<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 10, art. 5, p. 90-113, o*t. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.10.5
</line>
</par><par>
<line>
I*pacto da Alteração de Regras Par* a *locação d* Re*ursos ** Planos de Prev**ência no
</line>
<line>
Bra*il
</line>
<line>
Impact of *egul*t*on Change* on Portfolio **loca*ion of Pen*ion *lans i* B*azil
</line>
</par><par>
<line>
Ra*aela de Oliveira Vit*ri*
</line>
<line>
Doutorado em fi***ças do CPE*D
</line>
<line>
Professora da *ós-gradua*ão da PUC Min*s
</line>
<line>
E-mail: rafaela.o.*it*ria@gmail.com
</line>
<line>
Ri*ardo Fons*ca *outo
</line>
<line>
Dou**r em Est*tí*tica pela Fe*e**l de Mina* Gerais
</line>
<line>
Professo* d* Graduaçã* e Pós-Gradua*ão do IBMEC e da Fun*açã* Dom Cabral
</line>
<line>
E-m*il: r*ca*do@i4*6.com.br
</line>
<line>
Fe*ip* C*rvalho Ál*are* da Silva
</line>
<line>
Douto* em Probabilidade e Estatístic* pela Federal de *i*a* G*ra*s
</line>
<line>
E-ma*l: Fe**pe.silva@bancoin*e*.com.b*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: R*faela de **i*eira Vitória
</line>
<line>
Editor-Che*e: Dr. To*n* Kerley de **e*car
</line>
</par><par>
<line>
*ua Felip* dos Santo, 2**. Belo Hor*zonte, M*. Brasil.
</line>
<line>
Ro*rigu*s
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Ricardo *onsec* Couto
</line>
</par><par>
<line>
Av. P**ncesa Dia*a, 760 - Alphavil*e La*o* dos Ingleses,
</line>
<line>
Artigo *e*ebido e* 01/10/20**. Últim*
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Nova Lima - MG, 34*18-006. **asil
</line>
<line>
recebida em 11/10/202*. Aprovad* em 12/10/2021.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Fel*pe Car*a*ho Álvare* da Silva
</line>
</par><par>
</page><line>
R*a Fe*i*e do* Santo, 288. Bel* Horizonte, MG. Brasil.
</line>
<line>
A*aliado pe*o si*t*ma Tri*le Review: Desk Revie* a)
</line>
<line>
pelo Edit*r-C**fe; e b) Do*ble Bl*nd Rev*e*
</line>
<line>
(aval*ação cega por dois *val*adores da área).
</line>
<line>
R*visão: Gramatica*, N**ma*iva e de Fo*matação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Imp*cto *a Alteração *e Regras Pa*a a Alocação de Recursos em Pl*no* de *revidência no Brasil
</line>
<line>
91
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
Os pl*nos
</line>
<line>
*e Previdência Aberta têm s*do
</line>
<line>
bastant* dis*utidos no *rasil desde os aspectos
</line>
</par><par>
<line>
econô*ico-socia** até os aspectos jurídicos reg*l**ór*os que en**lve* es*e **oduto tão *
</line>
<line>
sensí*el para a *ociedade. Di*e*sos tra*alhos na literatura evid*n*i*ram como os f*ndos
</line>
<line>
previdenc*á**o* p**suem perform*nce inferior aos f*nd*s não *reviden*iários. No *ntanto,
</line>
<line>
*á poucos estudos que avaliam o motivo d**tas divergênci*s. Este trabalho analisou *o*o o
</line>
</par><par>
<line>
aspec*o
</line>
<line>
regulat*r*o *nfluencia diretamente
</line>
<line>
na tom*da de dec*s*o do gestor dos recur*os,
</line>
</par><par>
<line>
limi*a*do suas alternativas de i*ves*imento, o qu* po*e ser uma po*sível caus* para a
</line>
<line>
b*i*a
</line>
</par><par>
<line>
p**for*a*c*. *través *e si*u**çõe* de M*n*e Car*o bas*adas em dad*s **ais do m*rcado
</line>
</par><par>
<line>
*aciona* *n*re
</line>
<line>
2008 e 20*7, pode-se avaliar que, em te*mos financeiros, as alocações
</line>
</par><par>
<line>
real*zadas por um gestor sem as
</line>
<line>
re*trições
</line>
<line>
legais durante o período *rouxe*am resultados
</line>
</par><par>
<line>
superi*res às alo*açõ*s real*z*das p*lo mesmo gestor sob res**içõ*s e que entr* as duas
</line>
</par><par>
<line>
class*s de restrições, para proponentes
</line>
<line>
em
</line>
<line>
ge**l e qualificados, o* resultados não
</line>
</par><par>
<line>
apre*entar*m diferença signi*icativa que
</line>
<line>
justificassem a
</line>
<line>
d*ferenc*açã* entre elas. Isso indica
</line>
</par><par>
<line>
*ue a
</line>
<line>
reg*lação
</line>
<line>
atua* pode não se* a mai* adeq*ada pa*a os beneficiários fin*is dos planos
</line>
</par><par>
<line>
previ*en*iários ao lon*o do tempo.
</line>
<line>
Palavras-C*ave: Previdê*cia Aberta. Alo*ação de Recurs*s. Gestão de Ativos. C**sses de
</line>
<line>
Inves*imento. Otimi*ação de Portfolio.
</line>
<line>
ABS*R*CT
</line>
<line>
Pri*a*e Pension Plans have b*en widely *iscussed in Brazi*, fro* t** economic-socia* aspec*s
</line>
</par><par>
<line>
to the le*al and r*gulatory aspects that *nv*l*e th*s investm*nt, which is
</line>
<line>
so sen*it*ve to
</line>
</par><par>
<line>
*ociety. Prev*ou* work* in the li*er*ture
</line>
<line>
have shown **w pensio* *unds have a low*r
</line>
</par><par>
<line>
*erformanc* tha* no*-*ension funds. How*v*r, there are few studies th*t assess the *eason for
</line>
<line>
the*e differ*nces. This p*pe* ana*yzed h*w the regulat*ry asp*ct directly influe*ces p*rt*oli*
</line>
</par><par>
<line>
manager\s
</line>
<line>
de*ision-m*king, *i*iting their *n*es*m*nt al*ernative*, which may *e a poss*ble
</line>
</par><par>
<line>
cause
</line>
<line>
*or poor performance. Th*ough Monte *arlo sim*lations based on real d**a from
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
ma*ket
</line>
<line>
from *008 to 2017, we
</line>
<line>
evaluated that, in fina*cial terms, *he all**at*ons made by
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ma*ager wi***ut the *egal res*rictions during t*e per*o* brough* r*su*ts s*peri*r *o the
</line>
<line>
allocations made by the sam* manager under **strictions and t*at between t*e tw* class** o*
</line>
<line>
restricti*ns, for gen*ral and qualifi*d a*plicants, the results did n*t sh*w a sign*ficant
</line>
<line>
diff*rence that **uld jus*ify the d*ffere*tiation between them. This indi*ates t**t the curren*
</line>
<line>
regul*t*** m*y *ot be *h* most s*itable for t*e fi*al **neficiari*s of pension plans over time.
</line>
<line>
Key*or*s: O*en Pension. Resource Allocat*on. Asset Man*gement. Investment Cl*s*es.
</line>
<line>
*ort*olio Optim*za*ion.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. *SA, Teresina PI, *. 1*, n. 10, art. 5, p. 90-113, out. 2*21
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*ev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. O. Vit*ria, *. F. Couto, F. C. *. *il*a
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU*Ã*
</line>
<line>
Com a mudança do pe*fil *****ráfico *o Brasil e os recentes e*tudos e discussões
</line>
<line>
sobre a Previdênci* *ocial e as r**o*mas rec*ntes par* es*e si*t**a, o int*r*sse do p**lico por
</line>
</par><par>
<line>
pl*nos complementares d* benefício* *em *r*sce*do
</line>
<line>
de forma bastan*e relevan*e.
</line>
</par><par>
<line>
Not*riamente, um **s aspectos m*is relevant*s em pauta t*m si*o a *e*ul*ção do setor, que **
</line>
<line>
s*freu, por diver*o* *otivos, *om di*ers*s exper*ênci** c*nturbadas ** tenta**vas de proteção
</line>
</par><par>
<line>
do pa*rimôni* do* investid*res individuai*, beneficiá*ios finais d*s *la*os (B*OME et.
