<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 8, art. 3, p. 48-66, ago. *0*1 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.1*.8.3 </line>
</par>
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<line> Lide*ança na Administração Pública: A *r*dução Cie*tí*ica no* *ncontros da AN**D </line>
<line> Leadershi* in Public Ad*inis*r*tion: Scie*tific Produc**on at *NPAD Meet*ngs </line>
</par>
<par>
<line> *iego C*s*r Terra *e Andrade </line>
<line> Doutor em A*mi*istração pela U***ersidade *ove de Julho </line>
<line> Pro*essor do I*SULDEMINAS </line>
<line> *-mail: diego.terra@*fs*ldeminas.edu.br </line>
<line> *enato Pen*a </line>
<line> D*utor em A**inistr*çã* pela Univer*i**de Nove d* Julho </line>
<line> Professor *o *rograma d* Pós-graduaç*o em Gestão de Proj*tos *a Universida*e No*e d* Julh* </line>
<line> E-mail: rp.r*na*o*enha@gmai*.com </line>
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<line> *ndereço: Diego *ésar Terra de Andrade </line>
<line> Editor-Ch*fe: Dr. Tonny Kerl*y *e *l*nc*r </line>
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<line> Ave*ida **ria da Conceição *a*tos n* 900, Bairro </line>
<line> *odrigue* </line>
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<line> *a*que Real, CEP: 37560-260 - Po*so Ale*r*/MG. </line>
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<line> Brasil. </line>
<line> **t*go r*cebido e* </line>
<line> 19/07/2021. Ú**ima </line>
<line> vers*o </line>
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<line> Ender*ço: Renato *enha </line>
<line> *ecebida e* 03/08/202*. Aprov*do em 04/08/**21. </line>
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<par>
<line> Av. Dr. Ad*lpho Pinto, 109 - *arr* F*nda, São Paulo - </line>
</par>
<par>
<line> SP, 0115*-0*0. Brasi*. </line>
<line> Avalia** pelo s*stema Triple Review: D*sk Rev**w a) </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) Do*ble Blin* Review </line>
<line> (avaliação cega po* dois a*a*iadores d* área). </line>
<line> Revi*ão: G*a*ati*al, Normativa * de Formatação </line>
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<line> Lidera*ça na Admi*ist*a*ão Púb*ica: A Produção Cient*fica nos En*on**os da AN*AD </line>
<line> 49 </line>
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<line> R*SUMO </line>
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<line> A* p*squi*as sobre lideranç* </line>
<line> no c*ntexto da admin*stração pública *r**il*ira torna*am-se </line>
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<line> releva*tes, *lém de </line>
<line> ética*, pois se per*ebe que nas últimas décadas a *oc*ed*de passa por </line>
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<line> inúmeras transf*rmaçõ*s de*orrentes de um </line>
<line> novo contex*o econômic*, </line>
<line> pol*tico e soc*al. </line>
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<line> Assim, o objetivo deste trab*lho </line>
<line> é anal**ar a produção científica sobr* l**er*nça na </line>
</par>
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<line> ad**nis*ra*ã* *ública, at*avés d* uma busc* e uma revisã* s*stemát*ca na base de dados dos </line>
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<line> enc*n*r*s da Associa*ão Nacional </line>
<line> de P*s-**a*u**ão e Pesquisa *m Administração </line>
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<line> (A*PA*), entr* os anos d* 2004 e 201*. Mais es*ecificamente, foram pesquisados os an**s </line>
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<line> do Encontro da *ssociação Nacional de Pó*-G*aduação *esquisa e* A*m*nistração, e </line>
<line> do </line>
</par>
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<line> Encontro da Div*são de Ad*i*istração Pública </line>
<line> da *NPAD, do *n*ontro de Estudos </line>
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<line> Organiz*cio*ais da ANPA* e d* Encontro d* Gestão de P*ssoas e *e*aç**s de *r*b**ho da </line>
<line> AN*AD. F*i **ssí*el v*r*fica* que o* trabalhos *o**e o cons*ruto d* lidera**a *o setor </line>
<line> púb*ico brasileiro têm sido d*senvolvidos sob fundamentação te*rica encontrada na </line>
<line> adminis*ração privada, salvo poucas exceç*es, sem * devido entendimento *as </line>
<line> especi*ici*ades d* g*stão *ública. Como contribui**o, es*a pesquisa *ponta para a </line>
<line> n*cessidade da construção de um quadro t**rico sobre lidera*ça, levando-se em cons*deraç*o </line>
<line> as especificida*es da administração pública b*asilei*a. </line>
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<line> Pa*avras-chave: </line>
<line> Liderança. </line>
<line> *dminis*ração </line>
<line> Públ*ca. </line>
<line> Análise </line>
<line> *iste*átic*. </line>
<line> Revis*o </line>
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<line> Sistemática. </line>
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<line> ABSTRAC* </line>
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<line> Research on leader*hi* in the contex* of Brazilian public *dministrat*on became rele*ant, as </line>
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<line> well as e*hical, because it is **ear </line>
<line> that in re*ent decades t*e company </line>
<line> undergoes m*n* </line>
</par>
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<line> chang*s *esulting from a new ec*nomic, pol*tical </line>
<line> and social c*nte*t. **e objective of </line>
<line> t *i s </line>
</par>
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<line> stu*y is to ana*yze the *cientific literature *n l*a*ers*ip in publ*c </line>
<line> administratio*, th*ough </line>
<line> * </line>
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<line> search and a *ys*emat*c review *n t*e basis of data f**m meetin** of the Nationa* A*sociation </line>
</par>
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<line> *f Gr*du**e Studies and Res*a*ch in Administration (ANP*D), between th* </line>
<line> years 2004 </line>
<line> an* </line>
</par>
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<line> 2015. Mor* specifica*ly *n th* annal* </line>
<line> the meeting o* the Na*ional Association *f Gra*ua*e </line>
</par>
<par>
<line> St*dies and Res*arch in *dmin*s*ration, the m*e*in* o* the D*vision of *ublic Adm*nistra*ion </line>
<line> ANPAD *f Organizational Stud*es Meeting *NPAD and *eeting of People Manag**ent and </line>
<line> Labo* Relatio*s ANPAD. It was possible to verify tha* the work on *he lea**rs*ip of the </line>
<line> const*uct in t** *razil*an publi* sector have been d*velo*e* in theo*e*ic*l fo*ndat*o* found in </line>
<line> private management, wit* few exception*, *ithout proper un*erstanding *f th* speci**c* of </line>
