<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 2, art. 6, p. 116-129, f*v. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.2.6
</line>
</par><par>
<line>
Ap*icabilidade de Softwares Educa*i*nais no En*in* e Apre**izagem
</line>
<line>
Applic**ility of Edu*ational Sof*ware *n *eaching a*d Learning
</line>
</par><par>
<line>
An**é Rod*igues Mon*ice*i
</line>
<line>
Dout*r *m Engen*aria de Produção pel* Un*versidade Fede*** de Itajub*
</line>
<line>
Professor do Ce*tro Feder*l de Educaçã* Tecnológica de M*na* Gerais
</line>
<line>
E-mail: an*remontic*li@*efetmg.b*
</line>
<line>
*ilton C*sa* da Silva
</line>
<line>
Dou*o* *m Física * Química de Mater*a*s pela Uni*ersidade Fe*eral de São João De*-Rei
</line>
<line>
*rofessor do C*ntr* Fe*eral *e Educaçã* Te*n*lógica de *ina* Gerais
</line>
<line>
E-mail: n*silva1973@yahoo.com.br
</line>
<line>
Lázaro E*uardo da Silva
</line>
<line>
D*u*o* e* En*enha*ia E**trica pela Unive*s*dade *e São Paulo
</line>
<line>
*rofesso* *o *entro Federal de Educaç*o Tecn*l*gica de Mi**s *era*s
</line>
<line>
E-mail: l*zaro@cefet**.br
</line>
<line>
Eduar*o Gomes *arvalho
</line>
<line>
D*utor *m Adminis*ração pe*a Univ*rsidade F**eral de La*ras
</line>
<line>
Professor *o Ce*t*o Federal de Educaçã* T*cnológ*ca de Mi**s Gera*s
</line>
<line>
E-mail: eduardogomes@*efetm*.*r
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: André Rodrigu*s Montic*li
</line>
</par><par>
<line>
Av.
</line>
<line>
dos Imigrantes, 1000, *argem, *E*: 37.022-560,
</line>
<line>
*ditor-Che*e: Dr. *o*ny K*rley de Alenc*r
</line>
</par><par>
<line>
Varginha/MG, Brasil.
</line>
<line>
R*drigues
</line>
</par><par>
<line>
E*der*ç*: Nilto* César da Silva
</line>
</par><par>
<line>
Av. dos *migrantes, *00*, *argem, C*P: 37.02*-560,
</line>
<line>
Ar*i*o rec*bido em 20/12/2021. Ú*tim*
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Ap*i**b*l**ade de Softwa*es Educacionais n* En*ino e *prendiz*gem
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
O us* de tecnologias em sala de aula tem se to**ado frequente n* atualidade, dada a grande
</line>
</par><par>
<line>
*e*anda de c*nciliar o *r*c*sso de ensino-aprendizagem me*iante um
</line>
<line>
*o*o perfil de aluno
</line>
</par><par>
<line>
que *e delin*i* em nossa realidade educa*ion*l, ainda mai* co* ensino rem*to utiliza*o o
</line>
</par><par>
<line>
pela* i*st**uiç*e* d* *nsino d* vár*o*
</line>
<line>
*aís*s, de*i*o à Co*id-19. *iante diss*, e**e artig*
</line>
</par><par>
<line>
prete*de most**r *omo o uso de *oftwares pode estabelec*r uma prática possível entre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conh*cimento básico adquirido e *cumulado por um grupo de alunos, em *nterf*ce com o que
</line>
</par><par>
<line>
sabiam
</line>
<line>
sob*e o comput*dor * suas
</line>
<line>
p*s*ibil*dades para seu uso diár**
</line>
<line>
no u*iverso esc*lar.
</line>
</par><par>
<line>
Desenvol*endo uma metodologia de
</line>
<line>
estudo de caso, **vantando dados qu*litativos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
quantit*tivos *om
</line>
<line>
um grupo de alun*s do ensino fundamental II
</line>
<line>
de u*a escol* mun*cipal,
</line>
</par><par>
<line>
pretendeu-se inv*stigar *omo o uso de *oftwares i*pact*ria d* modo p*sitivo a maneira como
</line>
</par><par>
<line>
e*ses alunos
</line>
<line>
aprende*. Os *esultados ra*ificaram que a tecno*ogia integr*da de modo
</line>
</par><par>
<line>
prod*tivo e pontual * realidade pretend**a, pode ser ali*da fundament*l para que a educação
</line>
<line>
a*o*teça d* m*neira atual, prazeros* e signifi*ativa.
</line>
<line>
Palavras-ch*ve: T*c**logia. Recurso D*dátic*. Metodolo*ias de E*sino e Aprendizagem.