</line>
<line>
al ,
</line>
</par><par>
<line>
*007, B*UVATIER; RIGO*, *0**,
</line>
<line>
MCCART*Y; MILES, 2013, GUAN; L*I, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
*omo *m outros me*cados *e*ul**enta*os, existe uma disputa *ntr* as
</line>
<line>
medidas
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*r*teg*m a po**lação e os c*stos q** a reg**ação exc*s*iv* p*de trazer para quem e*a deveria
</line>
</par><par>
<line>
proteg**. I*so oc*rr* de f*rm* bastante ní*id* no *ercad*
</line>
<line>
de P***idência *omplement*r
</line>
</par><par>
<line>
Ab*rta no Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Pela teoria de finanças clássica (*ARKO*ITS, 1952), a maximização
</line>
<line>
da rel*ção
</line>
</par><par>
<line>
retorno- risco se d* através da inclusão d* diversa* classes de ativos *o p**tfólio, *e*xando *
</line>
<line>
"liberd*de" da def*ni*ã* d* qual *eso de ca*a in*e*time*to na carteira gl*bal do fundo pa*a o
</line>
</par><par>
<line>
mo**lo de
</line>
<line>
**o*açã* *, em últi*a *nstânc*a, para o
</line>
<line>
próprio g*st*r. Ne*ta *bord*ge*,
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
haveria motivo para que nenh*m in**s*imento em parti*u*ar ou clas** de ativos fosse r*strita
</line>
<line>
ou re*irada a priori d* *nivers* de *o*sibi*idades *e a*i*os pass*veis de investime*tos.
</line>
<line>
Por **tro lad*, *aso o* investido*e* individ*ais não pud*ssem fica* pr*tegidos p*r
</line>
<line>
algum ó*gão r*g*l*dor, eles *oderiam so*rer c*nsequências de algum agente, p*ssivelment* o
</line>
</par><par>
<line>
g*sto* dos *ecursos, c*so est* não r*alize uma alocação em linha com os
</line>
<line>
i*t*resses dos
</line>
</par><par>
<line>
be*eficiários fina*s dos p**nos d* previdência
</line>
<line>
ab*rta *omple**ntar. Alguns deste* cas*s
</line>
</par><par>
<line>
inclu**ve foram
</line>
<line>
ver*ficados
</line>
<line>
em *lguns sistema* d* previdênci* fec*a** (CARMEL e*.
</line>
<line>
al ,
</line>
</par><par>
<line>
2015, DIAS, 2006, S*RUMSKIS; BA*KEVI*IU*, 201*).
</line>
<line>
Portanto, a qu*stã* *ent*al é: Será que o re*ulador, *o res*ringi* d* *árias maneiras as
</line>
</par><par>
<line>
possibilidades de aloca*ão de recu*sos por
</line>
<line>
p*rte d*s gestore* d*s fu*dos, está r*alment*
</line>
</par><par>
<line>
se*do be**fic* para a popul*ção, d*fe**endo o* i*teresses *os *eneficiários finais?
</line>
<line>
Estudos apontam que res**t*dos gerad*s *or Fu*dos Previdenciári*s abertos no B*asil
</line>
<line>
*o* últ**o* anos foram infe**or*s aos resu**a*os *e *undos nã* Pre*i*enc*ário* (AMARAL,
</line>
</par><par>
<line>
2*13, COE*HO, 2013, DE
</line>
<line>
LIMA, 2006, YA*G et al,
</line>
<line>
2009). No e*tanto, le*ando-se em
</line>
</par><par>
<line>
con*ideração *penas es*a variá**l, o retorno dos f*ndo*, um possíve* questionamento *eria se
</line>
</par><par>
<line>
é pos*ível a**rmar
</line>
<line>
que o fator que
</line>
<line>
determinou esta
</line>
<line>
diferença foi some**e a di*ere*ça
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 18, n.10, art. 5, p. 9*-113, ou*. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Impa*to d* Al*era*ão d* Regras P*ra a Alocação de R**urso* ** Planos *e Previdênci* *o B*asil
</line>
<line>
93
</line>
</par><par>
<line>
regu*atória. Ou se*a, apesar de a reg*lação ser uma po*sível expl*caçã* para tal fenôm*no,
</line>
<line>
esta di*ere*ça poderia t*r sido gera*a, por exemplo, po* caracte*íst*cas de diferentes ge*tores e
</line>
<line>
*st**té*ias de a*oc*ção. Portanto, *ara *ompararmos os comp**tamentos de diferen*es *undos
</line>
</par><par>
<line>
isolando apenas o *ator l*gal, foi u*il*zada mesma a
</line>
<line>
es*ra*égia de gestão durante o período
</line>
</par><par>
<line>
*nalis*do, a*l*cand*-*e some*t* as *estrições l**ais entre um modelo e o*tr*.
</line>
<line>
Neste trabalho, serão *v*liados os resultados ** p*s*íveis alo**ções d* recursos para
</line>
</par><par>
<line>
*pl*cações d*
</line>
<line>
planos abe*tos d* previdência complementar
</line>
<line>
para investidores em geral,
</line>
</par><par>
<line>
*on*orme *esolu*ã* 4.444 [4, Ar*.
</line>
<line>
13, *nciso I]. Simulaçõe* de Mont* *arlo propiciara*
</line>
</par><par>
<line>
d*verso*
</line>
<line>
cenários ond* as estraté*ias de *locação *o gestor ocorrera* de f*r*a a*eatória,
</line>
</par><par>
<line>
sen*o *ossível *ssim, testar comparar *statisticamente as dis*ri*uiç*es *e retorno d*stas e
</line>
<line>
alo*açõe*.
</line>
<line>
Para responder à ques*ão c*ntral proposta aci*a, e*te trabal*o f*i dividido da seguinte
</line>
</par><par>
<line>
man*ira: em *rimeiro lugar, buscou descrever
</line>
<line>
o m*rcado de Previ*ê*ci* Complementar
</line>
</par><par>
<line>
Ab*rt* no Brasil, *as*ando pelos pri*cipa** p**tos da regulamentação, no qu* diz respeito à
</line>
</par><par>
<line>
a*ocação de recursos. Posteriorm*nt*,
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
brev* descrição do modelo de Markowit*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
apres*nta*a, assim **mo a *scolha d*s *arâmet*os * os e*eitos de re*trição *e*te *ode*o. Em
</line>
</par><par>
<line>
seguida, os re*ultados das sim*lações utilizando
</line>
<line>
dados r*a*s de *undos d* inv*stim*nto
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Br*sil são a*r*sentados e discutidos. Por fim, as *ri*c*pai* conclusões são *presentadas.
</line>
<line>
* RE*E*EN*IAL *EÓR**O
</line>
<line>
2.* Previdên*ia A*erta no Brasil
</line>
<line>
O sis*ema previdenciário no B**sil volto* ao centro dos d*bat** *olítico * so*ial com a
</line>
</par><par>
<line>
aprovação *a refor*a
</line>
<line>
da previd*nci* púb*ic*. A previ*ênci* pública
</line>
<line>
possui do*s regimes,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
RGPS, Regi*e Geral *e Prev*dência Social
</line>
<line>
que eng*oba os trabalhadores da inic*ativa
</line>
</par><par>
<line>
pri*ada, o RPPS, Regime P*óprio e
</line>
<line>
de Pre*idê*cia *oci*l que
</line>
<line>
abran** os funcionári*s
</line>
</par><par>
<line>
públicos, ambos defici*ários e nec**sit*ndo de si*nificativ*s a*ustes. O *GPS é ad*inistrado
</line>
<line>
pelo INSS, *nstituto Nacio*al do S*g**o S*cia* e o RP** pelos respectiv*s go**rnos.
</line>
</par><par>
<line>
Considerando
</line>
<line>
ainda o déficit
</line>
<line>
do* regimes e as mudanç*s demográfi*as,
</line>
<line>
como not*vel o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
envelh*c*mento da p*pula**o bras*l*ira, o p*ís poderá ter novas limi*a*õ** ** remu*eração e
</line>
</par><par>
<line>
acesso a es*a renda
</line>
<line>
*pó* uma idade mínima ma*s ele*a*a que atual, que em países a
</line>
</par><par>
</page><line>
*es*nvolvid*s j* *heg* a 70 anos. Com todo este ce*ário, *a*s investidores conti*uarão
</line>
<line>
*usca*do soluções *e *re**dênc*a pr*vada complementar.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 18, n. 1*, art. 5, p. 90-113, o*t. 2021 *ww4.fsanet.com.**/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. O. Vitóri*, R. F. Couto, F. C. A. Sil*a
</line>
<line>
94
</line>
</par><par>
<line>
No Brasil, a previdência *riva** é distribuída
</line>
<line>
em entidades a*e*tas * entid*des
</line>
</par><par>
<line>
fechadas. A previdên*ia privad*
</line>
<line>
aberta, administra** por bancos *eguradoras, permite o e
</line>
</par><par>
<line>
acesso de
</line>
<line>
qual*uer investidor a planos in*ividuais e coletivos. Já * previdência fechada
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*cessí*el apenas a gr*p*s ***ecí*ico* com base *m vínculos empregatícios e/ou associativos.
