Comunicação, Educação e os Entraves para o Desenvolvimento Social do Brasil Contemporâneo / Communication, Education and Barriers to the Social Development of Contemporary Brazil
Resumen
Baseado em Revisão de Literatura e Análise Documental, as pesquisas realizadas em material coletado de revistas, sites e instituições, apresentam alguns dos principais problemas da sociedade brasileira atual no enfrentamento da imposição mercadológica dos meios de comunicação. Mediante as contribuições que as TIC podem promover à educação, são abordados temas como o uso das tecnologias digitais e os processos de inclusão digital na educação pública. Por outro lado, fake news, o sucateamento das instituições públicas de comunicação e a conspiração mercadológica de manutenção dos monopólios promovem o movimento contrário para o desenvolvimento social e tecnológico. As conclusões giram em torno da problemática escola-comunicação-sociedade e identificam entraves socioestruturais importantes a serem enfrentados pelo Brasil dos nossos dias, entre eles estão: a exclusão social em uma sociedade capitalista e excludente e a necessidade de democratização das comunicações na busca pelos índices sociais e tecnológicos necessários ao pleno desenvolvimento humano, multicultural, democrático e universal que o Brasil deve ao seu povo.
Palavras-chave: Redes de Comunicação. Inclusão Digital.Escola Pública. Educomunicação.
ABSTRACT
Based on Literature Review and Document Analysis, the research carried out on material collected from magazines, websites and institutions, presents some of the main problems of the current Brazilian society in facing the market imposition of the media. Through the contributions that ICT can promote to education, topics such as the use of digital technologies and the processes of digital inclusion in public education are addressed. On the other hand, fake news, the scrapping of public communication institutions and the market conspiracy to maintain monopolies promote the opposite movement towards social and technological development. The conclusions revolve around the problematic school-communication-society and identify important socio-structural obstacles to be faced by Brazil today, among them are: social exclusion in a capitalist and excluding society and the need to democratize communications in the search for indexes social and technological necessary for the full human, multicultural, democratic and universal development that Brazil owes to its people.
Keywords: Communication Networks. Digital inclusion. Public school. Educommunication.
Referencias
ANDRADE, P. F.; ALBUQUERQUE LIMA, M. C. M. (1993). Projeto EDUCOM. Brasília: MEC/OEA, 2018.
ATTALI, J. O homem contemporâneo. Ensaio. In: L’Homme Nomade. Rio De Janeiro: Vozes, 2003
BRASIL, Ministério da Educação. Plano Nacional de Desenvolvimento Tecnológico. Brasília: MEC, 2013.
ESTADO DE SÃO PAULO. A geração nem-nem. Jornal Estado de São Paulo, 23 de junho/ 2018.
FÍGARO, R (2010). Comunicação/educação: campo de ressignificação das tecnologias de comunicação. Revista Comunicação e Educação. São Paulo, v. 15, n. 03, p. 7-15, set/dez, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v15i3p7-15. Acesso em: 23 out. 2014.
FLORÊNCIO, R. R,; BONILLA, M. H. S.; SILVA, H. M. F. Q. Práticas de Multiletramento: uma realidade ainda distante nas escolas contemporâneas. Revista Entrelinhas – UFBA, vol. n 1º , 2019. Disponível em file:///C:/Users/Professor/Downloads/28888-131886-1-PB%20(12).pdf , Acessado em 20/01/2021.
GÓMEZ, G. O (1998). Entre telas: novos papéis comunicativos e educativos dos cidadãos. In: Educomunicação: para além do 2.0. APARICI, R. (org). Trad. Luciano Menezes Reis. São Paulo: Ed Paulinas, 2014. Cap. 13, p. 279-292.
____________ (2010). Uma pedagogia para os meios de comunicação. Revista Comunicação e Educação. São Paulo, n. 12, p. 77-88, maio/ago, 1998. Entrevista concedida a Roseli Aparecida Fígaro Paulino. Disponível em http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i12p77-88. Acesso em: 23 out. 2014.
LEMOS, André (2017)
PRETTO, N. L. Tecnologia e Educação. Ensaio. Salvador: Revista da Faced vol. 1, 2001, acesso: www.revistafaced.ufba.br
PERROT, M. D (1994). Educação para o desenvolvimento e perspectiva intercultural. In: FAUNDEZ, A. (org.). Educação, desenvolvimento e cultura – contradições teóricas e práticas. São Paulo: Ed. Cortez, 1994.
RIBEIRO, Darcy. Entrevista TV Cultura. Programa Roda Viva, 1995. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AAFzOemlAbg, acessado em 20/01/2021.
SILVA, M. Sala de aula interativa a educação presencial e à distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. INTERCOM. XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação, Campo Grande: 2001.
SOUZA, A. G (2013). Entre a teoria e a prática: a inserção das TIC na formação docente inicial da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Tiradentes. Aracaju, 2013. Disponível em: http://pped.unit.br/wp-content/uploads/2013/10/Albano-de-Goes-Souza_08_02_13.pdf. Acesso em: 7 jun. 2014.
VIEIRA, R. Concessões de Rádio e TV: onde a democracia ainda não chegou. Revista Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, edição: novembro/2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.6.7
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)