<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 3, art. 1, p. 3-20, mar. 2*2*
</line>
<line>
IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.*.1
</line>
</par><par>
<line>
Geraç*o e Sexo como Determinantes do Co*p*rtamento *us*entáv**: Evidências de **
</line>
<line>
Experiment*
</line>
<line>
Generation *nd Se* a* Determin*nts of Sustai**ble B*havior: Ev*den*e from *n *xperim*nt
</line>
</par><par>
<line>
Mariana Marinho d* Co*ta Lima Peixoto
</line>
<line>
***toranda e* Administração *ela Unive*sidade Fede*al de Minas Gerai*
</line>
<line>
Me*tra em Administ*ação pela *ni*ersidad* *ederal *lu*inense
</line>
<line>
Prof*s**ra da Uni*ersidade Santa Ú*s*la
</line>
<line>
E-mail: m*rianamarin*opeixoto@gmail.co*
</line>
<line>
Car*os Alberto Go*çal*es
</line>
<line>
*outo* em Admini*tr*ç*o pela Uni*ers*dade de São Pau*o
</line>
<line>
Professor titular na Univers*dade Federal de *i*a* G*ra*s
</line>
<line>
E-ma*l: ca**os@face.ufmg.br
</line>
</par><par>
<line>
En*e*eço: M*riana Mari*ho da Cos** L*ma Peixoto
</line>
<line>
Editor-Chefe: *r. Tonn* K*rley de Al**c*r
</line>
</par><par>
<line>
Un*versida*e Santa Úrs**a - Rua Fer*ando Fe*rari, 75 -
</line>
<line>
Ro*rigu*s
</line>
</par><par>
<line>
Botafog*, Rio de Ja*eiro/R*, CEP: 22231-**0, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Carlos *lbe*t* Gonçalves
</line>
<line>
Artigo re*e*ido
</line>
<line>
em 0*/10/2021. **tima
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Fe*eral d* *inas Gerais - Av. Pres.
</line>
<line>
receb*da em 19/1*/2021. Aprovado em 20/10/202*.
</line>
</par><par>
<line>
Antôn*o *arlos, 662* - Pampulha, *elo *o*izo*te/MG,
</line>
</par><par>
</page><line>
CEP: 3127*-901, Brasil.
</line>
<line>
Avaliado p*lo sistem* Tri*l* Revie*: Desk Review a)
</line>
<line>
pelo Ed*tor-Chefe; e *) Do**le Blin* Revie*
</line>
<line>
(avali*ç*o ceg* por dois avaliado*es d* área).
</line>
<line>
Revisão: Gr*matical, Normati*a * *e F*rmatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. C. L. Peixoto, *. A. Go*çalves
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
As carac*erísticas sociodemográfic*s s*o a*pectos fundamentais
</line>
<line>
para se*menta* o me*cado
</line>
</par><par>
<line>
consumidor e identif*car compor*ame*tos e pref*rências
</line>
<line>
que podem auxiliar na *efinição **
</line>
</par><par>
<line>
estratégias empresariais co*p**it*vas. O obj**ivo *es*e **tigo é ana*isar, a*ravés da *ealização
</line>
<line>
d* u* experi*ento, se as variáveis soci*d*m*gráficas ge*ação e sexo impa*t** n*s **cisões
</line>
</par><par>
<line>
de com*ra por produtos co*si*erad*s susten*áveis. For*m
</line>
<line>
desig*ados aleatoriamente 205
</line>
</par><par>
<line>
alunos
</line>
<line>
da gra**ação em Adminis*ração da Universidade Fe*e*al Flumi*ense
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
*a*t*ciparem do experimento. A ANOV* unidire*i*nal, bidirecional e o *este T p*r* duas
</line>
<line>
amostras independe*tes *oram reali*ad*s para iden*ificar se h*via dif*r*nç* *ntr* o* g**pos.
</line>
</par><par>
<line>
O re*ult*d* *eve*ou q*e *á dif*renç* entre os se*o* *eminin* e
</line>
<line>
masc*lino na **c*são
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
comp*a
</line>
<line>
por produtos considera*os ecologicamente corretos. As ger*ções, o tratamento ao
</line>
</par><par>
<line>
qual os *articipantes foram submetidos e
</line>
<line>
* inter*ção entre a
</line>
<line>
geração e o *exo não
</line>
</par><par>
<line>
ap*ese*taram *e*ulta*os significantes.
</line>
</par><par>
<line>
Pala**as-c*ave: Geraçã*. Sexo. Experim*nto. Comportamento do consumidor.
</line>
<line>
ABST**CT
</line>
<line>
Sociodemograp*ic characteristics *re fun*amental aspects t* segment the consumer market
</line>
<line>
a*d ident*fy b*haviors and preferenc*s that c*n help defi*e competit*ve bu*ines* strat*gies.
</line>
<line>
The aim of this art*cle is to analyze, th*ou*h an experime*t, whether the sociod*mographic
</line>
</par><par>
<line>
v*riables of gen*ration and
</line>
<line>
gen*er impact the purch**e decisions f*r products co*sidered
</line>
</par><par>
<line>
sustainable. *0* under*r*duate Business Admin*stration *tudents at Univer*ida*e **deral
</line>
</par><par>
<line>
Fluminen*e were *andomly a*signed *o
</line>
<line>
participate in the ex*er*m*nt. O*e-way, two-w*y
</line>
</par><par>
<line>
ANOVA
</line>
<line>
and T-test *or *wo in*ependent sa*pl*s wer* perform*d
</line>
<line>
t* identify wheth** there
</line>
</par><par>
<line>
wa* * difference be*w*en groups. T*e re*ul* *evealed that the*e *s a difference between
</line>
<line>
fe*ales and mal*s in the decis*on to pur*hase produ*ts *ons*dered *cologically *orrec*. The
</line>
</par><par>
<line>
generations, th* trea*me*t to *hich the par*icipan*s wer* s*bmitted and
</line>
<line>
*h* in*e*acti*n
</line>
</par><par>
<line>
between *eneratio* and sex *id not pre*ent significant resul*s.
</line>
</par><par>
<line>
Keywords: *enerati*n. Sex. Experiment. Consu**r Behavior.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter*sina, v. 19, n.3, art. 1, p. 3-20, mar. 2022
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**ra*ão e Sexo como D*termin***es do C*mportam*nto Sustentável: E*idên*i*s de um E*p*ri*ent*
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*R*DUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
As recentes mudanças comp*rtamentais de **nsumo têm promov*do question*men*os
</line>
</par><par>
<line>
tan** p*ra os
</line>
<line>
profi*sionais d* marketing quan*o p*ra os pesquisadores
</line>
<line>
que, po* sua *ez,
</line>
</par><par>
<line>
busc*m compreend*r os aspect** relati*os
</line>
<line>
ao con*umo e a *aneira como os consumidores
</line>
</par><par>
<line>
to*am sua* *ecisões de c*mpra, c*n***o * d*scar*e (*AMB, HA*R; MCDANIEL, 2*13). A
</line>
</par><par>
<line>
*eg**ntação de m*rcado através de
</line>
<line>
característi*as *oc*odemográficas ou a classifi*ação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
perf*s de
</line>
<line>
consumidores são *m*or*ant*s estratég*as *e pe*q**sa e identific*ç*o de mercado.
</line>
</par><par>
<line>
ater e Se*afimova (2019) sugere* qu* o* aspect*s so*iodemogr**ic*s *nfluencia*
</line>
</par><par>
<line>
d*retamente na cons*iên***
</line>
<line>
**ológic*, na
</line>
<line>
preocupação ambien*al e
</line>
<line>
no comportamento do
</line>
</par><par>
<line>
consumidor e q** não devem s** c*nsider*das sepa*ad*men*e.
</line>
<line>
** infor*a*ões soc**demográfi*as, como idade e sexo, sã* fatores cr**ia*s *ara
</line>
<line>
*egmentação e iden*ificação *e háb*tos, crenças * *omportamen*os que possa* influenci*r a
</line>
</par><par>
<line>
r*la*ã* en*re
</line>
<line>
consumidore* * e*presas e a toma*a ** decisã* de co*pra (*ARTÍNE*;
</line>
</par><par>
<line>
BOSQ**, 2*18; PUKA, STO**NOVI; A**; BEI, 2018). Embora a ida*e seja
</line>
<line>
d*te*minante, L*ssitsa e Kol (201*) argumenta* que cortes g*r*ci*nai* podem se* aind* mais
</line>
</par><par>
<line>
eficien**s
</line>
<line>
**ra
</line>
<line>
segm*ntar mercados e pr*ferên*ias, *ois fornec*m info*m*çõ** quan*o
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
estabilidade e ins*ght* motivacionai*. J* Bak*hi (20**) defende qu* sexo e **nero **o um dos
</line>
<line>
f*t*re* q*e mais influenciam o *omportamento e a **m*da de *ec*são.
