<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 3, art. 1, p. 3-20, mar. 2*2* </line>
<line> IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.*.1 </line>
</par>
<par>
<line> Geraç*o e Sexo como Determinantes do Co*p*rtamento *us*entáv**: Evidências de ** </line>
<line> Experiment* </line>
<line> Generation *nd Se* a* Determin*nts of Sustai**ble B*havior: Ev*den*e from *n *xperim*nt </line>
</par>
<par>
<line> Mariana Marinho d* Co*ta Lima Peixoto </line>
<line> ***toranda e* Administração *ela Unive*sidade Fede*al de Minas Gerai* </line>
<line> Me*tra em Administ*ação pela *ni*ersidad* *ederal *lu*inense </line>
<line> Prof*s**ra da Uni*ersidade Santa Ú*s*la </line>
<line> E-mail: m*rianamarin*opeixoto@gmail.co* </line>
<line> Car*os Alberto Go*çal*es </line>
<line> *outo* em Admini*tr*ç*o pela Uni*ers*dade de São Pau*o </line>
<line> Professor titular na Univers*dade Federal de *i*a* G*ra*s </line>
<line> E-ma*l: ca**os@face.ufmg.br </line>
</par>
<par>
<line> En*e*eço: M*riana Mari*ho da Cos** L*ma Peixoto </line>
<line> Editor-Chefe: *r. Tonn* K*rley de Al**c*r </line>
</par>
<par>
<line> Un*versida*e Santa Úrs**a - Rua Fer*ando Fe*rari, 75 - </line>
<line> Ro*rigu*s </line>
</par>
<par>
<line> Botafog*, Rio de Ja*eiro/R*, CEP: 22231-**0, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Carlos *lbe*t* Gonçalves </line>
<line> Artigo re*e*ido </line>
<line> em 0*/10/2021. **tima </line>
<line> v*rsão </line>
</par>
<par>
<line> Universidade Fe*eral d* *inas Gerais - Av. Pres. </line>
<line> receb*da em 19/1*/2021. Aprovado em 20/10/202*. </line>
</par>
<par>
<line> Antôn*o *arlos, 662* - Pampulha, *elo *o*izo*te/MG, </line>
</par>
<par>
<line> CEP: 3127*-901, Brasil. </line>
<line> Avaliado p*lo sistem* Tri*l* Revie*: Desk Review a) </line>
<line> pelo Ed*tor-Chefe; e *) Do**le Blin* Revie* </line>
<line> (avali*ç*o ceg* por dois avaliado*es d* área). </line>
<line> Revisão: Gr*matical, Normati*a * *e F*rmatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. C. L. Peixoto, *. A. Go*çalves </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> RES*MO </line>
</par>
<par>
<line> As carac*erísticas sociodemográfic*s s*o a*pectos fundamentais </line>
<line> para se*menta* o me*cado </line>
</par>
<par>
<line> consumidor e identif*car compor*ame*tos e pref*rências </line>
<line> que podem auxiliar na *efinição ** </line>
</par>
<par>
<line> estratégias empresariais co*p**it*vas. O obj**ivo *es*e **tigo é ana*isar, a*ravés da *ealização </line>
<line> d* u* experi*ento, se as variáveis soci*d*m*gráficas ge*ação e sexo impa*t** n*s **cisões </line>
</par>
<par>
<line> de com*ra por produtos co*si*erad*s susten*áveis. For*m </line>
<line> desig*ados aleatoriamente 205 </line>
</par>
<par>
<line> alunos </line>
<line> da gra**ação em Adminis*ração da Universidade Fe*e*al Flumi*ense </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> *a*t*ciparem do experimento. A ANOV* unidire*i*nal, bidirecional e o *este T p*r* duas </line>
<line> amostras independe*tes *oram reali*ad*s para iden*ificar se h*via dif*r*nç* *ntr* o* g**pos. </line>
</par>
<par>
<line> O re*ult*d* *eve*ou q*e *á dif*renç* entre os se*o* *eminin* e </line>
<line> masc*lino na **c*são </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comp*a </line>
<line> por produtos considera*os ecologicamente corretos. As ger*ções, o tratamento ao </line>
</par>
<par>
<line> qual os *articipantes foram submetidos e </line>
<line> * inter*ção entre a </line>
<line> geração e o *exo não </line>
</par>
<par>
<line> ap*ese*taram *e*ulta*os significantes. </line>
</par>
<par>
<line> Pala**as-c*ave: Geraçã*. Sexo. Experim*nto. Comportamento do consumidor. </line>
<line> ABST**CT </line>
<line> Sociodemograp*ic characteristics *re fun*amental aspects t* segment the consumer market </line>
<line> a*d ident*fy b*haviors and preferenc*s that c*n help defi*e competit*ve bu*ines* strat*gies. </line>
<line> The aim of this art*cle is to analyze, th*ou*h an experime*t, whether the sociod*mographic </line>
</par>
<par>
<line> v*riables of gen*ration and </line>
<line> gen*er impact the purch**e decisions f*r products co*sidered </line>
</par>
<par>
<line> sustainable. *0* under*r*duate Business Admin*stration *tudents at Univer*ida*e **deral </line>
</par>
<par>
<line> Fluminen*e were *andomly a*signed *o </line>
<line> participate in the ex*er*m*nt. O*e-way, two-w*y </line>
</par>
<par>
<line> ANOVA </line>
<line> and T-test *or *wo in*ependent sa*pl*s wer* perform*d </line>
<line> t* identify wheth** there </line>
</par>
<par>
<line> wa* * difference be*w*en groups. T*e re*ul* *evealed that the*e *s a difference between </line>
<line> fe*ales and mal*s in the decis*on to pur*hase produ*ts *ons*dered *cologically *orrec*. The </line>
</par>
<par>
<line> generations, th* trea*me*t to *hich the par*icipan*s wer* s*bmitted and </line>
<line> *h* in*e*acti*n </line>
</par>
<par>
<line> between *eneratio* and sex *id not pre*ent significant resul*s. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: *enerati*n. Sex. Experiment. Consu**r Behavior. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter*sina, v. 19, n.3, art. 1, p. 3-20, mar. 2022 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **ra*ão e Sexo como D*termin***es do C*mportam*nto Sustentável: E*idên*i*s de um E*p*ri*ent* </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN*R*DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> As recentes mudanças comp*rtamentais de **nsumo têm promov*do question*men*os </line>
</par>
<par>
<line> tan** p*ra os </line>
<line> profi*sionais d* marketing quan*o p*ra os pesquisadores </line>
<line> que, po* sua *ez, </line>
</par>
<par>
<line> busc*m compreend*r os aspect** relati*os </line>
<line> ao con*umo e a *aneira como os consumidores </line>
</par>
<par>
<line> to*am sua* *ecisões de c*mpra, c*n***o * d*scar*e (*AMB, HA*R; MCDANIEL, 2*13). A </line>
</par>
<par>
<line> *eg**ntação de m*rcado através de </line>
<line> característi*as *oc*odemográficas ou a classifi*ação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> perf*s de </line>
<line> consumidores são *m*or*ant*s estratég*as *e pe*q**sa e identific*ç*o de mercado. </line>
</par>
<par>
<line> ater e Se*afimova (2019) sugere* qu* o* aspect*s so*iodemogr**ic*s *nfluencia* </line>
</par>
<par>
<line> d*retamente na cons*iên*** </line>
<line> **ológic*, na </line>
<line> preocupação ambien*al e </line>
<line> no comportamento do </line>
</par>
<par>
<line> consumidor e q** não devem s** c*nsider*das sepa*ad*men*e. </line>
<line> ** infor*a*ões soc**demográfi*as, como idade e sexo, sã* fatores cr**ia*s *ara </line>
<line> *egmentação e iden*ificação *e háb*tos, crenças * *omportamen*os que possa* influenci*r a </line>
</par>
<par>
<line> r*la*ã* en*re </line>
<line> consumidore* * e*presas e a toma*a ** decisã* de co*pra (*ARTÍNE*; </line>
</par>
<par>
<line> BOSQ**, 2*18; PUKA, STO**NOVI; A**; BEI, 2018). Embora a ida*e seja </line>
<line> d*te*minante, L*ssitsa e Kol (201*) argumenta* que cortes g*r*ci*nai* podem se* aind* mais </line>
</par>
<par>
<line> eficien**s </line>
<line> **ra </line>
<line> segm*ntar mercados e pr*ferên*ias, *ois fornec*m info*m*çõ** quan*o </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> estabilidade e ins*ght* motivacionai*. J* Bak*hi (20**) defende qu* sexo e **nero **o um dos </line>
