<document>
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<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 8, art. 3, p. 48-66, ago. *0*1
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2021.1*.8.3
</line>
</par><par>
<line>
Lide*ança na Administração Pública: A *r*dução Cie*tí*ica no* *ncontros da AN**D
</line>
<line>
Leadershi* in Public Ad*inis*r*tion: Scie*tific Produc**on at *NPAD Meet*ngs
</line>
</par><par>
<line>
*iego C*s*r Terra *e Andrade
</line>
<line>
Doutor em A*mi*istração pela U***ersidade *ove de Julho
</line>
<line>
Pro*essor do I*SULDEMINAS
</line>
<line>
*-mail: diego.terra@*fs*ldeminas.edu.br
</line>
<line>
*enato Pen*a
</line>
<line>
D*utor em A**inistr*çã* pela Univer*i**de Nove d* Julho
</line>
<line>
Professor *o *rograma d* Pós-graduaç*o em Gestão de Proj*tos *a Universida*e No*e d* Julh*
</line>
<line>
E-mail: rp.r*na*o*enha@gmai*.com
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: Diego *ésar Terra de Andrade
</line>
<line>
Editor-Ch*fe: Dr. Tonny Kerl*y *e *l*nc*r
</line>
</par><par>
<line>
Ave*ida **ria da Conceição *a*tos n* 900, Bairro
</line>
<line>
*odrigue*
</line>
</par><par>
<line>
*a*que Real, CEP: 37560-260 - Po*so Ale*r*/MG.
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
<line>
**t*go r*cebido e*
</line>
<line>
19/07/2021. Ú**ima
</line>
<line>
vers*o
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Renato *enha
</line>
<line>
*ecebida e* 03/08/202*. Aprov*do em 04/08/**21.
</line>
</par><par>
<line>
Av. Dr. Ad*lpho Pinto, 109 - *arr* F*nda, São Paulo -
</line>
</par><par>
</page><line>
SP, 0115*-0*0. Brasi*.
</line>
<line>
Avalia** pelo s*stema Triple Review: D*sk Rev**w a)
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) Do*ble Blin* Review
</line>
<line>
(avaliação cega po* dois a*a*iadores d* área).
</line>
<line>
Revi*ão: G*a*ati*al, Normativa * de Formatação
</line>
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<par>
<line>
Lidera*ça na Admi*ist*a*ão Púb*ica: A Produção Cient*fica nos En*on**os da AN*AD
</line>
<line>
49
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
A* p*squi*as sobre lideranç*
</line>
<line>
no c*ntexto da admin*stração pública *r**il*ira torna*am-se
</line>
</par><par>
<line>
releva*tes, *lém de
</line>
<line>
ética*, pois se per*ebe que nas últimas décadas a *oc*ed*de passa por
</line>
</par><par>
<line>
inúmeras transf*rmaçõ*s de*orrentes de um
</line>
<line>
novo contex*o econômic*,
</line>
<line>
pol*tico e soc*al.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, o objetivo deste trab*lho
</line>
<line>
é anal**ar a produção científica sobr* l**er*nça na
</line>
</par><par>
<line>
ad**nis*ra*ã* *ública, at*avés d* uma busc* e uma revisã* s*stemát*ca na base de dados dos
</line>
</par><par>
<line>
enc*n*r*s da Associa*ão Nacional
</line>
<line>
de P*s-**a*u**ão e Pesquisa *m Administração
</line>
</par><par>
<line>
(A*PA*), entr* os anos d* 2004 e 201*. Mais es*ecificamente, foram pesquisados os an**s
</line>
</par><par>
<line>
do Encontro da *ssociação Nacional de Pó*-G*aduação *esquisa e* A*m*nistração, e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Encontro da Div*são de Ad*i*istração Pública
</line>
<line>
da *NPAD, do *n*ontro de Estudos
</line>
</par><par>
<line>
Organiz*cio*ais da ANPA* e d* Encontro d* Gestão de P*ssoas e *e*aç**s de *r*b**ho da
</line>
<line>
AN*AD. F*i **ssí*el v*r*fica* que o* trabalhos *o**e o cons*ruto d* lidera**a *o setor
</line>
<line>
púb*ico brasileiro têm sido d*senvolvidos sob fundamentação te*rica encontrada na
</line>
<line>
adminis*ração privada, salvo poucas exceç*es, sem * devido entendimento *as
</line>
<line>
especi*ici*ades d* g*stão *ública. Como contribui**o, es*a pesquisa *ponta para a
</line>
<line>
n*cessidade da construção de um quadro t**rico sobre lidera*ça, levando-se em cons*deraç*o
</line>
<line>
as especificida*es da administração pública b*asilei*a.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*avras-chave:
</line>
<line>
Liderança.
</line>
<line>
*dminis*ração
</line>
<line>
Públ*ca.
</line>
<line>
Análise
</line>
<line>
*iste*átic*.
</line>
<line>
Revis*o
</line>
</par><par>
<line>
Sistemática.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRAC*
</line>
</par><par>
<line>
Research on leader*hi* in the contex* of Brazilian public *dministrat*on became rele*ant, as
</line>
</par><par>
<line>
well as e*hical, because it is **ear
</line>
<line>
that in re*ent decades t*e company
</line>
<line>
undergoes m*n*
</line>
</par><par>
<line>
chang*s *esulting from a new ec*nomic, pol*tical
</line>
<line>
and social c*nte*t. **e objective of
</line>
<line>
t *i s
</line>
</par><par>
<line>
stu*y is to ana*yze the *cientific literature *n l*a*ers*ip in publ*c
</line>
<line>
administratio*, th*ough
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
search and a *ys*emat*c review *n t*e basis of data f**m meetin** of the Nationa* A*sociation
</line>
</par><par>
<line>
*f Gr*du**e Studies and Res*a*ch in Administration (ANP*D), between th*
</line>
<line>
years 2004
</line>
<line>
an*
</line>
</par><par>
<line>
2015. Mor* specifica*ly *n th* annal*
</line>
<line>
the meeting o* the Na*ional Association *f Gra*ua*e
</line>
</par><par>
<line>
St*dies and Res*arch in *dmin*s*ration, the m*e*in* o* the D*vision of *ublic Adm*nistra*ion
</line>
<line>
ANPAD *f Organizational Stud*es Meeting *NPAD and *eeting of People Manag**ent and
</line>
<line>
Labo* Relatio*s ANPAD. It was possible to verify tha* the work on *he lea**rs*ip of the
</line>
<line>
const*uct in t** *razil*an publi* sector have been d*velo*e* in theo*e*ic*l fo*ndat*o* found in
</line>
<line>
private management, wit* few exception*, *ithout proper un*erstanding *f th* speci**c* of
</line>
<line>
public a*ministra*ion. As a contrib*ti*n, this research points to t*e ne*d to bui*d a theoreti*al
</line>
<line>
framewo** on lead*rship, ta*ing in*o account the specificities of *he Bra**lian govern*ent.
</line>
<line>
Ke*w***s: *e*ders*i*. Publi* Administra*ion. *ys**matic Anal*sis. Systematic Review.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*in* PI, v. 18, n. 8, art. 3, p. 48-66, ago. 2021
</line>
<line>
w*w4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. T. Andrad*, R. *en*a
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
A l*der*n** é um fenômeno m*i*o estudado e pouco co*preendido (BURNS,
</line>
<line>
197*),
</line>
</par><par>
<line>
em*o*a seja u*a te*ática sem**e p*e*ente nos ma*s *restigiados cong*ess** * **s mais
</line>
</par><par>
<line>
r*levantes periódicos. A *artir de leituras e estudos mais
</line>
<line>
atent** acerca do t**a, *ercebe-*e
</line>
</par><par>
<line>
que se t*at* de u*
</line>
<line>
c**po de
</line>
<line>
p*s*uisa, mu**as vezes, co*plexo e, por que não diz*r,
</line>
</par><par>
<line>
inconclu**vo.
