resultou em um núme*o
</line>
</par><par>
<line>
fina* de quatro produções (d*ssertaçõ*s) qu*
</line>
<line>
atend*r*m a to*os os critérios estabe**cid*s,
</line>
</par><par>
<line>
compondo *ssim o materi*l de análise. A partir do tratamento ref**xivo dos dados é po*sível
</line>
</par><par>
<line>
indicar a quas* inexi*tência de pesquis*s envolvendo o brincar que
</line>
<line>
ten*a como c*nte*to a
</line>
</par><par>
<line>
creche. Acreditamo* que nos*os dados de*unciam o de*caso *inda *ofrid* pela creche quando
</line>
</par><par>
<line>
se t*ata
</line>
<line>
de uma abordage* ed*cacional/ped*gógica envolvendo s*as práticas *otidianas
</line>
</par><par>
<line>
tam*ém nos trabalh*s acadêmicos; bem co** certa desval*rização do br*ncar no espaço de
</line>
<line>
aten*i*ento a *r*meiríssima infância.
</line>
<line>
*alavras-c*ave: Importância d* Bri*c**. Estado do Conhe*iment*. Brincar n* Creche.
</line>
<line>
*BSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The present te*t i* a* exc*rpt of the *esearch
</line>
<line>
develop*d w*th th* general obj*ct*ve of
</line>
</par><par>
<line>
*apping a*d u*derstanding wh** the conc**tions
</line>
<line>
of playi*g *n Early Chi*dho*d E**cation,
</line>
</par><par>
<line>
specific*l*y in the nursery, are discu*sed in
</line>
<line>
these* and disserta*ions, pro*uced in gra*ua*e
</line>
</par><par>
<line>
pr*grams *n education. T*e inve*tigation,
</line>
<line>
with a qua*ti-qu*li*ati*e approach, o* the sta*e
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
k*o*ledge type, h*d *he *i*ital *ibrary of *heses
</line>
<line>
and *issert*tions web*ite as source
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
data. Th* search was *uided by *he time frame of the per**d from 1999 t* 2018 and *sing the
</line>
<line>
descriptors: play (s), play (s), pl*yfulness / p*ayful**ss, *oys, games, dayc*re, nurs*** cross*d
</line>
<line>
with th* terms: early child*ood e*u*ation, d*y*ar* and *duca*i*n of very early childhood. The
</line>
<line>
sel*ction and orga**zation of the tex*s found resu*ted *n a fin** n*mber of fou* producti*ns
</line>
<line>
(dissertatio*s) t*at met all the established *rit*ria, thu* composing t*e analysis **terial. *rom
</line>
<line>
the r*flect*ve treatment of the data, it is po*sible ** indicate th* almos* i***i*t*nce o* r*searc*
</line>
</par><par>
<line>
involving p*ay t*at **s
</line>
<line>
the nurse*y as context. We believe that our *at* re*eal the a
</line>
<line>
neglect
</line>
</par><par>
<line>
still suffe*ed by the day*are center when it com*s *o
</line>
<line>
a* edu*ational / pe*ag*gic*l
</line>
<line>
**proach
</line>
</par><par>
<line>
i nvol v* n* i t s
</line>
<line>
daily practices *lso in academic work*; as *e*l as a ce*tai* devaluat**n o*
</line>
</par><par>
<line>
p*aying in th* v*ry early childhoo* car* ****e.
</line>
<line>
Keywo*ds: Importance of Playi*g. State of Knowledge. Playing at the Day**re.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**e*ina PI, v. *8, n. 6, art. 6, *. 11*-132, *u*. *021
</line>
<line>
ww*4.*sanet.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. S. Garcia, F. S. A. Sá, S. A. Rod*igues
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
1 **TR*D*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* investigação ora *presenta*a
</line>
<line>
par*iu do pressu**sto de que nã* é sem razão q*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
brincar *e co*fi*u*a c*mo um dos eixos d** p*áticas pedagó*i**s em dif*rent*s do*umento*
</line>
<line>
que r**u*amentam e n**teiam * *rabalho educativo e* instit*iç*es de Educ*ção Infantil (EI),
</line>
</par><par>
<line>
*ois ele se c*nstitui com* u* el*men*o essenc*al pa*a impulsiona* *r**essos
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento * apren*iza*em infanti*. Assim, *e *az **port*nte o esclarecimento *e qu*:
</line>
<line>
[...] a referência a* b*inc*r aqu* *bordada, nã* está l**itad* * promoçã* d*
</line>
</par><par>
<line>
br*n*adeiras
</line>
<line>
de contar, re*onhecer números, **t*as e m*mo*iza* co*teúdos das
</line>
</par><par>
<line>
d*fe*en*es áre*s do ***hecimen*o científi*o co*o se observa nas práticas habituais
</line>
<line>
das instit*içõe* educativas. Entende-se aqui o *rincar como processo *ue oportuniza
</line>
</par><par>
<line>
o socia*izar, apr*nder a negociar pa*a c**seguir * q*e quer, *
</line>
<line>
ganhar * a perder
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
d*s*u*as, a e*perar, co*per*r * a evo*uir no processo d* adequado dese*volv**ento
</line>
<line>
**o*al (R**RIGUES, *0*6, p. 55).
</line>
<line>
Al*m disso, conforme *po*ta B*rb* (2006, *. 39), *omamos o brincar como: "[...] um
</line>
</par><par>
<line>
dos pila*es d* *o*stituição de cu*t*ras da inf**cia, compreendid*s como signi*icações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
forma* *e ação s*ci*l *spec*ficas q*e e*t*uturam *s relações das cri*nças en**e si, bem **mo
</line>
<line>
os *odos pelos *u*is inter*retam, repr*sentam e a*em *obre o mun*o.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa p*rspe*t*v*, na histó*ia da Educa*ão In*antil brasileira,
</line>
<line>
há diferent*s textos
</line>
</par><par>
<line>
leg*is *ue r*con*ecem e pre*oniza* a imp*rtância e a necessidade de o brinca* f*zer parte do
</line>
<line>
c*tidiano pedagóg*co da E*; *entr* eles temos o "Cad*rno *arinh**" de 1995, intitulad*:
</line>
<line>
"Cri*érios p**a um atendim*nto em crec*es e pré-escola* q*e respeite o* dir*i**s
</line>
</par><par>
<line>
fundam*ntais das criança*",
</line>
<line>
lançado pe*a Coo*de*ado*ia Geral da Ed*caç** Inf*ntil
</line>
</par><par>
<line>
(COEDI), reed*tado em *009, n* qual s*o **azidos os princípios relacionados a
</line>
<line>
aspec*os
</line>
</par><par>
<line>
físico* e cultur*is da*
</line>
<line>
crianças *e*eva*tes para a *rganiz*çã* e pro**sta* de ações das
</line>
</par><par>
<line>
*nsti*ui**es de a*e*dimento e*uc*tivo de crianças bem pequenas e onde o
</line>
<line>
brincar **n*a
</line>
</par><par>
<line>
destaqu* c*mo el*mento pedagógico p*la primeira v*z em u* t*xto **i*ial.