<line> public a*ministra*ion. As a contrib*ti*n, this research points to t*e ne*d to bui*d a theoreti*al </line>
<line> framewo** on lead*rship, ta*ing in*o account the specificities of *he Bra**lian govern*ent. </line>
<line> Ke*w***s: *e*ders*i*. Publi* Administra*ion. *ys**matic Anal*sis. Systematic Review. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*in* PI, v. 18, n. 8, art. 3, p. 48-66, ago. 2021 </line>
<line> w*w4.fsanet.co*.br/revista </line>
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<line> D. C. T. Andrad*, R. *en*a </line>
<line> 50 </line>
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<line> * INTRODUÇÃ* </line>
</par>
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<line> A l*der*n** é um fenômeno m*i*o estudado e pouco co*preendido (BURNS, </line>
<line> 197*), </line>
</par>
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<line> em*o*a seja u*a te*ática sem**e p*e*ente nos ma*s *restigiados cong*ess** * **s mais </line>
</par>
<par>
<line> r*levantes periódicos. A *artir de leituras e estudos mais </line>
<line> atent** acerca do t**a, *ercebe-*e </line>
</par>
<par>
<line> que se t*at* de u* </line>
<line> c**po de </line>
<line> p*s*uisa, mu**as vezes, co*plexo e, por que não diz*r, </line>
</par>
<par>
<line> inconclu**vo. </line>
</par>
<par>
<line> *e *cor*o com Burns (1978), mu*tas infor*açõe* foram gerad** a partir de d*versos </line>
</par>
<par>
<line> trab*lhos, mas at* o fi*al *a *éc*da </line>
<line> de 70 nenhuma **n*eituação plen*m**te acei*a sob*e </line>
</par>
<par>
<line> li*erança *avia **e*gido. Segun** o mesm* *utor, até a época, mais *e 130 </line>
<line> di*er*ntes </line>
</par>
<par>
<line> defi*ições já haviam *ido aprese*tadas. Contu*o, *ad* uma *xplora o *roce*so por uma óti** </line>
<line> d**tinta, e*fatizando uma ou o*tra de*erm*nada carac*eríst*c* pr**ente *o fenômeno </line>
<line> (HERNEZ-BRO*ME; H*GHES, 2004). </line>
<line> O des*n*olv*ment* *as princip*is teo**as so**e lidera*ç* ao *o*go do século XX tem </line>
<line> li*itado seu foco de **á*ise a* tr*ço d* pe*sonalidade, *om*or*ament* e po*** exercid* pelo </line>
<line> líder (*ULK, *002). Em diversos estudos, predomina a ideia de qu* a hum*nidade é dotada </line>
</par>
<par>
<line> de indivíduo* excepcionais, </line>
<line> cujas q*alidades inatas os tr*nsforma* em empreendedore* </line>
</par>
<par>
<line> em**esaria*s. *ssa id*ia, crit*cada por *nú*e*a* linh*s de pesq*isa, *o*, com o *empo, </line>
<line> substituíd* pela perspect*va do **der c**o *m se* *omum, cu*a *apacid*de de liderar dep*nd* </line>
<line> do c*nt*xto, d* am*iente e das características por *le d**e*volvidas. </line>
</par>
<par>
<line> Mais r*c*ntemente, * *iderança passou * ser vista ta*to como um fenôm**o </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> con*tr*ç*o soc*al das i*te*a*ões ent*e o líder e liderad*s (SMIRC**H; MORGA*, *982), e* </line>
<line> que um inte*p*eta e def*ne a realid*de do outr*, qu*nto como p*lo fruto *a rel*ç*o *ntre vis*o, </line>
<line> desejos e *arên*ias da comunidade de inserção (*APIERRE, 199*). Ou*ras *bor*agens </line>
<line> inc*uem a l*dera*ça sob a perspectiva da competênci* c*letiva da org*nização, que prop*cia a </line>
<line> i**erco*exão entre seus *emb*os, prá**cas e sistemas (O\CO*NOR; *UINN, 20**). </line>
<line> Embora estu*os recente* estejam propo*d* novas forma* de s* a**lisar a l*derança, é </line>
<line> ainda ev*dente a aus*ncia *e a*ord*gens mais amp*as e **teg*adoras, capazes *e exami*ar o </line>
<line> f*nômen* e* *uas várias facetas (YUKL, 2002). </line>
<line> Trazendo essa* análises *obre lid*ranç* ao contex*o *a ad*inistraç*o públi*a </line>
</par>
<par>
<line> b*asil**ra, </line>
<line> e* que se obser*a que *as **timas *é*adas a soc*ed*de </line>
<line> passou por inúmeras </line>
</par>
<par>
<line> transformações decor**n*es de um no*o *onte*to econômico, polít*co e social, em *ue o s*t*r </line>
</par>
<par>
<line> ve* *e*do obrigado a re**ns*r sua form* *e *gi*, b*scando </line>
<line> u* mod*l* </line>
<line> de g*stão *ficient* </line>
</par>
<par>
<line> (Bress*r-Pereira, 2001; Marini, </line>
<line> *002; Martins, 19*7; Mendes; *eixeira, 2000), </line>
<line> *ergunta-s*: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, *. *8, n. 8, art. 3, p. 48-66, a*o. 20*1 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
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<line> L*derança na A*minis**ação Pública: A Produção Científica nos Encontros da AN**D </line>
<line> 51 </line>
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<line> c*mo o *ema *a liderança vem sendo explor*do e tr*tado, frente às especificidades da g*stã* </line>
<line> pú*lic*? </line>
<line> And*ade, Penh* e Ramos (2014) ress**tam q** *lgumas *specificida**s d* setor são </line>
<line> ad*indas de sua *rópria naturez* e que o diferem, e* muito, de ou*ros s*tores. Entre es*as </line>
</par>
<par>
<line> diverg*nci*s, podem ser c*tadas: a fin*lidade, os meios *tilizad*s </line>
<line> pa*a o recrutamento, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> se*eção e c*nt**ta*ão, as po*ít*cas de remune*açã*, os métodos de avali**ão de desempenho, </line>
</par>
<par>
<line> ent*e o*tros. Dessa forma, quando *e fala *m </line>
<line> estudo* </line>
<line> de *iderança no se*or *úblico, faz-se </line>
</par>
<par>
<line> necessário atenta* para u*a re*l*dade **feren*e *aq*ela que pode **r observada </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> organ*za*ões privadas. </line>
</par>
<par>
<line> Neste co*t*xto, apesar de se supor **e *x*stem dive**os tra*alhos nos quai* a q*estão </line>
</par>
<par>
<line> do *ntendimen*o da l*derança possa ser estendida ao setor público, </line>
<line> pouco se s*be *obre </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> perfi* d*s estudo* em *ue os dois temas tê* sido in**rligados ao long* d* tempo *elas </line>
<line> pesquis*s científi*as. Ana*isar a pr*dução pode ser úti* par* i*en*ificar as in*e*seções e*tre os </line>
<line> dois temas e dis*onibilizar à comunidad* ac*dêm*co-*ientífica, *ubsídios *ara a *ealização de </line>
<line> futuras *esq*isas teóricas e, pri*ci*almente, e*pí*icas. </line>
<line> Assim, o objetivo dest* traba*ho é analisar a produção científic* sobre lideran*a *a </line>
<line> a*ministração púb*ic*, através d* um* busca e uma rev*são s**t**ática na base de dados dos </line>
<line> en*ontros da Assoc*ação Nacional de Pós-Graduação * Pe*quisa em *dministração </line>
<line> (ANPAD), entre os ano* de 2004 * 201*. Mais es**cif*camente *e*ão pesq*is*dos *s anais do </line>
</par>
<par>
<line> E*contro *a *ss*cia*ão Nacional </line>
<line> de Pó*-Graduação e Pes*uisa em Administração </line>
</par>
<par>
<line> (EnA*P*D), do *ncontr* </line>