</line>
</par><par>
<line>
*e *cor*o com Burns (1978), mu*tas infor*açõe* foram gerad** a partir de d*versos
</line>
</par><par>
<line>
trab*lhos, mas at* o fi*al *a *éc*da
</line>
<line>
de 70 nenhuma **n*eituação plen*m**te acei*a sob*e
</line>
</par><par>
<line>
li*erança *avia **e*gido. Segun** o mesm* *utor, até a época, mais *e 130
</line>
<line>
di*er*ntes
</line>
</par><par>
<line>
defi*ições já haviam *ido aprese*tadas. Contu*o, *ad* uma *xplora o *roce*so por uma óti**
</line>
<line>
d**tinta, e*fatizando uma ou o*tra de*erm*nada carac*eríst*c* pr**ente *o fenômeno
</line>
<line>
(HERNEZ-BRO*ME; H*GHES, 2004).
</line>
<line>
O des*n*olv*ment* *as princip*is teo**as so**e lidera*ç* ao *o*go do século XX tem
</line>
<line>
li*itado seu foco de **á*ise a* tr*ço d* pe*sonalidade, *om*or*ament* e po*** exercid* pelo
</line>
<line>
líder (*ULK, *002). Em diversos estudos, predomina a ideia de qu* a hum*nidade é dotada
</line>
</par><par>
<line>
de indivíduo* excepcionais,
</line>
<line>
cujas q*alidades inatas os tr*nsforma* em empreendedore*
</line>
</par><par>
<line>
em**esaria*s. *ssa id*ia, crit*cada por *nú*e*a* linh*s de pesq*isa, *o*, com o *empo,
</line>
<line>
substituíd* pela perspect*va do **der c**o *m se* *omum, cu*a *apacid*de de liderar dep*nd*
</line>
<line>
do c*nt*xto, d* am*iente e das características por *le d**e*volvidas.
</line>
</par><par>
<line>
Mais r*c*ntemente, * *iderança passou * ser vista ta*to como um fenôm**o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
con*tr*ç*o soc*al das i*te*a*ões ent*e o líder e liderad*s (SMIRC**H; MORGA*, *982), e*
</line>
<line>
que um inte*p*eta e def*ne a realid*de do outr*, qu*nto como p*lo fruto *a rel*ç*o *ntre vis*o,
</line>
<line>
desejos e *arên*ias da comunidade de inserção (*APIERRE, 199*). Ou*ras *bor*agens
</line>
<line>
inc*uem a l*dera*ça sob a perspectiva da competênci* c*letiva da org*nização, que prop*cia a
</line>
<line>
i**erco*exão entre seus *emb*os, prá**cas e sistemas (O\CO*NOR; *UINN, 20**).
</line>
<line>
Embora estu*os recente* estejam propo*d* novas forma* de s* a**lisar a l*derança, é
</line>
<line>
ainda ev*dente a aus*ncia *e a*ord*gens mais amp*as e **teg*adoras, capazes *e exami*ar o
</line>
<line>
f*nômen* e* *uas várias facetas (YUKL, 2002).
</line>
<line>
Trazendo essa* análises *obre lid*ranç* ao contex*o *a ad*inistraç*o públi*a
</line>
</par><par>
<line>
b*asil**ra,
</line>
<line>
e* que se obser*a que *as **timas *é*adas a soc*ed*de
</line>
<line>
passou por inúmeras
</line>
</par><par>
<line>
transformações decor**n*es de um no*o *onte*to econômico, polít*co e social, em *ue o s*t*r
</line>
</par><par>
<line>
ve* *e*do obrigado a re**ns*r sua form* *e *gi*, b*scando
</line>
<line>
u* mod*l*
</line>
<line>
de g*stão *ficient*
</line>
</par><par>
<line>
(Bress*r-Pereira, 2001; Marini,
</line>
<line>
*002; Martins, 19*7; Mendes; *eixeira, 2000),
</line>
<line>
*ergunta-s*:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, *. *8, n. 8, art. 3, p. 48-66, a*o. 20*1
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L*derança na A*minis**ação Pública: A Produção Científica nos Encontros da AN**D
</line>
<line>
51
</line>
</par><par>
<line>
c*mo o *ema *a liderança vem sendo explor*do e tr*tado, frente às especificidades da g*stã*
</line>
<line>
pú*lic*?
</line>
<line>
And*ade, Penh* e Ramos (2014) ress**tam q** *lgumas *specificida**s d* setor são
</line>
<line>
ad*indas de sua *rópria naturez* e que o diferem, e* muito, de ou*ros s*tores. Entre es*as
</line>
</par><par>
<line>
diverg*nci*s, podem ser c*tadas: a fin*lidade, os meios *tilizad*s
</line>
<line>
pa*a o recrutamento,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
se*eção e c*nt**ta*ão, as po*ít*cas de remune*açã*, os métodos de avali**ão de desempenho,
</line>
</par><par>
<line>
ent*e o*tros. Dessa forma, quando *e fala *m
</line>
<line>
estudo*
</line>
<line>
de *iderança no se*or *úblico, faz-se
</line>
</par><par>
<line>
necessário atenta* para u*a re*l*dade **feren*e *aq*ela que pode **r observada
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
organ*za*ões privadas.
</line>
</par><par>
<line>
Neste co*t*xto, apesar de se supor **e *x*stem dive**os tra*alhos nos quai* a q*estão
</line>
</par><par>
<line>
do *ntendimen*o da l*derança possa ser estendida ao setor público,
</line>
<line>
pouco se s*be *obre
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
perfi* d*s estudo* em *ue os dois temas tê* sido in**rligados ao long* d* tempo *elas
</line>
<line>
pesquis*s científi*as. Ana*isar a pr*dução pode ser úti* par* i*en*ificar as in*e*seções e*tre os
</line>
<line>
dois temas e dis*onibilizar à comunidad* ac*dêm*co-*ientífica, *ubsídios *ara a *ealização de
</line>
<line>
futuras *esq*isas teóricas e, pri*ci*almente, e*pí*icas.
</line>
<line>
Assim, o objetivo dest* traba*ho é analisar a produção científic* sobre lideran*a *a
</line>
<line>
a*ministração púb*ic*, através d* um* busca e uma rev*são s**t**ática na base de dados dos
</line>
<line>
en*ontros da Assoc*ação Nacional de Pós-Graduação * Pe*quisa em *dministração
</line>
<line>
(ANPAD), entre os ano* de 2004 * 201*. Mais es**cif*camente *e*ão pesq*is*dos *s anais do
</line>
</par><par>
<line>
E*contro *a *ss*cia*ão Nacional
</line>
<line>
de Pó*-Graduação e Pes*uisa em Administração
</line>
</par><par>
<line>
(EnA*P*D), do *ncontr*
</line>
<line>
da D*visã* de Admin*stração *ú*lica
</line>
<line>
da ANPAD (EnAPG),
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Encontro d* Es*u*os O*ganizacionais
</line>
<line>
*a ANPAD (EnEO) e *o E*c*nt*o de *est** de
</line>
</par><par>
<line>
*essoas e R*laç*es de Trabalho da AN*AD (EnGPR).