</line>
</par><par>
<line>
Outro docum**to *ue merece **s*aq*e - *pesar da* pol*m*cas *ue en*olvem su*
</line>
</par><par>
<line>
formu*ação, bem como do seu us* indiscrimina*o por ins*ituições
</line>
<line>
e pr*fissiona*s
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
elab*ração d* *ropostas pedag*gic*s, por se tra*ar de um document* sugestivo c*m algu**s
</line>
</par><par>
<line>
falhas internas - é o Referencial Curricular Nacional
</line>
<line>
**ra a E*uca*ão I*fantil - RCNEI
</line>
</par><par>
<line>
(BRASIL, 1998). O re*erido *aterial traz, ainda que de forma "caco*ôni*a", o *rin*ar e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
brincad*ira como element** que
</line>
<line>
n***ssitam (* devem) permea* *s p*áticas peda*ógicas
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Ed*cação Infantil *endo em
</line>
<line>
vista se* potencial *e pro*over aprendiz*gens e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
de*env*lvimento in*antil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 18, n. *, art. 6, p. 11*-132, *un. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ri*car na C*ec*e: Um Olhar Sob*e Te*es e Dissertações
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
Como o mesmo espírit*, te*-se as Diretrizes Curric*lares *acionai* pa*a a Educação
</line>
<line>
In*an*il (DCNEI), aprovada sua primeira v*rsão e* 199* (B*ASIL, **99), e a s*a *ev*são no
</line>
<line>
ano de **09, a qual, nesta última *ed*ção, contém a indicaçã* d* que a especificidade ** a*ã*
</line>
<line>
pedagógi** junto *s crianças da E* é a *entrali*ade das bri*cade*ras e das relações sociais
</line>
<line>
(BRASIL, 2010); tal apontamento *mp*ica e*tende*/a*sumir qu* to*as as ações no inte*ior das
</line>
</par><par>
<line>
**stituições educ*t*vas (cr*ches e
</line>
<line>
pré-esc*las)
</line>
<line>
devem t*r cará*er relac*onal e lúdico
</line>
</par><par>
<line>
(RODR*GUE*, 2*16). *e acordo com * m*sma auto*a citada "[...] têm-se então o* elementos
</line>
<line>
estruturant*s d* prá*ic* pedagógic* das crech*s: o br*ncar e o cuidar-educar *rti*ulados como
</line>
<line>
uma uni*ad* que incor*or* uma questão importante qu* é a das *elações interpessoais - cujo
</line>
<line>
valor * acentuado na c*e*he [...]" (*RASIL, 2010, p. 52).
</line>
<line>
Ca*e d*stacar qu* es*e é um document* mand**ó**o; ou em outros termos, docume*to
</line>
<line>
de base, obrig*tório, para a elaboração de proj*to* pedagóg*cos e planos de ensino: "[...] cujo
</line>
</par><par>
<line>
texto *nfatiz* o re*peito à* *spe*ificida*e* da educ*çã* inf*ntil (crech* e pré-es*o*a) e
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
<line>
c*lturas infantis" (*ODRIGUES, 2016, p. *6).
</line>
</par><par>
<line>
É possível ainda citar ou*r*s do*umento* ela*orad*s para no*tear a Ed*c*ção Infantil
</line>
<line>
brasileira que abo*da* e *alo*izam o brincar, t*is como: Parâm*tr*s *ac*ona*s de **al*dade
</line>
</par><par>
<line>
na Ed*caç*o Infantil;
</line>
<line>
Indicad*res da Qualidade na Educ**ão Infant*l, além do manua*
</line>
</par><par>
<line>
"Bri***edos e br*nc*deiras de creche" pu*licado *m 2012 pelo *ini*tér*o d* Educaç*o. Des*a
</line>
</par><par>
<line>
maneira,
</line>
<line>
se faz im*ortante observar
</line>
<line>
qu* em term*s lega*s, o brincar tem recebi*o o devido
</line>
</par><par>
<line>
destaque e a valora*ão
</line>
<line>
como el*mento pedagógico
</line>
<line>
*o sentido amp*o, co*o es*rat*gia
</line>
</par><par>
<line>
princi**l a ser emprega*a cotidianamente nas pr*ticas educ**iva* de crech*s e pré-esco*as.
</line>
<line>
*al cená*io nos l*vou a questão tratad* na investigaçã* propo*t*: *om* a ac*demi*, *s
</line>
<line>
programas de pó*-gra**ação em Educação brasileiros têm tra*ado o brincar e tema* correlatos
</line>
</par><par>
<line>
*omo brinqu*do, brincadei*a * ludicida*e no
</line>
<line>
c**texto *d*cativ* específico da creche?
</line>
</par><par>
<line>
Sa*i*n****s que, *ara além
</line>
<line>
do interes*e sobre * qu*ntitativo de estud*s que *á
</line>
<line>
*bordaram
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
temática da fo*ma *elecion*da, **m-se *omo propósito identifi*ar as *e*dências teórico-
</line>
<line>
meto*ológi*as e c*ntribuiçõe* d*s t**balh*s já *roduzidos no interstício entre os ano* de 19*8
</line>
<line>
e 2018. É part* deste *sforço que apr**en*aremos nos lim*tes do texto pre*ente.
</line>
<line>
2 METODOLOGIA
</line>
<line>
No camin*ar da **squisa seguimos a trilha de n*t*rez* quant*-qualitativa, inserida n*
</line>
<line>
campo bib*iográfico, do tipo E**ado do Conh*cimento; isto porque a investigação b*sca
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, *. 6, art. 6, p. 118-132, jun. 2021 w*w4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. S. Ga*cia, F. S. A. Sá, S. A. R*d*i***s
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
ide*tificar * tendência das discussões de um determinado obje*o, n* caso o brincar, em teses *
</line>
<line>
di*sertações produzidas em Pro**amas de ***-*r*duaçã* e* Edu*ação.
</line>
<line>
Destaca**s que o val*r de est*dos des*a n*tureza está, de *cordo com Romanowski e
</line>
<line>
E*s (2006, *. 39), *a possibilidade *e trazer,
</line>
<line>
[...] *m* contr*buição importa*te na constituição do campo teórico d* uma á*ea de
</line>
</par><par>
<line>
*onhec*men*o,
</line>
<line>
pois procu*am ident*fi*ar os aportes signif*cativos da construção da
</line>
</par><par>
<line>
*eor** e prática pe*agó*ica, a*on*a* a* res*r*ções sobre o c*mpo
</line>
<line>
em que se m**e a
</line>
</par><par>
<line>
pes*uis*, *s suas lacun*s de disse*inação, identif*car exp*riênc*as inovadoras
</line>
</par><par>
<line>
investigada* q** apontem a*terna*ivas de s*luçã* p*ra os problemas da prática
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
r*co***cer as contribuiçõe* da pesquisa na const*t*ição de p*oposta*
</line>
<line>
na áre*
</line>
</par><par>
<line>
f**al*zada.