</line>
<line>
*ss*m, um ponto fu*da*en*al de d*scu***o surge: d* que maneir* as c*racterísticas
</line>
<line>
sociodemográficas de geração * sexo *odem estar associadas a um co*portamento
</line>
</par><par>
<line>
ecologic*mente correto, sendo d*termina*tes para
</line>
<line>
um novo co*po**amento *e *onsum*? O
</line>
</par><par>
<line>
objet*vo da
</line>
<line>
pre*en*e *e*quis* é analis*r, at*a*és da *ealização de um e*perimento, se
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
vari**eis s**i*dem**ráfica* g*ração e *exo impactam nas *ec*sõe* de *ompr* po* produtos
</line>
<line>
considerados sustent*vei*, *m* vez que haja um e*t*mulo para **e se pense mais so*re
</line>
<line>
questões *ustentáveis ou **nancei*as.
</line>
</par><par>
<line>
*s *iver*os negó*io* a* redor d* mundo vêm sofrend* impact**
</line>
<line>
signif**ativ*s e
</line>
</par><par>
<line>
inúmera* v*riáveis *stão influ*nciando d*re*amente es*a transf*rmaç*o. * a*aptação *as
</line>
</par><par>
<line>
organiz*ções *s demandas e necessidades cad*
</line>
<line>
vez mais
</line>
<line>
pec*li*res * int*nsas de se*s
</line>
</par><par>
<line>
cons*mido*es é
</line>
<line>
mais do
</line>
<line>
que necessária, pois ela *o*sibilita a ga*antia de seus mer*ados
</line>
</par><par>
<line>
c**sumi*ores e caracter*za u*a mane**a de driblar a conc*rrê*cia cad* *ez mais acir*ada. Por
</line>
<line>
out*o lado, a mudanç* n*s hábitos de *ons*m* *nfluenc*ada por aspectos s*ciodemogr*fico* e
</line>
</par><par>
<line>
n*vas *ercepções ve* sen** rev*lada ao longo
</line>
<line>
do* anos
</line>
<line>
co* base *m uma n*v* *emanda
</line>
</par><par>
<line>
que parte do
</line>
<line>
consumidor final, sendo *le mandan*e da rela*ão pr*dução-con*u*o. Lo*o, o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresin* PI, *. 19, n. 3, **t. 1, p. *-20, mar. 2022
</line>
<line>
w*w4.fs*ne*.*om.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. M. C. L. P*ix*to, C. A. Gonçalves
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
justifica-se cada vez mais a n**e*sidade e r*l*vânc*a de estudos como es*e, uma vez que s*rão
</line>
<line>
a*r*sen**d*s informações a**rc* da tomada ** d*ci*ã* de compr* sus*e*táv*l atr*vés da
</line>
<line>
an*lise d* geração e sexo dos con*umidores, poss*bilitan*o que as organ*zações se *daptem a
</line>
<line>
*sses as**ctos.
</line>
<line>
2 REFERENC*AL T*ÓRICO
</line>
<line>
2.1 As *iferentes geraç*es e o consum* suste**ável
</line>
<line>
As mudanças nos padrões de comportamento do consu** ao lo*go d* tem*o sofrem
</line>
<line>
impacto direto das a*teraç*es macroambientais (BAKEWELL; MITCH*LL, 2*03). *ara
</line>
<line>
*loo*a e Lawan (*013) e Mazloumi, Ef**ghar, ***landar*, Saifi e Aghan**h (2*13), idade,
</line>
<line>
gên*ro e estado c*vil são alguns d*s fatores demog*áficos cha*es e d*sempenham um p*pel
</line>
<line>
funda*ent*l no comport*mento de co*sumo. A idade, mai* especif*cam*nte as gerações, tem
</line>
<line>
d*monstr*do **eo*upaçõe* e i*tenções ambi*nta*s diferentes, pois e**s respondem de manei*a
</line>
<line>
d*ferente aos diversos ev*ntos. A *apacida*e d*s gerações mai* no*as de mudar
</line>
<line>
constantemente, ser m*is res*lie*t* e lid** mais f*c*lm*nte com um ex**sso de informações
</line>
<line>
sã* co*petências important*s (*ARMENT, 2013; KACPRZAK; **W*O*SKA, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
E**udos b*scam analisar * re*ação ent*e a idade ou *eraç*o e o comportamento a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
compra, principalmente relacio*ad*s ao c*nsumo *u*tentáve* e p*eocupações ambie*tais
</line>
</par><par>
<line>
(KA**RZAK; PAWOWSKA, 2*1*; ATER; S*RAFIMOVA, 201*). No entanto,
</line>
<line>
*xiste
</line>
</par><par>
<line>
*erta inc*nsistência entre *s ac*a*os. *lguns deles *e*elam que *s mais jovens demonst*am
</line>
</par><par>
<line>
maior sensibilidade *
</line>
<line>
pr*ocu*aç*o ecológic* e ambient*l e es*ão mais dispostos a co*pra*
</line>
</par><par>
<line>
produtos ecologic*me*te corret*s o* reciclados (CHAN, 1996; DIAM*NTOPO*LOS et al.,
</line>
</par><par>
<line>
2003; CHEN; PENG, 2012;
</line>
<line>
LIU, et a*., 2014). Por outro *a*o, o*tros estudos apo*ta* que
</line>
</par><par>
<line>
consu*id*res mais velho* pert**c**tes a gerações anteriores e*tão mais predis*ostos a terem
</line>
<line>
um comportamento *e c*nsumo ma*s ecologicamente consciente (RO*ERTS, 19*6; AN*,
</line>
</par><par>
<line>
JELENC; **ETI, *015; MOHR; *C*LICH, 20*6; B*OCH*DO et
</line>
<line>
al., 201*). Jain
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
K*u* (20*4) e a*er e Serafimova (2*19) argumentam q*e tais achados podem ser re*u*tad*
</line>
<line>
do está*io d* vida *o consum*dor.
</line>
<line>
A ida*e * o estágio no ciclo de vida estão f*rt*m*nte *igados ao padrã* e à forma de
</line>
<line>
co*su*o. *om* exe*plo, * *om*da, as roup*s e o *azer consumidos po* um jovem entre 18 e
</line>
<line>
23 ano* *ue está cu*sando uma grad*açã* **ndem a se* di*erentes de uma pess*a de 35 a*os
</line>
<line>
recém-ca*ada *om f*lh*s e uma c*rrei*a estável. Logo, fic* claro que tanto a ida*e quant* os
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 19, n.3, art. *, p. 3-20, mar. 2022 www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*eração e Sexo como *eterminante* do C*mpo*tam*nto Susten**vel: Evidência* de um Experimento
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
epis*dios cruci**s na *ida, como *estibular, *as*mento, n*scimen*o de filhos, aposenta*oria,
</line>
<line>
dentre out*os, est*o **ga*os à* nece**idades de consum* (KOT**R; KELLER, 2012). Essa
</line>
<line>
falta de consenso e*tre as pesquisas su*cita a formu*ação da seg*inte hipótes*:
</line>
<line>
H*: Pessoas m*is no**s demo*s*ram ma*or preferência em compr*r *r****os
</line>
<line>
co*siderados ecologi*amente *or*etos.
</line>
<line>
2.2 O sexo e o con*umo s*s*entável
</line>
<line>
A variável sexo/g*ne*o é um asp*ct* *oci*demográfico já estabel*cido *a *iteratura de
</line>
</par><par>
<line>
marketi*g e de c*mpor*amento do co*s*mi**r com* det*rminante
</line>
<line>
do consumo de diversos
</line>
</par><par>
<line>
produ*os e s*rviços (Martí*ez & Bos*ue, 2018). No enta**o, u*a grande confu*ão ainda
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
feita *obre os conceitos de sexo
</line>
<line>
e
</line>
<line>
g*nero, **é mesmo por estudiosos, e cabe *q*i um *reve
</line>
</par><par>
<line>
e*clarecimento. Sexo está *elaciona*o à natureza biológ**a, sendo as
</line>
<line>
c*tegorias feminino
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
masculino inata* a ele. Já o gênero é um concei*o que surgiu nos anos 197* e refere-se às
</line>
</par><par>
<line>
construç*es e pa*éis sociais d* s*x*, **lac*ona*os ao hom*m e à mulher. Este conceito
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
ainda uma distinção so*io*ógica, sendo cada vez ma*s d*scutido por estar associado **
</line>
<line>
difere**** c*ltura*s, *e es*aço e tempo (MO**R, 1989; OLI*TO, 1998; *OHARA, 2*15).
</line>
<line>
*mbora estudos *onsiderem a denominaçã* "gêner*" pa*a se referir a hom*ns e mulh*r*s, tal
</line>
<line>
e*tudo considero* a classificação de sexo por ter como f*co an*lisa* as pre*erê*cias de
</line>
<line>
cons*mo suste*tá*el entre homens e mul*eres através das geraçõe* e nã* *s orientaçõ*s
</line>
<line>
se*uais *u v*r*a*ões *n*ersexo.