</line>
<line>
Como justifica**va teóric* e prática para * est***, tem-se qu* a m*nsuração da
</line>
<line>
produç*o cient*fica é uma d*s fo*mas *e s* analis*r o mo*ento da história. H*cayen-da-Silva,
</line>
<line>
Rosso*i e Ferr*ira Jú*ior (2008, p. 655) destaca* que, "nos últimos anos, observa-*e grande
</line>
<line>
e*forço dos pesquis*dores em faze* um b*lan*o cr*tico das pu**icações cient*ficas em diversas
</line>
<line>
disci*linas". Card**o, Me*donça e S*kata (2005), L*it* (2008), Ca*das e Ti*oco (2004)
</line>
</par><par>
<line>
acreditam q*e uma das formas
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
anal*s** a p*odu*ão ci**tífica em determ*nad* *rea
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento é através das bus*as e revisões siste*áticas.
</line>
<line>
Já o f*to de se ava*iar apenas os *n*ontros da *ssoc**ção Na*i*nal de *ós-Graduação
</line>
<line>
e Pesquisa *m *d****stra*ão, tem-se que, confor*e expos*o p*r Splitter, Rosa e Bo*ba
</line>
</par><par>
<line>
(20*2), *sses são
</line>
<line>
considerados os *ai*res e mai* re**van*es congressos da comuni*ade
</line>
</par><par>
</page><line>
c*e*tífica e acadêmica de *dmini*traç*o no país, com *i*is**s por *rea* de interesse. Ainda,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 18, n. 8, *rt. 3, p. 48-66, ago. *021 ww*4.fsanet.com.br/**vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. T. Andrade, *. Penha
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
neles s* concentra grande parte da p*oduç** científica nacional que, pos*e*ior*ente,
</line>
<line>
p*ovavelmente virá a ser p*blicada n*s mais relevantes p**iódicos na*ionais e internacionais.
</line>
<line>
Para atingi* os objetivos propostos, na *róxima seção deste arti*o é apresentada uma
</line>
<line>
vis*o gera* dos fundamen*o* t***ico* ini*iais sob*e liderança e administração pública; na
</line>
</par><par>
<line>
seção
</line>
<line>
de p*oc*dimentos metodológic*s s*o descritas as etapas
</line>
<line>
de pesq**sa que o****t*ram
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
b*s*a e a *evisão siste**tica; na se*ão de ap*esenta*ão *os resultados * descrito o perfil das
</line>
<line>
pr*duçõe* ci*ntíficas mapead*s a parti* d* busca * da revisão sist*mática e são discutidos os
</line>
<line>
seus princ*pais *esul*ados; e, *a úl*ima seção es*ão as con*id*rações finais.
</line>
<line>
2 REFE*ENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
Nos estud*s so**e liderança, *xis*em di*er*n*e* per*p*ctivas quant* às definiçõe* * ao
</line>
</par><par>
<line>
del*nea**nto do tema. O *ermo cons*derado um dos ma*s compl*xos e m*ltifacetados é
</line>
</par><par>
<line>
dentro dos e*t**os organi*acion*is (VAN SE*ERS; F*E*D,
</line>
<line>
1990). Diante da análise das
</line>
</par><par>
<line>
t*nt***vas de conceituação, *xistem pontos comun* e*tre elas *ue pode* ser ob*e**ad*s.
</line>
<line>
Como, po* exempl*, a visão da lid*ranç* **mo um pr*cesso social que en*olve a in*eração
</line>
</par><par>
<line>
entre at*res (lí*e* * liderados) e aspe*tos
</line>
<line>
co*o *nfluência, rela*ioname*tos e resu*tados
</line>
</par><par>
<line>
(SADLER, 2001; *ERGAMINI, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
Apesar da vas*a literatura, até hoje, algum*s questões emer*em e mui*as veze* fic*m
</line>
</par><par>
<line>
sem
</line>
<line>
uma respo*ta ma*s *bjetiva. *ual a melhor
</line>
<line>
definiçã*
</line>
<line>
p*ra o ter*o lid*ra*ça? Qual
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
papel do *íder em uma organiz*ção? A g*ande qua*ti*ade de estudos e teoria* sobre li*eran*a
</line>
</par><par>
<line>
*alvez ju*tifiq*e as *ificuldades de defini*ã*
</line>
<line>
do *ermo (BASS, *981; B*RGAMI*I,
</line>
<line>
2009).
</line>
</par><par>
<line>
Na maioria das tent*ti*as de concei*u*ção d* lidera*ça *ue p*rduraram até meado* dos anos
</line>
<line>
80, o foco s* estabelece na *igura do líder co*o elemento pri*c*pal e termos com* influência,
</line>
<line>
*rup* e metas qua*e sem**e estão presentes (BRYMAN, *004).
</line>
<line>
Assim, l*deran** foi p*r muito tempo d*finida como o p*ocesso de influência de uma
</line>
</par><par>
<line>
pesso* sobre as ações d*
</line>
<line>
outra ou de um grupo para conduzir seus esforç**
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
e**abelecimento e execuç*o d* *etas (*OWDITCH; BOUNO, 2002; BRYMAN, 2004).
</line>
</par><par>
<line>
Mintzberg (1990), ao pesquisar o trabal*o d*s *ere*tes, visualizo* a *ecessida*e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*esempenho de papéis informacion*is, interpessoais e decisório*. Dentr* o* p*péis
</line>
</par><par>
<line>
inter*es*oais do gerente est*, segundo o au**r, o
</line>
<line>
papel *e *íder que se *elac**na com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
motivação e o *n*entivo aos subordinados *e fo*ma a conciliar suas necess*dade* indivi*uais
</line>
<line>
co* os objetivos da organização. Evidencia-se, assim, nos estudos de Mintzb*rg, o elemento
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresi*a, v. *8, n. 8, ar*. 3, *. *8-6*, ago. *021 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Lid*ranç* na Adminis*raç*o P*b*ica: A Produção Científica no* Enc*n*ro* da AN**D
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
influência, s*ja pe** proces*o formal *e a*torid*de, ou pelo exercício in*o**al do poder,
</line>
<line>
citad* ant*riormente *omo um dos termos mais uti*iz*do* na definição de lidera*ça.
</line>
</par><par>
<line>
Neste s*ntido, Dave* (2005)
</line>
<line>
acredita que
</line>
<line>
um dos papéis *o ger*nte pe*pas*a pelas
</line>
</par><par>
<line>
relaç**s de pode* e pe*a mediação dos *nteresses entr* organização * trabal*o. Silva (2**9)
</line>
<line>
define i*so como a habilidade *o ger*nt* d* conq*is*ar seguidores par* alcanç** os ob*etivos
</line>
<line>
**ganizacionais. *il* (199*, p. 2*9) uti*iza * ter*o "negocia* int*rdependência*".
</line>
</par><par>
<line>
Ass*m, apesar da
</line>
<line>
qua*ti*ade de
</line>
<line>
conceito*, eles norm*lmente apres*n*am alguns
</line>
</par><par>
<line>
elem*ntos similares que *brem c*minho para que s* desenvolva um esque** básico *e
</line>
<line>
cla**ificação d* acor*o co* sua or*entação ou *nfa*e, qu* varia com o tempo (BAS*, 1*81;
</line>
<line>
B*YMA*, *004). D* ac*rdo *om Bowditc* e Bo*no (200*) * Robbi*s (2005), os dif*rente*
</line>
</par><par>
<line>
foco* d* *bordagem não ser***, entã*,
</line>
<line>
excluden**s entre si, m*s complementares, p*is
</line>
</par><par>
<line>
nen*um *e*es, de fo*m* *solada, pa*ece abran*er toda a co*plexidade da liderança e nem *er
</line>
<line>
tot*lmente ut**izáve* em *odas as situações.
