<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 10, art. 3, p. 50-71, ou*. 2*21 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.10.3 </line>
</par>
<par>
<line> Pl*nejamento Estratégico na Admin*s*ração Púb*ic*: Um Est**o da Produção C**ntífica </line>
<line> Str*tegic Plann*ng in *u*lic Admin*stration: A St**y of S*ientific *rod*ction </line>
</par>
<par>
<line> *n*e Laiza *os Santos </line>
<line> Graduação *m A*ministração Pú***ca pela Un*versidade Fede*al de Serg*pe </line>
<line> E-mail: ann*dossantos12@hot*ai*.com </line>
<line> Márcio Nann*ni da Silv* Fl*rêncio </line>
<line> D**torado *m C*ência da Pro*r**dade Int*lectual pela Uni*e*sidade Fe*eral de Serg*pe </line>
<line> Mestre em Ciênc*a da *ropriedade I*tel*ct*al pe*a Univers*da*e *ederal de *erg*pe </line>
<line> Professor T*tor no Curso de Administração P*blica da Univer*i*a*e *ed*ral d* Ser**pe </line>
<line> E-mail: marcio_n*n*ini@h*tmail.com </line>
<line> M*rcos Edu**d* Zambanini </line>
<line> Doutor em Adm*nistr*ç*o pela Uni**r*ida*e Munici*al de São Ca**ano do Su* </line>
<line> Profes*or da Univ*rsid*de Federa* de Sergi*e </line>
<line> E-mai*: zambanin*@*ol.com.br </line>
<line> M*ria Andréa Roc*a Es*o*ar </line>
<line> Doutora em Admini*t*ação e T*rismo p**a Univ*rsidade do Vale do Ita*aí </line>
<line> Pro**ssora da Universidade Fe*eral de S*rgipe </line>
<line> E-mail: escobar.ufs@g*ail.co* </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: An*e Laiza do* San*o* </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersidade Fed*ral de Sergipe / Campus *ão Cristó*ão </line>
</par>
<par>
<line> - A*. M*recha* Rondon, s/n - Jardim Ros* Elze, São </line>
<line> Ed*to*-*hefe: Dr. *onny K*rley d* A*enca* </line>
</par>
<par>
<line> Cristóvão - SE, 4910*-000. *rasil. </line>
<line> Rodrigue* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Márcio *a**in* da Silva F*orêncio </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ers*dade Federa* de Sergipe / *ampus São Cristóvão </line>
<line> Artigo r*ce*id* em 26/09/2021. Última versão </line>
</par>
<par>
<line> - Av. *arech*l Ro*don, s/n - Jardim Rosa Elze, São </line>
<line> *ecebida em *7/10/*021. Aprov*do em08/10/2021. </line>
</par>
<par>
<line> Cristóvão - SE, 49*00-000. Bra**l. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Marcos Eduardo Zam*a**ni </line>
<line> *valiado **lo s*st*m* *riple Rev*ew: a) De*k Review </line>
</par>
<par>
<line> *niversidad* F*deral d* Sergipe / Campus São Crist*v*o </line>
<line> *elo Editor-C*efe; e b) Double Bl*n* *e*i** </line>
</par>
<par>
<line> - Av. Marechal R*ndon, s/n - Jardim Ros* El*e, São </line>
<line> (*valiaçã* cega por d*is aval*adores da área). </line>
</par>
<par>
<line> Cristóvão - SE, 49100-000.B**sil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Ma*ia Andréa Rocha Escobar </line>
<line> R*v*são: Gram*tical, Nor*a*i*a e de Formatação </line>
</par>
<par>
<line> Universidad* Federal *e *ergipe / CAMPUSITA - Av. </line>
<line> *er. Olím*i* Grande, s/n - Porto, Itabaian* - SE, 4*500-000. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pla*ej*mento Estr*tégico na A*minist*a*ão **bli*a: *m **tudo da *rod*ç** Cie*tíf*c* </line>
<line> 51 </line>
</par>
<par>
<line> RE*UMO </line>
</par>
<par>
<line> E*se estudo t*v* *omo obj*tivo a*alisar * </line>
<line> *r*dução </line>
<line> cien*ífica internacional sob*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> planejamento estratégico na Ad*inistração Pública, expond* suas características, impacto e a </line>
</par>
<par>
<line> *ede de *olaboração científi*a por meio *a </line>
<line> bi*liomé*r*ca e d* análise de redes socia**. Par* </line>
</par>
<par>
<line> esse fim, fo* utilizada a b*se de dados Web </line>
<line> of Science, por ser consi**rada uma base </line>
</par>
<par>
<line> mult*disciplinar e relev*nte no *ornecimento de in*ormações para estudos biblio*étrico*. Um </line>
</par>
<par>
<line> t*tal de 111 artigos foi o*tido </line>
<line> no *eríodo ent*e 1981 e 202*. A pes*uisa *iblio*étrica </line>
</par>
<par>
<line> possibilitou d*monstrar os result*do* quanto às pri*cipais áreas de </line>
<line> pesq*isa, institu*ções, </line>
</par>
<par>
<line> autores, </line>
<line> p*íses, periódic*s que mais produzir** sobre planej*mento estrat*gico na </line>
</par>
<par>
<line> administraçã* p*blica. * p*rtir dos resultados d* análise d* citação, a literat*ra f*i **visada, </line>
<line> sendo po*sível * identifi*ação da* publicações mais cita*as * s*as m*iores méd*as anuais de </line>
</par>
<par>
<line> cita*õe*. A </line>
<line> red* de colabora*ão *ntre *utores e *aí*es </line>
<line> possibilito* *dentifi**r e visualizar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> e*trutura e p*drõ*s d** relações de cola*o*ações entre eles. </line>
<line> Palavra*-chave: Admin*stração Públ*ca. Bibli*metria. Pla*ej*men*o Estr*tégico. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
</par>
<par>
<line> Thi* study aimed </line>
<line> to anal*ze th* in*ern*tional scie*tific p*oduc*i*n on strateg*c *la*n*ng in </line>
</par>
<par>
<line> *ublic Adm*nistrati*n, expos*ng its cha*acteristics, impact an* </line>
<line> scientifi* collabo*ation </line>
</par>
<par>
<line> network </line>
<line> through **bliometric* and soci*l network </line>
<line> analysis. For </line>
<line> this purpose, *he Web of </line>
</par>
<par>
<line> Sc*ence d**ab*se was used, as i* is cons***red a m*ltidisc*plinary and relev*nt ba*e *n </line>
</par>
<par>
<line> provi*i*g i*for*atio* f*r </line>
<line> bibliometric studies. A total o* 111 articles w**e obtained in </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> *eriod betwe*n 19*1 and 2**1. *he bibliom*tric rese*rch made it poss*bl* to demonstrate the </line>
</par>
<par>
<line> result* reg*rding t*e main resea*ch areas, in**itutio*s, </line>
<line> author*, count*ies, journals that </line>
</par>
<par>
<line> produced the *ost on **rategic </line>
<line> pla*ning </line>
<line> i * p*** i * </line>
<line> a*mini*t*ation. *rom the resu*ts o* th* </line>
</par>
<par>
<line> *itation an*lysis, the literature was revie*ed, *ak*ng it </line>
<line> possible to identify th* most cited </line>
</par>
<par>
<line> p*blications and their *i*he*t an*ual averag* of *ita*i**s. The collabor*t*on network between </line>
</par>
<par>
<line> a*thors and countries *ad* i* </line>
<line> possib*e to *dentify a** vi*u*lize </line>
<line> the st*u*ture and patterns *f </line>
</par>
<par>
<line> th* ****aborat*ve relationships betw*en them. </line>
<line> Keywords: Public Administrati**. Bibliomet**c. *trateg*c Planni*g. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, T**esina *I, *. 18, n. 10, a**. 3, p. 50-71, out. *021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. S**to*, M. *. S. Fl*rêncio, M. E. Zambani*i, M. A. R. Esco*ar </line>
<line> 52 </line>
</par>
<par>
<line> * INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> * *rocesso de m*dança no mei* organizac*ona* e a *e*an*a por prestação ** m*lhores </line>
</par>
<par>
<line> serviç*s **odutos *ara s*us c*nsumid*res s** t*máticas de **ande r**evância para e </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> org*nizaçõ*s, q*e visam ef*ciência, eficác*a a efetivi*ade </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> e </line>
<line> de sua* a*iv*dad*s planej*das. </line>
</par>
<par>
<line> S*gundo Matias-**r**ra (2010), </line>
<line> *a esfera pública, d*staca*-se a *ermanênci* exist*n*e d** </line>
</par>
<par>
<line> órgã*s e as prestações de se*viç*s públicos con*í*uos * long* *razo, sendo *ma das **nçõe* </line>
</par>
<par>
<line> *rincipa*s </line>
<line> *a </line>