<line> f*t*re* q*e mais influenciam o *omportamento e a **m*da de *ec*são. </line>
<line> *ss*m, um ponto fu*da*en*al de d*scu***o surge: d* que maneir* as c*racterísticas </line>
<line> sociodemográficas de geração * sexo *odem estar associadas a um co*portamento </line>
</par>
<par>
<line> ecologic*mente correto, sendo d*termina*tes para </line>
<line> um novo co*po**amento *e *onsum*? O </line>
</par>
<par>
<line> objet*vo da </line>
<line> pre*en*e *e*quis* é analis*r, at*a*és da *ealização de um e*perimento, se </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> vari**eis s**i*dem**ráfica* g*ração e *exo impactam nas *ec*sõe* de *ompr* po* produtos </line>
<line> considerados sustent*vei*, *m* vez que haja um e*t*mulo para **e se pense mais so*re </line>
<line> questões *ustentáveis ou **nancei*as. </line>
</par>
<par>
<line> *s *iver*os negó*io* a* redor d* mundo vêm sofrend* impact** </line>
<line> signif**ativ*s e </line>
</par>
<par>
<line> inúmera* v*riáveis *stão influ*nciando d*re*amente es*a transf*rmaç*o. * a*aptação *as </line>
</par>
<par>
<line> organiz*ções *s demandas e necessidades cad* </line>
<line> vez mais </line>
<line> pec*li*res * int*nsas de se*s </line>
</par>
<par>
<line> cons*mido*es é </line>
<line> mais do </line>
<line> que necessária, pois ela *o*sibilita a ga*antia de seus mer*ados </line>
</par>
<par>
<line> c**sumi*ores e caracter*za u*a mane**a de driblar a conc*rrê*cia cad* *ez mais acir*ada. Por </line>
<line> out*o lado, a mudanç* n*s hábitos de *ons*m* *nfluenc*ada por aspectos s*ciodemogr*fico* e </line>
</par>
<par>
<line> n*vas *ercepções ve* sen** rev*lada ao longo </line>
<line> do* anos </line>
<line> co* base *m uma n*v* *emanda </line>
</par>
<par>
<line> que parte do </line>
<line> consumidor final, sendo *le mandan*e da rela*ão pr*dução-con*u*o. Lo*o, o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresin* PI, *. 19, n. 3, **t. 1, p. *-20, mar. 2022 </line>
<line> w*w4.fs*ne*.*om.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. C. L. P*ix*to, C. A. Gonçalves </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> justifica-se cada vez mais a n**e*sidade e r*l*vânc*a de estudos como es*e, uma vez que s*rão </line>
<line> a*r*sen**d*s informações a**rc* da tomada ** d*ci*ã* de compr* sus*e*táv*l atr*vés da </line>
<line> an*lise d* geração e sexo dos con*umidores, poss*bilitan*o que as organ*zações se *daptem a </line>
<line> *sses as**ctos. </line>
<line> 2 REFERENC*AL T*ÓRICO </line>
<line> 2.1 As *iferentes geraç*es e o consum* suste**ável </line>
<line> As mudanças nos padrões de comportamento do consu** ao lo*go d* tem*o sofrem </line>
<line> impacto direto das a*teraç*es macroambientais (BAKEWELL; MITCH*LL, 2*03). *ara </line>
<line> *loo*a e Lawan (*013) e Mazloumi, Ef**ghar, ***landar*, Saifi e Aghan**h (2*13), idade, </line>
<line> gên*ro e estado c*vil são alguns d*s fatores demog*áficos cha*es e d*sempenham um p*pel </line>
<line> funda*ent*l no comport*mento de co*sumo. A idade, mai* especif*cam*nte as gerações, tem </line>
<line> d*monstr*do **eo*upaçõe* e i*tenções ambi*nta*s diferentes, pois e**s respondem de manei*a </line>
<line> d*ferente aos diversos ev*ntos. A *apacida*e d*s gerações mai* no*as de mudar </line>
<line> constantemente, ser m*is res*lie*t* e lid** mais f*c*lm*nte com um ex**sso de informações </line>
<line> sã* co*petências important*s (*ARMENT, 2013; KACPRZAK; **W*O*SKA, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> E**udos b*scam analisar * re*ação ent*e a idade ou *eraç*o e o comportamento a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> compra, principalmente relacio*ad*s ao c*nsumo *u*tentáve* e p*eocupações ambie*tais </line>
</par>
<par>
<line> (KA**RZAK; PAWOWSKA, 2*1*; ATER; S*RAFIMOVA, 201*). No entanto, </line>
<line> *xiste </line>
</par>
<par>
<line> *erta inc*nsistência entre *s ac*a*os. *lguns deles *e*elam que *s mais jovens demonst*am </line>
</par>
<par>
<line> maior sensibilidade * </line>
<line> pr*ocu*aç*o ecológic* e ambient*l e es*ão mais dispostos a co*pra* </line>
</par>
<par>
<line> produtos ecologic*me*te corret*s o* reciclados (CHAN, 1996; DIAM*NTOPO*LOS et al., </line>
</par>
<par>
<line> 2003; CHEN; PENG, 2012; </line>
<line> LIU, et a*., 2014). Por outro *a*o, o*tros estudos apo*ta* que </line>
</par>
<par>
<line> consu*id*res mais velho* pert**c**tes a gerações anteriores e*tão mais predis*ostos a terem </line>
<line> um comportamento *e c*nsumo ma*s ecologicamente consciente (RO*ERTS, 19*6; AN*, </line>
</par>
<par>
<line> JELENC; **ETI, *015; MOHR; *C*LICH, 20*6; B*OCH*DO et </line>
<line> al., 201*). Jain </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> K*u* (20*4) e a*er e Serafimova (2*19) argumentam q*e tais achados podem ser re*u*tad* </line>
<line> do está*io d* vida *o consum*dor. </line>
<line> A ida*e * o estágio no ciclo de vida estão f*rt*m*nte *igados ao padrã* e à forma de </line>
<line> co*su*o. *om* exe*plo, * *om*da, as roup*s e o *azer consumidos po* um jovem entre 18 e </line>
<line> 23 ano* *ue está cu*sando uma grad*açã* **ndem a se* di*erentes de uma pess*a de 35 a*os </line>
<line> recém-ca*ada *om f*lh*s e uma c*rrei*a estável. Logo, fic* claro que tanto a ida*e quant* os </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 19, n.3, art. *, p. 3-20, mar. 2022 www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *eração e Sexo como *eterminante* do C*mpo*tam*nto Susten**vel: Evidência* de um Experimento </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> epis*dios cruci**s na *ida, como *estibular, *as*mento, n*scimen*o de filhos, aposenta*oria, </line>
<line> dentre out*os, est*o **ga*os à* nece**idades de consum* (KOT**R; KELLER, 2012). Essa </line>
<line> falta de consenso e*tre as pesquisas su*cita a formu*ação da seg*inte hipótes*: </line>
<line> H*: Pessoas m*is no**s demo*s*ram ma*or preferência em compr*r *r****os </line>
<line> co*siderados ecologi*amente *or*etos. </line>
<line> 2.2 O sexo e o con*umo s*s*entável </line>
<line> A variável sexo/g*ne*o é um asp*ct* *oci*demográfico já estabel*cido *a *iteratura de </line>
</par>
<par>
<line> marketi*g e de c*mpor*amento do co*s*mi**r com* det*rminante </line>
<line> do consumo de diversos </line>
</par>
<par>
<line> produ*os e s*rviços (Martí*ez & Bos*ue, 2018). No enta**o, u*a grande confu*ão ainda </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> feita *obre os conceitos de sexo </line>
<line> e </line>
<line> g*nero, **é mesmo por estudiosos, e cabe *q*i um *reve </line>
</par>
<par>
<line> e*clarecimento. Sexo está *elaciona*o à natureza biológ**a, sendo as </line>
<line> c*tegorias feminino </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> masculino inata* a ele. Já o gênero é um concei*o que surgiu nos anos 197* e refere-se às </line>
</par>
<par>
<line> construç*es e pa*éis sociais d* s*x*, **lac*ona*os ao hom*m e à mulher. Este conceito </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> ainda uma distinção so*io*ógica, sendo cada vez ma*s d*scutido por estar associado ** </line>
<line> difere**** c*ltura*s, *e es*aço e tempo (MO**R, 1989; OLI*TO, 1998; *OHARA, 2*15). </line>
<line> *mbora estudos *onsiderem a denominaçã* "gêner*" pa*a se referir a hom*ns e mulh*r*s, tal </line>