</line>
<line>
AB*TR*C*
</line>
</par><par>
<line>
The *se of
</line>
<line>
tech*ologies in the cl*ss*oom h*s become fre*ue*t now*days, giv*n t*e great
</line>
</par><par>
<line>
demand t*
</line>
<line>
*econcil* *he teaching an* l*arning pro*ess *hr**gh a new student p*o*ile that is
</line>
</par><par>
<line>
outlined
</line>
<line>
i n ou*
</line>
<line>
educationa* reality, even *ore so wi*h the remot* te*chi*g used. *y
</line>
</par><par>
<line>
educationa* insti*utions in several c*untr*es, *ue t* Covid-19. The*efore, t*is ar*i*le intends t*
</line>
<line>
s*ow *o* the u*e of softw*re can est*blish a *ossible p*actice between the bas*c knowledg*
</line>
<line>
acquire* and accumulated by a gr**p of student*, in an int*rface with what they knew about
</line>
<line>
the c*mputer and *ts pos**bi*ities for its d*ily use ** *he sch*ol unive*se. By developing a *ase
</line>
</par><par>
<line>
s*u*y metho*o*og*, rai*ing q*a*itative and quantitative data w*th group of ele**ntary a
</line>
</par><par>
<line>
school II *tudents fro* a mu*icipa* *c*ool, we
</line>
<line>
inte*ded to inv*stigate how the *se *f
</line>
</par><par>
<line>
software would
</line>
<line>
positive*y im*act the *ay these stu*ents learn. **e resul*s confir*ed tha*
</line>
</par><par>
<line>
technology integrated in a pro*uctiv* *nd punctual *ay to t*e ***e*d*d rea*i*y, can b*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fundament*l al*y f** education *o take place in a current, pleasu*ab*e a*d meaningful way.
</line>
</par><par>
<line>
Keywords: Te*hnology. Edu*ational Resource. Tea*h*ng *nd L*arning Met*od*log*e*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresin* P*, v. 19, n. 2, art. 6, p. 116-129, f*v. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. *ont*celi, N. C. Si**a, L. *. S*lva, E. G. Carv*l*o
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*om o *****o tecno*ógico é importante pen*ar na utilização de novas ferramentas **
</line>
<line>
auxílio do **o*esso en*ino-apre*di*age*. C**tro (20*1) *efende **e será prat*camente
</line>
<line>
impossível c*nceber um a**ie*t* esc*lar que ignore os a*anços tec*ológ*cos da human**ade.
</line>
<line>
Portant*, várias disc*ssões sobr* a im*le*e*ta*ão dessas ferra**n*as na educação *s**o
</line>
<line>
sendo *eita* nos *ltimos *nos (M**A*, 2012). Ferri, **imigu** e Calejon (2013) també*
</line>
<line>
defend*m a *mportânc*a do uso das tecn*logias no â*bito educac*o*al.
</line>
<line>
* int*odução d* tecn*logias educa**o**is nas e*colas públicas, ap*rente*ent*, deixou
</line>
</par><par>
<line>
de s*r um pr*b*em*, *isto *ue
</line>
<line>
em 1997 o governo fe*era* criou o Progra*a *aci*nal d*
</line>
</par><par>
<line>
*ecnologia *ducac**nal (P**Info) com * f*na*i*ade de promover o uso *essas tecnologi** n*
</line>
</par><par>
<line>
ensi*o p*bli*o f*ndamental e *éd*o d* Brasi* (PRO***O DE LEI). N* Estado
</line>
<line>
de M*nas
</line>
</par><par>
<line>
*erais, em 2004, foi criado Escolas em Rede, que pre*ê a in*talação de laboratórios o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*nformática conectad*s à internet em todas a* escolas *a rede estadual de *ns**o. A util*z*ção
</line>
</par><par>
<line>
do *omputa*or permi*e q*e * a*uno e*perimen*e e t*s*e sua*
</line>
<line>
hipóteses, faça c*njecturas,
</line>
</par><par>
<line>
des*nvol** argu**n*os (C**TRO, 201*). L*go,
</line>
<line>
prom*ve um aperfeiçoa*en*o no *ro*esso
</line>
</par><par>
<line>
*ns*no-aprendizagem. Leivas e Gobbi (2*14) f**e* uma análise de q*e *inda exis**m vários
</line>
<line>
profess*res que nece*sitam superar b**reiras *ar* u*iliz*r o comp*ta*o* como fe*ramenta
</line>
<line>
tecnológ*ca no pr**esso de **sino-*prendizag*m.
</line>
<line>
*erramen*as computa*ionais po*em *er utiliz*das para *oten*i*l*zar o pro*esso de
</line>
<line>
apr*ndiz*gem, possibilitando uma compl*mentação ao *ns*no f*rma* (CAPOBIAN*O,
</line>
</par><par>
<line>
2010).
</line>
<line>
*lmei*a (2012) ainda acrescenta que, uso do c*m*utador pode o
</line>
<line>
*ontribuir
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*elhor** do pr*prio nível esco*ar.