</line>
<line>
Para a*er e Serafimo** (2019), e*sa c**egoria soci*demográf*ca é uma das mais
</line>
</par><par>
<line>
*mporta*tes e f*equentemente usadas pelos *e**uisadore* para a*alisar
</line>
<line>
p*rfis *e
</line>
</par><par>
<line>
*onsumidores ecológicos, sen*o p***ível encontrar deba*es relevantes na lit*r*tura. Alg*ns
</line>
<line>
estu*os ain*a **ve*am que as *ulhere* de uma forma g*ral e***essam m*ito mais
</line>
<line>
sensibili*ade e pre*cupação em rela*ão às q*e**ões ambientais e *os imp*c*os de suas ações
</line>
<line>
*e consu*o (MCSTAY; D*NLAP, 1983; MACDONA*D; HARA, 1994; PARK; CHOI;
</line>
<line>
KIM, 201*; SÁNCHEZ; LÓPEZ-MOSQUERA; LER*-LÓPEZ, 2016; BROC*ADO et a*.,
</line>
</par><par>
<line>
2017), al*m de *starem mais di*post*s * se engaj*rem em
</line>
<line>
um consumo ecol*g*cament*
</line>
</par><par>
<line>
cons*ie*te e pagar preços *ais elevados por pr*dutos *mbienta*me*te corretos (LAROCHE;
</line>
</par><par>
<line>
BE*GERON; BA*BARO-*O*LEO, 2001). *o enta*to, é *ossível
</line>
<line>
encontrar
</line>
<line>
aná*i*es *ue
</line>
</par><par>
<line>
demons*ram q*e os ho*ens possuem mais conheci*en*o sobre as qu*s*ões a*bienta*s e *or
</line>
</par><par>
<line>
i*so expressam nívei* maiores
</line>
<line>
de preocu*ação ambienta* (MOSTAFA, 2007). Ess*
</line>
</par><par>
</page><line>
divergência t*m*ém suscita a for*ulação da se*uin*e hipótese:
</line>
<line>
*ev. FS*, *eresina PI, v. 19, n. 3, art. 1, p. 3-2*, mar. 2022 ww*4.fsan**.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. M. C. L. P*ixoto, C. A. Gonça*ves
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
H2: As mulheres demonstram ma*or preferência
</line>
<line>
*m comprar produtos
</line>
</par><par>
<line>
considerados ecologicam**te c**retos do que os homens.
</line>
</par><par>
<line>
2.* Ge**ção, s*xo e o direcionamento do mindset
</line>
</par><par>
<line>
Mais do que analisar separadamente *s d*a* var*áveis sociode*o*ráficas a*res*ntadas
</line>
<line>
acima, torna-se relevante p*rceber os efeitos desses fato*es no c*m*o*tamento de *on*umo de
</line>
<line>
maneira conc*mitante. Com* *dentifi*a*o anterior*ente, ** mulheres demonstra* t*r níveis
</line>
</par><par>
<line>
mais
</line>
<line>
altos de com*ort*mento pró-ambiental
</line>
<line>
(ZELEZ*Y; CHU*; ALDRIC*,
</line>
<line>
2000). No
</line>
</par><par>
<line>
*ntanto, o estudo de Kraljevi e Filipovi (2017) teve como foco
</line>
<line>
analisar a d*ferença
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gênero n* compor*am*nto de *o**ra *e es*udantes representantes da geraç*o Y (mi*ennials)
</line>
</par><par>
<line>
co*sid*ra*d*
</line>
<line>
demais fatores, como a sensib*lid*d* ao *reço. **nt*e os achados, d*stac*-*e
</line>
</par><par>
<line>
que, em*ora
</line>
<line>
as un*ve*sitár*as mulheres tenham mai* c**sciência de preç* sej*m mais e
</line>
</par><par>
<line>
sen*íveis a ele do que os homen* (VA*EN*INE; POWERS, 2013), não for*m encontr*das
</line>
<line>
difere*ças significativas entre os se*os, po* mais q*e am*os demonstre* *restar a*enç*o aos
</line>
<line>
preços do* produtos duran*e suas compra*.
</line>
</par><par>
<line>
Este es*udo, ao in**s de consi*erar variações no pr*ço, op*ou *o* tent*r d*recionar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mindse* dos par**cipa*tes par* *ue pensassem a r*sp*ito *e q*estõ*s su*ten*áveis e am*ien*ais
</line>
<line>
ou questõe* fin*nceiras e econ*mi*as. Para Vohs, Mea* e Goode (20*6), o dinheiro p*d*
</line>
<line>
mudar a motiva*ão das pessoas. Assi*, os nov* experimentos r*alizados por eles bu**aram
</line>
</par><par>
<line>
id*ntif**ar se lembr*nça d* din*eiro a
</line>
<line>
*rovocaria *lgu* tip* de comportamento
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*o*pra
</line>
</par><par>
<line>
*as p**soas. *we*k (20*6) completa
</line>
<line>
*ue o *indse* * visto
</line>
<line>
*omo um proce*so men*al ou
</line>
</par><par>
<line>
*r**ça criada com bas* ** inte*pretação ** estímulos *ecebidos
</line>
<line>
do ambien*e exte*no.
</line>
</par><par>
<line>
*o*tanto, d*r**ionar o mi*dset faze*do com que h*ja a lembrança de aspectos re*acion*dos às
</line>
<line>
que**ões su*te*táveis ou econômic*s pod* reve*ar dados impo*ta*tes e significati*os sobre a
</line>
</par><par>
<line>
decisão ** compra dos indivíd*os. Assim, *al aná*ise susci*a a
</line>
<line>
formulação d*s seguintes
</line>
</par><par>
<line>
hip**eses:
</line>
</par><par>
<line>
H3: O direc*onam*n** do m*n*s** imp*cta ** *ecisão de compra *or produtos
</line>
<line>
considerad** ecologicament* corretos.
</line>
<line>
H3a: *iferente* geraçõ*s e sexos dem*nstram preferências dif*rentes em
</line>
<line>
com**ar produtos considera*os ecologicamente corre*os.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Ter*sina, v. 19, n.3, art. 1, p. 3-20, *ar. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Geraçã* e Se*o como D*terminantes do *o**ortamento S*stentável: Evidência* de um Experimento
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Design exper*m*ntal
</line>
</par><par>
<line>
O efeito de *ma alteração ** m*nd*et e s** interação com a decis*o d* compra foi
</line>
<line>
testada em um de*ign 3 (*esa: sustent*vel, eco*ô*ica ou controle) x 2 (decisão de c*mp*a:
</line>
<line>
marca suste*tá*e* ou marca n*o sustentáve*) *ntre s**e*tos. Em um expe*imento aleatório, as
</line>
</par><par>
<line>
pess*a* for*m desi**adas a uma das mesas
</line>
<line>
de tratamen*o qu*
</line>
<line>
as ind*zira* a pens** e*
</line>
</par><par>
<line>
questões sustentáveis ou financeira* e, *m seguida, *eram a* i*formaçõ*s *obre
</line>
<line>
duas *arcas
</line>
</par><par>
<line>
com um* descriçã* simples d*las. Em seguida,
</line>
<line>
os part*cip****s decidi*am por compra* uma
</line>
</par><par>
<line>
*as *arcas, justificando s*a esco**a. Para a escolha do produto a s*r
</line>
<line>
utilizado no
</line>
</par><par>
<line>
experimen**, determ*nou-se, p**m*i*amente, a marc* ou empre*a que a*e*de*s* aos requ**itos
</line>
<line>
sustentáv*is *ínimos c*nsiderados relevantes. A par*ir d*í, foi a*a*is*da a cartela de pr*d*tos
</line>
</par><par>
<line>
da empr*sa e, dentre as **ções di*ponívei*
</line>
<line>
** mercado, a bar*a ** cer**l fo* o
</line>
<line>
produto
</line>
</par><par>
<line>
escolh*do. *entre os fat*res determina*tes para
</line>
<line>
a escolha do produ** utiliz*d* no
</line>
</par><par>
<line>
e*pe*imento, destacam-se: (i) a barra d* cereal é um produto cujo consumo *e* crescend* de
</line>
</par><par>
<line>
maneira
</line>
<line>
*centuada nos ú*timos anos; (i*) *entre seus atri*utos, as barras de *er*ais s*o
</line>
</par><par>
<line>
consideradas saudáveis, prá*i*as e são vendidas em diversos estabele*iment*s; (iii) o produto
</line>
</par><par>
<line>
*t**de
</line>
<line>
a todo tipo d* pú*lico, d* *o*em ao idos*, do atlét*co ao seden*ário, al** de p*s*uir
</line>
</par><par>
<line>
diversos *abo*es * (iv) há uma grande var**dade de marcas de b*rra de cereal, sen*o elas de
</line>
</par><par>
<line>
pequ*no, médi* e
</line>
<line>
g*ande
</line>
<line>
porte e *om ac*ntuada diferenç* de *reço. Optou-se,
</line>
<line>
então, por
</line>
</par><par>
<line>
utili*ar duas *arras de cereais com as devidas característi*as *pr*sentadas abaixo:
</line>
<line>
Tabela 2 - Característica d*s marcas ut*lizada* *o experimento
</line>
</par><par>
<line>
Marca X (Marc* su*tentável)
</line>
<line>
Marc* Y (*arca *ão *ustentáv*l)
</line>
</par><par>
<line>
Marca *onsiderada s*s*entável; P**duto *ncontrado *m lugares e*p*cífic*s, de*tre eles: superme*cado e loja *e produtos o*gân*cos e/ou naturais; Não há grande divulgaçã* ou p*blicidade da marca ou do produto;
</line>
<line>
Marca consi*erada NÃO *u*tentáve*; P*oduto fa*ilmente enco*trado em di**rsos lug*r*s, den*re eles: lojas *e biscoito, la*chonete*, mercados de diversos porte*, vendedores ambul*nte*, et*; Não há grande divulg*ção ou
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, T*re*ina PI, v. 19, n. 3, art. 1, p. 3-20, mar. 202*
</line>
<line>
w*w4.*sanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. M. C. L. Peixot*, C. A. G*nça*v*s
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
Preço de m*rc*do no var*jo: publ**idade da *a*ca ou do prod*to;
</line>
</par><par>
<line>
entre R$3,00 e R$5,00 (ca**a com três
</line>
<line>
</line>
<line>
Pr*ço de mercado n* varej*:
</line>
</par><par>
<line>
uni*ades)
</line>
<line>
entre R$1,00 e R$1,50 (uma u*i*ade)
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: E*aborado pelos *uto*es, 2021.