<line> e*tudo considero* a classificação de sexo por ter como f*co an*lisa* as pre*erê*cias de </line>
<line> cons*mo suste*tá*el entre homens e mul*eres através das geraçõe* e nã* *s orientaçõ*s </line>
<line> se*uais *u v*r*a*ões *n*ersexo. </line>
<line> Para a*er e Serafimo** (2019), e*sa c**egoria soci*demográf*ca é uma das mais </line>
</par>
<par>
<line> *mporta*tes e f*equentemente usadas pelos *e**uisadore* para a*alisar </line>
<line> p*rfis *e </line>
</par>
<par>
<line> *onsumidores ecológicos, sen*o p***ível encontrar deba*es relevantes na lit*r*tura. Alg*ns </line>
<line> estu*os ain*a **ve*am que as *ulhere* de uma forma g*ral e***essam m*ito mais </line>
<line> sensibili*ade e pre*cupação em rela*ão às q*e**ões ambientais e *os imp*c*os de suas ações </line>
<line> *e consu*o (MCSTAY; D*NLAP, 1983; MACDONA*D; HARA, 1994; PARK; CHOI; </line>
<line> KIM, 201*; SÁNCHEZ; LÓPEZ-MOSQUERA; LER*-LÓPEZ, 2016; BROC*ADO et a*., </line>
</par>
<par>
<line> 2017), al*m de *starem mais di*post*s * se engaj*rem em </line>
<line> um consumo ecol*g*cament* </line>
</par>
<par>
<line> cons*ie*te e pagar preços *ais elevados por pr*dutos *mbienta*me*te corretos (LAROCHE; </line>
</par>
<par>
<line> BE*GERON; BA*BARO-*O*LEO, 2001). *o enta*to, é *ossível </line>
<line> encontrar </line>
<line> aná*i*es *ue </line>
</par>
<par>
<line> demons*ram q*e os ho*ens possuem mais conheci*en*o sobre as qu*s*ões a*bienta*s e *or </line>
</par>
<par>
<line> i*so expressam nívei* maiores </line>
<line> de preocu*ação ambienta* (MOSTAFA, 2007). Ess* </line>
</par>
<par>
<line> divergência t*m*ém suscita a for*ulação da se*uin*e hipótese: </line>
<line> *ev. FS*, *eresina PI, v. 19, n. 3, art. 1, p. 3-2*, mar. 2022 ww*4.fsan**.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. C. L. P*ixoto, C. A. Gonça*ves </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> H2: As mulheres demonstram ma*or preferência </line>
<line> *m comprar produtos </line>
</par>
<par>
<line> considerados ecologicam**te c**retos do que os homens. </line>
</par>
<par>
<line> 2.* Ge**ção, s*xo e o direcionamento do mindset </line>
</par>
<par>
<line> Mais do que analisar separadamente *s d*a* var*áveis sociode*o*ráficas a*res*ntadas </line>
<line> acima, torna-se relevante p*rceber os efeitos desses fato*es no c*m*o*tamento de *on*umo de </line>
<line> maneira conc*mitante. Com* *dentifi*a*o anterior*ente, ** mulheres demonstra* t*r níveis </line>
</par>
<par>
<line> mais </line>
<line> altos de com*ort*mento pró-ambiental </line>
<line> (ZELEZ*Y; CHU*; ALDRIC*, </line>
<line> 2000). No </line>
</par>
<par>
<line> *ntanto, o estudo de Kraljevi e Filipovi (2017) teve como foco </line>
<line> analisar a d*ferença </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> gênero n* compor*am*nto de *o**ra *e es*udantes representantes da geraç*o Y (mi*ennials) </line>
</par>
<par>
<line> co*sid*ra*d* </line>
<line> demais fatores, como a sensib*lid*d* ao *reço. **nt*e os achados, d*stac*-*e </line>
</par>
<par>
<line> que, em*ora </line>
<line> as un*ve*sitár*as mulheres tenham mai* c**sciência de preç* sej*m mais e </line>
</par>
<par>
<line> sen*íveis a ele do que os homen* (VA*EN*INE; POWERS, 2013), não for*m encontr*das </line>
<line> difere*ças significativas entre os se*os, po* mais q*e am*os demonstre* *restar a*enç*o aos </line>
<line> preços do* produtos duran*e suas compra*. </line>
</par>
<par>
<line> Este es*udo, ao in**s de consi*erar variações no pr*ço, op*ou *o* tent*r d*recionar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mindse* dos par**cipa*tes par* *ue pensassem a r*sp*ito *e q*estõ*s su*ten*áveis e am*ien*ais </line>
<line> ou questõe* fin*nceiras e econ*mi*as. Para Vohs, Mea* e Goode (20*6), o dinheiro p*d* </line>
<line> mudar a motiva*ão das pessoas. Assi*, os nov* experimentos r*alizados por eles bu**aram </line>
</par>
<par>
<line> id*ntif**ar se lembr*nça d* din*eiro a </line>
<line> *rovocaria *lgu* tip* de comportamento </line>
<line> de </line>
<line> *o*pra </line>
</par>
<par>
<line> *as p**soas. *we*k (20*6) completa </line>
<line> *ue o *indse* * visto </line>
<line> *omo um proce*so men*al ou </line>
</par>
<par>
<line> *r**ça criada com bas* ** inte*pretação ** estímulos *ecebidos </line>
<line> do ambien*e exte*no. </line>
</par>
<par>
<line> *o*tanto, d*r**ionar o mi*dset faze*do com que h*ja a lembrança de aspectos re*acion*dos às </line>
<line> que**ões su*te*táveis ou econômic*s pod* reve*ar dados impo*ta*tes e significati*os sobre a </line>
</par>
<par>
<line> decisão ** compra dos indivíd*os. Assim, *al aná*ise susci*a a </line>
<line> formulação d*s seguintes </line>
</par>
<par>
<line> hip**eses: </line>
</par>
<par>
<line> H3: O direc*onam*n** do m*n*s** imp*cta ** *ecisão de compra *or produtos </line>
<line> considerad** ecologicament* corretos. </line>
<line> H3a: *iferente* geraçõ*s e sexos dem*nstram preferências dif*rentes em </line>
<line> com**ar produtos considera*os ecologicamente corre*os. </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Ter*sina, v. 19, n.3, art. 1, p. 3-20, *ar. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Geraçã* e Se*o como D*terminantes do *o**ortamento S*stentável: Evidência* de um Experimento </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Design exper*m*ntal </line>
</par>
<par>
<line> O efeito de *ma alteração ** m*nd*et e s** interação com a decis*o d* compra foi </line>
<line> testada em um de*ign 3 (*esa: sustent*vel, eco*ô*ica ou controle) x 2 (decisão de c*mp*a: </line>
<line> marca suste*tá*e* ou marca n*o sustentáve*) *ntre s**e*tos. Em um expe*imento aleatório, as </line>
</par>
<par>
<line> pess*a* for*m desi**adas a uma das mesas </line>
<line> de tratamen*o qu* </line>
<line> as ind*zira* a pens** e* </line>
</par>
<par>
<line> questões sustentáveis ou financeira* e, *m seguida, *eram a* i*formaçõ*s *obre </line>
<line> duas *arcas </line>
</par>
<par>
<line> com um* descriçã* simples d*las. Em seguida, </line>
<line> os part*cip****s decidi*am por compra* uma </line>
</par>
<par>
<line> *as *arcas, justificando s*a esco**a. Para a escolha do produto a s*r </line>
<line> utilizado no </line>
</par>
<par>
<line> experimen**, determ*nou-se, p**m*i*amente, a marc* ou empre*a que a*e*de*s* aos requ**itos </line>
<line> sustentáv*is *ínimos c*nsiderados relevantes. A par*ir d*í, foi a*a*is*da a cartela de pr*d*tos </line>
</par>
<par>
<line> da empr*sa e, dentre as **ções di*ponívei* </line>
<line> ** mercado, a bar*a ** cer**l fo* o </line>
<line> produto </line>
</par>
<par>
<line> escolh*do. *entre os fat*res determina*tes para </line>
<line> a escolha do produ** utiliz*d* no </line>
</par>
<par>
<line> e*pe*imento, destacam-se: (i) a barra d* cereal é um produto cujo consumo *e* crescend* de </line>
</par>
<par>
<line> maneira </line>
<line> *centuada nos ú*timos anos; (i*) *entre seus atri*utos, as barras de *er*ais s*o </line>
</par>
<par>
<line> consideradas saudáveis, prá*i*as e são vendidas em diversos estabele*iment*s; (iii) o produto </line>
</par>
<par>
<line> *t**de </line>
<line> a todo tipo d* pú*lico, d* *o*em ao idos*, do atlét*co ao seden*ário, al** de p*s*uir </line>
</par>
<par>
<line> diversos *abo*es * (iv) há uma grande var**dade de marcas de b*rra de cereal, sen*o elas de </line>
