<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 9, art. 3, p. 47-63, set. *0*1 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.1*.9. 3 </line>
<line> Lito * Hernando: Análise Semiótica e do *i*curso Sob*e a *exual**ade no Episódi* *special de </line>
<line> N*tal da Série *ense* </line>
<line> L*to and Her*ando: A Semiot** and S*eech Anal*sis *bout S*x*ality i* Sense8 Christmas </line>
<line> Sp*ci*l Episode </line>
</par>
<par>
<line> Leona*** Rodrigue* Maia </line>
<line> Licenciad* em Ciênci*s Biológica* pela Universida*e F*deral do Triâng*lo Mineir* </line>
<line> E-m*il: leoro**iguesm*ia@*mail.com </line>
<line> Luí* G**tavo da C*nceição Galego </line>
<line> D*u*or em Gené*ica pela Uni*ersidade Estadua* Pau*ista Júlio de *esq*it* Filh* </line>
<line> Professo* As*o*iado I pel* Uni*ersidade Fede*al do Triângulo Mineiro </line>
<line> E-mail: l*is.galego@uftm.e*u.*r </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *n*er*ço: Le*nar** Rodrigues Maia </row>
<row> I*E*E/UFT* - Av. Randolf* Borges J*., *4*0, </row>
<row> Univerdecidade, CEP: 38.*64-200, *b*raba/MG, Br**i*. </row>
<row> End*reço: Luí* Gustavo da **nceição *alego </row>
<row> I*ENE/UFTM - A*. Rand*lfo Borge* Jr., 1400, </row>
<row> U*iverd*cidade, CE*: *8.064-200, U*eraba/MG, Brasi*. </row>
</column>
<column>
<row> Edi*o*-Chefe: Dr. Tonny Kerle* d* Alenca* </row>
<row> Rodrig**s </row>
<row> Arti*o recebido em 10/08/202*. Últim* *ersão </row>
<row> recebida em 26/08/20*1. Aprova*o em 27/08/2021. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Avaliado pe*o sist*m* Triple Re*iew: Desk R*vie* a) </line>
<line> *elo *ditor-Chefe; e *) Double Blind Review </line>
<line> (a*aliação c*ga p*r *ois av*liadores da área). </line>
<line> Rev*são: Gramat*ca*, *ormati*a e de F*rmata*ã* </line>
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<line> L. R. Ma*a, L. G. C. Galego </line>
<line> 48 </line>
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<line> RES*MO </line>
</par>
<par>
<line> A *érie Sense8, pro*uzida pela Netfl*x **tr* 2015 e 201*, exibiu um es*eci*l de Natal em </line>
<line> *ezembro de *016 no qual a relação homosse*ua* en*re dois personagens (Lito e He*nando) * </line>
<line> apr*sentada de forma densa. Nes*e trabalho, *isc*tiu-se ess* relação utilizando uma análi*e </line>
<line> cinemat**ráfica das cenas, considerand* e**me*tos da gr**áti*a d* c**ema e o dis*urso d*s </line>
<line> person*gens. As cena* s*lecion*das incluídas foram aque*a* n*s quais a rel*ção entre Lito e </line>
<line> *e**a*d* *ra o foco. Noss*s resultados indi*ar*m um p*edomíni* de planos *ais fec*ados </line>
<line> nas cenas em que questões como pre**nceito, aceitaç*o e amor eram enfatizados *o *iscurso </line>
</par>
<par>
<line> *os person*g*n*. Além disso, Lito e Hernando não *ão const*u*dos a partir </line>
<line> da persp*ctiva </line>
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<line> e*t*reotipada dos homossexu*is m*sculinos a*em*nados, fato *ste que pod* promov*r </line>
<line> * </line>
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<line> re**exã* s*b** as vári*s fo*m** de s* exp*e*sar a *exua*idade. </line>
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<line> Pala*r**-chave: H*mosse*ualida**. E*tereótipo*. Diversidade Sexual. </line>
</par>
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<line> ABST*ACT </line>
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<line> Sense8 is a tv series, produced b* Netflix between 2015 and 20*8, featured a Christmas </line>
<line> special in *ecemb*r 2016 in which the hom*sexual re*ati*nship *e*ween *wo characters (Lito </line>
<line> and **rna*do) is showe* deeply. In thi* work, this relation was discussed usin* * </line>
</par>
<par>
<line> cinematographic *nalysis </line>
<line> of the scene* consi*ering elements of </line>
<line> *inema grammar and the </line>
</par>
<par>
<line> verbal d*scours* of t*e characters in the sce*es in wh*ch the Lito *nd Hernand* rela*ions*ip </line>
</par>
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<line> was *he focus. Our results in*icated a predomina*ce *f closed plan* in the </line>
<line> scenes in whic* </line>
</par>
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<line> issues such *s prejudice, ac*eptance and lo*e were the focus of </line>
<line> t** characters' s*eech. </line>
</par>
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<line> Further*ore, Lito and Hernando *r* not </line>
<line> co*s*ructed from the stere*typed per*pective of the </line>
</par>
<par>
<line> eff*min*t* *ale homosexual*, a fact *hat can pr*mote th* reflection on the vari*us *o*ms o* </line>
<line> expressi*g sexuality. </line>
<line> Keyw*rd*: Homo*exuality. St*re*type*. Sexual D*ve*sity. </line>
<line> . </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**ina, v. 18, n. *, *rt. 3, p. 47-63, set. 2*2* </line>
<line> www4.fsane*.com.*r/r**ista </line>
</par>
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<line> Lito e Herna*d*: Análise Semiótica e do Di*curso Sobre * Sexualidade *o Episód*o Especial </line>
<line> *9 </line>
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<line> 1 *NTR*DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> * internet é um* mídia *igital que agrega n*vos m*do* de s* consumir e s* produz*r </line>
<line> con*e*dos (MONTRES*L, *01*). A *acil*dade de ac*sso possi*ilitou *m grande e*paço para </line>
</par>
<par>
<line> que as mídias *ossem mais *opulari*adas, incluindo produç**s audiovisu*is </line>
<line> que er*m, </line>
<line> até </line>
</par>
<par>
<line> então, restritas à mídia televi*iva e a sua v*icula**o e* horários pré-d*termin***s pela *rade </line>
<line> de p*ogramação das emi*sora*. A* empres*s, *ue *nte* perm*n*ciam apenas em rede fechada </line>
</par>
<par>
<line> de te*evisão, hoje es**o oferecendo seu* conteúdos </line>
<line> p*ra a*esso o**i*e devido ao *rande </line>
</par>
<par>
<line> púb*ico que prefere *ce*sar os produtos midiático* seg*ndo sua* volições e n*cessidade*. *ssa </line>
</par>
<par>
<line> hib*idizaçã* das mí*ias televisiva e Internet prop*ciou u* *spaço para o *lores*i***t* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> empr*s*s que o*erecem cont*údo* to**lmente onl*ne. Uma dessas empresas é a ameri*an* </line>