</line>
<line>
A pri*ci*al diferença entre os d*is *egmentos é o público-alvo a qu** se dest**** o* plano*.
</line>
</par><par>
<line>
N* cas* do segmento f**hado, os pl*nos ate*dem os p*rt*cipantes pert*ncentes a
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
empresa ou *m grup* de *mpresas, enquant* a previd*n*ia abe*ta pode atender *articipantes
</line>
<line>
em geral.
</line>
</par><par>
<line>
C om o a
</line>
<line>
previdê*cia f*chad* ofere*e ac*sso somente *os seus
</line>
<line>
v*nc*lados, podemos
</line>
</par><par>
<line>
consi*erá-la como um benefício a*ici**al aos empre*ado*,
</line>
<line>
como *m
</line>
<line>
p*a*o *e sa*d*, por
</line>
</par><par>
<line>
exemplo. E* alguns casos, **troci*ado* *ferece um ap*rte adici*nal à contribui*ão do o
</line>
</par><par>
<line>
e*prega*o, como forma de fortalecer o *í**ulo no lon*o praz*. Com esse *orma*o,
</line>
<line>
*sses
</line>
</par><par>
<line>
planos são incomparáve*s c** *lanos abertos aos de*ais investidores.
</line>
</par><par>
<line>
No *e*mento ab*rto, os p*anos d* p**vi*ência
</line>
<line>
sã* oferta*os pelas Enti*ades
</line>
<line>
***rtas
</line>
</par><par>
<line>
de *revidência Comple*entar (EA*C\s)
</line>
<line>
ou sociedade* segur*d**as. Nesse segment*,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
inv*s*imentos são fei*os atra*és dos Fun*os de Investiment* Especialmente Constituíd*s
</line>
<line>
(FIE\s). Estes veículos serão *iscutidos nest* trabal*o na sua *orm* mais ampla, uma *ez qu*
</line>
</par><par>
<line>
s*o dispon*veis a toda a populaçã*, s*m se res*ring*r a
</line>
<line>
*enhuma condição *special
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
partici*ação.
</line>
</par><par>
<line>
A*esar de e*is*ir no Brasil desde os an*s 40, o cre*cime*t* mais exp*essiv* da
</line>
</par><par>
<line>
p*evidência privada oco*r*u
</line>
<line>
a*ós
</line>
<line>
a
</line>
<line>
estab*lida*e mone*ária no país nos anos 90. Se*un*o
</line>
</par><par>
<line>
dados da An*i*a, o cr*scimen*o d* car*eira de investimen*o previdenciário *ostrou uma tax*
</line>
<line>
anual composta (C*GR) de cerca de 1*% a* ano entre 2008 e *0017, ante um *res*imento de
</line>
</par><par>
<line>
9% *os Fu**os de
</line>
<line>
Renda Fixa, 2%
</line>
<line>
nos Fund*s de Ações e *% no Fun**s Mul*imercado,
</line>
</par><par>
<line>
cheg*ndo a mais de R$7*0 bilhões no final de 2017. O gráfic* 1 mostra a evolu*ão dos ativos
</line>
<line>
nesta modalidade:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi**, v. 18, *.*0, art. 5, p. 90-113, out. 2021
</line>
<line>
w*w4.**anet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Impacto da Alteração de Regras Para a Alocação de Recur*os *m *lan*s de Previdênc*a *o Brasil
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra 1 - Crescimento Dos Recursos Na P*evidência Privada Aberta No B*asil
</line>
</par><par>
<line>
F*n*e: *nbima.
</line>
<line>
Apes*r d* investimento em pr*vidência se **racteri*a* por uma pou*ança ** longo
</line>
<line>
prazo, a maior p*r*e da alocação ainda se con*ent*a em títulos de renda fixa. E*bora *s
</line>
</par><par>
<line>
autor*dades t*nham incentivado o alongamento da poupança, como através da redução
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Imposto de Renda so*re rend*me*tos de *o**o p*azo, *s carteiras de renda fixa ainda
</line>
<line>
ap*esen*am grande c*nce*tr*ç*o de alocação de curto prazo. D* vol*m* to*al ap**ca*o em
</line>
<line>
fundos de *revi**ncia em *ezembro/*01*, podem*s observar uma signifi*a**va concentração
</line>
<line>
*a cl*sse renda f*xa, cerca de 94%. Apenas 5% dos *ec*rs*s estavam aplicados em *undos de
</line>
<line>
p*evidência *ultimercados e menos de 1% em fun*os de *ções.
</line>
<line>
E* uma *omparação co* *s demais *und*s abertos não p*evidenciários *ela mesma
</line>
<line>
cla*sifica*ão da ANB**A e também *egulados pela Instr*ção C*M 5*5 ("*CVM5*5"),
</line>
</par><par>
<line>
o*servamos um quadr* difere**e: uma *oncent**ção em renda fix*, ma*
</line>
<line>
bem *en*r, cer*a
</line>
</par><par>
<line>
64%. *o ca*o dos fund*s ab*rtos, a alocaçã* em f*ndos multimer*ad*s é de 28,4% e
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
açõ*s de 7,3%.
</line>
</par><par>
<line>
Tab*la 1 - Proporçã* d* Recursos dist*ibuídos entre clas*es par* Fundos
</line>
</par><par>
<line>
Previde*ciários e Não-Previd**ciário*
</line>
</par><par>
<line>
Clas**
</line>
<line>
% em Fundos P*evid*nci*rios
</line>
<line>
% e* Fundos Não *rev*den*iários
</line>
</par><par>
<line>
Renda Fixa
</line>
<line>
9 3 ,* 0 %
</line>
<line>
* 3 ,9 8 %
</line>
</par><par>
<line>
*ult**erca*o
</line>
<line>
5 ,* 2 %
</line>
<line>
2 8 ,* 7 %
</line>
</par><par>
<line>
Ações
</line>
<line>
0 ,7 8 %
</line>
<line>
* ,3 1 %
</line>
</par><par>
<line>
F*nte An**ma.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina *I, v. 18, n. *0, art. *, p. **-113, out. 2021
</line>
<line>
www4.***net.c*m.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. O. Vitória, *. F. Couto, F. C. A. Silva
</line>
<line>
96
</line>
</par><par>
<line>
*ncont*am*s *a aloca*ã* *m fundos a*ertos, que *lém da
</line>
<line>
auto*oupança também se
</line>
</par><par>
<line>
destina à r*serva * disponib**idade *e l*quidez do investid*r, uma *aior *iversificaç*o. P*r
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
não encontra*os essa mesma dive**ificação nos fundo*
</line>
<line>
de previ*ência? *onsidera*do
</line>
</par><par>
<line>
que a previdê*cia possui um ho**zonte de inves*imen*o **nda *a*s **ngo, *ão s***a esperado
</line>
</par><par>
<line>
um
</line>
<line>
vol*me maior de investiment** em ativos com po*encial de mai*r rentabi*idade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*onsequente*ente maior risco? Possíve*s respostas p**em ser
</line>
<line>
cogitadas, como u*a
</line>
</par><par>
<line>
"pseudossegurança" nos i*ves**mentos *or parte dos
</line>
<line>
benefic*ários e restrições nas
</line>
</par><par>
<line>
p*ssibilidades d* inv*stimen*os dos gestores
</line>
<line>
*o*
</line>
<line>
*arte do órgã* regulador. Neste estu*o,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
análise ficará por conta da última alternativ*, o* seja, como a regu*ação afeta a a**c*çã* dos
</line>
<line>
r**ursos previdenciári*s.
</line>
<line>
2 .* Regulação Previdenciári*
</line>
</par><par>
<line>
Uma d*s principai* vantag*n* dos fundos de previdência est* no
</line>
<line>
*enefício fis*al
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
*iferimen*o de imposto d* *enda p**a *essoa física (*RPF). Os principais
</line>
<line>
produt*s *fer*ados
</line>
</par><par>
<line>
n* *ercado de previdência privada *ber*o no Br*sil, s*o o Vid* *e*ador de Benefícios Livres
</line>
</par><par>
<line>
(VGBL) e o Plan* G*rador de B*nefíc*o* Livres (P*B*), que prese*tam cerca de
</line>
<line>
*0 %
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
patri*ônio atua* dos Fundos de Investi*ent** * *erca de 9*% da venda de no*os p*an*s. A
</line>
</par><par>
<line>
principal caracte*ístic* *estes produtos é o fato de
</line>
<line>
não *aver ao longo do período d*
</line>
</par><par>
<line>
*nvesti*entos a **c*d*ncia de impos*o de rend* sobre *s *en*i*entos, na **rma de come-cota*
</line>
</par><par>
<line>
se*estral, c*mo
</line>
<line>
ocorre
</line>
<line>
nos fundos abertos *ão-p*evide*c*ár*os, mas sim a cobra*ç*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
imposto *evido soment* *o momen*o do resg***.