</line>
</par><par>
<line>
Sob*e a font* para levanta*ento *** dados, s*lecionamos o site d* Bibliot*ca Digital
</line>
<line>
Bras*leira *e **ses e Dissertaçõ*s (BDTD), *o* ser um banco de d*dos ofi*ial, confi*vel,
</line>
<line>
atualizado e c*m interface amigável, o que d*u agilidade ao processo de l*vantamento ini*ial
</line>
<line>
dos *rabalh*s.
</line>
<line>
A d*limitação tem*oral *e *1 anos (19*8 a 2018) foi pensada te*d* em ment* que o
</line>
</par><par>
<line>
*er*odo marca a publi*ação de
</line>
<line>
dois import*ntes d*cumento* of*ciais, além de no inters*ício
</line>
</par><par>
<line>
aba*car u* t*rceiro: o *CNEI (B*ASI*, 1998), a DCNEI - primeira v*r*ão * revisão
</line>
<line>
(B*ASIL, *999, 20*9) e a aprovação da Base Nac*on*l Curricula* C*mum p*ra a Edu*aç*o
</line>
<line>
In*antil - BNCC (BRASIL, 2*18).
</line>
</par><par>
<line>
Assim, para a sel*ção das teses e
</line>
<line>
*issertações for*m utilizados o* d*scritores:
</line>
</par><par>
<line>
brin*ar(es), brinca*eir*(s), brinqued*(s), lúd**o ludicidade, isolados e t*mbém e
</line>
<line>
cruz*dos
</line>
</par><par>
<line>
co* *s ter*os: educação in*antil e
</line>
<line>
creche. *abe esclarecer que os trabalhos e*contrados
</line>
</par><par>
<line>
aind* estão sendo pré-selecionados a partir da leit**a do* *ítulos, palavras-chave, *es**os e,
</line>
<line>
e* alguns casos, da consulta no texto completo.
</line>
</par><par>
<line>
Cabe indicar que seguimo* em
</line>
<line>
*a*tes *s passos da cat*g*rização d*scr*ta por Bardin
</line>
</par><par>
</page><line>
(1997), com intenciona*idade em um primeiro momento d* conde*s*r, *ma represe*ta*ão a
</line>
<line>
simplificada d*s dados brut**, culmina*d* posterior*ente ** análise detalhada.
</line>
<line>
S*n*o assim, organizamos o mat*ria* selecionado de forma que n*o hou*esse da*os
</line>
<line>
incl*sos em mais de uma categoria, atendendo ao princípio da "exclusão mútua". *rocuramos
</line>
<line>
durante *ossas b*sc*s e cla*s**ic*ção, *arantir a "homogeneidade" para que *ossa* categoria*
</line>
<line>
(nes*e c*s* os campos semânticos, descri*ore* u*il*zado*) *os*em abrangent*s, não **rdendo *
</line>
<line>
foco do t*ma *elimi*ado.
</line>
<line>
Buscamos garantir * "p**tinência" da cate*ori* em relação *o material selecionado e
</line>
<line>
*s t*or*as e referenciais util*zados dur*nte o desen*olvimento do estudo. Caminhand* assi*
</line>
<line>
Rev. FS*, Ter*sina, v. 18, n. 6, ar*. *, p. 118-132, *un. 2*21 www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Br*ncar na Crech*: Um Olha* Sobre Te**s e Disser*ações
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
rumo à "obje*ivid*de * à *idel*da*e", pois ao realizar*os a cat**oriz*ção pro**ramos garantir
</line>
</par><par>
<line>
*ue *oss*m o*jeti*as e *oss*veis
</line>
<line>
de se*em a*licadas duran*e no*sa caminhada, s*nd* assim
</line>
</par><par>
<line>
descreve*os de form* explicita os *a*sos metodológ*cos traçados com in*uito d* alcançar
</line>
<line>
atrav*s da objetividade a v**acidad* dos d**os.
</line>
<line>
Após ess*s pas*os t*mos a o*ganização *os d*dos *onforme apresentad*s * seg*ir.
</line>
<line>
3 **SULT*DO* E DI*CUSSÕES
</line>
<line>
Re*oma-*e a inf**mação *ue para o lev*ntame*to de *a**s, utilizaram-se d***rito*es
</line>
<line>
previa**nte escolh*dos, com intuito de m*pear e *ua*t*ficar o* t**balhos já *esenvolv*dos no
</line>
<line>
cená*io da pesquisa científica a p*rtir d*s seguint** descr*to*es: brincar(es), brinc*deir*(s),
</line>
</par><par>
<line>
lud*cidade/lúdic*,
</line>
<line>
br*nquedo jogo(s) cruz*dos com berçário, c**che, educação infan*il,
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
R. A. S. *arcia, F. *. *. S*, S. *. Rodrigues
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
Jogo(s) x E*ucaçã* d* pr*m*iríssim* *nfância
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Brinc*r (e*) Educaçã* Infantil de 0 a 3 anos
</line>
<line>
187
</line>
</par><par>
<line>
Brin*ade*ra (s) x E*u*aç*o Infantil de 0 a 3 *n*s
</line>
<line>
---
</line>
</par><par>
<line>
Ludicida*e/ lúdico x Edu**ção Inf*ntil de 0 * * *nos
</line>
<line>
237
</line>
</par><par>
<line>
Brinq*e** x Ed**açã* Infantil de 0 a 3 a*os
</line>
<line>
*9
</line>
</par><par>
<line>
Jogo(s) x Edu*ação Infantil *e 0 a 3 anos
</line>
<line>
491
</line>
</par><par>
<line>
Brincar (es) x P**meira i*f*nci*
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
*rincadeira (s) x Primeira infâ*cia
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
Ludicidade/ lúdico Primei*a *nfância
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
Brinquedo * Primeira infâ*cia
</line>
<line>
41
</line>
</par><par>
<line>
Jogo(s) * *rimeira infânc*a
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
3 .3 3 8
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
B*incar na Crech*: Um Olh*r So*re Teses e Dissertações
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
L*dicid*de/ l*dico x Educaçã* Inf*ntil de 0 a 3 an*s
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
Br**que*o * **ucaç*o In*a*til d* 0 a 3 anos
</line>
<line>
05
</line>
</par><par>
<line>
Jogo(s) x *ducaç*o Infantil de 0 a 3 anos
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
Brincar (es) x Primeir* infâ*ci*
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
Brincadeira (s) * Primei*a infân*ia
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
*ud*cidade/ lúdico Prime*ra inf*ncia
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
Brinquedo x Primeira infância
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
J*go(s) x Primeira infância
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
*41
</line>
</par><par>
<line>
Fo**e: Organizado pela autora
</line>
</par><par>
<line>
A part*r desses dados iniciamos um novo movimento, desta
</line>
<line>
ve* com intuito
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*efina*mos *ssas **fo*maç**s. Sendo a*sim, fizem*s uma leitura cuidadosa com o objetivo de
</line>
<line>
detectar as repe*ições, pois al**ns tr*balhos aparec*m em diferentes descritores. Dess* forma,
</line>
<line>
**s 241 traba*hos s*lecio**dos e*cluímos 142 repeti*os, restando a*sim 99 produções.
</line>
<line>
Continuando ***sa estratég** de seleção dos dados, reali*a*os um q*arto pas*o, d*sta
</line>
<line>
vez, com objetivo de d*tectar as produções que não abord*vam espec*fica**nte o tema
</line>
<line>
brinc*r e suas variações, iniciamos um m*vimento de *nálise mais minuci*sa.