<line> da D*visã* de Admin*stração *ú*lica </line>
<line> da ANPAD (EnAPG), </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Encontro d* Es*u*os O*ganizacionais </line>
<line> *a ANPAD (EnEO) e *o E*c*nt*o de *est** de </line>
</par>
<par>
<line> *essoas e R*laç*es de Trabalho da AN*AD (EnGPR). </line>
<line> Como justifica**va teóric* e prática para * est***, tem-se qu* a m*nsuração da </line>
<line> produç*o cient*fica é uma d*s fo*mas *e s* analis*r o mo*ento da história. H*cayen-da-Silva, </line>
<line> Rosso*i e Ferr*ira Jú*ior (2008, p. 655) destaca* que, "nos últimos anos, observa-*e grande </line>
<line> e*forço dos pesquis*dores em faze* um b*lan*o cr*tico das pu**icações cient*ficas em diversas </line>
<line> disci*linas". Card**o, Me*donça e S*kata (2005), L*it* (2008), Ca*das e Ti*oco (2004) </line>
</par>
<par>
<line> acreditam q*e uma das formas </line>
<line> *e </line>
<line> anal*s** a p*odu*ão ci**tífica em determ*nad* *rea </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento é através das bus*as e revisões siste*áticas. </line>
<line> Já o f*to de se ava*iar apenas os *n*ontros da *ssoc**ção Na*i*nal de *ós-Graduação </line>
<line> e Pesquisa *m *d****stra*ão, tem-se que, confor*e expos*o p*r Splitter, Rosa e Bo*ba </line>
</par>
<par>
<line> (20*2), *sses são </line>
<line> considerados os *ai*res e mai* re**van*es congressos da comuni*ade </line>
</par>
<par>
<line> c*e*tífica e acadêmica de *dmini*traç*o no país, com *i*is**s por *rea* de interesse. Ainda, </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 18, n. 8, *rt. 3, p. 48-66, ago. *021 ww*4.fsanet.com.br/**vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. C. T. Andrade, *. Penha </line>
<line> 52 </line>
</par>
<par>
<line> neles s* concentra grande parte da p*oduç** científica nacional que, pos*e*ior*ente, </line>
<line> p*ovavelmente virá a ser p*blicada n*s mais relevantes p**iódicos na*ionais e internacionais. </line>
<line> Para atingi* os objetivos propostos, na *róxima seção deste arti*o é apresentada uma </line>
<line> vis*o gera* dos fundamen*o* t***ico* ini*iais sob*e liderança e administração pública; na </line>
</par>
<par>
<line> seção </line>
<line> de p*oc*dimentos metodológic*s s*o descritas as etapas </line>
<line> de pesq**sa que o****t*ram </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> b*s*a e a *evisão siste**tica; na se*ão de ap*esenta*ão *os resultados * descrito o perfil das </line>
<line> pr*duçõe* ci*ntíficas mapead*s a parti* d* busca * da revisão sist*mática e são discutidos os </line>
<line> seus princ*pais *esul*ados; e, *a úl*ima seção es*ão as con*id*rações finais. </line>
<line> 2 REFE*ENCIAL TEÓRICO </line>
<line> Nos estud*s so**e liderança, *xis*em di*er*n*e* per*p*ctivas quant* às definiçõe* * ao </line>
</par>
<par>
<line> del*nea**nto do tema. O *ermo cons*derado um dos ma*s compl*xos e m*ltifacetados é </line>
</par>
<par>
<line> dentro dos e*t**os organi*acion*is (VAN SE*ERS; F*E*D, </line>
<line> 1990). Diante da análise das </line>
</par>
<par>
<line> t*nt***vas de conceituação, *xistem pontos comun* e*tre elas *ue pode* ser ob*e**ad*s. </line>
<line> Como, po* exempl*, a visão da lid*ranç* **mo um pr*cesso social que en*olve a in*eração </line>
</par>
<par>
<line> entre at*res (lí*e* * liderados) e aspe*tos </line>
<line> co*o *nfluência, rela*ioname*tos e resu*tados </line>
</par>
<par>
<line> (SADLER, 2001; *ERGAMINI, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> Apesar da vas*a literatura, até hoje, algum*s questões emer*em e mui*as veze* fic*m </line>
</par>
<par>
<line> sem </line>
<line> uma respo*ta ma*s *bjetiva. *ual a melhor </line>
<line> definiçã* </line>
<line> p*ra o ter*o lid*ra*ça? Qual </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> papel do *íder em uma organiz*ção? A g*ande qua*ti*ade de estudos e teoria* sobre li*eran*a </line>
</par>
<par>
<line> *alvez ju*tifiq*e as *ificuldades de defini*ã* </line>
<line> do *ermo (BASS, *981; B*RGAMI*I, </line>
<line> 2009). </line>
</par>
<par>
<line> Na maioria das tent*ti*as de concei*u*ção d* lidera*ça *ue p*rduraram até meado* dos anos </line>
<line> 80, o foco s* estabelece na *igura do líder co*o elemento pri*c*pal e termos com* influência, </line>
<line> *rup* e metas qua*e sem**e estão presentes (BRYMAN, *004). </line>
<line> Assim, l*deran** foi p*r muito tempo d*finida como o p*ocesso de influência de uma </line>
</par>
<par>
<line> pesso* sobre as ações d* </line>
<line> outra ou de um grupo para conduzir seus esforç** </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> e**abelecimento e execuç*o d* *etas (*OWDITCH; BOUNO, 2002; BRYMAN, 2004). </line>
</par>
<par>
<line> Mintzberg (1990), ao pesquisar o trabal*o d*s *ere*tes, visualizo* a *ecessida*e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *esempenho de papéis informacion*is, interpessoais e decisório*. Dentr* o* p*péis </line>
</par>
<par>
<line> inter*es*oais do gerente est*, segundo o au**r, o </line>
<line> papel *e *íder que se *elac**na com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> motivação e o *n*entivo aos subordinados *e fo*ma a conciliar suas necess*dade* indivi*uais </line>
<line> co* os objetivos da organização. Evidencia-se, assim, nos estudos de Mintzb*rg, o elemento </line>
<line> Rev. FS*, Teresi*a, v. *8, n. 8, ar*. 3, *. *8-6*, ago. *021 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Lid*ranç* na Adminis*raç*o P*b*ica: A Produção Científica no* Enc*n*ro* da AN**D </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> influência, s*ja pe** proces*o formal *e a*torid*de, ou pelo exercício in*o**al do poder, </line>
<line> citad* ant*riormente *omo um dos termos mais uti*iz*do* na definição de lidera*ça. </line>
</par>
<par>
<line> Neste s*ntido, Dave* (2005) </line>
<line> acredita que </line>
<line> um dos papéis *o ger*nte pe*pas*a pelas </line>
</par>
<par>
<line> relaç**s de pode* e pe*a mediação dos *nteresses entr* organização * trabal*o. Silva (2**9) </line>
<line> define i*so como a habilidade *o ger*nt* d* conq*is*ar seguidores par* alcanç** os ob*etivos </line>
<line> **ganizacionais. *il* (199*, p. 2*9) uti*iza * ter*o "negocia* int*rdependência*". </line>
</par>
<par>
<line> Ass*m, apesar da </line>
<line> qua*ti*ade de </line>
<line> conceito*, eles norm*lmente apres*n*am alguns </line>
</par>
<par>
<line> elem*ntos similares que *brem c*minho para que s* desenvolva um esque** básico *e </line>
<line> cla**ificação d* acor*o co* sua or*entação ou *nfa*e, qu* varia com o tempo (BAS*, 1*81; </line>
<line> B*YMA*, *004). D* ac*rdo *om Bowditc* e Bo*no (200*) * Robbi*s (2005), os dif*rente* </line>
</par>
<par>
<line> foco* d* *bordagem não ser***, entã*, </line>