</line>
</par><par>
<line>
S*gundo **ral (2012), as tecnol*gia*
</line>
<line>
educac**nais oferec*m um ambien*e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
aprendiza*o *e acordo com *s
</line>
<line>
ha*i**dades in*ividuais dos alun*s. Esses
</line>
<line>
amb*ente* po*em
</line>
</par><par>
<line>
m*tivar os alun*s de **rma *ficaz e assim, co*tribui* com s*a apre*d**agem. Leiva e Gobbi
</line>
<line>
(2014) apontam que, apesar d*sses recu*sos tecn*lógi*os serem e*i*ien*es, é preci*o usá-lo*
</line>
<line>
co* caut**a, po*s não são cap*zes d* re**lver t*d*s os probl*ma* existentes nos planos
</line>
<line>
educacionais, princip**m*nte por nã* g*rant*r mudanças na práti*a educativa. V*lent* (1*99)
</line>
<line>
a**r*a que é devido à f**gi*idade que ** a*un*s *ossuem n* est*u*ura*ão do* pré-requ*sitos *
</line>
</par><par>
<line>
acentuando-se pelas c*ndições socio*conômic*s dos mesmos, j* que a form*ção cult*ral
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
i**ivíduo gere sua* per*pectivas
</line>
<line>
e *
</line>
<line>
prepara
</line>
<line>
para as n*vas demanda* do mun**
</line>
</par><par>
<line>
contemporâneo, que a individualidade dos alunos é
</line>
<line>
um fa**r a se*
</line>
<line>
con*ide*ado para que se
</line>
</par><par>
<line>
possa utiliza* esses *aboratórios de forma eficiente.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*re*ina, *. 19, n.*, art. 6, p. 11*-129, fev. 2022
</line>
<line>
www4.**anet.***.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aplicabil**ad* de Software* Educaciona*s no Ensino e Apr*ndizagem
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
O u*o de novas t*cnol*gias no ensino *emanda um *lha* mais abrang*nte, envolv*ndo
</line>
<line>
novas forma* de ensin*r e d* aprender, condizent*s com a a*ua* *oc*edade d* co*hecimento,
</line>
</par><par>
<line>
po*s se*undo Levy (2000), qual**er reflexão sobre o f*tu*o dos sistemas de educaç*o e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
f*rmação n* ci*ercultura dev* se* fundada em uma análise prévia da *utaçã* con*e*porâ**a
</line>
<line>
da re*a*ão *om o saber.
</line>
</par><par>
<line>
Sc**miguel et al. (2018) afir*am *ue:
</line>
<line>
"Os recursos criado* p*lo progresso
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
tecno**g*a *a informa**o da co*unicação cria*, po* um lado, n*vas possib*lida*es e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
organização de contextos educativos mais atrae*te* e, por *utra p*r*e, trazem *ma *uantidade
</line>
<line>
de desa*ios a se**m enfrentados pe*o* profe*sores".
</line>
<line>
Partin*o desse pre*supos*o, neste a*tigo, analisamos c*mo a* f*rr*mentas tecn*l*gicas
</line>
</par><par>
<line>
po*em ser bem exploradas *m grupos
</line>
<line>
de alunos que ap*es*nta* po*co domínio
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
informá*ica e *ouco domínio de conte*do b*sico, além de analis*-lo* frente às *ua* condições
</line>
<line>
socioeconômic*s.
</line>
<line>
A pes*uisa realizada pôde mostrar que, me*mo com os vário* d*sa*ios enfrentados *a
</line>
</par><par>
<line>
u*ilização
</line>
<line>
*fe*iva do computa*or de**r* *o espaço escolar, mesmo com
</line>
<line>
o* limitantes
</line>
</par><par>
<line>
apr*sentados pelos alunos trabalh*do*, o bom
</line>
<line>
uso *essa tecnologia pode trazer vár*os
</line>
</par><par>
<line>
bene*íci*s ao pro**sso *e ensino-*p*endiza*em *ess*s alunos.
</line>
</par><par>
<line>
Es*e artig* e*tá
</line>
<line>
*rga*izado da seguint* forma: a seção 2 a*resenta a
</line>
<line>
fundamentação
</line>
</par><par>
<line>
t*ó*ica,
</line>
<line>
*a qual f*z-se *ma re*isão da i*portânc*a *a informática no processo ensin*-
</line>
</par><par>
<line>
ap*e*diz*gem. A metodolog*a de pesquisa * ap*e*en*ada *a se**o 3, *em como a s*tua*ão
</line>
<line>
socioeconômica * escolar dos alunos e a de**nição dos *rupos de aluno* que ***am estud*do*.
</line>
</par><par>
<line>
Os dados coletados *ão apre*entados
</line>
<line>
na *eçã* 4, ju*ta*ente co* sua a*álise. Ao final,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
s*ção 5, apresentam-se a*gumas c*nside*ações.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL T*ÓRICO
</line>
<line>
2.1 A Informática no Pro*esso Ensi*o - Aprendizagem
</line>
<line>
Os *aboratórios *e in*orm*tic* presentes ** maioria das es*olas públicas hoje em di*,
</line>
<line>
têm como pr**ósi*o contri*uir com a qu*li*ade do e*sino, po*s esse constitui uma *erramenta
</line>
<line>
que p*ssibi*i** o d*sen*olvi**nto cognitivo, ma* tam**m o desenvolvimento social, além de
</line>
</par><par>
<line>
fa*orecer a interdisc*plinaridad* e ampliaçã* a
</line>
<line>
da informaç*o * do conhec*ment*, *ois,
</line>
</par><par>
</page><line>
se*u*do Mar*on et al. (2008), as práticas *d*c****nais *recisam ser pensad*s como f*rm* de
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 19, *. 2, *rt. 6, p. 116-129, fev. 2022 www4.*sa*et.com.br/*ev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. Monticeli, N. C. Silva, L. E. Si*va, E. G. *a*valho
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
estimular o *ujeit* a par*icipar ativ* e *ig**fica*iva*ente do processo de construção do
</line>
<line>
conh*cime*to.
