<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 6, art. 6, p. 118-132, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.6.6 </line>
</par>
<par>
<line> Br*ncar na Creche: Um Olhar Sobre Tes*s * Disserta*õe* </line>
<line> Playi** in The Nursery: * *ook at These* and Dissert*tion* </line>
</par>
<par>
<line> R*semary Al*es de Souza Ga**ia </line>
<line> Gr*duada em E*uca*ão pel* U*iversi*ade Federal do Mato G*os*o do Sul </line>
<line> E-mail: ro***aryalves*ouza2016@gmail.*om </line>
<line> Fabríc*a Soares de A*aújo Sá </line>
<line> Graduada *m E*ucação pela Uni*ersidade *ed*ral do Ma** Grosso *o S*l </line>
<line> E-mail: fabr*c**tls@hotm*il.com </line>
<line> Silvia Adr*a*a Rodrigu*s </line>
<line> Doutora em *ducação pela Univ*rsi*ade Estadual *aul*st* Júli* de Mesqui*a F*l*o </line>
<line> Profess*ra A*junta da Unive*sidade Federal do Mato Grosso d* Sul </line>
<line> E-mail: silvi*.r*d*i*ue*@ufms.*r </line>
</par>
<par>
<line> En**reço: Rosemary Al*e* de So*za Garcia </line>
</par>
<par>
<line> U*iversid**e </line>
<line> *ederal </line>
<line> do </line>
<line> Mato </line>
<line> Grosso </line>
<line> do *ul, </line>
<line> Cid*d* </line>
</par>
<par>
<line> Universi**r*a, </line>
<line> Av. </line>
<line> *osta e Si*va - Pioneir**, MS, </line>
<line> 79070- </line>
<line> *ditor-C*efe: Dr. Ton*y Ker*ey de Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> 900. Br*sil. </line>
<line> Ro*rigues </line>
</par>
<par>
<line> En**reço: Fabr*cia Soares de A*aúj* S* </line>
</par>
<par>
<line> Universidade </line>
<line> Feder*l </line>
<line> *o </line>
<line> Mato </line>
<line> G*osso </line>
<line> do **l, </line>
<line> Cida*e </line>
<line> Artigo recebido em 0*/05/202*. *ltima versão </line>
</par>
<par>
<line> Universitá*ia, </line>
<line> Av. </line>
<line> Cos*a e Silva - Pioneiros, MS, </line>
<line> 790*0- </line>
<line> rece*i*a em 19/05/2*21. Aprova*o em *0/*5/20*1. </line>
</par>
<par>
<line> 900. Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Silvia Adrian* Rodrigue* </line>
<line> Ava*i*do pel* sistema Triple Revi*w: a) Desk Rev*ew </line>
</par>
<par>
<line> **iversi*ade </line>
<line> Fe*eral </line>
<line> d* </line>
<line> M*to </line>
<line> Gr*sso </line>
<line> do Sul, </line>
<line> Cidade </line>
<line> p*lo E*itor-Chefe; e b) Do*ble Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> *n**er*itária, </line>
<line> Av. </line>
<line> *osta e Silva - *ion*iros, MS, </line>
<line> 7907*- </line>
<line> (avaliação *ega por dois avaliadores da á*ea). </line>
</par>
<par>
<line> *00. *rasil. </line>
<line> Revisão: Gramatical, No*mativ* e de *ormatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Brincar na Crec*e: Um Olhar S*bre *eses e Dis*ertações </line>
<line> 119 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O present* texto é </line>
<line> um </line>
<line> **corte da </line>
<line> pesquisa desenvolvi*a </line>
<line> **m o*jetivo g**al d* ma*e** o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> compre*nder q*ais as co*cepções do b*i*car na E*ucação Infantil, especif*c*m*nte na crech*, </line>
<line> são discutidas *m **s*s * *issertações, *roduzidas em prog*am*s de p*s-gradua*ão em </line>
<line> educ*ção. A in*estigação, com abordagem quanti-quali**tiva, do tipo est*do do </line>
<line> conhecimento, teve c*m* fonte pa*a obtençã* d*s *ados o site da Biblioteca Digi*al de Tes*s </line>
</par>
<par>
<line> * Dissertações. A busc* foi nor*e*da pelo </line>
<line> recorte temporal *o pe*íodo de 199* a 2*18 </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> usando *s descrito*es: brin*a*(es), **inc*d*i**(s), ludic*dad*/l**ico, *rin*u*do, jo*os, cr*che, </line>
</par>
<par>
<line> berçár*o **uzados </line>
<line> *om os t*rmos: ed**a*ão infanti*, creche e educação da prim*iríssima </line>
</par>
<par>
<line> infância. O trabalho de se*eção e organização dos text*s encontrados resultou em um núme*o </line>
</par>
<par>
<line> fina* de quatro produções (d*ssertaçõ*s) qu* </line>
<line> atend*r*m a to*os os critérios estabe**cid*s, </line>
</par>
<par>
<line> compondo *ssim o materi*l de análise. A partir do tratamento ref**xivo dos dados é po*sível </line>
</par>
<par>
<line> indicar a quas* inexi*tência de pesquis*s envolvendo o brincar que </line>
<line> ten*a como c*nte*to a </line>
</par>
<par>
<line> creche. Acreditamo* que nos*os dados de*unciam o de*caso *inda *ofrid* pela creche quando </line>
</par>
<par>
<line> se t*ata </line>
<line> de uma abordage* ed*cacional/ped*gógica envolvendo s*as práticas *otidianas </line>
</par>
<par>
<line> tam*ém nos trabalh*s acadêmicos; bem co** certa desval*rização do br*ncar no espaço de </line>
<line> aten*i*ento a *r*meiríssima infância. </line>
<line> *alavras-c*ave: Importância d* Bri*c**. Estado do Conhe*iment*. Brincar n* Creche. </line>
<line> *BSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> The present te*t i* a* exc*rpt of the *esearch </line>
<line> develop*d w*th th* general obj*ct*ve of </line>
</par>
<par>
<line> *apping a*d u*derstanding wh** the conc**tions </line>
<line> of playi*g *n Early Chi*dho*d E**cation, </line>
</par>
<par>
<line> specific*l*y in the nursery, are discu*sed in </line>
<line> these* and disserta*ions, pro*uced in gra*ua*e </line>
</par>
<par>
<line> pr*grams *n education. T*e inve*tigation, </line>
<line> with a qua*ti-qu*li*ati*e approach, o* the sta*e </line>
<line> of </line>
</par>
<par>
<line> k*o*ledge type, h*d *he *i*ital *ibrary of *heses </line>
<line> and *issert*tions web*ite as source </line>
<line> of </line>
</par>
<par>
<line> data. Th* search was *uided by *he time frame of the per**d from 1999 t* 2018 and *sing the </line>
<line> descriptors: play (s), play (s), pl*yfulness / p*ayful**ss, *oys, games, dayc*re, nurs*** cross*d </line>
<line> with th* terms: early child*ood e*u*ation, d*y*ar* and *duca*i*n of very early childhood. The </line>
<line> sel*ction and orga**zation of the tex*s found resu*ted *n a fin** n*mber of fou* producti*ns </line>
<line> (dissertatio*s) t*at met all the established *rit*ria, thu* composing t*e analysis **terial. *rom </line>
<line> the r*flect*ve treatment of the data, it is po*sible ** indicate th* almos* i***i*t*nce o* r*searc* </line>
</par>
<par>
<line> involving p*ay t*at **s </line>
<line> the nurse*y as context. We believe that our *at* re*eal the a </line>
<line> neglect </line>
</par>
<par>
<line> still suffe*ed by the day*are center when it com*s *o </line>
<line> a* edu*ational / pe*ag*gic*l </line>
<line> **proach </line>
</par>
<par>
<line> i nvol v* n* i t s </line>
<line> daily practices *lso in academic work*; as *e*l as a ce*tai* devaluat**n o* </line>
</par>
<par>
<line> p*aying in th* v*ry early childhoo* car* ****e. </line>
<line> Keywo*ds: Importance of Playi*g. State of Knowledge. Playing at the Day**re. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**e*ina PI, v. *8, n. 6, art. 6, *. 11*-132, *u*. *021 </line>
