<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 11, art. 1, p. 3-18, nov. *0*1
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2021.1*.11.1
</line>
</par><par>
<line>
Sis*emas de Tecnologias e Procedime*t*s Adminis*ra*ivos n* *aúde Pública M**icipal
</line>
<line>
Tech*ology Syste*s and *d*inistrat*ve Procedure* *n Mun*cipal Pub*ic H*alth
</line>
</par><par>
<line>
R*i*undo No*ato Moura Rodrigues
</line>
<line>
*ou*orado em Engenh***a da Produ*ão pela Univers*dade Paul*sta
</line>
<line>
Mestre e* Economia pela Un*ve*sidade Federal *o Ceará
</line>
<line>
E-m*il: *onatomo**a@gmail.*om
</line>
<line>
*duvaldo Ven*r**etto
</line>
<line>
Dou*or em Engenharia *e*a Univers*dade de São P*ulo
</line>
<line>
E-mail: vendram*tto@*ocente.unip.b*
</line>
</par><par>
<line>
End*re*o: Rai*undo Nona*o M*u*a Rodrigu*s
</line>
</par><par>
<line>
Ce*tro Universit*rio Santo Agostinho, Av. Prof. Val*er
</line>
<line>
Editor-Chefe: *r. *o*n* Ke*ley d* Ale**ar
</line>
</par><par>
<line>
Alencar, 665 - Sã* P*dro, T*resina - PI, 6*019-625.
</line>
<line>
R**r*gues
</line>
</par><par>
<line>
Brasil
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Od*valdo *e*drametto
</line>
<line>
**t*go r*cebido e* 04/11/2021. Ú**ima
</line>
<line>
vers*o
</line>
</par><par>
<line>
Unive*sidade Pa*list*, Vice-Reit*ria de Pó*-Gradu*ção e
</line>
<line>
rece**da em 16/11/*021. Aprovado e* 17/1*/2*21.
</line>
</par><par>
<line>
Pesquisa, Icet Ins*i*uto de C*ências **atas e *ecnológicas
</line>
</par><par>
<line>
Bacelar. *ua Bac**ar, 1212 - 4º andar, Mirandóp*lis
</line>
<line>
Aval*ado pelo sistema Triple R*view: D*s* Review a)
</line>
</par><par>
</page><line>
0*026-002 - Sã* Pau*o, *P - Br*sil
</line>
<line>
pelo Edit*r-Chefe; e b) Double Blin* Review
</line>
<line>
(av*lia*ã* cega p*r dois avaliadores d* área).
</line>
<line>
Revis*o: G**matica*, Norma*iva e d* F*rmat*ção
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. N. M. Rodrigues, *. Ven*ramentto
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
Trata-se de um es*u** so*re sistem*s de tecnolo*ias * procedimen*os adminis*rativos da área
</line>
</par><par>
<line>
de gestão de p*ss*as *o setor de saúde pública no mu*icípi* de T*resina-Piauí, com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
objetiv*
</line>
<line>
de avaliar * efi*iência
</line>
<line>
da* suas funcionalidades
</line>
<line>
e opera*ões. É uma p**quisa
</line>
</par><par>
<line>
descritiva e qualitati*a, **jo* dados e i**orm*çõ*s **ram colet*dos
</line>
<line>
no *epartam*nto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Recur*o* Humano* da Fundação Municipal de *a*d* - FMS. Como ins*rumentos de col*t* *e
</line>
</par><par>
<line>
*a**s, fez-se uso da *bservação direta, *ná*ise d*cumenta* e entrevi*tas.
</line>
<line>
A in*estigação
</line>
</par><par>
<line>
identifica e descreve as fu**ionalidades do* sistemas e a operacional*z*ção dos p*incipais
</line>
</par><par>
<line>
*r*c*dimentos
</line>
<line>
administrativos da *rea de pe*s*al. Os resultados do e*tudo
</line>
<line>
ap*n*am que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sistema adquirid* e em *peração na *MS *esde 2011 a*resenta ca*ências *e *un**ona*i*a**s
</line>
<line>
opera*ion*i* * ger*nci*i*; que i*port*ntes proce*i**ntos ad*inist*ativos **n*inuaram se*do
</line>
</par><par>
<line>
realizados de forma ma*ual, comprometendo a eficiência do* serviços realizados
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
se*vidores gestores dos estabeleci*entos *
</line>
<line>
de saúde; e que essas co*dições mo*iva*am
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cr*a*ão do *H FMS ONLINE, sistema pr**rio
</line>
<line>
*omposto de *uncionalida*es desenvolvidas,
</line>
</par><par>
<line>
baseadas nas especi**cidades da área de *estão de pessoas da F*S, que s*pre as lacunas e os
</line>
<line>
*roblemas identificados torn*ndo os p*oce*imentos administrati*os mais *ficientes.
</line>
<line>
*alavras ch*ves: G*stão. *aúde. T*cnologia. Pessoas. Efic*ência.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The *re*ent academic *ork discourses abou*
</line>
<line>
the tecnolo*y sistems as we*l as
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
admini*trative procedure* *n the
</line>
<line>
personn*l management *rea of the Public Heal*h *ector *n
</line>
</par><par>
<line>
*he municipality of Te*esina, Pia*í. Aiming to evalua*e th* e**iciecy of its fe*tures *nd
</line>
<line>
operat*ons. Mak*ng use of a descriptive *nd *u*lit*tive rese*rch whose data an* in*orma*ion
</line>
</par><par>
<line>
were col*ec*ed
</line>
<line>
fr*m the Hum*n R*source Departm**t of
</line>
<line>
the M**icipal Health *o*ndation.
</line>
</par><par>
<line>
Di*ect *bs**vation, document *n*lysis and interviews ser*ed as a data c*llection ins*rument.
</line>
<line>
T*e investig*ti*n id*ntifi*s and describ*s the s*stem functionalit*, also *he *per*tionalizat*on
</line>
<line>
of th* main *d*inistrativ* p*oc*d*res i* the perso*nel secto*. The res*lts of the *tudy point
</line>
</par><par>
<line>
out that the *ystem
</line>
<line>
aqui*ed and wo*king at the MHG,which ha* *perated sin*e 2011,
</line>
<line>
sh*ws
</line>
</par><par>
<line>
lack of operational
</line>
<line>
and manageri*l function*litie*, *ls* that importan* admini***ative
</line>
</par><par>
<line>
*rocedur*s have still
</line>
<line>
been d*ne ma*u*lly com*r*mi*ing *he ef*i*iecy of services performed
</line>
</par><par>
<line>
by se*vers
</line>
<line>
and manag**s. This
</line>
<line>
situation *otivated th* cre*tion
</line>
<line>
o* *h* MHF HR ON-LI*E,
</line>
</par><par>
<line>
own syst*m formed by func*io*alities developed based o* the *eeds of *he People
</line>
</par><par>
<line>
Ma*agement ar** at the M*F. The sys*em
</line>
<line>
s ol *e s
</line>
<line>
identified problems making
</line>
<line>
*dmini**ative
</line>
</par><par>
<line>
proce*ures m*r* **f*c*ente.
</line>
</par><par>
<line>
*e*-words - *fficiency. H*alt*. Ma**gement. Peo*le. Tecnology.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *8, n.*1, a*t. 1, p. 3-18, nov. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*istemas de Tecnologi*s * Pr*ced*mentos Adm*ni*tra*i**s na Saúde Públ*c* Municipal
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Por serem essenc*ai* e *e abran*ênc*a a toda a p**ul*ç*o brasilei*a, *s serviços
</line>
<line>
públic*s de ***** são amp*a e continuamente estu*ados, avaliados e analisados no que tan**,
</line>
<line>
entre outr** f*tores, à *ualidad* do *ces*o, **endim*n*o, escut* *ualificad*, solução dos
</line>
<line>
problema* identific**os, *e*olu*ividade e encamin*amentos (F*RNAN*ES et al., 2009).