<line> excluden**s entre si, m*s complementares, p*is </line>
</par>
<par>
<line> nen*um *e*es, de fo*m* *solada, pa*ece abran*er toda a co*plexidade da liderança e nem *er </line>
<line> tot*lmente ut**izáve* em *odas as situações. </line>
<line> A *nves*igaç*o científica *ob*e liderança começ*u a partir do sécul* *X e deu origem </line>
<line> a uma v*riedade *e pers*ectivas (V*N SETERS; FIELD, 1*90). No entanto, po**os são os </line>
</par>
<par>
<line> traba*hos q*e **ord*m * q**stã* da l***rança no setor da *dministração </line>
<line> pública b**sileira, </line>
</par>
<par>
<line> que é tã* particular, c*mo ressal*a Couti*ho e Teodósi* (2014): </line>
</par>
<par>
<line> (...) na administração pú*lica, espera-s* *ue a influência dos líd*res </line>
</par>
<par>
<line> nas equipes seja meno* em </line>
<line> d**orrênc*a da pouca autonomia *ara </line>
</par>
<par>
<line> premiar, punir, contr*tar e </line>
<line> demitir, qu*ndo *ompara*o ao setor </line>
</par>
<par>
<line> priva*o (**UTINHO; TEOD*SIO, p.3, 2014). </line>
<line> Vanderley (*010) afirma que a rigidez burocrática produz desa*u*tes e conflitos *ntre </line>
<line> o client* * o *er*idor, ** que os objetivos form*is *ão dogmas imutáveis. O "gere*te" </line>
</par>
<par>
<line> de*ignado poss*i a prer*o*ativa para determinar impor a *ua *nterpretaçã* da *o*ma, e </line>
</par>
<par>
<line> mante*do a hegemoni* *a lega**d*de em detrime*to da eficiência e </line>
<line> da étic* p*ra l*gitim** </line>
</par>
<par>
<line> seus atos e retribuir favor par* que* o desi*nou. E*se "ger**t*" </line>
<line> não tem compromisso </line>
</par>
<par>
<line> público, nem utili*a *ficiente*ente o* r*cursos f*n*nceiros, n*m planeja, ne* controla. *ão </line>
<line> há gove*nança corporativa. </line>
<line> Ai*da s****do o mesm* autor, associ*da à *ão *rofissionalização d* gestã*, *a qual a </line>
</par>
<par>
<line> maioria se considera *dministrador </line>
<line> e/ou gestor, **tá a ade*ão ao mo**l* b*rocrático e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *egemoni* posit*v* da *e*alidade. **m como, a organiz*çã* de grupo* dominantes nos cargos </line>
<line> comis*ion*dos qu* e*ta*elecem grupos in*e*mediários *e sustentaçã* *as funç*es </line>
<line> comis***nadas, deixan*o * *aio**a do* servidores excl*íd*s desse proc*sso de poder. </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 8, art. 3, *. *8-66, ago. *0*1 ww*4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. C. T. Andra*e, R. Penha </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> Diante desse context*, a*nda há na a*ministraç*o pública bras*leira, certo **hismo na </line>
<line> função *os gestores e líd*re*. O ent*ndimento do caminho dos estud*s *essa liderança pode </line>
<line> trazer maior conh*cimen*o do construto *s**cífico, bem com* ap*ntar p**a *ossíveis *oluções </line>
<line> *ue visem o c*dadão c**o pr*n*ipal ator des*a re*aç*o. </line>
<line> 3 PROCEDIMENTOS M**ODOLÓGICOS </line>
<line> Os pro*edimentos metod*lógicos util*zados n*st* trabalho fo*am de*envolvidos em </line>
<line> du*s p*incipais fases de pesquisa: (I) *usca si*temática e (II) revisão sistemática de literat*ra. </line>
<line> *ss*s fases estão descritas a seguir. </line>
<line> 3.1 Fase 1: bu*ca sistemá*ica da l**eratura </line>
</par>
<par>
<line> Para a </line>
<line> busca siste*át*ca foram </line>
<line> adota*a* as tr*s e*apas util*zadas p*r Santos, </line>
</par>
<par>
<line> Mald*n*do e Santo* (*011), c*nforme des*rito a segu*r. </line>
<line> *a etap* de i*entificação da b*se de dados, *oi escolhid* o si*e da ANPAD, pois este </line>
<line> congrega e disponibi*iza *ara os seus associados os resultados dos ana*s de seus E*c*ntros, os </line>
<line> *u*is são fo*o dessa pesqu*sa. As busca* *oram fei*a* no pr*meiro semest*e de 2016. Entã*, </line>
<line> foram in*luídas as publicações disp*níveis até o últim* ano *om*leto, ou seja, 2015, uma *ez </line>
<line> que o* da*os *o E*GPR, realizado entre os dias 1* a *7 d* novembr* já estavam disponívei* </line>
<line> na b*se. </line>
<line> N* e*apa de buscas, *oi *tilizad* o descr**or "líder". *o *tilizar o bo*leano LIDER, os </line>
</par>
<par>
<line> result**os que contê* </line>
<line> as palavras "li*eranç*" e "li*erado" também retornam (gri*o *osso). </line>
</par>
<par>
<line> P*rta*to, esse descri*or é * que melhor re*resen** os o*j***vos d* tra*a*ho. </line>
<line> Na *erceira etapa, sal*aram-s* as informações dos artigos e, em seguida, os da*os </line>
<line> fo*am *rganizados no f*rmato d* tabela*/qua*ro* para facilitar a apr*senta*ão dos resultados </line>
<line> (ver seção 4.1 deste tra*alho). </line>
<line> 3.2 Fase 2: revisão sistemát*ca da **teratura </line>
<line> Este artigo tem como o*jetivo não somente quantificar os dados (bibliomet*ia) das </line>
<line> publica*ões de *rti*os ci**tí*ico* *ue trata* da questã* da liderança na administração pública </line>
</par>
<par>
<line> brasileira, mas, ta*bém, desenvol**r uma *evisão sistem*tica sobre eles. Para realização a </line>
<line> *ev. FSA, **resina, v. 18, *. 8, art. *, p. 48-66, **o. 202* www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Lidera*ça na Administração Pública: A ***dução Cient**ica nos Encontros da ANPAD </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> *esta f*se da pes*ui*a, foram empregadas como *eferência as etapas adotadas por *rossan e </line>
<line> A*aydi* (*010). </line>
<line> Inicialmen*e, foram definidos os principais *ritérios p*ra selecionar os tr*balhos </line>
<line> localiz*do*. *stes critério* foram: </line>
<line> (I) O artigo deve t*atar e*plic*tamen*e do tema liderança, send* q*e a questão pública </line>
<line> de*eria aparecer no resumo para q*e o *rtigo compl*to foss* lido. </line>
<line> (II) O artigo deve *ra**r sobre li*er*nça, descar*ando-s* os que mencionam </line>
</par>
<par>
<line> superfic*a*me*te o co*po *e líderes da *rganização enqua**o pa*t*cipantes </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> adm*nistração p*blica. Um exemplo de te*to d*scartado da c*mposi*ã* final desse </line>
</par>
<par>
<line> trabalho * o ar*igo intitulado "Formação de ag*nda l*de*anças te*ritoriais: u* e </line>
</par>
<par>
<line> estudo de cas* so*re c*operação i*te*m*nici*al" </line>
<line> de Caldas e Laczynski (2013), </line>
</par>
<par>
<line> *oi* ape*ar de *r*zer o bo*leano "lider*nça" e coop*ração in*e*municipal (* *ue </line>
</par>
<par>
<line> faz alusão à *dministração públ*ca), artigo t*m co** objetivo compreender o o </line>
<line> *rocesso ** criação d* C*ns*rcio In*e*mun*cipal de Produç*o e Abastecimento, </line>
</par>
<par>
<line> sob a questão centra* "com* surge o CINPRA ao longo *** ano* 90?", so* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> hipótese cent*a* de *ue a criação dos Consórcios depende de dinâmi*a* locais nas </line>
