<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 10, art. 3, p. 50-71, ou*. 2*21
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.10.3
</line>
</par><par>
<line>
Pl*nejamento Estratégico na Admin*s*ração Púb*ic*: Um Est**o da Produção C**ntífica
</line>
<line>
Str*tegic Plann*ng in *u*lic Admin*stration: A St**y of S*ientific *rod*ction
</line>
</par><par>
<line>
*n*e Laiza *os Santos
</line>
<line>
Graduação *m A*ministração Pú***ca pela Un*versidade Fede*al de Serg*pe
</line>
<line>
E-mail: ann*dossantos12@hot*ai*.com
</line>
<line>
Márcio Nann*ni da Silv* Fl*rêncio
</line>
<line>
D**torado *m C*ência da Pro*r**dade Int*lectual pela Uni*e*sidade Fe*eral de Serg*pe
</line>
<line>
Mestre em Ciênc*a da *ropriedade I*tel*ct*al pe*a Univers*da*e *ederal de *erg*pe
</line>
<line>
Professor T*tor no Curso de Administração P*blica da Univer*i*a*e *ed*ral d* Ser**pe
</line>
<line>
E-mail: marcio_n*n*ini@h*tmail.com
</line>
<line>
M*rcos Edu**d* Zambanini
</line>
<line>
Doutor em Adm*nistr*ç*o pela Uni**r*ida*e Munici*al de São Ca**ano do Su*
</line>
<line>
Profes*or da Univ*rsid*de Federa* de Sergi*e
</line>
<line>
E-mai*: zambanin*@*ol.com.br
</line>
<line>
M*ria Andréa Roc*a Es*o*ar
</line>
<line>
Doutora em Admini*t*ação e T*rismo p**a Univ*rsidade do Vale do Ita*aí
</line>
<line>
Pro**ssora da Universidade Fe*eral de S*rgipe
</line>
<line>
E-mail: escobar.ufs@g*ail.co*
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: An*e Laiza do* San*o*
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersidade Fed*ral de Sergipe / Campus *ão Cristó*ão
</line>
</par><par>
<line>
- A*. M*recha* Rondon, s/n - Jardim Ros* Elze, São
</line>
<line>
Ed*to*-*hefe: Dr. *onny K*rley d* A*enca*
</line>
</par><par>
<line>
Cristóvão - SE, 4910*-000. *rasil.
</line>
<line>
Rodrigue*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Márcio *a**in* da Silva F*orêncio
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ers*dade Federa* de Sergipe / *ampus São Cristóvão
</line>
<line>
Artigo r*ce*id* em 26/09/2021. Última versão
</line>
</par><par>
<line>
- Av. *arech*l Ro*don, s/n - Jardim Rosa Elze, São
</line>
<line>
*ecebida em *7/10/*021. Aprov*do em08/10/2021.
</line>
</par><par>
<line>
Cristóvão - SE, 49*00-000. Bra**l.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Marcos Eduardo Zam*a**ni
</line>
<line>
*valiado **lo s*st*m* *riple Rev*ew: a) De*k Review
</line>
</par><par>
<line>
*niversidad* F*deral d* Sergipe / Campus São Crist*v*o
</line>
<line>
*elo Editor-C*efe; e b) Double Bl*n* *e*i**
</line>
</par><par>
<line>
- Av. Marechal R*ndon, s/n - Jardim Ros* El*e, São
</line>
<line>
(*valiaçã* cega por d*is aval*adores da área).
</line>
</par><par>
<line>
Cristóvão - SE, 49100-000.B**sil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Ma*ia Andréa Rocha Escobar
</line>
<line>
R*v*são: Gram*tical, Nor*a*i*a e de Formatação
</line>
</par><par>
</page><line>
Universidad* Federal *e *ergipe / CAMPUSITA - Av.
</line>
<line>
*er. Olím*i* Grande, s/n - Porto, Itabaian* - SE, 4*500-000.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pla*ej*mento Estr*tégico na A*minist*a*ão **bli*a: *m **tudo da *rod*ç** Cie*tíf*c*
</line>
<line>
51
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
E*se estudo t*v* *omo obj*tivo a*alisar *
</line>
<line>
*r*dução
</line>
<line>
cien*ífica internacional sob*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
planejamento estratégico na Ad*inistração Pública, expond* suas características, impacto e a
</line>
</par><par>
<line>
*ede de *olaboração científi*a por meio *a
</line>
<line>
bi*liomé*r*ca e d* análise de redes socia**. Par*
</line>
</par><par>
<line>
esse fim, fo* utilizada a b*se de dados Web
</line>
<line>
of Science, por ser consi**rada uma base
</line>
</par><par>
<line>
mult*disciplinar e relev*nte no *ornecimento de in*ormações para estudos biblio*étrico*. Um
</line>
</par><par>
<line>
t*tal de 111 artigos foi o*tido
</line>
<line>
no *eríodo ent*e 1981 e 202*. A pes*uisa *iblio*étrica
</line>
</par><par>
<line>
possibilitou d*monstrar os result*do* quanto às pri*cipais áreas de
</line>
<line>
pesq*isa, institu*ções,
</line>
</par><par>
<line>
autores,
</line>
<line>
p*íses, periódic*s que mais produzir** sobre planej*mento estrat*gico na
</line>
</par><par>
<line>
administraçã* p*blica. * p*rtir dos resultados d* análise d* citação, a literat*ra f*i **visada,
</line>
<line>
sendo po*sível * identifi*ação da* publicações mais cita*as * s*as m*iores méd*as anuais de
</line>
</par><par>
<line>
cita*õe*. A
</line>
<line>
red* de colabora*ão *ntre *utores e *aí*es
</line>
<line>
possibilito* *dentifi**r e visualizar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
e*trutura e p*drõ*s d** relações de cola*o*ações entre eles.
</line>
<line>
Palavra*-chave: Admin*stração Públ*ca. Bibli*metria. Pla*ej*men*o Estr*tégico.
</line>
<line>
ABSTR*CT
</line>
</par><par>
<line>
Thi* study aimed
</line>
<line>
to anal*ze th* in*ern*tional scie*tific p*oduc*i*n on strateg*c *la*n*ng in
</line>
</par><par>
<line>
*ublic Adm*nistrati*n, expos*ng its cha*acteristics, impact an*
</line>
<line>
scientifi* collabo*ation
</line>
</par><par>
<line>
network
</line>
<line>
through **bliometric* and soci*l network
</line>
<line>
analysis. For
</line>
<line>
this purpose, *he Web of
</line>
</par><par>
<line>
Sc*ence d**ab*se was used, as i* is cons***red a m*ltidisc*plinary and relev*nt ba*e *n
</line>
</par><par>
<line>
provi*i*g i*for*atio* f*r
</line>
<line>
bibliometric studies. A total o* 111 articles w**e obtained in
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
*eriod betwe*n 19*1 and 2**1. *he bibliom*tric rese*rch made it poss*bl* to demonstrate the
</line>
</par><par>
<line>
result* reg*rding t*e main resea*ch areas, in**itutio*s,
</line>
<line>
author*, count*ies, journals that
</line>
</par><par>
<line>
produced the *ost on **rategic
</line>
<line>
pla*ning
</line>
<line>
i * p*** i *
</line>
<line>
a*mini*t*ation. *rom the resu*ts o* th*
</line>
</par><par>
<line>
*itation an*lysis, the literature was revie*ed, *ak*ng it
</line>
<line>
possible to identify th* most cited
</line>
</par><par>
<line>
p*blications and their *i*he*t an*ual averag* of *ita*i**s. The collabor*t*on network between
</line>
</par><par>
<line>
a*thors and countries *ad* i*
</line>
<line>
possib*e to *dentify a** vi*u*lize
</line>
<line>
the st*u*ture and patterns *f
</line>
</par><par>
<line>
th* ****aborat*ve relationships betw*en them.
</line>
<line>
Keywords: Public Administrati**. Bibliomet**c. *trateg*c Planni*g.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, T**esina *I, *. 18, n. 10, a**. 3, p. 50-71, out. *021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. S**to*, M. *. S. Fl*rêncio, M. E. Zambani*i, M. A. R. Esco*ar
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
* *rocesso de m*dança no mei* organizac*ona* e a *e*an*a por prestação ** m*lhores
</line>
</par><par>
<line>
serviç*s **odutos *ara s*us c*nsumid*res s** t*máticas de **ande r**evância para e
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
org*nizaçõ*s, q*e visam ef*ciência, eficác*a a efetivi*ade
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
e
</line>
<line>
de sua* a*iv*dad*s planej*das.
</line>
</par><par>
<line>
S*gundo Matias-**r**ra (2010),
</line>
<line>
*a esfera pública, d*staca*-se a *ermanênci* exist*n*e d**
</line>
</par><par>
<line>
órgã*s e as prestações de se*viç*s públicos con*í*uos * long* *razo, sendo *ma das **nçõe*
</line>
</par><par>
<line>
*rincipa*s
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
a*m*nistração pública a *ecessidade maio* *e *bser*ân*ia d*s p*ocessos de
</line>
</par><par>
<line>
m*da*ça* e suas *deq***ões orga*izacionai* par* melhores prestações dos serviços.