</line>
<line>
A *nves*igaç*o científica *ob*e liderança começ*u a partir do sécul* *X e deu origem
</line>
<line>
a uma v*riedade *e pers*ectivas (V*N SETERS; FIELD, 1*90). No entanto, po**os são os
</line>
</par><par>
<line>
traba*hos q*e **ord*m * q**stã* da l***rança no setor da *dministração
</line>
<line>
pública b**sileira,
</line>
</par><par>
<line>
que é tã* particular, c*mo ressal*a Couti*ho e Teodósi* (2014):
</line>
</par><par>
<line>
(...) na administração pú*lica, espera-s* *ue a influência dos líd*res
</line>
</par><par>
<line>
nas equipes seja meno* em
</line>
<line>
d**orrênc*a da pouca autonomia *ara
</line>
</par><par>
<line>
premiar, punir, contr*tar e
</line>
<line>
demitir, qu*ndo *ompara*o ao setor
</line>
</par><par>
<line>
priva*o (**UTINHO; TEOD*SIO, p.3, 2014).
</line>
<line>
Vanderley (*010) afirma que a rigidez burocrática produz desa*u*tes e conflitos *ntre
</line>
<line>
o client* * o *er*idor, ** que os objetivos form*is *ão dogmas imutáveis. O "gere*te"
</line>
</par><par>
<line>
de*ignado poss*i a prer*o*ativa para determinar impor a *ua *nterpretaçã* da *o*ma, e
</line>
</par><par>
<line>
mante*do a hegemoni* *a lega**d*de em detrime*to da eficiência e
</line>
<line>
da étic* p*ra l*gitim**
</line>
</par><par>
<line>
seus atos e retribuir favor par* que* o desi*nou. E*se "ger**t*"
</line>
<line>
não tem compromisso
</line>
</par><par>
<line>
público, nem utili*a *ficiente*ente o* r*cursos f*n*nceiros, n*m planeja, ne* controla. *ão
</line>
<line>
há gove*nança corporativa.
</line>
<line>
Ai*da s****do o mesm* autor, associ*da à *ão *rofissionalização d* gestã*, *a qual a
</line>
</par><par>
<line>
maioria se considera *dministrador
</line>
<line>
e/ou gestor, **tá a ade*ão ao mo**l* b*rocrático e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*egemoni* posit*v* da *e*alidade. **m como, a organiz*çã* de grupo* dominantes nos cargos
</line>
<line>
comis*ion*dos qu* e*ta*elecem grupos in*e*mediários *e sustentaçã* *as funç*es
</line>
<line>
comis***nadas, deixan*o * *aio**a do* servidores excl*íd*s desse proc*sso de poder.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 8, art. 3, *. *8-66, ago. *0*1 ww*4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. T. Andra*e, R. Penha
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
Diante desse context*, a*nda há na a*ministraç*o pública bras*leira, certo **hismo na
</line>
<line>
função *os gestores e líd*re*. O ent*ndimento do caminho dos estud*s *essa liderança pode
</line>
<line>
trazer maior conh*cimen*o do construto *s**cífico, bem com* ap*ntar p**a *ossíveis *oluções
</line>
<line>
*ue visem o c*dadão c**o pr*n*ipal ator des*a re*aç*o.
</line>
<line>
3 PROCEDIMENTOS M**ODOLÓGICOS
</line>
<line>
Os pro*edimentos metod*lógicos util*zados n*st* trabalho fo*am de*envolvidos em
</line>
<line>
du*s p*incipais fases de pesquisa: (I) *usca si*temática e (II) revisão sistemática de literat*ra.
</line>
<line>
*ss*s fases estão descritas a seguir.
</line>
<line>
3.1 Fase 1: bu*ca sistemá*ica da l**eratura
</line>
</par><par>
<line>
Para a
</line>
<line>
busca siste*át*ca foram
</line>
<line>
adota*a* as tr*s e*apas util*zadas p*r Santos,
</line>
</par><par>
<line>
Mald*n*do e Santo* (*011), c*nforme des*rito a segu*r.
</line>
<line>
*a etap* de i*entificação da b*se de dados, *oi escolhid* o si*e da ANPAD, pois este
</line>
<line>
congrega e disponibi*iza *ara os seus associados os resultados dos ana*s de seus E*c*ntros, os
</line>
<line>
*u*is são fo*o dessa pesqu*sa. As busca* *oram fei*a* no pr*meiro semest*e de 2016. Entã*,
</line>
<line>
foram in*luídas as publicações disp*níveis até o últim* ano *om*leto, ou seja, 2015, uma *ez
</line>
<line>
que o* da*os *o E*GPR, realizado entre os dias 1* a *7 d* novembr* já estavam disponívei*
</line>
<line>
na b*se.
</line>
<line>
N* e*apa de buscas, *oi *tilizad* o descr**or "líder". *o *tilizar o bo*leano LIDER, os
</line>
</par><par>
<line>
result**os que contê*
</line>
<line>
as palavras "li*eranç*" e "li*erado" também retornam (gri*o *osso).
</line>
</par><par>
<line>
P*rta*to, esse descri*or é * que melhor re*resen** os o*j***vos d* tra*a*ho.
</line>
<line>
Na *erceira etapa, sal*aram-s* as informações dos artigos e, em seguida, os da*os
</line>
<line>
fo*am *rganizados no f*rmato d* tabela*/qua*ro* para facilitar a apr*senta*ão dos resultados
</line>
<line>
(ver seção 4.1 deste tra*alho).
</line>
<line>
3.2 Fase 2: revisão sistemát*ca da **teratura
</line>
<line>
Este artigo tem como o*jetivo não somente quantificar os dados (bibliomet*ia) das
</line>
<line>
publica*ões de *rti*os ci**tí*ico* *ue trata* da questã* da liderança na administração pública
</line>
</par><par>
</page><line>
brasileira, mas, ta*bém, desenvol**r uma *evisão sistem*tica sobre eles. Para realização a
</line>
<line>
*ev. FSA, **resina, v. 18, *. 8, art. *, p. 48-66, **o. 202* www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Lidera*ça na Administração Pública: A ***dução Cient**ica nos Encontros da ANPAD
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
*esta f*se da pes*ui*a, foram empregadas como *eferência as etapas adotadas por *rossan e
</line>
<line>
A*aydi* (*010).
</line>
<line>
Inicialmen*e, foram definidos os principais *ritérios p*ra selecionar os tr*balhos
</line>
<line>
localiz*do*. *stes critério* foram:
</line>
<line>
(I) O artigo deve t*atar e*plic*tamen*e do tema liderança, send* q*e a questão pública
</line>
<line>
de*eria aparecer no resumo para q*e o *rtigo compl*to foss* lido.