</line>
<line>
** Teresina-Pi*uí, a implant*ção das pol*tic*s d* s*to* de saúde e o gere**i*mento
</line>
</par><par>
<line>
dos seus *e**iços pú*lico* ofe*tados a*s mun**i*es aos usuá**os res**entes em outras e
</line>
</par><par>
<line>
cid*des e re*ul*dos para r*ceber
</line>
<line>
atendime*to nessa ca*ital é da com*e*ên*ia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*esponsa*ilid*de da Fundaçã* *u**cipal d* Saúde - FMS, órgão da *dmini*tra*ão indiret* da
</line>
<line>
Pre*e*tu** de Te*esina.
</line>
<line>
Para cumprir su*s at*ibuições de ge*t*ra d*s ser**ços públic*s de sa**e no m**icípio,
</line>
<line>
a *M* te* n* seu quadro de pessoa*, onze mil servido**s *as ma*s d*ver*as *specialida*es
</line>
</par><par>
<line>
*éc*icas e *dmi***trativa* e dispõe de *ma g*ande rede
</line>
<line>
própria
</line>
<line>
prestadora de serviços,
</line>
</par><par>
<line>
comp*stas *or hospitais, unidades básic*s de saúde demais esta*elecimentos de e
</line>
<line>
saúd*
</line>
</par><par>
<line>
essenci*is para atender as *em**das da p*p*lação.
</line>
</par><par>
<line>
* gestão *os servi*or*s * d* comp*tência d* Dir*t*ria d* Recursos Humano*, cuja
</line>
<line>
equipe fi*a ins**lada ** e*ifí**o sede d* F*S e gere*cia todo o quadro *e p*sso*l d*stri*uí*o
</line>
<line>
nos diversos estabelecimento* de s**d* baseada em roti*a* ou proced**entos administr*tivos
</line>
<line>
estab*lecidos e não an**isados *á m*i*o ano*, auxili*do *e*o uso de *istemas informat*zados
</line>
<line>
d* *ecurso* *uman*s adquirid*s * implant*dos no ano d* 2011.
</line>
<line>
A pes*ui*a consist* em um dia*nóst*c* d*s sistem*s informat*zado* e dos principais
</line>
<line>
procediment*s administr*ti*os u*ili*ados na FM* relac*onad*s à área de gestão de pessoas, no
</line>
</par><par>
<line>
qual *o*stam as descr*ções deles, suas f*ncion**idad*s e
</line>
<line>
operações, se*s be*efíci**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desvantagens qu* ser*em de re**rência para *laboração * implantação d*
</line>
<line>
m*lhorias que
</line>
</par><par>
<line>
*rom*v** o aperfe*çoamento das roti*as e sistem*s, res*lt*ndo *m maior produ*ivi**de,
</line>
<line>
e*iciência e qual*dade do* serv*ços pr*s**dos.
</line>
<line>
O objetivo do estudo é verificar a efici*ncia, base*da nas de*criç*es e análi*e* das
</line>
</par><par>
<line>
*uncional*dades e *pe*açõe*, *os s*stemas info*mati*ad** e dos p*i*cipais
</line>
<line>
pr*ce*imentos
</line>
</par><par>
<line>
administrativos relacionados à áre* *e *estão de p*s*oas d*mandados e utiliza*os
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
servid*res e *e*tor**
</line>
<line>
d*s estabelecime**os *e saúde qu* *n*eg*a* estrutu*a a
</line>
<line>
o*g*niz*cion*l
</line>
</par><par>
<line>
da FMS e* Teres*na.
</line>
</par><par>
</page><line>
O principal sistem* informatizad* de recur*os humanos qu* está send* utiliza*o pela
</line>
<line>
á**a de pessoal da F*S fo* adquirido * implantado no an* de 2011, sem q*e tenh* *ido
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 11, art. 1, p. 3-18, out. 2021 www4.fs**et.co*.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. N. M. Rodrigues, O. Vendrament*o
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
des*nvolvido propriamente para atende* as e*pe*ifi*ida*es das di*ersas rotinas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p**cedi***tos adm*nistrativos * *er*nciais apre*entados des*e sua entrada em *peração.
</line>
</par><par>
<line>
No perí*do de 2011 a *020, a *estão da saúde *ública em *ere*ina passou p*r duas
</line>
<line>
gran*es reformas adm*nistrat*vas *ue resultaram em mud*nças na *st**tu*a organ*za*ional da
</line>
</par><par>
<line>
FMS. E*
</line>
<line>
201*, manteve-se a Fundaç** Municipal
</line>
<line>
de Saúde e *or*m criadas a Fundação
</line>
</par><par>
<line>
Hos*itala* de Teres*na - *HT e a Secretar*a M*nicipal de Saúde - SMS. A FMS passou
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
respo*der *p*nas p**a Aten*ã* Bá*ica de Saúde; * *HT assumiu a competên*ia *ela gestão da
</line>
</par><par>
<line>
rede
</line>
<line>
hos*i*alar; e a SMS ficou resp**s*v*l por geri* * Fundo *unicipal de Sa*de, * rede
</line>
</par><par>
<line>
cre*enciada pa*ticu*ar e coordenar a FMS e FHT.
</line>
<line>
A mudança de estrutura organiz*ci*nal, o* proce*i*entos ad*in*strativos e o mode*o
</line>
<line>
de ges**o vigoraram no pe*í*do de 2*13 a 2016. Em 20*7, decidiu-s* extin*uir a Fun*ação
</line>
</par><par>
<line>
Hospitalar d* Ter*s*na - *HT e a Secret*r*a Munici*al de Saúde - SMS, ocorre*do
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
reunificação das co*pe*ênc*as, *erviços e o*erações p*odut*vas da saúde em um únic* órg*o,
</line>
<line>
a FMS.
</line>
</par><par>
<line>
Essas altera*õe*
</line>
<line>
acontece*am *em que houvesse estudos e
</line>
<line>
p*droni*ação de rotinas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
procedimentos ad*inistrativos
</line>
<line>
*u*il*ados pelo uso de s*st*mas infor*at*zados ajustad*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ca**z** de atender as novas estrutu*as e necessidad*s operacionais, possibilitand* o a*mento
</line>
<line>
da *ficiência, produtividade e qual*dade na *res*ação do* *erv*ços aos s*r*idores * us*ári*s da
</line>
<line>
saúde.
</line>
<line>
P*rtanto, *s *az*es d* investigação so*re o referido te*a devem-se às mudanças
</line>
</par><par>
<line>
ocor*i*as n* estrut*ra o*gani*acional *a FMS; aos *r*ncipais
</line>
<line>
processos administrat*vo*
</line>
</par><par>
<line>
r*lac*onados à gestão *e pessoas ain*a s*r*m r*ali*ado* *an*al e fisic*men*e; e à utilização
</line>
</par><par>
<line>
de s*stemas informatizados ** recursos
</line>
<line>
*umanos não des*nvo***dos com b*se *as
</line>
</par><par>
<line>
especificidade* da FMS.
</line>
</par><par>
<line>
2 *EFERENCIA* TEÓ*ICO
</line>
</par><par>
<line>
* Re*ública *eder*tiva do Brasil, ao i*stituir o Sistema Ún*co de Sa*de - SUS
</line>
<line>
*stabeleceu normas, re*ponsabilidades e relações e*tre União, *stados e Municípi*s, de forma
</line>
</par><par>
<line>
que *sse* ent*s
</line>
<line>
po*sam presta* *erviços de saú*e à
</line>
<line>
população, baseados
</line>
<line>
n*s
</line>
<line>
princípi** da
</line>
</par><par>
<line>
u*iversal*dade, integ*al*dade e e*uidade. *essa relação, o Gover*o Federal execu*a o pap*l **
</line>
</par><par>
<line>
co*rde*ador **s ações os municí*ios **oveem os e
</line>
<line>
atendimentos relacionado* à Atenção
</line>
</par><par>
<line>
Básica de *aúde (VARELA *t al, 2012).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, *. 1*, n.11, art. 1, p. *-18, no*. *021
</line>
<line>
ww*4.*sanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Sistemas d* T*c****gias * Procedimentos Adm*nistra*iv*s na Saúde Pública M*nici*a*
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
A partir de 1990, ano em qu* fo* criado o *is**ma Ú*ico de Saúde - SUS pela Lei *º
</line>
</par><par>
<line>
808*, t*dos os governos
</line>
<line>
brasi*eiros *êm re*orçado o
</line>
<line>
com*r*mi**o de c*nso*idar o sistema
</line>
</par><par>
<line>
cuja finalidade é propo*cion*r e garantir o *ireit* universal à sa**e c*mo dever
</line>
<line>
do Est*do.