</line>
<line>
O processo g*renc*al corresponde à administra*ão coerente e contínu*, utilizando as
</line>
<line>
ferram*ntas de p*anejamento, organ*za**o, direç*o * contr*le na de*imitaçã* da* a*i*idad*s a
</line>
<line>
serem *orn*c*das à *ociedade. Afirma* Misocsky e Gue*es (20**, p.16), q** o "*lan**amento
</line>
<line>
* o *álculo *ituacional que r*la*ion* o p*esen*e c*m o futuro e o conhecimento com a a*ão".
</line>
<line>
E**r*tanto, muitas ve*e* o planeja**nto governament*l é negligen*iado, limitando-* * apenas
</line>
<line>
*ma *b*igat*riedad* de *o*mulaçã* e concretização o*çament**ia de go**rno, p*ejudicand* a
</line>
<line>
*levação *a eficiênc*a, eficáci* e e*etividad* da organ*zaçã* (M*T*AS-PEREI*A, 2010).
</line>
<line>
O pla*ejam*nto estratégico visa ao estab*lecimento d* ob*eti*os, d*safios e m*tas co*
</line>
</par><par>
<line>
ênfa*e
</line>
<line>
no aspecto de longo prazo dos obje*i*os e análise
</line>
<line>
g*obal do cenário (O*IVEIR*,
</line>
</par><par>
<line>
*007). M*tias-Pereira (20*0) pr*põe qu* * planejamento est*até*ico é um* *erramenta
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*écnica par* gerenciar os c*m*nhos que lev*m ao* o**etivos d*sejados pela orga*ização e qu*
</line>
<line>
cont*ib*i de *orma efetiva * ape**eiç*ada.
</line>
<line>
Para Marque* (2014), o p*anej*mento *s**atégico na administração pública permite *ma
</line>
<line>
visão g*obal do a*bien*e interno * e*ter*o no qual a *rganiz*çã* está **ser*da com o intu*to
</line>
<line>
de *st**elece* e*tratégia* di*ecionadas para melhoria dos aspectos negati**s *ercebido*, b*m
</line>
<line>
com* fortalecer os pont*s positivos.
</line>
</par><par>
<line>
A *otiv*ç*o
</line>
<line>
da **s*uisa baseia-se n* *mp*rtância d* *e *ti*i*ar
</line>
<line>
o plan*jam*n*o
</line>
</par><par>
<line>
es*raté*ico nas o*ganiz*ções privadas
</line>
<line>
ou públ*cas, isto
</line>
<line>
é,
</line>
<line>
essa *erramen*a tem sido
</line>
</par><par>
<line>
ind*spensáve* na delim*tação e **cance de objeti*os o*ganizacio*ais, visando aind* maior
</line>
</par><par>
<line>
efici*ncia, e**cácia e efetividade
</line>
<line>
principalmente
</line>
<line>
nos
</line>
<line>
serviços públ**os. As*im, a *ele*ância
</line>
</par><par>
<line>
desse estudo deu-se pel* falta
</line>
<line>
*e pesquisas que explorem materiais *ien*íf*cos
</line>
<line>
* sua*
</line>
</par><par>
</page><line>
colabor*ções para a temát**a em t*** a parti* de indicador** bi*liométrico*.
</line>
<line>
As contribu*ções acadêmica* e práticas da pr*sente pesq*isa c*nsiste em forn*cer uma
</line>
<line>
in*est*gação bibli*métrica do *ema planejamen*o estrat*gic* na Administração Pú*lica, a f*m
</line>
<line>
R**. FS*, Teresi*a, v. *8, n.10, art. 3, p. 50-*1, ou*. 2021 www4.fsanet.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Planejame*to *stratégico na Administ*ação P*blica: Um *st*do da Produção *ie*tífica
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
de disseminar achados *eleva*tes *a*a ser** utili*a*os *m pesquisas **turas e para
</line>
<line>
formulaç*o d* políticas públicas.
</line>
<line>
E* f*nção do exposto, defin**-s* o *eguinte p**blema *e pesquisa: Qua*s a* princip*is
</line>
</par><par>
<line>
caracte*ísti*as da produção científica internacional sobre planej*me*to es*ratég*c*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
Admin*st*ação Pública? Dian*e disso, **te estudo teve po* o*jetiv* geral analis*r a produçã*
</line>
<line>
cient*fica int*rnacional sobre o *lan*j*me*to estratég*c* na Admin*stração Pública,
</line>
<line>
cons*derando o período de 198* at* jun*o d* 2021.
</line>
<line>
2 REFE*ENCIAL TE*RICO
</line>
<line>
*.1 Planejamento Estra*égi*o
</line>
<line>
No ponto de vista d* Pe*eira (2011), * pl*nejamento consiste na aná*ise si*têmica dos
</line>
</par><par>
<line>
pontos fortes e
</line>
<line>
fracos d* organização e *a* op*rtunidades e ame*ça* do ambien*e e*terno,
</line>
</par><par>
<line>
com o obj*tivo ** f**mular estratégias e ações
</line>
<line>
e*tratégicas, a fi* de aumentar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
competitividade * su* resolut*vidade.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse contexto, Peter Dru*ker (198*, apu* CHIAVE**TO; S*PIRO
</line>
<line>
2 0 0 * , p .* 0 )
</line>
</par><par>
<line>
defin* o p*ane*amento est*atégic* n* se*uin*e perspectiva:
</line>
</par><par>
<line>
Pl*nejamento estr*tégico é um processo contí*u* de, c*m o maio* con*ecim*nto
</line>
</par><par>
<line>
poss*vel do fu*u*o considerado, tomar decisões
</line>
<line>
at*ai* q*e en*olvem riscos fu*uros
</line>
</par><par>
<line>
aos resu*ta*o* es*era*os; o**an*zar as ati*ida*es necessárias à ex*cução das
</line>
<line>
decisões e, atr**és de uma r*avaliação sis*emá***a, medir o* re*ultados em fase às
</line>
<line>
e*pectat*vas alimen*ada*.
</line>
<line>
De a*or*o com as *efin*ções expostas, obs*rva-se a existência c*erente *ntre o* autores
</line>
<line>
com relação a* planejamento estratégico, s*ndo esse u* plano formal, cons*iente, flexív*l,
</line>
</par><par>
<line>
te*por*l, em *ue haja uma **tonação com re*ação à organização,
</line>
<line>
o env*lvimento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**por*ância da *esma. Entre*an*o, "as est*atégia* devem formar, bem com* ser formuladas"
</line>
</par><par>
<line>
(*INTEZ*E**; AH*STR*ND; LA**EL; 2010, p.27). Delim*tan** assim, quem é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
empresa? e aonde ela quer *hegar? (OLIVEIRA, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
Matias-Pere*ra (2010, p.12*) diz: "a utiliza*ã* do planej*ment* *strat*g*co con*ribui
</line>
</par><par>
<line>
para
</line>
<line>
estimular os *d*i****rado*es a pensar em termo* do que é *mp*rtante ou relativa*ente
</line>
</par><par>
<line>
*m*ortante, e também a se conc*nt*ar sobre *ss**tos *e maior relevância", reaf*rman*o * que
</line>
</par><par>
<line>
Chiavenato e Sapi*o (2009)
</line>
<line>
*xpõe* quando fala* s*br* *uste*tab*lidade e continuidade do
</line>
</par><par>
<line>
processo est*atég*co.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina P*, v. 18, n. 10, art. 3, p. 5*-*1, o*t. 2021
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. Santos, M. N. S. Florêncio, M. E. Z*mban**i, M. A. R. Escobar
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
A conceituaç*o
</line>
<line>
*e pl*nejam*nto consiste num proces*o finalís*ico, apoiado
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
raci**alidade e n* coerência, em que se busca ajustar os m*ios e fins, para alcançar os
</line>
</par><par>
<line>
*bjetivos estabelecido* (MATIAS-PEREIRA,
</line>
<line>
2010). A p*incip*l função do pl*n*j***nto
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pro*orciona* a organização em uma situação de eficiência, efic*ci* e efetividade (OLIVEIR*,
</line>
<line>
20*7).
</line>
</par><par>
<line>
Ainda segundo Oliveira (200*), * ato de p****j*r envo*v* os s*guintes aspe**os:
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
própr*o proce*so de pl*ne*amento deve se* planejado; o processo é i*terat*vo (*nvolvimento
</line>
<line>
de d*as ou mai* p*ssoas); *, o processo é ite*ativo (contínuo).
</line>
</par><par>
<line>
Assim, observa-se que o *lane*amen*o estr*tég*co visa
</line>
<line>
a um p*ocesso f*rm*l
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desenvolviment* organizacional para um s*ces** de médio lon*o pr*zo, ba*ea*d*-s* e
</line>
<line>
na*
</line>
</par><par>
<line>
a*álises e deci*ões no presen** e no pa*sad*.