</line>
<line>
(II) O artigo deve *ra**r sobre li*er*nça, descar*ando-s* os que mencionam
</line>
</par><par>
<line>
superfic*a*me*te o co*po *e líderes da *rganização enqua**o pa*t*cipantes
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
adm*nistração p*blica. Um exemplo de te*to d*scartado da c*mposi*ã* final desse
</line>
</par><par>
<line>
trabalho * o ar*igo intitulado "Formação de ag*nda l*de*anças te*ritoriais: u* e
</line>
</par><par>
<line>
estudo de cas* so*re c*operação i*te*m*nici*al"
</line>
<line>
de Caldas e Laczynski (2013),
</line>
</par><par>
<line>
*oi* ape*ar de *r*zer o bo*leano "lider*nça" e coop*ração in*e*municipal (* *ue
</line>
</par><par>
<line>
faz alusão à *dministração públ*ca), artigo t*m co** objetivo compreender o o
</line>
<line>
*rocesso ** criação d* C*ns*rcio In*e*mun*cipal de Produç*o e Abastecimento,
</line>
</par><par>
<line>
sob a questão centra* "com* surge o CINPRA ao longo *** ano* 90?", so*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
hipótese cent*a* de *ue a criação dos Consórcios depende de dinâmi*a* locais nas
</line>
<line>
quais dois fator*s são fundam*ntai*: a pr*sença de um empreendedor *e polí*icas
</line>
<line>
*úblicas (*idera*ça) e a ident*fic**ão de *ma jane*a *e o*o*tunid*des. O*tro
</line>
<line>
e*emplo pode ser encontr**o no tr*b*lho de Ribeir* e Piscop* (2005), no trab*lho
</line>
<line>
"Medica*entos Genéricos no Brasil * a Estra*égi* de Lider*nça em *us*os:
</line>
<line>
Estudo *o Grupo EMS Sigm* Pharma".
</line>
</par><par>
<line>
(III)
</line>
<line>
O texto com*leto *o artig* deve estar disp*nível para acesso, descar*ando-se
</line>
</par><par>
<line>
**uele*
</line>
<line>
que *penas
</line>
<line>
apresente* * resumo expandido (nova modalid*de
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*b*icação disponibilizad* *ela ANPAD), por *creditar que esse tipo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
publicação não pe*mite uma an**ise profunda d* se* *onteúdo.
</line>
</par><par>
<line>
Para a fa*e da análise do* a*ti*os, **ra* defi*ido* com* dados a *erem **lhidos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*n*id*rados, dentro d*s a*tig*s selecionad*s, os seguintes: (I) objetivo *rincipal; (II) *ipo de
</line>
<line>
*studo, se teó*i*o ou emp*rico; (III) outros co*s*rutos/variáveis est*d*dos con*untament*; (IV)
</line>
<line>
tipo de *ider**ça e*tu*ado; * (V) ** qual Encontro e an* foi publicado.
</line>
</par><par>
<line>
A úl*ima etapa da r*visão s*stemática, * *íntese, que
</line>
<line>
vi s a
</line>
<line>
retratar c*ncei*ualm*nte
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
c*mpo e*tudado (Crossan; Apa*d*n, 2010), é apres**tada na seç*o 4.* deste artigo.
</line>
<line>
*ev. F*A, *ere**na PI, v. *8, n. 8, art. 3, p. 48-66, ago. 2021 www4.fsan*t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. T. A*d*a*e, R. Penha
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
Os re*ult**os *erão analisados por meio de esta*ísticas descrit*vas, uma vez que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**antid*de de dados n*o p*rmite a utiliz*ção d* estatí*ticas multivari*da* (Hair Junior et *l.,
</line>
<line>
200*).
</line>
<line>
*á qu*nto à opç*o tempora* de 10 **os, 2*04 a 2015, deve-se * consolidação **
</line>
<line>
primeira d*cada de dados disponibilizad*s pela *NP*D.
</line>
<line>
4 RE*ULTADOS E D*SCU*SÕES
</line>
<line>
Nesta s*ção, a aprese*tação dos resulta*os é feit* em dua* pa**es: a da busca
</line>
</par><par>
<line>
sist*má**ca (se*ão 4.1)
</line>
<line>
e
</line>
<line>
da revis** sistemática *a literatura (seção 4.2). *s resu*tados
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*usca sistem*tica repr*sentam al*uns dados bi*liog*áf*cos r*ferent*s ao* *rab*l*os
</line>
<line>
*nicialme*te l*calizados. Em *eguida, são apresentados os resultados d*s aná*ises sistemáticas
</line>
<line>
dos textos *omp***os que atende*am aos critérios definidos.
</line>
<line>
4.1 Resultados da busca sistemát*ca
</line>
<line>
A busca co* o boo*eano *I*ER, *nicialmente, a*ontou 129 a*tigos. **sses, e* uma
</line>
<line>
se*eção *nicial, critério I, 20 atend*ram a* estabel**ido. Ou seja, o termo líd*r e al*uma outra
</line>
<line>
c*no*ação que pudesse suge*ir administr*ção *úbli*a estavam present*s *o título e no resumo.
</line>
</par><par>
<line>
O q*e rep*esentou um
</line>
<line>
c*rte de 109 art**os científicos. Outros 9 ar**gos
</line>
<line>
*ientífico* for*m
</line>
</par><par>
<line>
elimin*dos em segu*da, critério II, *o*s na lei*ur* preliminar do* res*mo* v*ri*icou-se que *ão
</line>
<line>
tratav*m d*ret*mente *a q*e*tão da liderança na administração pú*li**. Red*z*ndo-se a um
</line>
<line>
total d* 11 trabal*os. Esse* 11 restantes atenderam integralmente ao es*abelecido pelo cri*ério
</line>
<line>
III.
</line>
<line>
Esses 11 a*tigos cien*í*ico* r*stantes foram p**lic*do* em t*ês Eventos di*ere*tes,
</line>
</par><par>
<line>
con**egando ** n*mero total
</line>
<line>
de 29 autores. Não foi
</line>
<line>
possível identifica* * qual insti*uiçã*
</line>
</par><par>
<line>
esses a*tores estavam *inculado*, po*s só * *artir de *014 a ANP** passou a fornecer esses
</line>
</par><par>
<line>
dado* nos resumos e text*s
</line>
<line>
completos. O sistem* de s*b*issão ta*bém não informa as
</line>
</par><par>
<line>
palavras-ch**e, *ois es*as, pe**s regras d*s Eve*tos, só passaram * **r o*rigató*ia* a part*r de
</line>
<line>
2015. Dos en*ontr** avaliad*s, o mais repres*nta**vo, n* q*e ta*ge aos temas, é o EnAPG e
</line>
</par><par>
<line>
EnANPAD, res*ons*ve*s
</line>
<line>
p*r quatr* *r**a*hos cada. Seguido* por ENEO, dois tra*a***s,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
E*PR, com u* trabal*o. Na Tabela 1, aprese*tam-se as publ*ca*ões divididas pelos anos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 18, n. 8, art. 3, p. *8-66, ago. 2021
</line>
<line>
www*.f*an*t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Liderança na Adm*nistração P*blica: * Produção **entífica nos E*c*ntro* da A*PAD
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
Tabe** 1 - *ongressos U*ilizados n* Aná*i*e e *rtigos Pu**icados *or Ano
</line>
</par><par>
<line>
Co*gr*sso
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
An
</line>
<line>
o
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Total *or Congr*sso
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
*004
</line>
<line>
*005
</line>
<line>
2006
</line>
<line>
*007
</line>
<line>
2008
</line>
<line>
2009
</line>
<line>
2010
</line>
<line>
2011
</line>
<line>
20*2
</line>
<line>
2013
</line>
<line>
2014
</line>
<line>
*015
</line>
<line>
Quant
</line>
<line>
Em %
</line>
</par><par>
<line>
E*AN*AD
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
2
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
2
</line>
<line>
</line>
<line>
4
</line>
<line>
3 * ,3 6 %
</line>
</par><par>
<line>
EnAPG
</line>
<line>
1
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
1
</line>
<line>
</line>
<line>
1
</line>
<line>
</line>
<line>
1
</line>
<line>
</line>
<line>
4
</line>
<line>
* 6 ,3 6 %
</line>
</par><par>
<line>
E N* O
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
1
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
1
</line>
<line>
</line>
<line>
2
</line>
<line>
2 * ,2 7 %
</line>
</par><par>
<line>
* GP *
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
1
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1 8 ,1 * %
</line>
</par><par>
<line>
Total po* *no
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
2
</line>
<line>
0
</line>
<line>
*
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0
</line>
<line>
4
</line>
<line>
0
</line>
<line>
11
</line>
<line>
10*%
</line>
</par><par>
<line>
Em %
</line>
<line>
9%
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
2 7 ,2 7 %
</line>
<line>
</line>
<line>
2 7 ,2 7 %
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
9%
</line>
<line>
</line>
<line>
3 6 ,3 6 %
</line>
<line>
</line>
<line>
100%
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
F*nt*: dados da *esqui*a.