<line> Ne*flix, com mais de 80 milhões de *ssinantes p*lo mundo e está em prim*i*o l*gar *m acesso </line>
<line> po* ad*les*e**es, contando co* 3*% desse público e supe*ando até mesmo o YouT*be * a *V </line>
<line> a cabo (*ILY*DOV, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> A **tf*i* é uma empre*a *e streaming </line>
<line> que </line>
<line> di*pon*****za um gr*nde acervo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> produçõe* audiovisuais, dentre elas Sense8 (STRA**YNSKI et al., **1*). A série *oi exibi*a </line>
<line> o*igi*a**ente e*t*e 2015 e **18 e contou *om duas temporadas or*anizadas e* *m t*t*l de </line>
<line> *4 episódios (22 reg*lares e do*s esp*ciais) e seu e**erramento p*ovocou gran*e comoção d*s </line>
<line> fã*, so*r*tu*o em virtude das **m*ticas sobre di*e**idade s*xual *ue f*ram abo*dada* *e*a </line>
</par>
<par>
<line> série (MOR**S, 2018). * *rodução é caracteri*ada com* fi*ção dramá*ica e foi escrit* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> produzid* por Lilly e L*n* Wa*how*ki e por J. *icha*l Straczynsk*. * e**edo da n*rrativa é </line>
</par>
<par>
<line> constru*do a pa*tir *e oito pers*nagen* q*e </line>
<line> e**ão co*ectados mentalmente * com*artilham </line>
</par>
<par>
<line> sent*m*nto* e hab**idades, </line>
<line> a de*peito ** não s* *onhecer*m *is*c*mente e </line>
<line> nem </line>
</par>
<par>
<line> comparti*harem um mesmo es**ç* geog*áf*co, u*a </line>
<line> v*z </line>
<line> que cada um *el*s e*tá em </line>
<line> u* a </line>
</par>
<par>
<line> ci***e difere*te, a maiori* del*s em países diferentes (IMDB, 2017). </line>
<line> Sense8 discut* vári*s questões importantes, dent*e as quais destaca-se a *iversidade </line>
<line> cultural *etafori*ada pelo contexto *o q**l cada u* d*s pers*nagens *xiste (Fi*ur*s * e *): </line>
<line> a) Cap*eus "Van D*mme" (*m* Amee*), um motorista de v*n em Nairóbi, Qu*nia; b) **n </line>
</par>
<par>
<line> Bak (**o*a Ba*), *ilha de *m </line>
<line> *oderos* empresário de Se*l, C*réi* do *ul, al*m d* vice- </line>
</par>
<par>
<line> presidente e diretora fina*cei** </line>
<line> d* empresa; c) Nomi M*r*s (Jamie Cl**ton), mulher </line>
</par>
<par>
<line> trans*ênero ativi*ta e hacker que m**a em São *ra*c*sco, E*tados U*id*s; *) Kala Da*dekar </line>
</par>
<par>
<line> (Tina Desai), </line>
<line> f*rmacêu**ca e </line>
<line> dev**a Hin*u que vive e* M*mbai, Índ*a; e) Riley Bl*e </line>
</par>
<par>
<line> (Tuppenc* Mi*dleton), DJ *slandes* que m*r* e* Londres, *nglaterra; *) Wolf*ang Bogdanow </line>
<line> (Max Riemelt), serr*lheiro e arr*mb*dor *rof*ssional d* cofre* em Be*lin, Alemanha; g) Will </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* P*, v. 18, n. 9, art. 3, p. 4*-63, set. 2021 www4.f*anet.c**.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. Maia, L. G. C. *ale*o </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> Go**ki (Brian J. Smith), po*ici*l de Chi**go, Estados U*idos; h) Lito *odriguez (Migu*l </line>
<line> *ngel Silves*re), a*o* *amoso qu* esconde sua homos*exualidad* e viv* na *ida*e do México, </line>
<line> Mé*ico. </line>
<line> **gur* 1 - Os oito Sense8. </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Di*poní*el em: <h*t**://www.pinterest.co.kr/pin/72170190901021793*/>, acesso em </line>
<line> *0/ 08/ 2021. </line>
<line> *ifer*ntes mino*i*s sã* retratad*s em Sen*e8, *entr* *las *quelas cons*ituí*as **los </line>
<line> ho*o*sexuais. N*ss* sentido, destaca-se, na série, o casal homoafeti** m*sculino c*n*titu*do </line>
<line> por Lito Rodrigu*z, um dos sense*, e Her*a*do F**n*es (interpretad* *or *lfonso He**e*a). </line>
<line> A *o*ossexua*ida*e *ess* casa* é retrat*da na s*rie, especialmente na *rimeira tempo*ada, </line>
<line> como *lgo que deve s*r "escondi*o" da soci*dade, um* *ez que Lito é um a*or m*xicano que </line>
<line> *nterpreta perso*agens viris * máscu**s, o que não seria compatível, segundo a percepção do </line>
</par>
<par>
<line> seus **odut*res, *om u*a pessoa gay. Essa metalingua*em pre*ente na série compatível é </line>
<line> com uma da* per*pe*tiv*s da *ídia, apr*sentada por Borg** e Can*** (2013, p. 1*4) "como </line>
</par>
<par>
<line> um luga* *e m*nutenção e r*tificação </line>
<line> d* sentidos homog*neizantes que i*pedem o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te*esina, v. 18, n. 9, ar*. 3, p. 47-63, se*. 202* </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Lito e Hernand*: Análise *emi*tica e do Discurso So*re a Sex*al**ad* no Epis*di* Especial </line>
<line> 51 </line>
</par>
<par>
<line> r*con*ecimento da plural**ade existente no mun*o", d* forma </line>
<line> qu e </line>
<line> gays não poder*am ser </line>
</par>
<par>
<line> *ásculos * ho*ens másculos n*o p*deriam ser gays. Essa construção *o ser g*y </line>
<line> es*á *m </line>
</par>
<par>
<line> con**nânci* c*m a* pressões do* *odelos heteronormat*vo* a que os gays estão exp*s*os </line>
<line> (SANTOS; GOMES, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> F**u*a * - Localida**s geog*áficas de cada *m d*s oito Se*se8. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: A*apta*o a partir de < https://www.pinterest.co.kr/pin/721701909010*17*30/>, ac*sso </line>
<line> em *0/*8/2021. </line>
<line> Ou*ra *erspectiva da míd*a, també* *presentada por B*r*es e Ca*uto (2013), é que </line>
<line> *la possibi*itari* a ressig*ificação de parad*gma* e *o p*oibido, além *e *romover *stratégias </line>
</par>
<par>
<line> de resist*ncia a grupos minoritár*os. *ssa </line>
<line> *er*pectiva é c*ncordant* com a *erspectiva de </line>
</par>
<par>
<line> homoss*xua*idade discutida po* Ke*n e Silva (2*09), *ue propõem que a sexualida*e huma*a </line>
<line> não é algo a ser tratado de forma in*ividual e rest*i*a, n* sentido da pesso* qu*rer lutar *el*s </line>
<line> seus direito*; é alg* *u* *brange muito mais que um ind*víduo, é uma real *ondição humana, </line>
<line> social e políti*a. </line>
<line> D*rde (2008) *firma que, para a construção de um* socied*de m*is just*, * nec*ssária </line>