</line>
</par><par>
<line>
* definição p*oposta po* Chiavenato e Sa*iro (200*, p. 4-5), qu*nto à
</line>
<line>
estratégia
</line>
</par><par>
<line>
correspon*e * "*ma escolh* que en*olve tod* a org*n*zação e consiste em selecion*r, d***re
</line>
<line>
várias hipóteses *xistentes, qual deve *e* escolhi*a a resp*ito do* a**ec*os inter*os e ext*rnos
</line>
<line>
da organ*zaçã* * *omar de*isões com base ness* opção."
</line>
</par><par>
<line>
A o*ganização tem n* sua es*r**égia os elemento* e
</line>
<line>
os fu*d*mentos necessá*ios sob*e
</line>
</par><par>
<line>
os quais *ua estrutura é con*truída e reconstruída soci*lmente (VIEIRA; QUADROS, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
*ara Thompson Jr. * Strick*and (200*), est*atégia consis*e em u* c*njunto d* mudanças a
</line>
</par><par>
<line>
que os gere*t*s execu*am
</line>
<line>
pa*a a*ingir o melhor de*empenho, enquanto o *lanej*mento
</line>
</par><par>
<line>
di*ec*ona envolvendo todas a* funções * depa*t*mentos p*incip*is.
</line>
<line>
2.* Planejamento Estraté*i*o n* Administ*ação *úblic*
</line>
<line>
O Planejamento Estratég*co *o setor públ*c*, de ac*rdo com *at*as-P*reira (2010,), se
</line>
<line>
apres*nta como uma técni*a que pode cont*ibuir de forma ef*tiva quando re*l*zado de forma
</line>
</par><par>
<line>
in*eligente. En*ret*nto, a utili*ação **
</line>
<line>
planejamento é criticad* e sofre res*stênc** cult*ral,
</line>
</par><par>
<line>
observada *ela frase usua*mente utilizada "planejar é uma co*sa, fazer é outra...", *imitando o
</line>
<line>
desenvolvimento das organizaçõe* * sua **ntinuidade efetiva (TO*I, 2**3, p. 29).
</line>
<line>
*gboro, Obeng e Spann (2011) ressaltaram que o planejamento estratégic* de *m*
</line>
<line>
org*nização deve a*o*panhar as *uda*ças e desafios do ambiente, requer*ndo boas relações
</line>
</par><par>
<line>
de trabalho
</line>
<line>
*ntre a *q*i*e de planej*me*to, gerentes e a
</line>
<line>
equi*e da alta adm**istraçã*;
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ocalizaçã* da eq**pe de planejamento e*t*atégico próxima à alta ad*ini*tração; integração de
</line>
<line>
plan*s de u*idade o* divisã* em um plano estratégico de toda a organização, e um processo
</line>
<line>
de planeja*ento que não seja mu*to rígi*o o* mecân*c*.
</line>
<line>
*ev. *SA, T*resina, v. 18, n.10, art. 3, p. 50-71, out. 2021 *ww4.f*anet.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*l*nejamento Estratégico na Ad*ini*t*aç*o Púb**ca: *m Estudo da Pr*duçã* *ientíf*ca
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
Geo*ge, *alker * Monster (2019) descobri*a* *ue o planejament* est*atégico é u*a
</line>
</par><par>
<line>
abordagem amplamente
</line>
<line>
a*ot*da *as organizações conte*porâneas, *rincipalm*nte no setor
</line>
</par><par>
<line>
público. Eles verif*cara* por me*o de *ma meta-análi** emprega*a em *1 estudos empí*icos
</line>
</par><par>
<line>
que o plane*amento
</line>
<line>
estra*égico p*ssui um i**acto
</line>
<line>
posi*ivo, moderado e signi*icat*vo
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
*esem*en*o organizacional.
</line>
<line>
*lbana, A**rews * Pollan** (2016) orientam q*e o* esf*rç*s emp*een*ido* por gesto*es
</line>
</par><par>
<line>
p*blicos para pl*nej*r estrategica*en*e suas
</line>
<line>
organiza*ões não re*ultam em uma p*r*a de
</line>
</par><par>
<line>
tempo, nem d* recursos, mas podem *evar a *ma implementaç*o bem-sucedida da est**tégia.
</line>
</par><par>
<line>
P*ra is**, Poister (20*0) exp*ico*
</line>
<line>
que é i*portante q*e as *str*tégias sejam implem*n*ada*
</line>
</par><par>
<line>
efe**vame*te, *em c*mo os gesto*es
</line>
<line>
p*blico* *ecess*tam pensar e *gir es*rate*i**mente,
</line>
</par><par>
<line>
sendo capa*** de ad*inistrar **m foco em re*ultados.
</line>
<line>
A Constitu*ção Fe*er*l *e 1988 n* A**. 165 apres*nta que as *eis que cab*m ao Poder
</line>
</par><par>
<line>
Executivo estabel*cerão: "* - plano plu**anual; *I a* diretrizes orçame*tári*s; III -
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>-</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
orçamento* an*ais" (BRASIL, 1988, s.p.). *essa forma, os gest**es devem usar de um p*ano
</line>
</par><par>
<line>
estr*tégic* de modo a n*rtear a execuçã* dos programas d* *rabalho. Com is*o,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pl*n**ame*t* e**rat*gic* **de contribuir co* a formulação de polític** públicas plane*adas
</line>
</par><par>
<line>
voltada* à socieda*e
</line>
<line>
com a s*a participa*ão, proporcionando um mai*r envolvimen** social
</line>
</par><par>
<line>
nesse processo *o expor as reais necessid*des **letiva* (LEANDRO, 2018).
</line>
<line>
O Plano *lurianual (PPA) estabele*e "as diretrizes, *bje*ivos e m*tas da administ*a**o
</line>
</par><par>
<line>
pública fe*eral para as despesas *e capital e outras delas decorrentes e para as rel*t*vas
</line>
<line>
aos
</line>
</par><par>
<line>
program*s de
</line>
<line>
duração c**t*nu*da" (BR**IL 1988, s.p.). Observa-se q*e e*se plano
</line>
</par><par>
<line>
corresponde à pro*rama*ão de ações d* govern*
</line>
<line>
d* caráter centralizador, ou sej*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
o*ganização pú*li*a *ue delimi*a o plano (MAND**, 2016; S**V* et al., 2017).
</line>
<line>
Um d*s principais intuitos do *P* é de*imita* *ue nenhum investimento venha
</line>
</par><par>
<line>
u*tra*assar *xerc*cio fi**n*eiro sem prévia estabelecida no plano, *s*e deve ser *prova*o *
</line>
<line>
pelo leg*s*ativo (MIS*CZKY; GUEDES, *012), ou sej*, o poder ex*cutivo só pode realiz*r o
</line>
</par><par>
<line>
q** **tá
</line>
<line>
expos*o e delimitad* no P*A. O *lano de governo é
</line>
<line>
nece*sário
</line>
<line>
**ra deixar claro
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
que deverá s*r
</line>
<line>
colocado em prática, obs**vando s*a impor**n*i* e sequência
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
aplicab*lidad*.
</line>
</par><par>
</page><line>
O *ro*e*so de eta**s de formulação *a P*A, ainda s*gundo o pensamento de Misocz*y
</line>
<line>
e G*edes (2*1*, p. 1*4), consiste em:
</line>
<line>
Ela*o*ação - Consi*te na constru**o da bas* estraté***a e de definiç*o **s
</line>
<line>
Pr**ram*s e ações - Projeto *e L*i;
</line>
<line>
Implantaç*o - Processo de o*eracionalização do Plano **rovado *o* mei*
</line>
<line>
do* programas, a disponibilidad* de recursos e os orçamentos anua*s;
</line>
<line>
*ev. FSA, Ter*sina PI, v. 18, *. 10, art. 3, p. 50-71, o*t. 2021 www4.f**net.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. Santos, M. N. S. Fl*rê*cio, M. *. Zambanini, M. A. R. Escobar
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Moni*o*amento - acompanhamento da execução da* ações *o Programa;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Ava*i**ão - acompanham*nt* dos re**l*ados pret*ndidos c*m o PPA;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Revi*ão - proc**so d* a*equação do Pl*no à* mu*anças internas e ex**rnas.
</line>
</par><par>
<line>
Todavia, Kote*n (1991 apud OTA, 20*4, p. 51) diz que a "*estão e*tr*tégica pode *er
</line>
<line>
ap*icada em organiz*çõ*s públicas caso haja uma lide*ança fo*te da alta administração para
</line>
<line>
criar a visão co*po*at*va e gerir as mudanças resultantes do proce*so". Assim, ev*dencia-** o
</line>
<line>
posicionamento dos gest*re* quanto à abord*g*m ou n*o d* planejam*nto est*atégico para
</line>
</par><par>
<line>
*u*iliar a ge**ncia *a organiza*ão com base *o *lano
</line>
<line>
d* gov*rno aprovado par* melhor
</line>
</par><par>
<line>
efe*ividade.
</line>
</par><par>
<line>
A Le* de D*retriz Orçamentária corresponde às "met*s e p*ioridades da administração
</line>
</par><par>
<line>
pública federa*, incluind* a* despesa* d* capital *ara o exercíc*o
</line>
<line>
financei** subsequ*n*e,
</line>
</par><par>
<line>
ori*ntará a elabo*ação da lei or*amentár*a anual" (BRASIL, 1988, s.p.), instr*mento
</line>
<line>
importante *ara * co*tinuação das ações d*termin*da* no *PA. * notória a importância dessa
</line>
<line>
*e*, po*s corres*onde a uma análise dos f*ito* de a*o*do com o orçam*nt* disponí*el e
</line>
<line>
nec**sário à e*e*ução das açõ*s.