<line> a*m*nistração pública a *ecessidade maio* *e *bser*ân*ia d*s p*ocessos de </line>
</par>
<par>
<line> m*da*ça* e suas *deq***ões orga*izacionai* par* melhores prestações dos serviços. </line>
<line> O processo g*renc*al corresponde à administra*ão coerente e contínu*, utilizando as </line>
<line> ferram*ntas de p*anejamento, organ*za**o, direç*o * contr*le na de*imitaçã* da* a*i*idad*s a </line>
<line> serem *orn*c*das à *ociedade. Afirma* Misocsky e Gue*es (20**, p.16), q** o "*lan**amento </line>
<line> * o *álculo *ituacional que r*la*ion* o p*esen*e c*m o futuro e o conhecimento com a a*ão". </line>
<line> E**r*tanto, muitas ve*e* o planeja**nto governament*l é negligen*iado, limitando-* * apenas </line>
<line> *ma *b*igat*riedad* de *o*mulaçã* e concretização o*çament**ia de go**rno, p*ejudicand* a </line>
<line> *levação *a eficiênc*a, eficáci* e e*etividad* da organ*zaçã* (M*T*AS-PEREI*A, 2010). </line>
<line> O pla*ejam*nto estratégico visa ao estab*lecimento d* ob*eti*os, d*safios e m*tas co* </line>
</par>
<par>
<line> ênfa*e </line>
<line> no aspecto de longo prazo dos obje*i*os e análise </line>
<line> g*obal do cenário (O*IVEIR*, </line>
</par>
<par>
<line> *007). M*tias-Pereira (20*0) pr*põe qu* * planejamento est*até*ico é um* *erramenta </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *écnica par* gerenciar os c*m*nhos que lev*m ao* o**etivos d*sejados pela orga*ização e qu* </line>
<line> cont*ib*i de *orma efetiva * ape**eiç*ada. </line>
<line> Para Marque* (2014), o p*anej*mento *s**atégico na administração pública permite *ma </line>
<line> visão g*obal do a*bien*e interno * e*ter*o no qual a *rganiz*çã* está **ser*da com o intu*to </line>
<line> de *st**elece* e*tratégia* di*ecionadas para melhoria dos aspectos negati**s *ercebido*, b*m </line>
<line> com* fortalecer os pont*s positivos. </line>
</par>
<par>
<line> A *otiv*ç*o </line>
<line> da **s*uisa baseia-se n* *mp*rtância d* *e *ti*i*ar </line>
<line> o plan*jam*n*o </line>
</par>
<par>
<line> es*raté*ico nas o*ganiz*ções privadas </line>
<line> ou públ*cas, isto </line>
<line> é, </line>
<line> essa *erramen*a tem sido </line>
</par>
<par>
<line> ind*spensáve* na delim*tação e **cance de objeti*os o*ganizacio*ais, visando aind* maior </line>
</par>
<par>
<line> efici*ncia, e**cácia e efetividade </line>
<line> principalmente </line>
<line> nos </line>
<line> serviços públ**os. As*im, a *ele*ância </line>
</par>
<par>
<line> desse estudo deu-se pel* falta </line>
<line> *e pesquisas que explorem materiais *ien*íf*cos </line>
<line> * sua* </line>
</par>
<par>
<line> colabor*ções para a temát**a em t*** a parti* de indicador** bi*liométrico*. </line>
<line> As contribu*ções acadêmica* e práticas da pr*sente pesq*isa c*nsiste em forn*cer uma </line>
<line> in*est*gação bibli*métrica do *ema planejamen*o estrat*gic* na Administração Pú*lica, a f*m </line>
<line> R**. FS*, Teresi*a, v. *8, n.10, art. 3, p. 50-*1, ou*. 2021 www4.fsanet.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Planejame*to *stratégico na Administ*ação P*blica: Um *st*do da Produção *ie*tífica </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> de disseminar achados *eleva*tes *a*a ser** utili*a*os *m pesquisas **turas e para </line>
<line> formulaç*o d* políticas públicas. </line>
<line> E* f*nção do exposto, defin**-s* o *eguinte p**blema *e pesquisa: Qua*s a* princip*is </line>
</par>
<par>
<line> caracte*ísti*as da produção científica internacional sobre planej*me*to es*ratég*c* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Admin*st*ação Pública? Dian*e disso, **te estudo teve po* o*jetiv* geral analis*r a produçã* </line>
<line> cient*fica int*rnacional sobre o *lan*j*me*to estratég*c* na Admin*stração Pública, </line>
<line> cons*derando o período de 198* at* jun*o d* 2021. </line>
<line> 2 REFE*ENCIAL TE*RICO </line>
<line> *.1 Planejamento Estra*égi*o </line>
<line> No ponto de vista d* Pe*eira (2011), * pl*nejamento consiste na aná*ise si*têmica dos </line>
</par>
<par>
<line> pontos fortes e </line>
<line> fracos d* organização e *a* op*rtunidades e ame*ça* do ambien*e e*terno, </line>
</par>
<par>
<line> com o obj*tivo ** f**mular estratégias e ações </line>
<line> e*tratégicas, a fi* de aumentar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> competitividade * su* resolut*vidade. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse contexto, Peter Dru*ker (198*, apu* CHIAVE**TO; S*PIRO </line>
<line> 2 0 0 * , p .* 0 ) </line>
</par>
<par>
<line> defin* o p*ane*amento est*atégic* n* se*uin*e perspectiva: </line>
</par>
<par>
<line> Pl*nejamento estr*tégico é um processo contí*u* de, c*m o maio* con*ecim*nto </line>
</par>
<par>
<line> poss*vel do fu*u*o considerado, tomar decisões </line>
<line> at*ai* q*e en*olvem riscos fu*uros </line>
</par>
<par>
<line> aos resu*ta*o* es*era*os; o**an*zar as ati*ida*es necessárias à ex*cução das </line>
<line> decisões e, atr**és de uma r*avaliação sis*emá***a, medir o* re*ultados em fase às </line>
<line> e*pectat*vas alimen*ada*. </line>
<line> De a*or*o com as *efin*ções expostas, obs*rva-se a existência c*erente *ntre o* autores </line>
<line> com relação a* planejamento estratégico, s*ndo esse u* plano formal, cons*iente, flexív*l, </line>
</par>
<par>
<line> te*por*l, em *ue haja uma **tonação com re*ação à organização, </line>
<line> o env*lvimento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **por*ância da *esma. Entre*an*o, "as est*atégia* devem formar, bem com* ser formuladas" </line>
</par>
<par>
<line> (*INTEZ*E**; AH*STR*ND; LA**EL; 2010, p.27). Delim*tan** assim, quem é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> empresa? e aonde ela quer *hegar? (OLIVEIRA, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> Matias-Pere*ra (2010, p.12*) diz: "a utiliza*ã* do planej*ment* *strat*g*co con*ribui </line>
</par>
<par>
<line> para </line>
<line> estimular os *d*i****rado*es a pensar em termo* do que é *mp*rtante ou relativa*ente </line>
</par>
<par>
<line> *m*ortante, e também a se conc*nt*ar sobre *ss**tos *e maior relevância", reaf*rman*o * que </line>
</par>
<par>
<line> Chiavenato e Sapi*o (2009) </line>
<line> *xpõe* quando fala* s*br* *uste*tab*lidade e continuidade do </line>
</par>
<par>
<line> processo est*atég*co. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina P*, v. 18, n. 10, art. 3, p. 5*-*1, o*t. 2021 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. Santos, M. N. S. Florêncio, M. E. Z*mban**i, M. A. R. Escobar </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> A conceituaç*o </line>
<line> *e pl*nejam*nto consiste num proces*o finalís*ico, apoiado </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> raci**alidade e n* coerência, em que se busca ajustar os m*ios e fins, para alcançar os </line>
</par>
<par>
<line> *bjetivos estabelecido* (MATIAS-PEREIRA, </line>
<line> 2010). A p*incip*l função do pl*n*j***nto </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pro*orciona* a organização em uma situação de eficiência, efic*ci* e efetividade (OLIVEIR*, </line>
<line> 20*7). </line>
</par>
<par>
<line> Ainda segundo Oliveira (200*), * ato de p****j*r envo*v* os s*guintes aspe**os: </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> própr*o proce*so de pl*ne*amento deve se* planejado; o processo é i*terat*vo (*nvolvimento </line>
<line> de d*as ou mai* p*ssoas); *, o processo é ite*ativo (contínuo). </line>
</par>
<par>
<line> Assim, observa-se que o *lane*amen*o estr*tég*co visa </line>
<line> a um p*ocesso f*rm*l </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desenvolviment* organizacional para um s*ces** de médio lon*o pr*zo, ba*ea*d*-s* e </line>
<line> na* </line>
</par>
<par>