</line>
<line>
O que *e in*ere a part*r da *bservação *a ap*esen*a*ão e *u**ic*ção d*s **aba*hos
</line>
<line>
sobre * *ni*o das temáticas é que, *s*a, em rela**o aos a*os ava**ados, ainda é insipie*te. O
</line>
<line>
ano de 2*14 apontou *ara um pequeno a*men**, o que poderia levar a pensar que o ass*nt*
</line>
<line>
*stava desperta*do o in*eresse d* pesquisado*es. Mas, no ano seguinte, não ** o*servou
</line>
</par><par>
<line>
ne*huma produçã* científica ne*ses co*gressos. Cabe ressal*ar que e* 2*15 o*orreu
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
EnGPR (o Evento oc*rre * cada *ois anos), *ue po* sua *ez
</line>
<line>
po*sui uma divisão t*mática
</line>
</par><par>
<line>
intitu*ada "L*derança e Des*n*olv*mento Gerenc*al".
</line>
</par><par>
<line>
*om relação aos a*tores **i* *rofícuos, apenas Ma*ia Aparecida Muni*, Jorg* Dias *
</line>
<line>
Renata Simões Guimarã*s e Bo*ges, em parceria, e Ricar*o José Dória, Heit*r *osé Pereir* e
</line>
<line>
We*ley Vi*ira *a Silva t*veram mai* de um trabalho apr*vados. Sendo as primeira* no
</line>
<line>
En*PG 2014 e outro no *nANPAD 2014. Já a segu*da parceria *o *nGPR 20*7 e ou*ro no
</line>
</par><par>
<line>
EnA*PAD
</line>
<line>
20*7. Nos demais a*os, obse*vou-se um* dispersão de
</line>
<line>
auto*es, o q*e Silv*,
</line>
</par><par>
<line>
Trottmann, Coelh* e Sarti (2014) ch**am
</line>
<line>
de
</line>
<line>
"one timers" (p.0*). São autores que não se
</line>
</par><par>
<line>
d*dica* a es*udar a temática, outrossim, o fizeram por algum motivo específico e *ransit*rio,
</line>
<line>
não h*v*ndo possibilidade de se *or*arem re*erênci* no ass*n*o, ou des**volverem pes*uisas
</line>
<line>
de r*l*vância a *ongo prazo.
</line>
<line>
Qua*to à esfera da administ**çã* pú*lica estudada, **servou-se pred*mínio d* Esf*ra
</line>
<line>
Esta*ual e Federal, com seis e tr*s tr*balh*s, *espe*t*va*ente. Cabe ressa*tar que não foram
</line>
<line>
identif**ad*s artigos *mpíri*os e*tudados na Esf*ra Mun*cipal e *ue d*is de*es eram de cu*ho
</line>
<line>
*eórico.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresin* PI, v. 18, n. 8, *rt. 3, p. 4*-66, a*o. 2021
</line>
<line>
www4.f*ane*.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. T. Andrade, R. Penha
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
4.2 R*sultados da revisão s*ste*ática
</line>
</par><par>
<line>
A leitur* e a análise dos textos, moti*ad*s pela questão da lide*ança na administra*ão
</line>
</par><par>
<line>
pública brasil*i*a revelaram q*e p*ucos se encon*ra*am aptos para
</line>
<line>
*m* re*isã* s**te*ática
</line>
</par><par>
<line>
s*bre o *ssunto. Isso ocorreu porque mu*to* dos artig*s t*abalham com o const***t* *ider*n*a,
</line>
<line>
não co*o o*jeto d* cons*deração dire** co* a a**in*stração públ*ca, ma* ap*nas fa*em uma
</line>
<line>
alusão a ela no *ecorrer d* trabalho. Algu*s dos trabalhos so*re admin*str*ção *ública
</line>
<line>
mencionam a importância da lid*rança, ou que esta é um fato a ser co*side*a*o. Porém, não
</line>
<line>
c*idam em *efini*, apre*entar sust**tação teórica, ou incl*ir dentro de su*s invest*gações,
</line>
<line>
sejam elas t*óricas ou empíricas (quantit*tivas ou *u*l*tativas) co*o um *ampo *specífico d*
</line>
<line>
conhecim*n*o que requer enten*imento amplo *e suas *specificidade*, como o*se*v*do *or
</line>
<line>
A**r**e (2014).
</line>
<line>
Assim, a pa*tir dos 129 arti*os cien*íficos q*e **ram estudados durante a f*se da busca
</line>
<line>
sistemática, *1 fora* se*ecionados para integrar a revisão sistemática. Esses art*g*s foram
</line>
</par><par>
<line>
li*os n* ínt*gra e c*a*si*icados *uanto à abordagem de lid*ran*a uti**zada,
</line>
<line>
os mét*dos d*
</line>
</par><par>
<line>
pes*uis* utilizados e a *elação entre a admi*i*tração pública explicitam*nte estudad* e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
descr*t* *o arti*o (dem*nstrado nas Tabela* 2, 3 e 4).
</line>
</par><par>
<line>
**bela 2 - Ar***os teóricos
</line>
</par><par>
<line>
*uto*es
</line>
<line>
Tipo
</line>
<line>
Part* Principal da Inter*ecção entre Liderança e A*ministração Públi*a
</line>
<line>
*ítulo
</line>
</par><par>
<line>
Coutinho e Teodósi* (2014)
</line>
<line>
Teórico
</line>
<line>
Te* o obj*tiv* de anal*sar as principa*s conclusões da literatur* *o*r* l*derança org*niza***nal i*entific*r e os im*ortan*es co*heci*e*tos *era*os para os líderes de hoje em cargos **ministrativos no setor p**lico.
</line>
<line>
Liderança sem Líderes: novas perspectivas nos estudo* s*bre *esenvolvimento e administra*ão pública
</line>
</par><par>
<line>
V*n der *ey (201*)
</line>
<line>
Te**ico
</line>
<line>
Ide*tificou *s fa*eta* da [des]gove*na*ça e do Gerente "**rocrata" que não *idera nem Prática Gestão, inter- r*lacionan*o com o sofrimento labo*al, po* m*** de revisão de liter*tura.