</line>
<line>
A Lei Orçamentária A**al, de acordo *om Brasil (1988, *.p.), comp*een*e a: "I -o
</line>
</par><par>
<line>
orçamento fiscal ref*r*nte
</line>
<line>
ao* Pod*res da União, se*s fu*dos, órgãos e e*tidad** da
</line>
</par><par>
<line>
a*m***stra*ão d*r*ta e i*direta, inclusive *undaç*es instituídas e mantidas pelo Poder Públic*;
</line>
<line>
II-o o*ça*ento de investi*ento da* empres*s em *ue * União, direta ou indi*etame*te,
</line>
<line>
detenha a maioria do capital social c*m direito a voto; III-o orçamento *a seg**idade social,
</line>
<line>
abrangendo todas *s entidades e órgãos a ela vinculados, da administra*ão direta ou in*ireta,
</line>
<line>
*em c*mo os **nd*s e f**dações i*stituído* e mantidos pelo Poder Público", consiste na
</line>
<line>
organização e p*evisão do orç**ento *nual quanto ao *esenvolvimento das atividades e *ções
</line>
<line>
q** deveram se* real*zadas.
</line>
<line>
* *ETOD*LOGIA
</line>
<line>
3.1 Classific*ção da pesqui*a
</line>
<line>
Esta pesquisa científica ut***za-se da form* *e abordagem ao problema a p*s*uisa
</line>
</par><par>
<line>
q*antitat*va, *onsiste essa que "tudo po*e ser quantificável",
</line>
<line>
ou seja, pode-s* traduzir
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
</page><line>
núm**os, opiniões e in*ormações com o objetivo de class*ficá-los e a*alisá-los (PRODANOV;
</line>
<line>
*REITAS, 2013, p. 69). *in** segundo os aut*res, evidencia-se o uso *e recu*sos e *écnic*s
</line>
<line>
estatísticas.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*sina, v. 18, n.10, art. 3, p. 50-7*, out. 2021 www4.fsanet.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Planejamen*o Estra*égico na Administra*ão **blica: Um E*tu*o da Produç*o Cien*ífica
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com a cla*s*fi*ação q*an*o aos objeti*os fins, esse estud*
</line>
<line>
*ons*s*e numa
</line>
</par><par>
<line>
pesq*isa *escritiva, e* que visa à "descrição d*s ca*acterística* de det*r*inada população ou
</line>
<line>
fe*ôme*o ou o estabelecimento de rela*ões e*tr* variáve*s" (GIL, 2008, p. 2*). Segundo
</line>
<line>
Proda*ov * Fre*tas (2013, p. 5*), es*e *ipo d* pesquisa refere-se apenas ao *eg*str* e des*r*ção
</line>
<line>
dos *atos observ*dos, sem a i*terferê*c*a do pesqui**dor, destacand* o envolvimento de
</line>
<line>
t*cnicas "pad*oni**das de coleta de dados: que*tionári* * observaç*o *is*êmica".
</line>
<line>
N* q*e di* respeito à natu*eza dessa pesquisa, classifica-se numa *esq*isa aplicada,
</line>
</par><par>
<line>
que objet*** ger*r con*ecimentos útei* q*e c*ntribuam para a aplicação prática e dirigida
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
s*lução de problemas que cont*nham objeti*os an*eri*rmente definidos (PRODAN*V;
</line>
<line>
FREI*AS, 20*3).
</line>
<line>
Quanto *os pro*edimentos *til**ados *o desen*o*vi*e*to, o pr*sent* estu*o refere-se
</line>
</par><par>
<line>
a uma pesqui** bibli*g*áfica que se f*ndament* em material *á elaborad*,
</line>
<line>
como livros
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
artigos
</line>
<line>
cien*íficos, *rop*rcionan*o uma c*be*tura ampl* comparado a uma *esquisa direta
</line>
</par><par>
<line>
(GIL, 20*8).
</line>
<line>
3.2 C*leta e A*álise dos Dados
</line>
<line>
* coleta de dados foi reali*ada na b**e de d*dos *eb of Science (WoS) **e consiste em
</line>
<line>
um mecanismo de ba*e refe*e*cial global com o objeti** de identific*r as melhores
</line>
</par><par>
<line>
publicações de pesquisas sob*e diversas
</line>
<line>
**eas. Além
</line>
<line>
disso, * ba** WoS é adaptada
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
r*alização de es*u*os *ib**om*tric*s, o q*e a t*rna uma *xcel**te fonte d* d*do* para estudos
</line>
<line>
d*ss* nat*reza (FLORÊNC*O et al., 2020).
</line>
</par><par>
<line>
A base multidi*ciplinar Wo* possu*
</line>
<line>
os melhores *a*os de pu*licação e citação
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
*ercado para descobe*t*, acesso * avaliaçõ*s confiáv*is, se**o ca*az *e qu*n**ficar as
</line>
</par><par>
<line>
publicaç*es científicas po* ano, títulos, a*tores, i*ioma, paíse*, *itações, instituições, áre* de
</line>
<line>
pe*quis* e tipo* de do*umentos (CLARIVETA, *0*0).
</line>
<line>
A Figura 1 si**etiza as et*pa* adotadas no p*rcu*s* met**ológi*o do presente estudo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 18, n. 10, *rt. 3, p. 5*-7*, o*t. 2021
</line>
<line>
www4.fsan*t.co*.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. Santos, M. N. S. Florêncio, M. E. *ambanini, M. A. R. Esc*bar
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - E**uema d* Percurso Me*od*lógico da Pesq*isa
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Ela*oração própria.
</line>
</par><par>
<line>
A *ri*eira
</line>
<line>
etapa da p*squi** con*istiu no *rocesso d* mape**ent* dos artigos
</line>
</par><par>
<line>
cie*tíficos que ab**dam a temát*ca do planejamento estratégi*o na Ad*in*stra*ão Pública. *a
</line>
<line>
ba*e de dados Wo*, no dia 18 de j*nho de 2021, foi rea*izada a b*sca de *ol**a de dados. No
</line>
</par><par>
<line>
camp* "Ad**nced *earch" foram ap**cados
</line>
<line>
os rótu*os do
</line>
<line>
campo (TI= Título; W*=
</line>
</par><par>
<line>
Categ*rias Web *f Science) e O*eradores *oolianos *ue são expre*sões *om * prop*sito de
</line>
<line>
*mpl**r e r*s*ri*gir a recu*era*ão de dados (AN*, OR, NOT, NEAR).
</line>
<line>
Assim, a string de busca utiliz*da fo*: TI=(Strategic AND planning) AND *C=(Pu***c
</line>
<line>
AND Adminis*ration), tipo de documento = Artigo, temporalidade = Todos os ano* (1945 -
</line>
</par><par>
<line>
2021). A c*leta *e dad*s *es*ltou em
</line>
<line>
111 art*gos basead*s nas r**triçõ*s de pe*quis*
</line>
</par><par>
<line>
utilizadas.
</line>
</par><par>
</page><line>
A técnica de an*lise *e dados f** a bibliometria que co*sist* em uma aval*aç*o objetiva
</line>
<line>
da produçã* científica, a*ali*ando * avaliando as pesq*i*as acadêmicas, a fim de *orte*r
</line>
<line>
pesquisas *uturas (ARAÚJ*, *006; ALVARADO, 2007). Essa téc**ca p*ssui a capa*ida*e de
</line>
<line>
agru*ar um númer* macro de infor*a*ões sob*e u*a área do conhe*ime*to * a*re*entá-la de
</line>
<line>
f*rma clara * ob*eti*a, prop*rc*o*ando a concessão de novas teorias (LOP*S e* *l., 20*2).
</line>
<line>
*e acordo com Soar*s et al. (201*), a bibli*metria possibilita organizar parâmetros p*ra
</line>
<line>
a localização de *m país em relação a* mundo, inst*t*içã* e* relação a um paí* * cie*ti*tas
</line>
<line>
*m relação às p*ópr*as comu**dades c**n*íficas. Assim, essa ferramenta consiste em uma das
</line>
<line>
Rev. **A, Teresina, *. 18, n.1*, art. 3, p. 5*-71, out. 2021 www*.fsanet.co*.br/*evi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Planej*mento Es**atégico na Administração Pú*lica: Um Estudo da P*odução Científica
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
for*a* mais efi*azes para avaliar o conhecime**o *xiste*te de **ordo com a *rea d*
</line>
<line>
conhecimento.