</par>
<par>
<line> a *e*constr*çã* de u* dos maiore* tabus e*i*te*tes *a humanidade: a ho*ossexualidade </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> \anormal\, um desvio sexual, d*e*ça, p*cado, de*equ*líbr*o emocio*al, e outr*s *enominações </line>
<line> com esse cunho nega*iv*. A* inf*rmações que sur*em na socieda*e s*o *ei*ula*as p**os </line>
<line> *eios de co*uni*ação e pelas mídias, *ue transmitem as notíci** de acordo *om estratégia* </line>
<line> Rev. ***, Teresin* PI, *. 18, n. 9, art. 3, p. 47-63, set. *021 www*.fsanet.com.*r/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. *aia, L. G. C. *aleg* </line>
<line> 52 </line>
</par>
<par>
<line> que podem repre*entar discursos heg*mônico*, de mod* estimular a populaçã* a "criar" a </line>
</par>
<par>
<line> suas próprias perce*ções do qu* está sendo retrat*do (DARDE, 2008). *rat*r </line>
<line> co* </line>
</par>
<par>
<line> nat*ralidade a**untos que são g*andes tabus sociais é um* forma pela **al a* mídias p*dem </line>
<line> constr*ir *s relaç*es de gê*ero e sexualidade na *tualidade, poré* deve-s* r**sa*tar *ue pa** </line>
<line> essa perspectiv* nat**alizante dos sujeitos, as mídias freq*entemente adotam p*drões </line>
</par>
<par>
<line> heter*normativo*, nos quais cas*i* </line>
<line> homossex*ais i**ais sã* r*trata*os como monogâmicos, </line>
</par>
<par>
<line> não *f*m****os, po*tadores de poder ec*nômico, *m u* contexto no qual os *eter*s*exuais </line>
<line> são tolerantes e o* ho*ossexua*s, t**era*os (DARDE, 2008). </line>
<line> Desta form*, o pre*e*te trabalho teve como *bjeti*o pri*cipal anali*a* a e**ress*o da </line>
</par>
<par>
<line> *exualidade do casal homossexual masc*lino *a Sense8 (Lito * Herna*do) a partir </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> c**em*tografia </line>
<line> de ce*as da série, além *e se discutir paralelos exi*tent** entre ficção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> realidade na c*n*tru*ão des*a relação homoafetiva. </line>
<line> 2 *ETODOLOG*A </line>
<line> O presente trabal** foi desenv*lvido por meio de pesquisa qualitati*a na qual o </line>
<line> corpus utilizad* foi obtido a partir da se*eção de cenas do episód*o espe*ial de Natal d* s*r** </line>
</par>
<par>
<line> *ens*8 </line>
<line> (WA*HOWSKI, </line>
<line> 2*16) que apresentavam questões relativas à </line>
<line> homoss*xu*lidade. </line>
</par>
<par>
<line> Esse episódio f*i e*colhido em virtude do enfoqu* *m uma da* ***r*tivas *e* a tr*nsformação </line>
</par>
<par>
<line> d* *elação ho*oafeti*a secre*a d* Lito e Hernand* em algo amplamente divu*gado </line>
<line> n*s </line>
</par>
<par>
<line> m*dias. Além disso, a *strutur* n*rrati*a em três atos, em *m único episódio, típica de curtas </line>
<line> e lo*gas m*trag*ns per*ite *ma análise d* começo, m*io * fim dessa história. </line>
<line> U*a vez selecionadas as cen*s, fo* *ealizada a t*ans*riçã* de*u*a*a de *a*a uma delas </line>
<line> (ma*erial suplem**tar), de*cre**ndo além dos *iálogos t*aduzidos para o *ortugu*s, os </line>
<line> el*mentos cinematográficos (p*a**s, ilumina*ão, ang*lação de *âmer*, e*c.) com os quais elas </line>
</par>
<par>
<line> foram cons*ru***s, segundo </line>
<line> critérios *presentados por Gal*g* e Pereir* (2020) e </line>
<line> c*m </line>
</par>
<par>
<line> apli*a**o a*resenta*a por Cr*z e Galego (202*) e Gal*** e Costa (*021), na </line>
<line> qual são </line>
</par>
<par>
<line> util*zadas </line>
<line> tr*s categorias de *nális*, i**piradas na semió*ica </line>
<line> de *e*rce: primeirida*e, </line>
</par>
<par>
<line> secun*idade e te*ceiridade. </line>
<line> As cate*orias de análise foram ajus*adas ao corpus por meio da pr*posta de anális* de </line>
<line> text*s verba*s e n*o verbais de Di*s (201*), e *ua aplic*ção por Vieira e Dias (2*1*). Nesse </line>
</par>
<par>
<line> c*so, a p*im*iridade refere-s* ao nível mais imedi*to do s*ntido ge*ad* pelo objeto; para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> noss* corpus, c*nsid*r*mos os </line>
<line> di*erent*s </line>
<line> el*mentos da gramática ci*e*at*gráfica (p*anos, </line>
</par>
<par>
<line> *nquad*amentos, iluminação, etc.) o* qu*is aqui deno*i*amos *e índic*s; e* rel*ção </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 18, n. 9, art. 3, p. 47-63, *et. 2021 www4.fs*net.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Lito e Hernand*: A*álise Semiótic* e do Discurs* Sob*e a Sexuali*ade n* *pisódio Especial </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> secu*didade, o se*tido é **rado *a relação do ob*eto com o sujei*o, aqui denominada </line>
<line> narrativa; por f*m, a terceiridad* refere-se à geração do sentido a partir da rela**o do **jeto </line>
<line> com o mundo, a qual n*s a**i den*minamos contexto. </line>
</par>
<par>
<line> Os resultados da análise semiótica e sua relação c*m o* d*álo*os </line>
<line> das cenas fo*a* </line>
</par>
<par>
<line> então con*ron*ados com as construções culturai* brasileiras a respeito da hom*ssexu*l*d*de e </line>
<line> discut*do* em uma perspectiva *tnográfica. </line>
<line> * *ESULTAD*S * DISCUSSÃO </line>
<line> * homo**exualidade foi foco *e *eis cenas do episódio esp*cia* de natal de Sense8; </line>
</par>
<par>
<line> Essas ce*as ap*esenta*am dife*entes planos de </line>
<line> enquadramento utilizados </line>
<line> no episódio </line>
</par>
<par>
<line> "Especial de Na*al" </line>
<line> de Sense8, que inc*uem os f*ch*dos (de*a**e, c*ose-*p e médio) e os </line>
</par>
<par>
<line> abertos (americano, co*junt* e geral). Hou*e um *re*o*ínio de planos fechados, sobr*tud* </line>
<line> c*os*-ups (4*%) * mé*ios (22%), sendo q*e a so**tória d*s planos *ai* abert*s representou </line>
<line> menos de *0% **s tomadas. </line>
<line> A prime*ra c*na retrata * exposição de uma foto rev*la*or* da intimidade de Lito e </line>
</par>
<par>
<line> *ernando d*rante uma a*la deste na Universidade em que *le tr*balha. *á, ne*sa cena, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> empr**o de dive*sos *lanos de enqua*ramento e o efei*o da angulaçã* e da ilu*inação. O </line>
</par>
<par>
<line> **quadrame*to close-up, que </line>