</line>
<line>
Com re*ação a* *rat*m***o, def*niu-*e * técn*ca de direcioname*to do M*ndSet.
</line>
<line>
Assim, buscou-se direcionar o MindSet d*s par*ic*pantes com o obj*tivo de *onectá-*os a*
</line>
<line>
ex*erimento. A atenção f*i dire*ionada ao ponto chave de investigação p*ra que a máxima
</line>
</par><par>
<line>
atenção deles se *anti**sse na
</line>
<line>
decisão de compra, ora pel* produto da Marca X, ora pelo
</line>
</par><par>
<line>
produto
</line>
<line>
da Marca Y. Tal téc*ica consistiu *a elab*raç*o de f**se*
</line>
<line>
com * *tilizaç*o de
</line>
</par><par>
<line>
palav*as disponibilizadas em
</line>
<line>
cada uma das mesas de teste, confor*e será explic**o mai*
</line>
</par><par>
<line>
detalhadamen*e a seguir. Dessa forma, o
</line>
<line>
experimen*o real**ado confro*tou p*oduto*
</line>
</par><par>
<line>
*pare*temente
</line>
<line>
iguais, por*m com caracte*ísticas diferentes,
</line>
<line>
como quan***ade mínima a
</line>
<line>
**r
</line>
</par><par>
<line>
comprada e aspectos sust*n*áveis *u financ*ir*s atrelados ao produto.
</line>
<line>
3.* Participantes
</line>
<line>
O experimento foi *ealizado *om os **unos do curso de *dministração da
</line>
<line>
Universidade F*deral Flum*nense (UFF), localiza*a no município d* Ni**rói, no Estado d*
</line>
<line>
Rio de Janeiro, pelo fa*o de es*a pop*lação *ossuir característica* s*gnificativas para ta*
</line>
</par><par>
<line>
experimento. Os alunos foram
</line>
<line>
c*nv*cados e sele*ionado* aleatoriamente a pa*ti**parem do
</line>
</par><par>
<line>
e*pe*imento, tot*lizan*o uma amostra de 205 pessoa*. É *at* que es*es *lunos, por es*arem
</line>
</par><par>
<line>
inseridos em
</line>
<line>
** amb*e*te de troca *e co*hecimento e *nformações, acentuam * cap*cidade
</line>
</par><par>
<line>
de for*arem s*a*
</line>
<line>
próprias opiniões e d*fen*erem suas ideias. Além disso, tr*ta-se *e u*
</line>
</par><par>
<line>
público *ovem e conec*ado, com acesso *ai* fac*litado à ed*ca*ã*, créd*to e hábitos
</line>
<line>
saudáveis, vindo *e d*ver*os mu*i*ípios, c*m hábitos, cu*turas e po*er aquis*t*vo diferen**s.
</line>
<line>
Dayrell (2003) *efende que as relaç*es estabel*cid** entre os jovens, as trocas, *s confli**s e
</line>
<line>
as inte*a*õe* são fun*a*ent*is para nortear *uas vidas e determinar o tipo de pessoa *ue s*rão
</line>
<line>
e o lugar ao qual per***cer*o. Con*iderando os dad*s *pr*sentados acima, identificou-se que
</line>
<line>
tal interv*n*ão nesse grupo apontaria fa*ores respon*ávei* por *evá-los a determinada dec*são
</line>
<line>
de *ompr* de manei*a mais *ignificat*va.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, T*resina, *. 1*, n.3, *r*. 1, p. 3-20, *ar. 20*2
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G**ação e *e*o como Determ*nantes d* Comportame*to Sustent*vel: Evidências de um Exper*mento
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
3.3 P*ocedime*to
</line>
</par><par>
<line>
O ex*er*mento se d*vide em dois mom*ntos, classificados c*mo Mo*ento 1
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*omento 2. No Mome*to 1, cada participante, ao *ntrar n* *ala d* exp*rimento, recebeu **
</line>
</par><par>
<line>
questionário individual, onde
</line>
<line>
*everi* i*serir primeiramente
</line>
<line>
os **us dados pess*ais. Ao
</line>
</par><par>
<line>
término do preenchimento, ele foi dir*cionado pa** uma das mesas d* tr**amento. As mesas
</line>
</par><par>
<line>
d* tratamento fo*a*
</line>
<line>
ca*ac**ri*adas *a se*uin*e forma: *ESA S**TENTÁVEL - *o*am
</line>
</par><par>
<line>
*isponibiliza*as *ala*ras relativa* a sustentabilidade,
</line>
<line>
preo*upação ambi*ntal, c*nsumo
</line>
</par><par>
<line>
consc*e*te, gera*ões futuras etc. ME*A *CONÔMICA - Foram disp*n*biliza*as palavr*s
</line>
<line>
relativ*s a ec**omi*, fi*anç*s, **ntagem relativa e *conômica etc. MESA *ONTROLE - Os
</line>
<line>
pa*ticipa*tes que se s**taram nessa mesa não foram *ubme*idos *o dire*iona*ento do
</line>
<line>
MindSet nem * n*nhuma outra v**iável com o *bj*tivo de servi*em c*m* ref**ência *adrão.
</line>
</par><par>
<line>
Aos
</line>
<line>
participantes que se s*ntaram
</line>
<line>
nessa *esa, fo* s*l*citado
</line>
<line>
que agua*das**m a *róxima
</line>
</par><par>
<line>
instrução ou tentassem r*solver um quebra-*abeça de um tema **eatór*o para passa* o t*mpo.
</line>
</par><par>
<line>
Ao serem al*cado* em cada *ma das mesas, foi s*li*itado que cada
</line>
<line>
*arti**pan*e,
</line>
</par><par>
<line>
durant* um períod* máxi** de d*is minutos, form*sse até 6 frase* *om as palav*as
</line>
<line>
disponibilizadas, a saber: (i) *ratam*nt* 1 (Mes* Sustentáv*l): Am*zade, Amor, An*mais,
</line>
</par><par>
<line>
Carida*e,
</line>
<line>
Comportamento,
</line>
<line>
C*nscient*,
</line>
<line>
C ons u* o,
</line>
<line>
C**dado,
</line>
<line>
Cuidar,
</line>
<line>
Desc*rt**,
</line>
</par><par>
<line>
Dese*volvimento, Ed**ação, Equilíb*io, Garantia, Harmonia, *umano, *mpactos, *ixo, Meio
</line>
<line>
amb*ente, Pess*as, Planet*, Poluição, Pr*ocup*çã*, Resp*itar, Sa*de, S**, Ser *u*an*,
</line>
</par><par>
<line>
Sustenta*ili*ade, Sustentá*el, Verde, Vida, Gerações futuras; (ii) Tratam*nto
</line>
<line>
2 (*esa
</line>
</par><par>
<line>
Econômica): Acumular, Compr*, Con***le, Crise, Cuid*r, Custo, Desconto, Dinheiro,
</line>
<line>
Economia, Emergência, Equilíbrio, *inanças, Fin*ncei*o, Inc*r*ez*, Valor, Investi*ento,
</line>
<line>
Juros, *ucro, M**o, Perd*r, Pess*as, Po*reza, Poupança, Poupar, Preç*, Preo*upação,
</line>
<line>
P**moção, Riqueza, Ser, Tem*o, Ter *o fim do tem*o e*tipulado, foi solicit*do que eles se
</line>
<line>
*iri*isse* então para o Momen*o *.