<line> a*álises e deci*ões no presen** e no pa*sad*. </line>
</par>
<par>
<line> * definição p*oposta po* Chiavenato e Sa*iro (200*, p. 4-5), qu*nto à </line>
<line> estratégia </line>
</par>
<par>
<line> correspon*e * "*ma escolh* que en*olve tod* a org*n*zação e consiste em selecion*r, d***re </line>
<line> várias hipóteses *xistentes, qual deve *e* escolhi*a a resp*ito do* a**ec*os inter*os e ext*rnos </line>
<line> da organ*zaçã* * *omar de*isões com base ness* opção." </line>
</par>
<par>
<line> A o*ganização tem n* sua es*r**égia os elemento* e </line>
<line> os fu*d*mentos necessá*ios sob*e </line>
</par>
<par>
<line> os quais *ua estrutura é con*truída e reconstruída soci*lmente (VIEIRA; QUADROS, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> *ara Thompson Jr. * Strick*and (200*), est*atégia consis*e em u* c*njunto d* mudanças a </line>
</par>
<par>
<line> que os gere*t*s execu*am </line>
<line> pa*a a*ingir o melhor de*empenho, enquanto o *lanej*mento </line>
</par>
<par>
<line> di*ec*ona envolvendo todas a* funções * depa*t*mentos p*incip*is. </line>
<line> 2.* Planejamento Estraté*i*o n* Administ*ação *úblic* </line>
<line> O Planejamento Estratég*co *o setor públ*c*, de ac*rdo com *at*as-P*reira (2010,), se </line>
<line> apres*nta como uma técni*a que pode cont*ibuir de forma ef*tiva quando re*l*zado de forma </line>
</par>
<par>
<line> in*eligente. En*ret*nto, a utili*ação ** </line>
<line> planejamento é criticad* e sofre res*stênc** cult*ral, </line>
</par>
<par>
<line> observada *ela frase usua*mente utilizada "planejar é uma co*sa, fazer é outra...", *imitando o </line>
<line> desenvolvimento das organizaçõe* * sua **ntinuidade efetiva (TO*I, 2**3, p. 29). </line>
<line> *gboro, Obeng e Spann (2011) ressaltaram que o planejamento estratégic* de *m* </line>
<line> org*nização deve a*o*panhar as *uda*ças e desafios do ambiente, requer*ndo boas relações </line>
</par>
<par>
<line> de trabalho </line>
<line> *ntre a *q*i*e de planej*me*to, gerentes e a </line>
<line> equi*e da alta adm**istraçã*; </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ocalizaçã* da eq**pe de planejamento e*t*atégico próxima à alta ad*ini*tração; integração de </line>
<line> plan*s de u*idade o* divisã* em um plano estratégico de toda a organização, e um processo </line>
<line> de planeja*ento que não seja mu*to rígi*o o* mecân*c*. </line>
<line> *ev. *SA, T*resina, v. 18, n.10, art. 3, p. 50-71, out. 2021 *ww4.f*anet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *l*nejamento Estratégico na Ad*ini*t*aç*o Púb**ca: *m Estudo da Pr*duçã* *ientíf*ca </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> Geo*ge, *alker * Monster (2019) descobri*a* *ue o planejament* est*atégico é u*a </line>
</par>
<par>
<line> abordagem amplamente </line>
<line> a*ot*da *as organizações conte*porâneas, *rincipalm*nte no setor </line>
</par>
<par>
<line> público. Eles verif*cara* por me*o de *ma meta-análi** emprega*a em *1 estudos empí*icos </line>
</par>
<par>
<line> que o plane*amento </line>
<line> estra*égico p*ssui um i**acto </line>
<line> posi*ivo, moderado e signi*icat*vo </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> *esem*en*o organizacional. </line>
<line> *lbana, A**rews * Pollan** (2016) orientam q*e o* esf*rç*s emp*een*ido* por gesto*es </line>
</par>
<par>
<line> p*blicos para pl*nej*r estrategica*en*e suas </line>
<line> organiza*ões não re*ultam em uma p*r*a de </line>
</par>
<par>
<line> tempo, nem d* recursos, mas podem *evar a *ma implementaç*o bem-sucedida da est**tégia. </line>
</par>
<par>
<line> P*ra is**, Poister (20*0) exp*ico* </line>
<line> que é i*portante q*e as *str*tégias sejam implem*n*ada* </line>
</par>
<par>
<line> efe**vame*te, *em c*mo os gesto*es </line>
<line> p*blico* *ecess*tam pensar e *gir es*rate*i**mente, </line>
</par>
<par>
<line> sendo capa*** de ad*inistrar **m foco em re*ultados. </line>
<line> A Constitu*ção Fe*er*l *e 1988 n* A**. 165 apres*nta que as *eis que cab*m ao Poder </line>
</par>
<par>
<line> Executivo estabel*cerão: "* - plano plu**anual; *I a* diretrizes orçame*tári*s; III - </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line>-</line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> orçamento* an*ais" (BRASIL, 1988, s.p.). *essa forma, os gest**es devem usar de um p*ano </line>
</par>
<par>
<line> estr*tégic* de modo a n*rtear a execuçã* dos programas d* *rabalho. Com is*o, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pl*n**ame*t* e**rat*gic* **de contribuir co* a formulação de polític** públicas plane*adas </line>
</par>
<par>
<line> voltada* à socieda*e </line>
<line> com a s*a participa*ão, proporcionando um mai*r envolvimen** social </line>
</par>
<par>
<line> nesse processo *o expor as reais necessid*des **letiva* (LEANDRO, 2018). </line>
<line> O Plano *lurianual (PPA) estabele*e "as diretrizes, *bje*ivos e m*tas da administ*a**o </line>
</par>
<par>
<line> pública fe*eral para as despesas *e capital e outras delas decorrentes e para as rel*t*vas </line>
<line> aos </line>
</par>
<par>
<line> program*s de </line>
<line> duração c**t*nu*da" (BR**IL 1988, s.p.). Observa-se q*e e*se plano </line>
</par>
<par>
<line> corresponde à pro*rama*ão de ações d* govern* </line>
<line> d* caráter centralizador, ou sej*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> o*ganização pú*li*a *ue delimi*a o plano (MAND**, 2016; S**V* et al., 2017). </line>
<line> Um d*s principais intuitos do *P* é de*imita* *ue nenhum investimento venha </line>
</par>
<par>
<line> u*tra*assar *xerc*cio fi**n*eiro sem prévia estabelecida no plano, *s*e deve ser *prova*o * </line>
<line> pelo leg*s*ativo (MIS*CZKY; GUEDES, *012), ou sej*, o poder ex*cutivo só pode realiz*r o </line>
</par>
<par>
<line> q** **tá </line>
<line> expos*o e delimitad* no P*A. O *lano de governo é </line>
<line> nece*sário </line>
<line> **ra deixar claro </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> que deverá s*r </line>
<line> colocado em prática, obs**vando s*a impor**n*i* e sequência </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> aplicab*lidad*. </line>
</par>
<par>
<line> O *ro*e*so de eta**s de formulação *a P*A, ainda s*gundo o pensamento de Misocz*y </line>
<line> e G*edes (2*1*, p. 1*4), consiste em: </line>
<line> Ela*o*ação - Consi*te na constru**o da bas* estraté***a e de definiç*o **s </line>
<line> Pr**ram*s e ações - Projeto *e L*i; </line>
<line> Implantaç*o - Processo de o*eracionalização do Plano **rovado *o* mei* </line>
<line> do* programas, a disponibilidad* de recursos e os orçamentos anua*s; </line>
<line> *ev. FSA, Ter*sina PI, v. 18, *. 10, art. 3, p. 50-71, o*t. 2021 www4.f**net.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. Santos, M. N. S. Fl*rê*cio, M. *. Zambanini, M. A. R. Escobar </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Moni*o*amento - acompanhamento da execução da* ações *o Programa; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Ava*i**ão - acompanham*nt* dos re**l*ados pret*ndidos c*m o PPA; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Revi*ão - proc**so d* a*equação do Pl*no à* mu*anças internas e ex**rnas. </line>
</par>
<par>
<line> Todavia, Kote*n (1991 apud OTA, 20*4, p. 51) diz que a "*estão e*tr*tégica pode *er </line>
<line> ap*icada em organiz*çõ*s públicas caso haja uma lide*ança fo*te da alta administração para </line>
<line> criar a visão co*po*at*va e gerir as mudanças resultantes do proce*so". Assim, ev*dencia-** o </line>
<line> posicionamento dos gest*re* quanto à abord*g*m ou n*o d* planejam*nto est*atégico para </line>
</par>
<par>
<line> *u*iliar a ge**ncia *a organiza*ão com base *o *lano </line>
<line> d* gov*rno aprovado par* melhor </line>
