<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 11, art. 1, p. 3-18, nov. *0*1 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.1*.11.1 </line>
</par>
<par>
<line> Sis*emas de Tecnologias e Procedime*t*s Adminis*ra*ivos n* *aúde Pública M**icipal </line>
<line> Tech*ology Syste*s and *d*inistrat*ve Procedure* *n Mun*cipal Pub*ic H*alth </line>
</par>
<par>
<line> R*i*undo No*ato Moura Rodrigues </line>
<line> *ou*orado em Engenh***a da Produ*ão pela Univers*dade Paul*sta </line>
<line> Mestre e* Economia pela Un*ve*sidade Federal *o Ceará </line>
<line> E-m*il: *onatomo**a@gmail.*om </line>
<line> *duvaldo Ven*r**etto </line>
<line> Dou*or em Engenharia *e*a Univers*dade de São P*ulo </line>
<line> E-mail: vendram*tto@*ocente.unip.b* </line>
</par>
<par>
<line> End*re*o: Rai*undo Nona*o M*u*a Rodrigu*s </line>
</par>
<par>
<line> Ce*tro Universit*rio Santo Agostinho, Av. Prof. Val*er </line>
<line> Editor-Chefe: *r. *o*n* Ke*ley d* Ale**ar </line>
</par>
<par>
<line> Alencar, 665 - Sã* P*dro, T*resina - PI, 6*019-625. </line>
<line> R**r*gues </line>
</par>
<par>
<line> Brasil </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Od*valdo *e*drametto </line>
<line> **t*go r*cebido e* 04/11/2021. Ú**ima </line>
<line> vers*o </line>
</par>
<par>
<line> Unive*sidade Pa*list*, Vice-Reit*ria de Pó*-Gradu*ção e </line>
<line> rece**da em 16/11/*021. Aprovado e* 17/1*/2*21. </line>
</par>
<par>
<line> Pesquisa, Icet Ins*i*uto de C*ências **atas e *ecnológicas </line>
</par>
<par>
<line> Bacelar. *ua Bac**ar, 1212 - 4º andar, Mirandóp*lis </line>
<line> Aval*ado pelo sistema Triple R*view: D*s* Review a) </line>
</par>
<par>
<line> 0*026-002 - Sã* Pau*o, *P - Br*sil </line>
<line> pelo Edit*r-Chefe; e b) Double Blin* Review </line>
<line> (av*lia*ã* cega p*r dois avaliadores d* área). </line>
<line> Revis*o: G**matica*, Norma*iva e d* F*rmat*ção </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. N. M. Rodrigues, *. Ven*ramentto </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> RESU*O </line>
</par>
<par>
<line> Trata-se de um es*u** so*re sistem*s de tecnolo*ias * procedimen*os adminis*rativos da área </line>
</par>
<par>
<line> de gestão de p*ss*as *o setor de saúde pública no mu*icípi* de T*resina-Piauí, com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> objetiv* </line>
<line> de avaliar * efi*iência </line>
<line> da* suas funcionalidades </line>
<line> e opera*ões. É uma p**quisa </line>
</par>
<par>
<line> descritiva e qualitati*a, **jo* dados e i**orm*çõ*s **ram colet*dos </line>
<line> no *epartam*nto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Recur*o* Humano* da Fundação Municipal de *a*d* - FMS. Como ins*rumentos de col*t* *e </line>
</par>
<par>
<line> *a**s, fez-se uso da *bservação direta, *ná*ise d*cumenta* e entrevi*tas. </line>
<line> A in*estigação </line>
</par>
<par>
<line> identifica e descreve as fu**ionalidades do* sistemas e a operacional*z*ção dos p*incipais </line>
</par>
<par>
<line> *r*c*dimentos </line>
<line> administrativos da *rea de pe*s*al. Os resultados do e*tudo </line>
<line> ap*n*am que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sistema adquirid* e em *peração na *MS *esde 2011 a*resenta ca*ências *e *un**ona*i*a**s </line>
<line> opera*ion*i* * ger*nci*i*; que i*port*ntes proce*i**ntos ad*inist*ativos **n*inuaram se*do </line>
</par>
<par>
<line> realizados de forma ma*ual, comprometendo a eficiência do* serviços realizados </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> se*vidores gestores dos estabeleci*entos * </line>
<line> de saúde; e que essas co*dições mo*iva*am </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cr*a*ão do *H FMS ONLINE, sistema pr**rio </line>
<line> *omposto de *uncionalida*es desenvolvidas, </line>
</par>
<par>
<line> baseadas nas especi**cidades da área de *estão de pessoas da F*S, que s*pre as lacunas e os </line>
<line> *roblemas identificados torn*ndo os p*oce*imentos administrati*os mais *ficientes. </line>
<line> *alavras ch*ves: G*stão. *aúde. T*cnologia. Pessoas. Efic*ência. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> The *re*ent academic *ork discourses abou* </line>
<line> the tecnolo*y sistems as we*l as </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> admini*trative procedure* *n the </line>
<line> personn*l management *rea of the Public Heal*h *ector *n </line>
</par>
<par>
<line> *he municipality of Te*esina, Pia*í. Aiming to evalua*e th* e**iciecy of its fe*tures *nd </line>
<line> operat*ons. Mak*ng use of a descriptive *nd *u*lit*tive rese*rch whose data an* in*orma*ion </line>
</par>
<par>
<line> were col*ec*ed </line>
<line> fr*m the Hum*n R*source Departm**t of </line>
<line> the M**icipal Health *o*ndation. </line>
</par>
<par>
<line> Di*ect *bs**vation, document *n*lysis and interviews ser*ed as a data c*llection ins*rument. </line>
<line> T*e investig*ti*n id*ntifi*s and describ*s the s*stem functionalit*, also *he *per*tionalizat*on </line>
<line> of th* main *d*inistrativ* p*oc*d*res i* the perso*nel secto*. The res*lts of the *tudy point </line>
</par>
<par>
<line> out that the *ystem </line>
<line> aqui*ed and wo*king at the MHG,which ha* *perated sin*e 2011, </line>
<line> sh*ws </line>
</par>
<par>
<line> lack of operational </line>
<line> and manageri*l function*litie*, *ls* that importan* admini***ative </line>
</par>
<par>
<line> *rocedur*s have still </line>
<line> been d*ne ma*u*lly com*r*mi*ing *he ef*i*iecy of services performed </line>
</par>
<par>
<line> by se*vers </line>
<line> and manag**s. This </line>
<line> situation *otivated th* cre*tion </line>
<line> o* *h* MHF HR ON-LI*E, </line>
</par>
<par>
<line> own syst*m formed by func*io*alities developed based o* the *eeds of *he People </line>
</par>
<par>
<line> Ma*agement ar** at the M*F. The sys*em </line>
<line> s ol *e s </line>
<line> identified problems making </line>
<line> *dmini**ative </line>
</par>
<par>
<line> proce*ures m*r* **f*c*ente. </line>
</par>
<par>
<line> *e*-words - *fficiency. H*alt*. Ma**gement. Peo*le. Tecnology. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *8, n.*1, a*t. 1, p. 3-18, nov. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *istemas de Tecnologi*s * Pr*ced*mentos Adm*ni*tra*i**s na Saúde Públ*c* Municipal </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTROD*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Por serem essenc*ai* e *e abran*ênc*a a toda a p**ul*ç*o brasilei*a, *s serviços </line>