</line>
<line>
Na sequência, os parti*ipan*es deparara*-se com as barr** de cereais e as informaçõe*
</line>
<line>
*efe*entes a cad* uma *as marca*, na chamada *esa de decisão. *o* solici*ad* que eles lesse*
</line>
<line>
os d*do* a*re*entados re*erentes a*s p*odu*os e to*as*e* uma decisão de compra,
</line>
<line>
justificando s*a r**pos*a. *ptou-se por varia* a quantid*de a ser *omprada e não o preço final
</line>
<line>
do produto, pois, ao *rabalhar com valor*s muito baixos, ide*tificou-se *u* os d*s*ontos não
</line>
</par><par>
<line>
são si**ifi*at*vos *, quanto mais p*óxi*o
</line>
<line>
da rea**dade o e**e*imento fosse, mais
</line>
<line>
variáveis
</line>
</par><par>
<line>
poderiam influenciar n** resultado*. Send* assim, p*rticipante op*ava por co*pr*r um* *
</line>
</par><par>
<line>
unidade *a barra d* *ereal
</line>
<line>
da Marca X
</line>
<line>
por R$1,00 ou du*s unidades da barr* de cereal da
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*res*n* PI, v. 19, n. 3, *rt. 1, p. 3-20, mar. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.c**.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. M. C. *. *eixoto, C. A. *onça*ves
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
Marca Y po* *$*,00. *epois d* pr*enchi*os todos os dad*s sol**itados e *ustificada a s*a
</line>
<line>
es**lha, *s *ues*ionários eram entregues pelos pa*tic*pa*te*, finali**n** o *xperimento.
</line>
<line>
4 RES*LTADOS E DISCUSS*O
</line>
<line>
** *o*e*to 1 for*m colet*dos os dados pessoa*s dos partici*an*es, a saber: idade,
</line>
<line>
período na facul*ade, município onde r*side, sexo e onde *u*so* o ensino médi*. Com base
</line>
<line>
nesses da*os iniciais, *roced*u-se a uma v**ificação de al*a*orie*ade, *omo mostra * *a*ela 4
</line>
<line>
abaixo. *s grupos co*res*o*de*tes às Mes** Susten*ável, Eco*ôm*ca e Controle *ão iguai*
</line>
<line>
con*ide*ando as v*riáveis de interesse par* o presente *studo: idade e *ex*. Em term*s de
</line>
<line>
idade, a ida*e médi* dos pa*ti*ip*ntes d*signado* *ara a Mes* Sustentáve* 24,2 (6,1) versus
</line>
</par><par>
<line>
Mesa Econô*ic* 24,6 (7,2) ve*sus Me*a Cont*ole *5,7 (7,4) tem s*gni*icância
</line>
<line>
es*atí*tica
</line>
</par><par>
<line>
(*(2,*02) =0,*5, * = *,47). *m rel*ç** ao s*xo, 30,36% do* *ar*icipantes do sexo ma*c*lino
</line>
<line>
for** atrib*ídos à **sa Sustentável, 35,71% * Mesa Econô*ica e 33,93% à *esa Controle,
</line>
<line>
en*uan** 39,78% dos participantes do sexo femi*in* *oram igualment* desig*ados à Me*a
</line>
<line>
Sustentáv*l, 30,11% à Mesa Econômica e 3*,*1% * Mesa Cont*ole, o que resu*tou em
</line>
<line>
signifi*ância *statística (X² (2)) = 2,015, * = 0,36).
</line>
<line>
Tab*l* 4 - Ve*ificação de aleatoried*de
</line>
<line>
M*sas (g*upos)
</line>
<line>
Mes* Sust*ntá*el Me*a Econômica Mesa *ontrole
</line>
<line>
P-valo*
</line>
</par><par>
<line>
(n=71)
</line>
<line>
(n=*8)
</line>
<line>
(n=68)
</line>
</par><par>
<line>
Idade
</line>
<line>
mé*i*
</line>
</par><par>
<line>
(Des*io padrão)
</line>
<line>
24,2 (*,1)
</line>
<line>
2*,6 (7,2)
</line>
<line>
2 5 ,7 ( 7 ,4 )
</line>
<line>
0 ,4 7
</line>
</par><par>
<line>
Se*o
</line>
<line>
34 (30,**)
</line>
<line>
4* (*5,71)
</line>
<line>
38 (33,93)
</line>
</par><par>
<line>
Masculi*o (%)
</line>
<line>
37 (39,78)
</line>
<line>
28 (30,11)
</line>
<line>
28 (*0,11)
</line>
</par><par>
<line>
F*mini*o (%)
</line>
<line>
0 ,3 6
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Dados da pes*uisa, *021.
</line>
<line>
A partir da verific*ção de aleatorie*a*e entre os g*upo* de tra*ame*to, foi
</line>
<line>
po*sível rea*izar uma análise m*is minuciosa dos dados e *ariá*eis da pesquisa. A* hipóteses
</line>
<line>
foram tes*adas atravé* d* ANOVA d* uma e *e duas vi*s e do T*ste T para amo*tras
</line>
<line>
in*ependen*es.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 19, n.*, art. 1, p. *-20, mar. 2022 www4.f*anet.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Geração e Sexo c*mo Determinantes do Co*port*men*o Sustentável: Evidências de um Experimento
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Geração
</line>
</par><par>
<line>
A primei*a variá*el a ser c*n*iderada é a idade dos suj*it*s em rel*ção à de*isão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
c*mpra qu* *iveram. A ANOV* de uma via *e*elou que *ão houve um efe*to significativo da
</line>
<line>
ge**çã* na *ecisão de comp** sustentável (F (*, 202) = 0.47, * = 0.62*, ² = 0,004), u*a vez
</line>
<line>
que não é evidente qu* pel* meno* u*a das *e*aç*es apresenta mé*ia diferente das demais.
</line>
</par><par>
<line>
A**m d*sso, houve
</line>
<line>
*m efei*o pe*ueno (r = 0,1), onde m*nos de *% da vari*bil*dade
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
decisão de *om*ra pode se* ex*licada p*la geraç*o.
</line>
</par><par>
<line>
Estu*os q*e buscam ana*isa* essa
</line>
<line>
*a*iável permitem compreender se * mudança
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
gerações *o lo*go
</line>
<line>
do tempo pod* influenciar nos hábitos
</line>
<line>
e *om*ortamentos de uma
</line>
</par><par>
<line>
pop*lação. Dentre os dad*s apresentados, po*e-*e destacar in*ci*lmente o fato *e o *rupo de
</line>
<line>
aluno* e*tr* 18 e *2 **os (*eração *), que c*rresponde a mais da metade do t*ta* da amostr*
</line>
<line>
(53%), *er optado pela Marc* **s**ntáv*l *m sua gr*nd* maior*a. Adi*ionalmente, a**na*
</line>
</par><par>
<line>
qu**or*e alunos com a *dade *nt*e 40 59 *nos (Geração X) partic*param do e*perimento e
</line>
<line>
de*ido ao ambiente un*versitá*io d*fin*do para o estudo, não sendo possível uma *nálise mais
</line>
</par><par>
<line>
significativa. Cons*dera*d* apenas a pre*erênci* pela M*rca s*stentável
</line>
<line>
**mo sendo o
</line>
</par><par>
<line>
estimador d* opção pela sus*entabil*dade, o gráfico 1
</line>
<line>
aba*xo
</line>
<line>
apresenta o percentual do*
</line>
</par><par>
<line>
optante* p*l* marca sust*ntá*el em *elação às su*s geraçõe*.
</line>
<line>
G*áfico 1 - Geração ve*sus Decisão d* compr* pela Marca sust*ntáve*
</line>
</par><par>
<line>
Fo*t*: Da*os d* *e**uisa, 2021.
</line>
</par><par>
<line>
Ao ser *nserida a linha *e tendê*cia, fica *v**ente que,
</line>
<line>
conforme a idade *umenta,
</line>
</par><par>
</page><line>
pode ocorrer uma *ossív*l i*versão de preferência, onde a maioria dos consumidores op*a*ia
</line>
<line>
por adq*iri* a Ma*ca não *u*te*tável. A*ém disso, o coeficiente d* det*rmin**ão (R²) mostr*u
</line>
<line>
que *pro*ima*amente 50% da de*isão de compra pela *a*ca X pode ser explicada pela *dade
</line>
<line>
do cons*midor, o q*e **rna o m*delo *dequado, uma vez que * amos**a é peque**.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teres*na P*, v. 19, n. 3, art. 1, p. *-20, mar. 2022 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. M. C. L. Pei*oto, C. A. Gonçalves
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
*o*o discutido anteriormen*e na fundamenta*ão te*ric* e ressa*tado por Kotler *
</line>
</par><par>
<line>
Keller (2012), a idade e o está**o
</line>
<line>
*o *i*lo de vida es*ão di***amen*e ligado* a padrõ*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
co*sumo * a nov*s *ece*sid*des com o passar do tempo. Um
</line>
<line>
estudan** normalmente muda
</line>
</par><par>
<line>
seus há**tos e decisões de consumo quando ele começa a trabalhar, gan*a* seu *róprio
</line>
<line>
dinheiro, amadurecer p*ssoal e inte*ectu*lment* e e**luir na*uralmen*e pe*os e*tágios da v*da.