</par>
<par>
<line> efe*ividade. </line>
</par>
<par>
<line> A Le* de D*retriz Orçamentária corresponde às "met*s e p*ioridades da administração </line>
</par>
<par>
<line> pública federa*, incluind* a* despesa* d* capital *ara o exercíc*o </line>
<line> financei** subsequ*n*e, </line>
</par>
<par>
<line> ori*ntará a elabo*ação da lei or*amentár*a anual" (BRASIL, 1988, s.p.), instr*mento </line>
<line> importante *ara * co*tinuação das ações d*termin*da* no *PA. * notória a importância dessa </line>
<line> *e*, po*s corres*onde a uma análise dos f*ito* de a*o*do com o orçam*nt* disponí*el e </line>
<line> nec**sário à e*e*ução das açõ*s. </line>
<line> A Lei Orçamentária A**al, de acordo *om Brasil (1988, *.p.), comp*een*e a: "I -o </line>
</par>
<par>
<line> orçamento fiscal ref*r*nte </line>
<line> ao* Pod*res da União, se*s fu*dos, órgãos e e*tidad** da </line>
</par>
<par>
<line> a*m***stra*ão d*r*ta e i*direta, inclusive *undaç*es instituídas e mantidas pelo Poder Públic*; </line>
<line> II-o o*ça*ento de investi*ento da* empres*s em *ue * União, direta ou indi*etame*te, </line>
<line> detenha a maioria do capital social c*m direito a voto; III-o orçamento *a seg**idade social, </line>
<line> abrangendo todas *s entidades e órgãos a ela vinculados, da administra*ão direta ou in*ireta, </line>
<line> *em c*mo os **nd*s e f**dações i*stituído* e mantidos pelo Poder Público", consiste na </line>
<line> organização e p*evisão do orç**ento *nual quanto ao *esenvolvimento das atividades e *ções </line>
<line> q** deveram se* real*zadas. </line>
<line> * *ETOD*LOGIA </line>
<line> 3.1 Classific*ção da pesqui*a </line>
<line> Esta pesquisa científica ut***za-se da form* *e abordagem ao problema a p*s*uisa </line>
</par>
<par>
<line> q*antitat*va, *onsiste essa que "tudo po*e ser quantificável", </line>
<line> ou seja, pode-s* traduzir </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> núm**os, opiniões e in*ormações com o objetivo de class*ficá-los e a*alisá-los (PRODANOV; </line>
<line> *REITAS, 2013, p. 69). *in** segundo os aut*res, evidencia-se o uso *e recu*sos e *écnic*s </line>
<line> estatísticas. </line>
<line> Rev. FSA, T*r*sina, v. 18, n.10, art. 3, p. 50-7*, out. 2021 www4.fsanet.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Planejamen*o Estra*égico na Administra*ão **blica: Um E*tu*o da Produç*o Cien*ífica </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com a cla*s*fi*ação q*an*o aos objeti*os fins, esse estud* </line>
<line> *ons*s*e numa </line>
</par>
<par>
<line> pesq*isa *escritiva, e* que visa à "descrição d*s ca*acterística* de det*r*inada população ou </line>
<line> fe*ôme*o ou o estabelecimento de rela*ões e*tr* variáve*s" (GIL, 2008, p. 2*). Segundo </line>
<line> Proda*ov * Fre*tas (2013, p. 5*), es*e *ipo d* pesquisa refere-se apenas ao *eg*str* e des*r*ção </line>
<line> dos *atos observ*dos, sem a i*terferê*c*a do pesqui**dor, destacand* o envolvimento de </line>
<line> t*cnicas "pad*oni**das de coleta de dados: que*tionári* * observaç*o *is*êmica". </line>
<line> N* q*e di* respeito à natu*eza dessa pesquisa, classifica-se numa *esq*isa aplicada, </line>
</par>
<par>
<line> que objet*** ger*r con*ecimentos útei* q*e c*ntribuam para a aplicação prática e dirigida </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> s*lução de problemas que cont*nham objeti*os an*eri*rmente definidos (PRODAN*V; </line>
<line> FREI*AS, 20*3). </line>
<line> Quanto *os pro*edimentos *til**ados *o desen*o*vi*e*to, o pr*sent* estu*o refere-se </line>
</par>
<par>
<line> a uma pesqui** bibli*g*áfica que se f*ndament* em material *á elaborad*, </line>
<line> como livros </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> artigos </line>
<line> cien*íficos, *rop*rcionan*o uma c*be*tura ampl* comparado a uma *esquisa direta </line>
</par>
<par>
<line> (GIL, 20*8). </line>
<line> 3.2 C*leta e A*álise dos Dados </line>
<line> * coleta de dados foi reali*ada na b**e de d*dos *eb of Science (WoS) **e consiste em </line>
<line> um mecanismo de ba*e refe*e*cial global com o objeti** de identific*r as melhores </line>
</par>
<par>
<line> publicações de pesquisas sob*e diversas </line>
<line> **eas. Além </line>
<line> disso, * ba** WoS é adaptada </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> r*alização de es*u*os *ib**om*tric*s, o q*e a t*rna uma *xcel**te fonte d* d*do* para estudos </line>
<line> d*ss* nat*reza (FLORÊNC*O et al., 2020). </line>
</par>
<par>
<line> A base multidi*ciplinar Wo* possu* </line>
<line> os melhores *a*os de pu*licação e citação </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> *ercado para descobe*t*, acesso * avaliaçõ*s confiáv*is, se**o ca*az *e qu*n**ficar as </line>
</par>
<par>
<line> publicaç*es científicas po* ano, títulos, a*tores, i*ioma, paíse*, *itações, instituições, áre* de </line>
<line> pe*quis* e tipo* de do*umentos (CLARIVETA, *0*0). </line>
<line> A Figura 1 si**etiza as et*pa* adotadas no p*rcu*s* met**ológi*o do presente estudo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 18, n. 10, *rt. 3, p. 5*-7*, o*t. 2021 </line>
<line> www4.fsan*t.co*.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. Santos, M. N. S. Florêncio, M. E. *ambanini, M. A. R. Esc*bar </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - E**uema d* Percurso Me*od*lógico da Pesq*isa </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Ela*oração própria. </line>
</par>
<par>
<line> A *ri*eira </line>
<line> etapa da p*squi** con*istiu no *rocesso d* mape**ent* dos artigos </line>
</par>
<par>
<line> cie*tíficos que ab**dam a temát*ca do planejamento estratégi*o na Ad*in*stra*ão Pública. *a </line>
<line> ba*e de dados Wo*, no dia 18 de j*nho de 2021, foi rea*izada a b*sca de *ol**a de dados. No </line>
</par>
<par>
<line> camp* "Ad**nced *earch" foram ap**cados </line>
<line> os rótu*os do </line>
<line> campo (TI= Título; W*= </line>
</par>
<par>
<line> Categ*rias Web *f Science) e O*eradores *oolianos *ue são expre*sões *om * prop*sito de </line>
<line> *mpl**r e r*s*ri*gir a recu*era*ão de dados (AN*, OR, NOT, NEAR). </line>
<line> Assim, a string de busca utiliz*da fo*: TI=(Strategic AND planning) AND *C=(Pu***c </line>
<line> AND Adminis*ration), tipo de documento = Artigo, temporalidade = Todos os ano* (1945 - </line>
</par>
<par>
<line> 2021). A c*leta *e dad*s *es*ltou em </line>
<line> 111 art*gos basead*s nas r**triçõ*s de pe*quis* </line>
</par>
<par>
<line> utilizadas. </line>
</par>
<par>
<line> A técnica de an*lise *e dados f** a bibliometria que co*sist* em uma aval*aç*o objetiva </line>
<line> da produçã* científica, a*ali*ando * avaliando as pesq*i*as acadêmicas, a fim de *orte*r </line>
<line> pesquisas *uturas (ARAÚJ*, *006; ALVARADO, 2007). Essa téc**ca p*ssui a capa*ida*e de </line>
<line> agru*ar um númer* macro de infor*a*ões sob*e u*a área do conhe*ime*to * a*re*entá-la de </line>
<line> f*rma clara * ob*eti*a, prop*rc*o*ando a concessão de novas teorias (LOP*S e* *l., 20*2). </line>
<line> *e acordo com Soar*s et al. (201*), a bibli*metria possibilita organizar parâmetros p*ra </line>
<line> a localização de *m país em relação a* mundo, inst*t*içã* e* relação a um paí* * cie*ti*tas </line>
<line> *m relação às p*ópr*as comu**dades c**n*íficas. Assim, essa ferramenta consiste em uma das </line>
<line> Rev. **A, Teresina, *. 18, n.1*, art. 3, p. 5*-71, out. 2021 www*.fsanet.co*.br/*evi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Planej*mento Es**atégico na Administração Pú*lica: Um Estudo da P*odução Científica </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> for*a* mais efi*azes para avaliar o conhecime**o *xiste*te de **ordo com a *rea d* </line>
<line> conhecimento. </line>