<line> públic*s de ***** são amp*a e continuamente estu*ados, avaliados e analisados no que tan**, </line>
<line> entre outr** f*tores, à *ualidad* do *ces*o, **endim*n*o, escut* *ualificad*, solução dos </line>
<line> problema* identific**os, *e*olu*ividade e encamin*amentos (F*RNAN*ES et al., 2009). </line>
<line> ** Teresina-Pi*uí, a implant*ção das pol*tic*s d* s*to* de saúde e o gere**i*mento </line>
</par>
<par>
<line> dos seus *e**iços pú*lico* ofe*tados a*s mun**i*es aos usuá**os res**entes em outras e </line>
</par>
<par>
<line> cid*des e re*ul*dos para r*ceber </line>
<line> atendime*to nessa ca*ital é da com*e*ên*ia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *esponsa*ilid*de da Fundaçã* *u**cipal d* Saúde - FMS, órgão da *dmini*tra*ão indiret* da </line>
<line> Pre*e*tu** de Te*esina. </line>
<line> Para cumprir su*s at*ibuições de ge*t*ra d*s ser**ços públic*s de sa**e no m**icípio, </line>
<line> a *M* te* n* seu quadro de pessoa*, onze mil servido**s *as ma*s d*ver*as *specialida*es </line>
</par>
<par>
<line> *éc*icas e *dmi***trativa* e dispõe de *ma g*ande rede </line>
<line> própria </line>
<line> prestadora de serviços, </line>
</par>
<par>
<line> comp*stas *or hospitais, unidades básic*s de saúde demais esta*elecimentos de e </line>
<line> saúd* </line>
</par>
<par>
<line> essenci*is para atender as *em**das da p*p*lação. </line>
</par>
<par>
<line> * gestão *os servi*or*s * d* comp*tência d* Dir*t*ria d* Recursos Humano*, cuja </line>
<line> equipe fi*a ins**lada ** e*ifí**o sede d* F*S e gere*cia todo o quadro *e p*sso*l d*stri*uí*o </line>
<line> nos diversos estabelecimento* de s**d* baseada em roti*a* ou proced**entos administr*tivos </line>
<line> estab*lecidos e não an**isados *á m*i*o ano*, auxili*do *e*o uso de *istemas informat*zados </line>
<line> d* *ecurso* *uman*s adquirid*s * implant*dos no ano d* 2011. </line>
<line> A pes*ui*a consist* em um dia*nóst*c* d*s sistem*s informat*zado* e dos principais </line>
<line> procediment*s administr*ti*os u*ili*ados na FM* relac*onad*s à área de gestão de pessoas, no </line>
</par>
<par>
<line> qual *o*stam as descr*ções deles, suas f*ncion**idad*s e </line>
<line> operações, se*s be*efíci** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desvantagens qu* ser*em de re**rência para *laboração * implantação d* </line>
<line> m*lhorias que </line>
</par>
<par>
<line> *rom*v** o aperfe*çoamento das roti*as e sistem*s, res*lt*ndo *m maior produ*ivi**de, </line>
<line> e*iciência e qual*dade do* serv*ços pr*s**dos. </line>
<line> O objetivo do estudo é verificar a efici*ncia, base*da nas de*criç*es e análi*e* das </line>
</par>
<par>
<line> *uncional*dades e *pe*açõe*, *os s*stemas info*mati*ad** e dos p*i*cipais </line>
<line> pr*ce*imentos </line>
</par>
<par>
<line> administrativos relacionados à áre* *e *estão de p*s*oas d*mandados e utiliza*os </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> servid*res e *e*tor** </line>
<line> d*s estabelecime**os *e saúde qu* *n*eg*a* estrutu*a a </line>
<line> o*g*niz*cion*l </line>
</par>
<par>
<line> da FMS e* Teres*na. </line>
</par>
<par>
<line> O principal sistem* informatizad* de recur*os humanos qu* está send* utiliza*o pela </line>
<line> á**a de pessoal da F*S fo* adquirido * implantado no an* de 2011, sem q*e tenh* *ido </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 11, art. 1, p. 3-18, out. 2021 www4.fs**et.co*.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. N. M. Rodrigues, O. Vendrament*o </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> des*nvolvido propriamente para atende* as e*pe*ifi*ida*es das di*ersas rotinas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p**cedi***tos adm*nistrativos * *er*nciais apre*entados des*e sua entrada em *peração. </line>
</par>
<par>
<line> No perí*do de 2011 a *020, a *estão da saúde *ública em *ere*ina passou p*r duas </line>
<line> gran*es reformas adm*nistrat*vas *ue resultaram em mud*nças na *st**tu*a organ*za*ional da </line>
</par>
<par>
<line> FMS. E* </line>
<line> 201*, manteve-se a Fundaç** Municipal </line>
<line> de Saúde e *or*m criadas a Fundação </line>
</par>
<par>
<line> Hos*itala* de Teres*na - *HT e a Secretar*a M*nicipal de Saúde - SMS. A FMS passou </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> respo*der *p*nas p**a Aten*ã* Bá*ica de Saúde; * *HT assumiu a competên*ia *ela gestão da </line>
</par>
<par>
<line> rede </line>
<line> hos*i*alar; e a SMS ficou resp**s*v*l por geri* * Fundo *unicipal de Sa*de, * rede </line>
</par>
<par>
<line> cre*enciada pa*ticu*ar e coordenar a FMS e FHT. </line>
<line> A mudança de estrutura organiz*ci*nal, o* proce*i*entos ad*in*strativos e o mode*o </line>
<line> de ges**o vigoraram no pe*í*do de 2*13 a 2016. Em 20*7, decidiu-s* extin*uir a Fun*ação </line>
</par>
<par>
<line> Hospitalar d* Ter*s*na - *HT e a Secret*r*a Munici*al de Saúde - SMS, ocorre*do </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> reunificação das co*pe*ênc*as, *erviços e o*erações p*odut*vas da saúde em um únic* órg*o, </line>
<line> a FMS. </line>
</par>
<par>
<line> Essas altera*õe* </line>
<line> acontece*am *em que houvesse estudos e </line>
<line> p*droni*ação de rotinas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> procedimentos ad*inistrativos </line>
<line> *u*il*ados pelo uso de s*st*mas infor*at*zados ajustad*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ca**z** de atender as novas estrutu*as e necessidad*s operacionais, possibilitand* o a*mento </line>
<line> da *ficiência, produtividade e qual*dade na *res*ação do* *erv*ços aos s*r*idores * us*ári*s da </line>
<line> saúde. </line>
<line> P*rtanto, *s *az*es d* investigação so*re o referido te*a devem-se às mudanças </line>
</par>
<par>
<line> ocor*i*as n* estrut*ra o*gani*acional *a FMS; aos *r*ncipais </line>
<line> processos administrat*vo* </line>
</par>
<par>
<line> r*lac*onados à gestão *e pessoas ain*a s*r*m r*ali*ado* *an*al e fisic*men*e; e à utilização </line>
</par>
<par>
<line> de s*stemas informatizados ** recursos </line>
<line> *umanos não des*nvo***dos com b*se *as </line>
</par>
<par>
<line> especificidade* da FMS. </line>
</par>
<par>
<line> 2 *EFERENCIA* TEÓ*ICO </line>
</par>
<par>