</line>
<line>
A***do *o métod* bi*liomé*rico, foi utili*ada a **álise de *edes Sociais, m*tod*
</line>
<line>
*pli*a*o pa*a o tratamento de dados na análise *as m*di*as *e colab**a**e*, e, segundo os
</line>
</par><par>
<line>
auto*es Emirbay Goodw*n (***4, *.1*49), as re*es são u* "conjunto de relaçõ*s e
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
ligaçõe* so*iais entre um conjunto de autore* também os e
</line>
<line>
autores l*gados entre si". D*
</line>
</par><par>
<line>
a*or*o com Silva et *l. (2006), as redes soc*ais são comp*eendi*as como es**uturas compos*a*
</line>
</par><par>
<line>
por "n*s" qu* são
</line>
<line>
os ator**
</line>
<line>
d*s redes soci*is, conecta*os p*r *m c*njunto de **nhas,
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
*restas, q*e c*rrespondem a*s laços e*tre *s at*res, send* uma ferramenta essencia* para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ente*dimento soci*ló*ico das *elações entre *utore*.
</line>
</par><par>
<line>
O pres*nt* es*udo di*põe de tr** indicad*res de medid*s: atividade científica, *it*ção e
</line>
<line>
col*boraç*o. Essa* med*das permi*em d*limitar um* vis*o ger*l *a pr*d**ão *ient*f**a so*re
</line>
<line>
planej**en*o estratégico na Adm*n*stração **blica *o perí**o de 1981 a 2021. Para a*xiliar
</line>
<line>
na a*álise dos d*dos, foram utili*ado* *s seguintes softwares: Excel, Mapcha*t, V**viewer e
</line>
<line>
Wordar*.
</line>
<line>
4 RESU*TADOS E D*SCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
Por *eio da metodologia
</line>
<line>
utili**d* na coleta *e
</line>
<line>
dados junto * base WoS, foram
</line>
</par><par>
<line>
*ecupe*ados 111 artigos na á*ea de co*h*cim*nto
</line>
<line>
de planejamento est*até*ico
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
Adminis*raçã* Púb*ica.
</line>
</par><par>
<line>
O *lanejamento est*atégico é um in*trum*nto que busca *o*mul*r e colocar em
</line>
</par><par>
<line>
*xe*ução estratégi*s orga**z**ionais, com o envolv*mento de todos da o*gani*ação
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
objetivando a maximiz*ção d* resultados, diminuiçã* das deficiência* e *om foco em m*ior
</line>
<line>
*ficiê*cia, *ficácia * efetivid*de.
</line>
<line>
O planejamento *stratégico na Administ*ação *ública visa ao es*abelecimento
</line>
<line>
organ*zado e coope*a*o de obj*tivo* estraté*icos, d* acordo com a n*cessid*de da soc*edade
</line>
<line>
e a busca de a*ingi-*os de f*rma viável e conc*eta.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa linh*, * pertinente desta*ar que a utilização
</line>
<line>
do p*anej*men*o estratégico
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
administração pública vem sendo aplicado em vár*os país*s,
</line>
<line>
pois bu*c*-se ter
</line>
<line>
maior
</line>
</par><par>
<line>
direcionam*nt* e desem*enho
</line>
<line>
da* polít*c*s e estr**égias nacion*is, visand* a *elhores
</line>
</par><par>
<line>
*esultados a lo*go prazo (MATIAS-PEREIR*, *01*).
</line>
</par><par>
<line>
Po*tanto, faz-se ne**ssária a reali*ação de *esq*isas qu* busquem compreender
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
au*ili*r nes*a *rea d* c*nh*cimento. Esse pa*orama das publicações so**e p*anejamen*o
</line>
<line>
Rev. F*A, Te*esina PI, v. 18, n. 1*, art. 3, p. *0-71, out. *021 *ww4.f*anet.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. Sant*s, M. *. S. Florên*io, M. E. Zam*anini, *. A. R. E*cobar
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
est*até*ico n* A*ministração Pública é abordad* na presente pesquisa, *ons*derando medid*s
</line>
<line>
de produção, medidas de ci*aç*o e medidas de colabor*ção científica.
</line>
<line>
4.1 M*didas de atividad* c*entífica
</line>
<line>
A ev*lu*ão temporal d* pr*dução cientí*i*a i*ter*a**on*l sobre * plan*jamento
</line>
<line>
estratégico na admin*st*ação públ*ca *o período de 1981 a 2*** a**esen*a-*e na Fig*ra *.
</line>
<line>
Figur* 2 - Evo*ução tempora* *a p*od**ão *ientífica in*erna*io*al sob*e Planejamento
</line>
<line>
Estr*tégico na *dministração *ública (a) entre 198* e 2021; (b) e*tre *011 * 2021
</line>
<line>
a) b)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaboração própria.
</line>
<line>
Obse*va-se que nos primeiros três inte*valo* (F*gura 2a), o cre*ciment* da pro*ução
</line>
</par><par>
<line>
*ientífica **i relativamente cons*ante. Nos dois
</line>
<line>
p*imeiros *nos,
</line>
<line>
o número
</line>
<line>
de arti*os
</line>
</par><par>
<line>
publicados não foi expres*ivo, poss*i*d* 11,71% de pub*ica*ões n* período de 1*81-1990 e
</line>
</par><par>
<line>
1*,6*% entre 1991
</line>
<line>
e
</line>
<line>
2000. J* no terceiro i*terva*o, 2001-2010, obse*va-se u* cr*s*im*nto
</line>
</par><par>
<line>
**l**ivamente expre*sivo com 18,91% da *roduçã* total.
</line>
<line>
O ú*t**o intervalo, 2011-2021, cor*esponde à análise dos 10 *ltimo* an*s, as produções
</line>
<line>
obtiveram uma evolução significativa com *6,*5% do total *e pu*lic*ções. R*s*al*a-se que *s
</line>
<line>
dados referentes ao an* de 2*21 es**o incomple*os, po*s a c*let* das informaçõ*s restringiu-
</line>
<line>
se até *u*ho do mencionado ano.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda s*bre
</line>
<line>
o último *nterval* m**ciona*o, obs*rva-se o quantitati*o méd** de
</line>
</par><par>
<line>
publi***ões por ano (F*gur* 2b). Evidenci*-se a única baixa de p*blicações expressiva no *no
</line>
</par><par>
<line>
de 2012, com
</line>
<line>
apena* 1 *rtigo publicado no campo *emático estuda*o, os o*tro* anos
</line>
</par><par>
</page><line>
ob*iveram pequena* oscilações, mas nunca infe**o*e* a * publicaçõe*.
</line>
<line>
Os do** *icos *e evoluç*o refer*m-se ao* anos *e 201*, c*m 8 p*bli*ações e o ano de
</line>
<line>
2020, com um total de 1* *ublicações de artigos no **mpo temático. Ressalta-se que o ano de
</line>
<line>
2021 possui 8 publicaç*e* até * data de realização da coleta d* dados. Logo, o*serv*-se que *
</line>
<line>
Re*. *SA, Tere*ina, v. 18, n.*0, ar*. 3, p. 5*-71, out. 2021 *ww*.fsanet.com.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Planejame*to Estratégico na Administraçã* Pública: U* Estudo da Produção Cie*tífi*a
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
*rescente alta de pu*licaçõe* nos últi*os 10 anos *od* estar as*ocia*a às mudanças no*
</line>
<line>
campos organizacionai* e à nec*ssidad* de *ti*izar i*stru*entos *ue auxiliem no de*empenho
</line>
<line>
da* o*ganizações, princi**lmente no âmbito público.
</line>
<line>
Na Figura 2 é **res*ntada a cla*si**cação dos pri*cipais **íses com o maior número de
</line>
<line>
p*b**cações so*re o plane*amento est*a*égico na administração pública, a part*r dos dados
</line>
<line>
analisados.
</line>
<line>
No*a-se q*e os Esta*** Unid*s (EUA) são o principal país, com *9,64% de *ublicações,
</line>
</par><par>
<line>
equivalentes a 44 artig*s; em seguida, com 9,91%, es*á a Ingla**rra. Bélgica com 6,31%,
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
países da R*mê*ia, Canadá e Turquia possuindo a mesma p*r**ntagem d* 4,5%, na sé*i**
</line>
</par><par>
<line>
pos*ção está a I*ália *om
</line>
<line>
3,6%. O Brasil encontra-se na o*tava pos*çã* *om * publi*ações,
</line>
</par><par>
<line>
correspondentes a 2,7% d* montante d* *rt*gos recu*erados da base *oS.
</line>
<line>
Qua*to *o idioma d* p*blicação, *b*e*va-se a pred*minância do idioma ing**s qu*
</line>
</par><par>
<line>
correspondeu a 101 arti*os *ublicados ** á*ea. E* *m *úmer* men*r têm-s*
</line>
<line>
o* idiomas
</line>
</par><par>
<line>
português e tu*co com 3
</line>
<line>
pub*ica*õ*s cada, o ru*so co* 2 artigos, e a* línguas f*ancesa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
hún*ar* com
</line>
<line>
1 publicação cada. É
</line>
<line>
opor*uno dest**ar a crescente *n*exação de revistas
</line>
</par><par>
<line>
nac*onais na **S, o que possibil*tou uma maior dispersão dos idioma* de public*ção
</line>
<line>
do*
</line>
</par><par>
<line>
*rabalho* (FLOREN*IO et *l., **18).