<line> A***do *o métod* bi*liomé*rico, foi utili*ada a **álise de *edes Sociais, m*tod* </line>
<line> *pli*a*o pa*a o tratamento de dados na análise *as m*di*as *e colab**a**e*, e, segundo os </line>
</par>
<par>
<line> auto*es Emirbay Goodw*n (***4, *.1*49), as re*es são u* "conjunto de relaçõ*s e </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> ligaçõe* so*iais entre um conjunto de autore* também os e </line>
<line> autores l*gados entre si". D* </line>
</par>
<par>
<line> a*or*o com Silva et *l. (2006), as redes soc*ais são comp*eendi*as como es**uturas compos*a* </line>
</par>
<par>
<line> por "n*s" qu* são </line>
<line> os ator** </line>
<line> d*s redes soci*is, conecta*os p*r *m c*njunto de **nhas, </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> *restas, q*e c*rrespondem a*s laços e*tre *s at*res, send* uma ferramenta essencia* para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ente*dimento soci*ló*ico das *elações entre *utore*. </line>
</par>
<par>
<line> O pres*nt* es*udo di*põe de tr** indicad*res de medid*s: atividade científica, *it*ção e </line>
<line> col*boraç*o. Essa* med*das permi*em d*limitar um* vis*o ger*l *a pr*d**ão *ient*f**a so*re </line>
<line> planej**en*o estratégico na Adm*n*stração **blica *o perí**o de 1981 a 2021. Para a*xiliar </line>
<line> na a*álise dos d*dos, foram utili*ado* *s seguintes softwares: Excel, Mapcha*t, V**viewer e </line>
<line> Wordar*. </line>
<line> 4 RESU*TADOS E D*SCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> Por *eio da metodologia </line>
<line> utili**d* na coleta *e </line>
<line> dados junto * base WoS, foram </line>
</par>
<par>
<line> *ecupe*ados 111 artigos na á*ea de co*h*cim*nto </line>
<line> de planejamento est*até*ico </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> Adminis*raçã* Púb*ica. </line>
</par>
<par>
<line> O *lanejamento est*atégico é um in*trum*nto que busca *o*mul*r e colocar em </line>
</par>
<par>
<line> *xe*ução estratégi*s orga**z**ionais, com o envolv*mento de todos da o*gani*ação </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> objetivando a maximiz*ção d* resultados, diminuiçã* das deficiência* e *om foco em m*ior </line>
<line> *ficiê*cia, *ficácia * efetivid*de. </line>
<line> O planejamento *stratégico na Administ*ação *ública visa ao es*abelecimento </line>
<line> organ*zado e coope*a*o de obj*tivo* estraté*icos, d* acordo com a n*cessid*de da soc*edade </line>
<line> e a busca de a*ingi-*os de f*rma viável e conc*eta. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa linh*, * pertinente desta*ar que a utilização </line>
<line> do p*anej*men*o estratégico </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> administração pública vem sendo aplicado em vár*os país*s, </line>
<line> pois bu*c*-se ter </line>
<line> maior </line>
</par>
<par>
<line> direcionam*nt* e desem*enho </line>
<line> da* polít*c*s e estr**égias nacion*is, visand* a *elhores </line>
</par>
<par>
<line> *esultados a lo*go prazo (MATIAS-PEREIR*, *01*). </line>
</par>
<par>
<line> Po*tanto, faz-se ne**ssária a reali*ação de *esq*isas qu* busquem compreender </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> au*ili*r nes*a *rea d* c*nh*cimento. Esse pa*orama das publicações so**e p*anejamen*o </line>
<line> Rev. F*A, Te*esina PI, v. 18, n. 1*, art. 3, p. *0-71, out. *021 *ww4.f*anet.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. Sant*s, M. *. S. Florên*io, M. E. Zam*anini, *. A. R. E*cobar </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> est*até*ico n* A*ministração Pública é abordad* na presente pesquisa, *ons*derando medid*s </line>
<line> de produção, medidas de ci*aç*o e medidas de colabor*ção científica. </line>
<line> 4.1 M*didas de atividad* c*entífica </line>
<line> A ev*lu*ão temporal d* pr*dução cientí*i*a i*ter*a**on*l sobre * plan*jamento </line>
<line> estratégico na admin*st*ação públ*ca *o período de 1981 a 2*** a**esen*a-*e na Fig*ra *. </line>
<line> Figur* 2 - Evo*ução tempora* *a p*od**ão *ientífica in*erna*io*al sob*e Planejamento </line>
<line> Estr*tégico na *dministração *ública (a) entre 198* e 2021; (b) e*tre *011 * 2021 </line>
<line> a) b) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaboração própria. </line>
<line> Obse*va-se que nos primeiros três inte*valo* (F*gura 2a), o cre*ciment* da pro*ução </line>
</par>
<par>
<line> *ientífica **i relativamente cons*ante. Nos dois </line>
<line> p*imeiros *nos, </line>
<line> o número </line>
<line> de arti*os </line>
</par>
<par>
<line> publicados não foi expres*ivo, poss*i*d* 11,71% de pub*ica*ões n* período de 1*81-1990 e </line>
</par>
<par>
<line> 1*,6*% entre 1991 </line>
<line> e </line>
<line> 2000. J* no terceiro i*terva*o, 2001-2010, obse*va-se u* cr*s*im*nto </line>
</par>
<par>
<line> **l**ivamente expre*sivo com 18,91% da *roduçã* total. </line>
<line> O ú*t**o intervalo, 2011-2021, cor*esponde à análise dos 10 *ltimo* an*s, as produções </line>
<line> obtiveram uma evolução significativa com *6,*5% do total *e pu*lic*ções. R*s*al*a-se que *s </line>
<line> dados referentes ao an* de 2*21 es**o incomple*os, po*s a c*let* das informaçõ*s restringiu- </line>
<line> se até *u*ho do mencionado ano. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda s*bre </line>
<line> o último *nterval* m**ciona*o, obs*rva-se o quantitati*o méd** de </line>
</par>
<par>
<line> publi***ões por ano (F*gur* 2b). Evidenci*-se a única baixa de p*blicações expressiva no *no </line>
</par>
<par>
<line> de 2012, com </line>
<line> apena* 1 *rtigo publicado no campo *emático estuda*o, os o*tro* anos </line>
</par>
<par>
<line> ob*iveram pequena* oscilações, mas nunca infe**o*e* a * publicaçõe*. </line>
<line> Os do** *icos *e evoluç*o refer*m-se ao* anos *e 201*, c*m 8 p*bli*ações e o ano de </line>
<line> 2020, com um total de 1* *ublicações de artigos no **mpo temático. Ressalta-se que o ano de </line>
<line> 2021 possui 8 publicaç*e* até * data de realização da coleta d* dados. Logo, o*serv*-se que * </line>
<line> Re*. *SA, Tere*ina, v. 18, n.*0, ar*. 3, p. 5*-71, out. 2021 *ww*.fsanet.com.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Planejame*to Estratégico na Administraçã* Pública: U* Estudo da Produção Cie*tífi*a </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> *rescente alta de pu*licaçõe* nos últi*os 10 anos *od* estar as*ocia*a às mudanças no* </line>
<line> campos organizacionai* e à nec*ssidad* de *ti*izar i*stru*entos *ue auxiliem no de*empenho </line>
<line> da* o*ganizações, princi**lmente no âmbito público. </line>
<line> Na Figura 2 é **res*ntada a cla*si**cação dos pri*cipais **íses com o maior número de </line>
<line> p*b**cações so*re o plane*amento est*a*égico na administração pública, a part*r dos dados </line>
<line> analisados. </line>
<line> No*a-se q*e os Esta*** Unid*s (EUA) são o principal país, com *9,64% de *ublicações, </line>
</par>
<par>
<line> equivalentes a 44 artig*s; em seguida, com 9,91%, es*á a Ingla**rra. Bélgica com 6,31%, </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> países da R*mê*ia, Canadá e Turquia possuindo a mesma p*r**ntagem d* 4,5%, na sé*i** </line>
</par>
<par>
<line> pos*ção está a I*ália *om </line>
<line> 3,6%. O Brasil encontra-se na o*tava pos*çã* *om * publi*ações, </line>
</par>
<par>
<line> correspondentes a 2,7% d* montante d* *rt*gos recu*erados da base *oS. </line>
<line> Qua*to *o idioma d* p*blicação, *b*e*va-se a pred*minância do idioma ing**s qu* </line>
</par>
<par>
<line> correspondeu a 101 arti*os *ublicados ** á*ea. E* *m *úmer* men*r têm-s* </line>
<line> o* idiomas </line>
</par>
<par>
<line> português e tu*co com 3 </line>