</line>
<line>
Tal cobrança *o** ser **ali*ada em uma escala *ro*ressiva ou r*gressiva. A esc*la
</line>
<line>
progressiva é a mesma ut**izada p*r* o cá*cu*o do IR da pessoa física, entre *0% e 27,5%, a
</line>
</par><par>
<line>
depender da renda mensal, *e*inida pel* volume res*atado. Já a tabe*a regressiv* *arte
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
uma alíq*ota inicial de 35% *té *0%, reg*edindo com base no tempo do inv*s*imento. Inicia-
</line>
<line>
se em 35% para resgates no *rimei*o ano de invest*m**to e reduz 5 pon*os *ercen**a*s a cada
</line>
</par><par>
<line>
2 a*os até o m*nimo de 10% a*ós
</line>
<line>
10 an** de i*v*stimento. Nes*e ca*o, i*centiva-se
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
poupad** a ter um
</line>
<line>
horizonte *ais longo de
</line>
<line>
inve*timento, cara*teríst*co *o planejame*to
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*revidência.
</line>
</par><par>
</page><line>
Adic*on*lmente, o PGBL permite a poste*gação d* incidência de IRPF sobre os
</line>
<line>
rendimentos tota*s d* co*tribuinte, limitado a 12% da renda bruta anua*, para o mont*nte
</line>
<line>
des**nado a previdência, ao long* pe*íodo de contri*u*ção. C*mo *rata-se de *ma post*rgação
</line>
<line>
Rev. FS*, T*resina, v. 1*, *.10, ar*. 5, p. 90-113, ou*. 2021 www4.f*a*et.com.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Impacto da A*teração de *egras Para a *loc*ção de Recursos em Planos de Previdência *o Br*sil
</line>
<line>
97
</line>
</par><par>
<line>
e não isenção, no caso do PGBL, todo o mont*nte é trib*t*do no res*a*e e não so*ente os
</line>
<line>
rendi*entos como ** caso do V*B*.
</line>
<line>
Os FI*s previdenci*rios são regu*amentad*s pela Resolução 4.444 (Banco *entral,
</line>
</par><par>
<line>
2015), além d*s re*ra* comuns a todos os out*os
</line>
<line>
fund*s d* in*es*imento no
</line>
<line>
país. Esta
</line>
</par><par>
<line>
resoluçã*, p*bl*cada em n*vembro de 2015 e que ent*ou e* vig*r *m maio de 2016, *á p*de
</line>
<line>
ser co*sidera** uma adeq*a*ão da gestão *e ativos dos fundos de **evidência a *ma nova
</line>
<line>
realid*de eco*ômi*a, dando uma maior flexibil*d*de fre*te à *egislação ant*rio*. Podemos
</line>
<line>
cita*, por ex**plo, * a***nto d* 49% p*r* 70% no *imite de alocação *m rend* variável e a
</line>
</par><par>
<line>
possibilidade de destinar 10% de*ta pa*ce*a a ações no exte*ior,
</line>
<line>
alé* da
</line>
<line>
perm*ssã* pa*a
</line>
</par><par>
<line>
aplicação em Excha*ge-Tra*ed Funds (ETF\s), Certificados de Operaçõe* Estruturadas
</line>
</par><par>
<line>
(COE\s) e fundos de i*vest**ento imobiliários
</line>
<line>
(FII\s). Mas des*acamos que maior
</line>
</par><par>
<line>
flexibilização ficou restrita a
</line>
<line>
u* menor grupo
</line>
<line>
de *nvest*dor*s, cla**if*cad**
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*in*l de 2017
</line>
<line>
dem*stram u*a reduzida diversif*ca**o dos ativ*s, c*nforme ilu*trado
</line>
</par><par>
<line>
*nteriormente. Podemos lev*n*ar *lguma* hi*óteses, como
</line>
<line>
* pequeno tempo des**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
im*l*mentação, a*iad* inércia à
</line>
<line>
do *nvestidor em alterar *eu
</line>
<line>
p*ano já defini*o
</line>
<line>
no at* d*
</line>
</par><par>
<line>
contratação do plano. *amb*m ressaltamos uma procura mai*r
</line>
<line>
po r
</line>
<line>
*re*ervação *e capital
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
c*mportamento d* ba*xo r*sco em se tr*ta*d* de pr*vidência, o que para o gestor s* tr*duz *m
</line>
<line>
uma *a*or aloc*ção em renda *ixa e manu*enção de *l*vada liqui**z.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 18, n. 10, art. 5, p. 9*-113, out. 202* www*.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. O. Vi*ória, R. F. C**to, F. C. A. Sil*a
</line>
<line>
*8
</line>
</par><par>
<line>
A*guns es*u*os j* levantaram os e*eitos perversos da regulação no setor *rev*denciário
</line>
<line>
no processo ** *usc* da es*abilidade do si*t*ma. *oimbra e Toyoshima (2009), por exemplo,
</line>
<line>
analisar*m *rganização e estruturação *o setor, incl*indo * rig*rosa fiscalização exerc*da pel*
</line>
<line>
Supe*intendê*cia de *eguros Pri*ado* (*USEP), * verifi*a* qu* a *nterv*nção *os ór*ãos
</line>
</par><par>
<line>
reguladores,
</line>
<line>
atrav** da red*ç*o de exposiçã* ao risco, *caba por ger*r rentabil*dades muito
</line>
</par><par>
<line>
semelhantes e*tre os d*ver*os fundo*. Silve* e P*nt (2012) an*lisaram a evolu*ão da
</line>
</par><par>
<line>
legislação
</line>
<line>
brit*nica * seus ef*itos desastros*s, segundo eles, sobre os fu*dos de p**são.
</line>
</par><par>
<line>
A*gum*s medidas que vis**am
</line>
<line>
beneficiar os cidadãos tive*am efe*t*s negativos no longo
</line>
</par><par>
<line>
pra**, como o aument* dos custos relacionados a compliance, a mud*nça no comp**tamento
</line>
<line>
dos in*es**dores e a diminui*ão da resiliên*i* si*tê**ca. *utro* est*dos *ambém a*alia**m a
</line>
<line>
partic*p*çã* dos regulador*s n*s me*cados previd*nciários em diversos mer*ados e, de for*a
</line>
<line>
gera*, encontrara* e*idênci*s de ineficiência* c*usadas pelas autori*a*es (BELT*AO et al,
</line>
<line>
20*4, BLOME et *l 200*, *OUV*TI*R, RI*O*, *013, CAMPANI, COSTA, *016,
</line>
<line>
CARMEL et al, 20*5, SILVA, 2010).
</line>
<line>
N* Brasil, *articular**nte em 2017, apesar da restr*tiva *egis*ação, a *leva*a
</line>
</par><par>
<line>
rentabilidade do* t*tulos do gove**o resultou *m p*sitivos reto*nos *a*a os **tista*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
previdência. Mesmo em janelas *e tempo mais a*ongad*s, *o*emos observar e*eva** pr*mio
</line>
<line>
de retorno real, conforme ilu*trado na Figura 2.
</line>
<line>
*igura 2 - Índice d* *enda F*xa (IMA -B) inde*ad* à inflação (IPC*) entr* 2004 e
</line>
<line>
2*17.
</line>
</par><par>
<line>
Com a Selic se a*ro*imando do pata*ar de *% *ara
</line>
<line>
*ma expec*ativa
</line>
<line>
de i*flaç** de
</line>
</par><par>
<line>
4% (*anco Central,
</line>
<line>
20*7), os juros reai* *os títulos *e longo prazo tiveram queda
</line>
</par><par>
<line>
si*nific*ti*a. Nes*e cenário, o* ges*ores de prev*dência tend*m a realocar seus p*rtfólio* para
</line>
<line>
m*nt** um patamar de ret*rn* *elho*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi**, v. 18, n.10, art. 5, p. *0-113, out. 2021
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Impacto da A*teração d* Regras Pa*a a Alocação *e Rec*rs*s em P*anos de *rev**ênc*a *o B*asil
</line>
<line>
99
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ura * - Série tempor*l da taxa básica de juros (Selic) suavizada.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
c*r*eira de investimento* otim*zando a expe*tativa de ret**no para um determinado nív**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
r*sco escolh*do. A *ontribu*ção deste m*delo está não n* a*álise i*di*idual de cada a*ivo, *as
</line>
<line>
*o*o a *ombinação *e ativos e* um *ort*ólio p*de *o*tribuir para otimizar a relação risc*
</line>
</par><par>
<line>
re**rno *a *arteira. Esta teo*ia foi int*oduzid* pelo economista Markowitz
</line>
<line>
(1952), que mais
</line>
</par><par>
<line>
tar*e levou o prêmio Nob*l pela sua contrib*ição.