</line>
<line>
A presença *e nova* tecnologias n* *sc*la permite um n*vo encantament*, pois essas
</line>
<line>
possibilitam qu* os al**os conversem e pesquisem com *u*ros *lunos *a mesma cidade, país
</line>
<line>
ou do *xterior, n* seu próprio ritmo. C** a informát*ca, trabalhos de pesquisa podem ser
</line>
<line>
co*partilhados por outros al*nos e divulgados instan*aneamente na rede para *uem qu*ser, e
</line>
<line>
também p*s*i***ita * ace*so a inúm*ras bibliotecas eletrônicas e revistas on-line.
</line>
<line>
V*le*te (2002) defende que a in*or*ática pode ser utilizada de d**erente* ***m*s para
</line>
</par><par>
<line>
*e*hor*r o
</line>
<line>
processo d* *nsino - apr*ndizag*m. O uso d* co*putador, segun*o Valente
</line>
</par><par>
<line>
(1991), tem
</line>
<line>
se
</line>
<line>
dem*nstra*o c*da vez mais efica* como
</line>
<line>
uma *e*ramen*a de aprendizad*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
interação entre os alunos.
</line>
<line>
Sabemos q*e o su*esso *ducac*ona* não se conce*tra apen*s e* ferramentas
</line>
<line>
metodo*ógicas, mas também no prof*sso*, *ois esse pre*isa *onst*nt*m*n*e bu*c*r meios de
</line>
</par><par>
<line>
mel*orar o
</line>
<line>
proces** de
</line>
<line>
ens*no-a**endizagem. N*sse senti*o, a tecnologia d* inform*tica
</line>
</par><par>
<line>
p*ssibilita uma nova dinâmic* e**cacional.
</line>
<line>
*lguns *rofesso*es ai*d* apresentam resistência fre*te ** *so do computador em s*la
</line>
<line>
de aula. Existem vá*i*s profes*ores qu* olham *o* *es*onfianç*, procur*ndo adiar o má*imo
</line>
</par><par>
<line>
p***ível mo*ento o
</line>
<line>
de utilizar o *omputad*r em suas aulas. O*tros a*n** até utilizam
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
co*putad*r *o cotidiano, por*m, não sa*em como in*egrá-lo à sua práti*a pedagógica. Tem
</line>
</par><par>
<line>
também aqu*les que até utilizam em suas *ráticas
</line>
<line>
pedagó*icas, po*ém, não m*dam * forma
</line>
</par><par>
<line>
de ensin*r (PON*E, *000).
</line>
</par><par>
<line>
Não b*sta equipar as escola*, é *reciso *ambé* fo*mar o professor p*ra que seja capaz
</line>
<line>
de *ntegr*r a infor*át*ca nas atividades que r*aliza em *ala d* a*la, pois e*e prec*sa e*tender
</line>
</par><par>
<line>
por que e como in*e*ra* o
</line>
<line>
computa*or na *ua prá*ica pedagógica e ser capa*
</line>
<line>
de *uperar
</line>
</par><par>
<line>
barr*i*as de *rdem ad*in*str*tiva e pedagógica (V*LENTE, 1999).
</line>
<line>
Valent* (1999) aponta pa*a a possibilidad* de automatiza* m*todos tradicio*ais de
</line>
<line>
ensin* e de *prendizag*m, sen** que a informática pode au*iliar na cr*ação d* *ovos *étodos
</line>
<line>
e a rede*inir objetivo* educacionais vigentes. Assim, o pr*cesso de ensino-*prendizagem pode
</line>
<line>
ganhar um dinamismo, inovaç** e po**r de comunicação inusi*ad**.
</line>
<line>
Port*ndo, para que o conhecimento seja construído e contextualizado com o *so *o
</line>
<line>
*omp*tador, é necess*r*o repensa* o pr*cesso de ensinar e aprender. Valen*e (1999) apresenta
</line>
<line>
que, para atin*ir a co*t*x*ualização *ec*ssária para assegu*ar o signifi**do, é impo*t*nte que
</line>
</par><par>
<line>
o al*no se** capaz
</line>
<line>
de assumir res*o*sabilidades, tomar decis*es, b*scar soluções, ser ativo,
</line>
</par><par>
</page><line>
cr*tico * integr*do, de mo*o a estar sempre aprendendo; já ao professor, cabe-lhe o papel de
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 19, n.2, art. 6, p. *16-129, f*v. 2*22 www*.f**ne*.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aplicabilidade de Soft*ares *ducaciona*s no *ns*n* e Aprendizagem
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
mediador, *esa*i*do*, que c**si*a manter vivo * inte**sse dos *lunos. O c*nh*cimen*o se dá
</line>
</par><par>
<line>
por meio do
</line>
<line>
proce*s* *e depuração do co*hec*mento prév*o apresentado pelo aluno. *á
</line>
</par><par>
<line>
A*au*o e Abid (2003) afirmam qu* o uso do co*putador po*e tornar o ensino mais atraente *
</line>
<line>
sign*ficat*vo p*ra os alunos, p**mitindo *ue e*ses façam uma a*álise qualitat*va e quantita*iva
</line>
<line>
do c*nteúdo q** estão est*dando.