<line> pub*ica*õ*s cada, o ru*so co* 2 artigos, e a* línguas f*ancesa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> hún*ar* com </line>
<line> 1 publicação cada. É </line>
<line> opor*uno dest**ar a crescente *n*exação de revistas </line>
</par>
<par>
<line> nac*onais na **S, o que possibil*tou uma maior dispersão dos idioma* de public*ção </line>
<line> do* </line>
</par>
<par>
<line> *rabalho* (FLOREN*IO et *l., **18). </line>
</par>
<par>
<line> Figura 2 - Mapa d*s Paí*es c*m pu*licações em *l*n*jamento estratégi*o na </line>
<line> ad**n*stração pública (1981-2021) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaboração própri*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sin* PI, v. 18, n. 10, art. 3, p. *0-*1, ou*. *02* </line>
<line> w*w4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. Santos, *. N. S. Florêncio, M. E. Zambanini, M. A. R. E*cobar </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> Dos resu*t**o* ap*r*d*s quanto às principais i**tit*ições *ue mais c*laboraram *om as </line>
</par>
<par>
<line> pr*duçõe* científicas e* planejamento estratégi*o </line>
<line> na admi*istra*ão pública (Figura *), </line>
</par>
<par>
<line> destacam-se a *hent U*i*ersit* com *,*% * as </line>
<line> instituiçõ*s de Babes Bo*yai Univer*ity, </line>
</par>
<par>
<line> University of Mi*nesota e *niversi*y of Illionois com *proximadamente 2,7% de pu*lic*ções </line>
</par>
<par>
<line> cada. Em s*guid*, com </line>
<line> uma po*ce*ta*em *e 1,8% têm-se as instituições O*lo Metr*politan </line>
</par>
<par>
<line> Un*versity, *alborg Univ*rsity, Erasm*s University e City Uni*ersity of Hong K*ng. </line>
<line> Fi*ura 3 - Princ*pais Institu*ções c*m pub*icações so**e Plan*jamento Es*ratégic* na </line>
<line> **minist*ação Púb*ica (1981-2*21) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabor**ão própria. </line>
<line> Quanto às **stituições brasileiras, identi*icou-*e a part*cipação *e três i*st**uiçõe*: a </line>
<line> Universida*e *ed*ra* *luminense, o Institut* Fe*eral de P*rnambuc* e a Univer*idade </line>
</par>
<par>
<line> Fed*ral de Tocantins, todas com 1 artigo public*do refer**te à temática, corr*sp*ndendo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 0,9% *ada do to*al de pu*lica*ões. </line>
</par>
<par>
<line> Observa-se t*mbé* *ue há *ma g*an*e qua**idade de instituiçõe* *ue colaboraram </line>
</par>
<par>
<line> entre s* </line>
<line> na realiz*ção d**sas p*squisa*, *ess*ltando assim a importânci* *a colaboração </line>
</par>
<par>
<line> ci*ntí*ica *a ár*a. </line>
<line> A Tabela 1 apresenta os principais *eriódicos **m maior rele*ância ** pu*li***ões no </line>
<line> perí*do e* análise. Observa-se *u* os seis primeiros pe**ódi*os co**entra* mais da *e*ade </line>
</par>
<par>
<line> das publicações </line>
<line> com 51,3*%, * sab*r: Public Administration Review (15,**%), Pu*li* </line>
</par>
<par>
<line> Manag*ment *e*ie* (*0,81%), Trans*lv*nia* Revie* of *dministr*t*ve Sci*nces (*,01%), </line>
<line> Administra**on in Soci*l Work (5,41%) e *nvironmen* And Planning *-Govern*ent And </line>
<line> Policy (*,41%) * Int*rnational Journal Of P*blic Admini**ration (5,41%). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. ***, Teresina, v. 18, n.10, ar*. 3, p. 50-71, o*t. 2021 </line>
<line> www4.fsa**t.com.br/re*i*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P*anejam*n*o Estra*é*ico na *dmin*stração Pública: U* Est**o da Pr*dução Cientí*ica </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> Nº </line>
<line> Fator de </line>
</par>
<par>
<line> Periódicos </line>
<line> % </line>
<line> A*tigos </line>
<line> Impacto </line>
</par>
<par>
<line> Public Ad*in*stration Review </line>
<line> 17 </line>
<line> 1 * ,3 2 </line>
<line> 9 ,0 7 9 </line>
</par>
<par>
<line> P**lic M**agement Revi*w </line>
<line> 12 </line>
<line> 1 0 ,8 1 </line>
<line> 7 ,* 9 8 </line>
</par>
<par>
<line> T*ansylv*nian Review O* Adm*nist**t*ve Scien*es </line>
<line> 1* </line>
<line> 9 ,0 1 </line>
<line> 1 ,* 8 2 </line>
</par>
<par>
<line> Administra*ion In Social Work </line>
<line> 6 </line>
<line> 5 ,4 1 </line>
<line> 0 ,8 3 5 </line>
</par>
<par>
<line> E*vir*nmen* And Pla*ning C-Governme*t And </line>
<line> 6 </line>
<line> 5 ,4 1 </line>
<line> * ,2 1 6 </line>
</par>
<par>
<line> P o* i c y </line>
</par>
<par>
<line> Intern*tional Jou**al *f *ubli* Administ*a*ion </line>
<line> * </line>
<line> 5 ,4 1 </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> A*erican R*v*ew Of P*bli* Administration </line>
<line> 5 </line>
<line> 4 ,5 </line>
<line> 3 ,9 * 9 </line>
</par>
<par>
<line> Public *oney & Management </line>
<line> 4 </line>
<line> 3 ,* </line>
<line> 2 ,3 3 6 </line>
</par>
<par>
<line> Amme *d*resi Dergisi </line>
<line> 3 </line>
<line> 2 ,7 </line>
<line> * ,* 6 5 </line>
</par>
<par>
<line> L*cal *overnment *tud*es </line>
<line> 3 </line>
<line> 2 ,7 </line>
<line> * ,8 7 </line>
</par>
<par>
<line> Policy Studie* Journal </line>
<line> 3 </line>
<line> 2 ,7 </line>
<line> 6 ,2 3 2 </line>
</par>
<par>
<line> Outros (26 peri*dicos) </line>
<line> 36 </line>
<line> 3 2 ,4 3 </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Tota* </line>
<line> 111 </line>
<line> 1 0 0 ,0 0 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaboração própria. </line>
</par>
<par>
<line> Dada a anális* dos d*dos, con*iderando a re*aç*o entre número de pu*licaç*es e a </line>
</par>
<par>
<line> relevância </line>
<line> inter**cion*l desses periód*cos </line>
<line> no que se re*e*e ao fat*r de impacto, obser*a-se </line>
</par>
<par>
<line> *ue os periódicos q*e sobre*saem nessa comparação são: Public A*ministratio* **view </line>
</par>
<par>
<line> (9,079), *ubl*c Managemen* Review (7,098), Policy S*u**es Jour*al (6,23*) * America* a </line>
<line> Review O* Publ** Adm*nistrati*n (3,**9). </line>
<line> Esses dados mostram *ue um *equeno número de peri*dicos po*sui um v*lum* alto de </line>
</par>
<par>
<line> publicações, **qu*nto a maioria </line>
<line> das revistas científicas possui poucas publicaçõ*s no tema. </line>
</par>
<par>
<line> Além d*sso, </line>
<line> os periódicos com a*to número d* publicações ta*bém *pr*sentaram ín*ices </line>
</par>
<par>
<line> significativos de fator de impacto, indic*ndo a relevância desses veículos e* *ermos de </line>
<line> quant**ade * *it*ção. </line>
<line> A pa*tir da análise do* da*os co**ta*os, foram co*putados **6 pes*uis*d*r*s co* </line>
</par>
<par>
<line> pu*licaç*es *o*re </line>
<line> pla*ejamento estratégico na adminis*ração públi*a. Entre *s principai* </line>
</par>
<par>
<line> autores q*e contribuíram com a literat*ra, *estacam-se Seb*sti*n De*m*dt * *ert Geor*e, </line>
<line> a*bos com qu*tro art*gos publ*cados e a mesm* linha de *esquisa *m *dministraçã* pública e </line>
</par>
<par>
<line> econo*ia </line>
<line> de n**ócios. Esse* autore* possuem um número conside*á*e* de publ*cações </line>
</par>
<par>
<line> re*entes no tema. </line>
</par>
<par>
<line> Na Fig**a 3 * apres*nt*d* a nuvem das princ*pa*s pala**as-ch*ve *m desta*ue </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> produç*o ci**tífica internaci*nal sobre pla*ejam*nto **tratégico n* adminis*r*çã* pública. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *S*, Teresi*a PI, v. 18, n. *0, art. 3, p. *0-71, *ut. 2021 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. Santo*, M. N. S. *lorêncio, M. *. Zamb*ni*i, *. A. R. Esco*a* </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> *igur* 3 - Nuve* das palavras-chave da produção científica internacional s*b*e </line>
<line> plan*jamento *stratégico *a admini*tração pública (1981-2021) </line>
</par>
<par>
<line> Font*: *labora*ão próp*ia. </line>