<line> quais dois fator*s são fundam*ntai*: a pr*sença de um empreendedor *e polí*icas </line>
<line> *úblicas (*idera*ça) e a ident*fic**ão de *ma jane*a *e o*o*tunid*des. O*tro </line>
<line> e*emplo pode ser encontr**o no tr*b*lho de Ribeir* e Piscop* (2005), no trab*lho </line>
<line> "Medica*entos Genéricos no Brasil * a Estra*égi* de Lider*nça em *us*os: </line>
<line> Estudo *o Grupo EMS Sigm* Pharma". </line>
</par>
<par>
<line> (III) </line>
<line> O texto com*leto *o artig* deve estar disp*nível para acesso, descar*ando-se </line>
</par>
<par>
<line> **uele* </line>
<line> que *penas </line>
<line> apresente* * resumo expandido (nova modalid*de </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*b*icação disponibilizad* *ela ANPAD), por *creditar que esse tipo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> publicação não pe*mite uma an**ise profunda d* se* *onteúdo. </line>
</par>
<par>
<line> Para a fa*e da análise do* a*ti*os, **ra* defi*ido* com* dados a *erem **lhidos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*n*id*rados, dentro d*s a*tig*s selecionad*s, os seguintes: (I) objetivo *rincipal; (II) *ipo de </line>
<line> *studo, se teó*i*o ou emp*rico; (III) outros co*s*rutos/variáveis est*d*dos con*untament*; (IV) </line>
<line> tipo de *ider**ça e*tu*ado; * (V) ** qual Encontro e an* foi publicado. </line>
</par>
<par>
<line> A úl*ima etapa da r*visão s*stemática, * *íntese, que </line>
<line> vi s a </line>
<line> retratar c*ncei*ualm*nte </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*mpo e*tudado (Crossan; Apa*d*n, 2010), é apres**tada na seç*o 4.* deste artigo. </line>
<line> *ev. F*A, *ere**na PI, v. *8, n. 8, art. 3, p. 48-66, ago. 2021 www4.fsan*t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. C. T. A*d*a*e, R. Penha </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> Os re*ult**os *erão analisados por meio de esta*ísticas descrit*vas, uma vez que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **antid*de de dados n*o p*rmite a utiliz*ção d* estatí*ticas multivari*da* (Hair Junior et *l., </line>
<line> 200*). </line>
<line> *á qu*nto à opç*o tempora* de 10 **os, 2*04 a 2015, deve-se * consolidação ** </line>
<line> primeira d*cada de dados disponibilizad*s pela *NP*D. </line>
<line> 4 RE*ULTADOS E D*SCU*SÕES </line>
<line> Nesta s*ção, a aprese*tação dos resulta*os é feit* em dua* pa**es: a da busca </line>
</par>
<par>
<line> sist*má**ca (se*ão 4.1) </line>
<line> e </line>
<line> da revis** sistemática *a literatura (seção 4.2). *s resu*tados </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *usca sistem*tica repr*sentam al*uns dados bi*liog*áf*cos r*ferent*s ao* *rab*l*os </line>
<line> *nicialme*te l*calizados. Em *eguida, são apresentados os resultados d*s aná*ises sistemáticas </line>
<line> dos textos *omp***os que atende*am aos critérios definidos. </line>
<line> 4.1 Resultados da busca sistemát*ca </line>
<line> A busca co* o boo*eano *I*ER, *nicialmente, a*ontou 129 a*tigos. **sses, e* uma </line>
<line> se*eção *nicial, critério I, 20 atend*ram a* estabel**ido. Ou seja, o termo líd*r e al*uma outra </line>
<line> c*no*ação que pudesse suge*ir administr*ção *úbli*a estavam present*s *o título e no resumo. </line>
</par>
<par>
<line> O q*e rep*esentou um </line>
<line> c*rte de 109 art**os científicos. Outros 9 ar**gos </line>
<line> *ientífico* for*m </line>
</par>
<par>
<line> elimin*dos em segu*da, critério II, *o*s na lei*ur* preliminar do* res*mo* v*ri*icou-se que *ão </line>
<line> tratav*m d*ret*mente *a q*e*tão da liderança na administração pú*li**. Red*z*ndo-se a um </line>
<line> total d* 11 trabal*os. Esse* 11 restantes atenderam integralmente ao es*abelecido pelo cri*ério </line>
<line> III. </line>
<line> Esses 11 a*tigos cien*í*ico* r*stantes foram p**lic*do* em t*ês Eventos di*ere*tes, </line>
</par>
<par>
<line> con**egando ** n*mero total </line>
<line> de 29 autores. Não foi </line>
<line> possível identifica* * qual insti*uiçã* </line>
</par>
<par>
<line> esses a*tores estavam *inculado*, po*s só * *artir de *014 a ANP** passou a fornecer esses </line>
</par>
<par>
<line> dado* nos resumos e text*s </line>
<line> completos. O sistem* de s*b*issão ta*bém não informa as </line>
</par>
<par>
<line> palavras-ch**e, *ois es*as, pe**s regras d*s Eve*tos, só passaram * **r o*rigató*ia* a part*r de </line>
<line> 2015. Dos en*ontr** avaliad*s, o mais repres*nta**vo, n* q*e ta*ge aos temas, é o EnAPG e </line>
</par>
<par>
<line> EnANPAD, res*ons*ve*s </line>
<line> p*r quatr* *r**a*hos cada. Seguido* por ENEO, dois tra*a***s, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> E*PR, com u* trabal*o. Na Tabela 1, aprese*tam-se as publ*ca*ões divididas pelos anos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 18, n. 8, art. 3, p. *8-66, ago. 2021 </line>
<line> www*.f*an*t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Liderança na Adm*nistração P*blica: * Produção **entífica nos E*c*ntro* da A*PAD </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> Tabe** 1 - *ongressos U*ilizados n* Aná*i*e e *rtigos Pu**icados *or Ano </line>
</par>
<par>
<line> Co*gr*sso </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> An </line>
<line> o </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Total *or Congr*sso </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> *004 </line>
<line> *005 </line>
<line> 2006 </line>
<line> *007 </line>
<line> 2008 </line>
<line> 2009 </line>
<line> 2010 </line>
<line> 2011 </line>
<line> 20*2 </line>
<line> 2013 </line>
<line> 2014 </line>
<line> *015 </line>
<line> Quant </line>
<line> Em % </line>
</par>
<par>
<line> E*AN*AD </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 2 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 2 </line>
<line> </line>
<line> 4 </line>
<line> 3 * ,3 6 % </line>
</par>
<par>
<line> EnAPG </line>
<line> 1 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 1 </line>
<line> </line>
<line> 1 </line>
<line> </line>
<line> 1 </line>
<line> </line>
<line> 4 </line>
<line> * 6 ,3 6 % </line>
</par>
<par>
<line> E N* O </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 1 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 1 </line>
<line> </line>
<line> 2 </line>
<line> 2 * ,2 7 % </line>
</par>
<par>
<line> * GP * </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 1 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 8 ,1 * % </line>
</par>
<par>
<line> Total po* *no </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 2 </line>
<line> 0 </line>
<line> * </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
<line> 4 </line>
<line> 0 </line>
<line> 11 </line>
<line> 10*% </line>
</par>