</line>
</par><par>
<line>
Entretanto, s*o inúmeros os desafios (VIEI*A; BEN**IDES, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
Por muitos anos, a ge*t*o do* servi*os de saúde pública foi u*uária de s*stemas
</line>
<line>
tecnológic**, e executor* de ações planejadas e estabelecidas *elo Governo Federal. Todav*a,
</line>
<line>
diante de mais respons*bilidades e serviços p*estad*s e das especi*i*i***es d* cad* gestão
</line>
</par><par>
<line>
m*nicipal, torna-se essencial
</line>
<line>
que os gestores públi*os *romovam o conheciment*,
</line>
</par><par>
<line>
im*lantação, utilização e desen**lvimen** ** t*cnolo*i*s qu* auxiliem no g**enciamen*o da
</line>
<line>
saú*e (FRACO*LI; *RMEL, 2002).
</line>
<line>
O não *rotagonismo tecnológi*o por p*rt* da gestão públic* municip*l, *onfro*tado
</line>
</par><par>
<line>
com a desce*tralização do Sistema Único de Saúde *ode t*r con*equên*ia c*mo falta de a
</line>
</par><par>
<line>
*xpertis*
</line>
<line>
pa*a planejar, desenvol*er e avaliar
</line>
<line>
políticas de *aúd*, *ornando-se u* mot*vo de
</line>
</par><par>
<line>
*re*c*p*ção *o *ue diz respei*o à competênc** geren*ial **ra implanta*
</line>
<line>
sistema
</line>
</par><par>
<line>
r*gionalizado, hi*rarqui*ado e p*rticipativo (FRACOLLI; ERME*, 2**2).
</line>
</par><par>
<line>
A perman*nte re*lização *e dia*n*stico e geração de alternati*as ** *perfeiçoamento
</line>
</par><par>
<line>
dos *erviços, como conseq*ê*cia
</line>
<line>
da de*centra*izaçã* d* *is*ema de sa*de, tem c*mo foco a
</line>
</par><par>
<line>
melh*ria d*
</line>
<line>
**iciênc*a e eficácia do aten*imento
</line>
<line>
p*estado aos usuá*ios at*n**mento e
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
metas *eterm*n*das ao setor, em o*ediênc*a tanto ao* princípios da uni*ersalização do acesso
</line>
</par><par>
<line>
à saú*e preventiva e curativa qua*to aos impactos *obre a q*alidad*
</line>
<line>
de v*da da populaçã*.
</line>
</par><par>
<line>
(FONS*C*; FERREIR*, 2009)
</line>
</par><par>
<line>
É interesse da so*i*dade e r*spon*ab*lidade dos gesto*es, diante das restr*ções
</line>
</par><par>
<line>
o*çamentá*ia*, fazer o sistema operar *om plena
</line>
<line>
*fici*n*ia, ou sej*, a gest*o de*e
</line>
</par><par>
<line>
proporcionar a melho* r*la*ão entrad*/saíd*, ou sej*, a transformação dos insu*os
</line>
<line>
(*ecnologia, p*s*oas e *apital) *m p*odu*os e serviços, respe*tando os parâmetr*s técnicos,
</line>
<line>
rec*rsos disponívei* e particulari*a*es regionais (FO*SECA; FERREI*A, 20*9).
</line>
</par><par>
<line>
Pode-se en*ende* *ue a eficiência é capacid*de ou habil*dade d* *so ad*quado dos a
</line>
<line>
rec*rsos disponív*is para atingir o resultado desej*do. Nesse viés, a e*iciência pode ser
</line>
</par><par>
<line>
compreendida
</line>
<line>
como uma medi** de c**acidade tanto dos
</line>
<line>
agen*es **anto *os
</line>
<line>
processos
</line>
</par><par>
<line>
utilizados para alcançar da melhor maneira os
</line>
<line>
propósi*os *l*nej*dos (FONSECA;
</line>
</par><par>
<line>
FE*R*IRA, 2009).
</line>
</par><par>
</page><line>
Q*and* o assunto é eficiência, não se pode *eixar de citar o nome de Vilfre*o Pare*o,
</line>
<line>
*c*nomista it*li*no e estudioso do te*a, que, entre s**s contri*u*ções, verif*cou s* *averia a
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a PI, v. 18, n. 11, art. 1, p. 3-18, out. 2*21 w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. N. *. Rodr*gues, O. V*ndrame*tto
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
possibilidade de um sistema ser melhorado sem comprometer o bom *uncionamento de ou*ro
</line>
<line>
(CAME*O; F*ANCA F*L**, 20*7; RO*RIGUES, 2007).
</line>
<line>
Consegue-se eficiênc*a ao s* usar menos *ecu*so* p*ra resultar em mais produtos.
</line>
<line>
*uan*o *s s*ídas **re* maiores em re*ação ** entrad*s, mais el*va*o é o gr*u de eficiência
</line>
</par><par>
<line>
do proc*s** de produção, ou se*a, qu*ndo se cheg* nesse nível de relação en*on*ra-*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
combinação ideal en*re recurs*s utilizad*s e resultados esperados (SILVA; *RISÓ*TOMO,
</line>
<line>
2*19; S*ARES, 2019).
</line>
<line>
Pod*-*e dizer q*e a e*iciência foca *o rendimento má*imo e na reduç*o de rec*rsos
</line>
<line>
emp**gados, e qu* ela é conseguida qua*do se *ti*g* a mai*r p*odutividade com o *enor
</line>
</par><par>
<line>
nú**ro
</line>
<line>
de *alhas, e**rgia consumida, *em*o ga*to * meno* uti*iza*ão dos dem*is r*cursos
</line>
</par><par>
<line>
usados *o pr*cesso produti*o (B*HRER; COMUNELO; G*DARTH, 201*; PEÑA, 2008;
</line>
<line>
ROD*I*UES, 2017).
</line>
<line>
Faz-se *ecessário que os ge*tores *úblicos compre*ndam e atendam as dem**das da
</line>
</par><par>
<line>
p*pula**o e adotem e*trat*gia* que po*sibilitem * uti*iza*ão adequada
</line>
<line>
dos recu*s*s e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ese**olvi*en*o pe*manente da *oci*dade, p**s o pro*ósito da ges*ão púb*ica é *r**over o
</line>
<line>
bem-estar d** *idad*os e cidad** com a corre*a utilização dos re*ursos *úb*i*os (ALON*O;
</line>
<line>
**IFTON; DÍA*FUENTES, 2*15; MOTTA, 20*3).
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
<line>
Nesta invest*gação, *tilizou-s* *ma abo*da*em qualitativa par* a col*ta e a*álise de
</line>
<line>
dado* e i*formações (Lakato*; Marconi, 2010) que f**am coletados por me*o de inst*ument*s
</line>
<line>
específ*cos e analisado* seguindo a orie**ação da técnic* de es*u** de c*s* (Y**, 200*).
</line>
<line>
É um* **squisa descriti*a, cujos dados e informaç**s foram extraíd*s de document*s
</line>
<line>
e relató*ios ins*itucionais *o Departamento de Recurs*s Humanos da F**dação Municipal de
</line>
</par><par>
<line>
Saú*e - FMS, caracterizando-se t*mbé*, *omo uma *esquisa exploratór*a com
</line>
<line>
vieses
</line>
</par><par>
<line>
explicativ*s e nuances prop*sit*vas.