</par>
<par>
<line> As princ***i* palavr*s-chaves com *aior i*cidência </line>
<line> na li*eratura s*bre planejamento </line>
</par>
<par>
<line> est*atégico n* a*ministração </line>
<line> pública for*m: Strategi* Plan*ing (38); Management (14); </line>
</par>
<par>
<line> Perf*rman*e e G*ve*nment (12); Sector (11); Future (9); Implementatio* (8) e; Formu**ti*n, </line>
<line> Management Res*arch e *trategic M*nagme*t (*). De acordo com Bengo* et al. (*020), as </line>
</par>
<par>
<line> pa*avra*-cha*e são </line>
<line> de fundam**tal *mp*rtâ*cia pa*a pes*ui*as c*entí*icas, pois possibilit** </line>
</par>
<par>
<line> encontrar documento* e ques*ões r*lacionada*. </line>
<line> *.2 Medida* de c*t**ão </line>
<line> A p*rtir da li*e*a**ra cie*tífi**, a an*lis* de citação possi*ilita inf*rmaçõe* v*liosas *m </line>
<line> re*ação aos *s*udos, pesqui**dores e in*t*tu*çõe* mais relevantes em determin*d* ár*a d* </line>
<line> conhe*imento (F*ORÊ*CIO et al., 2020). </line>
<line> Do t*tal de 11* artigos *omputados da *ase W*S, n* período de 1981-2*21, resultou-se </line>
</par>
<par>
<line> em 1**8 ci*ações, com média de </line>
<line> citações *e 1*,*3 e um *ndice h de 20. Observou-se q*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p**o máximo de citaçõ*s por ano registr*-se no ano de 202* com um tota* de 191 *itaçõ**, </line>
</par>
<par>
<line> dos artig*s mais citados e*con*ra-se de tí*ulo **nov**ion of Public Mana*ement - T*e o </line>
<line> A*option o* Strat*g*c-Plann*** *e Berry (1994), po*suindo u* tota* d* 157 cit**ões. </line>
<line> Os *rtigos c*m as maiores médias de citações/ano foram p*blicad*s en*re **0* e 2019, </line>
<line> conforme pod* s*r observado no Quadro 1. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n.10, art. 3, p. 50-71, out. 2021 </line>
<line> www4.*sane*.c*m.*r/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P*anejame*to *st*a*é*ico na Admi*istração Pública: Um Estudo da Produção Científi*a </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> Qua*r* 1 - Principais publicaçõ*s por média an*al d* *i*ações sobr* Pla*ejamento </line>
<line> Est**tégi*o *a Administração **b*i*a em p*riódicos no perío*o de 19*1-2021 </line>
</par>
<par>
<line> Título </line>
<line> *uto*es </line>
<line> Ano </line>
<line> Re*ista </line>
<line> To*al de Citaç*es </line>
<line> Médi* /Ano </line>
</par>
<par>
<line> The F*ture of Strategic Planning in *he Pu*lic Sector: Li*k**g Stra*egic Management *nd Performan*e </line>
<line> Poister, Theodore H. </line>
<line> 2010 </line>
<line> *ubl*c Administratio* Rev*ew </line>
<line> *21 </line>
<line> 1 0 ,0 8 </line>
</par>
<par>
<line> E*ements of Strat*gic Plann*ng *nd M*nagement *n M*ni*ipal Government: Statu* Aft*r Two *ecades </line>
<line> *o*ster, TH; Streib, G </line>
<line> 2005 </line>
<line> Publi* Adminis*ra*ion R*v*ew </line>
<line> 151 </line>
<line> 8 ,8 8 </line>
</par>
<par>
<line> Does S*rategic P*anning Improv* Orga*izational Performa*ce? A Meta- Analy*is </line>
<line> George, Be*t; Walke*, Richard M.; Monste*, Joost </line>
<line> 2*19 </line>
<line> Pu*lic Admi*is*rati*n Review </line>
<line> 26 </line>
<line> 8 ,6 * </line>
</par>
<par>
<line> **rategic Pla*ning a*d Imple*entation S*ccess in Public Serv*ce Or*aniz**ions Evid*nce f*om Canada </line>
<line> Elbanna, Said; A*dre*s, Rhys; Pol*a*en, Rai*i </line>
<line> 20*6 </line>
<line> *ub*ic Man*gement Review </line>
<line> 44 </line>
<line> * ,3 * </line>
</par>
<par>
<line> Understanding St*ategi* Planning and the Formul*tio* and Imple*entat*on of St*ategic Pla*s as a Way o* Knowing: T*e Contributi*ns of Actor-Network Theory </line>
<line> B*yson, Joh* M.; C*osby, Barbara *.; Bryson, John K. </line>
<line> 2*09 </line>
<line> Internacional Public Management Journal </line>
<line> 86 </line>
<line> * ,6 2 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaboração própr*a. </line>
<line> Destaca-se que o artigo c*m maior média de citações *nual correspo*d* ao 3º mais </line>
<line> ci*a**, com média de 10,08 cita*ões por a*o. Observa-se que d*s *inc* *rtigos d*sta*ados, os </line>
</par>
<par>
<line> t*ês primeiros foram *ublicados na *ub*ic A**ini*t*a*i** </line>
<line> *eview, nota-se * *mpenh* d*s </line>
</par>
<par>
<line> pesquisador*s em del*mita* revistas r*l*va**e*, </line>
<line> pois prop*rciona a t*o*a *e sab*res </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *pe*feiço* a visib*lida** de s*as práticas edito**a*s (A**UJO et al., 201*). </line>
<line> Va*e re**al**r que as publica*ões recentes *ã* po*suem *ív*is e*evados de númer* de </line>
<line> ci*ações. *s*o *us*ifica-se, ent*e outras razões, pelo fator de *emp*ralidade, ou se*a, pou*o </line>
<line> tempo para poder ser visualiza*o de fo*ma ampla *, co*sequentemente, citado. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresina PI, v. 18, n. 1*, art. 3, p. 50-71, ou*. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. *antos, M. N. S. Florêncio, *. E. Zambanini, M. *. R. *scob*r </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 Medidas *e colab**ação *ie*tífica </line>
</par>
<par>
<line> Na *ig*ra é e*p*sta * re*e de colaboraçõ*s *nt** países e **tor** em uma limitad* 4, </line>
<line> divers*da** de core*, delim*tando *s áreas de pesquisas que permitiu demonstrar as </line>
<line> contribuiç*es *ess** *utore* na produção cientí*i** inte*n*c*onal do *lan*jamento *stratégico </line>
<line> na administr*ç*o *úb*ica. </line>
<line> Os resu*tados analisados da c**abo*a*ão en*re pa*ses dem*stra o *ível de comunicação e </line>
</par>
<par>
<line> infl*ê*cia nas *reas *e pesquisa* lim*tad* ent*e os países em </line>
<line> *es*aqu*. Especifi*a-se que *s </line>
</par>
<par>
<line> "n*s" maiores refe*em-se à grande in*luência dos p**ses quanto ao* assuntos mais publicados. </line>
<line> E as ligações entre os "nós" **monstram as cooperações en*re os *aí*es. </line>
</par>
<par>
<line> No tota* </line>
<line> de 28 países que *roduziram a*tigos cientí*icos </line>
<line> sobre a área em análise, </line>
</par>
<par>
<line> d*stacam-s* os Es*ados Unidos (EUA), o nó mai*r, com um total d* *4 publica*ões (**,64%). </line>
<line> A presen** de clusters destac* as interlig*ções *e pro*uçõe* entre os país*s, * e*pos*o </line>
<line> em *aior represen*ativi*ade são os E*A (vermelho). Os *los mai* próximos ao clu*ter </line>
<line> ve**elho correspondem às cola**ra*ões cie*tí*icas f*rtes entre eles, desta*ando-se os países </line>
<line> da Bélg*ca, H*land* e China. * cluster verde, segundo ma*or *m *r*duções, é composto pela </line>
</par>
<par>
<line> Inglaterra </line>
<line> i*terl*g*da ao Can*dá e o *luster azul referen*e à Bélg*ca, o terceiro maior, </line>
</par>
<par>
<line> in*e*li**-se forte*ente com o paí* da Holanda. </line>
<line> Figur* * - Rede de colaboraç** c*entífica em planejamento estratégic* na adminis*ração </line>
<line> pública (*981-2021) em rela*ão (*) aos países *; (b) autore* </line>
<line> a) b) </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Elabor*ç** pró*ria. </line>
</par>
<par>
<line> O mapa de redes *erm*te </line>
<line> uma visualiz**ão dos principais autores * sua* **melha*ç*s </line>
</par>
<par>
<line> em estudos cientí*icos (F*gura 4*). Ressalta-se que o tamanho da bolha </line>
<line> corresponde ao </line>
</par>
<par>
<line> número de citações re**bidas, </line>
<line> o </line>
<line> comprimen*o *a linha </line>
<line> ref*re-se à força das *el*çõe* de </line>
</par>
<par>
<line> *itação, a pro*imidade e*tre eles c*nsiste nas *ubli*ações </line>