</line>
<line>
Iniciamos es*a t**efa com a leitu*a dos resumos e nos cas*s que n*o apr*senta*am
</line>
<line>
todas as especificid*d*s e informações neces*árias, recorremos à leitura do *ra*alho comple*o.
</line>
</par><par>
<line>
Após e*se movimento excluí*os ** produçõe* qu*
</line>
<line>
não atendi*m os cr*térios de busca
</line>
</par><par>
<line>
estabelec*d*s, r*stand* as*im 31trabal*os.
</line>
</par><par>
<line>
Na sequência vo**amo* o *lhar para o* 31 t*abalhos, des*a vez com intuito de co*fer*r
</line>
<line>
se todos de f*to abo*d*vam o brincar com enfo*ue n* Ensino Fundamental - nível cre*he,
</line>
<line>
po*s m*smo usan*o o filtro de *ducação Infan*il *ora* encontrad*s v*r*os tr*balhos
</line>
<line>
relacionados ao Ensi*o f*nda*enta* - s*ries in*cias. Cabe de*tacar que *urante n*s*a análise
</line>
<line>
f** possível cons*atar que a maior par*e dos traba*hos **lecionados neste passo e*tavam
</line>
<line>
re**cionados *s *er*es inic*a*s, ex*luímos então, ne*te movimento, 25 produções.
</line>
<line>
Chegamos as*im a* montante de seis traba***s qu* abor*avam o brincar n* e*uc*ção
</line>
</par><par>
<line>
infantil - creche; contudo, numa nova anális*
</line>
<line>
d*ssas
</line>
<line>
produções sentimos a
</line>
<line>
n*cessidade d*
</line>
</par><par>
<line>
excl*ir m*is dois, pois os mesmos abo*davam *pena* a pré-esc*la, não *e encaixan*o
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
**ssa d*limita*ã*, de*s* forma *btiv*mos c*mo resultado final qua**o prod*ç*es científic*s
</line>
<line>
que com*orão o corpu* de dados a s*r analisado.
</line>
<line>
Cabe salienta* que ent*e os *rabalho* selec*on*dos, apena* um discute o bri*car na
</line>
</par><par>
<line>
faixa etária es*ecíf*ca de at*ndimento em cre*he, os outros três
</line>
<line>
abordam *e forma **sta o*
</line>
</par><par>
<line>
nív*is creche e pré-es**la. A seguir, apresentamos o
</line>
<line>
quad*o com o* d*dos de identificação
</line>
</par><par>
<line>
da* *roduções sel*cionadas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 6, art. 6, p. 11*-132, jun. 202*
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.*r/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. S. Garcia, F. *. A. Sá, S. A. Rodrigu*s
</line>
<line>
*26
</line>
</par><par>
<line>
*ua**o 0* - Trab*lho* sel*cionad*s
</line>
</par><par>
<line>
N°
</line>
<line>
Tí**lo
</line>
<line>
Autor
</line>
<line>
I*s*it*ição
</line>
<line>
Ano de def*sa
</line>
<line>
*egi*o
</line>
<line>
Tipo
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
O brin*uedo na educação infanti* como promot*r das c*lturas da in*â*cia e hu*anização.
</line>
<line>
Larissa *p*recida Trindade dos *a*tos
</line>
<line>
UNE*P
</line>
<line>
2010
</line>
<line>
Sud*ste
</line>
<line>
Disse*taçã*
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
A br*nc*dei*a ** educação infanti*: uma experiencia d* pesquisa e in*ervenç*o
</line>
<line>
José Rica**o Silva
</line>
<line>
UNESP
</line>
<line>
2012
</line>
<line>
Sudeste
</line>
<line>
*isse*taçã*
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
Part*cipa*ão de crianças na s r*t*nas da educaç** infantil
</line>
<line>
S*na*a do Espirito *ant* A*mei**
</line>
<line>
UFS
</line>
<line>
20*5
</line>
<line>
Nordeste
</line>
<line>
Dissertação
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
Modos d* brincar na ed*cação *n*a*til o que dizem a* cri**ça*?
</line>
<line>
Rafaely Karolynne do Nasciment*
</line>
<line>
UFS
</line>
<line>
2017
</line>
<line>
Nordest*
</line>
<line>
Dissertação
</line>
</par><par>
<line>
Fo**e: Orga*izado pela a*to*a
</line>
</par><par>
<line>
4 ALGUNS ACHA*OS NA* PESQUI*AS
</line>
</par><par>
<line>
Sintetizando
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
c*ncepções
</line>
<line>
gera*s
</line>
<line>
enc**tra*as
</line>
<line>
nas
</line>
<line>
pr*duções
</line>
<line>
an*lisa**s,
</line>
</par><par>
<line>
re*istraremos alg*ns achados.
</line>
<line>
O pr**eiro ponto *ue merece destaque refere-se à* teori*s a*otad*s pelos tra*alh*s
</line>
<line>
seleciona*os, sendo pos*ível notar que as p*squisas *e conc*nt**m em duas tendênc*as ** que
</line>
<line>
t*nge o embasame**o dos pressup*stos teóricos que as n*rteia*; duas ali*ham-se à soci*logia
</line>
<line>
da i*fância e a* outras duas * teor*a h*stór*co- cult*ral. **tro *o*to *ue cabe ev*den*iar fica a
</line>
<line>
car*o das regiões e instituições em que foram *esen*olvidas as pesquisas.
</line>
<line>
Novamen*e ve*** a concentraç*o, pois as produções estão localizadas em apenas duas
</line>
<line>
regiõe* (nordeste e s*dest*), vinc*l*da* em uma univers*dade de cad* uma de**as reg*ões
</line>
<line>
(Un*vers*dade Federal de Sergipe e U*ESP - C*mpus de P**sidente Prudente).
</line>
<line>
Faz-*e imp*rtante evi*en*iar que o primeiro tra*alho localiz*do f*i des*nvolvido no
</line>
<line>
ano de *0*0 e o segundo no ano 201*, prod*ções vincul*das à região s**este e à instituição
</line>
<line>
UNESP. **bas *s produçõe* enf*tizam a i*portância *o brincar, esta*e*ecendo *es*aque às
</line>
</par><par>
<line>
políti*as p*bl*c*s e *ocumentos *e caráter *an*ató*io ent*e e*e*: revisão das "Diretrizes a
</line>
</par><par>
<line>
Curricular*s N**ion*i* para a Educação I*fantil" e a
</line>
<line>
*eediçã* dos "Critérios para um
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 6, *rt. 6, p. 118-132, jun. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Bri*c*r na *r*che: Um Olhar Sob** Tes*s e *iss*rtações
</line>
<line>
127
</line>
</par><par>
<line>
a*end*mento e* *reches **e *espeite os direitos fundamentais das crianças" amba* *s
</line>
<line>
publicaç*es oc*rreram *o ano de 2009.