<line> * Re*ública *eder*tiva do Brasil, ao i*stituir o Sistema Ún*co de Sa*de - SUS </line>
<line> *stabeleceu normas, re*ponsabilidades e relações e*tre União, *stados e Municípi*s, de forma </line>
</par>
<par>
<line> que *sse* ent*s </line>
<line> po*sam presta* *erviços de saú*e à </line>
<line> população, baseados </line>
<line> n*s </line>
<line> princípi** da </line>
</par>
<par>
<line> u*iversal*dade, integ*al*dade e e*uidade. *essa relação, o Gover*o Federal execu*a o pap*l ** </line>
</par>
<par>
<line> co*rde*ador **s ações os municí*ios **oveem os e </line>
<line> atendimentos relacionado* à Atenção </line>
</par>
<par>
<line> Básica de *aúde (VARELA *t al, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, *. 1*, n.11, art. 1, p. *-18, no*. *021 </line>
<line> ww*4.*sanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Sistemas d* T*c****gias * Procedimentos Adm*nistra*iv*s na Saúde Pública M*nici*a* </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> A partir de 1990, ano em qu* fo* criado o *is**ma Ú*ico de Saúde - SUS pela Lei *º </line>
</par>
<par>
<line> 808*, t*dos os governos </line>
<line> brasi*eiros *êm re*orçado o </line>
<line> com*r*mi**o de c*nso*idar o sistema </line>
</par>
<par>
<line> cuja finalidade é propo*cion*r e garantir o *ireit* universal à sa**e c*mo dever </line>
<line> do Est*do. </line>
</par>
<par>
<line> Entretanto, s*o inúmeros os desafios (VIEI*A; BEN**IDES, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> Por muitos anos, a ge*t*o do* servi*os de saúde pública foi u*uária de s*stemas </line>
<line> tecnológic**, e executor* de ações planejadas e estabelecidas *elo Governo Federal. Todav*a, </line>
<line> diante de mais respons*bilidades e serviços p*estad*s e das especi*i*i***es d* cad* gestão </line>
</par>
<par>
<line> m*nicipal, torna-se essencial </line>
<line> que os gestores públi*os *romovam o conheciment*, </line>
</par>
<par>
<line> im*lantação, utilização e desen**lvimen** ** t*cnolo*i*s qu* auxiliem no g**enciamen*o da </line>
<line> saú*e (FRACO*LI; *RMEL, 2002). </line>
<line> O não *rotagonismo tecnológi*o por p*rt* da gestão públic* municip*l, *onfro*tado </line>
</par>
<par>
<line> com a desce*tralização do Sistema Único de Saúde *ode t*r con*equên*ia c*mo falta de a </line>
</par>
<par>
<line> *xpertis* </line>
<line> pa*a planejar, desenvol*er e avaliar </line>
<line> políticas de *aúd*, *ornando-se u* mot*vo de </line>
</par>
<par>
<line> *re*c*p*ção *o *ue diz respei*o à competênc** geren*ial **ra implanta* </line>
<line> sistema </line>
</par>
<par>
<line> r*gionalizado, hi*rarqui*ado e p*rticipativo (FRACOLLI; ERME*, 2**2). </line>
</par>
<par>
<line> A perman*nte re*lização *e dia*n*stico e geração de alternati*as ** *perfeiçoamento </line>
</par>
<par>
<line> dos *erviços, como conseq*ê*cia </line>
<line> da de*centra*izaçã* d* *is*ema de sa*de, tem c*mo foco a </line>
</par>
<par>
<line> melh*ria d* </line>
<line> **iciênc*a e eficácia do aten*imento </line>
<line> p*estado aos usuá*ios at*n**mento e </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> metas *eterm*n*das ao setor, em o*ediênc*a tanto ao* princípios da uni*ersalização do acesso </line>
</par>
<par>
<line> à saú*e preventiva e curativa qua*to aos impactos *obre a q*alidad* </line>
<line> de v*da da populaçã*. </line>
</par>
<par>
<line> (FONS*C*; FERREIR*, 2009) </line>
</par>
<par>
<line> É interesse da so*i*dade e r*spon*ab*lidade dos gesto*es, diante das restr*ções </line>
</par>
<par>
<line> o*çamentá*ia*, fazer o sistema operar *om plena </line>
<line> *fici*n*ia, ou sej*, a gest*o de*e </line>
</par>
<par>
<line> proporcionar a melho* r*la*ão entrad*/saíd*, ou sej*, a transformação dos insu*os </line>
<line> (*ecnologia, p*s*oas e *apital) *m p*odu*os e serviços, respe*tando os parâmetr*s técnicos, </line>
<line> rec*rsos disponívei* e particulari*a*es regionais (FO*SECA; FERREI*A, 20*9). </line>
</par>
<par>
<line> Pode-se en*ende* *ue a eficiência é capacid*de ou habil*dade d* *so ad*quado dos a </line>
<line> rec*rsos disponív*is para atingir o resultado desej*do. Nesse viés, a e*iciência pode ser </line>
</par>
<par>
<line> compreendida </line>
<line> como uma medi** de c**acidade tanto dos </line>
<line> agen*es **anto *os </line>
<line> processos </line>
</par>
<par>
<line> utilizados para alcançar da melhor maneira os </line>
<line> propósi*os *l*nej*dos (FONSECA; </line>
</par>
<par>
<line> FE*R*IRA, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> Q*and* o assunto é eficiência, não se pode *eixar de citar o nome de Vilfre*o Pare*o, </line>
<line> *c*nomista it*li*no e estudioso do te*a, que, entre s**s contri*u*ções, verif*cou s* *averia a </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a PI, v. 18, n. 11, art. 1, p. 3-18, out. 2*21 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. N. *. Rodr*gues, O. V*ndrame*tto </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> possibilidade de um sistema ser melhorado sem comprometer o bom *uncionamento de ou*ro </line>
<line> (CAME*O; F*ANCA F*L**, 20*7; RO*RIGUES, 2007). </line>
<line> Consegue-se eficiênc*a ao s* usar menos *ecu*so* p*ra resultar em mais produtos. </line>
<line> *uan*o *s s*ídas **re* maiores em re*ação ** entrad*s, mais el*va*o é o gr*u de eficiência </line>
</par>
<par>
<line> do proc*s** de produção, ou se*a, qu*ndo se cheg* nesse nível de relação en*on*ra-*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> combinação ideal en*re recurs*s utilizad*s e resultados esperados (SILVA; *RISÓ*TOMO, </line>
<line> 2*19; S*ARES, 2019). </line>
<line> Pod*-*e dizer q*e a e*iciência foca *o rendimento má*imo e na reduç*o de rec*rsos </line>
<line> emp**gados, e qu* ela é conseguida qua*do se *ti*g* a mai*r p*odutividade com o *enor </line>
</par>
<par>
<line> nú**ro </line>
<line> de *alhas, e**rgia consumida, *em*o ga*to * meno* uti*iza*ão dos dem*is r*cursos </line>
</par>
<par>
<line> usados *o pr*cesso produti*o (B*HRER; COMUNELO; G*DARTH, 201*; PEÑA, 2008; </line>
<line> ROD*I*UES, 2017). </line>
<line> Faz-se *ecessário que os ge*tores *úblicos compre*ndam e atendam as dem**das da </line>
</par>
<par>
<line> p*pula**o e adotem e*trat*gia* que po*sibilitem * uti*iza*ão adequada </line>
<line> dos recu*s*s e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ese**olvi*en*o pe*manente da *oci*dade, p**s o pro*ósito da ges*ão púb*ica é *r**over o </line>
