O Ensino Remoto Emergencial nos Cursos Presenciais: Uma Experiência das Instituições Privadas de Ensino Superior no Rio De Janeiro / Emergency Remote Education in Presential Courses: An Experience of Private Higher Education Institutions in Rio De Janeiro

Cláudio Marcos Maciel da Silva, Jimmy de Oliveira Corrêa, Odair de Souza Cunha Júnior

Resumen


Resumo

A proposta deste estudo é de discutir como as Instituições de Ensino Superior privadas (IES) utilizaram o ensino remoto emergencial como solução à quarentena imposta pela pandemia proporcionada pela COVID-19. Esta foi a alternativa encontrada para evitar a interrupção do calendário acadêmico, com a continuidade de aulas ao vivo ministradas em diferentes plataformas de videoconferências. Para isto, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas realizadas com coordenadores de cursos presenciais no Estado do Rio de Janeiro. As informações coletadas foram organizadas com o auxílio do programa Atlas TI, que auxiliou posteriormente a análise de conteúdo. Os resultados apontam que a implementação foi exitosa em virtude do gerenciamento dos seus recursos intangíveis. Destacam-se: a resiliência do corpo docente, a padronização de processos, o uso de plataformas digitais, a aliança estratégica com empresas de tecnologia e a capacidade de negociação das IES com seu corpo discente.

 

Palavras-Chave: Gestão Universitária. Ensino Remoto Emergencial. Tomada de Decisão em IES.

 

ABSTRACT

 

The study proposal is to discuss how Private Higher Education Institutions (IES) used emergency remote teaching as a solution to the quarantine imposed by the pandemic provided by COVID-19. This was the alternative found to avoid interrupting the academic calendar, with the continuity of live classes taught on different videoconference platforms. For this, a qualitative research was carried out through an attribution carried out with coordinators of on-site courses in the State of Rio de Janeiro. The information collected was organized with the help of the Atlas TI program, which subsequently assisted in the content analysis. The results show that the implementation was successful due to the management of intangible resources. The highlights are: the resilience of the faculty, the standardization of processes, the use of digital platforms, a strategic alliance with technology companies and the ability of HEIs to negotiate with their students.

 

Keywords: University Management. Emergency Remote Learning. Decision Making in IES.

 

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.7.1

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