O Fim da era da Privacidade: Vertentes de uma Sociedade da Vigilância / The End of the Privacy era: Strengths of a Surveillance Society

Lucas Pereira Damazio, Heloisa Juncklaus Preis Moraes, Ana Caroline Voltolini Fernandes

Resumen


Na sociedade pós-moderna, o espetáculo virou a realidade composta por um ciclo de aparências que não cessa até encontrar seus telespectadores. Tudo que está aqui, nesse mundo, virou uma possibilidade de contemplação e de idolatria ao tempo de vigilância e de manipulação. A verdade é que esse novo mundo está totalmente exposto, e as nossas vidas ficaram à mostra para admiradores ou para haters. Por isso, neste estudo, o objetivo é compreender e discutir, embasado em autores como Bauman (2001), Debord (1997), Durand (1996) e Silva (2003), como se organiza e se consolida esta sociedade das aparências, por meio de uma pesquisa qualitativa e amparada nos procedimentos técnicos de cunho bibliográfico e experimental.

 

Palavras-Chave: Sociedade do Espetáculo. Imaginário. Pós-modernidade.

 

ABSTRACT

 

In post-modern society, the spectacle became reality, composed of a cycle of appearances that does not stop until it finds its viewers. Everything that is here, in this world, turned into a possibility of contemplation and idolatry and at the same time of surveillance and manipulation. The truth is that this new world is fully exposed, and our known lives on display for admirers or haters. Therefore, in this study, the objective is to understand and discuss, based on authors such as Bauman (2001), Debord (1997), Durand (1996) and Silva (2003), how this society of appearances is organized and consolidated, through of a qualitative research supported by technical procedures of bibliographic and experimental nature.

 

Keywords: Society of the Spectacle. Imaginary. Post-modernity.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.10.9

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