<line> bem-estar d** *idad*os e cidad** com a corre*a utilização dos re*ursos *úb*i*os (ALON*O; </line>
<line> **IFTON; DÍA*FUENTES, 2*15; MOTTA, 20*3). </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
<line> Nesta invest*gação, *tilizou-s* *ma abo*da*em qualitativa par* a col*ta e a*álise de </line>
<line> dado* e i*formações (Lakato*; Marconi, 2010) que f**am coletados por me*o de inst*ument*s </line>
<line> específ*cos e analisado* seguindo a orie**ação da técnic* de es*u** de c*s* (Y**, 200*). </line>
<line> É um* **squisa descriti*a, cujos dados e informaç**s foram extraíd*s de document*s </line>
<line> e relató*ios ins*itucionais *o Departamento de Recurs*s Humanos da F**dação Municipal de </line>
</par>
<par>
<line> Saú*e - FMS, caracterizando-se t*mbé*, *omo uma *esquisa exploratór*a com </line>
<line> vieses </line>
</par>
<par>
<line> explicativ*s e nuances prop*sit*vas. </line>
</par>
<par>
<line> Tra*a-se de uma inves*i**ção de caso ú*ico, contemplando a id*ntificação, descrições </line>
</par>
<par>
<line> e análises das funcional*d*des dos sistema* informatiza**s * da* </line>
<line> prin**pais rotinas ou </line>
</par>
<par>
<line> proce*im*ntos administrativos da á*ea de *estão de Pes*oas da F*n*ação Municipal de Saúde </line>
<line> - FMS, no *er*odo de 2011 a 2*20. </line>
</par>
<par>
<line> *o*o instrum*ntos de colet* *e dado*, *e*-se </line>
<line> uso da obse*vação direta, consulta </line>
</par>
<par>
<line> do*u*ent*l e ent**vistas com </line>
<line> os responsáveis pel* ope*ação, m*nute*ção e g**t*o dos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n.11, art. 1, p. 3-18, *o*. 2021 </line>
<line> www4.*sanet.*o*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *istemas d* Tecnologia* e Procedi*entos Adm*nistrativos na Saúde *úbl*** *unicipa* </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> sistemas pa*a ex*ra*r dados e informações *e pess**l, de produção e de tecnologia *a </line>
<line> informação da FMS. </line>
<line> A anál**e dos da*os e inf**m*ç*es coletados *obre os p*ocedi*e*to* a*ministr**ivos e </line>
<line> os sistem*s t*cnológi*os auxiliares está relacion*da a*s indi*a*or*s de qualidade e </line>
</par>
<par>
<line> p*o*utividade *ue apresente* *ficiên*ia dos si***mas utilizad*s * *per**ões *ealizadas a </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> ár*a d* gestão de pe*soas. </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTA*OS E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> Entre os an** de 1997 * 2*11, a *un*ação Municipal de Saúde - FMS d* município </line>
</par>
<par>
<line> de Teresina-Piauí uti*i*ava dois s*stemas inf*rmatizados de *estão </line>
<line> de pes**as que operavam </line>
</par>
<par>
<line> *em interligação *nt*e ele*. O primeiro sistema foi denomi*a*o de "PES FOLHA", cuja </line>
<line> finalidade era o pro*essam*nto da Folha de *a**mento; e o outro *is*ema fo* *e*ominado d* </line>
<line> "PES AGEN*E", utilizad* para ar**zen*r *nformações c*das*ra*s como admissão, fér**s, </line>
<line> afastamentos, de*ligamentos, prog*essão e promo*ão func*on*l. </line>
<line> Esses sist*mas f*ram desenvolvid*s p*r técnicos alheios aos quadr*s de pes*oal da </line>
</par>
<par>
<line> FMS não e </line>
<line> eram customizados para atende* às *sp*cificidades da Fundação Municipal </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Saúd*, além de uti*izarem **a linguagem proprietária *a M*crosoft Visua* F*xPro *ri*ntada </line>
<line> a ob*etos e e*entos, sendo i*o*ador na ép**a, mas *ão permiti* trabalhar *m *ede na *unç*o </line>
<line> cliente/servid*r. </line>
</par>
<par>
<line> Para ilus*rar a caract*rís*ica descrita acima, pode-se citar que as in*orm*ções sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tipo de vínculo, histórico funci*nal e fich* f*nanceir* d*s servid*res eram grav*das em </line>
</par>
<par>
<line> arqu**os fácil * c*rriq*eiramente co*rompidos, não *xistind* um gerenciamento da Base </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ados separada da a*lic*çã*, ou seja, do manuseame*to diár*o d*s d*do*, colocando em risco </line>
<line> sua segur*n*a e "*ackup". </line>
</par>
<par>
<line> Ou*ras desvantagens dos s*ste*as e*a * falta de inte*li*ação ent*e eles e **nda </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dep*n*ência da FMS *os técnicos que os des**volveram qu*ndo se fazia ne*essár*a qu*lquer </line>
</par>
<par>
<line> operação, por mais si*p*es que *ude*se parecer. Ess* dep*ndência </line>
<line> era d*sfavo**vel *o*** </line>
</par>
<par>
<line> todo* os a*p*ctos, *omo o operacional * o fina*ceiro, pois a cada melhoria que se fizesse </line>
<line> nec*ssár*a i*plicava custo f*nancei*o para q*e o s*st*ma fosse aperfeiçoa*o aten*endo à nova </line>
<line> demanda operacional. </line>
<line> Para de*onstrar essa fragilidade, pode-*e exe**lificar que face à necessidade *e se </line>
<line> fazer a projeção e impactos financeiros da Folh* de Pessoal era *ecess*rio *ecor**r a*s </line>
<line> Re*. *SA, Teres*na PI, v. 18, n. *1, art. 1, p. 3-18, out. 2021 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. N. M. Rodrigu*s, O. Vendramen**o </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> p*ofissionais t*cnicos que desenvolveram os sist*mas, po** somente el*s det*nham o* </line>
<line> *onhe*imentos de program*ção e sabiam d*s particularidades dos siste***. </line>
<line> Os processo* * procedimentos manuais da *o*ha de P*gamento, *la*ejamento, </line>
<line> execução orça*entária e contabilidade não eram *ntegrado* e os r**istros das desp*sas </line>
<line> ocorriam apenas no final de c*da mês, poss*bilitando descont*ole e retrabalh* na **nferência </line>
<line> e co*solidação das inform*ções, d*mand*ndo ma*or tempo para suas execu*õ*s. </line>
</par>
<par>
<line> A gestão da Folha de P*gamento da Prefeitura Munici*al *e Teresina - P*T </line>
<line> era </line>
</par>
<par>
<line> re*lizada de forma desc*nt**lizada em </line>
<line> *ad* órgão gove*namen*al do município e não </line>
</par>
<par>
<line> integ*a*a a *ma sol*çã* orçamentár*a e financeira. Alé* *ess* d*ficiência, * con*role de todo </line>
</par>
<par>
<line> *adastro de funcionár*os </line>
<line> e*a limitado e n*o </line>
<line> poss*b*litava integração, </line>
<line> co*o po* exemplo, ao </line>
</par>
<par>