</par>
<par>
<line> pequ*no, médi* e </line>
<line> g*ande </line>
<line> porte e *om ac*ntuada diferenç* de *reço. Optou-se, </line>
<line> então, por </line>
</par>
<par>
<line> utili*ar duas *arras de cereais com as devidas característi*as *pr*sentadas abaixo: </line>
<line> Tabela 2 - Característica d*s marcas ut*lizada* *o experimento </line>
</par>
<par>
<line> Marca X (Marc* su*tentável) </line>
<line> Marc* Y (*arca *ão *ustentáv*l) </line>
</par>
<par>
<line> Marca *onsiderada s*s*entável; P**duto *ncontrado *m lugares e*p*cífic*s, de*tre eles: superme*cado e loja *e produtos o*gân*cos e/ou naturais; Não há grande divulgaçã* ou p*blicidade da marca ou do produto; </line>
<line> Marca consi*erada NÃO *u*tentáve*; P*oduto fa*ilmente enco*trado em di**rsos lug*r*s, den*re eles: lojas *e biscoito, la*chonete*, mercados de diversos porte*, vendedores ambul*nte*, et*; Não há grande divulg*ção ou </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, T*re*ina PI, v. 19, n. 3, art. 1, p. 3-20, mar. 202* </line>
<line> w*w4.*sanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. C. L. Peixot*, C. A. G*nça*v*s </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> Preço de m*rc*do no var*jo: publ**idade da *a*ca ou do prod*to; </line>
</par>
<par>
<line> entre R$3,00 e R$5,00 (ca**a com três </line>
<line> </line>
<line> Pr*ço de mercado n* varej*: </line>
</par>
<par>
<line> uni*ades) </line>
<line> entre R$1,00 e R$1,50 (uma u*i*ade) </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: E*aborado pelos *uto*es, 2021. </line>
<line> Com re*ação a* *rat*m***o, def*niu-*e * técn*ca de direcioname*to do M*ndSet. </line>
<line> Assim, buscou-se direcionar o MindSet d*s par*ic*pantes com o obj*tivo de *onectá-*os a* </line>
<line> ex*erimento. A atenção f*i dire*ionada ao ponto chave de investigação p*ra que a máxima </line>
</par>
<par>
<line> atenção deles se *anti**sse na </line>
<line> decisão de compra, ora pel* produto da Marca X, ora pelo </line>
</par>
<par>
<line> produto </line>
<line> da Marca Y. Tal téc*ica consistiu *a elab*raç*o de f**se* </line>
<line> com * *tilizaç*o de </line>
</par>
<par>
<line> palav*as disponibilizadas em </line>
<line> cada uma das mesas de teste, confor*e será explic**o mai* </line>
</par>
<par>
<line> detalhadamen*e a seguir. Dessa forma, o </line>
<line> experimen*o real**ado confro*tou p*oduto* </line>
</par>
<par>
<line> *pare*temente </line>
<line> iguais, por*m com caracte*ísticas diferentes, </line>
<line> como quan***ade mínima a </line>
<line> **r </line>
</par>
<par>
<line> comprada e aspectos sust*n*áveis *u financ*ir*s atrelados ao produto. </line>
<line> 3.* Participantes </line>
<line> O experimento foi *ealizado *om os **unos do curso de *dministração da </line>
<line> Universidade F*deral Flum*nense (UFF), localiza*a no município d* Ni**rói, no Estado d* </line>
<line> Rio de Janeiro, pelo fa*o de es*a pop*lação *ossuir característica* s*gnificativas para ta* </line>
</par>
<par>
<line> experimento. Os alunos foram </line>
<line> c*nv*cados e sele*ionado* aleatoriamente a pa*ti**parem do </line>
</par>
<par>
<line> e*pe*imento, tot*lizan*o uma amostra de 205 pessoa*. É *at* que es*es *lunos, por es*arem </line>
</par>
<par>
<line> inseridos em </line>
<line> ** amb*e*te de troca *e co*hecimento e *nformações, acentuam * cap*cidade </line>
</par>
<par>
<line> de for*arem s*a* </line>
<line> próprias opiniões e d*fen*erem suas ideias. Além disso, tr*ta-se *e u* </line>
</par>
<par>
<line> público *ovem e conec*ado, com acesso *ai* fac*litado à ed*ca*ã*, créd*to e hábitos </line>
<line> saudáveis, vindo *e d*ver*os mu*i*ípios, c*m hábitos, cu*turas e po*er aquis*t*vo diferen**s. </line>
<line> Dayrell (2003) *efende que as relaç*es estabel*cid** entre os jovens, as trocas, *s confli**s e </line>
<line> as inte*a*õe* são fun*a*ent*is para nortear *uas vidas e determinar o tipo de pessoa *ue s*rão </line>
<line> e o lugar ao qual per***cer*o. Con*iderando os dad*s *pr*sentados acima, identificou-se que </line>
<line> tal interv*n*ão nesse grupo apontaria fa*ores respon*ávei* por *evá-los a determinada dec*são </line>
<line> de *ompr* de manei*a mais *ignificat*va. </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, T*resina, *. 1*, n.3, *r*. 1, p. 3-20, *ar. 20*2 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G**ação e *e*o como Determ*nantes d* Comportame*to Sustent*vel: Evidências de um Exper*mento </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> 3.3 P*ocedime*to </line>
</par>
<par>
<line> O ex*er*mento se d*vide em dois mom*ntos, classificados c*mo Mo*ento 1 </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *omento 2. No Mome*to 1, cada participante, ao *ntrar n* *ala d* exp*rimento, recebeu ** </line>
</par>
<par>
<line> questionário individual, onde </line>
<line> *everi* i*serir primeiramente </line>
<line> os **us dados pess*ais. Ao </line>
</par>
<par>
<line> término do preenchimento, ele foi dir*cionado pa** uma das mesas d* tr**amento. As mesas </line>
</par>
<par>
<line> d* tratamento fo*a* </line>
<line> ca*ac**ri*adas *a se*uin*e forma: *ESA S**TENTÁVEL - *o*am </line>
</par>
<par>
<line> *isponibiliza*as *ala*ras relativa* a sustentabilidade, </line>
<line> preo*upação ambi*ntal, c*nsumo </line>
</par>
<par>
<line> consc*e*te, gera*ões futuras etc. ME*A *CONÔMICA - Foram disp*n*biliza*as palavr*s </line>
<line> relativ*s a ec**omi*, fi*anç*s, **ntagem relativa e *conômica etc. MESA *ONTROLE - Os </line>
<line> pa*ticipa*tes que se s**taram nessa mesa não foram *ubme*idos *o dire*iona*ento do </line>
<line> MindSet nem * n*nhuma outra v**iável com o *bj*tivo de servi*em c*m* ref**ência *adrão. </line>
</par>
<par>
<line> Aos </line>
<line> participantes que se s*ntaram </line>
<line> nessa *esa, fo* s*l*citado </line>
<line> que agua*das**m a *róxima </line>
</par>
<par>
<line> instrução ou tentassem r*solver um quebra-*abeça de um tema **eatór*o para passa* o t*mpo. </line>
</par>
<par>
<line> Ao serem al*cado* em cada *ma das mesas, foi s*li*itado que cada </line>
<line> *arti**pan*e, </line>
</par>
<par>
<line> durant* um períod* máxi** de d*is minutos, form*sse até 6 frase* *om as palav*as </line>
<line> disponibilizadas, a saber: (i) *ratam*nt* 1 (Mes* Sustentáv*l): Am*zade, Amor, An*mais, </line>
</par>
<par>
<line> Carida*e, </line>
<line> Comportamento, </line>
<line> C*nscient*, </line>
<line> C ons u* o, </line>
<line> C**dado, </line>
<line> Cuidar, </line>
<line> Desc*rt**, </line>
</par>
<par>
<line> Dese*volvimento, Ed**ação, Equilíb*io, Garantia, Harmonia, *umano, *mpactos, *ixo, Meio </line>
<line> amb*ente, Pess*as, Planet*, Poluição, Pr*ocup*çã*, Resp*itar, Sa*de, S**, Ser *u*an*, </line>
</par>
<par>
<line> Sustenta*ili*ade, Sustentá*el, Verde, Vida, Gerações futuras; (ii) Tratam*nto </line>
<line> 2 (*esa </line>
</par>
<par>
<line> Econômica): Acumular, Compr*, Con***le, Crise, Cuid*r, Custo, Desconto, Dinheiro, </line>
<line> Economia, Emergência, Equilíbrio, *inanças, Fin*ncei*o, Inc*r*ez*, Valor, Investi*ento, </line>
<line> Juros, *ucro, M**o, Perd*r, Pess*as, Po*reza, Poupança, Poupar, Preç*, Preo*upação, </line>
<line> P**moção, Riqueza, Ser, Tem*o, Ter *o fim do tem*o e*tipulado, foi solicit*do que eles se </line>
<line> *iri*isse* então para o Momen*o *. </line>