</line>
</par><par>
<line>
Figura 2 - Mapa d*s Paí*es c*m pu*licações em *l*n*jamento estratégi*o na
</line>
<line>
ad**n*stração pública (1981-2021)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaboração própri*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sin* PI, v. 18, n. 10, art. 3, p. *0-*1, ou*. *02*
</line>
<line>
w*w4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. Santos, *. N. S. Florêncio, M. E. Zambanini, M. A. R. E*cobar
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
Dos resu*t**o* ap*r*d*s quanto às principais i**tit*ições *ue mais c*laboraram *om as
</line>
</par><par>
<line>
pr*duçõe* científicas e* planejamento estratégi*o
</line>
<line>
na admi*istra*ão pública (Figura *),
</line>
</par><par>
<line>
destacam-se a *hent U*i*ersit* com *,*% * as
</line>
<line>
instituiçõ*s de Babes Bo*yai Univer*ity,
</line>
</par><par>
<line>
University of Mi*nesota e *niversi*y of Illionois com *proximadamente 2,7% de pu*lic*ções
</line>
</par><par>
<line>
cada. Em s*guid*, com
</line>
<line>
uma po*ce*ta*em *e 1,8% têm-se as instituições O*lo Metr*politan
</line>
</par><par>
<line>
Un*versity, *alborg Univ*rsity, Erasm*s University e City Uni*ersity of Hong K*ng.
</line>
<line>
Fi*ura 3 - Princ*pais Institu*ções c*m pub*icações so**e Plan*jamento Es*ratégic* na
</line>
<line>
**minist*ação Púb*ica (1981-2*21)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabor**ão própria.
</line>
<line>
Quanto às **stituições brasileiras, identi*icou-*e a part*cipação *e três i*st**uiçõe*: a
</line>
<line>
Universida*e *ed*ra* *luminense, o Institut* Fe*eral de P*rnambuc* e a Univer*idade
</line>
</par><par>
<line>
Fed*ral de Tocantins, todas com 1 artigo public*do refer**te à temática, corr*sp*ndendo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
0,9% *ada do to*al de pu*lica*ões.
</line>
</par><par>
<line>
Observa-se t*mbé* *ue há *ma g*an*e qua**idade de instituiçõe* *ue colaboraram
</line>
</par><par>
<line>
entre s*
</line>
<line>
na realiz*ção d**sas p*squisa*, *ess*ltando assim a importânci* *a colaboração
</line>
</par><par>
<line>
ci*ntí*ica *a ár*a.
</line>
<line>
A Tabela 1 apresenta os principais *eriódicos **m maior rele*ância ** pu*li***ões no
</line>
<line>
perí*do e* análise. Observa-se *u* os seis primeiros pe**ódi*os co**entra* mais da *e*ade
</line>
</par><par>
<line>
das publicações
</line>
<line>
com 51,3*%, * sab*r: Public Administration Review (15,**%), Pu*li*
</line>
</par><par>
<line>
Manag*ment *e*ie* (*0,81%), Trans*lv*nia* Revie* of *dministr*t*ve Sci*nces (*,01%),
</line>
<line>
Administra**on in Soci*l Work (5,41%) e *nvironmen* And Planning *-Govern*ent And
</line>
<line>
Policy (*,41%) * Int*rnational Journal Of P*blic Admini**ration (5,41%).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. ***, Teresina, v. 18, n.10, ar*. 3, p. 50-71, o*t. 2021
</line>
<line>
www4.fsa**t.com.br/re*i*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*anejam*n*o Estra*é*ico na *dmin*stração Pública: U* Est**o da Pr*dução Cientí*ica
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
Nº
</line>
<line>
Fator de
</line>
</par><par>
<line>
Periódicos
</line>
<line>
%
</line>
<line>
A*tigos
</line>
<line>
Impacto
</line>
</par><par>
<line>
Public Ad*in*stration Review
</line>
<line>
17
</line>
<line>
1 * ,3 2
</line>
<line>
9 ,0 7 9
</line>
</par><par>
<line>
P**lic M**agement Revi*w
</line>
<line>
12
</line>
<line>
1 0 ,8 1
</line>
<line>
7 ,* 9 8
</line>
</par><par>
<line>
T*ansylv*nian Review O* Adm*nist**t*ve Scien*es
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
9 ,0 1
</line>
<line>
1 ,* 8 2
</line>
</par><par>
<line>
Administra*ion In Social Work
</line>
<line>
6
</line>
<line>
5 ,4 1
</line>
<line>
0 ,8 3 5
</line>
</par><par>
<line>
E*vir*nmen* And Pla*ning C-Governme*t And
</line>
<line>
6
</line>
<line>
5 ,4 1
</line>
<line>
* ,2 1 6
</line>
</par><par>
<line>
P o* i c y
</line>
</par><par>
<line>
Intern*tional Jou**al *f *ubli* Administ*a*ion
</line>
<line>
*
</line>
<line>
5 ,4 1
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
A*erican R*v*ew Of P*bli* Administration
</line>
<line>
5
</line>
<line>
4 ,5
</line>
<line>
3 ,9 * 9
</line>
</par><par>
<line>
Public *oney & Management
</line>
<line>
4
</line>
<line>
3 ,*
</line>
<line>
2 ,3 3 6
</line>
</par><par>
<line>
Amme *d*resi Dergisi
</line>
<line>
3
</line>
<line>
2 ,7
</line>
<line>
* ,* 6 5
</line>
</par><par>
<line>
L*cal *overnment *tud*es
</line>
<line>
3
</line>
<line>
2 ,7
</line>
<line>
* ,8 7
</line>
</par><par>
<line>
Policy Studie* Journal
</line>
<line>
3
</line>
<line>
2 ,7
</line>
<line>
6 ,2 3 2
</line>
</par><par>
<line>
Outros (26 peri*dicos)
</line>
<line>
36
</line>
<line>
3 2 ,4 3
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Tota*
</line>
<line>
111
</line>
<line>
1 0 0 ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaboração própria.
</line>
</par><par>
<line>
Dada a anális* dos d*dos, con*iderando a re*aç*o entre número de pu*licaç*es e a
</line>
</par><par>
<line>
relevância
</line>
<line>
inter**cion*l desses periód*cos
</line>
<line>
no que se re*e*e ao fat*r de impacto, obser*a-se
</line>
</par><par>
<line>
*ue os periódicos q*e sobre*saem nessa comparação são: Public A*ministratio* **view
</line>
</par><par>
<line>
(9,079), *ubl*c Managemen* Review (7,098), Policy S*u**es Jour*al (6,23*) * America* a
</line>
<line>
Review O* Publ** Adm*nistrati*n (3,**9).
</line>
<line>
Esses dados mostram *ue um *equeno número de peri*dicos po*sui um v*lum* alto de
</line>
</par><par>
<line>
publicações, **qu*nto a maioria
</line>
<line>
das revistas científicas possui poucas publicaçõ*s no tema.
</line>
</par><par>
<line>
Além d*sso,
</line>
<line>
os periódicos com a*to número d* publicações ta*bém *pr*sentaram ín*ices
</line>
</par><par>
<line>
significativos de fator de impacto, indic*ndo a relevância desses veículos e* *ermos de
</line>
<line>
quant**ade * *it*ção.
</line>
<line>
A pa*tir da análise do* da*os co**ta*os, foram co*putados **6 pes*uis*d*r*s co*
</line>
</par><par>
<line>
pu*licaç*es *o*re
</line>
<line>
pla*ejamento estratégico na adminis*ração públi*a. Entre *s principai*
</line>
</par><par>
<line>
autores q*e contribuíram com a literat*ra, *estacam-se Seb*sti*n De*m*dt * *ert Geor*e,
</line>
<line>
a*bos com qu*tro art*gos publ*cados e a mesm* linha de *esquisa *m *dministraçã* pública e
</line>
</par><par>
<line>
econo*ia
</line>
<line>
de n**ócios. Esse* autore* possuem um número conside*á*e* de publ*cações
</line>
</par><par>
<line>
re*entes no tema.
</line>
</par><par>
<line>
Na Fig**a 3 * apres*nt*d* a nuvem das princ*pa*s pala**as-ch*ve *m desta*ue
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
produç*o ci**tífica internaci*nal sobre pla*ejam*nto **tratégico n* adminis*r*çã* pública.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *S*, Teresi*a PI, v. 18, n. *0, art. 3, p. *0-71, *ut. 2021
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. Santo*, M. N. S. *lorêncio, M. *. Zamb*ni*i, *. A. R. Esco*a*
</line>
<line>
64
</line>
</par><par>
<line>
*igur* 3 - Nuve* das palavras-chave da produção científica internacional s*b*e
</line>
<line>
plan*jamento *stratégico *a admini*tração pública (1981-2021)
</line>
</par><par>
<line>
Font*: *labora*ão próp*ia.
</line>
</par><par>
<line>
As princ***i* palavr*s-chaves com *aior i*cidência
</line>
<line>
na li*eratura s*bre planejamento
</line>
</par><par>
<line>
est*atégico n* a*ministração
</line>
<line>
pública for*m: Strategi* Plan*ing (38); Management (14);
</line>
</par><par>
<line>
Perf*rman*e e G*ve*nment (12); Sector (11); Future (9); Implementatio* (8) e; Formu**ti*n,
</line>
<line>
Management Res*arch e *trategic M*nagme*t (*). De acordo com Bengo* et al. (*020), as
</line>
</par><par>
<line>
pa*avra*-cha*e são
</line>
<line>
de fundam**tal *mp*rtâ*cia pa*a pes*ui*as c*entí*icas, pois possibilit**
</line>
</par><par>
<line>
encontrar documento* e ques*ões r*lacionada*.