<line> ww*4.*sanet.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. S. Garcia, F. S. A. Sá, S. A. Rod*igues </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> 1 **TR*D*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> * investigação ora *presenta*a </line>
<line> par*iu do pressu**sto de que nã* é sem razão q*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> brincar *e co*fi*u*a c*mo um dos eixos d** p*áticas pedagó*i**s em dif*rent*s do*umento* </line>
<line> que r**u*amentam e n**teiam * *rabalho educativo e* instit*iç*es de Educ*ção Infantil (EI), </line>
</par>
<par>
<line> *ois ele se c*nstitui com* u* el*men*o essenc*al pa*a impulsiona* *r**essos </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento * apren*iza*em infanti*. Assim, *e *az **port*nte o esclarecimento *e qu*: </line>
<line> [...] a referência a* b*inc*r aqu* *bordada, nã* está l**itad* * promoçã* d* </line>
</par>
<par>
<line> br*n*adeiras </line>
<line> de contar, re*onhecer números, **t*as e m*mo*iza* co*teúdos das </line>
</par>
<par>
<line> d*fe*en*es áre*s do ***hecimen*o científi*o co*o se observa nas práticas habituais </line>
<line> das instit*içõe* educativas. Entende-se aqui o *rincar como processo *ue oportuniza </line>
</par>
<par>
<line> o socia*izar, apr*nder a negociar pa*a c**seguir * q*e quer, * </line>
<line> ganhar * a perder </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> d*s*u*as, a e*perar, co*per*r * a evo*uir no processo d* adequado dese*volv**ento </line>
<line> **o*al (R**RIGUES, *0*6, p. 55). </line>
<line> Al*m disso, conforme *po*ta B*rb* (2006, *. 39), *omamos o brincar como: "[...] um </line>
</par>
<par>
<line> dos pila*es d* *o*stituição de cu*t*ras da inf**cia, compreendid*s como signi*icações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> forma* *e ação s*ci*l *spec*ficas q*e e*t*uturam *s relações das cri*nças en**e si, bem **mo </line>
<line> os *odos pelos *u*is inter*retam, repr*sentam e a*em *obre o mun*o. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa p*rspe*t*v*, na histó*ia da Educa*ão In*antil brasileira, </line>
<line> há diferent*s textos </line>
</par>
<par>
<line> leg*is *ue r*con*ecem e pre*oniza* a imp*rtância e a necessidade de o brinca* f*zer parte do </line>
<line> c*tidiano pedagóg*co da E*; *entr* eles temos o "Cad*rno *arinh**" de 1995, intitulad*: </line>
<line> "Cri*érios p**a um atendim*nto em crec*es e pré-escola* q*e respeite o* dir*i**s </line>
</par>
<par>
<line> fundam*ntais das criança*", </line>
<line> lançado pe*a Coo*de*ado*ia Geral da Ed*caç** Inf*ntil </line>
</par>
<par>
<line> (COEDI), reed*tado em *009, n* qual s*o **azidos os princípios relacionados a </line>
<line> aspec*os </line>
</par>
<par>
<line> físico* e cultur*is da* </line>
<line> crianças *e*eva*tes para a *rganiz*çã* e pro**sta* de ações das </line>
</par>
<par>
<line> *nsti*ui**es de a*e*dimento e*uc*tivo de crianças bem pequenas e onde o </line>
<line> brincar **n*a </line>
</par>
<par>
<line> destaqu* c*mo el*mento pedagógico p*la primeira v*z em u* t*xto **i*ial. </line>
</par>
<par>
<line> Outro docum**to *ue merece **s*aq*e - *pesar da* pol*m*cas *ue en*olvem su* </line>
</par>
<par>
<line> formu*ação, bem como do seu us* indiscrimina*o por ins*ituições </line>
<line> e pr*fissiona*s </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> elab*ração d* *ropostas pedag*gic*s, por se tra*ar de um document* sugestivo c*m algu**s </line>
</par>
<par>
<line> falhas internas - é o Referencial Curricular Nacional </line>
<line> **ra a E*uca*ão I*fantil - RCNEI </line>
</par>
<par>
<line> (BRASIL, 1998). O re*erido *aterial traz, ainda que de forma "caco*ôni*a", o *rin*ar e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> brincad*ira como element** que </line>
<line> n***ssitam (* devem) permea* *s p*áticas peda*ógicas </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Ed*cação Infantil *endo em </line>
<line> vista se* potencial *e pro*over aprendiz*gens e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> de*env*lvimento in*antil. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 18, n. *, art. 6, p. 11*-132, *un. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ri*car na C*ec*e: Um Olhar Sob*e Te*es e Dissertações </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> Como o mesmo espírit*, te*-se as Diretrizes Curric*lares *acionai* pa*a a Educação </line>
<line> In*an*il (DCNEI), aprovada sua primeira v*rsão e* 199* (B*ASIL, **99), e a s*a *ev*são no </line>
<line> ano de **09, a qual, nesta última *ed*ção, contém a indicaçã* d* que a especificidade ** a*ã* </line>
<line> pedagógi** junto *s crianças da E* é a *entrali*ade das bri*cade*ras e das relações sociais </line>
<line> (BRASIL, 2010); tal apontamento *mp*ica e*tende*/a*sumir qu* to*as as ações no inte*ior das </line>
</par>
<par>
<line> **stituições educ*t*vas (cr*ches e </line>
<line> pré-esc*las) </line>
<line> devem t*r cará*er relac*onal e lúdico </line>
</par>
<par>
<line> (RODR*GUE*, 2*16). *e acordo com * m*sma auto*a citada "[...] têm-se então o* elementos </line>
<line> estruturant*s d* prá*ic* pedagógic* das crech*s: o br*ncar e o cuidar-educar *rti*ulados como </line>
<line> uma uni*ad* que incor*or* uma questão importante qu* é a das *elações interpessoais - cujo </line>
<line> valor * acentuado na c*e*he [...]" (*RASIL, 2010, p. 52). </line>
<line> Ca*e d*stacar qu* es*e é um document* mand**ó**o; ou em outros termos, docume*to </line>
<line> de base, obrig*tório, para a elaboração de proj*to* pedagóg*cos e planos de ensino: "[...] cujo </line>
</par>
<par>
<line> texto *nfatiz* o re*peito à* *spe*ificida*e* da educ*çã* inf*ntil (crech* e pré-es*o*a) e </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> c*lturas infantis" (*ODRIGUES, 2016, p. *6). </line>
</par>
<par>
<line> É possível ainda citar ou*r*s do*umento* ela*orad*s para no*tear a Ed*c*ção Infantil </line>
<line> brasileira que abo*da* e *alo*izam o brincar, t*is como: Parâm*tr*s *ac*ona*s de **al*dade </line>
</par>
<par>
<line> na Ed*caç*o Infantil; </line>
<line> Indicad*res da Qualidade na Educ**ão Infant*l, além do manua* </line>
</par>
<par>
<line> "Bri***edos e br*nc*deiras de creche" pu*licado *m 2012 pelo *ini*tér*o d* Educaç*o. Des*a </line>
</par>
<par>
<line> maneira, </line>
<line> se faz im*ortante observar </line>
<line> qu* em term*s lega*s, o brincar tem recebi*o o devido </line>
</par>
<par>
<line> destaque e a valora*ão </line>
<line> como el*mento pedagógico </line>
<line> *o sentido amp*o, co*o es*rat*gia </line>
</par>
<par>
<line> princi**l a ser emprega*a cotidianamente nas pr*ticas educ**iva* de crech*s e pré-esco*as. </line>
<line> *al cená*io nos l*vou a questão tratad* na investigaçã* propo*t*: *om* a ac*demi*, *s </line>
<line> programas de pó*-gra**ação em Educação brasileiros têm tra*ado o brincar e tema* correlatos </line>
</par>
<par>
<line> *omo brinqu*do, brincadei*a * ludicida*e no </line>
<line> c**texto *d*cativ* específico da creche? </line>
</par>
<par>