<par>
<line> Em % </line>
<line> 9% </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 2 7 ,2 7 % </line>
<line> </line>
<line> 2 7 ,2 7 % </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 9% </line>
<line> </line>
<line> 3 6 ,3 6 % </line>
<line> </line>
<line> 100% </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> F*nt*: dados da *esqui*a. </line>
<line> O que *e in*ere a part*r da *bservação *a ap*esen*a*ão e *u**ic*ção d*s **aba*hos </line>
<line> sobre * *ni*o das temáticas é que, *s*a, em rela**o aos a*os ava**ados, ainda é insipie*te. O </line>
<line> ano de 2*14 apontou *ara um pequeno a*men**, o que poderia levar a pensar que o ass*nt* </line>
<line> *stava desperta*do o in*eresse d* pesquisado*es. Mas, no ano seguinte, não ** o*servou </line>
</par>
<par>
<line> ne*huma produçã* científica ne*ses co*gressos. Cabe ressal*ar que e* 2*15 o*orreu </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> EnGPR (o Evento oc*rre * cada *ois anos), *ue po* sua *ez </line>
<line> po*sui uma divisão t*mática </line>
</par>
<par>
<line> intitu*ada "L*derança e Des*n*olv*mento Gerenc*al". </line>
</par>
<par>
<line> *om relação aos a*tores **i* *rofícuos, apenas Ma*ia Aparecida Muni*, Jorg* Dias * </line>
<line> Renata Simões Guimarã*s e Bo*ges, em parceria, e Ricar*o José Dória, Heit*r *osé Pereir* e </line>
<line> We*ley Vi*ira *a Silva t*veram mai* de um trabalho apr*vados. Sendo as primeira* no </line>
<line> En*PG 2014 e outro no *nANPAD 2014. Já a segu*da parceria *o *nGPR 20*7 e ou*ro no </line>
</par>
<par>
<line> EnA*PAD </line>
<line> 20*7. Nos demais a*os, obse*vou-se um* dispersão de </line>
<line> auto*es, o q*e Silv*, </line>
</par>
<par>
<line> Trottmann, Coelh* e Sarti (2014) ch**am </line>
<line> de </line>
<line> "one timers" (p.0*). São autores que não se </line>
</par>
<par>
<line> d*dica* a es*udar a temática, outrossim, o fizeram por algum motivo específico e *ransit*rio, </line>
<line> não h*v*ndo possibilidade de se *or*arem re*erênci* no ass*n*o, ou des**volverem pes*uisas </line>
<line> de r*l*vância a *ongo prazo. </line>
<line> Qua*to à esfera da administ**çã* pú*lica estudada, **servou-se pred*mínio d* Esf*ra </line>
<line> Esta*ual e Federal, com seis e tr*s tr*balh*s, *espe*t*va*ente. Cabe ressa*tar que não foram </line>
<line> identif**ad*s artigos *mpíri*os e*tudados na Esf*ra Mun*cipal e *ue d*is de*es eram de cu*ho </line>
<line> *eórico. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresin* PI, v. 18, n. 8, *rt. 3, p. 4*-66, a*o. 2021 </line>
<line> www4.f*ane*.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. C. T. Andrade, R. Penha </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 R*sultados da revisão s*ste*ática </line>
</par>
<par>
<line> A leitur* e a análise dos textos, moti*ad*s pela questão da lide*ança na administra*ão </line>
</par>
<par>
<line> pública brasil*i*a revelaram q*e p*ucos se encon*ra*am aptos para </line>
<line> *m* re*isã* s**te*ática </line>
</par>
<par>
<line> s*bre o *ssunto. Isso ocorreu porque mu*to* dos artig*s t*abalham com o const***t* *ider*n*a, </line>
<line> não co*o o*jeto d* cons*deração dire** co* a a**in*stração públ*ca, ma* ap*nas fa*em uma </line>
<line> alusão a ela no *ecorrer d* trabalho. Algu*s dos trabalhos so*re admin*str*ção *ública </line>
<line> mencionam a importância da lid*rança, ou que esta é um fato a ser co*side*a*o. Porém, não </line>
<line> c*idam em *efini*, apre*entar sust**tação teórica, ou incl*ir dentro de su*s invest*gações, </line>
<line> sejam elas t*óricas ou empíricas (quantit*tivas ou *u*l*tativas) co*o um *ampo *specífico d* </line>
<line> conhecim*n*o que requer enten*imento amplo *e suas *specificidade*, como o*se*v*do *or </line>
<line> A**r**e (2014). </line>
<line> Assim, a pa*tir dos 129 arti*os cien*íficos q*e **ram estudados durante a f*se da busca </line>
<line> sistemática, *1 fora* se*ecionados para integrar a revisão sistemática. Esses art*g*s foram </line>
</par>
<par>
<line> li*os n* ínt*gra e c*a*si*icados *uanto à abordagem de lid*ran*a uti**zada, </line>
<line> os mét*dos d* </line>
</par>
<par>
<line> pes*uis* utilizados e a *elação entre a admi*i*tração pública explicitam*nte estudad* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> descr*t* *o arti*o (dem*nstrado nas Tabela* 2, 3 e 4). </line>
</par>
<par>
<line> **bela 2 - Ar***os teóricos </line>
</par>
<par>
<line> *uto*es </line>
<line> Tipo </line>
<line> Part* Principal da Inter*ecção entre Liderança e A*ministração Públi*a </line>
<line> *ítulo </line>
</par>
<par>
<line> Coutinho e Teodósi* (2014) </line>
<line> Teórico </line>
<line> Te* o obj*tiv* de anal*sar as principa*s conclusões da literatur* *o*r* l*derança org*niza***nal i*entific*r e os im*ortan*es co*heci*e*tos *era*os para os líderes de hoje em cargos **ministrativos no setor p**lico. </line>
<line> Liderança sem Líderes: novas perspectivas nos estudo* s*bre *esenvolvimento e administra*ão pública </line>
</par>
<par>
<line> V*n der *ey (201*) </line>
<line> Te**ico </line>
<line> Ide*tificou *s fa*eta* da [des]gove*na*ça e do Gerente "**rocrata" que não *idera nem Prática Gestão, inter- r*lacionan*o com o sofrimento labo*al, po* m*** de revisão de liter*tura. </line>
<line> O So*rimento *omo uma da * Fa*etas da [D*s]Gov*rnança na Admin*stração Pública: Gerent* "Buroc*ata" que *ão *id*ra nem *ráti*a Gest*o </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dados da p*squisa. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Teresina, v. 18, n. 8, art. *, *. 48-66, ago. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Lid*rança na Ad*in**tração Públi*a: A Prod**ão Científica nos Encontr*s ** ANPAD </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> O *rabalho d* Van der ley (*0*0) possui um viés crítico da gestão e da l*derança </line>
<line> pública. O autor a*irma *aver na A***nist*ação Pública um enorme gap em *elaçã* à gestão </line>
<line> de empresa e que esse gap se r*fere, principalmente, * gestão e **e esta está associad* à não </line>
</par>
<par>
<line> profi*si*nalização da própria gestão, na qual a m*i**ia se con*idera a*m**ist*ador/gesto*, </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> ado*ão ao modelo burocrático e à h*gemonia *os**iv* da leg*lidade, bem como à organizaçã* </line>
</par>
<par>
<line> de grupos d**in*ntes nos *argos comissi*nados *ue *stabelec*m *rupos int*r*e*iários </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> s*stentação nas funções **mis*ionadas, deixando a maio*ia *os servido**s *xcl**d*s des*e </line>
</par>
<par>
<line> pr*cesso *e *oder. Expõe </line>
<line> ainda </line>
<line> que "ne*se jogo de c*rgo* e *unções co*issi*nados </line>
<line> há </line>
</par>
<par>