</line>
</par><par>
<line>
Segun*o * aut*r, * retorno espera** de u*a c*rte*ra será equiv*len*e à médi*
</line>
</par><par>
<line>
*ondera** d*s retornos esperados de seus ativos. Já o risco desta
</line>
<line>
c**teira depe*de, al*m da
</line>
</par><par>
<line>
var*ância de cada a*ivo, també* da *orr**ação ent*e eles. No **delo proposto, o risco seria
</line>
<line>
m*dido pela variânc*a dos retornos da car*eir*. C*m isso, o r*sco de um portfólio tende a ser
</line>
<line>
**n*r que a *édia ** risco dos *tivo* que o compõem. Ma***at*cament*, o m*delo p*de ser
</line>
<line>
descrit* como:
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, Ter*sina PI, v. 18, n. 10, *rt. 5, *. *0-11*, o*t. 20*1
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. O. Vit*ria, *. F. C*ut*, F. C. A. Sil**
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
s*ndo Rp o retorno e*perado no portfó*i*, **, R* e *i, o peso, * retorn* esperado e o desvio-
</line>
<line>
*adrão de cada *ti*o na carteira, respectivamente, e *i,j a correlação entr* os ativos i e j. Na*
</line>
<line>
n*ta*ões matricia*s, w, R e representam * vetor de pes*s, o vet*r de retor**s esperados e a
</line>
<line>
*a*riz d* var*ância-cova**â*cia, respect*vamente.
</line>
<line>
Co* bas* n* mo*elo de oti**zação, p*demos co*st*uir uma front*ira de ef*ciê*cia, *u
</line>
<line>
seja, um* combinação de ativos par* cada risco *ue irá gerar o *ai*r retor*o possível. Nes*e
</line>
</par><par>
<line>
caso, *ssumi*os
</line>
<line>
*ue * inves*idor é
</line>
<line>
av**so ao ris*o, ou seja, par* um determinado retorno
</line>
</par><par>
<line>
*sp*rado, ele *refer* o inve*tim*nto de men*r ri*co ou, de for*a an*loga, *ó *cei*a**a u*
</line>
<line>
inve*t**ent* de maior r**co, *aso espere um retorn* m*is eleva**. Na fig*ra 4, po**-se
</line>
</par><par>
<line>
observar a curva t*açada com
</line>
<line>
d*i s
</line>
<line>
ativos q*aisquer, A e B. Est* mes** lógica pode ser
</line>
</par><par>
<line>
extrapolada para ma*s a**vos, aumentando *penas * capacid*de computac*onal.
</line>
<line>
Sendo assim, de forma **s*ante simp*ificada, o des*fio do gestor é *ncont*ar a
</line>
<line>
coleção de pesos (*) que max*m*za o *etorno da carteira dado *m de*ermi*ado risc* e
</line>
<line>
uti*ida*e do i*vestidor. Neste t*abalho, a funçã* util*dade (quadrát*c*) de V*n-Neumann-
</line>
<line>
Mor*en*tern será aplic*da. Sab**o*, *orém, que restriçõe* no modelo multiva*iado
</line>
<line>
*pres*ntado pelas equações 1 * 2 pod*m afetar de forma signi*icativa as decis*e* de alocaçã*
</line>
</par><par>
<line>
e, co*seque*tem*nte,
</line>
<line>
as pe*formance*
</line>
<line>
das carteiras. Com* objetivo principal des*e est*do,
</line>
</par><par>
<line>
analisaremos *omo as restrições no* pesos (w´iS) af*t*m as tom*das d* decisõe* dos ge*tores
</line>
<line>
de prev*denciá*ios no Br*sil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 18, *.10, art. *, p. 90-113, out. 2021
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Impacto da *lteração de Regras Par* a Alo*açã* de Recursos em Planos de Previdência no Brasil
</line>
<line>
101
</line>
</par><par>
<line>
Figura 4 - A front*ira efi*iente co*s*ruída com os ativos A e B.
</line>
</par><par>
<line>
C*mo *ários a*ivos fi*ancei*o* possue* *aracterísti*as e compo*t*mento mu*to
</line>
</par><par>
<line>
similares e*tre
</line>
<line>
si, o conceito de cla**e d* at*vos é bastante
</line>
<line>
**ilizado no mer*ado fin*nce*ro.
</line>
</par><par>
<line>
Atua*mente, existem diversas c*ass*s: as c*a*ses t*a*ic*onais, conhecid*s como "clássicas",
</line>
<line>
são Rend* *ix* e Ações (ou *enda V*riá*el), mas encontr*mos ta*bém cla*ses *omo C*ixa e
</line>
<line>
Equiva*en*es de Caix*, he*ge funds, *mobiliá*io, moe*as, e*c.
</line>
<line>
Tradicion*lme*te, os *u*dos mútuos serviram como veícu*os para investir em um*
</line>
</par><par>
<line>
det*rminada
</line>
<line>
class* particular, com os benefíc*os *a diversificação. Rec*ntemente, os ETF\s
</line>
</par><par>
<line>
(Ex*hange-Traded Fund*) v*m ganhando es*aç* entre invest*do*es por possuí*e* os *esm*s
</line>
</par><par>
<line>
**ne*ícios d* dive*sificação e
</line>
<line>
gestão de fundos m*tu*s, assim co*o v*ntagens adicionai*:
</line>
</par><par>
<line>
**q**dez, t*a*sparên*ia * baixo *usto (*ILL et al, 2015). **m e*te* *eí*ulos, os gesto*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
i*ve*tidor*s em geral conseguem *nvestir e* diversas clas*es de ativos, repli*ando bem *e
</line>
<line>
pe*to a *erformance de um determinado índice d* mercado.
</line>
<line>
Por estes motivos, será a*alis*d* o comportam*nto de p*rtfól*os co*struídos a **rtir
</line>
<line>
de nove diferent*s classes de at*vos, repr*sentadas por índic*s de mercado descritos na Tab*la
</line>
</par><par>
<line>
3. Este* í*d*ces serão c*nsi*erad*s como "inves*íveis" ou "r*p*icáveis"
</line>
<line>
neste tra*alho, para
</line>
</par><par>
<line>
evi*ar a es*olha de algum pr*duto (E*F) e* p*rt*cul**.
</line>
</par><par>
<line>
T**ela 3 - Descrição *as Classes de At*vos uti*izadas c*m
</line>
<line>
** respectivos índices.
</line>
</par><par>
<line>
Cla*se Índice
</line>
</par><par>
<line>
Ações
</line>
<line>
Ibovesp*
</line>
</par><par>
<line>
Renda *ix*
</line>
<line>
IMA
</line>
</par><par>
<line>
Caixa e Equivalente
</line>
<line>
CDI
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 10, art. *, p. *0-113, out. 2*21
</line>
<line>
w*w4.f*anet.c*m.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Vitória, R. F. Couto, F. C. A. Sil*a
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
<line>
Debe**ures
</line>
<line>
IDA
</line>
</par><par>
<line>
Mo*da (Dó*ar)
</line>
<line>
D*lar * vista
</line>
</par><par>
<line>
Hedge Fu*ds
</line>
<line>
IHFA
</line>
</par><par>
<line>
Imobiliári*s
</line>
<line>
*FIX
</line>
</par><par>
<line>
Ouro
</line>
<line>
OZ1D
</line>
</par><par>
<line>
Investimento *o Exterior
</line>
<line>
S&*500
</line>
</par><par>
<line>
Sabe-*e **e exis*em in*meros outros índic*s de a**umas out*** classes de
</line>
<line>
a*ivo*
</line>
</par><par>
<line>
disponívei* no mercado naciona* atualmente. No entanto, pr*curamos focar em at*v*s com
</line>
<line>
bom nível de negocia*ão e classes mai* ampl*s, pa*a evita* trabalhar com í*dices específicos
</line>
</par><par>
<line>
de um a
</line>
<line>
d**e*m*n*da subclass*, como ***-B, por *xemplo, q*e conte*pla ap*nas u*a
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
dif*renci*nd* *penas a* restriç*es i*pos*as
</line>
<line>
pela leg*sl*ção que rege os **ndos
</line>
</par><par>
<line>
Previdenc*ários no Brasil, é necessário que * mesmo cri*ério utilizado para al*caçã* d*
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
alocação em cada *rimestre baseado no
</line>
<line>
ú*timo ano ** retornos das nove cl*sses de
</line>
<line>
ati*os
</line>
</par><par>
<line>
*nvolvidas. Agrupados estes retornos, o*t**-se o reto*no tota* d* *ort*ólio, que é a*uali*ado
</line>
<line>
para facilitar a compree*são e aná*is*. *st* compo*ição gera apenas uma série te*poral para
</line>
</par><par>
<line>
**da *enário, p*rmitindo a vis*aliza*ão *o caso
</line>
<line>
em q*e * gestor de*i*e *uas
</line>
<line>
alocaç*es de
</line>
</par><par>
<line>
acordo com uma det**min*da metodologia.