</line>
</par><par>
<line>
Tra*a-se de uma inves*i**ção de caso ú*ico, contemplando a id*ntificação, descrições
</line>
</par><par>
<line>
e análises das funcional*d*des dos sistema* informatiza**s * da*
</line>
<line>
prin**pais rotinas ou
</line>
</par><par>
<line>
proce*im*ntos administrativos da á*ea de *estão de Pes*oas da F*n*ação Municipal de Saúde
</line>
<line>
- FMS, no *er*odo de 2011 a 2*20.
</line>
</par><par>
<line>
*o*o instrum*ntos de colet* *e dado*, *e*-se
</line>
<line>
uso da obse*vação direta, consulta
</line>
</par><par>
<line>
do*u*ent*l e ent**vistas com
</line>
<line>
os responsáveis pel* ope*ação, m*nute*ção e g**t*o dos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n.11, art. 1, p. 3-18, *o*. 2021
</line>
<line>
www4.*sanet.*o*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*istemas d* Tecnologia* e Procedi*entos Adm*nistrativos na Saúde *úbl*** *unicipa*
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
sistemas pa*a ex*ra*r dados e informações *e pess**l, de produção e de tecnologia *a
</line>
<line>
informação da FMS.
</line>
<line>
A anál**e dos da*os e inf**m*ç*es coletados *obre os p*ocedi*e*to* a*ministr**ivos e
</line>
<line>
os sistem*s t*cnológi*os auxiliares está relacion*da a*s indi*a*or*s de qualidade e
</line>
</par><par>
<line>
p*o*utividade *ue apresente* *ficiên*ia dos si***mas utilizad*s * *per**ões *ealizadas a
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
ár*a d* gestão de pe*soas.
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTA*OS E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
Entre os an** de 1997 * 2*11, a *un*ação Municipal de Saúde - FMS d* município
</line>
</par><par>
<line>
de Teresina-Piauí uti*i*ava dois s*stemas inf*rmatizados de *estão
</line>
<line>
de pes**as que operavam
</line>
</par><par>
<line>
*em interligação *nt*e ele*. O primeiro sistema foi denomi*a*o de "PES FOLHA", cuja
</line>
<line>
finalidade era o pro*essam*nto da Folha de *a**mento; e o outro *is*ema fo* *e*ominado d*
</line>
<line>
"PES AGEN*E", utilizad* para ar**zen*r *nformações c*das*ra*s como admissão, fér**s,
</line>
<line>
afastamentos, de*ligamentos, prog*essão e promo*ão func*on*l.
</line>
<line>
Esses sist*mas f*ram desenvolvid*s p*r técnicos alheios aos quadr*s de pes*oal da
</line>
</par><par>
<line>
FMS não e
</line>
<line>
eram customizados para atende* às *sp*cificidades da Fundação Municipal
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Saúd*, além de uti*izarem **a linguagem proprietária *a M*crosoft Visua* F*xPro *ri*ntada
</line>
<line>
a ob*etos e e*entos, sendo i*o*ador na ép**a, mas *ão permiti* trabalhar *m *ede na *unç*o
</line>
<line>
cliente/servid*r.
</line>
</par><par>
<line>
Para ilus*rar a caract*rís*ica descrita acima, pode-se citar que as in*orm*ções sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tipo de vínculo, histórico funci*nal e fich* f*nanceir* d*s servid*res eram grav*das em
</line>
</par><par>
<line>
arqu**os fácil * c*rriq*eiramente co*rompidos, não *xistind* um gerenciamento da Base
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ados separada da a*lic*çã*, ou seja, do manuseame*to diár*o d*s d*do*, colocando em risco
</line>
<line>
sua segur*n*a e "*ackup".
</line>
</par><par>
<line>
Ou*ras desvantagens dos s*ste*as e*a * falta de inte*li*ação ent*e eles e **nda
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
dep*n*ência da FMS *os técnicos que os des**volveram qu*ndo se fazia ne*essár*a qu*lquer
</line>
</par><par>
<line>
operação, por mais si*p*es que *ude*se parecer. Ess* dep*ndência
</line>
<line>
era d*sfavo**vel *o***
</line>
</par><par>
</page><line>
todo* os a*p*ctos, *omo o operacional * o fina*ceiro, pois a cada melhoria que se fizesse
</line>
<line>
nec*ssár*a i*plicava custo f*nancei*o para q*e o s*st*ma fosse aperfeiçoa*o aten*endo à nova
</line>
<line>
demanda operacional.
</line>
<line>
Para de*onstrar essa fragilidade, pode-*e exe**lificar que face à necessidade *e se
</line>
<line>
fazer a projeção e impactos financeiros da Folh* de Pessoal era *ecess*rio *ecor**r a*s
</line>
<line>
Re*. *SA, Teres*na PI, v. 18, n. *1, art. 1, p. 3-18, out. 2021 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. N. M. Rodrigu*s, O. Vendramen**o
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
p*ofissionais t*cnicos que desenvolveram os sist*mas, po** somente el*s det*nham o*
</line>
<line>
*onhe*imentos de program*ção e sabiam d*s particularidades dos siste***.
</line>
<line>
Os processo* * procedimentos manuais da *o*ha de P*gamento, *la*ejamento,
</line>
<line>
execução orça*entária e contabilidade não eram *ntegrado* e os r**istros das desp*sas
</line>
<line>
ocorriam apenas no final de c*da mês, poss*bilitando descont*ole e retrabalh* na **nferência
</line>
<line>
e co*solidação das inform*ções, d*mand*ndo ma*or tempo para suas execu*õ*s.
</line>
</par><par>
<line>
A gestão da Folha de P*gamento da Prefeitura Munici*al *e Teresina - P*T
</line>
<line>
era
</line>
</par><par>
<line>
re*lizada de forma desc*nt**lizada em
</line>
<line>
*ad* órgão gove*namen*al do município e não
</line>
</par><par>
<line>
integ*a*a a *ma sol*çã* orçamentár*a e financeira. Alé* *ess* d*ficiência, * con*role de todo
</line>
</par><par>
<line>
*adastro de funcionár*os
</line>
<line>
e*a limitado e n*o
</line>
<line>
poss*b*litava integração,
</line>
<line>
co*o po* exemplo, ao
</line>
</par><par>
<line>
Portal da Transpar*ncia.
</line>
</par><par>
<line>
*om* solução *ara resolve* esses problem*s e *rom*ver maior a*to*a*ão à g*stão, a
</line>
</par><par>
<line>
PMT adquiriu
</line>
<line>
uma plata*or*a
</line>
<line>
de *estã*
</line>
<line>
p*blica t*talmente in*egrada e c*mposta p*l*s
</line>
</par><par>
<line>
Sistemas ** Gestão de Recu*sos Humanos, de Gest*o Financei*a, de **stão de Materiais, de
</line>
<line>
Gest*o Patrim**ial, de Ges*ã* de *eículo*, d* Ges*ão de Compras (Pr*gão Eletrônico) e de
</line>
</par><par>
<line>
Gestão Educaciona* des*nvolvidos
</line>
<line>
em módulos
</line>
<line>
q** *per*m em a*biente com
</line>
<line>
rede*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
co*putadores e na função cliente/servidor dentr* d* uma Intranet.
</line>
<line>
Originalment*, a plataform* e seu* sis*emas, inclusive o de Gestã* de Rec*rsos
</line>
</par><par>
<line>
*umanos, f*ram
</line>
<line>
de*envolvido* pel* *nsti*uto Cur*t*ba *e *nform*tica - *CI e u*ilizada pela
</line>
</par><par>
<line>
prefeitu** da cap*t*l do Paraná. Em *007, a Pre*eitura de Te*esina adqu*riu a licença e código-
</line>
</par><par>
<line>
font* para
</line>
<line>
us* per*anente d*
</line>
<line>
plata*or*a e desenv*lvimento de fun*ionalidades e módulo*,
</line>
</par><par>
<line>
conf*rme dem*ndas que fossem *urgindo a partir de exigê*cias le**is no*os s*rviços e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
rotina* *dministrativas.