<line> Portal da Transpar*ncia. </line>
</par>
<par>
<line> *om* solução *ara resolve* esses problem*s e *rom*ver maior a*to*a*ão à g*stão, a </line>
</par>
<par>
<line> PMT adquiriu </line>
<line> uma plata*or*a </line>
<line> de *estã* </line>
<line> p*blica t*talmente in*egrada e c*mposta p*l*s </line>
</par>
<par>
<line> Sistemas ** Gestão de Recu*sos Humanos, de Gest*o Financei*a, de **stão de Materiais, de </line>
<line> Gest*o Patrim**ial, de Ges*ã* de *eículo*, d* Ges*ão de Compras (Pr*gão Eletrônico) e de </line>
</par>
<par>
<line> Gestão Educaciona* des*nvolvidos </line>
<line> em módulos </line>
<line> q** *per*m em a*biente com </line>
<line> rede* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> co*putadores e na função cliente/servidor dentr* d* uma Intranet. </line>
<line> Originalment*, a plataform* e seu* sis*emas, inclusive o de Gestã* de Rec*rsos </line>
</par>
<par>
<line> *umanos, f*ram </line>
<line> de*envolvido* pel* *nsti*uto Cur*t*ba *e *nform*tica - *CI e u*ilizada pela </line>
</par>
<par>
<line> prefeitu** da cap*t*l do Paraná. Em *007, a Pre*eitura de Te*esina adqu*riu a licença e código- </line>
</par>
<par>
<line> font* para </line>
<line> us* per*anente d* </line>
<line> plata*or*a e desenv*lvimento de fun*ionalidades e módulo*, </line>
</par>
<par>
<line> conf*rme dem*ndas que fossem *urgindo a partir de exigê*cias le**is no*os s*rviços e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> rotina* *dministrativas. </line>
</par>
<par>
<line> Com a implanta*ão do S*s*ema de Gestão de Recurso* *umanos, que te*e </line>
<line> s ua </line>
</par>
<par>
<line> operacionalização iniciada na FMS em </line>
<line> *011, foram m**rados para ele </line>
<line> *ar** </line>
<line> dos dados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> infor*ações do PES FO*H* e d* PE* *GE*TE, ex*and*ndo-* para ma*s </line>
<line> uni**des </line>
</par>
<par>
<line> admin*s*ra*ivas da Prefei*ur* de T*resina, além </line>
<line> d* </line>
<line> Secretaria de Administr*ção (órgão da </line>
</par>
<par>
<line> *dmini*tração Dire*a *espons*vel pela Folha de P*g*mento </line>
<line> das demais Sec*e*arias), e*ceto </line>
</par>
<par>
<line> da FM*. </line>
</par>
<par>
<line> Especifi*amen**, na F*nd*ção *u**cipal de Saúde, for*m implantados os m*dulos: </line>
<line> Folha d* Pagame*to, Férias, M**imentação, Admissão, Apose*tado*ia e F*equên*ia, cu*os </line>
<line> dados e informaç*e* passaram a se* *rmazenado* de *aneira segur*, pos*i*ili**ndo a </line>
</par>
<par>
<line> i*tegração </line>
<line> dos processos de Folha *e Pagamento, </line>
<line> o*çamen*á*i*s, financeiros e *ont**ei* </line>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n.11, art. 1, p. *-18, nov. 2021 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Sist*mas de Tecno*og*as e Procedime*tos A*minist*ativos na Saúde P*bl*ca Municipal </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> emis**o de *ocument*s exigido* pelo **ibu*al de Contas do E*tado, Receita F**eral e </line>
<line> Inst*tuto Nacional de Seguridade S*cial - I*SS. </line>
<line> *pesa* dos sistem*s in*ormatizado* mencionado* acima terem sido a*quirido*, </line>
<line> impla*ta**s e estarem em fun*io**ment* para auxiliar * *estão na Fund*ção Municipal de </line>
<line> Saúd* de Ter*sina - FMS * demais órgã*s da Prefe*tura de Te*esina, princ*palm*nt* desd* o </line>
<line> ano de *011, **es n*o *te*diam a tod*s as *specificida*es e necessidades das rotinas </line>
<line> administr*tiva* da área de gestão de pessoas da *MS. </line>
<line> M***o com a implan*ação do sistema de Gestão de Recursos Humanos, observou-se </line>
</par>
<par>
<line> qu* os gestores </line>
<line> *os es*abel*c*me*tos de saúde qu* integram r*de púb**ca mun*cipal *ão a </line>
</par>
<par>
<line> t*nham acesso a simples dado* info*mações c**astrais dos servidor*s lot*dos e </line>
<line> em sua* </line>
</par>
<par>
<line> un*dades. </line>
</par>
<par>
<line> A indisponibil*dade e/ou difi*uld*de de *cesso aos dados do* s*rvidores </line>
<line> de forma </line>
</par>
<par>
<line> ins*antâ*ea e automat*zada por meio **moto fazia com que os própr**s se*vidores e g*sto*es </line>
</par>
<par>
<line> dos es*abelecime*tos de </line>
<line> saúde da *M* ao nece*si*ar, </line>
<line> por exemplo, *e su*s i*f*rm*ções </line>
</par>
<par>
<line> funci*nais ou de *ab*r </line>
<line> se *á adqu*ri*a* seus direitos ao gozo de algum benefí*io **gal, </line>
</par>
<par>
<line> *r*cisavam se dirig*r à sede da *MS para *rotocolar, fisicamente, processos para requ*rer as </line>
<line> informações * documentos desej*dos. </line>
<line> Em quai*q*er s*t*ações de necess**ade* de *nfo*mações e/ou do*ume*tos, os </line>
<line> i**eressa**s *e ausentavam do seu local de trabalho para se desloca**m à unidade </line>
<line> *dmin*strati*a central (sede *a FMS) e, con*eq*ent**ente, nes*e ínteri*, *eixavam de prestar </line>
<line> atendime*to à população enq*anto estavam resolv*ndo *s *emandas *o departamento de </line>
</par>
<par>
<line> recursos hu**n*s, infl*enci**do negati*amen*e na produtivid*** </line>
<line> e/o* qualid*de *o </line>
</par>
<par>
<line> aten*imento aos usu*rios **e procur*m pelos serviç*s no* *sta*e*eci*entos de saúde da rede </line>
<line> municipal. </line>
<line> A *mpl*nt*çã* e a util**a**o *os sistemas da pl*taforma adquiri*a, ***l*s*ve o sis*ema </line>
<line> de r*cursos humanos, con*ribuíram par* qu* houvesse maiores registros e co*troles de dados, </line>
</par>
<par>
<line> poré*, não foram sufic*e*te* para automat*zar muitas ações e *rocessos re*acion*dos área à </line>
<line> ** gestão de pess*a* da FM* que *ontinuara* *e*do realizad*s de forma m*nua* e *ís*ca nos </line>
</par>
<par>
<line> div**sos est*belecim*nt*s de saúde que *ompõem e*tru*ura * </line>
<line> organiz*cional da Fundação </line>
</par>
<par>
<line> Munic*pal de Saúd*. </line>
</par>
<par>
<line> Foi baseado n* ob*ervaçã* de que muitas r*tinas * proce*so* ai*da era* realiza**s </line>
<line> manual * fisicament* pelos servidores nos di*er*os estab*lecim*ntos d* saú*e que, em 20*7, </line>
<line> o g*stor titul*r da *iret*r*a de *e**rs*s Hum*n** da F*S idealiz** e f*i desenvolvido pelo* </line>
</par>
<par>
<line> a*alistas ** siste*as de i**ormática, um sistema *róprio da F*S capaz de </line>