<line> tam*ém os favo*es sexuais" (V*n d*r Ley, p.2, 2010). </line>
<line> Já Coutinho e Te*dósio (20**) tratam a lider*n*a na administração púb*ica como **a </line>
</par>
<par>
<line> liderança sem *íder, pois </line>
<line> argumentam que, na admini*tração pú*lica, e**era-se </line>
<line> qu * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> influ*ncia *o* *íderes nas equip*s sej* men*r em *ecorrência *a *o*ca autonomia para </line>
</par>
<par>
<line> p*emiar, **n*r, contratar </line>
<line> e demitir, quando comparado ao setor pri*ado. A princ*pal </line>
</par>
<par>
<line> *eferência, rela*i*nad* *o s*t*r públ*co, desse texto, é o trabalho *e Van Wart (2013), </line>
<line> intitulado "Less*ns fro* Leadersh*p **e*ry *n* t*e Contemporary Challen**s of *eader*: </line>
<line> Theory t* Practice", q*e pode s*r enco*trado no Publi* Administration Review. </line>
<line> T*bela 3 - Ar*igos r*alizados na Esfer* Estadual </line>
</par>
<par>
<line> Aut*res </line>
<line> Es*e*a </line>
<line> Part* Pri***pal da Interse*ção entre Li*erança e Ad*inistração Pública </line>
<line> *ítulo </line>
</par>
<par>
<line> Di*s e Borge* (2014a) </line>
<line> Poder Execu*ivo do Estado de Minas Ge*ais </line>
<line> * objetivo da p*squi*a é avalia* co*o o* lí*eres influenciam o desempe*ho dos l*derados, co*frontan*o as percepç*es dos lider*dos com as dos líderes. </line>
<line> D*sempenho no Set*r Púb*ico na Pers*ectiva dos Lí*eres e *os Li*erados </line>
</par>
<par>
<line> Dia* * Borge* (2014b) </line>
<line> Pode* Executi*o d* *stado d* Minas Ge*ais </line>
<line> Foi re*lizado um surve* *ujo questionário pa**onizado estruturado em três par*es: pa*a ident*ficação *os esti*os ** lider*nça, foram uti*i*ad*s 2* *erguntas do Question*ri* de Lider*nça Mult*fator, que *egundo as *utoras vem s e ndo amplamente utilizado na *estão pr**ada. </line>
<line> Estilos de Lid*ra*ça e Desemp*nho de Eq*ipes no *etor *úblico </line>
</par>
<par>
<line> Amorim, e* al . (2**9) </line>
<line> Tri*una* de *usti** de Pernambuco </line>
<line> Observ* *ue estudar liderança e* organiza*ão pú**ica, t*lvez se** um </line>
<line> É *ossível Liderar no Judici**io? Um Estudo Busc*ndo *ara*ter*zar </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 8, art. 3, p. 4*-66, ago. 2021 </line>
<line> **w4.fsanet.co*.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. T. ***rade, R. Penh* </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> d*safio maior, pois se*s *ígidos regulamento* * nor*as in**rfere* talvez *a*s fortemente, no processo de **der*nça organizacional. No entanto, não **ot* no *efere*cial * b*bl**grafia pe*ti*ent* ao set*r. </line>
<line> a *iderança * o *ênero *o Tri*unal de Justiç* *e Pernamb*co </line>
</par>
<par>
<line> Dória, Pe*eira e Silv* (2007) </line>
<line> Empresa *stadua* do setor elétr*co </line>
<line> *rop*e e valida uma escala de *edida de lid**ança no setor p***ico. </line>
<line> Liderança: Prop*sta de um* Escala de Medi** Aplicada *m *m* P*squisa *o *etor El*t*ico Br*sile*ro </line>
</par>
<par>
<line> Dória, Pereira e *ilv* (*007) </line>
<line> Em*resa estadua* do setor elétrico </line>
<line> Apresenta o* resultados de uma pesqu*sa *ue analisou as relaç*es entre **dera**a, filosofia e *alores da *onc*pção tr*nsformadora, *rie*taçã* *a*a o conhe*ime*to e o*ientação para *stratégia. </line>
<line> A Influência da Li*era*ça, da *ilosof*a e Valores da Co*cepção Tr*nsfor*adora e da O*ientação p**a o *o*heci*ento na Or*e*taç*o par* Estraté*i* na s Or*ani*ações - Resultados de um* Pesquis* Empírica em Empres*s do Setor *l*trico Brasileir*. </line>
</par>
<par>
<line> *ont*: Dad*s da pesqui*a. </line>
<line> Ob*erva-s* que alguns autor*s que realizaram seus estudos n* Esfera Estadual c*mo, </line>
<line> por exemplo, Dias e Borges (2014a), Dias e Borges (20*4b) e A*orim et *l. (2009) </line>
<line> reconh*ce* que a administraçã* públi*a possui especificida**s qua*do comparada ao *etor </line>
</par>
<par>
<line> privado, n* e*tanto, n*o utilizam uma abo*dag*m conceitual </line>
<line> próp*ia da ge*tão pública </line>
</par>
<par>
<line> brasileira. Não é possí*el afirmar o p***uê desse f*to, m*s é possível *nferir que, ou não há </line>
</par>
<par>
<line> l*t**atura e*pecíf**a, ou a fun*amentaçã* nece**ári* para atin*ir </line>
<line> ** objetivos propostos *os </line>
</par>
<par>
<line> tr*balhos pesquisados n*cessito* de abor*age*s teóricas de outros **mp*s do saber. </line>
<line> Tabela 4 - Artigos realizados na Esfera Federal </line>
</par>
<par>
<line> Autores </line>
<line> *sfera </line>
<line> Parte Pr*ncipal da Intersecção *ntre Lider*nça e Administr*ção *úb*ica </line>
<line> Título </line>
</par>
<par>
<line> A*meida, Guimarães e Batista (2014) </line>
<line> Empresa públic* federal atuante no mercado financ**ro </line>
<line> Analisou as **rac**rí*ticas, p*rticularidades * fu*cion**id*des das red*s inform**s de u*a or*a*i*açã* pú*lica f*de*a* brasi*eira. Partiu da </line>
<line> Liderança em uma Or*anização Pú*lica Br*sileira: Rel*ções de Po*er e Impactos da s Redes Infor*ai* sobre as Lider*nça* For*a*s </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Tere*in*, v. 18, n. 8, art. *, p. 48-66, a*o. 2021 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ideranç* n* Administraç*o Pública: A Prod*ção Ci**tífica nos *ncontr*s da ANPAD </line>
<line> 61 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> premissa de qu* o* g*rentes, *or possuí*em cargos comissio**do* e form*li*a*e nos respectivo* ca*gos, nã* *ode m *cu*ular as *ideranças, f*rma** e informais. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Gomes, *lfinito e Ber*an (20*2) </line>
<line> Qu**ro ministér*os - Agric*l*ur*, Desenvo*vi*e*to Soci*l, Meio Am*iente e *aúd* </line>
<line> Busca c*mpreender qual a relação entre es*ilo* de lideran*a e sa*is*a*ão do se*v*do* públ*co com *eu trabalho c om a apresentação de comportamento antiético. </line>
<line> *t*ca, lid*rança e m*tivação no t*abalho: m*crocomportamentos organiza**onais a*sociad*s entre os s***i*ores pú*licos </line>
</par>
<par>
<line> Torre* e Berg*e (2009) </line>
<line> Univers*dade Fede*al </line>
<line> A pesquisa baseou-s* nos estil*s *e liderança propostos po* Likert, par* estu*os no setor privado, os qua*s são *nve*ti*ados nas seguintes dimensões: processo de *ideranç*, *or*as motivacionai*, proce*so de comun*cação, *r*cesso decisório, pr*cess* de influ*ncia * int*ração, metas e d**etr*ze*, pro*essos *e con*ro*e, me*as de *esempenho e treiname**o e características d* desem*enho </line>
<line> *stilos de L**erança d*s Bi*l**tecá*ios- chefe* d* S**tema d* Bibl**tec*s de *ma Universidade *ederal: um *studo d* C*so </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Dad*s da pesq*i*a. </line>