<line> Na sequência, os parti*ipan*es deparara*-se com as barr** de cereais e as informaçõe* </line>
<line> *efe*entes a cad* uma *as marca*, na chamada *esa de decisão. *o* solici*ad* que eles lesse* </line>
<line> os d*do* a*re*entados re*erentes a*s p*odu*os e to*as*e* uma decisão de compra, </line>
<line> justificando s*a r**pos*a. *ptou-se por varia* a quantid*de a ser *omprada e não o preço final </line>
<line> do produto, pois, ao *rabalhar com valor*s muito baixos, ide*tificou-se *u* os d*s*ontos não </line>
</par>
<par>
<line> são si**ifi*at*vos *, quanto mais p*óxi*o </line>
<line> da rea**dade o e**e*imento fosse, mais </line>
<line> variáveis </line>
</par>
<par>
<line> poderiam influenciar n** resultado*. Send* assim, p*rticipante op*ava por co*pr*r um* * </line>
</par>
<par>
<line> unidade *a barra d* *ereal </line>
<line> da Marca X </line>
<line> por R$1,00 ou du*s unidades da barr* de cereal da </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*res*n* PI, v. 19, n. 3, *rt. 1, p. 3-20, mar. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.c**.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. C. *. *eixoto, C. A. *onça*ves </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> Marca Y po* *$*,00. *epois d* pr*enchi*os todos os dad*s sol**itados e *ustificada a s*a </line>
<line> es**lha, *s *ues*ionários eram entregues pelos pa*tic*pa*te*, finali**n** o *xperimento. </line>
<line> 4 RES*LTADOS E DISCUSS*O </line>
<line> ** *o*e*to 1 for*m colet*dos os dados pessoa*s dos partici*an*es, a saber: idade, </line>
<line> período na facul*ade, município onde r*side, sexo e onde *u*so* o ensino médi*. Com base </line>
<line> nesses da*os iniciais, *roced*u-se a uma v**ificação de al*a*orie*ade, *omo mostra * *a*ela 4 </line>
<line> abaixo. *s grupos co*res*o*de*tes às Mes** Susten*ável, Eco*ôm*ca e Controle *ão iguai* </line>
<line> con*ide*ando as v*riáveis de interesse par* o presente *studo: idade e *ex*. Em term*s de </line>
<line> idade, a ida*e médi* dos pa*ti*ip*ntes d*signado* *ara a Mes* Sustentáve* 24,2 (6,1) versus </line>
</par>
<par>
<line> Mesa Econô*ic* 24,6 (7,2) ve*sus Me*a Cont*ole *5,7 (7,4) tem s*gni*icância </line>
<line> es*atí*tica </line>
</par>
<par>
<line> (*(2,*02) =0,*5, * = *,47). *m rel*ç** ao s*xo, 30,36% do* *ar*icipantes do sexo ma*c*lino </line>
<line> for** atrib*ídos à **sa Sustentável, 35,71% * Mesa Econô*ica e 33,93% à *esa Controle, </line>
<line> en*uan** 39,78% dos participantes do sexo femi*in* *oram igualment* desig*ados à Me*a </line>
<line> Sustentáv*l, 30,11% à Mesa Econômica e 3*,*1% * Mesa Cont*ole, o que resu*tou em </line>
<line> signifi*ância *statística (X² (2)) = 2,015, * = 0,36). </line>
<line> Tab*l* 4 - Ve*ificação de aleatoried*de </line>
<line> M*sas (g*upos) </line>
<line> Mes* Sust*ntá*el Me*a Econômica Mesa *ontrole </line>
<line> P-valo* </line>
</par>
<par>
<line> (n=71) </line>
<line> (n=*8) </line>
<line> (n=68) </line>
</par>
<par>
<line> Idade </line>
<line> mé*i* </line>
</par>
<par>
<line> (Des*io padrão) </line>
<line> 24,2 (*,1) </line>
<line> 2*,6 (7,2) </line>
<line> 2 5 ,7 ( 7 ,4 ) </line>
<line> 0 ,4 7 </line>
</par>
<par>
<line> Se*o </line>
<line> 34 (30,**) </line>
<line> 4* (*5,71) </line>
<line> 38 (33,93) </line>
</par>
<par>
<line> Masculi*o (%) </line>
<line> 37 (39,78) </line>
<line> 28 (30,11) </line>
<line> 28 (*0,11) </line>
</par>
<par>
<line> F*mini*o (%) </line>
<line> 0 ,3 6 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dados da pes*uisa, *021. </line>
<line> A partir da verific*ção de aleatorie*a*e entre os g*upo* de tra*ame*to, foi </line>
<line> po*sível rea*izar uma análise m*is minuciosa dos dados e *ariá*eis da pesquisa. A* hipóteses </line>
<line> foram tes*adas atravé* d* ANOVA d* uma e *e duas vi*s e do T*ste T para amo*tras </line>
<line> in*ependen*es. </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 19, n.*, art. 1, p. *-20, mar. 2022 www4.f*anet.com.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Geração e Sexo c*mo Determinantes do Co*port*men*o Sustentável: Evidências de um Experimento </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Geração </line>
</par>
<par>
<line> A primei*a variá*el a ser c*n*iderada é a idade dos suj*it*s em rel*ção à de*isão </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> c*mpra qu* *iveram. A ANOV* de uma via *e*elou que *ão houve um efe*to significativo da </line>
<line> ge**çã* na *ecisão de comp** sustentável (F (*, 202) = 0.47, * = 0.62*, ² = 0,004), u*a vez </line>
<line> que não é evidente qu* pel* meno* u*a das *e*aç*es apresenta mé*ia diferente das demais. </line>
</par>
<par>
<line> A**m d*sso, houve </line>
<line> *m efei*o pe*ueno (r = 0,1), onde m*nos de *% da vari*bil*dade </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> decisão de *om*ra pode se* ex*licada p*la geraç*o. </line>
</par>
<par>
<line> Estu*os q*e buscam ana*isa* essa </line>
<line> *a*iável permitem compreender se * mudança </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> gerações *o lo*go </line>
<line> do tempo pod* influenciar nos hábitos </line>
<line> e *om*ortamentos de uma </line>
</par>
<par>
<line> pop*lação. Dentre os dad*s apresentados, po*e-*e destacar in*ci*lmente o fato *e o *rupo de </line>
<line> aluno* e*tr* 18 e *2 **os (*eração *), que c*rresponde a mais da metade do t*ta* da amostr* </line>
<line> (53%), *er optado pela Marc* **s**ntáv*l *m sua gr*nd* maior*a. Adi*ionalmente, a**na* </line>
</par>
<par>
<line> qu**or*e alunos com a *dade *nt*e 40 59 *nos (Geração X) partic*param do e*perimento e </line>
<line> de*ido ao ambiente un*versitá*io d*fin*do para o estudo, não sendo possível uma *nálise mais </line>
</par>
<par>
<line> significativa. Cons*dera*d* apenas a pre*erênci* pela M*rca s*stentável </line>
<line> **mo sendo o </line>
</par>
<par>
<line> estimador d* opção pela sus*entabil*dade, o gráfico 1 </line>
<line> aba*xo </line>
<line> apresenta o percentual do* </line>
</par>
<par>
<line> optante* p*l* marca sust*ntá*el em *elação às su*s geraçõe*. </line>
<line> G*áfico 1 - Geração ve*sus Decisão d* compr* pela Marca sust*ntáve* </line>
</par>
<par>
<line> Fo*t*: Da*os d* *e**uisa, 2021. </line>
</par>
<par>
<line> Ao ser *nserida a linha *e tendê*cia, fica *v**ente que, </line>
<line> conforme a idade *umenta, </line>
</par>
<par>
<line> pode ocorrer uma *ossív*l i*versão de preferência, onde a maioria dos consumidores op*a*ia </line>
<line> por adq*iri* a Ma*ca não *u*te*tável. A*ém disso, o coeficiente d* det*rmin**ão (R²) mostr*u </line>
<line> que *pro*ima*amente 50% da de*isão de compra pela *a*ca X pode ser explicada pela *dade </line>
<line> do cons*midor, o q*e **rna o m*delo *dequado, uma vez que * amos**a é peque**. </line>
<line> *ev. FSA, Teres*na P*, v. 19, n. 3, art. 1, p. *-20, mar. 2022 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. C. L. Pei*oto, C. A. Gonçalves </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> *o*o discutido anteriormen*e na fundamenta*ão te*ric* e ressa*tado por Kotler * </line>
</par>
<par>
<line> Keller (2012), a idade e o está**o </line>
<line> *o *i*lo de vida es*ão di***amen*e ligado* a padrõ*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> co*sumo * a nov*s *ece*sid*des com o passar do tempo. Um </line>
<line> estudan** normalmente muda </line>