<line> a*tomatizar os </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, **resina PI, v. 18, n. 11, art. 1, p. 3-18, out. 2021 </line>
<line> w*w4.**anet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. N. M. *odrigue*, O. Vendramen*to </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> processos administ**t*vos mais d*mandados pel*s servidores e *estor*s da saúde relaciona*os </line>
<line> à áre* d* ges*ão de pessoas que ainda n*o ha*iam s*do conte*plad*s pe*os si*temas </line>
<line> informati*ados adquirid*s e em *tilização. </line>
<line> Su*g*u, en*ão, o RH FMS Onl*ne, *om o propósito d* promo**r **ior eficiência, </line>
<line> pro*utividade e quali*ade a*s ser*iços prestados relaci*nado* às rotinas e procedime*tos de </line>
</par>
<par>
<line> recursos h*m*nos dispon*bil*zando, *ia </line>
<line> W*B, relató*ios, docum*ntos, dados e infor*ações </line>
</par>
<par>
<line> funcionais acess*veis *o próprio estabe*ecimento de saúde ou *e onde os ser*i*ores e g*stor*s </line>
<line> estive*em par* que eles poss*m execu*ar suas a*ividades sem nece*sita* se des*ocarem ao </line>
<line> Depart*mento de Recur**s Humanos na sede d* FMS. </line>
<line> O sistema RH FMS ONL*NE di*põe *e vinte funcionalidades implantadas e/ou em </line>
<line> desenvolvimento e im*lantaç*o relaci*n*das aos principais proc*di*entos a*minist*ativo* d* </line>
<line> área de **cursos human*s da FMS, qu* e*tão desc*itas abaixo em *uadro comparativo com ** </line>
<line> ou*ro* sistemas de re**rsos humanos u*ilizad*s pe*a FMS co*o forma sucinta e objetiv* de </line>
</par>
<par>
<line> m*lhor *o*hecê-*o* e c*mpreender suas *aracterísticas, benefíc**s e *ontribui*ões pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> m*lhoria dos ser*iços p*estado* e o a*ment* da eficiênc*a e *ualidade. </line>
</par>
<par>
<line> *UA*DRO 1 - RH F*S ON LINE *ompar*do a*s outros Sis*ema* de Re*u*sos </line>
</par>
<par>
<line> Humanos da FMS </line>
</par>
<par>
<line> FUNCIONALI D*DES </line>
<line> OUTROS SISTEMAS </line>
<line> R* FMS *N LINE </line>
<line> BENEFÍC*OS GERADOS </line>
</par>
<par>
<line> DASHBOARD (Pain*l d* Controle) </line>
<line> Não dispõem *e um painel de contr*le dos indicadore* </line>
<line> A*resenta um da*hb*ard com os ind*ca*ores de pesso*l </line>
<line> *ce*so f*c** a i*dicado*es qu* permite monitorá-los e tomar d*ci*ões rápid*s </line>
</par>
<par>
<line> R*LATÓRIOS BI </line>
<line> Não ger** *e**tóri*s *ráfico*, ne*essit*ndo-s* abrir várias **la* pa** ac*ssar cada ind*cado* se*arada*ente </line>
<line> Gera relatório* "Business *nteligency - BI", *onforme necessid*de do ges*or </line>
<line> A*ton*mia do gestor para gerar os relatórios *ue precisa acessando uma só tela. *ácil *s*bilidade. </line>
</par>
<par>
<line> AL*RTA </line>
<line> Não *ermit*m usa* aplicativ** de mensagens e e-mails *omo canal de co*unicaçã* </line>
<line> Possibilita o uso d* aplicativos de mensagens (wh*tsapp, In*t*g*an e outros) * e-ma*ls pe*o e com o sist*ma </line>
<line> Multic*n*is de comunicação *om o sistema p*ra inf*rmar instantan*ament* si*u*çõ*s so**e **rvidores, tomad*s de decisões e a*ualiza*ão de d ad * s </line>
</par>
<par>
<line> **TIFICAÇÕES </line>
<line> Necessita qu* o gestor de cada estabel*cimen*o d* saúde se dirija ao RH da sede da FMS para atualizar dados ou *n*ormar sit*açõ*s do* servi*o*es </line>
<line> *ermite *o próprio gestor de cada *sta*elec**ento de saú*e reg*str*r si*uações funcio*ais de cada servido* </line>
<line> A*ualização instantânea dos *ados cadast*ais e fun*i**ais do *ervi*or. O gestor de RH da s*de da **S confer* * *alida os dad*s e i*formações. </line>
</par>
<par>
<line> D*DOS FUNCIONAIS </line>
<line> Nec*ssita-se acessar duas ou m*is telas, pois os dad*s *o cargo ficam em tela dife*ente daquela qu* </line>
<line> Apre*ent* todos o* dados do servid*r em uma tela acessada via W** p*l* p*óprio gesto* em se* </line>
<line> **ita a*senteís*o e cust*s de te*po e f*nanc*i*o, po*s nã* há mais necessidade de se </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina, v. 18, n.11, art. 1, p. 3-18, nov. **21 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Sistemas de Tecnologias e Pro*e*ime*tos Administrativos na Saúde *ública Muni*ipal </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> cont*m o* *ados do *ervidor * som*nte *or funcion*ri*s do RH da sede d* *MS </line>
<line> estabelecim*nto de saúde ou onde estiver </line>
<line> desl*car até ao *H da sede da FMS </line>
</par>
<par>
<line> AFASTAM*N TOS </line>
<line> *r***sa acessar os Módul*s Movime*tação e H*stórico F*nc*onal; não *ossi*ilita que o gest*r de um estabelecimento *aça um *iltro s* da *ni*ade. Pr*cisa *o apoi* de um técnico par* acessar re*a*órios. </line>
<line> consolida as **formações de afastamentos; possibil**a qu* o gestor de *m e**abeleciment* faça um **ltro só da unidade. Acessad*s **lo própri* gestor co*tendo rela*ó*ios conforme com os dados desejados. </line>
<line> Au*onomia do gestor para ace*sar d*dos e inf***açõe* necessários, exclui dependê*cia de *écnicos especializados; evita desl*camentos ao RH da sede *a FMS </line>
</par>
<par>
<line> FÉR**S </line>
<line> Lançadas por um ser*idor do RH d* se*e da FMS a partir dos documentos físico* c**tendo no*es e ass*n**ura* dos servid*res e*viadas por cada estabelecim*nto de sa*de; **o o*erece *pções de meses de gozo; há uma t*la que most** o p*ríodo aq*isitivo e outr* o de go*o; m*stra todo* o* servidor*s *a *MS, não sepa*ando por estabelecime**o </line>
<line> O p*óprio servidor consult* se*s períodos **u*sit**o* e goz*, age*da sua* f*rias com três opções de *eses; permi*e ao *e*tor de cad* esta*elecimento *erificar * validar o ag*nd*mento e acompanhar os perío*os aquis**ivos e gozo em u*a *ó tela; a validação fina* de cada e**abelecimento d* saúde é feita pelo RH da sede da FMS. </line>
<line> f*cilita o p*aneja**nto e con*role de *esso*l ** férias e seus sub*titu*os; e*ita * perda de tem*o *a*a cada servidor reg*strar ** l*sta impressa seu mês de férias e sua assinatura; evit* deslocame*to d* gestor até a sed* d* FMS **ra *n*regar * lista assinada pelos serv*dores e a utilização de um servi*or do R* da sede pa*a **n*ar *s *a*os no sistema. </line>
</par>
<par>
<line> TRANSFERÊ* *IA </line>
<line> P*rmite *o RH da se*e da FMS sab*r em qua* estab*lecimento de s*úde o servidor está regis*rado, por*m não c*nsta em que unidad* interna ele e*tá lot*d* </line>