<line> Sa*i*n****s que, *ara além </line>
<line> do interes*e sobre * qu*ntitativo de estud*s que *á </line>
<line> *bordaram </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> temática da fo*ma *elecion*da, **m-se *omo propósito identifi*ar as *e*dências teórico- </line>
<line> meto*ológi*as e c*ntribuiçõe* d*s t**balh*s já *roduzidos no interstício entre os ano* de 19*8 </line>
<line> e 2018. É part* deste *sforço que apr**en*aremos nos lim*tes do texto pre*ente. </line>
<line> 2 METODOLOGIA </line>
<line> No camin*ar da **squisa seguimos a trilha de n*t*rez* quant*-qualitativa, inserida n* </line>
<line> campo bib*iográfico, do tipo E**ado do Conh*cimento; isto porque a investigação b*sca </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, *. 6, art. 6, p. 118-132, jun. 2021 w*w4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. S. Ga*cia, F. S. A. Sá, S. A. R*d*i***s </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> ide*tificar * tendência das discussões de um determinado obje*o, n* caso o brincar, em teses * </line>
<line> di*sertações produzidas em Pro**amas de ***-*r*duaçã* e* Edu*ação. </line>
<line> Destaca**s que o val*r de est*dos des*a n*tureza está, de *cordo com Romanowski e </line>
<line> E*s (2006, *. 39), *a possibilidade *e trazer, </line>
<line> [...] *m* contr*buição importa*te na constituição do campo teórico d* uma á*ea de </line>
</par>
<par>
<line> *onhec*men*o, </line>
<line> pois procu*am ident*fi*ar os aportes signif*cativos da construção da </line>
</par>
<par>
<line> *eor** e prática pe*agó*ica, a*on*a* a* res*r*ções sobre o c*mpo </line>
<line> em que se m**e a </line>
</par>
<par>
<line> pes*uis*, *s suas lacun*s de disse*inação, identif*car exp*riênc*as inovadoras </line>
</par>
<par>
<line> investigada* q** apontem a*terna*ivas de s*luçã* p*ra os problemas da prática </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> r*co***cer as contribuiçõe* da pesquisa na const*t*ição de p*oposta* </line>
<line> na áre* </line>
</par>
<par>
<line> f**al*zada. </line>
</par>
<par>
<line> Sob*e a font* para levanta*ento *** dados, s*lecionamos o site d* Bibliot*ca Digital </line>
<line> Bras*leira *e **ses e Dissertaçõ*s (BDTD), *o* ser um banco de d*dos ofi*ial, confi*vel, </line>
<line> atualizado e c*m interface amigável, o que d*u agilidade ao processo de l*vantamento ini*ial </line>
<line> dos *rabalh*s. </line>
<line> A d*limitação tem*oral *e *1 anos (19*8 a 2018) foi pensada te*d* em ment* que o </line>
</par>
<par>
<line> *er*odo marca a publi*ação de </line>
<line> dois import*ntes d*cumento* of*ciais, além de no inters*ício </line>
</par>
<par>
<line> aba*car u* t*rceiro: o *CNEI (B*ASI*, 1998), a DCNEI - primeira v*r*ão * revisão </line>
<line> (B*ASIL, *999, 20*9) e a aprovação da Base Nac*on*l Curricula* C*mum p*ra a Edu*aç*o </line>
<line> In*antil - BNCC (BRASIL, 2*18). </line>
</par>
<par>
<line> Assim, para a sel*ção das teses e </line>
<line> *issertações for*m utilizados o* d*scritores: </line>
</par>
<par>
<line> brin*ar(es), brinca*eir*(s), brinqued*(s), lúd**o ludicidade, isolados e t*mbém e </line>
<line> cruz*dos </line>
</par>
<par>
<line> co* *s ter*os: educação in*antil e </line>
<line> creche. *abe esclarecer que os trabalhos e*contrados </line>
</par>
<par>
<line> aind* estão sendo pré-selecionados a partir da leit**a do* *ítulos, palavras-chave, *es**os e, </line>
<line> e* alguns casos, da consulta no texto completo. </line>
</par>
<par>
<line> Cabe indicar que seguimo* em </line>
<line> *a*tes *s passos da cat*g*rização d*scr*ta por Bardin </line>
</par>
<par>
<line> (1997), com intenciona*idade em um primeiro momento d* conde*s*r, *ma represe*ta*ão a </line>
<line> simplificada d*s dados brut**, culmina*d* posterior*ente ** análise detalhada. </line>
<line> S*n*o assim, organizamos o mat*ria* selecionado de forma que n*o hou*esse da*os </line>
<line> incl*sos em mais de uma categoria, atendendo ao princípio da "exclusão mútua". *rocuramos </line>
<line> durante *ossas b*sc*s e cla*s**ic*ção, *arantir a "homogeneidade" para que *ossa* categoria* </line>
<line> (nes*e c*s* os campos semânticos, descri*ore* u*il*zado*) *os*em abrangent*s, não **rdendo * </line>
<line> foco do t*ma *elimi*ado. </line>
<line> Buscamos garantir * "p**tinência" da cate*ori* em relação *o material selecionado e </line>
<line> *s t*or*as e referenciais util*zados dur*nte o desen*olvimento do estudo. Caminhand* assi* </line>
<line> Rev. FS*, Ter*sina, v. 18, n. 6, ar*. *, p. 118-132, *un. 2*21 www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Br*ncar na Crech*: Um Olha* Sobre Te**s e Disser*ações </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> rumo à "obje*ivid*de * à *idel*da*e", pois ao realizar*os a cat**oriz*ção pro**ramos garantir </line>
</par>
<par>
<line> *ue *oss*m o*jeti*as e *oss*veis </line>
<line> de se*em a*licadas duran*e no*sa caminhada, s*nd* assim </line>
</par>
<par>
<line> descreve*os de form* explicita os *a*sos metodológ*cos traçados com in*uito d* alcançar </line>
<line> atrav*s da objetividade a v**acidad* dos d**os. </line>
<line> Após ess*s pas*os t*mos a o*ganização *os d*dos *onforme apresentad*s * seg*ir. </line>
<line> 3 **SULT*DO* E DI*CUSSÕES </line>
<line> Re*oma-*e a inf**mação *ue para o lev*ntame*to de *a**s, utilizaram-se d***rito*es </line>
<line> previa**nte escolh*dos, com intuito de m*pear e *ua*t*ficar o* t**balhos já *esenvolv*dos no </line>
<line> cená*io da pesquisa científica a p*rtir d*s seguint** descr*to*es: brincar(es), brinc*deir*(s), </line>
</par>
<par>
<line> lud*cidade/lúdic*, </line>
<line> br*nquedo jogo(s) cruz*dos com berçário, c**che, educação infan*il, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> educa*ão da p*imeiríss*ma infância. </row>
<row> Pos*o isto, na primei** busca encontr*mos o *o**l de *.3*8 **odu*ões ***ntíficas. </row>
<row> Ressal*amos que esse montante c**responde a prod*ções das dife*entes áre*s de </row>
<row> con*ecimento (Ps*cologia, Enfermagem, Educ*ção...) que de alg**a forma abordam os </row>
<row> desc*itores anteriormente me*cio**dos, con*orme apresentado no *uadro a seguir. </row>
<row> Quadro 01- *rabalhos encon*rad*s </row>
</column>
<par>
<line> Descr*tores </line>
<line> Quantida*e </line>
</par>
<par>
<line> **incar (es) x Be*çário </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> Brincadeira (*) x Berçário </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> Ludicidade/ lúdico x Berçário </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> Brin*u*do x Berçário </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> J*go(s) x Berçári* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> B*in*ar (es) * *reche </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> Brincadeira (*) x C*eche </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> Ludicidade/ lúdico * Crec*e </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> Brinque*o x Crec*e </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> Jogo(s) x Creche </line>