<line> de assunt*s em comum e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n.10, art. 3, p. *0-7*, out. *021 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/r**ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Planejamento *stra*égico na Admini*traçã* Pública: Um Estudo da Pro**ção C*entíf*ca </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> coci*ação *, quanto * cor da bolha, determina o **uster * qual o autor está ass*ciado </line>
<line> (P*REIR* et al., 20*9). </line>
<line> Observa-se na Figura 4b que os aut*res em destaque refere*-se a *ebas*ian Desmid* e </line>
<line> Bert *eorge, resultado dos q*atro artigos pub**cad** *or ambos. De acordo com as </line>
<line> informações *a WoS, as public*ções dos au*ores *stão na área de pesq*isa em ad*inistraçã* </line>
<line> p*bli*a e ec*nomia de negócios. *ot*-se que *mbos os autores possu*m laços *e rela*ão *om </line>
<line> os d*mais autores pe*t*ncent*s ao clus*er azu*. </line>
<line> A Figura 5 most*a a rede d* *ala*ras-chave em planejam*nto estratégico *a </line>
<line> adminis**ação *ública ** per*odo *specifica** a parti* da base d* *ados W*S. A aná**se da </line>
<line> freq*ência de pala*ras-chave *e art**os científi*o* d*mons*ra a* principais linhas *e estudos e </line>
<line> suas in*erligações. </line>
<line> Fig*ra 5 - Rede de palavras-chave de publicações ci*n*ífica em planejamento *s*ratégico </line>
<line> na administração pública (1*81-20*1) </line>
</par>
<par>
<line> **nte: *l*b*ra*ão *ró*ria. </line>
<line> A partir da Figura *, é *ot*vel a *resença de cinco clusters de redes de c*nh*cimento: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Verde - Planejamento Estra*égico (St**tegic Planni**): Gestão Est*a*égica (S*rategic </line>
<line> Ma*age*ent), Gestão d* Desempe*ho (Pe**ormance Ma*ageme*t), Admini*traç*o P*blic* </line>
</par>
<par>
<line> (Publ*c Administ*ation), Ge**ão Púb*ica </line>
<line> (Public M*nagem*n*), Governo Local (Local </line>
</par>
<par>
<line> *ov*rnment), *etor P*blico (Public-*e*tor), Estratégia (S**at*g*), Políti*a (P*l*cy); </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Verme*ho - Gestão (Management): *uturo (Future), Or**n*zaç**s (*rga*izati*ns), </line>
<line> Info**ação (Information), Desen*olvimento Su*te*tável (Sustainable Develo*ment), </line>
<line> Sist*ma* (Systems), Tom*da *e De*isões (D*cisio*-Making), Organizações *úbl*cas (*ublic </line>
<line> O*gani*ations), Pla*o Est**tégic* (Strate*ic Pla*), Info*m*ção sobre *es*mpenho </line>
<line> (*erform*nce Information), Conhecimento (Know*e*ge), **n*lito (C*nflict); </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Ter*sina PI, v. 18, n. 10, art. 3, p. 50-71, out. 2021 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/r*v*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. *antos, M. N. S. *lorênci*, *. E. Zambanini, M. A. R. Escobar </line>
<line> 68 </line>
</par>
<par>
<line> Roxo - *overno (Go*er*ment): Impl*mentação (Impleme*ta*i*n), F*rmulação (Fo*mu**t*on), </line>
<line> Desempenho O*ganizaci*nal (Organ*zational Performa*c*), Partici**ção (*nvolve*ent), </line>
<line> No*a G*s**o Púb*ica (New Public Managemen*); </line>
<line> *mar*lo - Desempenho (Perfo*m*nc*): Setor (Sec*or), Investi*a*ão de Gestão (Management </line>
<line> R*search), *xperiência (Experience), Agências (A*encie*), Governo Municipal (Muni*i*al </line>
<line> G*vernment). </line>
<line> Azul - G*vernança (Governa*ce): Partic*pação (P**ticipation), *stad* (St*te), Política </line>
<line> (Pol*tics), Crise (Crisis); E*p*ços Su*ves (Soft Spaces). </line>
<line> 5 CONSID*RAÇÕES FINA*S </line>
<line> Por meio da ferr*m*n*a metodo**gica de anál*se bibliométrica, foi *ossível obte* </line>
<line> res*ltados *elevant*s em relaç*o ao* art*g*s, perió*ic*s, autores, *nstituições * out*os </line>
<line> aspectos, *te*dendo ao *b*et*vo da pesqu*sa. Isso pos*i*ilitou identificar elem*ntos r*lev*ntes </line>
<line> *o campo de pesquisa em p**n*jamento estratégic* n* ad*in*stração pública. </line>
<line> A pa*tir *os resultados obtidos, pe*c*beu-se um cresci*e*to sig*ificativo no número de </line>
<line> publicações a *artir d* 201*, indicando um interess* *e**nt* da comunidade acadêmi** pelo </line>
<line> t*ma. Do* países *nflu*ntes *m pub*icação no *ampo de pesqui*a analisado, destaca-se os </line>
</par>
<par>
<line> E*t*dos Unidos (39,64%), sen*o o idioma inglês o ma*s utili*ado. En*reta*to, </line>
<line> *s três </line>
</par>
<par>
<line> pr*nc*p*is institu*çõ*s *dentific*d*s </line>
<line> *ocalizam-se na Bélgica, Romêni* e Esta**s Unidos, </line>
</par>
<par>
<line> *espectivamente. O **r*ódico mai* *m*or*ante e com o maior fator *e i*pac*o correspond* a* </line>
</par>
<par>
<line> *u*lic Adminis**ation R*v*ew. Quanto aos princip*is autores com public*çõ*s n* campo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *es*uis* estud*d*, têm-se Se*asti*n Desmidt e Bert Ge*rge. </line>
</par>
<par>
<line> Vale *es*altar que os e*tu*os na ár*a de pesqu*sa em pl*nejame*to e*tratégico na </line>
<line> administr*ção públi*a apresenta* um caráter de col*boraçõ*s * *nterli*ações entre a***re*, o </line>
<line> q*e fortalece a i*dic*çã* de colaborações de re*es sobre o tema. Isso t*mbém foi obser*ad* </line>
<line> entre os pa*ses e categor*as de palavra* id*ntificadas. </line>
</par>
<par>
<line> Me*ia*te a uti**z*ção da bibliometria, f*i possív*l co*p**ender como ocorreu </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvol*ime*to *as pesquis*s em planejamento e*tratégico na </line>
<line> admin*stração pública, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> âmb*to internacional e no p*rí*do </line>
<line> c*assificado, apresentando o* relevantes dados quanto aos </line>
</par>
<par>
<line> *utores, institui**es, periódicos, p***es </line>
<line> e outras variáveis analisadas. Res*alta-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> necessidade crescente </line>
<line> de com*reender </line>
<line> essas qu*stões devid* à s*a na*ureza inform*tiva </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> modo a orient*r pesquisas fu**ras e g*s**res interess**o* na **mática. </line>
<line> Nessa linh*, pesquisa futuras *o*re o *ema *o*eria* realizar uma amplia*ã* de ba*co* </line>
<line> de d*dos, a exem*lo da base Sc*pus e o apro*undamento da análi*e de *itação, inc*uindo a* </line>
<line> variáveis de *otal *o*al Cition Score (*LCS) e *otal Global Citation Score (*G*S). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 18, n.10, art. 3, p. 50-71, o*t. 2021 w*w4.fsane*.***.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *lane*amento *stratégico *a Administraçã* Pú*l*ca: Um E*tudo *a *roduçã* Cientí*i*a </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> Sug*rem-se ta*bé* novo* es*udos sob*e o tema *onsiderand* medidas de d**s*dade * </line>
<line> centralidade, *lé* d* outr*s indi**dores impo*tantes p*ra * análise da re*e *e c*l*boraçã* </line>
<line> cien*íf*ca. Tudo is*o é de suma rel**â***a para * compree*s** *o desenvolvim*nto da </line>
<line> produção *ientífica sob*e pla*ejame*to estr*tégico na *d*i*ist*a*ão Pú**ica. </line>
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<line> Contribu*ção *os A*t*res </line>
<line> A. L. Santos </line>
<line> M. N. S. F*orêncio </line>
<line> M. E. Z*mbanini </line>
<line> *. A. R. Escobar </line>
</par>
<par>
<line> 1) co*c*p*ão e *lan*j*m*nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e inte*preta**o *o* dados. </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elab*ração do rascun** ou na revis** cr**i*a do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) partic**ação na apr**ação da versã* final do *anuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a PI, v. 18, n. 10, *rt. 3, p. 50-71, ou*. 2021 </line>
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