<line> é </line>
<line> muit* util*za*o *uran*e t*da a cena, permite p*rceber </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *moçã* </line>
<line> que Her**ndo está sentin*o </line>
<line> e *sso *ri* uma e*pat*a co* o persona*em, u*a </line>
</par>
<par>
<line> sensação de i*tim*dade, </line>
<line> de se colo*ar *o lugar dele e se*tir o mesm* que ele sente. * c*na </line>
</par>
<par>
<line> permite um e*ercício de alterid*de, uma *ez que o expecta*or sente-se praticam**te na me*te </line>
<line> de **rnando. </line>
<line> Os p*anos *édi*s, inte*calados co* pla*os c*njuntos em enquadra*e*to s*bje**vo, </line>
</par>
<par>
<line> sã* ut*liz*dos em </line>
<line> cons*nân*ia com * *om </line>
<line> de s*riedade nas *alas e *mpli*m **pressão do a </line>
</par>
<par>
<line> expe***dor </line>
<line> e* vivencia* * experiênc*a de Hernando. Além d*sso, as *ng*l*ções em *â**ra </line>
</par>
<par>
<line> baixa e*altecem H*rnando, de f*rma a nos remeter que </line>
<line> ele cons*gue, me*mo em meio </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *umilh*çã*, reverter a situaçã* de ex*osiç*o de sua intim*da*e e provocar uma re*lexão sobre </line>
<line> o prec**ceito relacionado *o amor en*re doi* homens. </line>
<line> O d*scurso proferi*o por Hernando f**nte à situação, *ssoc*a** aos *l*m**tos </line>
</par>
<par>
<line> *ine***ográficos utili*ados na </line>
<line> cena, desencadei* *m processo </line>
<line> de su*eração do pre*onceito. </line>
</par>
<par>
<line> A* final d* Cena nº 01, ap*s o discurso de Hernando, L*to entra na ce** e deixa claro que eles </line>
</par>
<par>
<line> e*tão juntos nesse process* de s**eração. * utilização de plano* detalhes nessa cena </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> fu*damental para a *erc*pção de*sa cumplicidad* e **ssa forte </line>
<line> li*ação entre esses </line>
<line> doi s </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 9, art. 3, p. 47-63, set. 2021 </line>
<line> www4.f*a*et.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. Maia, L. G. C. Ga**g* </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> *erso**gens, enfatizada pela *ti*ização de planos detalhes. *erna*do, poeticam*nte, pro*e*e: </line>
<line> "você vê exatamente aquilo qu* vo*ê quer ver [...] por*ue * a* que a rela*ão entre suje**o e </line>
</par>
<par>
<line> obj**o *e inverte. A re*íproca se torna </line>
<line> verdadei*a. * o qu* foi vi**o... Agora revela </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> observador. Por*ue o </line>
<line> *bserv*dor e*contr* *ã* apenas a beleza, mas também </line>
</par>
<par>
<line> superficia*i*ade, feiur*, confu*ã*, preconc*i*o. Ou seja, o *bservador s*mpre verá * que quer </line>
</par>
<par>
<line> v*r [...]". O argumento de Herna*do </line>
<line> f****e aos com*ntários da cl*sse *et*foriza o que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> homofob*a tent* *or vezes camuflar: o autojulg*mento do preconceituoso **ante da*uilo qu* </line>
<line> * i*c*moda em si mes*o. De fato, *arret* (2*08) *f*rma que a **clusão ocorre s*mp*e que </line>
</par>
<par>
<line> ide*tidades estão ligadas ao pap*l re*resen*a*iv* social </line>
<line> e pelo rec*i* de sofrer a*gum </line>
</par>
<par>
<line> preconce**o, as pes*oas ocul*** sua verdadei*a **ent**ade *ara poder partic*pa* de um grupo </line>
<line> s*cial; logo, o ser *umano, de um modo geral, tent* *e encai*a* em "p*dr*es", contradizendo </line>
<line> sua própri* natureza, pois é o caminho "mais fá*i*". O process* de se recon*ecer no comum é </line>
<line> *enos desgas**nte do que contr*dizê-lo, mesmo que *or *ezes *sso resulte em um eclipse do </line>
<line> qu* v*cê de fato é. </line>
</par>
<par>
<line> A renegação da sua </line>
<line> própria n*turez* pode resultar </line>
<line> *m ** sujeito que se *ut*mutil*. </line>
</par>
<par>
<line> *o*ém, apesar *esse pro*esso produ*ir uma m**ela*e* do sujeito em *rol *e u* padrão pré- </line>
<line> definid* * o seu sofrimento p*la abnegação, é po*sível que o in*ivíduo *up*re esse está*io e </line>
<line> b*sque a autoaceit*çã* e, com ela, o fortalecimento pa*a enfre*tar qualquer tipo de sofrimento </line>
<line> advindo da ex*re*sã* de sua própria natureza, que é algo sentido e *ão escolhi*o. Herna**o </line>
</par>
<par>
<line> afirma que "se você aceita *s s*us </line>
<line> defeitos, nã* t*m com* ni*guém te of*nder co* eles". </line>
</par>
<par>
<line> Claro, aq*i *ão estamo* *rata*do a homoss*xualidade *o*o defe*to e *em assim o deseja*os; </line>
</par>
<par>
<line> o intuit* é o contrári*, ou s*ja, </line>
<line> entendermos </line>
<line> que ser homossexual tão n*rma* quanto ser é </line>
</par>
<par>
<line> heterossexual; a diferença é que *m é mal com*r*endido e* v*rtude da *mposição do o*tro. </line>
</par>
<par>
<line> Costa, M**hado e Wa*n*r </line>
<line> (201*) e Frigo et al. (2*14) afirmam qu* revelar * orientação </line>
</par>
<par>
<line> sexual causa pa*or em relação a com* tal *at* será recebido pela f*mília e *am*ém *el* </line>
<line> sociedade, pois existe ainda *m* an*ústia em *rustrar a construção s*cio*ult*r*l, sendo assim, </line>
<line> * ho*em heter*ssexua* *everia s* r*afirmar em u*a sociedade racional**adora, patri*rcal, </line>
</par>
<par>
<line> higieniz*da ded*cad* a e </line>
<line> banir qualquer tipo </line>
<line> de a*e*ça adv*nda *e </line>
<line> grupos minor*tár*os, </line>
</par>
<par>
<line> reforçand* os pad**es h*t***norm*tiv*s *igen*es. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> partir da segu*da cen*, a mídia é retratada como a </line>
<line> principal respons*vel p*r </line>
</par>
<par>
<line> d*sseminar notíc*as sobr* a homos*exu*li*ade de Lito e, por cons*quênc*a, a invasão da sua </line>
<line> privacidade. Lito é fam*so pelas produções cinematogr*fica* *as quais seus personagens são </line>
<line> h*terossexuais, viris e sex symbol para mulheres. O est*anhamento pro*ocado *elo </line>
<line> "*arad**o" e*tre **rsonage*s viris/Li*o gay retrata a hegemonia do pensamento machista no </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 18, *. *, art. 3, *. 47-63, set. 2021 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Lito e Her*ando: A**lise Semió*ica e *o Disc**so So*re a Sexualidade no *pisódio Espe*ial </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> qual </line>