</line>
<line>
Va*e destaca* qu* as d**ais prod*ções des**volvidas nos anos de 2015 e 20*7 não
</line>
<line>
estabelecem *estaques às polític*s pú*l*cas volt*das à educação infantil e no qu* *e *efere *o
</line>
<line>
bri**ar como di*eito *ssegurado.
</line>
</par><par>
<line>
No qu* **z r*speito *o t*po de p*squisa, preval*ce pe**uisa emp*rica, modalida*e a
</line>
</par><par>
<line>
q** per*i*e co*strução de dados a
</line>
<line>
mais alinhados * rea*id*de. *s 4 prod**õ** a*icerçam-se
</line>
</par><par>
<line>
nessa *erspectiva e des*n***v*m *uas obs*rvaçõe*, coletas de dados em *nstituições
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
e*ucação infantil.
</line>
</par><par>
<line>
Cabe evidencia* que entre as produçõ*s analisadas, 3 a*o*am *omo sujeitos *rianças
</line>
<line>
entre 3 e 5 *nos e 1 delas *rabal*a com cria**as de 0 a 5 anos. D*s*as, 2 a*ord*m de forma
</line>
<line>
c**t*al a concepç*o de brinca*eir*, 1 *ed*ca-se à con**pção de *rinqued* e a *utra no model*
</line>
</par><par>
<line>
de parti*ipa*ão d*s crianç*s
</line>
<line>
nas rotinas
</line>
<line>
da educação *nfantil, no *ntanto, todas *es*rvam
</line>
</par><par>
<line>
es*aço para apres*ntaçã* da con*ep*ão *o brin*ar, umas d* *orma mai* ampla outra* com
</line>
<line>
destaques sucintos, *as *m todas a* produ*ões fi*a ev*dente a im*ort*ncia do bri*car *rent*
</line>
<line>
a* des*n**lv*ment* h**ano. *estaques **e e*idenciam a questão p*l*ssêmica **e envo*ve
</line>
<line>
os t**mos brincar, brinque*o, jogo e bri*cadeira co*forme apontado *o in**io da pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
No
</line>
<line>
que compete à conce*çã* *e brincadeira é *ossív*l
</line>
<line>
destac*r uma aproxi*ação
</line>
</par><par>
<line>
entre as quatro prod**õ*s Santos (2*10), Silva (2012), *lmeida (2015) e C*mpos (2*17), já
</line>
</par><par>
<line>
que todas recon*ecem a
</line>
<line>
b*i*cad*ira como elemento cultu*al, c*nstr*ção
</line>
<line>
soci*l e ou
</line>
<line>
*omo
</line>
</par><par>
<line>
*spaç* de interação.
</line>
</par><par>
<line>
A pr*meira a reconh*ce
</line>
<line>
co*o um elemento *u*tur*l, para fortal*ce* essa perspecti*a
</line>
</par><par>
<line>
anco**-s* *o RCNEI (1998) e desta*a a brincadeira co*o uma *tivi*ade fundamental para o
</line>
<line>
*esen*olvimento da identida*e e da autonomia, a*é* da promoçã* de a*gumas *apa*idades
</line>
<line>
c*mo: atençã*, imaginação e imit*ção entre outras.
</line>
</par><par>
<line>
A segun*a a re*onhece
</line>
<line>
como elem*nto da cultura
</line>
<line>
human* que possibi*i*a a cria*ça
</line>
</par><par>
<line>
ap*opriar-s* do mun*o.
</line>
</par><par>
<line>
[...] a brincadei*a
</line>
<line>
favor*ce desen*olvimento cultur*l das *rianç*s, já que é por o
</line>
</par><par>
<line>
mei* dela que a cria**a, também, se apropr*ará das objetivações h*mana*. A
</line>
<line>
br*ncadeira é a forma específica da criança de apropriar-se do mundo e *e const*tuir-
</line>
</par><par>
<line>
se e*q*anto sujeito. A
</line>
<line>
brincade*ra *nfluen*ia o des*nvolv*m*nto psí**ico
</line>
</par><par>
<line>
favorece*do a forma*ã* da imagi*ação ativa, cap*citando a criança a dom**ar
</line>
<line>
*on*ecimentos, fun**es sociais e no*mas de c*mpo*tament*s. (SILVA, 2012, p. 77).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esi*a PI, v. *8, *. 6, art. *, p. *18-*32, jun. 2021
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. S. G**ci*, F. S. A. Sá, S. A. R*drigu*s
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
A terceira des*aca o b*incar c*mo u*a car*cterística *ne*ente à cri*nç*, além
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e*idenciá-*a como *spa*o que viabil*za a *pren*i*agem e a
</line>
<line>
liberdade de expressão, *á que
</line>
</par><par>
<line>
através do brinc*r a c*iança express* seus desejos e vivencias.
</line>
</par><par>
<line>
[...] o *ri*car é uma característ*ca essencial das cr*anças, pois nessa a*i*idade elas
</line>
<line>
co*pa*tilham e prod*ze*, com os pares, s*n*id*s e s*g**fi*ados pa*a o mu*do
</line>
<line>
vivenciado. Nesse sentido, o *ri*car é um es*aç* de aprendizagens, d* **b**dade, *e
</line>
</par><par>
<line>
*riação * de *xpres*ão qu* também ajuda ** es*ab**id*de emocional, *ermi*in*o
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
cr*anças lidar com o med*, a angústi*, a surpresa, o ab*ndono e o poder.
</line>
<line>
(ALM*IDA, 2015, *. 127).
</line>
</par><par>
<line>
* a qu*rta trata a brincadeira como uma const*ução social
</line>
<line>
"[...] a brincadeira é
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
a*ivid*d* dotada de si*nifica*ão soc*al, su*õe context* *ocial e cultural, nece*sitando de
</line>
<line>
apr*ndizage*". (CAMPOS, 2017, p. 31)
</line>
<line>
Com* anunciado anteriormente, to*as as pro*u*õ*s abordam a *onc*pção *e brincar.
</line>
<line>
No *ntanto, um* d*las trabalha de fo*ma central a c*ncepç*o de brinquedo, p*ra tan*o, b*s*a
</line>
</par><par>
<line>
a*par* *p**temológico em B*ougère (2004) e
</line>
<line>
de*creve o
</line>
<line>
*rinqued* c**o "[...] um objeto
</line>
</par><par>
<line>
cultural que
</line>
<line>
c*rrega
</line>
<line>
em seu cerne aspec*os soc*ai*, econômicos e políticos, o qual permite
</line>
</par><par>
<line>
verificar,
</line>
<line>
inclusi*e, *s visões d* cri*nça * de inf*n*ia *e uma de*erminada sociedade".