</line>
<line>
Kenski (2012) de*ende *ue * u*o de n*va* tecnologias pode *casion** muda*ças
</line>
</par><par>
<line>
pos**ivas para a educ*çã*. Exi*te* hoje *m di* mui*os recurs*s de *udio,
</line>
<line>
vídeo, sof*war*,
</line>
</par><par>
<line>
jogos e outros *an*os que podem fav*recer o pr*cesso ensino - *p*endizagem. Por *utro lado,
</line>
<line>
não basta *ermos *scolas equipad*s, é preciso termos um* *ransfo*maçã* *as prática* doce*tes
</line>
<line>
(*IBOTT*; OLIVEIRA, 2*13).
</line>
<line>
3 *ETO*OLOGIA
</line>
<line>
Realizou-se u* e*tud* de c**o em u*a e*col* municipal *o Su* de Min**. Nessa
</line>
</par><par>
<line>
*scola foram
</line>
<line>
*ealiz*das
</line>
<line>
e*t**vistas semiestr***rada* com os alu**s e profess*res de
</line>
<line>
língua
</line>
</par><par>
<line>
portu*uesa e *at*m*tica do *º **o do ensin* fundamen*al. Aos alun*s, foi aplicado um
</line>
</par><par>
<line>
questionár*o soci*econômic* *
</line>
<line>
um tes*e a*aliativo das disci*lina* de
</line>
<line>
lí*gua portugue*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*atemática, além di*so, foram realizad** aulas no laboratór*o de info*mátic* da escola
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
observações fo*am feitas.
</line>
</par><par>
<line>
3.1 A Si**ação Socioeco*ômic* e **col*r
</line>
</par><par>
<line>
*a** con*ece* * *enário da escola, *oi feita uma pesquisa so**e a situação
</line>
<line>
soc*oeconômica e * conhecim*nto bás*co já adquir*do.
</line>
<line>
O resultado do questio*ário socioec**ômico foi que 86% dos alu*os residem na zona
</line>
</par><par>
<line>
urbana, *oré*, *penas 5*,5% possuem computado* em casa e, desses, 49% têm ac*sso
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
internet. P*r ou*ro lado, *1% dos alunos apr*s**taram algum *onhecimento de infor*ática,
</line>
<line>
ou seja, sabem utilizar o computador e suas f*r*amentas. Portan*o, mesmo aquel** q*e n*o
</line>
<line>
pos**em computador, sabem m*nu*eá-lo. Isso comprova a impor*ânci* da inserção *essa
</line>
<line>
te*n*logia no ensino.
</line>
<line>
Para avaliar o *es*mpenho escol*r d*s *lunos, foi *tilizado o se**inte c**t*rio de
</line>
<line>
aprove*tamento:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, *. 19, n. *, art. 6, p. **6-129, fev. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
Apó* a a*licação de um teste pa*a iden**ficar o nível de conheciment* já adquirido
</line>
<line>
pelos aluno*, *omo res*ltado, a **i*r*a dos alunos f*i classi*icada *o*o N*v*l Interm**iário
</line>
</par><par>
<line>
em língua *or*uguesa e *ível Básico
</line>
<line>
em
</line>
<line>
matemática. Al*m
</line>
<line>
di*so, os a*u*os *emonstraram
</line>
</par><par>
<line>
uma *a*or aptidão *ara a língua p**tugues*, sendo qu* **% dos estudant*s **tiv**am
</line>
<line>
r*sultados maiore* ne*sa discipli*a.
</line>
<line>
3.2 Classific*ção dos Grupos de Alunos
</line>
<line>
De**is de co*h*cer * pe*fil dos estudantes da escola, *oi possível classificar cada
</line>
<line>
al*n* em um dos q*atro grupo*:
</line>
<line>
Grupo A - Alunos *ue possuem d**ínio de informá*ica e não possuem
</line>
<line>
*om*nio d*s conteúdos escolares básico*.
</line>
</par><par>
<line>
G*upo B - Alunos que possuem domínio de
</line>
<line>
con*eúdo b*sico escolar e *ã*
</line>
</par><par>
<line>
*ossuem domíni* de *nform**i*a.
</line>
</par><par>
<line>
Grupo C - A*unos que *ossuem dom*nio de c**teú*o *ásico escola*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
do*ín*o de informática.
</line>
</par><par>
<line>
Gr**o D - Alunos que não d*minam nenhum dos *ois conteúdo*.
</line>
</par><par>
<line>
Com os g*up*s estabelec*dos, p*ssamos para a eta*a d* aplicação de atividades. For*m
</line>
</par><par>
<line>
elabo*adas quatro
</line>
<line>
atividades com o foco nos requisi*os *e c*da um dos quatro grupos.