</par>
<par>
<line> seus há**tos e decisões de consumo quando ele começa a trabalhar, gan*a* seu *róprio </line>
<line> dinheiro, amadurecer p*ssoal e inte*ectu*lment* e e**luir na*uralmen*e pe*os e*tágios da v*da. </line>
<line> *ogo, o fato de pe**oas mais velhas *starem menos inclinadas a escol*erem marc*s </line>
<line> sustentáveis que sej*m mai* c***s, pode ser explicad* pela pró*ria muda*ça no esti*o d* vida, </line>
<line> mas *ambé* pela geração à q*al pertence. As pessoas e*tre 40 * 50 anos *tu*lm*nte fi*eram </line>
<line> *arte d* uma geração que n*o tinha um f*c* tão forte na susten**bilidade. Logo, a educação e </line>
</par>
<par>
<line> criação em **ado* da década d* 19** a 1980 não são *guais </line>
<line> à* *os dias atuais, o que </line>
</par>
<par>
<line> conseq*e**emente re*ulta </line>
<line> em um* mudança de *o*portamento conforme o passar das </line>
</par>
<par>
<line> gera*ões. Assim, a inserção de no*os há*itos de c***umo n* sociedade fará com que os fil*os </line>
</par>
<par>
<line> da g*ração atual se tornem potenciais cl*entes das empresam qu* se </line>
<line> preoc**am com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sustentabil*dade (STRIN*HI*I, 2009). Sugere-se então que, independent*m**te do </line>
<line> dir*cionam*n** do m*ndset ao qu*l os p*rticipantes tenham sido sub*etidos, e*se* *ad*s </line>
<line> evid*nciam uma preferência geral *os partici**nt*s pela ma*ca sustentáve*. </line>
<line> 4.2 Sex* </line>
</par>
<par>
<line> A v*riável se*o *oi consid*r*d* também um p*ssível </line>
<line> influenciador ** dec*são </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> compra. A ANOVA de u*a v*a mostrou q** o* gru**s *e hom*ns e *ulher*s *presentaram </line>
</par>
<par>
<line> variaçõe* desiguais (*(1) = 4,0*, = 0,*45). Assim, o *este * de Satterwh*ite revel*u que, p </line>
</par>
<par>
<line> em méd*a, a* participantes mulheres ap*esentar** decisão signi*i*ativamente menor </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> co*prar um p**duto de uma marc* não sustentável (M = 0,19, SE =0,041) do que *s homens </line>
<line> (M = *,37, SE = 0,**5, t (202,95) = -*,94, p = 0.00*). Como *e**ltado do experim*nto, t*m-se </line>
<line> *ue a *aioria dos a*u*o* participantes foi *o sexo **s*ulino, correspondendo a 54% do total </line>
</par>
<par>
<line> de participante*. O </line>
<line> gráfico 2 *pre*enta o número de *l*nos ** am*o* os sex*s e as decisões </line>
</par>
<par>
<line> que tomaram. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 19, n.3, art. 1, p. 3-20, *ar. 202* </line>
<line> www4.fsan*t.**m.*r/r*v*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Geração e Sexo como Det**min*ntes d* Comport*mento Sust*ntável: *vidên*ias de um Exper*mento </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 2 - Sexo ve*sus Deci*ão de c*mpra </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dados d* pesquisa, 202*. </line>
<line> Embor* t*nha si*o re***trada a partic*pação no exp*rimento de *9 homens a mais em </line>
<line> rel*ção às mu*heres, 81% *o público feminin* optou pela Marca susten*áve*, enquanto ape*as </line>
</par>
<par>
<line> 63% *o público *as*ul*no </line>
<line> *ptou pela mesma marca. Isso p*de indi*ar uma incl*nação do* </line>
</par>
<par>
<line> homens pela *referência *or produtos que ofereç*m outras vantag*ns ao *nvés de ser*m mais </line>
<line> susten*áveis. </line>
<line> *.3 Ger*ção, sexo e t**tamen*o </line>
<line> Foi anali*ado aind* se * *ratame*to dado a*s partici*antes, através d* *irecionamento </line>
<line> do mi**set para provocar lembranças re*acio*adas às *uestões *ustent*ve** ou eco*ômicas, </line>
<line> impac*o* na *ec**ão de compra por produ*os *onsider*dos ecol*gicament* corretos. *mbora </line>
</par>
<par>
<line> mais da metade dos participantes te*ha optad* </line>
<line> *ela Marca sustent*ve*, como o gráf*co </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> ilus*ra, a ANO*A </line>
<line> de u*a via mostrou qu* não **uve u* </line>
<line> efe*to *igni**cativo do tratamento </line>
</par>
<par>
<line> ** decisão de compra (F (2, 20*) = 0.30, p = 0.743, * = 0,003). </line>
<line> **áfic* 3 - Mesa d* *rat*mento versus Decisão de co**ra </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, *. 19, n. *, art. *, p. 3-20, mar. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. C. L. Pei**to, C. A. Gonçal*es </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> F**te: *ad** *a pesquisa, *021. </line>
</par>
<par>
<line> *eparadamente, a var*á*el geração não suger* *nfl*ênci* *o cons*mo sust*n*ável e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> variável idade sim. D**sa f*rma, foi analisada a interação entr* *la* e, q*ando a*alis*d*s </line>
<line> j**tas, não há *el*ção *ireta *nt*e ser mais *e*ho e ho*em e n*o ter preferên**a por marc*s </line>
</par>
<par>
<line> sustentá*eis, assim </line>
<line> c*mo nada </line>
<line> pode s*r afirm*do sobre ser ma*s n*va e *ulher </line>
<line> e </line>
<line> ter </line>
</par>
<par>
<line> preferênci* por marcas s**tentáveis. Uma ***VA de duas vias com i*teração *oi realizada </line>
<line> p**a examina* o *f*i*o da ger*ç*o e do se*o *a deci*ão de *ompra. Houve um efe*to p**ncipa* </line>
<line> significati*o do sexo (F (2, 199) = 5.49, p = 0,020) e um ef*ito principal não signi*ic*tivo da </line>
<line> geração (F (2,19*) = 0,58, p = 0.55*), *uali**cado por um ef*ito de int*raç*o não si*nificativo </line>
<line> (F (*, 199) = *,20, p = 0.**1). *sso reve*a qu* a dec*são de compra p*la Marca sustentável não </line>
<line> pod* ser *xpli*ada pel* sexo do indivíd*o de acord* com a s*a idade. </line>
<line> 5 CO*SIDERAÇÕE* *IN*I* </line>
<line> A pes*uisa proc*r*u an*lisa* se as var*á*eis so*iod*mográficas geração e s*xo </line>
<line> impac*am nas decisões de c*mpra por p*o*utos considerad** sus*ent*veis, uma ve* que *aja </line>
</par>
<par>
<line> um *stímulo </line>
<line> para que *e pense mais sobre </line>
<line> questões sus*entáveis ou econô*icas. O estudo </line>
</par>
<par>
<line> delimitou-se a formar uma amostra do* alun*s da gra*uação em Admi*is*ração </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Universid*de Fed*ral Fluminense entre o **ríod* de 2016 e 2018, </line>
<line> de*ignando-os </line>
</par>
<par>
<line> ale*t*riamen*e para um experime*to, a *im de identificar *e havia *iferença entre os grupos </line>
</par>
<par>
<line> no moment* da decisão de ***pra suste*táv*l, através da </line>
<line> *tualização da técni*a </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> direci*namen** do minds*t. Procura*do ai**a re*saltar a r*le**ncia de estudos dessa *atur*za, </line>
<line> os resultados obti*os testa*am as hi*óte*es embasadas por dis**ss*es teóricas, garantindo </line>
</par>
<par>
<line> mais robustez à pesquisa. Os dados foram c*letados e trat*dos estatisticamente </line>
<line> *través </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> A*OVA unidirecio*al, b*di*ecional e do *este T para duas amostras independentes com o i*tuito </line>
</par>
<par>
<line> de verificar se havia difere**a significati** ent** os </line>
<line> *rupos d* geração, de sexo e </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> t*atam**to. * primeira v*riável "g**ação" *ost*o* q*e nã* ho*ve um e*ei*o *ignif*cativo da </line>