</line>
</par><par>
<line>
No entan*o, p*ra analisa* * c*mpo**a*ento *lea*ório e *e*tar
</line>
<line>
se a diferença entr* as
</line>
</par><par>
<line>
alocaçõ*s é e*t*tisticam*nte s*gnificativ*, simulaçõ*s seguidas d*
</line>
<line>
um *este de hipótese se
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. **, n.10, art. 5, p. 90-11*, o*t. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**pacto da Altera*ão de Regras Para a Alocação de Recu*sos em Pla*os de P**vidênci* no Bras*l
</line>
<line>
103
</line>
</par><par>
<line>
*a**m necessários. Ne*te es*udo, * mét*do adotado p*r* a* comparações das es*ratég**s *oi a
</line>
<line>
simulação de Monte Carlo (VOSE, 2008), em que as aloc*ções foram *efi*idas de forma
</line>
<line>
al*a*óri* * in*e*enden*e, ou seja, os pesos foram def*nidos de forma aleatória e inde*enden*e
</line>
<line>
nas cart*i**s *ão *r*v*denciária, previdenciá**a ge*al e pr*videnci*ria qualif*cada, se*do
</line>
<line>
reb*lanceadas a ca*a trimestre. Sendo assim, c*da itera*ão do a*goritmo gera um re*orno do
</line>
</par><par>
<line>
portf*lio
</line>
<line>
no
</line>
<line>
*e*íodo T *, ao f***l de m iteraçõe*, é obtida uma
</line>
<line>
*istribuiç*o para os retornos
</line>
</par><par>
<line>
em *ada cart*ira. Para *arantir um mesmo c*itério de
</line>
<line>
alocação em
</line>
<line>
to*os o* cenários e, ao
</line>
</par><par>
<line>
*esmo *empo, gara*ti* um* co*ertura do espaço amostral, c*nsider*mos
</line>
<line>
permut*ções
</line>
</par><par>
<line>
ale*tórias dest*s pesos a cad* período de rebalancea*ento. Como tempo
</line>
<line>
*inal *e avaliaçã*,
</line>
</par><par>
<line>
foi escolhid* um per*odo q*e englobas** difer*ntes ciclo* econômi*os * *m prazo *azoável
</line>
<line>
*ara inves*imentos de mais **ngo prazo.
</line>
<line>
Com as dist**buições dos índices Sharpe anua*izad*s, aplic*-se o test* de
</line>
<line>
Kolm*go**v-Smir*ov para verif*c*r s* es**s distribuições segu*m a *istribu*ção Norm*l (ou
</line>
</par><par>
<line>
Gauss*ana) e comp*rar as distribuições par
</line>
<line>
a par sob a hipóte*e nula qu*
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
amostras
</line>
</par><par>
<line>
aleató*ia* foram reti*adas de u*a mesma *istr*buição de refer*nci*. *oste*ior*en*e, cas*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
hipótese
</line>
<line>
nula de norm**idade seja rejeitada, a*alia-se o t*ste U ** Mann-*hitney **ra
</line>
</par><par>
<line>
v*rificar se valores de
</line>
<line>
uma d**tribuição são es*ati*tic*men*e superiores aos valores de uma
</line>
</par><par>
<line>
outr* distribui**o,
</line>
<line>
também par * par. As **on*ei*** eficiente* de c*da cenário obtidas
</line>
<line>
*a*
</line>
</par><par>
<line>
simulações com melh**es r*sult**os (10% d* total) f*r*m criadas para visualizar s** há
</line>
<line>
d*ferença nos retornos do investido*, *as* es*e cons*ga es*o*he* *s melhore* ge*tor*s.
</line>
<line>
Dest* mo*o, teremos (*) i*ustra*o com* seriam os reto**os de um ge*tor que uti*iza
</line>
<line>
uma det*rminada meto*ologia *e alocação de r*cu*sos *adas as peculiaridade* das restriç**s,
</line>
<line>
(ii) simulado c*** seria a alocação al*atória d* 150.000 portfó**os com seu*
</line>
<line>
r*t*r*os/vola*i*idades *, p*r fim, (i*i) tes*ado estatisticam*nte ** resul*ados das simu*ações de
</line>
</par><par>
<line>
Monte Carlo mediante *s hipóteses nulas. Assim, *er* possível verificar *e
</line>
<line>
realme**e as
</line>
</par><par>
<line>
r**trições impo*tas pelo R*gul*dor afe*am as decisõe* de i*vest**e*to.
</line>
</par><par>
<line>
3.4 Dad*s Hi*tóri*os e Simulaçõe*
</line>
</par><par>
<line>
Os experimentos basearam-se *os a*ivos *escrit*s na Tabela 3 no i*tervalo d* janei*o
</line>
<line>
de 2008 a d*zembro de 2**7. M*i* prec*samente, f*i *ons*ruíd* uma part*ç*o de do*s ní*eis,
</line>
</par><par>
<line>
janeiro/2008 julho/*012 e ago*to/2012 a dezembro/2*17, devido * i*existência a
</line>
<line>
dos **ivo*
</line>
</par><par>
<line>
IFI* e IDA em
</line>
<line>
par*e do *eríod* em questão. Os ret*rnos diários dos nove ativos es*udados
</line>
</par><par>
<line>
estão repr*sentados na Figura 5 abaixo:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 10, a*t. 5, p. 90-1*3, out. 2021
</line>
<line>
www*.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Vitór*a, R. F. Couto, F. C. A. Silva
</line>
<line>
104
</line>
</par><par>
<line>
**gura * - Gráfico Box-plo* dos retornos d*s *tivos.
</line>
</par><par>
<line>
P*ra avaliar a atuaç*o de *m determinado ges*or, este* retornos diários foram
</line>
</par><par>
<line>
utilizado*
</line>
<line>
para calcula* * *arteira ó*ima *ntre cada pe*íodo de rebalanceam*n**, i.e.,
</line>
<line>
cada
</line>
</par><par>
<line>
*rimes**e, atravé* de janela* desl**ant*s de um ano. *or **emplo, para calcular o *etor *timo
</line>
<line>
de pesos para o se*undo tri*estre d* 201* (2Q2011), o algoritmo s* *as*ou nos dados entre o
</line>
<line>
segundo trimestre de 2010 (2Q2010) e o primeiro *rimestre de 20*1(1Q2011). Para o período
</line>
<line>
*ubsequent*, um trimestre de *bse*va*ões mais rec*nte é incluído e o mais antigo é removido,
</line>
</par><par>
<line>
de form* a manter sempre um ano de observaçõ**. O algoritmo ut**iza**
</line>
<line>
pa*a otimi*ação
</line>
</par><par>
<line>
considerou *ma *timi**çã* out-of-samp*e, cujos p**os fo*am a*a*i*dos "*or* da amo*tr*", n*
</line>
<line>
perío*o posterior ao período dos dados q*e serviram d* calibr*gem do model*. Assim, pôd*-
</line>
<line>
se aproximar os resultados d* at*vidade prátic* dos *est*r*s d* *ecursos. *tr*vés deste
</line>
<line>
*aciona* de aloca*ão de recurso* ao longo *o tempo, o*t*m-se uma série *e pesos para cad*
</line>
</par><par>
<line>
ativo **rante todo * períod* de 40 trimestres,
</line>
<line>
ou 10 anos. *a *i*ura 6 é p*ssível ve*ificar a
</line>
</par><par>
<line>
diferença **tr* as pos*ib*l*dades de alocaçã*.