</line>
<line>
Ou
</line>
</par><par>
<line>
seja, a Atividade 1 *eve como fo*o
</line>
<line>
anali**r o comportamento dos alun*s q*e
</line>
<line>
pertencem ao
</line>
</par><par>
<line>
*r*po A, a *ti*idade 2
</line>
<line>
co* o foco n* Grupo B, a Ativ*d*de 3 com fo** no Gr*po C o e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Ati*idade 4 com * f*co no G*upo *. Ressaltamos que *odas as ati*idades fora* apl*cadas a
</line>
<line>
todos os alunos envolvidos na pes*uis* e os resultados de cada Atividade foram anal*sados,
</line>
<line>
con*o*me apres*n*amos na p*óxima seção.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teres**a, v. 19, n.2, a*t. *, p. 116-*29, fev. 2022
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*plicabilidade de Software* Educacionais no E*sin* e A*rendizagem
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
4 APR*SENTAÇ*O E *NÁ*IS* DOS DADOS
</line>
</par><par>
<line>
As observações fei*a* du*ante as a*licações das atividad*s fo*am b*s*adas nos
</line>
<line>
segu*nt*s critér*os:
</line>
<line>
Agil**ade e fam*l*aridade com * hardware;
</line>
<line>
Objetivida** ao executar *s comandos ped*dos;
</line>
<line>
De*emp*nho nas questões referent*s * forma*ão b*sica;
</line>
<line>
Execução *as a*ividades no t*mpo de**rmi*a**.
</line>
<line>
* part*r de*s*s cri*érios estabelece*os qua*ro divisões:
</line>
<line>
1 - Avançado - para os alunos que ate*dera* to*os os critérios *stabel*cidos;
</line>
<line>
2 - *nte*me*iário - para os alunos *ue ate*deram três dos quatro critérios
</line>
<line>
estabe*ecidos;
</line>
</par><par>
<line>
3 - Regular - para os
</line>
<line>
alunos *ue at**deram dois dos quatro critério*
</line>
</par><par>
<line>
estabelecidos;
</line>
</par><par>
<line>
4 - Abaixo do rendimento - para os aluno* que atenderam * apena* um d*s
</line>
<line>
cri**ri*s es**belecid*s;
</line>
<line>
A Ativid*de 1 foi realizada com o foco no Grupo A. O resultado dos dado* coletados
</line>
<line>
es** disp*sto na Figura 1.
</line>
<line>
*igura 1 - Desempenho dos alunos med*ante a **la com enfo*ue no *RUPO A.
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, *eresina PI, v. 19, n. 2, ar*. 6, p. 116-129, fev. *022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. *onticeli, N. C. **lva, L. E. Silva, E. G. Carvalho
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
P*lo res*ltado en*on*rado, podemos afirmar qu* somente com o domínio de
</line>
</par><par>
<line>
informát*ca não é su*icie**e para alcançar *00% de rendimento no uso da inform*tica
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
apr*ndizagem. Analisan*o os grupos indi*id**lmente, observ*mos alunos do Grupo A q*e
</line>
</par><par>
<line>
não c*rres*onder*m à hipótese de que o cont*ú*o básico escolar conc*deria agilidade
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
hardware, f*to *ue também se *epetiu *o Grupo B. Já no Grupo D,
</line>
<line>
*ão **uve evolu*ão
</line>
</par><par>
<line>
*urante a re*lizaç*o das atividades.
</line>
</par><par>
<line>
Na Figura * - a*re*entam*s o* dados colet*dos na Atividade 2.
</line>
</par><par>
<line>
** Ati*i*ade 2, cujo e*foq*e foi para os *lunos que possuem dom*nio *e conteúdo
</line>
<line>
bá*ico es*o*ar e não possuem domín*o de *nformática, o resultado foi um *ouco *el*or, pois
</line>
<line>
o *úmero de alu*os pertencent*s a* Aba*xo do Rendi*en*o *imin*iu, e o número de alunos
</line>
<line>
perten*en*e ao *vanç*d* aument*u. Isso ratif*ca que ter *m domíni* b*sico escol** facilita a
</line>
<line>
apl*cação dos software*.
</line>
<line>
Ainda em re*açã* * segunda atividade, podem*s afirma* *ue é neces*á*ia * ênfase *a
</line>
<line>
*nst*ução do softwar* e auxílio do hardware. Isso fica confir*ado *o Grupo A, que teve 100%
</line>
<line>
de ***dim*nto e *a melhora consi*e*áv*l do Grupo D, no qual alguns alunos mudaram do
</line>
<line>
es*a*o de Baixo Rendimento para R*gular.
</line>
<line>
Duran*e as d*as p*imeiras atividades, pode-*e conc*uir q*e o aluno *ecess*ta de que os
</line>
<line>
*onh**imen*os bási*o* es*o*ares s*jam t*abal*ados antes da utilizaç** do sof*w*re, para que o
</line>
<line>
p*ofessor *ossa enfati*ar as aplic*ções e as funções do hardwa*e e do so*twa*e.
</line>
</par><par>
<line>
Seguin*o essa *de*a, foi
</line>
<line>
apli*ada a Atividade *, que tem seu resultado *xpli*itado n*
</line>
</par><par>
<line>
Figura 3.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 19, n.2, art. 6, p. 116-1*9, fev. 20**
</line>
<line>
www4.*san*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A**icabilidade de Softwares Educ*ciona*s *o Ensino e Aprendizagem
</line>
<line>
**5
</line>
</par><par>
<line>
Podemos obs*rvar que os alunos em geral corresponderam *em às ativi**des
</line>
<line>
propostas * qu* *enhum aluno este*e Abaixo do ren*i*en*o. P**e-s* obse*var *ue a
</line>
<line>
*otalid*de (10*%) *os alunos *o *ru*o C (cuja ativid*de *oi d*stinada) apre*entou um
</line>
<line>
desempenho avan*ado, corresp*ndend* mais uma vez *o*itivam*nte ao esperado.