<line> geração na decisão de co*pra sustent*vel (F (2, 2*2) = 0.47, p = 0.622, ² = *,004), uma ve* </line>
<line> que não é evidente que pelo me*os *ma das geraçõe* apr*sen*a *éd** diferen*e d*s demais. </line>
<line> I*so suge*e que a mu*ança nas gera*ões e o av*nço da id*d* fazem com que * preferência po* </line>
<line> marca* *ue atendam *ais ple*amente as satisfações, ind*p*n*ente do *eu caráte* sustentável, </line>
</par>
<par>
<line> pos s a </line>
<line> **r m*is evi*en*e. *á a variável "sexo" *ev*lou qu*, *m méd*a, a* partic*pantes </line>
</par>
<par>
<line> mulh*res </line>
<line> **resentaram decis*o significat*vame*te m**or de compra* um produ*o *e u*a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *er*s*na, v. 19, n.*, art. 1, p. 3-2*, mar. 202* </line>
<line> www*.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Geração e Sexo como D*ter*inantes do *ompo*ta*e*to Sust*n*áv*l: Evi*ência* de um Experimento </line>
<line> 17 </line>
</par>
<par>
<line> marca não sustentável (M = 0,19, SE =0,041) do qu* o* homen* (M = 0,37, SE = 0,*45, t </line>
<line> (202,95) = -2,9*, p = 0.003). Es*e dado implica em uma maior ace**ação e/o* dispos*ção das </line>
<line> mul***e* em cons*mir produto* consi*erados ecolog*camente c*rretos. </line>
<line> Já a análise da *ariável "m*s* de tratamento" mostrou qu* não houve u* efei*o </line>
<line> significativo do trata*ento *a de*is*o de compra (F (2, 202) = 0.30, p = 0.743, ² = 0,003), </line>
</par>
<par>
<line> indicand* que a téc**ca *tilizada </line>
<line> para di*ecion*r a decisão *e comp*a *os participantes </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> expe*imento f*ncio*ou a*equadamente n** Mes*s s*ste*tável * cont*ol*. No e*tant*, o maior </line>
</par>
<par>
<line> número de esco**as pela marca sustent*vel oc*rreu *a Mesa econ**ica, cujo* </line>
<line> par*i**pant*s </line>
</par>
<par>
<line> foram di*e*i**ados p*ra um* *omp*a nã* sustentável. Por *m lado, sup*e-se </line>
<line> que *s*a </line>
<line> mesa </line>
</par>
<par>
<line> d* tra*amento n*o *enha funcio**do adequa*a*en*e. Po* outro, isso é um bom resultado, *o*s </line>
</par>
<par>
<line> s*gn*fica q*e mesmo s*ndo *nfluenciadas pa*a uma det*rminada *scolha pauta*a </line>
<line> no v*és </line>
</par>
<par>
<line> *conômico, as pess*as optaram pela su**ent*bilidade. Por fim, a interaçã* en**e as v*riáveis </line>
<line> sociodemográfi*as g**ação e sexo eviden*iou que houve um e*eito principa* significa*ivo do </line>
</par>
<par>
<line> *exo (F (2, **9) = 5.49, p = 0,02*) e um efeito prin*ipa* </line>
<line> não signi*ica**vo d* *eração (F </line>
</par>
<par>
<line> (2,199) = 0,58, p = *.559), qua*ifi*ado por u* efeit* d* intera*** *ão significat*vo (F (2, 199) </line>
<line> = *,20, p = 0.*2*). </line>
<line> No gera*, *s dado* apresen*ados sugerem que as decisões de compra dos *onsumi*ore* </line>
<line> nã* *ã* mais pautadas unic*m*nte na satisfação plena de suas necessidades e no preço final </line>
</par>
<par>
<line> do produt*, uma v*z *u* preço d* *a*ca suste*tá*el *t*l*zada no o </line>
<line> pr*sente estudo era </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dobro da Marca não sustentável. *tualme*t*, outros fatores e subfat*res influenc*am </line>
<line> n** </line>
</par>
<par>
<line> d*cisões de c*mpr*, o que suscita **vos e*t*dos. Como sugestã* *e *e*quis*s futuras, </line>
</par>
<par>
<line> destaca-*e a nec*ssidade de in*est*gações e*pírica* e experime*tais em *utros </line>
<line> am*ientes </line>
</par>
<par>
<line> acerca </line>
<line> de demais dados *ocio*emográficos * a**untos *mergentes, como c*nsumo vegano, </line>
</par>
<par>
<line> *reocupação com o bem-esta* ani*al e discussão de *êne*o. </line>
<line> R*FERÊNCI*S </line>
<line> ALOOMA, A. G., LAWA*, L. A. Effect* of *ons*mer demog*ap*ic *ariables on clothes </line>
</par>
<par>
<line> bu*ing </line>
<line> *ehav*our in B*r*o State, Nigeria. Internati*nal Jour*al *f Bas*c *nd Applied </line>
</par>
<par>
<line> Scie*ce, v. 1, n. 4, p. 7*1-799. 2013. </line>
<line> ANI, I. *., JELE*C, L., EBETI, N. Istraivan*e demografski* obiljeja i p*naanj* </line>
<line> kupaca ekoloki* prehra*beni* proizvo*a u *arlo*akoj upaniji. ***nomska Misa* i </line>
<line> Prak*a, v. 2, n. 24, *. 367-388. 201*. </line>
</par>
<par>
<line> BAKEWELL, C., MITCHEL, V. *ener*tion </line>
<line> **d female c*nsum*r decisionmaking style*. </line>
</par>
<par>
<line> Int*rnationa* J*urnal *f Re*a*l & D*strib*tion Management, *. 3*, n. 2, p. 95-106. 2003. </line>
<line> Rev. *SA, Ter*sina PI, v. 19, n. 3, art. 1, p. 3-20, m*r. 20*2 www4.fsa*et.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. C. L. Peix*to, C. A. Gonç*lves </line>
<line> 18 </line>
</par>
<par>
<line> BA*SHI, S. Impact o* gender on consumer purchas* behavio*. Jo*rnal of Resea*ch in </line>
<line> Commerce *nd Management, v. 1, n. 9, p. 1-8. 2012. </line>
<line> BROCHADO, A., TEIGA, N., Ol*veiraBrochado, F. The ecolo*ical conscious consumer </line>
<line> *ehaviour: are the activis*s different?. In*e*national Jo*r**l of Consumer Studies, *. 41, p. </line>
<line> 138-1*6. 2017. </line>
</par>
<par>
<line> ARTER, B., SER*F*MOV*, *. The </line>
<line> infl*enc* of socio-*emographic charac*eristics on </line>
</par>
<par>
<line> e*vi*onm**tal *o*c*r* **d ecological** consc*o*s consumer beh*vior am*ng ma*edonian </line>
<line> co*s*me**. E*onomic an* Business *e*i*w, v. 21, *. 2, p. 21*-24*. 2019. </line>
<line> C*AN, T. S. Co*cern* *or e*vironmental issu** a*d c**sumer purch*se *ref**en**s: A two- </line>
<line> country s*udy. Journal o* I*te*nati*na* Con*umer Marketing, *. 9, n. 1, p. *3-55. 19*6. </line>
<line> *H*N, A., *ENG, N. Green h*tel knowledge and tourists\ s*ayi*g behavior. Ann*ls of </line>
<line> *ourism Research, v. 39, n. 4, p. 2211-221*. 2012. </line>
<line> D*YRELL, J. O *ov*m como sujeito social. R*vi*ta Brasileira de Edu*ação, v. 24, p. 40- </line>
<line> 5*. 2003. </line>
<line> DWECK, C. (2006). Minds*t: How Yo* C*n Fulfill Your Poten*ial. New York: R*n*om </line>
<line> Ho*se. </line>
</par>
<par>
<line> DIAMANTOPO*LOS, A et **. Can s*ci*-demograp*ic* stil* </line>
<line> p*ay a *ol* in profiling gr*e* </line>
</par>
<par>
<line> co**umers? A </line>
<line> r**iew ** the evidence a*d empiri*al **vestig*tion. J*urnal </line>
<line> *f Business </line>
</par>
<par>
<line> Research, v. 56, n. 6, p. 465-480. 2003. </line>
<line> JAIN, S. K., KAUR, G. Green m*rk*tin*: ** attit*dinal and behaviou*a* *naly*i* o* Indian </line>
<line> *ons*mer. Glob*l Business Review, v. 5, n. 2, p. 1*7-*0*. 20*4. </line>
</par>
<par>
<line> KACPRZAK, </line>
<line> *., PAWOWSKA, A. (2017). Work **d sh*p*ing o*erfl*w: Conse*uence* </line>
</par>
<par>
<line> and differentiation amon* s*lected *sych*logical an* dem*gra*hic *haracterist*cs. *uro*ean </line>
<line> Manag*ment Jo*rn*l, v. 35, n. 6, p. 755-76*. </line>
<line> KOOS, S. Varietie* of environme**al labeling, m*rket structures, and sustainable </line>
</par>
<par>
<line> consumption acro** </line>
<line> Europe: A comparative </line>
<line> analy*is of *rg*nization*l and market sup*ly </line>
</par>
<par>
<line> determin*nts of enviro*mental labeled goods. Journa* of Consu*er Po*icy, v. 34, n. 1, p. </line>
<line> 127-151. 2011. </line>