</line>
</par><par>
<line>
Com a implanta*ão do S*s*ema de Gestão de Recurso* *umanos, que te*e
</line>
<line>
s ua
</line>
</par><par>
<line>
operacionalização iniciada na FMS em
</line>
<line>
*011, foram m**rados para ele
</line>
<line>
*ar**
</line>
<line>
dos dados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
infor*ações do PES FO*H* e d* PE* *GE*TE, ex*and*ndo-* para ma*s
</line>
<line>
uni**des
</line>
</par><par>
<line>
admin*s*ra*ivas da Prefei*ur* de T*resina, além
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Secretaria de Administr*ção (órgão da
</line>
</par><par>
<line>
*dmini*tração Dire*a *espons*vel pela Folha de P*g*mento
</line>
<line>
das demais Sec*e*arias), e*ceto
</line>
</par><par>
<line>
da FM*.
</line>
</par><par>
<line>
Especifi*amen**, na F*nd*ção *u**cipal de Saúde, for*m implantados os m*dulos:
</line>
<line>
Folha d* Pagame*to, Férias, M**imentação, Admissão, Apose*tado*ia e F*equên*ia, cu*os
</line>
<line>
dados e informaç*e* passaram a se* *rmazenado* de *aneira segur*, pos*i*ili**ndo a
</line>
</par><par>
<line>
i*tegração
</line>
<line>
dos processos de Folha *e Pagamento,
</line>
<line>
o*çamen*á*i*s, financeiros e *ont**ei*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n.11, art. 1, p. *-18, nov. 2021
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Sist*mas de Tecno*og*as e Procedime*tos A*minist*ativos na Saúde P*bl*ca Municipal
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
emis**o de *ocument*s exigido* pelo **ibu*al de Contas do E*tado, Receita F**eral e
</line>
<line>
Inst*tuto Nacional de Seguridade S*cial - I*SS.
</line>
<line>
*pesa* dos sistem*s in*ormatizado* mencionado* acima terem sido a*quirido*,
</line>
<line>
impla*ta**s e estarem em fun*io**ment* para auxiliar * *estão na Fund*ção Municipal de
</line>
<line>
Saúd* de Ter*sina - FMS * demais órgã*s da Prefe*tura de Te*esina, princ*palm*nt* desd* o
</line>
<line>
ano de *011, **es n*o *te*diam a tod*s as *specificida*es e necessidades das rotinas
</line>
<line>
administr*tiva* da área de gestão de pessoas da *MS.
</line>
<line>
M***o com a implan*ação do sistema de Gestão de Recursos Humanos, observou-se
</line>
</par><par>
<line>
qu* os gestores
</line>
<line>
*os es*abel*c*me*tos de saúde qu* integram r*de púb**ca mun*cipal *ão a
</line>
</par><par>
<line>
t*nham acesso a simples dado* info*mações c**astrais dos servidor*s lot*dos e
</line>
<line>
em sua*
</line>
</par><par>
<line>
un*dades.
</line>
</par><par>
<line>
A indisponibil*dade e/ou difi*uld*de de *cesso aos dados do* s*rvidores
</line>
<line>
de forma
</line>
</par><par>
<line>
ins*antâ*ea e automat*zada por meio **moto fazia com que os própr**s se*vidores e g*sto*es
</line>
</par><par>
<line>
dos es*abelecime*tos de
</line>
<line>
saúde da *M* ao nece*si*ar,
</line>
<line>
por exemplo, *e su*s i*f*rm*ções
</line>
</par><par>
<line>
funci*nais ou de *ab*r
</line>
<line>
se *á adqu*ri*a* seus direitos ao gozo de algum benefí*io **gal,
</line>
</par><par>
<line>
*r*cisavam se dirig*r à sede da *MS para *rotocolar, fisicamente, processos para requ*rer as
</line>
<line>
informações * documentos desej*dos.
</line>
<line>
Em quai*q*er s*t*ações de necess**ade* de *nfo*mações e/ou do*ume*tos, os
</line>
<line>
i**eressa**s *e ausentavam do seu local de trabalho para se desloca**m à unidade
</line>
<line>
*dmin*strati*a central (sede *a FMS) e, con*eq*ent**ente, nes*e ínteri*, *eixavam de prestar
</line>
<line>
atendime*to à população enq*anto estavam resolv*ndo *s *emandas *o departamento de
</line>
</par><par>
<line>
recursos hu**n*s, infl*enci**do negati*amen*e na produtivid***
</line>
<line>
e/o* qualid*de *o
</line>
</par><par>
<line>
aten*imento aos usu*rios **e procur*m pelos serviç*s no* *sta*e*eci*entos de saúde da rede
</line>
<line>
municipal.
</line>
<line>
A *mpl*nt*çã* e a util**a**o *os sistemas da pl*taforma adquiri*a, ***l*s*ve o sis*ema
</line>
<line>
de r*cursos humanos, con*ribuíram par* qu* houvesse maiores registros e co*troles de dados,
</line>
</par><par>
<line>
poré*, não foram sufic*e*te* para automat*zar muitas ações e *rocessos re*acion*dos área à
</line>
<line>
** gestão de pess*a* da FM* que *ontinuara* *e*do realizad*s de forma m*nua* e *ís*ca nos
</line>
</par><par>
<line>
div**sos est*belecim*nt*s de saúde que *ompõem e*tru*ura *
</line>
<line>
organiz*cional da Fundação
</line>
</par><par>
<line>
Munic*pal de Saúd*.
</line>
</par><par>
<line>
Foi baseado n* ob*ervaçã* de que muitas r*tinas * proce*so* ai*da era* realiza**s
</line>
<line>
manual * fisicament* pelos servidores nos di*er*os estab*lecim*ntos d* saú*e que, em 20*7,
</line>
<line>
o g*stor titul*r da *iret*r*a de *e**rs*s Hum*n** da F*S idealiz** e f*i desenvolvido pelo*
</line>
</par><par>
<line>
a*alistas ** siste*as de i**ormática, um sistema *róprio da F*S capaz de
</line>
<line>
a*tomatizar os
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, **resina PI, v. 18, n. 11, art. 1, p. 3-18, out. 2021
</line>
<line>
w*w4.**anet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. N. M. *odrigue*, O. Vendramen*to
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
processos administ**t*vos mais d*mandados pel*s servidores e *estor*s da saúde relaciona*os
</line>
<line>
à áre* d* ges*ão de pessoas que ainda n*o ha*iam s*do conte*plad*s pe*os si*temas
</line>
<line>
informati*ados adquirid*s e em *tilização.
</line>
<line>
Su*g*u, en*ão, o RH FMS Onl*ne, *om o propósito d* promo**r **ior eficiência,
</line>
<line>
pro*utividade e quali*ade a*s ser*iços prestados relaci*nado* às rotinas e procedime*tos de
</line>
</par><par>
<line>
recursos h*m*nos dispon*bil*zando, *ia
</line>
<line>
W*B, relató*ios, docum*ntos, dados e infor*ações
</line>
</par><par>
<line>
funcionais acess*veis *o próprio estabe*ecimento de saúde ou *e onde os ser*i*ores e g*stor*s
</line>
<line>
estive*em par* que eles poss*m execu*ar suas a*ividades sem nece*sita* se des*ocarem ao
</line>
<line>
Depart*mento de Recur**s Humanos na sede d* FMS.
</line>
<line>
O sistema RH FMS ONL*NE di*põe *e vinte funcionalidades implantadas e/ou em
</line>
<line>
desenvolvimento e im*lantaç*o relaci*n*das aos principais proc*di*entos a*minist*ativo* d*
</line>
<line>
área de **cursos human*s da FMS, qu* e*tão desc*itas abaixo em *uadro comparativo com **
</line>
<line>
ou*ro* sistemas de re**rsos humanos u*ilizad*s pe*a FMS co*o forma sucinta e objetiv* de
</line>
</par><par>
<line>
m*lhor *o*hecê-*o* e c*mpreender suas *aracterísticas, benefíc**s e *ontribui*ões pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
m*lhoria dos ser*iços p*estado* e o a*ment* da eficiênc*a e *ualidade.