</line>
<line>
Fi*u*a 3 - Desempenho dos al*n*s media*te a aula c*m enfoque *o GRU** C.
</line>
</par><par>
<line>
Os *lu*os d*s **upos A e B tiveram d*sempenhos interm*diários ou re*ulares, * que
</line>
</par><par>
<line>
mostra * *ificuldade, por parte dele*, em al*um co*teúdo,
</line>
<line>
*á que * aula foi ministrad* d*
</line>
</par><par>
<line>
forma a conte**lar a língu* po*tuguesa e a in*orm*t*ca d* *orma c*njunta. Assim, quando o
</line>
<line>
software f*r utilizado c*mo fer*a*e*ta de ensino-apr*ndi**ge* é importante que antes se
</line>
<line>
faça um *evantamento das *ondições e nece**idade* do aprendiz *ue * utilizará.
</line>
<line>
Já o* alun*s do Gru*o D tiveram um ren*im*nto regular, o q*e res**lta *ois aspe*tos:
</line>
</par><par>
<line>
os alu*os de**e gr*po tiveram uma
</line>
<line>
e*olução conjun**, já que o esp*rado era que não
</line>
</par><par>
<line>
atingissem
</line>
<line>
um *esemp*nh*
</line>
<line>
sati*fatório; e q*e se* desenvolvi*ento aconte*eu de forma
</line>
</par><par>
<line>
coeren*e, já que t*dos os *lu**s apresentaram u* me**o res*ltado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esina PI, v. 19, n. *, art. 6, p. 116-129, fev. 2022
</line>
<line>
*ww4.fs*net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. M*nticeli, N. *. Silva, L. E. S*lva, E. G. Carva*ho
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ura 4 - *esempe*ho d** alu*o* me*iante a au*a co* enfoque no GR*PO D.
</line>
</par><par>
<line>
A quarta atividade, destinada aos alu*os do *rupo D, alunos que não possuem n*nhu*
</line>
<line>
**mínio, foi a at*vidade na qual houve desempenho mais avançado, o que explici*a o
</line>
<line>
desenvol*imen*o do g*u*o d* alunos partic*pantes do p*ojeto.
</line>
<line>
** aluno* do Gru*o C e d* Grupo A, em sua totalidade, a*rese*taram
</line>
</par><par>
<line>
de**nvolvimento avançad* na at*vidade, um
</line>
<line>
r*su*tado esperado, já que a*bos dominam o
</line>
</par><par>
<line>
*omp*tado*. Metade do Grupo B
</line>
<line>
a*i*giu um
</line>
<line>
desenvolvimen*o ava*çado, enquan*o a outra
</line>
</par><par>
<line>
meta** teve um desempenho regula*. *á os *lunos do Gr*po D *iveram 6*% de desempe*ho
</line>
<line>
regular, e 33% *ã* estive*am *baixo do rendi*ent*.
</line>
<line>
Co* u* ap*ofundamen*o dos dado* ap*ese*tados *m c*d* atividade, pôde-se concluir
</line>
</par><par>
<line>
que o soft*ar* *em d*i* papéis fundamen*ais no pro*esso de *nsino
</line>
<line>
aprendizagem: o de
</line>
</par><par>
<line>
estimulador e o de ap*rfeiçoador.
</line>
</par><par>
<line>
Já o pap*l de aperfeiçoado* apareceu q*a*do o *l*no já tinha algu* *ont*úd*, sej* ele
</line>
<line>
escolar b*sic* ou de in**rmátic*, *o*s esses alunos demonstravam uma característica for** de
</line>
<line>
autodid*tas q*ando ex*ostos a alguma *úvida sob*e a* fer**mentas d* softwar*. *esse modo,
</line>
<line>
eles criaram um ape*feiçoamento do ra*iocínio lógico e uso *e me*ó*ia longa * curta.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
**t* traba*ho in**stigou a r*laçã* entre conteúdo* **si*os pré-e*is*entes * a boa
</line>
<line>
aplicaçã* de um **boratór*o de informáti*a no **oce*s* de e*sino-aprendizagem.
</line>
<line>
Para que o labo*ató*io *e i*formát**a **x*lie no processo d* ensino-aprendiz*g**,
</line>
</par><par>
<line>
*u*t*o fator*s funda*entais são necessá*ios:
</line>
<line>
número de *om*utadores suficientes para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
núm*ro de alunos;
</line>
<line>
profess*r capacitado pa*a * us* da máquina e d* software; aluno
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresin*, v. 19, n.2, *rt. 6, p. 116-1**, fev. 2022
</line>
<line>
www4.f*a*et.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Apli**b*lidade de So*twares Edu*aci*n*is *o Ensino e **rendiz*gem
</line>
<line>
127
</line>
</par><par>
<line>
i*te*essado e com o* conceit*s bá*ico* desenvo*vidos e fixados, e um conví*io mínimo c*m o
</line>
<line>
mundo digi*al.