<line> homens cisgênero s** *iris e heter**sexuais, com </line>
<line> a </line>
<line> sexualidade *e*firma*a </line>
</par>
<par>
<line> consta*te*ente. No contexto da séri*, a imagem </line>
<line> de </line>
<line> Lito enquanto "galante*dor" e </line>
<line> "home* </line>
</par>
<par>
<line> cobi**do pelas mulher*s", é transformada para a de "o promí*cuo" e "o imor*l" durante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> exposiç*o de sua homosse*ua**dade para a soc*edade. </line>
</par>
<par>
<line> A cena apresent*, ainda, * "saíd* do arm*rio" do personagem. A "saíd* d* armário" é </line>
</par>
<par>
<line> o processo d* aceitação de sexualidade pel* pr*prio indiví*uo e par* os demais (famílias </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *mi**s) que é car*ct*rizado </line>
<line> com* um rit* de passagem significativ* p*ra *ndiví*uo* que </line>
</par>
<par>
<line> estão no *rocesso de constr**r su* i*entidade h*mos*exual; é ness* fase </line>
<line> que se aprende </line>
</par>
<par>
<line> va*ore* e comportame*tos qu* a *ultura gay possui, ass*m co*o é um processo no qual </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> identi*ade h*mo*sexual é *evelada tan*o para </line>
<line> si como p*ra * soc*edade (PERE*RA; </line>
</par>
<par>
<line> *Y*OSA; O*IMA 2006). </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> segunda </line>
<line> cena </line>
<line> foi </line>
<line> co*st*uíd* </line>
<line> majo*i*ariame*te </line>
<line> por </line>
<line> close*-up, </line>
<line> planos </line>
</par>
<par>
<line> *inemato*r*ficos que e**atizam a intim*dade do personagem, </line>
<line> *ornando o e*pec**dor alguém </line>
</par>
<par>
<line> próximo, segui*o </line>
<line> de plan** médios </line>
<line> qu* c*ra*teriza* o* mom*ntos </line>
<line> de serieda*e e tensão </line>
</par>
<par>
<line> presentes na cena. As falas ob*erv*das nessa cena ilustra* * "*uti*g", o "sa*r do armário", e </line>
<line> as *o*se*uências dessa tomada de decisão. Lito se conec*a * Nomi, a personagem transexu*l </line>
</par>
<par>
<line> da série, po*s amb*s ap*esentam questões sobre </line>
<line> s*as ide*tida*es sexua*s. A que*tão do "se </line>
</par>
<par>
<line> as*umi* </line>
<line> *ay" pr*domina*t* na *e*a. Ques*ão es*a que *em é cogitada é </line>
<line> por um i n** ví duo </line>
</par>
<par>
<line> *e*erossexual, q*e nunca a*sume essa co*dição, e nem * colocado "no armário". Turke, *aula </line>
</par>
<par>
<line> e M*ist*o (2015) co*stata*am *ue </line>
<line> a comun*dade </line>
<line> LGBTQI+ sof*e um tipo de </line>
<line> agressão </line>
</par>
<par>
<line> c*amad* de prec*nceito velado, </line>
<line> n* qual os comportamentos a*esar de **o ace*tos, *as são </line>
</par>
<par>
<line> em alguma m**ida tolerados. </line>
</par>
<par>
<line> A autoaceitação * uma et*p* fundamental no process* *e "sair do armá*io", situação </line>
<line> vivida publicamente por Lito n* série. Sobr* * autoaceitaçã*, Fr**o et al. (2014) ponde*am </line>
</par>
<par>
<line> que desde </line>
<line> ce*o * </line>
<line> ho*os**xu*l inc*rpo*a em *uas prá*icas **tidianas * a*it*de de se </line>
<line> calar </line>
</par>
<par>
<line> q*an*o a s*a sexualidad* para ser aceito na socied*de e ser excl*ído do *ol de pessoa* q*e são </line>
</par>
<par>
<line> ob*eto de julgamento* e </line>
<line> *reconceitos. A autoa*e*tação p*de promov*r a supera*ão de**e </line>
</par>
<par>
<line> es*ad* de "s* c**ar", experiência es*a vivida por Lito. </line>
<line> L*to também se c*necta a *utra sense*: *ala. Os diálogos entre os se*se8, e*quan*o </line>
</par>
<par>
<line> Kala *nter*ge com marido, ilust*a* o posicionam**to o </line>
<line> dela em *el*ção ao precon*eit* </line>
</par>
<par>
<line> s*fri** por Li*o, </line>
<line> que não entende o porquê uma man*festação de a*or sof*e* t*manha </line>
</par>
<par>
<line> retaliaç*o da **ci*dade. A reação da mídia da socieda*e em relação a Lit* é esperada, e e </line>
<line> se**ndo Tu*ke, Paula e Ma*st*o (2015), as quest*es so*re sexu*lidade incorpor*m v*lores ou </line>
<line> conce*tos f**had*s, pré-con*truídos e *ompa**ilh*dos pelas insti*uições sociai*. *ito ainda </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 9, art. 3, p. 4*-63, set. *02* www4.*sanet.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. Maia, L. *. C. Galego </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> r*ssalta sua conste*nação di*nte da *it**ção: "[...] Por </line>
<line> que isso é *ot**ia? Qu*m se </line>
<line> importa </line>
</par>
<par>
<line> co* *uem eu transo?". *ala complementa: "Esta*os no S*culo XXI, *ente". A quest*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> "ser ga*" nem dever*a ser pauta, c*nsid*ra*do o q*anto te*a é d**ati*o, *nc*usive pel*s o </line>
<line> m*dias. Porém, co*forme apontado por Virgens (2013), a homoss*xual*dade ainda é um tabu </line>
<line> da socieda*e, e t** *abu tende a pe*passar para os mais diversos campos sociais, incidindo até </line>
<line> m*smo na arte. </line>
<line> A *arra*iva d* t*rc*ira cena é cara*terizada p*lo pro**sso de *utoac*itaç*o de Lito, </line>
<line> no qual o sentimen*o de a*ívio do p**sonagem é escancarad*. Pere*ra, Ayrosa e *ji*a (2006), </line>
<line> em sua pesquisa *obre estigma*, con*umo e *dentidade gay, con*t*taram que os indivídu*s </line>
</par>
<par>
<line> gay* entrevista*os por eles de**revem sua vivência em dois **ndo*, antes e dep*is </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> criarem *ua identid*de homossexua*. O *rimeir*, ca*acterizado po* </line>
<line> uma *ea*i*ad* </line>
</par>
<par>
<line> influenci*da pelos p*dr*es h*teron*rm*t*vos, e o último, pela superação desses p*dr**s. Es*e* </line>
</par>
<par>
<line> padrões heteron*rmativos *onside*am a heterossexualidade única sexualidade * </line>
<line> possível e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> homoss*xualidade seria c*ntrária à "n*t*ral*d*de imposta" e, por**nto, *ão *eve*ia ser aceita </line>