</line>
</par><par>
<line>
*UA*DRO 1 - RH F*S ON LINE *ompar*do a*s outros Sis*ema* de Re*u*sos
</line>
</par><par>
<line>
Humanos da FMS
</line>
</par><par>
<line>
FUNCIONALI D*DES
</line>
<line>
OUTROS SISTEMAS
</line>
<line>
R* FMS *N LINE
</line>
<line>
BENEFÍC*OS GERADOS
</line>
</par><par>
<line>
DASHBOARD (Pain*l d* Controle)
</line>
<line>
Não dispõem *e um painel de contr*le dos indicadore*
</line>
<line>
A*resenta um da*hb*ard com os ind*ca*ores de pesso*l
</line>
<line>
*ce*so f*c** a i*dicado*es qu* permite monitorá-los e tomar d*ci*ões rápid*s
</line>
</par><par>
<line>
R*LATÓRIOS BI
</line>
<line>
Não ger** *e**tóri*s *ráfico*, ne*essit*ndo-s* abrir várias **la* pa** ac*ssar cada ind*cado* se*arada*ente
</line>
<line>
Gera relatório* "Business *nteligency - BI", *onforme necessid*de do ges*or
</line>
<line>
A*ton*mia do gestor para gerar os relatórios *ue precisa acessando uma só tela. *ácil *s*bilidade.
</line>
</par><par>
<line>
AL*RTA
</line>
<line>
Não *ermit*m usa* aplicativ** de mensagens e e-mails *omo canal de co*unicaçã*
</line>
<line>
Possibilita o uso d* aplicativos de mensagens (wh*tsapp, In*t*g*an e outros) * e-ma*ls pe*o e com o sist*ma
</line>
<line>
Multic*n*is de comunicação *om o sistema p*ra inf*rmar instantan*ament* si*u*çõ*s so**e **rvidores, tomad*s de decisões e a*ualiza*ão de d ad * s
</line>
</par><par>
<line>
**TIFICAÇÕES
</line>
<line>
Necessita qu* o gestor de cada estabel*cimen*o d* saúde se dirija ao RH da sede da FMS para atualizar dados ou *n*ormar sit*açõ*s do* servi*o*es
</line>
<line>
*ermite *o próprio gestor de cada *sta*elec**ento de saú*e reg*str*r si*uações funcio*ais de cada servido*
</line>
<line>
A*ualização instantânea dos *ados cadast*ais e fun*i**ais do *ervi*or. O gestor de RH da s*de da **S confer* * *alida os dad*s e i*formações.
</line>
</par><par>
<line>
D*DOS FUNCIONAIS
</line>
<line>
Nec*ssita-se acessar duas ou m*is telas, pois os dad*s *o cargo ficam em tela dife*ente daquela qu*
</line>
<line>
Apre*ent* todos o* dados do servid*r em uma tela acessada via W** p*l* p*óprio gesto* em se*
</line>
<line>
**ita a*senteís*o e cust*s de te*po e f*nanc*i*o, po*s nã* há mais necessidade de se
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sina, v. 18, n.11, art. 1, p. 3-18, nov. **21
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Sistemas de Tecnologias e Pro*e*ime*tos Administrativos na Saúde *ública Muni*ipal
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
cont*m o* *ados do *ervidor * som*nte *or funcion*ri*s do RH da sede d* *MS
</line>
<line>
estabelecim*nto de saúde ou onde estiver
</line>
<line>
desl*car até ao *H da sede da FMS
</line>
</par><par>
<line>
AFASTAM*N TOS
</line>
<line>
*r***sa acessar os Módul*s Movime*tação e H*stórico F*nc*onal; não *ossi*ilita que o gest*r de um estabelecimento *aça um *iltro s* da *ni*ade. Pr*cisa *o apoi* de um técnico par* acessar re*a*órios.
</line>
<line>
consolida as **formações de afastamentos; possibil**a qu* o gestor de *m e**abeleciment* faça um **ltro só da unidade. Acessad*s **lo própri* gestor co*tendo rela*ó*ios conforme com os dados desejados.
</line>
<line>
Au*onomia do gestor para ace*sar d*dos e inf***açõe* necessários, exclui dependê*cia de *écnicos especializados; evita desl*camentos ao RH da sede *a FMS
</line>
</par><par>
<line>
FÉR**S
</line>
<line>
Lançadas por um ser*idor do RH d* se*e da FMS a partir dos documentos físico* c**tendo no*es e ass*n**ura* dos servid*res e*viadas por cada estabelecim*nto de sa*de; **o o*erece *pções de meses de gozo; há uma t*la que most** o p*ríodo aq*isitivo e outr* o de go*o; m*stra todo* o* servidor*s *a *MS, não sepa*ando por estabelecime**o
</line>
<line>
O p*óprio servidor consult* se*s períodos **u*sit**o* e goz*, age*da sua* f*rias com três opções de *eses; permi*e ao *e*tor de cad* esta*elecimento *erificar * validar o ag*nd*mento e acompanhar os perío*os aquis**ivos e gozo em u*a *ó tela; a validação fina* de cada e**abelecimento d* saúde é feita pelo RH da sede da FMS.
</line>
<line>
f*cilita o p*aneja**nto e con*role de *esso*l ** férias e seus sub*titu*os; e*ita * perda de tem*o *a*a cada servidor reg*strar ** l*sta impressa seu mês de férias e sua assinatura; evit* deslocame*to d* gestor até a sed* d* FMS **ra *n*regar * lista assinada pelos serv*dores e a utilização de um servi*or do R* da sede pa*a **n*ar *s *a*os no sistema.
</line>
</par><par>
<line>
TRANSFERÊ* *IA
</line>
<line>
P*rmite *o RH da se*e da FMS sab*r em qua* estab*lecimento de s*úde o servidor está regis*rado, por*m não c*nsta em que unidad* interna ele e*tá lot*d*
</line>
<line>
O gest*r de ***a estabelecim*nto de saúde *em acesso a* histórico de servid*r (saber s* está ced*do, à disposição, tr*nsferido) por unidade de *ota*ão. Apresenta * hist*rico de mo*im*nt*çõ*s do servidor.
</line>
<line>
O gestor de cad* estabe*ecimento d* saúde te* facilidade *e acesso aos *ados e controle do serv*dor por unidade *e lot*ção.
</line>
</par><par>
<line>
SUBSTI*UI ÇÕES
</line>
<line>
Não di*ponív*l pel*s sistemas **terio*es.
</line>
<line>
Permite * gestão s*be* *ue serv*dores pe*tencem ao *uadro de pessoa* *e cada estabelecime**o de saúde e quais deles não frequ*ntam *u não ir*o compar*cer ao t*ab**ho no(s) *ês(es) subsequ*n*e(s) *or **tivos justificados e/*u l*gais; Per*ite que c*da estabe*ecimento *e saúde solicite, eletronicamente, apenas * quantid**e de servidores su*st*tutos nece*sária pa*a supri* as au*ências ou insuf*ciê**ias i*ent*fi*adas **eviamente.
</line>
<line>
Possibili** a gestão realizar plan*jamento e *ontr**e de p*ssoal p** Uni*ade/Setor de cada estabele**mento de saúde, ev*tan*o, al*m da *alta ou excesso de servidores para a *restação d** serviços, o a*mento **sn*ce***rio das des*esa* com pessoal da Folh* d* Pagamento.