<line> 26 </line>
</par>
<par>
<line> Brincar (es) x *du*ação Infanti* </line>
<line> 37* </line>
</par>
<par>
<line> B*incadeir* (s) x Educação I**antil </line>
<line> **4 </line>
</par>
<par>
<line> *udicidade/ lú*ico x Educação Infantil </line>
<line> 3*5 </line>
</par>
<par>
<line> *rin*uedo x **ucação Infantil </line>
<line> 155 </line>
</par>
<par>
<line> Jogo(s) x Edu*açã* Infan*il </line>
<line> 35* </line>
</par>
<par>
<line> Brinc** (e*) x Educação da primeiríssima infância </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> B*incadeir* (s) x Edu*a*ão da pri*e*ríssima i*fância </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Lud*cidade/ lú*ico x Educ*ção da primeiríssima *nfâ**** </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Brinqu*do x Educação *a pr*me*ríssima infância </line>
<line> 1 </line>
</par>
<column>
<row> Re*. FSA, Te**sina PI, v. 18, n. 6, art. 6, p. 118-132, ju*. 2021 www4.fsanet.com.br/re**sta </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. S. *arcia, F. *. *. S*, S. *. Rodrigues </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> Jogo(s) x E*ucaçã* d* pr*m*iríssim* *nfância </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Brinc*r (e*) Educaçã* Infantil de 0 a 3 anos </line>
<line> 187 </line>
</par>
<par>
<line> Brin*ade*ra (s) x E*u*aç*o Infantil de 0 a 3 *n*s </line>
<line> --- </line>
</par>
<par>
<line> Ludicida*e/ lúdico x Edu**ção Inf*ntil de 0 * * *nos </line>
<line> 237 </line>
</par>
<par>
<line> Brinq*e** x Ed**açã* Infantil de 0 a 3 a*os </line>
<line> *9 </line>
</par>
<par>
<line> Jogo(s) x Edu*ação Infantil *e 0 a 3 anos </line>
<line> 491 </line>
</par>
<par>
<line> Brincar (es) x P**meira i*f*nci* </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> *rincadeira (s) x Primeira infâ*cia </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> Ludicidade/ lúdico Primei*a *nfância </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> Brinquedo * Primeira infâ*cia </line>
<line> 41 </line>
</par>
<par>
<line> Jogo(s) * *rimeira infânc*a </line>
<line> 89 </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 3 .3 3 8 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Fo*te: *rgan*zado pela autora </row>
<row> Nosso segund* p*sso em busca dos dados foi realizado us*ndo os *esmos descrit*r** </row>
<row> do movimento a*te*ior, po**m, *izemos us* do filtr* educação, j* que nos** pro*o*ta de </row>
<row> pesquis* aco*te*e neste contexto. En**ntramos um montan*e bem inferior se *omparado à </row>
<row> co*eta ger*l: u* total de 241 *rodu*ões. </row>
<row> Quadro 02- Tra*al*os encontrados com o filtro e*ucação </row>
</column>
<par>
<line> *escritores </line>
<line> Quantidade </line>
</par>
<par>
<line> Brincar (es) x Berçário </line>
<line> --- </line>
</par>
<par>
<line> *ri*ca*eira (s) x Berçário </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Ludicidade/ lúdico x Berç*rio </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Brinq*edo x Be**ário </line>
<line> --- </line>
</par>
<par>
<line> Jogo(s) x Berçário </line>
<line> --- </line>
</par>
<par>
<line> Brin*ar (*s) x Creche </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Bri*c*deir* (s) x *reche </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> Lu*icidad*/ lúdico x Crec*e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Brinqued* * Crec*e </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Jogo(s) x C*eche </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Brin*a* (es) x Ed*caç*o Infantil </line>
<line> 23 </line>
</par>
<par>
<line> Bri*cadeira (s) x *ducação Inf*nti* </line>
<line> 32 </line>
</par>
<par>
<line> Ludicidade/ lúdico x Educação Infanti* </line>
<line> 25 </line>
</par>
<par>
<line> B*inquedo x Educação Infantil </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> Jogo(s) x Educa*ão Infant*l </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> Brinca* (e*) x Ed. da pr*meiríssima i*fância </line>
<line> --- </line>
</par>
<par>
<line> Bri**adeira (s) * E*. da pr*meiríssima i*fância </line>
<line> --- </line>
</par>
<par>
<line> Ludic*dade/ lúd*co x Ed. da primeiríssima inf*ncia </line>
<line> --- </line>
</par>
<par>
<line> Brinquedo x E*. da p*im*iríssima infância </line>
<line> --- </line>
</par>
<par>
<line> J*go(s) x Ed. *a p*im*ir*ssima infância </line>
<line> --- </line>
</par>
<par>
<line> Brincar (es) x E*u*aç*o Infant*l de 0 a 3 anos </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> Brincad*ira (*) x Ed*c*ção Infantil *e 0 * 3 anos </line>
<line> 23 </line>
</par>
<column>
<row> *ev. FSA, T**esina, v. 1*, n. *, art. 6, p. 118-13*, jun. 2021 www4.fsanet.c**.br/revista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B*incar na Crech*: Um Olh*r So*re Teses e Dissertações </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> L*dicid*de/ l*dico x Educaçã* Inf*ntil de 0 a 3 an*s </line>
<line> 20 </line>
</par>
<par>
<line> Br**que*o * **ucaç*o In*a*til d* 0 a 3 anos </line>
<line> 05 </line>
</par>
<par>
<line> Jogo(s) x *ducaç*o Infantil de 0 a 3 anos </line>
<line> 29 </line>
</par>
<par>
<line> Brincar (es) x Primeir* infâ*ci* </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> Brincadeira (s) * Primei*a infân*ia </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> *ud*cidade/ lúdico Prime*ra inf*ncia </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> Brinquedo x Primeira infância </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> J*go(s) x Primeira infância </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> *41 </line>
</par>
<par>
<line> Fo**e: Organizado pela autora </line>
</par>
<par>
<line> A part*r desses dados iniciamos um novo movimento, desta </line>
<line> ve* com intuito </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *efina*mos *ssas **fo*maç**s. Sendo a*sim, fizem*s uma leitura cuidadosa com o objetivo de </line>
<line> detectar as repe*ições, pois al**ns tr*balhos aparec*m em diferentes descritores. Dess* forma, </line>
<line> **s 241 traba*hos s*lecio**dos e*cluímos 142 repeti*os, restando a*sim 99 produções. </line>
<line> Continuando ***sa estratég** de seleção dos dados, reali*a*os um q*arto pas*o, d*sta </line>
<line> vez, com objetivo de d*tectar as produções que não abord*vam espec*fica**nte o tema </line>
<line> brinc*r e suas variações, iniciamos um m*vimento de *nálise mais minuci*sa. </line>
<line> Iniciamos es*a t**efa com a leitu*a dos resumos e nos cas*s que n*o apr*senta*am </line>
<line> todas as especificid*d*s e informações neces*árias, recorremos à leitura do *ra*alho comple*o. </line>
</par>
<par>
<line> Após e*se movimento excluí*os ** produçõe* qu* </line>
<line> não atendi*m os cr*térios de busca </line>
</par>
<par>
<line> estabelec*d*s, r*stand* as*im 31trabal*os. </line>
</par>
<par>
<line> Na sequência vo**amo* o *lhar para o* 31 t*abalhos, des*a vez com intuito de co*fer*r </line>
<line> se todos de f*to abo*d*vam o brincar com enfo*ue n* Ensino Fundamental - nível cre*he, </line>