</par>
<par>
<line> *oci*lmente </line>
<line> (**BUQUER**E *t al., 2016). A despeito dessa pressão contrária </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> homoss**ualidade, T*evis*n (2018) a*irma que a iden*idade </line>
<line> do i*di*ídu* *omossex*al </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> cons**idada e </line>
<line> construída após a aut*aceitação do indi*íduo e pode ser refor*ada *u*ndo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> gru*o social imediato (família, </line>
<line> ami**s, *tc.) no q*al o i**ivíduo tr*nsit* também o aceita, </line>
</par>
<par>
<line> ***mo *ue uma e*fe*a soci*l mais ampla (tr*balh*, *airro, et*.) o rejeite. </line>
<line> A ide*tid**e ho*o*sex*al surge, nesse contexto, como opos*ção * se*ua*idade </line>
</par>
<par>
<line> h**e**s*exual </line>
<line> dominante, *endo construída * p***i* d* questõ*s </line>
<line> cultu*ais sociais ela </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> r*lacionadas (S*NT*S; GOMES, 2011). Nesse contexto iden*itário, a Teoria Quee* </line>
</par>
<par>
<line> questiona a exi*t*nc*a de uma única *dentidade sexual (*eterossexu*lidad*), afirma e </line>
<line> q** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> homossexual*d*de é u*a ou*ra possibi**d*de de relaci*namento qu* dev* s*r a*eita </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> res**itada c*mo outra *os*ibilidade de *e viver a *exu*lid*de (BUTLE*, 2000, 2007; PINO, </line>
<line> 2007; SANTO*; GOMES, 2011). </line>
<line> *ssa questão é *ef*rçada n* terceira cena: *s pess*as que *ra*al*am com *ito </line>
<line> prop**m que ele *sconda a sua *exualidade e argumenta* qu* mentir é *m comp*nente </line>
<line> *und*mental da *rof*ssão de ato*. Seg*ndo o *a*ioc*n** do* prod*t**es d* Lito, ment** so*re </line>
<line> ser gay não seria u* p*oblema. L**o, por s*a vez, d**onstra que já se acei*ara como in*ivíduo </line>
<line> gay *e maneira que ag*ria **nforme seus princípios, independen*e d** opiniões da míd*a, dos </line>
<line> p*odutore* e mesmo dos s*us fãs. A autoaceitação da **m*ssexuali*ade aqui é car*cterizada </line>
<line> pel* compr*ensão do ser o que é, e q*e ser di*e*ent* não significa ser infer*or e *ue o d*sejo </line>
<line> Rev. *SA, Te*esi*a, v. 18, *. 9, art. 3, p. 47-63, set. 2*21 www4.fsanet.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Lito e *e*nan*o: Análise Sem*ót*ca e do Discurso *obre a **x**lidade no Episódio *special </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> por pes*oas d* mesm* sexo é somente uma das m*ltip*as facetas que constit*em o ser </line>
<line> humano. </line>
<line> A t*r*eira cena i*ici*-se com *ma p*rsonage* dizendo q*e Lito ser gay era a*enas </line>
<line> um problema de imag*m e qu* ninguém poderia *rovar a veracidade d* foto que esp*l*aram </line>
<line> de*e com *ernando. *utro p*rsonagem afi*ma que o *mportan*e é que todos enten*am qu* a </line>
<line> foto * violação de priv*cidade e que a m**culinidade do ato* não deveria ser questi*nada *m </line>
</par>
<par>
<line> vi*tude dos personagens "machões" que ator interpreta. A homossexuali*ade de L*to não o </line>
</par>
<par>
<line> s*r*a economicamente inter*ss*nte par* a </line>
<line> produ*ora, </line>
<line> po*s *erderi* *inheiro e con*ratos. </line>
</par>
<par>
<line> Por*m, *ito demo*stra estar can*ado de viver </line>
<line> mentiras e **ta* di*posto a assumi* *ua </line>
</par>
<par>
<line> identidade *omosse*ual, *ue é des*acado com as seguintes o </line>
<line> p*rgu*tas v*n*as </line>
<line> da *r*du*ão: </line>
</par>
<par>
<line> "Isso é fala de *lgum filme?", "Você é ator. É pa** pa*a viver me*tiras". </line>
<line> *m in*ivíduo homoss*xual p*de, por v*zes, *ante* sua orienta*ão "*ormente e* </line>
<line> al*umas sit*ações so*iais (P*REI*A; AYROSA; OJI*A. 20*6). Lit* a*ivava sua identidade </line>
<line> homossex*al quando estava a sós *om H*rnando, mas a ma*tinha silenciada no seu am*ie*te </line>
<line> de trabalho. Nessa c*na, Lito assume a sua *dentidade homoss*x*al de forma in*eg*al, o que </line>
</par>
<par>
<line> gera u*a c*nsequência </line>
<line> n* q*ar*a ce*a, **an*o Lito t*m seu* bens confiscados pela </line>
</par>
<par>
<line> Associ*çã* </line>
<line> de Condom*ni*s e filmada em angul***o **ta, </line>
<line> qu* </line>
<line> g*ra </line>
<line> uma i*pr*ssão d* </line>
</par>
<par>
<line> infe*iorização. </line>
<line> A q**rt* ce** re*rata o retorn* de Li*o e *ernan*o ao apartamento no q*al morava* </line>
<line> e o impediment* de sua entrada na p*rtaria, o *ue l*va L*to a arrombar a porta e adentrar no </line>
<line> espa*o agora vazio da sala. O predomíni* de pl*n*s conjunto r*ssalta *sse va*io e n*sse </line>
</par>
<par>
<line> moment* *a cena há constatação </line>
<line> *os motivos que *evaram L*to e Hernando ao des*ejo: </line>
</par>
<par>
<line> "violação às leis do condo*ínio" e "ca*o* c*mprovados *e co*port*mento imora*". Daniela, </line>
<line> a*i*a que acompanhava * casal, reforç* que el*s estão no Méxic* e que a* co*s*s p*der**m </line>
</par>
<par>
<line> **orar. De fato, o Mé*ico ocupa o segu*do luga* no mundo, *e**is do Brasil, </line>
<line> em crimes </line>
</par>
<par>
<line> con*ra a comunidade LGBTQI+, c*m pred*mí*io de ataques contra homossexuais masculinos </line>
</par>
<par>
<line> (CASAL, 2017). *s*a violênc*a </line>
<line> é u* dos *atore* r*sp*nsávei* por manter muitos </line>
</par>
<par>
<line> homos*exu*is no "**mário", </line>
<line> além *e pre*sõe* fam*liares e socia*s o e </line>
<line> sentimento de n*o </line>
</par>
<par>
<line> *ertencimento um a </line>
<line> grupo (BRA*A al., 2018; SAN*OS et al., e* </line>
<line> 2**8; GOME*; FELI*, </line>
</par>
<par>
<line> 2019). </line>
</par>
<par>
<line> A quinta cena a*rese**a o preco***ito contra L*to n* esfera virt*al: mensagens como </line>
<line> "V*i se matar? Agradeço!" povoa* sua rede social vir*u*l. Essa conduta na interne* contribui </line>
<line> e ref*rça u*a so*iedade *etrógrada e pre*onceituosa. Matsuura (2016) **r*s*n*a dados que </line>
<line> i*dica* **e cer*a de 84% da* mençõe* em red*s vir*uais *o*re t*mas *omo racismo, política </line>