</line>
</par><par>
<line>
Po*e-se ob**rvar *ue *s retor*os acumulad*s do **nário sem restriç*es (Não-
</line>
</par><par>
<line>
Previd*nciá*io) a**ança os maio*es retor*o*, se*uido pel* ca*t*ira
</line>
<line>
de P*oponent*s em Ger*l
</line>
</par><par>
<line>
(Pr*v. Geral) * Proponentes Qualificados (Prev. Q*ali*icado). O mel*or re*ul*a*o do cas*
</line>
</par><par>
<line>
i*re*trit* ocorr*u de acordo com esperado, uma vez que o o
</line>
<line>
gestor tem possibilid*d*s de
</line>
</par><par>
<line>
in*estimen*o que
</line>
<line>
propic*am maior
</line>
<line>
*etorno, mesmo tendo exposição * *iscos m*iores. N*
</line>
</par><par>
<line>
entanto, o c***o*tament* dos
</line>
<line>
casos re*ulame*tados foi,
</line>
<line>
à pri*eira vist*, contrário
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
</page><line>
inicial*ente imag*n*do: o conjunto de restriçõ*s aplicado * prop*nentes qualificados atu*u de
</line>
<line>
t*l ma*ei*a a deixar os resultados acumulados infer*ores aos **su*tados gerados pe*o conj*nto
</line>
<line>
de rest*ições *p*icado a proponente* em ge*al. Este f*nôme*o po*e ter sido caus**o po*
</line>
<line>
re*tri*ões em *lass*s d* ati*os qu* atuam como minimizad**as de risco de outras c*asses *e
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresin*, *. 18, n.10, ar*. 5, p. 9*-1**, out. 2*21 www4.fs*n*t.**m.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**pac*o da *lteração de Regr*s Para a Al*cação d* R*cursos *m Pl*nos de Pr*v*dência no Br**il
</line>
<line>
105
</line>
</par><par>
<line>
ati*o*, po* exe*plo, instrumentos de hedge, qu*n*o a*al*ados e* um portf*lio * não
</line>
</par><par>
<line>
individualm*nte. Port*nto, este* resultados i*dica* qu* pode haver uma ne*essidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
reava**ar t*l diferenciação nos conjun*os ** rest*ições. Esta atitude minim*zar**
</line>
<line>
as perdas
</line>
</par><par>
<line>
como oco*reram em 2014 e 20*7 que afetam o r*sultado da *artei*a a lon** prazo.
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra 6 - Retornos Ac*mul*dos entre *an/0* * Dez/** baseados na otimi*ação
</line>
<line>
do* pes*s.
</line>
</par><par>
<line>
Nos grá*icos 7, * e * é possí*** *otar como os pe*os estão *istr*b*ídos ao **ngo do
</line>
<line>
*empo ent*e as nove classes de ativos analisadas.
</line>
<line>
É po*sível n*tar *ue ** p*sos se comportam de *o*ma suave entre os períodos, o que
</line>
<line>
remete ao perfil de alocação de fundos d* prev*d*n*ia, onde * *e*tor evit* re*al*n*e*mentos
</line>
</par><par>
<line>
abr*ptos na carteira em
</line>
<line>
pequenos intervalos de tempo. *dicion*l*ente, visualiza-se a maio*
</line>
</par><par>
<line>
diversifica*ão e**r* classes pa*a a c*rteira de
</line>
<line>
pro**nent*s *m geral se compar**a *o*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
car*eira de proponent*s qual*ficados.
</line>
</par><par>
<line>
Mesm* ass*m, não pod*mos afi*mar que as r*striçõ*s para pr*ponentes qualificados
</line>
<line>
são pi*res, u*a vez que esta *v**ência *oi observada ape*as para um cas* pontual e poderia,
</line>
<line>
portan*o, te* sido obtida devi*o ao *ca*o. Para av*liar corretame*te a chanc* de *lea*oriedade
</line>
<line>
*o p*oc*sso, recorreu- se às simu*açõ*s de d*versos *e*ários e posteriores teste* estatís*ic*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Teresina PI, v. 18, *. 10, art. 5, p. 9*-113, out. 2021
</line>
<line>
ww*4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. O. V*tória, R. F. Couto, *. C. A. Silva
</line>
<line>
106
</line>
</par><par>
<line>
*igura 7 - *esos para o cenár*o não pr*vide*ciário.
</line>
</par><par>
<line>
F*gu*a 8 - Pe*os para o cená*** regulament*do par* propon*ntes em ger*l.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n.10, a*t. 5, p. 9*-*13, out. 202*
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Imp*cto *a Alteraç*o *e Regr*s Pa*a * Al*cação *e Recursos em Pla*o* de Previdência no *rasil
</line>
<line>
*07
</line>
</par><par>
<line>
Figura 9 - Pesos para o c*nár*o previde*ciári* para pr*ponentes q*alificad*s.
</line>
</par><par>
<line>
Tendo an*lisado o caso *e um gestor em particular, o e*tudo se v*lt* para a
</line>
</par><par>
<line>
compar*ção de gestore* aleatórios, em
</line>
<line>
que a decisão não se baseia em uma e*tratégia
</line>
</par><par>
<line>
particular, como *á descrita, mas sim, em estr*tégias aleatórias. Para i*so, foram simul*d*s
</line>
<line>
150.000 por*f**ios (ou seja, m = 150.000) sa*isfazen*o as restrições e*p*cíf**as de cad*
</line>
</par><par>
<line>
cen*rio, desc*itas na Tabela 2, ond* em cada itera*ão *s pe**s al*c*d*s
</line>
<line>
** *ada ativo no
</line>
</par><par>
<line>
t**mestr* s*bsequente for*m defin*dos d* forma alea*ó*ia. **r*anto, reto*nos e risc*s *o*ais n*
</line>
<line>
perí*do *e 10 an*s (T = 10 an*s) for** obt*dos e, consequente**n*e, o **dice Sharpe *e c*da
</line>
</par><par>
<line>
s**ul**ão(Figura 10).Com* boa parte da d*f*re*ça
</line>
<line>
en*re *s ce*ários ocorreu n*s cau*as das
</line>
</par><par>
<line>
*i*t*ib*ições, o gráf*co 11 auxilia na visualizaçã* das *ivergências d*s índ*ces Sharpe.
</line>
<line>
Figura 10: Densidades *os Ret*rnos, Ris*os * Sharpes para 150.000 si*ul*ções
</line>
<line>
de Monte Carlo.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresin* PI, v. 18, n. 10, art. 5, p. 90-113, o*t. 2021
</line>
<line>
w*w*.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. O. Vitória, R. F. *o*to, F. C. *. Silva
</line>
<line>
108
</line>
</par><par>
<line>
Para *erific** se os *es*ltados do* ín*ices *e *har*e
</line>
<line>
a*resentavam
</line>
<line>
dis*r*bu**ões
</line>
</par><par>
<line>
seme**ant**, foi realizado * Teste
</line>
<line>
de *ol**gorov-S*irnov (*S) para * normalidade das
</line>
</par><par>
<line>
distribuições e entre elas (par a par). Em todo* os *aso*, * *ipóte*e nula foi rejeitad* p**a um
</line>
<line>
i*t*r*alo de 9*% de c*nfiança (*u = 5%). Ou seja, as amostras não *o*a* es*atisticam*nte
</line>
</par><par>
<line>
provenientes de u** dis*r*buiç*o Nor*al nem d* mesma *istribuição
</line>
<line>
entre elas.
</line>
</par><par>
<line>
Ad*c*onalme*te, o t*ste de Mann-*hit*ey f*i ap*icado para av*li*r as *iferença* de
</line>
<line>
medi*na*, onde não foi po*sível, em nenhum *aso rejeitar * *ipótese nula *ue as medianas são
</line>
<line>
iguais. No entanto, o teste Mann Whi**ey unicaudal, usado para tes*ar a h*pó*ese alter*ativa
</line>
</par><par>
<line>
que a medi*na
</line>
<line>
de uma dis*ribuição é ma*or que a mediana da outra dist*ibuição, *ejei*ou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
hipótese nula em to*os os casos. Os r**ultados d*s te**es estão de**ritos na Tabela 4:
</line>
<line>
Ta*ela 4 - Valore* das e*tatí*tica* de teste e p-va*o*e*. No t*ste *, foi considera*o
</line>
<line>
como *ipótese al*ernativa M b > M * .
</line>
</par><par>
<line>
Não Pre*. e Prev.
</line>
<line>
Prev. Qual*ficad*
</line>
<line>
*rev.
</line>
<line>
Geral
</line>
<line>
e Não Prev.