</line>
</par><par>
<line>
GRUPOS/ EQ**PES
</line>
<line>
*unci**alida*e não ex*s*ente
</line>
<line>
permite manter o víncu** ori*inal do servidor com o seu estabele**me*to *e saúd* na FM* e *ss**iá-lo ao re*is*ro p*ovisó*io *m
</line>
<line>
Possibi*i*a a ges*ão mo*itorar os serv**ores, sabe*do onde ele* estão exec*tando suas at*vidade* e frequências,
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, T*resina PI, v. 18, n. 11, art. 1, p. *-18, out. 2021
</line>
<line>
w**4.fsanet.com.br/***ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. N. M. Rodrigues, *. Vendram*ntto
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
instit**ção parce*r* e* q*e reali*a *uas ati*i*ades
</line>
<line>
e *onti*uar realizando os *egi**ros e e*olução funci*nais deles.
</line>
</par><par>
<line>
PRONTUÁRIO ELETRÔ*ICO
</line>
<line>
Funcionalidade não *ti*izada
</line>
<line>
Constam os dad*s clínic** (hist**ico) de cada se*vidor reg*str*dos pel* médico do tra*alh* da FM*
</line>
<line>
*e*essário *uan*o se p*ecisa fazer re*daptação e lotação do servid*r em *ova f*nção ou *argo conforme s*u estado d* saúde
</line>
</par><par>
<line>
*TESTADO DE *AÚDE OCUPA**ON*L - *SO
</line>
<line>
A f*ncionali*a*e ex*ste, m*s não é ut*l*zada p*is p*ecisa ser adaptada à re*lidade d* FMS
</line>
<line>
Adaptada à real*dade da FM*, o *édico emite o ASO **sea*o no* registros *o Pr*ntuár*o Eletrônico. Ess*s duas funcionalidades estão i*terligadas. Os dad*s são criptografados para garantir a segurança
</line>
<line>
F*m dos *rquiva*entos de pron*uá*ios físicos evitan*o cust*s de pessoal, espaço fís**o, móv*is, trabalho man*al; gera maior s*g*rança d*s dados e manuseio *pen*s pelo profission*l médic*.
</line>
</par><par>
<line>
CONTRACHE QUE S
</line>
<line>
O servidor tem aces*o aos documen*** funciona*s qu* necessita e *isualiza um contrac*e**e por ca*a vez q** entra no *istema. Nã* há in**gra*ão com o SE*.
</line>
<line>
O s**vidor tem acesso via W*B a to*os os seus contracheq*es, Ficha *inance*ra e *omprovante de rendi**nt* para IRRF. Portal integrado ao SEI para o servidor solicitar todo* os documentos *uncionais que ele prec*sar e abrir *rocesso admini*tra*iv*.
</line>
<line>
Não há neces*idade do servidor se dirigir ao RH da sede da FMS.
</line>
</par><par>
<line>
*UTAÇÕES
</line>
<line>
O acesso é feito por um serv**or do RH da sede ** FMS **e i*prime e *isponibiliza ao* se*vido**s m*diante sol*citação **évia *tra*é* d* pro*es*o físi*o
</line>
<line>
O *r*prio s*rvidor interessado tem acesso vi* WEB aos docu*entos
</line>
<line>
N*o há necessi*ade do ser*idor se dirigir ao RH da sede d* FM*.
</line>
</par><par>
<line>
MAPA DE TEMPO D* SER*IÇO
</line>
<line>
*ã* at**de às nec*ss*dades da F*S e nem à* exigênc*as do IPMT, INS* e TCE-PI.
</line>
<line>
A*ende às n*c*ssidades da F*S e às exigência* do IPM*, *NSS e TCE-PI.
</line>
<line>
*edução *o tempo de análise de proce*s*s *e apose*taria e pe*sões; fim das incons**tê*cias o* fa*t*s de dados;
</line>
</par><par>
<line>
FOLHA D* PA*AMENT* *ES
</line>
<line>
O s*st*ma info*matizado de *ecu**os humanos implan*ado em 2011, ou *eja, e* sub**ituição ao P*S, não per*i*e a *igração *os *a*os das F*lhas de p*gament*s, nã* atende*do, portanto, uma necessidade de ge*tão *a FMS.
</line>
<line>
Permi*e mig*ar *s *olhas d* P*ga*ento* anter*ores ao ano de 2011 hospedadas no antigo e ultrapassado sist*m* infor*atizado *e recursos h*manos PE*, cujos dados são fundamentais **ra a ges*ão e par* compor pro***s*s judic*ais e também *e apos*ntadorias e de *ensões.
</line>
<line>
En*erra-se a dependência * um único t*c*ico especializado; acess* fácil e ráp*do ao* dados antigos; maior segu*ança * pro*eç*o dos dados; maior agilidade nas respostas * process** ju*iciais, de aposen*adori*s e pensões.
</line>
</par><par>
<line>
*ICHA D* S*RVIDOR
</line>
<line>
Disponibil*zada *elo RH da *ede d* FMS *u pela Intrane*
</line>
<line>
*ces*ad* pel* própr*o ser*id*r vi* WEB
</line>
<line>
N*o há necessidade do se**idor se dirigir ao RH d* sede d* FMS p*gar esse do**mento ne*ess*r** para *brir proc*s*o **sico r*quer**do a*go.
</line>
</par><par>
<line>
C*DASTRO DE USUÁRI* POR LOCAL *E
</line>
<line>
Não pe*m*te/cons*a o r*gistro d* s*tor de lotaç** do servid*r *en*ro d* uma
</line>
<line>
Permite que o servidor se*a *ad*st*ado/lo*ado por u*ida*e/setor em cada
</line>
<line>
Id*ntifica* cada ser*idor lotado p*r uni*ad* e estabelecimen*o de saúde
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esi*a, v. 18, n.11, art. 1, p. 3-18, nov. 2021
</line>
<line>
w*w4.**anet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Sistemas de *ecn**ogias e Procedime*tos Administrat*vos na Saúde Pú*lica Munic*pal
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
*RABAL** E HIERARQ*IA DE FUNÇÕES
</line>
<line>
un*dad* do estabe*eci**nto ** saúde
</line>
<line>
estabeleci*ento de *aúd*
</line>
<line>
evitand* que ha*a *uncion****s "fantasmas" e c*stos des*eces*á*ios de p**soal.
</line>
</par><par>
<line>
R*LATÓRIO* PRÉ- CONFIGURA DOS
</line>
<line>
Pré definidos pelos des*nvolve*ore*, po**m *em as especificida*e* da FMS e acessível diretamente no computador hospedeiro ou via intran*t por *é*n*cos da T* * a*guns ser*id*re* d* R* da sede da F*S capacitados para utilizarem
</line>
<line>
Desenvolvidos co*forme n*c*ssidades e especificid*des da gestão *a FM* * a*essíveis v*a in*ernet.
</line>
<line>
Acaba a **pend*n*ia de solicitar d**o* e *elat*rios ao RH da sede d* FMS; ge*a relatórios *om i*dicador*s padrõ*s de pessoa*, permit*ndo aos g*stores realizarem planejame*to, or*anização e co*t**le de p*ssoal nos estabe*ecimentos de *aúde.
</line>
</par><par>
<line>
TRANSPARÊN CIA DE ES*ALA*
</line>
<line>
Funcionalidade *ão e*is*ente
</line>
<line>
Per*ite registrar o *ia, horári*, es*abe*ecimento *e s*úd*, nome do servidor subst*tuí*o, nom* e matrí*u*a do servidor substituto e*itando s*br*posi*ã* de substituiçõ*s pelo mes*o servidor.
</line>
<line>
Evi*a que *m profissional este*a em mais de uma *scala no mes*o dia e h*rário no mesmo es*abelec*ment* de saúde *u e* outr*. Possibilita ***or controle * reduç*o das de*pesas com p*ssoal.