<line> Rev. FSA, Teres**a PI, v. 18, n. 9, art. 3, p. 47-63, set. 2**1 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. R. Maia, L. G. C. Galego </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> e homossex*a*ida*e são negativas. Lito, </line>
<line> no entant*, apesar dos c*nstr*ngime*to* *ue as </line>
</par>
<par>
<line> me*sagens h*mof*bic*s provocar*m, s*ntia-se mais pr**cupado com a rea*ão de sua mãe </line>
<line> frente à revelação d* sua homos*exualidade. Segundo Fr*go et *l. (***4), em pesquisa acerc* </line>
</par>
<par>
<line> da carac*erizaçã* sociodem*gr*ficas de *omos*exuais, constat*ram que o preconceito </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*scrim*nação n* am*ie*te fam*liar *hegav* a 30% dos entrevis*ados, o que é *m *ontraponto </line>
</par>
<par>
<line> a impor**ncia da aceitação </line>
<line> da família no proce**o de *e autoassu*ir </line>
<line> **mossexual pa*a si </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pa** a sociedade. </line>
</par>
<par>
<line> A mãe, ao contrá*i* *o </line>
<line> que </line>
<line> ele e*perava, de*onstra ins*t*sfação quanto </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> problematização cria*a pelas pessoas próximas *m rel*ção à sex***idad* de Lito e o orgulho </line>
<line> que ela sen*e de el* ter se aceitado gay, conforme é mostr*do na sexta, e última, ce*a. Nela, </line>
</par>
<par>
<line> Li** encontra-se apreens*vo com a </line>
<line> pos*ív*l reação da mãe em relação a sua </line>
</par>
<par>
<line> homosse*u**idade, o q*e se int*n**fic* quando ele *erce*e jornais e revistas com as no*ícias </line>
<line> so*re **a "s*ída do *rmário" na mesinha do centro d* sala da cas* *e s*a mãe. A mã* de Lito </line>
</par>
<par>
<line> aceito* a homo*se*ualidade </line>
<line> *o *ilho, agin*o *o* naturalid*de </line>
<line> e sem contestações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **lga*entos, compatível com as *on*iderações ** T*rke, **u*a e Ma*str* (2015), s*b*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> homossexuliade </line>
<line> não *er </line>
<line> uma opçã* e ne* u*a questão *e esc*lha, e sim, uma *ondição d* </line>
</par>
<par>
<line> pessoa. </line>
</par>
<par>
<line> O enq*ad*amento dessa cena foi reali*ado pred**inantemente p*r *lose-ups, </line>
</par>
<par>
<line> essenciais pa*a a geraç** de empatia e </line>
<line> per*epção dos sentimentos dos </line>
<line> persona*ens, segui*o </line>
</par>
<par>
<line> por p**nos médi*s nos mo*ento* d* *ensão, como ocorr* quan*o Li*o en*ra na casa de *u* </line>
</par>
<par>
<line> m*e chamando por ela e *ambém **a*do </line>
<line> ela aparece em cena. O </line>
<line> plano médio utilizado em </line>
</par>
<par>
<line> tai* momentos p*rmi*e perceber a rea*ã* dos **rs*n*gens, a*sim como sua expressão e aç*o. </line>
<line> O episódio "Especial de Natal" t*m uma c*nstrução *i**r*nt* d* r*stante da série, </line>
</par>
<par>
<line> sendo re**iza*o no fo*mato </line>
<line> de </line>
<line> u* filme cine*atográ*ico, pr*ncipalmente </line>
<line> p*la estrutura </line>
</par>
<par>
<line> narrativa d* </line>
<line> começo, m*io e fi* que se autossuste*ta, além da con*truçã* d*s elem*nto* </line>
</par>
<par>
<line> **nematográfic*s. A questão d* homossexu*lidade de Lito e Hern*ndo é nar*ada de fo*ma não </line>
<line> convencion*l, diferente daquela apr*sen*ada por Virge*s (201*), na qual o u*iv*rs* </line>
<line> ho*oafetivo no cinema é caract*rizado *or uma hist*ria que e*a marcada po* invisibili*ades, </line>
</par>
<par>
<line> estereótipo e lim*tações </line>
<line> de abord*gem, a*sim como a m*ior parte das *roduç*es co* </line>
</par>
<par>
<line> personage**/temát*cas </line>
<line> homoss*xuais ai*da * </line>
<line> *ermead* pelos es*ereótipo*, pelo riso e pelo* </line>
</par>
<par>
<line> *inais trágicos, apes** desse cenário estar se modifica*do de*de os an*s 90. </line>
</par>
<par>
<line> A rep*esenta*ão </line>
<line> ** </line>
<line> homos*exualidade e* S*ns*8, s**undo pesquisa sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ep*esentaç*o da </line>
<line> homo*sexualid*de </line>
<line> nessa s*rie realizada por Vitvaszyn, Marinho e Nun*s </line>
</par>
<par>
<line> (2016), é c**siderada bem elab*ra*a por 75% dos *articip*ntes da *esqu*sa, porém há uma </line>
<line> R*v. FS*, *eres*na, v. *8, n. *, art. 3, *. *7-63, set. 2021 www4.fsan**.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Lito e He*nando: Aná*ise S**ióti*a e do Di**urs* Sobre a Sexualidade no Epi**dio Especial </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> d*vis*o da* opi*iões entre considerar a construção *os persona**ns homossex*ais pr**im* da </line>
</par>
<par>
<line> ***lidade e nã* est*reotipada e, </line>
<line> em rela*ã* a Lito, estereotipad* *m vi*tude ** profi*são de </line>
</par>
<par>
<line> a*o*. Além disso, Moraes </line>
<line> (2018) apon** que, *pesar desse conflito de opiniões, u* *os </line>
</par>
<par>
<line> *ot*vos da *érie *e*se* *er conqui*ta*o o p*blico *GB*QI+ no Bras*l * o fato *o núc*eo </line>
<line> latino da sé**e prioriz*r a homosse*ualidade d* Lito. </line>
<line> Essa mud*nça nas *epresentaçõe* de *omo*sexuais em produções a*diovisuais * *ma </line>
<line> tendência q** *e iniciou nos anos 9* do sécul* XX. Bessa (2007) a**rma que em *9*0 *c*rreu </line>
<line> um *o*m de fes*i*ais ga*s e qu*, em grande parte, os *ilm** apres*ntados eram v*ltados para </line>
<line> assuntos de discr*minação, solidão e desaf*os, *ssim como a questão p*r trás do "**sumi*-*e", </line>
<line> que é um assu*to delica*o e q*e assom*ra muitos da c*mun*dade **B*QI+. Um das *azõ*s </line>
</par>
<par>
<line> da r*alização dess*s festivais </line>
<line> era poder </line>
<line> repres*nta* de mo*o </line>
<line> posit*vo e até mesmo </line>
<line> be* </line>
</par>
<par>
<line> humorado *s ques*ões sobre o *niverso ho**ss*x*al. Se*undo Sarm*t * Bal*ar (20*6), </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> novo *e*mo par* o ci*ema com temáticas rela*ionadas *s sexualidades das *inorias é * "n*vo </line>
<line> cinema queer". E**e no*o ci*ema agrega * con*unto d* filmes e cineast*s gays e lésbicas que, </line>