<line> po*s m*smo usan*o o filtro de *ducação Infan*il *ora* encontrad*s v*r*os tr*balhos </line>
<line> relacionados ao Ensi*o f*nda*enta* - s*ries in*cias. Cabe de*tacar que *urante n*s*a análise </line>
<line> f** possível cons*atar que a maior par*e dos traba*hos **lecionados neste passo e*tavam </line>
<line> re**cionados *s *er*es inic*a*s, ex*luímos então, ne*te movimento, 25 produções. </line>
<line> Chegamos as*im a* montante de seis traba***s qu* abor*avam o brincar n* e*uc*ção </line>
</par>
<par>
<line> infantil - creche; contudo, numa nova anális* </line>
<line> d*ssas </line>
<line> produções sentimos a </line>
<line> n*cessidade d* </line>
</par>
<par>
<line> excl*ir m*is dois, pois os mesmos abo*davam *pena* a pré-esc*la, não *e encaixan*o </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> **ssa d*limita*ã*, de*s* forma *btiv*mos c*mo resultado final qua**o prod*ç*es científic*s </line>
<line> que com*orão o corpu* de dados a s*r analisado. </line>
<line> Cabe salienta* que ent*e os *rabalho* selec*on*dos, apena* um discute o bri*car na </line>
</par>
<par>
<line> faixa etária es*ecíf*ca de at*ndimento em cre*he, os outros três </line>
<line> abordam *e forma **sta o* </line>
</par>
<par>
<line> nív*is creche e pré-es**la. A seguir, apresentamos o </line>
<line> quad*o com o* d*dos de identificação </line>
</par>
<par>
<line> da* *roduções sel*cionadas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 6, art. 6, p. 11*-132, jun. 202* </line>
<line> *ww4.fsanet.com.*r/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. S. Garcia, F. *. A. Sá, S. A. Rodrigu*s </line>
<line> *26 </line>
</par>
<par>
<line> *ua**o 0* - Trab*lho* sel*cionad*s </line>
</par>
<par>
<line> N° </line>
<line> Tí**lo </line>
<line> Autor </line>
<line> I*s*it*ição </line>
<line> Ano de def*sa </line>
<line> *egi*o </line>
<line> Tipo </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> O brin*uedo na educação infanti* como promot*r das c*lturas da in*â*cia e hu*anização. </line>
<line> Larissa *p*recida Trindade dos *a*tos </line>
<line> UNE*P </line>
<line> 2010 </line>
<line> Sud*ste </line>
<line> Disse*taçã* </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> A br*nc*dei*a ** educação infanti*: uma experiencia d* pesquisa e in*ervenç*o </line>
<line> José Rica**o Silva </line>
<line> UNESP </line>
<line> 2012 </line>
<line> Sudeste </line>
<line> *isse*taçã* </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> Part*cipa*ão de crianças na s r*t*nas da educaç** infantil </line>
<line> S*na*a do Espirito *ant* A*mei** </line>
<line> UFS </line>
<line> 20*5 </line>
<line> Nordeste </line>
<line> Dissertação </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> Modos d* brincar na ed*cação *n*a*til o que dizem a* cri**ça*? </line>
<line> Rafaely Karolynne do Nasciment* </line>
<line> UFS </line>
<line> 2017 </line>
<line> Nordest* </line>
<line> Dissertação </line>
</par>
<par>
<line> Fo**e: Orga*izado pela a*to*a </line>
</par>
<par>
<line> 4 ALGUNS ACHA*OS NA* PESQUI*AS </line>
</par>
<par>
<line> Sintetizando </line>
<line> *s </line>
<line> c*ncepções </line>
<line> gera*s </line>
<line> enc**tra*as </line>
<line> nas </line>
<line> pr*duções </line>
<line> an*lisa**s, </line>
</par>
<par>
<line> re*istraremos alg*ns achados. </line>
<line> O pr**eiro ponto *ue merece destaque refere-se à* teori*s a*otad*s pelos tra*alh*s </line>
<line> seleciona*os, sendo pos*ível notar que as p*squisas *e conc*nt**m em duas tendênc*as ** que </line>
<line> t*nge o embasame**o dos pressup*stos teóricos que as n*rteia*; duas ali*ham-se à soci*logia </line>
<line> da i*fância e a* outras duas * teor*a h*stór*co- cult*ral. **tro *o*to *ue cabe ev*den*iar fica a </line>
<line> car*o das regiões e instituições em que foram *esen*olvidas as pesquisas. </line>
<line> Novamen*e ve*** a concentraç*o, pois as produções estão localizadas em apenas duas </line>
<line> regiõe* (nordeste e s*dest*), vinc*l*da* em uma univers*dade de cad* uma de**as reg*ões </line>
<line> (Un*vers*dade Federal de Sergipe e U*ESP - C*mpus de P**sidente Prudente). </line>
<line> Faz-*e imp*rtante evi*en*iar que o primeiro tra*alho localiz*do f*i des*nvolvido no </line>
<line> ano de *0*0 e o segundo no ano 201*, prod*ções vincul*das à região s**este e à instituição </line>
<line> UNESP. **bas *s produçõe* enf*tizam a i*portância *o brincar, esta*e*ecendo *es*aque às </line>
</par>
<par>
<line> políti*as p*bl*c*s e *ocumentos *e caráter *an*ató*io ent*e e*e*: revisão das "Diretrizes a </line>
</par>
<par>
<line> Curricular*s N**ion*i* para a Educação I*fantil" e a </line>
<line> *eediçã* dos "Critérios para um </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 6, *rt. 6, p. 118-132, jun. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Bri*c*r na *r*che: Um Olhar Sob** Tes*s e *iss*rtações </line>
<line> 127 </line>
</par>
<par>
<line> a*end*mento e* *reches **e *espeite os direitos fundamentais das crianças" amba* *s </line>
<line> publicaç*es oc*rreram *o ano de 2009. </line>
<line> Va*e destaca* qu* as d**ais prod*ções des**volvidas nos anos de 2015 e 20*7 não </line>
<line> estabelecem *estaques às polític*s pú*l*cas volt*das à educação infantil e no qu* *e *efere *o </line>
<line> bri**ar como di*eito *ssegurado. </line>
</par>
<par>
<line> No qu* **z r*speito *o t*po de p*squisa, preval*ce pe**uisa emp*rica, modalida*e a </line>
</par>
<par>
<line> q** per*i*e co*strução de dados a </line>
<line> mais alinhados * rea*id*de. *s 4 prod**õ** a*icerçam-se </line>
</par>
<par>
<line> nessa *erspectiva e des*n***v*m *uas obs*rvaçõe*, coletas de dados em *nstituições </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> e*ucação infantil. </line>
</par>
<par>
<line> Cabe evidencia* que entre as produçõ*s analisadas, 3 a*o*am *omo sujeitos *rianças </line>
<line> entre 3 e 5 *nos e 1 delas *rabal*a com cria**as de 0 a 5 anos. D*s*as, 2 a*ord*m de forma </line>
<line> c**t*al a concepç*o de brinca*eir*, 1 *ed*ca-se à con**pção de *rinqued* e a *utra no model* </line>
</par>
<par>
<line> de parti*ipa*ão d*s crianç*s </line>
<line> nas rotinas </line>
<line> da educação *nfantil, no *ntanto, todas *es*rvam </line>
</par>
<par>
<line> es*aço para apres*ntaçã* da con*ep*ão *o brin*ar, umas d* *orma mai* ampla outra* com </line>
<line> destaques sucintos, *as *m todas a* produ*ões fi*a ev*dente a im*ort*ncia do bri*car *rent* </line>
<line> a* des*n**lv*ment* h**ano. *estaques **e e*idenciam a questão p*l*ssêmica **e envo*ve </line>
<line> os t**mos brincar, brinque*o, jogo e bri*cadeira co*forme apontado *o in**io da pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> que compete à conce*çã* *e brincadeira é *ossív*l </line>
<line> destac*r uma aproxi*ação </line>
</par>
<par>
<line> entre as quatro prod**õ*s Santos (2*10), Silva (2012), *lmeida (2015) e C*mpos (2*17), já </line>
</par>
<par>
<line> que todas recon*ecem a </line>
<line> b*i*cad*ira como elemento cultu*al, c*nstr*ção </line>