<line> O gest*r de ***a estabelecim*nto de saúde *em acesso a* histórico de servid*r (saber s* está ced*do, à disposição, tr*nsferido) por unidade de *ota*ão. Apresenta * hist*rico de mo*im*nt*çõ*s do servidor. </line>
<line> O gestor de cad* estabe*ecimento d* saúde te* facilidade *e acesso aos *ados e controle do serv*dor por unidade *e lot*ção. </line>
</par>
<par>
<line> SUBSTI*UI ÇÕES </line>
<line> Não di*ponív*l pel*s sistemas **terio*es. </line>
<line> Permite * gestão s*be* *ue serv*dores pe*tencem ao *uadro de pessoa* *e cada estabelecime**o de saúde e quais deles não frequ*ntam *u não ir*o compar*cer ao t*ab**ho no(s) *ês(es) subsequ*n*e(s) *or **tivos justificados e/*u l*gais; Per*ite que c*da estabe*ecimento *e saúde solicite, eletronicamente, apenas * quantid**e de servidores su*st*tutos nece*sária pa*a supri* as au*ências ou insuf*ciê**ias i*ent*fi*adas **eviamente. </line>
<line> Possibili** a gestão realizar plan*jamento e *ontr**e de p*ssoal p** Uni*ade/Setor de cada estabele**mento de saúde, ev*tan*o, al*m da *alta ou excesso de servidores para a *restação d** serviços, o a*mento **sn*ce***rio das des*esa* com pessoal da Folh* d* Pagamento. </line>
</par>
<par>
<line> GRUPOS/ EQ**PES </line>
<line> *unci**alida*e não ex*s*ente </line>
<line> permite manter o víncu** ori*inal do servidor com o seu estabele**me*to *e saúd* na FM* e *ss**iá-lo ao re*is*ro p*ovisó*io *m </line>
<line> Possibi*i*a a ges*ão mo*itorar os serv**ores, sabe*do onde ele* estão exec*tando suas at*vidade* e frequências, </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, T*resina PI, v. 18, n. 11, art. 1, p. *-18, out. 2021 </line>
<line> w**4.fsanet.com.br/***ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. N. M. Rodrigues, *. Vendram*ntto </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> instit**ção parce*r* e* q*e reali*a *uas ati*i*ades </line>
<line> e *onti*uar realizando os *egi**ros e e*olução funci*nais deles. </line>
</par>
<par>
<line> PRONTUÁRIO ELETRÔ*ICO </line>
<line> Funcionalidade não *ti*izada </line>
<line> Constam os dad*s clínic** (hist**ico) de cada se*vidor reg*str*dos pel* médico do tra*alh* da FM* </line>
<line> *e*essário *uan*o se p*ecisa fazer re*daptação e lotação do servid*r em *ova f*nção ou *argo conforme s*u estado d* saúde </line>
</par>
<par>
<line> *TESTADO DE *AÚDE OCUPA**ON*L - *SO </line>
<line> A f*ncionali*a*e ex*ste, m*s não é ut*l*zada p*is p*ecisa ser adaptada à re*lidade d* FMS </line>
<line> Adaptada à real*dade da FM*, o *édico emite o ASO **sea*o no* registros *o Pr*ntuár*o Eletrônico. Ess*s duas funcionalidades estão i*terligadas. Os dad*s são criptografados para garantir a segurança </line>
<line> F*m dos *rquiva*entos de pron*uá*ios físicos evitan*o cust*s de pessoal, espaço fís**o, móv*is, trabalho man*al; gera maior s*g*rança d*s dados e manuseio *pen*s pelo profission*l médic*. </line>
</par>
<par>
<line> CONTRACHE QUE S </line>
<line> O servidor tem aces*o aos documen*** funciona*s qu* necessita e *isualiza um contrac*e**e por ca*a vez q** entra no *istema. Nã* há in**gra*ão com o SE*. </line>
<line> O s**vidor tem acesso via W*B a to*os os seus contracheq*es, Ficha *inance*ra e *omprovante de rendi**nt* para IRRF. Portal integrado ao SEI para o servidor solicitar todo* os documentos *uncionais que ele prec*sar e abrir *rocesso admini*tra*iv*. </line>
<line> Não há neces*idade do servidor se dirigir ao RH da sede da FMS. </line>
</par>
<par>
<line> *UTAÇÕES </line>
<line> O acesso é feito por um serv**or do RH da sede ** FMS **e i*prime e *isponibiliza ao* se*vido**s m*diante sol*citação **évia *tra*é* d* pro*es*o físi*o </line>
<line> O *r*prio s*rvidor interessado tem acesso vi* WEB aos docu*entos </line>
<line> N*o há necessi*ade do ser*idor se dirigir ao RH da sede d* FM*. </line>
</par>
<par>
<line> MAPA DE TEMPO D* SER*IÇO </line>
<line> *ã* at**de às nec*ss*dades da F*S e nem à* exigênc*as do IPMT, INS* e TCE-PI. </line>
<line> A*ende às n*c*ssidades da F*S e às exigência* do IPM*, *NSS e TCE-PI. </line>
<line> *edução *o tempo de análise de proce*s*s *e apose*taria e pe*sões; fim das incons**tê*cias o* fa*t*s de dados; </line>
</par>
<par>
<line> FOLHA D* PA*AMENT* *ES </line>
<line> O s*st*ma info*matizado de *ecu**os humanos implan*ado em 2011, ou *eja, e* sub**ituição ao P*S, não per*i*e a *igração *os *a*os das F*lhas de p*gament*s, nã* atende*do, portanto, uma necessidade de ge*tão *a FMS. </line>
<line> Permi*e mig*ar *s *olhas d* P*ga*ento* anter*ores ao ano de 2011 hospedadas no antigo e ultrapassado sist*m* infor*atizado *e recursos h*manos PE*, cujos dados são fundamentais **ra a ges*ão e par* compor pro***s*s judic*ais e também *e apos*ntadorias e de *ensões. </line>
<line> En*erra-se a dependência * um único t*c*ico especializado; acess* fácil e ráp*do ao* dados antigos; maior segu*ança * pro*eç*o dos dados; maior agilidade nas respostas * process** ju*iciais, de aposen*adori*s e pensões. </line>
</par>
<par>
<line> *ICHA D* S*RVIDOR </line>
<line> Disponibil*zada *elo RH da *ede d* FMS *u pela Intrane* </line>
<line> *ces*ad* pel* própr*o ser*id*r vi* WEB </line>
<line> N*o há necessidade do se**idor se dirigir ao RH d* sede d* FMS p*gar esse do**mento ne*ess*r** para *brir proc*s*o **sico r*quer**do a*go. </line>
</par>
<par>
<line> C*DASTRO DE USUÁRI* POR LOCAL *E </line>
<line> Não pe*m*te/cons*a o r*gistro d* s*tor de lotaç** do servid*r *en*ro d* uma </line>
<line> Permite que o servidor se*a *ad*st*ado/lo*ado por u*ida*e/setor em cada </line>
<line> Id*ntifica* cada ser*idor lotado p*r uni*ad* e estabelecimen*o de saúde </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**esi*a, v. 18, n.11, art. 1, p. 3-18, nov. 2021 </line>
<line> w*w4.**anet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Sistemas de *ecn**ogias e Procedime*tos Administrat*vos na Saúde Pú*lica Munic*pal </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> *RABAL** E HIERARQ*IA DE FUNÇÕES </line>
<line> un*dad* do estabe*eci**nto ** saúde </line>
<line> estabeleci*ento de *aúd* </line>
<line> evitand* que ha*a *uncion****s "fantasmas" e c*stos des*eces*á*ios de p**soal. </line>
</par>
<par>
<line> R*LATÓRIO* PRÉ- CONFIGURA DOS </line>
<line> Pré definidos pelos des*nvolve*ore*, po**m *em as especificida*e* da FMS e acessível diretamente no computador hospedeiro ou via intran*t por *é*n*cos da T* * a*guns ser*id*re* d* R* da sede da F*S capacitados para utilizarem </line>