<line> Quanto ao f**ômeno obs*r*ad* na r*visão sistêmica dos trabalh*s *ue *ra*avam d* </line>
</par>
<par>
<line> Esfera E*tad*al, </line>
<line> este também es*á presen*e na Espe*a Federal. Ou s*ja, re*on*ecem que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> admini*tração pública po**ui e*pecificidades quando comp*ra** ao se*or privado, no entanto, </line>
<line> não *til**am uma abordagem c*nceitual própri* da gestão públ*ca brasile*ra. Mas, *abe </line>
<line> de**acar o tra*alho de Almeida, *uim*rães e Bat*sta (**14), q** constantemente d*ixam </line>
<line> cl*ras * evidenc*am as p*e*issas d* ***tor público. </line>
<line> 5 C*NSIDERA*ÕES F*N*IS </line>
<line> Esta **squis* foi real*zada com a proposta de analisar a produção *ientíf*ca s*br* </line>
<line> *i*erança na administ*a*ão pública. Neste intuito, foram desenvolvidas busca e revisão </line>
</par>
<par>
<line> sistemá*ica n* b*s* de dado* *o* encontr*s </line>
<line> d* As*o*i*ção Nacion*l de Pós-Graduação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 8, art. 3, *. 48-66, ag*. 2*21 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. C. T. Andra*e, R. P**h* </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> Pesquis* em A*ministração, **is es*e*ificamente nos a**i* d* Enco*tro da Associação </line>
<line> *acion*l de Pós-Gradu*ção * Pesquis* em Admi*istração, d* Encont*o da Divi*ão de </line>
<line> Administração Pública d* ANPA*, do Encontro d* E**udos O*ganizacionais d* ANPAD e do </line>
<line> Enc*ntro de Gestão de Pessoas * Rel*ções de Trabalho *a AN*AD, *ntre os a*os de 2004 e </line>
<line> 2015. </line>
</par>
<par>
<line> * análise c*nj*nta *os result*do* da *usca e da </line>
<line> revisão siste*áti*a da l*teratu*a </line>
</par>
<par>
<line> *ermitiu as seguintes cons*atações *ob*e as p*s*uisas na temáti*a: 1) a produ*ão científica * </line>
</par>
<par>
<line> pequ*na. Apenas 11 trabalh*s </line>
<line> produzidos n*s anos </line>
<line> avali*dos </line>
<line> ate*deram aos critér*os </line>
</par>
<par>
<line> esta*elec*dos para * pe*quis*, o que indica a ***ia de um trab*lho po* </line>
<line> ano. Sen*o </line>
<line> que, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> 201*, nenhum trabalho for* publ*cado; *) *otou-se qu* os ar*igos sobre o construto d* </line>
</par>
<par>
<line> lid*rança no s*t*r públ*co b*a*il*iro tê* sido </line>
<line> desenvolvi*o* sob fundamentaçã* teóri*a </line>
</par>
<par>
<line> encontrada na adminis*raç*o privada, *alvo p*ucas ex*eções, sem o *evido ent*ndimento *as </line>
</par>
<par>
<line> especific*dades da </line>
<line> gestão pública; 3) nã* foi poss*ve* determinar u*a teoria espec*fica do </line>
</par>
<par>
<line> construto dentro da área. </line>
<line> Cabe ainda obse*var que o inexpressivo núm*ro de publicações sobre a *emática pode </line>
<line> representa* outro problem*: a *aixa qualid*d* *as pesquisas submeti*as aos co*gressos </line>
</par>
<par>
<line> ligados * A*PAD, * *ue </line>
<line> acarr*ta a *ua não ap*ovação. O que é igual*ente preocup*nt*, se </line>
</par>
<par>
<line> n** mai*, p*r* o ***envolviment* *a área *e *esquisa e para * setor. </line>
<line> E*sas c*nstataçõe* i*di**m *ma lacuna * apontam p*r* u*a age*da de *es*uisa </line>
<line> v*ltada p*ra a c**str*ção de um quadro te**i*o s**re lideranç*, le*and*-*e e* *onsideração </line>
<line> as *specificida*e* da *dmin*st*açã* pública brasil*ira. </line>
<line> C*mo lim*t* s* re*onhece o fat* de as buscas terem sido reali*ada* apenas nos </line>
</par>
<par>
<line> Enc*ntro* da ANPAD e não fornecem uma </line>
<line> visão *ais </line>
<line> am*la </line>
<line> das pe*qu*sas no país, </line>
</par>
<par>
<line> utilizando-*e, p*r exemplo, periódico* que tratam es*ecificamente da temát*ca. No en*a*to, </line>
<line> por fim, cabe frisa* que essa foi u*a *pção, *endo em vista o *econhe**ment* e a *elevânci* </line>
<line> de*ses E*e*tos *un*o à comunidade a*a*êm**a nacion**. </line>
<line> REF**ÊNCIAS </line>
<line> ANDRAD*, D. C. T. Soci*li**ção Org*nizac*onal: a *niversidade Pública Brasileira em </line>
<line> foco. 1. ed. Saarbrücken: No*as *diç*** Acadê*icas, 2014. 137p </line>
<line> ANDR*D*, *. C. T.; PE*H*, R.; *AMOS, H. R. *m Es*udo Sobr* a Percepção de </line>
<line> Servidore* P*b*ic*s Acerca do *ível de Socialização **gan*z*cion*l. In: X*XVIII </line>
<line> E*CONTR* DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE *Ó*-GRADUA*ÃO E P*SQUISA EM </line>
<line> A*MIN*STR*ÇÃO, *014, Rio de Jan*ir*. Ana*s... Rio de Ja*eiro: En*NP*D, 2014. </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 18, n. 8, ar*. 3, p. 48-66, ago. 20** www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Liderança na Administração Pública: A P**dução Científica nos Encon*ros d* AN*AD </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> ALME*DA, R. L.; GUIMARAES, *. C.; BATISTA, N. B. *iderança em u*a Organização </line>
<line> Pública Brasi*eira: Rel*ções *e Poder e Impactos das R*des Informais **bre as Lid*ran**s </line>
<line> Formais. I*: *III ENCONTRO DE EST*DOS ORGANIZ*CION*IS DA *NPAD, *014, </line>
<line> Gramado. A*a*s... *ram*do: E*EO, 2014. </line>
<line> AMORIM, *. N. G. F. et *l. É Possíve* Liderar no Ju*iciári*? Um Estudo Busca*do </line>
</par>
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<line> Car**terizar a Liderança o Gêne** e </line>
<line> n* Tribun*l </line>
<line> d* Justi*a de Pernambuco. In: XXX*II </line>
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<line> ADM*NI*T*A*ÃO, 2009, São Paulo. Anais São Paulo: EnA*PAD, 2*0*. </line>
<line> BASS, B. M. B*ss & St*ogdill´s Handbook of *eaders*ip: theory, research an* m*na**rial </line>
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<line> BERGA**N*, C. W. Liderança: administração do sentid*. São Paulo: A*las, 2009. </line>
<line> BOWDI*CH, J. L.; BUONO, A. F. El*me*tos do comp*rtament* organ*zaciona*. S** </line>
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<line> BRESSER-PEREIRA, L. C. Do esta*o pa***monia* a* gerencial. In: SACHS, *.; WILHE*M, </line>
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<line> ASSOCI**ÃO </line>
<line> NAC*ONAL </line>
<line> D* </line>
<line> *ÓS-GRADUA*ÃO </line>
<line> E </line>
<line> PESQUISA </line>
<line> *M </line>
</par>
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<line> R. Penha </line>
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<line> 1) conce*ção e *lanejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 2) análise e *n*er***tação d*s dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 3) elaboração do *as*unho ou na re*i*ão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) *articipa*ão ** ap*o*ação da versão f*n*l d* m*nuscrito. </line>
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