</line>
</par><par>
<line>
(SAN*OS, 2*10, p. 1**)
</line>
<line>
Posto isso, * brin*ued* con*agra-se como um *bjeto cultural que *r*z impressões
</line>
<line>
associadas a e*ementos soc*ais, temp*r**s, carr*gado* de cultura; configu*ando-** como uma
</line>
<line>
***ramenta que *á su*orte ao jogo/ *rincadeira. Pode-se *oncluir que o brinquedo s* constitui
</line>
</par><par>
<line>
como um
</line>
<line>
e*e*ento
</line>
<line>
de grande
</line>
<line>
complexid*de e valor peran*e o co*tex*o cultu*al e no que se
</line>
</par><par>
<line>
ref*re à formação humana.
</line>
<line>
Diant* *o *x*o*to até aqui, n* que c***ete à *oncepçã* de brin*ar/bri*cade*ra po*e-
</line>
<line>
*e co*clu*r que todas as pesquisas coadunam q**nto à importância do brin**r, seja como fator
</line>
<line>
cultural, social e ou como elemento mediad*r *o de*envolvimento infantil.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
impo*tância do jo*o, da b*incad*ir*, *a ludic*dade evi*enc*ada *m todos os é
</line>
</par><par>
<line>
*ra*alhos selecio**dos, em nenhum de*es esses aspectos foram questio*ados a par*ir de outro
</line>
</par><par>
<line>
viés, pelo
</line>
<line>
co*trár*o, ** *roduções
</line>
<line>
proporci*nam vali*sas refl*xões acer*a d* magnitu*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*plexidade que e*volve o tema. Ao mesmo tem*o todo* os trab*lh*s t*mbém c*adun*m
</line>
<line>
quan*o o papel do profe*sor da educ*ç*o infantil, como suj**to mediador do processo.
</line>
<line>
As produções **o un*nimes ao po*tu** a importânci* e neces**dade de formação
</line>
</par><par>
<line>
específi*a, **e
</line>
<line>
prepare * sensibil*ze profess*r *
</line>
<line>
quanto seu papel, frente ao processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolvimento integra* da cr*ança, que ***e por *ua vez possa construir
</line>
<line>
novos *oncei*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desconstruir velhas práticas q*e estão arraigadas no *ontexto **dagógico.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 18, n. 6, *rt. *, p. 118-132, jun. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*s**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Brincar *a Crech*: U* *lha* Sobre Tese* e Dis*ertações
</line>
<line>
129
</line>
</par><par>
<line>
Nessa mesma dir*ção, pode*os **on*ar o tr*balho desenvolvido por Alme*da
</line>
<line>
(2015,
</line>
</par><par>
<line>
p.
</line>
<line>
25) **e d*staca qu* os preceitos d* pedag*gi* tradicio*a*
</line>
<line>
norteiam *m
</line>
<line>
*r*nde parte a*
</line>
</par><par>
<line>
ações dos educadores, q** aca*am "[...] por acreditar na insu*ic*ência de de**n*olv**e*to e
</line>
<line>
e*per*ência, *n*erga a falta de acabame*to da crian*a, a j*l*a pelo que *eve s* tornar, em
</line>
<line>
fu*ção de uma *orma ideal". P*rt*ndo desse viés, acredita-se q*e a crian** deve ser subme*i*a
</line>
<line>
a uma vigilância cons*ante, não **vendo fazer nad* por si mesma, o adulto deve ensinar-l*e
</line>
</par><par>
<line>
tudo. Res*ltand* *ssim esp*ços
</line>
<line>
de a*endi*e**o infantil, regid*s por *ode*os d* educação
</line>
</par><par>
<line>
ar*a*c*s, onde prevalece a a*torid**e *o adulto e a transmissão de modelos.
</line>
<line>
[...] a prática pedagó*ica desses *spa*os ignora as com*e*ênc**s d*s *rianç*s e o seu
</line>
<line>
direito a voz e part*cipação, porque a prática pedag*gica f*ca centra*a ** p*of*s*o*,
</line>
</par><par>
<line>
na transmissão de conte**os e *os
</line>
<line>
res*ltados d*sse trabal*o.
</line>
<line>
Da cri*nça es*era-se
</line>
</par><par>
<line>
que ela r*sponda aos estímulos rec*bidos, nã* sendo *ermitido questio*ar,
</line>
<line>
experimen*ar, inv*s*igar, c*ope*** na resolução d* problemas e*c. Assim, não *á
</line>
</par><par>
<line>
interesse em torná-*as parti*ipantes *o processo educat*vo. (ALMEIDA, 2015,
</line>
<line>
p.
</line>
</par><par>
<line>
3 0 ).
</line>
</par><par>
<line>
Com e*se m*smo espírito *ilva (*012, p. 104) a* co*pa*ti*har seus achados, relata
</line>
<line>
sit*ações d* descaso e d*svalori*ação, durant* momentos de *nteração entres as cri*nças, por
</line>
<line>
parte d* prof*ssora que "[...] p*rmanece sent*da enq*anto *s crianças **incam *ivremente.
</line>
<line>
*ão há qua*qu** tipo de *nterven*ão, elas ap*nas olham as cri**ças para que não brig**m ou
</line>
</par><par>
<line>
se machuquem". Evidenciando q*e
</line>
<line>
a pr*ocupaç*o centra* de prof*ss**es e de*ais
</line>
</par><par>
<line>
educador*s, *ic* a c**go da preservação da i*te*ridade f*sica da c*iança, pos*ura que re*ete
</line>
<line>
ao atendimento dispensado na era assi*tencial**ta, contexto esse q*e p*ecisa ser s*perado,
</line>
<line>
d*sconst*uído. *á que temos como *rec**to po*íti*as *úbli**s e normativas que pre**nizam as
</line>
<line>
instituições *e educaçã* infa**il co*o:
</line>
<line>
[...] espaç** pri*ilegiados de convivência, ** construção de id*nti*ade* col*tivas e
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
ampliação de saberes e con*ecimentos ** diferentes *ature**s, p*r m*** de
</line>
</par><par>
<line>
prática*
</line>
<line>
que *tuam
</line>
<line>
como recursos *e *romoção da equidade ** opo*tuni**des
</line>
</par><par>
<line>
ed*cacion*i* entre as crianças de difere**es c*asses sociais no que se
</line>
<line>
refere ao
</line>
</par><par>
<line>
ac**so * be*s cult*rais * à* po**ibilidad*s d* viv*ncia d* in*ância. (BRA*I*, 2009,
</line>
<line>
p. *5).