</line>
<line>
Qualif**ad* e
</line>
<line>
Prev. G*ra*
</line>
</par><par>
<line>
KS D
</line>
<line>
0 ,1 * 8 7 3
</line>
<line>
0 ,1 4 6 8 6
</line>
<line>
0 ,2 2 7 2
</line>
</par><par>
<line>
p-val*r
</line>
<line>
2,20E-16
</line>
<line>
2,20E-16
</line>
<line>
2,20E-16
</line>
</par><par>
<line>
U *
</line>
<line>
1,24*+14
</line>
<line>
1,3*E+14
</line>
<line>
1,48*+14
</line>
</par><par>
<line>
p-valor
</line>
<line>
2,20E-16
</line>
<line>
2,20E-16
</line>
<line>
2,*0E-*6
</line>
</par><par>
<line>
*s*o evidencia que as distribuições po*suem *e*dência c*ntra* estatisticamente
</line>
<line>
d*ferent*s, sendo a distribuiçã* d* Sh**pe de cas*s Prev. Geral a *ue apresenta o me**or
</line>
</par><par>
<line>
resultado, segu**a *elo caso irrestrito e Prev. Qualificad*, respectiv*mente. Este res*ltado
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
interes*an*e, pois most*a que, cas* a esco*ha do ges*o* *cor*a de forma aleatór*a,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
b*neficiário fin** fica,
</line>
<line>
de certa forma,
</line>
<line>
proteg*do d** *ecisõ*s *quivocadas dos mal *estor*s
</line>
</par><par>
<line>
que p*ssuem mais "liberdade" para atuar.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
partir das 15.000 melhores simulaçõe*, *u seja, 10% do total d* s*mulações p*ra
</line>
</par><par>
<line>
cada cenário, * po*sív*l o*ter também e*timativa* suavizad*s das front*iras *ficientes com o
</line>
</par><par>
<line>
*uxílio de
</line>
<line>
um
</line>
<line>
regressor local [11] (Figura 12). Es*e e*per*mento evidencia q*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
d**ere*ciação das fro*teir*s nos dois cenár*os pre*idenciários (com restri**es) nã* passa *e
</line>
<line>
uma mera *lutu*ção est*tística.
</line>
<line>
Por outro lado, h**ve um d*scolamento signifi*ativo p*ra o c*so não p*evidenciário,
</line>
<line>
que superou os dema*s. Considerando que o cr*tér*o de d*ferenciaç*o do po*tfólio foi somente
</line>
<line>
a r*strição de aloca**o, es** *estrição imposta ao gestor gerou por*fólios que, par* o mesmo
</line>
<line>
Rev. *SA, Te*esina, v. 18, n.10, art. 5, p. *0-113, out. *021 www4.fs*n*t.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Impacto da Al*er*ção de *egras Para a Alocação *e Recur*os em P*an*s de Pr*vidência no Bra*i*
</line>
<line>
109
</line>
</par><par>
<line>
de*erminad* nível *e risco, teria u* retorno **nor *ara o investidor. De fo*ma equivalente,
</line>
</par><par>
<line>
p*de-se dize* *ue a f*onteir* *fic*ent*
</line>
<line>
para o cená**o irres*rito (não **gulam*ntado)
</line>
</par><par>
<line>
**monstrou *esultados es*atistica*ente **periores ao* c*n*rios *egu*amentados, que não
</line>
</par><par>
<line>
a*resentaram
</line>
<line>
difer*nça estatistic*mente entre eles. Isso está relacionado com f*t* desta o
</line>
</par><par>
<line>
distribuição p*s*uir cauda superior mais pesada que as *emai*, c**for*e * G*áf*co *1.
</line>
<line>
F*gura 11 - Quantis dos tr*s *en*rios *imulados.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 12 - Fronteira eficien*e p*ra os 3 cenários avaliados. As regiõ*s
</line>
<line>
sombre**as em cinza il**tram o inte*v*lo de co*fiança das *urv*s.
</line>
</par><par>
<line>
Tal estudo *e torna r*leva**e, pois most*a que, c*so o gest*r ten*a c*mpet*ncia *ara
</line>
<line>
alocar, * não seja **óximo * alocação al*atóri*, o *nvestidor em fundos *ão-*revide*ciári*s
</line>
<line>
obtém uma me*h*r relação risco/r**or*o *o longo *ra*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*esina PI, v. 18, n. 10, art. 5, p. *0-113, out. 2021
</line>
<line>
ww**.f*ane*.*o*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. O. Vitór**, R. F. Couto, F. C. A. Silva
</line>
<line>
110
</line>
</par><par>
<line>
4 C*NSIDERAÇÕES *IN*IS
</line>
</par><par>
<line>
Já observamos em anális*s históri*as *nteriores a* di*ere*ças ent*e a per*ormance de
</line>
<line>
fundos abe*tos * fun*os prev*denc*ários, dest*cand* *s reto*nos inf*riore* dos ú*t*mos. Neste
</line>
<line>
*st*do, foi a*alisad* uma das possíveis razões: as limitaç*e* na **o*ação d*s ativo* pelos
</line>
<line>
ges*ores devido à regulação restritiva.
</line>
<line>
Ape*ar de o regul*d*r *rab*lhar para * benefíc** e proteção do investidor, diver*os
</line>
</par><par>
<line>
trabal*os *o Brasil e *o exterior demons*ra*a* qu*
</line>
<line>
algumas res*ri**e* impostas podem
</line>
</par><par>
<line>
*roduzir o *feito con*rário.
</line>
<line>
Neste caso, o i*v*stidor t**ia a*esso a u*a aloc*çã* m**s
</line>
</par><par>
<line>
efi*iente, com maior retorno d**o um *isco desejado, caso o *e*to* tivesse m*ior liberd*d* na
</line>
<line>
escolha dos ativos par* o inves*imento do portfólio.
</line>
<line>
Neste estudo, a*alisa*os como as restrições re*u*ató*ias afetam as de*isões dos
</line>
</par><par>
<line>
gestore* de recurs*s ao lon** de 10
</line>
<line>
anos pa*a os c*ná*ios em que i) não h* nenhum tipo de
</line>
</par><par>
<line>
rest*i*ão, ii) h* restrições definidas p*ra proponen*es em geral em pla*o* d* previdê**ia e iii)
</line>
<line>
há re*trições definidas pa*a proponente* qua*ificad*s em plan*s de previ*ênc*a.
</line>
<line>
Em *r*meiro l*ga*, foi apres*ntado o cenár*o em *ue um mesmo g*st*r rebala*c*av*
</line>
</par><par>
<line>
sua cartei*a
</line>
<line>
trimestr*l*ente de acordo com
</line>
<line>
dados r*ais de *erc*do. Ne*te caso, os retornos
</line>
</par><par>
<line>
obt * *o*
</line>
<line>
quando não há nenhum *i*o d* re*trição foram superi*res *os demais conjuntos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
re*o*nos. Posteriorm*n*e, fora* simulados
</line>
<line>
150.000 cenários com aloca*ões ale*tór*as e se
</line>
</par><par>
<line>
constatou que
</line>
<line>
os **d**es *harpe para os casos com
</line>
<line>
**striç*o par* propon*ntes *m ger*l
</line>
</par><par>
<line>
apr*sentaram *aior medida de *endência central.
</line>
<line>
No entan*o, *oi observado que a f*onteira eficiente d* um gest*r que a*oca d* fo*ma
</line>
<line>
aprop*ia*a *o cenário s*m r*s*rições fo* s*p*rior às fronteiras eficiente* obtid** nos cená*ios
</line>
</par><par>
<line>
sob restrição **g*lamentar.
</line>
<line>
**s *oi* casos em que havia rest*iç*es, o* resultados s*
</line>
</par><par>
<line>
m**t*aram estati**icamen*e *imilares,
</line>
<line>
ou seja, os do*s conjuntos de restri*õe* ac*bam
</line>
</par><par>
<line>
prod*zi*do r*sulta*o* similar*s ao l*ngo prazo.
</line>
<line>
Este est*do, porta*to, *ostrou que re*en*es avan*os na regu*ação pr*videnc*ári* ainda
</line>
</par><par>
<line>
podem ser melhora*os
</line>
<line>
de form* a beneficia* ainda mais o públ*co
</line>
<line>
em ge*a*, *ma vez
</line>
<line>
q*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
diminuiçã* **s r*st*ições de aloca*ão i*di*ou melhores resultad*s para os fundos.
</line>
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Impacto da Alteração de *egras Para a Al*cação de Rec*rs*s em Pl*nos de Previdência no Brasi*
</line>
<line>
113
</line>
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<line>
C*mo R*fer*nciar este A*tigo, conforme ABNT:
</line>
<line>
VITÓRIA, R. O; COU*O, R. F; SI*VA, F. C. A. *mpacto *a *lter*ção de Regras Par* a Al**açã* de
</line>
<line>
Re*ursos em Pla*os *e Pr*vidência no Brasi*. Rev. FSA, Teres*na, *.18, n. 10, art. 5, p. *0-11*, out.
</line>
<line>
*021.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Au*ores
</line>
<line>
R. *. Vitori*
</line>
<line>
R. *. Co*to
</line>
<line>
F. C. A. Silva
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e p*anej*m*nto.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) anális* e int*rpretação dos *ados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do ra**unho o* *a r*visão *rítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação n* aprov*çã* da versão *inal do manus*rito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*e*in* PI, *. 18, n. 10, art. 5, p. 90-1*3, out. 20**
</line>
<line>
www4.fsane*.com.b*/*evista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)