</line>
<line>
*.2 Medida* de c*t**ão
</line>
<line>
A p*rtir da li*e*a**ra cie*tífi**, a an*lis* de citação possi*ilita inf*rmaçõe* v*liosas *m
</line>
<line>
re*ação aos *s*udos, pesqui**dores e in*t*tu*çõe* mais relevantes em determin*d* ár*a d*
</line>
<line>
conhe*imento (F*ORÊ*CIO et al., 2020).
</line>
<line>
Do t*tal de 11* artigos *omputados da *ase W*S, n* período de 1981-2*21, resultou-se
</line>
</par><par>
<line>
em 1**8 ci*ações, com média de
</line>
<line>
citações *e 1*,*3 e um *ndice h de 20. Observou-se q*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p**o máximo de citaçõ*s por ano registr*-se no ano de 202* com um tota* de 191 *itaçõ**,
</line>
</par><par>
<line>
dos artig*s mais citados e*con*ra-se de tí*ulo **nov**ion of Public Mana*ement - T*e o
</line>
<line>
A*option o* Strat*g*c-Plann*** *e Berry (1994), po*suindo u* tota* d* 157 cit**ões.
</line>
<line>
Os *rtigos c*m as maiores médias de citações/ano foram p*blicad*s en*re **0* e 2019,
</line>
<line>
conforme pod* s*r observado no Quadro 1.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n.10, art. 3, p. 50-71, out. 2021
</line>
<line>
www4.*sane*.c*m.*r/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*anejame*to *st*a*é*ico na Admi*istração Pública: Um Estudo da Produção Científi*a
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
Qua*r* 1 - Principais publicaçõ*s por média an*al d* *i*ações sobr* Pla*ejamento
</line>
<line>
Est**tégi*o *a Administração **b*i*a em p*riódicos no perío*o de 19*1-2021
</line>
</par><par>
<line>
Título
</line>
<line>
*uto*es
</line>
<line>
Ano
</line>
<line>
Re*ista
</line>
<line>
To*al de Citaç*es
</line>
<line>
Médi* /Ano
</line>
</par><par>
<line>
The F*ture of Strategic Planning in *he Pu*lic Sector: Li*k**g Stra*egic Management *nd Performan*e
</line>
<line>
Poister, Theodore H.
</line>
<line>
2010
</line>
<line>
*ubl*c Administratio* Rev*ew
</line>
<line>
*21
</line>
<line>
1 0 ,0 8
</line>
</par><par>
<line>
E*ements of Strat*gic Plann*ng *nd M*nagement *n M*ni*ipal Government: Statu* Aft*r Two *ecades
</line>
<line>
*o*ster, TH; Streib, G
</line>
<line>
2005
</line>
<line>
Publi* Adminis*ra*ion R*v*ew
</line>
<line>
151
</line>
<line>
8 ,8 8
</line>
</par><par>
<line>
Does S*rategic P*anning Improv* Orga*izational Performa*ce? A Meta- Analy*is
</line>
<line>
George, Be*t; Walke*, Richard M.; Monste*, Joost
</line>
<line>
2*19
</line>
<line>
Pu*lic Admi*is*rati*n Review
</line>
<line>
26
</line>
<line>
8 ,6 *
</line>
</par><par>
<line>
**rategic Pla*ning a*d Imple*entation S*ccess in Public Serv*ce Or*aniz**ions Evid*nce f*om Canada
</line>
<line>
Elbanna, Said; A*dre*s, Rhys; Pol*a*en, Rai*i
</line>
<line>
20*6
</line>
<line>
*ub*ic Man*gement Review
</line>
<line>
44
</line>
<line>
* ,3 *
</line>
</par><par>
<line>
Understanding St*ategi* Planning and the Formul*tio* and Imple*entat*on of St*ategic Pla*s as a Way o* Knowing: T*e Contributi*ns of Actor-Network Theory
</line>
<line>
B*yson, Joh* M.; C*osby, Barbara *.; Bryson, John K.
</line>
<line>
2*09
</line>
<line>
Internacional Public Management Journal
</line>
<line>
86
</line>
<line>
* ,6 2
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaboração própr*a.
</line>
<line>
Destaca-se que o artigo c*m maior média de citações *nual correspo*d* ao 3º mais
</line>
<line>
ci*a**, com média de 10,08 cita*ões por a*o. Observa-se que d*s *inc* *rtigos d*sta*ados, os
</line>
</par><par>
<line>
t*ês primeiros foram *ublicados na *ub*ic A**ini*t*a*i**
</line>
<line>
*eview, nota-se * *mpenh* d*s
</line>
</par><par>
<line>
pesquisador*s em del*mita* revistas r*l*va**e*,
</line>
<line>
pois prop*rciona a t*o*a *e sab*res
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*pe*feiço* a visib*lida** de s*as práticas edito**a*s (A**UJO et al., 201*).
</line>
<line>
Va*e re**al**r que as publica*ões recentes *ã* po*suem *ív*is e*evados de númer* de
</line>
<line>
ci*ações. *s*o *us*ifica-se, ent*e outras razões, pelo fator de *emp*ralidade, ou se*a, pou*o
</line>
<line>
tempo para poder ser visualiza*o de fo*ma ampla *, co*sequentemente, citado.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresina PI, v. 18, n. 1*, art. 3, p. 50-71, ou*. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. L. *antos, M. N. S. Florêncio, *. E. Zambanini, M. *. R. *scob*r
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
4.3 Medidas *e colab**ação *ie*tífica
</line>
</par><par>
<line>
Na *ig*ra é e*p*sta * re*e de colaboraçõ*s *nt** países e **tor** em uma limitad* 4,
</line>
<line>
divers*da** de core*, delim*tando *s áreas de pesquisas que permitiu demonstrar as
</line>
<line>
contribuiç*es *ess** *utore* na produção cientí*i** inte*n*c*onal do *lan*jamento *stratégico
</line>
<line>
na administr*ç*o *úb*ica.
</line>
<line>
Os resu*tados analisados da c**abo*a*ão en*re pa*ses dem*stra o *ível de comunicação e
</line>
</par><par>
<line>
infl*ê*cia nas *reas *e pesquisa* lim*tad* ent*e os países em
</line>
<line>
*es*aqu*. Especifi*a-se que *s
</line>
</par><par>
<line>
"n*s" maiores refe*em-se à grande in*luência dos p**ses quanto ao* assuntos mais publicados.
</line>
<line>
E as ligações entre os "nós" **monstram as cooperações en*re os *aí*es.
</line>
</par><par>
<line>
No tota*
</line>
<line>
de 28 países que *roduziram a*tigos cientí*icos
</line>
<line>
sobre a área em análise,
</line>
</par><par>
<line>
d*stacam-s* os Es*ados Unidos (EUA), o nó mai*r, com um total d* *4 publica*ões (**,64%).
</line>
<line>
A presen** de clusters destac* as interlig*ções *e pro*uçõe* entre os país*s, * e*pos*o
</line>
<line>
em *aior represen*ativi*ade são os E*A (vermelho). Os *los mai* próximos ao clu*ter
</line>
<line>
ve**elho correspondem às cola**ra*ões cie*tí*icas f*rtes entre eles, desta*ando-se os países
</line>
<line>
da Bélg*ca, H*land* e China. * cluster verde, segundo ma*or *m *r*duções, é composto pela
</line>
</par><par>
<line>
Inglaterra
</line>
<line>
i*terl*g*da ao Can*dá e o *luster azul referen*e à Bélg*ca, o terceiro maior,
</line>
</par><par>
<line>
in*e*li**-se forte*ente com o paí* da Holanda.
</line>
<line>
Figur* * - Rede de colaboraç** c*entífica em planejamento estratégic* na adminis*ração
</line>
<line>
pública (*981-2021) em rela*ão (*) aos países *; (b) autore*
</line>
<line>
a) b)
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Elabor*ç** pró*ria.
</line>
</par><par>
<line>
O mapa de redes *erm*te
</line>
<line>
uma visualiz**ão dos principais autores * sua* **melha*ç*s
</line>
</par><par>
<line>
em estudos cientí*icos (F*gura 4*). Ressalta-se que o tamanho da bolha
</line>
<line>
corresponde ao
</line>
</par><par>
<line>
número de citações re**bidas,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
comprimen*o *a linha
</line>
<line>
ref*re-se à força das *el*çõe* de
</line>
</par><par>
<line>
*itação, a pro*imidade e*tre eles c*nsiste nas *ubli*ações
</line>
<line>
de assunt*s em comum e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n.10, art. 3, p. *0-7*, out. *021
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/r**ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Planejamento *stra*égico na Admini*traçã* Pública: Um Estudo da Pro**ção C*entíf*ca
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
coci*ação *, quanto * cor da bolha, determina o **uster * qual o autor está ass*ciado
</line>
<line>
(P*REIR* et al., 20*9).