</line>
</par><par>
<line>
Analisando o Q*adro *, pode-** evidenci*r vár*os
</line>
<line>
benefícios proporci*nad*s aos
</line>
</par><par>
<line>
serv*d*res e g*sto*e* do* estab*lecimentos de sa*d* e, por extensão, aos *suári*s dos serviços
</line>
</par><par>
<line>
de saúde p*bli*a municip*l de Te*esina-P*auí, a parti* da utiliz*ção do RH F*S ONLINE
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sua* funcionalidades pelo fato *esse nov* si*tema ter sido *dealizado e de*envolvido por
</line>
<line>
servidores técnicos efetivos pe*tencentes ao Departament* de Recursos Humanos da FM* e
</line>
</par><par>
<line>
profundo conhecedores *as especifici*a*es dos proce*i**ntos
</line>
<line>
administrativo* da área
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
recursos humano* e *as d**andas ap*ese*tadas di*riamente pelos exe*utores e usuá*io* dos
</line>
<line>
**rvi*o*.
</line>
<line>
5 *O***DERAÇÕES FIN**S
</line>
<line>
O est*d* revela que, com * implan*ação * a utilizaç*o *e u* *i*tema dese*volvido a
</line>
<line>
*a*t*r das *arên*ia* dos ou*os sist*mas d* *ecu*sos humanos e da id**t*fi**ção de neces*id*de
</line>
<line>
d* *pe**eiçoamento dos *étodos de exe*u*ão *as pr*nc*pai* rotinas e proce*imen*os
</line>
<line>
adm*n*s*ra*ivos relaci*nados à área de gestão de pess*as, e*tá havendo gan*o de e*iciência na
</line>
</par><par>
<line>
prestação dos servi*os pel*s servid*re* e
</line>
<line>
gestores dos estabel*ci*entos de saúde que
</line>
</par><par>
<line>
in*egram a estru*ura organizacional da *MS em Te*e*ina.
</line>
</par><par>
<line>
As funcionalida*es do novo sis*e*a pro*orcionam bene*ícios a** gest*re*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
servido*es, *ois e*t*o as*oc*adas ao aperfei*o*me**o das rot**as o* *rocedimentos
</line>
</par><par>
<line>
*dminist*at**os, perm*tindo *acili*ade de
</line>
<line>
acesso a todas as informações e
</line>
<line>
documentos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*si*a PI, *. **, n. 11, ar*. 1, p. 3-18, out. 2021
</line>
<line>
www4.*s**et.co*.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. M. Ro*rigues, O. *endramentto
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
necessár*o* p*ra *ealizarem *eus serviços, via web, n* *róp*i* esta*elec*mento d* saúde *m
</line>
<line>
que trabalham, sem necess*t*r se des*ocar*m à sede da F*S, co*tri*uin*o para o aumen*o d*
</line>
<line>
pro*utividad*.
</line>
</par><par>
<line>
As muda*ça* ocorridas com *
</line>
<line>
implantação e a *tilização do ** FMS ONLINE
</line>
</par><par>
<line>
al*ançam positivamente
</line>
<line>
os usuários dos serviços de sa**e pública municipal, pois
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*ervi*or*s e gestor*s não precisam m*is se ausent*r dos seus
</line>
<line>
est*belecimentos de saúde
</line>
</par><par>
<line>
duran*e os horá*ios d* trabalho para provide*ciarem inform**ões e docu*ent** na sede
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
F**.
</line>
</par><par>
<line>
A pesquisa se limit*u a fazer um d*agnó*tico, *asea*o nos aspecto* d*s*rit*vos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
qualitativos,
</line>
<line>
*as atu*is funcion*lidades do si*tema in*ormatizado de r*curso* *umanos
</line>
</par><par>
<line>
implantado em
</line>
<line>
2011 * *os *rincip*is *roced*mentos administrati*os da área de gestão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pe*soa* mais *emanda*os pelos servidores e ges*or*s *a *MS, resultando na criação do
</line>
<line>
sistema *H FMS *N*INE que p*ssou * ser desenvolvido e p*ulatin*mente operado a parti*
</line>
<line>
d* an* *e 2017.
</line>
<line>
O e*tudo não cont*mplou aspectos q**ntitativos que pu**s*em evidenciar, também
</line>
<line>
através de númer*s, o ganho de *ficiência pro*orcionado pelo *pe*feiçoamen*o dos pro*essos
</line>
<line>
*dminist*a**vos * desenvolvimento *o RH *MS ONLINE e sua f**cionalidade pelo fato dos
</line>
</par><par>
<line>
*ado* **sse si*t*ma estar em constru*ão a ca*a proc*dimento administrativo realizado
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
demanda atendida.
</line>
</par><par>
<line>
Em razão da rele**ncia dos benefíci*s * servidore*, gestores e usuá*io* dos *er*iços de
</line>
</par><par>
<line>
saúd* apresent*dos neste *studo e dev*do à c*rência
</line>
<line>
de dados *ue comprovem, através
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
números, a eficiênc*a p*opo*cionada pelo aper*eiç**men*o dos procedim*ntos *dministrativo*
</line>
<line>
e cria*ão do sistema RH FMS ONLI**, suge*e-se a r*alização *e um e*tudo qu*ntitativo
</line>
<line>
sobre o mesmo **jeto p*squisado.
</line>
<line>
REFERÊNCI*S
</line>
<line>
ALONS*, J. M.; CL*FTON, J.; D*AZ-FUENTES, D. The impact of new publ*c
</line>
<line>
management on effici*ncy: *n ana*ysis of Mad*id\s ho*pitals. Health Policy, *. 119, p. 333-
</line>
<line>
334, 2015.
</line>
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**HRE*, *.; *OMUNELO, A. L.; GODARTH, K. A. Eficiência do g*sto público na
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p. 209- 222, 201*.
</line>
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CA*ELO, B.; F*ANCA FILHO, M. T. A eficiê*cia dos *ribun*is *e Cont*s no Brasil: uma
</line>
<line>
a*o*dagem *eórica. R*vista *e Informação L*gislati**, v. 54, *. 214, p. 175-188, 2017.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 18, n.1*, art. 1, p. 3-18, **v. 202* www4.fs**et.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Sis**mas de T*cnologi** e Proc*dimen**s Adminis*rativos na Sa*de Públic* Muni**pal
</line>
<line>
17
</line>
</par><par>
<line>
CAMPO*, V. *. G*renc*ame*to da
</line>
<line>
rotina do trab*lho do dia a dia.
</line>
<line>
9ed. *ova Lima:
</line>
</par><par>
<line>
Falcon*, 2013.
</line>
</par><par>
<line>
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral *a *dministração. 9.ed. Baru*r* (SP):
</line>
<line>
Manole, 2014.
</line>
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FRACCOLLI L. A; ERMEL R. C. P*oces*o ** tra*a*h* de *er*nc*a: uma revisão
</line>
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da
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liter*t*ra. *scol* Enfermagem USP 2003; 37(2):89-96.
</line>
</par><par>
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FERNANDE*, L. C. *; MACHADO, R. Z; ANSCHAU, G. O. Gerência de s*rviços
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*aúde: competê**ias desenv*l*idas e d*ficuldade* enc*ntradas na a*enção
</line>
<line>
bá*ica. C**ncia &
</line>
</par><par>
<line>
Saúde *oleti*a, v. 14, p. 15*1-155*, 20*9.
</line>
</par><par>
<line>
FON*ECA, P. *; FERREIRA, M. *. M. Invest**ação d*s níveis de e*iciên*i* na utilização
</line>
</par><par>
<line>
de rec*rs*s no set*r de sa*de: uma anális* d*s microrregiões
</line>
<line>
** Mi*a* Gerais. *aú*e *
</line>
</par><par>
<line>
Socieda*e, v. 18, p. 199-213, 2009.
</line>
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R. N. *. Ro*rig*es
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O. Ve*d*amentto
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*) conc*pção e planejamen*o.
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X
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X
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2) aná*is* e interpreta*ão *os dado*.
</line>
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X
</line>
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X
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<line>
3) elabo*ação do *ascunh* ou n* revisão crítica do cont*údo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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<line>
4) pa*ticipação n* aprovação da ver*ão fina* d* *anuscr*to.
</line>
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X
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X
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*ww4.fsanet.com.br/revi*ta
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)