</line>
</par><par>
<line>
Pos*o isso nos pare** indicar q*e ainda é
</line>
<line>
pr*ciso
</line>
<line>
que pr*fessor tenha *tenção
</line>
</par><par>
<line>
*edobrada e dis*er*ime*to suficiente, para que *a tentativa ** fuga
</line>
<line>
do ranço a***stencialista
</line>
</par><par>
<line>
pré-e*tabelec*do não se enqua**e nos mold*s *r*ç*dos par* a* escola* d* Ensin* Fund*mental,
</line>
</par><par>
<line>
imersa na d*sva**rizaç*o do
</line>
<line>
brincar c*mo elemento
</line>
<line>
inerente ao desen*olvimento infantil. É
</line>
</par><par>
</page><line>
pr*ci*o superar essa visão *implist* *e con**ito do que é pe*agógico e *o br*ncar,
</line>
<line>
in*orporando as*im, a *deia ** q*e todas a* açõ*s des*nvolvidas nas *nstituições de Educação
</line>
<line>
Rev. *SA, T*resi*a PI, v. 18, *. 6, art. 6, p. 118-132, j*n. 2021 www*.fsane*.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. S. Garc**, F. S. *. S*, S. A. Ro*rigues
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
I*fan*il sã* necessa*i*mente *eda*ógicas. Concedendo des*e modo es*aço a um perfil que
</line>
<line>
c*adune com * c*ncepção de crian** con*emp*rânea como:
</line>
<line>
*uje*to his*órico e de direit*s que, nas interações, relações e *ráticas
</line>
<line>
cotidian*s que vivencia, constrói sua identidade pessoal e *olet*va,
</line>
<line>
brin*a, imagina, fan*as*a, deseja, aprende, ob*erva, e*perimenta, narra,
</line>
</par><par>
<line>
quest**na e c*nstrói sentido* sobre a nature*a
</line>
<line>
* a socie*ade,
</line>
</par><par>
<line>
produzindo cu*tur*. (BRASIL, 2009, p. 12)
</line>
</par><par>
<line>
Ad*mais, Al*eida (2015, p. 127) destaca a necessida*e de romper co* **eceitos
</line>
</par><par>
<line>
t*adi*ionais:
</line>
<line>
[...] é pre*iso
</line>
<line>
romper com o disc*p**nament*, reorg**izar os h*rários da* cria**as,
</line>
</par><par>
<line>
r*elaborar *s e**aços e ter uma condiçã* de tr*balho que permita ess* organiz*ção.
</line>
</par><par>
<line>
Tam*ém é *reciso que as profes**ra* fiquem mais sintonizadas com as crianças
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
com o modo pelo qual el*s se expressam. *u seja, as professoras p*ecisam ent*nder
</line>
<line>
o signific*do q*e o* brinquedos/*rincadeiras têm para as crianças.
</line>
<line>
Para tanto se *az necessário que o professor da Ed**ação Infantil, **nha **ar*za que
</line>
<line>
s*u papel social é o *e p*omov** a s*cializaçã* no senti** ampl*, apr*s*n*and* às *rianç*s o
</line>
</par><par>
<line>
*u*do e as *ulturas que circundam o contexto
</line>
<line>
*m que estão i*serido*. Compreende*do
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
crian*a como foco de suas ações, reco*he*endo a necessi*ade *e to*n*-la **otagoni*ta *e seu
</line>
</par><par>
<line>
próp*io
</line>
<line>
proc*sso de de*envolviment*, contemp*ando sua* p*culiaridade*, propiciando
</line>
</par><par>
<line>
si*uaçõe* *ue possibi*item a c*nstrução de relações sign*f*c*tivas a *artir de i*terações sociais
</line>
<line>
e **lt*rais. R*co*h*cendo o brincar c*mo *ma lin**agem *ne*ente da *riança, recu*so p**o
</line>
<line>
qual a criança de*envolve a ora*idad*, exp**ssa suas ide*as e dese*o*.
</line>
</par><par>
<line>
Br*ncar dá à *ri*n*a oport*nidade p*ra imit*r o c*nhecid* e para construir o
</line>
<line>
novo,
</line>
</par><par>
<line>
conforme e*a re*onstrói o c*nári* ne*e*sário p*r* qu* sua f*ntasi* se aproxime ou se
</line>
<line>
distancie da realidade vivida, assumindo p*r*onage*s e trans*ormando obj*tos pelo
</line>
<line>
*so que deles faz. (BRASIL, 2009, p. 8*).
</line>
<line>
*antos (2*10) busc* enaltecer * **p*rtânci* do brincar c*mo fer*amenta
</line>
</par><par>
<line>
impres*indível a* desenvolvimento inf*ntil, defe*d*ndo que por meio do
</line>
<line>
brinca* a criança
</line>
</par><par>
<line>
t*m opo*tunidade de vivenciar e
</line>
<line>
a*rend*r so*re * mundo à sua volta e
</line>
<line>
as culturas
</line>
<line>
que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
regem, a*parado e* *ül*er e Carvalho (200* apud S*NTOS, 2010, p. *2):
</line>
</par><par>
<line>
Brin*a*, portanto, deixa de s*r som*nte um di*eito
</line>
<line>
*ara *e
</line>
<line>
tornar o espa** de
</line>
</par><par>
<line>
l*be*dad*, de cri*ção. A*ra*és d* brin*adeira a criança merg**ha na vida, criando um
</line>
<line>
e*paço q*e exp*essa, que at**bui sent*do e *i**ific*do aos aco*t*c**entos. *rinc**
</line>
</par><par>
<line>
tam*ém é *ma forma de busca* estabili*ade
</line>
<line>
emo*i*nal, poi* cer*as brinc*d*iras
</line>
</par><par>
</page><line>
trazem ** elemento* n*ce*sár*os para lidar com os medos, a an*ú*ti*, a s*rpres*, o
</line>
<line>
abando*o, o p*der, que são emoçõ*s necess*rias ao c*nvívio colet*vo, ao *on*ívio
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 18, n. 6, art. 6, p. 11*-*32, j*n. 2021 www4.fsanet.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*rinc*r na Creche: Um Olhar Sobre *ese* * Dissertações
</line>
<line>
131
</line>
</par><par>
<line>
*e pares. Brincar, c*mo uma ativida*e comparti*hada, p*rmite ** ser human*
</line>
<line>
conhecer e rein*ent*r, "reprodu*ir e **ter**etar", gerando nova* formas *ult*rais
</line>
<line>
ent*e as cr*a*ças. Atr**** do brinquedo, a *riança t*mbém *e* acesso ** passa*o e
</line>
</par><par>
<line>
ao fut*ro, revitalizando e inventando mundo que a*meja. Po* iss*, a a**v*dade o
</line>
<line>
lúdica não po*e *er pensada fora do contexto social e cultural da infância.
</line>
<line>
Nessa perspe*tiva, *a*e *o profe**o* da educa*ão *nf*n*i* tomar as in*erações e o
</line>
<line>
brincar como eixos potencializadore* do proc*s*o de desenvolvimento in*antil, atuand* ass**
</line>
</par><par>
<line>
c*mo mediado*es n* articulação **s
</line>
<line>
exp*r*ências e dos sabe**s *a* cria*ças,
</line>
<line>
considerando
</line>
</par><par>
<line>
*uas vi*enciais e par*icu*aridade*.
</line>
</par><par>
<line>
Em sínt*se, as produ*ões ana*isadas v*o na mesma direção pois, em linh*s ger*is,
</line>
<line>
reconhece* a **iança *omo sujeito ativ* e de diretos, q*e se desenvolve a partir d*s
</line>
<line>
in*erações e que pro*uze* cu*tura. Alé* de que, são unâni*es ao reco*he*er a *mportânc*a
</line>
<line>
d* br*ncar frente ao desenvo*vim*nto i*tegral *a *riança; e a Educação infant*l como me*o
</line>
<line>
p*omot*r * facilitador de*se desenv*lvimento.