<line> Desenvolvidos co*forme n*c*ssidades e especificid*des da gestão *a FM* * a*essíveis v*a in*ernet. </line>
<line> Acaba a **pend*n*ia de solicitar d**o* e *elat*rios ao RH da sede d* FMS; ge*a relatórios *om i*dicador*s padrõ*s de pessoa*, permit*ndo aos g*stores realizarem planejame*to, or*anização e co*t**le de p*ssoal nos estabe*ecimentos de *aúde. </line>
</par>
<par>
<line> TRANSPARÊN CIA DE ES*ALA* </line>
<line> Funcionalidade *ão e*is*ente </line>
<line> Per*ite registrar o *ia, horári*, es*abe*ecimento *e s*úd*, nome do servidor subst*tuí*o, nom* e matrí*u*a do servidor substituto e*itando s*br*posi*ã* de substituiçõ*s pelo mes*o servidor. </line>
<line> Evi*a que *m profissional este*a em mais de uma *scala no mes*o dia e h*rário no mesmo es*abelec*ment* de saúde *u e* outr*. Possibilita ***or controle * reduç*o das de*pesas com p*ssoal. </line>
</par>
<par>
<line> Analisando o Q*adro *, pode-** evidenci*r vár*os </line>
<line> benefícios proporci*nad*s aos </line>
</par>
<par>
<line> serv*d*res e g*sto*e* do* estab*lecimentos de sa*d* e, por extensão, aos *suári*s dos serviços </line>
</par>
<par>
<line> de saúde p*bli*a municip*l de Te*esina-P*auí, a parti* da utiliz*ção do RH F*S ONLINE </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sua* funcionalidades pelo fato *esse nov* si*tema ter sido *dealizado e de*envolvido por </line>
<line> servidores técnicos efetivos pe*tencentes ao Departament* de Recursos Humanos da FM* e </line>
</par>
<par>
<line> profundo conhecedores *as especifici*a*es dos proce*i**ntos </line>
<line> administrativo* da área </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> recursos humano* e *as d**andas ap*ese*tadas di*riamente pelos exe*utores e usuá*io* dos </line>
<line> **rvi*o*. </line>
<line> 5 *O***DERAÇÕES FIN**S </line>
<line> O est*d* revela que, com * implan*ação * a utilizaç*o *e u* *i*tema dese*volvido a </line>
<line> *a*t*r das *arên*ia* dos ou*os sist*mas d* *ecu*sos humanos e da id**t*fi**ção de neces*id*de </line>
<line> d* *pe**eiçoamento dos *étodos de exe*u*ão *as pr*nc*pai* rotinas e proce*imen*os </line>
<line> adm*n*s*ra*ivos relaci*nados à área de gestão de pess*as, e*tá havendo gan*o de e*iciência na </line>
</par>
<par>
<line> prestação dos servi*os pel*s servid*re* e </line>
<line> gestores dos estabel*ci*entos de saúde que </line>
</par>
<par>
<line> in*egram a estru*ura organizacional da *MS em Te*e*ina. </line>
</par>
<par>
<line> As funcionalida*es do novo sis*e*a pro*orcionam bene*ícios a** gest*re* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> servido*es, *ois e*t*o as*oc*adas ao aperfei*o*me**o das rot**as o* *rocedimentos </line>
</par>
<par>
<line> *dminist*at**os, perm*tindo *acili*ade de </line>
<line> acesso a todas as informações e </line>
<line> documentos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*si*a PI, *. **, n. 11, ar*. 1, p. 3-18, out. 2021 </line>
<line> www4.*s**et.co*.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. M. Ro*rigues, O. *endramentto </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> necessár*o* p*ra *ealizarem *eus serviços, via web, n* *róp*i* esta*elec*mento d* saúde *m </line>
<line> que trabalham, sem necess*t*r se des*ocar*m à sede da F*S, co*tri*uin*o para o aumen*o d* </line>
<line> pro*utividad*. </line>
</par>
<par>
<line> As muda*ça* ocorridas com * </line>
<line> implantação e a *tilização do ** FMS ONLINE </line>
</par>
<par>
<line> al*ançam positivamente </line>
<line> os usuários dos serviços de sa**e pública municipal, pois </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *ervi*or*s e gestor*s não precisam m*is se ausent*r dos seus </line>
<line> est*belecimentos de saúde </line>
</par>
<par>
<line> duran*e os horá*ios d* trabalho para provide*ciarem inform**ões e docu*ent** na sede </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> F**. </line>
</par>
<par>
<line> A pesquisa se limit*u a fazer um d*agnó*tico, *asea*o nos aspecto* d*s*rit*vos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> qualitativos, </line>
<line> *as atu*is funcion*lidades do si*tema in*ormatizado de r*curso* *umanos </line>
</par>
<par>
<line> implantado em </line>
<line> 2011 * *os *rincip*is *roced*mentos administrati*os da área de gestão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pe*soa* mais *emanda*os pelos servidores e ges*or*s *a *MS, resultando na criação do </line>
<line> sistema *H FMS *N*INE que p*ssou * ser desenvolvido e p*ulatin*mente operado a parti* </line>
<line> d* an* *e 2017. </line>
<line> O e*tudo não cont*mplou aspectos q**ntitativos que pu**s*em evidenciar, também </line>
<line> através de númer*s, o ganho de *ficiência pro*orcionado pelo *pe*feiçoamen*o dos pro*essos </line>
<line> *dminist*a**vos * desenvolvimento *o RH *MS ONLINE e sua f**cionalidade pelo fato dos </line>
</par>
<par>
<line> *ado* **sse si*t*ma estar em constru*ão a ca*a proc*dimento administrativo realizado </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> demanda atendida. </line>
</par>
<par>
<line> Em razão da rele**ncia dos benefíci*s * servidore*, gestores e usuá*io* dos *er*iços de </line>
</par>
<par>
<line> saúd* apresent*dos neste *studo e dev*do à c*rência </line>
<line> de dados *ue comprovem, através </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> números, a eficiênc*a p*opo*cionada pelo aper*eiç**men*o dos procedim*ntos *dministrativo* </line>
<line> e cria*ão do sistema RH FMS ONLI**, suge*e-se a r*alização *e um e*tudo qu*ntitativo </line>
<line> sobre o mesmo **jeto p*squisado. </line>
<line> REFERÊNCI*S </line>
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<line> 17 </line>
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</par>
<par>
<line> *) conc*pção e planejamen*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) aná*is* e interpreta*ão *os dado*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabo*ação do *ascunh* ou n* revisão crítica do cont*údo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*ticipação n* aprovação da ver*ão fina* d* *anuscr*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T***si*a, v. *8, n.11, art. 1, p. 3-18, *ov. 2*21 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
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