<line> *OTLER, P; KELLER, *. *dministr*ção ** marketing (**. ed). São Paulo: Pearso* </line>
<line> Prentice Ha*l. 201*. </line>
<line> KRAL*EVI, R., *ILIPOVI, Z. Gen*e* d*ffe*enc*s and consumer *ehavi*r of millen*ials. </line>
<line> Acta Eco*omica E* Turistica, v. 3, n. 1, *. 1-98. 20**. </line>
<line> Lamb, C. W., Hair, J. F., McDaniel, C. M**G 7. *ason: Ce*ga*e Lear*ing. 2013. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 19, n.3, art. 1, p. 3-20, mar. 20*2 </line>
<line> ww*4.fsa*et.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Geração e Sexo co*o D*t*r*inantes do Comportamento Sustentá*el: Ev*d*ncias de *m Exp*rimento </line>
<line> 19 </line>
</par>
<par>
<line> LAROCHE, M., *ERGERO*, J., BARBARO-FORLEO, G. Tar*e*in* *onsumer* who are </line>
<line> willi*g to pay more for e**ironmentally fri**d*y products. Journal of Consumer </line>
<line> Market*ng. v. 18, n. 6, p. 5*3-520. 2001. </line>
</par>
<par>
<line> LISS*TSA, S., KOL, O. Gener*ti*n X </line>
<line> vs. Gener*tion Y - A d*cade o* online s*o**ing. </line>
</par>
<par>
<line> *ournal of Retaili*g an* Consumer Servi**s, v. 31, p. 304-312. 2016. </line>
<line> LIU, X., VED*ITZ, *., **I, L. Exa*i*ing the determinan*s of pu*lic en*ironmental </line>
</par>
<par>
<line> concern: Evidence from national public surveys. Environme**al Science </line>
<line> and Pol*c*, v. 39, </line>
</par>
<par>
<line> p. 77-94. 2*14. </line>
</par>
<par>
<line> MACDONALD, W. L., *AR*, N. Ge*de* Difference* in Enviro*mental Co*cern Among </line>
<line> *olle*e Students. Sex R*les, v. 31, n. 5/6, p. 369-374. 1994. </line>
</par>
<par>
<line> MARTÍNEZ, P., BOSQUE, I. *. De*erm*nation of the role </line>
<line> *f co**ume*s\ </line>
<line> demographic </line>
</par>
<par>
<line> *hara*teristics in th* loyal*y formation process </line>
<line> bas** on so*ially *esponsib*e asp*cts. </line>
</par>
<par>
<line> Cua*ernos de Turismo, v. 42, p. 64*-*46. 201*. </line>
</par>
<par>
<line> MAZLOUMI, S. S. S., EFTEGH*R, A., GHAL*NDAR*, A., SAIFI, *., AGHANDEH, I. </line>
</par>
<par>
<line> Evaluating the effect *f demographic differe*ces *n </line>
<line> con*umers\ purc*asing </line>
<line> *ehavior (Case </line>
</par>
<par>
<line> Study: Te*ra Pak Consumers). **ter***ional Research </line>
<line> Journal of Applied an* Basic </line>
</par>
<par>
<line> Science*, v. 4, n. 7, p. 1866-*867. 2*13. </line>
</par>
<par>
<line> MCSTAY, J. R., DUNLAP, *. E. Male-fe*ale differ*n*es i* conc*rn for environmen*al </line>
<line> *ualit*. International Journ*l of Wom*n's Stu*ie*, v. 6, n. 4, p. *91-301. 1983. </line>
</par>
<par>
<line> MOHR, *., S*HLICH, *. Socio-de*ograp*ic </line>
<line> basic facto*s of Germ** cus*omers as </line>
</par>
<par>
<line> predictors f*r sustainable co*sumerism **gard*ng </line>
<line> food**uff* and *eat produc**. </line>
</par>
<par>
<line> Intern*tional J**rnal o* Consu**r Studies, *. 40, n. 2, p. 158-167. *016. </line>
</par>
<par>
<line> MOSER, *. O. N. Ge**er planning *n *h* thir* wor*d: Meeting practica* </line>
<line> and strategic </line>
</par>
<par>
<line> gen*er needs. World D*velopment, v. 17, n. 11, p. 1799-1825. 1989. </line>
</par>
<par>
<line> MOSTAFA, M. M. *e*der differences in Egy*t*an consumers\ green purchase behavio*r: the </line>
</par>
<par>
<line> *f**cts *f *n*ir*nm*nt*l </line>
<line> knowledge, concern a*d *tt*tude. *nternational Journal of </line>
</par>
<par>
<line> Consumer Stu*ie*, v. 31, n. 3, p. 220-229. 2007. </line>
</par>
<par>
<line> NOHARA, I. (2015). Qu*l a difer**ça entre </line>
<line> gêne** e sexo? Dire*t* Admini*trativo. </line>
</par>
<par>
<line> Di*pon*vel </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> <https://*ireitoa*m.com.**/qualadife*encae*tregene*oese*o/#:~:t*xt=En*uant*%20sexo%20s </line>
<line> *%20refer*%*0%C3%A0*,homem%20(Mos*r%2C%20*9*9).&text=Em%20suma%2C%20* </line>
<line> nq*anto%20*exo%20%*3%A9,g%C3%AAner*%2*%C3%A9%20uma%20dis**n%C*%A* </line>
<line> %C3%A3o%2*so*i*l%C3%B3gi*a> Acesso em 29/06/2020 </line>
<line> O*INTO, M. T. A. Reflex**s *obr* * u*o do *oncei*o de gên**o e/ou sexo na epidemiolo*ia: </line>
<line> um exemplo *os *odelos hierarquizados de *nálise. Re*is*a Brasileir* de *pid*miolog*a, v. </line>
<line> 1, n. 2 , *. 161-169. 1998. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a PI, *. 19, n. 3, ar*. 1, p. 3-2*, mar. 2022 </line>
<line> ww*4.fsa**t.com.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. M. C. L. P*ixot*, C. *. Gonçalve* </line>
<line> 20 </line>
</par>
<par>
<line> *ARK, S. J., C*OI, S., KIM, *. J. The Relationships between Socio-d*m*gr**h*c </line>
<line> Vari*bles an* Concerns *bout Environmental Sustainability. Co*porate Soci*l </line>
<line> *e*pon*ibility a*d Enviro**ental Management, v. 19, n. 6, p. 343-35*. 2011. </line>
<line> PARM*NT, *. Generati*n Y vs. Baby Boomers: *ho*p*ng *ehavior, buy*r i**o*vement and </line>
<line> impl*cations f*r retaili*g. Journal of Retail*n* and Cons**er S*rvices, *. 20, n. 2, p. *89- </line>
<line> *9*. *013. </line>
<line> P*KA, A., STOJANOVI, I., ADI, S., BEI, H. (**18). T*e influence of demog*a*hi* </line>
<line> characte*istics of c*n*umers on decisions to pur*hase te*hnical products. Ejae, v. 15, n. 2, p. </line>
<line> 1-16. 20*8. </line>
</par>
<par>
<line> ROBE*TS, J. A. Green consumers in *h* 199*s: Profile </line>
<line> and im*lications for adv*rtising. </line>
</par>
<par>
<line> J*urnal o* *usiness Res*arch, *. 36, *. 3, p. 217-231. 1996. </line>
<line> S*NCHEZ, M., LÓPEZ-MOSQU*R*, N., LERA-*ÓPEZ, F. Improving pro-env*ronmental </line>
<line> b*haviours in Spai*. T*e *ole of at**tudes and so*io-demographic and po*itical facto*s. </line>
<line> Jo*rnal of *nvironm*ntal Poli*y & Pl*nni*g, *. 18, n. 1, p. 4*-66. *016. </line>
</par>
<par>
<line> VALEN*INE, D. B., POWERS, *. T. On*ine product *ea*ch and pu*c*as* </line>
<line> behavior o* </line>
</par>
<par>
<line> Generatio* Y. *tlantic Marketing Journ*l, v. 2, n. 1, *rti*le 6. 2*13. </line>
</par>
<par>
<line> VOHS, K. D., MEAD, N. L., GOODE, *. *. T*e psychological con*e*ue*ce* of money. </line>
<line> Science, 314(*802), *154-6. 2006. </line>
<line> ZELEZNY, L. C., CHUA, *., A*DRICH, C. Elabora*i*g on se* differences in </line>
<line> environmentalism. Jo*rnal of *oci*l Issues, v. 56, n. 3, p. 443-457. **0*. </line>
</par>
<par>
<line> *om* Referenciar este Arti**, confo*me AB*T: </line>
</par>
<par>
<line> PEIXO*O, M. M. C. *; GONÇ*LVES, *. A. Geração * Sexo </line>
<line> como Dete*minantes do </line>
</par>
<par>
<line> Comportament* S*stentável: Evidênc*as de um Experimento. *ev. FSA, T*resin*, v.19, n. *, ar*. 1, p. </line>
<line> 3-20, ma*. 20*2. </line>
</par>
<par>
<line> *ontribuiç*o d*s *utores </line>
<line> M. M. *. L. *e*xoto </line>
<line> C. A. Gonçalves </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção * plane**mento. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) *nálise e interpre**ç*o dos dado*. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) el*boração do rascunho ou *a r*vis*o crítica do c*n**ú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partic**ação na *p*ovação da versão fina* do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T*re*ina, v. 19, n.*, ar*. 1, p. 3-*0, mar. 2*2* </line>
<line> www4.fsa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)