</line>
<line>
REFE*ÊNCI*S
</line>
</par><par>
<line>
ALMEIDA, S. E. S. Partic*pação de crian*as nas
</line>
<line>
rotin*s da edu*ação infantil. Sã*
</line>
</par><par>
<line>
Cristó*ão - 20*5.
</line>
</par><par>
<line>
BARDIN, *. An*lise *e conteúdo. Sã* **ulo: Edições *0, 2011.
</line>
<line>
*ORBA. A. M. *s culturas *a infância nos espaç*s-tem*os do **incar: est*atég*as de
</line>
</par><par>
<line>
participação e
</line>
<line>
con*tru*ão da
</line>
<line>
orde* s*cial e*
</line>
<line>
um g*u*o d* crian*as de 4-6 anos. In:
</line>
</par><par>
<line>
RE*N*ÃO ANUAL DA ANPED. 2*, 2006.
</line>
<line>
A*ais... Caxambu: Anped, 2006. D*spo*ível
</line>
</par><par>
<line>
em: ht*p://www.a*ped.org.*r/reunioes/*9ra/traba*hos/traba*ho/GT07-2229--I*t.pdf. Acesso
</line>
<line>
em: 08 ago. 2009.
</line>
</par><par>
<line>
BR*SIL. Mini*té*io
</line>
<line>
da Educaçã* e do
</line>
<line>
Desporto.
</line>
<line>
S*cretaria
</line>
<line>
de Educação
</line>
<line>
Fundamental.
</line>
</par><par>
<line>
Critérios pa*a um atendimento em creche* que respeite os direitos *undamentais das
</line>
<line>
criança*. Brasília: MEC/S*F/*OEDI, 1995.
</line>
<line>
BR*S**. Conselho Nacional de *ducação. *arecer CEB nº. 22/1*9*a. Di**õe sobre *s
</line>
</par><par>
<line>
Di*etrizes *urriculares Nacio*ais
</line>
<line>
para Educ*çã* Inf**til. *i*p*n***l em:
</line>
</par><par>
<line>
http://port**.mec.go*.b*/cne/arquivos/p*f/1998/p*eb02*_98.pdf. Aces*o *m: 1* *e*. 2015.
</line>
</par><par>
<line>
BRAS*L. Ministé*i*
</line>
<line>
d* Educ*ção e *o
</line>
<line>
D*sport*.
</line>
<line>
Secret*ria
</line>
<line>
d* *duc*ção
</line>
<line>
Fundamental.
</line>
</par><par>
<line>
R**e*en**al Curricul*r N*cio**l p**a a Educação Inf*ntil. Brasíli*: M*C/S*F, 199*b.
</line>
</par><par>
<line>
B*ASI*. Conselho Nacio*al de *ducaç*o. *e*ol*ção CEB
</line>
<line>
nº. 01/*999. Fixa as Diretrizes
</line>
</par><par>
<line>
Curri*ula*es Nacionais p*ra Ed*cação Infantil. Diário Oficial d* União, *rasília, *eç*o 1, p.
</line>
<line>
18, 13 de abril de 199*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 18, n. *, art. 6, p. 118-132, *un. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
*. A. S. Garcia, F. S. A. Sá, S. A. Ro*rigues
</line>
<line>
132
</line>
</par><par>
<line>
BR*S*L. CNE/*EB. Parecer nº. 2*, de
</line>
<line>
11
</line>
<line>
de **zemb*o
</line>
<line>
d* 2009. Revi*ão *as Di*e*riz*s
</line>
</par><par>
<line>
C*rriculares Nac*o*ai* *ara a Edu**ção **fantil. 2009a.
</line>
<line>
B*ASIL. CNE/*EB. **soluçã* nº. 5, de *7 de de*embro de 2009. Fixa as Diretrizes
</line>
<line>
Curriculares Nacionais pa*a a *duc***o Infa*til. 2009b.
</line>
<line>
BRASIL. Mi*i**ério *a *d*cação. S*cre*aria de E*ucação Básica. Diretrize* C*r*ic*lares
</line>
<line>
Naci*nais para a Educação I**ant*l. *rasí*ia: ME*/SEB, 201*.
</line>
<line>
CAMPO*, R. K. N. Modos de brincar na edu*a*ão infa*til: o *ue dizem as *ria*ças? *ão
</line>
<line>
C*istóvão - 2017.
</line>
<line>
*OD*IGU*S, S. A. Viaja*do pela *du*ação da primei*íssima infânci*: sentidos, cre**as
</line>
<line>
e valores q*e sustentam os saberes e as práticas pedagógicas na/** creche. 2016. 253f. Tese
</line>
</par><par>
<line>
(Douto*ado e* Ed*cação) - Uni*ersidade Estad*al Paulista, *aculdade de C*ências
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Tecnologia, Preside*te Prude*te, 20*6.
</line>
</par><par>
<line>
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. A* pesquisas den**inadas do *ipo "**tado da Art*" *m
</line>
<line>
educação. Diálogo *ducativo, Cu*itib*, v. 6, n.1*, p. 37-5*, set./dez. 2006.
</line>
</par><par>
<line>
S*N*O*,
</line>
<line>
L. A. T. * bri*quedo na educa*ão inf*ntil como p*omotor das cu*turas d*
</line>
</par><par>
<line>
infância e huma*izaçã*. *010. Dissertação (Mestrado ** Ed*cação) - U*iv*rsida*e
</line>
<line>
Estadual Paulista, F*culdade de Ciências e Te*nol*gia, P*esiden*e Prudente, 2010.
</line>
</par><par>
<line>
SILVA, J. R. A *ri*c*d*ira na educação infantil: uma experi*ncia *e *esquisa
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
inte*venção. 2015. Dissert*ção (Mes*rado
</line>
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em Educação) - Univ*r*id**e Estadu*l Paulista,
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Fa*uldade de Ciênci** e Tecnologia, Pres**e*te Prudente, 2015.
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Como Referenciar est* Artigo, con*orme ABNT:
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GARC*A, R. A. S; SÁ, F. S. A; RODR*GU*S, S. A. Brinca* na Crech*: Um Olh*r Sobre T*s** e
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Di*sertações. Rev. FSA, *ere*ina, v.18, n. 6, art. 6, p. **8-132, jun. 2021.
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Contribuiçã* dos ***ores
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A. *. G*rcia
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F. S. A. Sá
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S. A. Rodri*ues
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1) c*ncepç*o e planejamento.
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X
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X
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X
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2) análise e interpretação dos dados.
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X
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X
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X
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3) elaboraç** do rascunho ou na r*v*são crític* do conteúdo.
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X
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X
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X
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*) pa*tic*pa*ão na aprova*ão da vers*o final do *anuscrito.
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*
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X
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X
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Re*. FSA, Teresina, v. 1*, n. 6, art. 6, p. 118-132, jun. 2021
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www4.fsanet.com.br/r*vi*ta
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)