</line>
<line>
*ogo, o fato de pe**oas mais velhas *starem menos inclinadas a escol*erem marc*s
</line>
<line>
sustentáveis que sej*m mai* c***s, pode ser explicad* pela pró*ria muda*ça no esti*o d* vida,
</line>
<line>
mas *ambé* pela geração à q*al pertence. As pessoas e*tre 40 * 50 anos *tu*lm*nte fi*eram
</line>
<line>
*arte d* uma geração que n*o tinha um f*c* tão forte na susten**bilidade. Logo, a educação e
</line>
</par><par>
<line>
criação em **ado* da década d* 19** a 1980 não são *guais
</line>
<line>
à* *os dias atuais, o que
</line>
</par><par>
<line>
conseq*e**emente re*ulta
</line>
<line>
em um* mudança de *o*portamento conforme o passar das
</line>
</par><par>
<line>
gera*ões. Assim, a inserção de no*os há*itos de c***umo n* sociedade fará com que os fil*os
</line>
</par><par>
<line>
da g*ração atual se tornem potenciais cl*entes das empresam qu* se
</line>
<line>
preoc**am com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sustentabil*dade (STRIN*HI*I, 2009). Sugere-se então que, independent*m**te do
</line>
<line>
dir*cionam*n** do m*ndset ao qu*l os p*rticipantes tenham sido sub*etidos, e*se* *ad*s
</line>
<line>
evid*nciam uma preferência geral *os partici**nt*s pela ma*ca sustentáve*.
</line>
<line>
4.2 Sex*
</line>
</par><par>
<line>
A v*riável se*o *oi consid*r*d* também um p*ssível
</line>
<line>
influenciador ** dec*são
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
compra. A ANOVA de u*a v*a mostrou q** o* gru**s *e hom*ns e *ulher*s *presentaram
</line>
</par><par>
<line>
variaçõe* desiguais (*(1) = 4,0*, = 0,*45). Assim, o *este * de Satterwh*ite revel*u que, p
</line>
</par><par>
<line>
em méd*a, a* participantes mulheres ap*esentar** decisão signi*i*ativamente menor
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
co*prar um p**duto de uma marc* não sustentável (M = 0,19, SE =0,041) do que *s homens
</line>
<line>
(M = *,37, SE = 0,**5, t (202,95) = -*,94, p = 0.00*). Como *e**ltado do experim*nto, t*m-se
</line>
<line>
*ue a *aioria dos a*u*o* participantes foi *o sexo **s*ulino, correspondendo a 54% do total
</line>
</par><par>
<line>
de participante*. O
</line>
<line>
gráfico 2 *pre*enta o número de *l*nos ** am*o* os sex*s e as decisões
</line>
</par><par>
<line>
que tomaram.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 19, n.3, art. 1, p. 3-20, *ar. 202*
</line>
<line>
www4.fsan*t.**m.*r/r*v*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Geração e Sexo como Det**min*ntes d* Comport*mento Sust*ntável: *vidên*ias de um Exper*mento
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 2 - Sexo ve*sus Deci*ão de c*mpra
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dados d* pesquisa, 202*.
</line>
<line>
Embor* t*nha si*o re***trada a partic*pação no exp*rimento de *9 homens a mais em
</line>
<line>
rel*ção às mu*heres, 81% *o público feminin* optou pela Marca susten*áve*, enquanto ape*as
</line>
</par><par>
<line>
63% *o público *as*ul*no
</line>
<line>
*ptou pela mesma marca. Isso p*de indi*ar uma incl*nação do*
</line>
</par><par>
<line>
homens pela *referência *or produtos que ofereç*m outras vantag*ns ao *nvés de ser*m mais
</line>
<line>
susten*áveis.
</line>
<line>
*.3 Ger*ção, sexo e t**tamen*o
</line>
<line>
Foi anali*ado aind* se * *ratame*to dado a*s partici*antes, através d* *irecionamento
</line>
<line>
do mi**set para provocar lembranças re*acio*adas às *uestões *ustent*ve** ou eco*ômicas,
</line>
<line>
impac*o* na *ec**ão de compra por produ*os *onsider*dos ecol*gicament* corretos. *mbora
</line>
</par><par>
<line>
mais da metade dos participantes te*ha optad*
</line>
<line>
*ela Marca sustent*ve*, como o gráf*co
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
ilus*ra, a ANO*A
</line>
<line>
de u*a via mostrou qu* não **uve u*
</line>
<line>
efe*to *igni**cativo do tratamento
</line>
</par><par>
<line>
** decisão de compra (F (2, 20*) = 0.30, p = 0.743, * = 0,003).
</line>
<line>
**áfic* 3 - Mesa d* *rat*mento versus Decisão de co**ra
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, *. 19, n. *, art. *, p. 3-20, mar. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. M. C. L. Pei**to, C. A. Gonçal*es
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
F**te: *ad** *a pesquisa, *021.
</line>
</par><par>
<line>
*eparadamente, a var*á*el geração não suger* *nfl*ênci* *o cons*mo sust*n*ável e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
variável idade sim. D**sa f*rma, foi analisada a interação entr* *la* e, q*ando a*alis*d*s
</line>
<line>
j**tas, não há *el*ção *ireta *nt*e ser mais *e*ho e ho*em e n*o ter preferên**a por marc*s
</line>
</par><par>
<line>
sustentá*eis, assim
</line>
<line>
c*mo nada
</line>
<line>
pode s*r afirm*do sobre ser ma*s n*va e *ulher
</line>
<line>
e
</line>
<line>
ter
</line>
</par><par>
<line>
preferênci* por marcas s**tentáveis. Uma ***VA de duas vias com i*teração *oi realizada
</line>
<line>
p**a examina* o *f*i*o da ger*ç*o e do se*o *a deci*ão de *ompra. Houve um efe*to p**ncipa*
</line>
<line>
significati*o do sexo (F (2, 199) = 5.49, p = 0,020) e um ef*ito principal não signi*ic*tivo da
</line>
<line>
geração (F (2,19*) = 0,58, p = 0.55*), *uali**cado por um ef*ito de int*raç*o não si*nificativo
</line>
<line>
(F (*, 199) = *,20, p = 0.**1). *sso reve*a qu* a dec*são de compra p*la Marca sustentável não
</line>
<line>
pod* ser *xpli*ada pel* sexo do indivíd*o de acord* com a s*a idade.
</line>
<line>
5 CO*SIDERAÇÕE* *IN*I*
</line>
<line>
A pes*uisa proc*r*u an*lisa* se as var*á*eis so*iod*mográficas geração e s*xo
</line>
<line>
impac*am nas decisões de c*mpra por p*o*utos considerad** sus*ent*veis, uma ve* que *aja
</line>
</par><par>
<line>
um *stímulo
</line>
<line>
para que *e pense mais sobre
</line>
<line>
questões sus*entáveis ou econô*icas. O estudo
</line>
</par><par>
<line>
delimitou-se a formar uma amostra do* alun*s da gra*uação em Admi*is*ração
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Universid*de Fed*ral Fluminense entre o **ríod* de 2016 e 2018,
</line>
<line>
de*ignando-os
</line>
</par><par>
<line>
ale*t*riamen*e para um experime*to, a *im de identificar *e havia *iferença entre os grupos
</line>
</par><par>
<line>
no moment* da decisão de ***pra suste*táv*l, através da
</line>
<line>
*tualização da técni*a
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
direci*namen** do minds*t. Procura*do ai**a re*saltar a r*le**ncia de estudos dessa *atur*za,
</line>
<line>
os resultados obti*os testa*am as hi*óte*es embasadas por dis**ss*es teóricas, garantindo
</line>
</par><par>
<line>
mais robustez à pesquisa. Os dados foram c*letados e trat*dos estatisticamente
</line>
<line>
*través
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
A*OVA unidirecio*al, b*di*ecional e do *este T para duas amostras independentes com o i*tuito
</line>
</par><par>
<line>
de verificar se havia difere**a significati** ent** os
</line>
<line>
*rupos d* geração, de sexo e
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
t*atam**to. * primeira v*riável "g**ação" *ost*o* q*e nã* ho*ve um e*ei*o *ignif*cativo da
</line>
<line>
geração na decisão de co*pra sustent*vel (F (2, 2*2) = 0.47, p = 0.622, ² = *,004), uma ve*
</line>
<line>
que não é evidente que pelo me*os *ma das geraçõe* apr*sen*a *éd** diferen*e d*s demais.
</line>
<line>
I*so suge*e que a mu*ança nas gera*ões e o av*nço da id*d* fazem com que * preferência po*
</line>
<line>
marca* *ue atendam *ais ple*amente as satisfações, ind*p*n*ente do *eu caráte* sustentável,
</line>
</par><par>
<line>
pos s a
</line>
<line>
**r m*is evi*en*e. *á a variável "sexo" *ev*lou qu*, *m méd*a, a* partic*pantes
</line>
</par><par>
<line>
mulh*res
</line>
<line>
**resentaram decis*o significat*vame*te m**or de compra* um produ*o *e u*a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er*s*na, v. 19, n.*, art. 1, p. 3-2*, mar. 202*
</line>
<line>
www*.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Geração e Sexo como D*ter*inantes do *ompo*ta*e*to Sust*n*áv*l: Evi*ência* de um Experimento
</line>
<line>
17
</line>
</par><par>
<line>
marca não sustentável (M = 0,19, SE =0,041) do qu* o* homen* (M = 0,37, SE = 0,*45, t
</line>
<line>
(202,95) = -2,9*, p = 0.003). Es*e dado implica em uma maior ace**ação e/o* dispos*ção das
</line>
<line>
mul***e* em cons*mir produto* consi*erados ecolog*camente c*rretos.