<line> soci*l e ou </line>
<line> *omo </line>
</par>
<par>
<line> *spaç* de interação. </line>
</par>
<par>
<line> A pr*meira a reconh*ce </line>
<line> co*o um elemento *u*tur*l, para fortal*ce* essa perspecti*a </line>
</par>
<par>
<line> anco**-s* *o RCNEI (1998) e desta*a a brincadeira co*o uma *tivi*ade fundamental para o </line>
<line> *esen*olvimento da identida*e e da autonomia, a*é* da promoçã* de a*gumas *apa*idades </line>
<line> c*mo: atençã*, imaginação e imit*ção entre outras. </line>
</par>
<par>
<line> A segun*a a re*onhece </line>
<line> como elem*nto da cultura </line>
<line> human* que possibi*i*a a cria*ça </line>
</par>
<par>
<line> ap*opriar-s* do mun*o. </line>
</par>
<par>
<line> [...] a brincadei*a </line>
<line> favor*ce desen*olvimento cultur*l das *rianç*s, já que é por o </line>
</par>
<par>
<line> mei* dela que a cria**a, também, se apropr*ará das objetivações h*mana*. A </line>
<line> br*ncadeira é a forma específica da criança de apropriar-se do mundo e *e const*tuir- </line>
</par>
<par>
<line> se e*q*anto sujeito. A </line>
<line> brincade*ra *nfluen*ia o des*nvolv*m*nto psí**ico </line>
</par>
<par>
<line> favorece*do a forma*ã* da imagi*ação ativa, cap*citando a criança a dom**ar </line>
<line> *on*ecimentos, fun**es sociais e no*mas de c*mpo*tament*s. (SILVA, 2012, p. 77). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a PI, v. *8, *. 6, art. *, p. *18-*32, jun. 2021 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. S. G**ci*, F. S. A. Sá, S. A. R*drigu*s </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> A terceira des*aca o b*incar c*mo u*a car*cterística *ne*ente à cri*nç*, além </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> e*idenciá-*a como *spa*o que viabil*za a *pren*i*agem e a </line>
<line> liberdade de expressão, *á que </line>
</par>
<par>
<line> através do brinc*r a c*iança express* seus desejos e vivencias. </line>
</par>
<par>
<line> [...] o *ri*car é uma característ*ca essencial das cr*anças, pois nessa a*i*idade elas </line>
<line> co*pa*tilham e prod*ze*, com os pares, s*n*id*s e s*g**fi*ados pa*a o mu*do </line>
<line> vivenciado. Nesse sentido, o *ri*car é um es*aç* de aprendizagens, d* **b**dade, *e </line>
</par>
<par>
<line> *riação * de *xpres*ão qu* também ajuda ** es*ab**id*de emocional, *ermi*in*o </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> cr*anças lidar com o med*, a angústi*, a surpresa, o ab*ndono e o poder. </line>
<line> (ALM*IDA, 2015, *. 127). </line>
</par>
<par>
<line> * a qu*rta trata a brincadeira como uma const*ução social </line>
<line> "[...] a brincadeira é </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> a*ivid*d* dotada de si*nifica*ão soc*al, su*õe context* *ocial e cultural, nece*sitando de </line>
<line> apr*ndizage*". (CAMPOS, 2017, p. 31) </line>
<line> Com* anunciado anteriormente, to*as as pro*u*õ*s abordam a *onc*pção *e brincar. </line>
<line> No *ntanto, um* d*las trabalha de fo*ma central a c*ncepç*o de brinquedo, p*ra tan*o, b*s*a </line>
</par>
<par>
<line> a*par* *p**temológico em B*ougère (2004) e </line>
<line> de*creve o </line>
<line> *rinqued* c**o "[...] um objeto </line>
</par>
<par>
<line> cultural que </line>
<line> c*rrega </line>
<line> em seu cerne aspec*os soc*ai*, econômicos e políticos, o qual permite </line>
</par>
<par>
<line> verificar, </line>
<line> inclusi*e, *s visões d* cri*nça * de inf*n*ia *e uma de*erminada sociedade". </line>
</par>
<par>
<line> (SAN*OS, 2*10, p. 1**) </line>
<line> Posto isso, * brin*ued* con*agra-se como um *bjeto cultural que *r*z impressões </line>
<line> associadas a e*ementos soc*ais, temp*r**s, carr*gado* de cultura; configu*ando-** como uma </line>
<line> ***ramenta que *á su*orte ao jogo/ *rincadeira. Pode-se *oncluir que o brinquedo s* constitui </line>
</par>
<par>
<line> como um </line>
<line> e*e*ento </line>
<line> de grande </line>
<line> complexid*de e valor peran*e o co*tex*o cultu*al e no que se </line>
</par>
<par>
<line> ref*re à formação humana. </line>
<line> Diant* *o *x*o*to até aqui, n* que c***ete à *oncepçã* de brin*ar/bri*cade*ra po*e- </line>
<line> *e co*clu*r que todas as pesquisas coadunam q**nto à importância do brin**r, seja como fator </line>
<line> cultural, social e ou como elemento mediad*r *o de*envolvimento infantil. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> impo*tância do jo*o, da b*incad*ir*, *a ludic*dade evi*enc*ada *m todos os é </line>
</par>
<par>
<line> *ra*alhos selecio**dos, em nenhum de*es esses aspectos foram questio*ados a par*ir de outro </line>
</par>
<par>
<line> viés, pelo </line>
<line> co*trár*o, ** *roduções </line>
<line> proporci*nam vali*sas refl*xões acer*a d* magnitu*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*plexidade que e*volve o tema. Ao mesmo tem*o todo* os trab*lh*s t*mbém c*adun*m </line>
<line> quan*o o papel do profe*sor da educ*ç*o infantil, como suj**to mediador do processo. </line>
<line> As produções **o un*nimes ao po*tu** a importânci* e neces**dade de formação </line>
</par>
<par>
<line> específi*a, **e </line>
<line> prepare * sensibil*ze profess*r * </line>
<line> quanto seu papel, frente ao processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolvimento integra* da cr*ança, que ***e por *ua vez possa construir </line>
<line> novos *oncei*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desconstruir velhas práticas q*e estão arraigadas no *ontexto **dagógico. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 18, n. 6, *rt. *, p. 118-132, jun. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*s** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Brincar *a Crech*: U* *lha* Sobre Tese* e Dis*ertações </line>
<line> 129 </line>
</par>
<par>
<line> Nessa mesma dir*ção, pode*os **on*ar o tr*balho desenvolvido por Alme*da </line>
<line> (2015, </line>
</par>
<par>
<line> p. </line>
<line> 25) **e d*staca qu* os preceitos d* pedag*gi* tradicio*a* </line>
<line> norteiam *m </line>
<line> *r*nde parte a* </line>
</par>
<par>
<line> ações dos educadores, q** aca*am "[...] por acreditar na insu*ic*ência de de**n*olv**e*to e </line>
<line> e*per*ência, *n*erga a falta de acabame*to da crian*a, a j*l*a pelo que *eve s* tornar, em </line>
<line> fu*ção de uma *orma ideal". P*rt*ndo desse viés, acredita-se q*e a crian** deve ser subme*i*a </line>
<line> a uma vigilância cons*ante, não **vendo fazer nad* por si mesma, o adulto deve ensinar-l*e </line>
</par>
<par>
<line> tudo. Res*ltand* *ssim esp*ços </line>
<line> de a*endi*e**o infantil, regid*s por *ode*os d* educação </line>
</par>
<par>
<line> ar*a*c*s, onde prevalece a a*torid**e *o adulto e a transmissão de modelos. </line>
<line> [...] a prática pedagó*ica desses *spa*os ignora as com*e*ênc**s d*s *rianç*s e o seu </line>
<line> direito a voz e part*cipação, porque a prática pedag*gica f*ca centra*a ** p*of*s*o*, </line>
</par>
<par>
<line> na transmissão de conte**os e *os </line>
<line> res*ltados d*sse trabal*o. </line>