</line>
<line>
* primei*o fator básico *ara qu* a apli*aç*o s* dê de f*rma plen* * a aprese*tação do
</line>
<line>
alu*o ao mundo informatizad*. Um *ado dest* pesqu*sa é qu*, nem *odo aluno *onh*ce um
</line>
<line>
compu*ado*, e des*e *odo, * i**la*taçã* d* *abo*atório nã* *ju*a no letramento dele*, p*is
</line>
<line>
se não ** conhe*iment* *a existência da máqu*na não há, po*tanto, domí*io sobre ela.
</line>
<line>
Par* que * *luno possa usufruir de todas as ferr*me**as disponibili*adas p*lo softw*re
</line>
<line>
é necessá*io que haja uma estrutura**o *o conheci*ento. Ele prec*sa dominar ini*ialme*te os
</line>
<line>
conceitos para *epois a*l*cá-l*s no programa, visto que a*sim
</line>
<line>
* cond*ção soci*l, eco*ômi*a e ed*cacional do mesm* deve ser anali*ada a*tes das
</line>
</par><par>
<line>
aplic*ç*es p*ra
</line>
<line>
que
</line>
<line>
as aula* se *déquem ao nível *e domí**o
</line>
<line>
** aluno. Nesse mesmo
</line>
</par><par>
<line>
r*ciocínio, é necess*rio q*e o pr*fessor domine o Hardwa*e e o S*ftware, a fim de poder
</line>
<line>
tr*nsmitir o conhec*m*nto ao alun*.
</line>
<line>
Há u*a rela*ão d*reta ent*e os conce*tos básicos escol*res e a aplicabilidade e*icaz *o
</line>
<line>
software, bem co*o há uma ligação intr*nseca entre * i*teress* do al*no e as fe*ramen*as do
</line>
<line>
softwar*, e isto o*orre tod*s as vezes que o apr*ndiz *e vê me*iante um novo des*fio.
</line>
</par><par>
<line>
Da mesma fo**a, o software conse*uiu desenvolver os alu*os qu*
</line>
<line>
apr*sentaram
</line>
</par><par>
<line>
fragilidade no domínio
</line>
<line>
do computador, já que os estimulo* a quest*onarem, e*t*nderem
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aprenderem as f*nc*onalid*des dos *oftwa*e* utiliz**os. Mais do que *sso: incen*i*ou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
proc*ra do conteúdo *scolar de uma forma mai* *nt*ra*iva,
</line>
<line>
complemen**ndo, não só
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
con*eúdo de *nfo*mática, *as relacionando-o às disc*pli*as es*o*ares.
</line>
</par><par>
<line>
*s*im, * projeto
</line>
<line>
trouxe * tona a paridade
</line>
<line>
entre sof**ar* e
</line>
<line>
conteúd* escol*r, on*e
</line>
</par><par>
<line>
informática * a apre*dizage* do c*nteú*o escolar po*em * devem ter *ma *elação e*treita. O
</line>
</par><par>
<line>
*so do s*ftw*re
</line>
<line>
estimula * alu*o a de*e*volver seu conhecimento, poden*o ser uma
</line>
</par><par>
<line>
importante f*rra*enta no proces*o educacional. Nessa
</line>
<line>
persp*ct*va, o
</line>
<line>
computador e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
con*eúdo didático deve* andar juntos, de fo*m* a acelerar e a*er*eiçoar o proc*ss* de ensino.
</line>
<line>
REF*R*NC*AS
</line>
<line>
A*M**DA, *. J. Educa*ão e I*formática: os computadores na *sc*la. 5ª ediç*o. S*o Paulo:
</line>
<line>
Cortez, 2012.
</line>
</par><par>
<line>
***U**, M. S.; AB*B*, M. L. V. S. Di*er*ntes
</line>
<line>
e*foqu*s, diferentes **na*id**es. *evista
</line>
</par><par>
<line>
Brasi*eira *e E*sino d* Física, v. 25, n.2, Jun. 200*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 19, n. 2, *rt. 6, p. 116-129, fev. 20*2
</line>
<line>
www4.fs*net.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. R. Monticeli, N. C. Silva, L. E. Silva, *. G. Carvalho
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
CASTRO, K. O. Ideias b*sica* d* função no 9º *no do en*ino fu*dame*tal: uma seq**ncia de
</line>
</par><par>
<line>
atividades co* o auxílio
</line>
<line>
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Con*ribui**o *os Autores
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A. R. Monticeli
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N. C. Silva
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L. E. Silva
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E. G. Carvalh*
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1) concepçã* e pl*nejamento.
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X
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X
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X
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X
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*) a*áli** e i*t*rpret*ção dos dados.
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X
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X
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X
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3) elabor*ção do rascunho ou na revisão cr*tica d* conteúdo.
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*
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X
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*
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4) *ar*i*i*ação na aprovação da ver**o fi*al do m*nuscrit*.
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X
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X
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Rev. FS*, Teresi*a PI, v. 1*, n. 2, art. 6, p. 116-12*, fev. 2022
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www4.fsanet.com.b*/revista
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