</line>
<line>
Já a análise da *ariável "m*s* de tratamento" mostrou qu* não houve u* efei*o
</line>
<line>
significativo do trata*ento *a de*is*o de compra (F (2, 202) = 0.30, p = 0.743, ² = 0,003),
</line>
</par><par>
<line>
indicand* que a téc**ca *tilizada
</line>
<line>
para di*ecion*r a decisão *e comp*a *os participantes
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
expe*imento f*ncio*ou a*equadamente n** Mes*s s*ste*tável * cont*ol*. No e*tant*, o maior
</line>
</par><par>
<line>
número de esco**as pela marca sustent*vel oc*rreu *a Mesa econ**ica, cujo*
</line>
<line>
par*i**pant*s
</line>
</par><par>
<line>
foram di*e*i**ados p*ra um* *omp*a nã* sustentável. Por *m lado, sup*e-se
</line>
<line>
que *s*a
</line>
<line>
mesa
</line>
</par><par>
<line>
d* tra*amento n*o *enha funcio**do adequa*a*en*e. Po* outro, isso é um bom resultado, *o*s
</line>
</par><par>
<line>
s*gn*fica q*e mesmo s*ndo *nfluenciadas pa*a uma det*rminada *scolha pauta*a
</line>
<line>
no v*és
</line>
</par><par>
<line>
*conômico, as pess*as optaram pela su**ent*bilidade. Por fim, a interaçã* en**e as v*riáveis
</line>
<line>
sociodemográfi*as g**ação e sexo eviden*iou que houve um e*eito principa* significa*ivo do
</line>
</par><par>
<line>
*exo (F (2, **9) = 5.49, p = 0,02*) e um efeito prin*ipa*
</line>
<line>
não signi*ica**vo d* *eração (F
</line>
</par><par>
<line>
(2,199) = 0,58, p = *.559), qua*ifi*ado por u* efeit* d* intera*** *ão significat*vo (F (2, 199)
</line>
<line>
= *,20, p = 0.*2*).
</line>
<line>
No gera*, *s dado* apresen*ados sugerem que as decisões de compra dos *onsumi*ore*
</line>
<line>
nã* *ã* mais pautadas unic*m*nte na satisfação plena de suas necessidades e no preço final
</line>
</par><par>
<line>
do produt*, uma v*z *u* preço d* *a*ca suste*tá*el *t*l*zada no o
</line>
<line>
pr*sente estudo era
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
dobro da Marca não sustentável. *tualme*t*, outros fatores e subfat*res influenc*am
</line>
<line>
n**
</line>
</par><par>
<line>
d*cisões de c*mpr*, o que suscita **vos e*t*dos. Como sugestã* *e *e*quis*s futuras,
</line>
</par><par>
<line>
destaca-*e a nec*ssidade de in*est*gações e*pírica* e experime*tais em *utros
</line>
<line>
am*ientes
</line>
</par><par>
<line>
acerca
</line>
<line>
de demais dados *ocio*emográficos * a**untos *mergentes, como c*nsumo vegano,
</line>
</par><par>
<line>
*reocupação com o bem-esta* ani*al e discussão de *êne*o.
</line>
<line>
R*FERÊNCI*S
</line>
<line>
ALOOMA, A. G., LAWA*, L. A. Effect* of *ons*mer demog*ap*ic *ariables on clothes
</line>
</par><par>
<line>
bu*ing
</line>
<line>
*ehav*our in B*r*o State, Nigeria. Internati*nal Jour*al *f Bas*c *nd Applied
</line>
</par><par>
<line>
Scie*ce, v. 1, n. 4, p. 7*1-799. 2013.
</line>
<line>
ANI, I. *., JELE*C, L., EBETI, N. Istraivan*e demografski* obiljeja i p*naanj*
</line>
<line>
kupaca ekoloki* prehra*beni* proizvo*a u *arlo*akoj upaniji. ***nomska Misa* i
</line>
<line>
Prak*a, v. 2, n. 24, *. 367-388. 201*.
</line>
</par><par>
<line>
BAKEWELL, C., MITCHEL, V. *ener*tion
</line>
<line>
**d female c*nsum*r decisionmaking style*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Int*rnationa* J*urnal *f Re*a*l & D*strib*tion Management, *. 3*, n. 2, p. 95-106. 2003.
</line>
<line>
Rev. *SA, Ter*sina PI, v. 19, n. 3, art. 1, p. 3-20, m*r. 20*2 www4.fsa*et.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. M. C. L. Peix*to, C. A. Gonç*lves
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
BA*SHI, S. Impact o* gender on consumer purchas* behavio*. Jo*rnal of Resea*ch in
</line>
<line>
Commerce *nd Management, v. 1, n. 9, p. 1-8. 2012.
</line>
<line>
BROCHADO, A., TEIGA, N., Ol*veiraBrochado, F. The ecolo*ical conscious consumer
</line>
<line>
*ehaviour: are the activis*s different?. In*e*national Jo*r**l of Consumer Studies, *. 41, p.
</line>
<line>
138-1*6. 2017.
</line>
</par><par>
<line>
ARTER, B., SER*F*MOV*, *. The
</line>
<line>
infl*enc* of socio-*emographic charac*eristics on
</line>
</par><par>
<line>
e*vi*onm**tal *o*c*r* **d ecological** consc*o*s consumer beh*vior am*ng ma*edonian
</line>
<line>
co*s*me**. E*onomic an* Business *e*i*w, v. 21, *. 2, p. 21*-24*. 2019.
</line>
<line>
C*AN, T. S. Co*cern* *or e*vironmental issu** a*d c**sumer purch*se *ref**en**s: A two-
</line>
<line>
country s*udy. Journal o* I*te*nati*na* Con*umer Marketing, *. 9, n. 1, p. *3-55. 19*6.
</line>
<line>
*H*N, A., *ENG, N. Green h*tel knowledge and tourists\ s*ayi*g behavior. Ann*ls of
</line>
<line>
*ourism Research, v. 39, n. 4, p. 2211-221*. 2012.
</line>
<line>
D*YRELL, J. O *ov*m como sujeito social. R*vi*ta Brasileira de Edu*ação, v. 24, p. 40-
</line>
<line>
5*. 2003.
</line>
<line>
DWECK, C. (2006). Minds*t: How Yo* C*n Fulfill Your Poten*ial. New York: R*n*om
</line>
<line>
Ho*se.
</line>
</par><par>
<line>
DIAMANTOPO*LOS, A et **. Can s*ci*-demograp*ic* stil*
</line>
<line>
p*ay a *ol* in profiling gr*e*
</line>
</par><par>
<line>
co**umers? A
</line>
<line>
r**iew ** the evidence a*d empiri*al **vestig*tion. J*urnal
</line>
<line>
*f Business
</line>
</par><par>
<line>
Research, v. 56, n. 6, p. 465-480. 2003.
</line>
<line>
JAIN, S. K., KAUR, G. Green m*rk*tin*: ** attit*dinal and behaviou*a* *naly*i* o* Indian
</line>
<line>
*ons*mer. Glob*l Business Review, v. 5, n. 2, p. 1*7-*0*. 20*4.
</line>
</par><par>
<line>
KACPRZAK,
</line>
<line>
*., PAWOWSKA, A. (2017). Work **d sh*p*ing o*erfl*w: Conse*uence*
</line>
</par><par>
<line>
and differentiation amon* s*lected *sych*logical an* dem*gra*hic *haracterist*cs. *uro*ean
</line>
<line>
Manag*ment Jo*rn*l, v. 35, n. 6, p. 755-76*.
</line>
<line>
KOOS, S. Varietie* of environme**al labeling, m*rket structures, and sustainable
</line>
</par><par>
<line>
consumption acro**
</line>
<line>
Europe: A comparative
</line>
<line>
analy*is of *rg*nization*l and market sup*ly
</line>
</par><par>
<line>
determin*nts of enviro*mental labeled goods. Journa* of Consu*er Po*icy, v. 34, n. 1, p.
</line>
<line>
127-151. 2011.
</line>
<line>
*OTLER, P; KELLER, *. *dministr*ção ** marketing (**. ed). São Paulo: Pearso*
</line>
<line>
Prentice Ha*l. 201*.
</line>
<line>
KRAL*EVI, R., *ILIPOVI, Z. Gen*e* d*ffe*enc*s and consumer *ehavi*r of millen*ials.
</line>
<line>
Acta Eco*omica E* Turistica, v. 3, n. 1, *. 1-98. 20**.