</line>
<line>
Observa-se na Figura 4b que os aut*res em destaque refere*-se a *ebas*ian Desmid* e
</line>
<line>
Bert *eorge, resultado dos q*atro artigos pub**cad** *or ambos. De acordo com as
</line>
<line>
informações *a WoS, as public*ções dos au*ores *stão na área de pesq*isa em ad*inistraçã*
</line>
<line>
p*bli*a e ec*nomia de negócios. *ot*-se que *mbos os autores possu*m laços *e rela*ão *om
</line>
<line>
os d*mais autores pe*t*ncent*s ao clus*er azu*.
</line>
<line>
A Figura 5 most*a a rede d* *ala*ras-chave em planejam*nto estratégico *a
</line>
<line>
adminis**ação *ública ** per*odo *specifica** a parti* da base d* *ados W*S. A aná**se da
</line>
<line>
freq*ência de pala*ras-chave *e art**os científi*o* d*mons*ra a* principais linhas *e estudos e
</line>
<line>
suas in*erligações.
</line>
<line>
Fig*ra 5 - Rede de palavras-chave de publicações ci*n*ífica em planejamento *s*ratégico
</line>
<line>
na administração pública (1*81-20*1)
</line>
</par><par>
<line>
**nte: *l*b*ra*ão *ró*ria.
</line>
<line>
A partir da Figura *, é *ot*vel a *resença de cinco clusters de redes de c*nh*cimento:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Verde - Planejamento Estra*égico (St**tegic Planni**): Gestão Est*a*égica (S*rategic
</line>
<line>
Ma*age*ent), Gestão d* Desempe*ho (Pe**ormance Ma*ageme*t), Admini*traç*o P*blic*
</line>
</par><par>
<line>
(Publ*c Administ*ation), Ge**ão Púb*ica
</line>
<line>
(Public M*nagem*n*), Governo Local (Local
</line>
</par><par>
<line>
*ov*rnment), *etor P*blico (Public-*e*tor), Estratégia (S**at*g*), Políti*a (P*l*cy);
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Verme*ho - Gestão (Management): *uturo (Future), Or**n*zaç**s (*rga*izati*ns),
</line>
<line>
Info**ação (Information), Desen*olvimento Su*te*tável (Sustainable Develo*ment),
</line>
<line>
Sist*ma* (Systems), Tom*da *e De*isões (D*cisio*-Making), Organizações *úbl*cas (*ublic
</line>
<line>
O*gani*ations), Pla*o Est**tégic* (Strate*ic Pla*), Info*m*ção sobre *es*mpenho
</line>
<line>
(*erform*nce Information), Conhecimento (Know*e*ge), **n*lito (C*nflict);
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Ter*sina PI, v. 18, n. 10, art. 3, p. 50-71, out. 2021
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/r*v*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. *antos, M. N. S. *lorênci*, *. E. Zambanini, M. A. R. Escobar
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
Roxo - *overno (Go*er*ment): Impl*mentação (Impleme*ta*i*n), F*rmulação (Fo*mu**t*on),
</line>
<line>
Desempenho O*ganizaci*nal (Organ*zational Performa*c*), Partici**ção (*nvolve*ent),
</line>
<line>
No*a G*s**o Púb*ica (New Public Managemen*);
</line>
<line>
*mar*lo - Desempenho (Perfo*m*nc*): Setor (Sec*or), Investi*a*ão de Gestão (Management
</line>
<line>
R*search), *xperiência (Experience), Agências (A*encie*), Governo Municipal (Muni*i*al
</line>
<line>
G*vernment).
</line>
<line>
Azul - G*vernança (Governa*ce): Partic*pação (P**ticipation), *stad* (St*te), Política
</line>
<line>
(Pol*tics), Crise (Crisis); E*p*ços Su*ves (Soft Spaces).
</line>
<line>
5 CONSID*RAÇÕES FINA*S
</line>
<line>
Por meio da ferr*m*n*a metodo**gica de anál*se bibliométrica, foi *ossível obte*
</line>
<line>
res*ltados *elevant*s em relaç*o ao* art*g*s, perió*ic*s, autores, *nstituições * out*os
</line>
<line>
aspectos, *te*dendo ao *b*et*vo da pesqu*sa. Isso pos*i*ilitou identificar elem*ntos r*lev*ntes
</line>
<line>
*o campo de pesquisa em p**n*jamento estratégic* n* ad*in*stração pública.
</line>
<line>
A pa*tir *os resultados obtidos, pe*c*beu-se um cresci*e*to sig*ificativo no número de
</line>
<line>
publicações a *artir d* 201*, indicando um interess* *e**nt* da comunidade acadêmi** pelo
</line>
<line>
t*ma. Do* países *nflu*ntes *m pub*icação no *ampo de pesqui*a analisado, destaca-se os
</line>
</par><par>
<line>
E*t*dos Unidos (39,64%), sen*o o idioma inglês o ma*s utili*ado. En*reta*to,
</line>
<line>
*s três
</line>
</par><par>
<line>
pr*nc*p*is institu*çõ*s *dentific*d*s
</line>
<line>
*ocalizam-se na Bélgica, Romêni* e Esta**s Unidos,
</line>
</par><par>
<line>
*espectivamente. O **r*ódico mai* *m*or*ante e com o maior fator *e i*pac*o correspond* a*
</line>
</par><par>
<line>
*u*lic Adminis**ation R*v*ew. Quanto aos princip*is autores com public*çõ*s n* campo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*es*uis* estud*d*, têm-se Se*asti*n Desmidt e Bert Ge*rge.
</line>
</par><par>
<line>
Vale *es*altar que os e*tu*os na ár*a de pesqu*sa em pl*nejame*to e*tratégico na
</line>
<line>
administr*ção públi*a apresenta* um caráter de col*boraçõ*s * *nterli*ações entre a***re*, o
</line>
<line>
q*e fortalece a i*dic*çã* de colaborações de re*es sobre o tema. Isso t*mbém foi obser*ad*
</line>
<line>
entre os pa*ses e categor*as de palavra* id*ntificadas.
</line>
</par><par>
<line>
Me*ia*te a uti**z*ção da bibliometria, f*i possív*l co*p**ender como ocorreu
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvol*ime*to *as pesquis*s em planejamento e*tratégico na
</line>
<line>
admin*stração pública,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
âmb*to internacional e no p*rí*do
</line>
<line>
c*assificado, apresentando o* relevantes dados quanto aos
</line>
</par><par>
<line>
*utores, institui**es, periódicos, p***es
</line>
<line>
e outras variáveis analisadas. Res*alta-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
necessidade crescente
</line>
<line>
de com*reender
</line>
<line>
essas qu*stões devid* à s*a na*ureza inform*tiva
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
modo a orient*r pesquisas fu**ras e g*s**res interess**o* na **mática.
</line>
<line>
Nessa linh*, pesquisa futuras *o*re o *ema *o*eria* realizar uma amplia*ã* de ba*co*
</line>
<line>
de d*dos, a exem*lo da base Sc*pus e o apro*undamento da análi*e de *itação, inc*uindo a*
</line>
<line>
variáveis de *otal *o*al Cition Score (*LCS) e *otal Global Citation Score (*G*S).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 18, n.10, art. 3, p. 50-71, o*t. 2021 w*w4.fsane*.***.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*lane*amento *stratégico *a Administraçã* Pú*l*ca: Um E*tudo *a *roduçã* Cientí*i*a
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
Sug*rem-se ta*bé* novo* es*udos sob*e o tema *onsiderand* medidas de d**s*dade *
</line>
<line>
centralidade, *lé* d* outr*s indi**dores impo*tantes p*ra * análise da re*e *e c*l*boraçã*
</line>
<line>
cien*íf*ca. Tudo is*o é de suma rel**â***a para * compree*s** *o desenvolvim*nto da
</line>
<line>
produção *ientífica sob*e pla*ejame*to estr*tégico na *d*i*ist*a*ão Pú**ica.
</line>
<line>
REFE*ÊNC*AS
</line>
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ALVARADO, R. U. * *ibliomet*ia: história, legitimação e estrutu*a. In: TOUTAIN, L. M. B.
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Disponív*l
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Como Referenciar este *rtigo, con***me *BNT:
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Es*raté*ic* n* Admin**tração P*blica: *m *studo da *rod*ção Científi*a. R*v. FSA, Teresin*, v.*8,
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*. 10, art. 3, p. 50-71, out. 2021.
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Contribu*ção *os A*t*res
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A. L. Santos
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M. N. S. F*orêncio
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M. E. Z*mbanini
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*. A. R. Escobar
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1) co*c*p*ão e *lan*j*m*nto.
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2) análise e inte*preta**o *o* dados.
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3) elab*ração do rascun** ou na revis** cr**i*a do conteúdo.
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4) partic**ação na apr**ação da versã* final do *anuscrito.
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Rev. FSA, Tere*i*a PI, v. 18, n. 10, *rt. 3, p. 50-71, ou*. 2021
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w*w4.fsan*t.*om.br/r*vista
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