<line> Da cri*nça es*era-se </line>
</par>
<par>
<line> que ela r*sponda aos estímulos rec*bidos, nã* sendo *ermitido questio*ar, </line>
<line> experimen*ar, inv*s*igar, c*ope*** na resolução d* problemas e*c. Assim, não *á </line>
</par>
<par>
<line> interesse em torná-*as parti*ipantes *o processo educat*vo. (ALMEIDA, 2015, </line>
<line> p. </line>
</par>
<par>
<line> 3 0 ). </line>
</par>
<par>
<line> Com e*se m*smo espírito *ilva (*012, p. 104) a* co*pa*ti*har seus achados, relata </line>
<line> sit*ações d* descaso e d*svalori*ação, durant* momentos de *nteração entres as cri*nças, por </line>
<line> parte d* prof*ssora que "[...] p*rmanece sent*da enq*anto *s crianças **incam *ivremente. </line>
<line> *ão há qua*qu** tipo de *nterven*ão, elas ap*nas olham as cri**ças para que não brig**m ou </line>
</par>
<par>
<line> se machuquem". Evidenciando q*e </line>
<line> a pr*ocupaç*o centra* de prof*ss**es e de*ais </line>
</par>
<par>
<line> educador*s, *ic* a c**go da preservação da i*te*ridade f*sica da c*iança, pos*ura que re*ete </line>
<line> ao atendimento dispensado na era assi*tencial**ta, contexto esse q*e p*ecisa ser s*perado, </line>
<line> d*sconst*uído. *á que temos como *rec**to po*íti*as *úbli**s e normativas que pre**nizam as </line>
<line> instituições *e educaçã* infa**il co*o: </line>
<line> [...] espaç** pri*ilegiados de convivência, ** construção de id*nti*ade* col*tivas e </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> ampliação de saberes e con*ecimentos ** diferentes *ature**s, p*r m*** de </line>
</par>
<par>
<line> prática* </line>
<line> que *tuam </line>
<line> como recursos *e *romoção da equidade ** opo*tuni**des </line>
</par>
<par>
<line> ed*cacion*i* entre as crianças de difere**es c*asses sociais no que se </line>
<line> refere ao </line>
</par>
<par>
<line> ac**so * be*s cult*rais * à* po**ibilidad*s d* viv*ncia d* in*ância. (BRA*I*, 2009, </line>
<line> p. *5). </line>
</par>
<par>
<line> Pos*o isso nos pare** indicar q*e ainda é </line>
<line> pr*ciso </line>
<line> que pr*fessor tenha *tenção </line>
</par>
<par>
<line> *edobrada e dis*er*ime*to suficiente, para que *a tentativa ** fuga </line>
<line> do ranço a***stencialista </line>
</par>
<par>
<line> pré-e*tabelec*do não se enqua**e nos mold*s *r*ç*dos par* a* escola* d* Ensin* Fund*mental, </line>
</par>
<par>
<line> imersa na d*sva**rizaç*o do </line>
<line> brincar c*mo elemento </line>
<line> inerente ao desen*olvimento infantil. É </line>
</par>
<par>
<line> pr*ci*o superar essa visão *implist* *e con**ito do que é pe*agógico e *o br*ncar, </line>
<line> in*orporando as*im, a *deia ** q*e todas a* açõ*s des*nvolvidas nas *nstituições de Educação </line>
<line> Rev. *SA, T*resi*a PI, v. 18, *. 6, art. 6, p. 118-132, j*n. 2021 www*.fsane*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. S. Garc**, F. S. *. S*, S. A. Ro*rigues </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> I*fan*il sã* necessa*i*mente *eda*ógicas. Concedendo des*e modo es*aço a um perfil que </line>
<line> c*adune com * c*ncepção de crian** con*emp*rânea como: </line>
<line> *uje*to his*órico e de direit*s que, nas interações, relações e *ráticas </line>
<line> cotidian*s que vivencia, constrói sua identidade pessoal e *olet*va, </line>
<line> brin*a, imagina, fan*as*a, deseja, aprende, ob*erva, e*perimenta, narra, </line>
</par>
<par>
<line> quest**na e c*nstrói sentido* sobre a nature*a </line>
<line> * a socie*ade, </line>
</par>
<par>
<line> produzindo cu*tur*. (BRASIL, 2009, p. 12) </line>
</par>
<par>
<line> Ad*mais, Al*eida (2015, p. 127) destaca a necessida*e de romper co* **eceitos </line>
</par>
<par>
<line> t*adi*ionais: </line>
<line> [...] é pre*iso </line>
<line> romper com o disc*p**nament*, reorg**izar os h*rários da* cria**as, </line>
</par>
<par>
<line> r*elaborar *s e**aços e ter uma condiçã* de tr*balho que permita ess* organiz*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Tam*ém é *reciso que as profes**ra* fiquem mais sintonizadas com as crianças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> com o modo pelo qual el*s se expressam. *u seja, as professoras p*ecisam ent*nder </line>
<line> o signific*do q*e o* brinquedos/*rincadeiras têm para as crianças. </line>
<line> Para tanto se *az necessário que o professor da Ed**ação Infantil, **nha **ar*za que </line>
<line> s*u papel social é o *e p*omov** a s*cializaçã* no senti** ampl*, apr*s*n*and* às *rianç*s o </line>
</par>
<par>
<line> *u*do e as *ulturas que circundam o contexto </line>
<line> *m que estão i*serido*. Compreende*do </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> crian*a como foco de suas ações, reco*he*endo a necessi*ade *e to*n*-la **otagoni*ta *e seu </line>
</par>
<par>
<line> próp*io </line>
<line> proc*sso de de*envolviment*, contemp*ando sua* p*culiaridade*, propiciando </line>
</par>
<par>
<line> si*uaçõe* *ue possibi*item a c*nstrução de relações sign*f*c*tivas a *artir de i*terações sociais </line>
<line> e **lt*rais. R*co*h*cendo o brincar c*mo *ma lin**agem *ne*ente da *riança, recu*so p**o </line>
<line> qual a criança de*envolve a ora*idad*, exp**ssa suas ide*as e dese*o*. </line>
</par>
<par>
<line> Br*ncar dá à *ri*n*a oport*nidade p*ra imit*r o c*nhecid* e para construir o </line>
<line> novo, </line>
</par>
<par>
<line> conforme e*a re*onstrói o c*nári* ne*e*sário p*r* qu* sua f*ntasi* se aproxime ou se </line>
<line> distancie da realidade vivida, assumindo p*r*onage*s e trans*ormando obj*tos pelo </line>
<line> *so que deles faz. (BRASIL, 2009, p. 8*). </line>
<line> *antos (2*10) busc* enaltecer * **p*rtânci* do brincar c*mo fer*amenta </line>
</par>
<par>
<line> impres*indível a* desenvolvimento inf*ntil, defe*d*ndo que por meio do </line>
<line> brinca* a criança </line>
</par>
<par>
<line> t*m opo*tunidade de vivenciar e </line>
<line> a*rend*r so*re * mundo à sua volta e </line>
<line> as culturas </line>
<line> que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> regem, a*parado e* *ül*er e Carvalho (200* apud S*NTOS, 2010, p. *2): </line>
</par>
<par>
<line> Brin*a*, portanto, deixa de s*r som*nte um di*eito </line>
<line> *ara *e </line>
<line> tornar o espa** de </line>
</par>
<par>
<line> l*be*dad*, de cri*ção. A*ra*és d* brin*adeira a criança merg**ha na vida, criando um </line>
<line> e*paço q*e exp*essa, que at**bui sent*do e *i**ific*do aos aco*t*c**entos. *rinc** </line>
</par>
<par>
<line> tam*ém é *ma forma de busca* estabili*ade </line>
<line> emo*i*nal, poi* cer*as brinc*d*iras </line>
</par>
<par>
<line> trazem ** elemento* n*ce*sár*os para lidar com os medos, a an*ú*ti*, a s*rpres*, o </line>
<line> abando*o, o p*der, que são emoçõ*s necess*rias ao c*nvívio colet*vo, ao *on*ívio </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 18, n. 6, art. 6, p. 11*-*32, j*n. 2021 www4.fsanet.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *rinc*r na Creche: Um Olhar Sobre *ese* * Dissertações </line>
<line> 131 </line>
</par>