</line>
<line>
Lamb, C. W., Hair, J. F., McDaniel, C. M**G 7. *ason: Ce*ga*e Lear*ing. 2013.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 19, n.3, art. 1, p. 3-20, mar. 20*2
</line>
<line>
ww*4.fsa*et.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Geração e Sexo co*o D*t*r*inantes do Comportamento Sustentá*el: Ev*d*ncias de *m Exp*rimento
</line>
<line>
19
</line>
</par><par>
<line>
LAROCHE, M., *ERGERO*, J., BARBARO-FORLEO, G. Tar*e*in* *onsumer* who are
</line>
<line>
willi*g to pay more for e**ironmentally fri**d*y products. Journal of Consumer
</line>
<line>
Market*ng. v. 18, n. 6, p. 5*3-520. 2001.
</line>
</par><par>
<line>
LISS*TSA, S., KOL, O. Gener*ti*n X
</line>
<line>
vs. Gener*tion Y - A d*cade o* online s*o**ing.
</line>
</par><par>
<line>
*ournal of Retaili*g an* Consumer Servi**s, v. 31, p. 304-312. 2016.
</line>
<line>
LIU, X., VED*ITZ, *., **I, L. Exa*i*ing the determinan*s of pu*lic en*ironmental
</line>
</par><par>
<line>
concern: Evidence from national public surveys. Environme**al Science
</line>
<line>
and Pol*c*, v. 39,
</line>
</par><par>
<line>
p. 77-94. 2*14.
</line>
</par><par>
<line>
MACDONALD, W. L., *AR*, N. Ge*de* Difference* in Enviro*mental Co*cern Among
</line>
<line>
*olle*e Students. Sex R*les, v. 31, n. 5/6, p. 369-374. 1994.
</line>
</par><par>
<line>
MARTÍNEZ, P., BOSQUE, I. *. De*erm*nation of the role
</line>
<line>
*f co**ume*s\
</line>
<line>
demographic
</line>
</par><par>
<line>
*hara*teristics in th* loyal*y formation process
</line>
<line>
bas** on so*ially *esponsib*e asp*cts.
</line>
</par><par>
<line>
Cua*ernos de Turismo, v. 42, p. 64*-*46. 201*.
</line>
</par><par>
<line>
MAZLOUMI, S. S. S., EFTEGH*R, A., GHAL*NDAR*, A., SAIFI, *., AGHANDEH, I.
</line>
</par><par>
<line>
Evaluating the effect *f demographic differe*ces *n
</line>
<line>
con*umers\ purc*asing
</line>
<line>
*ehavior (Case
</line>
</par><par>
<line>
Study: Te*ra Pak Consumers). **ter***ional Research
</line>
<line>
Journal of Applied an* Basic
</line>
</par><par>
<line>
Science*, v. 4, n. 7, p. 1866-*867. 2*13.
</line>
</par><par>
<line>
MCSTAY, J. R., DUNLAP, *. E. Male-fe*ale differ*n*es i* conc*rn for environmen*al
</line>
<line>
*ualit*. International Journ*l of Wom*n's Stu*ie*, v. 6, n. 4, p. *91-301. 1983.
</line>
</par><par>
<line>
MOHR, *., S*HLICH, *. Socio-de*ograp*ic
</line>
<line>
basic facto*s of Germ** cus*omers as
</line>
</par><par>
<line>
predictors f*r sustainable co*sumerism **gard*ng
</line>
<line>
food**uff* and *eat produc**.
</line>
</par><par>
<line>
Intern*tional J**rnal o* Consu**r Studies, *. 40, n. 2, p. 158-167. *016.
</line>
</par><par>
<line>
MOSER, *. O. N. Ge**er planning *n *h* thir* wor*d: Meeting practica*
</line>
<line>
and strategic
</line>
</par><par>
<line>
gen*er needs. World D*velopment, v. 17, n. 11, p. 1799-1825. 1989.
</line>
</par><par>
<line>
MOSTAFA, M. M. *e*der differences in Egy*t*an consumers\ green purchase behavio*r: the
</line>
</par><par>
<line>
*f**cts *f *n*ir*nm*nt*l
</line>
<line>
knowledge, concern a*d *tt*tude. *nternational Journal of
</line>
</par><par>
<line>
Consumer Stu*ie*, v. 31, n. 3, p. 220-229. 2007.
</line>
</par><par>
<line>
NOHARA, I. (2015). Qu*l a difer**ça entre
</line>
<line>
gêne** e sexo? Dire*t* Admini*trativo.
</line>
</par><par>
<line>
Di*pon*vel
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
<https://*ireitoa*m.com.**/qualadife*encae*tregene*oese*o/#:~:t*xt=En*uant*%20sexo%20s
</line>
<line>
*%20refer*%*0%C3%A0*,homem%20(Mos*r%2C%20*9*9).&text=Em%20suma%2C%20*
</line>
<line>
nq*anto%20*exo%20%*3%A9,g%C3%AAner*%2*%C3%A9%20uma%20dis**n%C*%A*
</line>
<line>
%C3%A3o%2*so*i*l%C3%B3gi*a> Acesso em 29/06/2020
</line>
<line>
O*INTO, M. T. A. Reflex**s *obr* * u*o do *oncei*o de gên**o e/ou sexo na epidemiolo*ia:
</line>
<line>
um exemplo *os *odelos hierarquizados de *nálise. Re*is*a Brasileir* de *pid*miolog*a, v.
</line>
<line>
1, n. 2 , *. 161-169. 1998.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esi*a PI, *. 19, n. 3, ar*. 1, p. 3-2*, mar. 2022
</line>
<line>
ww*4.fsa**t.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
M. M. C. L. P*ixot*, C. *. Gonçalve*
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
*ARK, S. J., C*OI, S., KIM, *. J. The Relationships between Socio-d*m*gr**h*c
</line>
<line>
Vari*bles an* Concerns *bout Environmental Sustainability. Co*porate Soci*l
</line>
<line>
*e*pon*ibility a*d Enviro**ental Management, v. 19, n. 6, p. 343-35*. 2011.
</line>
<line>
PARM*NT, *. Generati*n Y vs. Baby Boomers: *ho*p*ng *ehavior, buy*r i**o*vement and
</line>
<line>
impl*cations f*r retaili*g. Journal of Retail*n* and Cons**er S*rvices, *. 20, n. 2, p. *89-
</line>
<line>
*9*. *013.
</line>
<line>
P*KA, A., STOJANOVI, I., ADI, S., BEI, H. (**18). T*e influence of demog*a*hi*
</line>
<line>
characte*istics of c*n*umers on decisions to pur*hase te*hnical products. Ejae, v. 15, n. 2, p.
</line>
<line>
1-16. 20*8.
</line>
</par><par>
<line>
ROBE*TS, J. A. Green consumers in *h* 199*s: Profile
</line>
<line>
and im*lications for adv*rtising.
</line>
</par><par>
<line>
J*urnal o* *usiness Res*arch, *. 36, *. 3, p. 217-231. 1996.
</line>
<line>
S*NCHEZ, M., LÓPEZ-MOSQU*R*, N., LERA-*ÓPEZ, F. Improving pro-env*ronmental
</line>
<line>
b*haviours in Spai*. T*e *ole of at**tudes and so*io-demographic and po*itical facto*s.
</line>
<line>
Jo*rnal of *nvironm*ntal Poli*y & Pl*nni*g, *. 18, n. 1, p. 4*-66. *016.
</line>
</par><par>
<line>
VALEN*INE, D. B., POWERS, *. T. On*ine product *ea*ch and pu*c*as*
</line>
<line>
behavior o*
</line>
</par><par>
<line>
Generatio* Y. *tlantic Marketing Journ*l, v. 2, n. 1, *rti*le 6. 2*13.
</line>
</par><par>
<line>
VOHS, K. D., MEAD, N. L., GOODE, *. *. T*e psychological con*e*ue*ce* of money.
</line>
<line>
Science, 314(*802), *154-6. 2006.
</line>
<line>
ZELEZNY, L. C., CHUA, *., A*DRICH, C. Elabora*i*g on se* differences in
</line>
<line>
environmentalism. Jo*rnal of *oci*l Issues, v. 56, n. 3, p. 443-457. **0*.
</line>
</par><par>
<line>
*om* Referenciar este Arti**, confo*me AB*T:
</line>
</par><par>
<line>
PEIXO*O, M. M. C. *; GONÇ*LVES, *. A. Geração * Sexo
</line>
<line>
como Dete*minantes do
</line>
</par><par>
<line>
Comportament* S*stentável: Evidênc*as de um Experimento. *ev. FSA, T*resin*, v.19, n. *, ar*. 1, p.
</line>
<line>
3-20, ma*. 20*2.
</line>
</par><par>
<line>
*ontribuiç*o d*s *utores
</line>
<line>
M. M. *. L. *e*xoto
</line>
<line>
C. A. Gonçalves
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção * plane**mento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) *nálise e interpre**ç*o dos dado*.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) el*boração do rascunho ou *a r*vis*o crítica do c*n**ú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partic**ação na *p*ovação da versão fina* do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T*re*ina, v. 19, n.*, ar*. 1, p. 3-*0, mar. 2*2*
</line>
<line>
www4.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par>Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)