<line> no início d* 1990, produziram u* novo modo de fazer cinema, usando de ousadia e esti*ismo* </line>
<line> provoc*ntes para as p*od*ções. </line>
</par>
<par>
<line> O cinema passa, *ntão, s*r um a </line>
<line> lugar de represen**ção L*BTQI+ que atua </line>
<line> co*o </line>
</par>
<par>
<line> condutor </line>
<line> de c*n*ecimen*o acerca de </line>
<line> questõ*s re*ativas ao ser gay, a* "sair do </line>
<line> *rmário", </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> processo </line>
<line> de autoaceitaç*o e à discussã* ** homofobi*. Nes*e sentido, es*udo de Turke, o </line>
</par>
<par>
<line> Paula </line>
<line> e *a**tro (201*) apont** que a fal*a de </line>
<line> conhe*imen**s e i*formaçõe* so**e os </line>
</par>
<par>
<line> diferentes gêner*s e or*entações sexuais, pod*m levar a* pessoa* a se*em preconceituosas, * </line>
</par>
<par>
<line> *ue </line>
<line> *orna o cinema outras produções audiovisuais e </line>
<line> meios adequados d* se promover aç*es </line>
</par>
<par>
<line> de educação para a se*ualidade e *e superação de p*eco*ce*tos. </line>
<line> A constr*ção das cenas que retratam a homossexualidade * seu processo de aceitação </line>
<line> no espec**l de natal da sé**e Se**e8 * caract*rizada pela natu*al*zaçã* *a h*mossexual*dade a </line>
</par>
<par>
<line> de**eito *e to*o* o* fat*re* que at*am </line>
<line> *o*tra es*a naturalização (homofobia, inter*sses </line>
</par>
<par>
<line> econôm*cos, des*onheciment*, etc.), de for*a a produzir essa percepção p*lo *úblico. Os </line>
<line> disc*rso* pre*e*te* *as cenas *na*isadas sã* aprese*tados de *orma não disc*iminató*ia, anti- </line>
<line> h*m*fóbica e pouc* estereotipada, *obret**o nas falas *os prot*gonistas, o que poderia tor*a* </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> *érie </line>
<line> um *nstrumen*o de </line>
<line> redução da disc**mi*ação e *a h*m*fobia. Um indicat*vo *essa </line>
</par>
<par>
<line> p**sibi*id*de é que * série apres*nta ** vasto e diverso pú*lico, não só de*ido à *lat**orma </line>
<line> de dist*ibuição, *a* ta*bém a mul*ip*i*idades *e divers*dades q*e a s*rie apr*senta. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 9, ar*. 3, p. 4*-63, set. 2021 </line>
<line> *ww4.f*an*t.*om.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. Mai*, L. G. C. Ga*ego </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O "Especial de Natal" de Sense8 a*r*senta * constru*ão da homoss*xualida*e de Lito, </line>
</par>
<par>
<line> e sua relação </line>
<line> homoafe**va </line>
<line> com H*rnando, *e uma manei** *i*erente </line>
<line> *aquela que </line>
<line> a* mídia* </line>
</par>
<par>
<line> costumeirame*te aprese*tam: homossexuais mas*ulinos co* e*tereótipos afeminados q*e e </line>
</par>
<par>
<line> constit*em os *úcleos cômicos das trama*, o que </line>
<line> *oss*bi*ita uma reflexão dos </line>
<line> expectadores </line>
</par>
<par>
<line> sobre a *iversid**e d* manifestações d* homos*exualidad*. </line>
<line> Essa s*p*ração do estereóti*o gay *feminad* que a *éri* concretiza no* *ers*na*ens </line>
<line> *e Lito * Hern*nd* a ap*oxim* da proposta da Teoria **eer, na qual a utilizaç*o dos r*tulo* </line>
</par>
<par>
<line> sobre sexu**idade de*eri* s** subs*ituída pe*a *e**epção *e </line>
<line> que **se a*pec*o da existência </line>
</par>
<par>
<line> h*mana é mui*o mais d* q*e isso. A*esa* de Lito e *e*nando se ide**ificarem *o*o g*ys, o </line>
</par>
<par>
<line> *ótulo aqui é utilizado muito *a*s </line>
<line> e* </line>
<line> um* persp*ctiva de *uta *or direito, do </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *implesm*nte um es*ereótipo con*truí*o s*bre conceitos pr*conceituosos. </line>
</par>
<par>
<line> Lit* * um p*rsonagem heteronormativo *m </line>
<line> u** alma *ay, fruto do seu contexto </line>
</par>
<par>
<line> c*ltu**l machista, tanto </line>
<line> e* virtude das pres*ões exercidas *ela socied*de mex*cana, q**nto </line>
</par>
<par>
<line> pelas *xpectativas de *eus *rodutore* em r**açã* *o seu trabalho com* ator qu* des*mpenha </line>
</par>
<par>
<line> p*péis d* h*mens vi*** *ensuais para m*lheres. N* epis*d*o e </line>
<line> espe**al de N*tal de Se*se8, </line>
</par>
<par>
<line> Lito consegue superar uma condição si*e qua no* por *ei* *o *rocesso de autoace*t*ção que </line>
<line> vivencia, e da aceitação da família, representada pela mãe, e pelo* amig*s *a*s próxi**s (*s </line>
<line> demais *en*e8). *s*e *rocesso nã* é apresentado para Hernando, mas é possível se inf*rir que </line>
<line> *l* já saíra do armário há te*pos, e a questã* da a**i*ação não er* mai* uma problemá**ca. </line>
<line> A a*o*dagem da série em **l*ç*o à ho*ossexualidade é n*tural*zante, pois a q*est*o é </line>
<line> retra*ada de m*neira a se r*speita* a divers*dade das manifestações sobre * sexu*lidade. Além </line>
<line> d*s**, apres*nta um discurso a*ti-homofóbic*, que possibilita, a quem as*ist*, refletir sobre a </line>
<line> *omo*ob*a e sobre * sofrimento que *omossexu*is *ass*m ao se aut*ac*it*rem, processo esse </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> i*exi*te na *ondiçã* </line>
<line> h*terossexual. A utilização *e </line>
<line> planos *ai* fech*d*s constitui um </line>
</par>
<par>
<line> e*emento se*iótico fundam*ntal *ara gerar empatia pe*os personagen* pelo públic*. </line>
<line> Por fim, *á uma belíssima t*atrali*ação *o proces*o d* auto*ceitação que ***oria a </line>
</par>
<par>
<line> dos ho*ossex*ais viv*m, e como ess* processo </line>
<line> é estritam*nte d*pend**te do </line>
</par>
<par>
<line> amad*reci*ento e autopercepção do *ndi*íduo sobr* s* mesmo, *em c*m* do *poio f*miliar e </line>
<line> dos amig*s *ue convivem, como s* fosse *m aval de seguir em frent*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresi*a, v. 18, n. *, art. 3, p. 4*-63, set. 2021 </line>
<line> *ww4.fsane*.com.br/rev*sta </line>
</par>
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<line> Lito e Her*ando: Análise Semiótica e do *iscurso *ob*e a Sexualida*e no Episódio E*pecial </line>
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