</line>
<line>
O So*rimento *omo uma da * Fa*etas da [D*s]Gov*rnança na Admin*stração Pública: Gerent* "Buroc*ata" que *ão *id*ra nem *ráti*a Gest*o
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dados da p*squisa.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Teresina, v. 18, n. 8, art. *, *. 48-66, ago. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Lid*rança na Ad*in**tração Públi*a: A Prod**ão Científica nos Encontr*s ** ANPAD
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
O *rabalho d* Van der ley (*0*0) possui um viés crítico da gestão e da l*derança
</line>
<line>
pública. O autor a*irma *aver na A***nist*ação Pública um enorme gap em *elaçã* à gestão
</line>
<line>
de empresa e que esse gap se r*fere, principalmente, * gestão e **e esta está associad* à não
</line>
</par><par>
<line>
profi*si*nalização da própria gestão, na qual a m*i**ia se con*idera a*m**ist*ador/gesto*,
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
ado*ão ao modelo burocrático e à h*gemonia *os**iv* da leg*lidade, bem como à organizaçã*
</line>
</par><par>
<line>
de grupos d**in*ntes nos *argos comissi*nados *ue *stabelec*m *rupos int*r*e*iários
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
s*stentação nas funções **mis*ionadas, deixando a maio*ia *os servido**s *xcl**d*s des*e
</line>
</par><par>
<line>
pr*cesso *e *oder. Expõe
</line>
<line>
ainda
</line>
<line>
que "ne*se jogo de c*rgo* e *unções co*issi*nados
</line>
<line>
há
</line>
</par><par>
<line>
tam*ém os favo*es sexuais" (V*n d*r Ley, p.2, 2010).
</line>
<line>
Já Coutinho e Te*dósio (20**) tratam a lider*n*a na administração púb*ica como **a
</line>
</par><par>
<line>
liderança sem *íder, pois
</line>
<line>
argumentam que, na admini*tração pú*lica, e**era-se
</line>
<line>
qu *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
influ*ncia *o* *íderes nas equip*s sej* men*r em *ecorrência *a *o*ca autonomia para
</line>
</par><par>
<line>
p*emiar, **n*r, contratar
</line>
<line>
e demitir, quando comparado ao setor pri*ado. A princ*pal
</line>
</par><par>
<line>
*eferência, rela*i*nad* *o s*t*r públ*co, desse texto, é o trabalho *e Van Wart (2013),
</line>
<line>
intitulado "Less*ns fro* Leadersh*p **e*ry *n* t*e Contemporary Challen**s of *eader*:
</line>
<line>
Theory t* Practice", q*e pode s*r enco*trado no Publi* Administration Review.
</line>
<line>
T*bela 3 - Ar*igos r*alizados na Esfer* Estadual
</line>
</par><par>
<line>
Aut*res
</line>
<line>
Es*e*a
</line>
<line>
Part* Pri***pal da Interse*ção entre Li*erança e Ad*inistração Pública
</line>
<line>
*ítulo
</line>
</par><par>
<line>
Di*s e Borge* (2014a)
</line>
<line>
Poder Execu*ivo do Estado de Minas Ge*ais
</line>
<line>
* objetivo da p*squi*a é avalia* co*o o* lí*eres influenciam o desempe*ho dos l*derados, co*frontan*o as percepç*es dos lider*dos com as dos líderes.
</line>
<line>
D*sempenho no Set*r Púb*ico na Pers*ectiva dos Lí*eres e *os Li*erados
</line>
</par><par>
<line>
Dia* * Borge* (2014b)
</line>
<line>
Pode* Executi*o d* *stado d* Minas Ge*ais
</line>
<line>
Foi re*lizado um surve* *ujo questionário pa**onizado estruturado em três par*es: pa*a ident*ficação *os esti*os ** lider*nça, foram uti*i*ad*s 2* *erguntas do Question*ri* de Lider*nça Mult*fator, que *egundo as *utoras vem s e ndo amplamente utilizado na *estão pr**ada.
</line>
<line>
Estilos de Lid*ra*ça e Desemp*nho de Eq*ipes no *etor *úblico
</line>
</par><par>
<line>
Amorim, e* al . (2**9)
</line>
<line>
Tri*una* de *usti** de Pernambuco
</line>
<line>
Observ* *ue estudar liderança e* organiza*ão pú**ica, t*lvez se** um
</line>
<line>
É *ossível Liderar no Judici**io? Um Estudo Busc*ndo *ara*ter*zar
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 8, art. 3, p. 4*-66, ago. 2021
</line>
<line>
**w4.fsanet.co*.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. T. ***rade, R. Penh*
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
d*safio maior, pois se*s *ígidos regulamento* * nor*as in**rfere* talvez *a*s fortemente, no processo de **der*nça organizacional. No entanto, não **ot* no *efere*cial * b*bl**grafia pe*ti*ent* ao set*r.
</line>
<line>
a *iderança * o *ênero *o Tri*unal de Justiç* *e Pernamb*co
</line>
</par><par>
<line>
Dória, Pe*eira e Silv* (2007)
</line>
<line>
Empresa *stadua* do setor elétr*co
</line>
<line>
*rop*e e valida uma escala de *edida de lid**ança no setor p***ico.
</line>
<line>
Liderança: Prop*sta de um* Escala de Medi** Aplicada *m *m* P*squisa *o *etor El*t*ico Br*sile*ro
</line>
</par><par>
<line>
Dória, Pereira e *ilv* (*007)
</line>
<line>
Em*resa estadua* do setor elétrico
</line>
<line>
Apresenta o* resultados de uma pesqu*sa *ue analisou as relaç*es entre **dera**a, filosofia e *alores da *onc*pção tr*nsformadora, *rie*taçã* *a*a o conhe*ime*to e o*ientação para *stratégia.
</line>
<line>
A Influência da Li*era*ça, da *ilosof*a e Valores da Co*cepção Tr*nsfor*adora e da O*ientação p**a o *o*heci*ento na Or*e*taç*o par* Estraté*i* na s Or*ani*ações - Resultados de um* Pesquis* Empírica em Empres*s do Setor *l*trico Brasileir*.
</line>
</par><par>
<line>
*ont*: Dad*s da pesqui*a.
</line>
<line>
Ob*erva-s* que alguns autor*s que realizaram seus estudos n* Esfera Estadual c*mo,
</line>
<line>
por exemplo, Dias e Borges (2014a), Dias e Borges (20*4b) e A*orim et *l. (2009)
</line>
<line>
reconh*ce* que a administraçã* públi*a possui especificida**s qua*do comparada ao *etor
</line>
</par><par>
<line>
privado, n* e*tanto, n*o utilizam uma abo*dag*m conceitual
</line>
<line>
próp*ia da ge*tão pública
</line>
</par><par>
<line>
brasileira. Não é possí*el afirmar o p***uê desse f*to, m*s é possível *nferir que, ou não há
</line>
</par><par>
<line>
l*t**atura e*pecíf**a, ou a fun*amentaçã* nece**ári* para atin*ir
</line>
<line>
** objetivos propostos *os
</line>
</par><par>
<line>
tr*balhos pesquisados n*cessito* de abor*age*s teóricas de outros **mp*s do saber.