<par>
<line> *e pares. Brincar, c*mo uma ativida*e comparti*hada, p*rmite ** ser human* </line>
<line> conhecer e rein*ent*r, "reprodu*ir e **ter**etar", gerando nova* formas *ult*rais </line>
<line> ent*e as cr*a*ças. Atr**** do brinquedo, a *riança t*mbém *e* acesso ** passa*o e </line>
</par>
<par>
<line> ao fut*ro, revitalizando e inventando mundo que a*meja. Po* iss*, a a**v*dade o </line>
<line> lúdica não po*e *er pensada fora do contexto social e cultural da infância. </line>
<line> Nessa perspe*tiva, *a*e *o profe**o* da educa*ão *nf*n*i* tomar as in*erações e o </line>
<line> brincar como eixos potencializadore* do proc*s*o de desenvolvimento in*antil, atuand* ass** </line>
</par>
<par>
<line> c*mo mediado*es n* articulação **s </line>
<line> exp*r*ências e dos sabe**s *a* cria*ças, </line>
<line> considerando </line>
</par>
<par>
<line> *uas vi*enciais e par*icu*aridade*. </line>
</par>
<par>
<line> Em sínt*se, as produ*ões ana*isadas v*o na mesma direção pois, em linh*s ger*is, </line>
<line> reconhece* a **iança *omo sujeito ativ* e de diretos, q*e se desenvolve a partir d*s </line>
<line> in*erações e que pro*uze* cu*tura. Alé* de que, são unâni*es ao reco*he*er a *mportânc*a </line>
<line> d* br*ncar frente ao desenvo*vim*nto i*tegral *a *riança; e a Educação infant*l como me*o </line>
<line> p*omot*r * facilitador de*se desenv*lvimento. </line>
<line> REFE*ÊNCI*S </line>
</par>
<par>
<line> ALMEIDA, S. E. S. Partic*pação de crian*as nas </line>
<line> rotin*s da edu*ação infantil. Sã* </line>
</par>
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<line> Cristó*ão - 20*5. </line>
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<line> BARDIN, *. An*lise *e conteúdo. Sã* **ulo: Edições *0, 2011. </line>
<line> *ORBA. A. M. *s culturas *a infância nos espaç*s-tem*os do **incar: est*atég*as de </line>
</par>
<par>
<line> participação e </line>
<line> con*tru*ão da </line>
<line> orde* s*cial e* </line>
<line> um g*u*o d* crian*as de 4-6 anos. In: </line>
</par>
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<line> RE*N*ÃO ANUAL DA ANPED. 2*, 2006. </line>
<line> A*ais... Caxambu: Anped, 2006. D*spo*ível </line>
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<line> em: ht*p://www.a*ped.org.*r/reunioes/*9ra/traba*hos/traba*ho/GT07-2229--I*t.pdf. Acesso </line>
<line> em: 08 ago. 2009. </line>
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<line> BR*SIL. Mini*té*io </line>
<line> da Educaçã* e do </line>
<line> Desporto. </line>
<line> S*cretaria </line>
<line> de Educação </line>
<line> Fundamental. </line>
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<line> Critérios pa*a um atendimento em creche* que respeite os direitos *undamentais das </line>
<line> criança*. Brasília: MEC/S*F/*OEDI, 1995. </line>
<line> BR*S**. Conselho Nacional de *ducação. *arecer CEB nº. 22/1*9*a. Di**õe sobre *s </line>
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<line> Di*etrizes *urriculares Nacio*ais </line>
<line> para Educ*çã* Inf**til. *i*p*n***l em: </line>
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<line> http://port**.mec.go*.b*/cne/arquivos/p*f/1998/p*eb02*_98.pdf. Aces*o *m: 1* *e*. 2015. </line>
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<line> BRAS*L. Ministé*i* </line>
<line> d* Educ*ção e *o </line>
<line> D*sport*. </line>
<line> Secret*ria </line>
<line> d* *duc*ção </line>
<line> Fundamental. </line>
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<line> R**e*en**al Curricul*r N*cio**l p**a a Educação Inf*ntil. Brasíli*: M*C/S*F, 199*b. </line>
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<line> B*ASI*. Conselho Nacio*al de *ducaç*o. *e*ol*ção CEB </line>
<line> nº. 01/*999. Fixa as Diretrizes </line>
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<line> *. A. S. Garcia, F. S. A. Sá, S. A. Ro*rigues </line>
<line> 132 </line>
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<line> BR*S*L. CNE/*EB. Parecer nº. 2*, de </line>
<line> 11 </line>
<line> de **zemb*o </line>
<line> d* 2009. Revi*ão *as Di*e*riz*s </line>
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<line> C*rriculares Nac*o*ai* *ara a Edu**ção **fantil. 2009a. </line>
<line> B*ASIL. CNE/*EB. **soluçã* nº. 5, de *7 de de*embro de 2009. Fixa as Diretrizes </line>
<line> Curriculares Nacionais pa*a a *duc***o Infa*til. 2009b. </line>
<line> BRASIL. Mi*i**ério *a *d*cação. S*cre*aria de E*ucação Básica. Diretrize* C*r*ic*lares </line>
<line> Naci*nais para a Educação I**ant*l. *rasí*ia: ME*/SEB, 201*. </line>
<line> CAMPO*, R. K. N. Modos de brincar na edu*a*ão infa*til: o *ue dizem as *ria*ças? *ão </line>
<line> C*istóvão - 2017. </line>
<line> *OD*IGU*S, S. A. Viaja*do pela *du*ação da primei*íssima infânci*: sentidos, cre**as </line>
<line> e valores q*e sustentam os saberes e as práticas pedagógicas na/** creche. 2016. 253f. Tese </line>
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<line> (Douto*ado e* Ed*cação) - Uni*ersidade Estad*al Paulista, *aculdade de C*ências </line>
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<line> Tecnologia, Preside*te Prude*te, 20*6. </line>
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<line> S*N*O*, </line>
<line> L. A. T. * bri*quedo na educa*ão inf*ntil como p*omotor das cu*turas d* </line>
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<line> infância e huma*izaçã*. *010. Dissertação (Mestrado ** Ed*cação) - U*iv*rsida*e </line>
<line> Estadual Paulista, F*culdade de Ciências e Te*nol*gia, P*esiden*e Prudente, 2010. </line>
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<line> SILVA, J. R. A *ri*c*d*ira na educação infantil: uma experi*ncia *e *esquisa </line>
<line> * </line>
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<line> inte*venção. 2015. Dissert*ção (Mes*rado </line>
<line> em Educação) - Univ*r*id**e Estadu*l Paulista, </line>
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<line> Fa*uldade de Ciênci** e Tecnologia, Pres**e*te Prudente, 2015. </line>
<line> Como Referenciar est* Artigo, con*orme ABNT: </line>
<line> GARC*A, R. A. S; SÁ, F. S. A; RODR*GU*S, S. A. Brinca* na Crech*: Um Olh*r Sobre T*s** e </line>
<line> Di*sertações. Rev. FSA, *ere*ina, v.18, n. 6, art. 6, p. **8-132, jun. 2021. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuiçã* dos ***ores </line>
<line> A. *. G*rcia </line>
<line> F. S. A. Sá </line>
<line> S. A. Rodri*ues </line>
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<line> 1) c*ncepç*o e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) análise e interpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboraç** do rascunho ou na r*v*são crític* do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> *) pa*tic*pa*ão na aprova*ão da vers*o final do *anuscrito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Re*. FSA, Teresina, v. 1*, n. 6, art. 6, p. 118-132, jun. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vi*ta </line>
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