</line>
<line>
Tabela 4 - Artigos realizados na Esfera Federal
</line>
</par><par>
<line>
Autores
</line>
<line>
*sfera
</line>
<line>
Parte Pr*ncipal da Intersecção *ntre Lider*nça e Administr*ção *úb*ica
</line>
<line>
Título
</line>
</par><par>
<line>
A*meida, Guimarães e Batista (2014)
</line>
<line>
Empresa públic* federal atuante no mercado financ**ro
</line>
<line>
Analisou as **rac**rí*ticas, p*rticularidades * fu*cion**id*des das red*s inform**s de u*a or*a*i*açã* pú*lica f*de*a* brasi*eira. Partiu da
</line>
<line>
Liderança em uma Or*anização Pú*lica Br*sileira: Rel*ções de Po*er e Impactos da s Redes Infor*ai* sobre as Lider*nça* For*a*s
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Tere*in*, v. 18, n. 8, art. *, p. 48-66, a*o. 2021
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ideranç* n* Administraç*o Pública: A Prod*ção Ci**tífica nos *ncontr*s da ANPAD
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
premissa de qu* o* g*rentes, *or possuí*em cargos comissio**do* e form*li*a*e nos respectivo* ca*gos, nã* *ode m *cu*ular as *ideranças, f*rma** e informais.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Gomes, *lfinito e Ber*an (20*2)
</line>
<line>
Qu**ro ministér*os - Agric*l*ur*, Desenvo*vi*e*to Soci*l, Meio Am*iente e *aúd*
</line>
<line>
Busca c*mpreender qual a relação entre es*ilo* de lideran*a e sa*is*a*ão do se*v*do* públ*co com *eu trabalho c om a apresentação de comportamento antiético.
</line>
<line>
*t*ca, lid*rança e m*tivação no t*abalho: m*crocomportamentos organiza**onais a*sociad*s entre os s***i*ores pú*licos
</line>
</par><par>
<line>
Torre* e Berg*e (2009)
</line>
<line>
Univers*dade Fede*al
</line>
<line>
A pesquisa baseou-s* nos estil*s *e liderança propostos po* Likert, par* estu*os no setor privado, os qua*s são *nve*ti*ados nas seguintes dimensões: processo de *ideranç*, *or*as motivacionai*, proce*so de comun*cação, *r*cesso decisório, pr*cess* de influ*ncia * int*ração, metas e d**etr*ze*, pro*essos *e con*ro*e, me*as de *esempenho e treiname**o e características d* desem*enho
</line>
<line>
*stilos de L**erança d*s Bi*l**tecá*ios- chefe* d* S**tema d* Bibl**tec*s de *ma Universidade *ederal: um *studo d* C*so
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Dad*s da pesq*i*a.
</line>
<line>
Quanto ao f**ômeno obs*r*ad* na r*visão sistêmica dos trabalh*s *ue *ra*avam d*
</line>
</par><par>
<line>
Esfera E*tad*al,
</line>
<line>
este também es*á presen*e na Espe*a Federal. Ou s*ja, re*on*ecem que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
admini*tração pública po**ui e*pecificidades quando comp*ra** ao se*or privado, no entanto,
</line>
<line>
não *til**am uma abordagem c*nceitual própri* da gestão públ*ca brasile*ra. Mas, *abe
</line>
<line>
de**acar o tra*alho de Almeida, *uim*rães e Bat*sta (**14), q** constantemente d*ixam
</line>
<line>
cl*ras * evidenc*am as p*e*issas d* ***tor público.
</line>
<line>
5 C*NSIDERA*ÕES F*N*IS
</line>
<line>
Esta **squis* foi real*zada com a proposta de analisar a produção *ientíf*ca s*br*
</line>
<line>
*i*erança na administ*a*ão pública. Neste intuito, foram desenvolvidas busca e revisão
</line>
</par><par>
<line>
sistemá*ica n* b*s* de dado* *o* encontr*s
</line>
<line>
d* As*o*i*ção Nacion*l de Pós-Graduação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 8, art. 3, *. 48-66, ag*. 2*21
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. C. T. Andra*e, R. P**h*
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
Pesquis* em A*ministração, **is es*e*ificamente nos a**i* d* Enco*tro da Associação
</line>
<line>
*acion*l de Pós-Gradu*ção * Pesquis* em Admi*istração, d* Encont*o da Divi*ão de
</line>
<line>
Administração Pública d* ANPA*, do Encontro d* E**udos O*ganizacionais d* ANPAD e do
</line>
<line>
Enc*ntro de Gestão de Pessoas * Rel*ções de Trabalho *a AN*AD, *ntre os a*os de 2004 e
</line>
<line>
2015.
</line>
</par><par>
<line>
* análise c*nj*nta *os result*do* da *usca e da
</line>
<line>
revisão siste*áti*a da l*teratu*a
</line>
</par><par>
<line>
*ermitiu as seguintes cons*atações *ob*e as p*s*uisas na temáti*a: 1) a produ*ão científica *
</line>
</par><par>
<line>
pequ*na. Apenas 11 trabalh*s
</line>
<line>
produzidos n*s anos
</line>
<line>
avali*dos
</line>
<line>
ate*deram aos critér*os
</line>
</par><par>
<line>
esta*elec*dos para * pe*quis*, o que indica a ***ia de um trab*lho po*
</line>
<line>
ano. Sen*o
</line>
<line>
que,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
201*, nenhum trabalho for* publ*cado; *) *otou-se qu* os ar*igos sobre o construto d*
</line>
</par><par>
<line>
lid*rança no s*t*r públ*co b*a*il*iro tê* sido
</line>
<line>
desenvolvi*o* sob fundamentaçã* teóri*a
</line>
</par><par>
<line>
encontrada na adminis*raç*o privada, *alvo p*ucas ex*eções, sem o *evido ent*ndimento *as
</line>
</par><par>
<line>
especific*dades da
</line>
<line>
gestão pública; 3) nã* foi poss*ve* determinar u*a teoria espec*fica do
</line>
</par><par>
<line>
construto dentro da área.
</line>
<line>
Cabe ainda obse*var que o inexpressivo núm*ro de publicações sobre a *emática pode
</line>
<line>
representa* outro problem*: a *aixa qualid*d* *as pesquisas submeti*as aos co*gressos
</line>
</par><par>
<line>
ligados * A*PAD, * *ue
</line>
<line>
acarr*ta a *ua não ap*ovação. O que é igual*ente preocup*nt*, se
</line>
</par><par>
<line>
n** mai*, p*r* o ***envolviment* *a área *e *esquisa e para * setor.
</line>
<line>
E*sas c*nstataçõe* i*di**m *ma lacuna * apontam p*r* u*a age*da de *es*uisa
</line>
<line>
v*ltada p*ra a c**str*ção de um quadro te**i*o s**re lideranç*, le*and*-*e e* *onsideração
</line>
<line>
as *specificida*e* da *dmin*st*açã* pública brasil*ira.
</line>
<line>
C*mo lim*t* s* re*onhece o fat* de as buscas terem sido reali*ada* apenas nos
</line>
</par><par>
<line>
Enc*ntro* da ANPAD e não fornecem uma
</line>
<line>
visão *ais
</line>
<line>
am*la
</line>
<line>
das pe*qu*sas no país,
</line>
</par><par>
</page><line>
utilizando-*e, p*r exemplo, periódico* que tratam es*ecificamente da temát*ca. No en*a*to,
</line>
<line>
por fim, cabe frisa* que essa foi u*a *pção, *endo em vista o *econhe**ment* e a *elevânci*
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<line>
Contribuição dos A*tores
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<line>
D. C. T. A*dr*de
</line>
<line>
R. Penha
</line>
</par><par>
<line>
1) conce*ção e *lanejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e *n*er***tação d*s dad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do *as*unho ou na re*i*ão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) *articipa*ão ** ap*o*ação da versão f*n*l d* m*nuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 8, a*t. 3, p. 48-66, ag*. 2021
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</par>Apontamentos
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